jornal da celos 206 junho

8
Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social | Junho/2014/N 0 206 | www.celos.com.br FINANCEIRO Adequações na gestão dos investimentos ELEIÇÕES Conheça os candidatos para os órgãos estatutários TRANSPARÊNCIA Prestação de Contas: Exercício 2013

Upload: quorum-comunicacao

Post on 01-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da Fundação Celos, nº 206, junho de 2014. Editado pela Quorum Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da celos 206 junho

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social | Junho/2014/N0206 | www.celos.com.br

FINANCEIRO Adequações na gestão dos investimentos

ELEIÇÕES Conheça os candidatos para os órgãos estatutários

TRANSPARÊNCIA

Prestação de Contas: Exercício 2013

Page 2: Jornal da celos 206 junho

O Jornal da CELOS é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu lação dirigida aos seus participantes ativos e assistidos.

CONTATOAv. Hercílio Luz, 639, 6o e 7o andarEd. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 Florianópolis/SCFone: (48) 3221-9500 Fax: (48) 3221-9696Central de atendimento: 0800-483030Site: www.celos.com.br Contato: Fale Conosco www.facebook.com/fccelos

DIRETORIADiretor Presidente: Milton de Queiroz GarciaDiretor Administrativo-Financeiro: Arno Veiga CugnierDiretor de Seguridade: João Paulo de Souza

EXPEDIENTECoordenaçao na CELOS: Gilmar Barbosa Produção: Quorum Comunicação Jornalista responsável:Gastão Cassel (DRTRS/6166)

Edição e reportagem: Sergio M. de AndradeProjeto Gráfico: Audrey Schmitz SchveitzerEdição de Arte: Rosana PozzobonIlustração: Frank MaiaFotografia: Sônia VillImpressão: Gráfica FloriprintTiragem: 5 mil exemplaresDistribuição Gratuita

Democracia e transparênciaA CELOS, através da Comissão

Eleitoral, deu início, neste mês de junho, ao processo eleitoral interno. Em setembro serão realizadas elei-ções para os órgãos estatutários: Conselho Fiscal, Diretoria Admi-nistrativo – Financeira, Diretoria de Seguridade. Em nosso site foram disponibilizadas as normas gerais, complementares e o calendário. Todo processo eleitoral é um mo-mento muito importante na dinâmi-ca das organizações democráticas. Momento de debate sobre projetos e rumos para a nossa Fundação. Por isso, tanto neste jornal impresso, como na versão eletrônica, e-mails e outros meios de comunicação va-mos divulgar nas próximas semanas todas as informações necessárias para que nossos participantes – ati-vos e assistidos – possam exercer seu direito de voto.

Nesta edição destacamos a Prestação de Contas com o balan-ço de gestão- 2013, a Percorrida, como já é reconhecida internamen-te. Esta ação que vem sendo reali-zada anualmente e está integrada à cultura de gestão da CELOS, além de ser um momento essencial para todos. Para os gestores pela oportu-nidade de contato direto e apresen-tar detalhadamente o saldo de um ano de trabalho e recolher também, diretamente, inúmeras sugestões e, claro, críticas. Para os participantes pela possibilidade de conhecer dire-tamente a realidade da Entidade e também, diretamente, colaborar na sua gestão. Reuniões com um pou-co mais de 10 pessoas ou com qua-se 100 demostraram, mais uma vez, que, como ressalta o relatório anual que aborda a temática da navega-ção, estamos no rumo certo.

CONTATO

0800-483030 | Fale Conosco - www.celos.com.br | www.facebook.com/fccelos

Curta a CELOS no facebookEsse é mais um canal de informação e relacionamento

entre a CELOS e seus participantes.

Acesse: www.facebook.com/fccelos

EMPRÉSTIMOS

SOLICITAÇÃO: Do dia 14 ao último dia de cada mês.

LIBERAÇÃO: Último dia útil de cada mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25% das prestações do emprés-timo atual.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos devem anexar o último de-monstrativo à solicitação.

PRAZO: Em até 60 meses para adimplentes (48 meses inadim-

plentes).

