jornal da unisc 148

16

Upload: unisc-santa-cruz-do-sul

Post on 21-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Unisc Nº. 148, abril de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Unisc 148
Page 2: Jornal da Unisc 148

Abril 20152 Geral/Opinião

Conselho Editorial

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

Pró-Reitor de Administração: Prof. Jaime Laufer

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Prof. Angelo Hoff

Jornalistas responsáveis

Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

E-mail: [email protected]

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Revisão

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Jornal da Unisc

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Tiragem: 5 mil exemplares

Versão On-line: Jônatas Stacke

www.unisc.br

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900.

Telefone: (51) 3717-7466

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat

Residence, Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio

Luiz Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy

Carlos Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do

Rosário, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café,

Shopping Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari,

Campus de Venâncio Aires, Campus de Sobradinho,

Campus de Capão da Canoa, Campus de Montenegro e

Campus de Santa Cruz (Centro de Convivência, Clínica

de Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53).

Expediente

*Este material é produzido em papel reciclável.

Bolsistas de Zoologia realizambusca de peixes elétricos

Divulgação

Por meio do curso de extensão sobre Eletro-orientierung bei Fischen, bolsistas doLaboratório de Zoologia da Unisc, juntamente com o professor Karl Heinz Willi Esser, daUniversidade de Tierärztliche Hochschule Hannover, da Alemanha, e com o professor orientadorAndreas Köhler, realizaram, no mês de março, saídas a campo para coleta de peixes elétricos (nomegenérico dado a espécies de peixes que dão choque).

O trabalho ocorreu na cidade de Rio Pardo e envolveu os seguintes alunos: Daiana da CostaOliveira, Danieli Luiza Breunig, Eduarda Bender, Fabiele Cristine Hintz, Gabriela Bruchmann,Matheus Yuri Halmenschlager, Raquel Oliveira, Samuel Silva e Vinícius Ferreira.

Palavra da Reitoria

*Elenor José SchneiderPró-Reitor de Graduação

Jô Nunes

Não faz muito, estávamos quase todos descansando, em férias,aquecidos pelo sol de verão. Agora, já em pleno e iluminado outono,estamos de regresso, envoltos em nossas atividades e levando àfrente o barco dos nossos sonhos, dos nossos projetos, de nossavida. Cada tempo é um tempo e em cada tempo é possível ser feliz.

Com alegria, reencontramos os nossos acadêmicos veteranose com respeito e carinho acolhemos os novos estudantes dauniversidade. Todos, com certeza, aqui desembarcaram suasesperanças na grande e justa expectativa de se construíremexcelentes profissionais e cidadãos cada vez mais dignos.

Foi gratificante acolher os calouros, tanto na dimensãoacadêmica, quanto na festa alegre da recepção. Foi, mais uma vez,vibrante o show de volta às aulas em que se dá, também, a afluênciamarcante da comunidade, integração que tanto bem nos fazenquanto universidade comunitária. Uma extraordinária soma dequase 20 mil livros recolhidos e doados foi o resultado da gincanasolidária que envolveu calouros e veteranos dos nossos cursos.Sinal de que, unindo esforços, é possível erguer ou removermontanhas.

Aos acadêmicos queremos exortar a que busquem umaexcelente formação. Se subiram além dos degraus do ensino médio,é porque essa deve ter sido uma opção de vida, um grande objetivoda história de cada um. Não esmoreçam diante das dificuldades,não considerem injustiça serem desafiados. Os grandes atletassomente galgam o pódio após infinita dedicação, após inúmerasrenúncias, após a junção de todos os fachos de luz num grandeholofote. Cada disciplina de seu curso é um facho de luz, agreguemtodas elas para construir sua estrela.

Aos nossos professores, renovamos o desejo de uma profícuajornada. Não deixem de se olhar diariamente e sentir o papelmaravilhoso mas desafiante que está posto em suas mãos e mentesensinantes. Os seus alunos olham para cada um de vocês confiandoque estão sendo conduzidos a um patamar mais alto, a uma vidamelhor, a uma sociedade melhor, mais ética, digna e justa. Ensinar– ensinar bem – é sua função primeira, no entanto é possível fazê-lo com ternura e respeito, sem abrir mão da necessária exigência,pois é através dela que se forjam almas de qualidade superior.

Tenhamos todos um ano excelente, a despeito das incertezase inseguranças que rondam, quiçá momentaneamente, os nossocorações inquietos. Não nos atenhamos a lamúrias, não nosentreguemos ao desânimo. É claro que não podemos negar odesconforto, contudo, cada um com seu pequeno copo de água,pode contribuir para debelar as chamas porventura ameaçadoras.

O ano tem que ser tempo de construção, a universidade, aindaque nos exija muito e nos desaloje de algum conforto, precisa ficarmarcada como um tempo de inesquecível felicidade. A frase é minhae, por isso, posso reproduzi-la: “A Unisc precisa ser um espaçoespecial para trabalhar, estudar, viver e ser feliz!”

Page 3: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 Ensino 3

PALESTRA NA UNISC ABORDACIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO

A Unisc realizou no dia 20 de março, no Auditório Central, a 6ª Formatura Integrada. A solenidadefoi presidida pelo pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider. Também estiveram presentes pelaUnisc os coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental, Dionei Minuzzi Delevati; de CiênciasBiológicas, Marisa Terezinha Lopes Putzke; de Licenciatura em Computação, Márcia Jochims Kniphoffda Cruz; e de Administração em Sobradinho, Dorângela Retzke; a subcoordenadora do curso de RelaçõesInternacionais, Mariana Dalalana Corbellini; e o representante da coordenação do curso de EducaçãoFísica, Gilmar Fernando Weis.

Unisc realiza a 6ª Formatura Integrada

Foi realizada na Unisc, no dia 1º de abril, apalestra História da Ciência e Evolução doMétodo Científico. A atividade ocorreu no anfi-teatro do bloco 18 e foi ministrada pelo professorda Ufgrs, Milton Zaro (Foto).

A promoção foi referente à Aula Inauguraldos cursos de Licenciatura em Computação,Ciências Biológicas, Física, Matemática eQuímica. O convite foi estendido à comunidadeacadêmica e aos professores do Ensino Médioque atuam na disciplina de Seminário Integrador,que envolve a pesquisa e o método científico.

O curso de Ciências Eco-nômicas da Unisc, em parceriacom o curso de Relações Inter-nacionais, promoveu a palestraInserção Econômica e Podernas Relações Internacionais.O evento ocorreu no dia 25 demarço, na sala 101 da Unisc,sendo a palestra ministradapelo economista e analista doBanco Central do Brasil, MauroSalvo.

O estudante do 7º semes-tre de Relações Internacionais,Francisco Tonial Gonçalves, destacou a visão do economista em relação à atuação conjunta das duas áreas.“O palestrante ressaltou a importância da atuação conjunta das áreas de Relações Internacionais e Economia,defendendo a multidisciplinaridade como instrumento de análise para a obtenção de resultados com maioramplitude, o que acaba enaltecendo ambas as áreas”, disse.

De acordo com o coordenador do curso de Economia, professor Heron Begnis, a atividade foi umsucesso. “O palestrante conseguiu abordar de maneira muito interessante assuntos transversais sobreEconomia e Relações Internacionais”, afirmou.

Ciências Econômicas promove eventoDivulgação

FORMANDOS

ADMINISTRAÇÃOCheila Luísa PiresDaniela Elisa JostEdríane StrohmGuilherme Weber FontouraJosiléia Inês da VeigaLucymar Alcazar Del Castilho

RELAÇÕES INTERNACIONAISCássio Henrique Wünsch

ENGENHARIA AMBIENTALTaís Fernanda Specht

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS -BACHARELADOAna Claudia MiottoFernando AblingLeandro da Silveira XavierLeonardo Bastos Moraes

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS -LICENCIATURAGeferson Fernando MetzGreice Borges da FonsecaJéssica Aline Queiroz

EDUCAÇÃO FÍSICA -LICENCIATURARutiane Pereira de Souza

LICENCIATURA EMCOMPUTAÇÃOCarine Beatriz SinsDébora Cristiane HillesheimElisângela SchenaFranciele Pâmela HennJonas Anderson WehnerLuis Artur Ferreira da Silva

Incentivos Fiscais Federais

* Rosane WeissAnalista de Projetos/Núcleo de Assessoramento a Projetos

Os mecanismos de incentivos fiscais existem no Brasil hámais de duas décadas, permitindo que pessoas jurídicas e físicasdestinem percentuais de seus impostos, que seriam pagos aogoverno, a projetos que beneficiem a comunidade. O Poder Públicodeixa de arrecadar parte de recursos para incentivar projetos sociais,culturais, educacionais e esportivos. A participação nos diversosmecanismos de incentivos é uma decisão facultativa de cadaempresa e pessoa física. É importante obter conhecimento sobre alegislação que rege cada mecanismo, para, assim, optar pela melhorescolha e fazer com que o recurso seja destinado a projetos queatendam às necessidades da comunidade. São exemplos dessesprojetos: shows musicais, espetáculos de dança, de teatro,programas de esporte para crianças e adolescentes que seencontram em vulnerabilidade social, projetos que preveemaquisição de livros para bibliotecas, preservação e restauração deprédios históricos e construção de Centros Culturais, entre váriasoutras áreas determinadas pelos mecanismos. Para poderem utilizaros incentivos fiscais federais, as empresas precisam necessaria-mente ser tributadas com base no lucro real. A empresa que recolherimpostos por lucro presumido, ou que for optante do SimplesNacional, não poderá usufruir do mecanismo.

A Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, nº 8.313,de 23 de dezembro de 1991, é uma das leis mais utilizadas pelasempresas em todo o Brasil. Toda empresa, tributada com base nolucro real, pode destinar até 4% do seu imposto de renda devido aum projeto cultural e obter dedução total desse valor no impostode renda (artigo 18) ou dedução parcial (artigo 26). Conforme oartigo 18, as pessoas jurídicas podem abater 100% no imposto aser pago, enquanto, em projetos enquadrados no artigo 26, oabatimento no imposto a pagar é de apenas 40% do valor da doação,mas poderá considerar 100% do valor aplicado como dedutível nadespesa operacional, desse modo aumentando seu incentivo ematé 25%. Pessoas físicas também podem fazer doações através daLei Rouanet para projetos culturais, enquadrando-se nos artigos18 e 26. Para tanto, é necessário que a Declaração Anual de Impostode Renda seja feita pelo modelo completo, que permite ao doadordestinar até 6% do imposto de renda devido a projetos culturais. Apessoa física que optar em apoiar um projeto aprovado no artigo18, poderá abater 100% do valor doado, e, em relação ao artigo 26,é possível que o doador deduza 80% desse valor.

