jornal informe - florianÓpolis

8
FLUXO INTENSO DE CARROS PREOCUPA COMERCIANTES DO ESTREITO Para os motoristas que circulam no bairro durante o horário de pico a principal dificuldade é encontrar um local para estacionar o veículo. PÁG A 07 INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS CONTEUDO É TUDO QUINTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2012 . ANO 1 . N O 08 34º 23º T empo H oje REDE DE JORNAIS Tráfego de carros é intenso após as 10h da manhã REPRODUÇÃO / INFORME REPRODUÇÃO / INFORME REPRODUÇÃO / INFORME PAG >> A 12 PAG >> A 06 PAG >> A 07 PAG >> A 11 PELA PRIMEIRA VEZ, EX-MENOR INFRATOR “G” É PRESO NA CAPITAL FLORIANÓPOLIS TEM NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE CAPITAL ATINGE ÍNDICES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANTECIPADAMENTE AVAÍ E SCORPIONS DISPUTAM ESTADUAL FEMININO PAG >> A 08 PROERD INICIA NA PRÓXIMA SEMANA EM SÃO JOSÉ

Upload: doda-designer

Post on 21-Feb-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis - edição 8

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

Fluxo intenso de carros preocupa

comerciantes do estreito

Para os motoristas que circulam no bairro durante o horário de pico a principal dificuldade é encontrar um local para estacionar o veículo.

Pág A 07

Informegrande Florianópolis

conteudo É tudoQuinta-Feira, 1 de MARÇO de 2012 . ANO 1 . NO 08

34º 23ºTempo Hoje

rede de jornais

tráfego de carros é intenso após as 10h da manhã

reproduÇÃo / inForme

reproduÇÃo / inForme

reproduÇÃo / inForme

pag >> a 12

pag >> a 06

pag >> a 07

pag >> a 11

pela primeira vez, ex-menor inFrator “g” É preso na capital

Florianópolis tem novo secretário de saúde

CAPitAl AtiNge íNdiCes de eduCAÇãO iNfANtil ANteCiPAdAMeNte

AvAí e sCORPiONs disPutAM estAduAl feMiNiNO

pag >> a 08

proerd inicia na próxima semana em sÃo josÉ

Page 2: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

O drama de geanSecretário de Governo de

Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), candidato a sucessão do

prefeito Dário Berger (PMDB), enfrenta um drama: se não conse-guir amarrar bem uma coligação

já para o primeiro turno, corre um sério risco de ficar fora da segunda rodada.

A 02

eduardo BisotoQuinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

eduardo Frase da semana“Criatividade consiste no total rearranjo

do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos”. George Kneller

O drama de gean 2

O drama de dário 2

Basta analisar friamente: Ânge-la Albino (PCdoB, na foto), vem do recall da última eleição e com o PT lhe dando tempo de TV e estrutura

de campanha, teria tudo para se destacar e buscar a polarização com

Cesar Souza Jr (PSD), que aliado ao PP também teria robusto tempo

de TV. Gean acabaria ignorado e po-deria ficar de fora do debate central

da campanha.

O drama de dárioCom seu candidato a sucessão fora

de um eventual segundo turno, Dário (na foto) ficaria numa situação política delicadíssima. Além do forte impacto que um resultado como este teria em seu projeto rumo ao governo do esta-do, ainda veria sua administração ser atacada pela direita e pela esquerda, sem ter alguém que a defendesse.

É por estas e outras que Dário deve suar sangue para tornar Gean um candidato competitivo, ainda que intra-muros não esconda o pouco entusiasmo com a candidatura, até aqui.

sem granaUm profundo conhecedor dos bas-

tidores das campanhas estaduais me contou esta. Em Joinville, desde sem-pre, o responsável pelas arrecadações de campanha é justamente o candidato de LHS, Udo Döhler. Segundo esta minha fonte, poucos se aventurariam a ficar sem grana vinda de Joinville nas próximas campanhas estaduais. E se Tebaldi está dando um passo tão arriscado, lançando uma pré-candida-tura contra Döhler, seria um sinal de suporte maior na retaguarda?

Na ParóquiaSecretário da Casa Civil, que

realiza hoje seus últimos atos oficiais, participando da nomeação do novo presidente da SC Parcerias, do novo Se-cretário da Comunicação, Ênio Branco (PSD) e de seu sucessor, o ex-Secretário da Comunicação Derly Massaud Anun-ciação (na foto), vai se dedicar desde já a eleição de prefeito de Lages, aonde terá de suar muito para buscar a vitória. Das coisas da política, Ceron provavel-mente terá como principal adversário no município serrano o líder do governo de seu amigo Raimundo Colombo (PSD) na Assembléia Legislativa, o deputado Elizeu Matos (PMDB).

Rápido no gatilhoNos anos 40, Otávio Mangabeira (UDN) foi representar a Câmara dos Deputados em uma demonstração de tiro da Mari-

nha, em alto mar. Não gostou da missão porque detestava exibições militares. Durante o exercício, era visível o seu desinteres-se. O comandante resolveu se vingar quando percebeu que o absorto Mangabeira tomou um susto com um dos tiros:

- Ora, deputado, não vá me dizer que está com medo...Mangabeira foi rápido no gatilho:- Estou sim, almirante. É que o único lugar seguro, por aqui, é o alvo...

ConspiraçãoCircula naquelas rodas em que as informações são sussurradas uma teoria da

conspiração interessantíssima. Conforme antecipado nesta coluna, o governador Rai-mundo Colombo (PSD) não digere a insistência do deputado Elizeu Matos, se manter na disputa contra seu amigo, aliado e até hoje chefe da Casa Civil, Antônio Ceron, justo em sua terra natal. E teria decidido dar o troco no PMDB. De uma maneira indireta.

