jornal informe - edição 50

8
CDL DE SÃO JOSÉ INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS QUINTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2012 . ANO 1 . N O 50 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe 22 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS Curso visa minimizar fiscalizações e reclamações trabalhistas aplicando a Legislação PÁG A 05 Realiza curso de Prática em Auditoria Trabalhista VESTIBULAR DE INVERNO INSCRIÇÕES ENCERRAM SEXTA-FEIRA NA UDESC JASTI DELEGAÇÃO DE FLORIPA SE DESTACA EM PIRATUBA BOPE PRENDE QUADRILHA SUSPEITA DE ASSALTAR CASAS MISSA MARCA O INÍCIO DA PESCA DA TAINHA PÁG A12 PÁG A11 PÁG A08 PÁG A07 DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO PROJETO REFLETIRÁ SOBRE HISTÓRIA E CULTURA DO MUNICÍPIO Museu histórico de São José já foi sede do governo do estado PÁG A 07 REDESCOBRINDO Evento foi realizado pela Associação de Pescadores Artesanais do Campeche, com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes.

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 10-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Edição 50

CDl De São JoSé

INFORMEGrANDe florIANóPolIS

QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012 . ano 1 . no 50 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

22 17ºTempo Hoje

reDe De JorNAIS

Curso visa minimizar fiscalizações e reclamações trabalhistas aplicando a Legislação pÁg a 05

realiza curso de Prática em Auditoria TrabalhistaveSTIBUlAr De INverNo INSCrIçÕeS eNCerrAM SeXTA-feIrA NA UDeSC

JASTI DeleGAção De florIPA Se DeSTACA eM PIrATUBA

BoPe PreNDe QUADrIlHA SUSPeITA De ASSAlTAr CASAS

missa marCa o inÍCio da PeSCA DA TAINHA

PÁG A12

PÁG A11

PÁG A08

PÁG A07

DIvUlGAção

DIvUlGAção

ProJeTo refleTIrÁ SoBre HISTórIA e CUlTUrA Do MUNICÍPIoMuseu histórico de São José já foi sede do governo do estado PÁG A 07

reDeSCoBrINDo

evento foi realizado pela associação de pescadores artesanais do Campeche, com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes.

Page 2: Jornal Informe - Edição 50

http://issuu.com/jor nal_infor me | @jor nalinfor me | jor nal-infor me | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Ivon Matoso

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

A 02

eduardo BisottoQUINTA-feIrA, 3 de maio aBriL de 2012

eduardo frASe Do DIA

“A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças”. Winston Churchill

Tentativa e erro

tentativa e erro 2

educação especial

Juventude

Juventude 2

tentativa e erro 3

garotos de recado

Homenagem 2

Homenagem

Quer intimidade?

O agente penitenciário Gabriel Airton da Silveira será o novo

diretor da penitenciária de Floria-nópolis no lugar do também agente penitenciário Délio José Guerra, que

ocupava a função desde setembro de 2011. A penitenciária de Floria-nópolis é uma gigantesca dor de cabeça desde o governo Luiz Henri-que (PMDB), contabilizando fugas

e mais fugas. Diretores se sucedem no cargo buscando uma solução que parece impossível. E vale sempre lembrar: já era pra esta penitenciá-ria estar desativada desde 2010.

Problema tem dois lados: um, de ordem estrutural e outro de ordem pontual. O estrutural é que a mão de obra especializada na gestão de órgãos prisionais é mínima. Foi no governo Luiz Henrique que come-çaram as contratações massivas de Agentes Penitenciários. E estes agentes só vão unir o conhecimen-to técnico com a experiência após alguns anos de sistema.

Este, basicamente, é um problema que só o tempo poderá resolver. O problema de ordem pontual é a gestão politiqueira feita muitas vezes, onde apadri-nhados emplacam nos cargos em detrimento de agentes muito mais competentes. E aí a Secretaria Ada de Luca (PMDB) tem de vir a público de tempos em tempos ten-tando justificar o injustificável.

O “1º Fórum da Fundação Catarinense de Educação Especial: 44 anos trabalhando pela pessoa com deficiên-cia”, programado para o dia 8 de maio – das 8h às 17h – no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legisla-tiva do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, reunirá inúmeras autoridades, educadores e especialistas na área de Educação Especial, em um dia ao mesmo tempo festivo, numa referência ao aniversário da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), oficialmente celebrado no dia 6 de maio.

As práticas em educação e saúde referentes aos temas juventude, sexualidade e cultura de paz estarão em debate no 4º Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas secretarias Estaduais e Muni-cipais de Educação e de Saúde. O evento ocorrerá entre ontem e hoje. O seminário terá como local o complexo de Faculdades ASSESC, na Rodovia SC-401, bairro Itacorubi para um público de aproximadamente 400 pessoas, haverá palestras, conferências e mini cursos.

O seminário foi aberto pela palestra do Padre Vilson Groh.

Ele falou da sua experiência com projetos sociais no Morro do

Monte Serrat, área caracterizada pela população carente e de baixa renda. A ação do padre, que mora

na região há 30 anos, tem foco na geração de emprego e renda.