Outro mecanismo bastante utilizado pelas empresas é a LeiFederal de Incentivo ao Esporte (LIE), n° 11.438, de 29 de dezembrode 2006, que foi criada para fortalecer e aumentar os investimentosem projetos que venham a oferecer e desenvolver atividadesesportivas e paraesportivas. Através da LIE, é possível que cadaempresa destine até 1% do imposto devido ao projeto, sendo adedução do valor da doação de 100%. As pessoas físicas tambémpodem destinar parte do seu imposto devido, no percentual de até6%, o mesmo permitido pela Lei Rouanet.

É importante que as empresas, que venham a utilizar algummecanismo de incentivo fiscal, tenham amplo conhecimento sobrea legislação, recomendando-se verificar a legitimidade dos projetos,os quais precisam estar aprovados pelas Leis de Incentivos Fiscais.Um projeto cultural ou esportivo somente poderá receber recursose estiver devidamente cadastrado e aprovado pelo órgão federal,no caso deste artigo, o Ministério da Cultura e o Ministério doEsporte.

Desirê Allram

Page 4: Jornal da Unisc 148

Abril 20154 360°

Dia Mundial da VozO Programa de Capacitação

da Unisc ofereceu, no dia 16 abril,a palestra Dia Mundial da Voz. Aatividade foi dirigida pela capaci-tadora Fabiana Motta e ocorreuna sala 108, bloco 1. A ação foi emcomemoração ao Dia Mundial daVoz e abordou os cuidados neces-sários para o bem-estar da voz.

No dia 19 de março, o projeto Biocicleta, desenvolvido numa parceria entre o Programa Unisc-Escola e a empresa Ecosar, entregou uma bicicleta com quadro feito de material reciclado para aEscola Educar-se como premiação pela arrecadação de mil quilos de garrafas pet. O prêmio foientregue pelas integrantes do Unisc-Escola, Tânia Bernhard e Cássia Andrada de Paula, e recebidopela diretora da escola, Valderez Maria Kern; pela vice-diretora, Cristiane Iserhard Machado; e pordemais professores e alunos.

O objetivo do projeto é desenvolver um trabalho diferenciado de educação ambiental, voltadopara crianças e adolescentes em fase escolar, propondo campanhas, de recolhimento de garrafas pete de embalagens plásticas de materiais de limpeza, feitas pelos estudantes. Em troca, os educandáriosganham a biocicleta.

Escola Educar-se é premiada peloprojeto Biocicleta

Viv

iane

Dut

ra

Aula InauguralO curso de Turismo pro-

moveu, no dia 19 de março, a suaaula inaugural, intitulada Desafiose Oportunidades na Carreira dosEstudiosos do Turismo. A palestrafoi ministrada pela professora esecretária de Turismo de SantaMaria, Norma Martini Moesch,que possui uma longa trajetóriacomo turismóloga. A palestranteesteve acompanhada por dois ba-charéis em Turismo, que relataramas suas experiências na área.

Unisc-EscolaCom o projeto Biocicleta, o

Programa Unisc-Escola tem sidoconvidado pela comunidade paraparticipar de eventos e de açõesnas praças, como ocorreu no dia29 de março, no Brique da Praça,em Santa Cruz do Sul. O Unisc-Escola destaca que um projeto deextensão, além de estar inseridonos educandários, envolve-secom a comunidade em geralatravés de campanhas e de açõesde educação ambiental.

A acadêmica do curso de Gastro-nomia, Cibele Rohers da Silva, realizouestágio no restaurante D.O.M., do chef AlexAtala, durante os meses de janeiro e feve-reiro. O local é considerado o sexto melhorrestaurante do mundo pelo S. PellegrinoWorld´s 50 Best Restaurants. Cibeleencaminhou o seu currículo e concorreucom um grande número de candidatos,sendo selecionada para realizar o estágiono renomado restaurante, localizado em SãoPaulo.

O D.O.M. é um restaurante singular,sem pretensão de ser eloquente. Ao con-trário, sua mensagem é sintética e pungente:

sair da zona de conforto e propor uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticosda cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo.

Alex Atala iniciou a sua carreira como chef na Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. Na França,trabalhou no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagiou no renomado Hotel de la Cote D’Or. Em seguida,partiu para novos desafios em cozinhas de Montpellier e Milão.

Mais informações sobre o restaurante estão disponíveis no site www.domrestaurante.com.br.

Acadêmica de Gastronomia realiza estágioem restaurante de São Paulo

Divulgação

Cibele Rohers da Silva e Alex Atala

GastronomiaNo dia 23 de março, acadê-

micos do Curso Superior de Tec-nologia em Gastronomia, acom-panhados pelo professor Robertodo Nascimento e Silva, realizaramuma aula prática na Heilige BrewPub, em Santa Cruz do Sul. Aatividade integrou a disciplina deBebidas: enologia, coquetelariae harmonização. O objetivo davisita foi proporcionar aos alunosmais conhecimento sobre cervejasartesanais e sua produção.

Direito e Literatura emVenâncio Aires

O Grupo de Estudos emDireito Civil da Unisc VenâncioAires, liderado pelo professor LuizGonzaga Silva Adolfo, está deba-tendo, neste semestre, Direito eLiteratura. São nove encontros,que se estendem até o mês dejunho, tendo como base o livro Milvezes mais justo: o que as peçasde Shakespeare nos ensinamsobre a justiça, de Kenji Yoshino.

Na referida obra literária, oautor vincula nove das peças domaior escritor da Língua Inglesa àformatação da ideia de justiça.“Trata-se de uma oportunidadeímpar aos alunos, e abre espaço aum projeto mais audacioso e umsonho: a interpretação futura-mente da obra O Mercador de Ve-neza, por docentes e discentes”,enfatizou o professor Gonzaga.Estão sendo discutidos temascomo a arte como possibilidade deemancipação, a linguagem comopoder, o poder da retórica, a ne-cessidade de ampliação cultural deum futuro jurista, dentre outros.

Os alunos devem adquirir aobra embasadora da proposta. Asatividades permitem computarhoras para o Núcleo Flexível, medi-ante comparecimento a, no mínimo,80% dos encontros. Informaçõespelo e-mail [email protected].

Programa AsasO Programa Asas, juntamen-

te com o Programa Dançar daUnisc, está oferecendo uma novamodalidade de ginástica, o Board.Trata-se de uma aula realizada coma utilização de um miniskate, comexercícios utilizando um dos péssempre fixo, apoiado no chão, e ooutro realizando o movimento.

Não ocorre impacto: a aulapossibilita um gasto energéticointenso, além de uma boa resistên-cia muscular. O início das ativida-des ocorreu no dia 13 de abril e asaulas são realizadas às segundase às quartas-feiras, das 18h15 às18h45. As inscrições podem serfeitas sempre até o dia 10 de cadamês, pela intranet.

Palestra na PsicologiaO curso de Psicologia da

Unisc, juntamente com seu Dire-tório Acadêmico (DAPsico), pro-moveu no dia 9 de abril a palestraA construção da psicologia e acrítica às políticas de medo nocontemporâneo. A atividade ocor-reu no Auditório Central e foi mi-nistrada pelo professor PedroPaulo Bicalho, professor associa-do do Instituto de Psicologia daUniversidade Federal do Rio de Ja-neiro.

Bicallho atualmente é diretoradjunto de Extensão, coordenadore professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e pro-fessor do Programa de Pós-Gra-duação em Políticas Públicas emDireitos Humanos.

Page 5: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 5Geral

Formação de GuardasMunicipais inicia atividades

RELAÇÕES INTERNACIONAISREALIZA PRIMEIRA RI EXPERIENCE

No dia 11 de março, oMestrado Profissional em Admi-nistração promoveu a aulainaugural de 2015 para alunos eprofessores. A palestra Introduc-ción Práctica al Análisis Conjun-to foi ministrada pelo professorRubén Huertas-García, da Univer-sidade de Barcelona, Espanha.Durante sua apresentação, o do-cente explanou sobre a teoria e aprática do método de análise deconjunto, que pode ser utilizadona elaboração das dissertações

dos discentes. No mesmo dia, Rubén Huertas-García também palestrou para alunos do curso de Administração,na sala 101, bloco 1 da Unisc.

Docente da Espanha palestra paraestudantes de Administração

Divulgação

O Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) realizou, nodia 9 de março, a aula inaugural do curso de Formação de GuardasMunicipais, da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, RelaçõesComunitárias e Esporte de Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu na sala101, bloco 1 da Universidade.

“O curso visa qualificar a atuação das Guardas Municipais nacriação e no aperfeiçoamento de padrões comuns nacionais deorganização, gestão e atuação, destacando o papel do município deSanta Cruz do Sul no Sistema Único de Segurança Pública, visa tambémfortalecer a cidadania e a construção de respeitoso relacionamento entreos profissionais da Guarda Municipal e a sociedade, baseado no compro-misso com a paz”, salienta a coordenadora geral do Cepru, Luci Krämer.

Para a capacitação do desempenho de todo o elenco das atribuições,o curso terá na coordenação administrativo-pedagógica o Cepru e nacoordenação técnica o coordenador da Guarda Municipal e da DefesaCivil de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa, e o corregedorda Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, Estor Luiz Iochims.

Div

ulga

ção

Participantes foram recebidos na sala 101, bloco 1

O curso de Relações Interna-cionais da Unisc promoveu no dia1º de abril a primeira edição do RIExperience.

Durante o evento, os alunosdo curso contaram suas experiên-cias e vivências no exterior. Na oca-sião também esteve presente a As-sessoria para Assuntos Internacio-nais e Interinstitucionais da Insti-tuição (AAII), que permitiu que opúblico obtivesse mais informa-ções sobre as diversas possibili-dades de intercâmbio que a Uni-versidade oferece.

Para o coordenador do cursode Relações Internacionais, profes-sor Bruno Mendelski, o principalobjetivo do evento foi atingido. “Ocurso conseguiu propiciar um am-biente para troca de experiênciasentre os intercambistas e os demais

acadêmicos. Além disso, a pre-sença da AAII foi essencial paraque os alunos pudessem esclare-cer suas dúvidas a respeito dosintercâmbios”, disse.