Conspiração 2Como já havia apalavrado com o

senador Luiz Henrique (PMDB) o apoio de seu PSD ao projetou do peemedebis-ta Udo Döhler em Joinville, Colombo não poderia voltar atrás, sob pena de passar vale de nota falsa. Então teria botado água no moinho da candidatura do ex-Secretário da Educação, Marcos Tebaldi (PSDB, na foto).

Conspiração 3Vale lembrar que Tebaldi já foi prefeito da Manchester catarinense e fez uma

administração bastante aprovada. Já pensou se deixa o aliado de LHS mais uma vez de fora do segundo turno, como aconteceu em 2008, com o deputado federal Mauro Mariani (PMDB)? Seria praticamente um enterro de luxo para o governa-dor que mais articulou na história política estadual.

tucanos voandoHá uma pressão

generalizada da parte de lideranças estaduais do PSDB para que o verea-dor Napoleão Bernardes entre na disputa pela prefeitura de Blumenau, que pela primeira vez em sua história deve ter dois turnos. Leitura dos tucanos é que a compo-sição pode esperar para a segunda rodada. E um resultado positivo aju-daria o desenvolvimento do partido não apenas no município chave do vale do Itajaí, mas também em toda a região.

tucanos voando 2Aliás, um tucano de plu-

magem luxuosa andou fazendo uma análise para este escriba bastante interessante. Seu partido foi o único a conti-nuar crescendo na votação proporcional para a Assem-bléia Legislativa na última eleição, ultrapassando no estado, pela primeira vez na história, a cabalística marca dos 500 mil votos. O que faria o partido emperrar seria uma certa ausência de liderança central, já que Leonel Pavan acabou alvejado por processos, ainda que haja sido inocentado e o senador Paulo Bauer (na foto) não teria vocação para interagir com a base.

Page 3: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 05

são josé Quinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

edson vicente para o vereador edson vicente (pmdB), o tema da Fraternidade é, com certeza, uma causa nobre, que faz o Brasil

pensar mais sobre a saúde pública: “precisamos ter consciência e cuidarmos um pouco mais na prevenção e termos políticas públicas a nível federal, estadual e municipal, para que tenhamos nossa população com mais saúde”.

saúde realiza reuniões setoriais para aprimorar serviços

são josé para o vereador edson vicente (pmdB), o tema da Fraternidade é, com certeza, uma causa nobre, que faz o Brasil

pensar mais sobre a saúde pública: “precisamos ter consciência e cuidarmos um pouco mais na prevenção e termos políticas públicas a nível federal, estadual e municipal, para que tenhamos nossa população com mais saúde”.

em fevereiro, ocorreram reuniões com enfermeiros e chefes de enfermagem e para março está prevista com os agentes comunitários de saúde

Diversos segmentos da sociedade estão participando de encontros

para formar a “Gestão Compartilha-da” da Secretaria de Saúde de São José. “O objetivo é somar esforços para oferecer o melhor serviço e atendimento para os munícipes”, fri-sou o Secretário Municipal de Saú-de, Carlos Acelino Pereira.

Na sexta-feira (24), foi a vez da reunião com os motoristas da rede municipal de saúde. “Esse novo sis-tema proporciona a integração entre os diversos setores e entre os pró-prios servidores, favorecendo a troca de informações para soluções mais

rápidas e eficientes”, explicou o co-ordenador do setor de transportes da Secretaria de Saúde, José Romero Santana Farias.

Em fevereiro, ocorreram ainda reuniões com enfermeiros e chefes de enfermagem e para março está prevista com os agentes comunitários de saúde.

“Essa é mais uma ação para con-tribuir com o aprimoramento dos ser-viços de saúde municipal. A Prefeitura de São José está construindo duas Uni-dades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e duas Policlínicas em Barreiros e Forquilhinha, além de dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, desta-

ca o prefeito Djalma Berger. “Também já realizamos três pro-

cessos para admissão de profissionais. Passamos a oferecer 13 especialidades médicas na Policlínica de Campinas e providenciamos novos equipamentos para esses profissionais”, explica o prefeito. “Ampliamos o fornecimento regular e gratuito de medicamentos voltados para a atenção básica. Cria-mos o Serviço de Pronto Atendimento Simplificado para atendimentos de urgência com clínico geral e dentista, no Centro de Saúde Bela Vista, de se-gunda a sexta-feira, das 17h às 22h”, conclui Berger.

“essa é mais uma ação para contribuir com o aprimoramento dos serviços de saúde municipal”, explica o prefeito djalma Berger (pmdB)

“investir neste programa representa a possibilidade dos jovens conquistarem um trabalho digno”, afirma o secretário paulo vieira vereador moacir da silva (pmdB) vereador edson vicente (pmdB)

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

Começa nova fase do Programa Meu Primeiro emprego

vereadores enaltecem Campanha da fraternidade

A Secretaria de Assistência So-cial de São José realizou na segunda--feira (27) a aula inaugural da nova fase do Programa Meu Primeiro Em-prego. Nesta terça-feira (28), os alu-nos matriculados nos cursos de Cons-trução Civil (CRAS Forquilhinha) e Mecânica de Motos (CRAS Colônia Santana) iniciam as suas aulas, que se estenderão até o dia 23 de abril. Nos próximos meses serão ministrados os cursos de Soldador (CRAS Areias) e de Instalação e Manutenção de Ar--Condidionado (CRAS Zanellato).

O Diretor Geral do SENAI de São José, Valério Duarte, explica que o objetivo do Serviço Nacional para a Indústria é atender à demanda do em-presariado, encaminhando para o mer-cado de trabalho os alunos que tiverem frequência regular e bom desempenho.

O Secretário Paulo Vieira destaca a importância social deste programa. “Investir neste programa representa a possibilidade dos jovens conquista-rem um trabalho digno”, ressaltou.

