jornal dce voz dos estudantes 2

56
QUE ESCUTOU O ESTUDANTE A VOZ JORNAL

Upload: caionarcio-rodrgues

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal gestão dce puc minas 2010//2011

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QUE ESCUTOU

O ESTUDANTE

A VOZJORNAL

Page 2: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Cerimônia de PosseQ

R ND DHCampanha e

A proposta de Campanha da Gestão Voz dos Estudantes II teve início com uma pesquisa que abordou mais de dois mil estudantes da Universidade que puderam contribuir para a formação de um diagnóstico prévio das necessida-des do âmbito acadêmico. Procuramos observar a estru-tura do movimento estudantil na PUC Minas e como ele se desenvolve. A pesquisa colaborou também com a cons-trução desta Gestão, uma vez que pudemos conhecer e aproximar a comunidade acadêmica do Diretório através de discussões e avaliação das pesquisas.As propostas da Gestão Voz dos Estudantes II foram subdi-vididas em oito áreas: Comunicação, Esporte e Lazer, Qua-lidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, Saúde, Infraestru-tura, Cultura, Movimento Estudantil e Social, englobando as diversas áreas do conhecimento.A cerimônia de posse aconteceu no dia 08 de junho, no Teatro de Arena DCE PUC Minas, onde estiveram presen-tes os representantes da Gestão Voz dos Estudantes I e a Gestão Voz dos Estudantes II, que assumiu o Diretório Central dos Estudantes.

Quando o estudante quis ser representado de forma séria dentro da universidade... A Voz dos Estudantes II foi constituída por 703 membros que buscam fazer a diferença.

“Frequento a PUC Minas há mais de 20

anos e acredito que a universidade pre-

cisa de um DCE ativo e comprometido

com a realidade estudantil. Observei mu-

danças durante essa gestão, continuem

trabalhando. Boa sorte!”

Mário Miranda – Relações Internacionais

falaa !

1

Page 3: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

do DCEQR

NDH HReforma

A sede social do DCE PUC Minas foi reformada no início do segundo semestre de 2010, pela Gestão Voz dos Estudantes II. A reforma aconteceu durante o período de recesso letivo, onde a estrutura foi aprimorada a fim de facilitar o fluxo de estudantes em nossa sede social.A padronização do centro de informática, adequação da sala de cinema e da sala de estudos, assim como a manutenção dos banheiros, foram algumas das melhorias no início da ca-minhada da Gestão Voz dos Estudantes II com os discentes da PUC Minas.A Infra-estrutura que atualmente está à disposição dos asso-ciados ao DCE PUC Minas, foi pensada de forma a contemplar o maior número de estudantes possível, neste espaço pleitea-do pelos alunos e disponibilizado pela universidade.

Acho o espaço físico bom, porque tem uma

ótima sala de cinema e podemos descansar.

O Atendimento aos estudantes na sede é

muito bom!

Ana Cristina – Direito

“Frequento a PUC Minas há mais de 20

anos e acredito que a universidade pre-

cisa de um DCE ativo e comprometido

com a realidade estudantil. Observei mu-

danças durante essa gestão, continuem

trabalhando. Boa sorte!”

Mário Miranda – Relações Internacionais

Quando o estudante necessi-tou de melhoria na infraestru-tura... A Voz dos Estudantes II adequou o espaço físico da sede social beneficiando dire-tamente os 22.000 estudantes dos Campus Coração Eucarísti-co e Praça da Liberdade.

falaa !

2

Page 4: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Consciência NegraQ

R ND DHDia da

O DCE Cultural promoveu no dia 18 de novembro em par-ceria com a Associação Cultural Odum Orixás, as comemo-rações do Dia da Consciência Negra no Teatro de Arena. Os estudantes da PUC Minas participaram de oficinas de artesanato, dança, construção de brinquedos e culinária. Quadros de artistas da associação foram expostos duran-te todo o dia, assim como os artesanatos produzidos tam-bém por eles. A Guarda de Congado São Bartolomeu fez uma apresentação itinerante por todo o Campus Coração Eucarístico.

Quando o estudante necessita de acesso à cul-tura... A Voz dos Estudantes II comemorou o Dia da consciência negra.

fala a !

3

“ O dia da Consciência Negra realizado pelo DCE gestão “Voz dos

Estudantes 2” representa o mínimo que se pode fazer por uma elite

cultural que, nada mais, nada menos, fez este país que chamamos

de Brasil. O DCE trouxe oficinas que proporcionaram ao público aca-

dêmico um pouco da elevada Cultura Afro, que de tão charmosa,

nos deixou com o sentimento de saudade de um tempo que nem

sabíamos que existia...” (MARCIANO REIS)

Page 5: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

ConvêniosQR

NDH HRede de

A Rede de convênios que a Gestão Voz dos Estudantes II im-plementou está a disposição dos estudantes associados ao Diretório no site www.dcepucminas.org, onde possuem des-conto diferenciado em mais de 100 empresas. Os alunos que possuem a carteirinha estudantil têm direito a uma série de descontos em vários estabelecimentos de Belo Horizonte. O DCE PUC Minas disponibilizou as 1.000 primeiras carteirinhas gratuitamente nas sedes sociais.

Quando o estudante necessitou de descontos diferenciados... A Voz dos Estudantes II esta-beleceu uma rede de convênios que oferece descontos aos estudantes associados.

falaa !

4

A rede de convënios facilita a

vida para o aluno!

Alan Rocha

Page 6: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

PatrocíniosQR ND HParcerias e

D.A. de Psicologia D.A. de Comunicação AssistivaD.A. de PedagogiaD.A. de Ciências BiológicasD.A. de EnfermagemSemana de Integração ICBSD.A. de HistóriaAtlética Direito

Através do Conselho de DA´s, que acontece mensalmente, o DCE aten-de os pedidos de patrocínio que são solicitados pelos DA´s e pelos alunos através de seus respectivos DA´s. As reuniões do Conselho são marcadas através de convocatória e sempre encaminhados aos DA´s. Todo estudante pode e deve participar. Fique atento as datas! Os patro-cínios já ofertados pelo DCE são:

D

fala a !

5

“Venho aqui parabenizar o DCE PUC Minas pelo

trabalho sério e competente na atual gestão.”Bruno – Retirado do site DCE PUC Minas

D.A Comunicação SocialD.A de GeografiaD.A de FisioterapiaD.A ArquiteturaD.A Educação FísicaD.A FACED.A Mecânica e MecatrônicaD.A Engenharia Civil

Page 7: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

H Fundação de novos DA’sQR

ND HApoio a

A Voz dos Estudantes II participou do processo de fundação do Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia, desejo antigo dos alunos deste curso que ficaram por mais de dois anos sem funcionamento do seu C.A. O processo de regularização jurí-dica partiu dos estudantes que convocaram uma Assembléia Geral a fim de iniciar o processo de fundação, a partir esta assembléia foi proposto um modelo de Estatuto para o C.A. que posteriormente foi aprovado pelos alunos, em assembléia geral assim como sua ata de fundação. O processo está sendo finalizado em parceria com a Pasta de Movimento Estudantil do DCE PUC Minas e assessoria jurídica.O C.A. de Física e Matemática iniciou seu processo de regu-larização, os estudantes já estão com o modelo de Estatuto para adequações, a fim de convocar uma Assembléia Geral nos cursos para a regularização com o apoio do DCE e asses-soria jurídica. Os estudantes dos cursos de Teologia e Comunicação Assisti-va estão no início do processo, junto com a Voz dos Estudan-tes II.

“Falar do Conselho de DA’s é falar não só da inte-

ração entre representantes de outros cursos, mas

também sobre o local onde nós podemos votar

nos assuntos importantes para os DA’s e para o

DCE.”

