jornal do dia 8-3-12

12
Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira, edição concluída às 23h55 R$ 1,50 Dia das Guerreiras Prefeitos de Forquilinha e Nova Veneza estiveram ontem em Florianópolis e voltarm com a liberação de verba. PÁGINA 04 A cada ano dominam o mercado de trabalho. PÁGINA 03 m BALANÇO m Hospital atende 200 mil em um ano Dos pacientes atendimentos (internações e externos), 76,98% foram feitos pelo SUS. Número este que ultrapassa os 60% preconizados pelo Ministério da Saúde para que o hospital mantenha a filantropia. PÁGINA 09 Governo do Estado libera recurso para atingidos m Taize Pizoni/HSul Divulgação/ HSul Balanço de 2011 e os projetos para este ano foram apresentados na manhã de ontem

Upload: hora-do-sul

Post on 11-Aug-2015

855 views

Category:

News & Politics


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do dia 8-3-12

Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira, edição concluída às 23h55 R$ 1,50

Dia das Guerreiras

Prefeitos de Forquilinha e Nova Veneza estiveram ontem em Florianópolis e voltarm com a liberação de verba. PÁGINA 04

A cada ano dominam o mercado de trabalho. PÁGINA 03m

Balançom

Hospital atende 200 mil em um anoDos pacientes atendimentos (internações e externos), 76,98% foram feitos pelo SUS.

Número este que ultrapassa os 60% preconizados pelo Ministério da Saúde para que o hospital mantenha a filantropia. PÁGINA 09

Governo do Estado libera recurso para

atingidosm

Taize Pizoni/HSul

Divulgação/ HSul

Balanço de 2011 e os projetos para este ano foram apresentados na manhã de ontem

Page 2: Jornal do dia 8-3-12

02 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

MANHÃ TARDE NOITE

Quinta-feira: sol com algumas nuvens durante a manhã e a tarde. À noite, pouca variação de nuvens.Não chove.

FONTE: Climatempo32º Máxima 22º Mínima

ARTIGOProf. Dr. Gildo Volpato – Reitor da Unesc ([email protected])

Apresentar dados e ajudar na tomada de decisões são a grande razão de ser da Avaliação Institucional que se realiza nas universidades. Para Patton, “o desafi o da avaliação é levar a melhor informação possível às pessoas que dela necessitam – e fazer com que estas pessoas de fato usem a informação na tomada de decisões”. Nesse sentido, o objetivo primeiro não é inferir ou julgar e, sim, informar.

Os itens que compõem o repertório de perguntas dos instrumentos de avaliação ex-pressam atitudes e procedimentos esperados dos professores no desenvolvimento de suas atividades docentes. Os instrumentos são ela-borados a partir de indicado-res relacionados a questões metodológicas, ao domínio de conteúdo, à relação professor aluno, à avaliação, a atitudes pessoais dos professores, den-tre outras. Esses indicadores adquirem um juízo de valor de que os professores têm conhecimento, pois sabem em que quesitos serão avaliados pelos alunos, o que pode levá-los a se aperfeiçoar e se constituir como docentes bem avaliados.

Conforme Ristoff, “quando perguntamos, por exemplo, se o professor apresentou pla-no de ensino, estamos na verdade afi rmando que apresentar plano de ensino é desejável. Quando perguntamos se o professor cumpriu o plano de ensino, estamos de fato afi rman-do que cumprir o plano de ensino é desejá-vel. Quando perguntamos se o professor foi assíduo ou pontual, sem dúvida, afi rmamos que assiduidade e pontualidade são valores que prezamos”.

Ao pesquisar o impacto das avaliações em professores universitários pude perceber o

quanto eles passam a se exigir, a demonstrar preocupação em manter a imagem de “bom” professor, o quanto desejam conhecer o grau de satisfação de seus alunos em relação à sua disciplina e se estão conseguindo corres-ponder às suas expectativas. Um professor da Medicina assim se expressou: “Quando a gente tem uma boa avaliação o compromisso aumenta muito, a cobrança e a responsabi-lidade com a gente mesmo fi ca ainda maior, porque a gente pensa: - Tenho que melhorar ou tenho que garantir que continue assim. A gente fi ca com receio que a imagem não se sustente”.

As informações obtidas pela Avaliação Institucional servem como referência para pautar o trabalho docente da maioria dos professores universitários. Um professor do curso de Direito assim me disse em entrevista: “Um colega estava chateado porque a avaliação dele não tinha sido boa e eu disse: – É claro! Tu não chegas no horário certo! Para mim, o primeiro é a pontualidade. Chego sempre cinco minutos antes. E vejo que eles valorizam isso”.

Percebe-se, então, que a avaliação institucional não é neutra. Há intencionalida-des na elaboração e aplicação dos instru-mentos na medida em que alguns aspectos são incluídos na avaliação do ensino e outros suprimidos. É nesse contexto avaliativo que os professores universitários se constituem e são valorizados na medida em que suas ações pedagógicas e sua postura pessoal corres-pondam às necessidades institucionais e às expectativas de seus alunos na sala de aula. O importante é saber que tanto a Instituição como os professores estão num movimento constante em busca de aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de ensino.

EXPEDIENTE

Rua Celestina Zilli Rovaris, 125 - Centro - CEP 88802-210 | Criciúma - Santa Catarina

FALE CONOSCO: (48) 3430-1530

[email protected]

[email protected]

Representante Central de

Comunicação S/S, (48) 3216-0600

DIRETOR EXECUTIVO: Régis Cristiano S. da Silva

As informações obtidas servem para pautar o

trabalhodocente da

maioria

Avaliação Institucionalcomo instrumento de

desenvolvimento profi ssional

Page 3: Jornal do dia 8-3-12

03Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Segundo o presidente do Bairro, Helio Edson Pieri, no local foi à expansão da mina CBCA, que tinha sede no Bair-ro Santo Antonio e depois ex-pandiu para vários locais da cidade, inclusive na Mina do Mato. Um encarregado abria os poços e verificava a qua-lidade do carvão. Quando encontrava demarcava Mina do Mato I, Mina do Mato II e assim por diante. Os primeiro moradores do local vieram do Bairro Operaria Nova e de-pois das cidades de Laguna e Jaguaruna. “E diziam va-mos pra lá naquela Mina do Mato”, conta Pieri. Na época as minas pagavam bem, e os colonos viram ali um bom ne-

Antonio Rozeng

O presidente comemora a conquista de um posto de saúde maior, que tem data para inauguração no próximo dia 20. “Aqui são seis bairro atendidos, precisava de uma estrutura maior”. O antigo será transformado em Creche para crianças de 0 a 3 anos.

Posto de saúde maiorm

Mina do Mato

Professora, empresária, ad-ministradora, dentista, mé-dica, advogada. Mãe, filha, esposa, amiga, mulher. Dupla jornada e sempre disposta a ajudar. Sorriso no rosto e pa-lavras de incentivo são carac-terísticas marcantes. Longe de serem apenas as boas traba-lhadoras do lar, a maioria das mulheres conquistou espaço no mundo contemporâneo nas profissões mais inusita-das, algo que seria inimagi-nável em tempos não muito remotos.

Hoje, elas pilotam aviões, navios, motos, dirigem ôni-bus, caminhões, montam mo-tores, são mecânicas, agentes de estação, controladora de tráfego; funções que muita gente acreditava que só po-deriam ser feitas por homens. Na Ferrovia Tereza Cristina, em Tubarão, existe mulheres assim, que quebraram tabus e estão cada vez mais presen-tes nas profissões do setor de transportes.

Formada em técnico de Ele-tromecânica, Lizimere Lisbôa Castro, 30, desde pequena se identificava com o universo da mecânica. Gostava da parte de manutenção, algo incomum para o público feminino da época. Com diploma na mão, ela conseguiu em meados 2004 uma vaga como estagi-ária no setor de manutenção de locomotivas da FTC e des-te então, desenvolve a função de mecânica. “Quando iniciei, as pessoas achavam estranho uma mulher trabalhando em

um lugar onde a força física é necessária. Mas, aos poucos, todo mundo se acostumou”, lembra Castro, frisando que o segredo para se sobressair nesse “clube do bolinha” é colocar em prática caracterís-ticas comuns no dia-a-dia de-las, como a organização

Realizada naquilo que faz, Lizimere tem histórias para contar. “Uma situação engra-çada é que ninguém acredi-tava que as roupas, quando estendidas para secar, eram minhas e não dos meus ir-mãos”, brinca, confessando ser o orgulho da família. Mas se engana quem pensa que ela largou os estudos. Hoje é gra-duada em engenharia e está concluindo uma pós-gradua-ção na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

A história da agente de Es-tação, Aline Cardoso Epifânio também chama a atenção. O gosto por coisas diferentes foi o impulso que ela precisa para ingressar nesta profissão. A influência do pai, também ferroviário, contribuiu. “Gos-to do que faço e o meu maior desafio é quebrar paradigmas. Mesmo nunca tendo sofrido discriminação por ser uma mulher em uma área até en-tão dominada pelos homens, é preciso saber lidar com as cobranças, já que nos rotulam de sexo frágil”, comenta.