“Tivemos a oportunidadetanto de partilhar da experiênciados colegas, quanto de saber co-mo são oferecidos os intercâm-

bios.“Foi uma experiência de

grande importância, pois conse-gui sanar todas as dúvidas e ou-vir dos próprios estudantes asexperiências que o intercâmbiolhes proporcionou”, afirmouLaurine Orlandi, acadêmica do 1ºsemestre.

Div

ulga

ção

Alunos relataram suas vivências no exterior

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Comissão Interna dePrevenção de Acidentes (Cipa) promoveu duas atividades. Pela manhã ocorreu a Palestra Nutrição e Saúde,na sala 108, ministrada pela nutricionista Camila Schreiner. Já ao meio-dia, no Centro de Convivência, foi avez da performance com a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), a equipe Multi Alegria e osDoutores Só Riso (foto).

Cipa promove ações no Dia Mundial da SaúdeJosemar Santos

Oportunidades da AAII

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais(AAII) da Unisc está com oportunidades de bolsas de estudo noCanadá, de viagem de estudos a Buenos Aires e de intercâmbiospara vários países. Confira:

- Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap): contempla bolsasde curta duração (de 4 a 6 meses) para estudantes de graduação,mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizarsua pesquisa no Canadá. Inscrições até o dia 30 de abril. Informaçõessobre o procedimento de inscrição no site do programa (em inglês):www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng.

- 13ª Viagem de Estudos: consiste em um programa da AAII emparceria com o Centro de Línguas e Culturas (Celinc) da Unisc, queobjetiva oferecer aos discentes de cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, docentes e técnicos administrativos dasmantidas Apesc um curso de espanhol na International Bureau ofLanguage em Buenos Aires, além de programas culturais. Inscriçõesaté o dia 30 de abril, na sala 206 A, bloco 2 da Unisc. A viagemocorrerá de 11 a 25 de julho.

- Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai):voltado a estudantes de graduação da Unisc, oferece oportunidadesde qualificação para jovens que queiram realizar uma experiênciaacadêmica e cultural no exterior junto a universidades conveniadas àUnisc, pelo período de um ou dois semestres. Inscrições abertasconforme os prazos individuais das universidades conveniadas. Maisinformações pelo telefone (51) 3717-7314 ou pelo e-mail [email protected].

Evento abordou o método de análise de conjunto

Page 6: Jornal da Unisc 148

Abril 20156 Geral

UNISC SEDIA SEMINÁRIO OBSERVATÓRIO DA JURISDIÇÃOCONSTITUCIONAL LATINO-AMERICANA

Foi realizado na Unisc, no dia27 de março, o 1º Seminário Inter-nacional - Observatório da Juris-dição Constitucional Latino-Americanana. A atividade ocor-reu na sala 5328, bloco 53.

A mesa de honra, na abertu-ra, foi composta pela pró-reitorade Pesquisa e Pós-Graduação daUnisc, Andréia Valim, que repre-sentou a reitora na assinatura sim-bólica de um convênio entre aUnisc e a Universidad de Talca,Chile; pela coordenadora do Pro-grama de Pós-Graduação em Direi-to – Mestrado e Doutorado daUnisc (PPGD), Marli Marlene Mo-raes da Costa; pela coordenadoraadjunta do PPGD e coordenadorado Seminário, Mônia ClarissaHennig Leal; e pelo coordenadordo Doutorado em Direito da Uni-versidad de Talca, no Chile, Hum-berto Nogueira Alcalá.

Coordenaram o seminário osprofessores Mônia Clarissa Hen-nig Leal, Humberto Nogueira Al-calá e Liliana Galdámez Zelada. Oapoio foi do PPGD-Unisc, da Fi-nanciadora de Estudos e Projetosdo Ministério da Ciência e Tecno-logia (Finep), da Fundação de Am-paro à Pesquisa do Rio Grande doSul (Fapergs) e da UniversidadTalca (Chile).

Pela manhã, o Painel 1 teve apalestra Controle de convencio-nalidade na perspectiva da CorteIntera-mericana de Direitos Hu-manos e dos Tribunais Constitu-cionais, com os professores Hum-berto Nogueira Alcalá (Universi-dad de Talca, Chile), FranciscoEguiguren (Universidad Católicade Lima, Peru), Néstor Pedro Sa-gues (Universidad de Buenos Ai-

res, Argentina) e Eduardo BiacchiGomes (UniBrasil). A mediação foido professor André Viana Custo-dio (Unisc).

O Painel 2 contou com a pa-lestra Institucionalização das de-cisões da Corte Interamericanade Direitos Humanos: desafios eperspectivas, com os professoresGonzalo Aguilar Cavallo (Univer-sidad de Talca, Chile), Francisco

Eguiguren (Universidad Católicade Lima, Peru), Néstor Pedro Sa-gues (Universidad de Buenos Ai-res, Argentina) e Ana Maria DávilaLopes (Unifor). A mediação foi daprofessora Caroline Bittencourt(Unisc).

À tarde, ocorreu o Painel 3que abordou o Sistema de refe-rência das decisões da Corte In-teramericana de Direitos Huma-

nos na perspectiva dos TribunaisConstitucionais e da CIDH, comos professores Liliana GaldámezZelada (Universidad de Talca,Chile), Francisco Eguiguren (Uni-versidad Católica de Lima, Peru),Néstor Pedro Sagues (Universi-dad de Buenos Aires, Argentina)e Mônia Clarissa Hennig Leal(Unisc). A mediação foi do pro-fessor Clovis Gorczevski (Unisc).

Josemar Santos

Seminário ocorreu na sala 5328, bloco 53

Egressa da Universidade realizadoutorado pleno nos Estados Unidos

Ex-aluna do curso de Química Industrial da Unisc,Fernanda Rocha de Oliveira foi contemplada com uma bolsade estudos pelo programa Ciência sem Fronteiras paracursar o doutorado pleno (PhD) em Engenharia deBioprocessos, nos Estados Unidos. Desde agosto de 2014,ela está estudando na State University of New York -College of Environmental Science and Forestry,considerada uma das melhores universidades na área debioprocessos.

“Além das aulas, faço pesquisa relacionada comaquaponics e sou professora de ciências em uma escolada cidade. Tenho certeza de que cada minuto dessaexperiência está valendo a pena”, garante Fernanda, quecontou com o apoio da Assessoria para AssuntosInternacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc.

Essa não é a primeira vez que ela pisa em soloamericano. “Durante a graduação, fui selecionada peloCiência sem Fronteiras logo no início do programa, em2011, para cursar um ano de Química nos Estados Unidos.Quando voltei, fiz o MBA em Gestão Ambiental e toda a

experiência adquirida durante o intercâmbio, mais o diploma de bacharel em Química Industrial pela Unisc,foram fundamentais para novamente ser contemplada com uma bolsa de estudos”, conta Fernanda. A estudanteretornará ao Brasil somente em 2019.

Divulgação

Fernanda Rocha de Oliveira

Contábeis de Montenegropromove aula inaugural

O curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro promoveu,no dia 26 de março, uma aula inaugural com a certified coach JaquelineWeigel, que explanou sobre a carreira profissional, no campus daUniversidade. Na oportunidade, o coordenador do curso, professorRenê Luiz Seibert, premiou os méritos acadêmicos, entregando, para osalunos que foram destaque no ano letivo de 2014, um livro na área decontabilidade. Entre os alunos agraciados estavam Marcozele de MelloTeixeira, Salim Jesus Chaim, Clébio Pereira de Araújo, Fabiane da Silva,Silvana Carine Baumann, Liliane Schmitz de Oliveira e Lidiane JuliaLivinali.

Div

ulga

ção

Jaqueline Weigel explanou sobre a carreira profissional

Page 7: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 Fora de sede 7

VOLTA ÀS AULAS EM SOBRADINHO

No dia 11 de março, os acadêmicos da Unisc Sobradinho participaram de um coquetel com música aovivo para marcar a volta às aulas dos veteranos e também a recepção aos calouros dos cursos de Administraçãoe de Direito. Atualmente são oferecidos três cursos em Sobradinho: Administração, Ciências Contábeis eDireito. São mais de 300 alunos matriculados, vindos de Sobradinho, Segredo, Lagoão, Tunas, Salto do Jacuí,Estrela Velha, Arroio do Tigre, Lagoa Bonita do Sul, Ibarama e Passa Sete.

Divulgação

A Unisc Capão da Canoa realizou duas formaturas no mês de março, tendo as solenidades sido presididaspelo vice-reitor, Eltor Breunig . No dia 6 de março, no ginásio de esportes Otto Birlem, ocorreu a colação degrau do curso de Direito. A turma escolheu como paraninfo Leandro Antônio Pamplona e como professoreshomenageados Ana Helena Karnas Hoefel, Diego Romero e Marcos Rogério Peroto. Já o curso deAdministração formou turma no dia 7 de março, na Casa de Cultura Érico Veríssimo. A turma teve comoparaninfo Renan Ribeiro da Silva de Castro. Os professores homenageados foram Ione Sardão da Silva,Daniela Colussi, Ana Flávia Marques e Renato Nodari. Também estiveram presentes a coordenadora docurso de Direito Capão da Canoa, Karina Meneghetti Brendler, e a coordenadora administrativa da UniscCapão da Canoa, Lilian Agraso Alves.

Unisc Montenegro recebecalouros com festa

A Unisc Montenegro recebeu com festa os novos estudantes nodia 12 de março. Após o intervalo das aulas, que acontecem no turno danoite, não só os calouros, mas também os veteranos, os técnicosadministrativos e os docentes participaram de um grande evento, comdireito a churros, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e refrigerante.Houve, ainda, música ao vivo com a dupla Vinícius e Mateus e astradicionais pinturas nos rostos dos bixos.

Div

ulga

ção

Projeto de extensão formaturma de estudantes

A Unisc Montenegro realizou, no dia 20 de março, a formatura de30 participantes do projeto de extensão Qualificação de jovens emsituação de vulnerabilidade social para inserção no mercado detrabalho, desenvolvido de 7 de junho a 13 de dezembro de 2014, emMontenegro. Os formandos são estudantes da Escola Estadual deEnsino Fundamental Dr. Jorge Guilherme Moojem; da Escola Municipalde Ensino Fundamental Steigleder; da Escola Polivalente deMontenegro; e do Colégio Estadual Ivo Buhler (Ciep).

