jornal gazeta do estado edição 144

16
Página 4. Uma mulher de 20 anos, grávida de 9 meses, foi presa em Taubaté, no interior de São Paulo, por falta de paga- mento de pensão da filha ao ex-marido - ele detém a guarda da filha do casal, de 3 anos. A mulher foi presa na segunda-feira (07/05) e solta terça (08/05), após sua família pagar a dívida no valor de R$ 600. PALMEIRAS DE GOIÁS, JUNHO DE 2012 www.jornalgazetadoestado.com.br ANO 12 - N.º 144 Grávida é presa por não pagar pensão ao ex Foi realizado no último dia 18, sexta-feira, o lançamento das obras de recapeamento asfáltico que será feito em quase 20 bair- ros de Palmeiras. O evento acon- teceu na Praça Castelo Branco com a presença de autoridades e moradores. As obras já tiveram início no Setor Real. Pelo convênio feito entre a Pre- feitura e o Governo do Estado, serão feitos 300 mil m² de revi- talização asfáltica, ou seja, quase 50 km de recapeamento. Prefeitura lança obras de revitalização asfáltica POLÍCIA PALMEIRAS Página 7. NAZÁRIO VARJÃO EDEALINA Realizada Festa do Dia das Mães Prefeitura realiza mais uma Festa do Arroz Mais uma fábrica da Votorantim em Goiás Página 12. Página 14. Página 8. INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA COMUNIDADE

Upload: gazeta-do-estado

Post on 16-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Jornal Gazeta do Estado Edição 144

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Página 4.

Uma mulher de 20 anos, grávida de 9 meses, foi presa em Taubaté, no interior de São Paulo, por falta de paga-mento de pensão da filha ao ex-marido - ele detém a guarda da filha do casal, de 3 anos. A mulher foi presa na segunda-feira (07/05) e solta terça (08/05), após sua família pagar a dívida no valor de R$ 600.

PALMEIRAS DE GOIÁS, JUNHO DE 2012 www.jornalgazetadoestado.com.brANO 12 - N.º 144

Grávida é presa por não pagar pensão ao ex

Foi realizado no último dia 18, sexta-feira, o lançamento das obras de recapeamento asfáltico que será feito em quase 20 bair-ros de Palmeiras. O evento acon-teceu na Praça Castelo Branco com a presença de autoridades e moradores. As obras já tiveram início no Setor Real.Pelo convênio feito entre a Pre-feitura e o Governo do Estado, serão feitos 300 mil m² de revi-talização asfáltica, ou seja, quase 50 km de recapeamento.

Prefeitura lança obras de revitalização asfáltica

POLÍCIA

PALMEIRAS

Página 7.

NAZÁRIO VARJÃO EDEALINA

Realizada Festa do Dia das Mães

Prefeitura realiza mais uma Festa do Arroz

Mais uma fábrica da Votorantim em Goiás

Página 12. Página 14. Página 8.

I N F O R M A Ç Ã O A S E R V I Ç O D A C O M U N I D A D E

Page 2: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 2

OPINIÃO

Futebol SocietyA Prefeitura de Palmeiras está reali-zando a III Taça Sejel de Futebol So-ciety. A competição reune 56 equi-pes e quase 800 atletas. Os jogos estão acontecendo no Estádio Hélio Arantes.

PerguntasSe as pessoas (artistas ou não) pro-cessam a quem exibe suas fotos nuas, por que, então é que elas se permitem fotografar sem roupas e, ainda por cima, arquivam as fotogra-fias nos computadores? Gostam de correr riscos? E mais: isso não seria uma espécie de falso moralismo?

ContrastesNo Brasil é assim: filho de rico es-tuda em bons colégios particulares e quando chega o vestibular, é aprova-do nas universidades públicas, em detrimento de quem não teve uma boa preparação nos ensinos Fun-damental e Médio. Por conta da lei, que não discrimina pobres de ricos, muitas crianças ‘filhas de famílias de bom poder aquisitivo, estão ocupan-do lugares nas creches mantidas com o dinheiro público, enquanto que as mães de origem mais hu-milde, não encontram vagas para deixarem os filhos para irem ao trabalho.

AnimadosAnte a perspectiva de que, agora, está mais fácil se eleger vereador em Palmeiras devido, principalmente, ao aumento de 9 para 11 cadeiras, mui-ta gente se animou e anuncia a pré-candidatura. Há casos, por exemplo, em que numa família existem, pelo menos, três pretensos candidatos. E, em certa denominação religiosa já surgiram, a princípio, seis nomes dispostos a concorrer.

Definições a caminhoAos poucos, vai se desenhando o quadro para a sucessão do Prefeito Alberane Marques, no pleito de sete de outubro próximo. O PSDB só falta selar, em convenção, a candidatura à reeleição de Alberane. A vice na chapa deverá ficar com o vereador Vando Vitor.

Definições a caminho IIA provável adversária de Alberane deverá ser a empresária Nicinha do João Branco (PMDB).

E, que vença o melhor!As convenções partidárias, de acordo com o calendário eleitoral, terão pra-zo aberto em 10 de junho próximo e encerramento no dia 30 do mesmo mês. Aí sim, as peças do xadrez político estarão devidamente colo-cadas para o início do jogo.

Pressão...Às vésperas das eleições munici-pais aumentam-se as pressões em todas as direções: do eleitor espe-ra-se que não reeleja corruptos ou

maus administradores; dos candi-datos propostas coerentes com as realidades e planejamento, além, é claro, de campanha com nível no mínimo razoável; e da imprensa re-sponsabilidade e sanidade nas in-formações. De todos a cordialidade e prudência, já que esse momento é passageiro e apenas ideologias es-tão em debates, as vidas continuam e, na maioria dos casos a convivên-cia nas mesmas cidades.

TV Gazeta OnlineEm breve o Jornal Gazeta do Esta-do estará ampliando e melhorando atuação e raio de circulação. Outra novidade será o site do jornal na internet, novidade que irá acontecer ainda neste mês de junho. Escre-va, participe do noticioso de nossa região. E-mail: [email protected]. Site: www.jornal-gazetadoestado.com.br

Ufa! Finalmente o Campeonato Goiano de Futebol acabou. O Goiás levou o tí-tulo. Impediu, assim, o tricampeonato do Atlético, que sentiu o baque com a perda do patrocínio da Delta.

Conforme a oposiçãoAlgumas pessoas da oposição em Palmeiras ficam na internet e nos quatro cantos da cidade fazendo uma avaliação equivocada do pre-feito, que tem feito a melhor adminis-tração que o município já teve. “Nem se a gente oferecer ouro em pó para a oposição agrada”, ironiza um mo-rador.

O povo quer é açõesFalam que o prefeito não se mistura com o povo, mas entendemos que prefeito quando é trabalhador vive em busca de recursos e melhorias para esse povo e não em porta de boteco caindo de bêbado, como já aconteceu com outros administra-dores e políticos do município. Do administrador público o povo gosta é de ações e não de tapinha nas costas.

Fez muitoFalam também que o prefeito não fez muitas grandes obras. “Muitas vezes não são obras que marcam uma administração. Mas sim um bom serviço na área de saúde, edu-cação, principalmente ações para a população mais carente”. Isso e muito mais tem sido feito pela atual administração.

Valoriza sim, o servidorA oposição diz que o prefeito não valoriza o servidor público municipal. Além de conceder aumento para os trabalhadores da rede municipal, a prefeitura paga os fornecedores todo mês antes mesmo do vencimento, ao contrário de prefeitos anteriores que chegaram a atrasar a folha em até quatro meses.