Há sete anos na área, Aline é apaixonada pelas tarefas que envolvem o controle de trens. “Para quem está de fora, a profissão de agente de esta-ção desperta a curiosidade. As pessoas acham interessante e

quando digo o que faço eles fi-cam fascinados”, orgulha-se.

O trabalho da controladora de tráfego, Andrea Marcelo Alves Albino também é mo-tivo de surpresa entre as pes-soas. Mas a mãe de Davi, dois anos, sabe direitinho como lidar com a situação e tira de letra os ofícios da profissão. “Não planejei atuar nesta fun-ção. Soube do recrutamento, fiquei interessada e há sete anos e cinco meses sou uma ferroviária. Meu pai, que hoje está aposentado meu avô e meu bisavô também eram ferroviários. O apoio da fa-mília foi influenciável. Cresci ouvindo as histórias deles e me orgulho do que faço”, re-lembra Andrea, que é técnica em Logística e estudante de administração.

Mas para Andrea os desa-fios também foram grandes. “É preciso muito jogo de cin-tura para lidar com os diversos tipos de situações, no dia-a-dia. Pelo fato de a mulher ser mais sensível e às vezes ter que se mostrar forte, nos exi-ge ainda mais determinação”, destaca ela citando que infe-lizmente o fato de ser mulher gera discriminação na área de atuação.

Superar os desafios a cada dia, somados à realização e satisfação pela profissão, es-sas mulheres fazem a diferen-ça no mercado de trabalho e honram com muita maestria a classe feminina ferroviária. Para comemorar o Dia Inter-nacional da Mulher, a FTC garante que o dia delas será recheado de surpresas.

O maior problema da comunidade são as ruas não pavimentadas. São cer-ca de 20. No momento duas estão sen-do calçadas, Ruas Meleiro e São Carlos. Outro problema que vem sendo resolvi-

do são os roubos as residências. Depois da conversa dos membros da associação de moradores com policia militar, rondas constantes estão sendo realizadas e os roubos diminuíram.

Muitas ruas sem calçamentom

A associação de moradores oferece benefícios à comunidade na área de bem estar. As segundas-feiras são oferecidas aulas de Pintura em Tela. Nas terças e quintas aulas de Karate para crianças e adolescentes. Ginástica na academia ao ar livre do bairro as quartas e sextas. O grupo de mães se reúne todas as quartas-feiras a tarde e o grupo de idosos as quintas-feiras.

Lazerm

Você também leitor pode contribuir com sugestões, fotos, reclamações e elogios. Con-

tribua com a coluna, mande e-mail para: [email protected]

Contribuiçãom

Pelo segundo dia consecutivo voltou a faltar energia na região norte de Criciúma. E pelo mesmo defeito. Em entrevistas a rádios da cidade o gerente técnico da Celesc, Jânio Canela, disse que o calor pode ter contribuído para a uma carga excessiva, gerado a queima do equipamento da su-bestação Criciúma 1, localizada no bairro Ceará. Já que com calor os equipamentos de ar condicio-nado e refrigerador estão trabalhando a toda. Vários bairros da cidade firam sem energia, como é o caso do Renascer, São Luiz, Primeira Linha, Ceará, Cristo Redentor, Quarta Linha e Pio Corrêa. Cerca de 40% da cidade ficou sem energia.

Sem energiam

Mulheres ferroviárias fazem a diferença no mercado de trabalho

Trabalho da controladora de tráfego, Andrea Marcelo Alves Albino também é motivo de surpresa

CRICIÚMA

DIVULGAÇÃO / HSul

gócio. Colocavam carros de boi para fazer transporte do

carvão e os filhos para traba-lhar nas minas.

O presidente da as-sociação garante que a comunidade é unida. Uma ação social cons-t ruiu uma casa a duas moradoras necessitas. Um bingo foi realiza-do e foi arrecadado R$ 2.190,00. A casa que custou 10mil, e contou com ajuda de amigos da associação para concluir a ação social.

Contribuiçãom

Page 4: Jornal do dia 8-3-12

04 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

CRICIÚMAA incidência de dengue no

período de verão aumenta sensivelmente e, por conta disso, a Vigilância Epidemio-lógica intensifica as chama-das armadilhas em casas, indústrias e estabelecimentos comerciais de Criciúma. No entanto, conforme relatos colhidos em visitas por pro-fissionais do Programa Muni-cipal de Combate à Dengue, pessoas registram a atuação de falsos agentes.

“Em algumas casas que visitamos, moradores relata-

ram que pessoas estiveram ali querendo fazer o nosso trabalho, mas que não dei-xaram por que não possuíam identificação”, alerta a super-visora do Programa Munici-pal de Combate à Dengue, Clarice Vieira. A Vigilância Epidemiológica orienta à po-pulação que os agentes sem-pre estão uniformizados e portam crachás.

Clarice conta que houve ocorrências de falsos agentes que entraram em residências utilizando uma bolsa se-melhante à utilizada pelos

profissionais da Vigilância Epidemiológica e furtaram objetos. “Essas pessoas de-nigrem o nosso trabalho, ainda mais que necessitamos da confiança de moradores e comerciantes que nos rece-bem”, ressalta.

A equipe do Programa Mu-nicipal de Combate à Dengue encontrou dois focos do mos-quito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A presença de larvas do inseto foram de-tectadas nos bairros Próspera e Santa Bárbara, no início do mês de fevereiro.

FLORIANÓPOLIS

Os municípios de For-quilhinha e Nova Veneza receberão auxílio do Go-verno do Estado para re-parar os prejuízos sofridos pelo temporal do dia 19 de fevereiro que atingiu cida-des do sul do Estado. Nova Veneza receberá recursos para subsidiar as semen-tes de milho e arroz para a próxima safra, o que equi-vale a aproximadamente R$ 500 mil. Forquilhinha, por sua vez, além das se-mentes para cerca de 60 famílias de agricultores, ainda vai receber R$ 200 mil para reconstrução da quadra da escola municipal José Aléssio e outros R$ 150 mil para a construção de cinco casas destruídas na localidade de Cidade Alta.

“O Governo do Estado ainda vai estudar a possi-bilidade legal, por ser ano eleitoral, do repasse de mais recursos para sub-sidiar insumos e ajudar ainda mais no plantio da próxima safra pelas famí-lias atingidas”, enfatizou o secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso.

As definições de repas-se de recursos para Nova Veneza e Forquilhinha fo-ram tiradas de um encon-

tro realizado ontem, entre o Governador Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues; o secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso; os dois prefeitos e todos os depu-tados estaduais que repre-sentam o Sul do Estado.

De acordo com o se-cretário João Rodrigues a principal demanda dos prefeitos é o subsidio para a compra de sementes, pois em agosto os agricultores devem iniciar o plantio da nova safra. “Em Nova Ve-neza e Forquilhinha foram aproximadamente 3,3 mil hectares de arroz atingi-dos, a necessidade dos municípios é de 546 kg de sementes o que representa R$466 mil”, afirmou Ro-drigues. “Em Nova Veneza a expectativa era colher 490 mil sacos de arroz e serão colhidos apenas 166 mil sacos. Já em Forqui-lhinha foram perdidos 418 hectares de arroz irrigado, com 60 famílias atingidas, sendo que o prejuízo total na agricultura chegou a R$ 1,7 milhão”, completou o secretário.

O Governador Raimundo Colombo mostrou-se sensí-vel aos apelos dos prefeitos e, além dos recursos repas-sados, garantiu empenho

“A saúde pública está em crise e precisamos buscar outras opções para manter nossos hospitais”. Com estas palavras o prefeito em exer-cício de Orleans, José Carlos Librelato, agradeceu a doação do deputado federal Jorge Boeira ao Hospital Santa Otí-lia. O parlamentar doou R$15 mil para a recuperação de leitos da instituição, que tem sido referência em gestão na região sul de Santa Catarina. “Esta é uma contribuição do Jorge Boeira cidadão e não do deputado. Sabemos a dificul-dade que os hospitais de pe-quenos municípios têm para se manter e uma doação pode ajudar a salvar uma vida.”

Governo libera recursos extras

nas demais solicitações. “Em breve daremos uma resposta para os agriculto-res, eles precisam de auxí-lio para plantar a nova safra e as ações devem ser ime-diatas para atender esse momento de emergência”, complementou Colombo.

No final do encontro, tan-to o prefeito de Nova Vene-za, Rogério Frigo, quanto o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre se mostraram satisfeitos com

os resultados da reunião. “As lideranças do Estado se mostraram solícitas aos pedidos de Forquilhinha, já conseguimos recursos para as algumas perdas e temos certeza de que ser for possí-vel, mais ajuda vai ser envia-da pelo Governo”, destacou Alexandre. Da mesma for-ma, Frigo não poupou agra-decimentos pelos resultados da reunião e, assim como Forquilhinha, aguarda res-posta para auxílio nos sub-

sídios para a próxima safra. “Nós tivemos um prejuízo de mais de R$ 9 milhões e cerca de 160 famílias foram prejudicadas, toda ajuda do Governo do Estado vai ser bem vinda”, concluiu o pre-feito.