TAXA: 1% de juros ao mês + variação do IPCA, ou 0,60% de juros

ao mês + variação do IPCA (taxa especial para quem está adim-

plente nos últimos 24 meses).

INFORMAÇÕES: No site www.celos.com.br ou pelo 0800-483030,

e também com os Atendentes Regionais.

2 | INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL

// Editorial //

Page 3: Jornal da celos 206 junho

Gestão de Investimentos tem adequações

Em consonância com as alterações promovi-das para ajustar a gestão de investimentos ao novo cenário econômico e regulatório, a

Fundação promoveu entre os meses de março e abril a alteração do Banco Administrador e Cus-todiante de seus Fundos Exclusivos Vértices. O processo seletivo para escolha do novo prestador teve início em setembro de 2013 e envolveu a aná-lise comparativa minuciosa de todos os grandes fornecedores do mercado brasileiro.

O novo Banco contratado, o Bradesco, presta-rá serviço para a fundação por tempo indetermina-do, com reavaliações de desempenho periódicas, de forma a garantir sempre o mais alto padrão de desempenho. No contrato firmado, foram estabe-lecidas diversas diretrizes, para ambas as partes, visando aumentar a transparência, os controles e a assertividade nas informações.

A expectativa, com isso, é que haja melhoria no sistema de Compliance da CELOS, ao mesmo passo que ocorre redução de custos.

Ao longo dos próximos meses novas mudanças são esperadas, como à alteração da estrutura de gestão. Especificamente, essas alterações visam à racionalização da estrutura de investimentos com a otimização da rentabilidade considerando o binômio risco x retorno e a melhoria do processo de tomada de decisão de investimentos, com no-vos manuais e procedimentos operacionais.

No mês de maio de 2014 o Plano Misto re-gistrou rentabilidade positiva de 1,80% e o Plano Transitório de 1,74%, mantendo no acumulado do ano, até agora, 3,68% e 5,73%, respectivamente.

Em termos macroeconômicos não houve alteração significativa no cenário ou nos núme-ros apresentados. O componente diferencial, nesse momento, é a especulação eleitoral, que tem motivado a volatilidade, que oscila confor-me os resultados das pesquisas presidenciais.

Em consequência disso, nesse mês a bolsa apresenta desempenho levemente negativo, o que reflete também o movimento de realização dos lucros que haviam se dado no mês anterior. Outros segmentos, como a renda fixa, mantive-ram consistência nos resultados.

Rentabilidade de maio leva à redução de diferença em relação à meta

ACUMULADO 36 MESES | Em %

42,8241,2239,5439,13

20,42

Para entender o assunto:Qual a função do Administrador do Fundo?

O administrador é responsável pela representação legal do fundo perante todo o mercado e em específico perante o banco central, a comissão de valores mobiliários e a outros órgãos normativos ou fiscalizadores.

E qual a função do Gestor?

O gestor é responsável pela alocação dos recursos do fundo, avaliando os cenários e estruturando as carteiras de modo a al-cançar e superar os objetivos determinados pelos investidores.

Ambas as figuras (Administrador e Gestor) têm dever fiduciário, ou seja, possuem a obrigação de agir no melhor interesse da outra parte – a parte investidora.

O que é o custodiante?

Um Banco custodiante ou simplesmente, custodiante/depositá-rio, é um banco responsável por guardar os ativos financeiros detidos pelos clientes e tratar de todos eventos relacionados com essa posse. Ou seja, é o banco que guarda física ou eletroni-camente a posse dos diversos ativos (ações, obrigações, etc.), e trata de todos os eventos relacionados com os mesmos, tais como: Transferência e liquidação em caso de compra/venda; Flu-xos financeiros, tais como dividendos ou pagamento de cupões; Eventos como Split, incorporações de capital, destacamento de direitos, etc.; Bloqueios e outros eventos relacionados com As-sembleias gerais, etc.

