jornal da apae de sumaré

8
BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SUMARÉ Presentes, brincadeiras, diversão e atrações especiais fizeram a alegria dos atendidos Instituição completa mais de quatro décadas dedicadas à inclusão da Pessoa com Deficiência edição 07 | ano V edição especial | exemplar gratuito Comemoração de fim de ano ao próximo Amor Instituição prepara e insere usuários maiores de 18 anos no mercado de trabalho Escola de Educação Especial, mantida pela APAE, atende mais de 250 Pessoas com Deficiência Inclusão Formação

Upload: tantas-comunicacao

Post on 22-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição especial com os eventos de 2014

TRANSCRIPT

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SUMARÉ

Presentes, brincadeiras, diversão e atrações especiais fizeram a alegria dos atendidos

Instituição completa mais de quatro décadas dedicadas à inclusão da Pessoa com Deficiência

edição 07 | ano Vedição especial | exemplar gratuito

Comemoração de fim de ano

ao próximoAmor

Instituição prepara e insere usuários maiores de 18 anos

no mercado de trabalho

Escola de Educação Especial, mantida pela APAE, atende mais de

250 Pessoas com Deficiência

Inclusão Formação

sumare.apaebrasil.org.br

PRESIDENTE: Maria Encarnação Pereira de Camargo Freitas

PATROCÍNIO: Sotreq

JORNALISTA RESPONSÁVELAlberto Augusto MTB: 18.626

PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL:

FOTOS:Bárbara Demarchi e divulgação

TEXTOS:Ana Paula Angelini e Bárbara Demarchi

IMPRESSÃO:graficamundo.com.br

Tiragem: 3.000 exemplaresEdição Anual

Rua Salvador Lombardi Neto, 630 - Vila Zilda Natel,

Sumaré - SP, 13172-530

APAESumaré

1974 - 2015

EXPEDIENTETel: 19. [email protected]

20/JUNHOFesta Junina

20/SETEMBROManhã de Lazar

05,06 E 07/NOVEMBROFeira de artesanato em parceria com a Center Panos

28 E 29/NOVEMBROBazar M Martan

EDITORIAL

AGENDA!

São muitos motivos para cele-brar! A APAE de Sumaré está comemorando 40 anos de exis-

tência, fruto da dedicação e persis-tência de todos os envolvidos. O ca-minho até aqui não foi fácil, afinal de contas, lutar pelos direitos da Pessoa com Deficiência é uma tarefa árdua, porém muito recompensadora.

Nesta edição, você confere um pouco do trabalho promovido pela APAE, que atende, atualmente, 364 pessoas nas áreas de educação, saú-de e desenvolvimento social. Além disso, temos a cobertura da festa de final de ano e a agenda de eventos para os próximos meses.

E seguimos em busca de mais conquistas. Para tanto, vamos contar com a colaboração de todos aqueles que nos ajudam e que vestem a cami-sa da APAE para oferecer o que há de melhor a nossa comunidade: nossos funcionários, contribuintes, voluntá-rios e a família dos atendidos.

Afinal, uma instituição como a APAE é feita por pessoas dedicadas e que, aci-ma de tudo, desempenham suas fun-ções com muito amor e solidariedade. E é dessa forma que queremos manter nosso trabalho e continuar oferecendo o que há de melhor para nossos alunos.

edição 07 | ano V

Engajamento e conquistas marcam a história da instituição que completa quatro décadas de existência

História

Fundada em 1974, a história da APAE de Sumaré ao longo dos seus 40 anos de existência é

repleta de mudanças e conquistas. Atualmente, a instituição efetua mais de quatro mil atendimentos mensais.

A ideia inicial para a fundação da instituição surgiu, em 1973, a par-tir de um grupo de pais de crianças com deficiência. O desejo comum entre essas pessoas era a criação de uma classe especial, que fun-cionaria em uma escola municipal de primeiro grau. Após a formali-zação do pedido e o apoio do então prefeito de Sumaré, formou-se a primeira turma especial que, na época, era constituída por quatro alunos e um professor.

Em 1974, com o pensamento mais consolidado quanto à formação de uma instituição, foi realizada a pri-meira reunião com esse intuito. Em 24 de julho do mesmo ano, surgia a Associação de Pais e Amigos dos Ex-cepcionais de Sumaré, a APAE.

Apesar da consolidação do grupo, seu funcionamento só se efetivou em 1977, quando cerca de 20 Pes-soas com Deficiência Mental passa-ram a ser atendidas e a instituição moldou seu corpo de profissionais,

que contava com uma diretora, um conselho deliberativo, três professo-res, uma psicóloga, uma assistente social e uma merendeira.

