jornal informe - edição 161

12
GRANDE FLORIANÓPOLIS 26 15º T empo H oje REDE DE JORNAIS INFORME QUINTA-FEIRA 18 DE OUTUBRO DE 2012 . ANO 1 . N O 161 | E-mail: [email protected] Há 104 anos nascia Franklin Cascaes Preso suspeito de roubos na Capital PESQUISADOR FORA DE JOGO Secretário de Saúde recebe comunidades do Sul da Ilha AUDIÊNCIA PÁG A12 PÁG A07 PÁG A06 PÁG A08 PÁG A08 Acatmar presente no segundo maior salão náutico do mundo O presidente da entidade, Leandro “Mané” Ferrari, proferiu uma palestra a convite de Pietro Celi, ministro do Desenvolvimento Econômico daquele país NAVEGAÇÃO Celesc busca novos sócios para geração de energia DIVULGAÇÃO/INFORME Objetivo da Celesc é variar a produção de energia DIVULGAÇÃO/INFORME Júnior é responsável por um roubo ocorrido em 31 de março deste ano, no bairro Capoeiras

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 21-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Edição 161

grande florianópolis

26 15ºTempo Hoje

rede de jornais

Informequinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012 . ANO 1 . NO 161 | e-mail: [email protected]

Há 104 anos nascia franklin Cascaes

preso suspeito de roubos na Capital

pesquisador

fora de jogo

secretário de saúde recebe comunidades do sul da ilha

audiÊnCia

pág a12

pág a07

pág a06

pág a08

pág a08

acatmar presente no segundo maior salão náutico do mundoO presidente da entidade, Leandro “Mané” Ferrari, proferiu uma palestra a convite de Pietro Celi, ministro do desenvolvimento econômico daquele país

naVegaÇÃo

Celesc busca novos sócios para geração de energia

diVulgaÇÃo/informe

objetivo da Celesc é variar a produção de energia

diV

ul

ga

ÇÃ

o/i

nf

or

me

júnior é responsável por um roubo ocorrido em 31 de março deste ano, no bairro Capoeiras

Page 2: Jornal Informe - Edição 161

jor nal-infor me | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

EDIÇÃOTATA

48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

A 02 nilton góesquinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

frase do dia

e-mail: [email protected]

lula & Collor

A 02

“Sem história não somos nada.”Bryce Courtney

Farinha do mesmo saco

Lição e aprendizado

Prevalecendo a verdade carreira de morro abaixo

Comparar com quem

Oposição fértil e amor ao Brasil

Civismo e amor por

Florianópolis

Quadrilha e corrupção

doença celiaca

GRÁFICA: Rio Sul

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gaspar Dutra,

nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

Tá rolando na internet uma mensa-gem de entrevista de Lula, ao Mil-

ton Neves da Bandeirante. Neves per-

gunta se Lula tem pena do Collor, logo após sua cassação. Lula achincalhou Collor, dizendo que o mesmo construiu

uma quadrilha, pela ganância de rou-bar e praticar corrupção, e que Collor sintoma de debilidade no cérebro.

Com o desfecho do mensalão, condenando o seu núcleo político e de governo, por formação de quadri-lha e corrupção. E tendo Collor como senador de sua base aliada, e até de Dilma. Qual dos dois tem o sintoma de debilidade maior? E não são farinha do mesmo saco? lula e Collor farinha do mesmo saco

Cesar jr

gean loureiro

joão amin

vereador reeleito César faria

rodolfo pinto da luz

A resposta foi interessan-te, e a pratica até copiada, de forma pior e mais grave e agressiva aos cofres públicos. Não há no assunto, forma-ção de quadrilha, corrupção e assalto aos cofres públicos, diferença entre Lula e Collor.

Uma coisa o Lula falou com razão, que pode e deve ser apro-veitado, que Collor frustrou os sonhos e as esperanças de milhões de brasileiros que acreditaram nele, e que o povo e os eleitores deveriam aprender com a lição e escolher governantes melhores.

Será que o povo e o eleitor que o escolheu Lula e a Dilma queria a quadrilha e a corrupção do men-salão? E ele repetindo Collor foi à escolha certa? O povo e o eleitor devem julgar. Resta a oposição tem vasto e fértil campo para atuar; mostrando os fatos e as propostas sérias para a construção de um Brasil mais limpo, ético e melhor. É hora de se exercer um papel de amor e patriotismo pelo Bra-sil, para a construção de um País melhor para todos os brasileiros.

Falando em patriotismo e em amor ao Brasil, não podemos deixar de pensar em um pouco mais de civismo e amor por Flo-rianópolis, e, em assim sendo em um pouco de respeito às pessoas que deixaram marcas significa-tivas na construção da cidade.

Se for para se julgar César Jr. e João Amin, pelas trajetórias de vida pública, política e admi-nistrativa de Jorge Bornhausen e Esperidião Amin, de Angela Amin e Raimundo Colombo, e o

que eles fizeram pela cidade, e o povo; é claro que se o eleitor assimilar e conhecer a verdade, a eleição de César Jr será como disse um prócer da tríplice alian-ça carreira de morro abaixo.

E há que se fazer um parâmetro de julgamento do Gean e do insigne professor Rodolfo Pinto da Luz, mas ai comparar com quem? Com os 16 anos de prefeitura do Dario

Berger, com suas equipes de gover-no, lá e cá, com o seu pragmatismo partidário, quatro mandatos três partidos? Com suas equipes, mais de áulicos, do que dirigentes criativos?

A implantação de política municipal de apoio ao portador de doença celíaca é o teor do projeto de lei, de autoria do vereador Cesar Faria, aprovado em 2ª discussão pela Câmara Municipal de Flo-rianópolis em agosto . Agora, a matéria que foi apresentada em setembro do ano passado, se-gue para sanção do prefeito.

Garantia de exames e dieta adequada

Para garantir a efetiva implan-tação do programa de que trata o projeto de lei, fica assegurado o acesso gratuito à realização de exames específicos para o diagnós-tico da doença, mediante prescrição médica. Comprovada a impossi-bilidade financeira da família em suprir as necessidades básicas de alimentação será repassada cesta básica mensal com a dieta adequada( macarrão de arroz ou milho; farinha de arroz; fécula de batata e biscoitos sem glúten).

CardápiosAinda segundo a proposta,

deverá constar nos cardápios de hotéis,bares,restaurantes e si-milares a indicação do alimento possuir ou não glúten. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde a inspeção desses estabelecimentos.

Feira de Ciências e Tecnologia

Começou ontem, 17, no Campus

UDESC, em Lages, a VII Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

da Educação Básica. Até amanhã, sexta-feira, 19, 93 projetos cientí-ficos elaborados por estudantes da rede pública estadual, a partir da 6ª série, com orientações dos professo-res, estarão expostos aos visitantes.

ParceriasA promoção é da Secretaria

de Estado da Educação (SED), em parceria com a Gerência Regional (Gered) de Lages e com a Udesc, apoio do CNPQ/Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, SED/MEC, Capes e Fapesc.

Momentos distintos

Segundo a coordenadora do evento, Sinara Luiza T. Maraslis, a principal característica da Feira de Ciencias e Tecnologia é ter dois momentos distintos simultaneamen-te. Os alunos expõem seus projetos, desenvolvidos no âmbito escolar e selecionados nas feiras regionais, para outros estudantes e professores da Educação Básica, Superior, ava-liadores e público em geral. E, ao mesmo tempo, os orientadores dos projetos e representantes das Gereds visitam a exposição, aproveitando para refletir sobre as aulas práti-cas em minicursos oferecidos pela Udesc nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Atualização e recursos para projetos

Os professores ainda terão oportunidade de se atualizarem em diversos temas correlatos, como: Captação de recursos para projetos científicos, Iniciação Científica Junior, A arte de falar em público.

Premiação Os trabalhos de destaque,

classificados entre os dois primei-ros colocados em cada uma das três categorias: Ensino Funda-mental, Ensino Médio e Educação Profissional, serão premiados com notebooks e tablets, além da participação na Mostra Inter-nacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e Feira Nacional de Ciências no Espaço Ciência.

Page 3: Jornal Informe - Edição 161

RÁPIdAS

CCJ da Alesc aprovou o projeto que obriga a divulgação do número em estabelecimentos de grande circulação de pessoas

ViolÊnCia Contra mulHer

festas

Ainda é possível aprovei-tar as festas de outubro em Santa Catarina. As maiores terminam somente no dia 28. A Oktoberfest de Blumenau, segunda maior festa germânica do mundo, atrás apenas da de Munique, na própria Alemanha, segue até o dia 28. Este ano, são 36 tipos de chopes e cervejas. A Fenarreco vai até o dia 21 de outubro,em Brusque. Compratos típicos alemães e muito chope, a festa tem ainda duas programações especiais para a terceira idade e para as crianças.

festas (ii)

No Litoral Norte, em Itajaí, a festa é da cultura portuguesa. A Marejada terá, até o próximo domin-go, mais de 190 atrações artísticas. Destaque para os sertanejos Jorge e Ma-teus e Fernando e Soroca-ba, que se apresentam esta semana. Em Rio Negrinho, a festa promovida pelo Grupo Folclórico Germâ-nico Oberland festeja as tradições germânicas, com destaque para os concursos alemães de serrador, chope em metro e tiro ao alvo. A Oberlandefest vai até domingo. Em Itapiranga, acontece a Oktoberfest mais antiga de Santa Catarina. São 34 anos de festa em dois pontos diferentes da cidade: na Linha Presidente Becker e no Complexo Oktober.

