jornal do estabelecimento prisional do linhó

6
Edição 3 26 de Março de 2010 ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO LINHÓ O Papagaio de papel Pontos de interesse Pontos de interesse Pontos de interesse Pontos de interesse especiais: especiais: especiais: especiais: Dicas para poupar Dicas para poupar Dicas para poupar Dicas para poupar água; água; água; água; As tradições da As tradições da As tradições da As tradições da Páscoa; Páscoa; Páscoa; Páscoa; A Páscoa na A Páscoa na A Páscoa na A Páscoa na Roménia; Roménia; Roménia; Roménia; O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia da Mulher da Mulher da Mulher da Mulher festejados no Linhó; festejados no Linhó; festejados no Linhó; festejados no Linhó; E muito mais... E muito mais... E muito mais... E muito mais... A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS MÃOS MÃOS MÃOS MÃOS “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.” Cecília Meireles

Upload: sonia-bartolo

Post on 10-Jul-2015

1.473 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

Edição 3

26 de Março de 2010

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO LINHÓ

O Papagaio de pap

el

Pontos de interesse Pontos de interesse Pontos de interesse Pontos de interesse especiais:especiais:especiais:especiais:

• Dicas para poupar Dicas para poupar Dicas para poupar Dicas para poupar água;água;água;água;

• As tradições da As tradições da As tradições da As tradições da Páscoa;Páscoa;Páscoa;Páscoa;

• A Páscoa na A Páscoa na A Páscoa na A Páscoa na Roménia;Roménia;Roménia;Roménia;

• O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia O Dia do Pai e o Dia da Mulher da Mulher da Mulher da Mulher festejados no Linhó;festejados no Linhó;festejados no Linhó;festejados no Linhó;

• E muito mais...E muito mais...E muito mais...E muito mais...

A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS A PRIMAVERA NAS NOSSAS MÃOSMÃOSMÃOSMÃOS

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba

seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim

para recebê-la.”

Cecília Meireles

Page 2: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

A Primavera sempre foi símbolo de regeneração da vida, a altura do ano em que a Natureza abandona o cinzento invernal e se veste de infindáveis cores.

E se o Inverno que agora finda foi marcado por catástrofes e adversas condições climatéricas, é nosso dever reflectir de que modo podemos contribuir para uma restauração do equilíbrio ambiental que nos é tão caro.

Num mundo dominado por alterações ambientais cada vez mais ameaçadoras, temos de reflectir sobre até que ponto somos responsáveis por aquilo que o nosso Planeta está a passar.

Passos como poupar água nos mais pequenos gestos do dia-a-dia, economizar energia, reciclar, evitar a poluição — entre tantos outros —

copo amanhã.

E agora que a Primavera c h e g o u , e q u e festejamos, no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água, aqui vão algumas dicas sobre como poupar água:

• N ã o t o m a r b a n h o s prolongados;

O nosso planeta é conhecido como sendo o Planeta Azul, uma vez que uma grande percentagem da sua superfície está coberta por este valioso líquido.

No entanto, só 2,5% é água doce — isto é, potável — e, ainda por cima, a maioria deste recurso encontra-se nos pólos, sob a forma de gelo… É por esta e por outras que nos devemos lembrar sempre do seguinte: a água que poupamos hoje encherá o nosso

• Evitar banhos de imersão;

• Fechar a torneira enquanto se escovam os dentes;

• Não lavar loiça em água corrente;

E tantas, tantas outras coisas… Pense nisso!

P Á G I N A 2

tornam-se cada vez mais i n d i s p en s á v e i s , s e pretendemos regressar a um tempo de acalmia e harmonia ent re a Human i da de e a Natureza.

Daí a nossa escolha deste quadro de M o n e t , p i n t o r impre s s ion i s ta que capturou, com obsessão e amor pela cor e pelas formas da Natureza, esse equílibrio perfeito, mas frágil, entre espectador e os elementos que o rodeiam.

A Primavera virá, sempre virá, resta saber se a reconheceremos...

Claude Monet

Mas atenção! Nada de homens com serras na mão que viessem para me cortar… Seria menos uma da minha espécie a fornecer oxigénio ao Planeta.

Se realmente me cortassem, as crianças não poderiam fazer mais casas em cima de mim e a s a v e s

migratórias teriam menos um local para pousar e descansar da sua longa viagem. Gos tava que todos se sentissem felizes à minha volta.

Era assim que eu gostaria de ser se fosse um… ÁRVORE.

