jornal do onibus de curitiba - edição do dia 02-05-2016

16
Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 Número 2.425 | Diretor Renato Barroso A n o t í c i a n o p o n t o . DA GRANDE CURITIBA /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Conheça mais sobre nossos produtos no site grupor3a.com Vacinação da gripe atingiu 60,1% do total (Página 5) (Página 3) Dilma reajusta Bolsa Família em 9% CIDADE “Vovô, ganhamos do Coxa!” Jason Silva 3x0

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 29-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Segunda-feira, 2 de Maio de 2016

Número 2.425 | Diretor Renato Barroso

A n o t í c i a n o p o n t o .

DA GRANDE CURITIBA

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com

Conheça mais sobre nossos produtos no site grupor3a.com

Vacinação da gripe atingiu 60,1% do total

(Página 5)(Página 3)

Dilma reajusta Bolsa Família em 9%

CIDADE

“Vovô, ganhamos do Coxa!”

Jaso

n S

ilva

3x0

Page 2: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Fique LigadoSegunda-feira, 2 de Maio de 20162 grupor3a.com

FINANÇAS

ACONTECEU2 de MAIO

“Há vários motivos para não amar

uma pessoa, e um só para amá-la;

este prevalece.”

Carlos Drummond de Andrade

Frase do dia

EDITORIALFi

que

Liga

do

Simepar

Caça ilegal

Africanos pedem fim de matança de animais

Nossa Sagrada Família

SANTO DO DIA

Santo Atanásio

Santo Atanásio nasceu em Alexandria. Com grandes quali-dades para a oratória e uma bri-lhante inteligência, dedicou-se a preparar-se para o sacerdócio, e sendo diácono foi escolhido como secretário de Alexandre, arcebispo de Alexandria. Aos 23 anos escreveu seu primeiro livro sobre a Encarnação de Jesus Cristo. Foi bispo por 46 anos, onde sofreu perseguições do imperador. Santo Atanásio sofreu cinco exílios seguidos que suportou com paciência e determinação. Refugiava-se no deserto onde conheceu e convi-veu com Santo Antão, de quem escreveu a biografia, contando também como era a vida mo-nástica no deserto, o que atraiu muitos cristãos aos mosteiros eremitas. n

DólarR$ 3,43

EuroR$ 3,93

Bovespa-0,74%

Libra5,01

-1,758%

-0,568%

-0,16%

Tony Blair, do Partido Trabalhista, se torna Primeiro-Ministro do Reino Unido, pondo fim a 18 anos de governo conservador.

1997

O Jornal do Com-mércio, de Per-nambuco, anun-

ciou ontem o fim das atividades após 200 anos de circulação. Um dos jor-nais mais antigos do Bra-sil não resistiu a mais esta crise e o avanço tecnoló-gico. O fato é um reforço para a tese que os periódi-cos impressos estão con-denados a desaparecer. O custo e a velocidade da informação, em compa-ração com a internet, tor-na o veículo inviável se for feita uma análise fria.

No entanto, não são apenas os números frios

que explicam a necessi-dade das pessoas de ter o jornal impresso. A palavra impressa, por um efeito psicológico, tem mais cre-dibilidade do que a que circula na internet, uma vez que os posts podem ser apagados ou apenas se perdem no grande vo-lume de “notícias” pre-sentes na rede.

O fato é que os jor-nais impressos precisam acompanhar os tempos e oferecer mais confiabili-dade e profundidade para que o público possa sentir segurança na informação que recebe. n

A esquadra de Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália (Brasil) continuando sua viagem para as Índias.

1500

O fim de uma eraLOTERIAS

QuinaConcurso nº 4072

02-34-43-75-78

Mega SenaConcurso nº 1.813

09-11-13-15-19-51

TimemaniaConcurso nº 872

01-28-36-38-41-53-77

LotofácilConcurso nº 1.355

01-02-03-04-0607-08-11-15-1618-20-21-22-24

Time do Coração: REMO/PA

Imagem do Mundo

Reuters

A pintura O Grito, de Edvard Munch, é vendido por 119,9 milhões de dólares, tornando-se a obra mais cara de sempre em leilão.

2012

Na cidade de Aleppo, a região controlada por grupos rebeldes ao governo de Bashar Al-Assad registrou uma série de ataques aéreos nos últimos dias. E um dos bombardeios atingiu em cheio um hospital apoiado pela organização não governamental Médicos Sem Fronteiras.

O futuro dos elefantes e rinocerontes da África depende da capacidade das nações do continente de lutarem juntas contra a caça ilegal, disseram o presidente do Quênia e conservacionistas nesta sexta-feira (29), quando se reuniram para uma cúpula no leste africano.

Para mostrar seu com-prometimento, o Quênia irá queimar 105 tone-ladas de marfim apre-endida no sábado (23), enviando a mensagem de que o valor real das presas está nos animais

© Lusa

vivos, que atraem turis-tas para as savanas e flo-restas onde manadas in-teiras foram dizimadas.

Estimados em 1,2 mi-lhão nos anos 1970, o nú-mero de elefantes na Áfri-ca diminuiu para cerca de 400 mil. n

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2092 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Política Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 3grupor3a.com

A presidente Dilma Rous-seff anunciou ontem (1º), em ato promovido pela Cen-tral Única dos Trabalhadores (CUT), o reajuste de 9% para os beneficiários do Progra-ma Bolsa Família - o aumen-to entrará em vigor ainda em 2016. Dilma Rousseff anun-ciou também correção de 5% da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano; a contratação de, no mínimo, 25 mil moradias do Progra-ma Minha Casa, Minha Vida e a extensão da licença-pa-ternidade de cinco para 20 dias aos funcionários públi-cos federais.

“Quero lembrar que essa proposta [de reajuste do programa Bolsa Famí-lia] não nasceu hoje. Elas estavam previstas quando enviamos o Orçamento em agosto de 2015 para o Con-gresso. Essa proposta foi aprovada pelo Congresso. Diante do quadro atual, to-mamos medidas que garan-tam a receita para este ano e viabilizar tudo isso sem comprometer o cenário fis-cal”, disse a presidenta Dil-ma, no evento em comemo-ração ao Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista. n

Presidente lança pacote de bondades às vésperas da saída

O Dia do Trabalho foi marcado por atos a favor e contra o im-peachment de Dilma Rousseff, que parti-cipou de evento da Central Única dos Tra-balhadores (CUT) no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Ela anunciou reajuste no Bolsa Fa-mília.

M a n i f e s t a ç õ e s ocorreram em 19 es-tados, a maioria pró-Dilma. Houve atos

contra o impeachmet em ao menos 28 ci-dades de 19 estados e do DF. O público des-tes atos foi menor do que o registrado em manifestações contra o impeachment em 17 de abril e 31 de março.

Os maiores foram em São Paulo, onde houve três eventos: da Força Sindical (pró-impeachment), da CUT (contra o impea-chment) e da Conlutas (por novas eleições). n

Dilma anuncia reajuste de 9% do Bolsa Família

Dia do Trabalho tem atos a favor e contra

Dilma participou de ato promovido pela CUT em São Paulo

ABR

Os atos contra o impeachment foram maioria no país

AB

R

Cristovam recusa ministérioO senador Cristovam Buarque (PPS-DF) negou ter sido convidado a integrar o ministério de um even-tual governo do vice-presidente Michel Temer. O senador disse que, durante uma conversa com o vice-presidente, informou a Temer não “estar disponível” para integrar um possível governo do vice. O senador afirmou que tem um papel a cum-prir no Senado.

Pezão continua internadoO governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, per-manece internado no Hospital Pró-Cardíaco, sem previsão de alta. Em

tratamento contra o câncer, Pezão foi internado mais uma vez, na noi-te de 28 de abril, com uma infecção na pele, na região do cateter im-plantado para receber medicação de quimioterapia.

Renan e Jucá investigadosA ministra Cármen Lúcia, relatora da Operação Zelotes, decidiu abrir um inquérito para investigar a sus-peita de envolvimento do presiden-te do Senado, Renan Calheiros, e do senador Romero Jucá, ambos do PMDB, com um esquema de venda de emendas a medidas provisórias. As investigações tiveram como pon-to de partida um diário apreendido

com um dos investigados na Zelotes.

Mesmo timeO plenário do Senado Federal vai ser palco, pela segunda vez na histó-ria, de uma votação que pode afas-tar um presidente da República do cargo por um processo de impeach-ment. Dos atuais 81 senadores que participam da análise do processo de impeachment de Dilma Rousse-ff no Senado Federal, 14 vivenciam pela segunda vez em suas carreiras políticas essa experiência, já que também estavam presentes em al-guma das fases do processo que de-clarou o impedimento do ex-presi-dente Fernando Collor, em 1992.