estagiários

O Tribunal de Contas de Santa Catarina publicou, no seu Diário Oficial Ele-trônico de terça-feira (16), a relação das 140 inscri-ções (Edital nº 04/2012) no processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiários de nível superior. Se compara-do com a seleção realizada no ano passado, houve um acréscimo de 480% no número de inscritos — em 2011 foram 29. Das 139 inscrições homologadas, a maioria é de acadêmicos dos cursos de Direito e Administração: 47 e 34, respectivamente. Dezessete

foram de estudantes de Ciências Contábeis, outros 17 de Economia, 10 de Arquitetura e Urbanismo, sete de Jornalismo, cinco de Biblioteconomia, um de Ciências Contábeis e um de Engenharia Civil.

estagiários (ii)

Apenas uma inscrição não foi homologada, por não atendimento do item 1.6, letra “b” do Edital n° 01/2012, que dispunha sobre a necessidade de conclusão de, pelo menos, 50% da carga horária ou dos créditos do curso superior. Mas a candidata do curso de Direito terá até as 15 horas do dia 18 de outubro (quinta-feira) para, se desejar, ingressar com recurso dirigido à Comissão Examinadora. A seleção será por meio de prova, a ser aplicada no dia 21 de outubro (domingo), às 10 horas, no auditório do TCE/SC. Conforme os editais n° 01/2012 e nº 03/2012, os inscritos deverão estar no local com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de documento oficial de identidade, com foto — sob pena de ser eliminado do processo se-letivo —, portando caneta de tinta inapagável azul ou preta.

trabalho

Sobram vagas em deter-minados segmentos e ao mesmo tempo há inúmeros profissionais recebendo seguro-desemprego no Bra-sil. Este cenário preocupa lideranças sindicais, em-presários, representantes de entidades e instituições ligadas à fiscalização e o recebimento do benefício. Para discutir alternativas e apresentar soluções de enfrentamento à questão, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Ca-tarina (FIESC) promoveu terça-feira (16) reunião no Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simova-le), em Chapecó.

estabelecimentos deverão divulgar o disque 180

A Comissão de Consti-tuição e Justiça (CCJ)

aprovou, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei (PL) 260/2012, que obriga estabe-lecimentos de grande circula-ção de pessoas, como bares, hotéis e postos de combustí-veis, a divulgarem o serviço de Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, o Disque 180. A reunião acon-teceu na manhã desta terça--feira (16).

O relator da matéria, deputado Sargento Amauri Soares (PDT), ressaltou a im-portância da proposta. “Cer-tamente haverá um aumento no número de registros, pois tendo em vista que encorajará muitas mulheres atualmente são subjugadas a denuncia-rem os maus tratos sofridos”.

Ainda de acordo com o parlamentar, se colocada em prática, a medida não acarre-tará nenhum ônus ao Estado, tendo em vista que a fiscali-zação ao seu cumprimento ficará a cargo de órgãos de fiscalização já estabelecidos

De iniciativa do deputado Sargento Soares, a proposta de sustação de decreto que regulamenta o Programa Es-tadual de Incentivo às Organi-zações Sociais, instituído pela Lei nº 12.929, de 2004, foi de-batido na comissão. O Decreto Estadual nº 4.272/2006, do Executivo, permite a contra-

tação de organização social sem licitação.

O Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais foi criado a partir da Lei Federal nº 9.637/98, que é alvo de Ação Direta de Incons-titucionalidade (ADI nº 1.923) no Supremo Tribunal Federal.

Através da proposta de

sustação de ato, o deputado argumenta que para a cele-bração de contrato de gestão a organização social deve promover licitação quando promover gastos com recursos públicos, caso contrário esta-rá ferindo a Constituição.

Relator da matéria, o de-putado Silvio Dreveck (PP)

propôs sobrestar a matéria, ou seja, interromper a tramitação até que a ação de inconstitu-cionalidade seja julgada. No entanto, a ADI está em julga-mento desde 1998 e não tem prazo para concluir. A matéria vai continuar em tramitação na CCJ com pedido de vista do deputado Dirceu Dresch (PT).

organizações sociais

A 03

santa Catarina quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

fugitiVos: quatro jovens fogem de centrosocieducativo em uma semana. Casep fica em joaçaba, no oeste de santa Catarina.

dois roubaram o carro de um agente do local e continuam foragidos.

diVulgaÇÃo/informe

reunião da Comissão de Construição e justiça

Já o Projeto de Lei Com-plementar nº 28/2012, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, de inicia-tiva do Executivo, teve rela-tório apresentado na reunião

da CCJ pelo relator da ma-téria, deputado Mauro de Nadal (PMDB). Não houve apresentação de emenda. O projeto define a quantidade máxima de bombeiros mi-

litares no Estado em 3.816 agentes, bem como a divisão funcional.

O deputado Sargento Amau-ri Soares pediu vista ao PLC e vai apresentar novo relatório na

próxima terça-feira, 23 de outu-bro. O deputado pretende apre-sentar emendas para aumentar as vagas para soldados, cabos, sargentos e subtenentes no cor-po de efetivo dos bombeiros.

Bombeiros

pelo poder público. O PL segue para as comissões de Direitos

e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher

e de Economia, Ciência, Tec-nologia, Minas e Energia.

Page 4: Jornal Informe - Edição 161

estadoA 04 quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

Dinheiro francês vai para esgotoPeloEstado

Governo do Estado e Casan assinam, hoje, em Florianópolis, contrato com a Agên-cia Francesa de Desenvolvimento (AFD)

para financiamento de R$ 253 milhões, recursos que serão aplicados no Programa de Saneamen-to Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina. Além do governador Raimundo Colombo e do presidente da companhia, Dalírio Beber, estarão presentes no ato o diretor do De-partamento da América Latina e Caribe da AFD, Philippe Orliange, e o representante da AFD no Brasil, Gérard Larose. A negociação durou mais de três anos. Com o resultado positivo, a Ca-san poderá implantar e ampliar as redes de es-gotamento sanitário em 13 cidades das regiões Oeste, Meio Oeste, Litoral e Planalto, somando uma população superior a 350 mil pessoas. De acordo com Beber, a Casan dará contrapartida de R$ 17,6 milhões, o que elevará o valor a ser investido para R$ 270,3 milhões e a cobertura de saneamento, dos atuais 16% para 46%. Ao lado, quadro com os municípios beneficiados.

Visita ilustre Ministro da Educação, Aloi-zio Mercadante, e secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, visitam hoje à tarde a Escola de Educação Básica Altamiro Guimarães, de Antonio Carlos. Nota 7,4 no IDEB 2011, a escola A escola é destaque nas Olimpíadas de Matemática, Astronomia, Química, Física e Português.

Sabatina O catarinense Teori Zavascki passou pela sabatina dos senadores da Co-missão de Constituição e Justiça e foi apro-vado para ocupar a 11ª cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Deci-são final para que Zavascki ocupe a vaga do ministro Cezar Peluso, que vai se apo-sentar, ainda precisa ser referendada pelo plenário do Senado. Nascido em Faxinal dos Guedes, ele foi indicado para o STF pela própria presidente Dilma Rousseff.

Até o final deste ano, o Deinfra e a Polícia Militar Rodoviária realizarão três leilões com cerca de 700 veículos apreendidos nos postos de Gaspar, Gravatal e Florianópo-

lis. Só em 2012, a venda de 1,9 mil veículos arrecadou perto de R$ 1,6 milhão, destina-dos à quitação de dívidas no Detran.

Moradia popular Hoje, em Chapecó, será lançado o edital de chamamento público para a compra de terrenos em municí-pios do Oeste. As áreas serão destinadas à implantação de projetos habitacionais voltados a famílias de baixa renda. A Co-hab-SC prevê a construção de quase 1,6 mil unidades. Só a compra dos terrenos deverá exigir cerca de R$ 7 milhões em investimentos.

Portal da Imprensa Como parte das co-memorações pelos 80 anos, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lança hoje, na Capital, seu novo portal na internet, no endereço www.casadojornalista.org.

JABs Criciúma vai receber, em 2013, os 22º Jogos Abertos Brasileiros (JABs). Decisão foi tomada ontem, em São Paulo, durante reunião entre estados participantes.

O que está no banco dos réus do STF é o sistema político nacional, que nãose reforma. Eu espero que desse julgamento surja, finalmente, um momento em

que as lideranças do Congresso digam: Basta! Vamos fazerontem a reforma política!

Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)

“”

Andréa Leonora ��orian�po�is ����orian�po�is �� 18Out12CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

100milMEIsNesta semana, Santa Catarina atingiu a marca de cem mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados, o que coloca o estado entre os dez com o maior número de MEIs no país. Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SC, Sérgio Cardoso, a formalização traz também a oportunidade de crescimento. “Ao entrar no mer-cado formal, muitos microempreendedores indi-viduais observam aumento no número de clien-tes, já que a possibilidade de emitir nota fiscal amplia o acesso a novos mercados, como grandes empresas e o poder público”, destaca Cardoso.