Ele é fundador do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA).

Parece que o PP resolveu fazer o papel de “garoto de recados” do Centro Administrativo. Ao pedir a diminuição do número das Secretarias Regionais, bandeira que, justiça se faça, vem desde o governo passado (quando pedia a extinção dos cargos, simplesmente), os progressistas vocalizam o que nas internas ao redor do governa-dor Raimundo Colombo (PSD) é um consenso: as regionais são inúteis e meros cabides de emprego. Colom-bo só não acabou com os órgãos, ainda, por pura falta de condições políticas para tanto.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará nesta quinta-feira (3), às 19 horas, sessão especial em homenagem aos 40 anos do Centro de Tradições Gaúchas – CTG Os Praianos. A homenagem

foi proposta pelo deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT. O parlamentar destaca o trabalho do CTG na difusão do tradicionalismo gaúcho como forma de socialização, por meio de eventos de grande porte.

“Os rodeios são um espaço de congregação familiar, proporcio-nam cultura e lazer. A homenagem ao CTG Os Praianos é uma forma de reconhecer publicamente o esforço da entidade em manter

viva a cultura tradicionalista, um trabalho reconhecido pelos demais CTGs do estado afora”, afirmou Dresch. Durante a sessão haverá apresentação de danças e músicas tradicionalistas.

Um bispo vivia falando mal do interventor no Rio Grande do Sul, Flores da Cunha. Acusava-o de ser boêmio e um elitista esnobe, que não dava intimidades nem mesmo aos próprios aliados. Quando soube disso, o general resolveu calar o bispo de uma forma curiosa: chamou-o para uma conversa às 6h da manhã, recebendo-o nos seus aposentos, ainda na cama. Vestia apenas cuecas:

- Vossa Reverendíssima desculpe, mas como é de minha total intimidade, posso recebê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer jeito.

Page 3: Jornal Informe - Edição 50

A 05 QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012 GerAl

realiza curso de Prática em Auditoria TrabalhistaCurso visa minimizar fiscalizações e reclamações trabalhistas aplicando a Legislação

CDl De São JoSé

Participantes receberam certificado de conclusão do CDl

No curso forão apresentados as maneiras de aplicar a legislação

DArIlSoN BArBoSA repórter

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São José realizou de 28 a 30 de

maio, nas dependências da sede do CDL no bairro Barreiros o curso Prá-tica em Auditoria Trabalhista. Os participantes puderam aperfeiçoar seus conhecimentos na prática de au-ditorias públicas aplicando a Legis-lação Trabalhista vigente. Também foram discutidos de que forma as empresas podem melhorar sua efici-ência utilizando recursos contábeis.

O principal objetivo foi apresen-tar aos participantes os procedimen-tos necessários para a realização de uma Auditoria Trabalhista, com vistas a reduzir os impactos das fiscaliza-ções e reclamações trabalhistas, as-segurando a correta aplicação da le-gislação trabalhista e previdenciária. No curso forão apresentados os papéis de trabalho, relatórios, check-lists e também os pontos mais comuns de fraude e erros na área trabalhista.

A capacitação foi direcionada para Contabilistas, administradores, empre-sários contábeis, controllers, auditores internos e externos, chefes de departa-mento pessoal, auxiliares de departa-mento pessoal e de recursos humanos, empresários e demais profissionais que lidam com a área de recursos humanos nos escritórios contábeis e empresas. Foram debatidos os conceitos gerais de Auditoria, práticas com cálculo e

DIvUlGAção

Curso de capacitação para cobranças por telefone aconteceu no dia 30O CDL de São José também

realizou no último dia 30 de maio o curso de capacitação “Cobranças por Telefone”, direcionado para pro-fissionais das áreas de cobrança e contas a receber que realizem nego-ciações em cobrança ativa por tele-fone com devedores de razão social física ou jurídica. O curso tinha como objetivo apresentar os procedimen-tos de cobrança por telefone corrigir erros habituais, para aumentar a ar-recadação de dinheiro, por meio de técnicas e posturas profissionais que atendam as demandas.

O conteúdo da capacitação abor-dou estratégias eficientes de atendi-mento ao cliente e como as cobranças são classificadas em diversas catego-rias contábeis e fiscais. Também foram discutidos a postura que o profissional deve ter ao atender o cliente pelo te-lefone, como proceder no momento da negociação e de que maneira deve ser conduzido o fechamento do acordo entre o devedor e a empresa. Foram realizadas simulações em grupo para

que os participantes pudessem por em prática os conceitos abordados pelo palestrante.

O curso foi ministrado pelo admi-nistrador Carlos Alberto Dias Serpa, especialista em Gestão Estratégica e Tecnologia em Marketing, com mais de 25 anos de experiência em Gestão Empresarial e com especialização em Psicologia aplicada a Negócios. O convidado do CDL é consultor, pa-lestrante e instrutor de cursos nas áreas de planejamento estratégico.

