jornal da ufv - suplemento especial - segunda-feira

2
Viçosa (MG), 13 de julho de 2009 | Publicação da Divisão de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social | semanadofazendeiro.blogspot.com A 80ª Semana do Fazen- deiro foi aberta na noite deste domingo, em cerimônia rea- lizada no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, no campus da UFV. São mais de 1.100 inscritos, nos diversos cursos, que terão a oportuni- dade para participar de uma série de atrações como a Clí- nica Tecnológica, para atendi- mento personalizado, as ativi- dades culturais e de lazer e a possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos nas tendas de Troca de Sabe- res, além da Semana da Juven- tude Rural. Numeroso público esteve presente na cerimônia de aber- tura, que contou com a pre- sença do reitor Luiz Cláudio Costa; do ministro Patrus Ana- nias; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; e de várias autoridades, como deputados, prefeitos e vereadores e membros da ad- ministração da Universidade. Na ocasião, foi feito o lança- mento, pela Empresa Brasilei- ra de Correios e Telégrafos, do selo personalizado, comemo- rativo dos 80 anos da Sema- na do Fazendeiro, e prestadas homenagens a personalidades e participantes assíduos da Se- mana. Outros pontos de desta- que foram as apresentações do Coral Nossa Voz, formado por funcionários da UFV, regido pelo maestro Rogério Moreira Campos, e do Grupo Raízes da Viola, sob regência do maestro Geraldo Carreiro, bem como do poeta viçosense Euro Vaz de Mello. Aberta a 80ª Semana do Fazendeiro Na platéia o reitor Luiz Cláudio Costa, o ministro Patrus Ananias e o pró-reitor de Extensão e Cultura Gumercindo Souza Lima. J.P. Martins “A Semana do Fazendeiro é importante pra nós, pois é uma chance de unirmos o conheci- mento acadêmico com a neces- sidade do produtor rural” Afonso Maria Rocha, Diretor Supe- rintendente do Sebrae BH/MG “Eu venho acompanhando sempre o evento tanto para estar em contato com a universidade como para compartilhar experiências.” Antônio Carlos Ribeiras (Dudu), Professor Aposentado da UFV “A expectativa da Emater é sempre positiva. Nesta edição estamos participando de 30 dos 100 cursos oferecidos, sendo que um promove a Semana da Juventude Rural.” Roberval Andrade, Emater “A semana promete bons resultados, tanto que estou aqui pela 10ª vez consecutiva.” João Quintão de Freitas Sitiante de Ferros- MG Expectativas para a Semana do Fazendeiro

Upload: semana-do-fazendeiro-ufv

Post on 18-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal produzido para a 80ª Semana do Fazendeiro.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da UFV - Suplemento Especial - Segunda-feira

Viçosa (MG), 13 de julho de 2009 | Publicação da Divisão de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social | semanadofazendeiro.blogspot.com

A 80ª Semana do Fazen-deiro foi aberta na noite deste domingo, em cerimônia rea-lizada no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, no campus da UFV. São mais de 1.100 inscritos, nos diversos cursos, que terão a oportuni-dade para participar de uma série de atrações como a Clí-nica Tecnológica, para atendi-mento personalizado, as ativi-dades culturais e de lazer e a possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos nas tendas de Troca de Sabe-res, além da Semana da Juven-tude Rural.

Numeroso público esteve presente na cerimônia de aber-tura, que contou com a pre-sença do reitor Luiz Cláudio Costa; do ministro Patrus Ana-nias; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; e de várias autoridades, como deputados, prefeitos e vereadores e membros da ad-ministração da Universidade.

Na ocasião, foi feito o lança-mento, pela Empresa Brasilei-ra de Correios e Telégrafos, do selo personalizado, comemo-rativo dos 80 anos da Sema-na do Fazendeiro, e prestadas

homenagens a personalidades e participantes assíduos da Se-mana. Outros pontos de desta-que foram as apresentações do Coral Nossa Voz, formado por funcionários da UFV, regido

pelo maestro Rogério Moreira Campos, e do Grupo Raízes da Viola, sob regência do maestro Geraldo Carreiro, bem como do poeta viçosense Euro Vaz de Mello.

Aberta a 80ª Semana do Fazendeiro

Na platéia o reitor Luiz Cláudio Costa, o ministro Patrus Ananias e o pró-reitor de Extensão e Cultura Gumercindo Souza Lima.

J.P. Martins

“A Semana do Fazendeiro é importante pra nós, pois é uma chance de unirmos o conheci-

mento acadêmico com a neces-sidade do produtor rural”

Afonso Maria Rocha, Diretor Supe-rintendente do Sebrae BH/MG

“Eu venho acompanhando sempre o evento tanto para estar em contato

com a universidade como para compartilhar experiências.”

Antônio Carlos Ribeiras (Dudu),Professor Aposentado da UFV

“A expectativa da Emater é sempre positiva. Nesta edição

estamos participando de 30 dos 100 cursos oferecidos, sendo

que um promove a Semana da Juventude Rural.”

Roberval Andrade, Emater

“A semana promete bons resultados, tanto que estou

aqui pela 10ª vez consecutiva.”