Notas políticas

Aécio e Marina criticam desemprego

Os dois prin-cipais concor-rentes da pre-

sidenta Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014, Marina Silva e Aécio Neves usaram as redes sociais ontem (1°), quando é celebrado o Dia do Trabalho, para criticar o aumento do desemprego no país.

Aécio, senador e pre-sidente nacional do

PSDB, disse se solida-rizar com os brasileiros desempregados. “Mi-nha homenagem aos trabalhadores brasi-leiros. Lembrando que mais de 10 milhões per-deram seus empregos em razão de uma políti-ca econômica que levou o país ao fundo do poço. É com esperança e re-conhecimento que me solidarizo com cada um deles”, afirmou. nAécio com Cunha e Paulinho da Força Sindical

ABR

O ex-ministro Gilberto Carvalho disse ontem (1º), em ato do Dia do Trabalho em Brasília, que eventuais erros do PT em mais de de 12 anos de governo não po-dem ser justificativas para o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que segun-do ele, é um golpe.

“Não vão poder justificar o golpe que estão nos dando. A crise está nos proporcio-nando essa abertura incrível da juventude, de gente quem

nem gosta do PT, que não gosta do governo, mas que está defendendo os direitos sociais e a democracia. Eu antevejo a possibilidade de uma nova primavera nesse país, a partir da confluência de todas essas forças, dos intelectuais, dos artistas, dos jovens”, disse Carvalho em discurso durante o ato, or-ganizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Frente Brasil Popular e Fren-te Brasil sem Medo. n

Gilberto Carvalho diz que erros não justificam “golpe”

Carvalho participou de ato em Brasília

ABR

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

EstadoSegunda-feira, 2 de Maio de 20164 grupor3a.com

O clima, sob a influência da corrente El Niño, prejudicou o desempenho de parte da safra de grãos de verão 2015/16, frus-trando as expectativas de pro-dução no Paraná. O relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria esta-dual da Agricultura e do Abaste-cimento, relativo ao mês de abril, reviu a avaliação e aponta uma queda de produção de 7% em re-lação ao mesmo período do ano passado. O Paraná está colhen-do um volume de 20,6 milhões de toneladas de grãos nesse pe-ríodo do ano, contra 22 milhões

de toneladas colhidas no mesmo período do ano passado.

Para o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, mesmo com a quebra na produ-ção o resultado da safra é satisfa-tória, pois só ficou abaixo do vo-lume alcançado no ano passado, que foi um recorde. Ele ressaltou que a atenção com o zoneamento agrícola, adesão ao Proagro e/ou ao seguro rural privado reduzem os riscos de perdas da produção e de rentabilidade, considerando que os mecanismos de proteção cobrem os gastos com o custeio e de produção respectivamente. n

ANPR

Ônibus transportava uma tonelada de maconha

Em mais um trabalho de investigação especializado no combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil retirou de circulação 938 quilos de drogas que estavam escondi-dos nos fundos e no piso de um ônibus de turismo.

A apreensão ocorreu du-rante a tarde de sexta-feira (29), após abordagem ao veículo feita em um posto de combustíveis na saída da cidade de Foz do Igua-çu, região oeste do Estado. O motorista do ônibus foi preso. Ele era o único indi-víduo dentro do veículo. n

Serviço que alerta para geadas começa hojeSimepar pode prever fenômeno 72 horas antes

O Simepar - Sistema Mete-orológico do Paraná, e o Iapar – Instituto Agronômico do Pa-raná lançam nesta segunda-feira (2) o serviço Alerta Geada 2016. Até o final do inverno, as informações podem ser aces-sadas por meio de um ícone específico nas páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

Elaboradas com 72 horas de antecedência, as previsões são reavaliadas duas vezes ao dia com base em dados de temperaturas, pressão at-mosférica, ventos e umidade do ar desde a superfície até aproximadamente 15.000 metros de altura. Além disso, são observadas imagens de satélites que possibilitam o acompanhamento das mas-sas de ar frio. n As previsões devem permanecer até o final do inverno

A safra deve ter uma queda de 7% em relação a 2015

ANPR

Safra será de 20,6 milhões de toneladas de grãosAgricultura

Frio

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Cidade Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 5grupor3a.com

A campanha de vaci-nação contra a gripe em Curitiba atingiu neste sábado (30) - quando 34 unidades de saúde abri-ram para marcar o Dia D da Campanha Nacio-nal - 60,1% do público alvo formado porcrian-ças com idades de seis meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que tiveram filhos há menos de 45 dias. De acordo com levantamen-to da Secretaria Munici-pal de Saúde, desde a úl-tima segunda-feira (25) - data em que foi iniciada a campanha na capital - foram aplicadas nesse grupo 194.771 doses, de um total de 324.132 pes-soas.

Esse é o grupo con-siderado para efeito de

cálculo da meta, uma vez que é difícil mensurar os outros dois grupos de risco incluidos na vaci-nação na rede pública: profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas. Levando em conta esse dois grupos, o total de pessoas vaci-nadas até agora em Curi-tiba é de 207.480, de um total 377.204 pessoas - o que equivale a 55%. n

Até sábado 194 mil pessoas foram vacinadas em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba liberou a Praça Afonso Bote-lho para uso pela população. Foram concluídas e entre-gues a área da academia ao ar livre e mais uma etapa da ciclovia e da pista de cami-nhada, além da iluminação especial, piso repaginado e um grande deck de madeira

para múltiplos usos.Também já está pronto

um mecanismo de conten-ção de enchentes –cisternas subterrâneas com capaci-dade de 750 mil litros, para reter águas de chuvas, mi-nimizando a vazão na rede pluvial e evitando alaga-mentos. n

Vacinação contra a gripe já atingiu 60,1% da meta

Praça Afonso Botelho é liberada ao público

A vacinação está sendo realizada em grupos pré-selecionados

SMCS

Levando em conta esse dois grupos, o total de pessoas vacinadas até agora em Curitiba é de 207.480

A Praça Afonso Botelho passou por reformulação completa

SMCS

Golpes

Dois motoristas do Instituto Mé-dico-Legal (IML)

do Paraná confessaram para a polícia que rece-beram propina de R$ 700 a R$ 1 mil para repassar informações privilegia-das para uma quadrilha suspeita de aplicar golpes para obter o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores

de Vias Terrestres) e driblar o rodízio de empresas fu-nerárias em Curitiba. Doze pessoas desta quadrilha foram presas na última terça-feira (26) durante a “Operação Ressurreição”, deflagrada pelo Núcleo de Repressão a Crimes Eco-nômicos (Nurce), que in-vestigou a fraude.

Em depoimento, os ser-vidores públicos disseram

que repassavam informa-ções sobre a localização e o contato de familiares de pessoas mortas vítimas de acidentes de trânsito ou morte natural para os integrantes da organiza-ção criminosa. Em tro-ca, recebiam dinheiro. A confirmação foi feita por um motorista do IML de Curitiba e outro de Ponta Grossa. n

Motoristas do IML confessam que receberam propina

Os motoristas recebiam de R$ 700 a R$ 1 mil por cadáver

SMCS

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

BrasilSegunda-feira, 2 de Maio de 2016grupor3a.com6

Prêmio

Mega-Sena acumula em R$ 14 mi no próximo sorteio

Ninguém acer-tou as seis deze-nas do concur-

so 1.813 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 10 milhões e cujo resultado saiu na noite do último sábado (30). Os números sorteados foram: 09 - 11 - 13 - 15 - 19 - 51.

Com isso, o prê-mio volta a acumular, e quem acertar os seis números no sorteio de quarta-feira (3) pode le-var um prêmio estima-

do em R$ 14 milhões.Os donos das 209

apostas acertadoras da quina no concurso 1.813 levarão um prê-mio de R$ 10.804,08 cada. Já a quadra ren-derá R$ 345,15 para 9.345 apostas.

A última vez em que alguma aposta teve as seis dezenas sorteadas foi no concurso 1.810, em 20 de abril. O jogo vencedor, feito em Ca-brobó (PE), rendeu R$ 92 milhões. n

O salário míni-mo aumentou 77,18% acima

da inflação desde 2002, passando de R$ 496 (valor atualizado de acordo com a inflação) para R$ 880 em 2016. Os dados foram divul-gados neste domingo (1º) pelo Ministério do Trabalho e Previdên-cia Social. Segundo o Departamento Inter-sindical de Estatística e Estudos Socioeconô-micos (Dieese), a valo-rização alcança direta-mente 48,3 milhões de pessoas, que têm seus rendimentos referen-ciados no mínimo.

Em 2017, o salário mínimo deve ser reajus-tado para R$ 946, con-forme a proposta da Lei de Diretrizes Orçamen-tárias. Somente neste ano, de acordo com Dieese, o reajuste deve injetar R$ 57 bilhões na economia brasileira.

