jornal de junho 09

8
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte. Seja (Bonifácio) Bem-Vindo Ano 11 - nº 46 - Junho - 2009

Upload: anselmo-garrido

Post on 23-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato - Junho 09

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Junho 09

Sindicatode Hotéis,Restaurantes,Bares e Similares de

Salvador eLitoral Norte.

Seja (Bonifácio)

Bem-VindoAno 11 - nº 46 - Junho - 2009

Page 2: Jornal de Junho 09

SINDNEWS Ano 11 - Nº 46 - Junho - 20092

Sindicatode Hotéis,Restaurantes,Bares e Similares de

Salvador eLitoral Norte.

Av. Tancredo Neves, 274Centro Empresarial Iguatemi - Bloco B

Salas 305 a 307 - CEP: 41.826-900Salvador - Bahia - Tels: 71 3525-2555

Telefax: 71 3525-2550www.sindicatohrbs.com.br

e-mail: [email protected]

Diretoria - Efetivos

Presidente

1º Vice - Presidente

2º Vice - Presidente

1º Secretário

2º Secretário

1º Tesoureiro

2º Tesoureiro

Diretoria - Suplentes

Conselho Fiscal - Efetivo

Conselho Fiscal - Suplente

Delegado Representante junto

a FNHRBS - Efetivo

Delegado Representante junto a FNHRBS -

Suplente

Superintendente

Sílvio Pessoa - Rede Sol Express

José Ronaldo Teixeira - Grande Sertão

Raul Queiroz Neto - Jaguaribe Praia Hotel

José Manoel G. C. Filho - Grande Hotel da

Barra

Dourival Machado - Cheiro de Pizza

Fernando Ferrero - Extudo

Fredrerico Pedreira Luz - Mc Donald’s

Marcelo Bandeira

Luis Henrique Amaral - Nacif

Antônio Garcia

Osmar Ignácio Júnior - Cantina Cosa Nostra

Aquilino Bouzas Pinheiro

Sérgio Monteiro - Pizzaria Il Forno

Hugo Vidal Otero - Hotel Praia da Sereia

Severino Pinheiro Vidal - Construtora

Pinheiro

Renata Proserpio - Mar Brasil

Agton Reis - Restaurante Bardauê

Daniel Santos Garcia - La Pastieira

José Silo Vidal Otero - Motel Kamasutra

Israel Celestino - Pituba Plaza Hotel

Sílvio Pessoa da Silva Júnior

Raul de Almeida Queiroz Neto

Gilberto Marquezini

D I R E T O R I A

MANDATO DE 2006 a 2009

Projeto Gráfico e Editoração:

Jeo Moreno - 9148-5598 / 8173-0079

e-mail: [email protected]

Relatório sobre atividades doSHRBS - Junho/2009

Participação da Diretoria/ Superintendente:

Desde quando tivemos o conhecimentoda aprovação da Lei do Fumo, feito de formaabrupta na Câmara de Vereadores, oSHRBS, CBTur e Abrasel, se manifestaramde forma rápida, solicitando ao Prefeito emnome de todo o Trade Turístico, uma audi-ência para tratarmos da referida Lei doFumo, antes que fosse sancionada.

Enviamos também email para CláudioTinoco – Saltur, Leonel Leal, Chefe do Ga-binete do Prefeito, bem como falamos portelefone sobre a necessidade do encontrodo Prefeito com as lideranças do trade.

Paralelamente a isto, buscamos junto aFNHRBS, documentos que pudessem nosajudar, com propostas para que a Lei nãofosse sancionada. Recebemos pareceres doEspírito Santo, Londrina. e Pernambuco on-de a Lei tinha sido rejeitada.

Reunimos-nos no SHRBS, com pre-postos e advogados enviados pela FNHRBS,que estavam naquele dia em Salvador, e nostrouxeram informações de suas ações juntoaos Senadores e Deputados Federais daBahia em Brasília, visando apoio para aquina Câmara de Vereadores..

Fizemos contato por email e telefônicocom vereador Alfredo Mangueira e esteficou de conseguir apoio para reunião com oPrefeito. Infelizmente o Prefeito sancionou areferida Lei do Fumo – Lei 7651/09,.

Novamente nos colocamos em campo econseguimos nos reunir com o VereadorAlfredo Mangueira e o Secretario da CasaCivil João Cavalcanti , onde colocamos toda anossa preocupação e dificuldades caso a Leifosse regulamentada da forma aprova-da.