Mesmo em funcionamento, ape-nas no ano de 1989 é que a Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excep-cionais conquistou a sede própria. Antes disso, a entidade passou pela rua Luiz José Duarte, na Praça da República e, também, em um pré-dio cedido pelo município localizado na rua Ipiranga.

A construção da sede atual foi uma das grandes conquistas da instituição. Mesmo com a compra do terreno na rua Salvador Lombar-di Neto no ano de 1989, os blocos foram construídos aos poucos. A APAE de Sumaré foi integrar todos seus atendimentos na atual sede no ano 2000.

Hoje, o prédio já está ficando pequeno para a quantidade de ser-viços oferecidos pela entidade. Di-vididos entre os setores de saúde, educação e social e com mais de 90 colaboradores, buscar maneiras de crescer e alcançar a excelência no que oferecem a seus usuários/alunos são as novas metas dos que fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Lançamento da Pedra Fundamental Sede

Grupo de MãesPresidente Maria Encarnação Sala de Aula

sumare.apaebrasil.org.br

Usuários/alunos da APAE receberam presentes em uma manhã de festa, brincadeiras e descontração para comemorar a chegada do Papai Noel à entidade

Natal MágicoOs usuários/alunos da APAE de

Sumaré receberam um pre-sente muito especial no final do

ano passado. O Natal Mágico, reali-zado no dia 11 de dezembro na sede da instituição. Com direito a pipoca, algodão-doce, música, presentes e muitas atrações especiais, o evento se estendeu durante toda a manhã.

Além da tradicional presença do

Papai Noel para entregar lembran-ças aos atendidos pela entidade, a ex-BBB Jaqueline Kury e seu espo-so, o modelo Rafael Melo, a atriz de Chiquititas Rayssa Chaddad, o ator Sabah Vieira, a culinarista Cris Ra-belo e a atriz e cantora Simony mar-caram presença na festa. Os convi-dados ajudaram o bom velhinho em sua missão de entregar os presentes

doados pela comunidade.“Em 2015 estaremos novamente

por aqui, afinal, esse será o primeiro Natal Mágico de muitos. O sorriso no rosto de cada aluno da entidade faz com que todo o trabalho que tivemos para preparar esse dia especial va-lha a pena”, disse a organizadora do evento, Kelly Macedo.

Confira as fotos do evento!

edição 07 | ano V

sumare.apaebrasil.org.br

Desde 2000, a entidade promoveu a inclusão de mais de 60 atendidos, que foram contratados em parceria com empresas de Sumaré e região

Instituição promove inserção dos usuários no mercado de trabalho

A APAE de Sumaré realiza, desde 2000, a colocação de Pessoas com Deficiência In-

telectual, com mais de 18 anos, no

mercado de trabalho. Até o momen-to, mais de 60 atendidos já foram in-seridos nas empresas de Sumaré e região, parceiras da entidade.

Todo o processo de contrata-ção é auxiliado por uma equipe de profissionais de Assistência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fi-sioterapia, que acompanham as or-ganizações e usuários desde a aná-lise das funções oferecidas.

Após o conhecimento do interes-se das empresas, os candidatos que

mais se enquadram no perfil da vaga são indicados e todo o processo ad-missional é acompanhado para que tanto contratantes quando contrata-dos sejam beneficiados.

“Nossa participação não acaba com a contratação. Durante grande parte da permanência do atendido na empresa realizamos reuniões quin-zenais na APAE”, ressalta a Assisten-te Social da entidade, Andrea Giolli.

A profissional ainda lembra que essas reuniões só são possíveis

com a compreensão dos empresá-rios, que liberam os colaboradores mais cedo nas datas pré-estabele-cidas para o encontro com os pro-fissionais da instituição.

Supermercados Good Bom, Pa-raná Supermercados, Paulistão Supermercados, Transportes Atlas Ltda., Transportadora Pajuçara, FedEx e Pastifício Selmi são parcei-ras da APAE Sumaré e se enquadram na Lei de Cotas, que prevê a contrata-ção de Pessoas com Deficiência.

ACONTECEU!

