jornal da unisc 136

16

Upload: unisc-santa-cruz-do-sul

Post on 11-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Unisc Nº. 136, dezembro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Unisc 136
Page 2: Jornal da Unisc 136

Dezembro 20132 Geral/Opinião

Conselho Editorial

Reitor: Prof. Vilmar Thomé; Vice-Reitor: Prof.

Eltor Breunig; Pró-Reitora de Graduação: Profª.

Carmen Lúcia de Lima Helfer; Pró-Reitora de

Pesquisa e Pós-Graduação: Profª. Rosângela

Gabriel; Pró-Reitor de Administração: Prof.

Jaime Laufer; Pró-Reitor de Planejamento e

Desenvolvimento Institucional: Prof. João Pedro

Schmidt; Pró-Reitora de Extensão e Relações

Comunitárias: Profª. Ana Luisa Teixeira de

Menezes

Expediente

A importância dapropriedade intelectualEmbora por vezes a propriedade intelectual pareça um conceito

distante da realidade cotidiana, de fato não o é. Sua presença podeser percebida nos mais simples produtos e processos que acom-panham nosso dia a dia, os quais variam desde processos químicosutilizados na produção de xampus, incluindo o aparelho televisor, ocelular e mesmo a geladeira, entre inúmeros outros.

Convidamos o leitor a fazer um pequeno exercício: percorramentalmente o seu trajeto de deslocamento de sua casa, ou de seutrabalho, até a Universidade, pense em todas as empresas pelas quaisvocê passa. Essas provavelmente têm suas marcas protegidas atravésde propriedade intelectual, ou seja, através do mecanismo de proteçãode marcas. Como você se desloca até a Unisc? Carro, ônibus oumesmo a pé, qualquer que seja o meio, há propriedade intelectualnele. As tecnologias inseridas nos veículos estão protegidas sejapor patentes, programas de computador ou mesmo outros meca-nismos, todos espécies de propriedade intelectual. O tênis tambémtem proteção inserida nele, seja o design, protegido através dedesenho industrial, seja a própria marca. Isso sem mencionarmos orefrigerante do intervalo...

E por que proteger a propriedade intelectual? Por que os direitosrelacionados demandam tanto interesse? A questão é bastantesimples: primeiro porque o investimento do intelecto humano e dosrecursos financeiros merece ser reconhecido e recompensado, o queé feito através dos registros de propriedade intelectual nos órgãoscompetentes; segundo, porque através do registro se possibilita umavantagem competitiva, permitindo assim o emprego de recursos emnovas pesquisas, promovendo o desenvolvimento tecnológico; e,por fim, os próprios registros de propriedade intelectual estimulam epromovem modelos de novos desenvolvimentos baseados emsistemas cooperativados. Em outras palavras, podemos dizer que osdireitos de propriedade intelectual buscam a promoção do desen-volvimento tecnológico, da difusão da cultura nacional e até mesmode ações comerciais.

No âmbito da Unisc, contamos com o apoio do Núcleo deInovação e Transferência de Tecnologia (NITT), setor responsávelpela gestão da propriedade intelectual e pela transferência detecnologias decorrentes de atividades institucionais. Suas atividadestêm como foco a interação entre a Universidade e os parceirosexternos, auxiliando no desenvolvimento regional. Dentre asatividades realizadas, destacam-se o encaminhamento, acompanha-mento e registro de propriedade intelectual, o auxílio ao recebimentode demandas que busquem soluções tecnológicas específicas, atransferência de tecnologia e, especialmente, a capacitação derecursos humanos.

Com o intuito de formar cidadãos capazes e com potencial críticode oportunidades, o NITT oferece desde palestras até cursos sobreas temáticas: propriedade intelectual, transferência de tecnologia einovação. Desde sua criação, em dezembro de 2006, em tais atividadesjá alcançou a participação de mais de 2.500 pessoas, evidenciandoassim a importância do tema para a “Era do Conhecimento”.

Convidamos você, leitor deste espaço, a participar de nossasatividades, capacitar-se e identificar novas oportunidades. Saiba maissobre as ofertas através da nossa página e cadastre-se para o rece-bimento do Boletim É Notícia, que envia quinzenalmente um releasede notícias sobre o tema diretamente no seu e-mail, em www.unisc.br/nitt.

Isabel GrunevaldEncarregada do NITT

Ao encerrar o segundo mandato de uma gestão quese estendeu por oito anos na condição de Reitor da Unisc,uma Universidade que, embora jovem, sempre contou coma credibilidade da comunidade acadêmica, empresarial egovernamental, com crescente projeção em nível nacional,devemos registrar que se o trabalho aqui realizado recebeo reconhecimento da sociedade é porque conta com umaequipe constituída por pessoal docente e técnico-administrativo muito qualificado e com estudantescomprometidos com sua formação.

Nos anos iniciais de nossa primeira gestão, deparamo-nos com questões de ordem econômico-financeira, parasolução das quais foram tomadas decisões que exigiramgrande esforço coletivo, sem o que a Instituição poderiater se tornado inviável. No entanto, com ocomprometimento de gestores, docentes, funcionários e estudantes, sempre com o apoio da comunidade,conseguimos expandir nossa qualidade acadêmica, com ações que asseguraram a sustentabilidade da Unisca médio e longo prazos e o crescimento em diferentes áreas. E agora, ao findarmos o segundo mandato, temosuma Universidade em equilíbrio financeiro. Nesse período de gestão crescemos em número de alunos, naoferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu, aumentamos significativamente aoferta de bolsas e financiamentos, investimos em infraestrutura e ampliamos regimes de trabalho de professorese número de técnicos administrativos. Ampliamos a nossa atuação na área da saúde com a expansão dosserviços no Hospital Santa Cruz, com a implantação de 5 residências médicas e o reconhecimento do HSCcomo Hospital de Ensino e na área tecnológica, com a concentração de esforços para a implantação doParque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). Outra área que aumentou o número de estudantesfoi a das licenciaturas, em decorrência, especialmente, das bolsas do Plano Nacional de Formação deProfessores (Parfor) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e das condiçõesespeciais do Financiamento Estudantil (Fies). Iniciamos também as atividades no campus de Montenegro,com a oferta de quatro cursos aguardados pela comunidade. Assim, a Universidade conta hoje com 50 cursosde graduação, mais de 30 cursos de pós-graduação lato sensu, 8 mestrados e 2 doutorados, oferecidos a maisde 12 mil alunos matriculados no campus-sede e nos 4 outros campi da Instituição.

Continuamos crescendo, e, como sempre, crescendo sem descuidar da qualidade. Prova disso são asboas avaliações que a Unisc tem recebido do Ministério da Educação e Cultura - MEC no ensino, na pesquisa,na extensão e na gestão. Nossos cursos de graduação recebem muito boas pontuações nas avaliações doEnade, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e nas avaliações de reconhecimento e de renovação dereconhecimento de cursos realizadas pelo MEC.

Ao finalizar este mandato, sinto-me tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois durante meusdois mandatos, estive concentrado em procurar elevar o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul, honrandocom a missão que me foi atribuída nas eleições de 2005 e de 2009. Não posso, no entanto, deixar de agradecer,de maneira muito especial, a todos que me acompanharam nesta gestão: Vice-Reitores, Pró-Reitores,Coordenadores de Pró-Reitorias, Chefes de Gabinete e Assessores, aos Chefes e Subchefes de Departamento,Coordenadores e Subcoordenadores de Curso, Coordenadores e Coordenadores Adjuntos de Programas,Coordenadores de Setores Administrativos, integrantes dos Conselhos da Unisc e do Conselho Superior eda Assembleia Geral Comunitária da Apesc, professores e técnicos administrativos, pela dedicação e pelocomprometimento com que partilharam as decisões de ordem estratégica e o dia a dia da Instituição. Agradeçotambém à comunidade, pela colaboração, proposições, críticas e avaliações, pois todos contribuíram paraque a Instituição atingisse os resultados positivos hoje reconhecidos pela comunidade em nível nacional.

Desejo a todos muita saúde, harmonia, paz e prosperidade. Que Deus nos ilumine e que a Universidadecontinue sendo motivo de grande orgulho para todos!

PALAVRA DO REITOR

Jornalistas responsáveis

Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

E-mail: [email protected]

Revisão

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Versão On-line: www.unisc.br - Jônatas Stacke e

Willian Ceolin

*Este material é produzido em papel reciclável.

Vilmar ThoméReitor da Unisc e presidente da Apesc

Page 3: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 Ensino 3

Pesquisa abordaprematuridade infantil

Curso de Administração de Capão daCanoa conhece o CRA/RS

Am

anda

Sch

imid

t

Estudantes do curso de Ad-ministração da Unisc de Capão daCanoa visitaram as dependênciasdo Conselho Regional de Admi-nistração do Rio Grande do Sul(CRA/RS), em Porto Alegre, no dia20 de novembro.

Acompanhados pela coorde-nadora do curso, professora IoneSardão, foram recebidos pela fis-cal administrativa, Angela Ayres,para um tour pelo CRA e paraexplanações sobre as funções doConselho e sobre a estrutura,assim como sobre a Lei nº 4.769,de 9 de setembro de 1965, que dis-

Acadêmicos da Unisc e inte-grantes da Rede de Educação Am-biental do Pardo participaram daexpedição internacional Do Atlân-tico ao Pacífico, entre os dias 11e 18 de novembro, integrando umgrupo de estudos que comparoua costa do Oceano Atlântico (entreTorres e Capão da Canoa) com acosta do Pacífico, deslocando-seaté o Chile.

Durante sete dias, os 12 parti-cipantes foram orientados pelosprofessores do Departamento deBiologia e Farmácia da Unisc, JairPutzke e Eduardo Lobo Alcayaga,por professores da Universidadede Santiago do Chile (Usach) e daUniversidade de Valparaíso. Par-ticipou ainda o professor JulioNeuling, especialista em avaliaçãoe remediação de impactos ambien-tais. As atividades ocorreram emparceria com a Assessoria para As-suntos Internacionais e Interins-titucionais da Unisc, com apoio daAfubra.

As visitas no Chile foram rea-lizadas à Usach, em Santiago, Viña

PROFESSORES DA UNISC EMEXPEDIÇÃO AMBIENTAL AO CHILE

del Mar, Valparaíso e Concon. Aflora e a fauna foram comparadase os diferentes impactos ambien-tais antrópicos relacionados. Tam-bém foram visitados dois parquesambientais: a Reserva La Isla, emConcon, e a Reserva Natural RíoClarillo, em Pirque. Palestras de es-pecialistas da Usach reforçaram anecessidade de mais estudos acer-ca do aproveitamento de espéciesnativas na fitorremediação, do con-trole na proliferação sem prece-dentes de espécies exóticas e deatividades de educação ambientalde longo prazo.

As experiências serão leva-

das à Rede de Educação Ambientaldo Pardo para discussão e avalia-ção. Novas atividades internacio-nais estão sendo organizadas para2014.

Segundo o professor JairPutzke, essa é a segunda vez quemembros da Rede participam deuma expedição internacional aoChile. “Isso reforça os laços firma-dos entre a Usach e a Unisc há 4anos, quando foi criado o ManejoAmbiental e Tecnologia Ambiental(Manta), que integra profissionaisdos mestrados do Chile e do Mes-trado em Tecnologia Ambiental daUnisc” salientou.