Divulgação S

ebrae-SC

Braço do NorteR$ 17.734.591CanoinhasR$ 20.273.219Sto. Amaro da ImperatrizR$ 5.959.457GaropabaR$ 33.209.591ImbitubaR$ 52.696.865CuritibanosR$ 32.350.033IndaialR$ 9.840.454IbiramaR$ 17.015.542Ipira/PiratubaR$ 5.115.495ChapecóR$ 12.582.513VideiraR$ 33.214.214CaçadorR$ 27.847.937

CASAN/AFD

edital com informações referentes à chamada pública está no site da estatal

Com o objetivo de am-pliar e incrementar

seus negócios, a Celesc lan-çou, nesta quarta-feira, 17, chamada pública para ce-lebração de parcerias com investidores interessados na construção de novos empre-endimentos de geração de energia elétrica. Segundo o presidente da Celesc, An-tônio Gavazzoni, o modelo proposto prevê parcerias na modalidade de Socieda-de de Propósito Específicas (SPE) com participação da Celesc Geração limitada em 49%.

As futuras SPEs atuarão na construção e/ou operação de usinas e não há restrição quanto à fonte, nem quanto à localização do empreendi-mento. "A abertura da cha-mada pública ocorre em um

momento importante para o setor e reforça nosso posi-cionamento estratégico que está embasado na expansão do nosso parque gerador e na diversificação das fon-tes exploradas. Podemos nos associar a projetos não só hidrelétricos, como tam-bém, fotovoltaicos, eólicos e térmicos. Caso seja estraté-gico para o grupo Celesc, sociedade com empreendi-mentos localizados fora de Santa Catarina também são válidos", comenta o diretor Relações com Investidores, Participações e Novos Ne-gócios, Andre Rezende.

O edital com as informa-ções referentes à chamada pública está disponível no site da Celesc Geração. Os interessados em formar par-ceria deverão declarar sua

intenção mediante encami-nhamento de Carta de Apre-sentação, conforme modelo no Anexo I, observadas as Condições de Participação, Procedimentos e Disposi-ções Gerais do Anexo II.

A Celesc Geração parti-cipa de cinco SPEs, respon-sáveis pela construção de sete PCHs. Três delas (Pra-ta, Belmonte e Rio das Flo-res) já estão em operação comercial, a PCH Rondinha começou a ser construída no último mês de julho e deve ser finalizada em 2013 e outras três PCHs (Xavan-tina, Painel e Campo Belo) estão em fase de projeto e licenciamento ambiental. A potência instalada dessas usinas soma 56,47 MW e a cota da Celesc Geração cor-responde a 17,54 MW.

antônio gavazzoni: presidente da Celesc

parCerias

Celesc busca parceiros para aumentar geração de energia

diVulgaÇÃo/informe

Page 5: Jornal Informe - Edição 161

A 05

eleição 2012 quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

a pesquisa iBope diVulgada, pela rBs tV, mostrou o que a população de

florianópolis já sabia. gean loureiro (pmdB) vira contra seu adversário e aparece com 45% das intenções de voto, contra 38% do candidato do psd

pmdB convoca exército de eleitos para 2º turnoObjetivo é ativar o partido no estado inteiro para ajudar nas campanha dos candidatos Gean Loureiro e Udo dohler

moBiliZaÇÃo

Prefeitos e vice-prefeitos atuais e eleitos lotaram o auditório

do Hotel Cambirela, na noite de segunda-feira (15), em Florianó-polis, para junto com os deputados estaduais e federais e a executiva do PMDB iniciarem ações de cam-panha com os candidatos Gean Lou-reiro e Udo Dohler para vencer tam-bém no segundo turno. “A vitória do PMDB será completa, porque todos nós vamos somar forças em prol de nossos candidatos de Florianópolis, Joinville e Blumenau”, garantiu o presidente do PMDB estadual, Edu-ardo Pinho Moreira.

Segundo Moreira, que apresen-tou os números que consagraram a sigla no 1º turno, o objetivo do evento é unir o partido em torno das eleições do segundo turno. “O diretório es-tadual vai disponibilizar uma equipe que a partir de amanhã vai promover ações de apoio junto a todos os elei-

tos do PMDB catarinense para agir de fato nas campanhas”, afirmou.

Gean Loureiro, candidato de Flo-rianópolis, fez um agradecimento especial à executiva do partido e ao presidente estadual, que em nenhum momento faltou ou deixou de acredi-tar em seu projeto. Durante o dis-curso também anunciou a adesão do ex-deputado Cláudio Vignatti (PT) e do diretório estadual do PT, que deci-diu levar o apoio do partido aos can-

didatos Gean Loureuro e Udo Dolher. O prefeito da Capital, Dário Ber-

ger, ressaltou a força partidária que foi fundamental em suas duas últi-mas eleições. “Com o PMDB, eu ga-nhei da mãe e do pai e agora o Gean tem a missão de ganhar do filho”.

O candidato de Joinville, Udo Do-hler, também agradeceu a enalteceu a grande mobilização partidária e afirmou que a energia do evento dá ainda mais confiança para a vitória

no segundo turno.Único deputado estadual eleito

prefeito, Elizeu Mattos, destacou a garra de sua campanha. “ A eleição se ganha na vontade e por isso que a agente vai vir ajudar nossos compa-nheiros e gastar a sola do sapato com fizemos em Lages, quando contra tudo e contra todos saímos vitoriosos de forma consagradora”, disse.

Em nome das mulheres, a prefeita eleita de Maravilha, Rosi Maldaner,

garantiu o apoio aos companheiros do segundo turno e afirmou que como ela, de agora em diante, todo o time do PMDB oestino vai buscar os votos dos conterrâneos que moram ou têm co-nhecidos em Joinville e Florianópolis.

Os peemedebistas também lem-braram os 20 anos da morte de Ulysses Guimarães e vibraram com um vídeo gravado pelo líder, que foi projetado após a fala do presidente Eduardo Moreira.

Gean é líder da pesquisa Ibope

Habeas corpus é concedido ao diretor do google

A pesquisa Ibope divulgada, pela RBS TV, mostrou o que a população de Florianópolis já sabia. Gean Lou-reiro (PMDB) vira contra seu adversá-rio e aparece com 45% das intenções de voto, contra 38% do candidato do PSD. Após percorrer cada bairro da cidade, apertar a mão e abraçar mui-ta gente, o peemedebista aparece pela primeira vez na eleição na liderança de uma pesquisa, com sete pontos à frente do segundo colocado.

Logo após a divulgação, terça-fei-ra, Gean concedeu entrevista ao RBS Notícias e falou de suas propostas, como a construção de 23 creches e da

tarifa zero para estudantes. Explicou de onde virão os recursos e, ao contrá-rio do questionamento do apresenta-dor, enfatizou que sua campanha é de propostas e não de ataque.

Mesmo diante dos constantes ata-ques do adversário, Gean permaneceu firme mostrando propostas e conven-cendo a população que é o mais prepa-rado para administrar a Capital. Foi o único candidato que sempre falou o que vai fazer e como obterá os recursos para realizar. “O trabalho continua a todo vapor, ainda falta muito tempo para a eleição e quero conquistar ainda muitos votos”, afirmou o candidato do PMDB.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu segunda-feira (15), por unanimidade, confirmar a li-minar deferida pelo juiz do Pleno Luiz Henrique Martins Portelinha, no dia 2 de outubro, para revogar o mandado de prisão expedido contra o diretor ge-ral da empresa Google Brasil Internet Ltda, Fábio José Silva Coelho. Assim, a Corte eleitoral decidiu pela conces-são da ordem de habeas corpus.

Da decisão, disponível no Acór-dão n° 27.717, cabe recurso ao Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão da 3ª Zona Eleitoral (Blumenau), que expediu o mandado

de prisão contra Fábio Coelho, acon-teceu em decorrência de ele ter des-cumprido a ordem do magistrado de 1° grau para retirar um vídeo do You-tube, no prazo de dois dias, sob mul-ta de R$ 100 mil, por este ter sido considerado ofensivo por candidatos às eleições municipais de Blumenau.

Após a sentença, a empresa teria apresentado uma representação, al-mejando a improcedência do pedido de remoção do vídeo, por este não se tratar de propaganda eleitoral. Mas o magistrado de 1° grau não chegou a julgar o mérito da representação e aplicou sob a empresa multa de R$

250 mil. No dia seguinte a essa de-terminação, o juiz decretou a prisão de Fábio Coelho e determinou ainda, pelo descumprimento da ordem judi-cial, multa no valor de R$ 1 milhão.

O juiz do TRESC explicou que “considerando que nas ordens judi-ciais o juiz consignou, expressamen-te, que o seu não cumprimento ense-jaria multa pecuniária, entendo, com base na jurisprudência brasileira, que não há que se falar em descum-primento de decisão judicial a ampa-rar mandado de prisão pelo crime de desobediência, tipificado no art. 347 do Código Eleitoral”.

diVulgaÇÃo/informe

apoio aos candidatos do pmdB é o foco do partido

Page 6: Jornal Informe - Edição 161

segurançaA 06 quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

uma inVestigaÇÃo da 8.ª delegacia da Capital resulta na prisão em flagrante de fabricio josé neves, sebastião andrino lopes e jaqueline aparecida lopes pelo crime

de estelionato, nesta última quinta-feira (11), na Capital

preso suspeito de roubos na CapitalFoi preso preventivamente Vanderlei da Silva Júnior, 19 anos, suspeito de roubo, terça-feira (16), em Florianópolis; na delegacia, Júnior foi reconhecido pela vítima

fora de jogo

A Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) da Capital prendeu preven-

tivamente Vanderlei da Silva Júnior, 19 anos, suspeito de roubo, terça-feira (16), em Florianópolis. Na delegacia, Júnior foi reconhecido pela vítima e, após seu interrogatório, foi encami-nhado à Central de Triagem da Capital.

Júnior é responsável por um rou-bo ocorrido em 31 de março deste ano, no bairro Capoeiras, quando três pessoas armadas renderam um casal que chegava a seu estabeleci-mento comercial.

