jornal de juatuba e mateus leme 309

6
JUATUBA E MATEUS LEME - MG | 11 DE ABRIL DE 2015 | EDIÇÃO 309 | R$1,00 Rua Dalila Alves da Cunha, 284 - Centro - Mateus Leme (ao lado do supermercado Nenem) | 3535-2304 Em Abril o mês de aniversário das Óticas Bem-te-vi E o presente quem ganha é você!!! TODA AS LOJAS COM DESCONTOS DE ATÉ 50%, VENHAM CONFERIR Av. Tânus Saliba, 332 - Centro Juatuba (próximo ao supermercado Nenem) | 3535-5703 JUATUBA PODE PERDER UNIDADE DO SEST/SENAT Prefeitura trava terreno para construção da sede Nascentes acionada a consertar a rua Guaraciaba Passos Depois do início da duplicação da MG-050, a rua Guaraciaba Passos passou a ter um fluxo mais intenso de veículos, inclusive pesados o que contribuiu para a deterioração do asfalto, que ficou bastante danificado. A Concessionária que administra a rodovia está sendo acionada para reparar os danos na via, no Centro da cidade. Igam define medidas duras para captação de água na RMBH Juatuba confirma mais de 250 casos de dengue neste ano Página 02 Página 05 Mateus Leme prepara eleição para Conselho Tutelar Com atraso, empresa assume manutenção da iluminação pública de Mateus Leme Página 03 Página 02 Página 06 Presidente da Câmara enfrenta resistência para legalizar verba indenizatória Página 03 Prefeita Valéria exige saída de vereador da comissão de greve para retomar negociações com servidores Página 03 A empresa contratada para a realização dos serviços de manutenção corretiva e preventiva da iluminação pública de Mateus Leme começou a atuar na segunda-feira, 06. O Município demorou a assumir a gestão do sistema, conforme exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel - o o resultado é uma grande demanda, em praticamente todos os bairros pela instalação de lâmpadas ou manutenção da rede.

Upload: jornal-spasso

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Está é a sua versão digital do Jornal de Juatuba e Mateus Leme Ed 309

TRANSCRIPT

Juatuba e Mateus LeMe - MG | 11 de ABRIL de 2015 | edIção 309 | R$1,00

Rua Dalila Alves da Cunha, 284 - Centro - Mateus Leme (ao lado do supermercado Nenem) | 3535-2304

Em Abril o mês de aniversário das Óticas Bem-te-viE o presente quem ganha é você!!!

TodA As lojAs com dEsconTos dE ATÉ 50%, vEnhAm confErir

Av. Tânus Saliba, 332 - Centro Juatuba (próximo ao supermercado Nenem) | 3535-5703

juatuba pode perder unidade do sest/senat

prefeitura trava terreno para construção da sede

nascentes acionada a consertar a rua Guaraciaba passos

Depois do início da duplicação da MG-050, a rua Guaraciaba Passos passou a ter um fluxo mais intenso de veículos, inclusive pesados o que contribuiu para a deterioração do asfalto, que ficou bastante danificado. A Concessionária que administra a rodovia está sendo acionada para reparar os danos na via, no Centro da cidade.

Igam define medidas duras para captação de água na rMbH

Juatuba confirma mais de 250 casos de dengue neste ano

Página 02

Página 05

Mateus Leme prepara eleição para Conselho tutelar

Com atraso, empresa assume manutenção da iluminação pública de Mateus Leme

Página 03

Página 02

Página 06

presidente da Câmara enfrenta resistência para legalizar

verba indenizatória Página 03

prefeita Valéria exige saída de vereador da comissão de greve para retomar

negociações com servidores

Página 03

A empresa contratada para a realização dos serviços de manutenção corretiva e preventiva da iluminação pública de Mateus Leme começou a atuar na segunda-feira, 06. O Município demorou a assumir a gestão

do sistema, conforme exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel - o o resultado é uma grande demanda, em praticamente todos os bairros pela instalação de lâmpadas ou manutenção da rede.

