jornal de gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. edição 2215

12
Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2215 Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom 30º 29º 26º 17º 16º 18º Entrevista especial com Edson Brum, presidente da Assembleia Legislativa do Estado "Não converso sobre aumento de impostos" Página 3 Marcha para Jesus acontece dia 25 Campeonatos municipais de Futebol de Campo iniciam nesta semana Naíma na final do Iluminados CONTRACAPA Página 3 CENTRAL

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 21-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20151

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2215

Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom

30º 29º 26º17º 16º 18º

Entrevista especial com Edson Brum, presidente da Assembleia Legislativa do Estado

"Não converso sobre aumento de impostos"

Página 3

Marcha para Jesus acontece dia 25Campeonatos municipais de Futebol

de Campo iniciam nesta semana

Naíma na final do

Iluminados

CONTRACAPA

Página 3

CENTRAL

Page 2: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20152

A classe trabalhadora vem sofrendo uma série de derrotas em 2015. Primei-ro foi a medida provisória que alterou regras para a concessão de benefícios trabalhistas. Agora, a Câ-mara Federal quer aprovar o polêmico Projeto de Lei 4330, que autoriza a ter-ceirização dos serviços. Para os empresários, uma inovação. Para o operaria-do, uma afronta sem igual. Nesse tiroteio, os ânimos estão exaltados.

Na última quarta-feira, as centrais sindicais convo-caram uma paralisação de seus associados. Os pro-testos causaram uma série de transtornos, sobretudo quando os protestantes eram motoristas e cobrado-res de ônibus. Mas muitos outros setores da socie-dade também aderiram ao movimento, gerando uma aura de indignação que cruzou estados e reforçou a fagulha crescente do povo contra as decisões da classe política, a exemplo do que se viu no domingo passado, quando o cidadão foi às ruas.

O texto-base do Proje-to de Lei, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, legaliza a ter-ceirização em todos os pos-tos de trabalho da cadeia produtiva. Atualmente, a terceirização só é permitida nas atividades meio, como faxina, portaria e seguran-ça. Em destaque de autoria do PSDB, ficou aprovado que os cargos públicos ficam de fora do espectro da iniciativa. Um avanço

entre incontáveis retroces-sos. A Câmara ainda tem de votar as alterações no texto-base e debater pon-tos mais controversos da proposta. Depois, o Senado é o caminho.

Não me surpreenderia se Getúlio Vargas se levantas-se do túmulo para arquitetar uma revolta trabalhista. A CLT, promulgada pelo es-tadista, viraria coadjuvante nesse novo sistema dese-jado pelo empresariado. Terceirizar significa pre-carizar, e até extinguir, as tão batalhadas relações de emprego, algo que fragiliza-ria as famílias e traria cada vez mais insegurança neste controverso país. Entre tantos escândalos corren-tes, não é o que a nação precisa.

O clamor popular, por-tanto, deve ser objeto de atenção do Congresso. Negar o que se vê nas ruas poderá tornar a situação insustentável no Brasil. Afinal, para quem governam os políticos? A que inte-resses atendem? O risco da proposta é muito alto. Enquanto os parlamentares exalam uma imagem de comprometimento, deve-riam mostrar isso na prática. Está faltando bom-senso e, acima de tudo, um banho de realidade.

Artigo

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Paralisações pelo Brasil

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade

em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122

Descarte irregular de lixo na Rua Santa Clara, na parada 65.

CHARGE

Page 3: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20153

Neste domingo (19) tem início o Campeonato Municipal pelas Categorias Especial Amador e do Veterano. O prefeito Marco Alba recebeu na tarde desta quarta-feira (15), o presidente da Liga Gravataiense de Futebol, Eliseu Ramos, e destacou que apesar das dificuldades financeiras que a Prefeitura vem enfrentando, irá manter seu compromisso de apoiar o Futebol de Campo

Amador de Gravataí. “Sei da popularidade deste esporte e da quantidade de pessoas que estão envolvidas com o futebol de campo. Espero que este seja um campeonato norteado pela esportividade”, referiu o prefeito.

O titular da Smel, Luciano Oliveira, falou do respeito que o Governo tem pelos esportistas e reconhece a tradição dos campeonatos municipais de futebol de

campo. “Estamos apoiando, pois temos na Liga e nos Clubes filiados pessoas que trabalham pelo futebol de campo há vários anos”, destacou o secretário.

Conforme o secretário, no próximo dia 21 de abril, haverá um torneio para a categoria Sub-9. “Em acordo com a Liga Gravataiense de Futebol este ano será priorizado o futebol de campo das categorias de Base”, acrescentou o secretário.

O presidente da Liga Gravataiense de Futebol, Eliseu Ramos, destacou que é muito importante para a Liga o apoio da Prefeitura: “Temos sido parceiros e realizado campeonatos muito bons. Agradecemos ao prefeito o apoio e a confiança depositada em nós”.

POR UM BRASIL MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO

Marcha para Jesus acontece dia 25Segundo os organizadores, a expectativa é de que 20 mil pessoas participem do evento neste ano

Jacson Dantas

A segunda edição da Marcha para Jesus em Gravataí acontece no dia 25. O evento terá concentração em frente ao Aldeião, às 15h30, de onde os participantes sairão pelas ruas da cidade em direção ao Parcão da Pda. 79. A expectativa, segundo a pastora do Ministério Marcha para Jesus, Rose Guime, é que entre 15 e 20 mil pessoas participem do evento. Em 2014, oito mil pessoas participaram da primeira edição do evento em Gravataí.

Durante a Marcha será distribuído aos participantes um bastão inflável, mediante a troca por um quilo de alimento não perecível. Camisetas padronizadas da Marcha estão sendo comercializadas na Livraria Atitude (Avenida do Estado, 154, loja 7, na parada 66) ao custo de R$18.

O trajeto a ser percorrido pelos fiéis será pelas ruas Adolfo Inácio Barcelos, Jose Loureiro da Silva e Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Três trios elétricos com bandas animam a multidão durante o percurso e, na concentração do Parcão, o evento contará com a participação da pastora e cantora, Fernanda Brum e Banda, vinda do Rio de Janeiro, e outras bandas locais.

A Marcha para Jesus 2015 é realizada pela Associação Gravataiense da Aliança de Pastores Evangélicos (AGAPE), com execução e produção do Ministério Marcha para Jesus e apoio da Prefeitura Municipal.

O evento iniciou em 1987 na cidade de Londres - Inglaterra, e chegou ao Brasil em 1993, mobilizando o povo evangélico pela unidade e evangelização sempre com bandeira também na área social. O tema da Marcha para Jesus em Gravataí neste ano será “Por um Brasil mais Justo e Solidário”.

Cidade

A primeira edição da Marcha para Jesus em Gravataí contou com a participação de 8 mil pessoas. Neste ano, a expectativa é de aproximadamente 20 mil pessoas participem do evento, de acordo com os organizadores Além de

bandas evangélicas da cidade, a Marcha contará com a participação da cantora Fernanda Brum

Campeonatos municipais de Futebol de Campo iniciam nesta semanaJogos começam com a categoria Especial Amador e Veterano no domingo (19) Tabela dos jogos do Campeonato categoria

Especial Amador e Veterano deste domingo

1ª Fase Categoria Veterano - 10h19/04 Barnabé x União Vu - Barnabé Amovale III x Caveirense - Amovale III Gravataiense x Eco - Gravataiense AGFA x Três Estrelas - Bagé 1ª Fase Categoria Especial Amador - 15h19/04 Unidos da Vila x América - Vila Branca Três Estrelas x Gravataiense - Três Estrelas União Vu x Vila Branca - Gravataiense Bagé x Barnabé - do Bagé Real Madri x Centenário - União Mv II

Page 4: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20154 Política

Juarez vai à Marcha para Jesus

O Pastor Gerson Silveira fez uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Juarez Souza (PMDB) com a inten-ção de divulgar a Marcha para Jesus - que acontece no dia 25 de abril com o tema: “Por um Brasil mais justo e solidário”. O religioso aproveitou a visita para convidar o presidente do Legislativo a participar da marcha que é promovida por instituições evangélicas locais. O pastor Gerson ressalta que o evento deste ano terá três objetivos. O primeiro será a unidade das igrejas evangélicas e cristãs - in-clusive todos os católicos estão sendo convi-dados a participar da importante atividade. O segundo objetivo é evangelizar, falar do amor a Jesus. Contudo, destaca o religioso, tam-bém será um evento social, com arrecadação de roupas e alimentos para os que necessi-tam.

