jornal da associação médica · trabalho e remuneração. ampliaremos efetiva-mente a...

11
Outubro/Novembro 2017 - Nº 167 - Ano 44 - www.ammg.org.br associação médica Jornal da de Minas Gerais Comunidade Eventos alertam população Página 9 Multidisciplinar SBACV MG coordena atividades Página 12 Semana do Médico Homenagens reúnem categoria Páginas 16 e 17 Aos 57 anos, Lincoln Lopes Ferreira, natural de Itaúna (MG), assume a entidade nacional com maioria dos votos em quase todos os estados brasileiros. Para sua gestão, o cirurgião geral propõe que o triênio 2017/2020 seja baseado no diálogo, forte atuação política apartidária e valorização profissional. Páginas 10 e 11 AMB elege presidente mineiro AMB elege presidente mineiro Alexandre Guzanshe

Upload: phungthuan

Post on 09-Dec-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

Outubro/Novembro 2017 - Nº 167 - Ano 44 - www.ammg.org.br

associaçãomédica

Jornal da

de Minas Gerais

Comunidade

Eventos alertampopulação Página 9

Multidisciplinar

SBACV MG coordenaatividadesPágina 12

Semana do Médico

Homenagens reúnemcategoriaPáginas 16 e 17

Aos 57 anos, Lincoln Lopes Ferreira, naturalde Itaúna (MG), assume a entidade nacionalcom maioria dos votos em quase todos osestados brasileiros. Para sua gestão, ocirurgião geral propõe que o triênio2017/2020 seja baseado no diálogo, forteatuação política apartidária e valorizaçãoprofissional.

Páginas 10 e 11

AMB elegepresidentemineiro

AMB elegepresidentemineiro

Ale

xand

re G

uzan

she

Page 2: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

De seis a oito de outubro, foirealizado o VI Congresso da Socie-dade dos Acadêmicos de Medicinade Minas Gerais (Sammg) com otema ‘Inovações em medicina, no-vas perspectivas, demandas e de-safios’, juntamente com o I Con-gresso Mineiro de Ligas Acadêmi-cas de Medicina. O evento atraiu441 acadêmicos de cursos de es-colas mineiras e de outros estadoscomo Paraná, Rio Grande do Sul eSanta Catarina. Conforme a orga-nização, mais de 60 palestrantescompartilharam de suas experiên-cias durante os três dias.

O presidente a Sammg, FilipeNaback, destacou as discussões so-bre o Código de Ética do Estudantede Medicina e do propósito dosgrandes eventos realizados por aca-dêmicos e para os acadêmicos:“Acreditamos que as pessoas fazema grande diferença na consolidaçãode uma medicina de qualidade e,portanto, oferecemos oportunida-des para o desenvolvimento de to-dos os envolvidos nas mais diversasesferas de atuação da entidade.”

Além das novidades no âmbitode especialidades como angiolo-gia, dermatologia, emergência, in-fectologia, ginecologia e neurolo-gia, foram debatidas campanhasda área de saúde sobre as seguin-tes temáticas: prevenção do suicí-dio (Setembro Amarelo); cânceresde mama (Outubro Rosa) e depróstata (Novembro Azul); Den-gue; Aids, dentre outras.

Houve espaço para debaterquestões políticas que permeiamos futuros médicos. O presidenteda Sammg afirmou que não po-dem deixar de citar o ‘Mais Médi-cos’. De acordo com ele, o pro-grama permitiu a abertura desen-freada e não planejada de novasescolas médicas: “Tudo foi feitopactuando os planos de Governoque nivelam as faculdades de me-

dicina por baixo, em sua maioria,sem respeitar a necessidade dehospitais universitários, infraestru-tura mínima e corpo docente ade-quado, caracterizando uma ver-dadeira linha de montagem paraefeitos puramente numéricos”,desabafou.

Os presentes puderam se in-teirar ainda mais sobre a impor-tância da Sammg nas discussõesque transcendem a vida acadêmi-ca. Filipe Naback explica que, mes-mo que tenham ficado evidentesos objetivos científicos, culturais esociais, quando foi necessário aentidade se posicionar politica-mente, não ouve omissão: “Aocontrário, demonstrou claramenteseus princípios ideológicos têm ca-racterísticas de honestidade, serie-dade, e de combate ao oportunis-mo e às deletérias ligações políti-co-partidárias que não devemexistir na vida associativa”, pon-tuou, despedindo-se do últimocongresso como presidente daSammg. Confira outras notícias pe-lo site: www.sammg.com.br.

Congresso atrai acadêmicos na AMMGClóvis Campos

Página 2 • Outubro/Novembro 2017

ENSINO

JORNAL DAassociação

médica

Filipe Naback se despede do últimocongresso como presidente da Sammg

Page 3: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

Página 4 • Outubro/Novembro 2017 Outubro/Novembro 2017 • Página 5

OPINIÃO OPINIÃO

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

POSITIVO

Momentos de transição geram expectativase os inícios de mandatos demandam um tempopara análise do que foi bom e do que poderiater sido diferente. Como em toda situação, nãoestamos imunes aos fracassos e não podemosnos iludir com as vitórias. Felizmente, a trajetóriatem sido permeada de êxitos, apesar das dificul-dades. Convergimos em diversos pontos: na von-tade de trabalhar, no otimismo para perseverarnas dificuldades, no conhecimento das causasque afligem a categoria e, principalmente, noapoio dos competentes colegas que dividirãoconosco a gestão e dos que nos elegeram.

Trilhamos um período juntos na AssociaçãoMédica de Minas Gerais e compartilhamos deideais que nos fortalecem e nos motivam. Nosempenharemos para que os futuros gestores re-cebam, também, uma herança positiva nas áreascientífica e de defesa profissional. Estamos cientesda complexidade dos desafios e da responsabili-dade que temos para darmos sequência ao tra-balho notável dos que nos precederam, nas diver-sas fases de nossas entidades estadual e nacional.

AMMG e AMB estarão sempre de portas aber-tas para o diálogo, o debate construtivo que nosfaz refletir, considerar e reconsiderar, sempre nosbaseando nas decisões colegiadas, com o objetivocomum: melhorar as ações para a valorização domédico e a assistência à população. Acreditamosno associativismo e conclamamos os colegas parauma participação ativa. Somente unidos será pos-sível avançarmos em nossa pauta. Aspiramos oaperfeiçoamento da formação, a criação da car-reira médica de estado, melhores condições detrabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-

mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas conjuntas. Aos futuros médicos o nosso cons-tante empenho para melhores anos. Queremosresgatar o orgulho que sentimos ao ingressar nasescolas, almejando uma medicina de qualidade eum universo ético de relações humanas específicasque envolvem nossa milenar profissão.

Ressaltamos que cultivamos em Minas, comoum dos maiores valores, atuar em comunhãocom as demais instituições médicas. Trabalhamosem sinergia, cada uma com suas especificidadese finalidades, visando a valorização do médico.

Reafirmarmos que a agenda de trabalho éextensa, porém o entusiasmo é maior! Reitera-mos o agradecimento e a confiança e contamoscom o apoio de todos para alcançarmos os ob-jetivos propostos. A premissa de que medicinanão é tão somente ciência e tecnologia, mas umamistura de conhecimento, paixão e arte!

* Presidente da Associação Médica de MinasGerais e presidente da Associação Médica Brasileira

Genes identificadosPesquisadores do Reino Unido,

Bélgica, Estados Unidos e Noruega in-detificaram 27 novos genes que po-deriam prevenir o surgimento de al-guns tumores. O estudo foi publicado,em 31 de outubro, na revista ‘NatureCommunications’.

Grandes avançosEsforços mundiais para combater

a tuberculose pouparam cerca de 53milhões de vidas desde o ano de2000. O balanço foi divulgado, em 31de outubro, no relatório Global TBReport 2017 pela OMS. No entanto,no Brasil a incidência ainda é alta, se-gundo a pesquisa.

Vacina testadaOs testes em humanos para desen-

volver uma vacina capaz de tratar osdependentes de cocaína podem come-çar no primeiro semestre do ano quevem, com base nos últimos estudos rea-lizados por cientistas da UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG).

Ampliação negadaContraiando parecer de sua esqui-

pe técnica, a Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS) se recusou a in-corporar seis exames e técnicas cirúr-gicas no rol de procedimentos míni-mos, ao final deste ano. A justificativaé que o investimento não teria o re-torno esperado.

Câncer de PróstataNo Brasil, a cada 36 minutos mor-

re um paciente vítima de câncer depróstata. De acordo com informaçõesdo Instituto Nacional de Câncer JoséAlencar Gomes da Silva (Inca), de ja-neiro a dezembro deste ano, serãocontabilizados 61.200 novos casos nopaís, sendo 5.920 em Minas.  

Preço maior Em dez anos, o Governo aplicou

R$ 67,9 milhões em multas a labora-tórios e distribuidoras por oferta evenda de medicamentos ao SistemaÚnico de Saúde acima do preço má-ximo permitido a esses produtos. Osdados, divulgados em outubro, sãoda Câmara de Regulação do Mercadode Medicamentos.

Editorial

Continuidade e realizações

GENTE NOVA A As so ci a ção Mé dica de Mi nas Ge rais dá as boas-vindas a seus131 no vos as so ci a dos:

NEGATIVOGustavo Prado Pouzas Guedes Hamilton Alexandre Grosmann Barbosa Helady Sanders Pinheiro Helbert de Paula Pupo Nogueira Hélio Henrique de Castro Júnior Hélio Newton Pereira França Henderson Humberto Oliveira Coutinho Henrique Cembranelli Teixeira Henrique da Silva Pereira Carvalho Henrique Gomes Mendes Hércules Martins Rangel Hoffman Luiz Moreira Jorge Hugo Silva Assis Moreira Hugo Werneck Braga Ian Rodrigues Caldeira Igor Cristiano Silveira Vasconcelos Igor Furtado Belchior Igor Ornelas Almeida Ioná Guedes Alves Isabela Cristina Vasconcelos de Oliveira Isabela Lopes Barbosa Isabela Maciel Caetano Isabela Oliveira Cardoso Martins Isabella Calazans Pinheiro Isabella Maria Maciel Bello Isadora Maia Nobre Isadora Sofia Borges Saraiva Iva Mara Paula Oliveira Izabela Fuentes Jadir Paiva Silva Junior Jeanne Aparecida Malaquias Silva Jeniffer Araujo Ribeiro Jéssica Elvira Pereira Machado Jéssica Véras Gonzaga de Moura Joana Barbosa Alves de Sousa João Baptista de Paula Fraga Joao Daniel Avellar Milhomens João Maximiano Fonseca Torres Lage João Pedro Castro Marques João Villar Etrsuco Filho Jonas Duarte de Sousa José Claudio Rodrigues José Dias de Almeida Primo José Geraldo Gonçalves Ferreira

José Maria Soares Josuela Cabral Pedrosa Joyce Dai Landi Paulino Joyce Mara de Abreu Simões Brandão Joyce Oliveira Assis Júlia Carvalho Barbosa Juliana Cristina de Souza Dias Juliana Cristina Leite Juliana D’ávila Andrade Juliana de Sá Moraes Juliana Ferreira da Silva Rios Juliana Fontes Silva Juliano Campos Gonçalves Juliano Santos Lima Júnia Mata Tavares Pereira Kaio Cezar Gomes Pessim Kamila Giovana Alipio de Souza Karen Brandão de Barros Karla Lima Nascimento Karla Yvana Marinho Mol Karolina Santos Silveira Katia Soraya Borges Goncalves Kennia Neves Moraes Klaus Morales dos Santos Laerte do Nascimento Chediak Laís Maria Milagre Fernandes Laís Meirelles Nicoliello Vieira Laíssa Lamounier Timochenco Larissa Carvalho Silveira Larissa Cristina Araújo Larissa Pfeilsticker Lage Alves Larissa Vilela Cruz Laura Barçante Pinto Laura Costa Oliveira Laura Gomes Marchetti Laura Isoni Auad Laura Machado Rodrigues Gonçalves Leandro Caldeira Fontes Leandro Guilherme Ladeia Almeida Leandro Minelli dos Reis Leandro Ribeiro Brandão Leonardo Alves Ferreira Almeida Leonardo de Souza Almeida Boy Leonardo Soares Oliveira Fialho