Os deputados estaduais presentes ao encontro fo-ram Valmir Comim, Doia Guglielmi, José Nei Asca-ri, Milton Schafer, Joarez Ponticelli, Manoel Mota e Altair Guidi.

Vigilância alerta sobre farsa

Os trabalhadores cera-mistas de Criciúma e região aceitaram por unanimi-dade o reajuste no piso de 12,43%%, passando para R$ 1.040 e com a insalubridade R$1.165,00 e 10% de aumen-to em Assembleia realizada na noite dessa terça-feira. São mais de 5 mil traba-lhadores no setor. Segundo Itaci de Sá, presidente do Sindicato dos trabalhado-res Ceramista de Criciúma e região, foram quase 4% de ganho real com o INPC de 6,07%. Outra conquista importante foi o aumento diferenciado que valorizou os menores salários em 10% para quem recebe até 3 mil. “Acima desse valor ele índi-ces escalonados, o trabalha-dor que recebe R$ 3.500,00, por exemplo, teve aumento de 9,44%, mas continua sendo um ótima conquista” avalia. O abono de férias foi reajustado de 13,63% pas-sando para R$ 650,00.

Aumento de 12% na cerâmica

Recurso para

hospitalDIVULGAÇÃO / HSul

Governandor Raimundo Colombo juntamente com os deputados liberam recursos para o sul

Page 5: Jornal do dia 8-3-12

05Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Dr. Anderson Rodrigues, OAB/SC 25.833

consumidor

O consumidor está ficando cada vez mais consciente na busca de qualidade pelo preço pago na aquisição de um produto ou serviço. Reclamar passou a ser um procedimento normal à medida em que o conhecimento sobre as leis que regem a proteção do consumidor são difundidas e absorvidas. Porém, existe algumas lendas ou informações passa-das ao consumidor incorretas. Como por exemplo qual o direito que o consumidor tem ao adquirir um produto diretamente na loja e este logo após a compra apre-senta um vício (defeito na linguagem do Código de Defesa do Consumidor)?

Neste caso, primeiramente importante saber se o produto se encontra no prazo de garantia, que funciona da seguinte maneira: todo produto durável (tênis, sapato, roupas, etc) possui 90 dias de garantia previsto no Código de Defesa do Consumidor, que somam-se ao prazo oferecido pelo vendedor ou fabricante do produto. Por exemplo: se o vendedor ou fabricante oferece 9 meses de ga-rantia, soma-se este lapso aos 90 dias previsto no Código de Defesa do Con-sumidor (art. 26, II), totalizando assim 1 (um) ano de garantia.

Destarte, tendo o produto apresenta-do defeito e estando dentro do prazo de garantia, deverá o consumidor enca-minhar esse produto à assistência técni-ca para solução do vício apresentado. Caso o fabricante não possuir assistên-cia técnica no local da compra do pro-duto, o vendedor fica responsável por encaminhar o produto à assistência téc-nica ou consertar o produto.

Feito isto, sendo o produto encami-nhado à assistência técnica, o vendedor ou fabricante tem o dever de conser-

tar o produto no prazo máximo de 30 (trinta) dias e informar ao consumidor que o produto está à sua disposição. Importante informar que o fabricante ou vendedor possui uma única possibi-lidade de correção do defeito. Afronta o principio de proteção integral ao con-sumidor (art. 6º, VI) entender que, se o vício ressurgir após o concerto, terá o fornecedor a possibilidade de invocar novamente o prazo de 30 dias ou até mesmo os dias eventuais restantes.

Importante deixar bem claro que o fa-bricante ou vendedor do produto tem 30 dias para concertar o produto e apenas uma única oportunidade para conserto. Alguns estabelecimentos passam a infor-mação errônea ao consumidor de que o produto necessita ir 3 (três) vezes para a assistência técnica para que somente depois tenha a obrigação de efetuar a troca do produto.

Ledo engano. Se o produto for enca-minhado à assistência técnica e retornar com o mesmo defeito ou apresentar ou-tro problema, o consumidor pode reque-rer a substituição do produto, a resti-tuição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, tudo sem prejuízo, na hipótese, de eventual indenização por perdas e danos.

Portanto, ao adquirir um produto no estabelecimento do vendedor faça o teste de qualidade deste produto na ato da compra, pois, caso adquira o produ-to e este apresentar defeito (vício) você deverá encaminhá-lo para assistência técnica e o vendedor ou fabricante terá o direito de efetuar o conserto no prazo de 30 (trinta) dias. Contudo, terá ape-nas uma única oportunidade para efetu-ar o conserto do produto.

Consumidor, você conhece seus direitos?

Dúvidas do

Apesar do congestiona-mento e da reclamação dos motoristas na manhã de on-tem, uma das principais vias do Centro de Criciúma, a rua Anita Garibaldi teve o trân-sito interditado. A equipe da Secretaria do Sistema de In-fraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana solicitou a interrupção do tráfego de veículos para dar início aos serviços de pavimentação da Rua Henrique Lage. O trans-torno deve continuar durante o dia de hoje, o trânsito na região sofrerá novas suspen-sões.

O secretário do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo, explica que nesta quinta-feira (hoje) a rua Anita Garibaldi deve perma-necer interditada entre 8h e 9h30 para início da colocação do asfalto na rua Henrique Lage. “Hoje (ontem) arran-camos materiais, colocamos

Rua Anita Garibaldi volta a ser interditadaCRICIÚMA a sub-base com macadame

seco, pó de brita e brita e compactamos”, relata.

Ao final da tarde de hoje, entre 17h e 20h, a Rua Henri-que Lage terá de ser parcial-mente interditada. “Os mo-toristas que estiverem pela Anita Garibaldi e quiserem dobrar à esquerda para tra-fegar na Henrique Lage po-derão fazê-lo. A pista estará liberada para o tráfego pelo lado esquerdo, enquanto a frente de trabalho executa o serviço pelo lado direito da

via”, orienta Búrigo.Os motoristas que estive-

rem pela Avenida Centená-rio deverão seguir pela via e dobrar à direita na Travessa Manoel Cardoso (ao lado da Timaco Materiais de Cons-trução) e posteriormente virar novamente à direita na rua Araranguá. No encontro desta via com a rua Anita Garibaldi, a mão excepcional-mente será invertida, permi-tindo os condutores irem à rua São José (esquina do Sho-pping dos Camelôs).

Trabalhos de ontem foram para a colocação da sub-base

DIVULGAÇÃO / HSul

Page 6: Jornal do dia 8-3-12

06 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Destilando veneno!Nelson Rubens

Você pode acompanhar o Nelson Rubens na Rede TV!, no programa TV Fama, de segunda a sexta, às 19h50’ e, aos sábados, às 20 horas

MALHAÇÃO AMOR, ETERNO AMOR

AQUELE BEIJO FINA ESTAMPA

Bertoni negocia com Moisés a liberação da gravação do seriado na comunidade. Filipe coloca uma venda nos olhos de Isa-bela para que ela experimente como é viver sem enxergar. Jefferson se declara para Babi. Alexia se encontra com Bea-triz. Nelson propõe que Guido volte a tra-balhar na lanchonete. Gabriel chega em casa com Cristal e Beatriz teme o encontro deles com Alexia.

Vicente conta para a mãe que decidiu fa-zer o tratamento. Felizardo fl agra uma reu-nião da nova confecção de Agenor e Raíssa e expulsa os fi lhos de casa. Herondi pede Taluda em namoro. Iara e Ana Girafa pe-dem ajuda a Vicente para impedir a derru-bada do Covil do Bagre. Mirta se irrita com as humilhações de Maruschka e decide se afastar de casa. Renato consegue um teste em uma agência para Belezinha.

Carmem obriga Zé a falar com Carlos so-bre Valéria. Fernando comenta com Dimas que ele merece receber a herança de sua tia. Verbena confi rma na frente de todos que Clara realmente intuiu o seu acidente. Tobias vê o retrato falado de Rodrigo no jornal e o acha muito parecido com o irmão. Gabriel diz a Clara que estudará sobre seu dom. Tobias mostra o jornal para Carlos, mas ele se recusa a acreditar que seja o rapaz do retrato.

Íris e Alice tentam roubar Tereza Cristina, mas são fl agradas por Crô. Paulo tenta con-vencer Esther a deixar Pedro Jorge conhecer Vitória. Quinzé reconhece a mulher loura que o dopou. Pereirinha revela que a única mulher de quem gostou foi Griselda. Álvaro e Zambe-ze fi cam satisfeitos com o sucesso do concurso. O delegado Paredes coloca Quinzé frente a frente com a mulher que participou do atenta-do contra sua vida.

