jornal do sindicato dos trabalhadores em telecomunicações ... · apenas seus interesses...

4
Tel: (11) 3351-8899 www.sintetel.org Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo JORNAL INTEGRADO OUTUBRO / NOVEMBRO 2009 Trabalhadores da Tivit fazem greve em São José dos Campos Devido às festividades de final de ano e às férias coletivas dos funcionários do sindicato, o Sintetel não funcionará entre os dias 18/12/2009 e 03/01/2010. Para quem usa os serviços do sindicato, as atividades serão retomadas normalmente no dia 04/01/2010. IMPORTANTE: Sintetel entrará em recesso no final do ano A GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizou no dia 1º de outubro um evento intitulado “Gritos do Silêncio”, no qual foram ministradas diversas palestras sobre a violência contra a mulher, entre as quais uma que tratou da Lei Maria da Penha e outra que abordou o compromisso ético e profissional no atendimento à violência doméstica. O Sintetel foi representado no evento pela diretora Ana Maria da Silva, que aproveitou para parabenizar a atitude da GCM de atuar junto à comunidade e pelo compromisso firmado de garantir a diversidade de gêneros. Sintetel participa do evento “Gritos do Silêncio” Os trabalhadores da CB Contact Center elegeram na terça-feira, dia 20 de outubro, sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Com a ajuda de representantes do Sintetel, os trabalhadores puderam organizar a votação e escolher os representantes para a gestão 2009/ 2010 da CIPA. Os sete primeiros colocados foram os companheiros Manoel José da Silva, Nivaldo Alves Jesus, Dora Barchi Ferreira, João Manoel da França, Jonas Bernardo da Cruz, Flávio Roberto Côrrea Pandeló e Silmara Rosa da Silva Pereira, nessa ordem. Casas Bahia Contact Center elege sua CIPA Empresa não cumpre Convenção Coletiva e teleoperadores cruzam os braços para exigir seus direitos. No dia 15 de outubro a cidade de São José dos Campos foi palco de uma exemplar luta dos trabalhadores da Tivit. Confira reportagem completa na página 3 desta edição.

Upload: duongtuong

Post on 18-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tel: (11) 3351-8899www.sintetel.org

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo

JORNAL INTEGRADOOUTUBRO / NOVEMBRO 2009

Trabalhadores da Tivit fazem greve emSão José dos Campos

Devido às festividades de final de ano e às férias coletivas dos funcionários do sindicato, o Sintetel não funcionará entre os dias 18/12/2009 e 03/01/2010. Para quem usaos serviços do sindicato, as atividades serão retomadas normalmente no dia 04/01/2010.

IMPORTANTE: Sintetel entrará em recesso no final do ano

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizou no dia 1º de outubro umevento intitulado “Gritos do Silêncio”, no qual foram ministradas diversaspalestras sobre a violência contra a mulher, entre as quais uma quetratou da Lei Maria da Penha e outra que abordou o compromissoético e profissional no atendimento à violência doméstica. O Sintetel foirepresentado no evento pela diretora Ana Maria da Silva, que aproveitoupara parabenizar a atitude da GCM de atuar junto à comunidade e pelocompromisso firmado de garantir a diversidade de gêneros.

Sintetel participa do evento “Gritos do Silêncio”

Os trabalhadores da CBContact Center elegeram naterça-feira, dia 20 de outubro,sua Comissão Interna dePrevenção de Acidentes(CIPA). Com a ajuda derepresentantes do Sintetel, ostrabalhadores puderam

organizar a votação e escolher os representantes para a gestão 2009/2010 da CIPA. Os sete primeiros colocados foram os companheirosManoel José da Silva, Nivaldo Alves Jesus, Dora Barchi Ferreira, JoãoManoel da França, Jonas Bernardo da Cruz, Flávio Roberto CôrreaPandeló e Silmara Rosa da Silva Pereira, nessa ordem.

Casas Bahia Contact Center elege sua CIPAEmpresa não cumpre Convenção Coletiva e teleoperadores cruzam os

braços para exigir seus direitos. No dia 15 de outubro a cidade de São

José dos Campos foi palco de uma exemplar luta dos trabalhadores da

Tivit. Confira repor tagem completa na página 3 desta edição.

Palavra do presidente

Os resultados da mobilização

EXPEDIENTESindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado de São Paulo

SEDE: Rua Bento Freitas, 64 - Tel (11) 3351- 8899 SUBSEDES: ABC (11) 4123-8975 BAURU (14) 3231-1616 CAMPINAS (19) 3236-1080

RIBEIRÃO PRETO (16) 3610-3015 SANTOS (13) 3225-2422 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (17) 3232-5560 VALE DO PARAÍBA (12) 3939-1620

Órgão de divulgação - Linha Direta EspecialDepto. Comunicação do Sintetel - Diretor Responsável: Almir Munhoz - Jorn. Resp.: Marco Tirelli (MTb 23.187) - Redação: Amanda Santoro, Emilio Franco Junior, Larissa Armani e Marco Tirelli.