Leonardo Tafarello Martins Leopoldo de Freitas Araújo Leticia Gomes Barcelos Leticia Martins Azeredo Letícia Mattar Monice Lígia Barros de Oliveira Lívia Fernanda Avelar Rodrigues Lívia Flavia Sebe Lourenço Lívia Rocha do Valle Livia Uliana Jacome Lorena Barcala Reis Lorena Ganen El Awar Lorena Nunes Soares Costa Lorena Rocha Dias Machado Lorena Zuba e Brito Lorenza Braga Jacques Lorhena Tofolli Lemos Luz Luana Modesto Lopes Caldeira Luca de Manzano Zarattini Gomez Lucas Flores Batista Lucas Mourão Araújo Faria Lucas Perdigão Lucas Ribeiro Campos Luciana Andrade Rezende Luciana Carvalho Horta Luciana Zignago Moreira Luciano de Souza Vianna Luciano Maciel Ferreira Luciano Moreira Nunes Lucídio Duarte De Souza Filho Luciene Franciscana de Andrade Ludmila Fausto Ribeiro Ludmila Houara Castro Machado Luís Felipe Lyon de Moura Luiz Fernando Pereira de Noronha Luiz Gabriel Menezes Sanguinett Luiz Gustavo A. Moreira Luiz Paulo de Souza Rocha Luíza Barreto Zuccheratte Luíza César Corrêa Luíza Oliveira Teixeira Maira Seabra Federici Teixeira Manoela Isadora Nogueira *Filiados entre 7 de setembro de 2016 e 17 de abril de 2017

Daniela Colen

Em destaque

Clóvis Ca

mpo

s

Cartas

Car tas de vem ser en vi a das à As ses so ria de Im prensa da AMMG,po dendo ser pu bli ca das no todo ou em parte. En d.: Av. João Pi nheiro, 161, Cen tro, BH - MG. CEP 30130-180E-mail: [email protected]. Fax: (31) 3247 1632.

ClassimédicoAPARTAMENTOVendo apartamento de luxo, Rua dos Inconfidentes,Funcionários, com 275m², seis vagas de garagem,duas suítes e duas semi-suítes. Detalhes com pro-prietário. Contato, Dr Leonardo Correa de Araújo: (31)98578 3095 / 98744 1628 / 3467 2677.

SALAAlugo sala montada, decorada, com ar-condicionado,secretária, internet (wi-fi) e sala de curativo anexa.Localizada há um quarteirão do Pátio Savassi. Contato:Dr. Edmund Ahouagi: (31) 3226 3306.

TURNOSAlugo turnos em consultório localizado à Av. do Con-torno 4747 – Lifecenter, para especialidades clínicase cirúrgicas. Contato: Dra. Galzuinda M. FigueiredoReis, falar com Maria: (31) 99801 8169.

VAGAOfereço vaga para médicos, cooperados da Unimed,com especialidade em ortopedia, reumatologia e fi-siatria, para atendimento em clínica particular, comconvênios, nos períodos de uma manhã ou uma tardepor semana. Contato, Dr. Fernando Antônio Silva Lau-riano, falar com o Sr. Manoel Reis: (31) 3271 6009.

Presidente:Maria Inês de Miranda LimaVice-Presidente:Fábio Augusto de Castro GuerraSecretário Geral:Gabriel de Almeida Silva JúniorPrimeira Secretária:Regina Fátima Barbosa EtoDiretor Financeiro:Maria Aparecida BragaDiretor Financeiro Adjunto:Alcebíades Vitor Leal FilhoDiretor Administrativo:Odilon Gariglio Alvarenga de FreitasDiretor Administrativo Adjunto:Ricardo Alexandre de SouzaDiretor Científico:Agnaldo Soares LimaDiretora Científica Adjunta:Luciana Costa SilvaDiretor de Defesa do Exercício Profissional:Juraci Gonçalves OliveiraDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos Legislativos:Marcelo Versiani TavaresDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos de Remuneração:Márcio Silva FortiniDiretor de Benefícios:Paulo BastianettoDiretor de Comunicação e Marketing:Luiz Carlos Molinari GomesDiretor Adjunto de Comunicação e Marketing:Francisco Carlos Salles NogueiraDiretor de Promoções Culturais:Marconi Gomes da SilvaDiretor de Assuntos do Interior:Paulo Roberto RepsoldDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Armando Fortunato FilhoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Lineu Henriques Camargos JúniorDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Manoel Neves Torres NetoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Melicégenes Ribeiro AmbrósioDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Roberto Carlos Machado

Jornal da AMMGReportagem e redação:Daniela Colen, Nétali Leite e Renata ClímacoAssessoria de Imprensa da AMMGAvenida João Pinheiro, 161, CentroCEP 30130-183 - Belo Horizonte/MGTelefone: (31) 3247 1600 - Fax: (31) 3247 1632E-mail [email protected] www.ammg.org.brEditoras e jornalistas responsáveis:Daniela Colen – MG 6966 JPNétali Leite - MG 07842 JPRenata Clímaco – MG 6341 JPProjeto gráfico: Carlos DomingosDiagramação e editoração:3R ComunicaçãoTelefone: (31) 3643 4423CTP e impressão: Rona EditoraDistribuiçãoEmpresa Brasileira de Correios e TelégrafosPublicidade:3R Comunicação – (31) 3643 [email protected]

O Jornal da AMMG é uma publicação bimestral,com tiragem de 17.000 exemplares. É proibida areprodução do conteúdo, sem autorização prévia.Os artigos assinados não refletem, necessariamen-te, a opinião da entidade. Produtos e serviçosanunciados nesta edição são de responsabilidadede seus anunciantes. A AMMG não se responsabi-liza pelo conteúdo ou a certificação dos eventosrealizados por terceiros em suas dependências.

Expediente

Ao leitorContribua com os espaços

fixos do Jornal da Associa-ção Médica. Sócios quitescom a AMMG e cadastradosnas sociedades de especialida-des podem participar das co-lunas ‘Defesa Profissional’,‘Atualização Científica’, e ‘O queestou lendo’. Envie e-mail [email protected].

Sócios quites com a AMMG interessados em anunciar gratuita-mente nesta seção devem entrar em contato pelo telefone (31)3247 1615 ou pelo e-mail [email protected].

Maria Inês de Miranda Lima e Lincoln Lopes Ferreira*

As diretorias da AMMG e das sociedades de especialidades receberam o secretário Municipal deSaúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, e a secretária Municipal Adjunta de Saúde TacianaCarvalho, dia 30 de outubro, na sede da entidade. O encontro aconteceu para definir as ações queserão desenvolvidas para a população, em comemoração aos 120 anos da capital mineira. Osbelohorizontinos serão presenteados com muita atividades sobre promoção da saúde, testes etreinamentos, no período de 1 a 12 de dezembro.

Page 4: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

A gestão de Lincoln Lopes Ferreira à fren-te da Associação Médica de Minas Gerais te-ve fim em outubro, após dois mandatos con-secutivos (2011-2014 e 2014-2017). A dire-toria deu continuidade ao trabalho de admi-nistrações anteriores, investiu em atualizaçãocientífica, defesa profissional e proximidadecom a população. Confira algumas ações de-senvolvidas nos últimos anos

Filiadas Diretores da AMMG marcaram presença

em eventos no interior de Minas. Urezomas,jornadas científicas e audiências públicas fize-ram parte da agenda. Além das inúmeras par-ticipações fora de Belo Horizonte, foram reali-zados os ‘Encontro das Filiadas’, na sede daAMMG, e lançado o ‘Integração’, boletim bi-mestral com objetivo de dar visibilidade àsações além da capital de Minas.

RemuneraçãoPara debater a Classificação Brasileira Hie-

rarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM)e a saúde suplementar, a AMMG promoveu, emparceria com o Conselho Regional de Medicinade Minas Gerais (CRM MG), Federação Nacionaldas Cooperativas Médicas (Fencom) e Sindicatodos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), maistrês edições do Fórum Nacional da CBHPM. Oevento reuniu profissionais de Minas e de outrosestados e ampliou discussões importantes eatuais como Fator de Qualidade e contratuali-zação. Os associados mineiros contam com otrabalho da Comissão Estadual de HonoráriosMédicos (CEHM) na busca por melhores condi-ções de trabalho e remuneração.

Saúde na PraçaEm 2014 e 2016 foram realizados o ‘Saúde

na Praça’, megaevento de promoção à saúde.O projeto possibilita um encontro entre médi-cos, acadêmicos e comunidade, com o objetivode estimular hábitos de vida saudáveis, preven-ção de doenças e diagnóstico precoce. No úl-timo evento, realizado na Praça da Liberdade,participaram 22 sociedades de especialidadescom testes, orientações, atividade física e pa-lestras. Mais de 2500 pessoas compareceram.

ComunidadeA Associação tem presença nas redes sociais,

Facebook e Instagram, onde publica notícias deinteresse do público leigo e a ‘Dica do Especia-lista’, com orientações dos representantes dasdiversas especialidades. Também inclui a popu-lação o projeto ‘Terça Cultural’, com encontrosgratuitos, na AMMG. Foram 26 atividades entremúsica, teatro, dança, mágica e palestras. A se-gunda edição do Guia de Especialidades Médi-cas foi lançada, divulgando profissionais e res-pectiva língua estrangeira em que estão aptos aatender seus pacientes, na capital e interior.

Defesa ProfissionalA Comissão Estadual de Defesa do Médico

(CEDM), parceria exitosa entre AMMG e SinmedMG, completou 25 anos em 2016 e lançou o‘Guia Prático de Defesa Profissional’, publicaçãoque reúne dicas e orientações preventivas e estádisponível no site das entidades. A Comissão rea-liza atendimentos semanais com médicos e ad-vogados, com a premissa de orientar e atuar nadefesa dos acusados injustamente de erro médico.

Atualização científicaPara facilitar a educação continuada de seus

associados, a AMMG incrementou sua Biblio-teca Virtual (BV AMMG) com um novo site eserviços. A atuação junto aos eventos das so-ciedades de especialidades trouxe mais proxi-midade entre as entidades e valor ao conteúdoapresentado pelos congressistas. Médicos deoutros estados também passaram a usufruirdos serviços da Biblioteca, por meio de mudan-ça realizada no estatuto, permitindo a adesãocomo membro colaborador da AMMG.

A diretoria Científica investiu nas ReuniõesMultidisciplinares que tiveram continuidade econgregaram acadêmicos e especialistas, na se-de da entidade foram 22 edições nesta gestão.

Reforma e ampliaçãoDurante toda a gestão, a diretoria se empe-

nhou para a liberação do alvará de reforma eampliação da sede da AMMG. As obras foraminiciadas e a parte de fundação concluída. Oprojeto reflete um grande investimento, idealde empreendimento já iniciado, e que trarágrandes benefícios à classe médica.

A Associação Médica de Minas Gerais(AMMG) realizou, no dia 23 de setembro,a Assembleia de Delegados com os repre-sentantes das filiadas. Durante a reunião fo-ram aprovadas as contas auditadas de 1º dejaneiro a 30 junho de 2017 pela Proagir Con-sultoria & Auditoria. O balanço deu comopositiva as contribuições associativas. Em2017, as receitas com as anuidades na capitalsuperaram em 5,12%, com relação às domesmo período em 2016. A arrecadaçãono interior do estado também apresentouum crescimento percentual de 19,34%, noprimeiro semestre de 2017, comparado como mesmo período de 2016.

Ainda em reunião foram apresentadosos dados sobre o reajuste da anuidade, queentrará em vigor em 2018. A mesma, se-gundo informe financeiro, será reajustadaconforme regimento interno da AMMG.Sendo o valor para a capital a ser praticadoo ano que vem de R$ 670,00 e para médi-cos do interior, de R$ 270,00.

Após a aprovação das contas, a presi-dente eleita da entidade, Maria Inês de Mi-randa Lima, falou das reponsabilidades dainstituição e dos desafios para a próximagestão. “Precisamos continuar trabalhandode forma coesa e, sempre, manter as de-cisões de forma colegiada. Dentre osmaiores desafios estão a luta por uma me-lhor remuneração da classe médica, a fo-mentação da interação das sociedades deespecialidades com nossa Casa e o au-mento no número de associados”, pon-tuou Miranda.