O professor do curso deComunicação Social da Unisc,Demétrio de Azeredo Soster,lançou no dia 16 de novembro, noPavilhão de autógrafos da Feira doLivro de Porto Alegre, o livroJ o r n a l i s m o - l a b o r a t o r i a l :impressos. Segundo o docente, aobra nasceu da constatação deque, apesar de a produçãolaboratorial impressa viver ummomento particularmente exu-berante, a produção teórica a res-peito do assunto não caminha namesma proporção. Ou seja, as es-colas de jornalismo brasileiras es-tão trabalhando, com seus alunos,jornais e revistas-laboratório, mas muito pouco se tem refletivo a esserespeito para além das salas de aula.

Com base nessa constatação, os professores Demétrio de Aze-redo Soster (Unisc) e Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlân-dia - UFU), convidaram representantes de 20 cursos de jornalismo detodo o Brasil a relatarem e a refletirem sobre suas experiências labora-toriais impressas. O resultado foi um livro de 319 páginas, fundamentaltanto para quem ensina, como para quem produz e pesquisa jornalismo-laboratório impresso no Brasil.

O professor Dirceu Fernandes Lopes, pioneiro no ensino e napesquisa sobre jornalismo-laboratorial impresso, salienta, no prefácio,que, além de oferecer suporte teórico-metodológico em dinâmicasmateriais, Jornalismo-laboratorial: impressos pretende registrar oestado da arte da produção laboratorial em jornalismo impresso noBrasil em suportes como jornais, revistas e jornais murais.

O livro editado pela Edunisc está sendo comercializado a R$ 50,00e pode ser adquirido na Livraria e Papelaria Campus, no Centro deConvivência da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

Livro discute a produçãolaboratorial em jornalismo

Div

ulga

ção

põe sobre a profissão de Adminis-trador, sobre áreas privativas deatuação desse profissional, sobredireitos e deveres. Em nome da

presidente do CRA/RS, Cláudia deSalles Stadlober, o grupo foi recebi-do e saudado pelo conselheiroadministrativo Volnei Alves Corrêa.

Expedição ocorreu entre os dias 11 e 18 de novembro

Grupo visitou a entidade localizada em Porto Alegre

O curso de Comunicação Social da Unisc recebeu, de 25 de novembro a 2 de dezembro, a visita daprofessora da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), de Covilhã, Portugal,Gisela Gonçalves. Com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, Gisela atualmente é professoraauxiliar na UBI e possui diversos livros e artigos publicados, tendo como interesses de investigação atuais asteorias das Relações Públicas, a Ética e a Comunicação Política.

Durante a visita, participou de reuniões, visitou as instalações do curso, bem como conversou comprofessores de Relações Públicas sobre os projetos de pesquisa na área desenvolvidos na Unisc e também naUBI. Além disso, foi recebida pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Também teve dois encontros com os acadêmicos de Relações Públicas da Instituição. No dia 27, o temafoi As RP e os media sociais: um jogo de relações online. Já no dia 29, o assunto foi RP integrada com asoutras áreas da comunicação em Portugal. A professora também ministrou uma palestra no dia 2 de dezembro,em homenagem ao Dia Nacional de Relações Públicas.

Professora de Portugal visita a Unisc

A estudante do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc,Maria Elijara Snowarski, iniciou o projeto Preditores maternosassociados à prematuridade infantil de recém-nascidos de umhospital de referência. Esse trabalho está sendo desenvolvido noHospital Santa Cruz até março de 2014, com a intenção de realizarum diagnóstico sobre o perfil materno das mães de bebêsprematuros em Santa Cruz do Sul, para, dessa forma, contribuirpara políticas públicas municipais.

O início da coleta de dados coincidiu com o Dia Mundial daPrematuridade, 17 de novembro. O problema é resultado de todo oparto que ocorra com menos de 37 semanas de gestação, sendoessa a maior causa de morbidade e mortalidade neonatal (óbitocom menos de 29 dias de vida).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2012, 15milhões de bebês nasceram prematuramente, tendo mais de ummilhão deles morrido imediatamente após o parto ou poucos diasdepois. O Brasil e os EUA estão entre os 10 países do mundo commaior número de bebês prematuros. O Brasil apresentou uma taxade prematuridade de 9,2%, totalizando 279 mil partos prematurospor ano. O Rio Grande do Sul, nos anos de 2011 e 2012, apresentoutaxas superiores às do país, de 11,7% e 12%, respectivamente,tendo neste mesmo período o município de Santa Cruz do Sulapresentado índices de 11,3% e 11,4%.

Page 4: Jornal da Unisc 136

Dezembro 20134 360°

No mês de novembro, foi publicado o e-book RelaçõesPúblicas, tecnologia e públicos, organizado pelas professorasElizabeth Huber Moreira e Mônica Pons. Nele, diversos autorestrazem sua visão sobre a atuação on-line das organizações e aforma de se relacionarem com seus públicos na ambiência digital.

Formado por sete capítulos, o livro, em formato digital, possuium tema que perpassa todos os artigos: a percepção de que osindivíduos hoje não são somente receptores, mas tambémprodutores de conteúdo. Em suas páginas, apresenta a mudançade paradigma no relacionamento entre as organizações e seuspúblicos, onde a organização passa a não ser mais a únicadetentora do discurso sobre si, dividindo esse papel com indi-víduos “comuns” que produzem conteúdo e o divulgam atravésdas redes sociais digitais.

Com isso, as organizações se veem chamadas a interagir nesseuniverso, a se expressar em meio a todas essas vozes, num espaço onde as comunicações são cada vezmais públicas. Essa possibilidade de relacionamento com os públicos através da internet, em tempo reale sem intermediações, confere ao profissional de Relações Públicas grandes possibilidades de estabelecervínculos cada vez mais efetivos e afetivos com todos que se relacionam com as organizações, acarretandotambém novas responsabilidades.

Para contribuir com as discussões a respeito dessas problemáticas é que surge essa obra, queconta com artigos de professores, profissionais e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento,desde Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda até Ciências Administrativas e História.O e-book é uma publicação da Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edunisc) e está disponívelgratuitamente para download no site da Universidade, no link www.unisc.br/portal/pt/editora/apresentacao.html.

E-book aborda o relacionamento on-linedas organizações

Madrugadão FeevaleFoi realizado nos dias 8 e 9

de novembro o 7º MadrugadãoFeevale, organizado pela Univer-sidade Feevale, em Novo Hambur-go. O evento reuniu cerca de 250alunos, de 13 instituições de ensi-no superior do Estado. A compe-tição consiste em criar uma cam-panha publicitária em oito horaspara o cliente, apresentado no iní-cio do evento. Neste ano, foi es-colhido o Sindicato da Indústriade Máquinas e Implementos In-dustriais e Agrícolas de NovoHamburgo (SinmaqSinos).

As equipes disputaram nascategorias de Melhor Campanha,Melhor Atendimento, Melhor Di-retor de Arte, Melhor Redator, Me-lhor Padrinho, Melhor Planejamen-to e Menção Honrosa (MelhorCampanha pelo Júri Popular).

Riders on the brainstorm, daUnisc, foi a grande vencedora dacompetição, além de ganhar o tro-féu nas categorias Menção Hon-rosa, Melhor Planejamento e Me-lhor Redator: quatro, do total deseis prêmios entregues pela Fe-evale. A equipe foi formada pelosestudantes Luana da Silva de An-drade; Daiana Cardoso Pacheco;Lucas de Souza Vargas; DanielMachado da Silva; Luis CésarAzambuja Cimirro Jr.; ElizandraInês Ferreira; Simoni Claudia Hel-fer; Jônatas Vieira Santos Stacke;Adalberto Almeida de Souza; Lau-dir Laureano Jaeger; Vívian PortoAtaíde (vencedora na categoriaMelhor Planejamento) e Vítor Ma-dsen Kretschmer (vencedor na ca-tegoria Melhor Redator).

Essa foi a primeira vez que ocurso de Comunicação Social ven-ceu o Madrugadão. Além da equi-pe Riders on the brainstorm, aequipe VOIA também participou dacompetição, representando o cur-so.

Professora da Unisc de Capão da Canoaministra palestra em escola

A coordenadora do curso de Administração da Unisc Campus Capão da Canoa, professora Ione Sardãoda Silva, ministrou uma palestra na Escola Municipal Prefeito Jorge Dariva. O convite foi feito para que adocente falasse sobre a importância do Marketing Pessoal, seus requisitos, barreiras e comportamentohumano. Participaram 70 estudantes, acompanhados de suas professoras e de uma tradutora de linguagemde sinais, pois, com a inclusão, a turma conta com uma aluna com deficiência auditiva.

Muitos desses estudantes já atuam como jovens aprendizes em algumas empresas da cidade, estandooutros em via de se colocarem no mercado de trabalho como estagiários. A atividade foi promovida pelaprofessora Rita Reis e integrou as atividades da disciplina de Turismo do educandário.

“Foi um momento importante, pois entre os conteúdos abordados estiveram técnicas de atendimento,comportamento e como redigir um currículo. Assim, eles estarão mais preparados para ingressar no mercadode trabalho. Afinal, muitos deles já estão trabalhando informalmente”, comentou a professora Ione.

Div

ulga

ção

PremiaçãoO artigo O arranjo produtivo

leiteiro inserido no arranjoprodutivo alimentício da regiãodo Vale do Taquari – RS, do mes-tre Alexandre Schmitt e da profes-sora do Programa de Pós-Gradua-ção em Administração – Mestrado(PPGA) da Unisc, Rejane MariaAlievi, recebeu o prêmio de melhortrabalho da área de Operações do16º SemeAd 2013. O evento,realizado em São Paulo no mês deoutubro, foi promovido pelo Pro-grama de Pós-Graduação em Admi-nistração da FEA-USP.

Consciência NegraPara marcar a passagem do

Dia da Consciência Negra, oGrupo de Trabalho pela Promoçãoda Comunidade Negra em SantaCruz do Sul (GT-AfroSCS), com oapoio da Pró-reitoria de Extensãoe Relações Comunitárias (Proext)e do Diretório Central de Estudan-tes (DCE) da Unisc, promoveu oSeminário de Reflexão: presençanegra na universidade – o 11ºEncontro. O evento ocorreu nodia 21 de novembro, no saguãodo DCE, bloco 21 do campus-sededa Unisc.

A proposta foi refletir emconjunto, avaliar e projetar a açãopela promoção da comunidadenegra nos espaços das institui-ções de ensino superior do muni-cípio e da região, considerando osavanços e os empecilhos aindavividos após 10 anos de realizaçãode encontros universitários denegros. Houve debates e uma ro-da de bate-papo, finalizando comencaminhamentos práticos.

Ciclo de PalestrasFirmado a partir de uma par-

ceria entre a Unisc e a Unimed,ocorreu no dia 19 de novembro,na sala 108, bloco 1 do campus-sede, o Ciclo de Palestras, com aapresentação da tese de douto-rado Os grupos e a participaçãosocial do idoso, da professoraRosane Brochier Kist. A atividadefoi aberta à comunidade e desti-nou-se a idosos, familiares, coor-denadores de grupos, acadêmicose professores interessados na te-mática e gestores públicos.

Walt WhitmanA edição de novembro do

Conversas sobre Leituras, ativi-dade mensal do Mestrado emLetras da Unisc, ocorreu no dia28, na sala 1002, bloco 10 docampus-sede. O evento contoucom uma sessão especial do En-contros com a Poesia sobre o poe-ta, jornalista e ensaísta norte-ame-ricano Walt Whitman. Vinculadoao Grupo de Pesquisa EstudosPoéticos, do Departamento deLetras da Unisc, o Encontros coma Poesia é realizado há 15 anos naInstituição.