De acordo com o CDL de São José, o curso é importante porque os funcionários tem a oportunidade de conhecer melhor técnicas eficientes aplicando as politicas definidas para o setor. Segundo a entidade o curso oferece um embasamento para que o profissional possa lidar com uma ampla gama de acontecimentos que ocorrem nos setores de cobrança. Para isso é necessário que o funcio-nário conheça como funcionam os se-tores e de que maneira ele deve agir em cada situação.

informações trabalhistas legaisO curso teve como palestrante a

contadora e administradora Zenaide Carvalho, especialista em Auditoria e Controladoria e pós-graduanda em Direito do Trabalho e em Pedagogia Empresarial. Consultora de empre-sas no Rio de Janeiro, liquidante, palestrante convidada do CRC-SC

desde 2007, ESAF-PR (Escola de Administração Fazendária do Mi-nistério da Fazenda), STF (Supremo Tribunal Federal), FAZESP (Escola Fazendária do Estado de São Pau-lo), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Previ-Rio, FESAG-SC, Sescons, Sindiconts, Aemflo e diver-sas outras entidades, professora con-

vidada da UNIVALI para o curso de pós-graduação em Análise Tributária (2011/2012).

A palestrante públicou vários livros consagrados, entre eles “Como Abrir Uma Empresa, da Idéia aos Lucros” (Ed. Minelli, SP), obteve o 1º lugar no VI Exame de Suficiência do CRC-RJ. Zenaide é articulista de jornais, revistas

e sites, dentre os quais a Revista Capi-tal Público, Portal Administradores, Portal Contábeis e o Portal Contadores. Com experiência profissional de mais de 30 anos, ministra treinamentos em todo o país. Os participantes rececbe-ram material de apoio, caneta e certifi-cado (disponível para quem cupriu 75% da carga horária do curso)

Page 4: Jornal Informe - Edição 50

florianópolisA 06 QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012

eSPezIM o secretário da Saúde da Capital, Clécio espezim, abriu nesta quarta-feira o Iv Seminário

do Programa Saúde na escola. o evento contou ainda com a presença do secretário municipal de educação, rodolfo Pinto da luz, e de representantes da Secretaria de estado da educação e da Secretaria de Desenvolvimento regional.

Missa marca o início da pesca da tainhaevento foi realizado pela associação de pescadores artesanais do Campeche, com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes

O feriado de 1º de maio levou um grande público à praia do Campe-

che, no sul da Ilha de Santa Catarina, para acompanhar a Missa do Traba-lhador e dos Pescadores, realizada na comunidade pelo sétimo ano consecu-tivo. A programação incluiu ainda um café da manhã coletivo e apresenta-

ções culturais em frente ao Rancho da Canoa. O evento foi organizado pela Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche, com apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Flo-rianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

“Esse encontro marca não apenas o dia do trabalhador, como também

o início da safra da tainha. Que nos-sos pescadores possam exercer com dignidade essa atividade centenária e que sejam abençoados por uma ótima safra para garantir o sustento de suas famílias”, disse o prefeito Dário Ber-ger ao inaugurar a capelinha instalada no rancho de pesca local.

DIvUlGAção

“esse encontro marca não apenas o dia do trabalhador, como também o início da safra da tainha”, destacou o prefeito Dário Berger.

“este trabalho em parceria entre a Saúde e a educação é fundamental para a consolidação do SUS em nossa cidade”, afirmou o Secretário Clécio espezim

Capela também é inauguradaO espaço para oração e refle-

xão traz as imagens de São Pedro, padroeiro dos pescadores, e de São Sebastião, santo protetor da co-munidade do Campeche. Também abriga as imagens de Madre Pauli-na, única santa catarinense; Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; e da bandeira do Divino,

símbolo da devoção ao Espírito Santo – crença muito presente en-tre os descendentes de açorianos.

Após a celebração, o público foi convidado a saborear um café da manhã com quitutes doados pelos moradores locais, e pôde apreciar também apresentações culturais com a banda Amor à Arte e com

a manezinha Dona Bilica, persona-gem criado pela atriz Vanderleia Will. A programação incluiu ainda demonstração de capoeira e exposi-ção de fotos sobre a pesca e o dia a dia dos pescadores da região. A pesca da tainha em Florianópolis inicia oficialmente no dia 15 de maio, prosseguindo até 31 de julho.

SAÚDe NA eSColA

O secretário da Saúde da Capital, Clécio Espezim, abriu nesta quarta--feira o IV Seminário do Programa Saúde na Escola. O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, e de representantes da Secre-taria de Estado da Educação e da Se-cretaria Regional do Desenvolvimento. “Este trabalho em parceria entre a Saúde e a Educação é fundamental para a consolidação do SUS em nossa cidade e em todo país”, destacou o ti-tular da Saúde de Florianópolis.

Ele lembrou que o PSE em Flo-rianópolis atinge atualmente a tota-lidade das escolas públicas, tanto da rede municipal quanto estadual. Em apenas uma semana de 2012 mais de 16 mil estudantes passaram por

uma avaliação antropométrica e nu-tricional, o que vai permitir detectar os casos de sobrepeso e obesidade propondo ações que levem a uma melhora neste quadro.

