jornal do guará 752

16
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 25 de setembro a 1 o de outubro de 2015 jornaldoguara.com EDIÇÃO 752 ARTE SOBRE FOTO DE GETÚLIO ROMÃO Cidade ganha novo cartório O Rota 156: Guará na Rua chega à terceira edição consolidado no coração dos guaraenses. A cidade, que tem sido exemplo para o Distrito Federal em ocupações ordeiras de espaços públicos, vai, mais uma vez, levar milhares de pessoas à Avenida Central do Guará II. A partir das 7h o trânsito será interrompido entre o Ed. Consei e a 4 a DP, e a avenida será tomada por famílias inteiras. São atividades culturais, esportivas e de lazer, espalhadas por todo o trajeto. Nesta edição, por conta do calor e para evitar incomodar os moradores com o som alto, as atrações musicais serão concentradas em uma grande tenda de circo próxima à Delegacia de Polícia (Página 9). A filial do cartório do Núcleo Bandeirante de registro de títulos que funcionava na QI 11 dá lugar a um cartório definitivo, completo, que será inaugurado no dia 1º de outubro, na QI 2, ao lado do supermercado Pão de Açúcar, no Guará I (Página 7). Violência no Guará A cidade volta a ser manchete das páginas policiais por causa do assassinato de três adolescentes em apenas 15 dias. Dois eles foram vítimas da disputa pelo comércio de drogas na QE 38. O outro foi morto depois que entrou em luta corporal com um ladrão que tomou seus tênis. O acusado pelo assassinato dos jovens da QE 38 foi preso pela polícia. A ficha policial dele é extensa. Delegado diz que é o maior traficante do Guará e que, por isso, a situação vai ficar mais calma na cidade (Página 5). Três menores assassinados em 15 dias CR Guará estreia na segundona Time joga contra o Dom Pedro no Serejão, neste sábado, às 10h, em busca de uma das duas vagas na primeira divisão do futebol brasiliense (Página 11). Rota 156 volta neste domingo

Upload: jornal-do-guara

Post on 23-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

25 de setembro a 1ª de outubro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Guará 752

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA25 de setembro a 1o de outubro de 2015

jornaldoguara.com

EDIÇÃO 752

ART

E SO

BRE

FOTO

DE

GET

ÚLIO

RO

O

Cidade ganha novo cartório

O Rota 156: Guará na Rua chega à terceira edição consolidado no coração dos guaraenses. A cidade, que tem sido exemplo para o Distrito Federal em ocupações ordeiras de espaços públicos, vai, mais uma vez, levar milhares de pessoas à Avenida Central do Guará II. A partir das 7h o trânsito será interrompido entre o Ed. Consei e a 4a DP, e a avenida será tomada por famílias inteiras. São atividades culturais, esportivas e de lazer, espalhadas por todo o trajeto. Nesta edição, por conta do calor e para evitar incomodar os moradores com o som alto, as atrações musicais serão concentradas em uma grande tenda de circo próxima à Delegacia de Polícia (Página 9).

A filial do cartório do Núcleo Bandeirante de registro de títulos que funcionava na QI 11 dá lugar a um cartório definitivo, completo, que será inaugurado no dia 1º de outubro, na QI 2, ao lado do supermercado Pão de Açúcar, no Guará I (Página 7).

Violência no Guará

A cidade volta a ser manchete das páginas policiais por causa do assassinato de três adolescentes em apenas 15 dias. Dois eles foram vítimas da disputa pelo comércio de drogas na QE 38. O outro foi morto depois que entrou em luta corporal com um ladrão que tomou

seus tênis. O acusado pelo assassinato dos jovens da QE 38 foi preso pela polícia. A ficha policial dele é extensa. Delegado diz que é o maior traficante do Guará e que, por isso, a situação vai ficar mais calma na cidade (Página 5).

Três menores assassinados em 15 dias

CR Guará estreia na segundona Time joga contra o Dom Pedro no Serejão, neste sábado, às 10h, em busca de uma das duas vagas na primeira divisão do futebol brasiliense (Página 11).

Rota 156 volta neste domingo

Page 2: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015 JORNAL DO GUARÁ2

Brasil VexadoA cidade ganha nos próximos uma franquia

do restaurante especializado em comida nordestina, Brasil Vexado, na QE 13.

JoelAgora aposentado, o ex-administrador

regional Joel Alves Rodrigues prefere ocupar seu tempo circulando e registrando o que acontece na cidade, para abastecer sua página no Facebook, sua coluna no Jornal do Guará e outros portais locais. Quase nada escapa dessa ronda que ele faz todos os dias.

Joel, que comanda um programa aos sábados na rádio Guará FM (98.1), é uma das lideranças mais apaixonadas pela cidade. E, principalmente, sem interesses políticos.

Nas crianças?...Dá para acreditar que todos os 78 candidatos

selecionais para concorrer às cinco vagas de conselheiro tutelar do Guará, em eleição direta, estão realmente interessados na defesa dos das crianças e dos adolescentes?

Ou no salário de R$ 4.650?

RecapeamentoA Administração Regional e a Novacap

retomaram a recuperação do asfalto dentro das quadras.

MercadãoA frente do Teatro de Arena, no Cave, aos

sábados e domingo tem se transformado num verdadeiro mercadão, onde se vende de tudo.

Com a omissão da fiscalização, a feira cada dia aumenta mais.

Enquanto isso, é cada mais intenso o arrocho sobre o comércio legalmente estabelecido.

Iluminação do IAPIDepois de quatro anos de espera, finalmente

começou a troca da iluminação do IAPI, um dos quatro condomínios horizontais da região do Guará – os outros são a parte de Vicente Pires do Jóquei, o Guará Park (Colônia Águas Claras) e Bernardo Sayão.

O IAPI tem sido o patinho feio desses condomínios, o que menos recebe atenção do governo. Enquanto os outros três recebem investimentos constantes, principalmente o Guará Park, o IAPI continua com o mesmo asfalto construído pelos próprios moradores, sem endereçamento e com iluminação de vela.

E não é por falta de reivindicação, é de interesse político mesmo, porque é o que menos tem eleitores.