Em mensagem divul-gada ontem, o ministro do Trabalho e Previdên-cia Social, Miguel Ros-setto, diz que a classe tra-balhadora teve “direitos importantes melhora-dos” e ressalta que “este 1º de maio será um dia de luta pela democracia e pelos direitos sociais conquistados”. n

Salário mínimo cresceu 77% desde 2002Os rendimentos foram de R$ 496 para R$ 880 em 2016

Trabalho

Criado em julho do ano passado para evitar demissões provocadas pela crise, o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) beneficiou 40.969 trabalhadores nos seis primeiros meses de vigên-cia, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Até 30 de dezembro, mais de R$ 119 milhões foram concedidos por meio do programa, evi-tando demissões em 39 empresas de 12 setores.

O PPE permite a redu-ção temporária da jorna-

da de trabalho em 30%, com diminuição propor-cional do salário. Os tra-balhadores mantêm seus empregos e recebem do governo uma compen-sação de 50% da perda salarial. Os recursos para a compensação são do Fundo de Amparo ao Tra-balhador (FAT).

Ao todo, o programa re-cebeu 53 termos de adesão, 24 de filiais de empresas cujas matrizes também participam do PPE. De acordo com o ministério, há 68 solicitações de parti-cipação em análise. n

Programa já beneficiou mais de 40 mil trabalhadores

O PPE permite a redução temporária da jornada de tra-balho em 30%, com diminuição proporcional do salário

Arquivo/Agência Brasil

Em 2017, o salário mínimo deve ser reajustado para R$ 946, conforme a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias

EBC

D E C U R I T I B A

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Os donos das 209 apostas acertadoras da quina no concurso 1.813 levarão um prêmio de R$ 10.804,08 cada

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Região Metropolitana Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 7grupor3a.com

São José dos Pinhais

Pinhais

A Prefeitura Municipal divulgou os contribuintes vencedores do primeiro sor-teio do IPTU Premiado 2015. O sorteio ocorreu no último dia 16 de abril pela Loteria Federal (Extração nº 5067-9). Concorreram aos cinco prê-mios - um veículo suv, uma moto, uma televisão, uma

lavadora de roupas e um for-no elétrico - os contribuintes que pagaram o IPTU à vista.

O segundo sorteio do ano será no dia 12 de no-vembro e concorrerão aos cinco novos prêmios todos os contribuintes que quita-ram o carnê até essa data, à vista ou parcelado. n

O prefeito de São José dos Pi-nhais, Luiz Carlos Setim, entre-gou na última semana mais uma Ordem de Serviço para obras de mobilidade urbana em São José dos Pinhais. Desta vez a região atendida é o Afonso Pena com a pavimentação da Rua Paulo Freire. Uma das principais vias do bairro, a rua será asfaltada em 600 metros e terá ainda calçadas, galerias pluviais, nova sinaliza-ção e paisagismo.

Na entrega da Ordem de Ser-viço, o prefeito conversou com os moradores e enfatizou a importân-cia do conjunto de obras de mobi-

lidade em andamento no Municí-pio. “A preocupação é com toda a Cidade e, agora, chegou a vez da rua Paulo Freire. É uma expecta-tiva da comunidade pelo asfalto e quando chega a vez de fazer a pa-vimentação definitiva na sua rua, é um momento gratificante para a Prefeitura e moradores. É mais um desafio superado, entre tantos”. O prefeito destacou a continuidade que os projetos têm na atual ges-tão. “É um trabalho contínuo que não para nunca. É um grande de-safio da Prefeitura não só cuidar da saúde e da educação, mas também da mobilidade das pessoas”. n

Divulgados os primeiros vencedores do IPTU Premiado

A previsão é de que o equipamento esteja em funcionamento nas ruas no próximo mês

A audiência acontece na quinta-feira, na Câmara dos Vereadores

Divu

lgação

Máquina para sinalizar ruas é adquiridaColombo compra equipamento e reduz custos com pintura

Com a intenção de aperfeiçoar os serviços de

melhorias no trânsito e di-minuir os custos, a Prefei-tura de Colombo, adquiriu nesta semana um equipa-mento para pintura da sinalização viária do mu-nicípio. O investimento para a compra do equipa-mento, que desempenha a pintura horizontal das vias, foi de 128 mil reais e uma redução de 40% nos custos do município com este serviço.

O recurso para a com-pra do equipamento se deu por meio de um lei-lão de sucatas promo-vido pela prefeitura em outubro do ano passado. O valor arrecadado foi re-vertido para compra de equipamentos para a Se-cretaria de Obras e Viação.

“Com este novo equi-

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Campina Grande do Sul

Campo Largo

Setim entrega ordem de serviço para obras de asfalto no Afonso Pena

pamento vamos fazer a pintura de faixas de pe-destre, lombadas, faixas tracejadas e contínuas, divisão de fluxo de tráfe-

go, entre outros tipos de sinalização de pequeno volume – com mais ra-pidez e economia. Já que antes era preciso contra-

tar empresas terceiriza-das para realizar esses serviços”, disse o secre-tário da pasta, Agnaldo Santos. n

No intuito de dar conti-nuidade aos trabalhos, dis-cussões e estudos sobre o processo de revisão do Pla-no Diretor em Campo Lar-go, a Prefeitura de Campo Largo promove no próximo dia 05, a segunda Audiência Publica de revisão do Plano no município. A atividade, que trata das diretrizes de desenvolvimento urbano e da organização do ter-ritório municipal para os próximos dez anos aconte-ce no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 18h30. Toda a população é convidada a participar.

De acordo com a se-cretaria municipal de De-senvolvimento Urbano, as

questões que serão abor-dadas na audiência foram discutidas e aprofundadas em encontros comunitá-rios realizados com mora-dores das regiões de Ferra-ria, Bateias, Três Córregos, São Silvestre, Cercadinho, Colônias Dom Pedro, Fi-gueiredo e Monte Claro e da Sede Municipal, ainda no mês de março. Atual-mente, o Plano Diretor está na fase de diagnóstico, para o conhecimento da reali-dade da cidade. Com estas informações, será possível elaborar propostas para execução nas etapas se-guintes. O Plano Diretor já promoveu uma audiência pública em novembro do ano passado. n

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econô-mico, com a parceria do SEBRAE-PR, oferece con-sultoria gratuita aos lojistas do município. Trata-se do Diagnóstico de Loja SE-BRAE (DLS). Este serviço tem o intuito de orientar os empresários no que diz res-peito ao aprimoramento do atendimento aos clien-tes.

Vale ressaltar que as va-gas são limitadas e os in-teressados em participar devem entrar em contato com o Departamento de

Indústria e Comércio. De acordo com o SEBRAE, o diagnóstico oferece aos empresários uma avalia-ção da empresa pelo ponto de vista de um especialista, para que possam ser iden-tificados os pontos fortes e fracos do negócio para que sejam implantadas estratégias que aumentem a competitividade. Ao fi-nal do processo, o SEBRAE disponibiliza um radar de competitividade, que mos-tra quais os principais pon-tos de melhoria do negócio e recomenda um Modelo de Excelência em Gestão. n

Revisão do Plano Diretor tem segunda audiência pública

Prefeitura oferece consultoria gratuita aos municípios

Setim enfatizou a importância do conjunto das obras de mobilidade em andamento

Confira os ganhadores da primeira etapa do IPTU Premiado 2016:

1º prêmio: Miguel Angel da Silva (carnê nº 7227)

2º prêmio: Antoninho dos Passos (carnê nº 9309)

3º prêmio:Anni Christiani Barbosa Antunes (carnê nº 3359)

4º prêmio:Omavir Simões da Rocha (carnê nº 3899)

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

EsportesSegunda-feira, 2 de Maio de 20168 grupor3a.com

O Atlético está muito perto de garantir o título do Campeonato Parana-ense de 2016. Empurrado o jogo inteiro por pouco mais de 29 mil torcedores, o Rubro-Negro teve uma das melhores atuações da temporada, abriu grande vantagem com a vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba e pode perder por até dois gols de diferença na próxi-ma semana que encerra o jejum de sete anos sem le-vantar nenhum troféu.

Os três gols da vitó-ria atleticana saíram na segunda etapa. Aos sete minutos, Thiago Heleno aproveitou grande joga-da ensaiada do ataque rubro-negro e abriu o placar de cabeça. Depois,

Atlético esmaga o Coxa e fica perto do títuloAlviverde precisa vencer por quatro gols para ser campeão

Ewandro aproveitou vaci-lo da defesa coxa-branca e chutou rasteiro na saída de Elisson para marcar o segundo. A vantagem foi aumentada aos 24 minu-tos em grande cobrança de falta de Hernani que estufou as redes.