(NATÁLIA ALVES)

Quando o estudante precisa de representação direta den-tro do curso ... O DCE PUC Minas apoiou a fundação de novos DA´s e CA´s.

falaa !

6

Page 8: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

D Portal

A VOZ FEZ!O Site do DCE foi criado para facilitar o acesso dos estudantes aos benefícios oferecidos pela Gestão Voz dos Estudantes II.

.

InadimplentesUma realidade não só da universidade, mas de toda população brasileira, é a condição de inadimplência. Entendemos que é uma questão com necessidades de luta pela regularização, e pela não discriminação do direito universal ao ensino de qualidade e gratuito. A Voz dos Estudantes II, representando os alunos da PUC Minas, faz o chamado aos inadimplentes, para fazer seu cadastro no site do DCE. Com isso podere-mos com maior força realizar negociações e outras ações junto à universidade; sempre pensando no di-reito a educação. Acesse o site: www.pucminas,org e veja como se cadastrar.

Quando o estudante necessitou de um canal de comuni-cação que facilite sua integração com o DCE PUC Minas... A Voz dos Estudantes II desenvolveu o site do DCE que é o principal veículo de comunicação entre estudantes e a gestão.

7

Page 9: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Do DCE NHPortal Cadastro de BandasCadastre a sua banda no site do DCE e você poderá participar dos eventos no campus, na Casa do Estudante e tocar na Calourada 2011 DCE PUC Minas. Sua banda pode também divulgar seu trabalho artís-tico, ter a oportunidade de interação com outras bandas além da oportunidade de se apresentar ao público universitário.

Mercado DCECriado com o intuito de viabilizar o comercio entre os universitários, o mercado DCE é um portal ecomect que viabiliza a venda e troca de mercadorias entre os alunos que vão desde livros didáticos até variados utensílios como bicicletas e etc. Precisou de dinheiro? Tem um item que pode se desfazer? O mercado DCE intermediação para você.

Artigos A possibilidade de publicação de trabalhos acadêmicos no site do DCE é uma novidade que veio para ficar. Muitas vezes, a procu-ra de locais para a publicação de trabalhos realizados dentro da universidade, se torna uma constante e o DCE Voz dos Estudantes II sempre voltado para as necessidades aca-dêmicas dos alunos, oferece mais esta facili-dade se tornando um local para a apresenta-ção de criações intelectuais da comunidade acadêmica. Basta acessar: www.dcepucmi-nas.org, “área institucional”, “artigos”. Use seu espaço.

Comissão de formaturaVisando uma maneira de auxiliar os formandos da PUC Minas, o DCE disponibi-lizou em seu site desde julho de 2010, o cadastro de comissões de formatura. O intuito do cadastro é a realização de festas e outras atividades para as comis-sões onde elas poderão conseguir mais recursos para a realização da tão so-nhada vitória acadêmica de todo aluno: a formatura. Acesse o site: WWW.dce-pucminas.org, “institucional”, “comissão de formatura”, “cadastro”. O DCE Voz dos Estudantes II não poderia ficar de fora desta festa inesquecível para você, aluno. Pois nossa maior felicidade é ver o seu sonho acadêmico realizado.

Cadastro de AtletasOutra novidade no site do DCE baseia se na possibi-lidade dos alunos se cadastrarem no site para par-ticipação de eventos esportivos de parceria entre o DCE e a Associação Atlética. A Voz dos estudantes II sabe e reconhece que o mundo acadêmico deve passar pelo lazer, cultura e educação, mas tudo isso só pode ocorrer com um corpo são; a saúde é primordial para todos e o esporte é a janela da uni-versidade para futuros atletas profissionais. Acesse o site: www.dcepucminas.org.v

fala a !

8

“Sou muito bem atendida e a nova infra-estrutura

tem atendido as demandas dos alunos.”

Márcia Soares – Enfermagem

Page 10: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

de FormaturaQR ND DHFesta das Comissões

No dia 19 de novembro aconteceu a 1ª Festa das Co-missões de Formatura na Casa do Estudante onde os formandos cadastrados no site do DCE obtiveram ren-da com a venda dos ingressos disponibilizados gratui-tamente pela Gestão Voz dos Estudantes II. Os mais de 500 estudantes presentes no evento curtiram o som de Best Place, Maghi e DJ Tadeu.

Quando o estudante precisou de apoio para arrecadar recursos para sua comissão de formatura... O DCE PUC Minas desenvolveu um projeto para ajudar as comissões de for-matura.

“Parabéns aí galera pela iniciativa de realizar

eventos e festas.”

Marcelo Salles – Retirado do site DCE PUC Minasfalaa !

9

Page 11: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

da UNEQR

NDH HBienal

O DCE PUC Minas participou entre os dias 18 a 23 de ja-neiro de 2011, da 7° Bienal da UNE , que através de ati-vidades culturais, científicas e esportivas contemplaram os mais diversos cursos de graduação de todo o país.A Voz dos Estudantes II foi para a Bienal, no Rio de Ja-neiro com os estudantes da PUC Minas, e participaram das mais diversas atividades através das áreas de Artes Integradas, Músicas, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audio-visual, Literatura, C&T, Mostra CUCA e Atividades Auto-gestionadas e mesas redondas.

“Gostaria de parabenizar ao DCE pela iniciativa de não

fugir de sua responsabilidade. O DCE está mostrando um

excelente trabalho na defesa dos interesses dos alunos

ao qual o DCE deve proteger e representar. Parabéns mo-

çada.”

Adriano Faria – Retirado do site DCE PUC Minas

Quando o estudante quer se inteirar do que acontece nas universidades de todo o país.... A Voz dos Estudantes II participa da Bienal da UNE junto com os estudantes da universidade.

falaa !

10

Page 12: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

D Condecoração Gonçalo de Freitas

Quando o movimento estudantil relembra sua história... O DCE PUC Minas resgata memórias e representa os universitários.

A Cerimônia aconteceu no dia 25 de novembro de 2010 no Centro Cultural Casa do Estudante, a fim de homenagear quem sempre teve um papel preponderante nos movimentos sociais e juven-tude em vários momentos da história brasileira. A Gestão Voz dos Estudantes II tem o prazer de fazer parte desta história, uma vez que Minas Gerais faz parte da história do movimento estudantil nacional em defesa de valores humanistas e democráticos.Admirando a lealdade e o companheirismo destas pessoas, nesta segunda edição a Gestão Voz dos Estudantes II simbolicamente através da cerimônia homenageou uma pessoa muito especial, que durante 40 anos de sua longa caminhada, dedicou todos seus esforços ao DCE PUC Minas. Nascido em 1929, Gonçalo de Freitas Neves, originário da cidade de Alvinópolis, município loca-lizado na região centro-leste do Estado de Minas Gerais, foi admitido no dia 29 de junho de 1971 como funcionário do Diretório Central dos Estudantes da PUC Minas, a fim de zelar pelo Centro Cultural Casa do Estudante.Dentre os condecorados estiveram presentes o Presidente do Centro Acadêmico de Direito da PUC São Paulo, Presidente do DCE da UNA, UNI-BH, FUMEC, Newton Paiva e a presidente da UEE, além dos representantes de todos os D.A´s e C.A´s da PUC Minas.

11

Page 13: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

NHCondecoração Gonçalo de Freitas

fala a !

12

“Nossa parabéns DCE agente precisa mais disso

dentro da PUC.”Joana Paula – Retirado do site DCE PUC Minas

Page 14: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

D Natal SolidárioQuando os estudantes fazem seu papel com intervenções sociais... A Voz dos Estudan-tes II realiza projetos como o Natal Solidário realizando do-ações de roupas e brinquedos.

