jornal gazeta do dia 04 de julho

8

Upload: james-cruvinel-junior

Post on 12-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO
Page 2: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

cidadesGAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 02

CGU instaura processo administrativo

contra empresas contratadas pelo Dnit

A Controladoria-Geral da União (CGU) instaurou processos administrativos questionando a ido-neidade de cinco empresas suspeitas de praticar atos ilícitos em contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Ceará. Os três processos foram publicados hoje (3) no Diário Oficial da União.Os contratos, firmados com as empresas RNR Consultoria de Engenharia, NBR Engenheiros Con-sultores, Consultoria de Engenharia HSZ, Construtora G&F, e Maia Melo Engenharia, previam a execução de obras rodoviárias.Caso as empresas sejam declaradas inidôneas, ficarão impedidas de participar de contratos com a administração pública. Se os contratos estiverem andamento, podem ser interrompidos, caso assim decida o gestor contratante.De acordo com a CGU, a decisão de instaurar os processos tem por base “fortes indícios de práticas ilícitas” identificadas durante a Operação Mão Dupla, feita em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O processo corre sob sigilo.A Mão Dupla já vinha investigando a empresa Delta, suspeita de integrar o esquema criminoso en-volvendo o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Ele está preso desde o dia 28 de fevereiro, quando foi deflagrada a Operação Monte Carlo.

Gazeta do DiaRazão Social: Atual Comunicação LTDA

CNPJ 13.059.954/0001-11Endereço: Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 386 – sala 3

Diretora: Cristina de Mesquita Netto

Editora Chefe: Cristina de Mesquita - MTB GO 9845 – JP

Tel: 3441 2448 E-mail: [email protected]

Impressão: Gráfica ModeloDiagramação: Waleska Costa

EXPEDIENTE

Os três hospitais de Catalão suspenderam, como caráter de advertência, o atendimento hospitalar (eletivo) aos assegurados do Pró – Saúde, que atende a servidores municipais. No primeiro dia do movimento, nenhum procedimento foi cancelado. Apenas dois atendimentos de urgência e emergência foram realizados, até o meio da tarde. Segundo os hospitais, o motivo da paralisação, é o baixo valor pago a eles e reclamam que o problema já vem se arrastando há pelo menos três anos. As negociações vêm se arrastando há muito tempo, porém a decisão de paralisar foi tomada depois que os hospitais enviaram um ofício ao superintendente e não obtiveram resposta. A expectativa é que a resposta fosse dada na sexta – fei-ra, 29. O Pró Saúde atende a mais de 4 mil assegurados.

Hospitais paralisam atendimentos ao

Pró SaúdePor: Cristina de Mesquita

Os atendimentos que deixam de ser realizados são os con-siderados eletivos, não atingindo, portanto, as urgências e emergências. “Os hospitais querem tabela bem acima do que o Pró – Saú-de pode arcar”, disse à reportagem, o superintendente do Ipasc, Cristiano Lefevre. Ele disse ainda que houve já um reajuste de 30% nos honorários médicos e atendeu a algu-mas reivindicações. Ele disse, porém que o Instituto não tem como arcar com qualquer elevação nos repasses aos hospi-tais, que é o motivo da paralisação. Lefevre disse que assim que foi notificado por um ofício, querendo resposta ao problema, não conseguiu falar com o prefeito Velomar. Porém, essa semana, os dois já conver-saram sobre o assunto. “O prefeito se propôs a discutir, mas dentro dos parâmetros, que podemos arcar”, disse.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia a suspensão da venda de planos de saúde de 40 operadoras que receberam reclamações de usuários por descumprirem o prazo máximo de atendimento. A informação foi anuncia-da hoje (3) pela agência reguladora.De 19 de março a 18 de junho, a ANS recebeu 4.682 queixas de usuários por causa do não cumprimento dos prazos pelas operadoras, que variam de três a 21 dias dependendo da especialidade médica.Segundo a ANS, das 1.016 operadoras de plano de saúde no país, 162 recebe-ram ao menos uma reclamação no período avaliado por desrespeitarem os pra-zos para a realização de consultas, exames e cirurgias, estabelecidos em uma norma vigente desde dezembro de 2011.O levantamento trimestral também constatou que do total de operadoras, 105 receberam queixas nos dois balanços feitos em 2012, sendo que no caso de 40 empresas, as reclamações justificam a suspensão de produtos, como a venda dos planos de saúde.“Quarenta [operadoras médico-hospitalares] se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade”, diz nota.De acordo com a ANS, mais 82 operadoras ficaram acima da média aceitável de reclamações e dos 370 planos odontológicos apenas dois receberam queixas.Os planos de saúde que descumprem os prazos para atendimento estabeleci-dos pela agência reguladora podem ter de pagar multa que varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. No caso de reincidência, também podem ser punidos com medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de produtos, ou sofrer uma intervenção.“O consumidor deve ter acesso a tudo o que contratou com a sua operadora. Aquelas que não cumprirem este normativo poderão ter a venda de planos suspensa”, disse, por meio de um comunicado, o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin.