17h30 18h

19h 21h

Destilando veneno!

l Ver para crer! Danielle Winits até aceita “voar” de novo no musical “Xanadu”, mas

agora faz questão de visitar qualquer empresa que vá expô-la a esse risco... Nada de laudo ou foto! Dani quer ver com seus olhos!

l Virou brasileiraJennifer Lopez encantada com o Brasil: pas-

sado o carnaval, agora vai escolher bailarino para sua turnê no palco do “Melhor do Brasil” e ainda fi ca para festival de música, no fi m de março. Só falta comprar um apê em Ipanema!

l Essa é boa!Finalmente Carol Macedo teve coragem

de puxar a barba de Zé Mayer, nos bastido-res de “Fina estampa”: queria saber se era de verdade ou não aquele visual “velho do Rio”. E é de verdade, sim!

l ImitaçãoBoris Casoy não acha uma

vergonha ter uma sátira no “Pânico” (estreante em 18 de março), na Band. Ao contrá-rio: se sente lisonjeado pelo novo colega de emissora, Marvio Lucio. Enquanto isso, JôSoares agradece que o tal Jô Suado está definitivamen-te enterrado...

l A Fazenda não!Titia Monique Evans agora

banca a arrependida e anda aconselhando alguns colegas a não entrarem em “A fazen-da”: seria dar um tiro no pé! É curioso, já que Monique par-ticipou do reality por duas vezes...

l Em criseOtávio Mesquita nega cri-

se com a Band, no fi m do car-naval: só foi embora um dia antes que sua equipe porque fi cou sem voz. Logo, o que adiantaria tê-lo ali, sem fa-lar? Só se Mesquita fi zesse a linguagem dos sinais...

l RiquíssimaVale a reflexão: quem

seria a Tereza Cristina (Christiane Torloni em “Fina estampa”) no reality “Mu-lheres Rica”? Val Marchiori ou Narcisa Tamborindeguy? Vai ver uma mistura das duas...

Não é a toa que Grazi Massafera se sentiu velha, no episódio com sua par-ticipação em “As brasilei-ras”: ela interpreta a mãe de Sophie Charlote! No RG, a diferença de idade entre elas é de 7 anos! Grazi tem 29 anos e So-phie 22...

l Só a idade

‘Os Muppets’ pode voltar à TV após sucesso nos cinemas

A turma dos Muppets pode voltar à televisão após o grande sucesso do filme lançado em 2011. De acordo com o Guardian, uma executiva da Disney afirmou que está consi-derando todas as opções possíveis para Kermit, Pi-

ggy e companhia, incluin-do um programa na TV semelhante ao que foi exi-bido entre 1976 e 1981.

O filme “Os Muppets”, que arrecadou US$ 158 milhões de bilheteria até o momento e ganhou o Os-car de melhor canção ori-

ginal - superando a faixa de Sergio Mendes e Carli-nhos Brown para o longa “Rio” -, já tem uma sequ-ência programada.

Os Muppets” será lança-do em Blu-ray e DVD no dia 28 de março nas lojas brasileiras.

Tereza Cristina atira em René

Em Fina Estampa, da Globo, René (Dalton Vigh) está decidido a deixar à mansão e seguir a sua vida em um novo lar, e com os filhos, mas quando volta ao seu quarto para pegar o telefone de uma imobiliária, o chef de cozinha acaba de deparando com Tereza Cristina (Christia-ne Torloni), que fica inconformada com a decisão do ex-marido.

Sem falar nada, a perua se retira do local e segue em direção ao seu quarto. Na suíte, a ricaça pega uma arma e ameaça René. O chef tenta impedi-la, pede para ela parar de fa-zer loucuras e durante a discussão ela afirma que está pronta para matá-lo. Os dois continuam brigando, até que de repente a arma dispara e uma bala atinge René.

Cambaleando, René sai de casa, sem dar ouvidos ao desespero de Tereza Cristina. Muito fraco ele chega do lado de fora da mansão e é visto por Griselda (Lilia Cabral), que nota a mancha de san-

gue em sua camisa.Ao chegar perto de René, a portuguesa mal

consegue escutá-lo e lhe toma nos braços des-maiado.

A cena em que Tereza Cristina dá um tiro em René vai ao ar sábado (9), em Fina Estampa.

Page 7: Jornal do dia 8-3-12

07Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Vênus se aproxima rapida-mente de Júpiter e mobiliza cada vez mais positivamente suas finanças. O momento é ótimo para criar estratégias e definir metas de médio pra-zo. Aumento dos rendimentos é uma das promessas.

Vênus se aproxima ra-pidamente de Júpiter e um movimento positivo em suas relações pode ser visto. O momento é um dos melhores do ano, com promessa de óti-mas novidades no amor e nas finanças.

Seu regente continua em Áries melhorando a comuni-cação e beneficiando acor-dos comerciais e de trabalho. Os eclipses continuam trazen-do mudanças unidas à ne-cessidade de revisão de sua vida afetiva e material.

Questões familiares vol-tam a incomodar nesta fase, com possibilidade de discussões e mal estar com primos ou irmãos. Algumas mudanças importantes de-vem acontecer no setor nos próximos dias.

Você terá alguns bons mo-tivos para comemorar neste período. Uma promoção es-perada, ou um convite ines-perado para participar de um novo projeto profissional pode surgir. Imagem profis-sional mais que positiva.

A Lua entra em seu signo e se aproxima de Marte provo-cando certo terremoto em seu coração. A fase de mudan-ças continua e o amor pode tomar novos rumos. Viagens internacionais e/ou contato com estrangeiros.

A fase é de mudanças, es-pecialmente as que envolvem as emoções e sua saúde. Caso esteja convalescendo, este é o melhor período do ano para atingir suas principais metas. Amor e relacionamentos em alta.

Nesta fase o amor está no ar e seu coração aberto para recebê-lo. Para os solitários a fase é das melhores do ano, com possibilidade de come-çar um namoro ou conhecer alguém que trará algumas mudanças em sua vida.

Seu regente se une a Jú-piter e seus projetos e me-tas de trabalho ganham um novo fôlego e direção. Ex-pansão, crescimento, novos convites e novos projetos podem surgir a qualquer momento.

As energias estão bastan-te positivas para os signo de Terra. A fase é de mudan-ças benéficas especialmen-te para sua vida amorosa. Novos acordos de negócios e contratos também fazem parte deste período.

Prepare-se para mudan-ças efetivas em suas finan-ças, com possibilidade de ganhos, mas também de gastos neste período. Man-tenha esse setor sob contro-le. O momento traz trans-formações importantes no trabalho.

Cuidado para não dei-xar que o excesso de movimento em sua vida aumente sua ansiedade e provoque stress. Estudos e viagens podem ser pontos importantes de mudanças em sua vida pessoal e pro-fissional.

Telefones úteis

EMERGÊNCIAHosp. São José........................3431-1500Hosp. São J. Batista................3461-6111Hosp. Santa Catarina.............3445-8780 Samu...................................................192Bombeiros...........................................193

SERVIÇO AO CIDADÃOIML..........................................3478-5123Casan.......................................3461-7000Celesc.......................................3461-5000Conselho Tutelar.....................3445-8922

Defesa Civil.............................3244-0600Vigilância Sanitária................3445-8700Procon......................................3445-8522Rodoviária................................3433-3999Prefeitura.................................3431-0200

POLÍCIAS Rodoviária Federal..................3522-0411Rodoviária Estadual...............3462-0330Ambiental................................3431-7400Guarda Municipal...................3444-2090Polícia Militar......................................190

Resposta do dia anterior:

Page 8: Jornal do dia 8-3-12

08 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Empregos / Cursos / ConcursosAcic / Sine / www.concursosnobrasil.com.br

VAGAS NO SINE. Interessados,

comparecerem de segunda

à sexta, das 13 às 18 horas,

com Carteira de Trabalho, RG

e CPF:

- Contador

- Locutor anunciador

- Desenhista industrial gráfi co

(designer gráfi co)

- Laboratorista (solos e mate-

riais de construção)

- Técnico eletrônico

- Programador de computador

- Técnico em patologia clínica

- Mensageiro

- Almoxarife

- Conferente de carga e des-

carga

- Agente de passagens

- Operador de telemarketing

ativo e receptivo

- Empregado doméstico nos ser-

viços gerais

- Cozinheiro geral

- Camareiro de hotel

- Auxiliar de serviço de copa

- Copeiro

- Atendente de lanchonete

- Balconista de lanchonete

- Auxiliar de cozinha

- Coletor de lixo

- Auxiliar de limpeza

- Faxineiro

- Ofi cial de serviços gerais

- Auxiliar de lavanderia

- Motoboy

- Panfl eteiro

- Balconista de padaria

- Vendedor de comércio va-

rejista

- Vendedor em domicílio

- Operador de rolo compac-

tador

- Operador de escavadeira

- Servente de obras

- Servente de pedreiro

- Pintor de automóveis

- Soldador

- Ajudante de serralheiro

- Serralheiro

- Serralheiro de ferro

- Mecânico de refrigeração

- Encarregado de costura na

confecção do vestuário

- Cortador de roupas

- Costureira em geral

- Impressor fl exográfi co

- Motorista de ônibus rodoviário

- Ajudante de carga e descarga

de mercadoria

- Padeiro

- Mecânico de ar-condicionado

e refrigeração

- Mecânico de máquinas pesa-

das (manutenção)

- Mecânico de automóvel

- Lubrifi cador de máquinas

Empresa de grande porte loco-

lizada em Criciúma seleciona

profi ssionais com experiência

comprovada na função de COLO-

RISTA. Interessados devem enviar

um currículo para curriculocri@

hotmail.com com o título da vaga.