Outra ação destacada foi a ava-liação oftalmológica realizada em sua primeira etapa nas salas de aula. Naquele ambiente, com orien-tação de profissionais da Saúde, os próprios professores realizam a primeira triagem, encaminhando os alunos com alguma dificuldade de visão para exames mais comple-tos na Rede Municipal de Saúde. “Nós já entregamos mais de 1700 óculos de grau, o que sem duvida contribuiu e muito para que estes jovens pudessem estudar melhor”, enfatizou o secretário.

destaque nacional O Brasil está comemorando

o resultado de uma pesquisa que mostra que na última década houve uma redução na ordem de 47 por cento na taxa de mortalidade infan-til. Em 2010 este indicador era de 19,88/1.000 nascidos vivos, o que demonstra que a política adotada na área da Saúde pelo governo federal está no caminho certo. A capital de Santa Catarina vem conseguindo manter nos últimos anos este mesmo índice na casa de um dígito, estando hoje em 8,8/1.000 nascidos vivos, comparável ao das regiões mais desenvolvidas do planeta.

Para saber um pouco mais ouvimos a Gerente de Programas Estratégicos da Secretaria da Saú-de de Florianópolis, Márcia Del Castanhel, e a coordenadora do Capital Criança, Vanessa Zacchi. Confira a seguir.

1 Florianópolis vem conseguin-do manter a mortalidade

infantil na casa de um dígito nos últimos anos, a que vocês atribuem este fato?

As ações do Programa Capital Criança, com enfoque na vinculação

dos recém-nascidos com a Atenção Primária, através do agendamento da consulta neonatal precoce entre o 5° e o ° dia de vida e a garantia de um calendário mínimo de consultas de puericultura com a Equipe de Saúde da Família. Ao incremento no número de Equipes de Saúde da Família no município e à qualidade do atendimento pré-natal, com a garantia às gestantes de no míni-mo 6 consultas durante a gestação.

Ainda, ao incremento do Progra-

ma de Imunização incluindo vacinas que previnem pneumonias e meningi-tes bacterianas, bem como a implan-tação de medidas para melhorias no saneamento básico, aumentando o acesso da população à água tratada e esgoto, contribuindo para a diminui-ção das doenças infecto-parasitárias.

2 Qual o índice atual? A taxa de mortalidade infantil

do ano de 2012 até o momento é de 8,8/1000 nascidos vivos.

DIvUlGAção

DIvUlGAção

A capital de Santa Catarina vem conseguindo manter nos últimos anos o índice comparável ao das regiões mais desenvolvidas do mundo

Iv Seminário do Programa debate o SUS

Page 5: Jornal Informe - Edição 50

A 07

São José QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012

AGeNDA CUlTUrA: Para comemorar o primeiro ano de publicação da Agenda Cultural de São José, a fundação de Cultura e Turismo programou uma noite de muita música e diversão para o lançamento da edição especial de Aniversário.

o evento está marcado para esta quinta-feira (03), às 20h, no Quiosque Chopp Brahma express, localizado na rua João Theodoro da Silva, no Bairro roçado. A entrada é franca até as 21h. Após esse horário, será cobrada uma taxa de r$ 5.

Projeto refletirá sobre história e cultura da cidadeLançamento oficial será nesta quinta-feira (03), às 8h30min, com visita de estudantes ao Centro Histórico

roNy CoSTA

Museu histórico de São José foi sede do governo do estado

reDeSCoBrINDo São JoSé

Você sabia que o prédio do Museu Histórico de São José em 1893 foi

sede da capital do Estado, enquanto a cidade de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis) foi declarada pro-visoriamente capital do país? Que neste mesmo ano a Câmara enviou proposta de iluminação pública a querosene com 25 lampiões para iluminar do trecho da Capela dos Passos até a Praia Compri-da? Sabia que até 1850 os sepultamen-tos eram feitos dentro da Igreja Matriz e nos terrenos próximos? Que São José teve a primeira usina de geração de energia do Estado e a 2ª do Brasil, construída em 1910?

Muito da história de São José, que está escrita em alguns livros, será abordada de uma maneira diferente para os estudantes no Projeto Re-descobrindo São José. O lançamento oficial com apresentação do projeto e visitação dos estudantes do Centro Educacional Municipal Morar Bem ao Centro Histórico será na quinta-feira (03 de maio), às 8h30min, com soleni-dade na Academia São José de Letras, localizada na Praça Hercílio Luz, 70, Centro Histórico do município.

O projeto, da Prefeitura de São José e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, visa à difusão da cultura e história do município por

meio de visitas conduzidas ao Centro Histórico. O público alvo será os es-tudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de São José, priorita-riamente da rede municipal.

“Vamos propor um olhar diferen-ciado sobre o patrimônio cultural e a cultura local. Relatar somente que tudo começou com a fundação do município em 1750, destacando a presença dos açorianos, é ignorar a existência da ocupação humana que antecedeu essa data. Vamos refletir sobre quem foram os ‘primeiros po-voadores’ ou os ‘primeiros coloniza-dores’ e as marcas deixadas por esses indivíduos”, conta o Diretor do Setor

de Projetos da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, historiador Vilmar Peres Júnior.