Ações do SHRBS e CBTUR sobre a Lei do FumoFoi-nos dito que estariam sendo levados

em consideração todas as nossas solicita-ções e apreensões, bem como lhe foi entre-gue a proposta elaborada pela Abrasel para“Regulamentação da Lei”.

O secretário da Casa Civil, João Caval-canti disse que seriamos chamados parauma reunião antes desta regulamen-tação,onde seríamos ouvidos e esternar nossaposição. Estamos vigilantes e no aguardo.Desde ontem estamos tentando comunica-ção para termos mais informações sobre oandamento do processo de Regulamenta-ção da Lei.

Informamos que existe o prazo de 60dias para Regulamentação da Lei após a suaaprovação. Como ainda não Regulamenta-da não há motivos para nenhum ÓrgãoPublico fiscalizar a referida Lei. Caso sofraalguma fiscalização haverá defesa damesma.

Novamente entramos em contato com oSr. Paulo Pinheiro – Assessor Técnico da Ca-sa Civil, que esta analisando a Lei nº7651/09, inclusive com as sugestões entre-gues por nós quando da presença em reu-nião com o Secretario da Casa Civil Dr. JoãoCavalcante.

Foi-nos dito que se tem 60 (sessenta)dias para Regulamentação e nos pede paratermos calma, que nada foi feito ainda.

Senhores, sem a Regulamentação daLei, não há como realizar fiscalização eaplicação de multa.

Estamos atentos, sempre em contatocom a Casa Civil.

Reunião sobre o Salão de Turismo, presidida pelo Secretário deTurismo Sr. Domingos Leonelli, local: Secretária de Turismo (Gabinete);

Reunião dos 7 Pontos Mágicos, local: Bahiatursa;Reunião com Conselho da Bahiatursa, local: Salão de Reuniões da

Secretária de Turismo;XXII Reunião do Fórum Estadual de Turismo, local: Salão Oxalá no

Centro de Convenções;Cerimônia de Assinatura de Contrato: Grande Prêmio Bahia do Stock

Car,local: Salão de Atos do Prédio da Governadoria;Almoço com Glicério Lemos sobre Audiência Pública sobre o

Pelourinho, local: Hotel Monte Pascoal;Reunião na Bahiatursa;Reunião sobre Audiência com Convention Bureau, local: Sede da ABAV;Reunião de Alinhamento dos 7 Pontos Mágicos, local: Sebrae;Reunião do Cluster, local: Sede da Convention Bureau;Reunião sobre "Diretrizes Estratégicas para Salvador e Entorno”.Reunião dos 7 Pontos Mágicos, local: Bahiatursa;Assembléia dos Associados, local:Sede SHRBS.Reunião dos Diretores, local: Sede do SHRBS

Reunião dos 7 Pontos Mágicos, local: Bahiatursa;Reunião com Conselho da Bahiatursa, local: Salão de Reuniões da

Secretária de Turismo;XXII Reunião do Fórum Estadual de Turismo, local: Salão Oxalá no

Centro de Convenções;Cerimônia de Assinatura de Contrato: Grande Prêmio Bahia do Stock

Car,local: Salão de Atos do Prédio da Governadoria;Almoço com Glicério Lemos sobre Audiência Pública sobre o

Pelourinho, local: Hotel Monte Pascoal;Reunião na Bahiatursa;Reunião sobre Audiência com Convention Bureau, local: Sede da ABAV;Reunião de Alinhamento dos 7 Pontos Mágicos, local: Sebrae;Reunião do Cluster, local: Sede da Convention Bureau;Reunião sobre "Diretrizes Estratégicas para Salvador e Entorno”.Reunião dos 7 Pontos Mágicos, local: Bahiatursa;Assembléia dos Associados, local:Sede SHRBS.Reunião dos Diretores, local: Sede do SHRBS

Page 3: Jornal de Junho 09

SINDNEWS 3Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

Baianos vão participar do Salão de Turismo de SPmpresários dos segmentos dehotéis e agências de viagemde Salvador garantiram emE

reunião com o secretário estadualde Turismo, Domingos Leonelli, erepresentantes da Bahiatursa e Se-brae, na sede da Setur, a participa-ção no Salão de Turismo de SãoPaulo, a ser realizado nos 1º e 5 dejulho, na capital paulista. Eles pre-tendem investir R$ 40 mil na partici-pação do evento. Já a Bahiatursaaportará R$ 138 mil para a promo-ção do estado durante o salão, queé tido como uma das principaisfeiras de turismo do país.