GABRIEL [email protected]

O Dia “D” da CDG

CDG – A Criação

A CDG já tem dia marcado para implodir. No dia 24 de abril a empresa fecha as portas em definitivo deixando um grande pas-sivo trabalhista para o Município, como leis sociais e obrigações fiscais que somam alguns milhões de reais – montante que a Prefeitura um dia ou outro vai ter que pagar, fora o já parcelado. Pelo ocorrido ao longo da história recente da CDG, 35 pessoas teriam sido denunciadas pelo Ministério Público, em processo que corre na Terceira Vara do Foro de Gravataí, em segredo de justiça, que já estariam sendo chamadas para se explicar sobre o rombo de R$ 10 milhões descoberto pela Promotoria local.

A CDG foi criada em 2006, na gestão do então prefeito, Sérgio Stasinski, e continuada na gestão da prefeita Rita Sanco (ambos do PT). Agora, no dia 24 de abril, na gestão do prefeito Marco Alba (PMDB), a CDG deixa de existir jurídica e admin-istrativamente, mas a Prefeitura responderá pelos desfalques, desmandos, incompetências, irresponsabilidades, e obrigações legais que estão por vir. O final desse triste desfecho contempla negativamente ação de irresponsabilidade de alguns adminis-tradores na aplicação do dinheiro público. Como por exemplo, a compra de carros 0 km de uma concessionária de veículos, sem nunca ter pagado a conta.

O trabalho da CDG nunca deu certo para bem do Município – apesar de ter sido criada para isso. Com capital de 99,9% da Prefeitura, a empresa vendia asfalto e serviços, fazia negociatas e outras cositas más, depois mandava a conta para o prefeito. Se a cota de participação do Município era quase total, até hoje nunca deu pra entender muito bem o “porque” de a CDG ter sido criada. Foram tantos serviços superfaturados - muitos deles sem licitação - para burlar nossa boa fé. Agora, finalmente, a criação desse monstrengo chamado CDG - que deu tantos prejuízos ao erário – está com seus dias contados. Ufa!

CDG - A extinção,o sonho acabou

Prefeito homenageado no Colégio Adventista

Os alunos do 5º ano do Colégio Adventista de Gravataí prestaram homenagem ao prefeito Marco Alba em lembrança ao Dia do Prefeito, celebrado em 11 de abril. O vereador Alex Tavares (PMDB) acompanhou o evento realizado na Igreja Adven-tista do Sétimo Dia. Alba ressaltou o diferencial no trabalho apresentado pelas crianças e disse que já recebeu muitas homenagens, mas que “esta realmente me tocou no coração”! Ainda durante a homenagem, o prefeito recebeu lembranças religiosas e uma Bíblia Sagrada das mãos das crianças. O diretor da escola, Ernandi Dziedicz, juntamente com as professoras do Colégio Adven-tista, agradeceu a presença do prefeito em nome das 340 crianças presentes.

Page 5: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20155Cidade

O Governo Municipal, através da Secretaria de Obras Públicas (Smop) segue em ritmo intenso com a operação tapa-buracos. Nesta semana, os bairros Itatiaia, São Vicente, Rincão da Madalena e Centro receberam as equipes. Pelo menos 20 vias foram revitalizadas no período. Conforme o secretario de Obras Públicas, Paulo Martins, boa parte das áreas críticas do município já foram atendidas, mas ainda há muito a ser feito. “Desde o inicio da ação já passamos por boa parte dos bairros da cidade fazendo a revisão das áreas com problemas. Já alcançamos um nível satisfatório de vias que receberam o serviço, mas ainda há muito a ser feito”, disse.

O recapeamento asfáltico é feito a partir da retirada do asfalto danificado e preparação do solo com a base de brita graduada. A

base é feita de pedras de vários diâmetros que, compactadas, fecham rachaduras e afirmam o chão. Depois o processo de imprimação fixa a massa no chão e impermeabiliza para que a água não infiltre o solo. Este processo é importante, pois evita a formação de ondas no asfalto, chamadas ‘borrachudos’. Após, é colocada a massa e compactada.

Desde o início deste ano, a operação já passou pelos bairros Bonsucesso, Parque dos Anjos, São Geraldo, Itatiaia, Centro, Parque Florido, Moradas do Vale, São Vicente, Rincão da Madalena, além de recapear vários pontos das Estradas Gravatá e Henrique Closs. Nesta sexta-feira (17), as equipes devem se concentrar nos bairros Rincão da Madalena e Moradas do Vale.

As novas paradas de ônibus, que haviam sido retiradas para que o piso fosse refeito, conforme determinação do prefeito Marco Alba, começaram a ser reinstaladas na manhã desta quinta-feira, 16. Na Estrada do Rincão, o abrigo já estava recolocado e em perfeitas condições de uso. Na semana passada, em vistoria feita pelo próprio prefeito, ele constatou que a base de cimento não era de boa qualidade e determinou, então, que fosse feito um novo piso.

Conforme o prefeito, a iniciativa teve por objetivo garantir a qualidade da infraestrutura dos novos modelos de paradas e, principalmente, a segurança dos cidadãos. “Além do conforto, fácil acesso e segurança para os passageiros, é importante que os equipamentos sejam duradouros”, disse o prefeito.

A colocação dos pontos é de responsabilidade da Sogil, conforme prevê o contrato de concessão, que agora passou a ser cobrado pelo município. Notificada pela Prefeitura, a empresa prontamente providenciou a remoção dos quatro abrigos que haviam sido instalados, para que o piso pudesse ser reparado. Conforme informação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), o cronograma de trabalho prevê a instalação de quatro novas paradas por semana, de um total de 126, nesta primeira etapa, chegando a 400 a médio prazo.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, segue a entrega dos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. Na tarde desta quarta-feira (15) mais 1.668 kits foram entregues nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Paulo II, Presidente João Goulart e Mário Quintana, todas na região das Moradas do Vale.

Na ocasião, a secretária da Educação Sonia Oliveira, que no ato representou o prefeito Marco Alba, destacou a importância dos uniformes e o comprometimento da Administração Municipal com a área da educação. "Apesar de todas as dificuldades financeiras enfrentadas, a Prefeitura não abre mão de obedecer esta lei municipal orgânica, que existe há mais de 20 anos e só neste Governo começou a ser cumprida", enfatizou a secretária. Sonia também apontou que "os uniformes

são resultados dos impostos arrecadados, que voltam para a população materializados em forma de vestuário para as crianças da rede municipal de ensino".

O vereador Nadir Rocha acompanhou a entrega dos uniformes em todas as escolas e na oportunidade falou em nome da Câmara. "Quero deixar registrado nosso reconhecimento a esta categoria de suma importância que é a dos professores, formadores de cidadãos e responsáveis por transmitir o conhecimento a todas as crianças de nossa cidade", destacou Nadir, reforçando que a Prefeitura não mede esforços para oferecer uma educação de mais qualidade para a população.

O vereador Fred Pinho, que esteve na Escola João Paulo II, relatou que a entrega dos uniformes escolares, em sua opinião, é um "gesto de carinho, amor e respeito".