Por: Agência Brasil

ANS avalia suspender venda de plano de saúde

de 40 operadoras por causa de queixas

PLANO DE SAÚDE

Por: Agência Brasil

ATOS ILÍCITOS

Page 3: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

GAZETA DO DIA /QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 03

Por: Cristina Mesquita

Corpo de Bombeiros alerta para acidentes domésticos

com crianças

Em Catalão, os dados são do Corpo de Bombeiros: é comum os acidentes domésticos com crianças. Os pais devem ficar alerta aos filhos. No período de fé-rias, quando elas passam um maior tempo dentro de casa, os cuidados devem ser redobrados. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospi-talizados anualmente no Brasil por causa de aciden-tes domésticos. Contando com as demais nações, os óbitos sobem para 830 mil, conforme o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, de dezembro de 2008, divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Na-ções Unidas para a Infância (Unicef).Em Catalão o índice de socorros à crianças é muito comum e frequente. Os destaques são para as quedas e queimaduras, segundo o Sargento Ricardo (foto), do 10º Batalhão do Bombeiro Militar de Catalão. “As crianças são inconsequentes pela inocência e os aci-dentes, em sua maioria, atribuo a curiosidade que elas têm. Elas sobem onde não devem, mechem nas panelas quentes no fogão, introduzem objetos em tomadas, ingerem produtos de limpeza, manuseiam utensílios cortantes e outra infinidade de coisas que podem colocar sua vida em perigo”.

“Os pais devem se atentar a proteger a quinas dos móveis com borrachinhas que são fabricadas e facil-mente encontradas para esse fim porque ali elas mais se machucam. As tomadas se forem ao alcance delas devem sempre ter uma proteção para que nada que não se deve seja ali introduzida. As panelas no fogão devem estar sempre com suas alças viradas para trás, pois, vemos muito casos de queimaduras graves por esse motivo. E os produtos de limpeza nunca devem estar expostos porque a criança pode achar que aqui-

Por: Gustavo Vieira

IMPORTANTE

lo é uma bebida que sua mãe a oferece ou mesmo brincando ela pode ingerir tal produto e as consequ-ências podem ser desastrosas”, explica o bombeiro lembrando ainda que àqueles que moram em apar-tamentos devem ter grades e telas protetoras em janelas e sacadas para evitar que os pequeninos se debrucem sobre elas impossibilitando quedas.O sargento não acredita que a culpa dos acidentes domésticos seja dos pais, mas que a curiosidade da criança é natural e isso pode aumentar as chances de ocorrências. “O que os pais devem fazer é sempre orientar as crianças a não pegarem determinados objetos com eletrônicos, químicos, perfurantes e cortantes, não se aventurar em lugares altos e deixa--la cientes dos perigos que tal desobediência possa trazer. A atenção é a medida protetiva mais eficaz”. Não foi apresentado um número especifico de casos dessa natureza, mas pela frequência o sargento Ri-cardo destaca alguns inusitados. “Outro dia socor-remos uma criança que prendeu sua cabeça no vão de uma cadeira. Tivemos que serrar o objeto para retira-la. Um menino brincando numa construção chutou umas barras de ferro e elas atravessaram seu pé. Os anéis, acreditem, são objetos que as crianças prendem seus dedos e isso são só alguns casos que usamos para orientar”. O Sargento lembrou o caso do afogamento de duas crianças ocorrido em uma creche em Goiânia. “As piscinas são perigosas, esta-mos vendo um caso que aconteceu em Goiânia onde duas crianças numa creche se afogaram e estão em estado grave saúde no hospital. Todo cuidado é pou-co”, salienta o sargento garantindo que se algo dessa natureza acontecer, que os pais ou responsáveis pos-sam contar com os serviços do Corpo de Bombeiros que podem, inicialmente, serem prestado por tele-fone ao solicitar o 193.

Juízes têm até

15 de julho para

informar metas de trabalho

Os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) dos tribunais terão até 15 de julho para informar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quais metas fixaram para o seu trabalho. O anúncio do prazo foi feito pelo co-ordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ), juiz Luciano Losekann, durante encontro em Bra-sília em que estão reunidos nesta segunda-feira (25/6) os representantes dos GMFs de todo o país. Até o final do dia, vão discutir formas de melhorar a atuação dos grupos. A atuação dos grupos priorizará as seguintes áreas: medidas de segurança, atenção à mulher encarcerada, conselhos da comunidade, Come-çar de Novo (programa do CNJ de ressocializa-ção de presos e ex-detentos), gestão das varas criminais e de execução penal, penas e medidas alternativas e mutirões carcerários. Intercâmbio – A programação inclui a troca de experiências entre os participantes e a apresen-tação de boas práticas de execução penal. Os ju-ízes Moacir Antônio Dala Costa e Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior falarão sobre o Progra-ma Justiça no Bairro, que realizam no Complexo Médico Penal, em Curitiba. Em outras palestras, serão demonstradas duas iniciativas do DMF/CNJ, como o Projeto Eficiência, de Gestão Carto-rária e a Calculadora de Execução Penal. O juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Marcelo Tadeu Oliveira, aposta na proposta de troca de experiências. “Interagindo, é possível corrigir problemas e estimular boas práticas”, afirmou. Descentralização – Participam da reunião mem-bros dos grupos de monitoramento e fiscaliza-ção do sistema carcerário (GMF) de todo o país. Criados pelo artigo 5º da Resolução 96 do Con-selho, em 2009, os grupos são responsáveis por monitorar a situação do sistema carcerário nos estados. À tarde serão tratados temas priorizados pelas metas dos GMFs, como a criação dos Conselhos da Comunidade, a aplicação das penas e medi-das alternativas, as inspeções mensais conforme determinação da Resolução CNJ 47/2007 e o Sis-tema Geopresídios, um banco de dados sobre o sistema prisional do Poder Judiciário, além do encarceramento feminino e do Programa Come-çar de Novo, de ressocialização de presos e ex--detentos.