O casal foi obrigado a entrar no estabelecimento, onde Júnior e os

demais coautores constrangeram as vítimas, ameaçando-as com arma de fogo, a entregar vários objetos e o ve-ículo para ser utilizado na fuga.

Além de Júnior, a Polícia Civil identificou Charles dos Passos como um dos comparsas no roubo. Ele já se encontra preso preventivamente por outros roubos esclarecidos pela DRR.

Segundo o Delegado Marcus Vi-nicius Fraile, responsável pelo caso, as investigações prosseguem na bus-ca do terceiro envolvido no delito.

A localização e prisão de Júnior contou com a participação da 2.ª De-legacia de São José.

diVulgaÇÃo/informe

diVulgaÇÃo/informe

júnior é responsável por um roubo ocorrido em 31 de março deste ano, no bairro Capoeiras

o trio utilizava documentos falsos para conseguir uma procuração em nome do proprietário e retiravam os veículos do pátio do sinasC

Polícia Civil cumpre mandado de prisão

Preso condenado por homicídio

preso trio de estelionatários que agiam na Capital

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Pro-teção à Criança, ao Ado-lescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de São José, prendeu preventi-vamente Osmar do Nas-cimento, 31 anos, pelos crimes de cárcere privado e tentativa de homicídio, na segunda-feira (15), em São José.

Segundo depoimen-tos, o suspeito disparou cinco vezes contra sua namorada após uma discussão – acertando a mão e o ombro esquerdo da vítima.

Após os procedimen-tos policiais, Osmar do Nascimento foi encami-nhado à Casa do Alber-gado em Florianópolis.

Por volta das 18h segunda-feira (15), Po-liciais Civis da Divisão de Investigação Crimi-nal (DIC) de Palhoça deram cumprimento ao Mandado de Prisão por Sentença Condenatória, expedido em desfavor de Marcos Antônio do Amaral, pelo crime de homicídio.

Amaral foi condena-do pelo Júri Popular a cumprir pena de 14 anos de reclusão. Através de Inquérito, ficou provado que no ano

de 2005 ele foi um dos responsáveis pela morte de um homem, após uma briga iniciada em um bar. O crime ocorreu no bairro Passagem do Ma-ciambú, em Palhoça.

De posse do Manda-do de Prisão, Policais da DIC realizaram di-ligências e localizaram o criminoso na tarde ontem. Após a prisão,

ele foi encaminhado à Central de Triagem do Estreito, permanecendo a disposição da Justiça.

Marcos Amaral

Osmar Nascimento

Uma investigação da 8.ª Delegacia da Capital resulta na prisão em flagran-te de Fabricio José Neves, Sebastião Andrino Lopes e Jaqueline Aparecida Lopes pelo crime de estelionato, na última quinta-feira (11), na Capital. O trio utilizava documentos falsos para conseguir uma procuração em nome do proprietário e retiravam os veículos do pátio do SINASC (Sinalização e Con-servação de Rodovias LTDA) com o in-tuito de revendê-lo posteriormente.

O esquema criminoso funcionava a partir de Neves e Lopes. Eles faziam levantamentos de veículos apreendidos com débitos – como documentação atrasada e multas – cujos proprietários também tinham algum problema ad-ministrativo ou judicial que dificultaria a retirada do veículo. Então pagavam R$ 100 para um terceiro, no caso Ja-queline, e, após confeccionarem um documento de identidade falso com a foto dela e os dados do proprietário do veículo, compareciam em um cartório da Grande Florianópolis, assinavam uma procuração e reconheciam firma. Com esses documentos retiravam o veículo no pátio e, depois, revendiam esses carros para terceiros como se fossem procuradores dos proprietários.

Durante a semana passada, a equipe de investigação confirmou que nos últimos dias já haviam sido retirados do pátio: um VW/Golf, uma Ford/Ecosport, uma Ford/Ranger e

um Renault/Scenic, sendo que este último estava sendo monitorado. Já tem conhecimento de mais dois car-ros: um Sandero e um Honda Civic.

O FLAGRANTENa quinta-feira (11), após a equipe,

Coordenada pelo Delegado Leonardo da Silva, tomar conhecimento de que os autores iriam vender o veículo Renault/Scenic em São José, monitoraram os en-volvidos. No momento em que saíam de um cartório, localizado no bairro Trin-dade, foram abordados. Foi encontrada com eles a procuração transferindo a propriedade do veículo Renault/Scenic da atual proprietária a uma revenda de São José. Esta teria adquirido o veículo

de boa-fé e diversos documentos entre eles o documento verdadeiro de Jaque-line Aparecida Lopes e um falso com os dados da verdadeira proprietária do veí-culo apreendido com os autores.

Outras provas foram conseguidas na sequência. Neves autorizou a en-trada em sua residência, localizada no bairro dos Ingleses, onde foi encon-trado diversos documentos de outros veículos, bem como várias procura-ções e cópias de documentos. Os auto-res foram presos em flagrante delito pela prática do crime de estelionato.

Após o término dos procedimen-tos, os homens foram encaminhados à Central de Triagem do Estreito, e Jaqueline ao Presídio Feminino.

Page 7: Jornal Informe - Edição 161

A 07

especial quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

a Casa da memória de florianópolis, unidade cultural da fCffC, dispõe de várias obras sobre franklin Cascaes,

elaboradas por autores e pesquisadores locais

Há 104 anos nascia franklin CascaesObra do pesquisador catarinense já inspirou dezenas de livros, filmes, espetáculos teatrais, contação de histórias e exposições

pesquisador

aCerVo da Casa da memória

franklin Cascaes

É muito difícil falar sobre cultura popular em Florianópolis sem

mencionar a obra de Franklin Joa-quim Cascaes, professor e pesquisa-dor que dá nome à Fundação Cul-tural de Florianópolis. Se estivesse vivo, Cascaes completaria hoje 104 anos. Durante quase quatro déca-

das, o artista dedicou-se a estudar e registrar em papel, argila e outros materiais temas como costumes, crenças, brincadeiras e tradições envolvendo o homem do litoral ca-tarinense. Franklin Cascaes faleceu em 15 de março de 1983.

A Casa da Memória de Floria-

nópolis, unidade cultural da FCFFC, dispõe de várias obras sobre Franklin Cascaes, elaboradas por autores e pesquisadores locais. Já o rico acer-vo deixado pelo artista encontra-se sob guarda do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Oswaldo Rogrigues Cabral.

FRANKLIN CASCAeS

TALeNTO PARA AS ARTeS

PReSeRVANdO A CULTURA

Franklin Joaquim Cascaes nasceu na primavera, em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, no continente. Filho mais velho entre 12 irmãos, aprendeu desde pequeno os afazeres que garantiam o sustento da família. Além de lidar com o engenho de açúcar e de farinha de mandioca existente na propriedade, sabia fazer balaios, tipitis, cordas de cipó, cercas de bambu, remos, gererés, tarrafas...

Mas, entre todas as atividades e conhecimentos que dominava, o que mais gostava de fazer era rabiscar desenhos usando carvão, ou moldar bonecos imitativos das imagens dos altares e miniaturas de bichinhos de cerâmica feitos nas olarias. Também tinha grande curiosida-de pelas histórias sobre bruxas:

“Meus avós tiveram muitos escravos, era gente muito rica, mo-

ravam em Itaguaçu, ali no outro lado da baía Sul. Meus bisavós foram os primeiros colonos a chegar ali. Uns parentes tinham engenho de farinha; e meus pais tinham charqueado, porcos, redes e canoas, aquela coisarada toda. Eles tinham muitos trabalhadores e muitos escravos. Ainda encontrei toda aquela gente lá. Então fui ouvindo essas histórias todas e fui gostando, escutando...”

O talento de Cascaes foi desco-berto na Semana Santa de um ano qualquer da década de 20, quando a Praia de Itaguaçu ganhou uma série de esculturas, retratando a Via Sa-cra. O respeitado professor Cid da Rocha Amaral, diretor da Escola de Aprendizes e Artífices de San-ta Catarina, ficou encantado com o que viu e quis conhecer o autor da proeza. Encontrou um adolescente tímido, que tivera uma rigorosa edu-cação religiosa.

Franklin beirava os 20 anos e nunca havia entrado em uma sala de aula. Seu pai achava que estudar era algo delicado demais e que o homem de verdade tinha que trabalhar na roça. Vencida a resistência paterna, Franklin aproveitou o incentivo para recuperar o atraso e iniciar seus es-tudos, até que em 1941 tornou-se professor da antiga Escola Industrial de Florianópolis.

“Passei a empregar a arte que estudei. A nossa oficina era cheia de artes. Foi tudo jogado fora, não sobrou nada para contar a história. Na Segunda Guerra foi criada uma oficina para fazer material bélico e a nossa oficina foi jogada no lixo. Qua-se morri de paixão...”

Nos anos 1940, quando sua idade buscava fervorosamente a novidade e a modernidade invejada por outras cidades, Cascaes, ao contrário, como que pressentindo os novos tempos, correu – na contramão da história, em busca do passado e da tradição secular que começava a entrar no seu ocaso. No sentido contrário ao de seu tempo retornou ao mundo rural, muitas vezes acompanhado de sua amada mulher, Elizabeth.