As duas equipes têm a semana toda para se pre-parar e voltam a se encon-

trar no próximo domingo (08), às 16h, no estádio Couto Pereira. Do lado atleticano, o técnico Pau-lo Autuori terá os retornos de Otávio e André Lima e espera pela definição de Vinícius. Já no time coxa-branca, a expectativa é pela volta do lateral-direi-to Ceará e dos meias Juan e Dudu. (Banda B) n

Local: Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Rafael Traci (PR); Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR); Público: 26.357 pagantes/29.074 presentes. Gols: Thiago Heleno, aos 7′ do segundo tempo, Ewandro, aos 19′ do segundo tempo e Hernani, aos 24′ do segundo tempo. Cartão vermelho: Hernani (CAP).Atlético: Weverton; Léo (Cleberson), Paulo André, Thiago Heleno (Christian Vilches), Sidcley; Deivid, Hernani e Pablo; Nikão, Ewandro (Jadson) e Walter.Técnico: Paulo Autuori.Coritiba: Elisson; Reginaldo, Luccas Claro (Walisson Maia), Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Thiago Lopes (Ruy) e Vinícius (Leandro); Negueba e Kleber. Técnico: Gilson Kleina.

ATLÉTICO 3X0 CORITIBA

Jason Silva

O atacante Ewandro vibra com o segundo gol atleticano. Festa na Arena!

3x0

O Atlético está muito próximo de conquistar o título do Campeona-to Paranaense depois de vencer a primeira partida da final por 3 a 0 so-bre o Co-ritiba, na Arena da B a i x a d a . Apesar da grande van-tagem, o técni-co Paulo Autuori (foto) manteve o discurso com os pés no chão e afirmou que o troféu ainda não foi conquis-tado pelo elenco.

Paulo Autuori des-tacou que o principal foi o time jogar bem mentalmente, mas

afirmou que ainda tem a partida de volta e nada está garantido. “Faltam 90 minutos, parabéns para nossa

torcida e para nos-sos jogadores.

O mais im-portante foi a equipe jogar bem e ter um mental forte”,

disse. “Nada foi ganho. Futebol

permite tudo e não va-mos ficar agarrado ao resultado que fizemos. Trabalhar bastante durante a semana e tentar fazer um gran-de jogo, além de con-seguir o resultado que nos dê o título”, acres-centou. (Banda B) n

Paulo Autuori faz o discurso de que nada está ganho

Gilson Kleina sabe das dificuldades, mas acredita em virada

Divulgação

Derrota pesa-da, 3 a 0 contra no placar e uma

problema grande para buscar a reversão do pla-car na segunda partida. O Coritiba acabou sain-do de campo da Arena da Baixada em grande

desvantagem na final do Campeonato Paranaen-se. Sem conseguir ame-açar o Atlético durante toda a partida, o time al-viverde teve problemas no meio de campo, na visão do técnico Gilson Kleina, que admite a di-

ficuldade em reverter o placar, mas segue acre-ditando na virada.

Ineficiência nas ações ofensivas, este foi o maior problema do Coxa na par-tida, no entendimento do treinador, que viu o ata-cante Kléber isolado na

frente em algumas opor-tunidades. “Não conse-guimos fazer nossas ações ofensivas, ficou esse bate e volta”, analisou Gilson Kleina. “Por muitas vezes ficou Kléber sozinho, fica-mos distantes do Kléber”, comentou. (Banda B) n

Jogadores promovem projeto do Erasto GaertnerO primeiro duelo da

decisão do Campeonato Estadual 2016, neste do-mingo (1º), contou com mais uma ação da du-pla Atletiba em prol da paz e da vida. No estádio atleticano, os dois clubes promoveram o Projeto Mão Amiga, Hospital Erasto Gaertner.

Antes da partida, Ru-bro-Negro e Coritiba ti-raram, juntos, uma foto posada com a faixa do projeto.

O Mão Amiga angaria recursos para a constru-ção do primeiro Hospi-tal Oncopediátrico do Paraná. O Hospital será exclusivamente dedi-

cado a crianças e ado-lescentes com câncer, que terão um ambiente moderno, humaniza-do e especializado no tratamento da doença. Atualmente, a Pediatria do Hospital Erasto Ga-ertner atende crianças e adolescentes de até 18 anos. É um dos setores

mais complexos do hos-pital, pois acolhe uma faixa etária em que a in-cidência de câncer não é comum [em torno de 2%]. Isso faz com que os tratamentos e cuidados gerem custos adicionais ao processo. A maioria [94%] destes pacientes é atendida pelo SUS. n

Jogadores dos dois times divulgaram o projeto do hospital pediátrico

Jason Silva

Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

grupor3a.comEsportes Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 9

Santos empata com o Audax e deixa decisão aberta

Um gol de Lucas Prat-to, aos 49 minutos do segundo tempo, pode ter mudado os rumos da luta pelo título do Campeonato Mineiro. Neste domingo, no está-dio Independência, em Belo Horizonte, pela pri-meira partida da final, o América-MG derrotava o Atlético por 2 a 0 e abria uma boa vantagem para

a volta quando o centro-avante argentino mar-cou o gol que fechou o placar em 2 a 1 e deixou a disputa totalmente aberta. Antes, Robinho perdeu uma cobrança de pênalti - defendida pelo goleiro João Ricardo.

No próximo domingo, o duelo será no estádio do Mineirão, também em Belo Horizonte. O Améri-

ca-MG terá a vantagem do empate, mas por ter feito melhor campanha na competição, qualquer vitória sara o título ao Atlético, que busca a sua 44.ª conquista estadual da história. O rival, que eliminou o Cruzeiro nas semifinais, quer acabar com um jejum de 15 anos e ganhar a sua 16.ª taça. (AE) n

América faz 2x0, mas gol no fim pode mudar rumo da final

Inter leva sufoco, mas derrota Juventude

Jogo final agora é na Vila Belmiro no próximo domingo

Audax e Santos se es-tudaram muito durante a semana que antecedeu a primeira decisão do Cam-peonato Paulista. O empa-te em 1 a 1, neste domin-go, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco (SP), foi justo e deixa o título es-tadual ainda em aberto - o Santos é favorito por jogar na Vila Belmiro, mas isso é muito pouco para garantir

que a taça fique na cidade da Baixada Santista.

Por um lado o time do técnico Fernando Diniz não conseguiu se sobres-sair com seus toques de bola precisos e refinados. Por outro, a equipe do treinador Dorival Júnior encontrou dificuldades na hora da finalização.

Dorival Júnior provou no primeiro tempo que é

possível marcar a equipe do Audax sem apelar para pontapés. Se nos primei-ros 10 minutos o time da casa ainda rondou a área do goleiro Vanderlei, de-pois, até o final da primeira etapa, o eficiente sistema de marcação santista anu-lou os adversários como nenhuma outra grande equipe havia conseguido neste Paulistão. (AE) n

O Internacional ven-ceu o Juventude por 1 a 0, neste domingo, no es-tádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), e abriu uma boa vantagem na fi-nal do Campeonato Gaú-cho. Andrigo marcou o gol da vitória ainda no pri-meiro tempo. Na segunda etapa, Vitinho levou dois cartões amarelos, foi ex-pulso e o time colorado se defendeu como pôde para garantir o resultado.

Agora o Internacional tem a vantagem do em-

pate na partida de volta, que acontece no próximo domingo, no estádio Bei-ra-Rio, em Porto Alegre. O time colorado busca o hexacampeonato esta-dual consecutivo.

Melhor em campo no início da partida, o Internacional abriu o placar aos 21 minutos de jogo. Vitinho acertou bom lançamento para Andrigo na direita, que dominou e bateu forte, estufando as redes do goleiro Elias. (AE) n

Ronaldo Mendes vibra com o gol de empate sobre o Audax

Robinho perdeu um pênalti e América venceu por 2x1

O Vasco deu neste domin-go um passo

importante para con-quistar o bi do Campe-onato Carioca. No dia que atingiu a marca de seis meses de invencibi-lidade, o time venceu o Botafogo por 1 a 0, nes-

te domingo, no estádio do Maracanã, no Rio. Para confirmar o título no próximo domingo, a equipe comandada pelo técnico Jorginho precisa apenas de um empate.

