jornal do sintracom · nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na...

4
JORNAL DO JORNAL DO SINTRACOM SINTRACOM Bahia 1 JORNAL DO JORNAL DO Fundado em 1919 FILIADO A: FETRACOM-BA/DIEESE CONTRICOM/FLEMACON UITBB SINTRACOM SINTRACOM Bahia INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº641- SETEMBRO/2015 www.sintracom.org.br – www.fetracom-ba.org.br – www.flemacon.org 71 3496-6238 20º Campeonato: Venha torcer pelo seu time - PÁG. 2 Manifestações: A luta de classes invade as ruas Nós, operários (as) da construção, sabemos que a partir dos governos Lula e Dilma a vida dos trabalhadores (as) e da população de baixa renda melhorou. Antes, havia filas de desempregados em busca de uma vaga nas portas dos canteiros e não tinha emprego. Famílias inteiras dependiam de esmolas nas ruas para comer. Isso mudou com os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, PAC I e II, obras de saneamento e infraestrutura, e políticas públicas, como SAMU, cotas estudantis para faculdades, moradias para população de baixa renda, etc. Foi assim que o Brasil conseguiu um feito histórico e saiu do Mapa da Fome da ONU, em 2014. É por tudo isso que Lula e Dilma têm o respeito do mundo inteiro! Mas, aqui no Brasil, os ricos não se conformaram em ter um ex-operário como presidente do país, não aceitam a valorização do salário-mínimo, os direi- tos das empregadas domésticas, nem ad- mitem que os filhos dos empregados (as) possam cursar a faculdade, lado a lado com seus filhos. A crise econômica é mundial, mas no Brasil é o retrato da luta de classes. De um lado os trabalhadores (as); do outro lado os ricos, que têm maioria dos depu- tados federais e senadores no Congresso Nacional, para defender seus interesses e, com a ajuda da mídia golpista, quer derrubar o governo democrático, eleito pelo voto do povo. O presidente da CTB nacional, Adil- son Araújo, convoca os trabalhadores (as): “Não podemos vacilar. Temos que defender o mandato da presidenta Dil- ma, lutar contra o ajuste fiscal e por mais avanços e conquistas”. Foi essa palavra de ordem que unificou os movimentos sociais, com SINTRACOM-BA,FETRACOM-BA, CTB e milhões de trabalhadores (as) na ocupação das ruas em defesa da demo- cracia, dia 20/08. Vamos à luta, companheiros (as)! A DIREÇÃO 1º Encontro reúne juventude da construção - PÁG. 2 Rádio Peão: Veja as lutas do seu Sindicato - PÁG. 4 Acidentes do trabalho: falta de segurança na construção – PÁG. 3

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DO SINTRACOM · Nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na Construtora Segura, que permanecem vivos em nossa memória: Antônio Elias da Silva,

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 1

JORNAL DOJORNAL DO

Fundado

em

1919

FILIADO A:

FETRACOM-BA/DIEESE

CONTRICOM/FLEMACON

UITBB SINTRACOMSINTRACOMBahia

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº641- SETEMBRO/2015

www.sintracom.org.br – www.fetracom-ba.org.br – www.flemacon.org

71 3496-6238

20º Campeonato: Venha torcer

pelo seu time - PÁG. 2

Manifestações: A luta de classes invade as ruasNós, operários (as) da construção,

sabemos que a partir dos governos Lula e Dilma a vida dos trabalhadores (as) e da população de baixa renda melhorou.

Antes, havia filas de desempregados em busca de uma vaga nas portas dos canteiros e não tinha emprego. Famílias inteiras dependiam de esmolas nas ruas para comer.

Isso mudou com os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, PAC I e II, obras de saneamento e infraestrutura, e políticas públicas, como SAMU, cotas estudantis para faculdades, moradias para população de baixa renda, etc.

Foi assim que o Brasil conseguiu um feito histórico e saiu do Mapa da Fome da ONU, em 2014.

É por tudo isso que Lula e Dilma têm o respeito do mundo inteiro!