Aliado ao maior conhecimento da história do município, o projeto in-centiva o hábito da visita ao Centro Histórico e a outras instituições cultu-rais, bem como fomenta a realização de pesquisas, mostras e exposições.

“Redescobrindo São José” já re-alizou oficina com profissionais da rede municipal de ensino sobre o as-sunto, a fim de que se antecipem os conhecimentos ainda em sala de aula, aguçando a curiosidade dos alunos e estimulando-os a realizarem as pri-meiras pesquisas sobre os temas.

Wilma, a presidente do sindicato dos passarinhos

fIloNeSCIofIloNeSCIo

- Senhor Adalton Zoom, pre-cisamos conversar. – disse entran-do apressado na pequena sala, atropelando a estagiária da redação, o Secretário Benício Távora – um biquinho de lacre responsável pela pasta da Comunicação do Sindicato dos Passarinhos.

Adalton, uma velha coruja editor do Jornal de São João do Quentão, respondeu:

- Bom dia Dr. Benício, eu o convidaria para entrar se o senhor já não o tivesse feito. Mas, por favor, sente-se. A que devo a visita logo cedo?

- Estou muito bem de pé, obriga-do! Vim para falar da sua insistência no erro na publicação desse jornal.

- Insistência no erro? – pergun-tou sem entender o jornalista.

- Sim, insistência, teimosia, desrespeito, chame como quiser, Sr. Zoom. Mas agora que a lei foi aprovada, o senhor e o seu jornal terão de tratar a Dona Wilma como Presidenta do Sindicato. – falou o Dr. Benício com a voz firme do alto dos seus 8 cm de estatura.

- Mas Dr. Benício, quantas vezes eu terei de falar para o senhor que “presidente” é substantivo comum de dois? Tanto faz “o presidente” ou “a presidente”.

- Ora, não me venha com essas suas artimanhas de jornalista bur-guês. E, além do mais, o senhor está afirmando que a Presidenta é uma pessoa comum?

- Não, não foi isso que eu quis dizer, mas que... – tentou continuar o Adalton, sendo logo interrompido pelo passarinho do sindicato.

- Ora Senhor Adalton, nem “mais” nem “menas”, vamos ao que interessa: a partir de agora, a Secretaria Sindical (SS) fará a triagem das informações divulgadas por esse jornal.

- Mas isso é censura prévia. – afirmou indignado e arregalando os olhos, a coruja jornalista.

- O termo correto é “classi-ficação prévia”. – respondeu Dr. Benício, emendando: – E vamos aproveitar a ocasião para iniciar os trabalhos. Leia a próxima nota desse pasquim que falará da agen-da da Presidenta.

Meio a contragosto, mas sentin-do-se pressionado uma vez que havia mais de uma dúzia de passarinhos parrudos na recepção, o Adalton começou:

- Na última segunda-feira, 30 de março, a Presidente Wilma...

- Substitua por Presidenta e con-tinue. – ordenou o biquinho de lacre.

- Na última segunda-feira, 30 de março, a Presidenta Wilma, do Sindicado dos Passarinhos...

- Acrescente aí “Sindicato dos Passarinhos e Passarinhas”.

- Mas essa palavra não existe. – tentou argumentar o Adalton com novo espanto que lhe arregalou ainda mais os olhos já esbugalhados.

- Não existia por conta da dominação machista ao longo dos séculos. Agora a nossa Presidenta quer reparar esse injustiça gramati-cal. Continue!

- Na última segunda-feira, 30 de março, a Presidenta Wilma, do Sindicado dos Passarinhos e Passa-rinhas, fez um pronunciamento por ocasião do Dia do Trabalho...

- Substitua por Dia do Trabalha-dor e da Trabalhadora. – interrom-peu novamente o Dr. Benício.

- ...do Trabalhador e da Traba-lhadora. – acrescentou o Adalton. – ...em que, destacou a Presidenta corvo, os...

- Corva. – sacramentou o peque-no secretário.

- Como é? – perguntou o Adalton.- COR - VA. – repetiu o Benício

em voz alta e separando bem as sílabas.

- Mas, Dr. Távora, “corva” não é substantivo feminino; nunca foi. O correto é corvo. É epiceno.

- Pois agora esse é o correto. – respondeu, inflexível, o passarinho cheio de poder. Do poder de poder ser ignorante.

– E antes que me esqueça, obsceno é o senhor. – completou o analfabeto secretário.

- Consta-me até que a pala-vra “corva” é um sinônimo para “mulher ordinária” em Portugal. – disse o Adalton, tentando, desespe-radamente, reparar aquela revisão ortográfica do passarinho insano.

- E eu, por algum acaso, estou falando como Camões, Senhor Adalton? – respondeu o Dr. Benício com a estupidez que lhe parecia peculiar sempre que abria aquele bico vermelho.

- Faça o que eu digo e acerte essa nota antes de ser publicada. – decretou o pequeno tirano, voltando--se e pegando o caminho da rua.