… teria uma ramagem verde, seria alta e jeitosa, com muita seiva. Teria muitos frutos, ninhos e pica-paus a fazerem-me cócegas.

O tronco tinha de ter raízes fortes, bem assentes na terra, para que m e p u d e s s e r e p r o d u z i r e sustentar a força do meu peso.

O P A P A G A I O D E P A P E L

Texto colectivo realizado pela turma EFA

B2 a propósito do dia 21 de Março, Dia

da Árvore.

H2O: fórmula mágica que designa um dos elementos mais preciosos.

A água:

SE EU FOSSE… (ADIVINHE LÁ O QUÊ ! )

A Primavera chegou!

Editorial

Page 3: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se nos festivais pagãos da Primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica. É uma das suas principais festas e que comemora o êxodo dos israelitas do Egipto para a Terra Prometida (Israel), da escravidão para a liberdade

P Á G I N A 3

A HISTÓRIA DA PÁSCOA

Egipto, onde se distribuíam os ovos no início da nova estação.

A l g u n s p o v o s d o Mediterrâneo, pintavam-nos com motivos na natureza para celebrar o início da Primavera.

Os cristãos, ao apropriarem-se da imagem do ovo, pintavam-nos com figuras religiosas.

Na Inglaterra do século X, o rei Eduardo começou por presentear os nobres da sua corte com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas (não é difícil imaginar por que é que esse hábito não teve futuro…).

No século XVIII, cozinheiros franceses tiveram a ideia de fazer ovos de chocolate.

O OVO é um símbolo bastante ant igo, anterior ao cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida.

Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume para celebrar o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem um boa c o l h e i t a , o s a g r i c u l t o r e s enterravam ovos nas suas terras de cultivo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser ce lebrada , a cultura pagã do festejo da natureza foi integrada na Semana Santa. Os cristãos começaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

A tradição de oferecer ovos provém da China. Os chineses embrulhavam os ovos naturais com casca de cebola e cozinhavam-nos com beterraba. As retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca. O costume chegou ao

E D I Ç Ã O 3

“Tal como o ovo, o coelho também

era tido como símbolo de

fertilidade, e isto já antes do

cristianismo.”

A h istór ia do ovo

A lenda conta que uma mãe, muito pobre, coloriu vários ovos de galinha para oferecer aos seus filhos e, no momento em que estes os descobriram, ao verem ali passar um coelho, as crianças acreditaram que tinha sido ele a trazer os ovos.

Tal como o ovo, o coelho também era tido como símbolo de fertilidade, e isto já antes do cristianismo.

Antigamente era costume comer amêndoas cobertas com mel. Este fruto seco era recomendado como um bom remédio para os pulmões e também como um bom digestivo.

Com a cultura da cana do a çu ca r , de s en vo l v i da pe l o s portugueses, as amêndoas passaram a ser cobertas com açucar. Pensa-se que também foram os franceses que as ligaram à Páscoa.

O COELHO

AS AMÊNDOAS

Page 4: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

P Á G I N A 4

Na escola do Estabelecimento Na escola do Estabelecimento Na escola do Estabelecimento Na escola do Estabelecimento Prisional do Linhó existem alguns Prisional do Linhó existem alguns Prisional do Linhó existem alguns Prisional do Linhó existem alguns formandos de nacionalidade romena e formandos de nacionalidade romena e formandos de nacionalidade romena e formandos de nacionalidade romena e que, segundo a sua tradição ortodoxa, que, segundo a sua tradição ortodoxa, que, segundo a sua tradição ortodoxa, que, segundo a sua tradição ortodoxa, festejam a Páscoa de uma maneira festejam a Páscoa de uma maneira festejam a Páscoa de uma maneira festejam a Páscoa de uma maneira ligeiramente diferente.ligeiramente diferente.ligeiramente diferente.ligeiramente diferente.

A redacção d´O PAPAGAIO A redacção d´O PAPAGAIO A redacção d´O PAPAGAIO A redacção d´O PAPAGAIO DE PAPEL foi falar com um desses DE PAPEL foi falar com um desses DE PAPEL foi falar com um desses DE PAPEL foi falar com um desses formandosformandosformandosformandos————Sandu CobeiSandu CobeiSandu CobeiSandu Cobei————que nos que nos que nos que nos forneceu algumas indicações das forneceu algumas indicações das forneceu algumas indicações das forneceu algumas indicações das tradições e hábitos da sua terra nataltradições e hábitos da sua terra nataltradições e hábitos da sua terra nataltradições e hábitos da sua terra natal....