Voltado ao público final, o Salãodo Turismo 2009 terá área institu-cional, com a participação das se-cretarias estaduais de Turismo e dogoverno federal, manifestações ar-tísticas, rodada de negócios, novosprojetos, agricultura familiar, joiasdo Brasil, núcleo do conhecimento,artesanato/saber fazer, casas doconselho e gastronomia.

Uma das novidades para a edi-ção deste ano é a área de comer-cialização, que permitirá aos visi-

tantes comprar os mais diversosprodutos e serviços turísticos. Énessa perspectiva que agentes deviagem e hoteleiros do estado pre-tendem comercializar pacotes espe-ciais para o destino Bahia.

Na reunião, ficou estabelecidoque 30 grupos empresariais de to-das as zonas turísticas do estadoterão espaço na parte comercial dosalão, numa área de 256 metrosquadrados - espaço cinco vezesmaior que o destinado em 2008.

De Salvador, participarão 12 das

principais empresas da área deturismo, o que abrange agentes deviagem e hotéis de três, quatro ecinco estrelas.

O representante do Sebrae,Richard Alves, afirmou que as em-presas devem comparecer ao Salãode Turismo preparadas para ofere-cer e comercializar produtos dife-renciados para conquistar mais visi-tantes para a Bahia, com novos pa-cotes de viagem e roteiros. "Co-moo evento acontece em julho, o idealé disponibilizar produtos para osferiados prolongados do segun-dosemestre", disse.

O diretor do Grupo Pestana,Paulo Dias, declarou que é precisoque o governo e os empresários'ven-dam' a Bahia como um destinoe abordem as diversidades turís-ticase culturais do estado. "Agora, com ovôo para Lençóis, por exem-plo,poderemos vender um pacote comdois dias em Salvador e quatro naChapada, e vice-versa", expli-cou.

Oferta de produtosdiferenciados

Secretário de TurismoDomingos Leonelli

Resultado da visita do produtor ediretor coreano Jeong-Sue Kim, nomês passado a Salvador, a TV es-tatal da Coréia do Norte - KBS, Ko-rean Boadcasting System -apresentou no dia 1º de maio paraseus telespectadores a capital daBahia com suas muitas possibi-lidades para o turismo cultural e delazer. As belas paisagens se mis-turaram aos monumentos ar-quitetônicos, herança dos coloni-zadores portugue-ses, e a capoeira,um dos muitos legados afro-brasi-leiros.

A TV coreana caprichou nas ima-gens de Salvador, e durante umahora mostrou as praias, o casariocolônia do Pelourinho, que é tom-bado pela Unesco como patrimônio

Com o apoio da Bahiatursa eSecretaria de Turismo a repórterespecial da rede portuguesa detelevisão RTP, Rita Marrafa esteveem Salvador no mês passado paraproduzir matérias exclusivas so-bre o Convento e Igreja de SãoFrancisco e Ordem Terceira. A re-portagem mostra detalhes, cu-riosidades, conta a história doconjunto arquitetônico e foi exi-bida nos últimos dias com ótimarepercussão em Portugal.

Salvador édestaque em

rede portuguesade televisão

TV coreana destaca SalvadorPrograma de uma hora de duração mostra toda

diversidade cultural e belezas da capital baiana

da humanidade. Imagens de ter-reiros de candomblé completaram agravação, com direito a entrevistacom a cantora Margareth Menezes.A Ribeira e a Península Itapagipanaforam apresentadas como um doslocais mais belos da capital baiana.

De acordo com o produtor e di-retor Jeong-Sue Kim, que em Sal-vador foi ciceroneado pelo guia deturismo e funcionário da Saltur –Empresa Salvador Turismo, oprograma sobre Salvador já estásendo considerado como “o pro-grama do ano sobre o Brasil”. A TVestatal da Coréia do Norte pensaagora em retornar à capital baianadurante o Carnaval, para enfocaressa que é considerada a maior fes-ta popular do mundo.

Page 4: Jornal de Junho 09

SINDNEWS4 Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

alvador experimentou nosúltimos cinco anos um cres-cimento da ordem de353,19% no número de tu-

Turismo de cruzeiro cresce 353% em SalvadorTurismo de cruzeiro cresce 353% em Salvador

SSristas que chegaram à cidade peloPorto de Salvador. Na temporada2004/2005, 45 mil passageiros de-sembarcaram na capital baiana pelomar, enquanto que nesta tempora-da 2008/2009 esse número saltoupara 213.062 visitantes, de acordocom dados apurados pela Com-panhia das Docas do Estado da Ba-hia (Codeba) e também pelo Sindi-cato das Empresas de Turismo(Sindetur).