Durante 40 anos, ele pesquisou diversos temas envolvendo o homem do litoral catarinense e as comunida-des pesqueiras da Ilha de Santa Ca-tarina, registrando tudo num traba-lho quase arqueológico. Resgatou os fragmentos de uma tradição que já vinha se estilhaçando, com a chegada de um vento mais forte que o nosso vento sul: o do progresso. De forma quase solitária, trabalhou incansa-velmente recolhendo as histórias, rabiscando a mitologia, desenhando as formas, moldando as figuras, e mostrando domínio nas várias artes. Só não foi condenado ao insuces-so pela persistência teimosa e pelo sentimento de que lidava com o seu próprio passado e com uma tradição que amava.

Os presépios construídos por Franklin Cascaes, feitos com as fo-lhas da piteira, e montados sob a lendária figueira da Praça 15 de Novembro, iniciaram uma tradição. “Seo Francolino”, como o conhe-ciam os pescadores, dizia:

“Tive que deformar o Barroco porque foi a única forma de dar gra-ça àquela beleza rústica, a figura do colono açoriano. Tive que recriar o Barroco para poder representar as pessoas do interior da ilha. O homem está se destruindo. Ele pensa que é o senhor absoluto da Terra. Não é! Sobre ele está a natureza comandan-do, ele é exclusivamente um produto da natureza, como são as aves, como são os outros animais”.

“Tive a felicidade de ser um dos primeiros a penetrar no interior da Ilha de Santa Catarina, antes mes-mo de terem lá chegado os massivos meios de comunicação. Em alguns lugares não havia instalação elétrica, nem estradas, o que fazia com que as comunidades vivessem um mundo próprio, longe das influências dos centros urbanos, permitindo que suas vivências e manifestações se manti-vessem livres de alterações provoca-das por agentes externos”, dizia.

A pesquisa de Franklin Cascaes resultou em 42 conjuntos temáticos formados por esculturas de pequeno porte representativas de figuras, fer-ramentas, instrumentos, utensílios e também maquetes de engenhos de fa-rinha, rancho de pescadores e outros objetos confeccionados em diferentes

materiais. Além das esculturas, o ar-tista deixou mais de 1500 desenhos e centenas de anotações, além de recor-tes de jornais, cadernos dos tempos da escola, entre outros documentos.

De forma detalhada, Cascaes re-gistrou costumes, crenças e tradições e características populares referen-tes à vida dos colonos que habitaram a Ilha de Santa Catarina. Sua arte e sua genialidade são uma das maiores contribuições para o resgate e pre-servação da identidade cultural do município de Florianópolis. O acervo deixado pelo folclorista encontra-se hoje no Museu Universitário Pro-fessor Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC, numa coleção que leva o nome de sua esposa, a Professora Elizabeth Pavan Cascaes,

O nome da Fundação Cultural de Florianópolis é uma justa homenagem a esse artista catarinense, historia-dor, pesquisador, ecologista, e folclo-rista, que dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, usos e costu-mes dos colonos que habitaram a Ilha de Santa Catarina. Franklin Cascaes faleceu na tarde chuvosa do dia 15 de março, no final do verão de 1983.

Page 8: Jornal Informe - Edição 161

A 08quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012 geral

acatmar presente no segundo maior salão náutico do mundoO presidente da entidade, Leandro “Mané” Ferrari, proferiu uma palestra a convite de Pietro Celi, ministro do desenvolvimento econômico daquele país

naVegaÇÃo

encontro da educação reúne educadores

Celesc busca novos sócios para geração de energia

diVulgaÇÃo/informe

diVulgaÇÃo/informe

presidente da entidade leandro mané ferrari

objetivo da Celesc é variar a produção de energia

A Acatmar, Associação Catarinen-se de Marinas, participou na úl-

tima semana do 52º Salão Náutico Internacional, em Gênova, na Itália. O presidente da entidade, Leandro “Mané” Ferrari, proferiu uma pales-tra a convite de Pietro Celi, minis-tro do Desenvolvimento Econômico daquele país, e da União Italiana de Estaleiros, Indústrias Náuticas e Afins, Ucina.

Ele integrou a delegação catari-nense coordenada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Co-balchini, e pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, José Carlos Rauen, para participar do seminário no qual apresentou os potenciais econômicos

e turísticos do Estado.Na ocasião, Ferrari mostrou a

representantes do setor náutico de todo o mundo as iniciativas da Acat-mar para incrementar a atividade no litoral catarinense, em especial o projeto “Biguaçu Polo Náutico” de-senvolvido pela Prefeitura Municipal de Biguaçu e lançado pelas Secre-tarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que visa qualificar o município, pela sua histórica vocação náutica, a receber novos investimentos no setor.

“Abordamos a força do nosso as-sociativismo e divulgamos o potencial náutico que possuímos, com o objetivo de trazer novas empresas para o nosso Estado”, afirma Ferrari.

Mais de 90 educadores, entre su-pervisores e integradores de Gestão de Pessoas, das 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds), participaram terça-feira e quarta-feira passada, da capacitação para receberem orienta-ções para o próximo ano letivo. O even-to ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SED) e foi aberto pelo secretário Eduardo Deschamps e pela diretora de Gestão de Pessoas da SED, Lúcia S. Gorges. Após o término da capacitação, os participantes repas-sarão as orientações aos diretores das 1.112 escolas da rede pública estadual.

Os participantes receberam orien-tações sobre os procedimentos para a chamada e posse dos professores apro-vados no concurso de ingresso, prevista para o início de fevereiro de 2013. A lis-tagem dos classificados será divulgada no dia 29 de novembro nos sites www.sed.sc.gov.br e www.acafe.org.br.

Pelo cronograma da Secretaria, nos dias 26 e 27 de novembro será elaborado o cadastramento das vagas, por unidade escolar, dos classificados no concurso; 28 de novembro, publi-cação no Diário Oficial (DO) e divul-gação das vagas; 3 e 4 de dezembro, chamada dos professores; e no dia 29 de dezembro, a publicação no DO do Ato de Nomeação dos professores

classificados que escolheram vagas.As orientações também focaram

o calendário escolar e distribuição de aulas para 2013. Também foi repas-sado o cronograma de matrículas, que iniciam no dia 22 de outubro e encer-ram no dia 5 de novembro, e a entur-mação (organização das turmas), que ocorrerá de 6 a 25 de novembro.

Conforme o calendário escolar, estipulado pela SED, o início do ano letivo com o professor será no dia 4 de fevereiro e, com o aluno, no dia 14. O recesso escolar para os estudantes ocorrerá de 22 de julho a 4 de agosto. De 22 a 26 de julho, será realizada uma formação continuada para ges-tores e professores. O período de pla-nejamento para os educadores será de 29 de julho a 2 de agosto. As aulas reiniciarão em 5 de agosto e o térmi-no do ano letivo, em 20 de dezembro.

Além desses temas, os participan-tes do Encontro de Gestão de Pessoas receberam orientações detalhadas so-bre a distribuição de aulas para pro-fessores efetivos, autorização para completar regime de trabalho em ou-tra escola, alteração de carga horária, distribuição de aulas excedentes para o professor efetivo e alteração de carga horária dos assistentes técnicos peda-gógicos e assistentes de Educação.

Com o objetivo de ampliar e in-crementar seu portifólio de negócios, a Celesc acaba de lançar chamada pública para celebração de parce-rias com investidores interessados na construção de novos empreendimen-tos de geração de energia elétrica.

O modelo proposto prevê parce-rias na modalidade de Sociedade de Propósito Específico (SPE) com par-ticipação da Celesc Geração limitada a 49%. As futuras SPEs atuarão na construção e/ou operação de usinas e não há restrição quanto à fonte, nem quanto à localização do empreendi-mento. "A abertura da chamada pú-blica ocorre num momento importante para o setor e reforça nosso posiciona-mento estratégico que está embasado na expansão do nosso parque gerador e na diversificação das fontes explora-das, tendo em vista que poderemos nos associar a projetos não só hidrelétricos, como também, fotovoltaicos, eólicos e térmicos, e que nos possibilita, ainda, a sociedade com empreendimentos lo-calizados fora de Santa Catarina, caso isso seja estratégico para o grupo Ce-lesc.", comenta Andre Rezende, Diretor de Relações com Investidores, Partici-pações e Novos Negócios.

O edital com as informações re-ferentes à Chamada Pública está dis-

ponível no site da Celesc Geração. Os interessados em formar parceria de-verão declarar sua intenção mediante encaminhamento de Carta de Apre-sentação, conforme modelo no Anexo I, observadas as Condições de Parti-cipação, Procedimentos e Disposições Gerais do Anexo II, do Edital Chama-da Pública no 001/2012, disponível no site da Celesc Geração em Oportu-nidades de Negócios > Parcerias.

Mais – A Celesc Geração participa,

atualmente, de cinco SPEs, responsá-veis pela construção de sete PCHs. Três delas (Prata, Belmonte e Rio das Flo-res) já estão em operação comercial, a PCH Rondinha começou a ser constru-ída no último mês de julho e deve ser finalizada em 2013 e outras três PCHs (Xavantina, Painel e Campo Belo) es-tão em fase de projeto e licenciamento ambiental. A potência instalada dessas usinas soma 56,47 MW e a cota da Ce-lesc Geração corresponde a 17,54 MW.

Page 9: Jornal Informe - Edição 161

A 09

Variedades quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

LUA: estudo aponta indício de que impacto gigante pode ter formado a lua. isótopos de zinco pesados foram encontrados em pedras lunares. pesquisa foi publicada na 'nature' na quarta-feira (17).