Para Lincoln Lopes Ferreira, ex-presi-dente da AMMG, e presidente empossadopela Associação Médica Brasileira (AMB),é preciso continuar investindo no profis-sional do interior e na atualização científica,bem como lutar contra a abertura indiscri-minada de escolas de medicina.

Durante a assembleia de delegados fo-ram empossados à nova diretoria daAMMG, com o registro em livro de ata.

A diretoria científica da AMMG reuniu,no dia 16 de outubro, representantes dassociedades de especialidades para fazer umbalanço de suas últimas gestões e apresen-tar as propostas para os próximos três anos.

A diretora científica da entidade(2011/2014 e 2014/2017) e atual diretoraadjunta (2017/2020), Luciana Costa, co-memorou a integração dos médicos e ou-tros profissionais da saúde nas reuniõesmultidisciplinares, que teve como início doprojeto em 2012. Até outubro de 2017 jáforam realizadas 26 edições, com a parti-cipação de diversas especialidades fomen-tando discussões sobre as doenças maisprevalentes entre a população.

Também como destaque entre as ati-vidades criadas ao longo dos últimos seis

anos pela diretoria científica da Associa-ção foi apresentado o projeto ‘Terça Cul-tural’, com 41 apresentações, que tem co-mo objetivo levar gratuitamente discus-sões que vão além da medicina e oferecetemas que transitam por diversas formasda arte.

Para o diretor científico (2017/2020) ediretor adjunto científico da AMMG(2011/2014), Agnaldo Soares Lima, o gran-de trunfo da entidade por meio desseseventos é agregar ideias e valores. “Dare-mos sequência aos trabalhos já desenvol-vidos e iremos trazer inovações.” Lima ex-plica que o intuito é mostrar a importânciada Associação como grande fomentadorada constante atualização científica. Mais in-formações: [email protected].

Outubro/Novembro 2017 • Página 7

JORNAL DAassociação

médica

ATUAÇÃO

JORNAL DAassociação

médica

ATUAÇÃO

Assembleia de Delegadosaprova contas da instituição

Departamento científico faz balanço

Clóvis Campos

Fotos: Clóvis Campos

Entidade avalia ações desenvolvidas em gestãoDefesa ProfissionalA Comissão Estadual de Defesa do Médico

(CEDM) traz as principais perguntas e respostas re-ferentes ao comportamento adequado da profissão,para prevenir possíveis acusações injustas de má prá-tica da medicina.

O médico deve se dirigir a localperigoso para atender o paciente? Senegar o atendimento, fica caracterizadaomissão de socorro?

Havendo risco de comprometimento de integri-dade física, o médico deverá solicitar que um policialo acompanhe ao local do atendimento, comunican-do à sua chefia imediata. No entanto, a omissão desocorro só é caracterizada quando o profissional, ouqualquer cidadão, deixa de prestar assistência, quan-do possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança aban-donada ou extraviada, pessoa inválida ou ferida, emdesamparo ou em grave e iminente perigo; ou nãopedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

Médicos de plantão podem emprestarseu carimbo para outra pessoa?

Não. Segundo o Art. 5º do Código de Ética Mé-dica, é vedado ao médico assumir responsabilidadepor ato que não praticou ou do qual não participouefetivamente. No transcorrer de um inquérito poli-cial, fase investigatória, é praxe o delegado solicitara folha de sala e/ou fatura do procedimento, alémdo prontuário do paciente, no sentido de identificaros responsáveis pelo ato médico. O médico, ao jus-tificar o não atendimento ao paciente, poderá vir aser indiciado por crime de estelionato.

O que deve ser feito para evitar acusaçãode assédio sexual no consultório?

Procurar realizar o exame clínico sempre com apresença de um atendente ou acompanhante. Lem-bre-se de que, nos casos em que o exame é delicado,podendo causar constrangimento ou ofender o pudordo paciente, deve-se esclarecer como o ato médicoserá realizado antes de se iniciar o procedimento.

O médico pode se recusar a atenderpaciente portador de doençainfectocontagiosa?

Não. Evidentemente devem existir condições se-guras para que esse tipo de atendimento seja pres-tado, sem que exponha os responsáveis pelo aten-dimento a contágio, conforme estabelece a Resolu-ção do CFM número 1.665/2003. Caso o local deatendimento não forneça as mínimas condições desegurança para a realização da assistência, o pacientedeverá ser imediatamente encaminhado para o localapropriado mais próximo, sem, contudo, deixar decomunicar ao doente e/ou responsáveis.

Página 6 • Outubro/Novembro 2017

4Médicos filiados à Associação Médica de Minas Ge-rais (AMMG) e ao Sindicato dos Médicos de MinasGerais (Sinmed MG), que estejam em dia com asanuidades, podem agendar horário para atendimen-to da Comissão pelo telefone: (31) 3241 2811.

Delegados aprovam contas da entidade edebatem temas relevantes da categoria

Filiadas sereúnem em BH

Saúde na Praça’ acolhe população

Diretoria Científicainveste nasMultidisciplinares

Page 5: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

A Sociedade Brasileira de Mas-tologia – Regional Minas Gerais(SBM MG) lançou, dia sete de ou-tubro, a campanha ‘Contra o cân-cer, Pela vida!’, marcando a abertu-ra oficial do ‘Outubro Rosa’ no es-tado. A entidade promoveu umevento no Parque Municipal Amé-rico Renné Giannetti, em Belo Ho-rizonte. A programação ofereceuao público shows dos cantores Ma-rina Machado, Tadeu Franco,Eduardo Filizzola e Trio Amarantoe Gabi Borges.  “Confeccionamoscamisas e faixas com mensagensde alerta sobre a importância dese prevenir o câncer de mama. Odinheiro arrecadado será doado aONGs e casas de apoio, que aten-dem mulheres com câncer de ma-ma”, conta o presidente da SBMMG, Waldeir Almeida.

O tema da campanha visa aler-tar sobre a necessidade de umaconscientização cada vez maior dapopulação. “O cenário brasileirodesse tumor é crítico e o principalproblema está no acesso ao aten-dimento, desde a prevenção até otratamento pelo Sistema Único deSaúde (SUS)”, afirma .

Almeida explica que dois as-pectos principais devem ser avalia-

dos e modificados para beneficiaras pacientes: a demora entre a sus-peita inicial e a chegada a um diag-nóstico exato e a falta de informa-ção em geral. Desde 2014, está emvigor a ‘Lei dos Sessenta Dias’ paraque qualquer pessoa com câncertenha tratamento na rede pública,até dois meses após o diagnóstico.Entretanto, conforme dados do Sis-tema de Informação do Câncer(Siscan), ligado ao Ministério daSaúde (MS), quatro em cada dezcasos esperam mais tempo que es-se prazo legal para atendimento.

O presidente da SBM-MG re-força que é fundamental a mulherter conhecimento da importânciado assunto durante o ano todo etambém ter entendimento sobrecomo funciona a saúde pública.“Elas precisam de esclarecimentosobre os procedimentos básicos,como por exemplo, saber os luga-res e como marcar uma consultacom mastologista, fazer a mamo-

grafia, biopsia e iniciar o tratamen-to”, pondera.

O presidente esclarece que adoença não tem uma causa defi-nida e a evolução dos métodos deprevenção são primordiais parasalvar vidas. “A mamografia é oprincipal método de diagnósticoem fase inicial. Hoje, se o câncer édetectado com tamanho pequeno,as chances de cura chegam a 95%”,declara. Junto às demais especiali-dades, Almeida conclama o incen-tivo para as pacientes se cuidarem,mais e melhor, quebrando as bar-reiras do medo, encorajando aindaa lutarem pelo acesso a exames etratamentos. “Devemos lembrar osdireitos estabelecidos por lei paragarantir a diminuição do gargalodo tempo entre o diagnóstico e oinício do tratamento. Elas devemabandonar os receios e realizar osexames de prevenção regularmen-te, assim como manter a realizaçãodo autoexame para autoconheci-mento do corpo e praticar ativida-de física com regularidade, paraprevenir a doença”, conclui.

Outubro/Novembro 2017 • Página 9

JORNAL DAassociação

médica

COMUNIDADE

SBM lança campanha e orienta população

Dia Mundial de Cuidados Paliativos

O Dia Mundial de CuidadosPaliativos, 14 de outubro, foi cele-brado pela Sociedade de Tanato-logia e Cuidados Paliativos de Mi-nas Gerais (Sotamig), em 28 domesmo mês. O evento aberto aopúblico, no espaço terapêuticoGuanamby, gerou troca de vivên-cias relacionadas ao tema.

Para a presidente da Sotamig,Beatriz Birchal, é necessário cons-cientizar a sociedade quanto aoacompanhamento de pacientescom doenças graves e/ou em fasede terminalidade. As ações incluemmedidas terapêuticas para o con-trole dos sintomas físicos, interven-ções psicoterapêuticas e confortoespiritual ao paciente e tambémaos familiares. Um programa ade-quado inclui as mesmas medidaspara os profissionais da equipe mé-dica e de saúde, além de educaçãocontinuada. A condição ideal parao desenvolvimento de um atendi-

mento satisfatório ainda deve com-preender uma rede de ações com-posta por consultas ambulatoriais,assistência domiciliar e internaçãoem unidade de média complexida-de, destinada ao controle de ocor-rências clínicas e aos cuidados aofinal de vida.

Birchal defende a urgência dacriação de políticas públicas paragarantir o acesso da comunidadeaos cuidados paliativos. Como pos-síveis soluções, a especialista apon-ta um programa nacional para odesenvolvimento e manutenção deequipes para a assistência nessaárea; interface com programas jáexistentes; estímulo à reformulaçãoda grade das escolas médicas e deoutras áreas da saúde, com a inclu-são do tema como matéria; educa-ção continuada aos profissionaisda área; e um trabalho voltado aopúblico leigo sobre uma melhoraceitação do fim da vida.

Daniela Sawada

Atrações musicais e atividades físicas animam o lançamento da campanhaem alerta ao câncer de mama

Page 6: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

O ex-presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Lopes Ferreira, foi eleito presidente da Associação MédicaBrasileira (AMB), dia 31 de outubro, na sede da entidade mineira, em Belo Horizonte. Com a maioria dos votos em quase todos

os estados do país, Ferreira fala em diálogo, atuação política apartidária e valorização profissional

Os últimos meses foram degrande relevância para o associa-tivismo médico. Após uma acirra-da disputa nas urnas e na Justiça,o Conselho Deliberativo da AMBpôde, enfim, fazer valer a vontadeda maioria dos seus eleitores e no-mear a diretoria que estará à frenteda entidade nacional para a gestão2017/2020. Fundada em 1951, aAMB registra 25 diretorias e Fer-reira é o seu 16º presidente, inte-grando o rol dos mineiros apósquase 50 anos: Fernando MegreVelloso (1965 – 1969) e Hilton Ro-cha (1955 – 1957).

Com o apoio das demais enti-dades representativas da categoriaem Minas, Ferreira afirma que estaé a oportunidade para dar conti-nuidade ao trabalho realizado pelagestão anterior, na luta por con-quistas para a classe médica e a po-pulação. “Lutamos exaustivamentepara garantir a assistência da co-munidade, mesmo diante da faltade condições de trabalho e remu-neração inadequada. Buscamos acriação da carreira de médico deestado, adequação na formaçãoprofissional, aplicação correta dosrecursos destinados ao setor desaúde, participação mais ativa noExecutivo e Legislativo, contribuin-do para uma gestão mais eficienteem todo o sistema de saúde.”

O presidente do Sindicato dosMédicos de Minas Gerais (Sinmed

MG), Fernando Luiz de Mendonça,destacou, durante seu pronuncia-mento na cerimônia de posse dadiretoria da AMMG, a situação pri-vilegiada no estado com a sintoniaentre as instituições médicas, “ago-ra reforçada com a presença deLincoln Lopes Ferreira, na Associa-ção Médica Brasileira. Essa uniãoé o passo mais importante parabuscar uma medicina de qualida-de”. Para o presidente do ConselhoRegional de Medicina de MinasGerais (CRM MG), Fábio Augustode Castro Guerra, uma oportuni-dade para avigorar o associativis-mo, em um momento de incerte-zas e desafios que exigem um pa-pel ainda mais contundente na de-fesa da saúde brasileira e dos inte-

resses da classe médica. A presi-dente da AMMG, Maria Inês deMiranda Lima, que à frente da fe-derada participa das reuniões doConselho Deliberativo da AMB,acompanhou a decisão do pleitoe manifestou sua satisfação, comvotos de uma promissora gestão eapoio. “Precisamos ser mais parti-cipativos e valorizar nossas entida-des, para que elas possam ser re-presentativas, fortalecidas para lu-tar pelas mudanças.”