Participaram da solenidade, entre outros, o pró-reitor de Extensãoe Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff; a coordenadora daUnisc Montenegro, Caroline Kothe; e os professores Geraldo Sellins eJairo Breunig.

Div

ulga

ção

Formaturas

Venâncio Aires - AdministraçãoNo dia 28 de março foi a vez da colação de grau do curso de Administração da Unisc Venâncio Aires. A

solenidade ocorreu na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), tendo sido presidida pelo vice-reitorEltor Breunig. A turma teve como paraninfo Rafael Frederico Henn e como professores homenageadosCristina Luisa Eick e Sinval Oliveira Souza. Também estiveram presentes o chefe do Departamento de CiênciasAdministrativas, Vanderlei Becker Ribeiro, e a coordenadora administrativa da Unisc Venâncio Aires, AndréiaHaas.

Sobradinho - Direito e Ciências ContábeisA Unisc Sobradinho promoveu duas formaturas nos dias 13 e 14 de março. As solenidades foram

presididas pelo pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, e ocorreram no Ginásio de Esportes AntônioDors, no Parque de Exposições Prefeito Marci Luiz Nardi (Parque da Fejão), em Sobradinho. No dia 13, foirealizada a colação de grau do curso de Direito. A turma escolheu como paraninfa Tatiane Kipper e, comopatrono, Ademar Antunes da Costa. Foram homenageados os professores Caroline Müller Bitencourt, JoãoJosé da Silva e Vinícius Ferreira Laner e a funcionária Alaísa Jacob Alves. A amiga da turma foi Eliana Weber.

No dia seguinte, 14, a formatura foi do curso de Ciências Contábeis. Os formandos tiveram comoparaninfa Vânia Amires Stiebbe Peiter e, como patrono, José Rocha Saldanha. Os professores homenageadosforam Ricardo André Machado e Eduardo Fernando Watte, além da funcionária Jocelaine Maieron.

Também estiveram presentes, pela Unisc, o subchefe do Departamento de Direito e assessor jurídico,Neimar Santos da Silva; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado,Marli Marlene Moraes da Costa; a coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho, Daiane Centa Pasa; ocoordenador do curso de Ciências Contábeis da Unisc Sobradinho, Eloi Brandt; e o coordenador do curso deCiências Contábeis da Unisc Santa Cruz do Sul, Laércio Friedrich.

Montenegro - Análise eDesenvolvimento de Sistemas eSistemas para Internet

No dia 27 de março, a Unisc Montenegro realizou a solenidade deformatura dos cursos Superior de Tecnologia em Análise eDesenvolvimento de Sistemas e Superior de Tecnologia em Sistemaspara Internet. A cerimônia foi presidida pela reitora Carmen Lúcia deLima Helfer e ocorreu no auditório Athayde Cardona, em Montenegro.A turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas escolheu comoparaninfa Andréa Aparecida Konzen. Foram homenageados o professorManuel Malasquez Negron e a funcionária Caroline Kothe. Já osformandos de Sistemas para Internet tiveram como paraninfo JossandroBalardim Silva e homenagearam o funcionário Elias José de Azevedo.Também estiveram presentes a coordenadora dos cursos de Análise eDesenvolvimento de Sistemas e de Sistemas para Internet, Viviane MüllerLawisch Alves.

Capão da Canoa - Administração e Direito

Page 8: Jornal da Unisc 148

Abril 20158 Institucional

SHOW DA BANDA REAÇÃO EM CADEIA MARCA O INÍCIODO ANO LETIVO NA UNISC

Realizado no dia 18 de março,o show de volta às aulas na Uniscreuniu um grande público noestacionamento do bloco 8 daUniversidade, que vibrou com aapresentação da banda Reaçãoem Cadeia. Antigos e novossucessos do grupo, como Espero,Tanto faz, Quase amor e Estoumelhor, embalaram os jovens e osadultos presentes no show. Abanda foi formada em 1996, nacidade de Novo Hamburgo, no RioGrande do Sul, e é composta porJonathan Corrêa (vocal, violão eguitarra), Daniel Jeffman (guitarra),Tiago Medeiros (baixo) e EliasFrenzel (bateria).

Algumas horas antes daapresentação na Unisc, os músi-cos concederam uma entrevistacoletiva à imprensa, no HotelCharrua, em Santa Cruz do Sul.Entre vários assuntos, falaram so-bre a carreira, a escolha do reper-tório e a recepção em outros esta-dos brasileiros. Segundo o voca-

lista Jonathan, estar inspiradocontribui de forma significativapara a composição das músicas.“O processo rola mais facilmentequando há inspiração”, revelou.

Para ele, escolher as cançõesque a banda vai tocar nos shows éuma tarefa difícil. “Se fôssemostocar todas as que gostaríamos,seriam umas três horas e meia deapresentação. Mas é um desafiobacana”, salientou, afirmando queapoia a ideia de mesclar diferentesgêneros musicais. “Sou a favor da

mistura de estilos musicais e preci-samos fortalecer os movimentos,a integração das bandas. Mas,para isso, é preciso ter profissio-nalismo”, pontuou Jonathan.

Conhecida em diversosestados brasileiros, a banda temsido muito bem recebida pelopúblico em suas apresentaçõesfora do Rio Grande do Sul. “Anossa música chegou em outrasregiões pela internet e a acolhidafoi excelente”, contou o guitarristaDaniel.

Des

irê A

llram

Desirê A

llram

Felipe Nopes

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

♦ Neural (2002)♦ Resto (2004)♦ Febre Confessional (2006)♦ Enfim Dezembro (2011)

♦ Atlântida Acústica (2003)♦ Nada Ópera - Ao Vivo em Porto Alegre (2009)

Entrevista coletiva ocorreu algumas horas antes do show, no Hotel Charrua

Da esquerda para a direita: Elias Frenzel, Daniel Jeffman, Jonathan Corrêa e Tiago Medeiros

Jonathan Corrêa, vocalista da banda

Felipe Nopes

Page 9: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 Institucional 9

UNISC DIVULGA VENCEDORES DO TROTE SOLIDÁRIO

A Unisc divulgou os vence-dores da gincana de volta àsaulas, premiando os cursos degraduação que arrecadaram maislivros. Por maior quantidade dedoações de forma absoluta ven-ceu o curso de Matemática, pre-miado com dois tablets que, emsorteio, foram destinados ao vete-rano Bruno Machado Esteves e àcaloura Milena Stulp da Silva. Jáos ganhadores por maior média dedoações per capita foram os cur-sos de Química (Licenciatura) e deCiência da Computação. Cada umrecebeu um tablet.

Em virtude de o curso de Quí-mica ter apenas a estudante Jéssi-ca Luiza Rutsatz inscrita na arre-cadação de livros e a premiaçãoser de dois tablets para a equipevencedora, o outro tablet foi desti-nado à segunda equipe com maiornúmero de arrecadação per capita(Ciência da Computação), quedoou o equipamento ao DiretórioAcadêmico (DA) do curso, repre-sentado pelo aluno José AugustoGörck. A entrega da premiaçãoocorreu no dia 27 de março, na sala2535, na Reitoria da Unisc.

“Estamos felizes com a deci-são de mudar a mentalidade sobreos trotes na Universidade, prin-cipalmente pelos resultados alcan-çados”, destacou o pró-reitor de

Cursos que participaram da gincana de volta às aulas e arrecadaram mais livros foram premiados com tablets

Graduação, Elenor José Schneider.“A iniciativa foi importante porgerar um ato solidário nos partici-pantes. Houve grande envolvi-mento entre os calouros, os vete-ranos e os professores”, salientou

a coordenadora do curso de Mate-mática, professora Márcia Adrianade Oliveira.

SolidariedadeA ação solidária e de integra-

ção ocorreu durante o mês de mar-ço com o objetivo de substituir ostradicionais trotes. Foram arreca-dados cerca de 20 mil livros, doa-dos para a biblioteca pública daCooperativa de Catadores e Reci-

cladores de Santa Cruz do Sul(Coomcat), localizada na Usina deLixo, no bairro Dona Carlota.

No dia 24 de março, umaequipe de colaboradores da Uniscfez a triagem no Auditório Centrale encaminhou as doações para abeneficiada, com auxílio de umcaminhão disponibilizado pelaUniversidade e do Cavalo de Lata,protótipo criado para coletar ma-teriais recicláveis. Para a coorde-nadora da Coomcat, Vera LúciaFlores da Rosa, as arrecadaçõessuperaram as expectativas. “Nãoimaginava que receberíamos essaquantidade de livros. Estamosmuito agradecidos”, afirmou.

Vera contou que a ideia é am-pliar a biblioteca e implantar umasegunda unidade para os traba-lhadores da Coomcat. “A leitura eo aprendizado são riquezas paranós”, ressaltou. Já o integrante dacomissão de recepção dos calou-ros, professor Hélio Etges, apon-tou que a ação trouxe benefíciospara todos. “Para a Unisc, porquemudou a cultura do trote tradicio-nal e do comportamento dos ve-teranos e calouros, e para a co-operativa, que poderá formar a bi-blioteca e fazer bom uso do mate-rial que não for destinado à leitu-ra”, explicou o docente.

Des

irê A

llram

Vencedores receberam a premiação na sala 2535

Coordenadora da Coomcat, Vera Lúcia Flores da Rosa recebeu os livros arrecadados

Felipe N

opes

Page 10: Jornal da Unisc 148

Abril201510 Geral

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ARRECADA 30 QUILOSDE RESÍDUOS ELETRÔNICOS EM CAMPANHA

Já está circulando o livro de quadrinhos intituladoRessuscitados, de autoria do funcionário da Assessoriade Comunicação e Marketing da Unisc, Bruno Seidel Neto.O lançamento oficial ocorreu no dia 2 de abril, no MosaicoCafé & Arte, em Santa Cruz do Sul. Conforme o autor, essadata de véspera do feriado de Páscoa foi escolhidajustamente por ser inerente aos assuntos abordados naobra: páscoa, ressurreição e ressuscitados.