Como poeta, Whitman é con-siderado o “pai do verso livre”.Sua produção é marcada pela dis-cussão sobre a condição do ho-mem moderno, celebrando a natu-reza humana e a vida em termospouco convencionais.

Page 5: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 5Geral

UNISC RECEBE VISITA DEINTERCAMBISTAS ARGENTINOS

O Grupo de Estudos de Direi-to do Autor no Constitucionalis-mo Contemporâneo, do Programade Pós-Graduação em Direito daUnisc – Mestrado e Doutorado,esteve presente, nos dias 11 e 12de novembro, no 7º Congresso deDireitos Autorais e InteressePúblico (Codaip), na UFPR. OCongresso é considerado o maiore mais importante no Brasil na área,tendo neste ano contado com 500inscritos.

Estiveram presentes o profes-sor Gonzaga Adolfo, a mestrandaMichele Braun, e os alunos da gra-duação e bolsistas Arthur Gressler,Ricardo Kipper e Vinicius Swa-rowski.

O professor Adolfo foi deba-tedor em um painel que discutiu a

Josemar Santos

A Unisc, por meio do Depar-tamento de Engenharia, Arquitetu-ra e Ciências Agrárias, recebeu avisita de estudantes argentinos,vindos da Universidad Tecnológi-ca Nacional (UTN) San Rafael, Del-ta e Buenos Aires. A delegação che-gou no dia 10 de novembro e retor-nou à Argentina no dia 16. Os in-tercambistas participaram de diver-sas atividades na Instituição, entreelas aulas, palestras e visitas téc-nicas.

O grupo foi formado pelos se-guintes estudantes: Adriana Cris-tina Grau; Ignacio Gabriel Ibarra;Fernando Fabian Lara; NicolasMachin; Romina Magallanes; Ale-jandro Nicolas Martin; CinthiaMartinez; Mauro Damian Marti-

nez; Miguelina Mieras; BarbaraJanet Olivera; Edgardo Rastelli;Francisco Gabriel Rosales; San-tiago Agustin Rosales; MarianoRuiz Barbini; Andres Servio;Tania Tabares; Marcos RubénCarrizo; Antonella Mariana Cere-zo; Susana Magdalena Chap-puis; Mariano Costamagna;

Agustin Sebastian Diaz; Leonar-do David Garcia Cicchini; Eduar-do Marzoa Fiorani; FlorenciaAnabel Santangelo; Juan Djeral-dini; Fabian Pirozzi Chiusa; MariaSoledad Silva; Jose Tamayo; Aira,Ailin Aira; Damian EzequielZamora; Laura Vela; Nestor Ferre;Ariel Gonzalez; e Nestor Marin.

Foram realizadas no dia 19 de novembro, na sala 107 da Unisc, as eleições para as entidades interessadasem participar do Comitê Pardo, gestão 2013-2015, segundo edital 08/2013 SEMA-CRH, conforme decisão daComissão Eleitoral. As entidades que tiveram suas inscrições homologadas pelo Conselho Estadual deRecursos Hídricos do Rio Grande do Sul (CRH) receberam a convocação para a reunião de eleição e posse.

Na atual gestão, 2011-2013, a meta foi a definição da vazão de referência para os rios da Bacia Hidrográficado Rio Pardo, estabelecida em Q90 pela plenária do Comitê Pardo, na reunião extraordinária de 1º de outubro,sendo esta aprovada na 73ª Reunião do CRH, ocorrida em Porto Alegre, no dia 13 de novembro. Resoluçãoespecífica será redigida pelo CRH comunicando a aprovação provisória até a elaboração do novo Plano deBacia do Pardo. Esteve presente à reunião o vice-presidente do Comitê Pardo, Julio César Salecker, quetambém é vice-presidente do Comitê Taquari-Antas. Salecker também passou a presidir a Câmara Técnica deProgramação e Orçamento e Acompanhamento de Projetos do Fundo de Recursos Hídricos (CTPA), commandato de um ano.

Abruc tem nova presidência

Aprovado projeto de apoioà Incubadora Tecnológica

A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Incubadora Tecnológica (Itunisc) e do Departa-mento de Biologia e Farmácia, aprovou o projeto para implantaçãode um Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia(CPTBio).

O objetivo do centro, que irá funcionar dentro da Incubadora,é despertar a capacidade regional para o desenvolvimento deprodutos, processos e protocolos laboratoriais através da atraçãode empresas inovadoras na área da biotecnologia, estimulandonovos negócios ou a ampliação dos já existentes pelo treinamentoprofissional e pela difusão do conhecimento no Vale do Rio Pardo.A Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT) liberou recursos no valor de R$ 300.000,00, que serãoinvestidos na aquisição de equipamentos para instalação doCPTBio.

A biotecnologia moderna surgiu no início dos anos 1970como resultado de descobertas científicas no campo da engenhariagenética e se tornou uma ferramenta de pesquisa científica. Aárea da saúde teve ganhos substanciais com a aplicação dastécnicas biotecnológicas, desde o desenvolvimento de novosmedicamentos, novos testes diagnósticos até a predição para odesenvolvimento de doenças ou de efeitos adversos amedicamentos.

O estímulo para o desenvolvimento de produtos, serviços eprocessos na área biotecnológica depende de uma vocação localcom a visualização de aplicação dessas técnicas e capacidadetécnica instalada.

A Itunisc, unidade de Santa Cruz do Sul, possui atualmentecinco empresas incubadas na área de Tecnologia de Informação(TI) e de Tecnologia Automotiva. Além disso, abriga a Planta dePesquisa de Biocombustíveis e o Grupo de Pesquisa em Eletrônicae Sistemas Embarcados.

Jose

mar

San

tos

Atividade realizada para os intercambistas na sala 101

Grupo de Estudos sobre Direitos Autoraisparticipa de congresso no Paraná

Convenção de Marrakech, quepermite o acesso mais amplo e emvárias modalidades a obras lite-rárias aos deficientes visuais.

Os demais membros do Gru-po ainda apresentaram três tra-balhos no workshop destinado

especialmente às produções dealunos componentes de grupos depesquisa.

As participações resultarãoainda em três artigos nos Anaisdo evento, que serão publicadosem março de 2014.

Grupo com o professor José de Oliveira Ascensão

Div

ulga

ção

O novo presidente da Associação Brasileira das UniversidadesComunitárias (Abruc), Pedro Rubens, reitor da Universidade Católicade Pernambuco, tomou posse no dia 13 de novembro, em Brasília. Apósquatro anos na presidência da Associação, o reitor da Unisc, VilmarThomé, deixou o cargo e passa a integrar o Conselho Fiscal daAssociação.

Para a gestão 2013-2015, padre Pedro Rubens terá como 1º vice-presidente o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), MárioCesar dos Santos, e como 2º vice-presidente, Ney José Lazzari, daUnivates. A Abruc tem sede em Brasília e atualmente reúne 63 instituiçõescomunitárias de ensino superior sem fins lucrativos e que desenvolvemações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão,com notória excelência em suas atividades.

Die

go R

ocha

/ME

C

Comitê Pardo realiza eleições

Page 6: Jornal da Unisc 136

Dezembro 20136 Geral

Às vésperas de embarcar com a comitiva oficial do Governo doEstado para a China, o prefeito Airton Artus realizou oficialmente olançamento da revista N-NýV„vT\O’O4OsQû| (Parceria com a China). Apublicação de 24 páginas foi produzida pelo Departamento deComunicação e Eventos da Prefeitura e enfatiza aspectos sociais eeconômicos do município. O evento de lançamento ocorreu no dia 27de novembro, na Prefeitura, com a presença de representantes de meiosde comunicação, empresários e secretários municipais, um dia antes doembarque de Artus rumo ao país asiático.

Em sua explanação, Artus destacou a importância de levar aoschineses um material de divulgação qualificado. “Esta é uma incursão aum país com grande repercussão em escala mundial. A China se habilitoua entrar no mercado de forma profissional”, sublinhou. Além de 13empresas venâncio-airenses que se interessaram em divulgar seusprodutos através da revista, o Parque Científico e Tecnológico Regional(TecnoUnisc) também integra essa revista, que nesta edição apresentaseu papel funcional e interação na articulação existente entre a Unisc,os municípios da região e o setor empresarial.

Além disso, expõe a questão de estruturação como o Centro deExcelência em Oleoquímica e Biotecnologia, o Centro de Pesquisa eDesenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras comsetores de apoio como o Polo de Modernização Tecnológica do Vale doRio Pardo (PMT/VRP), o Núcleo de Inovação e Transferência deTecnologia (NITT) e a Incubadora Tecnológica (Itunisc). Além de áreadentro da Universidade, o Parque Tecnológico tem um complexo externocom 12 hectares, que abrigará um Centro Vocacional Tecnológico,Centros de Pesquisa em Oleoquímica e Biotecnologia e espaços paraque as empresas possam edificar seus centros de pesquisa,desenvolvimento e inovação.

Ao todo, foram impressos 50 exemplares da revista e cada empresarepresentada recebeu uma cópia do material. A impressão em portuguêsda revista pode ser encomendada junto à prefeitura de Venâncio Aires.

TecnoUnisc integra revistaem mandarim

No dia 31 de outubro, no centro de eventos do AquariusFlat, em Santa Cruz do Sul, foi realizada a 1ª Oficina de NegóciosBrasil Trade. Organizado pelo Projeto Extensão IndustrialExportadora (Peiex/Unisc), o evento teve forte repercussão eexcelente avaliação dos empresários e comerciais exportadorasparticipantes. No turno da manhã, os empresários participaramde palestras voltadas a estratégias, informações de mercado,linhas de financiamento, ferramentas de apoio ao exportador einovação na empresa. Já no período da tarde, ocorreram asrodadas de negócios entre as empresas inscritas e as comerciaisexportadoras presentes.

Peiex/Unisc promoveoficina de negócios

A coordenadora do Programade Pós-Graduação em Desenvolvi-mento Regional da Unisc – Mes-trado e Doutorado, professoraVirginia Elisabeta Etges, foi pales-trante convidada na Conferênciasobre Regionalism(s) - Lessonsfrom Europe and the Americas,realizada pela Universidade deInnsbruck, na Áustria, de 10 a 21de novembro. O tema abordadopela docente foi The RegionalDimension: Theoretical Contri-butions and Esperiences in Sou-thern Brazil.

“O evento foi um espaçomuito rico de troca de experiências

Coordenadora do PPGDR na Áustria

entre pesquisadores de vários paí-ses, como Rússia, Itália, Áustria,França, Alemanha, Canadá eEstados Unidos, além de repre-sentantes de instituições, como a

Comissão da União Europeia paraPolítica Regional, do Congresso deAutoridades Locais e Regionais doConselho Europeu, entre outros”,relatou a professora.

Atividade ocorre na Universidade de Innsbruck

Div

ulga

ção

VESTIBULAR DE VERÃO 2014A Unisc realizou no dia 23

de novembro a prova única doVestibular de Verão 2014, noscampi de Santa Cruz do Sul,Capão da Canoa, Montenegro,Sobradinho e Venâncio Aires.

Foram 7.046 inscritos para as50 opções de cursos, no maiorProcesso Seletivo de Verão nahistória da Universidade.

Os candidatos vieram de 480municípios de 16 estadosbrasileiros. Sobre o perfil dosvestibulandos, 63% eram do sexofeminino, 37% masculino e 68%

jovens entre 17 e 20 anos. A abstenção foi de 9,43%. O listão dosaprovadosfoi divulgado no dia 26 de novembro pelo site www.unisc.br.