O Adalton, sem ter mais o que fazer, afinal era obrigado a se render ao neologismo do sindicato, fez as alterações na matéria que seria publicada no dia seguinte e mandou para a gráfica.

Na manhã da quarta-feira, logo cedo, apareceu novamente na reda-ção o Dr. Benício Távora com um imenso séquito de bajuladores, atro-pelando novamente a estagiária e entrando na sala cuspindo fogo pelo bico de lacre com o jornal debaixo da asa esquerda:

- Senhor Adalton Zoom, precisa-mos conversar. – disse o passarinho, jogando o jornal sobre a mesa do editor.

O jornalista, coruja diplomada na escola da vida, retirou os velhos óculos de leitura e com um riso meio debochado no cantinho do bico curvo, disse:

- Bom dia, Secretário! Já leu o jornal? A matéria ficou do seu agrado?

- Sim! Quase toda! Mas que história é essa de Comandanta em Chefe, Adalton?

agenda Cultural de são José completa um ano A Prefeitura de São José, por

meio da Fundação de Cultura e Turismo, tem se dedicado à disse-minação da cultura josefense com diversas ações diferenciadas. Uma delas foi a criação da Agenda Cul-tural, que neste mês completa um ano de trabalho para democratizar o acesso à cultura, por meio da di-vulgação de eventos artísticos que acontecem em São José.

Para comemorar o primeiro ano de publicação da Agenda Cultural de São José, a Fundação de Cultu-ra e Turismo programou uma noite de muita música e diversão para o lançamento da edição especial de Aniversário. O evento está marcado

para esta quinta-feira (03), às 20h, no Quiosque Chopp Brahma Express, localizado na Rua João Theodoro da Silva, no Bairro Roçado. A entrada é franca até as 21h. Após esse horário, será cobrada uma taxa de R$ 5.

A edição especial de aniversá-rio traz novidades. “Nossa Agen-da passou por reformulações, que visam mais beleza e uma proposta mais dinâmica, com novos ícones, novas seções e muito mais imagens, tudo para facilitar a leitura“, conta a Superintendente da Fundação de Cultura e Turismo, Ivete Lúcia Brug-gemann Wagner.

Além do novo layout, a 13ª edição traz dicas de literatura, fil-

me, música e até de culinária. Tem também uma página especial para eventos que fizeram sucesso no mês anterior e outra para os leitores ficarem a par das atividades per-manentes oferecidas gratuitamente pela Prefeitura. A seção “Dica da Agenda”, na página 5 deste mês, conta um pouco da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acon-tecerá, em São José, nos dias 19, 20 e 21 de maio.

A cartilha, que é distribuída em 50 pontos da cidade, reúne todos os meses cerca de 80 eventos. Neste pe-ríodo de um ano, já foram entregues à população quase 40 mil exempla-res, em 13 edições.

Page 6: Jornal Informe - Edição 50

A 08QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012 SeGUrANçA

Bope prende quadrilha suspeita de assaltar casasFelipe Hoisling matoso, de 20 anos, e os irmãos Felipe Castanheiro, de 21, e tiago Castanheiro, de 20, foram presos entrando no carro roubado na residência de uma família no bairro Bela Vista

São JoSé

No dia do assalto ladrões roubaram diversos objetos da família. Maioria foi recuperado

DIvUlGAção

Homem é preso com 600 pedras de crack em FlorianópolisA Polícia Militar (PM) de Flo-

rianópolis prendeu em flagrante por volta das 22h30 do feriado (1°) Jorge Roberto da Silva, 32

anos, no bairro Monte Cristo. Ele foi surpreendido pelos policiais quando estava com cerca de 600 pedras de crack.

Silva está preso na Central de Plantão Policial (CPP) pelo crime de tráfico de drogas. Segundo in-formações da PM, ele estava com

a droga na comunidade conhecida como Grota quando foi flagrado com a droga.

De acordo com a Polícia Civil,

a droga, que estava dentro de uma mochila, renderiam aproximada-mente R$ 3 mil. Silva já tinha pas-sagem por tráfico de drogas.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) juntamente com

agentes da Polícia Militar (PM) de São José prenderam em flagrante três integrantes de uma quadrilha suspeita de assaltar casas na região da Grande Florianópolis. De acordo com a PM, o grupo seria responsável por praticar os crimes sempre usando muita violência e levando os carros das famílias para cometerem outros assaltos.

Felipe Hoisling Matoso, de 20 anos, e os irmãos Felipe Castanheiro, de 21, e Tiago Castanheiro, de 20, foram presos ao entrarem no Audi A3, prata, que foi roubado numa casa no bairro Bela Vista, em São José. De acordo com o Bope, um quarto integrante da quadrilha já foi identificado e está foragido, porém seu nome não foi revelado para não atrapalhar as investigações.

No assalto do bairro Bela Vista, os criminosos teriam apontado uma arma de fogo para a cabeça de um bebê de apenas um ano de idade, de acordo com relatos das vítimas. Outra crian-ça de oito anos também foi agredida, além de seis adultos. O assalto ocorreu em meio a tarde de segunda-feira (30).