A Prefeitura de São José executou a repavimentação asfáltica da Rua Ge-rôncio Thives, via que divide os Bairros Campinas e Barreiros. Os trabalhos fo-ram executados em duas etapas: a 1ª do Shopping Itaguaçu até a Rua São Ludgero e a 2ª da Rua São Ludgero até

a Avenida Josué Di Bernardi.“Melhoramos as condições da

rua, que ficou bastante prejudicada após implantação da rede de esgoto pela Casan, obra extremamente ne-cessária para São José”, justifica o Secretário Municipal de Infraestru-

tra, engenheiro Túlio Maciel. Os re-cursos para repavimentação asfáltica são repassados através da parceria da Prefeitura de São José com a Casan.

As obras no primeiro trecho co-meçaram na quarta-feira (22) e foram concluídas na quinta-feira (23). “Os

serviços foram feitos em horários no-turnos e fora do horário de pico para reduzir possíveis problemas no trânsi-to. Não fechamos a via, mas apenas realizamos o desvio no local em que a equipe estava trabalhando. A Guarda Municipal de São José acompanhou a

repavimentação para orientar os mo-toristas”, explica o Secretário.

Já o segundo trecho será ini-ciado assim que a Casan encerrar as intervenções no trajeto da Rua São Ludgero até a Avenida Josué Di Bernardi.

prefeitura recupera rua gerôncio thives

Na Sessão Ordinária do dia 27 de fevereiro, 1ª Sessão após o recesso de Carnaval, os vereadores, levaram à Tribuna, a questão da: "Fraternidade e saúde pública" - tema da Campanha da Fraternidade 2012, tendo o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!".

Segundo o vereador Moacir da Silva (PMDB), é importante a reflexão sobre o tema da Campanha da Frater-nidade, e ter a consciência que não se trata de uma campanha religiosa, mas sim uma reflexão sobre a justiça so-

cial - de que todos sejam tratados com dignidade e vistos como irmãos, afinal as desigualdades são muitas. “Precisa-mos saber da nossa importância como Legisladores de não apenas fazer o discurso bonito da saúde, mas sim de ir a fundo à busca de uma saúde com qualidade. Gostaria que esta Campa-nha pudesse mexer, no mínimo, com as consciências dos dirigentes, com o coração de quem gere os recursos pú-blicos, e possamos avançar um pouco mais”, destacou o vereador.

Page 4: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 06

FlorianópolisQuinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

ESPEZIM em seu discurso de posse o novo secretário de saúde de Florianópolis fez questão de

agradecer ao trabalho realizado pelo seu antecessor, joão candido da silva, de quem era adjunto. além disso, destacou o apoio dado pelo prefeito dário Berger à saúde de Florianópolis.

Florianópolis tem novo secretário de saúdeClécio espezim assume secretaria no lugar de João Cândido da silva. O atual diretor de Atenção Primária, daniel Moutinho, assume como adjunto

O servidor público, com 33 anos de carreira na área da Saúde, Clécio

Antônio Espezim é o novo secretário da Saúde da capital. A solenidade de posse aconteceu nesta quarta-feira no gabine-te do prefeito Dário Berger. Formado em Farmácia e Bioquímica ( vide cur-rículo em anexo), Espezim foi um dos responsáveis pela implantação do SUS em Santa Catarina no final da década de 80. “Vamos dar continuidade ao tra-balho que vinha sendo realizado e que colocou Florianópolis como destaque nacional nesta área”, destacou ele.

O evento contou ainda com a pre-sença do Assessor Especial do Minis-tério das Cidades, Jocelino Menezes, dos secretários municipais da capital Gean Loureiro, Rodolfo Pinto da Luz, Salomão Mattos Sobrinho, José Car-los Rauen, Deglabert Goulart e Jaime de Souza. Também estavam presentes os vereadores Norberto Stroisch Filho, Edinon da Rosa, Célio Bento, Celso Sandrini, João da Bega, Erádio Gon-çalves e Dalmo Menezes. Além da Dra. Sônia Piardi, do Ministério Público, de representantes da Secretaria de Esta-do da Saúde e outras autoridades.

Em seu discurso de posse o novo secretário fez questão de agradecer ao trabalho realizado pelo seu antecessor, João Candido da Silva, de quem era adjunto. Além disso, destacou o apoio dado pelo prefeito Dário Berger à Saú-

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

em seu discurso de posse o novo secretário fez questão de agradecer ao trabalho realizado pelo seu antecessor, joão candido da silva, de quem era adjunto

para este ano o tema escolhido foi prevenção a obesidade, que deverá ser trabalhado pelas escolas ao longo dos dias cinco a nove de março

QueM É ClÉCiO

de de Florianópolis. “Em 2004 o mu-nicípio investia menos que o mínimo constitucional de 15 por cento nesta área, hoje o investimento é da ordem de 21 por cento”, enfatizou Espezim.

Ele lembrou também que nos úl-timos seis anos o número de Equipes de Saúde da Família passou de 47 para 109, alcançando uma cobertu-ra populacional na casa dos 90 por

cento. Este dado coloca Florianópo-lis como a cidade de seu porte com a de maior índice em todo país. “Gra-ças a isto e a todo um trabalho de-senvolvido desde 2006 o número de internações hospitalares por conta de doenças passiveis de intervenção pela Atenção Primária, caiu cerca de 50 por cento”, destacou o novo se-cretário da Saúde.