EXPEDIENTE

Jornal distribuído na cidade de Palmeiras de Goiás e Região. Editado por Editora Gazeta do Estado Ltda. Rua 13, Qd.28, Lt.1B - Setor Jardim das Oliveiras - Palmeiras de Goiás . E-mail: [email protected] - Jornalista : Sílvio da Costa . Diagramação e designer: Sílvio da Costa • Contatos com a Redação do Jornal poderão ser feitas pelo Cel (64) 8404-5465 •

Representante em Edéia: Silmar Serafim (64) 9671-5556

I N F O R M A Ç Ã O A S E R V I Ç O D A C O M U N I D A D E

E X P E D I E N T E

Jornal Gazeta do Estado agora na internet

O Jornal Gazeta do Estado há 12 anos vem inovando na arte de infor-mar em Palmeiras de Goiás e Região. Ao longo da história, a nossa equipe de profissionais sempre se empenhou para levar a informação precisa e com credibilidade ao leitor. Agora, a Gaze-ta do Estado atento às novas mídias está lançando o seu site, que trará ao leitor internauta, as principais notícias em destaque, desde as locais, até os principais fatos que movem o mundo. Através do site, o Gazeta do Estado continuará presente em todos os eventos que acontecem nas en-tidades organizadas de Palmeiras de Goiás e região. O Gazeta do Estado terá uma novidade: a TV Gazeta On-line, que trará a cobertura de todas as festas e baladas que movimentam os fins de semana e a noite em Palmei-ras e região, alem de mostrar também em vídeo os benefícios e o desleixo do poder público. Estando em todos os lugares, noticiando os principais fatos e acon-tecimentos, o Gazeta do Estado cum-prirá a nossa meta maior que é de in-formar com credibilidade e rapidez o

“nosso leitor”. Nossa página na internet: www.jornalgazetadoestado.com.br.

RAPIDINHAS...

O Jornal Gazeta do Estado terá uma novidade: a TV Gazeta Online, que trará a cobertura de to-das as festas e baladas que movimentam os fins de semana e a noite em Palmeiras de Goiás e região.

REDAÇÃO

Page 3: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

2 Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

POLÍCIA

No dia 14 de Maio de 2012, no Setor Central, em Palmeiras de Goiás, a equipe da RP 2647, composta pelo sargento Marcos e soldado Leocione, acionada pelo Banco Sicoob, deteve um indi-víduo que tentou descontar um cheque furtado no dia 13 de Maio de 2012. Após diligências, a equipe deteve também em uma residên-cia, um menor e dois maiores, que estavam de posse de várias folhas de cheques, notebook, tablet e celulares, todos os produtos furta-dos em residências da cidade. Os envolvidos foram con-duzidos ao Distrito Policial e au-tuados.

Receptadores são presos em flagrante

Na data de 07 de maio de 2012, por volta das 16h 40min, o serviço reser-vado do 25º BPM teve informações de onde estaria o provável autor de furtos de gado que estava acontecendo na região de Palmeiras de Goiás. Diante das informações, o fato foi levado ao conhecimento do delegado de polícia , que imediatamente realizou uma visita à casa do suspeito. Foi realizada a varredura na residência, local onde foram encontradas duas armas de fogo em um fundo falso de um caixote de madeira, várias redes de pesca predatória, munições de cali-bres 38 e 22, pólvoras para a fabricação de bombas caseiras, ferramentas sem a devida nota fiscal e um montante de mais de 40 kg de carne, oriundas do furto

Ladrão de gado é detido em Palmeiras

de gado registrado há poucos dias. Confessando o crime, o indivíduo disse que parte da carne teria sido ven-dida e o restante havia sido repassado ao acampamento dos Sem Terra, as mar-gens da rodovia que liga Palmeiras à Campestre. O sujeito é suspeito ainda de matar um burro a marteladas, atirar em um cavalo, ameaçar vizinhos, pesca pre-datória, furtos de peixes, dentre outros crimes. Algemado, ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia para confecção do flagrante e posteriormente encaminha-do á Agência Prisional.

Fonte: 25º BPM

No dia 08 de maio de 2012, por volta das 09h30min, a equipe da viatura 3387, composta pelo sargento Amaral e soldados Serafim, Eurípedes e Martins Neto, nas proximidades da GO 320, na Zona Rural do município de Indiara, efetu-ou a apreensão de dois menores de idade que conduziam um veículo roubado no dia 07 de maio de 2012, em Goiânia. Eles trafegavam em alta veloci-dade em uma rua, e colidiram na traseira do veículo de uma mulher, e após este fato, desceram do veículo e começaram a agredir a vítima, enquanto que em dado momento, um policial militar da reserva que passava pelo local parou para socor-rer a mulher, e então foi recebido a tiros

pelos agressores, sendo atingido por dois disparos no ombro direito. Ele foi socorrido e conduzido ao hospital local, já os agressores aban-donaram o veículo, adentrando em um pasto, nas proximidades da GO 320. A equipe policial, após informa-ções e características repassadas, iniciou uma varredura nas imediações, sendo que encontrou os criminosos em uma cerâmi-ca local e efetuou a apreensão e condução dos mesmos, bem como da arma apreen-dida e dois celulares, que estavam na pos-se destes. Eles foram apresentados no Dis-trito Policial local para a autoridade judi-ciária competente.

Menores atiram em sargento da reserva

Durante Blitz na GO 060, km 112, equipe do Posto Rodoviário de São Luís de Montes Belos-GO, composta pelos patrulheiros: sar-gento Pereira, cabo André e solda-do Luismar, abordaram o Veículo Ford KA, com placa de Uberaba-MG. Aparentemente estava tudo normal, mais ao consultarem os

antecedentes criminais do con-dutor encontraram um mandado de prisão em desfavor do mesmo pelo crime do Art. 214 CPB, (estu-pro), expedido pela Comarca de Palmeiras de Goiás. Diante dos fatos foi dada a voz de prisão ao mesmo e encamin-hado para o presídio da cidade de São Luís de Montes Belos-GO.

Foragido pelo crime de estupro é preso

SEGuRANÇA

Page 4: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

POLÍCIAGrávida é presa por não pagar pensão de filha ao ex marido Uma mulher de 20 anos, grávida de 9 meses, foi presa em Taubaté, no interior de São Paulo, por falta de pagamento de pensão da filha ao ex-marido - ele detém a guarda da filha do casal, de 3 anos. A mulher foi presa na segunda-fei-ra (07/05) e solta na terça (08/05), após sua família pagar a dívida no valor de R$ 600. Suellen Carvalho deixou a ca-deia de Pindamonhangaba, também no interior paulista, no início da tarde desta terça-feira. No dia anterior, ela foi chamada à delegacia de Taubaté. Ao chegar ao local, foi presa, pois de-via seis meses de pensão. “Eu não sabia que ele tinha me colocado pra pagar pensão. Aconte-ceu sem me comunicar primeiro. Eu nem sabia que existia um processo contra mim”, contou a jovem. Suellen passou uma noite na cadeia. O parto está marcado para

quinta-feira (10), às 8h. Ela reclamou da experiência de ficar atrás das grades. “Eu tive dor, bastante dor. Fui para o hospital até, estava com um dedo e meio de dilatação”, contou. “Por eu não ser criminosa, chegar no hospital com polícia, todo mundo fica olhando, falam ‘nossa, grávida com polícia’, é complicado”, disse a jovem. Segundo o presidente da Or-dem dos Advogados do Brasil (OAB) em Taubaté, Aluísio Nobre, a gravidez não é um impedimento para o cumprimen-to da ordem judicial. “Se não tiver risco à gestante, não há nenhum impedi-mento que seja presa. E também é ne-cessário que se diga que quando o juiz decretou essa prisão, ele não teve em mente se há um direito ou um dever da mulher ou do marido, ou da ex-mulher ou do ex-marido, e sim daquela criança que está esperando por essa pensão alimentícia e que é fator, inclusive, da sua sobrevida”, explicou.