Com relação ao número de na-vios - de 45 em 2004/2005 para 109em 2008/2009 - o crescimento che-ga a 142,22%. A Empresa SalvadorTurismo (Saltur) tem acompanhadoesse crescimento que, na opiniãodo seu presidente Cláudio Tinoco, éde grande importância para a cida-de e para o comércio local.

Os turistas que chegam de na-vio, se não gastam com hospeda-gem, deixam na economia local umvolume maior de dinheiro. Eles gas-tam com passeios turísticos, res-taurantes e na compra dos maisdiferentes tipos de artesanato, des-de o mais simples souvenir a jóias.Os cruzeiros marítimos têm che-ga-do cada vez com mais frequência a

Salvador, cidade que foi a primeiracapital do país e possui importanteacervo cultural e arquitetônico. Alémdas belezas naturais, o visi-tantepode experimentar as delícias daculinária entre um passeio e ou-tro.

Terminal turístico - O presidenteda Saltur acredita que o turista queviaja em cruzeiro marítimo e desem-barca em Salvador para um passeio,por mais simples que seja, com cer-teza ficará encantado com a magiadesta cidade e voltará para melhorviver as nossas belezas, a cultura e oalto astral do povo baiano. Essesnúmeros reforçam a tese defendidaem abril deste ano por Claudio Tino-co junto ao ministro do Turismo,Luiz Eduardo Barretto, para cons-trução do terminal turístico paracruzeiros marítimos no Porto de Sal-vador, nos armazéns 1 e 2. Ele ar-gumenta que "essa cessão já foi

autorizada pelo Conselho deAutoridade Portuária (CAP) e a ci-dade possui o Projeto Conceitual,que incorpora ao equipamentoáreas para lojas, restaurantes, esta-cionamento, serviços de atenção aoturista".

Os números dos cruzeiros marí-timos em Salvador são expressivose mostram uma tendência de cres-cimento. Em 2004/2005, 45 naviosque aportaram na capital baiana etrouxeram 47 mil visitantes. Natemporada seguinte (2005/2006)esse número cresceu para 56 milpessoas em 65 embarcações. Em2006/2007 foram 85 navios atra-cados, com um total de 90 mil pas-sagei ros. A temporada de2007/2008 trouxe 105 embar-cações com 150 mil passageiros eem 2008/2009 foram 109 navioscom 213.062 turistas.

O São João da Bahia 2009 foi lançadooficialmente dia 21 de maio, para representantesdo trade turístico, artistas e jornalistas, na sededo Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), noPelourinho. Durante o evento, o secretário doTurismo, Domingos Leonelli, apresentou o planode investimentos da Bahiatursa e a estratégiapara a promoção dos festejos juninos do estadopara todo o Brasil.

Entre os presentes, Silvio Pessoa - Presidentedo SHRBS, os forrozeiros, que compareceram empeso no lançamento da edição deste ano do SãoJoão da Bahia. Personalidades como AdelmárioCoelho, Zelito Miranda, Gereba, Léo, daEstakazero, Luiz Caldas e Del Feliz foram algunsdos que prestigiaram o evento.

Bahia se consolida como destinonacional de festas juninas

Bahia se consolida como destinonacional de festas juninas

Page 5: Jornal de Junho 09

SINDNEWS 5Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

A Bahia e Salvador vivenciaramuma verdadeira festa de sabores etentações gastronômicas. Foi o Fes-tival Brasil Sabor 2009, que a Asso-ciação Brasileira de Bares e Restau-rantes (Abrasel) lançou no dia 15 demaio, em parceria com Ministériodo Turismo e o Sebrae. Consideradoo maior festival gastronômico doplaneta, o Brasil Sabor de volta emsua 4ª edição, reuniu cerca de 1300estabelecimentos em todo o país,tem o a apoio da Prefeitura de Sal-vador através da Saltur – EmpresaSalvador Turismo. Na Bahia, maisde 100 restaurantes distribuídos em19 cidades revelou o melhor da culi-nária quantos do estado, apresen-

Maior festival gastronômico do planetaRealizado pela Abrasel, a etapa baiana do

Festival Brasil Sabor reuniu mais de 100 restaurantesRealizado pela Abrasel, a etapa baiana do

Festival Brasil Sabor reuniu mais de 100 restaurantestou pratos a preços promocionaisaté o dia 14 de junho.