Para assinatura da ata, o presi-dente eleito recebeu das mãos dodiretor da AMMG, Márcio Fortini,que também assumiu como dire-tor de Atendimento ao Associadoda AMB, a caneta que foi do ex-presidente da instituição, Lincoln

Freire. “Com certeza ele se sentiriahonrado neste momento. Faremosvaler a sua luta incessante pela va-lorização da classe médica”, disseFortini.

Seu antecessor na AMB, Floren-tino Cardoso, ressaltou durante to-da a eleição seu posicionamentoao lado de Ferreira. “Lincoln traba-lha conosco desde o início destagestão. É dedicado, empenhado,competente e acompanhou par epasso a vida da AMB nos últimosanos. Ele está preparado. Vamosrenovar pessoas e dar continuida-de ao trabalho. O movimento as-sociativo precisa continuar cres-cendo, sendo forte. É isto que de-sejamos para a Associação MédicaBrasileira.”

Entusiasmo para enfrentar de-safios é o que propõe o novo pre-sidente da AMB. De acordo comLincoln Lopes Ferreira, o projetoque lidera, junto à chapa ‘AMBSem Partido’, vencedora das elei-ções da Associação nacional, ébem amplo e contempla diversasfrentes que, se concretizadas, apre-sentarão um cenário promissor pa-ra a saúde no país. “Visitamos to-das as regiões e ouvimos dos co-legas suas dificuldades, com a qualnos solidarizamos e nos identifica-mos. Determinamos, juntos, a linhade atuação para os próximos anos.Nossa proposta não correspondea uma ação individual, mas refleteum anseio coletivo”.

A exemplo do que foi desen-volvido em Minas Gerais nas últi-mas gestões, há iniciativas para asdiversas áreas. Uma das mais laten-tes diz respeito à criação da carrei-ra de estado para o médico. Emdezembro de 2016, a AMB crioua Comissão Especial de CarreiraMédica de Estado - AMB e no-meou Ferreira como seu presiden-te. A Comissão busca refletir sobreo tema, com critérios de funciona-mento apresentados aos membrosdo legislativo comprometidos coma aprovação da Proposta de Emen-da à Constituição de nº 454-a (PEC454/2009) e ao Ministério da Saú-de (MS). De acordo com ele, serápossível empregar recursos de ma-neira efetiva para a fixação do mé-dico, com condições técnicas paraatuação nas regiões mais carentes,beneficiando de fato a população.“O plano de carreira é efetivo eprevê regras claras de lotação e re-moção, acesso ao estudo continua-do, apoio logístico aos servidorese seus familiares e mecanismos deincentivo, além da compensaçãofinanceira, considerando precedên-cia em remoções e pontuação parafim de promoção”, esclarece.

Nos últimos anos, com a aber-tura excessiva de escolas de medi-cina, a formação profissional tam-bém passou a ser amplamente dis-cutida. Na AMMG foi estabelecidaa Comissão Estadual de EnsinoMédico, com a realização frequen-te de fóruns, envolvendo as insti-

tuições da categoria e de ensino,professores e estudantes. A direto-ra financeira da AMMG, que coor-dena a atividade, Maria AparecidaBraga, afirma que o momento re-quer forte atuação e discussõespermanentes.

Ferreira reforça que a maioriadas novas instituições de ensino éparticular e que precisa ser consi-derada a precariedade do conteú-do programático oferecido, carên-cia de um corpo docente qualifica-do e numericamente insuficiente.“Estreitamos o relacionamentocom os estudantes, visando estimu-lar nos jovens os ideais de coope-ração e prática da boa medicina.”

O presidente da Sociedade deAcadêmicos de Medicina de MinasGerais (Sammg), Filipe Naback, dizque a Sociedade trabalha em con-junto com as instituições e espe-cialidades, incrementando as opor-tunidades de capacitação dos aca-dêmicos, com temas que ampliamo que é visto em sala de aula, in-cluindo mais práticas e conside-rando a importância do engaja-mento associativo e político.

Nesta última esfera, Ferreirareitera que a atuação é importan-te, mas deve ser feita com isenção.“Empregamos uma forte manifes-tação apartidária, mas conscientedos nossos deveres enquanto en-tidades formadoras de opinião.Participamos ativamente das as-sembleias e reuniões realizadas pe-la Comissão de Saúde da Assem-bleia Legislativa de Minas Gerais,Caravana da Saúde, CampanhaCerveja Também é Álcool, dentretantas iniciativas no país.” Um

bom exemplo, segundo o gestor,foi o que ocorreu com o Decreto8.497/2015, quando a diretoriada AMB sensibilizou os parlamen-tares sobre os perigos do decretoproposto pelo Governo Federalpara o cadastro de especialistas.“Numa atitude cidadã, suprapar-tidária e sem tréguas, defendemosuma medicina de qualidade, exer-cida por profissionais de formaçãoadequada. Nossa participação aolado do Conselho Federal de Me-dicina culminou em novo texto,publicado sob a forma do decreto8.516/2015, no Diário Oficial da

União. Sua edição resguarda e ins-titucionaliza o papel da AMB naformação do especialista brasilei-ro”, esclarece.

O presidente da AMB reforçaque o trabalho deve permanecerem parceria, considerando o apoiomútuo fundamental para a resolu-ção de problemas nas suas diferen-tes áreas. “Neste sentido contamoscom a participação ativa das Fede-radas. Temos experiências produ-tivas na AMMG e na AMB e dare-mos continuidade ao trabalho,com a proposta de uma gestãoconstruída em conjunto.”Natural de Itaúna, filho de

Branco Ferreira e Zaira Lopes Fer-reira, Lincoln Lopes Ferreira gra-duou-se em 1982 pela Universida-de Federal de Minas Gerais(UFMG). É casado com a pediatraMaria Olímpia Dias Ferreira e é paide Renata e Rodrigo Dias Ferreira.

Fez residência em cirurgia ge-ral no Hospital Alberto Cavalcanti(Rede Inamps) e especializou-seem gastroenterologia. Titular daFederação Brasileira de Gastroen-terologia, possui MBA em Gestãode Saúde pela Fundação Getúlio

Vargas. Membro fundador e pre-sidente por duas gestões da So-ciedade Mineira de Medicina Pre-ventiva e Administração em Saú-de (Amimpas). Fundador da So-ciedade Mineira de Cirurgia Vi-deolaparoscópica e da SociedadeMineira de Cirurgia Geral, res-pondendo como presidente pordois mandatos, além de váriasparticipações no capítulo do Co-légio Brasileiro de Cirurgiões. In-tegrou a Comissão Estadual deHonorários Médicos (CEHM) efoi diretor de Assuntos do Inte-

rior na AMMG durante a gestãode José Carlos Vianna Collares Fi-lho, 2008/2011. Foi eleito seupresidente em 2011 e reeleito em

2014. Assumiu como 2º vice-pre-sidente da AMB, triênio 2014-2017. Foi eleito presidente daAMB para o triênio 2017/2020.

Outubro/Novembro 2017 • Página 11

JORNAL DAassociação

médica Página 10 • Outubro/Novembro 2017

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIAL

Associação Médica Brasileira empossa líder mineiro

Trajetória

Futuro é promissor

Na sede da AMMG, diretoria eleita da AMB recebe o apoio dos colegas mineiros

Nas diversas assembleias, o presidente luta por uma remuneração mais justae mantém a CBHPM na pauta nacional

Com a caneta que foido ex-presidente daAMMG, LincolnFreire, Lincoln LopesFerreira é nomeadopresidente, peloConselho Deliberativoda AMB

Fotos: Clóvis Campos

Alexandre Guzanshe

4 Continuidade ao processo de inclu-sões, exclusões e alterações naClassificação Brasileira Hierarquiza-da de Procedimentos Médicos(CBHPM), em conjunto com a Co-missão Nacional de Honorários Mé-dicos e atuando para sua aplicaçãojunto ao Sistema Privado de Saúde;

4 Ação no Supremo Tribunal Federalcontra o ‘Mais Médicos’ e, enquan-to o programa estiver em ação,prioridade de vagas para profissio-

nais com CRM no Brasil (o que aLei já define mas não é realizado)e controle sobre os contratados es-trangeiros, sendo exigido o que oprograma hoje não prevê: diplomasverificados e com tradução jura-mentada, proficiência no idioma,comprovação das capacidadesdesses médicos pelo Revalida ereal acompanhamento e avaliaçõesdos profissionais;

4 Concluir e implementar as ‘Diretri-

zes AMB’ junto ao Sistema Únicode Saúde (SUS);

4 Apoio jurídico estruturado para mé-dicos com atrasos na remuneraçãoe para formalização de contratosadequados;

4 Dar continuidade a forte atuação naDefesa do Ato Médico e da segu-rança do paciente, contra a invasãodas especialidades por não médi-cos e contra cursos de pós-gradua-ção não reconhecidos.

Projetos e ações

Fonte AMB

Page 7: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

Os meses de setembro e outubro tive-ram os temas ‘Pé Diabético’ e ‘TromboseVenosa Profunda: atualização’, como fioscondutores das reuniões multidisciplinarespromovidas pela diretoria científica da As-sociação Médica de Minas Gerais (AMMG).A coordenação ficou a cargo da SociedadeBrasileira de Angiologia e Cirurgia Vascu-lar-Regional Minas Gerais (SBACV-MG) ereuniu como parceiros a Sociedade Brasi-leira de Endocrinologia e Metabologia- Re-gional Minas Gerais (Sbem-MG), SociedadeBrasileira de Clínica Médica-Regional MinasGerais (SBCM-MG), Sociedade Mineira deInfectologia (SMI) e Sociedade Brasileira deOrtopedia e Traumatologia-Regional MinasGerais (Sbot-MG), a Sociedade Mineira dePneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT),Associação dos Ginecologistas e Obstetrasde Minas Gerais (Sogimig), Sociedade Mi-neira de Cardiologia (SMC) e Sociedade Mi-neira de Medicina do Exercício e do Esporte(Smexe) e a Sociedade dos Acadêmicos deMedicina de Minas Gerais (Sammg).

No dia 16 de setembro, as discussõesgiraram em torno do ‘Pé diabético’, umacomplicação decorrente da diabetes mel-litus. De acordo com o presidente daSBACV-MG, Daniel Mendes Pinto, o pro-blema é uma das causas mais comuns ad-vindas de internações prolongadas. “Dadosapontam que, menos de 20% dos médicosda atenção básica, nos Estados Unidos, nãoavaliam os pés do paciente quando ele che-ga com o diagnóstico de diabetes. E isto,não se difere muito aqui no Brasil.”

Para o angiologista e cirurgião vascular,Josualdo Euzébio da Silva, o diagnóstico etratamento tardios são um grande proble-

ma. “Cerca de 21% dos diabéticos apresen-tam doença vascular periférica.”

O enfermeiro e supervisor do Centrode Tratamento de Feridas do Hospital FelícioRocho, Mendelsohn Martins Santana da Sil-va, falou do grande ganho que se tem coma multidisciplinaridade. “Médicos, enfermei-ros e profissionais de saúde trabalham jun-tos. Seguimos protocolos e indicadores co-mo melhor forma de tratamento”, pontuou.

Dando sequência à abordagem dasdoenças ligadas a angiologia e que mais afe-tam a população, foi realizada no dia 21 deoutubro, a reunião multidisciplinar sobre‘Trombose venosa profunda: atualização’.

Para Daniel Mendes Pinto, por ser umadoença comum e sua incidência ter aumen-tado devido ao envelhecimento da popula-ção, o médico deve saber os sinais e sintomas,fundamentais para o diagnóstico precoce.