Poupança Rentabilidade - Misto Rentabilidade - Transitório Meta - Misto - IPCA + 5,12% - Misto Meta - Transitório - IPCA + 5,75% - Transitório

JORNAL DA CELOS | JUNHO 2014 | NO 206 | 3

// Financeiro //

Page 4: Jornal da celos 206 junho

Prestação de Contas reúne centenas para o Balanço de Gestão

Honrando o compromisso de trans-parência para os participantes ativos e assistidos, a Diretoria Executiva per-correu todas as regionais para explicar aos participantes, de forma didática, toda a gestão nos planos administra-dos pela CELOS no ano de 2013.

Nos meses de maio e junho foi realizada a percorrida de Prestação de Contas, onde os dirigentes da Fundação, estiveram presentes em reuniões em todas as agências re-gionais da Celesc e APCelesc. Nes-te ano a didática utilizada foi inova-dora, pois atingiu um maior público. O período matutino foi destinado para os empregados Ativos e o perí-odo vespertino foi direcionado para os Assistidos. Conforme o Presi-dente da CELOS, Milton Garcia, que acompanhou a Prestação de Con-tas, "a forma e modo da prestação de contas também deve ser avaliada pelo maior alcance aos participantes em geral e, nesse caso, a visita em

separado aos ativos e aos assisti-dos, além de facilitar a apresentação e pontuar algumas questões, resul-tou em considerável aumento na participação. Acredito que a ideia é de evolução, portanto, não se trata de um modismo, devendo a prática de visitação ser mantida”.

Durante as apresentações, a Di-retoria da CELOS destacou os resul-tados financeiros, previdenciários e assistenciais relativos ao exercício de 2013, aproveitando para apre-sentar os próximos desafios da Fun-dação. Este ano, dentre outros as-suntos foram tratados: a divulgação da Rede CELOS, o Programa Sua Saúde – o qual foi muito bem avalia-do pelos participantes e assistidos. Foi abordada novamente a cobran-ça da Taxa Extraordinária dos assis-tidos no Plano Transitório; as ações do Programa de Inclusão Digital rea-lizado nas regionais de Florianópolis, Itajaí, São Bento do Sul, Blumenau

Destacou-se apresentação dos resultados financeiros, previdenciários e assistenciais

e Joinville. Também foi explicado claramente e de forma transparen-te os resultados dos investimentos, finalizando a apresentação com os números da Central de Atendimento e pesquisa de satisfação.

Os participantes das reuniões apresentaram sugestões e também críticas. Como por exemplo, a difi-culdade na marcação de consultas e exames pela Unimed. A solução desse problema está sendo admi-nistrada por meio de reuniões fre-quentes com a Unimed Federação.

A Prestação de contas de 2014, exercício de 2013, teve a participa-ção efetiva do Presidente da AP-Celesc, Edalicio Cruz dos Anjos. “A participação dos aposentados está sendo cada ano mais expressiva, pois além de estarmos cada vez mais atentos às ações tomadas pela CELOS, estamos também colabo-rando no debate dos problemas e soluções”, destacou o presidente.

4 | INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL

// Gestão //

Page 5: Jornal da celos 206 junho

Relatório Anual destaca solidez

e segurançaA indústria naval e a navegação foram os temas

escolhidos para o Relatório Anual com o Balanço de Gestão de 2013 da CELOS. Escolheu-se esses temas pelo fato de que ao longo da história os ho-mens foram, na construção das embarcações ou na própria navegação, incorporando estudo, ciência, conhecimento a essas atividades. A realidade que envolve os fundos de pensão tem muita relação com essas premissas. Segurança e solidez também são aspectos importantes e comuns entre a construção de uma embarcação e a gestão de uma entidade pri-vada de previdência complementar.

O relatório traz dados, tabelas, gráficos, análises dos investimentos e aplicações, planos assistenciais e previdenciários, atendimento, tecnologia e infor-mação, gestão e controle de qualidade e o CD com as informações detalhadas do balanço contábil de 2013. “É o relato de um ano que enfrentamos muitas dificuldades em função da conjuntura econômica, mas que também retrata avanços e conquistas de uma Entidade que ao longo de 40 anos já enfrentou dificuldades semelhantes ou maiores, mas que não perde o rumo certo”, destaca o diretor Administrati-vo-Financeiro, Arno Cugnier.