ISSN 2357-8823Editor: Alcir Alves de Souza (DRT 767/80)Reportagem: Rafael Souza (DRT 10260/13)

Endereço: EQ 31/33 Ed. Consei Sala 113/114 71065-315 • Guará • DF

O Jornal do Guará (tiragem comprovada de 8 mil exemplares) é distribuído gratuitamente por todas as bancas de jornais do Guará; em todos os estabelecimentos comerciais, clubes de serviço, associações, entidades; nas agências bancárias, na Administração Regional; nos consultórios médicos e odontológicos e portarias dos edifícios comerciais do Guará. E, ainda, através de mala direta a líderes comunitários, empresários, autoridades que moram no Guará ou que interessam à cidade; empresas do SIA, Sof Sul e ParkShopping; GDF, Câmara Legislativa, bancada do DF no Congresso Nacional e agências de publicidade.

Circulação

OPINIÃO

[email protected]

JORNAL DO GUARÁ

ALCIR DE SOUZA

jornaldoguara.com /jornaldoguara61 33814181 61 96154181

&Poucas Boas

[email protected]

Baile da PrimaveraSábado, 24 de setembro, é dia do Baile

da Primavera, promovido pela Associação Comercial do Guará, no salão de Múltiplas Funções do Cave, a partir das 22h.

A animação é da banda Balalaicas.Ainda existem mesas disponíveis. Basta

contatar 8566.9267 ou 9843.3185. O baile comemora os 36 anos da criação da Acig.

Resistência?Quando foi anunciado que o Guará

poderia ser apadrinhado por um deputado distrital da base do governo, algumas lideranças comunitárias, através de grupos de WhatsApp, chegaram a sugerir que houvesse resistência à mudança ou à negociação. O que não explicaram é de que forma.

Não há dúvidas de que o ideal é que a população pudesse finalmente votar na escolha dos administradores regionais, conforme foi prometido pelo próprio governador Rodrigo Rollemberg durante a campanha política do ano passado. Mas, sabemos que isso depende de mudanças na Lei Orgânica do DF, e o momento crítico do governo inviabiliza a discussão.

Como não há essa possibilidade a curto prazo, a alternativa do governo é fatiar seus espaços em troca de apoio na Câmara Legislativa para aprovar suas demandas.

Natural, portanto, que as administrações regionais entrem nesse rateio. E natural, também, que o padrinho seja, preferencialmente, o parlamentare que more na cidade. No caso do Guará, o único morador é o deputado distrital Rodrigo Delmasso.

Interessante é que esse ensaio acontece sem que antes se conheça o possível administrador indicado, se tem requisitos ou não. É resistir por resistir, apenas para marcar presença ou defender outros candidatos.

Portanto, como o fato já está consumado – o Guará vai ser apadrinhado por Delmasso – resta a todos nós, lideranças e moradores, aguardar primeiro para avaliar se a troca vai valer a pena.

A disposição de Rodrigo Delmasso é priorizar a maior parte de suas emendas parlamentares – cerca de R$ 5 milhões para cada deputado distrital em primeiro mandato – para investimentos no Guará. E, lógico, que o administrador regional seja seu aliado para garantir a execução dessas emendas.

Neste momento de crise, a situação da cidade deve ser vista acima de quaisquer outros interesses, principalmente os políticos.

Poda de árvoresCortar ou podar árvore no Guará é motivo de denúncias nos blogs e

redes sociais. O que os denunciantes não procuram informar é que esse serviço somente é feito em árvores da espécie Ficus, que precisam ser aparadas pelo menos uma vez por ano, para evitar que danificam o piso através de suas raízes, ou tomem proporções que fujam ao controle.

O Ficus é, inclusive, uma espécie condenada pela Zoobotânica, pelos malefícios que causam ao solo ao sugar água em maior quantidade do que as outras espécies.

Portanto, não é crime ambiental cortar ou aparar o Ficus.

Embelezando as praçasO artista plástico Julimar dos Santos tem utilizado o seu talento para

embelezar as mal cuidadas praças da cidade. Na QI 16, ele pintou os bancos, com a ajuda dos comerciantes da quadra, que forneceram a tinta.

Belo exemplo, que pode ser estendido às outras praças.

Page 3: Jornal do Guará 752

Estamos na Faculdade Icesp (QE 11, AE C/D 1, Guará 1)Ligue e marque uma visita: 3381-1757

sicoobexecutivo.com.br

SicoobExecutivoDF@SicoobExecutivo

Aqui você tem todos os produtos e serviços bancários que precisa com

atendimento personalizado e as menores taxas e tarifas do mercado.

E ainda participa das sobrasapuradas no nal de cada exercício.

Taxas e tarifasbancárias mais

baratas para vocêou sua empresa.

Page 4: Jornal do Guará 752
Page 5: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 5 CIDADEVIOLÊNCIA NO GUARÁ Eleição do Conselho Tutelar suspensa

Vira e mexe, a outrora tranquila cidade do Guará aparece nas pá-

ginas policias por crimes vio-lentos. Desta vez, apareceu três vezes em apenas 15 dias, depois que três menores foram assassi-nados na cidade. No dia 9, um menor de 15 anos foi assassina-do ao lado do campo de futebol de grama e outro, nas mesmas circunstâncias, que indicam acerto de contas por causa de drogas, segundo a polícia, foi morto por volta de 13h na pra-ça da QE 38. Na segunda-feira passada, 21 de setembro, 20h30, outro jovem de 16 anos recebeu quatro tiros depois que tentou tirar a arma de um assaltante que tinha levado seu tênis, na QE 34, nas proximidades do bar Traíra.

Nos crimes da QE 38, a po-lícia já identificou e prendeu o possível autor e esclareceu os motivos, ambos por envolvi-mento com drogas. Os dois me-nores assassinado tinham passa-gens na polícia por uso e porte de drogas.

No segundo caso, adoles-cente Diego Godinho Ribeiro, de 16 anos, foi assassinado du-rante latrocínio (roubo seguido de morte) e um jovem de 18 anos, que o acompanhava, fi-

cou ferido. O garoto foi morto com dois tiros depois de entrar em luta corporal com o ladrão que havia levado seu par de tê-nis, mas a polícia não confirma essa versão. O adulto ferido foi levado para o Hospital Regional do Guará (HRGu) com tiro no tornozelo.

Suspeito presoNesta quarta-feira, 23 de se-

tembro, policiais da 4ª Delega-cia de Polícia do Guará prende-ram o suspeito dos dois crimes da QE 38. Fábio Santos Belo, conhecido como “Gol”, 28 anos, foi preso em Arniqueiras, quan-do estava na posse de um tijolo de maconha, um revólver, cali-bre 38, com seis cartuchos, além de quatro munições intactas e R$ 760 em espécie.

Gol tem uma extensa ficha de antecedentes criminais, que inclui crimes como tentativa de homicídio, roubo, falsificação de documento e resistência à prisão.

Para o delegado chefe da 4ª DP, Rodrigo Larizzatti, Gol é o traficante mais perigoso do Guará. “Ele é frio e está envol-vido com uma rede de tráfico na cidade. Com a prisão dele, des-mantelamos boa parte do negó-cio”, garante.

Três jovens mortos Dois menores tinham envolvimento com drogas. Outro foi vítima de latrocínio

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adoles-cente do Distrito Fede-

ral, órgão autônomo vinculado à Secretaria de Políticas para Crian-ças, Adolescentes e Juventude, in-formou, nesta quarta-feira (23 de setembro), que cumpre liminares judiciais e trabalha para viabilizar a eleição dos conselheiros tutela-res na data prevista de 4 de outu-bro.

Dessa forma, os candidatos desclassificados na fase de entre-ga de documentos que têm pare-cer favorável do Judiciário serão readmitidos no processo. Na se-

gunda-feira (21), a Procuradoria--Geral do DF entrou com pedido de reconsideração da decisão de suspender temporariamente a votação.

Até agora, 89 liminares chega-ram ao conhecimento do conse-lho. Segundo a coordenadora da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros, An-drecinda Pina, todas as decisões judiciais que determinam a inclu-são de candidatos têm sido acata-das. “As pessoas que se sentiram injustiçadas estão fazendo o que é de direito delas, e nós estamos cumprindo todas as liminares.”

IndeferimentosDos 4.269 aprovados na sele-

ção escrita, 1.776 tiveram a candi-datura confirmada após a análise de documentos. O número de aprovados, porém, deve crescer devido às liminares. Segundo o conselho, a principal causa de indeferimento se deu por proble-mas na entrega da documentação.

No Guará, 78 candidatos pas-saram pelo funil da comprovação de documentos e da prova escri-ta, e cinco serão escolhidos pela comunidade através do voto.

Ver relação no site do Jornal do Guará.

Governo tenta reverter liminares e manter eleições para escolher os conselheiros tutelares, marcada para 4 de outubro

Page 6: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015 JORNAL DO GUARÁ6

LUCIANO LIMAÉ PaPo Firme!

QE 17 bloco A

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio.pdf 1 06/08/15 16:23

Atleta guaraense pede ajuda!

O Tetra Campeão Brasileiro e várias vezes Campeão Brasiliense de Bicicross, Welligton Fernandes, veio a público nas redes sociais pedir ajuda. Todos nós sabemos que o Bicicross é esporte olímpico, mas apesar de tantos praticantes, o apoio aos atletas é quase inexistente. Welligton Fernandes vai disputar várias competições internacionais e precisa de apoio. Empresários dispostos a colaborar e colocar o nome de sua empresa na roupa do atleta ou qualquer pessoa que puder ajudar é só entrar em contato com o atleta pelo celular 9333-8710.

Faixa de PedestreNos últimos dias este colunista pôde

presenciar três engavetamentos próximos a faixa de pedestres na Avenida Contorno do Guará 2. A alta velocidade, o desrespeito às placas de sinalização e a intolerância, cada vez mais comum, ameaçam a vida de quem usa as faixas de pedestre em algumas vias da cidade.

Perguntar não ofende!

A obra do terminal rodoviário do Guará 2 parece estar bem lenta. Mas o que chama atenção é a terraplanagem feita nos fundos da obra. Eu tenho quase certeza que a parte desmatada faz parte do Parque Ecológico do Guará. Enquanto a poligonal do Parque não for definida as agressões continuarão acontecendo.

Eleições continuam suspensas

Com o processo de escolha dos conselheiros tutelares no Distrito Federal suspenso provisoriamente pela Justiça desde o dia 17 de setembro, a Comissão Especial do Processo de Escolha de Membros de Conselho Tutelar afirmou que a capital federal corre o risco de passar por um período sem conselheiros, caso a eleição não ocorra na data prevista, em 4 de outubro. Vale lembrar que a justiça concedeu 89 liminares em favor de candidatos excluídos do processo e alguns são do Guará.

Aumento nos roubos de bikes

Houve um tempo em que a expressão "ladrão de bicicleta" referia-se aos inexperientes no crime, responsáveis por pequenos delitos. Hoje, o termo ganhou outro sentido. Com o aumento das bicicletas na cidade e a diversificação de marcas e preços, quem as rouba sabe que tem na mão um produto valioso, que chega a custar R$ 50 mil. E quadrilhas especializadas estão agindo no Guará e roubando nas ruas e até na porta de escolas públicas e particulares. Moradores estão sendo surpreendidos até dentro de suas próprias residencias. É importante ficar atento!

CIDADE

Page 7: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 7 CIDADE

A população do Guará duplicou nos últimos 20 anos, mesmo assim,

continuava sendo servida pelo mesmo cartório. Aliás, filial do cartório do Núcleo Bandeirante. Mas, a partir do 1º de outubro, a cidade ganha seu primeiro car-tório oficial, que vai substituir o antigo, que funciona na QI 11 do Guará I. A nova unidade é bem

mais ampla e vai oferecer novos serviços.

Como 600 metros quadra-dos, o dobro da unidade da QI 11, o Cartório do 5º Ofício do

Guará vai oferecer todos os serviços cartoriais – escrituras, inventários, divórcios, procura-ções, autenticações, reconheci-mentos de firma, casamentos, nascimentos e óbitos, notifica-ções e contratos, protesto de títulos e registro de estatutos e atas. Boa parte desses serviços somente era oferecida pelo car-tório do Núcleo Bandeirante, como a documentação de asso-ciações e outras entidades, casa-mentos e registro de nascimento e óbito (serviços gratuitos por lei).

O novo cartório é autônomo e é resultado do concurso públi-co aberto em 2008 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e homologado no ano passado. O titular é o mes-mo da unidade da QI 11, Emival Moreira de Araújo, aprovado no concurso, assim como o quadro de pessoal, que será ampliado de 14 servidores atuais para 20 no novo prédio.

A localização também me-lhora. Do aperto da QI 11, onde o estacionamento e as instala-ções internas não conseguiam mais atender à demanda, o novo prédio vai oferecer um amplo estacionamento, em frente ao supermercado Pão de Açúcar, e conforto para os usuários, com a ampliação da quantidade de gui-

chês e ampla sala de espera. To-dos os serviços ganham espaços específicos, em salas adequadas nos três andares do novo prédio que já abrigou a antiga Telebra-sília, a Vivo e a Agência do Tra-balhador.

“Além do conforto, o usuá-rio será atendido pelo mesmo pessoal do posto da QI 11, já treinado e que conhece a co-munidade guaraense”, garante Emival. Segundo ele, a criação de um cartório definitivo para o Guará foi definido pelo TJDFT após a constatação de que 80% das reclamações e sugestões dos moradores encaminhados à Ou-vidoria do órgão em relação aos serviços cartoriais se referiam à

falta de alguns serviços e da falta de conforto da filial da QI 11.

AdequaçãoPara instalar o novo cartó-

rio foi necessária a adequação de todo o prédio, obra realizada em apenas dois meses. O pró-prio Emival acompanhou todo o serviço pessoalmente. “A minha preocupação é oferecer um espa-ço que satisfaça todas as necessi-dades dos usuários, baseado nas dificuldades que encontramos na filial antiga”, explica.

Além do Guará, o novo car-tório vai atender também toda a região do entorno da cidade, como Vicente Pires, Estrutural e SIA.

Cidade ganha novo cartórioO que existia era filial do Núcleo

Bandeirante. Instalações são bem maiores e serviços ampliados

Emival Araújo, que respondia pela unidade da QI 11, é o

titular do novo cartório

Administração Regional do GuaráAdministrador: Renato Santana (interino)Centro Administrativo Vivencial e Esportivo (CAVE)Fone: 3383.7200

Inspetoria de SaúdeDiretora: Maria Carlos MoreiraQE 12 Área EspecialFone: 3568-7867

Divisão Regional de EnsinoDiretor: Afrânio de Sousa BarrosQE 38 AE DFone: 3901-6648

Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)Coordenadora: Lucélia Aguiar NogueiraEQ 15/26 AEFone: 3568-4059

CAESB - Escritório RegionalQE 13 conj. D/E 2o andarFone: 115

Administração do Parque do GuaráParque do Guará - em frente à QE 19Fone: 3382.7176

4ª Delegacia de PolíciaDelegado: Rodrigo LarizzattiEQ 15/26 (Centro Comunal)Fone: 3207.6572

4º Batalhão de Polícia MilitarTen. Cel. André Luiz BorgesAE 10 Bl. AFone: 3910-1614

Corpo de BombeirosMajor Fabiana Santos de OliveiraQE 2 - Guará I - 3901-8368

Agência do TrabalhadorGerente: Daniel Felipe Faria de CastroAdministração Regional do GuaráFone: 3255.3872

ProconSede da Administração do GuaráChefe: Paulo Márcio SampaioFone: 3383-7288

Conselho Tutelar do GuaráQE 26 conj. K casa 2 Fones: 3568-3829/ 7812-0610

Órgãos PúBlicos

Page 8: Jornal do Guará 752
Page 9: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 9

Após uma longa tem-porada sem utilização, o palco do Teatro do

Guará vai voltar a receber apre-sentações teatrais. É o Festival Brasília Capital do Riso, que estará pela primeira vez na ci-dade. Neste fim de semana de apresentações, nos dias 26 e 27 de setembro, o Guará rece-be a artista cearense Aurineide Camurupim (foto), com vasta experiência em teatro, progra-mas de tv, congressos e casas de show.

Nos dias 4 e 5 de outubro é a vez do piauiense radicado em Brasília Carlos Anchieta, com o espetáculo Riso Topado. São três esquetes, onde ele represen-ta, como se diz no popular, uma “bichinha” chamada Karol Line, Carlos Anchiêta traz ao palco uma crítica ao preconceito da sociedade contra a liberdade de escolha dos seus indivíduos, sempre com bom humor e ener-gia positiva. Também compõe o espetáculo, a “Véa Zefa, legítima representante da crendice po-pular brasileira, que representa o sofrimento de uma viúva de quatro maridos e que ganha a vida vendendo “garrafadas me-

dicinais”. Personagem que so-fre com as diferenças sociais e conta de uma forma hilária as dessemelhanças de atitudes dos ricos e dos pobres diante de si-tuações inusitadas da vida e da morte, como por exemplo, um velório. A terceira personagem é a escrachada “Maria dos Pra-zer”, uma doméstica lutadora e ,como sempre, candidata a se-nadora do povo. Conta sua tra-jetória sofrida desde o Piauí até Brasília, onde chegou sem nada e continua assim até hoje.

O espetáculo é apresenta-do pelo Jornal do Guará e tem apoio da Administração Regio-nal do Guará e da Cartolaria Café e Bistrô.

CULTURA

Humor no Teatro do GuaráJornal do Guará e Carlos Anchieta trazem humoristas para a cidade a preços populares

w

BRASÍLIA CAPITAL DO RISO

26 e 27 de setembro4 e 5 de outubroTeatro do Guará

ao lado da Feira do Guará

Sábado - 21hDomingo - 20h

Ingressos R$ 30 e R$ 15 (meia)Meia entrada para os casos previstos em lei

e para doadores de uma lata de leite em pó

Informações 61 86116620 ou 81332764

Serviço

O último domingo do mês será, mais uma vez, espe-cial para os moradores do

Guará e para todos os que compa-recerem à pista central do Guará II, no trecho que fica entre a 4ª Dele-gacia de Polícia e o edifício Consei. No dia 27 de setembro, entre as 6h e 18h, as duas pistas serão fecha-das nos dois sentidos ao tráfego de ônibus e carros para a realização da terceira edição do evento ROTA 156: GUARÁ NA RUA. As pes-soas poderão ocupar as ruas e se apropriar do espaço público para usufruir de atividades de lazer, cultura, esporte e protagonismo social, que acontecem ao longo de todo o dia. As duas primeiras edi-ções, realizadas também nos últi-mos domingos dos meses de julho e agosto, reuniram mais de 20 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.

As atividades são todas gratui-tas e abertas ao público. As faixas ficarão livres para a prática de ca-minhada ou para quem preferir pedalar, andar de skate, levar as

crianças para passear ou qualquer outra atividade de locomoção. Di-versas atrações serão oferecidas ao longo da via, como oficina de pin-tura, contação de histórias infantis, oficina de pipas, palhaços (tenda 'Se Essa Rua Fosse Minha'), roda de capoeira, pista de skate street, grafite, DJ's e bandas com músicos locais, entre outras inúmeras ativi-dades.

Nesta edição, a organização vai promover a 'Parada Social'. As paradas de ônibus no trecho do evento serão transformadas em pontos de arrecadação de roupas, brinquedos, livros, CDs e DVDs. Os itens arrecadados serão distri-buídos para entidades que cuidam de pessoas em situação de vulnera-bilidade social.

O Rota 156 busca, desde a pri-meira edição, a preocupação em ser um evento pautado pela sus-tentabilidade. Com a interdição das vias para o tráfego de carros e ônibus, uma quantidade significa-tiva de dióxido de carbono resul-tante da queima de combustíveis

deixa de ser expelida na atmosfera. Da mesma forma, todo o lixo seco resultante do descarte de garrafas pet, latas de cerveja e refrigeran-te, copos de plástico entre outros resíduos sólidos, é destinado para cooperativas de reciclagem.

ESPAÇO COLETIVO 156Brazilian Blues BandRádio RetrôJuliana Cardoso e BandaMarcos BassulRafael TavaresMoraes BrothersCahegePenteando MacacoTumba La Catumba – rock para crianças

VIA DA CULTURA E DO ESPORTE‘Livros Livres’ com Janaína MichalskyPoesia com Anna CristoEspaço Ferrugem: estilista Fernanda Ferrugem, DJs Telma & SelmaDJs Ed, Xandy e HernaneRoda de capoeiraRampas de skate street com a SK8Passeio Ciclístico InfantilTransmissão ao vivo da Guará FM

Um domingopara passar na ruaO evento mais aguardado pela população, O Rota 156, acontece neste domingo, a partir das 7h, na avenida central do Guará II

ROTA 156

Page 10: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015 JORNAL DO GUARÁ10 SERVIÇO SOCIAL

Alta Frequência - Ozônio Exame de Plantigrafia Laser - Vermelho e Infravermelho LED - Blue Light

w w w . p r o n t o p e . c o m . b r

Asa Sul 3244-4457Lago Sul 3248-5551

Guará I 3382-4414Guará Il 3381-8835

Os 60 idosos que recebem atendimento no Lar dos Velhinhos Francisco de

Assis, localizado no Park Way, fundos da colônia Bernardo Sayão e Polo de Moda, amenizam a soli-dão e a ausência dos parentes com música e dança. Aos domingos, a banda Forró & Tal leva a eles o melhor da música nordestina.

O cantor e morador guaraense José Luís e sua banda preparou-um repertório com a intenção de emocionar e também divertir os idosos assistidos. “Nossa intenção é tocar músicas antigas de canto-res com os quais eles se identifi-quem e se alegrem”.

O compromisso de levar um pouco mais de diversão aos ido-sos acontece há dez anos, todo o primeiro domingo de cada mês e, independente do que eles te-nham para fazer, o primeiro com-promisso é com a instituição. Os internos aguardam ansiosos pela apresentação musical. Aqueles que não estão em cadeira de rodas aproveitam para dançar e é fácil ver um sorriso no rosto deles.

A participação social no Lar Francisco de Assis, foi idealizada pela família de músicos, Luiz Bar-bosa (pai), Luiz Augusto (Gutto), Luiz Fernando (Nanndo) e Luiz Henrique (Riccky) (filhos). Além de profissionais, também são pro-fessores de música. Luiz Barbosa conta que desde o início a família continua firme em levar a música para a instituição, além de contar com o apoio da banda e amigos que se somam eles a cada mês. “O que nos marca é o reconhecimen-to individual por parte dessas pes-soas a cada um dos integrantes da banda”, descreve Luiz.

Vive de doaçõesO Lar dos Velhinhos Francis-

co de Assis – não confundir com o Lar Maria de Madalena, fundado por Jorge Cauhy - é uma institui-ção sem fins lucrativos, fundada 1982, com o objetivo de promo-ver o bem-estar físico, mental e social dos seus internos. São ofe-recidos serviços de fisioterapia, re-pouso, lazer e dormitório, porém a instituição vive de doações. O Lar

dos Idosos, que hoje é considera-do referência no atendimento ao idoso no Distrito Federal, sobre-vive de doações. Qualquer ajuda é bem vinda. Visitas também aju-dam a vencer a carência afetiva, pois muitos dos internos querem conhecer pessoas diferentes, con-tar histórias ou apenas conversar.

Além das doações financeiras, podem ser doados gêneros ali-mentícios, carnes, roupas, calça-dos, materiais de higiene pessoal, fraldas geriátricas, artigos para procedimento em enfermagem e materiais de limpeza.

A banda Forró & Tal se origi-

nou de um grupo de amigos que tocavam juntos desde 2005 com o nome ”Proibido Cochilar”, e atualmente é composta por Ader-son Gomes no acordeon, Luiz Au-gusto Farias “Gutto” na zabumba, Deusdete Vieira “Júnior” no con-tra baixo, violão, voz e bateria, Luiz Barbosa na voz e percussão, Agostinho Antônio dos Santos, “Tinho”, no violão e voz e Valdir Mesquita na bateria.

Banda leva alegria aos internos do Lar Francisco de AssisTocando músicas de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Forró & Tal proporciona aos internos entretenimento que já dura dez anos

Banda Forró & Tal leva alegria aos idosos uma vez ao mês

Neste domingo, o grupo Forró Paraibola encerra o seu Circuito de Feiras,

em comemoração aos 35 anos de estrada na Feira do Guará. A apre-sentação gratuita acontece no Arco da Cultura, às 14h e é apoiado de Fundo de Apoio à Cultura do Distri-to Federal.

O grupo Paraibola nasceu em 1979 na cidade de Ceilandia (DF), fruto do encontro de uma sanfona, um pandeiro e um triângulo, forma-ção propícia para qualquer nordes-tino fazer forró. Criado com a pro-posta de mostrar a autêntica música nordestina para o brasiliense, como o xote, o baião, o xaxado, o maxixe, o maracatu e o xerém, o grupo se con-solidou por sua inventividade, crian-do um repertório a que chamaram de Forró Candango.

Forró na Feira do Guará

Page 11: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 11 ESPORTE

SEGUNDONA DO DF

O mais antigo clube de futebol profissional do Distrito Federal (fun-

dado em 1957), o Clube de Re-gatas Guará tenta voltar à pri-meira divisão, 15 anos após ser rebaixado e depois de passar até pela extinta terceira divisão. Mas, se depender da animação da nova diretoria do clube, da comissão técnica e dos jogadores, desta vez a missão pode dar resultado.

A primeira preocupação da nova diretoria, que assumiu no início do ano, foi criar uma em-patia entre o clube e a popula-ção guaraense, numa tentativa de retomar a paixão que o Lôbo da Colina exercia sobre seus tor-cedores nas décadas de 70 e 80, quando chegava a lotar o estádio do Cave. Ações de marketing es-tão sendo exaustivamente repe-tidas, como a venda de camisas oficiais, chaveiros e outros brin-des, exposição do clube em even-tos de lazer na cidade, criação de site próprio e outras promoções para despertar os antigos e criar uma nova geração de torcedores. Mas, o que pode atrapalhar nes-sa aproximação é a falta de um estádio para o time mandar seus jogos, porque o Cave continua interditado para jogos oficiais por falta de segurança enquanto aguarda a prometida reforma.

Sem casa própria, o time terá que perambular por outros es-tádios do DF, mas deve mandar seus jogos no Serejão, em Ta-guatinga, para onde a diretoria quer levar os torcedores. “Não é longe do Guará e o acesso é

fácil. Acreditamos que isso não vai afastar quem está animado com a perspectivas de subirmos o clube para a primeira divisão”, espera Fabrízio Gomes, que divi-de a gestão do clube com Samuel Granato, que é também o princi-pal patrocinador do time – o ou-tro é a Drogaria Drogatati.

Time prontoDentro de campo, o time está

pronto e é considerados um dos três favoritos às duas vagas para a primeira divisão – os outros são o Taguatinga e o Planaltina de Goiás, mantidos por empresários de futebol, em parceria com clu-bes maiores do DF e de outros estados.

A base é formada por jogado-res garimpados no futebol brasi-liense e outros emprestados por Gama e Brasília, e até do Corin-thians, de onde veio o meia Gus-tavo, conhecido como Gugu, 20 anos, nascido em Brasília, com passagem pelo Santos, para onde foi aos 12 anos. Também de fora veio o zagueiro Juninho, outro brasiliense, emprestado pelo Co-ritiba. Os dois jogadores foram

emprestados mas com salários pagos pelos clubes de origem.

Do Gama vieram Formiga, Raone e Hugo, com experiência do time principal que disputou a Série D do Brasileirão des-te ano. Do time que ficou em quarto lugar no campeonato de juniores deste ano foram apro-veitados três jogadores, porque outros três foram emprestados ao Atlético Goianiense, e quatro ao Sobradinho, que vão disputar a Taça São de Futebol Júnior, no início de janeiro.

O time será comandado pelo técnico mais jovem da história do futebol brasiliense, Pedro Granato, de apenas 21 anos, que não foi escolhido por ser filho do gestor Samuel Granato. Depois

jogar no Marília (São Paulo), Pedro, formando em Educação Física, resolveu se fixar fora das quatro linhas depois de coman-dar o time de uma faculdade e levar o time de juniores do Guará ao quarto lugar do campeonato da categoria deste ano.

Até o fechamento da edição, a Federação Brasiliense de Fute-bol não sabia se o jogo teria por-tões liberados para os torcedores. “Acreditamos que sim, porque há um esforço do governo na libe-ração do estádio. Precisamos do torcedor lá, para apoiar o time”, pede o gestor Fabrízio Costa.

CR Guará estreia sábadoTime da cidade enfrenta o Dom Pedro, às 10h, no estádio Serejão

Pedro Granato, apenas 21 anos, é o técnico do time. O pai, Samuel Granato, é o principal patrocinador

Gugu, emprestado pelo Corinthians, é a estrela do time

Page 12: Jornal do Guará 752
Page 13: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 13

JOSÉ GURGEL

umas e outras

CINEMA

Pela primeira vez o Festival de Cinema de Brasília colocou em sua programação uma

categoria apenas para filmes em curta metragem feitos por alunos de escolas públicas. O "I Festival de Curta-metragem das Escolas Públicas de Brasília - Homenagem a Vladimir Carvalho" selecionou 30 filmes, desses, oito do Guará, todos do Centro Educacional 1, na QE 36. Dois deles premiados: “A Simplicidade do Olhar”, do aluno George Homero venceu a catego-ria Melhor Montagem, e o aluno Wenderson Santos venceu como Melhor Ator pelo trabalho no filme “Nossa Sagrada Família”.

O motivo de todos os filmes do Guará saírem da mesma escola é o professor Peterson Paim. Professor de Química e cineasta, o guaraense tem mais de 30 produções no cur-rículo, entre curtíssimas, ficções, documentários, programa de entre-vistas, curtas, médias e longas. Foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2013 como o melhor longa pelo popular na Mostra Brasília com o meu terceiro longa “Cidadão Brazza”. Em 2012, com o curta “Alienados”, o júri po-pular de melhor filme da I Mostra

de Cinema B.O, realizada na Caixa Cultural. Em 2008, o documen-tário "A história da borracha na Amazônia e a Química Orgânica" rendeu a ele o Prêmio ao Professor do GDF, Em 2002, "Love Stone" ganha, no XXV Festival Guarnicê, o prêmio de melhor vídeo nacio-nal de 1 minuto e, em 2000, no primeiro festival, prêmio do júri popular e primeiro lugar pelo júri oficial do I Festival do Minuto de Brasília, organizado pela UCB e pela Fábrika Filmes, com o curta "Game Over". Além de licenciado em Química pela UnB, é Mestrado em Ensino de Ciências com estu-do em Análise e Produção de Ví-deo Didático-educativo, pela UnB, e graduado em Produção Audiovi-sual pelo ICESP-Promove.