Mendes chama atenção para o fato doproblema ser totalmente prevenível. “A for-mação de trombos obstruindo a circulaçãovenosa e o desprendimento deles para ou-tras partes do corpo pode ocasionar, porexemplo, a embolia pulmonar. Um quadrograve onde a pessoa tem séria dificuldadede respirar, podendo levar ao óbito.”

Além dos fatores predisponentes dodesenvolvimento da doença estão a ina-tividade física, obesidade, pouca movi-mentação das pernas, ficar muito tempoassentado e o tabagismo. Dentre a popu-lação de risco se inserem as pessoas hos-pitalizadas ou que estão incapazes de an-dar normalmente.

A Reunião Multidisciplinar é promovidapela diretoria científica da AMMG. Inscrições:[email protected] ou (31) 3247 1619.

Com o slogan ‘So-ciedade Mineira de Pe-diatria – 70 anos con-tando histórias’, a espe-cialidade celebra setedécadas do exercício damedicina dedicado àatenção de crianças eadolescentes. A data defundação, 27 de novem-bro de 1947, foi marca-da com solenidade rea-lizada na sede da Asso-ciação Médica de MinasGerais (AMMG), na noi-te de 17 de novembro.

Os registros da So-ciedade Mineira de Pediatria (SMP) revelamque a primeira diretoria foi empossada so-mente em 28 de fevereiro de 1948, mesmoano, em que passou a fazer parte daAMMG, representada pelo médico PauloRoxo da Motta. A sociedade de especiali-dade foi então criada com três importantesobjetivos: a busca pelo aperfeiçoamentocontínuo da assistência à criança e ao ado-lescente; o apoio aos profissionais e insti-tuições que cuidam da proteção e do bem-estar de seus pacientes; e a conscientizaçãoda sociedade.

A atual presidente da SMP, gestão2015/2018, Maria do Carmo Barros de Me-lo, considera que a maior recompensa doseu trabalho é poder acompanhar o cres-cimento e desenvolvimento do seu pacien-te. “Quando a profissão é exercida empronto atendimento ou serviços de terapiaintensiva, por exemplo, muitas vezes é pos-sível salvar vidas ou tratar eventos agudosque poderiam alterar o curso de vida dacriança. Por outro lado, quem é neonato-logista tem o prazer de ver um novo serocupar um espaço no mundo e tambémde propiciar uma relação, que é de certaforma mágica, entre a mãe e o filho.”

Para o pediatra José Guerra Lages, quepresidiu a SMP em 1975, a pediatria atual-mente não é a mesma do período de suagraduação. “Formei em 1963 e posso di-zer que os jovens médicos de agora nãotêm ideia do que foi aquela época. Viven-ciamos diversas epidemias que hoje nãoexistem mais, como a poliomielite e o té-tano neonatal.” Guerra, como é conhecidono meio médico, explica que, embora ocenário seja mais favorável do ponto devista de estrutura, educação condições sa-nitárias e de trabalho, ainda há muito oque melhorar. Melo concorda e avalia queé necessário desenvolver as condições de

trabalho como um todo. “Hoje vemos lei-tos pediátricos reduzidos e recursos pú-blicos cada vez mais escassos. Alguns pla-nos de saúde não remuneram adequada-mente e não ofertam os cuidados que ospacientes tanto precisam.” Ela citou aindaa falta de plano de carreira e a violência,este tema do último Congresso Brasileirode Pediatria.

A presidente da SMP pondera que o fu-turo da especialidade depende do própriopediatra. “Todos nós devemos buscar o re-conhecimento do nosso trabalho. A parti-cipação em sociedades científicas e órgãosassociativos é importante para criar um es-paço para capacitação e fortalecimento daclasse por meio de interação com nossoscolegas. É relevante uma reflexão sobre avida pessoal, buscando uma qualidade devida adequada para que suas competênciasse desenvolvam de forma saudável.”

História em livro

O lançamento do livro ‘História da Pe-diatria em Minas Gerais’ também fez partedas comemorações da Sociedade Mineirade Pediatria (SMP). Os pediatras EdwardTonelli e José Guerra Lages editaram o re-lato feito por eles e por mais de 85 cola-boradores que vivenciaram as transforma-ções da assistência à criança nas últimasdécadas.

Guerra patrocinou o livro e, segundoele, a decisão não foi emocional, de mo-mento, mas consciente e segura: “Conside-ro um privilégio a oportunidade de contri-buir para a realização de uma obra tão im-portante para aqueles que dedicaram suasvidas ao exercício da pediatria, em todosos seus aspectos”, ressalta.

A publicação foi distribuída aos sóciosda SMP. Outras informações: (31) 3247 1649.

Em focoAumento do risco

De acordo com uma pesquisa da Universidadede Hong Kong e da University College London, di-vulgada em outubro, as drogas do grupo de inibi-dores de bomba de próton, como o omeprazol, pan-toprazol e lanzoprazol, podem aumentar em até 2,4vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.A descoberta já tinha sido identificada, mas nuncaem um estudo em que se eliminou uma bactéria en-tão suspeita do desenvolvimento da doença.

Câncer de mamaO outubro rosa foi marcado pelo estudo genético

sobre o câncer de mama, desenvolvido por 550 cien-tistas de 300 instituições de pesquisa dos seis conti-nentes. Na pesquisa foram encontradas mais de 72mutações que aumentam o risco da doença. Dessas,65 são variações comuns, que predispõe ao desenvol-vimento do tumor, e sete referem-se especificamentea um dos tipos mais difíceis de vencer: o câncer recep-tor de estrógeno negativo, que não responde aos me-dicamentos hormonais. O achado foi publicado nasrevistas Nature e Nature Genetics, em outubro.

Cirurgia bariátricaA cirurgia bariátrica pode, em breve, ganhar no-

vas regras que a torne mais abrangente. O ConselhoFederal de Medicina publicou, em dois de novembro,um parecer que facilita a realização do procedimentopor diabéticos, tipo 2 e com IMC entre 30kg/m2 e34,9 kg/m2. Falta agora sua publicação no DiárioOficial da União. Para sua realização são necessários:idade mínima de 30 anos e máxima de 70; ter menosde dez anos de diabetes; e que o paciente não res-ponda adequadamente ao tratamento clínico commedicamentos e mudanças no estilo de vida.

Inflamação x DemênciaPessoas que mostram sinais de inflamação na

meia idade são mais propensas a sofrer retração ce-rebral anos depois. Pesquisadores da UniversidadeJohns Hopkins, afirmam que isto pode ser um possívelprecursor da demência ou do Alzheimer. O estudofoi publicado, em novembro, na revista científica Neu-rology. Os dados são os mais recentes a revelar umaassociação entre demência e inflamação, na qual ascélulas imunológicas do corpo se tornam mais ativasem resposta a danos causados pelo tabagismo, es-tresse, doença ou dieta pobre em nutrientes.

Sistema revela mutaçõesUm sistema de computador desenvolvido pela

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iden-tifica mutações do HIV que tornam o vírus resistenteao tratamento antirretroviral. O objetivo do Sira (Sis-tema de Identificação de Resistência aos Antirretro-virais) é possibilitar que os médicos saibam de an-temão, por teste de genotipagem, quais medicamen-tos vão compor a melhor combinação de tratamentopara cada paciente. Agora em fase de teste, o Sirase avaliado positivamente, pode ser começado ausar o ano que vem.

Atualização científicaO Jornal da AMMG publica sugestões de ar-

tigos médicos avaliados pelo Conselho Científico daentidade. Nesta edição, o cirurgião geral Luiz Fer-nando Veloso fala sobre transplante de fígado emportadores de cirrose

FOX, K. R. When to Consider Liver Transplant Du-ring the Management of Chronic Liver Disease.Medical Clinics of North America, v. 98, n. 1, p.153-68, jan. 2014.

Quando encaminhar portadores de cirrose parao transplante de fígado

O transplante de fígado é o único tratamentoeficiente em promover a sobrevivência de portadoresde hepatopatia crônica terminal, assim definida jána primeira descompensação. Na presença de ascite,encefalopatia, icterícia, disfunção renal, hepatocar-cinoma ou outra complicação da cirrose, ou quandoa classificação Child for B ou C, ou quando o scoreModel for End-Stage Liver Disease ultrapassar 11,todo paciente deve ser encaminhado ao serviçotransplantador disponível em Belo Horizonte, Mon-tes Claros, Itajubá ou Juiz de Fora.

Fox faz revisão do momento ideal para refe-rência de portadores de cirrose para o transplantede fígado. Destaca o papel da atenção primáriana identificação e encaminhamento desses pacien-tes graves.

Segundo o autor, “a decisão por transplantarum paciente é multidisciplinar, embora um únicoindivíduo possa excluir o transplante como alter-nativa se a oportunidade do encaminhamento forperdida”. Segundo Barrit, citado no artigo, o enca-minhamento ao serviço de transplante pode ser tãoimpactante quanto a gravidade da doença para oacesso ao órgão.

A quantidade de pacientes em lista de espera pa-ra transplante de fígado em Minas Gerais é menorque a esperada. Em 2017, a taxa de inscrição no es-tado foi de 7,4 pacientes por milhão de população,enquanto no Brasil foi de 15,5 e em SP de 26,3. Adisparidade é evidente.

A disponibilidade e a distribuição de serviços detransplante de fígado em Minas vêm melhorandodesde 2011, ano da fundação do primeiro serviçodo interior, em Montes Claros. Donato-Veloso veri-ficou que em 100 transplantes de fígado realizadosem Montes Claros, as microrregiões cujos médicosforam treinados encaminharam pacientes mais fre-quentemente e apresentaram maiores taxas de trans-plantes, que variou de 2,3 a 14,2 transplantes pormilhão de habitantes por ano. Isso confirma a ex-pectativa de Fox de que é necessário que médicosda atenção primária sejam treinados em detectardescompensação de hepatopatias crônicas e enca-minhar ao serviço de transplante.

4O trabalho pode ser encontrado na Biblioteca Virtual (BVAMMG). Informações https://associado.ammg.org.br/lo-gin/auth ou (31) 3247 1633.

Pediatria celebra 70 anos de trajetória

Angiologia e cirurgiavascular lideram reunião

Reprodução

Reunião Multidisciplinar sobre Pé Diabético e Trombose Venosa Profunda mantém plateiaatenta às discussões e atualizações científicas

Página 12 • Outubro/Novembro 2017

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIALIDADE

JORNAL DAassociação

médica Outubro/Novembro 2017 • Página 13

ESPECIALIDADE

Clóvis Campos

Page 8: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

Página 14 • Outubro/Novembro 2017 Outubro/Novembro 2017 • Página 15

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO

Nefrologia – Reuniões científicas mensaisdo departamento de Nefrologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1616.

Neurocirurgia – XXXII Congresso Brasileirode Neurocirurgia, 5 a 9 de setembro de2018, Porto Alegre, RS. Informações:www.cbn2018.com.br.

Neurologia e Psiquiatria Infantil – Reu-niões científicas do departamento de Neu-rologia e Psiquiatria Infantil da AMMG.Informações: (31) 3247 1647.

Oftalmologia – XVIII Congresso Interna-cional de Catarata e Cirurgia Refrativa, 16a 19 de maio de 2018, São Paulo. Infor-mações: www.brascrs2018.com.br. 62ºCongresso Brasileiro de Oftalmologia, 5a 6 de setembro de 2018, Maceió, AL. In-formações: www.cbo2018.com.br.

Ortopedia e Traumatologia – 17º Congres-so Brasileiro de Cirurgia do Joelho, 12 a14 de abril de 2018, Rio de Janeiro. In-formações: (11) 3283 3326. XI Congres-so Brasileiro de Oncologia Ortopédica, 19a 21 de abril de 2018, Belém, PA. Infor-mações: www.cboo.med.br. XXIV Con-gresso Brasileiro de Trauma Ortopédico,15 a 19 de maio de 2018, Belo Horizonte.Informações: (16) 3967 1003. CongressoBrasileiro de Cirurgia de Ombro e Coto-velo, 23 a 25 de agosto de 2018, Belém,PA. Informações: [email protected].

Otorrinolaringologia – Reuniões científicasdo departamento de Otorrinolaringologiada AMMG. Informações: (31) 3247 1647.VIII Rhinology, 28 a 30 de abril de 2018,

São Paulo. Informações: www.rhinolo-gy2018,com.

Patologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Patologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1647. XXV Congresso Bra-sileiro de Citopatologia, 2 a 4 de maio de2018, Balneário Camboriú, SC. Informa-ções: www.portalsbc.com.br/congresso.

Patologia Clínica – Reuniões científicasmensais do Departamento de PatologiaClínica da AMMG, nas últimas terças-feiras do mês. Informações: (31) 32471605.

Pediatria – Terças Científicas do departa-mento de Pediatria da AMMG. Informa-ções: (31) 2514 5160. 20º Fórum da Aca-demia Brasileira de Pediatria, 23 a 24 denovembro, São Paulo. Informações:www.forumabp.com.br. 7° Simpósio In-ternacional de Reanimação Neonatal, 5 a7 de abril de 2018, Foz do Iguaçu. Infor-mações: www.sbp.com.br. 1° CongressoSul-Americano, 2° Congresso Brasileiroe 3° Congresso Paulista de Urgências eEmergências Pediátricas, 2 a 5 de maiode 2018, São Paulo. Informações:www.emergenciaspediatricas.org.br. 17°Congresso Brasileiro de GastroenterologiaPediátrica, 29 de agosto a 1º de setembrode 2018, Porto de Galinhas, PE. Informa-ções: www.sbp.org.br. 3° Congresso e 6°Simpósio de Nutrologia Pediátrica, 20 a22 de setembro de 2018, Belo Horizonte.Informações: www.sbp.org.br. 24° Con-gresso Brasileiro de Perinatologia, 26 a29 de setembro de 2018, Natal, RN. In-formações: www.sbp.org.br. 15° Congres-

so Brasileiro de Adolescência, 1º a 3 denovembro de 2018, Belo Horizonte. Infor-mações: www.sbp.org.br. 20° CongressoBrasileiro de Infectologia, 14 a 17 de no-vembro de 2018, Salvador, BA. Informa-ções: www.sbp.org.br.

Pneumologia – Reuniões Científicas do de-partamento de Pneumologia da AMMG.Informações: (31) 3213 3197 ouwww.smpct.org.br. XXXIX Congresso Bra-sileiro de Pneumologia e Tisiologia XVCongresso Brasileiro de Endoscopia Res-piratória, 4 a 8 de agosto de 2018, Goiânia,GO. Informações: www.sbpt.org.br/even-tos-da-sbpt.

Psiquiatria – Reuniões Científicas do de-partamento de Psiquiatria da AMMG. In-formações: www.ampmg.org.br.

Radiologia – Reuniões Científicas do de-partamento de Radiologia da AMMG. In-formações: (31) 3273 1559.

Reumatologia – Reuniões científicas dodepartamento de Reumatologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1613.5th Latin America Congress on Autoim-munity – Laca 2017, 26 a 29 de novem-bro, Cancún, México. Informações:www.laca2017.kenes.com. XXXV Con-gresso Brasileiro de Reumatologia, 5 a 8de setembro de 2018, Rio de Janeiro. In-formações: www.reumatologia.org.br.

Tanatologia e Cuidados Paliativos – Reu-niões científicas do departamento de Ta-natologia da AMMG. Informações: (31)3247 1616.

Terapia Intensiva – Curso para residentese especializandos em Terapia Intensiva,todas as terças-feiras, na AMMG. ATLS –7 a 9 de dezembro e 25 a 27 de janeirode 2018, BH. ACLS – 25 e 26 de novem-bro, BH, Lavras e Araguari, MG; 30 de no-vembro a 1º de dezembro, BH; 2 a 3 dedezembro, BH, Uberaba e Juiz de Fora,MG; 7 a 8, 9 e 10 e 16 e 17 de dezembro,BH; 13 a 14, 20 a 21 e 27 a 28 de janeirode 2018. BLS – 26 de janeiro de 2018,BH. PVMA – 25 a 26 de novembro, So-rocaba, SP. MAVIT – 25 de novembro, Vi-çosa, MG; 3 de dezembro, Três Corações,MG; 15 de dezembro, BH; 12 e 19 de ja-neiro de 2018, BH; 26 e 27 de janeiro de2018, Blumenau, RS. ECTE – 16 e 17 dedezembro e 13 a 14 de janeiro, BH. EC –25 a 26 de novembro, Paracatu, MG; 2 a3 e de dezembro, Varginha, MG; 9 a 10 e16 a 17 de dezembro, BH. CMTI – 2 dedezembro, BH. PALS – 9 a 10 de dezem-bro, BH. FCCS – 9 a 10 de dezembro,Uberlândia, MG. SAVI – 9 a 10 de dezem-bro e 20 a 21 de janeiro de 2018, BH.PHTLS – 15 a 16 de dezembro, BH. USPI– 16 a 17 de dezembro, BH. PVMC – 20a 21 de janeiro de 2018, BH.

Urologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Urologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3213 7002.

Videocirurgia – Reuniões científicas dodepartamento de videocirurgia daAMMG. Informações: (31) 3247 1628.14º Congresso Brasileiro de Videocirur-gia Sobracil, 16 a 19 de maio de 2018,Curitiba, PR. Informações: www.sobra-cil.org.br/congresso.

Alergia e Imunopatologia – Reuniões cien-tíficas, na sede da AMMG. Informações:(31) 3247 1647.

Anestesiologia – Reuniões científicas dodepartamento de Anestesiologia daAMMG. Informações: www.samg.org.br.

Angiologia e Cirurgia Vascular – Reuniõescientíficas do departamento de Angiologiae Cirurgia Vascular da AMMG. Informa-ções: www.sbacvmg.com.br ou (31)3213 0572. XV Encontro Mineiro de An-giologia e Cirurgia Vascular, 31 de maioa 2 de junho de 2018, Ouro Preto, MG.Informações: www.sbacvmg.com.br.Simpósio de Flebologia da SBACV e XIFórum Venoso Latino-Americano, 16 a 18de agosto de 2018, Porto Alegre, RS. In-formações: (51) 3311 8969. VIII Congres-so Brasileiro de Ecografia Vascular, 5 a 8de setembro de 2018, Cabo de SantoAgostinho (PE). Informações: www.eco-grafia2018.com.br.

Cardiologia –XXXIV Congresso Brasileirode Arritmias Cardíacas, 29 de novembroa 2 de dezembro, Cabo de Santo de Agos-tinho, PE. Informações: www.cardiol.br.

Cirurgia Cardiovascular – AATS Interna-tional Cardiovascular Symposium, 8 a 9de dezembro, São Paulo. Informações:www.aats.org.

Cirurgia Geral – 2º Simpósio Mineiro deCirurgia Robótica, 25 de novembro, BeloHorizonte. Informações: (31) 3292 5552.

Cirurgia de Mão – 38º Congresso Brasileiro

de Cirurgia da mão, 16 a 18 de agosto de2018, Fortaleza, CE. Informações: (11)5081 7028.

Cirurgia Plástica –XI Congresso Interna-cional do Conesul de Cirurgia Plástica, 7a 9 de dezembro, Bento Gonçalves, RS.Informações: www.filacp.org/congresos-filacp. 23ª Jornada Mineira de CirurgiaPlástica, 4 a 6 de outubro de 2018, BeloHorizonte. Informações: 55º CongressoBrasileiro de Cirurgia Plástica, 14 a 17 denovembro de 2018, Recife (PE). Informa-ções: www2.cirurgiaplastica.org.br.

Clínica Médica – Reuniões científicas dodepartamento de Clínica Médica daAMMG. Informações: (31) 3247 1613.

Coloproctologia – Reuniões científicas dodepartamento de Coloproctologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.smcprocto.com.br. IBD Mater Fó-rum de Doença Inflamatória Intestinal, 25de novembro, Belo Horizonte. Informa-ções: (31) 3140 7117.

Dermatologia – Reuniões científicas do de-partamento de Dermatologia da AMMG:3 de fevereiro de 2018. III Simpósio In-ternacional de Cabelos e Unhas da SBD,31 de maio a 2 de junho de 2018, Brasília,DF. 2º Simpósio Nacional de Imunobioló-gicos e X Simpósio Nacional de Psoríase,28 de junho de 2018, Rio de Janeiro. 10ºTeraderm da SBD, 29 a 30 de junho de2018. Rio de Janeiro. 73º Congresso Bra-sileiro de Dermatologia, 6 a 9 de setembrode 2018, Curitiba, PR. 11º Simpósio deCosmiatria a Laser da SBD, 11 a 13 de

outubro de 2018, São Paulo. Informa-ções: www.sbd.org.br.

Endocrinologia e Metabologia – Educaçãomédica continuada do departamento deEndocrinologia e Metabologia da AMMG.Informações: (31) 3247 1605.

Endoscopia Digestiva – Reuniões Científi-cas do departamento de Endoscopia Di-gestiva da AMMG. Informações: (31)3247 1647 ou www.sobedmg.org.br.

Gastroenterologia – Reuniões científicas dodepartamento de Gastroenterologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.gastromg.org.br. 1º Congresso Mun-dial de doença Diverticular, 7 a 9 de abrilde 2018, Rio de Janeiro. VIII InternationalSymposium on Helicobacter Pylori andGastric Cancer, 12 a 14 de abril de 2018,Belo Horizonte. III Congresso Brasileiro deDoenças Funcionais do Aparelho Digesti-vo, 11 a 12 de maio de 2018, São Paulo.Informações: www.fbg.org.br. Ganepão,12 a 15 de junho de 2018, São Paulo, In-formações: www.ganepao.com.br/con-gresso/2018. Gastrão 2018, 27 a 30 dejunho de 2018, São Paulo. Informações:www.fbg.org.br.

Geriatria e Gerontologia – Reuniões Cien-tíficas do departamento de Geriatria e Ge-rontologia da AMMG. Informações: (31)3247 1613.

Ginecologia e Obstetrícia – XXII Congres-so Mundial de Ginecologia e Obstetrícia,14 a 19 de outubro de 2018, Rio de Ja-neiro. Informações: www.figo.org.

Hematologia – 59th American Society ofHematology Annual Meeting and Expo-sition, 9 a 12 de dezembro, Atlanta, EUA.Informações: www.hematology.org. 37°Congresso mundial da Sociedade Inter-nacional de Hematologia, Vancouver, Ca-nadá. Informações: www.ish2018.com.Hemo 2018, 31 de outubro a 3 de no-vembro de 2018, São Paulo. Informa-ções: www.abhh.org.br/evento/hemo-2018.

Infectologia – Reuniões científicas do de-partamento de Infectologia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1616 ou www.mi-nasinfecto.com.br.

Mastologia – Reuniões do Grupo Multi-disciplinar de Estudos em Câncer de Ma-ma. Belo Horizonte. Informações: (31)3247 1613.

Medicina do Exercício e do Esporte – Reu-niões científicas mensais do departamen-to de Medicina do Exercício e do Esporteda AMMG. Informações: (31) 3247 1605.

Medicina Física e Reabilitação – Euro-pean Congresso of Physical and Reabi-litation Medicine, 1º a 6 de maio de2018, Vilnius, Lituânia. Informações:www.esprm2018.com/uc.

Medicina do Trabalho – Reuniões científi-cas mensais do departamento de Medi-cina do Trabalho da AMMG. Informações:(31) 3247 1616. Pan America Occupatio-nal Health Conference – Rio 2018, 27 a29 de setembro de 2018, Rio de Janeiro.Informações: www.anamt.org.br

AGENDA C IENT ÍF ICA

Acontece nos dias 16 a 19 demaio de 2018, em Curitiba (PR), o14º Congresso Brasileiro de Video-cirurgia da Sobracil (Sociedade Bra-sileira de Cirurgia Minimamente In-vasiva). As últimas tecnologias e téc-nicas já utilizadas no Brasil e exte-rior serão apresentadas pelos espe-cialistas mais expoentes em suasáreas, com grande ganho científicopara os participantes. Dentre osprincipais temas a serem aborda-dos em conferências magnas, sim-pósios e mesas redondas estarão‘Hérnia inguinal e qualidade de vi-da: o que os cirurgiões devem sa-ber! Cirurgia robótica e parede ab-dominal. É o futuro ou estamosperdendo a cabeça’, ‘O futuro é

agora. Como a tecnologia está mu-dando a cirurgia’ e ‘Reganho de pe-so: papel do endoscopista’. Os tra-balhos aprovados poderão ser

apresentados sob a forma de vídeo,livre ou pôster. O envio é até o diaseis de março. Mais informações:www.sobracil.org.br/congresso2018.