O Projeto Natal Solidário teve início no dia 15 de novembro de 2010, onde a Gestão Voz dos Estudantes II esteve nas salas de aula do Campus Coração Eucarístico e Praça da Liberdade con-vidando os estudantes para participar. As doações de Roupas e Brinquedos fo-ram recolhidas na sede do DCE PUC Mi-nas, até o dia 20 de dezembro de 2010. A Creche Bom Pastor recebeu as doa-ções entregues pela gestão na tarde do dia 20 de dezembro, quando as crian-ças receberam o Papai Noel e brinca-ram durante toda a tarde com o bom velhinho. A Voz dos Estudantes II reali-zou este trabalho a fim de integrar as instituições da região com o DCE. Nós da gestão agradecemos aos membros da creche e em especial as crianças por nos deixar fazer parte do projeto desen-volvido pela creche Bom Pastor.

13

Page 15: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

NHNatal Solidário

fala a !

14

“ Muito bem bolado pela quantidade de brinque-

dos e roupas.”

(ÍCARO CARVALHO - 3º período/jornalismo)

Page 16: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Plante VidaQR ND DHProjeto

A gestão Voz dos Estudantes II iniciou no segundo semestre de 2010 a campanha em busca de uma alternativa para encaminhar folhas inutili-zadas da sede do DCE PUC Minas e dos D.A’s e C.A’s para a reciclagem.A pasta de Meio Ambiente e Saúde através de uma parceria com a Coope-rativa dos Catadores de Papel da região metropolitana de Belo Horizonte, é responsável pelo recolhimento das folhas na sede do DCE. Os estudan-tes podem depositar o papel inutilizado na caixa Plante Vida, lembrando que a partir de 100 folhas o associado recebe uma caneca do Projeto.A Gestão Voz dos Estudantes II recolheu cerca de 70.000 folhas, além de jornais e revistas..

Quando o estudante demandou sua responsabilidade am-biental... O DCE PUC Minas implementou o projeto Plante Vida e recolheu folhas para reciclagem, além de instalar li-xeiras para coleta seletiva em frente ao restaurante Univer-sitário

fala

a !

15

“É a primeira vez que vejo uma iniciativa na

faculdade sobre a reciclagem do papel. O DCE

está de parabéns, pois teve a capacidade de

ver um problema que é o desperdício de papéis

e também de achar uma solução tão simples

que é a reciclagem dos mesmos.”

Page 17: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

de DA’sQR

NDH HProjeto Conselho

O Diretório Central dos Estudantes no dia 13 de outubro de 2010, através do conselho de DA´s elegeu a Diretoria Executiva do Conselho, ficando assim constituída: Fran-cisco Rocha do DA FACE, Gabriel do DA de Engenharia Civil, Beatriz Braga do DA de Psicologia e Salomão do DA de Enfermagem, esta é uma importante conquista que gera a autonomia do conselho perante os DA´s e o DCE.O conselho de DA é um órgão de deliberação, debates e formação de opinião que se faz com cada representan-te dos DAs., indicado pelos mesmos, para compor um conselho que decide os caminhos do Grupo de Trabalho, fiscalizando o mesmo.

“A mobilização do DCE para reunir novamente

os representantes dos D.A.s e CAs no conselho

mostra a seriedade desta gestáo, uma vez em

que o Conselho é uma instancia deliberativa do

movimento estudantil na Universidade, além

de ser um local onde nos mobilizamos para

ações conjuntas em prol do estudante.

Ronan , Representante do D.A. Educação Física

Eleição da Diretoria Executiva

falaa !

16

Page 18: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Artesanato e Sustentabilidade

QR ND DHSemana do

A Associação dos Artesãos de Minas Gerais, em parce-ria com o DCE PUC Minas Gestão Voz dos Estudantes II, apresentou aos alunos uma exposição de trabalhos artesanais e oficinas. No teatro de arena, nos dias 11 a 15 de abril, os alunos puderam ser contemplados com o melhor do artesanato produzido por estes arte-sãos locais, assim como oficinas de sustentabilidade.

Quando o estudante quer desenvolver políticas de susten-tabilidade através do artesanato... A Voz dos Estudantes II com a Semana do Artesanato Sustentabilidade possibilitou este acesso.

falaa !

17

“A feira de Artesanato realizada pelo DCE foi

muito interessante, afinal, muitos alunos não

têm tempo para ir até as mesmas. Sendo as-

sim, a possibilidade de se ter acesso ao Arte-

sanato dentro da Universidade é uma valiosa

manifestação Cultural muito bem adequada ao

cenário estudantil.”

Page 19: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Artesanato e Sustentabilidade OferecidosQR

NDH HBenefícios

Cópias mensaisCom a Gestão Voz dos Estudantes II, as impressões direcionadas aos alunos fo-ram reajustadas em 20%, de forma que os associados ao diretório têm agora direito a 80 cópias, que são elevadas para 200 cópias para aqueles em pro-cesso de elaboração de monografia. O DCE entende que na universidade exis-te esta demanda social e oferece este benefício aos alunos associados.

VOIP Conheça também o VOIP, serviço ofe-recido pela atual gestão. Cada aluno associado tem direito a 20 minutos mensais na utilização dos telefones nas sedes do Coração Eucarístico e Praça da Liberdade.

WirelessO Diretório Central dos Estudantes oferta aos estudantes associados acesso à internet sem fio, oferecendo aos estudantes internet de 12 MB de velocidade. Venha até a sede e ca-dastre seu computador ou telefone.

Sala de CinemaO Diretório oferece aos estudantes uma sala de cinema, equipada com Datashow e TV Digital, Transmitindo jogos em PayPer View. A sala está disponível para reservas de grupos de alunos com fins acadêmicos.

Xerox Os alunos associados ao Diretório podem tirar suas cópias no Xerox do DCE por R$ 0,08. Mais uma das par-cerias do DCE PUC Minas em prol dos estudantes, a fim de proporcionar uma economia nos gastos diretos dentro da universidade.

Classificados na TVA Gestão Voz dos Estudantes implan-tou a TV DCE dentro da sede (que tem uma circulação média 6.000 estudantes ao dia), no Restaurante Universitário, no prédio 15, complexo esportivo, na rainha da sucata e can-tina da FACE. Os alunos interessados em anunciar podem comparecer ao DCE para maiores esclarecimentos.

Quando o estudante quer uma es-trutura que atenda seus compro-missos acadêmicos... A Voz dos Estudantes II reestruturou a sede social e ampliou os benefícios destinados aos estudantes.

falaa !

18

“O número de cópias mensais tem atendido

aos alunos que usam o DCE dentro do cam-

pus.”

Rômulo Alves – Eng. Elétrica

Page 20: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Champions LeagueQ

R ND DHPuc

O DCE em parceria com a Associação Atlética da PUC Minas a Voz dos Estudantes II organizou a copa de Futsal, as inscrições foram até o dia 31/03. O campeonato contou com 36 equipes masculinas e 4 femininas, as semi-finais e finais ocorrerão nos dias 14 e 15 de maio, no Colégio Santa Maria.

Quando o estudante quer interagir e prati-car esportes com times universitários... A Voz dos Estudantes II organiza o campeona-to que contempla toda a universidade.

“Acredito que o incentivo ao esporte dentro da uni-

versidade desmistificam seu caráter apenas teóri-

co e, por que não dizer, que também incentivam

a descoberta de novas habilidades e talentos nos

alunos.”

Lucas Balbino - Comunicação Socialfala

a !