Mas, aqui no Brasil, os ricos não se conformaram em ter um ex-operário como presidente do país, não aceitam a valorização do salário-mínimo, os direi-tos das empregadas domésticas, nem ad-mitem que os filhos dos empregados (as) possam cursar a faculdade, lado a lado com seus filhos.

A crise econômica é mundial, mas no

Brasil é o retrato da luta de classes. De um lado os trabalhadores (as); do outro lado os ricos, que têm maioria dos depu-tados federais e senadores no Congresso Nacional, para defender seus interesses e, com a ajuda da mídia golpista, quer derrubar o governo democrático, eleito pelo voto do povo.

O presidente da CTB nacional, Adil-son Araújo, convoca os trabalhadores (as): “Não podemos vacilar. Temos que defender o mandato da presidenta Dil-ma, lutar contra o ajuste fiscal e por mais avanços e conquistas”.

Foi essa palavra de ordem que unificou os movimentos sociais, com SINTRACOM-BA,FETRACOM-BA, CTB e milhões de trabalhadores (as) na ocupação das ruas em defesa da demo-cracia, dia 20/08.

Vamos à luta, companheiros (as)!A DIREÇÃO

1º Encontro reúne juventude da

construção - PÁG. 2

Rádio Peão: Veja as lutas do

seu Sindicato - PÁG. 4

Acidentes do trabalho:falta de segurança

na construção – PÁG. 3

Page 2: JORNAL DO SINTRACOM · Nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na Construtora Segura, que permanecem vivos em nossa memória: Antônio Elias da Silva,

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia2

No dia 22 de agosto o SINTRACOM-BA realizou o 1º Encon-tro dos Trabalhadores (as) da Juventude da Construção, no auditório da APLB-Sindicato, em Nazaré.

Com a organização da Diretoria da Juventude, reunimos jovens trabalha-dores (as) do ramo da construção, para discutir a atual conjuntura econômica e política do país, e o mercado de traba-lho na construção.

Foram palestrantes, a economista Ana Georgina, superintendente do DIEESE, Alfredo Santiago, secretário

SINTRACOM-BA reúne juventude operária no 1º Encontro da Juventude da CTB-Bahia, e Caio Botelho, membro do Comitê Estadual do PCdoB.

Pa r a l e l a m e n t e , realizamos o Festival de Talentos, que pre-miou o artesão Osmar da Encarnação dos Santos, que constrói caminhões e carretas, utilizando latas de tinta descartadas em obras.

Venha torcer pelo seu time no 20º Campeonato de Futebol de Campo No dia 23/08 aconteceu a abertura

do 20º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA, no Cam-po do SESI, de Simões Filho, com a re-alização de duas partidas pela primeira rodada da 1ª Fase: JCG 0 X 4 Morel e MRV 0 X 1 Concreta.

30/08 – 2ª rodada: HCN 0 X 2 GR2 Instalações; Moura DB (Graça) 4 X 0 ARC Instalações; e Guimarães Braga 2 X 1 ENOPS. 05/09 – 3ª rodada: Moura DB Iguatemi 1 X 0 Vertical; Morel 0 X 1 Marques Andrade. 06/09 – 4ª rodada: Sonar 1 X 0 Santa Helena. 07/09 – 5ª rodada: Queiroz Galvão 6 X 0 FFB; Sul Serv. Elétricos 1 X 1 GR2 Instalações.

Os jogos acontecem até novembro, nos sábados às 13h30, e domingos e fe-riados às 8h30. Participe. Venha torcer pelo seu time!

Fechamento do clube SESI Simões Filho revolta trabalhadoresOs trabalhadores (as) do ramo da

construção, que estão acompanhan-do os jogos do 20º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA, foram surpreendidos com a de-cisão do SESI de fechar as instalações do clube, em Simões Filhos, e deixar disponível apenas os campos para a realização dos jogos.

As piscinas, parque infantil, salão

de jogos, quadras e o bar e restaurante permaneceram fechados. No entendi-mento do SESI, a abertura dessas insta-lações está gerando muitas despesas.