Fotos: J. Amaro - Diagramação: Amanda Santoro - Impressão: Gráfica Unisind - Tiragem: 35.000 exemplares

FILIADO À:

Fique por dentro

TELECENTRO / TELECOM2 WWW.SINTETEL.ORG OUTUBRO / NOVEMBRO 2009

Centrais sindicais definem diretrizes para

Conferência Nacional de Comunicação

* Almir Munhoz é presidente doSINTETEL

As Centrais Sindicais se uniram paraorganizar a par ticipação na 1ªConferência Nacional de Comunicação(Confecom), que acontecerá em Brasília,de 14 a 17 de dezembro. Participaramdo evento lideranças de CUT, ForçaSindical, Nova Central, UGT, CTB e CGTB.O Seminário Nacional de Comunicaçãodas Centrais aconteceu no dia 21 deoutubro, em São Paulo, na sede da UGT.O objetivo da reunião foi definir os pontosque representem a posição sindicalsobre o novo marco regulatório dacomunicação brasileira.

A sindicalista Rosane Bertotti, SecretáriaNacional de Comunicação da CUT, abriu o

evento e fez um histórico das açõesdo movimento social, argumentandoque a própria realização daConfecom já é uma conquista. Rosane

criticou a postura dos empresários: “Elesquerem fazer uma Conferência que atendaapenas seus interesses empresariais”.

O jornalista e escritor Altamiro Borges, autordo livro “A ditadura da mídia”, foi convidadopelas Centrais para expor suas propostasde fortalecimento e democratização dacomunicação nacional. Segundo Altamiro,“pela primeira vez se debate comunicaçãono Brasil, e essa é nossa primeira vitória”.Ele lembrou que esse debate estáatrasado: “Basta dizer que o setor deSaúde já realizou 13 Conferências e numadelas nasceu o Sistema Único de Saúde”.O diretor do Sintetel Welton José de Araújopar ticipou juntamente com 40

sindicalistas, além de entidades ligadas àdemocratização da mídia.

Propostas apresentadas pelas centrais

1) Fortalecer a rede pública de comunicação;2) Estabelecer um novo marco regulatóriopara o setor; 3) Fortalecer as rádios e TVscomunitárias e combater a repressão doEstado a essas mídias; 4) Ampliar e massificara inclusão digital: banda larga para todos;5)Concessão de um canal de TV para omovimento sindical com o controle dascentrais; 6) Colocar a Confecom comobandeira de luta na 6ª Marcha dosTrabalhadores, em Brasília; 7) Controle socialdas mídias com a criação de ConselhosFederal, Estadual e Municipal. 8) Fortalecero Fórum Nacional pela Democratização daComunicação e Apoiar o Projeto de Lei doDeputado Vicentinho que dispõe sobre odireito de acesso gratuito às centrais sindicaisao rádio e à TV.

Mais informações pelo site:

http://proconferencia.org.br

Crédito da foto: Manoel Paulo

Os trabalhadores da Atento Ferrazópolis, que fica em São Bernardo do Campo,reivindicaram melhores condições de trabalho na segunda-feira, dia 19 de outubro,e para isso paralisaram suas atividades. O Sintetel foi acionado pelos trabalhadoresda operação SERA/ADSL, que trabalham nas dependências da Telefônica, para queas reclamações e os problemas fossem encaminhados para a empresa.

Para ir atrás das reivindicações feitas, o Sintetel entrou em contato com o setor derelações trabalhistas da Atento e com a própria Telefônica. Todas as reclamações foram repassadas e pedidos como a reestruturação nainfraestrutura do prédio já foram atendidos.

Trabalhadores da Atento protestam por melhores condições

Ficou provado, mais uma vez, que a união ea mobilização dos trabalhadores, junto aoSindicato, garantem conquistas. O protestoque realizamos na Tivit, em São José dosCampos, é um bom exemplo disso. Aempresa insiste em caminhar na contramãodas demais e não quer cumprir a ConvençãoColetiva assinada entre o Sintetel e o sindicatopatronal. Lá no Vale do Paraíba vencemosuma batalha, pois a Justiça determinou quea empresa pague o abono estipulado nodocumento. Entretanto, em São Paulo, Mogidas Cruzes e Jundiaí, a Tivit se recusa acumprir a lei. O Sintetel não arredará péenquanto a justiça não for feita. A mobilizaçãocontinuará até que a empresa cumpra o quefoi acordado na Convenção Coletiva. Já temosuma sentença que nos favorece. Agora vamosbuscar o que ainda falta.