Clécio Antônio Espe-zim graduou-se em far-mácia e bioquímica pela universidade federal de santa catarina em 1977, especializando-se em saúde pública dois anos mais tar-de pela Fundação Osvaldo Cruz. Em 2000, obteve o título de mestre em saú-de pública também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tornou-se servidor público em 1979 como sani-tarista, ocupando diversos cargos na secretaria de estado da saúde de Santa Catarina com destaque para os de:

• Diretor da unidade de estabeleci-mentos da saúde

• Diretor de planejamento por duas gestões

• Gerente de programação física e

orçamentáriaO dr. Clécio Antônio

Espezim foi um dos respon-sáveis pela implantação do SUS em Santa Catarina em 1990 após a publicação das leis orgânicas da saú-de: 8080 e 8142/90 pelo ministério da saúde. Possuí ainda inúmeros trabalhos

técnicos nas áreas de planejamento, descentralização e regionalização em saúde publicados. Ocupou o cargo de professor substituto do departamento de saúde pública da Universidade Fe-deral de Santa Catarina nos cursos de enfermagem, farmácia e medicina, de 1997 a 1999 e desde 19 de abril de 2006 até o momento exerceu a função de secretário adjunto da secretaria mu-nicipal de saúde de Florianópolis.

Prefeitura participa da semana de Mobilização da saúde na escola

Os Ministérios da Saúde e da Educação lançam em 2012 a Primei-ra Semana de Mobilização da Saúde na Escola. O evento passará a acon-tecer anualmente com um tema na-cional. A Prefeitura de Florianópolis aderiu ao projeto com uma estrutura que irá integrar as Secretarias Muni-cipais de Educação e Saúde.

Para este ano o tema escolhido foi prevenção a obesidade, que deverá

ser trabalhado pelas escolas ao longo dos dias cinco a nove de março, com foco nos alunos e suas famílias. Todas as 36 unidades educativas do ensino fundamental irão participar através do Programa Saúde na Escola, exis-tente na rede desde 2008.

O intuito é incentivar as boas prá-ticas de saúde para a melhoria do de-senvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito escolar.

A semana na Capital

visita

áreas de atuação do Pse

Acontecerão de segunda a sexta feira da semana que vem (5 a 9/03), diversas atividades em cada unidade, mas todas têm um objetivo em co-mum: coletar dados antropométricos, como peso e altura, de todos os alunos, principalmente na faixa etária de seis a dez anos. A partir disto, serão elabo-rados perfis de orientação nutricional. Estas metas fazem parte do termo de

compromisso assinado pela Secretaria Municipal de Educação e de Saúde em dezembro de 2011.

Os dados coletados pelas escolas serão cadastrados no Sistema Inte-grado de Monitoramento Execução e Controle, do Ministério da Educação, e serão vinculados à matrícula do alu-no como base para acompanhamento individual em longo prazo.

No dia seis de março o Ministério da Saúde enviará uma equipe para realizar filmagem, fotos e entrevis-tas em uma das escolas do município

e com a coordenação do Programa Saúde na Escola. A unidade selecio-nada é a Escola Básica Municipal Ba-tista Pereira, no Alto Ribeirão.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é referência nacional. A meta almejada pelas Secretarias Muni-cipais de Educação e de Saúde é de monitorar todos os alunos da rede durante o período de curso do ensino fundamental. Desde 2008, o progra-ma é desenvolvido em todas as esco-las básicas e desdobradas da Capital, totalizando 36 unidades atendidas.

O objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde dos estudantes, divulgando informações educativas sobre os principais cuida-

dos com o organismo, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para um desenvolvimento saudável.

O projeto é dividido em seis eixos principais que norteiam o trabalho dos postos de saúde e das escolas. São eles: promoção a alimentação sau-dável; prática de atividades físicas; educação para saúde sexual; preven-ção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; promoção da cultura de paz e prevenção a violências; e promoção da saúde ambiental e desenvolvimen-to sustentável.

Page 5: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

VILSON OLIVEIRA, zelador do estacionamento da Farmácia preço popular, explica que o estacionamento da farmácia é aberto para outras pessoas, mas o motorista não pode

ocupar a vaga o dia todo. “o trânsito aqui no bairro na década de 90 era bem diferente. era um trânsito mais calmo, não havia essa movimentação tão intensa de veículos. a população do bairro também aumentou bastante, mas o crescimento é necessário”, comenta vilson

A 07

geral Quinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

fluxo intenso de carros preocupa comerciantes do estreitoPara os motoristas que circulam no bairro durante o horário de pico a principal dificuldade é encontrar um local para estacionar o veículo

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

estacionamentos ficam lotados durante o dia

secretário da Fazenda, nelson serpa (psd) tentará a renegociação dos altos juros da dívida pública catarinense

sC tentará renegociar juros da dívida com a união

secretaria da educação abre inscrições para estagiários

Circulando pelas ruas do bairro Es-treito o pedestre nota que o fluxo

de veículos nas principais avenidas do bairro é intenso. De acordo com in-formações de comerciantes da região, o tráfego intenso de carros, ônibus e caminhões inicia por volta das 10h e só diminui depois das 19h da noi-te. Para os motoristas que circulam no bairro durante o horário de pico a principal dificuldade é encontrar um local para estacionar o veículo.

O vendedor de Romildo Silveira

explica que apesar do estacionamen-to na rua ser rotativo, há dias que os caminhões não encontram vagas para estacionar e fazer descarga de mercadorias. “Está complicado, as ruas do bairro estão quase sempre congestionadas. Às vezes quando não tem lugar para estacionar em frente a loja o cliente acaba passando dire-to. Há duas semanas um estaciona-mento localizado aqui do bairro foi fechado e o proprietário do terreno não tem interesse em manter o esta-cionamento”, explica Silveira.

Vilson Oliveira, zelador do estacio-namento da Farmácia Preço Popular, explica que o estacionamento da farmá-

cia é aberto para outras pessoas, mas o motorista não pode ocupar a vaga o dia todo. “O trânsito aqui no bairro na década de 90 era bem diferente. Era um trânsito mais calmo, não havia essa movimentação tão intensa de veículos. A população do bairro também aumen-tou bastante, mas o crescimento é ne-cessário”, comenta Vilson.