19

Page 21: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Calouro 2010QR

NDH HPuc Semana do

O DCE PUC Minas promoveu dos dias 28 de fevereiro a 04 de março a recepção dos calouros nos Campi Coração Eucarístico e Praça da Liberdade.O evento visa recepcionar os estudantes recém chegados à universidade e promover a interação entre calouros e vetera-nos. Instalamos um espaço interativo com sinucas, totós, ofici-nas de malabares, DJ e exposição de animais. Os estudantes com bandas cadastradas no site do DCE puderam apresentar seu trabalho durante a Semana do Calouro.A Gestão Voz dos Estudantes II passou nas salas dos campi apresentando o diretório através do “Pequeno Manual de So-brevivência do Calouro” e entregando camisas personalizadas dos cursos em parceria com o D.A´s.

“Não costumo participar muito dos eventos, gosto

muito da iniciativa do DCE e admiro o trabalho de

vocês, gostei das bandas da semana do calouro.”

Gustavo dos Santos – RI

Quando o estudante recém chegado precisa ser acolhido... A Voz dos Estudantes II realizou a Sema-na do Calouro e recebeu os estudantes nas salas de aula, na sede do DCE e festejou no Teatro de Arena.

falaa !

20

Page 22: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

DSemana do Calouro 2011

Quando o estudante recém chegado que conhecer a universidade... A Voz dos Estudantes II recebe em cada sala de aula os calouros e apresenta a universidade, o C.A. ou D.A e o DCE.

A recepção dos alunos do primeiro semestre de 2011 começou no dia 22 de fevereiro, nos Campi Coração Eucarístico e Praça da Liberdade, a Gestão Voz dos Estudantes II passou em todas as salas de aula recebendo os estudantes calouros em parceria com os diretórios e centros acadêmicos, os estudantes receberam camisas dos cursos e o Pequeno Manual de Sobrevivência do Calouro elaborado pelo DCE, que oferece algumas dicas para os estudantes recém chegados à universidade.

Nos dias 01 a 03 de março aconteceu no Teatro de Arena a comemoração entre calou-ros e veteranos, a semana contou com uma tenda interativa de jogos, shows e sorteio de brindes para os alunos.

21

Page 23: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

NHSemana do Calouro 2011

fala a !

22

“Participei da Semana do Calouro 2011 e acho

que esse é um ótimo exemplo de trote, seria óti-

mo se o DCE de todas as universidades seguissem

esse exemplo.”George Harris – Pedagogia

Page 24: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

SolidárioQR ND HTrote

O projeto Trote Solidário foi uma parceria do Diretório Central dos Estudantes com a DM Promoções. Che-gou à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como uma forma de receber os novos alunos promo-vendo de forma responsável a interação dos estudan-tes. Os universitários do primeiro períodos de todos os cursos do primeiro semestre de 2011 participaram de uma gincana para arrecadação de alimentos que foram destinados ao SERVAS.A fim de promover o encerramento do Trote Solidário o DCE PUC Minas Gestão Voz dos Estudantes II em par-ceria com a DM Promoções apresentou um show com a banda A Zorra no Teatro de Arena DCE PUC Minas no dia 31 de março e as turmas vencedoras são

1° LUGAR: Ciências Contábeis + Direito Noite 2° LUGAR: Engenharia de Energia Manhã3° LUGAR: Engenharia Civil NoiteO projeto arrecadou quase 10 toneladas de alimentos!

D

falaa !

23

”Foi muito interessante, gostei da arrecadação de

alimentos no lugar do trote.”

(KARINA GLÓRIA – RI)

Page 25: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Solidário H A ZorraQR

ND Show

O DCE PUC Minas, que pertence ao CEUNIR (Conselho Universitário Estudantil), em parceria com a DM Produ-ções, trouxe para o campus Coração Eucarístico, apre-sentações da Banda A Zorra, no dia 31 de março de 2011, a fim de promover a interação e socialização dos estudantes que participaram do Trote Solidário, que nes-te ano, arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos.

“Façam todos sua parte, eu fiz a minha e já ganhei

1 DVD do axé e uma camiseta do trote.”

Bruno Everton – Retirado do site DCE PUC Minas

Quando o estudante quer ser solidário e interagir dentro da universidade... A Voz dos Estudantes II realiza o Trote solidário e promove a interação en-tre os estudantes.

falaa !

24

”Foi muito interessante, gostei da arrecadação de

alimentos no lugar do trote.”

(KARINA GLÓRIA – RI)

Page 26: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

ND Assembléia

falaa !

D

“Foi um processo normal e democrático, que repre-

senta bem todas as áreas do conhecimento e estão

presentes no movimento estudantil.”

Eduardo – Engenharia

Geral H

No dia 02 de dezembro de 2010 aconteceu no Teatro de Arena a Assembléia Geral convocada pela Gestão Voz dos Estudantes II, para altera-ção de estatuto do diretório.A assembléia foi convocada para alteração de pontos normativos do estatuto, onde foram corri-gidos erros substanciais.O nome do Diretório foi modificado, que a partir da assembléia é denominado Diretório Central dos Estudantes Gonçalo de Freitas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A inclusão do Regimento Eleitoral e a duração de mandato das gestões, que passa a ser a partir de maio de 2011 de dois anos.

Quando o estudante quer coerência em sua re-presentação estudantil... A Voz dos Estudan-tes II propõe alteração de estatuto para eluci-dar a comunidade acadêmica.

25

Page 27: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Hopi-Hari e Altas HorasQR ND HExcursão

“Projeto muito interessante, principalmente para

alunos de jornalismo, que é o meu caso.”

(NAYENNE OSÉLAS)

Quando o estudante quis ver de perto o que aprende na universidade... A Voz dos Estudan-tes II levou os estudantes aos bastidores do Programa Altas Horas, fomentando a discus-são da diferença da teoria e prática das pro-fissões.

A Voz dos Estudantes II preparou uma excursão para o Parque Hopi Hari e para a gravação do programa Altas Horas, a saída aconteceu no dia 06/04 e o retorno no dia 08/04 .Foram disponibilizadas 50 vagas para os es-tudantes da PUC Minas que puderam vivenciar os basti-dores da gravação do programa, através do contato dire-to com o que se aprende na universidade. O DCE PUC Minas fomentou a discussão das ferramen-tas utilizadas para elaboração do programa, e os estu-dantes puderam participar e observar de perto. A ida ao Hopi Hari, complementa disciplinas de diversos cursos do ICBS, além de promover interação entre os estudan-tes da universidade.

Geral H

fala a !

26

Page 28: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

DCulturalQR

ND HDCE

No dia 02 de março de 2011, o Diretório Central dos Es-tudantes, em parceria com o ator Paulo Camargo, trouxe à PUC Minas, a apresentação da peça “Outra vida pra Jo-sué”, que aconteceu no restaurante universitário.A idéia surgiu a partir da importância e necessidade de aproximar o aluno de eventos de caráter cultural, o qual se torna indispensável não só para a sua formação acadêmi-ca, mas também, na formação de um cidadão.O espetáculo, conta a história de Josué, um trabalhador comum que ao ser demitido injustamente, vê sua vida virar de cabeça para baixo. Passa sete anos preso e, ao sair, já sem esperanças de ser feliz, encontra o seu grande amor. A trama é narrada por Ariovaldo que, ao longo da peça, elu-cida a dramaturgia.

Supreendi-me ao ver a peça, muito boa e com

um texto atual, o DCE está de parabéns por

ter proporcionado aos estudantes essa bela

apresentação teatral dentro da Universidade,

pena que as pessoas não freqüentem tanto o

teatro como deveriam, é a mais bela expres-

são artística para mim!

Teatro Outra vida para JosuéQuando o estudante é a ponte entre a universidade e a cultura... A Voz II promove na universidade apre-sentações culturais dos mais diversos tipos.

falaa !