Criado para movimentar a cenagastronômica nacional, o Brasil Sa-bor abriu o calendário de festivaisde culinária com uma intensa pro-gramação, incluindo festins gastro-nômicos, cursos para o setor, de-monstrações culinárias e até umacorrida de garçons. Uma das atra-ções mais esperadas foi a CozinhaShow, que funcionou na praça cen-tral do Shopping Iguatemi entre osdias 03 e 07 de junho. Grande vi-trine do festival, o espaço contoucom sessões de degustação, de-monstrações de chefs, cursos e atésessões de culinária infantil.

Em 2009, o Brasil Sabor trouxe otema “Todos os sabores, uma sóarte”, que teve como grande desafio

a criação de receitas que valori-zasem a cultura de cada região eseus ingredientes típicos. Na prá-tica, busca o desenvolvimento daBahia na sustentabilidade dos seusprodutos regionais. O resultadodessa rica miscelânea de sabores ehistórias é o já tradicional livro “Se-gredos dos Chefs”, com todas asreceitas participantes e o olhar ins-pirador do fotógrafo Mário JorgeMarques.

O festival Brasil Sabor foi umarealização da Abrasel e teve comoparceiros Sebrae, Senac, Brasilgás,secretarias baianas de Agricultura eTurismo do Estado, Bahiatursa, Sal-tur, Prefeitura de Porto Seguro,Sindhoteis, Banco do Nordeste,Souza Cruz, Perini, Shopping Igua-temi, Itagibá, Ecolab e Ura-nus2.

m campeonato de quadrilhasfoi uma das atrações do SãoJoão do Pelourinho, no

Campeonato de quadrilhasanimou o São João do Pelourinho

UCentro Histórico de Salvador.

O primeiro lugar ganhou umprêmio de R$ 3.500,00, além derepresentar a Bahia no ConcursoNacional de Quadrilhas, em For-taleza (CE), nos dias 18 e 19 dejulho. O segundo lugar ganhou R$3.000,00 e representará a Bahia noArraiá Brasil, em Belo Horizonte

(MG), nos dias 11 e 12 de julho, já aterceira colocada recebeu R$ 2.500e representará a Bahia no Nordes-tão, em Recife (PE).

Segundo a coordenação docampeonato, a melhor quadrilha irárepresentar a Bahia no ConcursoRegional de Quadrilhas da TVGlobo, que acontecerá no dia 27 dejulho e terá flashes em nível nacio-nal, no domingo, 28, após o Fan-tástico.

Entre 2007 e 2009, estão sendoaplicados R$ 12 milhões em quali-ficação de mão de obra, muito acimados R$ 500 mil anuais aplicados em2005 e 2006. A expectativa é quali-ficar 20 mil pessoas para atenderbem o turista. O Sistema de Infor-mação ao Turista ganhou uma forma-tação mais eficiente, com call center,monitores, postos de atendimento epesquisas atualizadas.

Foi inaugurado o Disque Bahia Tu-rismo, maior Call Center turísticoestadual do país, especializado emturismo receptivo. O serviço estádisponível 24 horas com atendimentoem português, inglês e espanhol.Outra novidade foi a implantação doServiço de Atendimento ao Turista(SAT) no Pelourinho, no AeroportoInternacional de Salvador, na Estradado Coco e em Praia do Forte.

Ações melhoram oatendimento ao turista

Page 6: Jornal de Junho 09

SINDNEWS6 Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

No Centro de Con-venções da Bahia, a Se-cretaria de Turismo e Ba-hiatursa entregaram oscertificados à primeiraturma que participou dacapacitação para atenderao mercado GLS. Foramtreinados 29 trabalha-dores envolvidos naatividade turística, paramelhorar o atendimento

Setur entrega certificado capacitação a 1ªturma que irá trabalhar com o mercado GLS

ao segmento. A turma participou decursos com 40 horas de duração,com módulos sobre qualidade noatendimento ao público, conscien-tização turística, segurança ali-mentar, identidade e orientação se-

xual, origem, preconceitoe poder econômico dopúblico GLS.

A capacitação é umaparceria com a Univer-sidade do Estado da Ba-hia (Uneb) para profis-sionais como recepcionis-tas, camareiras, portei-ros, manobristas, men-sageiros, seguranças eproprietários de estabe-

lecimentos. Os cursos fa-zem partedo programa A Bahia é Muito MaisQualificação, que prevê, para esteano, investimentos de R$ 1,1 milhãoem ações de qualificação profis-sional.