“Aqui na loja o nosso estaciona-mento é aberto ao público. Não temos como ficar monitorando a entrada e saída de veículos o dia inteiro. Quan-do há vagas, não temos problemas em cedê-las para pessoas que não são clientes da loja”, comenta Noeli Araujo, gerente da loja Cristal Flex.

darilson Barbosareporter

O secretário da Fazenda, Nelson Serpa, participa de reunião no Senado, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 1º de março, para tratar sobre a renegociação dos juros da dívida com a União. A intenção é fomentar o debate entre os parlamentares e buscar apoio para a repactuação do contrato.

A cada R$ 100 pagos, ape-nas R$ 33 amortizam o saldo, enquanto R$ 66 quitam juros e encargos. A carga pesada de juros impede o fim da dívida e inviabiliza investimentos em áreas importantes de Santa Catarina, como Educação, Saúde, Seguran-ça Pública e Infraestrutura.

No retorno à Florianópolis, o secretário Nelson Serpa concederá entrevista coletiva sobre o assun-to. O encontro será realizado às 16h, no gabinete da Secretaria da Fazenda, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

Capital atinge índices de educação infantil antecipadamenteFlorianópolis praticamente já

atingiu a meta do governo federal para 2016, que é de zerar a falta de vagas na pré-escola. De quatro a cinco anos, estão em creches ou núcleos de educação infantil 99,5% delas. Entre zero e três anos, o município contabiliza 43, 8% dos

pequenos tendo atendimento em alguma unidade. Para esta faixa etária, o objetivo nacional é atingir 50% das crianças em 2020, índice do qual a cidade não está muito lon-ge. A informação é do Secretário de Educação da Capital Rodolfo Joa-quim Pinto da Luz.

Florianópolis está á frente tam-bém de uma série de capitais nos dois segmentos. De zero a três anos, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, apresentam, respectivamente, ín-dices de atendimento de 43,6%, 36,8%, 32%, 29,3% e 24,4%.

As mesmas capitais perdem na fai-xa etária de quatro a cinco anos. Por ordem, estão atrás de Florianópolis, Rio de Janeiro (87,6%), Belo Horizon-te (86,8%), São Paulo (85,8%), Porto Alegre (67,9%) e Curitiba (60,1%).

Somente na rede de ensino de educação infantil da prefeitura há

10 mil 860 crianças, distribuídas em 83 estabelecimentos. Do total de matriculados, 70% deles ficam na unidade em tempo integral, entran-do pela manhã e saindo no fim de tarde. Além de educação, atenção e cuidado, são oferecidas aos peque-nos refeições e lanches.

A Secretaria de Estado da Edu-cação (SED) abriu na terça-feira (28) as inscrições para o Programa “Novos Valores”, destinado a bolsas para estagiários do ensino médio e profissional da rede pública estadual e para universitários das instituições de ensino superior fundacionais e par-ticulares, conveniadas com a SED. As instituições devem cadastrar ou reca-dastrar os alunos no edital 2012/5, publicado no site www.sed.sc.gov.br.

Os alunos interessados em concor-rer a uma vaga deverão procurar a Se-cretaria ou o setor de estágio de sua uni-dade escolar para efetuar a inscrição. Serão asseguradas 10% das vagas para portadores de necessidades especiais.

O Programa oferece oportuni-dade de estágio aos estudantes com 16 anos ou mais dentro de sua área de formação. O critério de seleção é baseado na renda per capita familiar comprovada no ato da inscrição.

O valor da bolsa será de R$ 380,00 para o Ensino Médio, R$

430,00 para o Ensino Profissionali-zante e R$ 500,00 para o Ensino Su-perior, além de auxílio transporte de R$ 5,00 por dia trabalhado. O regime de estágio será de quatro horas diá-rias, totalizando 20 horas semanais.

“O Programa Novos Valores tem por objetivo proporcionar aos estagi-ários atividades de aprendizagem so-cial, profissional e cultural”, declara a gerente de Valorização do Educando, Elizete Ouriques. As inscrições perma-necem abertas até dezembro deste ano.

DOCUMENTAÇÃO Cadastro de Pessoas Físicas

(CPF); Carteira de Identidade (RG); comprovante de matrícula e frequên-cia (obrigatório original); comprovan-te de residência; Declaração do Im-posto de Renda, do ano vigente, dos pais ou responsáveis, ou do cônjuge se o aluno for casado. Se autônomo, pen-sionista ou desempregado, solicitar a Declaração de Autônomo disponibili-zado no site (www.sed.sc.gov.br).

Page 6: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 08 geralQuinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

proerd inicia na próxima semana em são josésão 16 escolas estaduais, 22 municipais e 20 privadas que estão na agenda do Proerd, com turmas nos períodos matutinos e vespertinos

mais de 3 mil alunos estão matriculados para o proerd de 2012, que contará com atividades emocionantes junto com pessoas que lutam pela segurança e um futuro melhor para são josé, a polícia militar

vereador dirigiu a cobrança ao governador raimundo colombo

vereador celso sandrini (pmdB)

no bate papo tonello sugeriu que fosse realizado um curso de oratória com os jovens parlamentes

os 20 premiados receberão entre r$ 50 mil a r$ 150 mil, repassados fundo a fundo aos municípios e estados

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

Mirins conhecem estrutura da Câmara de florianópolis

márcio de souza cobra reajuste aos professores

Florianópolis conquista mais um prêmio do ministério da saúde

sandrini pede deslocamento de passarela na sC 401O Programa Educacional de Resis-

tência as Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar iniciará suas atividades de 2012 nas escolas municipais, estaduais e particulares de São José na próxima terça-feira (6). De acordo com o Major PM Vi-nicius Bedretchuk, comandante do 7º Batalhão, para este ano serão 128 turmas, totalizando 3.165 alu-nos que estão matriculados nos quin-tos anos. Além do município de São Pedro de Alcântara, onde o Proerd irá atender em três escolas, com to-tal de 48 alunos.