Por: ASCOM / CNJ

Page 4: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

GAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 04

A Rhenovar tem a partir deste ano uma parceria com a Prefeitura Municipal de Catalão e o Programa de Capacitação Profissional,

e vem oferecer cursos GRATUITOS para a população de Catalão!Os cursos tem como objetivo desenvolver as competências comportamentais que todos nós precisamos hoje em dia para construir uma carreira de sucesso,

para isto iremos trabalhar dois assuntos que são muito importantes para este crescimento e amadurecimento profissional como podem ver logo abaixo.Os cursos serão totalmente gratuitos à população, e quem sem interessar deverá apenas se inscrever no SINE de Catalão, localizado à

Av. 20 de agosto, em frente à Caixa Econômica Federal a partir do dia 06 de junho!!!As aulas terão início em julho (dias e horários a definir). Teremos turmas no período da manhã, tarde e noite!

NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE, REPASSEM PARA SEUS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO E FUNCIONÁRIOS!

Anun

cie

aqui

, e te

nha

ótim

os r

esul

tado

s

PARALISAÇÃOA paralisação de advertência dos três hospitais em Catalão, em protesto aos valores pagos pelo Pro – Saúde, é sinal amarelo. Atenção!!!

POR UM LADOOs hospitais dizem que os valores estão defasados: repas-sados às unidades (não aos médicos).

POR OUTROO Pró – Saúde diz que não é um plano de saúde particular (como Unimed) e portanto não há como reajustar além do que é proposto.

INVESTIMENTOO loteamento que o cantor Zezé de Camargo veio visitar em Catalão, onde irá investir é um empreendimento em parceria com o filho do ex – prefeito Haley Margon, conhe-cido como Haleyzinho. Juntos, investirão R$ 70 milhões em um loteamento diferenciado – alto padrão.

LUXOSegundo o ex – prefeito à Coluna, em sua área de 10 alquei-res será construído o que ele chamou de mini cidade – com

casas, apartamentos, área comercial e de lazer.

TIETAGEMO cantor Zezé concedeu coletiva à imprensa no local do empreendimento. Foi um momento para pouquís-simos convidados. O prefeito Velomar e alguns secre-tários foram dar as boas vindas ao astro. E entre uma pergunta e outra, houve momentos para tietagem: poses e mais poses para fotos.

CENA DO COTIDIANOQuer coisa pior que o motorista ser cortado por uma moto pelo lado direito? Tem sim: tentar ser cortada por um ônibus, pela direita também. Alô, Transduar-te, aconteceu com a Coluna.

CORRIDASe o primeiro dia para registro de candidatura foi mais do que normal no Cartório eleitoral, o mesmo, segundo informações, não aconteceu no cartório dis-tribuidor. Muitos candidatos foram em busca do do-cumento para o registro.

panoramaPor: Cristina Mesquita

LOTAÇÃONo cartório distribuidor foram 200 atendimentos só ontem. Contra 50 em dias normais. O movi-mento é maior, claro, desde o momento em que o TJ decidiu que as certidões são obtidas nas ci-dades de origem, não mais em Goiânia.

TRÊS EM UMO próprio partido pode pedir as certidões, o que pode deixar o processo um pouco lento. E são três para cada candidato: a criminal, a cível e a do Tribunal de Justiça (ou de 2º grau), que é a grande novidade dessa eleição.

SEQUIDÃOO Corpo de Bombeiros combateu só ontem, a três focos em Catalão: fogo em vegetação. E pen-sar que a sequidão só está no começo.

MAISO Ministério Público vai solicitar colaboração do município (Executivo) em ações de combate a in-cêndios no Pasto do Pedrinho. Isso não impede, porém, que o dono daquela área adote medidas também. Ano passado, houve um incêndio de grandes proporções naquela área.

Operação conjunta de MPs de Goiás, SC e SP prende suspeitos de pedofilia

Um trabalho conjunto envolvendo os Ministérios Públicos de Goiás, Santa Catarina e São Paulo desarticulou ontem uma rede de pedofilia suspeita de atuar nos três Estados. Denominada Operação Candura, a ação resultou na prisão temporária de duas pessoas: uma delas em Imbituba (SC) e a outra em Rio Verde, no Sudoeste goiano. A medida deferida judicialmente tem como objetivo resguardar a integri-dade física e psicológica das vítimas. Os nomes dos detidos não foram divulgados.Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três lan houses e uma residência em Imbituba. Foram apreendidos ainda telefones celulares, um computador, pen drives, além de material de conteúdo pornográfico. O cumprimento das medidas judiciais envolveu o trabalho dos Grupos de Atuação

Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Goiás, de Santa Catarina e de Piracicaba (SP).As investigações tiveram início a partir de informações obtidas pela Promotoria de Jus-tiça de Monte Mor (SP) sobre um possível encontro de pedófilos a ser realizado neste mês em Limeira, também em São Paulo. Diante disso, foram realizadas diligências e solicitadas as medidas judiciais, reforçadas após a constatação do abuso sexual de duas crianças, uma em Santa Catarina e a outra em Goiás. A suspeita no caso goiano é que a pessoa detida abusava da própria filha.As investigações terão prosseguimento visando identificar outros possíveis envolvidos com a rede.