A ideia para a elaboração do livro surgiu devido àestimativa de que cerca de 108 bilhões de pessoas jáviveram no planeta até hoje, isso contabilizando as 7bilhões que ainda habitam na terra. Assim sendo, imaginou-se como seria se todas as pessoas que já morreramvoltassem a viver no mundo na atualidade. “Estou falando de todo mundo, como Jesus Cristo, Isaac Newton,Roberto Bolaños, Karl Marx, Dercy Gonçalves, seu bisavô, por exemplo. Imaginem um diálogo entrepersonalidades que viveram em épocas tão distintas?”, comentou Seidel.

Baseado nessa perspectiva e com um toque de humor é que foi criada a série de tirinhas, que possui umafonte inesgotável de ideias. “Depois de ter feito mais de 100 tirinhas, com centenas de personagensressuscitados, aceitei os conselhos de amigos e resolvi publicar, de forma independente, um livrinho comessas histórias”, acrescentou.

A publicação conta com 159 tirinhas no total, todas elaboradas e ilustradas pelo autor. Também transitampor suas tiras, de forma tranquila e muito engraçada, personalidades como Hitler, Chaplin, Bob Marley, JanisJoplin, Renato Russo, Che Guevara, entre outros.

O livro pode ser adquirido pelo site www.ressuscitados.com.br, ou nos seguintes pontos de venda:Campus Livraria e Papelaria (Unisc); Mosaico Café & Arte (Rua Tenente Coronel Brito, 184 - Santa Cruz doSul); Iluminura – Livraria e Cafeteria (Rua Borges de Medeiros - Santa Cruz do Sul); e Papelaria Hinnah(Rua 28 de Setembro, 36 -Santa Cruz do Sul). Informações adicionais podem ser obtidas na página facebook.com/ressuscitadoshq.

Livro de quadrinhos Ressuscitados

Sim

oni Helfer

Bruno Seidel

No dia 26 de março, a Unisc recebeu a visita de um grupo deestudantes e de professores da Universität Tübingen (Universidade deTübingen), da Alemanha. Os 13 alunos e os dois docentes, que realizamatividades na área da biologia no Brasil, visitaram rapidamente aUniversidade, quando foram acolhidos pela equipe da Assessoria paraAssuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

A professora e coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller,e o professor do curso de Ciências Biológicas, Andreas Köhler,recepcionaram o grupo e falaram sobre a Unisc e a região de Santa Cruzdo Sul. Neste ano, os visitantes não puderam desenvolver atividadesacadêmicas na Universidade devido ao curto período que ficaram noBrasil. No entanto, os professores coordenadores das atividades, RainerRadtke e Martin Ebner, da Faculdade de Ciências Biológicas daUniversidade de Tübingen, anualmente trazem grupos de estudantespara realizarem atividades na Unisc e na Reserva Particular do PatrimônioNatural (RPPN), assim como visitas técnicas a empresas da região.

Grupo da Alemanha visitaa Universidade

Des

irê A

llram

Alunos e docentes vieram da Universidade de Tuebingen

A Unisc está com matrículas abertas, até o dia 25 de abril, para trêsnovos cursos de extensão na modalidade Educação a Distância (EaD).Os cursos oferecidos são: Humanização no Atendimento em Saúde,dirigido a acadêmicos, gestores e trabalhadores das áreas da saúde; OTeatro na Escola e a Escola no Teatro, destinado a estudantes depedagogia, letras, história, jornalismo, artes em geral, professores detodas as áreas e alunos do magistério, além de educadores de teatro,atores, diretores, figurinistas, fotógrafos e iluminadores; e Formataçãode Trabalhos Acadêmicos: da teoria à prática, para estudantes,professores e pesquisadores interessados em conhecer as normas daABNT de formatação de trabalhos acadêmicos ou que queiram aprendercomo utilizar melhor os recursos do editor de textos do Word para facilitaralgumas tarefas de formatação.

As matrículas podem ser feitas pelo site www.ead.unisc.br. Asaulas iniciam no dia 13 de maio. Mais informações podem ser obtidaspelo telefone (51) 3717-7664.

EaD Unisc oferece novoscursos de extensão

Com o propósito de contri-buir para a preservação do meioambiente, o curso de Licenciaturaem Computação lançou um trotesolidário, que disponibilizou aosnovos estudantes e à comunidadeacadêmica caixas coletoras de

pilhas e de baterias de celular,resultando na arrecadação de 30quilos de resíduos. De acordocom a coordenadora do curso,professora Marcia Kniphoff daCruz, esses componentes eletrôni-cos não podem ser indevidamente

descartados, pois agridem seria-mente o meio ambiente.

A campanha foi lançada nodia 12 de março, quando os calou-ros foram recepcionados pelaequipe da Reitoria da Unisc e con-vidados pelos veteranos a partici-parem da ação. A iniciativa contri-buiu para a conscientização dosnovos alunos e oportunizou areflexão sobre o uso conscientede equipamentos tecnológicos ea necessidade de manutenção doresíduo eletrônico.

A campanha contou com oapoio do setor de Áudio e Vídeo eda Área Ambiental da Unisc, queforneceu informações sobre omaterial recolhido e disponibilizouas caixas coletoras. “O trote soli-dário proporcionou uma ótimaintegração entre veteranos e ca-

louros e mais conscientizaçãosobre a questão do resíduo eletrô-nico”, apontou Marcia. Segundoela, os estudantes do curso abor-darão a forma correta da coleta depilhas e de baterias de celular nasescolas onde atuam por meio doPrograma Institucional de Bolsade Iniciação à Docência (Pibid).

Felipe N

opes

O curso de Direito da Unisc recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A nota 5 foirecebida após avaliação ocorrida nos dias 26 e 27 de março.

Para o coordenador do curso, professor Edison Botelho, o resultado é bastante satisfatório. “Estamosfelizes com esse reconhecimento e vemos que estamos no caminho certo. O trabalho desenvolvido para oreconhecimento está ligado ao ensino, que dialoga com a extensão e a pesquisa. Assim, é preciso tentardesenvolver projetos de extensão e manter uma ligação com os programas de pós-graduação, mestrado edoutorado”, revelou.

Outro curso da Unisc avaliado foi o de Administração em Montenegro, que recebeu nota 4, tambémconsiderada excelente, já que as notas vão de 1 a 5. Durante a avaliação são analisados o projeto pedagógicodo curso, a estrutura, a forma como é executado o projeto e o corpo docente. Além disso, também é realizadauma conversa com os estudantes.

Direito recebe nota 5 na avaliação do MEC

Materiais recolhidos terão destinação correta

Além disso, a bióloga FabíolaCarlos Moreira, da Área Ambien-tal da Unisc, vai palestrar para osalunos do curso sobre a questãodo resíduo eletrônico. As pilhas eas baterias arrecadadas serãodestinadas para uma empresalicenciada pela Fundação Estadualde Proteção Ambiental (Fepam).

Page 11: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 Geral 11

Div

ulga

ção

Centro de Línguas oferecetestes internacionais

Aprimorar o aprendizado por outro idioma é imprescindível.Baseado nessa ideia, o Centro de Línguas e Culturas da Unisc(Celinc) oferece os testes internacionais Toefl, Ielts e Dele, alémde cursos preparatórios de proficiência.

O Toefl é um teste de certificação internacional, que avalia aproficiência de língua inglesa dos interessados. Os resultados doexame são exigidos por universidades americanas para estudantesinternacionais que queiram estudar regularmente ou candidatar-se a bolsas de estudo.

Assim como o Toefl, o Ielts também é um teste de certificaçãointernacional de língua inglesa, que permite demonstrar a realcapacidade de comunicação por meio de quatro habilidadeslinguísticas – listening (interpretação oral), reading (interpretaçãode texto), writing (redação) e speaking (conversação).

Já o Dele é um certificado oficial de competência e domínioda língua espanhola, reconhecido pelo Ministério de Educação,Cultura e Esporte da Espanha. O exame contempla todas asvariantes do espanhol, sendo destinado a pessoas não hispânicasque desejam estudar em países de língua espanhola ou enriquecere diferenciar o seu currículo diante das exigências do mercado detrabalho.

Os cursos preparatórios para os três testes terão 20 horas/aula (16 horas presenciais e 4 horas a distância). O pré-requisito éo conhecimento mínimo de nível B1+, comprovado através de testede nivelamento gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelotelefone (51) 3717-7381 ou pelo e-mail [email protected].

Cursos preparatórios:

ToeflDatas das aulas: 23/05 e 30/05 (Exame: 12/06)Horários: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h

IeltsDatas das aulas: 24/04 e 09/05 (Exame: 16/05); 20/06 e 25/06 (Exame:04/07)Horários: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h

DeleDatas das aulas: 11/04 (Exame: 17/04); 08/05 e 15/05 (Exame: 22/05/15); 03/10 e 10/10 (Exame: 16/10); 07/11 e 04/11 (Exame: 21/11)Horários: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h

NOVOS FILMES PRODUZIDOS NA UNISC ENTRAM EM CARTAZO curso de Comunicação

Social da Unisc promoveu a ter-ceira edição da mostra Em Cartaz.A sessão de filmes, ocorrida nodia 7 de abril, no anfiteatro dobloco 18 da Universidade, exibiunove trabalhos produzidos nosegundo semestre de 2014, nasdisciplinas Documentário I,Roteiro, Produção e Direção deCurta-metragem e Projeto Expe-rimental em Audiovisual.

As duas primeiras edições,ocorridas em fevereiro e em agostodo ano passado, lotaram o anfitea-tro e a expectativa é repetir a dose.“Sendo um evento aberto, é umaforma de dar retorno à comunidade

sobre o que nossos alunos reali-zam”, avaliou o coordenador docurso de Comunicação Social,Hélio Etges. Um dos objetivos damostra, explica Etges, é motivar os

novos estudantes do curso deProdução em Mídia Audiovisual.“Vendo o trabalho dos colegasque já terminaram o curso ou queestão nos últimos semestres, os

Antes da chuva – Documentário, 4 minutosO que acontece antes de chegar a chuva? Um olhar poético sobre pequenos detalhes que antecedem osprimeiros pingos de água. Essa é a proposta de Giovani Blank, produtor e diretor do documentário.

Cass – Ficção, 14 minutosCass é uma viagem pelo universo infernal e onírico do “velho safado” Charles Bukowski, com seus personagensdesvalidos e seus quartos imundos de hotéis baratos. Projeto de conclusão de curso de Jonathan Adam,Andréia Schuh e Rosana Weber. No elenco, Thiago Machado e Roberta Prado.