Os quatro delinquentes entraram na residência armados e renderam os

moradores. Eles levaram uma quan-tidade não revelada de dinheiro, um notebook, vários televisores, roupas, três celulares além de uma motoci-cleta Honda Biz e o Audi A3.

Segundo informações da Agência de Inteligência da PM, o Bope rece-beu informação de que o automóvel estava transitando no Pedregal. Ime-diatamente os policiais foram para as buscas e, em frente a uma casa da comunidade, encontraram o carro. Uma campana foi realizada até que os meliantes foram surpreendidos ao embarcarem no Audi.

Os três foram levados para a 1ª delegacia de polícia, no bairro Berreiros, onde deram depoimento e foram levados para a Central de Triagem do Estreito. Todos já tinham passagens pela polícia sob a acusa-ção de assalto a mão armada.

Na operação foram encontrados e apreendidos diversos pertences da famí-lia que foram roubados no dia do crime. Audi A3 foi encontrado na rua Mário César Costa, no bairro real Park

Page 7: Jornal Informe - Edição 50

A 11

esporte QUINTA-feIrA, 3 de maio aBriL de 2012

fórMUlA INDy: A orGANIzAção DA fórMUlA INDy INDICoU QUe PArA 2013 A CATeGorIA Deve CoNTINUAr CoM PoUCoS ovAIS.

Delegação de floripa se destaca em Piratubameio oeste catarinense recebeu delegações de todo o estado para mais uma edição do evento

JASTI

Em um clima de amizade e confra-ternização foi realizada em Pira-

tuba, no meio oeste catarinense, mais uma edição do JASTI. Os jogos da terceira idade chegaram a sua quinta edição, comprovando que o número de participantes é maior a cada ano que passa e que já se tornou uma compe-tição cativa dentro do calendário do esporte em Santa Catarina.

A competição aconteceu entre os dias 24 a 28 de abril e contou com mais de 2.000 atletas acima de 60 anos. As modalidades disputadas foram, a dança coreografada mista, a dança de casais em duas categorias (A – de 60 a 69 anos e B- acima de 70 anos), canastra, truco, dominó, bolão 23 e bocha.

Uma das atrações mais relevan-tes do JASTI Piratuba 2012 foi o cerimonial de abertura que aconteceu no dia 24, e trouxe ao centro de even-tos de Piratuba, localizado na Rua Florianópolis, as diversas culturas presentes no dia-dia do povo catari-nense. Muita dança e música em um clima que só a experiência dos partici-pantes poderia proporcionar, fazendo uma abertura repleta de emoções.

A delegação de Florianópolis re-presentou a capital com a garra e com a dedicação já conhecidas por todos e trouxe na bagagem algo muito mais importante que medalhas e títulos, uma experiência de amizade e confra-ternização que só o esporte poderia

conceder. O diretor técnico da Fun-dação Municipal de Esportes, Sandro Ventura, foi o coordenador da delega-ção, que contou ainda com a presença do Superintendente Erasmo Marcelo Damiani, que esteve no cerimonial de abertura e com a presença do Supe-rintendente Adjunto, o Professor Erno Birck, que esteve presente no encerra-mento da competição.

Segundo o Superintendente Eras-mo Marcelo Damiani Florianópolis foi muito bem representada, pois mesmo com a falta de resultados mais expres-sivos, as pessoas que estavam repre-sentando a capital carregavam consi-go a marca do povo de Florianópolis, a simpatia e a vontade de vencer.

Delegação de floripa no Jasti

figueira coloca seis na rodadas

DIvUlGAção

CArloS AMorIM

deLegação de FLorianópoLisSecretário de Assistência Social – Alexandre CunhaCanastra Masculina:Júlio Vargas PereiraIrineu Valério Pereira

Alcides BrigidoCanastra FemininaNice Lima PereiraFlorinda MachadoAurélia Dilma Jutter Pereira

Dança de casaisJoaquim FranciscoNilma NevesLuis Alberto

figueira com seis atletas na seleção da rodada

Classificado para a final do Cam-peonato Catarinense, a cada partida que realiza o Figueirense aprimora ainda mais a grande campanha que faz na competição deste ano. Man-tendo uma série de grandes resulta-dos desde o ano passado quando foi uma das sensações do Campeonato Brasileiro, o alvinegro repete as boas atuações e chega na grande decisão com um desempenho histórico.

Na partida que garantiu a vaga em mais uma decisão o alvinegro, o embalado pela sua torcida venceu o Joinville por 3 a 1 e carimbou o pas-saporte para a finalíssima. Com uma atuação eficiente a equipe comanda-da pelo técnico Branco foi novamen-te a sensação da rodada da semifinal e colocou seis atletas na Seleção do Top da Bola.

Foram escolhido como destaques em suas posições após mais grande vitória o goleiro Wilson, o zagueiro Canuto, o lateral-esquerdo Guilher-me Santos, o volante Ygor, o ídolo Fernandes que atuou como atacante na partida além do goleador do alvi-negro no catarinense, Aloísio.