HOROSCÓPOD0DIA

CRUZADINHARESUMODENOVELA - Quinta-feira

Áries - 21/03 a 20/04 Persiste a harmonia entre

Lua e Mercúrio e sua sensibilidade continua aflorada para assuntos mais profundos e que demandam maiores reflexões. Aproveite para se planejar e extrair aprendizados de suas recentes experiências. Re-serve um momento para cuidar do seu patrimônio.

Touro - de 21/04 a 20/05 A energia da Lua continua

transitando por sua sétima casa, deixando seus relacionamentos pessoais em evidência. A conjun-ção com Mercúrio sugere uma fase excepcional para buscar en-tendimento com as pessoas, seja por meio de acordos ou de simples diálogos.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Persiste o encontro entre

Lua e Mercúrio, em sua sexta casa, ampliando seu senso crítico para questões relacionadas à saúde e qualidade de vida. Uma postura diplomática tende a fazer a dife-rença em suas relações de trabalho, auxiliando também na condução de processos.

Câncer - de 21/06 a 22/07 Permanece a conjunção

Lua-Mercúrio, em sua quinta casa, e as atividades ligadas ao intelecto tendem a ser altamente estimulan-tes. Sua atividade mental está em alta, facilitando sua atuação no âmbito social. Que tal promover encontros com quem você gosta de conversar?

Leão - de 23/07 a 22/08 O ambiente familiar conti-

nua sendo propício para o repouso e para as atividades mais introspec-tivas. Bom momento para alcançar paz e tranquilidade e colocar os pensamentos em ordem, já que per-siste a conjunção Lua-Mercúrio. Momento de maior sintonia com as pessoas íntimas.

Virgem - de 23/08 a 22/09 A energia lunar eleva seu po-

tencial criativo ao transitar por sua área de comunicação, ampliando sua percepção e trazendo-lhe boas ideias. A conjunção com Mercúrio continua lhe deixando mais habili-doso para lidar com as pessoas, já que sua capacidade de argumenta-ção faz a diferença.

Libra - de 23/09 a 22/10 A harmonia entre Lua e

Mercúrio continua favorecendo seu senso prático e sua capacidade em-preendedora para levar adiante os projetos financeiros. Seu senso crí-tico está em alta, por isso aproveite para definir prioridades. Planejar--se é essencial, sobretudo ao lidar com investimentos de maior porte.

Escorpião de 23/10 a 21/11 A Lua transita por seu signo

e persiste na harmonia com Mer-cúrio, fortalecendo seus ideais e lhe trazendo maior determinação para abraçar seus objetivos. O momento beneficia suas relações sociais, já que você tende a se mostrar mais eloquente e receptivo. Defenda suas ideias!

Sagitário -de 22/11 a 21/12 Lua e Mercúrio permane-

cem harmonizados em sua área de crise, ajudando-lhe a compreen-der tanto seus sentimentos quanto o que se processa ao seu redor. É momento de deixar para trás o que está obsoleto em sua vida, olhando para o futuro com mais entusiasmo e otimismo!

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 O dia promete boas conver-

sas ao lado de amigos, já que a Lua transita por sua área de amizades e permanece a conjunção com Mer-cúrio, favorecendo o entendimento mútuo. O momento é positivo para realizar atividades de lazer em gru-po e que estimulem o senso de equi-pe. Divirta-se!

Aquário - de 21/01 a 19/02 A passagem da Lua por sua

área profissional, em conjunção com Mercúrio, amplia sua percep-ção frente às oportunidades, além de funcionar como um indutor da sua inteligência e criatividade. Você tende a responder com rapidez aos estímulos, colaborando para um dia altamente produtivo!

Peixes - de 20/02 a 20/03 Lua e Mercúrio permane-

cem associados em sua nona casa, motivando-lhe a se dedicar aos estudos e a ampliar seus conhe-cimentos. Se já estiver em algum projeto, é momento de se aprofun-dar. Viagens lhe trarão boas opor-tunidades de expandir sua mente frente a novas abordagens!

23H00, NA GLOBO 18H00, NA GLOBOZé Maria é gentil com Isabel. Guerra quer publicar uma entrevista com Zé Maria. Bonifácio exige que Praxe-des tome uma atitude contra o jornal de Guerra. Eulália acompanha Teresa à biblio-teca. Quequé descobre que Neusinha pegou o convite que Frederico lhe deu. Edgar con-ta para Laura que confirmou a Albertinho a paternidade do filho de Isabel. Eulália convence Praxedes a proibir Sandra de fazer suas pesqui-sas. Chico incentiva Zé Maria a reatar com Isabel.

Lia não gosta que Orelha fale mal de Dinho. Nando implica com Marcela. Lia dá aula de guitarra para Gil. Bárbara reclama por ter reatado com Nando. Fatinha chama Ju para conversar, mas na ver-dade é um plano para que ela encontre Dinho. Nélio vê Ju sair com Dinho. Rita repreen-de Bruno por não apoiar Ju. Marcela e Lorenzo começam a se entender. Bárbara coloca Alice contra Mário. Dinho e Ju ficam juntos. Lorenzo e Marcela se beijam. Fatinha decide deixar a casa de Dinho para não interferir em seu re-lacionamento com Ju.

Não perca as emoções dos últimos capítulos de Avenida Brasil!

Isabel visita Danilo no hospi-tal e propõe que ele vá para sua casa. Pressionado por Madame Zenaide, Norberto faz as vontades de Diva. Vio-leta sugere que Osório trate Vinagre com menos regalias. Zé Maria inicia mais uma gravação. Luiza se inscreve no curso de artes plásticas. Duílio acompanha Plínio em uma sessão de fotos e falta ao trabalho com Aragão. Nor-berto se espanta ao saber que Danilo sobreviveu.

21H00, NA GLOBO 22H30, NA RECORD

19H00, NA GLOBO

Roberta descobre que o valor pago pelas ações de Vitório sumiu. Carolina se faz de ví-tima para Juliana. Fábio fala para Felipe que precisa resol-ver seu problema com Caroli-na. Vânia desmente a versão de Carolina, e Manoela fica furiosa. Carolina descobre o segredo de Juliana. Charlô fica intrigada com o compor-tamento de sua neta mais ve-lha. Otávio tenta se disfarçar ao chegar ao local secreto. Nieta se preocupa com Caro-lina. Roberta conclui que Otá-vio não pagou pela compra das ações. Veruska procura documentos para Otávio no escritório de Dino. Felipe leva Fábio à casa de Carolina. Se-míramis fica encantada com Nenê.

VEM AI A PRÓXIMA NOVELA DAS 21H00, NA GLOBO

Page 10: Jornal Informe - Edição 161

quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012 A 10

esporte nacionalEduardo Ribeiro esporte nacionalEduardo

stjdDepois de uma série de treinos na semana passada, Job-

son faltou ao trabalho na segunda-feira. Ele era esperado à tarde no Engenhão, mas não compareceu para dar sequência à recuperação de uma lesão na coxa direita. Na terça-feira, o jogador apareceu às 12h30m, uma hora antes do previsto.

Na sexta-feira, Jobson foi ao encontro do médico Roberto Hallal, que o acompanhou no começo do ano, quando voltava da suspensão por doping. O atacante não atua desde o dia 6 de julho, quando deixou o Barueri, alegando falta de adap-tação. Ele tem contrato com o Botafogo até junho de 2015, mas não tem previsão de ser reintegrado ao elenco.

mais um vaciloA regra do Código Mun-

dial Antidoping diz que quan-do um jogador é sorteado para fazer o exame após um jogo ele deve ir diretamente à sala de coleta ao deixar o gramado. Porém, não foi isso que Juninho Pernambucano, do Vasco, Juan, do Santos, e

Ricardo Berna, do Fluminen-se, fizeram em diferentes par-tidas do Brasileirão. Antes de irem para o controle, os atle-tas foram ao vestiário e, por isso, foram denunciados pelo STJD. A punição varia de uma advertência a dois anos de suspensão.

CoritibaO Coritiba tem onze pon-

tos para a zona do rebaixa-mento e pode chegar a qua-torze até o final da rodada. Porém, a tranquilidade que o elenco coxa-branca pas-sa no Brasileirão não quer dizer relaxamento na com-petição. A comissão técnica trabalha unida na pregação de que o risco de queda ain-da não acabou. Restam oito rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e

a intenção coritibana é al-cançar, pelo menos, os 46 pontos.

Contra o Náutico, o Coxa pode vencer pela quarta vez seguida na com-petição, além de ultrapas-sar a importante marca de 40 pontos. Além disso, significa mais uma gordura antes de enfrentar adversá-rios que brigam por título ou vaga na Taça Libertado-res da América.

torcedor palmeirense O ex-supervisor de condomínio Adaílton Alves é só

mais um entre milhões de palmeirenses que querem ver o Palmeiras fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro - ocupa a 18º colocação com 26 pontos em 30 jogos. Mas este baiano de 28 anos foi mais longe. Depois de ver de perto a queda do Palmeiras em 2002, em Salva-dor, o torcedor pediu demissão do emprego quando perce-beu que o time de seu coração poderia ter o mesmo destino nesta temporada após o título da Copa do Brasil.

No ano passado, um proble-ma: na saída de um treino, as jogadoras do Osasco re-solveram poupar tempo e seguiram para o hotel sem trocar de roupa. Ao sal-tarem do ônibus, algumas foram direto fazer compras e viraram alvos de olhares indignados e até de palavras ofensivas pelas ruas. No pri-meiro momento, não enten-

deram. Depois, no entanto, perceberam que a confusão toda era por usarem shorts e camisetas no passeio, algo contra os costumes locais. De volta à capital do Qa-tar para a disputa de mais um Mundial, as meninas da equipe paulista tentam se adaptar às diferenças para evitar um novo incidente cultural no país.