27

Page 29: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Dos InadimplentesQ

R ND HA VOZ

A Voz dos Estudantes II desenvolveu o Programa Voz dos Inadimplentes, onde os alunos se cadastram no site do DCE PUC Minas, a fim de obterem a análise de sua situação perante a PUC Minas e possivelmente receber auxílio. Através desse programa nós beneficiamos 5 estudantes com o pagamento de 20% das dívidas com a PUC Minas. Para selecionar os estudantes auxiliados o DCE PUC Minas es-tabeleceu alguns critérios, dentre eles a média curricular geral de 70% e já ter tentado ou conseguido PROUNI, FIES e CRÉDITO ROTATIVO. No dia 21 de dezembro os selecionados pelo proces-so receberam o comprovante da doação, a dívida foi acertada pela Voz dos Estudantes II diretamente com a divisão financei-ra da PUC Minas.

Quando o estudante precisou de auxílio para conti-nuar seus estudos ... A Voz dos Estudantes II atra-vés do programa de auxílio financeiro colaborou para que os estudantes fossem amparados.

Cultural H

“A gestão “Voz dos Estudantes 2”, possibilitou através do

projeto “Voz dos Inadimplentes”, que alunos conseguis-

sem exercer seu direito à educação. Direito, que muitas

vezes é vetado por não terem condições de pagar a Uni-

versidade. O apoio financeiro e jurídico oferecido pelo

DCE aos alunos, foi de fundamental importância para a

não-frustração de um sonho em que a maioria dos estu-

dantes depositam o seu futuro.”

falaa !

28

Page 30: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

DRosas São BernardoQR

ND HTeatro

No dia 24 de fevereiro a Voz dos Estudantes II promoveu no campus Coração Eucarístico a apresentação cultural das mulheres do grupo Rosas do São Bernardo. O grupo propõe um resgate da memória e do patrimônio cultural, que através de danças e cantigas de roda nos remetem as várias manifestações populares e expressão com ma-estria nossa cultura.A apresentação itinerante, faz com que a comunidade acadêmica participe das mais variadas manifestações culturais, além de fomentar discussões a cerca do pa-pel da universidade nas comunidades que mantém viva nossa memória.

Quando o DCE se propõe a trazer para a PUC um pouco da

historia, de cultura, de tradição, não a nada a dizer alem

de obrigado, simplesmente uma das melhores sensações

que tive dentro desde que entrei para a PUC, foi assistir

essas senhoras trazendo um pouco da cultura do nosso

povo para nós alunos!

(ALINE ALVES – Ciências Sociais)

Quando o estudante quer extrapolar as barrei-ras da universidade... A Voz dos Estudantes II é o elo de ligação entre as comunidades que preservam patrimônios culturais e os estudan-tes.

falaa !

29

Page 31: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Dorival JuniorQ

R ND HPalestra

Quando o estudante quer participar de atividades extracurriculares que contemplam diversos cursos ofertados pela universidade... A Voz dos Estudan-tes II propõe o diálogo direto com profissionais competentes das mais diversas áreas.

A Voz dos Estudantes II promoveu no dia 01 de março de 2011, uma pales-tra com o Técnico do Clube Atlético Mineiro, Dorival Junior, que conversou com os mais de 480 estudantes da PUC Minas que estiveram presentes no auditório do prédio 30 da universidade, sobre Formação de Equipes vencedoras, e diversos outros temas abordados durante a palestra. Os ingressos foram trocados na sede do DCE PUC Minas por 1 lata de leite em pó ou achocolatado e encaminhados para a instituição novo céu. O Projeto Assistencial Novo Céu acolhe, em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos carentes, portadores de paralisia cerebral e disfunções neuromo-toras graves.O Diretório realizou o sorteio dos kits do Atlético em sua sede social e os entregou aos estudantes dos campos, Coração Eucarístico e Praça da Li-berdade que estiveram presentes na palestra.

Trazer um profissional do nível do Dorival Junior

para dentro da universidade, para perto dos es-

tudantes, foi uma das melhores ações que o DCE

promoveu, não só pelo profissionalismo do treina-

dor, mas pela experiência humana que ele passou

na palestra.

RAFAEL SOUTO – 8° período/eng. civil

Rosas São Bernardo H

falaa !

30

Page 32: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

DCampanha Contra Aumento

Quando o estudante precisa unir a sua voz para que todos se façam ouvir... A Voz dos Estudantes II através de seus 703 membros se faz presente ativamente na representação estudantil.

O DCE PUC Minas gestão Voz dos Estudantes II iniciou neste semestre uma campanha contra o aumento das men-salidades determinado pela universidade.A distribuição de manifestos e o recolhimento de assinaturas foram realizados dentro da sede do diretório e por todo o campus para um maior esclarecimento do corpo discente.No dia 14 de dezembro de 2010, nós do DCE PUC Minas Gestão Voz dos Estudantes II recebemos em nossa sede social, um comunicado oficial da Pontifícia Universidade Católica através da Pró-reitoria de Gestão Financeira, no qual informava que as mensalidades seriam reajustadas em 7.8% para o ano de 2011.O DCE PUC Minas propôs a discussão desta medida em conselho de DA´s e assim, convocou os estudantes para um dia de manifestação na universidade.No dia 17 de março os estudantes não se deixaram calar e caminharam por todo o campus, questionando o aumen-to. A reitoria se comprometeu em possivelmente marcar uma audiência pública para que neste dia os estudantes recebam as devidas explicações, nós da Gestão Voz dos Estudantes II temos cobrado esta data e aguardamos o parecer da reitoria da PUC Minas.MANIFESTO ESTUDANTILContra o aumento do valor das mensalidades. Em favor do direito à educação.

Deixe em paz meu coração/Que ele é um pote até aqui de mágoa/E qualquer desatenção, faça não/Pode ser a gota d’água/Pode ser a gota d’água/Pode ser a gota d’água... (Chico Buarque, Gota d’água)

Uma voz inabalável deve estar sempre ativa para aquilo que a sufoca, e ensejar o grito para que sua liberdade seja o motivo da quebra dos grilhões que lhe forjam.Os estudantes da PUC Minas sentem-se assim, paradoxalmente livres e sufocados. Livres pelo prazer e honra de freqüentarem esta universidade; e sufocados pelo fator econômico que ameaça e limita seu direito à educação.A “gota d’água” foi o aumento do valor das mensalidades em 7.8%, em 2011. Tendo a universidade como local de liberdade de um povo, torna-se incoerente tal peso na mensalidade, o qual sacrifica os estudantes e suas famílias, levando alguns a se fadarem à evasão. Sabemos que o sonho de se formar leva famílias a abdicarem de outros so-nhos, e a carestia do ensino alimenta o círculo vicioso da exclusão social e da falta de fé em melhores futuros. Não podemos nos omitir diante desse fato, pois, nesta mesma instituição, agarrados em seus preceitos, fomos ensina-dos a combater todos os tipos de injustiça e exploração que levam à exclusão.Seríamos compreensíveis com o aumento da mensalidade caso esse incremento financeiro fosse utilizado pela instituição para melhorar sua estrutura, modernizar seus equipamentos, expandir o número de bolsas, incentivar a pesquisa científica.Assim, vimos nos manifestar, com fundamento na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Art. 3°, inciso I), que expressa a igualdade das condições de acesso e permanência os locais de ensino como princípio da Educação. Entendemos que tal princípio é violado com o aumento das mensalidades, e requeremos a reversão desta medida.Propomo-nos a um debate democrático sobre o assunto, envolvendo todos os alunos da universidade, oportunidade em que poderiam ser explicitados pela instituição os motivos de tal medida, a despeito de saber que ela inviabiliza a permanência de alguns de nossos colegas. Alunos! Sua voz é inabalável, austera, permanente. Quando ela almeja pela vontade gritar, de se libertar para si e para as futuras gerações, quando quer a sua própria liberdade, ela é indomável. Todos dizem sim a universidade. Somente ela mesma diz não a si própria no momento em que nega o diálogo as suas partes.

31

Page 33: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

NHCampanha Contra Aumento 7,8%

‘‘Uma excelente iniciativa do DCE para acabar

com esse vergonhoso aumento das mensalida-

des que a PUC vem fazendo, lutar contra a rei-

toria que só pensa em ganhar dinheiro é estar

ao lado do estudante, Valeu DCE!’’

fala a !

32

Page 34: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

PirraçaQR ND HBloco

Quando o estudante quer se divertir fora da univer-sidade... O DCE PUC Minas através de seus parcei-ros viabiliza descontos para os estudantes.

A Gestão Voz dos Estudantes II em parceria com a DM Pro-moções, proporcionou aos estudantes desconto na compra do ingresso para os shows de Jorge & Matheus e Alexandre Peixe, na Festa do Bloco Pirraça que ocorreu no dia 26 de março de 2011, no espaço folia.

O DCE PUC Minas disponibilizou também aos estudantes des-contos no ingresso do Axé Brasil, os ingressos foram vendidos na sede para os estudantes da universidade.

“O Show foi muito bom , ótima iniciativa.”

Gabriela– Engenharia

D

falaa !

33

Page 35: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

H Artes VisuaisQR

ND HConcurso

O DCE PUC Minas promoveu durante os meses de fevereiro de março o concurso de Artes Visuais, com o tema meio ambiente.O resultado do Concurso de Artes Visuais, foi divulgado no dia 28 de março e teve como vencedores as seguintes obras:

1° Lugar: “Diário de Bordo”2° Lugar: “Sem nome”

As duas estudantes viajarão para o MASP, em data agen-dada por elas junto à gestão Voz dos Estudantes II. Foram selecionadas obras que visam à difusão, ao fomento, à re-flexão e à produção artística entre todos aqueles que com-põem o campo das artes visuais, no sentido de estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens em suas variadas modalidades de manifestação, incenti-vando a realização de amostras e exposições, envolvendo meios tais como: esculturas, fotografias e artes plásticas com a temática do Meio Ambiente.

“O DCE está de parabéns pelo trabalho, o

pessoal está sempre pronto a nos atender.”

Lindolfo Luiz - Enfermagem

Quando o estudante quer ser valorizado pelo seu talento... A Voz dos Estudantes II propor-ciona a descoberta de novos talentos universi-tários através de concursos culturais.

fala a !

34

Page 36: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

IntegraQR ND DHDCE

Nos dias 25 e 26 de março e 01 e 02 de abril aconteceu na Casa do Estudante as festas setoriais.A gestão Voz dos Estudantes II organizou as festas e em parceria com os DA´s dos campus Coração Eucarístico e Praça da Liber-dade e Comissões de Formatura realizou as festas na casa do Estudante, os DA´s , CA´s e comissões de formatura venderam ingressos para arrecadar fundos para suas atividades.Os Calouros de todos os cursos de graduação da PUC Minas ga-nharam seu ingresso para conhecer o espaço que é voltado para o púbico universitário e de posse do DCE PUC Minas. Ao som de Pagode, sertanejo, Rock´n Roll, Escola de Samba e Samba de raiz, a Voz dos Estudantes contemplou todos os gostos musicais e comemorou com os estudantes da PUC Minas.

Quando o estudante quer se divertir... A Voz dos Estudantes II abre a Casa do Estudante e proporciona aos universitários uma festa de qualidade.

‘‘Adorei a idéia das festas setoriais, foi muito

bom poder estar numa calourada que integrava

meu curso com outros cursos afins, ótima for-

ma de integração da galera que as vezes, pela

correria do dia-a-dia não consegue se conhecer

na Universidade.’’

falaa !

35

Page 37: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Passe LivreQR

NDH HManifestação

O DCE PUC Minas participou no dia 17 de fevereiro da manifestação do passe livre, No Dia Nacional de Luta Contra os Aumentos das Passagens, a Voz dos Estudan-tes esteve presente reivindicando o direito ao transporte gratuito para todos os estudantes. O movimento defen-de que o dinheiro para subsidiar o passe-livre saia das empresas de transportes de passageiros, e não da pre-feitura, para evitar que os custos sejam repassados aos contribuintes na forma de impostos.

‘‘O DCE levanta uma das maiores ban-

deiras estudantis ao batalhar para de-

fender nossos interesses não so den-

tro do Campus, mas por toda a cidade,

batalhar pelo passe livre estudantil é

obrigação de quem milita no movimen-

to estudantil e sabe das dificuldades

que é pagar passagem para ir para a

faculdade. ‘‘

Quando os estudantes precisam de subsídios para continuar seus estudos... A Voz dos Estudantes II re-presenta frente às lutas que defendem a permanên-cia do estudante na universidade.

falaa !

36

Page 38: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

DCE Puc MinasQR ND DH2° Andar

Num universo de 22 mil estudantes e 800 professores, a missão da universidade é promover o desenvolvimento humano e social de alunos, professores, funcionários e comunidade, contribuindo para a formação ética e soli-dária de profissionais competentes, humana e cientifi-camente, mediante a produção e disseminação do co-nhecimento, da arte e da cultura, a integração entre a Universidade e a sociedade, a interdisciplinaridade e a articulação do ensino, pesquisa e extensão.O DCE PUC Minas tem como objetivo contribuir da me-lhor forma possível para a formação de todos os estudan-tes do campus, e pensando nisto solicitou e conseguiu o apoio da Instituição para ampliar o espaço. A Voz dos Estudantes II ampliou sua instalação para atender com mais conforto e qualidade a todos os projetos e ativida-des.

Quando o estudante necessita de melhor adequação do espaço físico... A Voz dos Estudantes II negociou com a reitoria da PUC e o projeto de ampliação do DCE PUC Minas foi aprovado.

“ A construção do 2° andar é de funda-

mental importância, uma vez que a infra-

estrutura do DCE PUC Minas necessita de

adequação para um universo de 22.000

estudantes. A Voz dos Estudantes II esta de

parabéns pela iniciativa. VALEU DCE!”

Aline Ferreira

falaa !

137

Page 39: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

NDH HSolidária

No mês de novembro de 2011 a Voz dos Estudantes II realizou a 6ª Copa Solidária de Futsal em parceria com a Atlética da PUC Minas, a equipe Amigos do Careca consagrou-se campeã masculina do torneio e a equi-pe da modalidade feminina vencedora foi Educação Fí-sica UFMG. O torneio conta com a participação de 50 equipes masculinas e 4 femininas dos diversos cursos da PUC Minas Campus Coração Eucarístico e Praça da Liberdade, UFMG, UNI e FUMEC. O torneio tem caráter social uma vez em que os atletas pagam multas com doação de leites ao receber cartões durante os jogos e também no ato da inscrição das equipes. “Muito bem organizado e uma ótima idéia para

interação entre alunos de cursos diferentes. O

ruim foi que eu não fui.”

(ADRIANO RODRIGO – 3º período/jornalismo)

Quando o estudante atleta quer disputar um torneio de alto nível... A Voz dos Estudantes II em parceria com outros DCE´S e DA´S, organiza um campeonato para que os atletas das instituições se co-nheçam.

6° Copa

falaa !

238

Page 40: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Casa do EstudanteQ

R ND H

1

Reforma e regularização da Casa do Estudante, é a melhor maneira de proporcionar aos estudantes o acesso a cultura, a casa é hoje sede de vários eventos festivos dos Diretórios da PUC Minas e dos universitários.O Centro Cultural histórico do DCE da PUC Minas com mais de 50 anos de existência, está localizado na Av. Getúlio Vargas, 85 – Fun-cionários, cujo espaço foi todo revitalizado e recebeu isolamento acústico na Gestão Voz dos Estudantes do DCE PUC Minas.A reforma estrutural em parceira com o Circuito Skol Facul é uma das grandes conquistas da Voz dos Estudantes II, a adequação do espaço físico da casa e a criação do Camarote Skol Facul são as grandes conquistas desta parceria que beneficia diretamente o estudante, com um novo espaço para manifestações culturais e entretenimento de Belo Horizonte.

“A casa do estudante tem funcionado e atendi-

do as demandas dos alunos de dentro e fora do

campus.”

André Luiz – Eng. Eletrônica

Quando o estudante quer um espaço preparado exclusivamente para ele... A Coz dos Estudantes II em parceria com a Ambev reestrutura a Casa do Estudante.

falaa !

39

Page 41: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

NDH Hda Saúde

O DCE PUC Minas promoveu no dia 05 de abril em frente ao prédio 38, o dia da Promoção e Prevenção em Saúde em parceria com o SESC. Os estudantes participaram de uma série de atividades durante todo o dia. Em parceria com o SESC a Gestão Voz dos Estudantes II trouxe para a PUC Minas um projeto ousado na área da saúde, seguindo metodologia moderna: equipamentos sofisticados e uma competente equipe de profissionais especializados são disponibilizados em cada ação em defesa da saúde, dando ênfase na atuação preventiva.O trabalho é sob medida, unindo tecnologia, educação e atividades lúdicas para atender as mais variadas faixas etárias.

“Discutir sobre a importância de medidas

de prevenção em saúde na sociedade é

muito válido dentro e fora da faculdade.”

(Helena Borges – Ciências Biológicas )

Quando o estudante quer ter contato direto com a sua área de atu-ação... A Voz dos Estudantes II viabiliza projeto que atenda áreas específicas e beneficiem todos os estudantes do campus.

Quando o estudante quer um espaço preparado exclusivamente para ele... A Coz dos Estudantes II em parceria com a Ambev reestrutura a Casa do Estudante.

A VOZ

fala a!

40

Page 42: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

CEUNIRQR ND DH

1

Copa

Quando o estudante quer apoio ao esporte... A Voz dos Estudantes II e o CEUNIR inovam e trazem para Belo Horizonte um campeonato com atletas universitário de alto nível.

A Copa Estudantil Universitária aconteceu em junho de 2010, através de uma parceria do Governo de Minas Gerais, DCE PUC Minas, DCE Newton Paiva, DACON Milton Campos, DCE Fumec, DCE UNI-BH e DCE UNA, no qual os atletas destas universidades competiram em 4 modalidades sendo elas Vôlei, Futsal, Basquete e Handebol . O objetivo da Copa CEUNIR é integrar as faculdades mineiras, a fim de promover o esporte e saúde no âmbito universitário.A copa CEUNIR premiou os três primeiros colocados das 4 modalidades, a PUC Minas foi campeã nas modalidades Futsal Masculino, Vôlei masculino e Basquete masculino e feminino.

“É muito bom poder ver a diversidade dentro

da universidade.”

Karina Mendes – Ciências Biológicas fala

a !

41

Page 43: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Praça da LiberdadeQR

NDH HSub-Sede

“A sede Praça da Liberdade é importante para que

os alunos de outros campus possam também ser

atendidos”

Isabela Santos – Publicidade e Propaganda

A sub-sede Praça da Liberdade está localizada no edifício Dom Cabral, atende os estudantes dos cursos de Direito, Administração e Fonoaudiolo-gia, além de cursos de Pós Graduação ofertados pela PUC Minas na Unidade Praça da Liberdade. Inaugurada pela Gestão Voz dos Estudantes a sub-se-de visa atender mais localmente os estudantes, a fim de participar dia-riamente da vida acadêmica de cada um deles.

falaa !

42

Page 44: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Instâncias deliberativas da PUC MinasToda universidade particular, somente obtêm seu funcionamento, com concordância do CNE (Conselho Nacional de Educação). Existem normas básicas para que, qualquer universidade particular consiga o visto do CNE para criação e manutenção de cursos de tal forma que o governo, que tem a obrigação de fornecer educação para o povo brasileiro sendo esta direito fundamental assegurado pela constituição de 1988; seja pelo próprio governo, seja por instituições particulares. No âmbito interno da universidade, existem instâncias deliberativas, quais sejam: Conselho universitário, Conse-lho de Ensino e pesquisa e, ainda, a Comissão Permanente de Avaliação. Explicaremos a seguir cada uma delas:

Conselho Universitário (Consuni): compete ao Consuni deliberar sobre assuntos administrativos e referendar de-cisões de caráter acadêmico, anteriormente aprovadas pelo CEPE. Vale lembrar que o aluno que ocupa uma das cadeiras do Consuni não pode ocupar, ao mesmo tempo, uma cadeira no CEPE.

ALTERAÇÃO ESTATUTO DA PUC MINAS

No dia 14 de Dezembro de 2010, em reunião do Consuni foi votada a alteração de Estatuto da PUC Minas e esti-veram presentes os 22 membros do corpo discente da universidade. A votação se dividiu em dois níveis: algumas alterações formais quanto a expressão, para evitar equivoco, adequação da norma e alterações substanciais que aperfeiçoam aspectos essenciais da vida universitária. Os membros do corpo discente durante a votação questionaram alguns aspectos do novo estatuto e votaram contra a redução da representatividade estudantil, na emenda supressiva ao artigo 60, incisos IV e V e a proposta de alteração não foi aprovada pelo conselho.

O Presidente do DCE PUC Minas Caio Narcio tomou a palavra para registrar a participação dos estudantes naque-la reunião e conforme ata disse:

“A participação dos estudantes naquela reunião iria acarretar grandes mudanças na Universidade. Declarou que a representação estudantil, na reunião a que se refere a presente ata, buscava ocupar um espaço que, conforme ressaltou, lhe era cabido. Enfatizou que a mencionada representação participaria das transformações com seus votos e opiniões.”

Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE): o CEPE tem o propósito de deliberar sobre matérias acadêmicas, exem-plo: criação ou extinção de cursos decisão em última instancia sobre casos onde o aluno foi reprovado ou não conseguiu sua colação de grau por motivo indicado pela universidade e este não tenha aceitado tal condição. Vale lembrar que matérias que tramitam pelo CEPE devem passar pelo Consuni para aprovação ad referendum para poderem ser promulgadas pelo reitor.

Comissão Permanente de Avaliação (CPA): a CPA é uma comissão de avaliação interna instituída pela lei federal n°10.861 de 14 de Abri de 2004, o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Os representantes do corpo discente da PUC Minas neste órgãos deliberativos são:

Alan Vinícius de Abreu Louredo, Aline Alves Ferreira, André de Souza Silva, Caio Narcio Rodrigues Silveira, Camila Bittencourt Haasen, Eduardo Henrique dos Santos Figueiredo, Felipe Nunes Werneck, Francisco Rocha de Andra-de Melo, Isabela Correa Campos, Jadhe Miranda Dávila Protes, Jorge Lopes Cansado, Mateus Lage Gonçalves Guimarães Ferreira, Messias Pereira Aguilar, Priscila Stefani Nilo, Ronan Alves dos Santos, Talita Zahia Coelho Pinto, Vinícius Matos Nascimento, Luana Carvalho Miranda, Matheus Rancanti Rodrigues Povoas, Eliane Lina Vicente, Diego Pinheiro Dutra.

InstânciasQDR Deliberativas

43

Page 45: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

“Através do DCE tive conhecimento sobre o nosso direito

como aluno em participar dos conselhos de maior deli-

beração na PUC, como CONSUNI e CEPE. Acredito que

participar desses conselhos e orientar sobre o que eles

representam no meio acadêmico é uma das funções prin-

cipais do Movimento Estudantil. E o DCE tem feito isso! Estão de parabéns!”

NHDeliberativas

fala a !

44

Page 46: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Circuito Skol FaculQ

R ND HDA’s

Quando o estudante quer ser patrocinado... A Voz dos Estudanets II viabiliza parcerias para construção de

uma representação estudantil cada vez mais forte. A Voz dos Estudantes II em parceria com o Circuito Skol Facul escolheu alguns Diretório Acadêmicos da PUC Minas para integrar a parceria com a Ambev. Os DA´s de Comunicação Social, Engenharia Civil, Fisioterapia, Educação Física e a Atlética do Direito estão recebendo os patrocínios.

O DCE PUC Minas entende que fortalecendo os Dire-tórios Acadêmicos estará investindo no crescimento da representação estudantil na PUC Minas, agrade-cemos a confiança dos DA´s com a parceria proposta pela Voz dos Estudantes II.

“ As parcerias são as pontes para melhor a estrutura

dos DA´S e CA´S da PUC Minas.”

Rafael - Engenharia

falaa !

45

Page 47: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

“A importância da saúde e da formação de novos

profissionais deve ser discutida abertamente den-

tro da universidade.”Renata Brito – Ciências Biológicas

HSemana de IntegraçãoQ

R ND

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) em parceria com o DCE PUC Minas rea-lizou, entre os dias 27 e 29 de abril, a Semana de Integração do ICBS: saúde, meio ambiente e educação, como parte do Programa de Integra-ção e Sustentabilidade do Instituto. As ativida-des aconteceram no Teatro da PUC Minas e no Complexo Esportivo, os estudantes e professores dos campi Arcos, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e Poços de Caldas e unidades Barreiro e Betim.

O Programa de Integração e Sustentabilidade do ICBS promoveu a integração dos antigos e novos cursos que compõem o Instituto, propiciando aos alunos e professores a renovação das concep-ções e ações na área da saúde e meio ambiente.

H

Quando o estudante quer viabilizar seu projeto... A voz dos Estudantes II em parceria com os insti-tutos da PUC Minas fomenta a execução de pro-jetos nas mais diversas áreas do conhecimento.

fala a !

46

ICBS

Page 48: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Reinauguração

QR N

D

O Centro Cultural Casa do Estudante foi reinaugurado pela Gestão Voz dos Estudantes II no dia 01 de outubro, os estudantes que estiveram presentes puderam ver a reforma inicial da Casa do Estudante. A festa foi animada pelas bandas Sambatoa, Fernando Henrique e Matheus e DJ Pablo Catão, a Gestão Voz dos Estudantes II agradece aos presentes que vieram comemorar conosco a reinauguração de um dos espaços mais bemestruturados de Belo Horizonte.

Quando o estudante quer um espaço voltado diretamen-te para ele... A Voz dos Estudantes II reestrutura o Centro Cultural Casa do Estudante beneficiando o estudante da PUC Minas.

fala

aI!“Venho aqui parabenizar o DCE PUC Minas pelo tra-

balho sério e competente na atual gestão, e abrindo

caminhos para as bandas de Belo Horizonte.”

Banda Barba Negra – Retirado do site DCE PUC Minas

HCasa do Estudante fala a

!

47

Page 49: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

QR

ND H

O Festival Universitário de bandas DCE PUC Minas é um festival voltado a descobrir os talentos musicais não só da PUC Minas, mas também abrir um espaço para músicos de outras faculdades, bandas da cena Independente de BH e de outras regiões de Minas Gerais e do país possam mostrar o seu talento.

O Festival teve início no mês de dezembro de 2010 onde tivemos a participação das seguintes bandas: Oxigênio , Pedro Gabriel ,Serragueto , Efecto , Quorum , Projeto 2 , Lareira, Navegantes de Troia , Luiz Girus , Cadilac 69 , Compasso , O troco , Conexão Natural , Fluxo Gm, D Leve , Babi Jaques e os Sicilianos de PE , Alternativa Z , Inverso , Dois Lemes , Plazza , So-nora, Jack Boris , Intrusos , Difusa , Riverdies do RJ , Os Eremitas , Level 9, Sephora, Betty Davis , Anonimato do Samba , Joupive , Best Place , Citoplasma , Mangassô,Grupo Tereza, Pro – Fi de São Paulo , Salto Alto , Kabana , O Fuska , Nonnajô , Fernando Henrique e Matheus , Luiz Angelo, Colares , Ave Roll , Jnagada de Pedra , Paz-me , Pegada Nova , Cronos , e Isoldina , 20 de Outubro , M Jack , Tribu Jhonnes , Tom e Pedro , Isso , Rômulo e Lucas , e Juping Doll.

Todas as estapas do Festival aconteceram na Casa do Estudante e a premiação será: 1º Lugar – Tocar na Calourada oficial do DCE PUC minas2º Lugar - Gravar uma música em estúdio profissional (single)3º Lugar - Sessão de fotos com um fotógrafo profissional

“O Festival de bandas é uma ótima oportunida-

de para as bandas estarem se apresentando

para o público universitário e mostrarem seu

trabalho.”

RAYSA RADESPIEL

2

º período/Odontologia

Quando o estudante músico quer mos-trar seu talento... A Voz dos Estudantes organiza o Festival de Bandas, sem restrições de gêneros e abre espaço para os mais variados talentos de Belo Horizonte.

Festival de BandasH

falaa !

48

Page 50: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

“Essa Participação do DCE na vida dos alunos,

é excelente”.

Wanessa Martins - 1º Período Direito

A Voz dos Estudantes participou

Jogos JurídicosIntegração Educação Física

ChufisioSemana da Arquitetura

EletrofestaDia Nacional do Braile

Aconteceu na Casa do EstudanteGraveLover´s

Manfriquê Brasil

RQD DCE Participou

fala

a!

49

Page 51: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

HNDCE Participou

50

Page 52: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Movimento EstudantilQ

R ND DHJurídico +

A Voz dos Estudantes II através do seu departamento jurídi-co contemplou os cerca 200 estudantes com pendências acadêmicas e financeiras junto à universidade. Foram re-alizados ações judiciais e conciliações extra-judiciais, que viabilizaram a manutenção do estudo destes estudantes.

Quando o estudante necessita de auxílio para continuar seus estudos... A Voz dos Estudantes II implementou auxilio jurídico para os estu-dantes da PUC Minas.

“O DCE faz um grande trabalho ajudando

os estudantes que não tem condições de

arcar com os altos preços cobrados pela

universidade, o DCE mostra que se preo-

cupa em auxiliar os estudantes a realizar

o sonho que é se formar em uma grande

instituição.”

fala a !

51

Page 53: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2

Movimento Estudantil QR

NDH HPrestação de Contas aprovada em conselho de DA´S e CA´S

A prestação de contas da Gestão Voz dos Estudantes II foi apresentada ao Conselho de DA´S e CA´S, aprovada por unanimidade pelos conselheiros comprovando a trans-parências da gestão. A preocupação com a prestação de contas é uma das grandes bandeiras da gestão, demons-trando que os estudantes merecem respeito e comprome-timento com as contas públicas e que a renda do diretório deve ser revertida em benefícios destinados à comunida-de acadêmica.

Quando o estudante quer uma representação séria ... A Voz dos Estudantes II apresentou aprestação de contas para Conselho de DA´S e CA´S.

“Acho que o DCE cumpre com sua obrigação de

ser transparente e manter as contas publicas sem-

pre aberta aos Diretórios Acadêmicos e a toda a

comunidade acadêmica, coisa que muitas vezes

não aconteceram durante outras gestões.”

fala a !

52

Page 54: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2
Page 55: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2
Page 56: JORNAL DCE VOZ DOS ESTUDANTES 2