Secretária Sonia Oliveira acompanhou as entregas nas escolas municipais na tarde desta quarta (15)

Paradas de ônibus começam a ser reinstaladas

Prefeitura entrega mais 1.668 kits de uniformes escolares

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS chega a quatro bairrosCinco bairros foram atendidos pelas equipes ao longo desta semana

Desde o início deste ano, a operação já passou pelos bairros Bonsucesso, Parque dos Anjos, São Geraldo, Itatiaia, Centro, Parque Florido, Moradas do Vale, São Vicente, Rincão da Madalena, além de recapear vários pontos das Estradas Gravatá e Henrique Closs

Abrigos haviam sido retirados para que o piso fosse refeito, em melhores condições, conforme orientação do prefeito Marco Alba

Page 6: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20156 Esportes

Cachoeirinha, 17 a 19 de abril de 2015 Cachoeirinha, 17 a 19 de abril de 20156 7Especial Especial

Edson Brum (PMDB) assumiu a presidên-cia da Assembleia

Legislativa em 1º de fevereiro com uma série de desafios no horizonte. Além de lidar com o Parlamento mais dividido da história, com representação de nada menos que 15 par-tidos, o peemedebista se vê pressionado a fazer economia para contribuir com a recupe-ração das finanças do Estado, pregada com unhas e dentes pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), de quem é aliado e ajudou a eleger. Mais do que isso, passar a ser um dos protagonistas da política gaúcha em um momento em que aumenta a revolta da po-pulação com o poder público e a corrupção. Em entrevista à Associação dos Diários do Interior (ADI-RS) durante sua passagem pela Expoagro Afubra – em sua cidade natal, Rio Pardo –, Brum reconhe-ceu as responsabilidades e classificou como sua maior missão representar o pensa-mento médio de um colegiado fragmentado. "Temos, por exemplo, o Pedro Ruas e o Marcel Van Hattem, que têm pensamentos claros e distan-tes um do outro", falou. Sobre a necessidade de poupança, alegou que a Casa já está fa-zendo a sua parte e prometeu agir para garantir que projetos do governo não tranquem. Mas alertou: defenderá a independência da Assembleia em relação ao governo e não aceita conversar sobre au-mento de impostos. "Antes de pensar em aumento de impos-tos, temos que pensar em di-minuir a sonegação", concluiu. (Colaborou Joel Haas)

Edson Brum: "não converso sobre aumento de impostos" Ronaldo Falkenback

redaçã[email protected]

Pedro Garcia

redaçã[email protected]

ADI – O que tem de positivo e o que tem de negativo em presidir o Parla-mento gaúcho?

Brum – Primeiro, é preciso falar da honra de ser presidente. Sou deputado iniciando o quarto mandato. E presidir o Parlamento é um orgulho, além de uma grande responsabilidade. Ainda mais nesta legislatura que estamos iniciando, em que o povo, através do voto, aumentou de 10 para 15 o número de bancadas e fez a maior renovação da história da Assembleia. Temos 22 novos parlamentares nessa legislatura. Talvez o maior desafio que eu tenha é representar o pensamen-to médio de todos eles. Temos, por exemplo, o Pedro Ruas (do PSOL) e o Marcel Van Hattem (do PP), que têm pensamentos claros e distantes um do outro. Já na questão administrativa, te-mos um problema: um aumento de 10 para 15 bancadas aumenta a despesa da Assembleia. O Estado está com dificuldades financeiras e nós temos que contribuir, fazendo muita economia e cortando muito.

ADI - A Assembleia vai gastar este ano R$ 41 milhões a mais do que em 2014. Onde é possível cortar?

Brum - Discordo desse número. Não sei de onde tiraram. A Assembleia não vai gastar mais, até porque no ano passado e retrasado não executou o orçamento. Nos últimos 10 anos, a Assembleia diminuiu a sua despesa em R$ 2,5 bilhões. Há 10 anos, a Assem-bleia gastava 1,87% da receita líquida do Estado, sendo que poderia gastar até 3%. No ano passado, reduzimos para 1,02%. Somos o único poder que fez o seu dever de casa nos últimos 10 anos. No dia 1º de fevereiro, quando eu assumi, foram extintos 140 FGs e vantagens dos servidores concursados da Casa. Já foi uma ação muito forte do Parlamento em resposta a tudo isso. Mas vamos ter que fazer muito esforço, sim.

ADI – Que contribuição o Parlamento pode dar para solucionar a crise finan-ceira do Estado?

Brum – Tudo o que o governo resolver mandar para a Assembleia, o que va-mos fazer é imediatamente colocar em discussão e cumprir o regimento para que seja votado. Essa é uma colabo-ração muito forte que vamos fazer, não ficar segurando os projetos de lei. Se nós analisarmos, só o que o governa-dor poupou com o decreto é mais de 100% do orçamento da Assembleia. A Assembleia gasta muito pouco nesse processo todo. Mas há um ponto im-portante: para manter a democracia, é preciso ter poderes harmônicos porém independentes. Mesmo eu sendo do partido do governador, eu não posso fazer aquilo que o governador quer. Tenho que fazer aquilo que a média e a maioria da Assembleia deseja.

ADI – Muitos consideram inevitável que o governo, em algum momento, avalie aumento de impostos e é claro que isso teria que passar pela Assembleia. Como o senhor avalia essa possibilida-de?

Brum – Não houve essa conversa e

não vou permitir que haja, até porque sou presidente do poder. Se porventura alguém do Executivo falar nessa linha, eu não vou conversar. Vou pedir que tome a decisão e mande para a Assembleia e aí a bancada do PMDB faz o que achar melhor com as demais bancadas da base do governo. Mas acho que antes de pensar em aumen-to de impostos, temos que pensar em diminuir a sone-gação. Um exemplo: 35% do cigarro do Rio Grande do Sul é contrabandeado. Isso daria R$ 257 milhões a mais para os cofres do Estado e R$ 80 milhões a mais para as prefeituras. O governo tem que fazer todos os movimen-tos necessários para diminuir a sonegação. E a solução do problema passa também pela reforma previdenciária, pois temos R$ 7 bilhões por ano que faltam para pagar os aposentados do IPE. É preciso fazer esse enfrenta-mento.

ADI – O País vive um mo-mento em que grande parte da população se revolta con-tra o governo federal. Que leitura o senhor faz desse movimento, inclusive com pedidos de impeachment da presidente?

Brum – Primeiro temos que reconhecer que a presiden-te Dilma ganhou a eleição por vontade do povo. Não podemos transformar insa-tisfações por alguns atos de corrupção em impeachment. Se comprovar que ela está no meio, como ocorreu com o Collor, que se faça a lei ser aplicada, inclusive com impeachment, mas se não tem não dá. Eu sou favorável a que sejam expulsos todos os que estiverem envolvi-dos no meu partido, e que paguem essa conta. É muito difícil fazer 10 mil quilôme-tros por mês, trabalhar o tempo todo, e ser tachado de ladrão ou de vadio. Por isso quero mais que tirem esse pessoal que desonra o meio. Se olharmos os grandes escândalos da nação, tem muitos técnicos e empre-sários envolvidos, sempre tem o corrupto e o corruptor, mas sobra sempre para os políticos.

ADI – O Tribunal de Justiça determinou recentemente a validade do piso regional, aprovado pela Assembleia no ano passado. A Fecomér-cio e a Fiergs já adiantaram que vão cumprir. Qual a sua avaliação sobre essa situa-ção?

Brum – Não só em relação

ao piso, mas todas as leis aprovadas na Assembleia. Lei é para ser cumprida. Por exemplo, eu não vou ques-tionar a cassação de um de-putado ou outro. Se tem lei e se o Tribunal diz que está errado, cumpra-se, mas den-tro dos prazos. Então, em relação a este assunto, sem entrar no mérito, tem que cumprir. ADI – De 0 a 10, que nota o senhor daria para este início de Governo Sarto-ri? Brum - Dez, pela coragem de mostrar os números, não maquiar, não enrolar, não dar tapinha nas costas, dizer o que está fazendo e quer fazer, mostrando a condição que pegou o Estado. Nes-se sentido, o Sartori está muito bem. E vamos deixar o homem trabalhar, né? Em 90 dias, não dá para fazer qual-quer tipo de avaliação sobre governo. É como ele mesmo diz: se conseguir terminar o ano tapando buraco, já está bom, porque pegou esse Rio Grande muito esburacado.

ADI – Todas as regiões do Estado possuem muitas demandas. Como o senhor pretende aproximar o Parla-mento gaúcho das regiões?

Brum – Estivemos presen-tes na Expodireto e na Expo-agro. Vamos ter muitas au-diências públicas no interior

O parlamentar passa a ser um dos pro-

tagonistas da política gaú-cha em um

momento em que aumenta

a revolta da população

com o poder público e a corrupção

para dar a oportunidade para a sociedade falar. O nosso gabinete está aberto e tenho recebido dezenas de entidades, associações, cooperativas, sindicatos, toda semana. Os parla-mentares têm andado muito e pedimos para que andem e conversem muito com a sociedade. Tem três palavras que eu priorizo como presidente da Casa. Primeira é diálogo, não só para dentro mas para fora. Segunda, transparência. Tudo o que me perguntam, eu respondo. E outra ques-

“Temos 22 novos par-lamentares

nessa legislatura.

Talvez o maior de-safio que

eu tenha é repre-

sentar o pensamen-

to médio de todos

eles”

tão é a economia.

ADI – A questão do preço do tabaco está tirando o sono dos produtores. Como o senhor vê essa questão?

Brum – Acho que está tirando o sono também do Sinditabaco. Porque essa matemática não está fechando: o dólar passa de R$ 3,10, sendo que no ano passado estava em R$ 2,20, e o preço cai. E tem um outro detalhe: a Europa estabilizou o campo dando cotas de produção, deter-minando quanto cada um pode plantar. Porque quan-do o preço está bom, temos mania de plantar mais. E o nosso custo de produção faz o que a África concorra

muito com o Brasil. En-tão tudo isso tem que ser avaliado. Mas que vamos reclamar muito pelo preço, vamos.

ADI – Mas como a Assem-bleia pode intervir?

Brum – Audiência pública. A bancada do tabaco, que é formada por mim, pelo Marcelo Moraes (PTB), pelo Adolfo Brito (PP), pelo Pedro Pereira (PSDB) e pelo Elton Weber (PSB), vai propor uma audiência pública, assim como eu sei que a Câmara Fede-ral também fará. E vamos envolver todos os atores, produtores, indústria, assis-tência técnica, prefeituras, vereadores, todo mundo.

Novo presidente da Assembleia Legislativa, rio-pardense elogia

desempenho do Governo Sarto-ri mas rejeita medida que onere

os contribuintes

EntrEvista EspEcial EntrEvista EspEcial17 a 19 de abril de 2015 17 a 19 de abril de 2015

Page 7: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20157

Cachoeirinha, 17 a 19 de abril de 2015 Cachoeirinha, 17 a 19 de abril de 20156 7Especial Especial

Edson Brum (PMDB) assumiu a presidên-cia da Assembleia

Legislativa em 1º de fevereiro com uma série de desafios no horizonte. Além de lidar com o Parlamento mais dividido da história, com representação de nada menos que 15 par-tidos, o peemedebista se vê pressionado a fazer economia para contribuir com a recupe-ração das finanças do Estado, pregada com unhas e dentes pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), de quem é aliado e ajudou a eleger. Mais do que isso, passar a ser um dos protagonistas da política gaúcha em um momento em que aumenta a revolta da po-pulação com o poder público e a corrupção. Em entrevista à Associação dos Diários do Interior (ADI-RS) durante sua passagem pela Expoagro Afubra – em sua cidade natal, Rio Pardo –, Brum reconhe-ceu as responsabilidades e classificou como sua maior missão representar o pensa-mento médio de um colegiado fragmentado. "Temos, por exemplo, o Pedro Ruas e o Marcel Van Hattem, que têm pensamentos claros e distan-tes um do outro", falou. Sobre a necessidade de poupança, alegou que a Casa já está fa-zendo a sua parte e prometeu agir para garantir que projetos do governo não tranquem. Mas alertou: defenderá a independência da Assembleia em relação ao governo e não aceita conversar sobre au-mento de impostos. "Antes de pensar em aumento de impos-tos, temos que pensar em di-minuir a sonegação", concluiu. (Colaborou Joel Haas)

Edson Brum: "não converso sobre aumento de impostos" Ronaldo Falkenback

redaçã[email protected]

Pedro Garcia

redaçã[email protected]

ADI – O que tem de positivo e o que tem de negativo em presidir o Parla-mento gaúcho?

Brum – Primeiro, é preciso falar da honra de ser presidente. Sou deputado iniciando o quarto mandato. E presidir o Parlamento é um orgulho, além de uma grande responsabilidade. Ainda mais nesta legislatura que estamos iniciando, em que o povo, através do voto, aumentou de 10 para 15 o número de bancadas e fez a maior renovação da história da Assembleia. Temos 22 novos parlamentares nessa legislatura. Talvez o maior desafio que eu tenha é representar o pensamen-to médio de todos eles. Temos, por exemplo, o Pedro Ruas (do PSOL) e o Marcel Van Hattem (do PP), que têm pensamentos claros e distantes um do outro. Já na questão administrativa, te-mos um problema: um aumento de 10 para 15 bancadas aumenta a despesa da Assembleia. O Estado está com dificuldades financeiras e nós temos que contribuir, fazendo muita economia e cortando muito.

ADI - A Assembleia vai gastar este ano R$ 41 milhões a mais do que em 2014. Onde é possível cortar?

Brum - Discordo desse número. Não sei de onde tiraram. A Assembleia não vai gastar mais, até porque no ano passado e retrasado não executou o orçamento. Nos últimos 10 anos, a Assembleia diminuiu a sua despesa em R$ 2,5 bilhões. Há 10 anos, a Assem-bleia gastava 1,87% da receita líquida do Estado, sendo que poderia gastar até 3%. No ano passado, reduzimos para 1,02%. Somos o único poder que fez o seu dever de casa nos últimos 10 anos. No dia 1º de fevereiro, quando eu assumi, foram extintos 140 FGs e vantagens dos servidores concursados da Casa. Já foi uma ação muito forte do Parlamento em resposta a tudo isso. Mas vamos ter que fazer muito esforço, sim.

ADI – Que contribuição o Parlamento pode dar para solucionar a crise finan-ceira do Estado?

Brum – Tudo o que o governo resolver mandar para a Assembleia, o que va-mos fazer é imediatamente colocar em discussão e cumprir o regimento para que seja votado. Essa é uma colabo-ração muito forte que vamos fazer, não ficar segurando os projetos de lei. Se nós analisarmos, só o que o governa-dor poupou com o decreto é mais de 100% do orçamento da Assembleia. A Assembleia gasta muito pouco nesse processo todo. Mas há um ponto im-portante: para manter a democracia, é preciso ter poderes harmônicos porém independentes. Mesmo eu sendo do partido do governador, eu não posso fazer aquilo que o governador quer. Tenho que fazer aquilo que a média e a maioria da Assembleia deseja.

ADI – Muitos consideram inevitável que o governo, em algum momento, avalie aumento de impostos e é claro que isso teria que passar pela Assembleia. Como o senhor avalia essa possibilida-de?

Brum – Não houve essa conversa e

não vou permitir que haja, até porque sou presidente do poder. Se porventura alguém do Executivo falar nessa linha, eu não vou conversar. Vou pedir que tome a decisão e mande para a Assembleia e aí a bancada do PMDB faz o que achar melhor com as demais bancadas da base do governo. Mas acho que antes de pensar em aumen-to de impostos, temos que pensar em diminuir a sone-gação. Um exemplo: 35% do cigarro do Rio Grande do Sul é contrabandeado. Isso daria R$ 257 milhões a mais para os cofres do Estado e R$ 80 milhões a mais para as prefeituras. O governo tem que fazer todos os movimen-tos necessários para diminuir a sonegação. E a solução do problema passa também pela reforma previdenciária, pois temos R$ 7 bilhões por ano que faltam para pagar os aposentados do IPE. É preciso fazer esse enfrenta-mento.

ADI – O País vive um mo-mento em que grande parte da população se revolta con-tra o governo federal. Que leitura o senhor faz desse movimento, inclusive com pedidos de impeachment da presidente?

Brum – Primeiro temos que reconhecer que a presiden-te Dilma ganhou a eleição por vontade do povo. Não podemos transformar insa-tisfações por alguns atos de corrupção em impeachment. Se comprovar que ela está no meio, como ocorreu com o Collor, que se faça a lei ser aplicada, inclusive com impeachment, mas se não tem não dá. Eu sou favorável a que sejam expulsos todos os que estiverem envolvi-dos no meu partido, e que paguem essa conta. É muito difícil fazer 10 mil quilôme-tros por mês, trabalhar o tempo todo, e ser tachado de ladrão ou de vadio. Por isso quero mais que tirem esse pessoal que desonra o meio. Se olharmos os grandes escândalos da nação, tem muitos técnicos e empre-sários envolvidos, sempre tem o corrupto e o corruptor, mas sobra sempre para os políticos.

ADI – O Tribunal de Justiça determinou recentemente a validade do piso regional, aprovado pela Assembleia no ano passado. A Fecomér-cio e a Fiergs já adiantaram que vão cumprir. Qual a sua avaliação sobre essa situa-ção?

Brum – Não só em relação

ao piso, mas todas as leis aprovadas na Assembleia. Lei é para ser cumprida. Por exemplo, eu não vou ques-tionar a cassação de um de-putado ou outro. Se tem lei e se o Tribunal diz que está errado, cumpra-se, mas den-tro dos prazos. Então, em relação a este assunto, sem entrar no mérito, tem que cumprir. ADI – De 0 a 10, que nota o senhor daria para este início de Governo Sarto-ri? Brum - Dez, pela coragem de mostrar os números, não maquiar, não enrolar, não dar tapinha nas costas, dizer o que está fazendo e quer fazer, mostrando a condição que pegou o Estado. Nes-se sentido, o Sartori está muito bem. E vamos deixar o homem trabalhar, né? Em 90 dias, não dá para fazer qual-quer tipo de avaliação sobre governo. É como ele mesmo diz: se conseguir terminar o ano tapando buraco, já está bom, porque pegou esse Rio Grande muito esburacado.

ADI – Todas as regiões do Estado possuem muitas demandas. Como o senhor pretende aproximar o Parla-mento gaúcho das regiões?

Brum – Estivemos presen-tes na Expodireto e na Expo-agro. Vamos ter muitas au-diências públicas no interior

O parlamentar passa a ser um dos pro-

tagonistas da política gaú-cha em um

momento em que aumenta

a revolta da população

com o poder público e a corrupção

para dar a oportunidade para a sociedade falar. O nosso gabinete está aberto e tenho recebido dezenas de entidades, associações, cooperativas, sindicatos, toda semana. Os parla-mentares têm andado muito e pedimos para que andem e conversem muito com a sociedade. Tem três palavras que eu priorizo como presidente da Casa. Primeira é diálogo, não só para dentro mas para fora. Segunda, transparência. Tudo o que me perguntam, eu respondo. E outra ques-

“Temos 22 novos par-lamentares

nessa legislatura.

Talvez o maior de-safio que

eu tenha é repre-

sentar o pensamen-

to médio de todos

eles”

tão é a economia.

ADI – A questão do preço do tabaco está tirando o sono dos produtores. Como o senhor vê essa questão?

Brum – Acho que está tirando o sono também do Sinditabaco. Porque essa matemática não está fechando: o dólar passa de R$ 3,10, sendo que no ano passado estava em R$ 2,20, e o preço cai. E tem um outro detalhe: a Europa estabilizou o campo dando cotas de produção, deter-minando quanto cada um pode plantar. Porque quan-do o preço está bom, temos mania de plantar mais. E o nosso custo de produção faz o que a África concorra

muito com o Brasil. En-tão tudo isso tem que ser avaliado. Mas que vamos reclamar muito pelo preço, vamos.

ADI – Mas como a Assem-bleia pode intervir?

Brum – Audiência pública. A bancada do tabaco, que é formada por mim, pelo Marcelo Moraes (PTB), pelo Adolfo Brito (PP), pelo Pedro Pereira (PSDB) e pelo Elton Weber (PSB), vai propor uma audiência pública, assim como eu sei que a Câmara Fede-ral também fará. E vamos envolver todos os atores, produtores, indústria, assis-tência técnica, prefeituras, vereadores, todo mundo.

Novo presidente da Assembleia Legislativa, rio-pardense elogia

desempenho do Governo Sarto-ri mas rejeita medida que onere

os contribuintes

EntrEvista EspEcial EntrEvista EspEcial17 a 19 de abril de 2015 17 a 19 de abril de 2015

Page 8: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20158 Economia

ECONOMIA

Os juros sobre o cheque especial cobrado pelos sete principais bancos do país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander – aumentaram em média 0,35 ponto percentual en-tre março e abril, subindo de 10,55% para 10,9%. A maior elevação, de 7,64%, ocorreu no Banco do Brasil com o índice passando de 9,16% (em março) para 9,86% (em abril). Os dados são do levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Eles apontam ainda que os correntistas do Bradesco es-tão pagando 0,76% mais sobre o que pagavam em março com a taxa fixada em 10,63%.

Já na CEF, o uso do cheque especial ficou 5,62% mais caro ao passar de 8,19% para 8,6%. No HSBC, houve alta de 2,02% com a alteração de 12,37% para 12,62% ao mês. O banco Itaú corri-giu o índice em 0,76%. Em março cobrava 10,56% e, em abril, 10,64%. No Banco Safra, a taxa saltou de 9,75% para 10,4%, aumento de 6,67%. O banco Santander corrigiu a taxa de 13,24% para 13,49%, o que significa elevação de 1,89% sobre março úl-timo. Em relação ao empréstimo pessoal, a taxa média ficou em 6,02% ao mês, a mesma pratica-da por essas instituições, no mês anterior. A única correção foi observada no BB onde a taxa subiu de 5,11% para 5,15%, alta de 0,78%.

O Procon lembra que, em sua última reunião, ocorrida nos dias 3 e 4 de março, o Copom ele-vou a taxa básica de juros, a Selic, de 12,25% para 12,75% ao ano, alta de 0,5 ponto percentual. O ór-gão alerta que o consumidor deve evitar novos em-préstimos, especialmente, na modalidade cheque especial. E sugere que o ideal é priorizar o acerto de débitos e evitar o acúmulo de dívidas.

A Caixa informou ontem (16) que voltou a elevar os juros de financiamentos habitacionais contratados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Os juros anuais para operações na modalidade subiram 0,3 ponto percentual. O SFH financia imóveis até R$ 750 mil. Com o reajuste, os juros sobem de 9,15% para 9,45% ao ano para quem não tem conta na CEF. Para os correntistas, as taxas sobem de 9% para 9,3% ao ano. Os correntistas que recebem o salário pelo banco, servidores que também são correntistas e servidores que recebem salário pela Caixa subirá de 8,7% para 9%. Segundo o banco, as taxas valem para operações contratadas desde segunda-feira (13). Outra alteração foi o percentu-al máximo financiado, que caiu de 90% para 80% do valor do imóvel. Por meio de nota, a institui-ção disse que “mesmo com este ajuste, continuará oferecendo as melhores taxas do mercado”.A CEF destacou que a nova elevação reflete a alta das ta-xas básicas de juros.

Em sua última reunião, em março, o Copom do BC elevou a Selic, taxa básica de juros da econo-mia, em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. É asegunda vez este ano que a Caixa sobe os juros da habitação. Em janei-ro, o banco anunciou o aumento das taxas do cré-dito habitacional também em função das elevações na Selic. O BC retomou o ciclo de altas da taxa básica em outubro de 2014.

Taxa média do cheque especial vai a 10,9%

Caixa sobe juros de financiamentos habitacionais pela segunda vez no ano Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 028/2015

Gravataí, 17 de abril de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* DÉRIQUI LUÍS PEREIRA ANTUNES e JULIANA AGUIAR DA SILVA * LEVTON DE MORAIS e MARINÊS JESUS DE OLIVEIRA * GLAUCO FERRAZ PANZINI e CLÁUDIA ZARDO DA SILVEIRA * JORGE LOPES e MARLISA BRITO * ELTON SILVEIRA DE OLIVEIRA e ELIANE ROSANE BORBA

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Previsão de Dia das Mães sem crescimento no comércio

Thamy Spencer

A crise bate à porta e pode não movimen-tar muito o comércio para o Dia das Mães – a segunda data mais importante no setor – em comparação a outros anos. A pre-visão da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio) é de um resultado igual ao de 2014, ou seja, sem crescimento. E não só esse desempenho deve se repetir. Para agradar às mamães o consumidor deve investir principalmente em peças de vestuário como presente (41,3% deles), a exemplo do ano passado. Perfumes e cosméticos ficam em segundo lugar na preferência, com 17,1%.

Os dados que indi-cam como será a data no varejo constam em pesquisa divulgada on-tem pela Fecomércio, a partir de entrevistas com consumidores de ambos os sexos e dife-rentes classes sociais feitas em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas, que representam as regiões gaúchas. O levantamento aponta ainda que o número de presentes será apenas um, comprado prefer-encialmente em lojas do Centro das cidades. A intenção desses consumidores é gastar, em média, R$ 135,99

por pessoa com a data (um pouco acima disso os homens e menos as mulheres). Já o valor do presente será de R$ 133,21, em média.

A economista-chefe da Fecomércio, Patrí-cia Palermo, explica que esse valor não é tão baixo, quase o mesmo do ano passa-do. O problema é que os preços dos produ-tos é subiram, dentro de um cenário de atividade econômica fraca e de reajustes de tarifas como a energia elétrica, indispensável às pessoas. “E de crédito mais caro e estrito e de baixa con-fiança do consumidor”, acrescenta.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CMEC – Cooperativa de Trabalho Morungavense de Educação e Cultura

CNPJ 09.350.087/0001-00 NIRE 43400096116

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Cooperativa de Trabalho Morungavense de Educação e Cultura - CMEC, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA os seus associados para a Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 15 de abril de 2014, tendo como local a sede da cooperativa, localizada na Rua Papa João XXIII, 650, Gravataí, RS, às 18h30min, em primeira convocação, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados; às 19h30min, em segunda convocação, com a presença de metade mais 1 (um) dos associados; às 20h30min, em terceira e última convocação, com a presença mínima de 20% dos associados, com a seguinte ORDEM DO DIA.

Assembleia Geral Ordinária: 1 – Prestação de Contas – Exercício 2012; a)relatório de gestão; b)balanço geral; c)parecer do Conselho Fiscal. 2 – Destinação das sobras ou perdas; 3 – Admissão e Exclusão de associados; 4 – Eleição do Conselho Administrativo; 5 – Eleição do Conselho Fiscal; 6 - Fixação dos honorários dos conselheiros de Administração e Fiscal; 7 – Assuntos gerais, sem caráter decisório.

Pedro Reinaldo Cipriani Manfroi - Presidente Nota: 1 – Para efeito de verificação de quórum, considera-se o n° de 28 associados nesta data.

Av. José Loureiro da Silva, 1350 Gravataí/ RS CEP 94010 001 CNPJ 08.149.550/0001-89

Telefone/Fax: (51) 3432 2300 (em Liquidação)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

Em razão da extinção definitiva desta Companhia, solicito o comparecimento

de Vossas Senhorias na sede de seu estabelecimento, na Av. José Loureiro da

Silva, nº 1350, Bairro Centro, CEP 94.010-001, Gravataí/RS, fone: 51 - 3600

7025, no dia 23 de abril de 2015 (quinta-feira), no horário de expediente das

8h30 às 12h e das 13h às 17h30, para o fim de formalizar a rescisão dos seus

contratos de trabalho, nos termos da lei, munidos da Carteira de Trabalho

(CTPS) e do número da conta corrente bancária.

Airton Potiguara da Silva Olásio dos Santos Ramos Otávio Silva Goulart Paulo Roberto Guarche da Rosa Raquel Terra dos Santos Roldão Rosangela da Silva Alberto Suemari Silveira Bivonesi Vera Lúcia Balie

Gravataí, 17 de abril de 2015.

PAULO CÉSAR FAIOK SALATINO

Liquidante

ANUNCIE

NO JG

3423. 1792

Page 9: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 20159Notícias

ANUNCIE NO JG

3423. 1792

A reunião entre representantes do Sin-dicato dos Metalúrgicos de Gravataí e comissão de negociação da General Motors, em Gravataí, tratou de novas propostas de valores para o Plano de Participação nos resultados. Os trabalhadores exigem a cor-reção em relação ao prêmio do ano passado estabelecendo valores de R$ 11.700,00 no caso da GM (incluindo PPR e Abono Salarial) no atingimento de 100% das metas. Já para Sistemistas a proposta foi de R$ 5.850,00 no atingimento pleno das metas.

- A greve não é boa para a GM e nem para nós. Só que os trabalhadores não terão que pagar pela crise. Se tiver que ir para greve, iremos. Há descontentamento por parte dos trabalhadores - afirmou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari.

A definição do reajuste salarial é um tema considerado consolidado já que foi aprovada no ano passado negociação por 3 anos, as-segurando reajuste automático do INPC para os trabalhadores.

Até agora a montadora propôs redução no valor pago pelo atingimento das metas alegando condições de mercado. Como as tratativas estão muito distantes, existe a hipótese de não haver a continuidade das negociações.

Desde o ano passado o PPR é fixo tam-bém para as empresas Sistemistas e não só para GM. A conquista foi fruto do trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí assegurando o mesmo ganho financeiro para todos, independentemente da condição sala-rial de cada um.

A data base da categoria é 1º de abril. Os trabalhadores aguardam a definição de nova reunião para avanço nas negociações para, posteriormente, levar a proposta para assem-bleia com os trabalhadores.

A unidade da General Motors em Gravataí é responsável por 60% do volume de au-tomóveis produzidos pela empresa no Brasil.

Trabalhadores da GM em Gravataí projetam negociação difícil com direção da montadora

Toma posse a nova diretoria do Banrisul

Thamy Spencer

Continuar crescen-do em áreas como a concessão de crédito, serviços (Rede Vero) e seguros, trazer resulta-dos e ser sustentável estão entre os desafios da nova diretoria do Banrisul, que tomou posse ontem, em cerimônia na sede do banco. A substituição só ocorre agora por ser necessário o aval da Assembleia Legislativa e do Banco Central aos nomes escolhidos pelo governador José Ivo Sartori para essa gestão (leia abaixo). O novo presidente, Luiz Gonzaga Veras Mota, servidor de carreira do banco há 36 anos que substitui Túlio Zamin, disse que a intenção é que o Banrisul continue o processo de inserção nas comunidades e a aposta em negócios como empréstimos consignados, uma das modalidades de crédito que mais aumenta.

O presidente res-salvou que no geral na área de crédito não é

possível esperar tanto no próximo período. Segundo Mota, o des-empenho foi “modera-do” no primeiro trimes-tre do ano, sendo mais positivo na destinação a pessoas jurídicas. Ele prevê que neste ano a carteira de crédito se expanda em torno de 10% - em anos ante-riores chegou a 20%, mas agora o cenário econômico é outro. E com o desaqueci-mento do mercado, a concessão de dinheiro deve ficar “mais crite-riosa”, afirmou o novo presidente em entrevis-ta logo após a cerimô-nia de posse que lotou o Salão Nobre de convidados.

Para Mota, se o Produto Interno Bruto melhorar, essa rota do crédito poderá mudar. A curto prazo, citou que entre as ações previstas no banco está empreender maior velocidade na venda de seguros e cartões.

No discurso para colegas, funcionários, investidores e para o governador Sar-

tori, mencionou ser a primeira vez que um funcionário do quadro de carreira chega à presidência da institu-ição, e recebeu aplau-sos. “É um momento histórico”, resumiu.

Ainda no discurso o novo presidente prometeu um banco “sustentável e sólido” e eficiente, e que apoiará o crédito a todos os segmentos da econo-mia do Estado, desde o agronegócio até a con-strução civil, setores imobiliário, hospitalar, de ensino e outros.

Já o governador Sartori afirmou que espera trabalho e rentabilidade. E para ressaltar a importância do Banrisul, brincou: “Nos perdoem os outros, mas o Banrisul é o banco de todos gaúchos”. Ele destacou que essa importância ficou clara na escolha dos nomes da diretoria, que, conforme Sartori, atende aos critérios técnico e político.

Na despedida, o ex-presidente Zamin apresentou um balanço

resumido do desem-penho do banco sob sua gestão em algu-mas áreas, como a expansão dos pontos de atendimento da Rede Vero de 90 mil em 2010 para 166 mil até dezembro último. Na área de cartões, o crescimento alcançou 200%, segundo ele.

OS NOMES

Presidente – Luiz Gonzaga Veras Mota, economista e pós-grad-uado em Administração Bancária, servidor do banco há 36 anosVice-presidente – Irany de Oliveira Sant´Anna JúniorDiretoria Administrativa – Suzana Flores CogoDiretoria Comercial – Leodir Antônio AraldiDiretoria de Crédito – Oberdan Celestino de AlmeidaDiretoria de Planeja-mento e Expansão de Negócios – Júlio Fran-cisco Gregory BrunetDiretoria de Administ-ração de Recursos de Terceiros – Jorge Luiz Oliveira LoureiroDiretoria de Tecnologia da Informação – Jorge Fernando Krug SantosDiretoria Financeira e de Relações com Investidores – Ricardo Richiniti Hingel

Entre os desafios estão o crescimento da oferta de crédito e serviços

Page 10: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 201510 Notícias

Assalta mercado do bairro e acaba preso

Patricia Mello

Um jovem de 20 anos não quis nem se dar ao trabalho e resolveu assaltar o mer-cadinho que fica no bairro em que mora e não deu outra:acabou preso. O fato aconte-ceu na quarta-feira, no bairro Morada Gau-cha. M.B.F.S., foi preso em flagrante, sendo apreendidos também a arma e o veículo, um Corsa branco que ele usou no assalto.

Eram cerca de 17h quando agentes da patrulha Escolar que atendiam a ocorrência na qual um homem armado tinha acabado de assaltar um mercado no bairro. Com as características, conseguiram prender o suspeito, na rua Catão Coelho, no Morada Gaúcha. Na casa dele foi apreendido um revólver calibre 38 sem numeração, mu-nição, R$ 140,00 que teriam sido roubados do estabelecimento comercial e um veículo GM Corsa branco, usado no assalto. O acusado, que tem antecedentes por recep-tação de veículo e lesão corporal foi levado para a DPPA onde foi atuado em flagrante por roubo a estabelecimento comercial e recolhido ao Presídio Central.

Três mulheres e uma menor são detidas após furto

Pai é preso por agredir filhaPatricia Mello

Agentes da delegacia da Mulher prenderam na manhã de quinta-feira, um homem acusado de espancar a filha, de 30 anos. O fato aconteceu no bairro São Jerônimo pois quando foram atender a ocor-rência, encontraram o acusado com um revólver. Só que além do pai, o ex-marido também acabou descendo o cacete na vítima.

A prisão aconteceu por volta das 11h30, pouco de depois do registro policial, que foi feito às 10h15. Conforme relato da vítima, tudo começou por causa de uma amante do pai dela. Contou que a amante do pai mandou mensagem em seu telefone celular. "Peguei a con-tei para a minha mãe que meu pai seguia tendo um caso. Ela foi tirar satisfações dele e ele não gostou. Veio e começou a me bater", disse.

Com a situação, a vítima que está separada a cerca de três anos, disse que, como morava em uma casa nos fundos do pai, ia ir embora. A situação não foi bem aceita pelo ex-marido, com

a qual ficou junto por um ano e teve um filho, que está com quatro. "Avisei ele que estava indo embora morar em outra cidade com minha avó, mas que as visitas que são de 15 em 15 dias, seriam mantidas. Ele não gostou. Me chamou de vagabunda e começou a me espancar. Até minha mãe, que tentou me defender, acabou se ferindo", detalhou a vítima.

Diante dos fatos, a mulher resolveu procurar a polícia, onde registrou uma ocorrên-cia. Imediatamente a delegada Marina Dillenburg, titular da DEAM mandou sua equipe de investigação ir ate a casa, que fica no bairro São Jerônimo. Lá, acabaram prendendo o pai da mulher em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. "Além do porte, ele vai responder pela agressão. Aliás, os dois são suspeitos e vão responder por agressões contra a mesma vítima", destacou Marina.

Marina ressaltou que a prisão ocorreu logo após ser feita a primeira ocorrência baseada na Lei Maria da Penha e, além disso, a vítima já recebeu medi-das de proteção.

Patricia Mello

Policiais militares do 17º BPM prenderam, na tarde de terça-feira, três mulheres e uma menor, por furto. É que as autoridades encontraram com elas, escovas, cremes dentais, calças e jaquetas com etiquetas de uma loja de departamento, além de uma carteira falsa de identidade. Todas foram levadas para a delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), mas acabaram sendo liberadas.

Conforme os PMs, uma pa-trulha da 2ª Cia seguia pela rua Alvorada, no bairro Vila Branca, quando às 15h, acabaram rece-bendo a denúncia de que após denúncia de que as mulheres estariam praticando furtos na região. Os policiais localizaram o carro em que elas estavam, um Bora prata e deram sinal para que parassem. Em revista

encontraram dentro do carro e no interior do carro 73 escovas dentais, 33 cremes dentais, uma mochila, cinco calças jeans e duas jaquetas com etiqueta das Lojas Renner e uma car-teira de identidade falsa.

Diante dos fatos prenderam C.R.B., 48 anos, com ante-cedentes por fraude e ameaça; C.R.J.L., 28, com antecedentes por nove furtos e formação de quadrilha e que estava em liberdade desde fevereiro do ano passado e A.M.L., 20, com antecedentes por onze furtos e posse de entorpecente, estando em liberdade desde novembro do ano passado. Além delas também foi detida uma adoles-cente de 15 anos, sem ante-cedentes de atos infracionais. Todas foram encaminhadas para a DPPA, onde acabaram sendo liberadas depois de au-tuadas por furto descuido.

Conforme relato da vítima, tudo começou por causa de uma amante do pai dela. Contou que a amante do pai mandou men-sagem em seu tele-fone celular. "Peguei a contei para a minha mãe que meu pai seguia tendo um caso. Ela foi tirar satisfações dele e ele não gostou. Veio e começou a me bater", disse

As autoridades encontraram com elas, escovas, cremes dentais, calças e jaquetas com etiquetas de uma loja de depar-tamento, além de uma carteira falsa de identidade

Page 11: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 201511Variedades

A Lua em Sagitário em ótimo aspecto com Júpiter promete um dia de abertu-ras e crescimento em seus negócios e projetos com estrangeiros.

O momento envolve crescimento e ex-pansão, especialmente relacionados a um projeto em equipe.

Um negócio com imóveis ou uma nova sociedade e parceria comercial podem ganhar um novo impulso. Fique atento às oportunidades.

Um benéfico triângulo de energias en-volvendo seu trabalho e carreira pode trazer expansão e crescimento aos seus projetos.

Um bom acordo pode ser negociado e trazer benefícios a você. O momento envolve um passo adiante em um pro-jeto em equipe.

Apesar do peso da responsabilidade deste momento, um benéfico triângulo de ener-gias envolvendo sua vida afetiva e os ro-mances movimenta seu coração.

O dia segue bastante beneficiado por um maravilhoso triângulo de energias trazendo crescimento e evolução a um projeto que envolve o aumento de seus rendimentos.

Apesar de você estar meio para baixo nos últimos dias, hoje o céu o beneficia com um benéfico triângulo de energias que traz ex-pansão e equilíbrio às suas emoções.

Dia de boas vibrações, crescimento e benefícios em projetos que envolvem via-gens e pessoas e empresas estrangeiras. Fique atento às oportunidades.

Seus pensamentos retomam o equilíbrio perdido há algumas semanas e o baixo as-tral fica para trás. Um benéfico triângulo de energias que traz crescimento e expansão.

Um triângulo de energias extrema-mente benéfico, envolvendo plane-tas poderosos, movimenta positiva-mente seu mundo emocional.

Depois de algumas dificuldades, um triân-gulo de ótimas energias envolve o setor, trazendo crescimento e expansão aos seus negócios e dinheiro.

Ferdinando de "Vai que Cola" ganhará programa solo no Multishow

Um dos personagens mais hilários da sitcom "Vai que Cola", o zelador Ferdinando ganhará um programa solo no canal Multishow. Com informações do jornal Folha de S.Paulo. Interpretado pelo ator e hu-morista Marcus Majella, Ferdinando entrevistará personalidades e tipos vividos por amigos, como Juninho Play (Samantha Schmutz) e Bicha Bichérrima (Paulo Gustavo).

Com produção da Dois Moleques, a atração terá 16 episódios em sua primeira temporada. As gravações começam em maio e a estreia deve-rá acontecer em agosto.

O Multishow está investindo bastante em programas de humor e sitcoms. Nos próximos meses, além da atração de Majella, a emissora da Globosat lançará "#PartiuShopping",

com Tom Cavalcante, e "Arranca Rabo", que contará com Samantha Schmutz, Fafy Siqueira, Stepan Ner-cessian, Carmem Verônica e Oscar Filho. O Multishow está presente em todas as operadoras da TV paga brasileira, se posicionando entre os 15 canais mais vistos.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 48

FSERG

ONOMICAOXILLPIB

ACSIMCOT

MONTECARLO

ETRIROADEMTEND

EREOLAAP

NOBELDAPAZREDOMLA

PEDRASATER

EMIMPOSTO

MUDOAARL

DOISBAHMARC

APASSO

Fechar (a camisa

social)

(?) vivo: oobjeto deestudo daBiologia

Índice econômi-co (sigla)

Antigautilidade

do sal(Econ.)

Estadocortado

pela linha do equador

Estrábico;caolho

(?) Globe,variedade

de uva de mesa

Principalmantra doHinduísmo

Estímulosensorial

do cio

BramStoker,

criador de"Drácula"

Interjeiçãogaúcha deespanto

ElevaçãooceânicaCabana,

em inglês

(?) de placa, expres-são advinda de tributodo jornalista Joelmir Beting ao feito de Pelé

EntulhoRespostafavorávelà petição

TaxaTrombetaindígena(bras.)

Aparelho cardíaco cujousuário possui direi-to assegurado de nãoser inspe-cionado emdetectoresde metais

Baião de (?), iguaria nordestina

RochasCinema (?),gênero emque se des-tacou o a-tor Buster

Keaton

Calçacurta

Saudaçãoinformal

Reagir à piada

Presuntonatalino

A cadeira que acomo-da bem as pernas, bra-ços, costase lombar

ChiliqueAvaliaçãoa que se submete o

bacharelem Direito

Requisitado"Endere-

ço" de ummicro

Evento que reúne di-versos profissionais que discursam, cadaum, sobre um tema

Hiato de"toada"Cochilo,

em inglês

6ª notamusicalEstou

(aférese)Fazerparar

Museupaulistano

Distrito deMônaco,palco doGP de F1

Prêmioconcedidoa KailashSatyarthi,indiano

que dedicasua vida à luta contrao trabalho

infantil(2014)

Sigla dopartidopolítico

Democra-tas

3/cot — ica — nap — pib — red. 4/masp. 7/fricote — zarolho. 10/ergonômica — monte carlo.

Netinho fala de depressão antes de ser internado: ‘Quis abandonar a vida!’

Três meses depois de ter alta do hospital, onde estava internado para se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (dos três que já teve), Netinho contou numa entre-vista a Gugu Liberato, no programa do apresentador na Record, na noite desta quarta-feira (16), como foram os momentos de recuperação.

Para ele, os dois anos em que esteve doente significaram muito, principalmente porque pode repen-sar o significado da vida. Mas, a depressão o abalou e ele pensou em desistir por algumas vezes. “Quis abandonar a vida!”, disse, ao lembrar o que o levou ao hospital em 2014.

"Fui ficando cada dia mais triste. Cheguei ao ponto de levantar da cama e ficar o dia inteiro no sofá da sala. Não saia mais do apartamento e parei de comer. Não sentia fome e só bebia água. Fiquei três dias sem comer. Meus amigos e minha irmã me convidaram para ir para o hospital em São Paulo e relutei. Mas fui à força. Não queria sair de casa.

Eles levaram um psiquiatra com dois seguranças muito fortes que me se-guraram e aplicaram uma injeção em mim. Quando dei por mim, já estava em São Paulo.", lembra.

No hospital, depois de ser medi-cado e começar a encarar a vida de outra forma, o ator recebeu a visita de amigos e começou a melhorar. Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Padre Marcelo Rossi foram algumas das personalidades que ele agradeceu durante a entrevista.

Ao fazer um balanço sobre tudo o que passou, Netinho comenta o aprendizado e se mostra pronto para voltar a ter uma vida normal, com mais cuidado. "Eu aprendi muito quando fiquei doente nestes dois últi-mos anos, porque tive que parar toda a minha carreira. Além de ficar em coma por muito tempo, eu tomei um grande susto quando acordei e me vi naquele estado. Eu não entendia o que estava acontecendo. Passei um ano tentando entender tudo", concluiu.

Page 12: Jornal de Gravataí. 17 a 19 de abril de 2015. Edição 2215

Gravataí, 17, 18 e 19 de abril de 2015

No próximo Domingão do Faustão, a cantora Naíma subirá ao palco para concorrer a R$150 mil que estarão em disputa na finalís-sima do quadro “Iluminados”. Para conquistar o prêmio, a gravataiense terá que eliminar os outros 6 concor-rentes em duelos musicais, sendo julgada pelo público e pelo júri.

Ao conseguir classificação para a final do quadro, Naíma venceu uma disputa contra Kiell Cavalcanti, que também estará concorrendo ao prêmio neste domingo. Na ocasião, eles cantaram a música Titanium, de David Guetta. Atualmente, Naíma divide suas funções entre os es-petáculos musicais nos teatros de São Paulo e o treinamento para o jogo comandado por Fausto Silva. A cantora gravataiense precisou de

três etapas, mas acabou garantindo a sua vaga na final do Iluminados! Após a conquista, ela mostra o seu talento em um clipe exclusivo para o site da Globo, soltando a voz com "Vim", música sua com D'Alessandro Nogueira . Em contato com a reda-ção do JG, a cantora revelou estar muito feliz por ter conseguido chegar até a final do quadro musical do Domingão do Faustão. “ Feliz pelo grande aprendizado profissional, pelas amizades que fiz aqui e pelos fãs que conquistei. Agradeço à minha família pelo apoio sempre, es-pecialmente à minha mãe. Agradeço também a todo o povo gaúcho que me ajudou a chegar nesta estapa! Espero, em breve levar meu show pra Gravataí e estar perto de todos vocês “, finalizou Naíma.

O Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241) recebe, no dia 17 de abril, a partir das 20h30, o espetáculo “Como Agar-rar um Marido antes dos 40”. A atração faz parte da “Sexta-feira da Comédia”, e está com ingressos disponíveis no local, com diversos valores. A comédia aborda de forma divertida e bem-humorada um dos assuntos mais badalados do mundo contemporâneo: a busca pela alma gêmea. Lúcia, uma bem-sucedida advogada, percebe que vai fazer 40 anos e ainda está solteira. Ela entra em total desespero e resolve achar de qualquer maneira um marido. A história conta todas as investidas, atropelos e aventuras da protagonista na busca de um grande amor antes do seu 40º aniversário.

Mais informações sobre a atração podem ser obtidas no Sesc Gravataí, pelo telefone (51) 3497-6174. Os ingressos custam R$ 7,00 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac, R$ 20,00 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/Senac e R$ 25,00 para o público em geral.

O projeto visa desenvolver a economia local oferecendo um espaço para que os produtores de arte possam expor suas obras e trocar experiências. As-sim nasceu a primeira edição da Feira Livre de Artesanato – Pra-ça em Movimento, que ocorre neste domingo, a partir das 8h e 30min, na Praça Jayme Caetano Braun, em frente ao Colégio Santa Rita, na parada 68. O evento é promovido pela Asso-ciação de Moradores da COHAB A (ACCOBA) de Gravataí e seus parceiros, artesãos e membros da comunidade em geral.

Além de utilizar a mão de obra local e fomentar o incre-mento na economia da região, o projeto busca também ocupar

a praça para devolvê-la, de fato, à comunidade. A organização conta com a presença de todos amigos, moradores do bairro, do entorno, de outras cidades.

Roupas tie dye, souvenirs artesanais, produtos de deco-ração para o lar, pães e cucas artesanais bem fresquinhos para o café da tarde são alguns dos itens ofertados na feira. Muitos outros produtos ainda serão apresentados, e todos estão convidados a expor seus produ-tos e visitar o evento. A Feira Livre de Artesanato contará ainda com um Brique de Trocas, que ocorrerá na parte interna da ACCOBA, onde os interessados poderão trocar seus itens pes-soais por algo que for mais útil.

Naíma na final do ILUMINADOS

Espetáculo “Como Agarrar um Marido antes dos 40” em cartaz no Sesc

Feira de artesanato e brique na 68

Naíma cantou com Tiago Abravanel na apresentação do artista em São Paulo, no último dia 10