Abuso de crianças é apurado na investigação que mobilizou MPs de três Estados

Page 5: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

esportePor: Tirso Neto

GAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 05

CRAC já está escalado pra pegar o Sobradinho hoje à noite

O CRAC já está praticamente escalado para o jogo de logo mais pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da série D no estádio Augustinho de Lima em Sobradinho no DF às 20h00min horas, contra o time da casa. O técnico Zé Roberto do Leão do Sul deve manter o mesmo time que venceu a Aparecidense no domingo passado na estreia do time cata-lano. Com a permanência do goleiro Dudu que substitui Donizete que estava contundido. O lateral direito Guerra também já se recuperou mais não volta ao time permanecendo naquele setor o volante Mário Cesar. O CRAC vai em busca de no mínimo um ponto para permanecer nas primeiras posições do grupo. Já o Sobradinho do meia Anaílson fará a sua estréia na competição diante de sua torcida. O CRAC deve ir a campo com: Dudu, Ma-rio Cesar,Thiago Sala, Fábio Paulista e Emerson. Leão, Zé Neto, Robson Goiano e Fabrício. Hélio Paraíba e Nino Guerreiro. Técnico Zé Roberto.

Poucos gols na rodada do Regional de futebol amador

A edição de numero 28 do campeonato Regional de Futebol amador chegou neste ultimo final de semana a sua quinta e ultima rodada do primeiro turno com apenas 3 gols nos 4 jogos. No sábado às 15:30 no Estádio do Clube do povo o Olaria foi surpreendido pelo Campo Alegre que veio em busca do empate, mas venceu por 1x0, gol marcado aos 20 minutos do segundo tempo por Leandro. Ainda no sábado no Estádio Luiz Benedito em Ouvidor, o time da casa que não faz um bom campeonato só empatou com o Anhanguera em 1x1. Para os donos da casa marcou Danilo e para os visitantes marcou Stênio. Já no domingo às 9:30 da manhã No clube do Povo, Cascavel e CRAC não saíram de um 0x0. E o pior de todos os resultados foi o de Cumarí. Cujo os donos da casa venceram por W O a equipe do Juventude de Campo Alegre que não justificou sua ausência e foi eliminada da competição pela Liga Esportiva Catalana. Organizadora do certame. Após esta ultima rodada do primeiro turno a classificação ficou assim: na chave A o líder é o CRAC com 8 pontos, seguido pelo Cascavel com 8 pontos também. Em terceiro aparece o Cumarí com seus 7 pontos, em quarto vem o Goiandira com 4 pontos e em ultimo e já eliminado o Juventude de Campo Alegre. Já no grupo B o líder é o Corumbaíba com 7 pontos, seguido do Campo Alegre com 7 pontos também. Em terceiro vem o Olaria com 6, em quarto está o Anhanguera com 5 e em quinto e ultimo aparece o Ouvidor com 2 pontos conquistados. O artilheiro da competição é Aurélio do Olaria com 6 gols até aqui. O segundo turno já começa neste próximo final de semana.

Ginasta Jade Barbosa é punida pela CBG e está fora das Olimpíadas

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) emitiu um comunicado confirmando que a ginasta Jade Barbosa vai ficar fora da delegação brasileira que vai representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres. A decisão veio mesmo com a assinatura do termo de compromisso. Klayler Mourthé, supervisor de seleções da entidade havia dito na semana passada que Jade estava fora da competição na capital inglesa, pois a atleta se recusou a assinar um termo obrigatório de sobre o uso de uniformes e marcas nos Jogos Olímpicos. Devido a esse fato, ela deixou de participar de algumas competições previstas pela CBG e acabou não se apresentando à seleção na última semana. Com o comportamento de Jade Barbosa, que não justificou suas ações, a Confederação Brasileira de Ginástica optou por excluir a ginasta da equipe.

Vila Nova se reforça para sequência da série C

O Vila Nova contratou mais um atacante para a sequência da temporada. A equipe trouxe Marcelo, jogador de 22 anos, que estava no Tigres-RJ. O jogador está em Goiânia realizando exames médicos e deve ser apresentado ainda hoje . O jogador estava dispu-tando o Campeonato Carioca Série B e era o artilheiro com 15 gols.

Dados do atleta: Nome: Marcelo Henrique Araújo de OliveiraData de Nascimento: 04/01/1990 (22 anos)Altura: 1,79mPeso: 81 KgClubes: Botafogo, Duque de Caxias e Tigres-RJ

Corinthians tenta hoje fazer história na Libertadores contra o Boca Jrs

Autor do gol do Boca Juniors na partida de ida da final da Libertadores, Facundo Ronca-glia ainda não tem presença garantida no jogo decisivo, nesta quarta. O lateral-direito, porém, se mostrou muito confiante no triunfo argentino e na possibilidade de jogar. Para Roncaglia, o Corinthians não sairá para o jogo e o é Boca quem terá de tomar a ini-ciativa da partida. “Eles vão se retrair e nós vamos ter que ser os protagonistas. Temos que passar por cima deles”, pregou.Já no Corinthians o técnico Tite permaneceu quase uma hora concedendo entrevista coletiva no CT Joaquim Grava. Concentrado no jogo de hoje no Pacaembu, o coman-dante evitou responder às declarações de jogadores como Riquelme e Orión e rebateu as ‘estatísticas passadas’ exaltadas pelo Boca Juniors antes do confronto decisivo. Mes-mo deixando claro que Corinthians e Boca precisam escrever sua “própria história”, Tite lembrou de um feito histórico particular: em toda a carreira como treinador, ele jamais perdeu para times argentinos. Ao todo foram dez confrontos, com dois empates e oito vitórias das equipes de Tite envolvendo disputa de Copa Mercosul, Sul-americana e também da Libertadores.