Jornal de Juatuba e Mateus LemePágina 2 Sábado, 11 de abril de 2015

CNPJ: 10.573.759/0001-17Em Juatuba: [email protected]

Mateus Leme: [email protected]

Distribuição: Juatuba e Mateus Leme - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente,

a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

Marcela França – advogada Previdenciária esPecializada

escritório de advocacia Previdenciária:

Benefícios Previdenciários e Previdenciário Empresarial• Aposentadoria do Servidor Publico Municipal, Estadual e Federal;

• Cálculos para a Aposentadoria;• Custeio;

• Planejamento de Aposentadoria;• Aposentadoria por invalidez / Acréscimo de 25%; Aposentadoria Rural;

• Aposentadoria Urbana;• Aposentadoria por Tempo de Contribuição;

• Aposentadoria Especial;• Auxílio Acidente;

• Acidente de Trabalho; • Acerto de tempo de contribuição;

• Revisões de Benefícios; • Pensão Urbana/Rural;

• Auxilio Maternidade/Auxilio Maternidade Rural;• Amparo Social ao Deficiente;

• Amparo social ao Idoso;• Seguro-defeso.

e-mail: [email protected] | (37) 9902-5886 ( vivo)Praça cilico, 74, centro, Térreo, itaúna - Mg

Foi publicado no último o edital para o processo de elei-ção do Conselho Tutelar de Mateus Leme para o quadriê-nio 2016/2019. O pleito é des-tinado à escolha de cinco titu-lares para o mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução do conselheiro ao cargo mediante novo processo de escolha. Na eleição também ficam definidos os suplentes de cada um dos membros. O órgão é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos

dos menores, cumprindo as atribuições previstas no Esta-tuto da Criança e do Adoles-cente.

Os interessados em concor-rer deverão se cadastrar na Secretaria Municipal de Assis-tência Social, localizada na avenida Getúlio Vargas, 79, Centro. O período de inscri-ções será entre 11 e 29 de maio. Para candidatar-se à fun-ção, é preciso atender a alguns requisitos, entre eles ser pes-soa de reconhecida idoneidade

moral, comprovada por folhas e certidões de antecedentes cíveis e criminais expedidas Justiça Estadual, ter idade superior a 21 anos, residir na cidade há pelo menos um ano, ter concluído o ensino médio até a data da posse, estar em gozo dos direitos políticos e em dia com as obrigações elei-torais e militares.

A candidatura é individual e sem vinculação a partido polí-tico, grupo religioso ou econô-mico e é vedada a formação de

chapas de candidato. Poderão votar todos os maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município. O dia, a hora e o local da posse dos conselhei-ros tutelares serão divulgados junto à comunidade local por meio de convite que será afi-xado em todos os locais públi-cos, com antecedência mínima de 10 dias. O edital completo está disponível na página da Prefeitura de Mateus Leme na internet (www.mateusleme.mg.gov.br).

Começam os preparativos para eleição do Conselho Tutelar de Mateus Leme

O Estado Brasileiro autorizou a comercialização deste tipo de medicamento – a Talidomida- de 1957 até final da década de 1960, em grande escala no nosso Pais, com a ideia de ser muito eficiente, no combate a enjoos e náuseas na gravidez, não tendo qualquer contra indi-cação.

Ocorre que, estudos científi-cos, comprovaram que o uso deste medicamento, era alta-mente nocivo às mulheres grá-vidas, causando deformidades nos fetos, e os bebes nasciam com má formação e encurta-mento dos membros, até ausên-cias deles (braços e pernas).

Em 1961, após ter seu uso associado a mais de 10 mil casos de defeitos fetais, a droga foi retirada de circulação em todo o mundo, menos no Brasil, ou seja, o País permitiu a comercia-lização, quando lá fora já estava proibida, um grave erro do Estado, que mesmo tendo conhecimento dos estudos rea-lizados pela comunidade cienti-fica, ainda permitiu por quase 04 anos a venda e distribuição, sendo o principal responsável por ter demorado tanto a tomar providencias sobre o uso do medicamento.

Novos casos podem e devem ser evitados, mas é preciso, que as autoridades governamentais, implantem políticas sérias de

informação e orientação para que o medicamento seja usado devidamente, visto que, nos dias de hoje, a talidomida, ainda é usada no tratamento de quatro doenças: câncer, DST/AIDS (úlceras aftóide idiopática), lúpus eritematoso sistêmico e hanseníase.

Para estes casos a Previdência Social garante Pensão Especial aos portadores de deformidade física decorrente do uso da Tali-domida a partir de 1º de janeiro de 1957.

Este benefício é vitalício e intransferível, ou seja, os depen-dentes e familiares do segurado não têm direito à pensão, após sua morte. A Pensão Especial também não pode ser acumu-lada com os benefícios assisten-ciais (LOAS) e Renda Mensal Vitalícia paga pela União.

O benefício é devido ao por-tador de deformidade física decorrente do uso da Talido-mida, independentemente da época de sua utilização.