Mulher passou noite na cadeia por dever R$ 600. Ex-marido tem guarda de filha de 3 anos do casal.

Um suspeito de ter assassinado e praticado canibalismo em Pires do Rio, em Goiás, está preso no Presídio de Presidente Olegário, no Noroeste de Minas. Ele foi detido na quarta-feira (16), pela Polícia Militar (PM) de Lagoa Grante, na mesma região. O homem de 35 anos confessou participação no homícido que aconteceu há dois me-ses na cidade goiana e permanecerá em Minas Gerais até que a justiça dos dois estados decidam pela transferên-cia. Ainda de acordo com a polícia,

quatro homens suspeitos de participa-rem do crime já estavam detidos em Goiás.

A prisão Segundo o cabo da Polícia Mili-tar, Josemar Teodoro Lima, a prisão aconteceu depois que o delegado Eduardo Eustáquio, de Pires do Rio, em Goiás, soube que o suspeito estaria re-fugiado em Lagoa Grande, em Minas Gerais. Em seguida, entrou em contato

Suspeito de praticar canibalismo e matar em GO está preso em MG

com a polícia mineira para confirmar a presença do suspeito na cidade. “Ele já havia morado na cidade e voltou re-centemente. Ao receber a ordem de prisão os policiais foram até a casa dele onde foi feita a detenção. Ele não resistiu à prisão e confessou que estava presen-te quando o homem de 33 anos mor-reu em 11 de janeiro, porém, não es-clareceu se participou das suspeitas de canibalismo”, explicou o policial. A PM informou ainda que quando morava

na cidade ele teve passagem por trá-fico de drogas. Entenda o caso O assassinato e o suposto cani-balismo é investigado pelo delegado Eduardo Eustáquio, de Pires do Rio, em Goiás. Por telefone ele contou como tudo aconteceu. “O crime foi entre os dias 11 e 12 de janeiro e a vítima foi encontrada em um córrego. Teste-munhas denunciaram que havia um corpo no local e que os peixes estavam se alimentando da vítima, porém, nós suspeitamos que houve na verdade retirada dos órgãos: fígado e coração”, explicou o delegado. O corpo da vítima foi encamin-hado para o Instituto de Médico Legal (IML) da cidade, onde segundo o dele-gado, há confirmação de retirada dos órgãos da vítima. “Trabalhamos a hipó-tese de os suspeitos terem usado os órgãos para um ritual de magia negra”, disse Eduardo. Ainda segundo ele, o motivo do crime pode ter sido vingança, já que a vítima furtou a casa da ex-mulher do suspeito. “Ele foi morto brutalmente. Na reconstituição do crime estavam a vítima e mais quatro homens usando drogas, enquanto o assassino asfixiou a vítima e os outros não tentaram im-pedir o crime”, detalhou o delegado. As investigações sobre o caso continuam e o delegado acredita fi-nalizar quando o suspeito detido em Minas Gerais chegar a Goiás. “Quando ele estiver aqui ficará mais fácil ligar to-dos os depoimentos. Enquanto isso, os suspeitos permanecerão detidos”, con-cluiu Eustáquio.

SEGuRANÇA

Page 5: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

� Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

PALMEIRAS

ESTADO DE GOIÁSPODER LEGISLATIVO

CÂMARA MuNICIPAL DE EDéIA

A DEMOCRACIA SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

ACOMPANHE SEu VEREADOR NAS SESSÕES ORDINÁRIAS.

Duas novas praças serão con-struídas em Palmeiras de Goiás. Con-vênio feito entre a Prefeitura Munici-pal e o Governo do Estado, por meio da Agehab, vai possibilitar os benefí-cios. O prefeito Alberane Marques já assinou o convênio junto com o presi-dente da Agehab, Marcos Abrão. De acordo com a Agehab, serão liberados R$ 80 mil para a construção das praças. Os recursos serão liberados através do programa Cheque Moradia, modalidade comu-nitário. O prefeito Alberane Marques afirmou à Gazeta do Estado que uma praça será feita no Setor Nova Au-rora, na região da Vila do Hélio e a outra no Setor Aeroporto, região do Goianinha. As áreas já foram apre-sentadas para a Agehab, e o projeto também já foi elaborado.

Prefeitura vai construirnovas praças na cidade

Presidente da Agehab Marcos Abrão e prefeito Alberane Marques assinam convênio para construção de praças.

O jogo foi realizado no Estádio Hélio Arantes.

CIDADES

De acordo com a Agehab, serão liberados R$ 80 mil para a construção das praças.

Palmeiras Sub 18 vence Goiás por � X 0 No último dia 20 de maio, O time do Palmeiras de Goiás sub-18 jogou contra o do Goiás Esporte Clube, pelo Campeonato Goiano da categoria. O jogo foi realizado no Estádio Hélio Aran-tes e a equipe venceu o esmeraldino pelo placar de 3x0. O time, que busca a classificação para a próxima fase, soma ate o momen-to 8 pontos ganhos em seis partidas já realizadas. Venceu duas, empatou duas e perdeu duas. A equipe palmeirense volta a campo no dia 31/05, no estádio do Clube dos Bancários, em Goiânia, contra o Sesb. Os jogos acontecem dentro dos

respectivos grupos em turno único, clas-sificando-se os quatro primeiros coloca-dos de cada grupo, totalizando 8 times classificados para as quartas de final. A partir daí, eliminatória simples em ida e volta, até a definição do campeão goiano Sub-18 de 2012. A competição começou na terça-feira, dia 10 de abril, estende-se até o sábado, dia 30 de junho. Grupo A: Goiás EC, Goiânia EC, Jardim América EC, Umuarama EC, AE Sesb, Campinas FC, Palmeiras FC e AA Ru-biatabense. O time de Palmeiras de Goiás, no Campeonato Goiano de Futebol Sub-18 tem o apoio da Prefeitura de Palmeiras.

Foto: Welington Pita.

Page 6: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

PLANETT PROVEDORA DE INTERNET VIA RÁDIO

(64) 3571 - 1339PLANETT CONECTA VOCÊ AO MUNDO DIGITAL COM QUALIDADE, SEGURANÇA

E VELOCIDADE. VENHA CONHECER NOSSOS PLANOS E PROMOÇÕES.

PLANETT, SEMPRE ENCURTANDO DISTÂNCIAS E PROPORCIONANDO EMOÇÕES.