Choque cultural

mercado da bolaA cotação de Paulinho segue em alta na Europa. Na ter-

ça-feira, o jornal inglês Daily Mirror informou que o Chelsea prepara uma proposta pelo volante do Corinthians, autor de um gol na goleada do Brasil sobre o Japão por 4 a 0. Por outro lado, o meia Malouda, sem espaço nos Blues, estaria na mira do Santos. A diretoria do Peixe, porém, nega manter conversas com o francês.

Para acertar com Paulinho, o Chelsea terá de vencer a concorrência do Inter de Milão, que já demonstrou interesse no jogador do Timão. Entretanto, caso chegue a um acordo, só poderá contar com o meio-campista em janeiro de 2013.

figueiraJá sentindo o peso e a textura da corda no pescoço, o Fi-

gueirense tem ainda oito jogos para fazer o que não fez na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 97% de risco de cair para a segunda divisão do futebol brasileiro, o time precisa vencer mais seis partidas, número máximo de triunfos até ago-ra. Por isso, o discurso mudou no Orlando Scarpelli. O técnico Márcio Goiano abandona o ‘pensar jogo a jogo’ e coloca a ne-cessidade de sobrevivência que o time tem até a última rodada do campeonato nacional.

A seleção brasileira termi-nou sua passagem de nove dias pela Europa com duas goleadas, dez gols marca-dos, nenhum sofrido e com Kaká em franca recupe-ração do seu bom futebol. Muito embora as vitórias te-nham sido sobre adversários mais fracos, como Iraque e Japão, Mano Menezes vê ótima evolução no nível do

seu time.O técnico verde e amarelo, aliás, foi questionado por es-trangeiros sobre um possível encontro com a Espanha, primeira seleção no ranking da Fifa. Na 14ª colocação, a pior de sua história, o Brasil pode encarar os atuais cam-peões do mundo na Copa das Confederações, em 2013, em solo brasileiro.

seleção brasileira

Ainda envolvido na disputa por uma vaga na Libertadores, o Vasco iniciou seu planejamento de reforços para 2013. Na noite da última terça-feira, o diretor de futebol Daniel Frei-tas esteve no Estádio Heriberto Hulse para assistir à partida entre Criciúma e ABC, pela Série B do Brasileirão. O obje-tivo foi observar o meia Lucca, que é um dos destaques da equipe catarinense na competição e já foi sondado no meio da temporada.

possível reforço

Page 11: Jornal Informe - Edição 161

A 11

esporte quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012

TIRAGEM 4 milCONTATORua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

seleÇÃo: o retorno de Kaká ao time brasileiro foi considerado de bom nível e mano menezes já o considera

como futura referência da equipe.

avaí é bicampeão do citadino de futebolLeão conseguiu o título de forma invicta

infantil

O infantil do Avaí derrotou o Fi-gueirense pelo placar de 4 a 0

e sagrou-se Bicampeão Citadino de forma invicta. A partida foi realiza-da na tarde desta segunda-feira, dia 15, no CT do Cambirela, na Palhoça.

Na somatória dos jogos da fase final (ida e volta), o Avaí aplicou 6 a 0 em seu maior rival. A conquista

foi na casa dele, mas a comemoração aconteceu na Ressacada!

Estiveram em campo Igor; Ro-drigo (Igor), Dedé, Gabriel (Fabian) e Mateus Issa; Maurício (Cleysson), Luiz Gustavo, Renan e Juninho; Lico (Dionathã) e Baiano.

Os gols da vitória foram anotados por Juninho, duas vezes, e por Baia-

no e Lico, uma vez cada.O infantil do Avaí teve uma partici-

pação fantástica na competição. Foram 12 jogos, sendo 11 vitórias e apenas um empate. Sem perder se quer um jogo, o Avaí sagrou-se Campeão. Foram mar-cados 88 gols e sofridos apenas seis. Os artilheiros da competição foram Lico, com 19 e Cleysson, com 14.

diVulgaÇÃo/informe

infantil do avaí: Campeão Citadino

Basquete infanto juvenil do avaí

Basquete do avaí representou florianópolis no jasC

Basquete do avaí é campeão do jasC

Foi realizado no último fim de semana, na cidade de São Ludgero, no Sul do Estado, o regional Sul do JASC. A competição classificou os dois primeiros colocados de cada modalidade para a etapa estadual que acontecerá na cidade de Caça-dor, no mês de novembro.

No basquete masculino, apenas

três equipes disputaram as duas va-gas. Na sexta-feira, dia 12, Içara venceu Criciúma por 62 a 51. No sá-bado, Florianópolis venceu Criciúma por 56 a 52. No domingo, dia 14, valendo o título da competição, Flo-rianópolis venceu Içara por 79 a 47.

Os destaques foram para os atle-tas Anderson Flach e Joel Burger

cestinhas da competição.“A equipe contou com 100% de

atletas formados na base. Isto mos-tra que o trabalho de base realizado está dando frutos” comemora Kênyo Nunes, técnico da equipe.

A equipe de Florianópolis foi re-presentada pela equipe do ADIEE/AVAÍ/FME.

Sub 17 na decisão

Criciúma sediará JABS 2013

A equipe ADIEE/AVAÍ/FME de basquetebol masculino embarca nes-ta quarta-feira, dia 17, para a cidade de Joinville para disputar o Hexago-nal Final do Campeonato Estadual da categoria sub 17. As finais terão inicio hoje e terminam no sábado.

A disputa será composta por seis equipes, sendo quatro da chave A e duas da chave B. Os times jogam to-dos contra todos e a equipe que obti-ver o maior número de vitórias será

declarada campeã.Os classificados na Chave A são:

AABJ/Joinville, ADIEE/AVAÍ/FME, AJAB/Jaraguá e Bandeirantes/Brus-que. Da Chave B, classificaram-se: Clube Xaxim e ACOB/Concórdia.

A equipe avaiana terminou a etapa de classificação na segunda posição da chave A, com 12 vitórias em 16 jogos. A equipe de Joinville teve a melhor campanha, com 15 vitorias em 16 jogos (única derrota foi para equipe do Avaí).

Quarta – Avaí x Xaxim (Ginásio Cau Hansen)Quinta – Avaí x Concórdia (Ginásio Cau Hansen)Quinta – Avaí x Brusque (Ginásio Cau Hansen)Sexta – Avaí x Jaraguá (Ginásio Bom Jesus)Sábado – Avaí x Joinville (Ginásio Bom Jesus)

HeXAGONAL FINAL

O município de Criciúma será sede no ano que vem da 22ª edi-ção dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs).A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17), em reunião reali-zada em São Paulo com dirigentes dos estados participantes da compe-tição. Os 22º JABs estavam inicial-mente marcados para Campo Grande (MS), que alegou “motivos técnicos” para desistir do evento e sugeriu a realização no município catarinense.

Os 22º Jabs deverão ocorrem na segunda quinzena de maio e terão or-ganização da Fesporte. Segundo Adalir Pecos Borsatti, presidente da Fesporte, a decisão dos dirigentes pela realização dos jogos em Santa Catarina foi unâni-me. “Os JABs hoje têm a participação de 10 estados e nossa intenção é que a edição do ano que vem tenha 15, inclu-sive com a participação de mais estados do Nordeste”, salientou.

Nos dias 29 e 30 de novembro haverá uma reunião em Florianópo-lis com o objetivo de acertar detalhes sobre logística, programação e regu-lamento dos JABs em solo catarinen-se. “Neste encontro teremos repre-

sentantes dos estados participantes e enviaremos convites a dirigentes do Ministério do Esporte para estarem presentes, pois nossa ideia é fazer um evento diferenciado, com maior visibilidade e de grande qualidade”, destacou o dirigente.

Participaram da reunião em São Paulo os representantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. Além dos campe-ões destes estados, também disputam os JABs atletas do Mato Grosso e de Minas Gerais.

Os Jogos Abertos Brasileiros re-únem anualmente cerca de 1,2 mil atletas que disputam as modalidades de futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, natação, atletismo e judô. Os JABs têm a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os estados, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional. Neste ano, a competição foi realizada em Vitória (ES) tendo São Paulo como campeão geral.

Page 12: Jornal Informe - Edição 161

A 12quinta-feira 18 de OUTUBRO de 2012 Contra-capa

Fale com o 3371-9643 3209-9643

Anuncios | Classificados | Assinaturas

O secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta

segunda-feira (15) representantes das comunidades do Alto Ribeirão e Pântano do Sul, que vieram acompa-nhadas do vereador Celso Sandrini. Ele destacou que reuniões deste tipo tem sido uma prática comum desde que a Secretaria da Saúde de Flo-rianópolis passou a adotar, a partir de 2006, a metodologia de ouvir a população através de seus represen-tantes. "É este contato direto que nos

secretário de saúde recebe comunidades do sul da ilha

Grupo trouxe ao secretário da Saúde da capital, Clécio espezim reivindicações na área da Saúde

Comunidades sairam satisfeitas da reunião

diVulgaÇÃo/informe

audiÊnCia

permite ter um quadro real daquilo que os usuários desejam de fato”, co-mentou o titular da pasta.