A Renda mensal inicial será calculada mediante a multiplica-ção do número total de pontos indicadores da natureza e do grau de dependência resultante da deformidade física, cons-tante do processo de conces-são, pelo valor fixado em Por-taria Ministerial que trata dos reajustamentos dos benefícios pagos pela Previdência Social.

BENEFÍCIO ASSITENCIAL AOS PORTADORES DE TALIDOMIDA

O presidente da Câmara de Mateus Leme, Cristiano Leo-nardo de Oliveira esteve nesta quarta-feira, 08, na sede do programa Interlegis para conhecer o sistema e discutir a possibilidade de parceria que pode viabilizar uma série de mudanças. A principal delas é a implanta-ção de um centro de treina-mento para a realização de oficinas de treinamento gra-tuitas. A ideia surgiu quando o vereador soube da existên-cia de ferramenta gratuita para a gestão do portal da Casa na internet, ao dar iní-cio aos procedimentos para licitação que teria como obje-

tivo a contratação de nova empresa para a execução do serviço.

Além de adotar o programa que é disponibilizado gratui-tamente, Cristiano de Oli-veira pretende incentivar o uso do mesmo pelas câmaras das cidades vizinhas. Para isso, ele quer garantir apoio do Instituto Legislativo Bra-sileiro – ILB – para ofertar cursos aos servidores de toda a região, em turmas semanais de cerca de dez pessoas que depois estarão capacitadas a gerenciar os sites. Também é estudada a possibilidade de revisão e atualização do regi-mento interno da Casa e da

Cristiano Oliveira sinaliza parceria para implantar polo de treinamento

tecnológico no Legislativo

Vendo Loja de auto peças e acessórios em MATEUS LEME.

Excelente oportunidade para quem quer começar o próprio negócio. Com estoque, cadastro em várias distribuidoras. Motivo da venda: mudança de cidade.

PonTo coMercial coM alUgUel acessÍvelTeleFone coM nÚMero Fácil 31-3535-3434

TONINHO AUTO PEÇAS

Lei Orgânica Municipal, tam-bém sem ônus para os cofres públicos, segundo o parla-mentar. “Essas ações visam

modernizar a Câmara e, com isso, aproximar os cidadãos dos nossos trabalhos”, declara o presidente.

O Instituto Mineiro de Ges-tão das Águas – Igam - publi-cou nesta quinta-feira, 09, as portarias que declaram situ-ação de escassez hídrica nas porções hidrográficas que abrangem os reservatórios do Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, este último, terceiro mais impor-tante da Região Metropoli-tana de Belo Horizonte e responsável pelo abasteci-mento de Juatuba e Mateus Leme. Também estão incluí-das as bacias contribuintes para os reservatórios.

Por meio de avaliação, o órgão constatou que nesses locais há riscos acima de 70% de não atendimento aos usos de recursos hídricos estabe-lecidos e a jusante até o final do período seco. A Delibera-ção Normativa n° 49 do Con-selho Estadual de Recursos

Hídricos – CERH - estabelece esse risco como critério para declaração do estado de res-trição de uso de recursos hídricos.

A declaração de escassez nessas áreas também se jus-tifica pela diminuição das chuvas nos últimos dois anos e risco real de desabasteci-mento na RMBH. A vigência das declarações de situação crítica de escassez hídrica irá vigorar até o final do período seco neste ano. As medidas preveem redução de volume captado nas outorgas concedi-das pelo órgão ambiental nos seguintes percentuais: 20% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo humano, dessedentação ani-mal ou abastecimento público; 25% para a finalidade de irri-gação; 30% para as captações

Portarias do Igam definem medidas drásticas para captação de água

de água para a finalidade de consumo industrial e agroin-dustrial; e redução de 50% do volume outorgado para as demais finalidades. A restrição de uso para captações de água vigorará pelo prazo de 30 dias corridos a contar da data de publicação das portarias.

No caso de descumprimento das restrições impostas serão suspensos totalmente os direitos de uso de recursos

hídricos até o prazo de vigên-cia da situação crítica de escassez hídrica, sem preju-ízo das demais penalidades previstas na legislação vigente. Além da redução dos volumes, as Portarias tam-bém estabelecem a suspen-são temporária da emissão de novas outorgas, bem como solicitações de aumento de vazões em autorizações já concedidas.

Racionamento vai vigorar até o final do período de estiagem

Jornal de Juatuba e Mateus LemePágina 3 Sábado, 11 de abril de 2015

Em outubro do ano pas-sado, Juatuba ganhou uma unidade do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Trans-porte – SEST/Senat. Desde a inauguração, o órgão benefi-cia não só os trabalhadores da área e os dependentes, como também uma grande parcela da população com tratamen-tos odontológicos e cursos diversos. Apesar da importân-cia do trabalho desenvolvido, o Município, além de não con-ceder qualquer incentivo para os atendimentos, agora pode fazer com que a população fique sem eles.