O químico apaixonado por cinema transfere aos alunos a paixão. Desde 2004 realiza o Fes-

tquin, o Festival Químico Inter-disciplinar de vídeos produzidos pelos estudantes. Um misto de festival cinema e feira de ciências, uma forma de unir duas paixões e ensinar duas disciplinas.

Os filmesA maioria dos alunos usou tele-

fones celulares para fazer os filmes, e materiais disponíveis em casa e na escola. Antes da gravação, o professor Peterson promove uma oficina em turno contrário às au-las, na qual oriento sobre noções importantes de direção, fotografia, arte e captação de áudio, inserin-do a linguagem cinematográfica. “Muita gente pensa que para fazer um filme basta ligar uma câmera Full HD e sair gravando... Nas ofi-cinas trabalho planos de cinema, dicas de edição e vários detalhes que fazem diferença”, explica.

Filmes de alunos guaraenses premiados no Festival de CinemaDois filmes do CED 1 recebem prêmios na primeira edição de festival de curtas para escolas públicas

Wenderson Santos, o professor Peterson Paim e George Homero na noite de premiação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

AtoresAquela frente fria que vem lá do Piauí continua castigando

o Guará, com aquela temperatura agradável de 42º graus à sombra. Resolvemos dar uma passada no “Porcão”, pois, apesar da sujeira, que diga-se de passagem é o charme do boteco, ainda conseguimos tomar uma gelada por um preço camarada.

Com o suor escorrendo, começamos a nossa reunião para tratar das últimas do Guará, onde assunto é o que não falta, principalmente daquela turma de cara de pau que infesta a nossa cidade, sempre tirando onda mas de olho em um par de bolas para acariciar.

Hoje fico admirado em ver esse amor exacerbado de alguns políticos pelo Guará, mas não se enganem os senhores, não existe nada mais falso, talvez só a nota de três reais.

São verdadeiros atores, juram, citam datas e pessoas na cara dura, participam de todos os eventos acontecidos na cidade em um passado que nem eles conhecem, porque as datas não batem.

Nunca deram as caras em uma audiência pública e alegam não terem sido avisados, mas conheço muita gente que, mesmo sem convite, participa, briga e mostra um posicionamento claro.

Tem gaiato aí que diz ter visto Dom Bosco sonhando com Brasília, quando ele dormia ao lado. Muita cara de pau.

Palestra em casaO Caixa Preta estava meio devagar, mas mesmo assim a veia

filosofal dele estava à flor da pele quando soltou essa frase: ”Se só com um sol já tá esse calor de lascar, imagina quando o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas”... acho que o espírito da Cassia Eller baixou nele, ri da frase do cabra e pedi para ele contar uma boa. Muito sério, disse que era uma história verídica.

“Quatro horas da manhã, lá pelas bandas da QE 40, onde há algum tempo um cabra foi seriamente prejudicado e ficou muito tempo sem poder sentar direito, um sério candidato ao repeteco, visivelmente bêbado, cai não cai, caminhava lentamente resmungando pela rua deserta e escura.

Um carro da polícia se aproxima para averiguação e um dos policiais fala:

- Meu amigo, esta rua deserta é muito perigosa. É melhor tomar cuidado, aqui a galera não perdoa. Que mal pergunte, onde o amigo vai a uma hora destas?

- Estou indo assistir a uma palestra.- Palestra?! A esta hora? Sobre o quê?- Sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano.

Os danos causados pela esbórnia e farras na degradação da vida amorosa e conjugal. Os impactos negativos sobre o sistema nervoso central e periférico advindos dessa vida desregrada. Dos malefícios aos órgãos internos e também externos devastados pela ingestão desenfreada de fumo, álcool e drogas ilícitas. E o pior, a vida sem Deus no coração.

- Ô meu, estás de brincadeira ...fala sério! E quem vai dar uma palestra desta a esta hora da madrugada?

- Minha mulher, quando eu chegar em casa”.

Depende do VascoO Caixa Preta estava meio desanimado, parecia meio fora do

ar. Fiquei preocupado e me preparei para ouvir o que ele estava querendo me contar.

Ele estava invocado, e com razão. Tiraram a única diversão dele, que era dar pipocas aos macacos lá no zoológico quase todos os domingos. Segundo ele, aumentaram o preço do ingresso e agora ele vai ficar em casa assistindo o Animal Planet. Estava meio triste, pois até agora o “Calçadão da Vergonha” não foi terminado, a Novacap ameaçou começar, mas tudo numa lentidão parecendo uma tartaruga com artrose.

Ele estava lembrando também da praça interna do Polo de Moda, que teve até festa para o início das obras, arrancaram um capim que tinha por lá, os tratores cavaram e reviraram a terra, agora é só poeira, e dá gosto ver o que não existe por lá, que é alguém trabalhando.

Mas, pelo andar da carruagem, essas duas obras só ficarão prontas depois que o Vasco sair da zona de rebaixamento - o que parece quase impossível.

Mas o melhor de tudo é que no domingo teremos mais um grande evento Rota - 156, que está sendo copiado, mas nunca será

Page 14: Jornal do Guará 752

Palio Fire 2 portas 2015/2016 Básico com pintura sólida por apenas R$ 25.990,00 a vista ou entrada de R$ 990,00 + 48 parcelas de R$ 698,00. Valor total financiado R$ 34.494,00. Taxa de 1,19% a.m. Taxa de Cadastro e Registro do Detran NÃO inclusas no financiamento. Palio Fire 4 portas 2015/2016 com Kit celebration 2, pintura sólida por apenas R$ 32.990,00 a vista. Temos 15 unidades do Palio 2 portas e 10 do Palio Fire 4 portas. Promoção válida até 30/10/2015 ou enquanto durar o estoque.