Foi um grande sucesso o III Arraiá de Palmeiras, promovido pela Prefeitura Municipal, nos dias 17,18 e 19 de maio. A programação reuniu diversas atra-ções e contou com a presença maciça da população. O ponto alto do Arraiá foram as quadrilhas juninas das escolas municipais de Palmeiras, dos projetos sociais da Prefeitura e algumas con-vidadas especiais, que se apresentaram durante o evento com alegria, roupas coloridas e coreografias típicas das fes-tas juninas. Quem dançou e quem foi as-sistir as apresentações gostou do belo e colorido espetáculo. Além das quadrilhas, o III Arraiá de Palmeiras contou ainda com a apre-sentação da Dança Folclórica do Boi Bumbá, realizada pelos alunos da Escola Municipal Itamar Perillo. A quadrilha “Ar-raiá da Capitá”, de Goiânia, também foi destaque, juntamente com a apresen-

Arraiá da Prefeitura reúne grande publico

PALMEIRASCIDADES

tação dos “Filhos do Sertão de Goiás”, da cidade de Santa Barbara, e o Grupo de Dança Country Sertanejo, formado por alunos do Pró-Jovem e da Escola Mu-nicipal Orestino Manoel Siqueira. Finali-zando a festa foi realizado um show com a dupla Max e Luan, mais uma grande atração musical que se apresentou em Palmeiras de Goiás. Para o prefeito Alberane Marques o III Arraiá de Palmeiras veio confirmar a tradição e o carinho que a população da cidade tem por esse tradicional evento do calendário da cidade. Para ele, “as festas juninas fazem parte da cultura da nossa população, por isso, cabe à Prefei-tura ajudar e incentivar a fortalecer essa tradição cultural”. Alberane disse que a cada ano a prefeitura vem investindo mais nesta festa por que a população de Palmeiras gosta de eventos culturais e artísticos.

Max e Luan no Arraiá Palmeiras.

Autoridades com a quadrilha da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira.

Dança Country do Projovem Adolescente.

Page 7: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

� Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

Arraiá da Prefeitura reúne grande publico

CIDADES

PALMEIRAS

Quase todas as ruas e aveni-das de Palmeiras que são asfaltadas serão revitalizadas nos próximos meses, graças à ação da Prefeitura de Palmeiras em parceria com o Es-tado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano a priori-dade é para as ruas que têm o asfal-to mais antigo e que não sofreram manutenção adequada ao longo dos últimos anos. Serão feitos 300 mil m² de recapeamento em quase 20 bair-ros de Palmeiras. As obras tiveram início pelo Setor Real e depois vão seguir para o Castelo Branco. Logo após o recapeamento será feita a sinalização, por meio de parceria com o Detran através do projeto Goiás Sinalizado. No último dia 18 de maio, a Prefeitura fez o lançamento das obras no Setor Castelo Branco. Inúmeras autoridades e moradores prestigiaram o evento. O prefeito Alberane Marques aproveitou para anunciar também o asfalto novo para o Setor Goianinha, especial-mente nas ruas perto da saída para a região do Santo Antônio. “A Pre-feitura já está licitando o asfalto

Recapeamento de ruas começa pelo Setor Real

Autoridades durante lançamento do recapeamento,que aconteceu no Setor Castelo Branco.

O prefeito de Palmeiras também já assinou convênio com o Estado para fazer 95 mil m² de asfalto nos Setores Martinho, Piatã, Major Sinfrônio e Real.

Autoridades e moradores durante lançamento do recapeamento. Máquinas chegando para iniciar obras.

do Goianinha. São 15 mil m² de as-falto novo”, afirmou. No local também serão fei-tas galerias pluviais, meio fio e sinalização com recursos da Pre-feitura e do Governo Federal, por meio de uma emenda da senadora Lúcia Vânia. O prefeito Alberane Marques disse ainda que já foi as-sinado convênio com o Estado e a Agetop já está preparando a licita-ção de 95 mil m² de asfalto para os setores Piatã, Major Sinfrônio, Real e Martinho. Os moradores precisam to-mar alguns cuidados durante as obras de recapeamento como não lavar calçadas, quintais ou carros, evitando que a água escorra no as-falto; não colocar material de con-strução, entulho, galhos ou lixo nas calçadas e ruas, durante a obra; não passar com o carro no asfalto ainda em obras, evitando danificar os pneus e o asfalto; se possível, tirar o carro da garagem antes do início das obras, facilitando o trân-sito no local.

Page 8: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 8

EDEALINAAcompanhado do prefeito João Batista, Marconi acerta instalaçãode fábrica em Edealina O governo do Estado firmou, na manhã do dia 22 de maio , com o grupo Votorantim, protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de cimento em Goiás, desta vez no município de Edealina. Maior investimento do grupo em Goiás e uma das maiores fábricas instaladas por ele no país, a fábrica de Edealina terá capacidade total de arma-zenamento de dois milhões de tonela-das de cimento e abastecerá os merca-dos de Goiás, os do Triângulo Mineiro e das regiões Norte e Noroeste do estado de São Paulo. Serão investidos R$ 600 milhões na obra. O evento aconteceu no Salão Verde do Palácio das Esmeral-das e foi coordenado pelo governador Marconi Perillo. O diretor de finanças da Votoran-tim Cimentos S.A, Sidiney Catania, disse que enquanto a fábrica estiver em con-strução, 1.200 empregos serão gerados, e depois que ela estiver pronta e operan-do serão gerados 600 empregos diretos. “Goiás é peça chave no crescimento da Votorantim. É um estado central, que tem crescido muito. Essa planta é muito moderna. Além de abastecer todo o Es-tado, abastecerá outros estados que são limítrofes em relação a Goiás. A Votoran-tim tem essa estratégia de se voltar para onde o Brasil está crescendo, para criar condições de que o empreendimento abasteça os outros estados”, explicou. Segundo ele, a cidade de Edeali-na foi escolhida por estar perto da mina de calcário. “Além disso, é uma cidade com boas condições de infraestutura, mas que deverá ser adaptada à planta, e o governo do Estado tem nos apoiado nesse sentido, para que possamos dar vazão ao cimento que será fabricado lá”, ressaltou. O prefeito de Edealina, João Ba-tista Gomes, destacou o trabalho do governo do Estado para que Goiás se tornasse competitivo e atraísse inves-timentos. “Goiás alcançou essa posição de destaque e respeito no cenário na-cional graças ao governador que, com seu espírito empreendedor, conseguiu tornar o Estado mais competitivo não só no cenário nacional, mas internacio-nal. Muito obrigado, governador, pelo apoio dispensado não só à população de Edealina, mas a toda região. Juntos poderemos construir uma cidade mais justa e promissora”, declarou.

O secretário de Indústria e Co-mércio, Alexandre Baldy, disse que a par-ceria que Goiás tem estabelecido com os estados e empresas é uma diretriz desse governo, que tem facilitado ações de quem quer investir em Goiás por meio de incentivos fiscais. Em discurso, o governador Mar-coni Perillo disse estar satisfeito com a chegada da fábrica a Edealina em virtude da geração de empregos e da movimen-tação da economia. “Hoje é um dia muito feliz para o nosso governo, pois assina-mos um protocolo de intenções com um dos grupos econômicos mais respeita-dos do país. A família Ermírio de Morais tem prestado relevantes serviços ao país e contribuído decisivamente para a solidez e a credibilidade da economia brasileira. Essa fábrica em Edealina será referência na indústria goiana, com a melhor tecnologia de produção, segu-rança do trabalho e respeito ao meio ambiente”. Depois pediu a Sidiney Catania: “Leve ao presidente e a todos os dire-tores da Votorantim o agradecimento do nosso Estado pelo que o grupo tem feito por Goiás e pelo Brasil nas últimas décadas. A fábrica de Cocalzinho teve importância vital para aquela região. Não só para o surgimento do município, bem como para a geração de empregos e oportunidades. Estamos de portas abertas para investimentos dessa área aqui. De nossa parte, daremos todas as contrapartidas possíveis”, garantiu Mar-coni. Marconi Perillo enfatizou que o Estado está empenhado em oferecer a pavimentação asfáltica que ligará a fábri-ca à BR 060, bem como em providenciar as licenças ambientais necessárias para a liberação da obra. “Estou convencido de que um surto de progresso invadirá aquela região”, afirmou. Ao traçar um paralelo do progresso que está por vir para a região de Edealina, o governador fez um apelo ao prefeito, João Batista Gomes Rodrigues, para que planeje os investimentos que virão nos próximos anos. “Fico imaginando como será Edealina daqui a dez anos. É preciso planejar de forma rigorosa, como gastar os recursos advindos do projeto. Se pre-parar para o crescimento”, aconselhou.