O SEST/Senat funciona em imóvel alugado, localizado no Centro da cidade. E, com o objetivo de melhorar as insta-lações, com possibilidade,

inclusive, de passar a atender maior número de pessoas, o órgão comprou nas proximi-dades do bairro Canaã um terreno destinado à constru-ção da sede própria. No entanto, a execução do pro-jeto está prejudicada pela morosidade da Prefeitura em liberar a área para que seja concluída a terraplanagem e iniciada a obra e isso já ameaça os beneficiários de ficarem desassistidos.

A reportagem apurou que a questão é simples e tem a ver apenas com a aprovação para o corte de árvores, manguei-ras e algumas outras espécies frutíferas sem impedimentos para a supressão. A correção de parte do terreno também já foi feita e a perspectiva era de que a edificação começasse

em maio, o que, devido ao atraso da administração muni-cipal para atender à demanda, já é considerado praticamente impossível. Por causa disso, o órgão já estuda a possibilidade de fechar as portas da unidade em Juatuba e transferi-la para a vizinha cidade de Pará de Minas, onde o governo, inclu-sive, já sinalizou interesse de doar um lote para a constru-ção da sede. Até o fechamento desta edição a situação não havia sido resolvida.

Qualificação e promoção social

A estrutura montada pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendi-zagem do Transporte – SEST/Senat - proporciona aos fun-

cionários das empresas do setor e toda a comunidade o acesso a ações direcionadas ao desenvolvimento profissional e promoção social. A institui-ção viabiliza cursos presen-ciais e à distância, forma novos motoristas com a oferta da primeira habilitação para jovens de baixa renda, que também têm a oportunidade de serem habilitados para o mercado de trabalho na área. Também são desenvolvidas com frequência atividades de conscientização, lazer e cida-dania. A atuação do órgão ainda garante aos trabalhado-res do segmento e outros moradores da cidade trata-mento odontológico gratuito, com três dentistas contratados para atender no período da manhã e outros três à tarde.

Prefeitura inviabiliza obra e Juatuba fica ameaçada de perder Sest/Senat

As denúncias feitas ao Ministério Público sobre pos-síveis irregularidades pratica-das com a verba indenizatória paga aos vereadores de Mateus Leme para custeio dos gabinetes levaram a promo-toria de Justiça a acionar o presidente da Câmara, Cris-tiano Leonardo de Oliveira. Durante conversa sobre o assunto, o promotor esclare-ceu ao dirigente do Legisla-tivo que a resolução que trata do reembolso, alterada em 2009, está em desacordo com a legislação por garantir a ordenação de despesas com locação de veículos, combus-

tíveis e telefone pelos pró-prios vereadores, enquanto a Casa é que deveria ser res-ponsável diretamente pela administração desses gastos.

Com prazo de 30 dias para resolver a situação, Cristiano de Oliveira levou ao plenário durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 06, pro-posta para extinguir a verba indenizatória da forma como está prevista e começar a estudar uma forma de manu-tenção dos serviços necessá-rios ao desenvolvimento dos trabalhos dos parlamenta-res. Apesar de mostrar os argumentos do promotor,

com toda a fundamentação apresentada por ele, o pre-sidente já enfrenta resistên-cia de colegas. Reginaldo Teixeira e Lúcio Madureira, de antemão, já se manifesta-ram contrários às mudanças.

“Mas, não tem jeito. O Ministério Público apontou que se continuar da forma como está, eu posso ser acu-sado por improbidade admi-nistrativa e quem receber os recursos também. Dois se posicionaram, não sei ainda as opiniões dos demais, mas ainda que a matéria seja der-rubada, não vou autorizar o reembolso mais dessa forma.

Se está ilegal, temos que legalizar”, disse o presidente em conversa com a reporta-gem na tarde de quinta-feira, 09. Por enquanto, são libe-rados mensalmente pela Câmara para cada vereador R$ 2.500 mensais, destina-dos à cobertura de despesas referentes ao mandato. Antes de presidir a Casa, Cristiano de Oliveira liderou um movi-mento pelo fim da verba indenizatória, mas o projeto foi rejeitado. Acusado de mau uso desses recursos recentemente, ele teve o processo arquivado pela pro-motoria de Justiça.