A nova camisa da Seleção Bra-sileira deverá ser lançada no Carna-val de Salvador, em 2010. A Confe-deração Brasileira de Futebol vaiaproveitar a vitrine que é a maiorfesta popular do mundo para apre-sentar o uniforme da Seleção Cana-rinho para a Copa do Mundo daÁfrica do Sul. Em setembro, Salva-dor vai receber os jogadores da Se-leção para o jogo contra o Chile pe-las Eliminatórias da Copa, no Está-dio de Pituaçu.

Em 2010 o Carnaval de Salvadorvai homenagear os 60 anos do trioelétrico, a invenção de Dodô eOsmar que revolucionou a festa dopovo. Além dos criadores do trio e

Camisa da Seleção deve ser lançada em SalvadorConfederação Brasileira de Futebol vai aproveitar o

Carnaval 2010 para apresentar uniforme da Copa do Mundo

do pau elétrico – a guitarra baiana –a folia baiana lembrará toda a tra-jetória do trio e personagens impor-tantes, a exemplo de Orlando cam-pos, criador da Caetanave; os can-tores Moraes Moreira (primeira acantar no trio) e Caetano Veloso,que compôs Atrás do trio elétrico sónão vai quem já morreu.

O lançamento da nova camisa daSeleção Brasileira durante o Carna-val reforça a idéia da internacio-nalização da folia baiana que hojeatrai turistas e as atenções de todoo Brasil e do Mundo. O Carnaval deSalvador é uma realização da Pre-feitura Municipal através da Saltur –Empresa Salvador Turismo.

A Câmara Municipal de Salvadoraprovou o Projeto de Lei que proíbe oconsumo de cigarros em ambientesfechados. De acordo com a norma,que recebeu a sanção do prefeitoJoão Henrique, não será permitidasequer a instalação de fumódromosem bares e restaurantes. Caso a me-dida seja descumprida, o estabele-cimento poderá sofrer sanções pesa-

Vereadores aprovam projeto anti-fumodas que vão desde multas até ofechamento. Assim como a determi-nação paulista, não há puniçõespreistas para os fumantes. Em nívelestadual, o de-putado Pedro Alcân-tara (PR) encaminhou uma proposi-ção nos mesmos moldes para serapreciada pela Assembléia Legisla-tiva (AL-BA), com o objetivo de apli-cá-la nas demais cidades baianas.

Bahia promovedestino para

atrair argentinos

Emilia Silva -Presidente daBahiatursa

Para promover o destino Bahiae reforçar os novos vôos chartersda Argentina e do Uruguai comdestino a Salvador e Porto Seguro,organizados pelas companhiasaéreas Pluna e Andes, a Secretariado Turismo e Bahiatursa partici-param em Buenos Aires, do 10ºworkshop "Bahia Terra da Felici-dade. O evento foi promovido pelaThesys, principal operadora dessepaís que pretende enviar para aBahia cerca de três mil passa-gei-ros, nesta Alta Estação.

A presidente da Bahiatursa,Emília Silva e técnicos da empre-sa participaram do evento paravender o destino Bahia, atuali-zando e apresentando os novosprodutos turísticos baianos. A pro-moção reuniu diversos profissio-nais, entre operadores de via-gens, hoteleiros, representantesde companhias aéreas, jornalistase autoridades argentinas.

Segundo a diretora de relaçõesinternacionais da Bahiatursa, Ro-sana Decat França, a conquistadesses vôos é resultado dos esfor-ços promovidos pela Secretaria deTurismo e da Bahiatursa desde2007 para retomar o relaciona-mento com o mercado da Argen-tina. "A Bahia é um importantedestino para os argentinos quepodem combinar várias expe-riências em uma mesma viagem.Além do sol e praia, segmentoturístico considerado prioritáriopara o mercado, os argentinos po-dem vivenciar a nossa história e anossa cultura", disse.

Page 7: Jornal de Junho 09

SINDNEWS 7

CONVÊNIOS E PARCERIASEmpresas que mantém relacionamento com o SHRBS, proporcionando aos

nossos associados sempre melhores preços e condições. Informe-se

Norclínicas / Intermédica

Diretora:Contato:Tel.: (71) 3271-0012 / 9125-4257

VITALMED - Emergências

Contato:Tel.: (71) 2202 8700 / 8131 3952

TalkTalk - Idiomas

Contato:Tel.: (71) 3341 2713 / 9178 2591

Caballeros de Santiago

Tel.: (71) 3334-4342 / Fax: (71) 3334-0495

Atua na área de assistência médica paraempresas.

Tânia MascarenhasHilton Viana - Volt Corretora

Serviços de atendimentos de emer-gências. Preços especiais para Associa-dos SHRBS.