Des

irê A

llram

Comitiva Unisc/Corede na Fundação Gaia

Jose

mar

San

tosUma comitiva formada por re-

presentantes da Unisc e do Con-selho Regional de Desenvolvi-mento do Vale do Rio Pardo (Core-de/VRP) visitou a Fundação Gaia,em Pantano Grande, no dia 28 denovembro. O grupo foi recebidopor Lara Lutzenberger, filha doidealizador da Fundação, JoséLutzenberger.

Segundo o reitor da Unisc,Vilmar Thomé, a visita representouuma aproximação entre Unisc,Corede e Fundação Gaia. “O obje-tivo desse primeiro contato foi deconhecer a infraestrutura e as pos-sibilidades que a Fundação ofere-ce, para que futuramente surjamparcerias de estudos e pesquisasnas mais diversas áreas do conhe-cimento”, destacou. Também es-tiveram presentes pela Unisc, ovice-reitor, Eltor Breunig, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Gradua-ção, Rosângela Gabriel.

Já a presidente do Corede/VRP, Mariza Christoff, explicouque o convite partiu da Fundação,pois a mesma pretende integrar o

Grupo conheceu as dependências da Fundação

Conselho. “Agora vamos aguar-dar a proposta para que seja leva-da à votação na próxima Assem-bleia do Corede marcada para mea-dos de dezembro”, comentou.

A bióloga Lara Gaia, que estáà frente da Fundação criada em1987, ressaltou que na área de 30hectares, onde funcionava há 11anos uma pedreira de exploraçãode basalto, foi constituído um su-porte para a indicação e implanta-ção de alternativas de soluçõesque levem à construção de umasociedade mais sustentável am-biental e socialmente.

“Queremos contribuir para agarantia da sobrevivência e dasustentabilidade de todas as es-pécies do nosso sistema vivo, omaravilhoso e fantástico planetaTerra - Gaia”, sublinhou. Além dis-so, esclareceu que a FundaçãoGaia atua na área de Educação Am-biental e na promoção de tecnolo-gias brandas socialmente compa-tíveis, tais como a Agricultura Re-generativa (ecológica), o manejosustentável dos recursos naturais,a medicina natural, a produçãodescentralizada de energia e osaneamento alternativo.

Divulgação

Page 7: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 Geral 7

A supervisora do Programa Institucional de Bolsa deIniciação à Docência (Pibid/Unisc) na EMEF Santa Cruz,professora Marglis Rech, vai participar do Programa deDesenvolvimento Profissional para Professores (PDPP), queocorrerá entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2014, em Portugal.A docente foi indicada pelo PIBID/Unisc para concorrer a umadas 175 vagas ofertadas pela Capes, através do edital 074/2013, a professores de escolas públicas de todo o país, parti-cipantes do Pibid, e a alunos do Plano Nacional de Formaçãode Professores (Parfor), e que atuam nos anos iniciais do ensinofundamental ou ministram disciplinas nas áreas de Física,Química, Matemática e Língua Portuguesa nos anos finais doensino fundamental ou no ensino médio.

Marglis se candidatou para uma das 25 vagas na área deFísica na Universidade de Aveiro. O PDPP tem como objetivosvalorizar os profissionais do magistério que atuam na redepública da educação básica; vivenciar uma experiência de desenvolvimento profissional em outro país,contribuindo para ampliar a visão de mundo dos professores que atuam na rede pública de ensino; compartilharas metodologias de ensino e avaliação desenvolvidas durante o curso com os bolsistas supervisores doPibid e alunos do Parfor; estimular o uso de tecnologias educacionais na construção de estratégias didático-pedagógicas de caráter inovador; oportunizar a troca de experiências entre professores da educação básicabrasileiros e os docentes portugueses; além de possibilitar a elaboração de projetos educacionais a seremdesenvolvidos em âmbito nacional envolvendo os participantes dos programas fomentados pela Capes.

Nos três anos de funcionamento do Pibid na Unisc, essa é a segunda vez que uma professora da redepública, que atua como supervisora nesse programa, viaja com o objetivo de vivenciar uma experiência dedesenvolvimento profissional em uma universidade conceituada de outro país. Em julho de 2013, IvanaBackes, supervisora do Pibid/Unisc no Colégio Estadual Goiás, participou de um aperfeiçoamento paraprofessores de Língua Inglesa na Loyola University em Chicago.

Seminário CientíficoSUPERVISORA DO PIBID/UNISC VAIA CURSO EM PORTUGAL

O reitor da Unisc, VilmarThomé, o prefeito de Rio Pardo,Fernando Schwanke, e o deputadoestadual Edson Brum (PMDB),estiveram em Brasília para um en-contro com o ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação, MarcoAntonio Raupp.

O objetivo foi apresentar oprojeto do Complexo Externo doParque Científico e TecnológicoRegional do Vale do Rio Pardo(TecnoUnisc), nas Áreas de Oleo-química e Biotecnologia, já enca-minhado à Chamada PúblicaMCTI/Finep/Ação Transversal -Inova Empresa - PNI/ParquesTecnológicos 02/2013. Durante oencontro também foi entregue aoministro o projeto do Centro Vo-cacional Tecnológico do Vale doRio Pardo (CVT), que deverá serinstalado na mesma área, anexa aoParque da Expoagro Afubra, naBR 471, em Rincão Del Rey, RioPardo.

Segundo Thomé, por ser umauniversidade comunitária, a Uniscestá bastante empenhada nessa

Complexo externo do TecnoUnisc éapresentado em Brasília

proposta de implantação do Com-plexo Externo do TecnoUnisc e doCVT, projeto que, em parceria coma Prefeitura Municipal de Rio Par-do e com a Afubra, visa gerar alter-nativas de diversificação da eco-nomia da região do Vale do RioPardo. “Esse é, pois, mais um pas-so no sentido de concretizar uminvestimento que vai refletir posi-tivamente, através do desenvol-vimento de empreendimentos ino-vadores que, por meio de novastecnologias, agreguem valor àprodução regional, gerando am-pliação da renda, melhores condi-ções de empregabilidade, novas

alternativas produtivas e diversi-ficação da matriz econômica da re-gião”, disse o reitor.

O Complexo Externo do Par-que Científico e Tecnológico Re-gional do Vale do Rio Pardo(TecnoUnisc) e o Centro Vocacio-nal Tecnológico do Vale do RioPardo compreendem uma áreaconstruída de aproximadamente1.500m², distribuídos em três edifi-cações. A Unisc e o município deRio Pardo estão mobilizados nabusca de recursos financeiros pa-ra o início do empreendimento, queprevê um investimento de mais de8 milhões.

Div

ulga

ção

Projeto do CVT também foi entregue ao ministro

Foi realizado no dia 29 de novembro, nas salas 101 e 102 daUnisc, o 1º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduaçãoem Promoção da Saúde da Unisc, numa integração científica entreos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisce de Biologia Celular e Molecular da Ufrgs.

Durante o encontro foram apresentados trabalhos científicose proferidas palestras. A abertura oficial contou com a presençado reitor, Vilmar Thomé, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosângela Gabriel; das coordenadoras dos Programasde Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc, Miria SuzanaBurgos e de Biologia Celular e Molecular da Ufrgs, MarileneHenning Vainstein; e do diretor do Hospital Santa Cruz (HSC),Leo Kraether Neto.

Desirê Allram

Docente participará de atividades de 13 a 24 de janeiro de 2014

Pesquisa sobre anemia érealizada em Venâncio Aires

O número de crianças anêmicas no município de Venâncio Airesestá reduzindo. A constatação foi obtida por meio de uma pesquisaintitulada Relação entre concentração sanguínea de ferro, desen-volvimento cognitivo e saúde genômica em crianças com idade entre14 e 38 meses. O trabalho é resultado da dissertação da estudante doMestrado em Promoção da Saúde da Unisc, a nutricionista LizianeHermes.

O estudo ocorreu a partir de uma pesquisa realizada no municípioem 2012, com 113 crianças, mostrando que 11,5% delas estavam comanemia. Desse grupo, 36 crianças foram reavaliadas em 2013, apontandoum declínio na taxa de anemia para 8,3%. De acordo com a pesquisa, ataxa de adesão à suplementação no grupo estudado foi de 80%, pois oPrograma Nacional de Suplementação de Ferro, lançado pelo Ministérioda Saúde em 2005, preconiza que todas as crianças de até 18 mesesdeveriam receber suplementação para garantir a quantidade necessáriade ferro para essa faixa etária.

Outra constatação foi de que a baixa prevalência de anemiaencontrada pode ser resultado da intervenção nutricional que o gruporecebeu em 2012, quando os pais receberam orientação sobrealimentação e alimentos fontes de ferro. Também merece destaque otrabalho realizado pelo município, que possui uma merenda escolar dequalidade, proporcionando diariamente alimentos fontes desse mineralpara todas as crianças. “Embora os resultados nos mostrem uma reduçãono número de crianças com anemia, é importante continuar investindoem ações para o combate da doença e da deficiência de ferro, dandomaior atenção aos grupos mais suscetíveis, ou seja, famílias numerosas,com mais de dois filhos, e de baixa renda”, revelou.

Ainda segundo a nutricionista, a anemia tem como característica adiminuição do nível da hemoglobina no sangue e pode prejudicar ocrescimento e o desenvolvimento infantil de estudante. “Como a anemiaatinge todas as faixas etárias, é importante investir em uma alimentaçãocom alimentos fonte de ferro, como carnes, vegetais verdes escuros efeijão. Para sua melhor absorção o ideal é incluir nas refeições alimentosfontes de vitamina C, como laranja, bergamota, pimentão e tomate”,acrescentou.

Professora Marglis Rech

Divulgação

Page 8: Jornal da Unisc 136

Dezembro 20138 Geral

PROTETOR DAS ÁGUAS INAUGURA ESPAÇO AMBIENTALE REPASSA PARCELA DO PSA

Programa está no terceiro ano de atuação em Vera Cruz e conta com a participação de 52 produtores rurais integrados

O projeto Protetor dasÁguas, realizado pela Unisc ecaracterizado pela difusão doPagamento por Serviços Ambien-tais (PSA), inaugurou, no dia 27de novembro, o seu Espaço deEducação Ambiental, na EscolaMunicipal de Ensino FundamentalJosé Bonifácio, localizada em Li-nha Andréas, interior de Vera Cruz.Esta foi mais uma das ações doprograma, que está no terceiro anode atuação e conta com a partici-pação de 52 produtores ruraisintegrados. O projeto é financiadopela Fundación Altadis, entidadeespanhola ligada à Imperial To-bacco, e pela Universal Leaf Taba-cos. As ações têm promovido aefetiva preservação de 127,25 hec-tares de área.

O Espaço de Educação Ambi-ental consta em uma área de 150metros quadrados, na qual foi ins-talada uma fonte representando oArroio Andréas e foram plantadasárvores e arbustos nativos da Ma-ta Atlântica, para que sirvam deinspiração ao conhecimento teó-rico e prático do bioma. As plantassão originárias de locais que fo-ram alvo de projetos residenciaise, agora, foram adotadas pela es-cola e por seus 229 alunos em umprocesso previsto na legislaçãobrasileira, conhecido como com-pensação ambiental.

No ato da inauguração, adiretora da escola, Raquel Radtke,disse que a parceria tem possibi-

Intercâmbio

Estudantes do curso de Ciências Biológicas da UniversitätHannover, da Alemanha, Lena Langer e Friederike Hönerestiveram na Unisc para realizar pesquisas e atividades junto aocurso de Ciências Biológicas. Elas foram supervisionadas peloprofessor Andreas Köhler. Além das alemãs, a Universidadetambém recebeu outros três intercambistas: Maria Betancourt eSara Noyola, do México, e Christoph Huber, da Áustria. Osintercâmbios ocorreram por meio da Assessoria para AssuntosInternacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc.