A previsão é de que a fábrica de cimentos da Votorantim fique pronta até o final de 2013.

CIDADES

Page 9: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

8 Palmeiras de Goiás, junho de 2012 �

No dia 01 de maio, as atenções foram todas da jovem Sarah Ga-brielly, que completou 15 anos. Felizes também estão com a data especial, seus pais, o sargento da Polícia Militar de Indiara, Ademir Amaral e Naira Lúcia Amaral, que residem em Edéia. Parabéns!!!

Felicidades, Sarah!A linda Rafaela Pereira, de Edea-lina, completou mais um ano de vida no dia 02 de maio. A moça já sabe muito bem o que é bom na vida. Além de trabalhar, gosta muito de navegar na internet, ler e ouvir uma boa música. Sucesso!!!

Mais uma velinha

Além de simpática, ela é linda e recebe elogios e mais elogios por onde passa. Estamos falando da gatinha edealinense Nirlanny Lopes Lima, que alegra todas as pessoas que estão ao seu lado. Parabéns, muitas felicidades e tudo de bom hoje e sempre!

Beleza e simpatia

O Edeiense Valmir Lucas é titular absoluto do Goiás E.C. E o orgulho de sua mãe Helena e de todos os moradores da cidade de Edéia. O moço tem recebido propostas de varias outras grandes equipes do futebol brasileiro, mas optou por cumprir seu contrato com o verdão. Na foto, ele aparece comemorando o titulo de campeão goiano/2012. Parabéns, Lucas! Estamos torcen-do por você.

Edeiense campeão!

O palmeirense Kayllon Mathias completou 17 anos no dia 05 de maio. O rapaz recebeu os abraços e os presentes dos amigos e da família sempre com um sorriso. Parabéns!

Só alegria

Esta é a gatinha Fernanda Bilória, filha do presidente da Câmara Mu-nicipal de Edéia, vereador Luiz Humberto com sua esposa Andréia. Quem a conhece bem sabe que a moça é Sempre humilde, simples, alegre, carinhosa, atenciosa e mui-to prestativa. Um forte abraço e muito sucesso!

Fernanda Bilória

De acordo com amigos, a gatinha Nhayara Pires é uma pessoa espe-cial, alegre e descontraída, além de linda e inteligente. A moça também é uma profissional dedicada na Aca-demia Mega Fitness, onde trabalha. Sucesso e muitas alegrias pra você, Nhayara!

Nhayara Pires

Um parabéns todo especial para o Sargento da Polícia Militar, Ademir Amaral, aniversariante do último dia 17 de maio. Ele tem se de-stacado na corporação por ser um profissional dedicado e diligente no desempenho de suas atividades no serviço operacional. Sucesso e felicidades!

Aniversário especial

No último dia 27 de abril de 2012, a jovem Giovanna Martins, filha de Luciana Martins e Valtênio, partici-pou do desfile Garota Pecuária de Edéia 2012 e ficou classificada em 1° lugar. Parabéns, gatinha!!!

Garota Pecuária

O dia 21 de maio foi de muita festa na família Ferreira. O motivo? Irmãs gêmeas fizeram aniversário. Daniela Ferreira (E) é proprietário da empresa Credfácil em Palmei-ras de Goiás, já Dayane Ferreira é profissional em Educação Física.A mamãe Lucia Helena e o papai Ismael Godói, desejam felicidades em dose dupla.

Dose dupla

A Rádio Nativa FM provou mais uma vez seu compromisso com a população do município edeiense com a completa cobertura da 17° Exposição Agropecuária, realizado entre os dias 27 de abril e 06 de maio. Utilizando a frequência 94,3, o veículo de comunicação atua há vários anos na cidade e região. A equipe da Rádio tem desempen-hado um importante papel, pres-tando serviços e informações de qualidade com responsabilidade. Na foto, o Diretor Presidente da emissora, Adam Cairo.

Bem informadosParabéns antecipado para Flavi-ana Dias, que completa, no dia 16 de junho, mais um inverno. A moça reside na cidade de Palmeiras de Goiás, onde receberá os abraços-de amigos e familiares. Sucesso e felicidades!

Flaviana Dias

SOCIAL

Page 10: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 10

EDéIACâmara Municipal de Edéia está construindo “Acervo Cultural”

A Câmara Municipal de Edéia, através de seu Presidente, vereador Luiz Humberto, juntamente com seus colegas vereadores, começou no mês de Abril a construir o “Acervo Cultural” do Município, o qual se localizará a Rua São Sebastião – nº 08, no setor Ale-grete. O “Acervo Cultural” conterá inúmeras peças que preservam a memória, culturas e personalidades que marcaram a história do Município. Sabendo-se dos inúmeros problemas culturais, acreditamos que este acervo será de grande importância para a sociedade. O “acervo cultural” será um espaço des-tinado a mostrar o lado lúdico do Ser-viço de Gestão Documental, onde serão publicados artigos, fotos e vídeos que mostrem um pouco quem somos e o nosso cotidiano. Atualizaremos este espaço com produções (internas e/ou externas) que possam enriquecer o conhecimento dos servidores acerca do tema “Gestão Documental”, é um dos nossos desafios. Criaremos um espaço especial com arquivo em nos-so acervo para o histórico da gestão documental do Município e de nossa cidade, que será registrado no formato “linha do tempo”. Tentaremos fazer um resgate de todas as ações em prol do nosso tema maior: a preservação da in-formação através de um trabalho que vise relacionar os principais eventos e memórias de arquivos ocorridos na ci-dade e no Município, desde sua criação até os dias atuais, a fim de que possa-mos compreender o real significado e importância da gestão documental para o nosso trabalho, nossa história

presente e futura. No momento, estamos diante de um novo e estimulante desafio: ab-sorver as novas tecnologias sem perder de vista a segurança, a organização e a preservação das informações produzi-das nas diversas áreas de nossa história,

fazendo com que o nosso “acervo cul-tural” e documental torne-se uma ciên-cia viva, que se movimente e evolui con-stantemente, de acordo com a própria evolução do homem e seus modos de registro documental. O maior propósito da Câmara

Municipal de Edéia, com o apoio de todos os seus vereadores, é consolidar o objetivo de que essa linha do tempo vira para mostrar a importância históri-ca do arquivo e da arquivologia para o serviço público e, é claro, para a hu-manidade.

Objetivo é promover a Cultura e a Historia do município.

CIDADES

Page 11: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

10 Palmeiras de Goiás, junho de 2012 11

DefinidoMembros do PSDB de Edéia admitem que o nome definido para concorrer a prefeito na cidade pela sigla é o do ex-prefeito Élson Tavares de Freitas, mas que essa noticia será tornada pública somente depois das convenções par-tidárias, quando começa a mobilização geral do partido para a eleição e en-caminhada a definição do partido que indicará o candidato a vice.