Sra. Fátima Oliveira

Ensina a Língua Inglesa através do mé-todo Callan.Salvador. Av. Tancredo neves Ed. GarciaD’Ávila sala 101

Ane Luania

Cursos de Espanhol. Descontos de 20 a40% sobre preço balcão.

Atua na área da Medicina e Segurança doTrabalho. Realiza e elabora exames clíni-cos e laudos médicos. Salvador e Lauro deFreitas.

Dr. Emanuel Barcelar

CLIMEBA- Clínica Médica

Contato:Tel.: (71) 3379 0486 / 2106 3509

[email protected]

[email protected]@vitalmed.com.br

[email protected]

[email protected]

[email protected]

ASSISTÊNCIA MÉDICA

CURSOS / TREINAMENTOS

FOTOGRAFIAS

ODONTOLOGIA

AGÊNCIAS DE VIAGENS

PRODUTORA & EVENTOS

ADVOGADOS

ÓTICAS

COSMÉTICOS

CONSULTORIA

Contato:Tel.: (71) 3234-3725 / 9978-9121

Andrade Maia

Contato:Tel.: (71) 3340 0642

Óticas Econômica

Contato:Tel.: (71) 9218-9306/3266-5675

Amenities Florus

Contatos:Tel.: 71 8103-5570

PhasesArquivos,consultoria em organizaçãode documentos

Contato:Tel.: (71) 3232-3190 / 9232-1027

AndréaAlmeida

Atua em todas as áreas, sendo umescritório de abrangência nacional.

Sra. Berenice Lambert

Visa o fornecimento de produtos de ótica ede óculos de grau e esporte a preço decusto e em excelentes condições.

Sr.Araújo/ Srª. Marcela

Linha de cosméticos com selo dequalidade certificado pela ANVISA parahotéis, motéis, spas, clínicas eacademias.

Srta.Aelle Oliveira

Soluções adequadas para arquivos degrandes, pequenas, médias e micro-empresas.

Simone França

www.showeventos.com.br

[email protected]

[email protected]

www.florus.com.br

[email protected]@phasesarquivos.com.br

Consultoria e Treinamento nas áreas deturismo e hospitalidade.Cursos: Gerenciando Meios de Hos-pedagens; Atendimento ao Público emRestaurantes, Bares, Fast Foods e Si-milares. Garçom - Operacional e Atendi-mento, (dentre outros).

Atuam na área de fotos e filmagens.Carlos Novais

Jacqueline Chamusca

Empresa do Grupo Unidonto, atuante noramo de assistência odontológica, firmaconvênio para os funcionários das empre-sas associadas ao SHRBS.

Vânia Rocha

Atua na área de receptivo, com ótimosroteiros, em Salvador, Nazaré dasFarinhas, Cachoeira e São Felix eAracaju.

Julia Santos

Seja qual for o seu evento, nós temos asmelhores soluções.

Projeto Reciclart -Consultoria

Tel: (71) 3451 3965 / 3452 2568 / 9978 0603

Contato:Tel.: (71) 3264-9076 / 9931-3171Contato:Tel.: (71) 3332-9962 / 9991-5942

PREVDONTO - Plano de

Assistência Odontológica

Contato:Tel.: (71) 88725483 / 3346-1919

Peregrinos da Cultura

Contato:Tel.: (71) 3451 3965 / 9978 0603

Show Business

Contato: Julia Santos

[email protected]

[email protected]

www.peregrinosdacultura.com.br

Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

Azul já é terceira maior aérea do BrasilApenas cinco meses após decolar pela primeira vez, a companhia de transportes aéreos Azul

já conquistou em maio o terceiro posto em ocupação de mercado. Segundo números da Anac, aempresa passou para 4,16% a sua participação no bolo da aviação civil brasileira, deixando paratrás a Webjet, que agora tem 3,99%. A Azul tinha 3,62% em abril. O aumento mensal donúmero de rotas e, especialmente, a opção por trechos não operados normalmente pelasgrandes companhias ajudou que a Azul fosse bastante solicitada logo no início das operações.Devido a isto, a taxa de ocupação de assentos da companhia é de 79% dos assentos, enquantoTAM e Gol têm, respectivamente, 56% e 59%. As duas gigantes, no entanto, permanecembastante longe da terceira em participação. A TAM permanece líder com 44,9%, mas ameaçadacada vez mais pela Gol, que agora detém 42,02% do mercado.