A direção do SINTRACOM-BA só tem a lamentar e espera que o bom senso prevaleça e a parte do lazer volte a ser disponibilizada aos trabalhadores (as), como sempre ocorreu.

MRV 0 X 1 Concreta JCG 0 X 4 Morel

Teve debates e mostra de talentos no 1º Encontro

Page 3: JORNAL DO SINTRACOM · Nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na Construtora Segura, que permanecem vivos em nossa memória: Antônio Elias da Silva,

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 3

ACIDENTES DO TRABALHO CONTINUAM FAZENDO VÍTIMAS NA CONSTRUÇÃO

Quatro anos depois da morte de nove operários, no dia 09/08/2011, na queda de um elevador a cabo, que despencou do 25º andar do edifício Comercial II, obra da Construtora Segura, os acidentes do trabalho continuam acontecendo nos canteiros de obra. Faltam prevenção e segurança, EPI e EPC, e sobra desca-so dos patrões.

MFP / SESI: Operário caiu de andaimeO pedreiro Clébio Lima

Oliveira, 38 anos, contratado na empresa MFP desde ja-neiro deste ano, é mais uma vítima de acidente de tra-balho na construção. No dia 19/08, às 09h40, ele caiu de cerca de quatro metros de altura, quando estava tirando pontos para fazer reboco na parede e a tábua do andaime partiu.

O acidente aconteceu na obra que está sendo executada no SESI, no Re-tiro. O operário recebeu os primeiros socorros do SAMU e foi levado para o HGE, com fratura no punho direito e escoriações.

Os diretores do SINTRACOM-BA, Carlos Silva e Nilton Luz, e o técnico de Segurança, André Neves, estiveram no local e realizaram uma palestra para os trabalhadores sobre segurança do tra-balho na construção.

Os operários foram liberados e só retornaram ao trabalho no dia seguinte, após regularizadas as pendências pela empresa.

Presentes emnossa memória

Nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na Construtora Segura, que permanecem vivos em nossa memória: Antônio Elias da Silva, Antônio Reis do Carmo, Antônio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sam-paio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos.

Proibido uso deelevadores a cabo

Conforme estabelecido pelo Comitê Permanente Nacional, desde o dia 10/05/2015 está proibido o uso de elevadores de um cabo para transporte de pas-sageiros. Fica permitido somente o uso de elevadores do tipo “cre-malheira” ou de dois cabos, con-forme a Norma Regulamentadora NR 18.

Esta é uma vitória do SINTRACOM-BA e dos traba-lhadores (as) da construção.

Lembramos que o SINTRACOM-BA mantém o te-lefone para DISQUE DENÚN-CIA (71) 3496-6238 e garante o anonimato para quem denunciar os riscos e acidentes de trabalho nos canteiros.

Espaço R2: Flagrante de trabalhador em risco

Durante visita do SINTRACOM-BA à obra da empresa Espaço R2, na Avenida Sete de Setembro (corredor da Vitória), no dia 12/08, fotografamos este flagrante: o trabalhador está des-formando de forma inadequada. Desse jeito não dá!

Rotma ainda utilizao elevador a cabo

Mais um flagrante de falta de se-gurança na construção. No canteiro da Rotma, no Parque Júlio César, Pitu-ba, constatamos que a empresa está utilizando elevador a cabo, o que é proibido. Lembramos que a Rotma já foi fiscalizada e o SINTRACOM-BA en-caminhou a denúncia à SRTE, pedindo uma nova fiscalização.

Espaço R2

Page 4: JORNAL DO SINTRACOM · Nossa homenagem aos com-panheiros, vítimas do acidente do trabalho na Construtora Segura, que permanecem vivos em nossa memória: Antônio Elias da Silva,

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia4

E X

P E

D I

E N

T E

Rádio PeãoVeja as lutas do seu Sindicato

Muritiba: CKM não cumpre CCTA empresa CKM, no canteiro de obras localizado no

município de Muritiba, na região do Recôncavo Baiano, está descumprindo os direitos dos trabalhadores (as). A empre-sa não dá o café da manhã, nem o almoço dos operários, conforme estabelecido na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

E também não está depositando o FGTS, os salários são pagos com atraso e faltam Equipamentos de Prevenção In-dividual. Além disso, demitiu cerca de 10 funcionários sem pagar a rescisão. Já foram realizadas duas reuniões na SRTE, a pedido do SINTRACOM-BA, mas a empresa não compare-ceu. Exigimos uma solução urgente.