SIA TRECHO 3 61 3362 6230

NOROESTE (SAAN EPIA NORTE)

61 3213 7800

CIDADE DO AUTOMÓVEL

61 3363 9099AEROPORTO

61 2195 2111

R$ 990,00DE ENTRADA

PALIO FIRE2 PORTAS 2016ENTRADA DE R$ 990,00 + 48 PARCELAS DE R$ 698,00

APENASR$32.990

PALIO FIRE4 PORTAS 2016

COMPLETÃOAR CONDICIONADO

VIDROS E TRAVAS ELÉTRICASDIREÇÃO HIDRÁULICA

Page 15: Jornal do Guará 752

25 DE SETEMBRO A 1O DE OUTUBRO DE 2015JORNAL DO GUARÁ 15 CULTURA

AgendaCinema

Kinoplex ParkShopping

Preços:2D2ª e 3ª até às 17h R$ 21, após às 17h: R$ 23Quarta-feira: R$ 20 5ª, 6ª, sab, dom, e feriado até às 17h: R$ 26, após às 17h: R$ 28

3D2ª e 3ª: R$ 28Quarta-feira: R$ 275ª, 6ª, sab, dom, e feriado: R$ 31

Platinum2ª e 3ª: R$ 43Quarta-feira: R$ 435ª, 6ª, sab, dom, e feriado até às 17h: R$ 49, após às 17h: R$ 53

www.kinoplex.com.br

Casa Park - Espaço Itaú de Cinema

Preços:2D2ª e 3ª: R$ 24 Quarta-feira: R$ 22 Quinta a Domingo e feriados: R$ 28 3DSegunda a Quarta(exceto feriados): R$ 30Quinta-feira a Domingo e feriados: R$ 34

www.casapark.com.br

Esporte

Eventos

JOEL ALVES guará ViVo

Baile da Primavera

26 de setembro - 22hSalão de Múltiplas Funções

Com Lady Laura e Rafael TavaresEm comemoração ao 36o Aniversário

da Associação Comercial do GuaráIngressos e mesas:

8566 9267 - 9543 31859249 5008 - 8290 7485

CR Guará x Dom Pedro

26de setembro - 10hEstádio Serejão - Taguatinga

Abertura da 2a Divisão do Campeonato Candango de Futebol

Rota 156 - Guará na Rua

27 de setembro a partir das 7h

Avenida Central do Guará IIentre o Ed. Consei e a 4a DP

Fechamento da avenida para veícu-los e ocupação por atividades culturais,

esportivas e de lazerEntrada Livre

Informações: [email protected]

Teatro

Aruneide Camurupim

26 e 27 de setembro Sábado às 21h e Domingo às 20h

Teatro do Guará, ao lado da Feiradentro da Administração Regional

Show de humor Ingressos R$ 30 e R$ 15 (meia)

Meia entrada para os casos previstos em lei e para doadores de uma lata de leite em pó

Exposição

Festa Nacional da Orquídea

25 a 27 de setembro Praça Central do Casa Park

Entrada LivreInformações: 3403-5300

Atrás das gradesA comunidade do Guará cansou de ficar trancada nas casas e apartamentos e

elegeu os lazeres da cidade para ir para a rua. Com a presença efetiva dos órgãos de segurança do Guará e sem ocorrências policiais expressivas até agora, muita gente vai passear nas ruas, levando suas famílias aos domingos. A insegurança anda grande e estas atividades funcionam como uma alternativa viável para os moradores. Neste domingo tem o ROTA 156, na Avenida Central do Guará II.

Candidato híbrido

Como comentou um leitor da coluna, o candidato ideal para o GDF seria um que tivesse o dinamismo do ARRUDA, a ética do CRISTOVAM, a popularidade do RORIZ, o relacionamento com a imprensa como o ROLLEMBERG e o pulso do JOSÉ ORNELLAS. Ou seja, impossível.

Baile da primavera

Comemorando a chegada da Primavera, neste sábado teremos mais um baile de qualidade no Guará. Organizado pela Associação Comercial do Guará, o evento pretende repetir o sucesso do Baile da Cidade, que lotou o Salão de Múltiplas Funções no primeiro semestre e agradou em cheio aos participantes. Os convites ainda podem ser adquiridos pelo fone 8566-9267.

Crise socialMuita gente se escandaliza

com a violência e o desamor que vemos a cada dia na sociedade. São crimes passionais, desavenças dentro das famílias e assassinatos banais por causas injustificáveis. Na verdade, o que acontece é a desvalorização da célula mais importante da comunidade que é a família. O respeito, o exemplo e o carinho e o próprio casamento estão cada vez mais raros. Com o esfacelamento da família, se enfraquece também a sociedade. A igreja tem um papel importante nesse processo e seu enfraquecimento, enfraquece o conjunto. Ou a gente investe num fortalecimento das entidades sociais, como a família e a Igreja ,ou veremos este quadro se agravar a cada dia.

Gastronomia

Allan Mariz canta Roberto Carlos

26 de setembro - 12hPonto 26 - QE 26 Comércio

Reservas 3578 1180

Page 16: Jornal do Guará 752

Res. Henrique Baeta | Pronto | Águas Claras

1 e 2 quartosVem pra Águas Claras.

Vista livre* para curtir o céu.

UTILIZE O QR CODE E CONHEÇA MAIS

3º O

fício

R 0

7/14

3497

– C

J 170

0. *

Vist

a liv

re p

ara

os a

part

amen

tos

finai

s, 0

1, 02

, 07

e 08

SINAL FACILITADO | FAÇA A SUA PROPOSTA | UTILIZE SEU FGTS

1 QTO. – 42 A 44 M² | 2 QTOS. – 57 M² – 1 SUÍTE | LOJAS

Plantas bem distribuídas | infraestrutura Para ar-condicionado localização Privilegiada (Próximo à ePvP) | varanda gourmet com Passa Prato

1 9 7 5 | 2 0 1 5

w w w.pau looct av io.com.br

61 3326 2222 SEDE (SCN Qd. 1 Ed. Number One)

61 3340 1 1 1 1 208/209 Norte (Eixinho, ao lado do McDonald’s)

61 3562 1 1 1 1 Águas Claras (Av. Araucárias)