Segundo uma fontePesquisas internas realizadas no mu-nicípio foram o que levou o diretório do partido a escolher Élson Tavares como pré-candidato do PSDB. Com isso, Lou-rival se despede como prefeito no dia 31 de dezembro próximo.

Sem oposição? Em Edéia o ex- prefeito Elson Tavares (PSDB) pode vencer por WO. A oposição não sabe mais o que fazer para tentar emplacar um nome.

Pintou nome novo E em Edeia fala-se até no nome de Joel Pires como possível pré-candidato a prefeito pelo PP.

Pintou nome novo II O vereador na eleição de 2008 quase não conseguiu se reeleger vereador, será que consegue enplacar como pre-feito?

Tudo parado A campanha no interior e na capital pa-rece estar engessada. Tudo por conta do escândalo Cachoeira/Demóstenes. Isso só é bom por um lado: ajuda a re-duzir custos.

Nego Davi vem aí ?O vice-prefeito Nego Davi (PMDB) ainda não bateu o martelo sobre uma possível candidatura à Prefeitura de Edéia.

Ficha limpa O Ministério Público estuda liberar a lis-ta dos políticos que não poderão regis-trar candidaturas este ano em função da Lei do Ficha Limpa.

Orisvaldo de novoO ex-vereador Orisvaldo, que foi der-rotado nas duas últimas eleições para prefeito, deve encarar o desafio nova-mente. Quem se habilita em ser o vice em sua chapa?

Edeiense campeãoO Edeiense Valmir Lucas é titular absolu-to do Goiás E.C, campeão goiano 2012. O rapaz é o orgulho de sua mãe Helena e de todos os moradores da cidade de Edéia. O moço tem recebido propostas de varias outras grandes equipes do futebol brasileiro, mas optou por cum-prir seu contrato com o verdão.

EdealinaO governador Marconi Perillo assinou protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Grupo Votorantim para a instalação de uma unidade Votorantim Cimento S/A no município de Edealina. A solenidade foi realizada no ultimo dia 22, no Palácio das Esmeraldas, em Goiâ-nia.

Edealina IIQuem merece elogios é o prefeito de Edealina João Batista. O moço tem vontade de trabalhar e em pouco tempo já mostra serviço. Parabéns!

CompetenteParabenizamos o presidente da AABB de Edéia, Sinomar, pela brilhante ad-ministração. Em pouco tempo à frente do clube, Investiu em melhorias e trans-formou o clube na maior opção de lazer de Edéia e região. Continue assim!

EDÉIA EM FATOS

Do dia 27 de abril a 06 de maio foi realizada a 17ª Exposição Agropecuária do município de Edé-ia, localizado a 120 quilômetros da capital. A festa reuniu milhares de pessoas e foi promovida no Parque de Exposições da cidade. O prefeito Lourival Ferreira, motivado em realizar a festa e, tam-bém em cumprir a promessa que fez durante a campanha de continuar promovendo esse evento com quali-dade, não mediu esforços para que a festa fosse realizada. No primeiro dia foi realizado o desfile da Rainha da Pecuária. No decorrer da festa aconteceram shows com João Bosco & Vinícius, Cristiano Araújo, Ataíde & Alexan-dre, Artistas da Terra, Mônica Cos-ta, Celina Borges, MR.GYN, Darly & Darleno, Liu & Leu e o cantor Gos-pel André Valadão. Sendo que João

Edéia promove 1�ª Exposição Agropecuária

Bosco & Vinícius e Cristiano Araújo atraíram os maiores públicos e ar-rastaram multidões até o local. No agronegócio, os pecu-aristas puderam conhecer novas

máquinas agrícolas com as mais avançadas tecnologias que es-tavam expostas durante a feira. No local, colheitadeiras, tratores, plan-tadeira e outras grandiosas máqui-nas abrilhantaram ainda mais os ol-hos dos visitantes. A companhia WM estava presente, fazendo a alegria do pú-blico. Outra atração da Exposição Agropecuária de Edéia é o tradicio-nal desfile de cavaleiros. Segundo o prefeito Lourival, esse ano foi surpreendido pela quantidade de tropeiros. Segundo ele, mais de 1.000 pessoas estavam presentes nos quilômetros que foram percor-ridos. A segurança foi outro ponto com saldo positivo. A parceria com a Polícia Militar de Goiás proporcio-nou tranqüilidade aos visitantes. Mais uma vez a PM dá provas de que a estratégia usada é a correta, e foi realizada de maneira exata.

EDéIA

Prefeitura faz recapeamento em ruas da cidade Durante o mês de maio, a Prefei-tura Municipal de Edéia, recapeou com recurso próprio, mais de 30 mil metros quadrados de ruas dos setores Vale do Sol e JK. A realização destes serviços atende as reivindicações da população e vai trazer melhorias na qualidade de vida dos munícipes. O serviço de recapagem vai melhorar o tráfego de veículos que transitam pelo local. No total foram gastos 287 (duzentos e oitenta e sete) mil reais com a obra. “O asfalto ficou muito bom. A pre-feitura tem realizado grandes melhorias na nossa cidade”, declarou Maria Helena, moradora há 12 anos no bairro JK.

CIDADES

Page 12: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 12

NAZÁRIO

Neste mês de maio a Prefeitura Municipal de Nazário promoveu um dia especial para homenagear as mães do mu-nicípio. O evento foi realizado na Feira Co-berta Madruga, local em que foi montada uma estrutura específica para recepcionar as convidadas juntamente com suas famí-lias. A programação contou com a pre-sença do prefeito Fabinho do Amorim, da primeira-dama Sônia, vereadores, secre-tários municipais, servidores públicos e moradores de Nazário. Durante a programação foram sorteados vários prêmios, como TVs, fogão, geladeira, forno micro-ondas, maquina de lavar, dentre outros. No final foi servido um jantar acompanhado de refrigeran-tes. A Primeira dama Sônia falou dos esforços que cada mãe tem para criar seus filhos e educá-los, elogiou a todas

Prefeitura Municipal realizafesta do Dia das Mães

pela bravura. “Estamos oferecendo está festa para mostrar o grande carinho que temos com cada uma de vocês, ser mãe é uma Dádiva de Deus, peço ao Criador que abençoe a cada uma de vocês, só nos resta é parabenizá-las e agradecê-las por ter vindo compartilhar essa alegria com todos” finalizou.

O Prefeito Fabinho do Amorim em sua fala destacou a importância das mães e parabenizou-as pelo seu dia. “Estamos gratos a Deus e a vocês por terem atendi-do nosso convite e vindo abrilhantar nos-sa festa, queremos parabenizá-las e pedir que Deus abençoe a cada uma de vocês, parabéns mamães!” Finalizou o Prefeito

CIDADES

O Prefeito Fabinho do Amorim destacou a importância das mães e parabenizou-as pelo seu dia.