O roteiro – Ficção, 18 minutosHomem frustrado decide escrever roteiros e contratar atrizes para viver, na realidade, as histórias que ele cria.O roteiro é seguido em boa parte, mas as personagens sempre podem ganhar vida própria e inverter o jogo.Projeto de conclusão de curso de Diego Tafarel, Carlos Ximenes e Luvanor Silveira. Leonardo Barison e AlineJones lideram o elenco.

Pedro – Ficção, 10 minutosPedro é um rapaz comum que tem seu caminho até o trabalho marcado por uma sucessão de incidentes. Umareunião com o chefe leva a capacidade de resignação de Pedro ao limite. Ele, então, tem que decidir como seráseu caminho de volta para casa. Equipe: Daniel Rocha, Magda Padilha, Fátima Assis, Laís Homrich, SamuelAguiar, Cristiano Junkherr e Victor Morais.

Escrúpulo – Ficção, 14 minutosClaudio é um trambiqueiro que acaba de dar um novo golpe, agora em uma festa beneficente. Depois de selivrar da namorada e cúmplice, ele passa a ser atormentado por um estranho personagem – sua própriaconsciência – que aparece sem avisar. Equipe: Raul Geller, Douglas Martins, Homero Oliveira, Aruã Gabriel,Rafael Dutra, Micheli Biek, César Augusto Hartungs e Marlon Lagmann.

Som Azul – Documentário, 13 minutosEm meados da década de 1940, quem passava pelo centro de Santa Cruz do Sul poderia ser surpreendido poruma rádio ao ar livre. O serviço de rádio-poste, batizado de Som Azul, é resgatado com o depoimento depersonagens que vivenciaram a experiência. Entre eles, o locutor Lauro Hagemann. Equipe: William Borges,Luis Fernando Rezes, Juliano Barros, Manassés Lopes e Gregory Reis.

Virava lata – Documentário, 15 minutos“Não compre, adote!” Esta é a ideia central do documentário que mostra a relação das pessoas que optarampor acolher animais de rua e dar-lhes o carinho que merecem. Equipe: Gabriel Silveira, Cristiano Junkherr eEduardo Finkler.

Hoje é o teu dia – Documentário, 15 minutosDa infância à vida adulta, há algo que os une além da amizade: a aventura. Bagual, Stinc e Vampê fazem partedos Aventureiros Avulsos, um grupo de amigos de Cachoeira do Sul que, desde 1997, sai em busca deaventuras. Para produzir o documentário, a equipe acompanhou os três amigos em um dia de escalada.Equipe: Lucas Souza, Luana de Andrade, Rafaela Piccinin e Gabriel Coimbra.

Hórus – Documentário, 19 minutosPessoas que trabalham com previsão do futuro contam como realizam sua atividade e o que as levou a seguiresse caminho. Equipe: Diogo Freitas e Dinho Oliveira.

calouros e alunos dos primeirossemestres visualizam, concreta-mente, aquilo que podem realizarao longo da vida acadêmica”,comentou.

Um dos estudantes que estána reta final do curso é DiegoTafarel, diretor do curta de ficçãoO roteiro. “Gravamos em cincodiárias de produção, quatro emPorto Alegre e uma em Santa Cruzdo Sul” contou. “A ideia era contaruma história diferente, que traba-lhasse com metalinguagem e quepudéssemos aproveitar diversasvertentes cinematográficas. Espe-ramos que o curta possa rodarmuitos festivais, como aconteceu

com outros filmes nossos”, apon-tou Tafarel.

O professor e coordenadordo evento, Jair Giacomini, desta-cou que o formato de exibição “emclima de cinema” é diferenciado.“Embora a tela do computador e ados celulares sejam novas possi-bilidades de ver filmes, nada subs-titui o espaço de uma sala de cine-ma. A tela grande, a projeção deboa qualidade e a presença do pú-blico que reage ao teu lado consti-tuem uma experiência insubsti-tuível”, explicou o docente. A ses-são, com duração de 122 minutos,foi aberta ao público, com entradafranca.

Cena de Cass, com Roberta Prado e Thiago Machado

Filmes exibidos:

Page 12: Jornal da Unisc 148

Abril2015Extensão12

PARCERIA INCREMENTAATENDIMENTO NO GAJ RIO PARDO

Foi realizada, no dia 17 demarço, a 1ª reunião da Comis-são Permanente de Assessora-mento do Comitê Pardo (CPA)nas dependências da Unisc.Estiveram presentes os mem-bros da diretoria do Comitê Par-do, composta pelo presidente,pelo vice-presidente e pelasecretária executiva, além derepresentantes do InstitutoHumanitas Fraternidade, daPrefeitura de Santa Cruz do Sule do Lions Clube-Centro.

Houve discussão sobre asatividades do plano de trabalho do Comitê Pardo para 4 anos (2014-2018), segundo Convênio 63/2014, comoelaboração de um livro contendo o histórico dos 16 anos de atuação do Comitê Pardo; 2º Seminário Experiênciasde Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, a ser realizado em julho de 2015; Prêmio Água,que prestigiará as melhores práticas de gestão de recursos hídricos que acontecem na Bacia Hidrográfica, afim de estimular mais ações dessa natureza, e análise da planilha de despesas em relação ao plano de trabalhodo Comitê Pardo após seis meses de utilização do recurso.

Comissão Permanente de Assessoramentodo Comitê Pardo realiza 1ª reunião

Divulgação

Entre benefícios oferecidosatravés de parceria entre os cursosde Direito e de Psicologia da Uniscestão os estágios proporcionadosjunto ao Gabinete de AssistênciaJudiciária (GAJ).

Com o objetivo de conheceras dependências físicas do Gabi-nete, o coordenador do GAJ, Viní-cius Ferreira Laner, e a supervisorado Estágio em Psicologia no GAJ,Roselaine Ferreira da Silva, esti-veram reunidos no dia 18 marçoem Rio Pardo, no GAJ.

Na oportunidade, estiverampresentes acadêmicas de Psicolo-gia e o supervisor de Estágios daUniversidade na cidade, FrancisPorto Soares. Todos foram recep-cionados pelos profissionais doCentro de Referência Especializa-do de Assistência Social (Creas) e

pela secretária do Trabalho, Cida-dania e Assistência Social, Elisa-bete Elena Frantz Lau.

Assim, os presentes obtive-ram uma notável troca de informa-ções, conhecimento e ideias quan-to à área de atuação de cada ser-viço e a clara possibilidade de, no

futuro, ocorrerem possíveis par-cerias entre os estagiários envol-vidos e outros serviços públicosque o município oferece. A partirde agora, os clientes do GAJ emRio Pardo contarão, além da as-sistência técnico-jurídica, tambémcom a psicológica.

Divulgação

Encontro realizado no GAJ Rio Pardo

Ocorreu do dia 23 a 27 de março a 5ª Semana de Combate à Tuberculose, em Santa Cruz do Sul.Recentemente foi detectado que mais de 20% dos pacientes com Tuberculose em Santa Cruz do Sul sãodiabéticos.

Por esse motivo, neste ano estão sendo focadas ações estratégicas para o controle da doença napopulação de diabéticos. Foram realizadas essas ações nas ESFs e na farmácia municipal, assim comoorientações sobre fluxo de encaminhamento de amostras para realização de baciloscopias. Outra atividade foiuma palestra sobre a Avaliação da trajetória do paciente com tuberculose pulmonar no município, resultadoda dissertação de mestrado da aluna Inajara Humburger, do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc(PPGPS).

As ações ocorreram por meio da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a Unisc-PPGPS, oLaboratório Regional de Saúde Pública e o Hospital Santa Cruz (HSC).

A 28ª Feira do Livro terá como Patrono o escritor e jornalista LiraNeto e como Escritor Homenageado o poeta santa-cruzense MauroUlrich. O anúncio ocorreu no dia 31 de março, por meio da ComissãoOrganizadora do evento que irá ocorrer de 11 a 20 de setembro, numarealização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, da Unisc e da Prefeitura deSanta Cruz do Sul.

O tema Ler te liga foi o slogan escolhido como o norteador daFeira deste ano, indicando a leitura e a literatura como elemento deintegração com a realidade e com a ficção; integração com diversasáreas como música, artes visuais, teatro e, ainda, se aproximando dopúblico jovem, com uma linguagem bem conhecida e utilizada por eles.

Outros nomes ainda estão sendo confirmados e muitas novidadesserão divulgadas e eventos serão realizados até o lançamento oficial daFeira do Livro, que deverá ocorrer no final de agosto, quando serálançada a programação oficial deste ano.

O Patrono Lira NetoLira Neto, 51 anos, jornalista e escritor. Vencedor quatro vezes

(2007, 2009, 2013 e 2014) do Prêmio Jabuti de Literatura e uma vez (2015)do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), semprena categoria Biografia. Graduado em Comunicação Social-Jornalismopela Universidade Federal do Ceará (UFC), também cursou Filosofia naextinta Faculdade de Filosofia de Fortaleza (Fafifor) e Letras naUniversidade Estadual do Ceará (Uece). Já colaborou com algumas dasmais importantes publicações da imprensa nacional, a exemplo dos jornaisFolha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Brasil Econômico.

Tem vários livros publicados, entre os quais: Getúlio (1945-1954):Da volta pela consagração popular ao suicídio (Companhia das Letras,2014); Getúlio (1930-1945): Do governo provisório à ditadura do EstadoNovo (Companhia das Letras, 2013); Getúlio (1882-1930): Dos anos deformação à conquista do poder (Companhia das Letras, 2012); PadreCícero: Poder, fé e guerra no sertão (Companhia das Letras, 2009); Maysa:Só numa multidão de amores (Globo, 2007); O Inimigo do Rei: Umabiografia de José de Alencar (Globo, 2006); e Castello: A marcha para aditadura (Contexto, 2004).

O Escritor Homenenageado Mauro UlrichO poeta e jornalista Mauro Ulrich nasceu em São Leopoldo, no dia

1º de abril de 1965. De mudança para Caxias do Sul, foi parar na casa deuma tia, dona de vasta cultura e biblioteca, o que lhe ampliou a paixãopela literatura. O primeiro poema foi publicado na adolescência, já devolta a São Leopoldo, e em uma coletânea lançada por uma tradicionalinstituição de ensino daquela cidade, a Escola Estadual Professor PedroSchneider, vulgo Pedrinho. Versos singelos, sobre uma praça imaginadae seus habitantes flutuantes.