Apesar de ter feito a melhor campanha e de levantar a Taça Guana-

bara, os vascaínos não possuem vantagem. Se o Botafogo vencer por apenas um gol de dife-rença na próxima sema-na, o confronto será de-cidido nos pênaltis. Para ser campeão, precisa triunfar por dois ou mais gols de vantagem. (AE)n

Vasco faz 1x0 no Botafogoe fica perto do bi

Divulgação

Cariocas

Nenê comemora com Jorge Henrique, o autor do gol da vitória

Divulgação Vasco

O Inter foi à Serra Gaúcha e venceu o Juventude em Caxias do Sul

Divulgação Atlético-MG

Divulgação Inter

Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

EsportesSegunda-feira, 2 de Maio de 201610 grupor3a.com

O Brasil dominou o Open de Fortaleza, etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia disputado nesta semana nas areias da praia do Futuro, na capital do Ceará. Como aconteceu no Mundial da Holanda, no ano passado, o pódio da chave femini-na foi todo brasileiro com Duda/Elize Maia campeã, Juliana/Taiana em se-gundo e Lili/Rebeca em terceiro. No masculino,

Oscar e André faturaram o título.

Na final entre as mu-lheres, Duda e Elize Maia superaram Juliana/Taia-na por 2 sets a 0, com par-ciais de 21/17 e 21/18. Foi a segunda medalha de ouro da dupla brasileira, que havia vencido o Open de Maceió, em fevereiro. Em oito eventos do Circuito Mundial, elas somam ain-da uma medalha de prata e um bronze. (AE) n

Brasil domina pódio femininoe é campeão masculino

Div

ulg

ação

CB

V

O brasileiro Felipe Massa chegou em quinto no GP de Sochi

Hamilton, Rosberg e Raikkonen formaram o pódio na Rússia

Lewis Hamilton bem que tentou neste domin-go, em uma exemplar corrida de recuperação na Rússia, mas não al-cançou Nico Rosberg, vencedor do GP dispu-tado no Circuito de So-chi. O piloto alemão da Mercedes fez história ao faturar sua sétima vitória consecutiva na Fórmula 1, incluindo os três triun-fos obtidos no fim do ano

passado. Nesta tempora-da, somente ele venceu na categoria. O inglês terminou em segundo, após largar em 10º, e o finlandês Kimi Raikko-nen completou o pódio. Felipe Massa ficou em 5º.

Com suas sete vitó-rias, Rosberg se igualou à marca do compatriota Michael Schumacher, obtida em 2004, e do italiano Alberto Ascari,

entre os anos de 1952 e 1953. À frente do trio está somente outro alemão, o piloto Sebastian Vettel, dono de nove vitórias se-guidas, no ano de 2013.

Rosberg ainda ampliou a boa vantagem no Mun-dial de Pilotos. Com qua-tro vitórias nas quatro cor-ridas disputadas em 2016, o alemão chegou aos 100 pontos, contra 57 do atual campeão Hamilton. n

Rosberg vence na Rússia e chega à sétima vitória seguida

Com mais uma grande atuação da dupla forma-da por LaMarcus Aldridge e Kawhi Leonard, o San Antonio Spurs fez uma exibição de força contra o Oklahoma City Thunder, na noite deste sábado. Jogando em casa, o Spurs derrubou o rival pelo con-tundente placar de 124 a 92 e abriu vantagem na abertura das semifinais da Conferência Oeste, nos playoffs da NBA.

A equipe de Aldridge e Leonard chegou a osten-tar uma vantagem de 43 pontos sobre o time do experiente Kevin Durant e de Russell Westbrook, um dos melhores jogado-res da temporada regular. Com o triunfo, o Spurs abre 1 a 0 na série melhor-de-sete jogos. O próximo confronto está marcado para a noite de segunda-feira, novamente na casa do Spurs. (AE) n

Kawhi Leonard voa para fazer a enterrada contra o Oklahoma

Reu

ters

Dupla brilha e Spurs bate Thunder na NBA

Fernanda e Ana Luiza já disputaram juntas as Olimpíadas de Londres

Roger Federer e Novak Djokovic estão perto da cifra milionária

A vela brasileira encerrou neste do-mingo a etapa de Hyères, na França, da Copa do Mundo com duas meda-lhas de prata. Ambas com dupla bra-sileira: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na classe 470, e Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs mun-diais em 2014, na classe 49er FX.

No último dia de regatas, os ven-tos foram fracos e todos tiveram de mostrar o que sabem. Fernan-da Oliveira e Ana Luiza Barbachan começaram o domingo na terceira colocação e ficaram com a prata ao terminarem a medal race em segun-do lugar, atrás apenas das neozelan-desas Jo Aleh e Polly Powrie. O título ficou com as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark. As francesas Camille Lecointre e Hélène Defrance com-pletaram o pódio, em terceiro. (AE) n

Aos 34 anos, Roger Federer é uma lenda do tênis em ativida-de. O auge ficou para trás, mas o suíço possui a honra de ser o tenista que liderou o ranking da ATP por mais tempo - foram 302 semanas (237 consecuti-vas) como número 1 do mun-do. Ele também é o maior ven-cedor de Grand Slam de todos os tempos, com 17 títulos.

Atual número 1 do mun-do, Novak Djokovic trilha o caminho dos recordes com

maestria e domina o circuito atualmente. Se o sérvio ainda está longe das marcas do rival dentro de quadra, ele está em vantagem fora dela. Nole fi-cará muito próximo dos US$ 100 milhões de dólares em premiação se for campeão do Masters 1000 de Madrid, que começa neste domingo e dará 912,9 mil euros ao vencedor. Mas a corrida pelo posto de tenista que mais faturou na carreira está acirrada. (AE) n

Brasileiras ficam com duas de prata na Copa do Mundo de Vela

Djokovic e Federer estão perto dos US$ 100 milhões em prêmios

Tênis

Vôlei de praia

On Edition

Divulgação ATP

Motorsport

André e Oscar ficaram com o título no Circuito Mundial em Fortaleza

Confira a classificação final do GP da Rússia:

1º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)em 1h32min41s997

2º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)a 25s022

3º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)a 31s998

4º - Valtteri Bottas (FIN/Williams)a 50s217

5º - Felipe Massa (BRA/Williams)a 1min14s427

6º - Fernando Alonso (ESP/McLaren)a 1 volta

16º - Felipe Nasr (BRA/Sauber)a 1 volta (AE)

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Segunda-feira, 2 de Maio de 2016Saúde 11grupor3a.com

Entidades ligadas à saúde estimam que o SUS (Sistema Único de Saúde) perderá R$ 80 bilhões caso seja apro-vada a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC) 143/2015, que espera se-gundo turno de votação no plenário do Senado Federal.

“O risco é de desmonte expressivo da já precária situação da saúde pública brasileira”, diz carta enviada a todos os senadores, assi-nada pela Associação Nacio-nal do Ministério Público de Contas, Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, Associação Brasilei-ra de Economia da Saúde,

Associação Nacional do Mi-nistério Público em Defesa da Saúde e a Associação Bra-sileira de Saúde Coletiva.

A PEC, apresentada ini-cialmente pelo senador Dalirio Beber, do PSDB de Santa Catarina, permite aos estados, Distrito Federal e municípios aplicarem em outras despesas 25% dos re-cursos hoje atrelados a áre-as específicas, como saúde, tecnologia e pesquisa, entre outras. O substitutivo in-cluiu ainda a prorrogação da Desvinculação das Re-ceitas da União (DRU), cuja porcentagem foi também fixada em 25%. n

Um mapa-múndi da transmissão do vírus zika mostra em alta resolução as áreas mais suscetíveis à disseminação da epidemia que se iniciou no Brasil.

O mapa foi gerado através da identificação de áreas do mundo com o meio ambiente e as ca-racterísticas socioeco-nômicas semelhantes às áreas nas quais o vírus foi reportado até agora.

Essas características incluem variáveis mete-orológicas simples, como chuvas e cobertura vege-tal, mas também modelos complexos de incubação

do vírus baseados na tem-peratura média regional e na reprodução do vetor primário do zika, o perni-longo Aedes aegypti.

O mapa-múndi do zika permite visualizar uma in-formação estarrecedora: mais de 5 milhões de nas-cimentos nas Américas irão ocorrer, apenas em 2017, em áreas que podem estar em risco de infecção pelo vírus, demonstrando uma necessidade urgente para limitar a propagação da doença e proteger as po-pulações mais vulneráveis - justamente as populações mais pobres do mundo. n

Relógio biológico alterado afeta mais as mulheresO sexo feminino se saiu pior em tarefas realizadas logo ao acordar

As mulheres são mais afetadas do que os homens por varia-ções artificiais no ritmo circadiano, que rege o ciclo de sono e vigília. Pesquisadores de insti-tuições do Reino Unido submeteram 34 volun-tários - 16 homens e 18 mulheres - a um ciclo artificial de 28 horas, em um ambiente fecha-do e sem referências de luz natural ou de passa-gem do tempo.

Durante o experimen-to, os voluntários respon-deram a questionários sobre como se sentiam e realizaram testes objeti-vos para avaliar memória e concentração.