Segundo o coordenador de Pro-erd, soldado PM Fernando, são cin-co policiais capacitados no 7º BPM que ministrarão as aulas nas escolas, sendo que serão atendidos somente as quinta séries, mas o objetivo é atender também as sétimas séries, como pre-vê o programa. “Por enquanto a falta de efetivo nos impossibilita a atender também essas turmas”, explicou.

São 16 escolas estaduais, 22 municipais e 20 privadas que estão na agenda do Proerd, com turmas nos períodos matutinos e vesperti-nos. Além das turmas das escolas em São Pedro de Alcântara, onde o 7º BPM também atende.

Na terça-feira, a equipe de ins-trutores do Proerd do 7º BPM reali-zará um encontro com diversas auto-ridades educacionais e de segurança pública do município a fim de apre-sentar e discutir o planejamento pe-

dagógico anual do Proerd nesse ano. O evento acontecerá às 15h no anfite-atro do Centro Multiuso de São José.

De acordo com o soldado Fernan-do, as metas para esse ano é atender o maior número possível de turmas do quinto ano do ensino fundamen-tal e as respectivas escolas, além de desenvolver o curso Proerd Pais para a comunidade, desenvolver palestras em escolas e na comunidade sobre assuntos pertinentes de segurança pú-blica, participar do desfile cívico junto com os alunos do primeiro semestre, realizar movimentos sociais (pedágio educativo contra o tabagismo e uma passeata contra as drogas) e realizar um passeio ciclístico com alunos do

programa no mês de outubro.Para o major Vinícius, o Progra-

ma é de extrema importância para o município de São José. “Nosso pro-grama tem ajudado e precisamos nos dedicar cada vez mais para que nos-sas crianças fiquem longe das drogas e da violência”, frisou. O comandan-te comentou também sobre a implan-tação da ronda escolar no Oeste da cidade, onde policiais qualificados farão a segurança dos alunos. “Pos-teriormente pretendemos colocar viaturas para a ronda escolar no res-tante de São José, mas infelizmente nosso efetivo nos permite somente que uma parte da cidade seja atendi-da agora”, destacou.

Os vereadores mirins da legislatura de 2012 vieram conhecer a estrutura da Câmara Municipal de Florianópolis e os gabinetes dos seus respectivos padrinhos. Os mirins receberam as boas vindas do Presidente Jaime Tonello que deu uma explicação sobre projetos, requerimen-tos e sobre a atuação dos jovens dentro da escola na criação de projetos e leis. No bate papo Tonello sugeriu que fosse realizado um curso de oratória com os jovens parlamentes para que possam vir desenvolver melhor as expressões e os discursos. Depois de todos os vereadores mirins conversarem com o presidente, os parlamentares mirins foram conhecer as dependências do legislativo municipal e os gabinetes de seus padrinhos.

Vereador Márcio de Souza (PT) faz uso da tribuna na sessão do dia 28 de fevereiro para discursar sobre o reajuste do piso estadual dos professores. Depois de ler uma carta redigida pelos representantes da educação, o Vereador Márcio de Souza cobra o Governador Rai-mundo Colombo (PSD) que pague os 22% de aumento aos profissionais da educação.

Vereador Celso Sandrini, fez uso da tribuna na sessão de terça-feira (28), para discutir requerimento de sua autoria que pede que seja feito o deslocamento da passarela da SC-401 para a SC-403, defronte a Es-cola Básica Municipal Luiz Candido da Luz, para que venha trazer mais segurança aos moradores e estudan-tes da região.

Florianópolis está entre as 20 se-cretarias de saúde ganhadoras da 1ª edição do Prêmio InovaSUS – Gestão do Trabalho para Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Tra-balho na Saúde. A cerimônia de pre-miação ocorreu durante o II Encontro Nacional de Gestores do Trabalho em Saúde, no Hotel Nacional, em Brasí-lia, e contou com a presença do minis-tro da Saúde, Alexandre Padilha. Os 20 premiados receberão entre R$ 50 mil a R$ 150 mil, repassados fundo a fundo aos municípios e estados para apoiar as ações de gestão do trabalho na saúde.

O prêmio tem o objetivo de iden-

tificar as iniciativas inovadoras em curso no país e o esforço dos gover-nos estaduais, municipais e federais para a valorização dos trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS) e de aprimoramento das relações pro-fissionais. “As iniciativas premiadas nos ajudam a repensar as políticas de valorização profissional e de gestão do trabalho e a melhorar as relações profissionais. Para dar conta da di-versidade deste país, não é possível pensar em um modelo único de ges-tão, mas multiplicar iniciativas di-ferentes conforme as características de cada local”, afirmou o ministro durante a cerimônia.

Page 7: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

A 11

esporte Quinta- Feira, 1 de marÇo de 2012

tuani: a equipe do Kindermann/uniarp/ggnet, representante catarinense na copa do Brasil, contratou a zagueira tuani, de 21 anos, que estava no Francana.

avaí e scorpions de são josé disputam estadual femininoCompetição que tem o Kindermann, como tetracampeão, vale vaga para a Copa do Brasil

Feminino

O Avaí Futebol Clube, de Florianó-polis, e o Scorpions, de São José,

serão os representantes da Grande Flo-rianópolis no estadual de futebol femi-nino, que iniciará após a participação da Associação Esportiva Kindermann, de Caçador, na Copa do Brasil. A reu-nião acontecida na última terça-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, de-morou mais que o esperado. Isso por que o representante do Avaí não quis respeitar a soberania da Confederação Brasileira de Futebol, desejando que as

datas da competição fossem marcadas para os mesmos dias em que o Kinder-mann jogasse a competição nacional.