A família mudou-se então para Cachoeira do Sul, no centro doEstado, e Ulrich integrou a Cooperativa dos Escritores do Vale do Jacuí(Coopecom), pela qual participou de uma das antologias Poetas doVale, a Quatro. É dessa época a sua incursão pela poesia marginal,publicando os livros Temporal do Tempo (1985) e Energia Clandestina(1987), período que coincide, também, com o seu ingresso no curso deLetras, na Univale, e na profissão de jornalista.

Em Cachoeira do Sul, Ulrich foi editor de Variedades do Jornal doPovo, trabalhou na Genesis Propaganda; editou o fanzine Ponto eVírgula; participou do grupo de recital Verso Explícito; e criou, juntocom os jornalistas Altair Nobre e Maurício Goulart, o jornal Arte & Fato,veículo que tinha, entre seus colaboradores, o hoje consagrado cartu-nista Adão Iturrusgarai.

Em maio de 1991 mudou-se para Santa Cruz do Sul, convidado paraintegrar a equipe de jornalismo da Gazeta Grupo de Comunicações ondehoje é Editor de Variedades e participa, na Gazeta AM, do programa dedebates Sala do Cafezinho. Pela Editora Gazeta, publicou os livrosCellophane Flowers, em 2011, e 36 - Fotos com poesia, em 2013, esteúltimo ao lado do próprio Romar, da poeta Daniela Damaris, e dofotógrafo Lula Helfer. Agora se organiza para lançar o seu próximo livrode poemas, Sleeping Bag, também pela Editora Gazeta.

Santa Cruz do Sul realiza a 5ª edição daSemana de Combate à Tuberculose

28ª Feira do Livro de SantaCruz do Sul

Page 13: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 Pesquisa 13

REUNIÃO PLANEJA AÇÕES DASREVISTAS CIENTÍFICAS DA UNISC

Ocorreu no dia 18 de março,na sala 101, uma reunião com oseditores de revistas científicas daUnisc, chefes de departamento,coordenadores de programas depós-graduação stricto sensu e bol-sistas para um planejamento par-ticipativo das ações institucionaisde qualificação dos periódicos.

O objetivo do encontro foiproporcionar um momento de re-flexão sobre as revistas, assimcomo planejar ações a serem im-plementadas no ano de 2015, queinstrumentalizem os editores paraqualificar as revistas, construindoconjuntamente estratégias paramelhoria do posicionamento dasrevistas junto aos indexadores na-cionais.

Na oportunidade, foramapresentados vários temas, quan-

Divulgação

do também se discutiu sobre oplanejamento de ações de qualifi-cação, questões referentes às res-ponsabilidades dos editores e àcomissão científica editorial, aoplágio de textos científicos, afontes de indexação para perió-dicos, à atribuição do DOI e cri-térios para indexação.

No final houve uma avaliaçãopositiva da promoção realizada pe-la Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), no sentidode proporcionar momentos comoesse, em que possam ser trocadasinformações e experiências entreos editores e planejar futuras ca-pacitações.

Encontro foi realizado na sala 101 da Unisc

No período de 23 a 27 de fevereiro de 2015, 14 docentes de outrasinstituições (consultores externos) participaram da avaliação de projetose relatórios de pesquisa e de extensão de docentes da Universidade,bem como de relatórios de bolsistas e solicitações de bolsas dos pesqui-sadores e extensionistas.

O objetivo desse trabalho está associado à qualificação dos pro-jetos de pesquisa e extensão, ao acompanhamento dos investimentosinstitucionais e ao alinhamento dos projetos às Linhas de PesquisaInstitucionais, aos Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias nasdiferentes áreas do conhecimento.

Como destaques da avaliação, foi observado o avanço no registroda produção acadêmica da Unisc, comprovado pelo incremento nonúmero de relatórios de pesquisa encaminhados sob a forma depublicação (correspondente a 51,6% do total de relatórios produzidosno ano). Quanto à extensão, ressaltam-se como pontos positivos ainserção comunitária e a aprendizagem dos alunos nos diferentes proje-tos desenvolvidos junto à comunidade.

A Unisc, por meio do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc), recebe pela primeira vezo Startup Weekend, de 15 a 17 de maio. Trata-se do maior evento de empreendedorismo digital do mundo,dirigido a desenvolvedores, designers, profissionais das áreas de negócios, comunicação, Tecnologia daInformação (TI), marketing, além de gerentes de produto e entusiastas da inovação. O evento servirá paracompartilhar ideias, formar equipes, criar produtos e lançar startups.

A palestra de abertura está marcada para o dia 15 de maio, às 19 horas, no miniauditório do bloco 53. Aprogramação segue até o dia 17 de maio no segundo andar do bloco 16 da Unisc, quando os participantesterão a oportunidade de construir um modelo de negócios com a ajuda de consultores no assunto.

Serão momentos de imersão, construção de modelo de negócios, validação de viabilidade com consultorese consumidores e apresentação para investidores. Tudo isso com a ajuda de mentores das mais diversasáreas, como negócios, tecnologia e marketing. A premiação para os vencedores será o processo de pré-incubação na Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc).

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio pelo site www.swsantacruz.com.br. O investimentoé de R$ 140,00, estando nesse valor incluídos o material e as refeições. O primeiro lote tem desconto especialcom ingressos sendo vendidos a R$100,00.

Mais informações sobre o Startup Weekend podem ser obtidas em www.facebook.com/swsantacruzdosul.

O projeto Gestão e Manejo Ambiental de Recursos Naturais:Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS, realizadopor meio da parceria entre mestrados no Brasil e no Chile, foi aprovadono edital do Programa de internacionalização da pós-graduação noRS, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RioGrande do Sul (Fapergs) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto de pesquisa, que terá duração de um ano, será desen-volvido com o objetivo de contribuir para a internacionalização da pós-graduação no Rio Grande do Sul, a partir do fortalecimento de linhas depesquisa dos programas de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc(MTA) e Manejo Ambiental de Humedales da Universidade de Santiagode Chile (Usach), que criaram, em 2009, o Programa de Manejo deRecursos Naturais e Tecnologia Ambiental (Manta), como resultado deum convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambasas universidades.

O coordenador geral do projeto na Unisc é o professor doDepartamento de Biologia e Farmácia, Eduardo Lobo Alcayaga, queconta com a participação dos pesquisadores Jair Putzke, Ênio LeandroMachado, Diosnel Rodriguez López, Adilson Ben da Costa e DioneiMinuzzi Delevati.

Os objetivos do projeto abrangem desenvolver pesquisas emconjunto na área da biotecnologia no controle do fungo Peronosporatabacina (agente causal do mofo azul em folhas de tabaco); incentivara formação de recursos humanos qualificados para atuar na área dagestão e manejo ambiental de recursos naturais; oferecer o curso TópicosEspeciais em Biotecnologia, a ser ministrado pelo professor ChilenoGustavo Zuñiga, em Inglês, aos alunos do MTA; realizar o III WorkshopInternacional sobre Gestão e Manejo Ambiental de Recursos Naturais:Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas deMestrado no Chile e no Brasil; publicar um livro resgatando a históriado Programa Manta, assim como os trabalhos científicos que já foramapresentados nos dois primeiros workshops internacionais sobre essatemática, realizados no Chile, em 2009, e no Brasil, em 2012.

Segundo o professor Lobo, estes encontros internacionais fazemparte de uma série de atividades que têm sido desenvolvidas no âmbitodo Programa Manta. “Isso corrobora a eficiente parceria estabelecidaentre os programas de mestrado da Unisc e da Usach, na busca doconstante aperfeiçoamento e da excelência acadêmica e científica”,ponderou.

O cientista político Abílio Afonso Baeta Neves, 65 anos, é o novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo àPesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desen-volvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), conforme publicaçãono Diário Oficial do Estado no dia 30 de março. Ele volta a assumir a Fundação,onde foi diretor-presidente entre 1987 e 1990, para liderar a pesquisa científicagaúcha.

Natural de São Paulo, Baeta Neves é formado em Ciências Sociais pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e doutor em Ciência Políticapela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Tambématuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufrgs (1988-1992),secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000) e presidente da Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 1995 e 2002.

Fundação de Amparo à Pesquisa do RStem novo diretor-presidente

Gonçalo V

alduga/Fapergs

Encontro para avaliação deprojetos e relatórios

Pesquisa sobre manejo derecursos naturais recebe

apoio da Fapergs

Unisc recebe evento sobreempreendedorismo digital

Objetivo foi proporcionar um momento de reflexão sobre as revistas eações a serem implementadas ainda neste ano

Page 14: Jornal da Unisc 148

Abril 2015Variedades14

Dicas de leitura

Livraria Biblioteca Edunisc

UNISC OFICIALIZA CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ

As cores do entardecer. Lembranças de um tempo quenão terminou, de Julie Kibler

Editora: Novo Conceito

Localização na estante: 813 K46c 2015

Isabelle e Robert desejavam, com todas as suas forças,se entregar à paixãoque os unia. Masuma jovem brancae um rapaz negronão poderiamcometer tamanhaousadia em plenadécada de 30, emuma das regiõesmais intolerantesdos Estados Uni-dos, sem pagar umpreço muito alto.Diante dos ouvidosatentos da cabelei-reira Dorrie, a his-tória de amor trá-gico e proibido se desdobra, enquanto mudanças pro-fundas se instalam em sua própria vida.Com personagens humanos e, por isso mesmo, memorá-veis, “As cores do entardecer” mostra que as relaçõesafetivas muitas vezes são mais profundas que os laçosde sangue. A cada etapa da viagem de Isabelle e Dorrie,as lições sobre otimismo e fé se multiplicam.

Josemar Santos

Em solenidade realizada nodia 17 de março, a Unisc e a Asso-ciação de Judô de Santa Cruz doSul (Ajusc) assinaram convêniopara a execução do Projeto JudôCidadão. O encontro foi realizadona sala de reuniões da Reitoria.