Nacional de Videocirurgia em maioReprodução

Neurocirurgiões de todo paísse reúnem, nos dias cinco a novede setembro de 2018, em PortoAlegre (RS), para o XXXII Congres-so Brasileiro de Neurocirurgia. Oscursos pré-congresso serão foca-dos nos cirurgiões jovens e nosneurocirurgiões que desejam tercontato com técnicas neurocirúr-

gicas avançadas. Professores, espe-cialistas com larga experiência emgrandes hospitais de referência noBrasil e no mundo palestram sobreas novidades na área, pesquisasatuais, avanços nos diagnósticos eem tratamentos. A submissão dostrabalhos acontece até o dia 15 demaio e devem atender as catego-

rias: base de crânio, coluna, funcio-nal, infecção, nervo periférico, neu-rointensivismo, oncologia, pedia-tria, radiocirurgia, trauma e vascu-lar. O encontro é aberto a médicoespecialistas, residentes, acadêmi-cos de medicina e profissionais dasaúde em áreas correlatas. Mais in-formações: www.cbn2018.com.br.

Neurocirurgiões reúnem-se em 2018Nos dias dois a cinco de maio

de 2018, São Paulo sedia o 1ºCongresso Sul-americano, 2º Con-gresso Brasileiro e 3º CongressoPaulista de Urgências e Emergên-cias Pediátricas. Serão ainda ofe-recidos 14 cursos pré-congresso.As mesas redondas tratarão de te-mas de importância única, dividi-

dos em subtemas específicos,quando demandar aprofunda-mento das discussões. Trata-se deum congresso de pediatria geralque abraça todas as suas subes-pecialidades pediátricas, com fo-co no paciente gravemente enfer-mo. Foi criado ainda o ‘big round’onde serão discutidos temas de

emergência nas diferentes espe-cialidades pediátricas com pales-tras abordando tópicos diferentes.Profissionais que atuam na áreade emergência, unidades básicasde saúde, consultórios e ambula-tórios pediátricos ou não são opúblico alvo. Mais informações:www.emergenciaspediatricas.org.br.

Urgências e emergências pediátricas

Nos dias cinco a oito de setem-bro de 2018 será realizado o XXXVCongresso Brasileiro de Reumato-logia, no Rio de Janeiro. O encon-tro tem como objetivo discutir asciências básicas aos cuidados dodia-a-dia do paciente reumatoló-gico, seja pediátrico, adulto ou ido-so, abordado como um todo.Além das últimas novidades em te-rapia medicamentosa serão apre-sentados os aspectos fisioterápicos,nutricionais, psicológicos e educa-cionais, na atenção global aos pa-cientes. Serão oferecidos cursos derevisão e imersão dos temas maisimportantes da atualidade, alémde oficinas práticas de métodos dediagnóstico e procedimentos tera-pêuticos, valorizando a interdisci-plinaridade. Está confirmada a pre-sença do renomado professorAbul Abbas, da Universidade daCalifórnia em São Francisco(UCSF), que apresentará o cursode imunologia básica e aplicada.Mais informações: www.reumato-logia.org.br.

A Federação de Ginecologia eObstetrícia realiza, nos dias 14 a 19de outubro de 2018, no Rio de Ja-neiro, o XXII Congresso Mundial deGinecologia e Obstetrícia. Os par-ticipantes terão a oportunidade dedebater sobre a saúde da mulher,dentro de um programa que abran-gerá a prática diária da especiali-dade, suas mais recentes descober-tas no âmbito científico, bem comoos desafios enfrentados na área pe-los países em desenvolvimento. Aspalestras e sessões serão ministra-das por especialistas mundialmentereconhecidos no campo da medi-cina reprodutiva, representantes deuniversidades, consultórios priva-dos, hospitais e instituições de saú-

de de todo o mundo, onde haverátambém grandes discussões de ca-so. Os inscritos ainda poderão par-ticipar de cursos pré-congressos

com aulas sobre parto instrumentale prematuro, violência contra a mu-lher, dentre outros. Mais informa-ções: ww.figo2018.org.

Mundial de Ginecologia e ObstetríciaReprodução

Encontrocongregareumatologistas

Abertas as inscrições para oXXV Congresso Brasileiro de Cito-patologia que acontece nos diasdois a quatro de maio de 2018, emBalneário Camboriú (SC). Serãoministradas grandes palestras emesas redondas com especialistasde renome no cenário nacional.Do exterior já estão confirmadasas presenças dos experts: ErikaGonçalves, Teresa Darragh e Wil-liam Faquin (EUA), Fernando C LSchmitt (Portugal), Fausto Gonçal-ves (EUA), Gilda da Cunha Santos(Canadá), Giovanni Negri e LuigiDi Bonito (Itália), Roque G W Pinto(Índia) e Rosa Laudi (Argentina).Dentre os temas de destaque estãoas ‘Diretrizes internacionais paraprática modelo na detecção de le-sões precursoras do câncer anal2016’, ‘Colorações mais usadas emcitopatologia: o que pode dar er-rado, como prevenir e corrigir’ e‘Monitoramento interno da quali-dade em citopatologia ginecológi-ca’. Mais informações: www.por-talsbc.com.br/congresso.

Brasileiro deCitopatologiaem SC

Page 9: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

A noite do dia 19 de outubrofoi marcada pelas homenagens aosMédicos Mineiros em Destaque ePersonalidades Médicas. A soleni-dade, realizada na sede da Associa-ção Médica de Minas Gerais(AMMG), reuniu autoridades, entreelas, a presidente eleita da entidade,Maria Inês de Miranda Lima, presi-dente do Conselho Regional de Me-dicina de Minas Gerais (CRM MG),Fábio Augusto de Castro Guerra,presidente do Sindicato dos Médi-cos de Minas Gerais (Sinmed MG),Fernando Luiz de Mendonça, pre-sidente da Academia Mineira deMedicina, José Raimundo da SilvaLippi, presidente da Federação Na-cional das Cooperativas Médicas,Eudes Arantes Magalhães e presi-dente da Unimed BH, Samuel Flan.

Maria Inês de Miranda Limaabriu o evento saudando os agra-ciados. “Reconhecimento, sem dú-vida, é a palavra desta noite! Vocês,Médicos Mineiros em Destaque ePersonalidades Médicas, compro-vam isto. Em um universo de cercade 50 mil médicos no estado, seremlembrados, citados e condecoradosé motivo de orgulho e de que a me-dicina, com as suas alegrias e dissa-bores, os trouxe ao topo”, afirmou.

Foram agraciadas as persona-lidades médicas nas atividades:Científica, Clínica, Docente, SaúdePública e Associativa/Defesa Pro-fissional, indicadas pelas principaisentidades de saúde do estado, e osmédicos do interior de Minas Ge-rais que se destacaram em suas ati-vidades pelo trabalho realizadojunto à comunidade científica e/ouna assistência à população (confiraos nomes na lista).

Com citações de grandes no-mes da literatura, o orador da Aca-demia Mineira de Medicina, Geral-do Magela Gomes da Cruz, sinte-tizou que os médicos fazem histó-ria, pois sabem que um dia não es-tarão mais aqui. “Homenagear éuma maneira de escrever história

e é isto que a Associação Médicade Minas está fazendo neste mo-mento”, declarou. Em nome doscondecorados como ‘Personalida-des Médicas’, Marcos Borato Vianafez seu pronunciamento parabeni-zando os colegas que, somados aele, compuseram os cinco home-nageados: “Nosso exemplo precisacontinuar com aquilo que fizemose que agora foi reconhecido”, disse.

A eleita diretora científica adjun-ta da AMMG, Luciana Costa, preferiudiscurso aos ‘Médicos Mineiros emDestaque’. Em suas palavras, relatouque ao escolher a medicina, os mé-dicos sabem das dificuldades que en-contrão pelo caminho, e é um desa-fio muito maior para aqueles que de-cidem retornar e exercer a profissãoem suas cidades: “Nossa dedicaçãoao próximo muitas vezes nos distan-

cia de nossas famílias, nosso empe-nho na aquisição de conhecimentoe atualização, rotina em nossas vidas,substitui, por vezes, noites de sonoe momentos de lazer”, sintetizou.

Familiares, amigos e colegas deprofissão aplaudiram entusiasma-dos cada médico recebendo a suaplaca da honraria deste ano. PauloCésar Pereira Negrão, escolhidopara representar a classe médicaem Poços de Caldas, falou aoscompanheiros e elogiou a iniciativada entidade pelo evento: “Quere-mos que a Associação Médica con-tinue sendo feliz na interiorizaçãodo médico mineiro. Há uma ten-tativa de denegrir nossa imagem,dando a nós a responsabilidadepelo caos na saúde”, refletiu.4As fotos das solenidades podem seracessadas no site: www.ammg.org.br.

JORNAL DAassociação

médica Outubro/Novembro 2017 • Página 17

SEMANA DO MÉDICO

Solenidade concede honraria a médicosDia 21 de outubro, a Associa-

ção Médica de Minas Gerais(AMMG) sediou a cerimônia deposse da nova diretoria da enti-dade. Prestigiaram o evento auto-ridades, presidentes das socieda-des de especialidades, amigos, co-legas e familiares dos novos ges-tores. O encontro foi marcadopor emoção e votos de muitasrealizações.

Ao finalizar seu mandato, Lin-coln Lopes Ferreira, presidente elei-to da Associação Médica Brasileira(AMB), agradeceu a todos peloapoio e valorizou a união das en-tidades mineiras. A presidente daAMMG, Maria Inês de Miranda Li-ma, falou das perspectivas de tra-balho para 2017/2020 e convidoutodos os médicos para serem maisatuantes no associativismo.

A nova presidente disse queassumir este cargo representa mo-tivo de muita honra. “Não escon-do a preocupação com a comple-xidade dos desafios a enfrentar ea responsabilidade de continuaro trabalho notável daqueles queme antecederam, nas diversas fa-ses da Associação Médica de Mi-nas Gerais, fundada em 1946, eem especial o doutor Lincoln Lo-pes Ferreira, com o qual atuei.” Li-ma disse estar confiante e contacom o apoio, a competência e asolidariedade da equipe que esta-rá ao seu lado, “constituída pelosqueridos colegas da diretoria,conselheiros, delegados, comis-sões, sociedades de especialidadese funcionários desta Casa. Aosque aceitaram o convite para estaempreitada, meus sinceros agra-decimentos”.

O Trio Amadeus abrilhantou anoite com sua apresentação. Ao fi-nal da cerimônia, todos se posta-

ram à frente do palco para, em umregistro histórico, demonstrarema união dos colegas em Minas Ge-

rais, em um momento de celebra-ção do resgate e da valorização detoda a classe médica.

Durante as comemorações da‘Semana do Médico 2017’, na sededa Associação Médica de MinasGerais (AMMG), foram homena-geados, dia 18 de outubro, 257profissionais que completaram 50anos de formados e dignificam aprofissão em nosso estado.

A presidente da AMMG, MariaInês de Miranda Lima, iniciou a ce-rimônia. “Hoje o marco se refereà uma conquista mais que mere-cida: cinco décadas dedicadas aoestudo e à prática da medicina. Otoque que ouvimos é dos cora-ções daqueles que têm motivossuficientes para se orgulhar por es-tarem no seu ano de júbilo”, afir-mou. A diretora da AMMG, Regi-na Fátima Barbosa Eto, proferiu ahomenagem e reafirmou a emo-ção e o valor dos congratulados

como exemplo de perseverança eexcelência profissional.

Após a entrega dos certifica-dos, manifestaram sua satisfação,representando os colegas, VeraHelena Cerávolo de Oliveira e

João Emydio Gonçalves. O eventoé realizado pela AMMG, Conse-lho Regional de Medicina de Mi-nas Gerais (CRM MG) e Sindicatodos Médicos de Minas Gerais (Sin-med MG).