Técnico do Goiás está prestigiado pela diretoria e fica no cargo

O Goiás estava negociando com quatro jogadores, inclusive o uruguaio Loco Abreu. Após o empate contra o Guaratinguetá, o presidente do clube, João Bosco Luz, sus-pendeu todas as negociações que estavam em andamento. De acordo com João Bosco Luz, a diretoria aguardará uma reação do atual elenco, para então, verificar quais po-sições necessitam de reforços. O jogo contra o Guaratinguetá não agradou em nada o comandante esmeraldino. No futebol brasileiro, normalmente, quando um time não está bem, quem dança é o treinador. No Goiás, João Bosco Luz, diz que não será assim. O presidente garante que Enderson Moreira comandará a equipe até o final da próxima temporada.

Anápolis e Trindade dividem liderança da segundona de Goiás

Foi encerrada neste ultimo domingo a sétima rodada do Campeonato Goiano da Se-gunda Divisão. O Anápolis venceu e retomou a liderança da competição. Goiânia, Trin-dade e Grêmio Anápolis também se deram bem. no Jonas Duarte, o Grêmio Anápolis derrotou a Jataiense por 4 a 2. Sandro Lima, Tindurim, Marcelo Goiano e Maninho fizeram para os anapolinos. Manoel Júnior, duas vezes, descontou para a raposa. O Trindade, com três gols de Fernando Caranga, derrotou o Aparecida, fora de casa, por 3 a 2. Rivaldo e Vinícius Zaqui descontou para o time da grande Goiânia. Em Iporá, o Galo se deu bem. O Goiânia bateu o Iporá por 3 a 0, com gols de Yuri, Preto Marabá e Nonato, cobrando pênalti. No Pedro Romualdo, o Anápolis não tomou conhecimento do Santa Helena e venceu por 3 a 0. Moisés, Raphael Luz e Bruno Aquino marcaram os gols tricolores. Na classificação, a liderança é de Anápolis e Trindade, ambos com 14 pontos. Em seguida vem o Mineiros com 12 e o Grêmio Anápolis com 11. O Goiânia é o quinto, com oito. O Iporá tem sete. O Santa Helena está na sétima posição com quatro. Jataiense e Aparecida dividem a lanterna com apenas três pontos cada.

Seedorf vestirá a 10 no Botafogoo presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, definiu a camisa que o holandês Cla-rence Seedorf irá utilizar na equipe carioca: a 10. Além disso, o mandatário contou detalhes sobre a negociação com o atleta e definiu a contratação como um sonho. O mandatário falou sobre o impacto do holandês dentro e fora de campo. “Precisávamos de alguém como o Seedorf em nosso time, uma marca, um mega jogador que ajuda tanto dentro das quatro linhas quanto nos vestiários. Temos jogadores de muita qua-lidade, mas estava faltando alguém assim. Nossa torcida precisava deste camisa 10”, comentou.

ANÚNCIE!

panoramaPor: Cristina Mesquita

Abuso de crianças é apurado na investigação que mobilizou MPs de três Estados

Page 6: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

cidadescidadesGAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 06

Pastoral Familiar da Paróquia São

Francisco de Assis realiza encontro de

casais

Nos dia 06, 07 e 08 de julho acontecerá o Encontro de Casais com Cristo que é uma programação que acontecerá no Centro de For-mação Pastoral São Sebastião, antiga creche São Sebastião no bair-ro São Francisco. Essa é uma proposta da Pastoral Familiar da Paró-quia São Francisco de Assis para a evangelização dos casais que é a parte constituinte da família, explica Selma Noêmia, coordenadora de encontros de casais da Paróquia São Francisco de Assis. “Convi-damos os casais que acreditam na família para se reunirem com a palavra de amor e assim fortalecerem essa importante instituição que é a família”.Noêmia diz que os casais que participaram em edições anteriores tiveram bons resultados e que alguns continuam a integrar e intera-gir com essa programação. “Isso na verdade é uma caminhada en-tre tantas outras que realizamos. Muitos casais seguem esse proje-to e gostaríamos que mais pessoas participassem vendo o tamanho da cidade e a pouco procura. É gratificante a quantidade dos que já participam, mas gostaríamos que mais casais fizessem parte”. O Encontro de Casais com Cristo - ECC é um serviço da Igreja Ca-tólica, aprovado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para evangelizar a família, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização para despertar os casais para as pastorais paro-quiais, devidamente integrados na pastoral de conjunto da Arqui-diocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar. “O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC”, diz Noêmia.Os encontros acontecerão, segundo Selma, às 19 horas nos dois primeiros dias, sexta e sábado, no Centro de Formação Pastoral São Sebastião e no domingo haverá a missa de fechamento do encon-tro, às 18 horas na Paróquia São Francisco de Assis. As inscrições podem ser feita até o ato de início da programação no dia 06, du-rante a programação ou pelo telefone número 3441-2640. “Se o in-teressado não puder vir pessoalmente fazer a inscrição nós vamos até ele em seu endereço”, explica Noêmia reforçando o convite.