Na oportunidade, o presiden-te da Federação Gaúcha de Judô ecriador do Projeto Judô Cidadão,Carlos Eurico da Luz Pereira, apre-sentou um resumo das atividadesrealizadas pela Associação, criadaem 2001. Ele lembrou que a Uniscjá é parceira no projeto desde 2004,mas agora o convênio foi oficiali-zado para a ampliação das ativida-des que beneficiam mais de 400crianças carentes, que recebem trei-namento e material gratuitamente.“Trata-se de uma atividade de ex-trema importância para formação decrianças e adolescentes, tendo oJudô como instrumento de transfor-mação”, salientou.

Já a reitora da Unisc, CarmenLúcia de Lima Helfer, disse que es-porte, educação e saúde são essên-cias de vida e ferramentas impor-

Por meio da parceria entre a Universidade e a Ajusc as atividades do Projeto Judô Cidadão serão ampliadas

tantes para promover a cidadania.“A inclusão social tem o poder detransformação. Portanto, vinculara nossa imagem a projetos comoesse consolida ainda mais a nossamissão de universidade comuni-tária que contribui para o desen-volvimento e para formação de

pessoas”, destacou.Também participaram do en-

contro pela Unisc o pró-reitor deExtensão e Relações Comunitárias,Angelo Hoff; a chefe de gabineteda Reitoria, Carla Pacheco daRosa; o coordenador da Assesso-ria de Comunicação e Marketing,

Éverson Carvalho de Bello; o res-ponsável pelo setor Unisc Esporte,João Rauber; o presidente daAjusc, Leandro Couto; os profes-sores de judô Paulo Segatelli, Gio-vanna Hirooka Segatelli e PauloBarros; o colaborador do projeto,Geremias Marques; além dos alu-

nos do Núcleo da Ajusc em RioPardinho.

Projeto Judô CidadãoPor meio do projeto são

ministradas aulas gratuitas de Ju-dô para crianças e adolescentesde 6 a 16 anos. Mais informaçõespelo telefone (51) 3053-0380.

Josemar Santos

Convênio foi oficializado para a ampliação das atividades

Para sempre Alice, de Lisa Genova

Editora: Nova Fronteira

Preço: R$ 29,90 (à vista tem 5% de desconto)

Alice sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesqui-sadora bem-sucedida,não havia referência bi-bliográfica que não guar-dasse de cor. Perto dos50 anos, começa a esque-cer. No início, coisas semimportância, até que elase perde na volta paracasa. Estresse, provavel-mente, talvez a meno-pausa. Mas não é o queacontece. Ironicamente,a professora com a me-mória mais afiada de Har-vard é diagnosticadacom um caso precoce demal de Alzheimer, umadoença incurável. Ela te-rá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle e convivercom a certeza de que não será mais a mesma. Enquanto tentaaprender a lidar com as dificuldades, começa a enxergar a siprópria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente. Umsorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguémtransmite podem devolver uma lembrança mesmo que porinstantes, e ainda que não saiba quem é.

UNISC: a construção de uma Universidade Comunitária.Organizadores: Olgário Paulo Vogt, Maria Hoppe Kipper eElizabeth Pires Rizzato (in memoriam)

Formato: E-book

Preço: Gratuito para download em: http://www.unisc.br/portal/pt/editora/e-books/395/unisc-a-construcao-de-uma-universidade-comunitaria.html.

A obra lembramomentos e pes-soas marcantesque tiveram in-fluência na históriada Unisc. Conta ahistória daquelesque levaram adian-te um grande pro-jeto que era o de dara Santa Cruz do Sule à região uma Ins-tituição de Ensino Superior, onde um número maior dejovens tivesse a oportunidade de continuar seus estudos,sem afastar-se de suas cidades. Essa edição acrescentamais uma década à narrativa e permite ver que a Universi-dade continua sua senda de desenvolvimento, com umtrabalho sério e qualificado, conhecido na região e no país.

Page 15: Jornal da Unisc 148

Abril 2015 15Geral

UNISC SEDIA 1º FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Tendo como tema Educação: direito a saber-se na diversidade, será realizado no Auditório Central da Unisc, de 22 a 25 de abril, o 1º Fórum Internacional de Educação, 13ºFórum Nacional de Educação e 16º Seminário Regional de Educação Básica.

Entre os objetivos estão oportunizar aos profissionais de educação um espaço para teorização, discussão, reflexão, debate e troca de experiências que permitem a construção dealternativas qualificadas para a educação; contribuir com o aprimoramento e a formação continuada dos educadores e estudantes da área de educação; socializar experiências ereflexões que desencadeiem novas ações na busca da qualificação da prática educativa; divulgar e vivenciar atividades culturais tais como teatro, dança e música; além de discutir erefletir sobre a diversidade escolar.

O público-alvo são professores/pesquisadores; alunos do Ensino Médio, da graduação, das licenciaturas, da pós-graduação, outros profissionais e público em geral, interessadosem temáticas da Educação Básica. Conforme um dos coordenadores do Fórum, professor Felipe Gustsack, o evento já é tradição na Unisc, tendo sido há 16 anos realizado o 1º SeminárioRegional de Educação Básica. No entanto, explica que encontro cresceu, internacionalizou-se e neste ano ganhou status internacional. “É a oportunidade para os profissionais da árearefletirem juntos sobre o direito dos docentes e discentes se conhecerem na sua diversidade histórica, política, social e cultural, na perspectiva da diversidade da sociedade, da escolae dos sujeitos que a constituem”, explicou.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pelo site www.unisc.br ou na Central de Atendimento, sala 513, bloco 5. O valor é de R$ 105,00. No final do evento, será fornecidocertificado de 31 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3717-7372.O Fórum é promovido pelo Núcleo de Educação Básica (NEB) e pelo Mestrado em Educação da Unisc; pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura; pelo Governo do Estado

do Rio Grande do Sul; pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers); pelo Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom); e peloSindicato dos Professores de Ensino Privado (Sinpro/RS). O apoio é da Unisc, por meio do Programa Pedagogia Universitária (Prograd), e do Plano Nacional de Formação deProfessores da Educação Básica (Parfor).

Programação22/04 - Quarta-feira18h: Credenciamento – Centro de Convivência.19h: Abertura: Solo de Violino - Orquestra Unisc.19h30: Conferência: Outros sujeitos, outras pedagogias (Professor Miguel Gonzalez Arroyo – UFMG).

23/04 Quinta-feira8h: Palestra: Ética e construção do conhecimento (Professor Celso dos Santos Vasconcellos. Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica - SP).10h30: Palestra: Mídia e cidadania (Professores da Unisc: Felipe Gustsack e Rafael Sbeghen Hoff).12h: Mostra de trabalhos escolares.13h: Momento Cultural - E.M.E.F. Frederico Assmann.13h30: Painel: Medicalização: aluno e professor (Professores Camilo Darsie de Souza, da Unisc, e Maria Aparecida Affonso Moysés, da Unicamp).15h30: Relatos de Pesquisa e boas práticas na educação - Programa Alfabetização na idade certa (Professoras Márcia Rabuske, Maria Isabel Lopes e Ana Luisa Brandt – 6ª CRE).17h: Mostra de trabalhos escolares18h30: Palestra: Cuidados com a voz. (Fabiana Mota – Fonoaudióloga).19h: Palestra: A escola possível na América Latina (Professora Myriam Southwell - Clacso e Universidad Nacional de La Plata - Argentina).

24/04 Sexta-feira8h: Palestra: Plano Nacional de Educação: propostas e perspectivas – PNE (Márcia Adriana Carvalho - ex-presidente da Undime/RS e ex-integrante da Undime Nacional e Daniel Cara- membro do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação – Clade, e diretor-geral da Clade- Brasil).10h30: Palestra: Universidade comunitária e formação dos professores (Professor Renato de Oliveira - Univates e Comung).13h: Momento Cultural - E.E.E.M Ernesto Alves de Oliveira.13h30: Painel: Sala de aula: políticas, tecnologias e linguagens (Professores Adriano Canabarro Teixeira da UPF e Teise de Oliveira Guaranha Garcia da USP).15h30: Apresentação teatral: Acende a luz e apague a lousa Grupo Teatro lá em Casa.18h30: Contos Galeanos e outros contos Latino-Americanos (Professora Valéria Neves Kroeff Mayer).19h: Palestra: História e Memória (Professor Jordi Canal - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - França).

25/04 Sábado8h: Palestra: Gênero e diversidade sexual na educação. Professora Gabriela Felten da Maia – Unisc.8 às 11h: Oficinas – 35 vagas. Música (Dulcimarta Lino - Unisc); Teatro (Marga Betina Junkherr – Unisc); Áudio na Escola (Rafael Hoff - Unisc); Jornal (Mirela Hoeltz – Unisc);Currículo Adaptado (Giana Diesel Sebastiany – Unisc); Educação Infantil: a organização do tempo e do espaço (Susana Beatriz Fernandes – Unisc); e Assembleias escolares e aresolução de conflitos (Susana Mas - Unisc).11h: Encerramento, entrega da coletânea e dos certificados do evento.

Evento é dirigido a professores, pesquisadores e alunos do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação

De 11 a 17 de maio ocorrerá a 10ª edição da Semana do Empreendedor, que tem como objetivo estimular e motivar o espírito empreendedor em Santa Cruz do Sul, debatendo um dostemas mais importantes da atualidade, a educação.

Para lançar oficialmente o evento, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp), com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Unisc, promoveu a palestra Educaçãoé progresso: como a educação empreendedora pode mudar a sociedade?, ministrada pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul(Senac-RS), José Paulo da Rosa. O evento ocorreu no dia 31 de março, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.

Durante o lançamento, que contou com a presença de apoiadores e de convidados, também foi divulgada a programação da 10ª Semana do Empreendedor. “Estamos trabalhandodesde o ano passado, numa grande união de esforços, para que a 10ª Semana do Empreendedor seja realmente marcante e cumpra o seu papel, que é o de ampliar a discussão sobre oempreendedorismo não só durante a semana, mas em todos os dias do ano", ressaltou o coordenador do evento, Carlos Esau.

PalestranteJosé Paulo da Rosa é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com a tese Gestão Escolar - Um Modelo para a Qualidade

(Comparativo Brasil/Coreia). Também é especialista em Gestão de Escola Técnica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Engenharia da Produção pela UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM), além de possuir graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativa (FAPCCA). Étambém autor do livro Escolas e Qualidade.

Lançada oficialmente a 10ª edição da Semana do Empreendedor

Page 16: Jornal da Unisc 148