Os resultados indicam que, em ambos os se-xos, os efeitos subjetivos - sensação de cansaço, percepção de esforço, alterações de humor - fo-

ram maiores do que os medidos objetivamente. E, nas medidas objetivas, as mulheres se saíram pior que os homens, so-bretudo nas tarefas reali-zadas logo após acordar.

“Estes dados esta-belecem o impacto do ritmo circadiano e do sexo na cognição em vigília, e têm implica-ções para entender a regulação das funções

cerebrais, cognição e os efeitos do trabalho em turnos, jetlag e en-velhecimento”, escre-vem os autores em seu artigo, publicado no periódico PNAS. n

iStock

Os voluntários responderam a questionários sobre como se sentiam e realizaram testes objetivos

As diretrizes inter-nacionais sobre o nível saudável de atividades físicas geralmente reco-mendam 150 minutos por semana de exercícios moderados a vigorosos.

Contudo, uma revi-são crítica da literatura científica e médica que acaba de ser realizada indica que apenas me-tade disso já seria sufi-ciente para gerar benefí-cios marcantes à saúde.

Com base nesses da-dos, Darren Warburton e Shannon Bredin, da Uni-versidade da Colúmbia

Britânica (Canadá), estão questionando aquelas diretrizes e conclamando as autoridades de saúde e entidades médicas a atu-alizarem suas recomen-dações, caso elas queiram se manter em linha com a chamada “medicina com base científica”.

A atividade física regu-lar é reconhecida como uma estratégia preventiva eficaz. Há relatos apon-tando reduções de risco de pelo menos 20 a 30% para mais de 25 condições médicas crônicas e para a mortalidade prematura. n

Recomendações de exercícios físicosestão exageradas

A atividade física regular é reconhecida como uma estratégia preventiva eficaz

Rep

rod

ução

/Intern

et

Rep

rod

ução

/Intern

et

Pesquisadores da Uni-versidade Case Western Reserve (EUA) desen-volveram uma técnica para analisar imagens de ressonância magnética que está esclarecendo os efeitos de um tratamento cada vez mais usado para o câncer de próstata.

A análise das imagens permite medir quanti-tativamente os riscos de um procedimento co-nhecido como ablação e mostrar se as alterações na forma da próstata in-duzidas pelo tratamento estão ou não associadas

com uma maior recor-rência do câncer.

“Os riscos das cirur-gias e da radioterapia são bem conhecidos. Esta tecnologia de análise de imagem pode ajudar-nos a compreender os riscos da ablação,” resume o Dr. Anant Madabhushi, co-ordenador da equipe.

O câncer da próstata pode apresentar vários níveis. Aqueles de “bai-xo grau” têm um risco baixo de progredirem, dispensando os trata-mentos e podendo ser apenas monitorados. n

Tecnologia quantifica efeitos da ablação na próstata

SUS poderá perder R$ 80 bi com aprovação da PEC 143

Mapa-múndi do Zika mostra onde vírus vai atacar

“O risco é de desmonte expressivo da já precária situação da saúde pública brasileira”

A análise das imagens permite medir quantitativamente os riscos do procedimento

Rep

rod

ução

/Intern

et

O mapa foi criado identificando áreas do mundo com o meio ambiente e as características socioeconômicas

Agê

nci

a B

rasi

l

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Oportunidades e Negócios12 grupor3a.com Segunda-feira, 2 de maio de 2016 Oportunidades e Negócios22 grupor3a.com2212

Profissionais Liberais

Produtos e Serviços

(41) 3779-3774 - 9958-9119

(41) 3779-3774 - 9958-9119

AstrologiaEmprego

Curso

REDE ITP -SERQUAP CURSOS* Gestão de Negócios* Aux. de Consultório Dentário* Agente Comunitário de Saúde* Cuidador de Idosos* Porteiro e Vigia Todos os cursos com descontos especiais!www. redeitp.com - fone- 3095 5526

(41) 3779-3774 - 9958-9119

Imoveís

A N U N C I E A Q U I

3779-3774

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Esportes Olímpicos Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 13grupor3a.com

Tiro com arco

Da ferramenta de caça para o esporteO combate nas guerras também foi aprimorado com o aparato

Fotos: Reprodução/Internet

Na classificação das grandes invenções da humanidade, o arco e flecha ocupa posição de destaque. Com re-gistros que remontam à Pré-História, essa fer-ramenta permitiu ao homem ampliar a capa-cidade de caça e, pos-teriormente, mudou a forma dos combates nas guerras, passando a ser utilizada como uma das principais armas durante séculos.

Com a descoberta

da pólvora e o desen-volvimento de armas mais poderosas, o ar-queirismo se transfor-mou em esporte e pas-sou a ser praticado em vários países. Em 1828, foi fundada, nos Esta-dos Unidos, a Associa-ção Nacional de Arque-rismo, que, em 1879, organizou o primeiro Campeonato America-no da modalidade. Em 1884, realizou-se o 1º Campeonato Inglês de Tiro com Arco. n

Em 1930, foi funda-da a Federação Inter-nacional de Tiro com Arco (FITA), que agiu rápido e organizou no ano seguinte o primei-ro Campeonato Mun-dial, na Polônia.

Na trajetória dos Jogos Olímpicos, o arco e fle-cha foi incluído na dis-puta muito antes da fun-dação da FITA. Na edição de Paris, em 1900, houve

competição da moda-lidade pela primeira vez, tendo se repetido nos Jogos de St. Lou-is-1904, Londres-1908, e Antuérpia-1920. Entre os anos de 1924 e 1968, o tiro com arco deixou de fazer parte do pro-grama olímpico, tendo retornado apenas em 1972, em Munique, de forma permanente até os dias de hoje. n

As federações e a inclusão nos Jogos Olímpicos

95Faltam

Dias

Começo da modalidade no Brasil

Adolpho Porta

O tiro com arco chegou ao Brasil na década de 1950, pe-las mãos de Adolpho Porta, um comissário de vôo da Panair do Brasil. À época, ele estava baseado em Lisboa, onde se en-cantou pelo esporte. Em 1955, quando re-tornou ao Brasil, de-sembarcou no Rio de Janeiro trazendo na bagagem alvos, arcos e flechas, além de um

regulamento da Fede-ração Internacional.

Em 19 de novembro de 1958, foi fundada a Federação Metropoli-tana de Arco e Flecha, no Rio de Janeiro. Em 1991, nasceu a Fede-ração Brasileira de Tiro com Arco, mas a primeira partici-pação do Brasil em Olimpíadas ocorreu bem antes disso, em 1980, nos Jogos de Moscou. n

O campo de compe-tição deve ser plano e sem obstáculos para os arqueiros. Somente esse tipo de catego-ria (outdoor) e o arco recurvo ou olímpico fazem parte dos Jogos

Olímpicos e Pan-Ame-ricanos. Nas Olimpía-das, ocorrem disputas apenas na prova FITA Olympic Round – 70m individual e por equi-pes, no masculino e no feminino. n

Características dos campos de competição

Recordista de medalhas e a elite mundial

Regulamento

Soberanos

O belga Hubert Van Innis detém o recorde de medalhas conquis-tadas no tiro com arco em Olimpíadas. Nos Jo-gos de Paris-1900, ele faturou duas medalhas de ouro e uma da prata. Vinte anos depois, nas Olimpíadas da Antuér-pia, em 1920, conquis-tou quatro medalhas de

ouro e duas de prata. Os atletas da Coreia do

Sul dominam o tiro com arco no cenário interna-cional. Das quatro meda-lhas de ouro em disputa nas Olimpíadas de Lon-dres-2012 (FITA Olympic Round – 70m individual e por equipe, masculino e feminino), os coreanos faturaram três. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Segunda-feira, 2 de Maio de 201614 grupor3a.com

D i á l o g o p e r f e i t o c o m s e u s f a m i l i a r e s , v o c ê s e s e n t e m a i s l i v r e e f e l i z . V á e m f r e n t e e r e s o l v a r a p i d a m e n t e t o d o s o s a s s u n t o s p r o f i s s i o n a i s e f i n a n c e i r o s . A t r a ç ã o e x c i t a n t e n o a m o r. O r g a n i s m o t o t a l m e n t e e q u i l i b r a d o . C . 1 6 5 M . 6 0 7 9

Áries 20/3 a 20/4

Você se encontra de alerta e poderá ter uma pequena queda de vitalidade física. Evite exageros alimentares. Não aceite provocações no ambiente de trabalho. Desfavorável para compras, vendas e assinaturas de contratos. C. 495 M. 7562

Gêmeos 21/5 a 20/6

A partir de hoje você terá mais dificul-dades tanto na área financeira quanto afetiva. Além do Sol e Mercúrio, Vênus também lhe traz inúmeros problemas, por isso, fique dentro do programado. C. 083 M. 2974