Desirê A

llram

litado aprendizagem e conscien-tização ambiental, passeios e visi-tas às propriedades e plantio desementes. “Um ano após o primei-ro contato com a equipe técnicado Protetor das Águas, estamosganhando um espaço de convi-vência”. Na sequência, estudan-tes apresentaram uma peça teatralinspirada em contos de fadas paraalertar sobre os perigos do des-perdício de água.

O coordenador técnico doProtetor das Águas e pesquisadorda Unisc, professor Dionei Minuz-zi Delevati, explicou que o espaçotrata-se de um exercício prático

que busca cativar o olhar dacomunidade para a beleza da matanativa. “Nele foram plantadas al-gumas espécies que podem ser en-contradas em qualquer proprieda-de dessa região e as árvores e osarbustos são apenas uma amostrada imensa diversidade encontradana Mata Atlântica”, salientou.

Satisfeito com os resultadosda iniciativa, o presidente da Uni-versal Leaf Tabacos, César Au-gusto Bünecker, disse que oprojeto já é uma realidade com127,25 hectares de área preser-vada. “São diversos setores da co-munidade se integrando num obje-

tivo, que é a questão ambiental.Estamos fazendo a diferença comesse projeto, que é pioneiro nostrês estados do Sul”, afirmou.

Pagamento para preservar

No mesmo dia, ocorreu aentrega dos certificados de parti-cipação no Protetor das Águasaos 52 produtores. Os valores

recebidos pelos produtores foramdepositados nas contas bancá-rias. O total do repasse da terceiraparcela foi de R$ 65 mil. Estãoprevistos mais dois pagamentosaté o final do projeto, que temações projetadas até 2015.

Segundo a gerente geral daFundación, Ines Cassin, desde olançamento do projeto, em maiode 2011, os resultados têm sidopositivos. “Todas as pessoas daImperial Tobacco que conheceramo projeto ficaram encantadas,porque já viram resultados reais”,contou. “Eu não esperava quenesse curto espaço de tempo, osobjetivos que nós planejamos,seriam cumpridos”, revelou.

Para o chefe de gabinete daReitoria da Unisc, professor Ange-lo Hoff, o projeto está dando re-sultados devido ao envolvimentodas pessoas. “Temos 52 famíliasque vão ser disseminadoras docaráter ambiental. A nossa certezaé de que já deu certo e é um orgu-lho para todos nós”, apontou. Jáa prefeita de Vera Cruz, RosanePetry, destacou que o Protetor dasÁguas faz a diferença na vida dosvera-cruzenses. “Da água consu-mida na cidade, 60% vem doArroio Andréas”, ressaltou.

Carlos N

yland

Espaço de Educação Ambiental possui área de 150 metros quadrados

Concurso Melhor Frase premia vencedorasO curso de Licenciatura em

Computação da Unisc realizou, nodia 5 de dezembro, a entrega dosprêmios às vencedoras da 2ª edi-ção do concurso Melhor Frase. Apremiação ocorreu na sala 1809,

bloco 18 da Unisc. Na categoriaEnsino Fundamental, a vencedorafoi Luísa Neuenschwander Vieira,de 10 anos, aluna do ColégioMarista São Luís. A melhor fraseda categoria Ensino Médio foi da

estudante Carine Inês Schaefer,de 16 anos, do Colégio EstadualMonte Alverne. Já a professoraIvani Teresinha Schuler foi aganhadora da categoria Comuni-dade. Cada uma recebeu comoprêmio um MP4.

O concurso teve como temaO impacto dos computadores e dainternet na sociedade do séculoXXI. Participaram estudantes eprofessores de todas as modalida-des de ensino, além da comunida-de em geral. Alunos dos ensinosfundamental e médio deveriam serorientados por um docente. O ob-jetivo foi evidenciar a importânciada tecnologia computacional edos seus campos de estudo.

Felipe N

opes

Premiação ocorreu na sala 1809, bloco 18 da Unisc

Page 9: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 Geral 9

PROJETO DE PESQUISA DA UNISCÉ APROVADO PELO CNPQ

Felipe Nopes

Desenvolvido em parceriaentre a Unisc e a Universidade doOeste de Santa Catarina (Unoesc),o projeto de pesquisa Agroindús-trias familiares e a dinâmicaterritorial: um estudo compara-tivo entre a região do Vale do RioPardo/RS e a região do OesteCatarinense/SC – Brasil foi apro-vado pelo Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico eTecnológico (CNPq). O objetivoprincipal é analisar o processo deconstituição e de organização dasagroindústrias familiares e suasimplicações na dinâmica territorial

em 22 municípios gaúchos e 20catarinenses.

O projeto envolve cinco pes-quisadores do Programa de Pós-Graduação em DesenvolvimentoRegional – Mestrado e Doutorado,da Unisc, e três do Programa dePós-Graduação em Administração– Mestrado Profissional, daUnoesc. As atividades terão dura-ção de dois anos, com previsãode término no final de 2015. Acoordenação está a cargo dosprofessores Erica Karnopp, daUnisc, e Silvio Santos Junior, daUnoesc.

“As duas universidades sãocomunitárias e, além de realizar a

pesquisa, queremos contribuircom questões estratégicas paraque as agroindústrias continuempromovendo o desenvolvimentoe a inclusão social”, afirma Erica.Segundo a docente, um termo decooperação entre a Unisc e aUnoesc possibilitará o intercâm-bio de informações por meio doObservatório de Desenvolvimen-to Regional (ObservaDR), a fim dedivulgar as pesquisas realizadasentre as instituições.

Felipe N

opes

Professora Erica Karnopp

Trabalho envolve 22 municípios gaúchos e 20 catarinenses

Aspede na Praça promove aintegração das diferenças

No dia 9 de novembro, na Pra-ça Getúlio Vargas, em Santa Cruzdo Sul, foi realizada mais umaedição do Aspede na Praça. Oevento ocorre anualmente poriniciativa do projeto de extensãoArquitetura e Saúde: arquiteturapara pessoas com deficiência,desenvolvido pelos cursos deFisioterapia e de Arquitetura eUrbanismo da Unisc em parceriacom a Associação Santa-cruzensede Pessoas Portadoras de Defici-ência Física (Aspede) e com apoioda empresa Mercur.

A abertura contou com apresença da pró-reitora de Exten-são e Relações Comunitárias daUnisc, Ana Luisa Teixeira de Me-nezes; da presidente da Aspede,Jaqueline Lemes; da coordenado-ra do projeto, professora RosaneJochims Backes; de membros daAspede; das bolsistas e dos aca-dêmicos voluntários dos cursosde Fisioterapia e de Arquitetura eUrbanismo da Unisc; de repre-

sentantes da Mercur; da profes-sora Patrícia Roveda, participantedo projeto; e da comunidade emgeral.

O objetivo principal foi pro-mover e incentivar a integração ea inclusão social de pessoas comdeficiência com a sociedade. Paraisso, foram realizadas diversasatividades, como o Test drive decadeiras de rodas, para os indiví-duos que não têm deficiência e/ou conhecimento sobre a cadeirade rodas; o Espaço do desenho,no qual o público dispôs de umaenorme tela e de tintas para ex-pressar a sua arte; a Bibliotecada Odara, dedicada, principal-mente, para as crianças; a Oficinado alongamento e relaxamento;a Oficina da dança, que contoucom a apresentação do grupoDance Crew; e a exposição Diver-sidade na rua, da Mercur. Houve,ainda, a primeira divulgaçãopública da Aspede sobre o projetoBasquete sobre rodas.

Evento reuniu diversos participantes em Santa Cruz

Divulgação

PPGA participa deseminário na UFSM

Divulgação

Docentes e estudantes do Mestrado em Administração da Unisc(PPGA) participaram, no dia 7 de novembro, do 8º Seminário Interins-titucional de Pesquisa em Administração, em Santa Maria. Na oportuni-dade, os alunos assistiram a palestras e apresentações de trabalhosacadêmicos.

O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Admi-nistração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), teve comotemática Estabelecendo parcerias entre pesquisadores e o apoio doscursos de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxiasdo Sul (UCS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), daUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI),da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Universidade Federaldo Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Unisc.

Treinamento do Portal da Capes

Oito alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário, de Santa Cruz do Sul, participaram do primeirotreinamento do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes) voltado ao ensino médio, promovido pela Unisc. A atividade ocorreu no dia 20 de novembro,na sala 910, na Biblioteca Central da Universidade, e foi comandada pela bibliotecária Jorce-nita Alves Vieira.

A proposta foi apresentar aos estudantes do 2º ano do ensino médio novas opções de pesquisana internet, como as bases National Geographic e Britannica, visto que um dos objetivos do Portal dePeriódicos da Capes é tornar-se uma biblioteca digital pública, abrangendo tanto a educação superiorquanto a educação básica. “No Portal, os alunos vão encontrar informações com mais qualidade eprecisão”, ressaltou Jorcenita.

O treinamento integrou as atividades da disciplina de Seminário Integrado e também contou coma participação das professoras Daiane Kipper e Eliane Borgmann, ambas da Escola Nossa Senhora doRosário.

Felipe N

opes

Grupo da Unisc esteve em Santa Maria

Page 10: Jornal da Unisc 136

Dezembro 201310 Geral

APESC RECEBE O TROFÉU DERESPONSABILIDADE SOCIAL

Fel

ipe

Nop

es

Curso de Química participado 20º SBQSul

De 14 a 16 de novembro, acadêmicas do curso de Química Industrialda Unisc, acompanhadas pelos professores Valeriano Antônio Corbellinie Lourdes Teresinha Kist, participaram do 20º Encontro de Química daRegião Sul (SBQSul). O evento ocorreu em Lajeado e teve como temáticaQuímica e Biotecnologia: do ambiente à produção de alimentos. Ogrupo da Unisc apresentou trabalhos referentes a projetos de pesquisarealizados na Instituição, totalizando nove apresentações em forma depôster.

As produções Caracterização bioquímica de bromelina dediferentes partes de ananas comosus e Quantificação de atividadequitosanase de Flavourzyme® por DRIFTS, de autoria das alunasRaquel Tassinari e Mariana Gassen Berlt, respectivamente, foramselecionadas para apresentação oral, sendo a primeira premiada comomelhor trabalho da subárea Química de Alimentos. Em 2014, o 21º SBQSulocorrerá em Maringá, no Paraná.

Div

ulga

ção

Unisc e Transpaulo assinamcontrato de parceria

Foi assinado no 14 de no-vembro, na sala de reuniões doGabinete da Reitoria, um contratode parceria entre a Unisc e a em-presa Rápido Transpaulo Ltda.Por meio do acordo, será exe-cutado o projeto de extensãoPlantio de Mudas Florestais parafins de neutralização das emis-sões da Empresa Rápido Trans-paulo. Estiveram presentes pelaUnisc o vice-reitor, Eltor Breunig,e o coordenador de Extensão eRelações Comunitárias, RicardoMachado. A empresa RápidoTranspaulo foi representada peloGerente da filial de Santa Cruz do

Sul, José Aldo da Silva.O trabalho será desenvolvido

pela área de Meio Ambiente doPolo de Modernização Tecnoló-gica do Vale do Rio Pardo, atravésdo departamento de Biologia eFarmácia, coordenado pelo pro-fessor Jair Putzke. A proposta pre-vê a implantação de um viveirocom a produção e o plantio de1.015 mudas de diversas espéciesna Reserva Particular do Patrimô-nio Natural da Apesc/Unisc(RPPN), em Sinimbu. O objetivo éneutralizar as emissões de Gasesde Efeito Estufa (GEE) da empresaRápido Transpaulo, em 2014.