Atendendo a política de redução de custos e res-ponsabilidade socioambiental, a edição impressa está sendo disponibilizada apenas aos participantes e assistidos que solicitarem uma versão impressa do Balanço de Gestão.

O link para acesso ao Balanço de Gestão 2013 da CELOS:

https://www.celos.com.br/Downloads/Balanço%20de%20Gestão%202013.pdfO Balanço de Gestão 2013 também está disponível na página principal do Portal da CELOS, no menu: Destaques -> Downlo-ads > Balanço de Gestão 2013.

Regional Aposentados Ativos

Adm. Central 0 73

Florianópolis 0 25

Apcelesc 53 0

Blumenau 29 26

Concórdia 17 26

Ibirama 21 0

Itajai 23 2

Jaraguá do Sul 34 20

Joaçaba 84 14

São Miguel D´Oeste 37 18

Canoinhas 15 0

Chapecó 12 18

Curitibanos 17 0

Criciúma 13 21

Joinville 33 15

Lages 40 28

Mafra 23 14

Rio do Sul 50 22

Rio dos Cedros 57 0

São Bento do Sul 30 25

Tijucas 38 0

Tubarão 25 27

Videira 35 11

Total 686 385

Prestação de contas 2014 - Exercício 2013

JORNAL DA CELOS | JUNHO 2014 | NO 206 | 5

// Gestão //

Page 6: Jornal da celos 206 junho

Menos de um ano, mas já se sente em casa

Tudo ainda é muito novo para CARMEN SAN-CHES DE OLIVEIRA MARTINS que tem 20 anos. Ela está há menos de um ano na CELOS. Trabalhou sete meses como estagiária, surgiu a oportunidade e está contratada há um pouco mais de quatro meses. Car-men lembra que a renovação de quadros também é renovação de ideias e energias. Apesar do pou-quíssimo tempo já se sente ambientada. “O clima de trabalho e a convivência são excelentes e o que mais

me estimulou a disputar a vaga foram as oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento profissional”, relata. Carmen é Assistente Adminis-trativa e atua na Divisão de Gestão Assistencial na auditoria técnica das contas hospitalares. Está estudando Ciência Contábeis na UFSC e tem formação técnica em Recursos Humanos. Também é relativamente nova a experiência de morar em Santa Catarina. A família mudou-se de Brasília há oito anos, acompanhando a mãe que foi transferida para a Base Aé-rea. Residem no Campeche, bairro próximo ao mar e, por isso, ir à praia é uma das principais diversões de Carmen. “Quem já morou tão longe do mar sabe dá bastante valor a essa beleza”, destaca.

Notas

FALECIMENTOS

A nossa solidariedade aos familiares

Exames e diagnósticosÉ comum os médicos solicitarem exames que auxiliem no diagnóstico e esses exa-mes têm validade por um determinado período de tempo. Avalie com seu médico, sempre que fizer uma consulta, se os exa-mes realizados anteriormente podem ser utilizados. Para isso, guarde o protocolo ou cópia dos resultados.

AgregadosJulho é o mês de reavaliação do Plano CE-LOS Saúde Agregados. Os estudos estão sendo finalizados e serão submetidos à análise do Conselho Deliberativo.

Boleto AgregadosVisando a sua comodidade, agora os bo-letos dos Agregados também poderão ser acessados diretamente pelos beneficiários do Plano Agregado, sem a necessidade de acessar o Autoatendimento da CELOS com login e senha dos titulares. Basta acessar o site institucional http://www.celos.com.br no menu: Destaques > Boleto Agrega-dos. O Agregado deverá informar o código

// Quem faz a CELOS //

do seu cartão Unimed e seu CPF para ter acesso a 2ª via dos boletos. Os boletos só poderão ser emitidos e pagos até o seu vencimento, que é sempre no 5º dia útil de cada mês.

Revalidação dos universitáriosVence em 31/08/2014 o plano CELOS Saúde dos dependentes universitários, com idade entre 21 e 25 anos. Até 31/08 deve ser enviada para a CELOS a declara-ção que confirme a efetivação da matrícu-la do 2º semestre de 2014. Não deixe para última hora o envio da declaração.