Page 13: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

12 Palmeiras de Goiás, junho de 2012 1�

CEZARINA

Para comemorar o 24° An-iversário de Emancipação Política do Município, a Prefeitura Municipal de Cezarina realizou uma vasta programa-ção para comemorar a importante data. Na Avenida Luiz Cândido de Almeida, em frente à Câmara Municipal, foi re-alizado o Hasteamento das Bandeiras, tendo as presenças do Prefeito Mu-nicipal João Gladstone Paula Reis, mais conhecido como João do Queijo, pelo vice-prefeito Valtenir, primeira dama Martinha, vereadores, secretariados, servidores da prefeitura e a popula-ção em geral. Participaram também as escolas e entidades locais que fizeram belíssimas apresentações. Logo após, houve o corte e dis-tribuição do bolo de 24 metros, confec-cionado em comemoração aos 24 anos de emancipação política do município.

7º Festa do Peão

A prefeitura Municipal de Cezarina também realizou entre os dias 09 e 16 de maio, a 9º Festa do Peão do mu-nicípio, com a presença de um bom público que na oportunidade partici-param de uma grandiosa cavalgada, prova do laço e assistiram aos shows das duplas Gino & Geno, Mato Grosso & Mathias, Di Paulo & Paulino e Kléo Dibah & Rafael. A festa reuniu milhares de pessoas e contou com rodeio profis-sional em touros, reunindo cavaleiros e amazonas de toda a região. O prefeito João do Queijo enalteceu a presença da multidão que foi prestigiar a festa. “Com muito orgulho agradeço esta população por ter me dado a opor-tunidade de administrar este município, pois com confiança e orgulho cuido de nossos bens públicos com dedicação, tanto que demos a continuidade desta grande festa que já esta na sua 7ª ed-ição”, discursou o prefeito.

Cezarina comemora aniversário com Festa do Peão e bolo giganteA festa reuniu milhares de pessoas e contou com rodeio profissional em touros, reunindo cavaleiros e amazonas de toda a região.

CIDADES

Page 14: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 1�

Através do Programa Lavoura Co-munitária as famílias de pequenos produ-tores que não têm condições de adquirir adubos, sementes, e prepararem suas terras para o plantio de grãos visando o sustento próprio, recebem da Secretaria da Agri-cultura do Estado os insumos e a prefei-tura municipal dá o apoio técnico e o ma-quinário, inclusive ajudando no plantio. Os demais tratos culturais são realizados pelos agricultores familiares. A contrapartida das famílias beneficiadas é devolver 2% do total de arroz colhido à SEAGRO, esta por sua vez doa esta produção à entidades assistenciais devidamente cadastradas. Através do Programa Lavoura Co-munitária, Varjão realiza todos os anos a Festa do Arroz. Este ano a festa aconteceu no último dia 18 de maio. Foi no início da noite, na Praça Moisés Franco, no centro da cidade. O Festival do Arroz na cidade de Varjão é uma das mais tradicionais festivi-dades do interior goiano. O evento atrai visitantes de cidades de toda a região. Para a maioria das pessoas é uma data de muita animação, shows, performances, encontro com os amigos e muita descontração. No decorrer dos anos o evento vem concedendo maior visibilidade ao município, atraindo visitantes de várias outras cidades. O público tem a oportunidade de experimentar as muitas variedades pre-paradas com arroz. Arroz com guariroba, arroz com pequi, arroz com lingüiça, ar-roz com carne de sol, tutu de feijão com salada e sobremesa de arroz doce, e re-frigerante.

VARJÃOPrograma Lavoura Comunitária beneficia famílias em Varjão

ESTADOHelicóptero da Polícia Civil não passou por revisão

Documento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás, confirmou que o helicóptero Koala AW 119KII (prefixo PP-CGO), da Policia Civil, que caiu há 10 dias matando oito passageiros, não passou por revisão, das 300 horas de voo, como foi infor-mado pela própria secretaria um dias após o acidente, em Piranhas. Os que morreram eram peritos e delegados da Policia Civil e o principal suspeito da chacina de Goiás, onde foram degoladas 7 pessoas. “As cadernetas de revisão estão va-zias”, disse o secretário João Furtado Neto. “A empresa não realizou a manutenção porque foi informada, no dia 4, pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac), que estava suspensa”. Troca de Óleo. De acordo com Furta-do Neto, o helicóptero foi retirado da empresa sem que a manutenção tivesse sido iniciada e muito menos concluída. Relatou, ainda, que ocorreu uma troca de óleo da aeronave, antes de ser retirada do galpão de manutenção. O documento, que nega a revisão, foi expedido e assinado pela Fênix Manutenção e Recuperação de Aeronaves Ltda., a empresa contratada pela Secretaria. Além do helicóptero da Polícia Civil, a Fênix foi contratada para suprir também duas outras aeronaves, idênticas, vinculadas ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Goiás. No momento,ambas estão estacionadas, à espera de revisão do fabricante (AgustaWest-land). E a secretaria informou, após o acidente, que o Koala passara por revisão nos últimos dias 04 e 07.

Empresa nega ter revisado helicóptero que caiu em Goiás

CIDADES

Page 15: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

1� Palmeiras de Goiás, junho de 2012 1�

Como se fazendo jus ao título do seu novo disco, “Meus encantos”, Paula Fer-nandes acaricia a cabeça de Fada, o mais bonito e também o mais arisco dos 17 pô-neis que circulam pelo Terra de Gigantes, um haras vizinho ao seu sítio, dentro de um con-domínio nos arredores de Belo Horizonte. O animal fica sossegado por alguns minutos, enquanto a cantora de 28 anos, virginiana, ascendente em capricórnio, posa com ele. De-pois, o pônei volta a ficar inquieto e sai galo-pando pelo terreno. - Adoro animais e quero ter uma va-quinha de leite e talvez um cavalo no meu sí-tio, mas ainda está tudo em obras, eu me mu-dei para cá há pouco tempo, menos de dois meses - diz ela, sentada num sofá na sala do vizinho, um veterinário, enquanto ajeita os longos cabelos cacheados. A mineira de Sete Lagoas, que en-cantou Roberto Carlos, em 2010, durante um show na Praia de Copacabana, e vendeu mais de 1,6 milhão de cópias do seu último disco, “Paula Fernandes ao vivo” (2011), não se mudou para lá sozinha. Mora com a mãe (“Ela faz um frango caipira sensacional”), a irmã, uma prima (“Que também é minha se-cretária”) e seus dois cachorros, Floquinho e Zeus. - Precisava de um lugar que me trouxesse um pouco de sossego, minha vida já é muito agitada - conta ela, que faz, em mé-dia, 25 shows por mês. - É um entra e sai de hotel que às vezes eu preciso de uma colinha para me lembrar de onde estou. E olha que eu tenho uma memória muito boa. Mas estou tentando dar uma controlada nesse ritmo. Por isso, estou até pensando em comprar um jatinho, algo que nunca cogitei. Não é luxo desnecessário ou vaidade. Hoje vejo que é uma necessidade. Ando tanto de avião que as minhas milhagens devem estar nas alturas. Aos 18, na onda da GeografiaA vida na estrada ou no ar não chega a ser uma novidade para Paula, que aos 12 anos se mudou com a família para São Paulo, depois de ser contratada por uma companhia de