Com mais uma grande atuação coletiva e individual que o tornam uma equipe muito competitiva, o al-vinegro chega na principal fase da competição apoiado pelo excelente retrospecto que conquistou durante todo o torneio.

Vale lembrar que na tempo-

rada passada o Figueirense foi a equipe que colocou mas atletas na seleção do campeonato daquele ano. No Campeonato Catarinen-se deste ano, o alvinegro repete a dose e mostra jogo após jogo que está forte na briga para se tornar o maior vencedor do estado.

avaí em busca do títuloO goleiro Diego e o meia Cleber

Santana conversaram com a impren-sa na tarde de hoje, no retorno dos jo-gadores avaianos ao trabalho, depois da vitória em Chapecó, no domingo, e da longa viagem (quase 600 quilôme-tros) de volta a Florianópolis.

Segundo os dois, a classificação à Final era um compromisso do grupo com os torcedores avaianos, a comis-são técnica comandada por Hemerson Maria e a diretoria do clube. Diego res-saltou a importância do título estadual para o Avaí e garantiu que o elenco é maduro e sabe da importância das pró-ximas duas partidas. Cleber Santana reforçou que o adversário da final me-rece muito respeito e que o Avaí terá que trabalhar duro para buscar o título.

HEMERSON MARIA NO TOP DA BOLAOs jogadores que atuaram em Cha-

pecó fizeram um treino regenerativo, enquanto que os que não atuaram no Índio Condá treinaram com bola. Tudo sob os olhos de Hemerson Maria, que foi escolhido o melhor técnico na se-gunda rodada da semifinal, no Prêmio Top da Bola. O treinador está invicto na competição. Sob seu comando, o Avaí obteve quatro vitórias e dois empates,

marcou 17 gols e sofreu seis. Outros dois jogadores avaianos fizeram parte da Seleção da última rodada: o zaguei-ro Leandro Silva e o volante Pirão.

BRUNO VOLTA AOS TREINOSPirão, que recebeu o terceiro

cartão amarelo em Chapecó, está suspenso da partida de domingo. No entanto, Diogo Orlando volta a ficar à disposição do treinador.

Nos trabalhos de hoje, podiam ser vistos mais duas boas opções ao trei-nador: Bruno e Marcinho Guerreiro. O primeiro recebeu uma previsão de duas semanas para a liberação do de-partamento médico por causa de lesão no joelho. Hoje ele já estava fazendo a transição e amanhã poderá treinar com bola, mas ainda precisa de avaliação médica. Marcinho Guerreiro já corria na Ressacada uma hora antes do res-tante da equipe. Realizou alguns traba-lhos com bola e de posicionamento.

INGRESSOS À VENDA NA QUINTAOs ingressos dos torcedores

avaianos para o jogo de domingo serão vendidos a partir desta quinta--feira em diversos locais da Grande Florianópolis.

Page 8: Jornal Informe - Edição 50

A 12 QUINTA-feIrA, 3 de maio de 2012 Geral

Inscrições encerram sexta-feira na Udescas provas serão aplicadas no dia 3 de junho em duas etapas, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30

veSTIBUlAr De INverNo

A Universidade do Estado de San-ta Catarina (Udesc) recebe ins-

crições, até sexta-feira (4), para o vestibular de inverno 2012 pelo site www.vestibular.udesc.br. São ofere-cidas 1360 vagas em 34 cursos gra-tuitos em dez unidades distribuídas pelo Estado. “A novidade deste ano é o curso de Tecnologia em Produção Moveleira, em Palmitos, no Centro do Educação Superior do Oeste”, diz a coordenadora do vestibular, Rosân-gela de Souza Machado.

Em Florianópolis, as oportuni-dades são para os cursos de Admi-nistração (vespertino e noturno), Administração Pública, Ciências Econômicas, Educação Física (Ba-charelado e Licenciatura), Fisiotera-pia, História e Pedagogia. A unidade de Balneário Camboriú oferece o curso de Engenharia do Petróleo.

Em Joinville, as vagas são para

os cursos de Ciência da Computa-ção, Matemática, Química, Física, Tecnologia em Análises de Desenvol-vimento de Sistemas e para as Enge-nharias (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica). Em Lages, os interessados podem se inscrever nos cursos de Agronomia, Medicina Ve-terinária, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.

A Udesc oferece ainda, de forma gratuita, neste vestibular de inver-no 2012, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca, em Laguna; Enfermagem, Enge-nharia de Alimentos, Tecnologia em Produção Moveleira e Zootecnia, no Oeste Catarinense; Ciências Contá-beis, Sistemas de Informação e En-genharia Sanitária, em Ibirama; e Sistemas de Informação e Engenha-ria de Produção Mecânica, em São Bento do Sul.

em florianópolis, os cursos são Administração, Administração Pública, Ciências econômicas, educação física, fisioterapia, História e Pedagogia

DIvUlGAção

CotasA Udesc continua adotando o

sistema de cotas neste vestibular com 20% das vagas destinadas

para estudantes que tenham cur-sado integralmente o Ensino Fun-damental e Médio em instituições

públicas de ensino, e outras 10% das vagas estão reservadas para pessoas de etnia negra.