Leão 22/7 a 22/8

Este será um excelente momento para pre-encher o seu espaço profissional. Mesmo diante das dificuldades naturais encontrará saída para todos os problemas existentes. Estará envolvido com seu par afetivo. C. 756 M. 6208

Virgem 23/8 a 22/9

Fase em que estará mais prestativo e, com isso, receberá ajuda para desenvolver seu trabalho. Estará satisfeito com o andamento dos negócios. Boa estabilidade financeira, o que proporciona chances de compras. C. 577 M. 1839

Libra 23/9 a 22/10

Estará mais dedicado ao trabalho. A respos-ta a esse empenho virá através da colabora-ção de amigos, familiares e colegas de traba-lho. Terá que realizar algumas mudanças no lar. Paixão por Touro. C. 220 M. 8594

Escorpião 23/10 a 21/11

Dia em que estará cheio de coragem e dis-posição para o trabalho. O sucesso está à sua frente. Novas oportunidades de traba-lho e negócios acontecendo na sua vida particular. Tenha paciência com as pessoas à sua volta. C. 538 M. 4423

Sagitário 22/11 a 21/12

Segunda-feira em que haverá solução para uma questão familiar. Momentos alegres e participação de todos em seus projetos. A melhora financeira dependerá de nativos de Capricórnio e Câncer. De-clare seu amor sem medo. C. 419 M. 1135

Capricórnio 22/12 a 21/1

O aumento do senso de oportunidade, ambição, memória e intuição farão você dar um salto de qualidade na sua profis-são. Batalhe pelo reconhecimento de suas qualidades e não abandone a luta. Sorte nas finanças. C. 661 M. 7950

Aquário 22/1 a 18/02

Alegrias no âmbito familiar, o seu espírito de luta fará você subir no conceito de seus parentes. Vitórias no trabalho e negócios realizados com nativos de Touro e Libra. Maior sintonia com seu par amoroso. C. 942 M. 3781

Peixes 19/2 a 19/03

A Lua está presente no seu signo, com isso estará mais sensível e amoroso. Trabalho social cheio de energia. Bom dia para novos trabalhos, viagens, compras e para intensi-ficar o convívio com seu amor. Faturamen-to extra. C. 807 M. 9316

*** Ouça e divulgue o programa Bom Dia Astral – apresentação Dirce Alves de segunda à sexta-feira das 08h às 10h - rádio Barigui – AM 1560. Par-ticipe ao vivo pelo telefone: (41) 3352-8686. ***

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com forte persona-

lidade. Conseguirá render acima do esperado em lugares calmos. Alcança-rá sucesso, graças à sua garra e inteli-gência. Terá um convívio harmonioso com a família. É prestativo, vigoroso e conhecedor de sua capacidade.

AlertaOs arianos começam a semana no

alerta e os astros aconselham rotina no trabalho e vida pessoal. Evite gas-tos que possam comprometer o equilí-brio financeiro. Não queira impor suas vontades ao par afetivo e família. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5

Dia em que estará mais empenhado em conquistar seus objetivos na área de trabalho. Vênus já se posiciona NO seu signo o que facilita os negócios e a en-trada de dinheiro, com chances de até mudar de profissão. Amor poderoso. C. 329 M. 0687

Câncer 21/6 a 21/7

Segunda-feira positiva em que você terá grandes chances de concretizar os seus planos, portanto estude com carinho uma proposta para mudança de empre-go ou promoção. Excelente para viagens, compras e visitas. C. 104 M. 5046

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

ÊTA MuNDO BOM! – GLOBO 18h25

Maria afirma que a pessoa res-ponsável pelo rapto de Policarpo está na casa de Anastácia. Anastá-cia negocia o resgate de Policarpo. Filomena escreve uma carta para seus pais. Eponina conhece Alci-des. Romeu pretende se vingar de Paulina por lhe vender uma joia falsa e Vermelho afirma que pode ajudar o rapaz.

MALhAçãO – GLOBO – 17h50

Luciana tem a ideia de fazer um evento com aulas abertas com pro-fessores dos colégios Leal Brazil e do Dom Fernão. Nanda provoca Jéssica ao ver uma foto de Luan com Tainá. Eneida, Rubem e Monique recla-mam com Menelau sobre os salá-rios atrasados. Tito confronta Samu-rai sobre o afastamento de Pedro.

TOTALMENTE DEMAIS– GLOBO 19h30

Leila afirma a Carolina que provará que foi ela quem divulgou as fotos de Eliza. Rafael revela para Leila que Carolina dopou Eliza para tirar a foto da modelo, insinuando que os dois estavam juntos. Leila pede a Jamaica que convença Lu a pegar o celular de Carolina para provar o envio das fotos para Lorena.

VELhO ChICO – GLOBO 21h00

Chico Criatura desconfia do inte-resse de Santo pelo retorno de Te-reza. Encarnação afirma a Tereza que a herança da família pertence a Martim. Olívia questiona Bento sobre a raiva de Luzia por Tereza. Cícero pensa em deixar a fazenda, mas Tereza o impede.

CÚMPLICES DE uM RESGATESBT 17h30

Regina descobre que Priscila é na verdade filha de Geraldo. Dinho leva um novo pretendente para namorar com Meire. A síndica gos-ta do homem, porém ele é alérgico a gatos e vai embora ao ver Barto-lomeu. Isabela e Téo conversam com Manuela e os cúmplices no estúdio da gravadora.

Novelas

Os resumos dos capítulos das novelas acima estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio das emissoras.

A Youtuber Kéfera (acima) está fazendo o maior sucesso na internet com os seus vídeos, e já chegou a ganhar oportu-nidades únicas na televisão. Segundo ela, em entrevista ao TV Fama, a Globo chegou a convidá-la para fazer testes, com a finalidade de assumir o “Vídeo Show”. O vespertino estava sem uma apresentadora titular desde a saída de Monica Iozzi, e pos-teriormente, quem acabou entrando foi a atriz Maíra Charken. “Eu ia fazer um teste para o ‘Vídeo Show’, mas ser apresenta-dora não é o que eu quero fazer”, explicou a artista da web. n

Kéfera foi convidada para trabalhar na Globo Modelo da

SPFW será capa da ‘Playboy’ de maio

A modelo Viviane Orth (acima), de 26 anos, será a primeira modelo a estam-par a capa da Playboy Brasil. Nesta edição da São Paulo Fashion Week, que aconte-ce desde domingo, 24, Vivi já desfilou para as grifes Isa-bela Capeto, Lilly Sarti, Água de Coco, Amabilis, Lenny Niemeyer e Uma.

A edição da revista com a top chega às bancas no dia 17 de maio e não fo-ram divulgados detalhes sobre o ensaio nu. A Play-boy Brasil, que voltou a circular em abril com Lu-ana Piovani na capa, ago-ra não paga mais cachê às

mulheres que posam. Os diretores da publicação já deram várias declarações sobre a intenção de trazer mulheres não só bonitas, mas também bem-suce-didas nas capas.

Viviane é considerada uma das maiores modelos brasileiras da atualidade e já desfilou para grifes in-ternacionais como Dior, Chanel e Versace. No Ins-tagram, a top comemorou a oportunidade: Muito honrada pelo convite para ser a capa da próxima edi-ção da @playboyBrasil. A nova fase da revista é linda e leve.” (AE) n

Aline Prado é a nova apresentadora do ‘Vídeo Show’

Desde a saída de Mô-nica Iozzi do comando do Vídeo Show, em fevereiro deste ano, os executivos da TV Globo vêm sofrendo para alavancar o vesperti-no. A solução encontrada pela direção da emissora foi fazer uma espécie de revezamento de apresen-tadores. Já passaram pela bancada Joaquim Lopes, Giovanna Ewbank, Maíra Charken, Otaviano Costa, Rafael Cor-tez e Su-s a n a V iei-

EW

ra. Mas a grande novidade entre os apresentadores é a recente promoção da repórter Aline Prado (aci-ma). Vale lembrar que, diferentemente de outras apostas, essa é a primeira vez que um negro assume, fixamente, a bancada do programa. Já houve casos de repórteres negros, a exemplo de Zezeh Barbo-sa, serem encarregados de apresentar a atração, mas

sempre temporariamen-te. Antes de se juntar

à equipe do Vídeo Show, Aline Prado

já havia passado pela TV Brasil, Globonews e pela reporta-gem do progra-ma Encontro com Fátima Bernardes. (AE) nIgo

r Igarashi

Vari

edad

es

Arq

uiv

o C

P

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

Diversão Segunda-feira, 2 de Maio de 2016 15grupor3a.com

PIADA DO DIA

— Joãozinho, do que seu pai vive?

— Ele morreu professora!

— Meus sentimentos! Mas o que ele fazia?

— Ele vivia tossindo professora!

— Meu filho, de tosse não se vive!