Oferecemos salário compatível

com a função e benefícios de em-

presa de grande porte.

Empresa de grande porte localizada

em Criciúma seleciona profi ssionais

com experiência como PORTEIRO.

Requisitos: Ensino Médio completo,

sexo masculino, idade acima de 35

anos. Oferecemos: Salário compa-

tível com a função e benefícios de

empresa de grande porte. Os inte-

ressados devem encaminhar um cur-

rículo para [email protected]

com o título da vaga.

Estamos contratando profi ssio-

nais para o cargo de AUXILIAR

DE PRODUÇÃO. Requisitos: Sexo

masculino, ensino médio comple-

to, disponibilidade de horários.

Oferecemos salário e benefícios.

Os interessados devem enviar

um currículo para recrutamento@

grupojorgezanatta.com.br com o

título da vaga.

Contrata-se OPERADOR DE CAIXA,

maior de idade, preferência ho-

mem, que tenha facilidade de comu-

nicação com o público. Faixa sala-

rial de R$500 à R$1.000. Telefone:

(48) 3447-4187 (Falar com Soni) ou

[email protected].

Pisoforte revestimentos cerâmi-

cos contrata AUXILIAR DE AL-

MOXARIFADO. Faixa salarial de

R$1.000 à 2.000. Vaga destina-

da a portadores de necessidades

especiais: Perfi l de liderança e

pro-atividade, conhecimentos em

pacote offce, sistemas de infor-

mação. Telefone: (48) 3431-5555

(Falar com Faraco) ou rh@piso-

forte.com.br.

D’ TRENTO PIZZAS E MASSAS

contrata AUXILIAR DE COZINHA.

Funções: realizar preparação de

alimento; limpeza e organização

da cozinha; lavar louças. Horário

de trabalho de terça a domingo.

(48) 9935-1408 (Falar com Pes-

soa para contato) ou trento.1@

hotmail.com.

Sistema Informática Empresarial

contrata ANALISTA DE TESTES.

Necessário: Informática Básica;

Ensino médio completo; Idade

mínima de 17 anos. Desejável:

Lógica de programação; Cursan-

do faculdade na área de tecnolo-

gia da informação. Faixa salarial:

De R$500 à R$1.000. Telefone:

(48) 2101-6770 (Falar com Kênia

Selinger Galant) ou adm@siste-

mainfo.com.br.

EMPREGOS

Concurso Caixa 2012 - nível

superior e médio. Salários va-

riam entre R$ 1.744,00 a R$

7.734,00. Inscrição no valor

de R$ 37,00 (Técnico Ban-

cário Novo) ou de R$ 73,00

(cargos de nível superior).

Mais informações pelo telefo-

ne 0800 701 2028, ou pelo

e-mail concursos@cesgranrio.

org.br.

Concurso Conselho Regional

de Medicina Veterinária de

Santa Catarina (CRMV - SC)

2012 - interessados deve-

rão fazer suas inscrições até

o dia 9 de abril de 2012,

através da internet, no site

www.crmvsc.ieses.org. As ta-

xas variam de acordo com o

cargo escolhido: Superior - R$

75,00; Médio - R$ 60,00;

Fundamental - R$ 45,00.

Concurso Prefeitura de Side-

rópolis 2012 - Cargos: Advo-

gado, Engenheiro Ambiental,

Merendeira, Monitor de Ofi -

cina de Artesanato, Psicólogo,

Fisioterapeuta, Pedagogo, En-

fermeiro, Médico, Técnico em

Enfermagem, Assistente Social

e Professor. Salário varia en-

tre R$ 633,15 a R$ 2.938,44.

As inscrições serão efetuadas

exclusivamente pela internet,

até às 15 horas do dia 28

de março de 2012 através

do site: www.concursul.com.

br. Haverá cobrança de taxa:

Nível fundamental: R$ 30,00;

nível médio: R$ 60,00; nível

superior: R$ 100,00. A prova

objetiva está prevista para

08 de abril de 2012.

Vagas de estágio na Defen-

soria Pública da União em SC

- A remuneração compreende

R$ 520,00 para jornada de

trinta horas semanais, sen-

do seis horas diárias, ou R$

364,00 para carga de vinte

horas semanais, sendo quatro

horas diárias. A inscrição é

gratuita. Inscrições até o dia

13 de março de 2012, por

meio eletrônico, preenchendo-

se a respectiva fi cha, envian-

do esta para o e-mail dpu.

[email protected]. Mais informa-

ções (48) 3216-140013216-

1406.

FATMA (SC) abre concurso

público - várias vagas para

cargo de Advogado Funda-

cional. O salário é de até R$

4.803,50. A inscrição somente

será efetuada via internet,

CONCURSOS no endereço eletrônico www.

advfatma.fepese.org.br, até às

16h00min do dia 09 de março de

2012. O valor da taxa de inscri-

ção será de R$ 90,00.

Prefeitura de Garopaba - pro-

fi ssionais de nível fundamental e

médio, com remuneração de até

R$ 1.416,21. Cargos: Assistente

Social, Técnico em Enfermagem,

Motorista, Operador de Equi-

pamento, Auxiliar de Conserva-

ção/Manutenção e Mecânico. Os

interessados poderão se inscrever

até o dia 19 de março de 2012,

das 14h às 18h, no protocolo da

Prefeitura de Garopaba, situado

na Praça Governador Ivo Silveira,

296, Centro, em Garopaba.

CONCURSO TRANSPETRO 2012

- 322 vagas. A remuneração ofe-

recida para ambas as categorias

será a mesma: R$ 2.731,32, com

garantia de remuneração mínima

de R$ 7.964,11. As inscrições po-

derão ser realizadas até 16 de

maio de 2012 e não haverá taxa.

Os candidatos devem retirar a

“Ficha de Inscrição”, a “Ficha de

Registro de Embarques” e o Ma-

nual do (a) candidato (a) no site

www.transpetro.com.br/concur-

so/concurso.html ou diretamente

em um dos endereços listados no

edital.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE

SANTA CATARINA oferece 154

vagas para candidatos de níveis

fundamental, médio e superior.

Salários são de até R$ 3.293,33.

A inscrição será efetuada somen-

te no site www.prdhs.ufsc.br até

as 20h00min do dia 20 de março

de 2012. Taxa de inscrição:

-Cargos de Nível de Classifi cação

E - R$ 100,00;

-Cargos de Nível de Classifi cação

D - R$ 70,00;

-Cargos de Nível de Classifi cação

C - R$ 50,00.

UDESC lança edital de processo

seletivo oferecendo 15 vagas de

nível superior para o cargo de Pro-

fessor Substituto, com remuneração

de até R$ 339,85 h/ativ. Além do

salário base, o Professor recebe-

rá ainda auxílio-alimentação, no

valor de R$ 18,18 por dia traba-

lhado. As inscrições, no valor de R$

50,00, serão realizadas até o dia

14 de março de 2012 no Centro

de Educação da Região Sul – CE-

RES, situada à rua Coronel Fernan-

des Martins, 270, Bairro Progresso,

Fone/Fax: (48) 3647-4190, CEP:

88.790.000 – Laguna/SC, das

11h às 16h. Informações pelo te-

lefone acima. As provas serão no

mesmo lugar das inscrições.

Curso de Corte e Costura Industrial em SiderópolisA partir dos dia 13 de

março, duas turmas estarão reunidas uma vez por se-mana no Centro Social Ur-bano de Siderópolis para iniciar o curso de corte e costura industrial. Por meio da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar So-

cial (Afabess), a prefeitura viabiliza a capacitação das mulheres que estão fora do mercado de trabalho para que tenham uma fonte de renda. As primeiras ins-crições foram feitas nesta quarta-feira, no Centro So-cial Urbano.