“Parece que para a Federação Ca-tarinense a Copa do Brasil é lamentá-vel. No meio de semana, mesmo que seja em feriado, não aceitamos jogar. Muito menos em Caçador que é muito longe”, declarou.

A Federação Catarinense de Fu-tebol declarou que, por lei, a Copa do Brasil é realmente mais importante e que, como as equipes se negam a jogar no meio de semana, a competição só

começará após a participação do Kin-dermann.

A única associação que compreen-deu o fato e não quis prejudicar o an-damento do campeonato e a represen-tante caçadorense, foi o Scorpions. A equipe de São José aceitou, inclusive, jogar no meio de semana em Caçador.

Além de Avaí e Scorpions, jogarão Audax e Taurus(Joinville), Olympia de Jaraguá e o Kindermann, de Caçador, que é o atual tetracampeão invicto do estadual. A competição vale vaga para a Copa do Brasil.

arbitral do feminino aconteceu junto com da divisão especial

mauro ovelha acredita que time renderá mais no segundo turno

equipe de Florianópolis voltou a vencer

divulgaÇÃo

divulgaÇÃo

alceu-atherin

goleiro ricardo opera o pé

Juvenil do figueira viaja ao Rio

Ovelha acha que Avaí pode fazer trabalho melhor

Cimed volta a vencer na superliga

O goleiro Ricardo passou por uma cirurgia no pé esquerdo na tarde de ontem em uma clinica par-ticular de Florianópolis. Os médi-cos do Figueirense acompanharam

todo o procedimento cirúrgico. O atleta sofreu uma fratura no osso Quinto Metatarso do pé esquerdo.Ricardo já recebeu alta na manhã de hoje e começa os trabalhos de

recuperação na próxima semana com os fisioterapeutas do Clube. A previsão do departamento médico é que o atleta fique 2 meses em tra-tamento.

A equipe juvenil do Figueirense embarcou hoje (28) para o Rio de Ja-neiro, para participar da Copa Rio Sub

17. O Time alvinegro está no grupo A, com Macaé, Macaé Esporte, Pal-meiras e Serra Macaense.O Furacão

estreia na quinta-feira (01) contra o Palmeiras, às 16h. A final da Copa Rio acontece no dia 11 de março.

Antes do treino desta terça-feira o treinador Mauro Ovelha e o meia Cleverson falaram à imprensa sobre o início do segundo turno do Cam-peonato Catarinense. Eles falaram sobre a falta de gols, já que o time não marca há três partidas e também sobre a expectativa para este novo começo de competição.

Mauro Ovelha, o primeiro a fa-lar nesta tarde, anunciou que foi fei-ta uma avaliação no final do turno. “Nessa avaliação nós vimos coisas boas. Somos a segunda melhor defesa da competição e, até a sexta rodada, havíamos marcado 14 gols. O proble-ma é que nos três jogos finais não con-seguimos apresentar o mesmo futebol dos jogos anteriores”, resumiu.

O técnico ainda deixou claro que o time vai brigar e trabalhar muito neste segundo turno para garantir a classifi-cação para as semi-finais. “O torcedor pode acreditar que vamos trabalhar muito para fazer um bom trabalho nesta segunda fase”, prometeu.

O meia Cleverson também falou sobre o lado da torcida. “Nós entende-mos o torcedor. Sabemos que eles estão

chateados com o momento, mas preci-samos do apoio da torcida para apre-sentarmos um bom futebol”, confessou. O jogador lembrou que, apesar da pres-são, o time ainda tem grandes chances na competição. “Amanhã temos a opor-tunidade de começar um bom trabalho neste returno”, finalizou.

Em um jogo inspirado do levanta-dor da seleção brasileira Bruninho, o time de Florianópolis voltou a vencer na Superliga masculina de vôlei.

Em um grande jogo, onde toda a equipe esteve concentrada e come-teu poucos erros, a Cimed/SKY ven-ceu o atual campeão Sesi por 3 a 0 (25/20 , 25/15 e 25/18), retomando assim a briga pelo título da Superli-ga 2011/2012.

A Fundação Municipal de Es-

portes foi mais uma vez represen-tada pelo seu Superintendente Édio Manoel Pereira, que apesar do can-saço por recém ter chegado de via-gem ao Uruguai, onde acompanhava a equipe de ciclismo de Florianópo-lis, não perdeu a oportunidade de presenciar a reabilitação do time da capital e reafirmar seu compro-misso e sua admiração pelo projeto que a FME está construindo com a Cimed/SKY.

Page 8: JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS

lOteRiA

02

01

06

12

01

01

06 59 5723 5871 11

11

31

19

50

68

07

06

27

27

06

20

13

32

22

53

69

08

18

30

37

15

36

15

37

23

56

78

09

26

49

44

30

42

16

39

24

57

82

10

28

58

54

32

43

59

46

47

18

45

25

62

96

premiaÇÃo ganhadores $

15 acertos 2 691.216,89 14 acertos 493 1.232,58 13 acertos 20.869 12,50 12 acertos 250.657 5,00 11 acertos 1.300.818 2,50

premiaÇÃo ganhadores $

20 acertos 0 0,00 19 acertos 11 38.289,96 18 acertos 216 1.949,95 17 acertos 1.761 170,84 16 acertos 10.156 29,62 0 acertos 1 210.594,77

premiaÇÃo ganhadores $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 5 18.183,12 5 acertos 191 679,99 4 acertos 2899 6,00 3 acertos 28491 2,00

premiaÇÃo Bilhete $

1º 17.316 600.000,00 2º 21.924 12.000,00 3º 02.634 9.000,00 4º 42.370 7.410,00 5º 34.915 6.000,00