MAF: Sintracom visita empresa em A. Rodrigues

No dia 28/08, diretores do SINTRACOM-BA par-ticiparam de um DDS, no canteiro da empresa MAF Engenharia, prestadora de serviço à Embasa, no municí-pio de Amélia Rodrigues, e esclareceram sobre a cesta básica e a CIPA.

SEUS DIREITOS:Aviso Prévio indenizado

Está garantido na Convenção Coletiva, cláu-sula 18, o aviso prévio indenizado, quando do desligamento do trabalhador sem justa causa pelo empregador. E deverá obedecer a tabela de dias, conforme a Lei 12.506/2011 e constante da CCT da construção, publicada em nosso site www.sintracom.org.br.

SINTRACOM-BA CONVOCATrabalhadores contratados pela Construtora Segura, a partir de

31/08/2015, para recebimento de crédito. Veja se seu nome está

na lista abaixo e compareça ao setor Jurídico:

Adilson dos SantosAfonso Rodamilans FilhoAlex de Santana SilvaAgostinho Vitoriano dos SantosAnderson Jesus de CerqueiraAndré Luís SantosAntônio Elias da SilvaAntônio José Neves de JesusAntônio Luiz Alves dos ReisAntônio Reis do CarmoCrispim dos Santos SouzaCelso dos Santos SouzaDamião Queiroz dos SantosDemes Frances QueirozDielson Costa Santos

Edhilson Menezes da ConceiçãoEvanildo Santos de AssisGenilson do Nascimento SantosGilson Barbosa dos SantosGraciano Lopes da SilvaIldefonso da ConceiçãoJonas Ribeiro de SouzaJose Augusto dos SantosManoel Batista CapistranoManoel Bispo PereiraPedro Trindade de SouzaReinaldo Leite SilvaRenato Pereira CavalcanteRoberval Sena de JesusRoque Serapião de AlmeidaValtemirando dos Santos Sena

MAF / Amélia Rodrigues

JORNAL DO SINTRACOM-BA – Nº 641 – SETEMBRO/2015 – Publicação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tels: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – e-mail: [email protected] – endereço na Internet: www.sintracom.org.br – Del-egacia de Alagoinhas: Rua João Dantas, 770, Santa Terezinha - Cep: 48.010-530 – Alagoinhas – BA - Telefone: (75) 3422-5049 – Email: [email protected]; Delegacia de Cruz das Almas: Rua J.B. da Fonseca, nº 45, sala 102, 1º andar, Centro, Cruz das Almas – Bahia – Telefone: (75) 3621-2786; E-mail: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Teotônio Dourado Filho, Nº 101, Bancários – CEP 44.900-000 – Irecê – BA - Telefone/Fax 74-3641-1843 - email: [email protected]. br – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Poções: Rua Olimpio Lacerda Rolim, nº 62, sala 03, CEP 45260-000 - Poções – BA - Telefone/Fax 77-3431-3631 - email: [email protected] – Delegacia de Senhor do Bonfi m: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfi m – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: sintracom.sr.bonfi [email protected]; Delegacia de Valença – Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400-000 – e-mail: [email protected] - Tel: (75) 8836-1540; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Carlos Silva – Tel: (71) 3797-1707 / 1703; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro MTE/SRTE-BA 1274 – [email protected]; Fotografi as: João Ubaldo e Secretaria de Imprensa – Estagiários de Jornalismo: Bruno Moreno e Kleiton Alder; Projeto Gráfi co e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação: Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfi ca do Sindicato. Edição fechada em 08/09/2015.