Ofi cina: ACORDEONProfessor: GustavoDias: 2ª, 3ª, 4ª e 5ªPeríodo: Vespertino e Noturno Aula individualOfi cina: ARTES PLÁSTICASProfessora: AndréaDias da Semana: 3ª, 4ª e 5ªPeríodo: Matutino e Vespertino Aula em grupo

Ofi cina: BAIXO, GUITARRA, VIOLÃO e CAVAQUINHOProfessor: NeiDias da Semana: 2ª,3ª, 4ª e SábadoPeríodo: Matutino e Vespertino Aula em grupo

Ofi cina: BALÉProfessora: ValterDias da Semana: 2ª a 5ª feiraPeríodo: Noturno Aula em grupo

Ofi cina: DANÇA DO VENTREProfessora: AndréiaDias: 4ª, 6ª e SábadoPeríodo: Vespertino e NoturnoAula em grupo Ofi cina: PIANOProfessora: DeiseDias da Semana: 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiraPeríodo: Matutino e VespertinoAula individualOfi cina: PIANO e TECLADOProfessora: KátiaDias da Semana: 2ª, 3ª e 5ª Período: Matutino, Vespertino e NoturnoAula individual em grupo Ofi cina: PIANO e TECLADOProfessora: TâniaDias da Semana: 2ª, 4ª e 5ªPeríodo: VespertinoAula individual e em grupo

Ofi cina: PIANO e TECLADOProfessor: AndréDias da Semana: 2ª, 3ª, 5ª, e

6ª feiraPeríodo: Matutino, Vespertino e NoturnoAula individual e em grupoOfi cina: TEATROProfessora: DorianaDias da Semana: 2ª, 3ª, 4ª e SábadoPeríodo: Matutino, Vespertino e NoturnoAula em grupo

Ofi cina: TÉCNICA VOCALProfessora: Jorge NandoDias da Semana: 2ª feiraPeríodo: NoturnoAula em grupo

Ofi cina: VIOLÃOProfessor: LédioDias da Semana: 2ª à SábadoPeríodo: Matutino, Vespertino e NoturnoAula em grupo Ofi cina: VIOLINO, VIOLA CLÁSSICA EVIOLONCELOProfessor: FernandoDias da Semana: 3ª, 5ª e 6ª e SábadoPeríodo: Matutino, Vespertino e NoturnoAula individual Ofi cina: CINEMAProfessor: LeonardoDia da Semana: 3ª feiraPeríodo: NoturnoAula em Grupo Ofi cina: HIP-HOPProfessor: Luiz HenriqueDia da Semana: 6ª feiraPeríodo: Noturno Aula em grupo

Para cursar uma das ofi cinas oferecidas pela FCC é neces-sário fazer a matrícula na Se-cretaria das Ofi cinas que aten-de das 08h30 às 20h. Valores e horários disponíveis: 3445-8840/8841/8842.

Ofi cinas de arte naFundação Cultural

Para os amantes da música e artes plásticas, abaixo uma lista das ofi cinas oferecidas na Fundação Cultural de Criciú-ma. As ofi cinas acontecem no Centro Cultural Jorge Zanatta, Casa da Cultura e Centro Cultural Santos Guglielmi (Teatro Municipal).

Page 9: Jornal do dia 8-3-12

09Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Um homem de aproximadamente 30 anos, usuário de drogas, e que não possui a guarda da criança, se revoltou com tal situa-ção e resolveu pegar o fi lho da Afasc, onde a criança estuda, no bairro São Luís. O desespe-ro das funcionárias – que, por sinal, mentiram

para a coluna que não era ali o ocorrido, e por isso merecem a exposição aqui -, foi imen-so. Saíram igual a umas doidas atrás do cida-dão que, muito bravo, entrou na sala e tomou a criança em seus braços. O garoto não tem mais de dois anos.

João ZaniniPolícia

Avisados da situação, os policiais do setor começaram a fazer rondas na região da Moóca, bairro Anita Garibaldi, nas proximidades do São Luís. Foram até a Afasc, e a coluna acompanhou todo o caminho trilhado por eles para localizar a criança. Chegando até a residência da mãe dele, onde ele poderia estar escondido, os patrulheiros foram avisados pela mãe do rapaz que ele, possi-velmente, teria se deslocado para o residencial Carmel, onde reside. A mãe da criança foi buscada no Cras que fi ca ao lado do Fórum, pois também se trata da dependência e não tem a guarda do bebê, e acompanhou a polícia até o local.

Pai revoltado leva criança para força da Afasc

Polícia Militar foi avisada do fatom

Duzentos e cinco mil atendimentos só em 2011, mais que a própria popula-ção de Criciúma. Esse foi o número apresentado pela Direção do Hospital São José, na manhã de ontem, para demonstar os Indica-dores do ano passado. Na ocasião, a diretoria pode apontar a realidade que vive diariamente, mos-trando como o trabalho é feito e o que está sendo preparado para o futuro.

Dos 205.110 atendi-mentos (internações e externos), 76,98% foram feitos pelo SUS. Núme-ro este que ultrapassa os 60% preconizados pelo Ministério da Saúde para que o hospital mantenha a filantropia. No Serviço de Urgência e Emergência foram realizados pelo SUS 81.364 atendimentos, en-quanto que no Centro Ci-rúrgico a quantia de pro-cedimentos realizados foi de 8.329 cirurgias, sendo 5.828 pelo SUS. Somen-te na Alta Complexidade, que compreende cirurgias cardíacas, neurológicas,

ortopédicas, oncológicas e vasculares, foram 1.306 procedimentos.

O número de partos tam-bém teve um crescimento: foram realizados 2.458; sendo 1.041 partos nor-mais e 1.417 ceáreas. Desde 2008, nascem mais meni-nos. Ano passado, foram 1.293 deles, contra 1.194 meninas. “Observando todos os dados apresen-tados, é possível perceber que o hospital ultrapassou o número de atendimentos e procedimentos realiza-dos pelo SUS conforme estabelecido para manter a filantropia”, destacou o coordenador de Marketing e Planejamento Estratégi-co, Eduardo Maximo.

Com a intenção de me-lhorar a qualidade no aten-dimento às pessoas, novos projetos estão sendo viabi-lizados. Entre eles, já para 2012, a ampliação da Alta Complexidade, que terá 3,525 mil metros quadra-dos de área construída e um investimento de quase R$ 12 milhões. De acordo com a diretora geral, Irmã Cecília Martinello, “todos os anos, o número de pes-

soas atendidas pelo hos-pital aumenta, por isso, o hospital também precisa crescer, para atender bem, e com qualidade todos que aqui buscam apoio”.

Entre os projetos tam-bém estão a ampliação da Radioterapia, aquisição de um segundo acelerador linear, aparelho empenha-do pelo Ministério da Saú-de no final de dezembro de 2011. A assessora para Projetos, Maria Aparecida Salvato, destacou a pre-ocupação da instituição com a crescente deman-da na área oncológica. A pretensão da Direção do HSJosé é a construção do Centro Oncológico, com quimio e radioterapia.

Também há a previsão de ampliação da Hemodi-álise e uma nova Clínica Hiperbárica dentro dos anseios do hospital. Todos estes projetos já foram analisados e devem ser viabilizados nos próximos anos. “Este será sempre o objetivo do HSJosé: pro-mover qualidade e tecno-logia para atender bem as pessoas”, complementou Ir. Cecília.

São José atende mais de 200 mil em um ano

Números foram apresentados durante encontro na manhã de ontem no Hospital São José

Katia Farias/HS José/HSul

Ao passar pela Avenida Centenário, perto do trilho, homens afi rmaram ter visto o cidadão com a criança, a pé, como saiu da Afasc, e rapidamente. Nós, em acompanha-mento aos policiais, chegamos ao conjunto de apartamentos. Bateram na porta, e ele

abriu. Era o fi m da agonia daquela mãe: o garoto estava lá. Visivelmente transtornado, o elemento chegou a pegar uma pedra para atirar contra a equipe do programa Linha Verdade, da AR TV Canal 51. Conversamos, e ele se acalmou.

Informações confi rmaram o paradeiro do paim

Na delegacia especializada, os delegados Márcio Neves e Danilo Valdetaro entenderam que o caso deveria ser encaminhado à Central de Plantão Policial (CPP) de Criciúma. Lá, o delegado responsável Fernando Possamai verifi cou que ninguém possuía a guarda do fi lho: nem pai, nem mãe. Dessa forma, ninguém tem menos direito que o outro de ver o menino. Então, não houve crime algum, segundo ele, mesmo com a ação violenta do pai na escola. O Boletim de Ocorrência por subtração de incapaz, que era provável, não teve como ser confeccionado

Chegando à Delegaciam

Coincidentemente no mesmo local, condomínio Carmel, o Pelotão de Patrulha-mento Tático (PPT) de Criciúma, guarnição dos soldados Wilamill, J. Cardoso, Samuel e Peres, foi avisada de que um cidadão estaria incomodando os demais morado-res. Chegaram e constataram o fato, com o apoio da viatura do Sargento Ronda. O

usuário foi abordado, e informou um local onde tinha comprado Crack para consumir. A PM foi até lá, e prendeu, em fl agrante delito, Ramon Machado da Silva, 21 anos, por tráfi co de drogas, já que, com ele, ha-via 66 reais em notas picadas e 22 pedras da droga. Ele ainda tentou fugir, mas sem sucesso.