Paula Fernandes vai rodar o Brasil para divulgar novo CD

rodeios, com a qual rodou o interior do país. Por conta dessa experiência toda, ela diz que às vezes olha para o mapa do Brasil como se fosse um tabuleiro de um jogo do tipo “War”, marcando os locais por onde já passou. - Eu mesma me espanto por ter es-tado em tantos lugares e ter vivido tanta coisa com tão pouca idade. Só não perdi a cabeça porque sou muito disciplinada, como toda virginiana, e tenho um família maravilhosa ao meu lado. Acho que foi por isso que não me deslumbrei com o sucesso. Aprendi a lidar bem com essa situação. Só sinto falta de ir ao supermercado. Aos 18 anos, porém, ela chegou a pen-sar em parar de cantar - na época, já tinha dois discos independentes lançados. Moran-do em Belo Horizonte, resolveu entrar para uma faculdade, chegando a cursar Geografia na PUC. - Nossa, não sei onde eu andava com a cabeça. Estava aflita, querendo fazer facul-dade de qualquer maneira e achava que Geo-grafia tinha a ver com meu gosto pelo campo, pela terra, mas logo eu estava cantando em bares para pagar o curso e confirmando que a música era mesmo a minha paixão. Em vez de geografia, o resto foi história. Incentivada pelo músico e produ-tor Marcus Viana, Paula gravou uma versão de “Ave Maria”, de Schubert, que foi parar na trilha sonora da novela “América”, exibida pela Globo em 2005. No mesmo ano, gravou seu terceiro CD, “Canções do vento sul”, com a participação do grupo Sagrado Coração da Terra (do próprio Viana) e do cantor Sérgio Reis. Não parou mais. - A Paula é cantora, instrumentista e autora. E excelente nesses três campos. São as características de uma artista completa - afirma Viana. - Além do mais, ela tem uma pegada bastante original no violão, que pou-cos conseguem repetir. Ela me lembra muito a Joni Mitchell. - Ela é muito talentosa. Estive com ela em estúdio apenas uma vez, mas fiquei impressionado com a rapidez com que gra-

vamos, de primeira, sem erro algum - conta o violonista Almir Sater, que gravou com Paula a música “Jeito de mato”, incluída no disco “Pássaro de fogo”, lançado por ela em 2009. Hoje contratada da gravadora Uni-versal, a “cantora, instrumentista e autora” comanda uma equipe de 50 pessoas, entre assessores, músicos, técnicos de som - Desses 50, só três são mulheres, o resto é tudo homem, mas eles nos respeitam direitinho - brinca, dizendo ser “uma microempresária de si mesma”. É com esse time na retaguarda que ela viaja pelo país, agora se preparando para divulgar “Meus encantos”, que tem participações de Zé Ramalho, do astro colombiano Juanes e da cantora ameri-cana Taylor Swift. O disco chega às lojas no próximo dia 29, mas seu primeiro single, “Eu sem você”, foi lançado no iTunes no fim de abril. - Não diria que é um disco de rup-turas, mas sim de consolidação, de continu-idade. Não mudei meu estilo, nem me senti pressionada a repetir o desempenho de ven-das do disco ao vivo. Este disco novo apenas retrata a minha fase, o meu momento. As novidades que ele traz são bem sutis, uma orquestração aqui, um toque eletrônico ali, bem discreto, como na própria faixa-título, na qual rola uma viagem sonora.Boates? Ela tá fora

Bem discreto mesmo. Afinal, Paula confessa que não é muito chegada a pistas de dança. Ela mexe mais uma vez nos cabe-los e ri quando lembra suas experiências na área. - Eu só fui a boates três vezes na vida. Na primeira, não curti muito aquela música alta, as luzes e principalmente a fu-maça, já que sou alérgica. Nas outras vezes, não foi muito diferente - conta ela, que teve também uma fase rock, por conta de um ex-namorado. - Ele era louco por black metal, acredita? Eu ouvia, até gostava de alguma coisa, mas não era para mim. Por causa dele, aprendi a gostar do Metallica. Mas seria mentira dizer que eu batia cabeça ou-vindo metal. Na maior parte dos casos, ele ia sozinho aos shows. Eu dizia: “Vai, meu amor, pode ir, eu vou ficar em casa.” Canhota, Paula diz que observava com admiração músicos canhotos também, como Jimi Hendrix e Paul McCartney. E de-staca uma inusitada vantagem no lado es-querdo da Força. - Toco com as cordas invertidas, parece tudo torto. Mas é bom porque no churrasco ninguém vem com a mão suja de linguiça pegar no meu violãozinho - brinca ela, arrumando mais uma vez os cabelos e ficando ruborizada ao lembrar de uma coi-sa. - Não sei se deveria dizer isso, mas tenho mania de usar cotonete, principalmente quando eu fico nervosa.

MÚSICAENTRETENIMENTO

Page 16: Jornal Gazeta do Estado Edição 144

Palmeiras de Goiás, junho de 2012 1�

ENTRETENIMENTO/SOCIALPalmeiras e Coritiba decidemem casa semifinais Coritiba e Palmeiras decidirão em casa as semis da Copa do Brasil. Em sor-teio na sede da CBF, na tarde da última sexta-feira, os times, que encaram re-spectivamente São Paulo e Grêmio por uma vaga na final, conquistaram o di-reito de mandar o jogo de volta diante de suas torcidas. As datas e horários ai-nda serão divulgadas, mas os duelos de ida serão realizados nos dias 13 e 14 de junho, enquanto as partidas decisivas es-tão agendadas para os dias 20 ou 21 do mesmo mês. Depois de superar o Bahia nas quartas de final, o Grêmio entra na reta fi-nal da competição nacional para tentar se isolar como o maior campeão. Atualmente, o time gaúcho tem quatro títulos e está empatado na liderança desse ranking com o Cruzeiro, que foi eliminado nas oitavas de final, diante do Atlético-PR. O Furacão, por sua vez, deixou a competição após cair justamente diante do Verdão, adversário dos gremistas nas semis.

Para avançar na Copa do Brasil, o Palmeiras aposta na experiência do técni-co Luiz Felipe Scolari. Ele tem nada menos do que três taças da competição no currí-culo. Uma pelo Criciúma (em 1991), outra à frente do próprio Verdão (em 1998) e uma terceira exatamente pelo Grêmio (em 1994). Dentre tantos experientes em Copa do Brasil, São Paulo e Coritiba bus-cam seu primeiro título. Depois de bater na trave e perder a decisão de 2011 para o Vasco, o Coxa aposta no desempenho no Couto Pereira para, enfim, levar a taça. Foram quatro triunfos – o último sobre o Vitória – e sempre com pelo menos dois gols de saldo. O São Paulo, por outro lado, tem retrospecto semelhante no Morumbi. Foram três vitórias em três jogos – não precisou encarar o Bahia de Feira de San-tana-BA na segunda fase – e também sempre com ao menos dois gols de saldo – a última vítima foi o Goiás.

Grêmio e São Paulo serão os mandantes nas partidas de ida. Datas e horários dos duelos ainda não estão definidos

COPA DO BRASIL

São-paulinos descartam crise e valorizam

empate com o Goiás

O ambiente conturbado no São Paulo parece não afetar os joga-dores. Mesmo com alguns pequenos desentendimentos entre diretoria e o técnico Leão, os atletas são enfáticos e garantem que não há crise no Tri-color. A maior prova disso, para eles, foi a classificação do time às semifinais da Copa do Brasil. A equi-pe paulista conseguiu a vaga após em-patar em 2 a 2 com o Goiás, no Serra Dourada, nesta quarta-feira.

No desembarque do time após a vaga, a alegria foi evidente no rosto dos atletas. O São Paulo luta para con-quistar o título inédito. Se isso acon-tecer, o Tricolor conquista uma vaga na Taça Libertadores, competição que o time não disputa desde 2010. – Não tem crise nenhuma no São Paulo. O ambiente no clube é muito bom. A nossa superação em Goiânia mostra isso – ressaltou Lu-cas.

ESPORTES