Baile dos anos 60 no Clube Recreativo Sumaré

Caminhada e práticas saudáveis na Represa do Marcelo

Visita a 1ª Mostra de Orquídeas no Orquidário de Sumaré

edição 07 | ano V

Escola de Educação Especial atende mais de 250 alunos de três a 30 anos com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e com Transtorno Global

Educar para crescer

Usuário da APAE é classificado para nova fase da Special Olympics Brasil

O usuário da APAE Everton Wagner da Silva será um dos representan-tes do Brasil na Special Olympics 2015, evento que promove o es-porte para Pessoas com Defici-ência Intelectual, na modalidade arremesso de peso. Após ter um bom desempenho na fase regio-

nal, estadual e nacional da Special Olympics Brasil, realizadas em Campinas, o atleta foi convocado para embarcar para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde terá a oportunidade de participar dos jo-gos mundiais que acontecerão de 23 de julho a 5 de agosto.

Parte importante na formação do cidadão é a educação e, por isso, a APAE de Sumaré é

mantenedora da Escola de Educação Especial. As turmas especializadas são dedicadas às Pessoas com De-ficiência Intelectual e/ou Múltipla e

com Transtorno Global associado à Deficiência Intelectual.

Atualmente, com o apoio das equipes de Saúde e de Assistência Social, a instituição mantém os cur-sos de Educação Infantil, destinado à crianças de três a cinco anos, Ensino

Fundamental, que abrange pessoas de seis a 30 anos, Programa de Edu-cação Especial para o Trabalho, com atendidos de 15 a 30 anos, e o Pro-grama de Atendimento Educacional Especializado focado na perspectiva de educação inclusiva.

ATLETA ACONTECEU!

Treino de futsal promovido pelos profissionais de Educação Física

Parque adaptado contemplado pela FUNDAÇÃO ITAÚ FMDCA- SUMARÉ

Usuários/alunos da APAE participam de atividades referentes ao Carnaval

sumare.apaebrasil.org.br

Melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social são as metas dos atendimentos clínicos da instituição

Com saúde não se brinca!

A prestação de serviços de saúde é parte importante dos atendimentos realiza-

dos na APAE de Sumaré. Sem fins lucrativos, a instituição oferece atenção integral a pessoas com atraso no desenvolvimento neurop-sicomotor, Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e/ou Transtor-no Global do Desenvolvimento.

Em parceria com o SUS, a en-tidade conta com profissionais qualificados e especializados, que realizam atendimentos sem limitação de idade. A fundação holandesa, Liliane Founds, tam-bém apoia a instituição através da doação de órteses e outros

equipamentos. Dentro das ne-cessidades dos usuários, atual-mente a APAE Sumaré oferece atendimentos nas áreas de Fi-sioterapia, Fonoaudiologia, Psi-cologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, Odonto-logia e Neurologia, que realizam, em conjunto, mais de quatro mil atendimentos mensais.

SETOR MÉDICORealizado uma vez por semana por um Neurologista, o serviço abrange os usuários e pais. As avaliações e diagnósticos são feitos na sede da instituição e, se necessário, o aten-dido é encaminhado a outras espe-cialidades.

FISIOTERAPIAQuatro fisioterapeutas realizam os 800 atendimentos, em média, na instituição. Em grupos ou individu-almente, pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla, Síndromes, Transtornos de Espectro Autista,

problemas ortopédicos associados à deficiência e bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor são os atendidos deste setor.

FONOAUDIOLOGIAO setor, que desenvolve atividades quanto ao estímulo e a aquisição da fala, é realizado por quatro profissio-nais especializados. Os objetivos da realização dos atendimentos é pre-venir, habilitar e reabilitar os distúr-bios da comunicação oral.

PSICOLOGIAO setor de psicologia promove o pro-cesso afetivo/emocional da Pessoa com Deficiência e de todos os envol-vidos no tratamento. Mensalmente são realizados 960 atendimentos en-tre as quatro profissionais da área, colaboradoras da APAE de Sumaré.

TERAPIA OCUPACIONALRealizado por quatro terapeutas ocupacionais, o serviço abrange Pessoas com Deficiência Intelectual

ou Múltipla, Síndromes, Transtor-no do Espectro Autista e bebês com atraso no desenvolvimento neurop-sicomotor.

NUTRIÇÃOAlém de supervisionar a cozinha da instituição, o setor de nutrição avalia, reavalia, aprimora e adequa as exi-gências nutrícias dos usuários, man-tendo o foco na orientação.

ENFERMAGEMAvaliar, reavaliar, auxiliar nas trocas de roupa, alimentação, medicação e primeiros socorros são os objetivos do setor de enfermagem, que con-ta com dois profissionais. O serviço abrange todos os atendidos da APAE de Sumaré.

ODONTOLOGIAEm parceria com a Secretaria Muni-cipal de Saúde e o Centro de Especia-lidades Odontológicas, um dentista realiza semanalmente atendimen-tos aos usuários da instituição.