Anuncie aqui e tenha ótimos resultados em sua empresa!

Por: Cristina MesquitaO governador Marconi Perillo assinou nesta tarde decreto que regulamenta a lei que concede crédito outorgado de 60% do ICMS às indústrias do setor alcooleiro. Na oca-sião o governador ressaltou os investimentos que estão sendo feitos com o objetivo de fomentar o crescimento econômico e industrial do Estado e apresentou os números que comprovam o crescimento do PIB goiano acima da média nacional.

InfraestruturaO governador Marconi Perillo ressaltou que o Governo do Estado tem contribuído com o Governo Federal para a conclusão da Ferrovia Norte-Sul. “Temos ajudado a presidente Dilma nos gargalos que impedem o avanço da obra da Ferrovia Norte-Sul, com destaque para as desapropriações. Eu já coloquei o nosso governo à disposição do Governo Fede-ral. Também estamos de olho no Porto de São Simão; algumas melhorias serão feitas”, enfatiza.

RodoviasSobre as rodovias, o governador destaca que “nossas estradas estavam muito ruins e nes-se ano estamos dando uma alavancada forte. Até agosto concluiremos 2.100 quilômetros recuperados, com boa qualidade. Vamos licitar agora mais 2.300 quilômetros para serem entregues em setembro do ano que vem. Estamos na reta final de uma contratação de crédito, no valor de R$ 1,5 bilhão para a conclusão de rodovias e construção de outras 50 novas rodovias. Na área de energia também estamos avançando com previsão de inves-timento de R$ 1 bilhão até 2015. Eu tenho todos os motivos para acreditar num período não muito longo de que Goiás estará entre os cinco Estados mais ricos do Brasil”.

EconomiaOs investimentos em infraestrutura, as políticas de incentivos fiscais e a parceria com a iniciativa privada têm colocado Goiás em posição de destaque no cenário econômico nacional. “Goiás é, no período de um ano, o Estado que mais cresce proporcionalmente na indústria e que mais cresceu em geração de empregos em março e abril. Goiás é o primeiro no Brasil, em termos relativos, e o quinto, em termos absolutos. É também um dos que mais crescem em exportações e geração de empregos”, explica Marconi Perillo.

Nos três primeiros meses deste ano, o PIB nacional não cresceu o esperado pela equi-pe econômica do Governo Federal. “A primeira estatística trimestral do IBGE para 2012 registrou uma desaceleração forte da economia. Nosso PIB ficou na casa de 0,8%. Entre-tanto a economia de Goiás cresceu 6,6%. Dentre outros setores, um dos puxadores da economia foi o do etanol e do açúcar”, finaliza o governador.

Governador acredita que Goiás estará

entre as cinco maiores economias

do PaísPor: SITE GOIAS AGORA

NOTÍCIAS DO ESTADOENCONTRO DE CASAIS

Page 7: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

cidadesGERAL

GAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 07

Copa do Mundo: ações de proteção a Direitos Humanos poderão receber

recursos

O Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e do Cidadão do MP-GO está divulgando o primeiro edital específico do Fundo Brasil de Direitos Humanos. O Fundo Brasil irá doar até R$ 300 mil para apoio a projetos que visem à defesa e promoção dos direitos humanos de co-munidades e grupos vulneráveis impactados por projetos de desenvolvimento urbano de grande escala ou megae-ventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Ford.Sobre o Fundo BrasilO Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado, que visa contribuir para a promoção dos direitos humanos no Brasil. Em seus editais anuais, desde 2007, a organização já apoiou 141 projetos em todo o País. Foram doados R$ 3,380 milhões a pessoas e pequenas or-ganizações que enfrentam a discriminação e a violência institucional nas mais diversas áreas dentro do campo dos direitos humanos. (Fonte: ASCOM / MP)

Fiscalização gera quase 80 mil em multas no Araguaia

Em sete dias de fiscalização, durante a pré-temporada do Rio Araguaia, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recur-sos Hídricos (Semarh), aplicou R$ 79.800 em autos de in-fração e apreendeu 181 quilos de animais capturados para consumo, sendo 164,3 quilos só de pescado. As equipes da Semarh foram divididas em seis pontos estratégicos ao longo do Araguaia: Santa Fé de Goiás; Bandeirantes e Aruanã; dos rios Tesouras e Verdinho e na Área de Preser-vação Ambiental (APA) do Encantado, próxima às cidades de Aragarças e Baliza.No porto do Rio Tesouras, em Mozarlândia, foram aborda-dos 158 veículos, aplicados 14 autos de infração contra a fauna silvestre, um auto de infração comum e um auto de advertência. O valor total das multas foi de R$ 4.800. Além disso, foram apreendidos 164,3 quilos de pescado, 9,3 qui-los de tartaruga e 7,4 quilos de jacaré.Os fiscais da Semarh identificaram, ainda, um desmata-mento no município de Britânia. A equipe encarregada pela vigilância na região de Aruanã multou um proprietá-rio de terras em R$ 75 mil por desmatar área no loteamen-to Barreira Branca, nas margens do Araguaia e, portanto, área de preservação permanente. (Fonte: site Goiás Agora)