Dados CadastraisAtendendo as resoluções da ANS (Agência Nacional de Saúde), todos os participantes que possuem dependentes ou agregados com idade acima de 18 anos, devem in-formar CPF e nome da mãe completo. Ve-rifiquem os dados cadastrais faltantes de seus dependentes e agregados e informe para a CELOS estes dados. A medida aten-de a normativas estabelecidas pela ANS.

José Alexandre Gomes, São José 15/11/1935 23/05/2014

Elmo Laube, Schroeder 09/08/1932 05/06/2014

Jose Leopoldo Hames, Angelina 04/11/1938 13/06/2014

Ademar de Amorim, Florianópolis 20/04/1943 04/06/2014

Paulo Cesar Rachadel, Nova Trento 07/01/1959 04/06/2014

Aurelina L dos Prazeres, São José 10/05/1940 11/05/2014

Olavio Ribeiro, Blumenau 05/01/1943 07/05/2014

Kunibert Henkels, Indaial 22/05/1945 08/06/2014

Erico Becker, Blumenau 01/10/1936 03/06/2014

Fátima Lucia Lindroth, Joinville 30/09/1953 21/05/2014

José Osni Goulart, Lages 06/12/1934 28/05/2014

Alcione Tadeu Costa, Lages 27/04/1947 13/06/2014

Gisela Finger Muller, Ipira 13/09/1936 14/05/2014

Malfredo Pichetti, São Miguel do Oeste 10/08/1959 12/05/2014

Rogério Brognoli Tonelli, Tubarão 01/06/1953 01/05/2014

Valmor José Bastos, Presidente Nereu 13/04/1964 15/06/2014

Maria Oczkovski Kuiaski, São Bento do Sul 19/12/1945 31/05/2014

José Florisval Coelho, Navegantes 17/09/1950 02/06/2014

Lírio Braz Barp, Chapecó 25/03/1949 20/05/2014

Helmuth Lindner, Schroeder 01/05/1938 20/05/2014

Norberto Gomes Belli, Florianópolis 21/05/1939 23/05/2014

6 | INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL

// Administração //

Page 7: Jornal da celos 206 junho

// Gestão //

Eleições na CELOS: Comissão Eleitoral divulga candidaturas inscritas

O Presidente da Comissão Eleitoral da CELOS informa o registro das seguintes candidaturas abaixo. Os candi-datos se inscreveram para concorrer a eleição que ocorrerá no dia 18/09/2014, para ocupar as vagas  de:

Conselho Fiscal – Representante dos Ativos:

Paulo Roberto Xavier de Oliveira e Marcia Elisa Sebben

Jorge Abouhatem e Caroline Heloisa da Silva de Moraes

José Afonso Marin e Orli Osvaldo do Carmo

Conselho Fiscal – Representante dos Assistidos:

Geraldo Prus e Valmor Scoz

Diretor de Seguridade:

João Paulo de Souza

Marcondes Mendes da Silva

Irineu Theiss Flávio da Silva

Diretor Administrativo-Financeiro:

Henri Machado Claudino

Aldo Roberto Schmuhmacker

Israel Honorino Nunes

José Braulino Stähelin

Clênio José Braganholo

JORNAL DA CELOS | JUNHO 2014 | NO 206 | 7

Page 8: Jornal da celos 206 junho

Inclusão Digital forma mais duas turmas

Mais duas turmas do Programa de Inclusão Digital da CELOS, em par-ceria com a APCelesc foram con-

cluídas em Itajaí e Blumenau. Em Itajaí esse curso foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio e, em Blumenau, nos dias 25, 26 e 27 de junho. As atividades de formação foram realizadas nas dependências do Senac, nas duas cidades.

O Programa tem por objetivo ensinar aos aposentados e pensionistas como utilizar o computador para obter informações e man-ter contato com amigos e familiares.

A CELOS conta com a parceria da APCe-lesc na divulgação e sorteio de brindes aos participantes. O projeto de inclusão digital é uma ação específica do Programa Integrado de Educação Financeira e Previdenciária que a Fundação desenvolve em conjunto com os demais fundos de pensão de Santa Catarina.

8 | INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL

// Educação //