Josemar S

antos

Docentes e estudantes participaram do evento em Lajeado

Documento foi assinado na sala de reuniões da Reitoria

Felipe Nopes

A Associação Pró-Ensino emSanta Cruz do Sul (Apesc) foi umadas agraciadas no Prêmio de Res-ponsabilidade Social, promovidopela Assembleia Legislativa doEstado do Rio Grande do Sul. Aentidade foi a vencedora da cate-goria Instituições de Ensino Supe-rior e recebeu o Troféu de Respon-sabilidade Social/Destaque RS porter apresentado o melhor nível dedesempenho, conforme os dadosdo seu Balanço Social e Relatóriode Responsabilidade Social 2012.

A premiação ocorreu no dia13 de novembro, no auditório daAssembleia Legislativa, em PortoAlegre. O troféu da Apesc, que émantenedora da Unisc, do Hospi-tal Santa Cruz (HSC), da Escola deEducação Básica Educar-se e doCentro de Educação Profissionalda Unisc (Cepru), foi recebido pelopró-reitor de Administração daUnisc, Jaime Laufer; pelo diretor

geral do HSC, Leo Kraether Neto;e pela diretora da Escola Educar-se, Cristiane Iserhard Machado.

Segundo Laufer, a Apescatua nas áreas de educação, saúdee assistência social por meio desuas mantidas e desenvolve pro-jetos e ações voltados ao ensino,à pesquisa e à extensão. “Este prê-mio reconhece a importância e otrabalho realizado pela Apesc,

estando em sintonia com as de-mandas da comunidade e reafir-mando o seu compromisso de in-serção comunitária”, salientou.

O objetivo da premiação é in-centivar as organizações gaúchasa realizarem projetos voltados àpromoção do bem-estar da socie-dade e à preservação do meio am-biente. A distinção é promovidapela Assembleia Legislativa sob acoordenação de uma comissãomista, formada por representantesde 16 entidades e instituições dasociedade civil. Na edição de2013, o tema norteador foi Educa-ção e Cultura.

Integrantes das mantidas representaram a Apesc

SRFis e Ortobras oferecem capacitaçãosobre cadeiras de rodas

O Serviço de ReabilitaçãoFísica Unisc (SRFis), em parceriacom a empresa fabricante decadeiras de rodas Ortobras, pro-moveu, no dia 28 de novembro,uma capacitação em indicação eprescrição dos equipamentos delocomoção, ministrada pelaterapeuta ocupacional VanessaVicentini, que trabalha na área deneurologia e adequação posturalda Ortobras.

No turno da manhã, foram

apresentados os diversos tipos decadeiras de rodas e seus recursos,com destaque para as cadeirasmotorizadas. Essas, que em con-sonância com a normativa dedispensação de órteses e prótesesdo Sistema Único de Saúde (SUS),estão sendo prescritas aos usuá-rios do SRFis e serão disponibili-zadas aos mesmos até o finaldeste ano.

Já à tarde, a temática girouem torno dos diagnósticos e

prescrições adequadas para osdiversos tipos de deficiências emrelação às especificações das ca-deiras.

Bolsistas do projeto deextensão e do programa PET-Saúde Redes de Atenção II -Pessoas com Deficiência, além deacadêmicos do curso de Fisiote-rapia, professores e técnicos ad-ministrativos, participaram dacapacitação. O objetivo principalfoi a compreensão do processo edas especificações que o fabri-cante atribui aos diversos tiposde cadeiras de rodas, propiciandoa prática no que toca a utilizaçãode cada modelo.

“Como saldo final, temos umcrescimento acadêmico efetivo e,quanto ao projeto de Reabilitação,poderemos fornecer orientaçõesmais precisas aos usuários e pres-crições com suporte técnico dofabricante”, afirmou Camila HertzFlores, bolsista do SRFis e aca-dêmica de Fisioterapia.

Divulgação

Atividade envolveu integrantes do curso de Fisioterapia

Page 11: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 Geral 11

COMEMORAÇÃO MARCA O ANÚNCIO DASANÇÃO DA LEI DAS COMUNITÁRIAS

Um ato festivo realizado nodia 27 de novembro, na Universi-dade do Vale do Itajaí (Univali),em Itajaí, Santa Catarina, marcouo anúncio da sanção da presiden-te Dilma Rousseff à Lei 12.881/2013, que trata das InstituiçõesComunitárias de Educação Superi-or (Ices). Participaram do eventoautoridades do governo catari-nense, ministros de estado, pre-feitos, senadores, deputados, rei-tores, professores e estudantesdas Comunitárias.

Dilma enfatizou que “nestedia demos mais um passo paraoferecer educação de qualidadeaos brasileiros” e que a lei “vaicontribuir na sustentabilidade dasuniversidades comunitárias e as-segurar direitos considerando assuas características”, completou.A lei marca uma nova era para asinstituições comunitárias, quepassam a ser consideradas da so-ciedade civil, sem fins lucrativos,diferenciando-se das privadas/particulares.

Para o reitor da Unisc e pre-sidente da Associação Brasileiradas Universidades Comunitárias(Abruc) no período 2010-2013,Vilmar Thomé, a Lei 12.881 conferegrandes benefícios às instituiçõescomunitárias, entre os quais o decontar com recursos orçamentá-rios do poder público e com finan-ciamentos e ter ampliado o númerode bolsas de estudo, além de ou-tras formas de apoio. “A lei propor-ciona às universidades comuni-tárias maior possibilidade de qua-lificação de suas atividades”, afir-mou Thomé, lembrando que duran-

te o período de tramitação do pro-jeto de lei, especialmente a partirde 2010, vários programas de bol-sas para estudantes e professo-res, financiamentos e recursospara novos laboratórios e prédiosforam alcançados.

O reitor destacou ainda que,dentre os fatores considerados defundamental importância para osucesso obtido com a aprovaçãoda lei, merece evidência o trabalhocoletivo. “Foi um grande númerode reitores, pró-reitores, assesso-res e parlamentares comprometi-dos com a causa, considerada portodos como justa e essencial à cri-ação de maiores oportunidadesaos jovens de ingresso no ensinosuperior. A sanção da lei dá, assim,novo direcionamento à história doensino superior brasileiro”, disse.

Segundo o pró-reitor de Pla-nejamento e DesenvolvimentoInstitucional da Unisc, João PedroSchmidt, que esteve na articulaçãoe na liderança do projeto desde oinício do processo, a lei significaum grande avanço. “Ao possibili-tar o repasse de recursos públicosàs comunitárias, viabiliza que asmesmas cumpram melhor o seupapel social. A previsão do gover-no é de que, nos próximos anos, aeducação passe a ter alguns bi-lhões de reais a mais a cada ano,provenientes dos royalties do pe-tróleo. Com a nova lei, podemosdisputar uma fatia desses recur-sos”, ressaltou. Schmidt alertouque o cumprimento da lei não éautomático. “Para se tornar reali-dade, precisamos continuar mobi-lizados nacionalmente”, salientou.

A lei confere às comunitárias várias prerrogativas e estabelececondições, dentre as quais merecem destaque:

- As Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices)são organizações da sociedade civil brasileira sem fins lucrativos,constituídas na forma de associação ou fundação, cujo patrimôniopertence a entidades da sociedade civil e/ou do poder público, comtransparência administrativa e que, em caso de extinção, destinamo patrimônio a uma instituição pública ou congênere.

- As Ices têm direito de acesso aos editais de órgãosgovernamentais de fomento, direcionados às instituições públicas,podendo receber recursos orçamentários do poder público e oferecerserviços de interesse público de forma conjunta com órgãospúblicos estatais.

- A qualificação de “Instituição de Educação Superior” deveser solicitada ao Ministério da Educação, com a comprovação deatendimento às exigências estatutárias referentes a práticasadministrativas e contábeis, de prestação de contas dos recursos ebens de origem pública e da participação de representantes dosdocentes, estudantes e técnicos administrativos em órgãoscolegiados acadêmicos deliberativos da instituição.

- A cooperação entre as instituições comunitárias e o poderpúblico é firmada mediante Termo de Parceria, estabelecendodireitos, responsabilidades e obrigações das partes, a seracompanhado por um conselho da instituição e pelo conselho depolítica pública correspondente ao assunto da parceria.

O que diz a lei

Presidente Dilma e demais autoridades durante o evento

Div

ulga

ção

Unisc assina convênios com o município de MontenegroNo dia 7 de novembro, a Unisc assinou três convênios com o município

de Montenegro. O primeiro deles prevê a cessão do Parque Centenário,localizado no Centro da cidade, para a realização de atividades acadêmicas docurso de Educação Física, podendo ser utilizados o ginásio, a pista adaptadade atletismo, o campo de futebol sete, a quadra esportiva externa, uma sala paraapoio e os sanitários.

O segundo convênio tem por objetivo possibilitar a realização de estágiopor estudantes matriculados nos cursos de graduação da Unisc, especialmenteos do campus de Montenegro, em dependências do município. Os candidatosserão selecionados, recrutados e encaminhados às áreas de interesse da cidade.Já o terceiro convênio visa proporcionar o estágio dos alunos dos cursostécnicos, ministrados pelo Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru),na área de saúde pública de Montenegro, especialmente estudantes do cursoTécnico em Enfermagem.

Os documentos foram assinados pelo reitor da Unisc, professor VilmarThomé, e pelo prefeito de Montenegro, Paulo Euclides Garcia Azeredo. Naoportunidade, também estiveram presentes demais representantes da Unisc ede Montenegro.

Divulgação

A Unisc foi representada pelaprofessora Analídia Rodolfo Petryno Congresso Internacional Gêne-ro e Saúde: (In)determinações eaproximações, que ocorreu naEscola Superior de Enfermagem deCoimbra, em Portugal, entre osdias 17 e 19 de outubro. O trabalhointitulado Sujeitos transgêneros:limites e possibilidades daexpressão do gênero trans no suldo Brasil, escrito em conjuntocom a professora Vera Somavilla ecom a enfermeira Greicy Moralles,foi apresentado na UniversitatRovira e Virgili, em Tarragona, naEspanha.

Já na Inglaterra, a professoraAnalídia participou de uma reu-nião na Universidade de Leedscom a professora Sally Hinnes,que aceitou colaborar na pesquisaProblematizando corpo, gêneroe saúde: representações de pro-fissionais da rede básica de saúdedo município de Santa Cruz doSul.

Congressoem Portugal

Azeredo e Thomé assinaram os documentos

Raquel Pereira dos Santos,aluna do Programa de Pós-Gra-duação em Letras – Mestrado(PPGL), da Unisc, conquistou oprimeiro lugar no 32º ConcursoLiterário da Universidade de Soro-caba (Uniso). A premiação ocorreuno dia 1º de novembro, em cerimô-nia realizada no campus Trujillo,encerrando a programação da 27ªSemana de Letras.

A poesia Tenho um violão,de autoria de Raquel, foi a vence-dora da noite, escolhida pelacomissão avaliadora. Já a poesiaHole, de Claus Nardes, foi a eleitapelo público, conquistando 1.537dos 2.159 votos computados, etambém ficou em segundo lugarna avaliação dos jurados. A tercei-ra colocação foi para a poesia Atelespectadora, de Lisa Alves.