Saúde intensifica ações para alcançar meta de vacinação contra polio

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomieli-te termina na próxima sexta-feira, dia 6 de julho e Goiás mesmo sendo o terceiro colocado no ranking nacional de vacinação, com 92% de cobertura vacinal, ainda não atin-giu a cobertura ideal estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 95% de crianças menores de cinco anos de ida-de vacinadas em todos os Estados. Em Goiás esse número representa 418.813 crianças de um total de 440.856. Até o momento 409.642 crianças foram vacinadas e 53% dos municípios goianos alcançaram até o momento a cobertu-ra preconizada. A vacina é disponilizada em 830 salas da rede pública distribuídas em todo o Estado, das 8 às 17 horas, com atendimento ininterrupto. A superintendente de Imunização e Rede de Frio da Secre-taria da Saúde, Clécia Vecci, esclarece que “apesar de não haver casos registrados da doença há 23 anos no Brasil, já recebemos inclusive o certificado internacional de erradi-cação da doença, nós corremos o risco da reintrodução do vírus no País, caso não tenhamos coberturas vacinais satis-fatórias.” Um dos motivos que contribuíram para dificultar o alcance da cobertura vacinal, segundo a superintenden-te é a ausência de casos da doença, já que o último caso ocorreu em 1989, o que fortalece a idéia da inexistência do risco da doença. (Fonte: site Goiás Agora)

CPI da Delta rejeita pedidos para ouvir Cachoeira, Bordoni e Perillo

A CPI da Delta, realizada na Assembleia Legislativa de Goi-ás, em Goiânia, rejeitou, na manhã desta terça-feira (3), a convocação do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carli-nhos Cachoeira. Também foram rejeitos, por 3 votos a 2, os requerimentos para ouvir o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o jornalista Luiz Carlos Bordoni. Votaram contra os requimentos apresentados pelos depu-tados Mauro Ruben (PT) e Daniel Vilela (PMDB) os três in-tegrantes da base governista que compõem a CPI: o relator Talles Barreto (PTB), o líder do PSDB na Casa, Túlio Isac, e o presidente da comissão Helio de Sousa (DEM). Segundo os deputados governistas, Cachoeira deverá ser ouvido em outro momento. Sobre a rejeição do convite a Perillo para depor, o presiden-te Helio de Sousa justificou: “Enquanto a CPMI [em Brasília] e a CPI [em Goiás] não desencarnarem do Marconi nós não vamos nos lembrar da Delta, que é o verdadeiro dessa co-missão”. A CPI goiana foi criada para investigar o possível envolvimento de autoridades e políticos com a contraven-ção e o crime organizado, e, ainda, a atuação das empresas Delta e Gerplan no estado. (Fonte: Globo.com)

Quadro clínico do menino que se afogou em piscina evolui, diz médico

Garoto de 2 anos continua na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos.Acidente aconteceu com ele e uma menina de 1 ano, em berçário de Goiânia.O quadro do menino de 2 anos que se afogou na piscina do berçário na segunda-feira (2), em Goiânia, evoluiu. De acordo com o pediatra Henrique Gomide, do Instituto Goia-no de Pediatria (Igope), onde a criança está internada, o quadro passou de gravíssimo, na segunda, para grave, nes-ta terça-feira (3).De acordo com o médico, o menino continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com a ajuda de apare-lhos e em sedação profunda. Na noite de segunda-feira, ele apresentou uma série convulsões que foi controlada por volta da meia-noite.A maior preocupação dos médicos é com o cérebro da criança. Para avaliar possíveis sequelas ele terá de que pas-sar por uma tomografia, que só pode ser realizada depois de 48 horas sem convulsão. A previsão é que esses exames sejam realizados na quarta-feira (4). “A gente não sabe quanto tempo ele ficou submerso, então sobre sequelas, só o tempo vai dizer”, alegou Henrique Gomide. (Fonte: globo.com)

De acordo com a superintendente de Imunização e Rede de Frio da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Clécia Vecci, neste momento em que grande parte da população em férias se desloca para temporadas em regiões de pesca, rios e matas, acampamentos e áreas rurais, toda a população deve estar vacinada. Quem vai viajar deve tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. “Devem tomar a vacina pessoas não vacinadas ou que foram vacinadas há mais de 10 anos,” esclarece ela. Ainda segundo ela, quem está chegando ao Estado, a trabalho ou para passar férias, ou pequenos períodos, também deve tomar a vacina. A vacina em Goiás é rotina, mas em outros Estado não é, daí o risco da proliferação e da necessidade das pessoas que chegam de outros lugares também se vacinarem. Clécia explica que a febre amarela é endêmica em Goiás e que a forma silvestre da doença ocorre em surtos, e de forma cíclica, de cinco a sete anos. “Estamos entrando no quinto ano do último surto, que foi em 2007/2008, quando tivemos 24 casos registrados da doença e 14 mortes, daí a preocupação nesse momento de temporada de férias e de grande prática de atividades de ecoturismo”, ex-plica Clécia. Ela acrescenta que não devem tomar a vacina as grávidas; mulheres que estão amamentando; os idosos (que vão tomar a vacina pela primeira vez); portadoras de doenças autoimunes e imunodeprimidas. A vacina está disponível na rede púbica estadual, em 830 postos em todo o Estado.