Correria do PPT na Mineira Velham

Uma mulher teve que ser conduzida pelo SAMU ao Hospital São José, por volta de 8h da manhã de ontem. Seu marido, que há três anos bate nela, passou dos “limites”, segundo ela. Pela primeira vez, também segundo a vítima, ela conseguiu avisar a Polícia Militar. Os soldados da Rádio Patrulha foram até a casa, mas não encontraram mais o covardão. A mulher contabilizava os danos: além de objetos destruídos, um nariz quebrado, e quase foi morta enforcada com a corda do varal. A polícia segue na cola desse “homem”. Vamos ver se ele terá a mesma coragem no Presídio Santa Augusta, com pessoas do mesmo tamanho e força.

Cidade Mineira Velha registrou Maria da Penham

Uma motocicleta foi furtada em frente ao Posto de Saúde do bairro Boa Vista, em Criciúma. A Polícia Civil recebeu a denúncia, e agente da Divisão de Investigação Criminal (DIC) se deslocaram até uma residência no “Paraíso”, onde a moto teria sido vista. Trata-va-se de uma Suzuki 125, ano 2010, furtada na sexta-feira. Chegaram à residência do vul-

go ”Biano”, Fabiano Moreira de Oliveira, 35 anos, e comprovaram a situação. Uma fi ança foi arbitrada pelo delegado André Milanese, mas como não pagou, o meliante foi encami-nhado ao presídio por receptação. Ano pas-sado, ele já havia sido preso pelo menos crime (por isso ele não me era estranho), mas fi cou apenas alguns dias recluso.

Receptador foi preso no “Paraíso”m

Por todo seu empenho desde que aqui chegou, envio um forte abraço ao delegado Danilo Valdetaro, da Delegacia da Criança e do Adolescente, e de Proteção à Mulher e ao Idoso. Carioca da gema, o Dr. Danilo é um dos que melhor trata o povo em seus atendimentos, com toda a paciência que lhe é peculiar. Que contin.

Abraço da colunam

CRICIÚMA

Page 10: Jornal do dia 8-3-12

10 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

LOTERIAS

QUINAConcurso nº 2840

18-37-40-44-71

LOTERIAS

www.caixa.gov.br

Havia 12.857 felizardos nas arquibancadas. Mais 21 joga-dores em campo, além de jor-nalistas e funcionários da Vila Belmiro. Todos privilegiados por assistir ao vivo e de bem perto um craque: Neymar. No dia 7 de março de 2012, em que Messi assombrou o mun-do com cinco gols na vitória por 7 a 1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen, pela Liga dos Campeões, o camisa 11 do Peixe deu show na Taça Libertadores: fez três gols, sendo duas obras-primas, e reinou absoluto na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional.

E a noite era mesmo de festa para Neymar, que com-pletou exatos três anos como jogador profissional. A co-memoração foi em grande es-tilo para ele e o Santos, mas terrível para o Internacional. A vitória colocou o Peixe na segunda posição do Grupo 1 da Libertadores, ultrapas-sando o próprio time gaúcho - que continua com a sina de freguês na Vila -, pelos cri-térios de desempate de gols marcados. Os dois times têm três pontos, três a menos que o The Strongest, da Bolívia.

Foi a primeira vez que Ney-mar reencontrou o ex-treina-dor do Peixe Dorival Júnior, num jogo na Vila Belmiro, e o atacante aproveitou para expandir ainda mais o seu já vasto repertório de belos gols - foi ele o vencedor do Prêmio Puskás, pelo gol mais bonito da temporada 2011 (na derrota por 4 a 3 para o Fla-mengo).

O próximo jogo do Santos na Libertadores é contra o

Juan Aurich, dia 15, no Peru. Já o Inter recebe o The Stron-gest, dia 16, no Beira-Rio. Pelo Paulistão, o Peixe encara o Mogi Mirim, sábado, fora de casa. No Gauchão, o Inter pega o Santa Cruz, sábado, no estádio dos Plátanos.

Precisando do resultado, o Santos começou a partida pressionando e buscando en-curralar o adversário no seu campo de defesa. A primeira boa chance de gol do Peixe aconteceu aos seis minutos, quando Neymar fez grande jogada individual, passou para Arouca, que tocou para Ibson, mesmo sem marca-ção, pegar mal na bola. O chute passou longe do gol de Muriel.

Em ritmo acelerado, o time santista teve mais uma grande oportunidade, aos 11. Após boa troca de passes do ataque alvinegro, a bola foi rolada para a finalização de Neymar. Muriel defendeu no reflexo, evitando o primeiro gol dos donos da casa.

Melhor em campo, de tanto pressionar, o Santos chegou ao gol. Aos 17, Bor-ges foi calçado por Kleber dentro da área. Na cobrança, no minuto seguinte, Neymar demonstrou toda a sua tran-quilidade ao deslocar Muriel e abrir o placar a favor de sua equipe.

Empurrado por sua torci-da, o Peixe quase ampliou a sua vantagem pouco depois. Aos 25, Ganso puxou contra-ataque, encontrando Arouca, que acionou Neymar. Rápido, o camisa 11 santista soltou a bomba, que explodiu na trave direita de Muriel, assustando mais uma vez o Colorado.

Neymar dá show na Vila

SANTOS

Garoto marcou os três gols na vitória sobre o Internacional e embola o Grupo 1 da Taça Libertadores. Santos passa para segundo

ASSESSORIA DE EMPRESA DO SANTOS/ HSul

Copa do Brasil abre com empate

Lucas do Rio Verde

A Era Ricardinho no Pa-raná Clube começou com empate. Em sua primeira partida oficial como treina-dor, o ex-jogador viu o time paranista arrancar o 2 a 2 diante do Luverdense-MT aos 48 minutos do segun-do tempo, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pela primeira fase da Copa do Brasil.

A equipe do Mato Grosso foi pressionada, mas conse-guiu sair na frente no placar com um gol de Valdir Papel, que aos 35 minutos aprovei-tou cruzamento para bater de primeira para as redes. Na segunda etapa, Welling-ton Silva deixou tudo igual aos três minutos. Mas Raul Prata, aos 12 minutos, dei-xou os donos da casa nova-mente na frente. Nos acrés-cimos, Alex Bruno fechou a contagem.

No jogo de volta o Tricolor precisa de um simples em-pate em 0 a 0 ou 1 a1 para se classificar, já que marcou gols fora. Quem passar pelo confronto encontrará na se-gunda fase o Ceará, que eli-minou o Gama no jogo de ida ao vencer por 2 a 0.

O jogo – O Tricolor co-meçou a partida com muita velocidade e logo no pri-

meiro minuto Elias chegou na linha de fundo e cruzou, mas a defesa afastou. Na resposta, aos três minutos, Régis desviou de cabeça pela linha de fundo. Tam-bém de cabeça, o Paraná teve uma grande chance com Alex Bruno, que obri-gou Lucas a fazer grande defesa. O Luverdense che-gou com perigo com Valdir Papel, que deu um peixinho e parou nas mãos do goleiro paranista.

Aos poucos a equipe local equilibrava as ações, mas também dava espaços para o ataque tricolor. Aos 16 minutos, Wellington Silva subiu mais do que a defesa e testou firme para um ver-dadeiro milagre de Lucas. Polêmica aos 25 minutos, com Wellington Silva inva-dindo a área e sendo trava-do com excesso de vontade pela defesa.

Page 11: Jornal do dia 8-3-12

11Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Bedeu FernandesEsporteSubida da Serra vai

ser neste sábadoO desafio da subida da

Serra do Rio do Rastro de ciclismo será neste sábado com a largada prevista para 18h no posto da polícia ro-doviária estadual. A chega-da no mirante do alto da serrá está para ocorrer às 20h. Será a segunda vez que a prova é realizada à noi-te. A primeira ocorreu em 2002 durante a inauguração da iluminação da estrada. Serão mais 200 ciclistas de todo o Estado em Lauro Müller. O evento, que será realizado durante a noite, é destinado a ciclistas de Es-trada e de Mountain bike,

amadores ou não, que de-sejam desafiar os 18 km de uma das mais duras serras do Brasil.

De acordo com o presi-dente da federação, João Andrade, a Serra do Rio do Rastro além de ser um óti-mo atrativo turístico, é uma grande oportunidade para os ciclistas desafiarem seus limites. “É mais um desafio que ficará na história do ci-clismo catarinense. Os atle-tas estarão disputando em local espetacular, que é Ser-ra do Rio do Rastro, e que já foi incluída na relação das estradas mais bonitas do mundo”, define Andrade.

Serão premiados os cinco

primeiros de cada categoria. Todos os competidores que concluírem o percurso irão receber medalha de partici-pação.

Conforme o presidente da Federação Catarinense, a comissão organizadora do evento tentará oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recor-des, como evento ciclístico noturno realizado em des-nível de 1,4 mil metros. “Já fizemos algumas pesquisas e não há nada semelhante registrado. Temos tudo para conseguir este reconheci-mento, tão importante para todo o estado”, informou Andrade.