Na véspera do Domingo de Páscoa, as pessoas reunem-se junto às igrejas e só nelas entram após terem dado três voltas ao seu perímetro.

Após o padre sair da igreja com uma vela grande alumiada, transmite a chama às pessoas que ali esperam e só então entram na igreja a fim de celebrar a missa.

À meia-noite recebem a “náfora” — pão seco — que é levado

para casa e pendurado, durante a noite, numa árvore. No dia seguinte, pela manhã, e com todas as pessoas em jejum, o pão é distribuído por todos e acompanhado por vinho tinto.

De seguida, as pessoas dirigem-se novamente para a igreja e levam consigo os ovos previamente coloridos. Estes são postos em mesas em frente ao altar e funcionam como oferendas.

O prato tradicional do Domingo de Páscoa é o borrego. Junta-se toda a família e os amigos para celebrar esta ocasião.

Para a sobremesa, come-se o “cozonac”, bolo confeccionado com frutos secos. É partido às fatias e servido aos familiares e amigos juntamente com um ovo. Existe ainda um outro bolo, “pasca”, ao qual é adicionado um pingo de sangue, símbolo do sangue de Cristo.

O P A P A G A I O D E P A P E L

A páscoa romena

No fim-de-semana a seguir à Páscoa, as pessoas vão aos cemitérios e distribuem ovos, bolos e grelhados aos pobres em mesas junto das campas dos seus familiares.

Dia do pai festejado no linhó

EncontraEncontraEncontraEncontra----se em funcionamento o se em funcionamento o se em funcionamento o se em funcionamento o

Gabinete de Psicologia/GADS, que Gabinete de Psicologia/GADS, que Gabinete de Psicologia/GADS, que Gabinete de Psicologia/GADS, que

pretende ser um espaço de atendimento pretende ser um espaço de atendimento pretende ser um espaço de atendimento pretende ser um espaço de atendimento

individual para esclarecimento de dúvidas individual para esclarecimento de dúvidas individual para esclarecimento de dúvidas individual para esclarecimento de dúvidas

sobre Infecções Sexualmente sobre Infecções Sexualmente sobre Infecções Sexualmente sobre Infecções Sexualmente

Transmissíveis, tais como o VIH/Sida, as Transmissíveis, tais como o VIH/Sida, as Transmissíveis, tais como o VIH/Sida, as Transmissíveis, tais como o VIH/Sida, as

Hepatites e outras. Este espaço funciona Hepatites e outras. Este espaço funciona Hepatites e outras. Este espaço funciona Hepatites e outras. Este espaço funciona

à quintaà quintaà quintaà quinta----feira, durante o período da manhã, feira, durante o período da manhã, feira, durante o período da manhã, feira, durante o período da manhã,

nos Serviços Clínicos. do E.P. Linhó, nos Serviços Clínicos. do E.P. Linhó, nos Serviços Clínicos. do E.P. Linhó, nos Serviços Clínicos. do E.P. Linhó, e está e está e está e está

aberto a todos os reclusos.aberto a todos os reclusos.aberto a todos os reclusos.aberto a todos os reclusos.

ATENÇÃO No passado dia 19 de Março, dia de S. José, o Estabelecimento Prisional do Linhó promoveu um encontro entre alguns pais e respectivos filhos.

Proporcionaram-se, deste modo, alguns momentos de convívio entre adultos e crianças. A festa decorreu num clima de grande descontracção, no parlatório da ala A, tendo sido realizada uma pequena apresentação teatral para entreter todos os presentes.

Todos os pais ficaram muito emocionados, sobretudo no final da visita, ao verem a interacção entre as crianças e os fantoches especialmente concebidos para a ocasião.

Dois dos pais presentes, leram uma história infantil que fez as delícias de toda a gente.

Dia da mulher no mundo de homens

No dia 8 de Março, foi comemorado o Dia da Mulher num ambiente tipicamente masculino. Foram oferecidos flores e postais a todas as profissionais do sexo feminino que trabalham no E. P. do Linhó.

Page 5: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

E D I Ç Ã O 3 P Á G I N A 5

sou portista…) Também gosto de tratar de animais, pois tenho cinco cães, um gato, uma tartaruga e até peixes. Estão todos no jardim, no qual gosto de me entreter a tratar.