premiaÇÃo ganhadores $

Quina 0 0,00 Quadra 68 4.981,56 terno 4.794 100,94

premiaÇÃo ganhadores $

sena 1 22.902.720,55 Quina 124 19.590,46 Quadra 7.974 435,20

premiaÇÃo ganhadores $

sena 0 0,00 Quina 35 3.893,59 Quadra 1955 66,38

premiaÇÃo ganhadores $

sena 0 0,00 Quina 36 3.785,44 Quadra 1739 74,63

segundas, quintas

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

tiMe dO CORAÇãOpaYsandu/pa

quarta e sábado

terça e sexta

PRiMeiRO sORteiO

seguNdO sORteiO

A 12Quinta- Feira, 1 de marÇo de 2012 segurança

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

concurso 718

concurso 2834

concurso 04635

concurso 1366

concurso 292

concurso 1222

concurso 1050

t. do coraÇÃo ganhadores $

internacional 6.438 5,00

Pela primeira vez, ex-menor infrator “g” é preso na capitalgeovane Xavier da silva foi detido em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e assalto em um posto de combustíveis no bairro sambaqui

Foi preso pela primeira vez em Floria-nópolis na manhã de ontem (29) o ex-

-menor infrator e agora maior de idade, Geovane Xavier da Silva, sob as acusa-ções de tráfico de drogas, porte ilegal de armas e assalto em um posto de combus-tíveis no bairro Sambaqui, Norte da Ilha, praticado durante a madrugada.

“G”, como é chamado, foi detido pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM), no Morro do Quilombo, em Floria-nópolis. O acusado completou a maiori-dade no dia 31 de janeiro deste ano. De acordo com a polícia ele já estava fora-gido por ser apontado como sendo o as-

sassino do turista argentino Raúl Baldo, de 48 anos, em janeiro do ano passado e também por envolvimento na morte do policial civil Eliseu de Souza, em 2010.

O acusado já possui uma ficha bastan-te suja na polícia pelos crimes de assalto, homicídio, furto, além de fugas de centros socioeducativos no estado pelos crimes que cometeu durante a adolescência. Pe-ríodo em que G era considerado um dos adolescentes mais perigosos do estado.

Ele ficou detido na 5ª Delegacia de Polícia da Capital à disposição da Justi-ça. Segundo a polícia ele será transferido para o Presídio de Florianópolis. acusado foi preso pelo Batalhão de choque da polícia militar de Florianópolis

reproduÇÃo / inForme

carro roubado é recuperado com ajuda de helicóptero da polícia militar

deic prende traficante em Jurerê internacional

Assessoria Psicológica da Polícia Civil oferece novo programa aos policiais

Com a ajuda da guarnição do he-licóptero da Polícia Militar (PM) foi recuperado por volta das 11h30 de on-tem um veículo que havia sido roubado

no Centro de Florianópolis. Segundo informações dos policiais que estavam na ocorrência, o veículo foi abandona-do pelo ladrão na esquina das Avenidas

Mauro Ramos com a Hercílio Luz.Enquanto a PM fazia o resguar-

do do veículo, outras guarnições e também o helicóptero continuaram a

procura pelo criminoso durante a tar-de, porém não foi divulgado se algum suspeito foi preso.

O veículo não foi danificado.

O Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Florianópolis pren-deu na manhã de ontem (29), um homem acusado de ser um dos principais trafi-cantes no Norte da Ilha. Valcir Gilmar de Moura, 36 anos, estava atuando em Jurerê Internacional e tinha um grande esquema no tráfico de cocaína. Segun-do informações da Deic da Polícia Civil, após cerca de duas semanas investigan-do, os policiais lograram êxito na prisão do suspeito no momento em que ele iria fazer uma entrega de 80 gramas de co-

caína, no valor de R$ 5 mil. Ainda, de acordo com informações da investiga-ção, Moura realizava a venda da droga através de tele-entrega, sendo que o en-torpecente apresentava qualidade acima do comum e fazia com que os usuários clientes fixassem a compra com o sus-peito. Além de entregar na residência dos clientes, Moura é suspeito de vender a droga também em casas noturnas. Os policiais encontraram 100 gramas de co-caína, quatro celulares, uma balança de precisão e mais de R$ 1 mil em dinheiro.

A Assessoria Psicológica, do Setor de Recursos Humanos da Polícia Civil, co-locou à disposição dos policiais civis, um novo serviço de atenção à saúde dos servi-dores: O Programa de Gerenciamento do Estresse, disponível a todos os Policiais Civis já a partir dos próximos dias.

O Programa tem o objetivo de au-

xiliar os Policiais Civis a encontrarem meios alternativos para lidar com as situações de estresse no ambiente de trabalho. Visa a ampliação do auto-conhecimento, o fortalecimento diante do sofrimento provocado pelo trabalho e o aprendizado de novos recursos para enfrentar e modificar as situações.

As atividades acontecem em grupo e são coordenadas por duas Psicólo-gas Policiais. São realizadas palestras interativas e vivências com discussão sobre as situações estressoras do tra-balho. O primeiro grupo será realizado nos dias 29/03, 05/04, 12/04 e 19/04, com carga horária total de 28 horas e

emissão de certificado.O Programa acontecerá todas as

quintas-feiras das 9 até as 18h (com intervalos) no Serviço de Assessoria Psicológica – Rua Santos Saraiva, 2209, anexo à 3ª DP – Florianópolis. Há 10 vagas, os primeiros inscritos te-rão suas vagas garantidas.

Presídio itajaí A Polícia Civil de Itajaí instaurou um inquérito para investigar a morte de dois detentos no Presídio Regional de lá, ocorrido segunda-feira (27) à noite. Os corpos tinham ferimentos causados por armas caseiras. Os presos mortos tinham envolvimento com tráfico de drogas.