— Foi por isso mesmo que ele morreu!

Do que seu pai vive?

Chega a Curitiba no dia 15 de maio, no Teatro Po-sitivo, o “Musical Herói da Fé” que apresenta um con-ceito inédito no Brasil, que promete proporcionar ao público uma experiência única. O espetáculo que relata uma versão contem-porânea da trajetória do apóstolo Paulo, se constitui em um roteiro alternado de filme e apresentações musi-cais, regidas pelo experien-te e consagrado maestro Lineu Soares. No musical, participam seis dos maio-res expoentes da música gospel brasileira, Leonar-do Gonçalves, Riane Jun-queira, Regina Mota, Joyce Carnassale, Marcel Freire e Laura Morena. O programa teve sua origem na adapta-

Netflix confirma série sobre Justiceiro

Depois de qua-se um ano de rumores, foi

confirmado que a Ne-tflix fará uma série so-bre o Justiceiro, perso-nagem da Marvel que aparece na segunda temporada da série ‘De-molidor’, também pro-duzida pela Netflix.

O ator Jon Bernthal (foto) vai interpretar o

anti-herói Justiceiro e Steve Lightfoot, que co-mandou Hannibal, será o produtor-executivo. Nesta sexta, a Netflix postou em seu Twitter um tea-ser sobre a nova atração, além de mudar sua foto de perfil para o símbolo do personagem. Com a

confirmação, sobe para seis o número de séries

produzidas pela par-ceria Marvel-Ne-

tflix. ‘Jessica Jo-nes’ já tem uma temporada e ‘D e m o l i d o r’

está na segunda, enquanto ‘Luke

Cage’, ‘Punho de Ferro’ e ‘Os Defensores’ ainda estão vão estrear. (AE) n

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 25

LAAFBIBLIOTECARECEPTACULO

PERUOLATABUDAPESTEAB

AMOATADDOTEITEM

VERIFICAVAMEDOEGOIT

RESUMOATOEXONERADAS

ACOPLARBEMPERIINANIA

CISMADOINPIASAEVOCAR

GRÃOISOOEA

Uma dascausas

da inferti-lidade

Entidadeque testabacharéisde Direito

Rio aflu-ente do

Parnaíba(PI e CE)

Notíciasdiárias(bras.)

Exposiçãoabreviada

de umassunto

Juntar(nave

espacial) a outra

Resistenteao fogo(fem.)

Lagoa do(?), atra-

ção de Flo-rianópolis

Autarquiaque regis-tra marcasindustriais

Selo dequalidade

total

Aliançaentre

países dasAméricas

País dasruínas deChan Chan

Espaçopúblico de

leituraQualquervasilha

Imper-meabilizante de lajes

Direito garantido pelaPrimeira Emenda (EUA)

Que gostade vários

estilos

Afecçãocrônica do

ouvido

Cerca (a caça)Escritor que adotou opseudônimo Tristão

de AtaídeIdentifica-dor do micro na web

Na (?):sem ro-

deios (gír.)Basta!

TiposanguíneoRegistro

de reuniãoPrazofixado

Flora (?),cantora

Objetivodo uso doperiscópio

Tradição matrimonialárabe

Sentimen-to mórbidona fobia

Conferia; examinava

Artigo decontrato

(?) Rickli,ator

DemitidasFunção doctrl+C no

micro

Charme(inglês)

Referentea gânglio

Divisão debalés

Rebordode chapéu

Trazer à lembrançaApêndicedo bule

Desconfia-do (bras.)Sementede cereal

Ave negracomum noNordesteFutilidade

Nível dapsique

reforçadopelo elogio

Deriva daverdade,

para PlatãoRecente

"Grande Hotel (?)", fil-me de Wes Anderson(?) do boi, figura dafesta de Parintins

3/amo. 4/peri. 5/otose. 6/inânia. 7/adênico.

Musical Herói da Fé chega a Curitiba

ção do livro do compositor e musicista Mario Jorge de Lima. Os valores dos in-gressos variam de R$ 51

(meia-entrada) a R$ 136 (inteira). O preço varia de acordo com o setor. Infor-mações: (41) 3315-0808. n

fotos: Divulgação

Site mostra semelhança entre as músicas de Vanusa e Black Sabbath

O site Plus55.com mostrou semelhanças entre as músicas What to do, de Vanusa (esq.), e Sabbath Bloody Sabbath, do Black Sabbath. As duas foram lançadas em 1973, mas a can-ção da cantora brasileira saiu meses antes da gravada pela banda de Ozzy Osbourne. Va-nusa, no entanto, afirmou que se trata de uma “coincidência musical”. “Eu ouvi pela pri-meira vez há uns dois anos, e eu fiquei convencida de que eles não me copiaram nem meus compositores os copia-ram”, disse a cantora em en-trevista ao site. (AE) n

Música

Arquivo CP

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Onibus de Curitiba - Edição do dia 02-05-2016

GeralSegunda-feira, 2 de Maio de 201616 grupor3a.com

O Governo do Paraná pretende lançar mais duas novas duplicações de ro-dovias no Sudoeste e no Norte do Estado. Em reu-nião, na última sexta-feira, 29, o governador Beto Ri-cha e o secretário de Infra-estrutura e Logística, José Richa Filho, avaliaram as formas de iniciar as obras de duplicação da PR-280,

entre Pato Branco e Fran-cisco Beltrão, e na PR-445, em Londrina. Seriam mais 75 quilômetros em dupli-cação, que se somariam aos 396 quilômetros já em obras.

“Estamos avaliando vá-rias possibilidades, priori-zando os trechos de maior demanda e as regiões que mais necessitam de inves-

timento”, disse o governa-dor. “Nossa perspectiva é ampliar consistentemen-te os investimentos em transporte e logística nes-te ano, acelerando o pro-cesso de modernização da nossa infraestrutura a fim de tornar a produção paranaense ainda mais competitiva”, acrescentou Richa.

Serão duplicados os 48,3 quilômetros de ro-dovias, entre Pato Branco e Francisco Beltrão. No mesmo projeto, será exe-cutado o contorno de Pato Branco, melhorando a tra-fegabilidade na PR-280, um dos mais importantes eixos rodoviários da re-gião. As obras seriam feitas com recursos do Estado. n

Serão duplicados 48,3 km de rodovias, entre Pato Branco e Francisco Beltrão

Richa define duplicação de mais 75 km de rodovias

A ParanaPrevi-dência optou por não reali-

zar o recadastramento dos aposentados neste ano de 2016. No entan-to, o recadastramento é mantido para os pen-sionistas, que podem encontrar o formulário no site do órgão previ-denciário, o www.para-naprevidencia.pr.gov.br.

A obrigatoriedade legal é que o recadas-tramento seja feito, no mínimo, a cada cinco anos. Porém, no Paraná estava sendo efetuado anualmente.

A diretoria da Para-

naPrevidência entende que os esforços maiores devem ser empreendi-dos na implantação de-finitiva do recadastra-mento biométrico. Uma das etapas do processo é a inauguração, no início de maio, de um posto do Instituto de Identi-ficação do Paraná nas dependências da enti-dade, em Curitiba.

A prova de vida dos aposentados, que era atestada no recadas-tramento, será suprida pelo aprimoramento dos diversos sistemas utilizados pela Institui-ção Previdenciária. n

Aposentados não precisam fazer recadastramento

ANPr

A obrigatoriedade legal é que o recadastramento seja feito, no mínimo, a cada cinco anos

ANPr

Governo do Paraná

Ajuste fiscal foi fundamental nas universidades do estado

O ajuste fiscal feito pelo Gover-no do Paraná foi

fundamental para que as universidades estaduais mantivessem a qualida-de do ensino e os inves-timentos para melhorar a infraestrutura, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e En-sino Superior, João Car-los Gomes, em entrevis-ta para diversas rádios, concedida nesta semana.

“Graças às medidas e ao diálogo, hoje pode-mos dizer que a situa-ção está muito melhor. Estamos conseguindo trabalhar e manter o andamento normal das

atividades nas nossas universidades”, afirmou o secretário.

De 2010 a 2015, o in-vestimento nas univer-sidades estaduais e nos hospitais universitários aumentaram de R$ 950 milhões para R$ 2,2 bi-lhões. “Mesmo diante

de um cenário de difi-culdades, a previsão de investimento para 2016 será em torno de R$ 2,6 bilhões. Proporcional-mente, o Paraná con-tinua entre os estados que mais investem no ensino superior no Bra-sil”, disse. n

De 2010 a 2015, o investimento nas universidades aumentaram de R$ 950 mi para R$ 2,2 bi

Seti

ParanaPrevidência

Seriam mais 75 quilômetros em duplicação, que se somariam aos 396 quilômetros já em obras

Editora Jornal do Ônibus