Confecom

No mês de dezembro será realizada emBrasília, a 1ª Conferência Nacional deComunicação. A grande mídia não estádivulgando este fato, pois mexerá diretamentecom ela. Será a oportunidade de discutirmosa construção de um marco regulatório paraum Sistema Público de Comunicação noBrasil, mudanças nos processos deconcessão de rádio e TV, universalização dabanda larga, inclusão digital e muitos outrostemas. O Sintetel não ficará de fora.Participaremos ativamente deste processo.Em nossas publicações traremos outrasinformações sobre o tema.

Seminário serviu de prepara-ção para a Conferência de

Brasília

Acordo ColetivoEmpresas

WWW.SINTETEL.ORG 3OUTUBRO / NOVEMBRO 2009 TELECENTRO / TELECOM

Câmara dos Deputados aprova Convenção 151 da OIT

Trabalhadores fazem greve vitoriosa na Tivit São José

dos Campos

A Câmaa dos Deputados aprovou no início de agosto a convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho),que trata da organização sindical, do processo de negociação dos trabalhadores do serviço público e do direito deexistência de organizações que defendem os interesses dos trabalhadores públicos.

A Convenção 151 prevê a proteção contra atos de discriminação que violem a liberdade sindical e contra atos deingerência das autoridades públicas na formação, administração e no funcionamento das organizações de trabalhadores.Além disso, assegura a independência das organizações de trabalhadores, concessão de facilidades aos representantesdas organizações para que cumpram suas atividades, instauração de processos que permitama negociação das condições de trabalho e garantias dos direitos civis e políticos essenciaispara o exercício de atividades sindicais.

Todas as Convenções da OIT são tratados internacionais que, depois de aprovadas pelaentidade, seguem para serem ou não ratificadas pelos países membros, como o Brasil.Após a aprovação da Câmera, o tema será analisado agora pelo Senado. O movimentosindical tem lutado pela aprovação das Convenções 151 e 158, sendo que esta última proíbe a demissão imotivada.

Claro faz proposta inaceitável

aos trabalhadoresA terceira rodada de negociação com aClaro foi um verdadeiro vexame para aclasse trabalhadora. A empresa ofereceuum reajuste de apenas 3,65% (80% doINPC) para os salários até R$5 mil e propôs

congelar os valores dos demais benefícios.

A data-base dos trabalhadores, que éem 1º de outubro, está atrasada porconta do posicionamento da empresa,que pretender fazer vencer pelo cansaçoessa proposta vergonhosa. Uma

empresa que teve lucro de 2507% em 5 anos, não poderepassar um reajuste ínfimo aos trabalhadores.

A Comissão de Negociação havia marcado para o dia 13 denovembro uma nova reunião, deixando claros os pontos aserem abordados: reajuste salarial no mínimo pelo INPCintegral e para todos os trabalhadores, mais um adicional atítulo de ganho real, reajuste dos auxílios creche ealimentação no mínimo pelo mesmo INPC. Nenhum corteou redução de benefícios. Auxílio creche/pré-escolar paraas crianças até sete anos e auxílio babá para crianças nafaixa etária de zero a três anos. A Fenattel e demais entidadesenvolvidas nessa negociação não vão aceitar que ostrabalhadores saiam no prejuízo. Até o fechamento destaedição, o resultado da reunião ainda não havia sido divulgado.

No dia 15 de outubro a cidade de São José dosCampos foi palco de uma exemplar luta dostrabalhadores da Tivit. O Sindicato junto com ostrabalhadores realizou uma mobilização de protesto.Todas as atividades da empresa foram suspensasem resposta ao não cumprimento da ConvençãoColetiva de Trabalho 2009/2010 assinada entre oSintetel e o Sitesp (sindicato pratronal). O documentofoi celebrado juntamente com o sindicato dostrabalhadores e o sindicato patronal, tendo vigênciaestipulada para os anos de 2009 e 2010.

Empresa descumpre Convenção Coletiva e teleoperadores cruzam os braços para exigir seus

direitos. Mobilização garante resultados, mas luta continua em São Paulo, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

Os trabalhadores sentiram-se injustiçados, poisas demais empresas do segmento, comoAtento, Contax, Dedic/Mobitel e Vidax, jápagaram o abono salarial aos seustrabalhadores conforme previsto na Convenção.

Audiência no Tribunal de Campinas

encaminha negociação

No dia 21 de outubro aconteceu a audiência dejulgamento do dissídio de greve no TRT – Campinas.Na ocasião, o Sintetel comunicou que a Tivit descupriaa Convenção Coletiva assinada com o Sindicato patronal.