P.P.: Para além disso, gosta de fazer P.P.: Para além disso, gosta de fazer P.P.: Para além disso, gosta de fazer P.P.: Para além disso, gosta de fazer alguma actividade física?alguma actividade física?alguma actividade física?alguma actividade física?

Alexandre Canelas: Gosto muito de fazer caminhadas, quer faça chuva, quer faça sol!

O Papagaio de Papel esteve à conversa com um dos funcionários que, durante dois anos, trabalhou na Escola do E.P. do Linhó. Falamos de Alexandre Canelas, conhecido simplesmente como Sr. Canelas.

P.P.: Que idade tem?P.P.: Que idade tem?P.P.: Que idade tem?P.P.: Que idade tem?

Alexandre Canelas: Tenho 51 anos de idade.

P.P.: Qual é a sua naturalidade?P.P.: Qual é a sua naturalidade?P.P.: Qual é a sua naturalidade?P.P.: Qual é a sua naturalidade?

Alexandre Canelas: Sou natural de Lisboa.

P.P.: Que função exerce no E.P. do P.P.: Que função exerce no E.P. do P.P.: Que função exerce no E.P. do P.P.: Que função exerce no E.P. do Linhó?Linhó?Linhó?Linhó?

Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Sou guarda prisional desde 1980, embora nem sempre tenha estado no Linhó.

P.P.: Em que locais trabalhou antes de vir para o Linhó?

Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Alexandre Canelas: Estive em Caxias e no Funchal, onde trabalhei na cadeia velha, conhecida como Viveiros e na cadeia nova, situada em Cancela.

P.P.: Quais são os seus passatempos?P.P.: Quais são os seus passatempos?P.P.: Quais são os seus passatempos?P.P.: Quais são os seus passatempos?

Alexandre Canelas: Gosto muito de desporto, principalmente futebol (aliás,

P.P.: Considera importante haver uma P.P.: Considera importante haver uma P.P.: Considera importante haver uma P.P.: Considera importante haver uma escola no E.P.?escola no E.P.?escola no E.P.?escola no E.P.?

Alexandre Canelas: Sim, sim, considero a melhor coisa para os reclusos se educarem, aprenderem a ser alguém na vida, o que acaba por ser o melhor caminho para uma futura reinserção social.

P.P.: Sabemos que, recentemente, lhe P.P.: Sabemos que, recentemente, lhe P.P.: Sabemos que, recentemente, lhe P.P.: Sabemos que, recentemente, lhe foram distribuídas outras funções. foram distribuídas outras funções. foram distribuídas outras funções. foram distribuídas outras funções. Como foi trabalhar na escola?Como foi trabalhar na escola?Como foi trabalhar na escola?Como foi trabalhar na escola?

Alexandre Canelas: Em primeiro lugar, gostei muito de estar em contacto com os professores. Em segundo lugar, foi bom constatar que alguns formandos melhoraram bastante a nível de aprendizagem, de conhecimentos, de postura e educação.

P.P.: A nível geral, que boas P.P.: A nível geral, que boas P.P.: A nível geral, que boas P.P.: A nível geral, que boas recordações guarda do seu trabalho recordações guarda do seu trabalho recordações guarda do seu trabalho recordações guarda do seu trabalho na prisão?na prisão?na prisão?na prisão?

Alexandre Canelas: Sabe…. Desde que aqui trabalho, vi alguns reclusos a entrar como miúdos.Mas, ao saírem, iam com muita vontade de singrar na vida e tornarem-se alguém. E é precisamente por isto que a escola acaba por ser muito importante.

À CONVERSA COM...

Manuel Monteiro, formando do curso de Informática do CPJ, foi o grande vencedor do concurso “Quote of the Week”. Como tal, foi-lhe atribuído um diploma como prémio de vencedor.

Este concurso foi dinamizado pela Formadora Patrícia Falcão e insere-se na área de competência de Inglês.

O grande objectivo desta actividade é promover a aprendizagem da língua inglesa, ao mesmo tempo que procura estimular a curiosidade pela cultura anglo-saxónica.

Uma das frases mais interessantes e comentadas pelos f o r m a n d o s é t r a n s c r i t a seguidamente:

“Don’t go around saying the world

owes you a living. The world owes

you nothing. It was here first.”

Mark Twain

Page 6: Jornal do Estabelecimento Prisional do Linhó

P A G E 6 O P A P A G A I O D E P A P E L

PASSA O TEMPO...

XADREZ

Jogam as brancas e vencem.

SUDOKU

Descubra as Diferenças