Emocionada, Raquel agrade-ceu e destacou que essa primeirapremiação como poetisa impulsio-nará a sua produção literária. “Háexcelentes trabalhos e fui surpre-endida com o resultado”, ressal-tou. Entre suas referências estãoManuel Bandeira, Vinicius deMoraes e Astor Piazzolla. Esta edi-ção do concurso recebeu 41 poe-sias. Os trabalhos deveriam serapresentados na categoria PoesiaDigital. O evento é realizado anu-almente pelo curso de Letras daUniso.

Prêmio

Page 12: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013Institucional12

GESTÃO 2006-2013Nesse período de oito anos de gestão, de 2006 a 2013, a

Universidade cresceu na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu, ampliou ações comunitárias e aumentousignificativamente a oferta de bolsas e financiamentos, investiu eminfraestrutura, ampliou regime de trabalho de professores e contratounovos técnicos administrativos.

No campus de Santa Cruz do Sul foram oferecidos, desde 2006, 7novos cursos de graduação: Medicina, em 2006; Engenharia Civil eGastronomia, em 2007; Estética e Cosmética, em 2008; EngenhariaElétrica e Relações Internacionais, em 2009; e Fotografia, em 2010. Em2007 implantou-se o Curso de Direito em Sobradinho e, em 2012, foraminiciadas atividades no campus de Montenegro com a oferta de 4cursos. Atualmente, são oferecidos 50 cursos de graduação e mais de30 especializações lato sensu. De 2006 para cá, iniciamos 3 novosmestrados (Mestrado em Educação – 2008, Mestrado em Promoção daSaúde – 2010 e Mestrado em Administração – 2011) que agora somam8, e o segundo doutorado (Direito – 2010). Na graduação em EaD estãosendo oferecidos, em 2013, 6 cursos.

O grande desafio nessa área foi e continuará sendo a consolidaçãodos Programas existentes, com a avaliação das atividades dos gruposde pesquisa, melhoria dos conceitos junto à Capes e a ampliação donúmero de doutores no corpo docente da Instituição.

Em termos de bolsas e financiamentos estudantis, observa-se aampliação significativa no percentual de beneficiados: hoje, em tornode 78% dos mais de 11 mil estudantes da graduação da Unisc, possuemalgum tipo de bolsa ou financiamento.

Prova disso são as boas avaliações que a Unisc tem recebido do MEC no ensino, na pesquisa, naextensão e na gestão. Os cursos de Graduação recebem muito boas pontuações nas avaliações do Enade e noConceito Preliminar de Cursos (CPC). Em 2010 a Instituição alcançou conceito 5, nota máxima atribuída pelaComissão de Avaliação Institucional Externa, e em 2012 alcançou o conceito 4 (escala de 1 a 5) no Índice Geraldos Cursos (IGC), resultante da análise de vários fatores, dentre os quais a titulação e o regime de trabalhodos professores, a infraestrutura física de apoio, como laboratórios e bibliotecas, que formam os ConceitosPreliminares de Cursos (CPC) da graduação e os conceitos dos programas de mestrado e doutorado.

A afirmação da Unisc como uma Instituição na faixa do IGC 4 e a Avaliação Institucional Externa comconceito 5 reforçam o compromisso assumido pela Universidade em seu Projeto Político-PedagógicoInstitucional e, em especial, no que se refere à avaliação como um processo contínuo para a melhoria e parao aperfeiçoamento da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária.

Além dos indicadores externos, a Unisc desenvolve periodicamente seu Plano de DesenvolvimentoInstitucional (PDI) e o Programa de Avaliação Institucional (Paiunisc). A avaliação e o planejamento são,portanto, processos utilizados de forma sistemática com vistas à expansão de um modelo de educação dequalidade e de uma visão de futuro que garanta o desenvolvimento institucional sustentável a longo prazo.

São exemplos dessa sistemática os processos de avaliação interna realizados periodicamente pelosestudantes e que servem como subsídio para o planejamento de ações, entre os quais se destaca a avaliaçãoda infraestrutura e dos serviços, da prática docente, do desempenho das coordenações de curso e deprogramas, das ementas das disciplinas, dos projetos pedagógicos e das atividades de extensão e de pesquisa.

As atividades de pesquisa e extensão apresentam resultados positivos, tanto para a comunidadeacadêmica, como para a comunidade local e regional.

Essas atividades vêm sendo desenvolvidas de forma permanente, em especial, nas áreas da educação,da saúde, do meio ambiente, do direito e da ciência e tecnologia, com previsão de busca de novas fontes derecursos para a ampliação dos projetos.

A Unisc, desde sua criação, vem priorizando a qualificação de seu corpo docente. Prova disso está nofato de que dos seus atuais 650 professores, 27% são doutores, 61% são mestres e 12% são especialistas emsuas áreas de atuação.

Outro fator relevante a ser considerado positivamente é a questão dos regimes de trabalho, pois 34%dos professores possuem regime integral de trabalho e 16% possuem regime parcial de 20 e 30 horas, o quepossibilita que um grande número de professores, além da sala de aula, possa se dedicar ao desenvolvimentode projetos e atividades de pesquisa, extensão e gestão acadêmica.

Universidade cresce com qualidade

Programas e data de início da oferta

Fonte: Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno. Atualizado: 25/092013

No início de novembro deste ano de 2013, a Unisc, assim como asdemais instituições comunitárias que há décadas desenvolvem seutrabalho com seriedade e competência, compromissadas com odesenvolvimento de suas regiões como instituições de caráter públiconão estatal, onde o coletivo prevalece sobre o particular, puderamcomemorar a aprovação da Lei das Comunitárias pela Presidente Dilma.Há muitos anos as IES Comunitárias vinham buscando, junto aos órgãosfederais e ao Congresso Nacional, o reconhecimento desse modelo. O dia13 de novembro de 2013 entra, assim, para a história das universidadescomunitárias brasileiras como a data oficial da Lei das InstituiçõesComunitárias de Educação Superior, a data da assinaturada sançãopresidencial.

A Lei 12.881 inaugura, assim, uma nova fase para as universidadescomunitárias, diferenciando-as das instituições privadas/particulares. Apartir de agora, a educação superior passa a contar com três tipos deinstituições: públicas, comunitárias e privadas/particulares. A clássicadivisão entre o público e o privado não vale mais para a educação superior.Esta Lei confere às comunitárias várias prerrogativas, entre as quais a decontar com recursos orçamentários do poder público. Abrem-se as portaspara ampliar bolsas, financiamentos e outras formas de apoio.

Lei n. 12881Evolução do nº de Financiamentos e Bolsas

Fonte: Setor Financeiro Atendimentoao Aluno

Page 13: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 Institucional 13

Para a Universidade sempre foi prioridade assegurar boascondições de trabalho, remuneração, capacitação e qualidade de vidapara todos os professores e técnicos administrativos da Instituição. Eisso se comprova, em parte, quando, pela sexta vez consecutiva,recebemos o Prêmio da Revista Você S/A – As 150 melhores empresaspara você trabalhar. Benefícios concedidos:- Unimed e Uniodonto- Vale-transporte- Auxílio transporte concedido aos docentes com domicílio a mais de50 km do campus para o qual é contratado.- Bolsa convenção coletiva (desconto nas mensalidades dos cursosde graduação)- Auxílio Creche- Vale Alimentação para os técnicos administrativos- Seguro de vida- Desconto na Escola de Educação Básica Educar-se- Psicoterapia coparticipada- Adicional por tempo de serviço conforme Plano de Carreira- Programa Especial de Formação Pedagógica para os docentes- Programas Asas e Asas Jr. de Qualidade de Vida- Programas Permanentes de Capacitação

GESTÃO DE PESSOAL: COMPROMISSO ASSUMIDO

Além de um corpo docente e técnico-administrativo qualificado,para suprir as crescentes demandas da comunidade estudantil, aUniversidade precisa estar constantemente preocupada em adequartambém a sua infraestrutura física. Por isso, neste período, foram 27prédios projetados e aprovados pelos conselhos competentes daInstituição. Alguns concluídos, outros em construção e alguns em fasede projeto arquitetônico. Todos, porém, com previsão de conclusão até2015, sendo 22 no campus de Santa Cruz do Sul e 5 nos demais campi.

Existe também uma grandepreocupação em manter a infraes-trutura de apoio à excelência aca-dêmica. Por isso, além do espaçofísico, houve um crescimento doacervo bibliográfico e dos perió-dicos, com diversificação de títu-los, mas, principalmente, com oaumento do número de volumesdisponibilizados à comunidade.

Evolução do nº de técnicos administrativos

Page 14: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013Institucional14

A Universidade está permanentemente atenta às ações voltadas para a comunidade, procurando interligarensino, pesquisa e extensão e oportunizando a prestação de serviços gratuitos à sociedade em várias áreas,como forma de corroborar o seu caráter comunitário.

AÇÕES VOLTADAS À COMUNIDADE

Em relação aos números do SIS: cada atendimento envolve diversos procedimentos, mas com a implantação doSistema Integrado essa forma de contabilizar foi alterada; o Curso de Medicina passou a integrar os atendimentosoferecidos no Serviço a partir de 2008. Nas atividades interdisciplinares estão:- Grupo de Saúde Preventiva: 2.713 atendimentos (atividade interdisciplinar);- Grupo de Gestantes: 511 atendimentos (atividade interdisciplinar);- Grupo entre Mulheres: 241 atendimentos(atividade desenvolvida pela área da Psicologia).

Em 2012, também, cerca de 850 estudantes realizaram atividadesde estágio, visitas observacionais, aulas práticas e pesquisa eextensão em diversas áreas do conhecimento, junto ao HospitalSanta Cruz (HSC). Além disso, foram desenvolvidos 62 projetos depesquisa e extensão, sendo 46 projetos de graduação, 12 projetosrelacionados aos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu,vinculados à Unisc e a outras instituições de ensino. Outras quatrodemandas totalizam o restante dos projetos, com destaque para oPET-Vigilância em Saúde.

É importante destacar os atendimentos médico-hospitalares apacientes do SUS, realizados através do Ambulatório Acadêmicodo Curso de Medicina da Unisc, com atividades curricularespermanentes (internato) desde 2010, junto ao HSC, nas áreas deClínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria,Intensivismo e Urgência/Emergência. Em 2012 foram prestados 9.091atendimentos.

O HSC também conta com um Programa de ReabilitaçãoCardiorrespiratória, desenvolvido por profissionais de Fisioterapia,Educação Física, Nutrição, Farmácia e Medicina da Unisc que, em2012, beneficiou cerca de 60 pessoas portadoras de doença pulmonarobstrutiva crônica e 15 portadores de doença cardiovascular.

Os números de 2013 ainda não estão finalizados, mas a previsãoé de que o número de atendimentos tenha sido expandido.

A Unisc busca a manutenção do equilíbrio financeiro de formaconstante, adotando medidas de ampliação de receitas e de reduçãode despesas.

A receita líquida da Universidade é formada especialmente pelovalor das mensalidades, pelos eventos da Pesquisa e da Extensão,pela venda de produtos e medicamentos na Farmácia-Escola e pelaprestação de serviços pelo Nupes, Central Analítica, Centro deLínguas e outros.

Mesmo tendo a maior parte da receita líquida advinda dasmensalidades, a Unisc assumiu o compromisso de reajustar asmensalidades tendo como limite máximo a inflação. Durante osúltimos 8 anos, o reajuste das mensalidades não ultrapassou o limiteda inflação, permitindo que os alunos assim se mantivessemadimplentes e pudessem seguir os seus estudos.