João Quintão de FreitasSitiante de Ferros- MG

Expectativas para a Semana do Fazendeiro

Page 2: Jornal da UFV - Suplemento Especial - Segunda-feira

SUPLEMENTO ESPECIALPUBLICAÇÂO DA UNIVESIDADE

FEDERAL DE VIÇOSA

REITORLuiz Cláudio Costa

VICE-REITORANilda de Fátima Ferreira Soares

PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO E CULTURAGumercindo Souza Lima

CHEFE DA DIVISÃO DE EXTENSÃOMarisa Barletto

CHEFE DA DIVISÃO DE EVENTOSRegina Célia Pereira da Silva

SECRETÁRIA PERMANENTE DASEMANA DO FAZENDEIROVera Daian

REPRESENTANTE DA CCS NACOMISSÃO DE DIVULGAÇÃOEdilson Camilo Mendes

COORDENADORIA DECOMUNICAÇÃO SOCIALKátia Fraga

CHEFE DA DIVISÃO DE JORNALISMOE JORNALISTA RESPONSÁVELJosé Paulo Martins (MG 02333JP)

REDAÇÃOJosé Paulo MartinsLara CarletteMaristela LeãoThiago Araújo

IMPRESSÃODivisão de Gráfica Universitária

www.semanadofazendeiro.ufv.brsemanadofazendeiro.blogspot.com

twitter.com/semfaz

A Semana do Fazendeiro vem sendo promovida desde 1929, sendo considerada a mais antiga realização no gênero no Brasil. Em 1928, esteve em Viçosa um grupo de fazendei-ros, tendo à frente o líder rura-lista Jacintho Soares de Souza Lima, médico e produtor rural em Ubá. Os visitantes foram recebidos pelo professor João Carlos Bello Lisboa, diretor-substituto da então Escola Su-perior de Agricultura e Veteri-nária, e visitaram as principais instalações do campus. Duran-te sua estada na Instituição, aconteceram encontros entre o diretor, o líder ruralista e os estudantes Joaquim Fernandes Braga e José Coelho da Silva, surgindo daí a idéia da realiza-ção do evento.

Segundo relato do antigo professor Edgard de Vascon-

cellos Barros, o diretor Bello Lisboa havia feito uma viagem aos Estados Unidos, onde parti-cipara do evento “Farms Week” (Semana das Fazendas), vol-tando ao Brasil profundamente impressionado, o que lhe deu a inspiração para uma promoção semelhante em Viçosa.

Inicialmente, procurou-se orientar a Semana do Fa-zendeiro para a solução dos problemas dos agricultores e pecuaristas de Ubá e Viçosa. Nos anos seguintes, cresceu o número de participantes, pro-venientes de várias regiões de Minas e de outros estados. O crescimento foi constante e, exceto em anos atípicos, como 1937, 1979 e 1989, o número de participantes foi significati-vo, sendo o ano de 1984 o que reuniu maior número de inscri-tos: 3.148.

80 anos de diálogo com o campoAcervo

O “diálogo com o campo” realizado há 80 anos durante a Semana do Fazendeiro, neste ano, começa a dialogar com um público diferenciado. Cerca de 350 jovens ligados à área rural estão participando da I Semana da Juventude Rural, que ocorre-rá entre os dias 12 e 16, parale-lamente à Semana do Fazendei-ro na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A Semana da Juventude Rural é uma iniciativa da Em-presa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), e surgiu por meio do “Proje-to Transformar”, que é um dos programas estruturadores do Governo de Minas. De acordo com o presidente do Emater Regional, Roberval Andrade, “o evento tem como finalidade fazer a interação entre a univer-sidade e as demandas que os jovens trazem de seus municí-pios, para que os jovens este-

jam efetivamente capacitados para assumir e dar continuidade a essa nobre atividade que é a atividade rural.”

A Emater promove o evento em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UFV) e tem o objetivo de pro-mover a educação, cultura e lazer, além da valorização da cultura rural e formação cidadã. Para isso, serão oferecidos aos participantes 12 mini cursos, vi-sitas orientadas em diversos se-tores da universidade, além da “troca de saberes” e palestras.

O público alvo compreende jovens de 14 a 29 anos, resi-dentes na área rural e, priorita-riamente, que não se encontram organizados ou inseridos nos movimentos sociais.

A abertura do evento aconte-ce hoje, ás 8 horas, no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal, dando início às ativi-dades de campo.

Semana da Juventude RuralNessa semana...

Mostras fotográficas

40 anos em 40 fotosHall da Biblioteca

A história da Semana do Fa-zendeiro em FotosReta da UFV

Acervo da PinacotecaPinacoteca

Acervo do Museu HistóricoCasa 53, Vila Giannetti

Mostra da EmaterHall da Biblioteca

Artes Visuais

Hoje

NorbitAmanhãAssim Caminha a Hu-manidade

Quarta-feira

O Bicho vai pegar II

Quinta-feiraTapete Vermelho

Sexta-feiraO Homem Bicentenário

Filmes

As exibições sempre às 16hrs no Cineclube Carcaráno porão do Centro de Vivência