Saúde alerta para vacinação

contra febre amarela

Este espaçopode ser seu!

Page 8: JORNAL GAZETA DO DIA 04 DE JULHO

GAZETA DO DIA / QUARTA - FEIRA / 04/07/2012 - página 08

Operação Férias mobiliza Corpo de Bombeiros em áreas com lagos e rios no Estado

PRÓ-SAÚDE

PARALISAÇÃO DO ATENDIMENTO O atendimento aos usuários do Pró-Saúde será suspenso nos dias 03, 04 e 05 de Julho de 2012 pelos hospitais de Catalão: Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Nicolau e Hospital Nasr Faiad, incluindo seus laboratórios e clínicas de imagem.

A suspensão do atendimento foi decidida pela rede hospitalar credenciada e será seguida por todos os prestadores de serviços de assistência à saúde. Estamos paralisando o atendimento em razão da remuneração feita pelo Pró-Saúde ser incompatível com a realidade do mercado e pela insensibilidade do convênio em negociar os valores dos prestadores de serviços. Ressaltamos que nosso interesse é melhorar o atendimento e oferecer um serviço de saúde à altura da população da cidade de Catalão e região. Pedimos a compreensão dos usuários pelos transtornos causados pela paralisação. Continuamos abertos ao diálogo com a Superintendência do Pró-Saúde na expectativa de uma solução definitiva para essa situação, para que possamos assegurar uma assistência digna aos usuários do Pró-Saúde.

APENAS OS CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SERÃO

ATENDIDOS.

Por: Gustavo Vieira

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás trabalha mais uma vez com a Operação Férias lançada sexta-feira, dia 29 de junho, às 8 horas, no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Goiânia. O foco da operação, mais uma vez, será os pontos turísticos de Goiás com lagos e rios, como Três Ranchos e o Araguaia. O efetivo, segundo o Sargento Ricardo, do 10º Batalhão de Catalão, contará com reforço das viaturas e embarcações que trabalharão durante todo o mês de ju-lho na prevenção de acidentes em vários pontos turísticos do Estado: “Iremos usar de quase todo nosso efetivo em cidade turísticas na região como em Três Ran-chos e Caldas Novas e todas as outras. Vale destacar a nossa grande presença no Rio Araguaia com cerca de dois mil ho-mens preparados para o socorro e com

todo o aparato necessário, vendo a grande quantidade de pessoas que frequentam esse local nesse período. Seria como se deslocás-semos um batalhão para essa área”. “Estaremos monitorando os banhistas em duas frentes com 15 dias cada para que ne-nhum afogamento aconteça e outros aci-dentes. Se acontecer, temos ambulâncias, unidade aérea, médicos e enfermeiros para garantirmos a sobrevida do turista” diz o sar-gento que afirma que nesses locais também é realizado trabalho de orientação pedindo que coletes salva-vidas sejam usados, que evitem bebidas alcoólicas e aventuras na água. “Que todos que forem se divertir com motonáuti-cas, barcos, lanchas e similares, que a Mari-nha do Brasil irá conferir se o piloto tem a o Arrais amador, espécie de habilitação destina-da a uso desses veículos, se não for habilitado ele sofrerá sansões administrativas”, comple-ta.A Operação Férias é executada com outros órgãos como Polícia Rodoviária Federal e Es-tadual para coibir os acidentes em todas as rodovias do Estado, Polícia Ambiental para evitar que depredações ocorram durante as férias e secretaria do Meio Ambiente. “Com todo esse efetivo nos ajudando daremos con-ta de atender a demanda que é muito grande e as ocorrências rotineiras. A tudo isso esta-mos acostumados”, garante.

Confira algumas dicas de Segurança dos Bom-beiros de Goiás para evitar acidentes durante a Operação Férias 2012. Nas estradas:

- Cinto de segurança: use sempre o cinto. Ele protege sua vida. No caso de acidente grave, o cinto aumenta em 50% as chances de so-brevivência.- As crianças só devem andar no banco tra-seiro do carro com cinto ou cadeirinha. Não deixe as crianças colocarem mãos, braços e cabeça para fora do carro.- Respeite os limites de velocidade. Mante-nha distância dos demais veículos. Nunca ul-trapasse pela direita. O álcool afeta a visão, o comportamento e os reflexos do motorista.- Antes de viajar verifique as condições do ve-ículo Nos balneários

- Tenha sempre materiais de primeiros socor-ros no seu acampamento;- Em caso de insolação, a vítima deve tomar banho frio e passar um creme hidratante. Caso continue ardendo muito, coloque um pano úmido sobre as partes queimadas;- Em caso de afogamento, chame por socor-ro especializado. Os Bombeiros estarão às margens dos principais balneários do Estado durante todo o mês de julho. O número de emergência dos Bombeiros é 193;- Cuidado com as arraias (muito comum no Rio Araguaia): seu ferrão tem formato de serra invertida e possui uma substância ve-nenosa. Os bombeiros alertam que ao entrar na água, principalmente em locais com muito barro, é necessário que as pessoas caminhem arrastando os pés para espantar o animal.

CO

MU

NIC

AD

O