A Universidade encontra-se com elevado padrão dedesempenho acadêmico, que foi sendo construído ao longo de 20anos e, ao mesmo tempo, com um adequado equilíbrio econômico-financeiro que possibilita investimentos crescentes, que garantirãonovos avanços em períodos futuros. No entanto, continua buscandonovas formas de evoluir sem onerar os estudantes.

Estágios, aulas práticase pesquisas

É possível perceber por este gráfico a evolução dos investimentos que, após quedas iniciais, apresenta incremento apartir do ano de 2012, com a ampliação e qualificação da infraestrutura necessária para manter e ampliar a qualidadedas atividades acadêmicas e de gestão, atendendo ao crescente número de alunos, tanto para os atuais como paraos novos cursos a serem implantados. Para 2014, conforme diretrizes orçamentárias aprovadas pelo ConselhoUniversitário da Unisc, haverá novo incremento no volume de recursos a serem aplicados, ultrapassando R$14.000.000,00.

Endividamento Bancário x Receita Líquida - Unisc

Fonte: Setor de ContabilidadeObs: Os valores de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 estãoatualizados pelo INPC, até 30.11.2013, em 46,54%, 39,36%, 30,88%,25,70%, 18,07%, 11,30% e 4,81%, respectivamente.*Valores de 2013 realizados até Nov/2013 acrescidos dos valoresprojetados para dez/2013.

Mesmo com investimentos crescentes, constata-se através dessaevolução a significativa redução do endividamento bancário daUniversidade, ao mesmo tempo em que se percebe um crescimento dareceita líquida da Instituição.

Evolução dos investimentos da Unisc, em reais

Page 15: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013 15Institucional

GESTÃO PARA O PERÍODO 2014-2017

Tomou posse no dia 19 de dezembro, no Auditório Central, a nova Reitoriada Unisc para a gestão 2014-2017. A reitoraeleita, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer,é mestre em Educação, formada em Pedagogiae em Direito e foi pró-reitora de graduação nosdois últimos mandatos do professor VilmarThomé.

Ela terá como vice-reitor Eltor Breunig e comopró-reitores, Jaime Laufer na pró-reitoria deAdministração; Angelo Hoff na pró-reitoria deExtensão e Relações Comunitárias; Elenor JoséSchneider na pró-reitoria de Graduação; Andréia Rosane de Moura Valimna pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; e Marcelino Hoppe na pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Elenor José Schneider – pró-reitor deGraduação

Jaime Laufer – pró-reitor deAdministração

Possui graduaçãoem Ciências Contábeise em Administraçãopelas Faculdades Inte-gradas de Santa Cruzdo Sul, pós-graduaçãoem Análise de Sistemase em Gestão da Quali-dade Total pela Unisce mestrado em Enge-nharia de Produçãopela Universidade Federal de Santa Maria.

É docente no Departamento de Ciências Administra-tivas desde 1989 e no Programa de Pós-graduação emAdministração (PPGA) e Pró-reitor de Administração daUnisc. Tem experiência na área de Administração, com atua-ção nas disciplinas de Administração de Materiais, Orga-nização e Métodos, Qualidade, Sistemas de InformaçõesGerenciais, Administração de Projetos e em AdministraçãoFinanceira. Integra o Conselho de Administração e a Direto-ria Executiva do Hospital Santa Cruz (HSC).

É membro do Conselho Superior da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) e vice-presidente doConselho Deliberativo da Fundação TeleUnisc.

Angelo Hoff – pró-reitor de Extensão eRelações Comunitárias

Possui gradua-ção em Letras pelasFaculdades Integradasde Santa Cruz do Sul emestrado em Teoria daLiteratura pela Pontifí-cia Universidade Ca-tólica do Rio Grandedo Sul. É professortitular da Unisc.

Tem experiência na área de Letras, atuando principal-mente como professor de língua portuguesa, literatura (comênfase na literatura sul-rio-grandense) e metodologia de tex-tos científicos (monografia e textos acadêmicos em geral).Nos últimos 6 anos foi coordenador do curso de Letras.Também é coordenador da equipe de avaliação das redaçõesde vestibular da Unisc.

Equipe de pró-reitores

Mestre em Direito pela Unisc, bacharel emCiências Jurídicas e Sociais pela Faculdade deDireito de Santa Cruz do Sul e licenciado emLetras Português e Inglês (Licenciatura Plena)pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrasde Santa Cruz do Sul.Vice-reitor da Unisc no último mandato do reitorVilmar Thomé, é docente do curso de Direito etambém coordenador da Assessoria Jurídica da Associação Pró-Ensino deSanta Cruz do Sul (Apesc) e suas mantidas.

Eltor Breunig - vice-reitor

Andréia Rosane de Moura Valim – pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande doSul, mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal doRio Grande do Sul e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul.

É professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul e Coordenadorade Pesquisa da IES. É professora do corpo docente permanente do Programa dePós-Graduação em Promoção da Saúde - Unisc e realiza pesquisa nas áreas dedoenças infecciosas, biotecnologia, promoção da saúde e bem-estar e reabilitaçãoem saúde e suas interfaces.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, mestrado em Fitotecnia - Melhoramento Vegetal - pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul e doutorado em Agronomia - Produção Vegetal - pelaUniversidade Federal de Pelotas.

Atualmente é professor adjunto da Unisc ministrando disciplinas deAgrometeorologia, Experimentação Agrícola, Lavouras Comerciais, Nutrição eProdução de Alimentos, e Topografia. Tem experiência na área de Agronomia.

Atua, principalmente, nos temas: agrometeorologia, agroecologia, adubaçãoorgânica, biomassa, energia, plasticultura e radiação solar.

Possui gradua-ção em Fisioterapiapela Universidade Lu-terana do Brasil, espe-cialização em GestãoUniversitária pela OUI-internacional e mes-trado em Desenvolvi-mento Regional pelaUnisc. Atua na área defisioterapia e terapia ocupacional. Atualmente, é professorda Unisc. Foi chefe de gabinete no último mandato do reitorVilmar Thomé.

Marcelino Hoppe – pró-reitor de Planejamento eDesenvolvimento Institucional

Josemar Santos

Carmen Lúcia de Lima Helfer - reitora

Fotos: Jô N

unes

Page 16: Jornal da Unisc 136

Dezembro 2013E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Adriano SilvaJornalista, palestrante, consultor. Atua com sua empresa, Damnworks,produzindo conteúdo para grandes marcas. Foi diretor do NúcleoJovem da Editora Abril, chefe de redação do Fantástico na TV Globo.Trouxe o Gizmodo ao Brasil. Tem dois livros de negócios e carreirapublicados - E agora, o que é que eu faço? - Tudo o que você precisasaber para construir a carreira dos seus sonhos e Tudo o que aprendisobre o mundo dos negócios - Ideias para você ser mais feliz na vidacorporativa. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão, eescreve todo dia no blog Manual de Ingenidades.

[email protected]

Descubra qual é o seulugar ao sol

Recebi há poucos dias esta mensagem de umaleitora da coluna:

“Adriano, li um artigo seu, no jornal da Unisc, etomei a liberdade de lhe escrever este e-mail.

“Tenho 21 anos, estou pensando na minha carreira profissional, quero fazer uma faculdade, a princípio uma que ofereça EaD (Ensino a Distância).

“Nunca me imaginei sendo professora, sempre achei que não era pra mim, mas agora estou pensando seriamente em fazer Pedagogia, e me especializar na área infantil.Gosto muito de crianças e penso que é uma carreira que oferece uma entrada mais fácil no mercado detrabalho – sempre há vagas. A remuneração não é lá essas coisas, mas acredito que iria mesentir bem trabalhando com crianças.

“Também já me imaginei sendo massoterapeuta. Acredito que essa profissão estácrescendo bastante...

“Eis a minha dúvida – o que eu deveria fazer? Às vezes me sinto perdida, semsaber pra onde correr, nem o que fazer...”

Querida leitora,

Obrigado por ler a minha coluna aqui no Jornal da Unisc e por enviar a suadúvida.

Penso que, aos 21 anos, você tem que experimentar. O melhor jeito de aprenderé fazendo. Isso vale para carreira também. Meta a mão na massa. Ninguém lhe dará ummelhor conselho do que a sua própria experiência.

Você tem, hoje, dois interesses profissionais. E você tem pelo menos 50 anos àsua frente para ser muito feliz profissionalmente. Fazendo uma dessas duas coisas. Outendo duas carreiras – uma em cada uma dessas profissões. Ou chafurdando em outrasatividades que lhe encantarem ao longo do caminho – e que talvez nem tenham sidoinventadas hoje.

Talvez você também possa tocar esses dois projetos em paralelo, pelos próximosanos. Enquanto você faz um curso de Pedagogia, e mais tarde, quem sabe, umaespecialização em Psicologia Infantil, num curso presencial ou a distância, preferencialmentena Unisc, claro, você pode se desenvolver como uma massoterapeuta, seja por meio de umcurso de Fisioterapia, como o oferecido pela Unisc, seja como uma técnica da área.

A questão da grana é importante, claro. Mas não é a única. Não esqueça disso. Uma coisa é o tanto que você coloca no bolso no fim do mês. Outra é o que vai fazer você sair felizda cama de manhã, todos os dias do mês. O ideal é que essas duas luzes estejam verdes para você. Só uma, não adianta.

Em relação à demanda que há no mercado para uma determinada atividade, entenda que isso varia muito. Profissões quentíssimas há dez anos hoje nem existem mais. O que vaiestar bombando daqui a cinco anos a gente nem tem como prever hoje. Portanto, sua decisão não pode estar ancorada nessa análise “externa” da situação. É fundamental você olharpara dentro e entender realmente o que faz seu olho brilhar. Somente depois disso, pense na capacidade do mercado de lhe absorver como uma nova profissional da área – inclusiveporque, para bons profissionais, mesmo em setores disputados, sempre haverá um lugar ao sol.

O importante é descobrir qual é o sonho. O que lhe faz feliz. E correr atrás dele. Hoje, amanhã e depois de amanhã. Partiu. Beijo – e boa sorte!

Dicas para ler

Livraria Biblioteca EduniscO sangue dos elfos, deAndrzej SapkowksiEditora: WMF MartinsFontesLocalização na estante:891.853 S241s 2013

Geralt de Rívia é um bruxosagaz e habilidoso. Umassassino impiedoso e de

Eu sou malala, de ChristinaLamb e Malala Yousafzai

Editora: Companhia dasLetras

Preço: R$ 34,50

Sinopse:‘Eu sou Malala’ é a históriade uma família exilada pelo

Casa, Alcova e Mulher,de Doris Maria Macha-do de BittencourtPreço: R$ 82Esse trabalho é umacontribuição ao estudoda história da cidade dePorto Alegre, relaciona-da à questão habitacio-nal. Estuda a casa porto-alegrense relacionada a determi-nadas condições sociais e políticas, e à estrutura familiar.Define a península como área de estudo, destacando suaevolução e urbanização, bem como as direções de desen-volvimento da cidade. Enfoca a questão do saneamentona área central, particularmente, o projeto de desodoriza-ção e a “difícil batalha do excremento”.

terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina edos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedadeque privilegia filhos homens.O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, osprimeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numaregião marcada pela desigualdade social, as belezas dodeserto e as trevas da vida sob o Talibã.

sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminarmonstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do malque assolam o mundo. Um mundo fantástico criado porSapkowski com claras influências da mitologia eslava. Ummundo em que nem todos os que parecem monstros sãomaus e nem todos os que parecem anjos são bons...

www.osfiguras.com.br