Página 16 • Outubro/Novembro 2017

JORNAL DAassociação

médica

SEMANA DO MÉDICO

Diretoria toma posse para novo triênio

Diretores da atual e da gestão passada, representantes de sociedades deespecialidades, filiadas e colegas celebraram a união dos médicos mineiros

Ao completarem 50 anos de formados médicos são homenageados na sede da AMMG

Clóvis Campos

Alessandro Carvalho

Da esquerda para a direita, foram agraciados como ‘Personalidades Médicas’José Maria Penido Silva , Marcus Borato Viana, Elza Machado Melo, PauloKleber Avelar Araújo e Manoel Maurício Gonçalves

Fotos: Alessandro Carvalho

Jubilados recebem homenagens

Comenda encerra comemorações

Conheça osdiretores

Dia 27 de outubro foram en-cerradas as comemorações da Se-mana do Médico 2017, com a en-trega da ‘Comenda Honra à Éti-ca’. A honraria, concedida peloConselho Federal de Medicina daMinas Gerais (CRM MG), é desti-

nada a médicos que em toda asua vida agiram com honradez edignificam a profissão. Além dopresidente eleito da AssociaçãoMédica Brasileira (AMB), LincolnLopes Ferreira, foram agraciadosAmélia Maria Pessoa, Elisabeto Ri-

beiro Gonçalves, Fausto Pacheco,José Carlos Bruno da Silveira, JoséMaria Penido Silva, Luiz OtávioSavassi Silva, Maria Albertina San-tiago Rego, Maria da ConsolaçãoVieira Moreira, Tarcizo AfonsoNunes.

CONFIRA OSHOMENAGEADOSPERSONALIDADES MÉDICAS 2017Marcos Borato Viana Atividade CientíficaPaulo Kleber Avelar AraújoAtividade ClínicaJosé Maria Penido Silva Atividade DocenteElza Machado de MeloAtividade Saúde PúblicaManuel Maurício Gonçalves Atividade Defesa Profissional

MÉDICOS MINEIROS EM DESTAQUE 2017Fernando Soares OtoniAlmenaraJoel Eustáquio RodriguesBetimGilberto Delfim de Carvalho CataguasesMariza Maria Faria Demonte PontesConselheiro LafaieteHugo Sérgio Andrade Lemos FormigaJosé Santana MendesItabiraJosé Gabriel ReisJoão MonlevadeNhatércia Jorge Abrão Juiz de ForaHêmina Mattar Vieira de AlvarengaLavrasPaulo Rubens Montes Lupatini LeopoldinaJoão Fernandes CostaMonte CarmeloOlga Maria Grincenkov SilveiraMuriaéRotizen Lage ReggianiOuro PretoMaria da Glória Lopes CançadoPará de MinasLouston Castilho Nobre VieiraPatrocínioIvo Gonçalves BrasileiroLeopoldinaPaulo César Pereira NegrãoPoços de CaldasIleide Figueiredo de Almeida e Silva Teófilo OtoniAloyisio Nogueira Resende Três Pontas Claudney Luiz da Costa UnaíVera Lúcia Venancio Gaspar Vale do AçoPaulo Foresti Regina Varginha. Graduado Renato Paiva Del Giudice Viçosa

Dos 23 indicados, 21 cidades foram representadas pelos homenageados como ‘Médicos Mineiros em Destaque’

Page 10: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

O que estou lendo

“Leitura, agradável, emque o autor descreve omundo, correlacionando-o com o aparecimento danossa espécie e sua evolu-ção nos últimos milênios.Aguça nossa curiosidadeacerca deste ser incrível,em evolução: o Homem.

Comece a ler e surpreenda-se!”

Fotos: Clóvis Campos

“O autor, com uma vi-são não religiosa, faz refle-xões sobre os sete peca-dos capitais. Além disto,ele entra em questões co-mo perdão, angústia, so-frimento, dever e valor.Leitura densa e fácil aomesmo tempo.”

Antecipando o aniversário dacapital mineira, celebrado em 12de dezembro, o Espaço CulturalOtto Cirne abriga a exposição‘Belo Horizonte – 120 anos’, du-rante o mês de novembro. Os fo-tógrafos Marcos Wilke e StelaAraújo produziram 18 imagensem preto e branco sobre a cida-de, segundo eles, rica em história,arquitetura e arte.

Com o intuito de mostrarum olhar mais artístico, estético,delicado e despertar nas pessoasuma maneira diferente de obser-var o município, suas belezas eencantos, surgiu o ensaio sobreBelo Horizonte. “Esperamos queo público sinta por meio das fo-tografias toda a nossa percep-ção”, revelam os fotógrafos.

O engenheiro mecânico e pe-rito Marcos Wilke e a arquitetaurbanista Stela Araújo se conhe-ceram na pós-graduação, em2010. A amizade se transformouem namoro e em parceria de tra-balho: “A fotografia sempre existiu no nossodia a dia, na arquitetura, nas perícias e na ela-boração de laudos técnicos. Fizemos inicia-ção em fotografia durante os cursos de ar-quitetura e engenharia, porém nos conside-ramos autodidatas”, revela Stela Araújo.

Os artistas explicam que o prazer em fo-tografar despertou a vontade de retratar a ma-neira bem detalhista como eles veem o mun-do. A trajetória do casal começou em viagens,nas quais regressavam com milhares de fotos.No início, a arquiteta recebeu encomendas deseus clientes para decoração de suas casas e,em seguida, ambos passaram a expor na ga-leria Urban Arts, de Belo Horizonte.

Wilke conta que há outras linhas de tra-balho que os inspiram, como a minimalista,macrofotografia e ‘black & white, emborafotografar seja um aprendizado constantee um desafio diário para eles. As peças fo-ram imprensas em canvas (papel específicopara fotografia) da marca alemã Hahnenuh-le Monet Canvas 410 gramas, 100% algo-dão, emolduradas em caixa. Todas as peçasda exposição são a primeira tiragem do en-saio sobre Belo Horizonte e estão disponí-veis para venda.

‘Belo Horizonte – 120 anos’ fica expostaaté o final do mês de novembro, de 8h às 21h,de segunda a sábado. O Espaço Cultural OttoCirne está localizado no hall de entrada daAMMG e é destinado à exposição de obrasde arte de autoria de associados e seus depen-

dentes. Médicos não associados e artistas nãomédicos podem utilizar o espaço, dependen-do da disponibilidade na agenda. Interessadosdevem entrar em contato com a Assessoriade Comunicação, pelo telefone (31) 32471608 ou e-mail [email protected].

‘Sonata’

O médico e artista visual Gui Mazzoni,criador de nova técnica fotográfica que utilizaaparelhos de ultrassom, assinou a mostra ‘So-nata’ que esteve em cartaz em outubro, noEspaço Cultural Otto Cirne. Autor de expe-rimentações que investigam possibilidadesde observação via aparelhos de ultrassono-grafia, ele abriu mão das câmeras convencio-nais para criar uma nova técnica fotográfica:a sonofotografia. Um híbrido de arte e ciên-cia, o método possibilitou a criação de ima-gens com cores e ritmos, abrindo um lequepara perspectivas que vão além da análisedas estruturas humanas em si.

Um fato interessante, segundo Mazzoni,é que a imagem gerada pelos aparelhos deultrassonografia não são uma representaçãoda realidade’ - assim como a ‘verdade’ não éretratada pelas câmeras. “As imagens dos apa-relhos de ultrassom não correspondem à ana-tomia idêntica dos órgãos, são representativas.Isto porque a imagem se forma com o ecodo som que retorna ao equipamento a partirdas estruturas refletoras”, explicou.

Em Patrocínio, para a comemoração do ‘Diado Médico’, 18 de outubro, foi criada a ‘Cam-panha de Valorização do Médico Patrocinense’,com o tema central ‘O sonho de ajudar as pes-soas e por isso ser médico’.

Para a então presidente da filiada, MarcelaDias, o intuito é reforçar que a medicina estáligada ao sentimento de solidariedade e apro-ximar afetivamente a população dos profissio-nais. Dias destacou que “também é uma formade valorizar os que transformaram os sonhosem realidade e que hoje atuam com compe-tência e responsabilidade na medicina, além deincentivar as crianças e os futuros médicos alutarem contra todas as adversidades, como he-róis, para alcançarem seus sonhos”.

A campanha foi veiculada em vários canaisde comunicação (rádios, sites, jornais, cartazese redes sociais) durante todo o mês de outubro.Em seu último ano no mandato, ela destacoua união e o compromisso de toda a sua dire-toria no fortalecimento da entidade, tanto nadefesa da classe, quanto pela melhoria da pres-tação do serviço de saúde à população. “Nosúltimos anos, a Associação Médica de Patrocí-nio esteve mais ativa e atuante em conselhosmunicipais, campanhas sociais e discussões po-líticas que afetam direta ou indiretamente asaúde e o bem-estar de nossa sociedade. Bus-camos, acima de tudo, o direito a uma assis-tência à saúde digna, justa e de qualidade paratodos os patrocinenses.”

Exposição celebra Belo Horizonte José Vicente

Amorim de PaulaAngiologista

Sapiens - Uma breve

história da humanidade

Yuval Noah Harari (L&PM

Editores)

Luciana CônsoliFernandesPimentelDermatologista

Pecar e Perdoar

Leandro Karnal (Harper

Collins)

Outubro/Novembro 2017 • Página 19

JORNAL DAassociação

médica

CULTURA

Reprodução

Araxá - Yvely Bernadete Iunes AkelBarbacena - Arinos Brasil Duarte FilhoBetim - Geam Karlo de Assis SantanaCarangola - Rayzzel OliveiraCataguases - Joseph Antônio FreireConselheiro Lafaiete - Leonardo Antunes Marques AdamiDivinópolis - Eduardo Dias ChulaFormiga - Marcelo Batista

Governador Valadares - Roberto Carlos MachadoGuaxupé - Kêmil de Melo Abdala TauilItabira - Márcio Couri MendonçaItuiutaba - Lúcio Patrão UnturaJoão Monlevade - Anna Beatriz Dutra Valente CostaJuiz de Fora - Elson Corrêa de Mello JúniorLavras - Hélio Haddad FilhoLeopoldina - Celso Francisco Resende VieiraMonte Carmelo - Paulo Severo Barbosa CortesMuriaé - Claudio Renato Barros CarneiroNova Lima - Flávia Cristina Lana Couto Pará de Minas - Everton Marinho PaivaPatrocínio - Gustavo Alberto Magalhães PintoPedro Leopoldo - Ademar José Maia DiasPihumí - Wenner Terra Freitas

Poços de Caldas - Marcelo Leite Ribeiro do VallePonte Nova - Mardem José Abreu de SouzaPouso Alegre - Rogério Mnedes GrandeSanta Luzia - Fernando Luiz de MendonçaSão João Del Rei - Frederico de Castro EscaleiraSete Lagoas - Felipe Drommond Tanos LopesTeófilo Otoni - Luiz Carlos Barreto SilvaTrês Corações - Vanice de Fátima Ramos Avelar FernandesUbá - Rafael Couto MarquesUberlândia - Eduardo Braga Souza PereiraUnaí - Rodrigo Resende CostaVale do Aço - José Dilveira dos Reis JúniorVarginha - Adrian Nogueira BuenoVespasiano - Ricardo Aureliano Diniz VeadoViçosa - Alessandro Lisboa da Silva

Renata Sousa deCastro Estudante da medicina

O Harém de Kadafi

Annick Cojean (Verus Editora)

Página 18 • Outubro/Novembro 2017

JORNAL DAassociação

médica

MINAS

“Relato verídico de umjornalista sobre experiên-cias chocantes de mulhe-res perante a ditadura naLíbia. Reforça a denúnciade crimes sexuais, até en-tão pouco descritos nocontexto, escondidopor trás de um pro-feta Militar Muam-mar Kadafi.”

Patrocínio resgata valorização profissional

Homenagem compara médicos com heróis

Reprodução

Filiadas elegem diretoriasAs filiadas da Associação Médica de Minas Gerais(AMMG), em todo o estado, finalizaram seu processo elei-toral para a gestão 2017/2020. Foram inscritas 38 chapase homologadas 34. Conheça os presidentes eleitos:

Page 11: Jornal da associação médica · trabalho e remuneração. Ampliaremos efetiva-mente a participação das sociedades de especia-lidades, filiadas e federadas, investindo em inicia-tivas

Remetente: Associação Médica de Minas Gerais - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-180 - Belo Horizonte - MG