Page 8: Jornal de Junho 09

SINDNEWS8 Ano 11 - Nº 46 - Junho - 2009

presidente da República, LuizInácio Lula da Silva, o ministrodo Turismo, Luiz Barretto, e ogovernador do estado de Ser-

Ponte reduziráem 70km a

distância entreSalvador e Aracaju

Ponte reduziráem 70km a

distância entreSalvador e Aracaju

Ogipe, Marcelo Déda, autorizaram emAracaju (SE), a licitação da primeiraetapa da ponte sobre o rio Piauí, obraque será executada com R$ 30 mi-lhões do Ministério do Turismo. O custofinal do projeto está orçado em R$ 126milhões e a estimativa é que a obraesteja concluída até o final de 2010.

A ponte entre os municípios de Es-tância e Indiaroba, que vai concretizara ligação rodoviária entre as capitaislitorâneas de Aracaju e Salvador, foiclassificada pelo ministro do Turismo,Luiz Barretto, como “obra prepara-tória para a Copa de 2014”. Com 1,7km de extensão, a plataforma teráquatro pistas de rolamento, e dimi-nuirá em 70 km a distância percorrida

entre as duas capitais, criando umimportante eixo rodoviário entre olitoral sul de Sergipe e a Linha Verdeda Bahia, que começa na Estrada doCôco, em Salvador.

O governador Marcelo Déda afir-mou que esta é uma demonstraçãode que “a política da parceria produzprogresso”. Segundo ele, a medida“estimula o desvio do fluxo de turistasque trafegam por grandes rodovias,oferecendo uma ótima alternativapara transitar de um estado para ooutro pela beira da praia”.

Para que o turista percorra olitoral, de acordo com o presidenteLula, “é preciso que exista infra-es-trutura adequada que o estimule aquerer conhecer a beleza das praiasnordestinas”. Deda complementou:“enquanto a seleção brasileira levan-tará o caneco em campo, o Brasil es-

tará criando empregos e renda, inclu-sive pelo turismo. Essa será nossaverdadeira vitória”.

Até dezembro de 2009, há pre-visão de liberação de mais R$ 40milhões para a execução da segundaetapa da construção. A ponte sobre orio Piauí é o segundo projeto cus-teado pelo Ministério do Turismo como objetivo de criar conexão diretaentre os litorais sul de Sergipe e nortebaiano. O primeiro deles é a ponteJornalista Joel Silveira, erguida sobreo rio Vaza-Barris, que liga a região doMosqueiro, em Aracaju, à praia daCaueira, na cidade de ItaporangaD'Ajuda. A obra vai viabilizar a inte-gração da grande Aracaju com aspraias do litoral Sul e recebeu, atéagora, R$ 59,25 milhões do MTur. Aprevisão é de que esteja finalizadaem outubro deste ano.

As igrejas de São Francisco deAssis e Ordem Terceira de Salvador,na Bahia, e a Igreja da Ordem Ter-ceira de São Francisco da Penitência,em Ouro Preto (MG), estão entre assete maravilhas de origem portu-guesa no mundo. Construções histó-ricas de 16 países concorriam ao tí-tulo, que foi anunciado no dia 11 dejunho, em Portugal. De acordo com oscritérios do concurso, cada nação nãopoderia ter mais que duas maravilhasescolhidas.

A votação teve início em dezembrodo ano passado e terminou no últimodia 07 de junho. Segundo a organi-zação do concurso, a escolha dosmonumentos levou em consideraçãoo valor histórico e patrimonial daconstrução. "Com certeza a eleição dedois monumentos brasileiros entre assete maravilhas portuguesas no mun-do é mais um diferencial que o nosso

Igrejas de São Francisco e Ordem Terceirade Salvador estão entres as sete maravilhas

país, dono de umaenorme riqueza na-tural e cultural, ofe-rece ao turista por-tuguês", avalia a pre-sidente da Embratur,Jeanine Pires.

Cerca de 30% dosturistas portuguesesque fazem viagens delonga distância vêmao Brasil, não raropela segunda ou ter-ceira vez. "Por isso éfundamental oferecernovas opções para que eles voltemsempre ao país", observa Jeanine.

O Ministério do Turismo, por meioda Embratur, investe na promoçãointernacional do Brasil como destinocultural. Para isso, mantém um siteespecífico sobre o segmento, dispo-nível em português, inglês, espanhol,

italiano e francês:

Considerado um país prioritáriopara a promoção do Brasil no exterior,Portugal é o terceiro maior emissorde turistas para o Brasil. Atualmente,60 vôos semanais fazem a ligaçãoentre os dois países.

www.braziltour.com/heritage.