A Tivit afirmou que não tem condições de conceder oabono e que pagará somente o reajuste de 5,45%. ATivit afirmou não reconhecer o sindicato patronal.

O juiz do TRT encaminhou o caso para a conciliação emarcou uma nova audiência.

Sintetel se reúne com a Tivit em São Paulo

Após novas reuniões para acer tos de contas, a Tivitcomprometeu-se a pagar o abono salarial de R$ 240,00 paraos trabalhadores de São José dos Campos (em razão dedecisão judicial). No entanto, a empresa se nega a expandir aconquista para as unidades de São Paulo, Jundiaí e Mogi dasCruzes. O Sintetel não aceitará essa atitude! Nãodescansaremos até que todos os trabalhadores da empresasejam igualmente contemplados. Aguarde novas informações.

O diretor regional do Vale do Paraíba, EudesJosé Marques, conduz a manifestação dostrabalhadores da Tivit em São José dos Campos

TELECENTRO / TELECOM OUTUBRO / NOVEMBRO 20094 WWW.SINTETEL.ORG

OSLT

Se você souber dos paradeiros de Antonio Alber to Lata

Valente (Telesp) e Francisco Elanio

Bezerra (Atento), avise o Sintetel. Ascorrespondências enviadas para os endereços queconstam em nossos arquivos retornam com aindicação de “mudou-se”.

Quem tiver notícias dos companheiros ou de suasfamílias, entre em contato com o Departamento Jurídicopelo telefone (11) 3351-8899 para obtenção deesclarecimentos de processo trabalhista.

Procura-se

Evento reuniu trabalhadores compromissados com o Sindicato

Sintetel promove seminário deconscientização sindical

Criançadesaparecida

Guilherme Henrique Alves Lana

Idade atual: 13 anosDesapareceu em 4 de setembro de

2008, no bairro de Barreiro de Cima,em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dica de filme

Bastardos Ing lór ios é uma h is tór iaficcional sobre um grupo de exterminadoresde nazistas que agia durante a SegundaGuerra Mundial. O bando é liderado peloTenente Aldo Raine, interpretado de formahilariante por Brad Pitt. O filme apresentadiversas características que marcaram atéaqui a carreira do diretor Quentin Tarantino- responsável por obras como Kil l Bil l ePulp F ic t ion - como a v io lênc iaextremamente estetizada que, neste caso,é in terca lada com um de l i c ioso humorpoliticamente incorreto.

Tarantino esbanja talento na direção deBastardos Ing lór ios e o f i lme de duashoras e meia flui perfeitamente, o que ocoloca na condição de ser, por enquanto, omelhor longa-metragem lançado em 2009.

Christoph Waltz, que interpreta o oficialnazista Hans Landa, está impecável e jásurge como aposta cer ta para o Oscar doano que vem. O ator se destaca e logo emsua pr imeira apar ição protagoniza umasequência for te que fica marcada como umadas cenas de aber tura mais marcantes ebem construídas do cinema recente. Portudo o que apresenta , Bastardos

Ing lór ios merece ser v is to e merecetambém a provável indicação ao Oscar deMelhor Filme do ano.

Bastardos Inglórios

O depar tamento de OSLT (OrganizaçãoSindical nos Locais de Trabalho) do Sintetelpromoveu mais um seminário deconscientização junto aos trabalhadores.Realizado entre os dias 16 e 18 de outubro,na cidade litorânea de Caraguatatuba, oencontro teve como tema a “AbordagemSindical” e reuniu no total 60 participantes.

O seminário tratou de questões como otrabalho em equipe e o melhor modo parauma primeira abordagem sindical com os

trabalhadores mais novos (normalmente pessoas que estão no primeiroemprego). Também foi debatida a questão de como o sindicalismo éapresentado aos superiores das empresas, com a função de quebraro preconceito construído por alguns em relação às atividades sindicais.

Os dirigentes também puderam ouvir um pouco mais sobre como seposicionar dentro das empresas e dentro do próprio meio sindical a fim demelhorar o relacionamento com outros sindicalistas. Para o diretor do SintetelElísio Rodrigues de Souza, o encontro foi bastante produtivo. “Posso afirmarque o seminário foi ótimo e veio em um momento bastante oportuno”, comentou.“Reunimos um grupo seleto, no qual a grande maioria possui larga experiênciaem condução de assembleias”, concluiu.

Durante o momento de descontração, participantes aprendem arelaxar o corpo e a mente

Paulo Rodrigues, assessor da OSLT, fala sobre a importânciado Sindicato na vida do trabalhador