Os atletas das comuni-dades rurais de Lauro Mül-ler já estão preparados e em forma para o início de mais um Campeonato Municipal Intercolonias de Futsal, que será disputado a partir do próximo dia 17 de março, no Ginásio de Esportes Nel-son Righetto.

Esta será a 3ª edição da competição, que teve na noite desta terça-feira (6), o seu Congresso Técnico re-alizado. No encontro, que reuniu no ginásio Nelson Righetto, representantes de dez equipes, ficaram defi-nidos o sistema de disputa,

a tabela e o regulamento do campeonato.

Foram formadas duas chaves de cinco times, onde todos jogam entre si, classificando os quatro me-lhores. Na segunda fase, o primeiro da A joga contra o quarto da B, o segundo da B contra o terceiro da A e vice-versa.

Conforme Edmundo Bernardino, presidente da Comissão Municipal de Es-portes – CME, a competi-ção mais uma vez bateu o recorde de participação. “Para a nossa alegria, dez times se inscreveram, o que demonstra a confiança em nosso trabalho e acima

de tudo a credibilidade do campeonato”, disse Ber-nardino, destacando que a primeira edição do Inter-colonias de Futsal foi em 2010, com a participação de seis times. Enquanto que na edição seguinte, em 2011, foram nove equipes.

Os jogos do 3º Intercolo-nias serão realizados sem-pre aos sábados, a partir das 18 horas, no ginásio Nelson Righetto. Para a ro-dada de abertura, no dia 17, estão previstos os seguintes jogos: Rio Capivaras Alto x Rocinha, Santa Rosa x Far-roupilha, Morro da Palha 2 x Rio Amaral e KM 107 x Rio da Vaca

Numa reunião entre amigos, rolando con-versa sobre vários assuntos e, naturalmente, sobre futebol, Criciúma e sua história re-cente. Como todo brasileiro se considera treinador, comentarista, empresário e tor-cedor, claro, a conversa tomou o rumo es-perado, a situação do time no catarinense.

Em uma relâmpago entre nove pessoas presentes e, respondendo sobre quem é o principal responsável pelo atual estado de

coisas no majestoso a coisa fi cou bem divi-dida. Cinco delas entende que o presidente Antenor Angeloni deve fi car à margem da responsabilidade e que seus comandados são inexperientes.

Ouvindo bastante e atentamente, perce-bi que todos falavam da mesma coisa, do mesmo time, da satisfação em torcer pelo time do coração, o tigre, e, com todo direito expressavam sua opinião.

Como o clima foi esquentando resolvi então perguntar sobre o comando técnico, o Silvio Criciúma e seu auxiliar, o Wilsão, dois grandes jogadores do passado. A grande maioria, oito deles, resolveu pro lado da contratação indevida. Ainda não era tempo de colocar tanta responsabilidade sobre os ombros do Silvio, ainda novo na área.

Resumindo a coisa, percebe-se claramente que o amor de todos pelo Tigre supera todo e qualquer tipo de sofrimento. Claro que gostariam de ver sempre o tigre ganhan-do, mas, mesmo sofrendo com esses percalços, sobra ainda a esperança de que o time de a volta por cima.

Temperaturam

Papo de bola

É absolutamente indiscutível que ele está para o torcedor como um ídolo, em função do seu passado como jogador do clube, de conduta ilibada, sempre regrado, con-seguindo resultados alentadores.

Mas, o presente dele, como treinador, mesmo que interino, exige acima de quais-

quer boas lembranças do passado, o ren-dimento técnico positivo dentro de campo. Pouco importa se seus jogadores não têm a qualifi cação ideal, se o adversário é bom ou ruim. O que importa mesmo é que o time por ele comandado saia de campo vencedor.

Silvio Criciúmam

E encerrando as conversações sobre o tema, todos chegaram à conclusão de que o clube precisa mudar e que o presidente não deve continuar dando liberdade de decisão para seus comandados.

Entendo que uma empresa deve sempre ter na hora da decisão a presença do seu mais alto mandatário. Ele decide sobre detalhes, assuntos que estejam ligados direta-mente com o dia a dia do clube, até por que as consequências sempre serão direciona-das para o alto comando.

Diante do quadrom

Há alguns dias atrás, quando ele entrou no se-gundo tempo, fez dois gols e mostrou bastante movimentação, e, anali-sando as demais peças que o Criciúma tem para o meio de campo e ata-que, achei que o jovem jo-gador seria uma peça in-dispensável, fundamental para que a reação viesse dentro do segundo turno.

Estranhei a escalação do time que enfrentou e perdeu para o Avaí, 2

a 0, em pleno Heriberto Hulse. Achei que o Silvio fosse colocar mais um jo-gador no meio para aju-dar o Lucca a armar o time.

A surpresa veio duran-te o jogo com o time sem um meio consistente, três volantes que não conse-guiam dar proteção sem função de marcar, sem o mínimo poder de criação e esbarando na simples, mas, efi ciente marcação do time da capital.

Luccam

Tenho me reportado sobre falta de revela-ções de jogadores qualifi cados nas divisões de base dos clubes brasileiros há algum tempo. A forma de jogar dos treinadores brasileiros tem tudo a ver com o aparecimento de verda-deiros brutamontes que desfi lam nos campos brasileiros.

Como fi ca sempre mais fácil marcar, destruir, bater a vontade dependendo da boa vontade da fraca arbitragem brasileira, os homens que trabalham a beira dos gramados deitam e ro-

lam escalando sempre times montados dentro do seu campo de jogo.

O meu medo, e, ele está aumentando dia a dia, é de que dentro de pouco tempo se-jamos conhecidos no mundo do futebol como uma seleção de “brucutus”, simples batedores. O refl exo dessa situação vexamosa por que passamos está bem desenhada no ranking da FIFA e nos resultados que estamos obtendo com a “seleção?” convocada e comandada pelo Mano Menezes.

Seleção Brucutum

Intercolonias abre torneios de futsal em Lauro Müller

Ciclistas vão pedar 18 quilômetros passando por curvas sinuosas na subida da Serra do Rio do Rastro

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIÚMA

LAURO MÜLLER

Page 12: Jornal do dia 8-3-12

12 Criciúma, 08 de março de 2012 l Quinta-feira

Presidente Antenor Angeloni disse que os atletas procurados não querem vir para o interior de SC

CRICIÚMA

O Criciúma confirmou ontem a contratação do atacante Gilmar, 27 anos, e que estava no Avaí. O atleta só poderá vestir a camisa do Tigre no Cam-peonato Brasileiro da Sé-rie B, pois estava inscrito no estadual no time de Florianópolis e o regula-mento não permite uma nova inscrição.

Gilmar já atuou pelo Vitória, Santos, Tokyo Verdy, Yokohama, Tokyo Verdy , Náutico, Guin-gamp da França, Grêmio Prudente e Avaí. O atleta tem 1,77 de altura, 75 qui-los e é natural de Ubatã na Bahia.

A saída de Gilmar do Avaí se deve a um desen-tendimento com o técnico Mauro Ovelha. O atleta tem demonstrado insatis-fação por não ter sido uti-lizado no clássico contra o Tigre no último domingo. Gilmar havia sido afasta-do por tempo indetermi-nado e punição continuou mesmo com o pedido de desculpas.

Ontem o presidente vol-tou a reclamar da falta de

Tigre contrata atacanteinteresse de jogadores de melhor nível virem refor-çar o Criciúma. Em entre-vita a rádio Difusora, An-tenor Angeloni voltou a repetir os problemas. “Tem jogador do Palmeiras que tantamos e não quer vir porque aqui é interior. Se ele pudesse ecolher entre

os times de Florianópolis, Joinville e Criciúma, fica-r íamos em quarto”, relata.

Apesar com o descon-tentamento com o time neste Catarinense, o pre-sidente disse que ainda tem 50 dias do prazo pe-dido para ajustar o time. “Vamos terminar o cata-

rinense com um time um pouco melhor para entrar na difícil Série B”, contou. O futuro do técnico Sil-vio Criciúma também está definido. Ficará por mais algum tempo no comando até a chegada do treina-dor. Depois retorna a sua funão de auxiliar.

DIVULGAÇÃO / HSul

A vitória por 3 a 1 na primeira partida, na Ale-manha, já prenunciava o que ocorreria ontem, na Espanha. Sem dar chances para o Bayer Leverkusen, o Barcelona atropelou os alemães, goleou por 7 a 1 e selou com tranquilidade a sua vaga para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. O argentino Lio-nel Messi marcou cinco ve-zes e chegou aos 12 gols no torneio, se isolando ainda mais na artilharia, enquanto que o jovem Tello entrou na segunda etapa e balançou as redes duas vezes. Bella-rabi fez o gol de honra do Bayer.

Mesmo precisando de ao menos três gols para ter chances de classificação, o Bayer Leverkusen foi domi-nado completamente pelo Barcelona e quase não assus-tou o goleiro Victor Valdés. O time da casa, por sua vez, teve nova grande atuação e sobrou em campo desde os primeiro minutos de jogo.

Messi é recorde

BARCELONA