Presidente da Câmara de Mateus Leme quer regulamentar verba indenizatória e já enfrenta resistência dos colegas de plenário

Lúcio Madureira e Reginaldo Teixeira se manifestaram contrários à proposta apresentada durante a reunião dos vereadores

O Conselho de Segurança Pública de Mateus Leme tem reunião marcada para a pró-xima terça-feira, 14, a partir das 19h30. Desta vez, os con-selheiros vão até à comuni-dade de Sítio Novo, onde pretendem conversar com moradores sobre os índices de criminalidade e possíveis soluções para o combate à

violência na região. O obje-tivo é planejar e buscar apoio para ações que pos-sam garantir mais tranquili-dade à população e para isso, o órgão, do qual parti-cipam representantes de diversos segmentos da socie-dade, inclusive o comando da Polícia Militar, se reúne mensalmente.

Membros do Consep vão se reunir em Sítio Novo

A semana foi marcada por mais uma manifestação dos servidores públicos munici-pais de Juatuba, na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade. O funcionalismo continua mobilizado e com as atividades paralisadas na tentativa de obter reajuste salarial maior que o ofere-cido pela prefeita Valéria Aparecida dos Santos, de 7%. E, até mesmo essa pro-posta, rejeitada pela catego-ria, que exige pelo menos 10%, ela retirou no início desta semana, sob a exigên-cia de que o vereador Leo-nardo Sette, que também é funcionário público, saísse da comissão composta para acompanhar as negocia-ções. Diante disso, outro grupo foi formado e a pers-pectiva do sindicato era de que a situação estivesse resolvida até a o fim da tarde de quinta-feira, 09.

Até o fechamento desta edição não havia nada acer-tado, mas informações apu-radas pelo JORNAL DE JUA-TUBA E MATEUS LEME são de que os servidores estão indignados com a postura da presidente que repre-senta a classe, Calmelícia Antônia da Silva, que, de acordo com alguns depoi-mentos ouvidos pela repor-tagem, é desfavorável a eles. Em entrevista, a sindicalista disse que o aumento ofere-cido por Valéria é conside-rado razoável e que o movi-mento contrário tem sido liderado pela oposição. “Está muito melhor que Mateus Leme, que nem pro-posta tem. No caso, a pre-feita propôs os 7%, mais aumento do vale-alimenta-ção para R$ 200, além de pagamento das titulações e progressões”, declarou Cla-melícia.

Valéria exige saída de vereador da comissão de greve

para retomar negociaçõesServidores manifestam indignação com postura

da presidente do sindicato que representa a classe

Orgão sinaliza possibilidade de levar unidade inaugurada na cidade ano passado para Pará de Minas

Foram entregues na tarde desta quinta-feira, 09, em Mateus Leme as unidades habitacionais do Residencial Parque da Serra. A soleni-dade estava marcada para segunda-feira, 06, mas teve adiamento pela Caixa Econô-

mica. As 424 casas populares foram construídas por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. A solenidade contou com presenças de várias auto-ridades de várias regiões do estado.

Famílias recebem chaves de casas populares

Jornal de Juatuba e Mateus LemePágina 4 Sábado, 11 de abril de 2015

Av. Getúlio Vargas, 528 - Centro - Mateus Leme(31) 3535-3550

[email protected](31) 3535-2128 | (31) 9761-4373

Rua Joaquim Aguiar,129 - Centro - Mateus Leme

DespAChAnte DAnieLtransferência - emplacamento - Licenciamento

segunda Via - Alteração de Dados

Ultra FinanciamentosEmpréstimos consignados

(31) 3213-5413| (31)7563-2487(tim)| (31) 9971-9578 (vivo)Rua Antônio Suga Sai,114 Centro Juatuba(ao lado do salão Miriam Alves)

MARilEtE

PRECiSAndo dE dinhEiRo?tEMoS A Solução

Aposentados e Pensionistas do inSS, Funcionários Públicos, Federais, Municipais e Estaduais

Atendemos à domicílio e levamos o contrato até você.

[email protected]

SociaisAniversários

* Isis Rocha Oliveira, aniver-sariou na quarta-feira, dia 08 de abril e recebeu muitos cumpri-mentos pela data. Parabéns Isis.

* Márlon Kelvin (ONIX Lounge) comemora seu niver neste sábado, dia 11 de abril. Parabéns Márlon e sucesso sem-pre!.

* O jovem Rayan Augusto, filho do simpático casal Roney e Sabrina, faz aniversário neste domingo, dia 12 de abril. Os parabéns da coluna a ele.

*Maria Moreira, esposa de nosso amigo “Bil” Adilson, muda de idade na quarta feira, dia 15 de abril. Parabéns Maria.

Saúde

É neste domingo, dia 12 de abril a Feira da Saúde, na Praça central de Mateus Leme, pro-movida pelo Rotary Club de Mateus Leme. A feira terá inicio às 09 horas e término às 13 horas e atenderá o público pre-sente, em várias áreas/ativida-des, além da comercialização de tropeiro/bebidas e apresenta-ção dos músicos Violeiros do Médio Paraopeba.

Feirinha

É neste sábado, dia 11 de abril, sábado, a apresentação do competente cantor Carreirinho da Viola, a partir de 11 horas, no Coreto, durante a realização da tradicional Feirinha de Mateus Leme.

Cavalhada

As integrantes da Cavalhada Feminina já estão a todo vapor nos ensaios, para fazerem bonito na grande festa que vai acontecer nos dias 15 e 16 de maio, ou seja, sábado e domingo, no Campo do Gua-rani, com show musical no sábado e Cavalhada no domingo, a partir de 12 horas.

Leuda e seu esposo Mac Mansur, locutor da Matele FM

A aniversariante da semana Isis Rocha Oliveira

Márlon Kelvin (ONIX Lounge), ladeado dupla sertaneja Willy e Ney

Lançamento Outono/Inverno 2015

Rua Mário Teixeira, 239 - Centro - Juatuba Foto

: Bru

no D

rum

ond

Dia 11 de abril (hoje)

(31) 3535-8875 | e-mail: [email protected]

Essencial CosmeticosVocê é nosso convidado!

Cavalhada II

Os ensaios da Cavalhada Mas-culina já iniciaram também, acontecendo no Bairro central para que mais uma vez possa fazer sucesso em suas apresen-tações, como nos anos anterio-res. Neste ano de 2015, prova-velmente as festividades da Cavalhada Masculina serão nos dias 13 e 14 de junho, sábado e domingo. E como já é tradi-

ção, o evento será no Campo do Guarani, com narração do competente Mauro Campos.

Biblioteca

A Associação Amigos da Biblioteca de Mateus Leme, sempre trabalhando com seriedade e transparência, com a finalidade de garantir o acesso à informação e ao conhecimento das pessoas que na Biblioteca buscam informações. A biblioteca está recebendo as revistas Época, Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Gali-leu, através de assinatura da Associação, que neste ano de 2015, já fez também a doa-ção/disponibilizando a quantia de 400 reais para aquisição de novos livros. A Associação pede para que os associados levem o valor da mensalidade até a Biblio-teca, pois a mesma não está tendo disponibilidade para recolhimento da contribui-ção e informa ainda que a mensalidade passou para 5,00 reais.

Rodeio

Já está acontecendo desde sexta-feira, dia 10, o Rodeio de Mateus Leme, que foi montado em uma excelente área preparada para as montarias, localizada na Rua Serra

Azul. Não deixem de prestigiar o evento.

Soprando velinhas

No último dia 07, Juliana Silva, esposa de Reinaldo da Costa, completou mais um ano de vida. Parabéns!

Jornal de Juatuba e Mateus LemePágina 5 Sábado, 11 de abril de 2015

A população de Juatuba conti-nua apavorada com os altos índi-ces de contaminação pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. E, os números levanta-dos pela reportagem nesta semana junto ao Departamento Municipal de Epidemiologia não são nada animadores: 251 casos estão confirmados laboratorial-mente. Nestes três primeiros meses do ano, foram 1.112 noti-ficações de suspeitas de pessoas afetadas pelo vírus.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o JORNAL DE JUATUBA e MATEUS LEME foi informado que algumas ações já foram iniciadas para tentar conter a epidemia têm sido desenvolvi-

das algumas ações, como a cria-ção do Comitê de Enfrentamento da Dengue, realização de mutirão de limpeza, trabalho de conscien-tização da comunidade, princi-palmente com palestras nas esco-las e reuniões com professores da rede municipal, além de dede-tização dos locais onde está con-centrado o maior número de focos do inseto.

A gravidade da situação, ainda em meados do mês passado, acendeu o alerta do governo do Estado, que encaminhou à cidade uma força-tarefa para combate ao Aedes aegypti. Porém, não faltam críticas à administração munici-pal, culpada de omissão, já que a falta de fiscalização sobre o

grande número de lotes vagos abandonados, repletos de mato e sujeira, além da ineficiência da limpeza urbana pode ser apon-tada como o principal agravante para a proliferação do mosquito.

Mateus Leme continua em alerta

Com 32 pessoas contamina-das, conforme o último levanta-mento apresentado, Mateus Leme permanece em alerta con-tra a dengue. Devido aos altos índices de focos do mosquito transmissor da doença, a Secre-taria Municipal de Saúde ampliou as ações do setor de vigilância em saúde nesta

semana, com a proposta de mobilizar a população no com-bate ao inseto. Já foram diag-nosticados dois casos da forma grave da enfermidade e há ainda 104 suspeitas sob investigação.

A situação é mais crítica no Centro da cidade, onde está a maioria dos casos, dez no total. Nos bairros vizinhos de Lon-drina e Imperatriz, o estado é de alerta por causa dos oito casos confirmados. Há focos da doença também nos bairros Central, Consenza, Santa Bár-bara, Estância Champangnat, Vale dos Araçás, Vale Verde, Nossa Senhora do Rosário, Jar-dim Serra Azul, além dos distri-tos de Azurita e Serra Azul.

Juatuba confirma mais de 250 casos de dengue nos primeiros meses do ano

Foi transferido em estado grave para o Hospital João XXIII um homem baleado na noite de sexta-feira, 03, no bairro Eldorado, em Juatuba. A vítima foi encontrada por moradores da região na ave-nida Santos Dumont e segundo informações apuradas pela Polícia Militar, o rapaz passava pela via em uma motocicleta quando foi atingido pelos dis-paros, que acertaram a boca e o peito. Socorrido, foi encami-nhado ao Pronto Socorro local,

mas levado rapidamente para Belo Horizonte devido à gravi-dade dos ferimentos.

A motivação do crime ainda é desconhecida e até o fecha-mento desta edição não havia pistas sobre a autoria dos dis-paros. A moto dele foi locali-zada e entregue aos familiares. A equipe de reportagem tentou informações sobre o estado de saúde dele, mas não conseguiu contato com o setor responsá-vel pelas internações na uni-dade de saúde da capital.

Motociclista é ferido com tiros no peito e boca em Juatuba

Na manhã de quarta-feira, 08, mais um assassinato foi registrado em Mateus Leme. Sérgio Pereira de Miranda, de 44 anos, foi morto na casa em que morava, na rua Sete, no bairro Vista Alegre, com gol-pes de machado e faca. O principal suspeito é Antiles Salgado, 51, vizinho dele, que foi avistado pelo irmão da

vítima quando fugia do local do crime sujo de sangue.

Relatos de testemunhas apontaram que os dois briga-ram porque Sérgio ameaçava contar à esposa de Antiles que ele mantinha um caso extra-conjugal com a própria cunhada. A Polícia Militar fez rastreamento, mas não con-seguiu localizar o acusado.

Homem é morto por ameaçar contar traição de vizinho

Na manhã desta terça-feira, 07, um corpo foi encontrado às margens da estrada que liga a BR-262 a uma mineradora na comunidade Terra Fértil. Um homem que passava pela via localizou o cadáver devido ao mau-cheiro e acionou a Polícia Militar. A vítima, que estava

com os pés e mãos amarrados e apresentava um corte pro-fundo no pescoço, não foi identificada por causa do avan-çado estado de decomposição, sendo levada para o Instituto Médico Legal – IML -, em Betim. As investigações pros-seguem.

Polícia encontra cadáver com mãos e pés amarrados

Dois acidentes com morte foram registrados durante o recesso de Páscoa no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, admi-nistrado pela Nascentes das Gerais. As ocorrências foram na quinta-feira, 02, em Mateus Leme e no domingo, 05, pró-ximo à cidade de Piumhi.

Houve mais de 300 atendi-mentos, sendo que cerca de 160 mil veículos transitaram pela malha viária do sistema que é a principal ligação entre Juatuba, na região metropoli-tana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

Sistema MG-050 registra duas mortes no recesso

Jornal de Juatuba e Mateus LemePágina 6 Sábado, 11 de abril de 2015

Mateus Leme

A empresa contratada para a realização dos serviços de manutenção corretiva e pre-ventiva da iluminação pública de Mateus Leme começou a atuar na segunda-feira, 06. O Município demorou a assumir

a gestão do sistema, conforme exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel -, que repassou a responsabili-dade às prefeituras e definiu 31 de dezembro como o último prazo para as adequações.

Com isso, a vencedora da lici-tação começa a atuar com uma alta demanda, causada pelos meses de atendimento precá-rio em vários pontos da cidade.

O contrato ficou com a Glo-bal Construtora e Terraplena-

Empresa assume manutenção na rede de iluminação pública de Mateus Leme

com alta demanda em toda cidade

Depois do início da duplica-ção da MG-050, a rua Guaraciaba Passos, no Centro de Mateus Leme, passou a ter um fluxo mais intenso de veículos, inclusive pesados, como caminhões e ôni-bus. Isso contribuiu para a dete-rioração do asfalto, que ficou bastante danificado em vários pontos. Os problemas causados pelas obras motivaram o enca-minhamento de um ofício e pedido de reunião com repre-sentantes da concessionária Nascentes das Gerais. A intenção é fazer com que a empresa faça os reparos necessários para que a via volte a oferecer boas con-

dições de tráfego, com garantia de conservação do trecho durante as intervenções e após a conclusão do projeto.

Vias pavimentadas e recuperadas depois de

muitas reclamações

As manifestações indignadas de moradores de várias localida-des em Mateus Leme surtiram efeito. Após muitas reclamações, diversas ruas começaram a ser preparadas para receber asfalto, como no bairro Central, onde os serviços já foram concluídos na Gil de Oliveira, Deolinda de

Jesus, Joaquim Correia e Oder de Oliveira. As estradas de terra no bairro Londrina também estão recuperadas por meio de intervenções que além de corri-gir as imperfeições, garantiram a limpeza das margens.

Já na comunidade rural de Varginha, próximo ao distrito de Serra Azul, as estradas vicinais receberam limpeza, que há muito era reivindicada. As melhorias possibilitaram o nivelamento de ruas, a aber-tura de novas valas para o esco-amento de água pluvial, a sina-lização de alguns trechos, além de limpeza e capina.

Concessionária é acionada a consertar danos por duplicação na rua Guaraciaba Passos

gem, que conforme informa-ções oficiais venceu a licitação com uma proposta no valor de R$ 330.240, que inclui mate-riais e mão de obra, durante um ano. Esse valor será pago em 12 parcelas. A empresa tam-bém será responsável pela ins-talação de novos pontos, em redes que poderão ser indica-das pelo Executivo conforme as necessidades de cresci-mento do município.

Serão 5.640 pontos de ilu-minação pública administra-dos pela Prefeitura e além de atender aos novos pedidos de substituição de lâmpadas em ruas e praças públicas, a empresa vai assumir o passivo acumulado desde 1º de janeiro, quando a responsabilidade de gestão da iluminação pública passou da Cemig para a admi-nistração municipal. E, as soli-citações de reparos na rede de energia elétrica formalizadas nos últimos três meses já somam mais de 250, desde manutenção à substituição de equipamentos.

Com o atraso do governo para resolver a situação, não têm faltado protestos em diver-sas localidades, principal-mente na periferia, incomoda-dos e inseguros devido à grande quantidade de lâmpa-das queimadas nos postes. A situação, que é comum e se repete em diversas regiões, deve demorar a ser normali-zada, já que é grande a quan-tidade de pedidos. Esta semana, a reportagem recebeu uma nova reclamação, que che-gou à região como um pedido de socorro das comunidades que ficam nas imediações do Vale Verde, próximo ao trecho em que começam as obras de duplicação da MG-050.

Um morador afirma que há mais de dois anos pediu melho-rias na iluminação pública nesse ponto. “Principalmente no posto, perto do ponto de ônibus, é muito escuro. Somos obriga-dos a ficar lá esperando sem nenhuma segurança porque pre-cisamos da condução para ir trabalhar. São várias pessoas

nessa situação e é muito peri-goso, mas já solicitamos, já pedi-mos ajuda de vários vereadores e até agora nada”, lamentou o rapaz, que prefere não ser iden-tificado.

Pedidos de substituição

Conforme divulgado pela Pre-

feitura, os pedidos para troca de lâmpadas estão sendo recebidos no setor de protocolos até a efe-tivação do Consórcio Intermu-nicipal de Iluminação Pública, que agrega as cidades de Jua-tuba, Florestal e Piedade das Gerais, além de Mateus Leme. Depois de instituída a parceria, os municípios vão criar uma cen-tral telefônica de relacionamento com o cidadão que receberá as demandas de substituição das luminárias e reparos na rede elétrica. Segundo a administra-ção municipal, a população pode ajudar no aperfeiçoamento do serviço, apontando os locais que precisam de manutenção. O telefone é 3537.5800.

Situação da via é complicada principalmente devido ao fluxo intenso de veículos pesados, como ônibus e caminhões, depois do início das obras da MG-050 nas imediações