Ele aproveitou a reunião para re-latar que nos últimos dois anos o nú-mero de médicos contratados superou o dos que pediram exoneração. Ele lembrou que o salário pago em Flo-

rianópolis supera ou equivale ao de outros municípios da região. “Em oi-tos anos 220 novos médicos passaram a integrar a nossa Rede de Saúde, se há faltas isto acontece de forma pon-tual e logo se tem uma solução para o problema”, destacou o secretário.

Falando sobre a questão de pro-

fissionais ele criticou a legislação fe-deral em vigor que dá prazo de até 45 dias para que um candidato apro-vado num concurso público confirme se deseja ou não assumir o cargo. “Se uma pessoa esperar até o final do prazo para dizer que não deseja ingressar nós somos obrigados a dar

o mesmo tempo a próximo classifica-do, com isso quem perde é a socieda-de”, lamentou ele.

Ainda segundo o secretário entre 2005 e 2011 foram realizados cinco Concursos Públicos para contratação de médicos e outros profissionais. No mes-mo período aconteceram 16 Processos Seletivos (por tempo determinado) ape-nas para a contratação de médicos. “É claro que nós sabemos que ainda falta muito a ser feito, mas não se pode negar o que já foi feito”, afirmou ele.

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

22 12º

Tempo Hoje

REDE DE JORNAIS

PÁG A08

PÁG A07

PÁG A11

PÁG A05

PÁG A05

PÁG A07

QUARTA-FEIRA 13 DE JUNHO DE 2012 . ANO 1 . NO 77 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

Campanha contra a Poliomelite começa em Florianópolis

III Seminário faz doação de 200 quilos de alimentos

Conselho deliberativo homenageia Figueirense

Participa da abertura da 12ª Conferência Anpei

Vereador Badeko quer proibir captura de isca viva

DIVULGAÇÃO/INFORME

A iniciativa do Quarta na Praça é da Prefeitura de São José e da Fundação

Municipal de Cultura e Turismo para democratizar o acesso à cultura

Música sertaneja e apresentação artística para Forquilhinha

QUARTA NA PRAÇA

Objetivo é tornar o sistema mais eficiente e barato,

permitindo que somente uma empresa ou consórcio possa

oferecer o serviço na Capital

Prefeitura estuda licitação de nova modalidade

TRANSPORTE COLETIVO

PÁG A06

DIVULGAÇÃO/INFORME

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

29 14º

Tempo Hoje

REDE DE JORNAIS

FIM DE SEMANA 30 DE JUNHO, 1, E 2 DE JULHO DE 2012 . ANO 1 . NO 89 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

Ladrões se dão mal ao arrombar veículo em SJ

Avaí faz último treino na Bahia

Figueira pronto para enfrentar o Palmeiras

Afonso Silva disputa vaga na Câmara de São José

Presidente da Câmara garante que não haverá aumento

PÁG A12

PÁG A11

PÁG A11

PÁG A05

PÁG A05

PÁG A6/7

DIVULGAÇÃO/INFORME

Pinto da Luz é o vice de Gean Loureiro

DUPLA COMPLETA

Chapa pura do PMDB privilegia conteúdo e aposta em oito anos de

realizações para continuar no comando do executivo municipal.

Ainda que nos oito anos de governo Dário Berger (PMDB) Florianópolis tenha sido considerada o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país, a

primeira do estado e a terceira do país em inclusão digital, um dos principais pólos tecnológicos do Brasil, além de receber vários prêmios nas áreas de

educação e saúde, na opinião do candidato a vice-prefeito Rodolfo Pinto da Luz, ainda falta muito a fazer.

Informegrande florianópolis

23 7º

Tempo Hoje

rede de jornais

quinta-feira 12 de JULHO de 2012 . ANO 1 . NO 97 - | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

avaí focado no CrB

supermercado é arrombado durante a madrugada

inflação para consumidores da terceira idade tem leve alta

pág a11

pág a12

pág a05

pág a06

pág a08

O treinamento de combate a emergências envolveu as unidades João

Francisco Garcez e Antônio Paschoal Apóstolo

Bombeiros Militar promovem simulações contra incêndios

na esCola

A casa ainda estava em fase de acabamentos da obra

e sofreu um deslizamento, em virtude de falhas no seu

projeto estrutural, chocando-se com a propriedade de

um vizinho, localizada nos fundos do terreno

FALHA estrUtUrAL PrOvOcA desLizAmeNtO e demOLiçãO de cAsA

Biguaçu

técnicos acompanharam a demolição na manhã de ontem

divulgação/inforMe

GRANDE FLORIANÓPOLIS24 16º

Tempo HojeREDE DE JORNAIS

FIM DE SEMANA, 11,12 E 13 DE AGOSTO DE 2012 . ANO 1 . NO 119 - | E-mail: [email protected]

PÁG A11

PÁG A06

PÁG A11

PÁG A08

PÁG A07

SÃO JOSÉ Campeonato de Skate

SERIE AFigueira busca primeira vitória fora de casa

EDUCAÇÃO Ensino Médio Inovador apresenta projetos

INFORMEQUADRO DE MEDALHAS

InformeOlímpicoformeformeOlímpicoforme

PAÍS OURO PRATA BRONZE TOTAL

1º ESTADOS UNIDOS 41 25 26 92

2º CHINA 37 25 19 81

3º REINO UNIDO 25 15 16 56

28º BRASIL 2 2 7 11

Chegou o grande dia

Campeão voltouEstamos na final contra a poderosa Rús-sia que, embora derrotada pelo Brasil na 1ª fase, tem um time melhor.

24 16ºempo oje

FIM DE SEMANA, 11,12 E 13

PÁG A11

INCampeão voltou

final contra a poderosa Rús-sia que, embora derrotada pelo Brasil na 1ª fase, tem um time melhor.

E-mail: [email protected]

FORMEPAÍS

OURO PRATA BRONZE TOTAL

Chegou o grande dia

ATENÇÃO

328 trabalhadores do setor de confecção e dobração da empresa

foram conscientizados sobre assuntos como segurança e saúde

Projeto do SESI orienta trabalhadores da Marisol

Conscientização foi realizada por meio de atividades interativas

DIVULGAÇÃO/INFORME

SÃO JOSÉ

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

21 12ºTempo Hoje

REDE DE JORNAIS

PÁG A06

SEXTA-FEIRA 22 DE JUNHO DE 2012 . ANO 1 . NO 84 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

PM inicia

projeto sobre

saúde de

policiais

Apoia 3ª

Conferência

Estadual dos

Direitos da

Pessoa com

Deficiência

Programa

forma mais

100 alunos na

segunda-feira

Desemprego

cai para 5,8%

em maio,

mostra IBGE

DIVULGAÇÃO/INFORME

Prefeitura entrega

o novo Centro de

Saúde do EstreitoUnidade passa a ter o dobro da área anterior. Obra contou

com investimentos de mais de R$ 552 mil

ATENDIMENTOUnidade atende uma população superior a 13 mil pessoas

PÁG A12

PÁG A02

PÁG A07

PÁG A05

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

29 14ºTempo Hoje

REDE DE JORNAIS

SEXTA-FEIRA 6 DE JULHO DE 2012 . ANO 1 . NO 93 - | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

PARAJASC:

campeões vão aos

jogos de Londres

Figueira confirma

contratação de

Caio Cesar

CONTRAPONTO

Informar e opinar

PÁG A11

PÁG A02

PÁG A11

PÁG A07

PÁG A07

DIVULGAÇÃO/INFORME

Comitê de Aleitamento

Materno se reúne na SMS

Capital aderiu em 2009 à Rede Amamenta Brasil. O evento contou

com a participação do vereador Renato Geske, de representantes da

Universidade Federal de Santa Catarina, além dos integrantes da entidade

SAÚDE Vereador Renato Geske participou do evento

Josefenses ganham novas

opções de lazer e esporte

Prefeitura entregou ontem (5) o Campo de Areia da Avenida das Torres,

no Bairro Serraria, o Campo de Futebol e Iluminação do Bairro Serraria e a

iluminação e melhorias do Campo de Futebol do Flor de Nápolis

MELHORIAS

ESTAMOS CONTRATANDO

Repórter habilitado para dirigir

moto e carro. Interessados enviar

curriculum para redacaofloripa@

jornalinforme.com.br ou levar em

mãos na Rua Bernardino Vaz, 177,

no Bairro Estreito, Florianópolis. Te-

lefone para contato (48) 3240-9643.

PROCURO CASA

Para alugar no continente de

Florianópolis. Com no mínimo um

quarto e garagem para dois carros.

Contato (48) 8410-0951.

Informegrande florianópolis

23 9ºTempo Hoje

rede de jornais

seXTa-feira 20 de JULHO de 2012 . ANO 1 . NO 103 - | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

governo

federal vai

garanTir

preço mínimo

a criadores

de suínos

mec elogia

polo da

capiTal

município faz

planTão de

regularização

leão da ilha

homenageia

uribici em

goiás

fug faz

balanço de

preparação

de candidaTos

fcc realiza

oficina de

flauTa

brasileira

pág a05pág a06

pág a07

pág a12

pág a08

pág a08

pág a05

pág a08

governador assina

pavimentação do

acesso à guabiruba

primeira via da carteira

de identidade será gratuita cidadania

A determinação está na lei sancionada pela presidenta dilma Rousseff e

publicada nesta quinta-feira no diário Oficial da União

os trabalhos de pavimentação do 1,7 quilômetro da via iniciarão no pórtico de entrada da cidade e seguirão até

próximo à rótula do mercado Kohler

divulgação/informe

polícia civil

recebe novas

viaTuras e sjc

novas armas

pág a12

divulgação/informe

divulgação/informe

Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos)