jornal correio paranaense - edição 25-02-2015

12
Curitiba, Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 Ano XIX - Edição 3.417 Diretor Renato Barroso R$ 1,00 grupor3a.com TEMPO NO PARANá A frente fria se afasta mais para o interior do Oceano Atlântico, mas permanece na altura da Região Sul. No Paraná as condições do tempo são ainda favoráveis à chuvas, que podem ocorrer a qualquer hora do dia em parte do leste do Estado. Paraná terá radar para prevenir desastres Página 24 Atlético anuncia contratação de atacante indiano Página 21 Richa reenvia projetos para aumentar arrecadação Duas medidas propostas pelo Governo e que compõe um conjunto de iniciativas que visam o aumento de receitas do Estado, começam a ser discutidas pelos deputados na Assembleia Legislativa. Uma delas cria o Cadastro Informativo Estadual (Cadin) e outra prevê a implantação do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. (Página 3) Indonésia ameaça desistir de comércio com Brasil Página 23 Juiz federal é flagrado dirigindo Porsche apreendido de Eike O juiz federal Flávio Roberto de Souza foi flagrado ontem, pelo jornal carioca Extra, ao volante do PorscheCayenneapreendido do empresário Eike Batista. O magistrado chegou com o veículo à sede da 3ª Vara Criminal Federal, no Centro do Rio. (Página 4) Protesto de caminhoneiros já faz faltar comida e gasolina O protesto dos caminhoneiros no Paraná atinge vários setores da economia do estado. Ontem, várias cidades registraram falta de combustível, além dos prejuízos contabilizados pelas indústrias de alimentos e por agricultores e pecuaristas. (Página 24) Página 5 A Prefeitura de São José dos Pinhais, dentro do cronograma de obras do programa Avança, concluiu a reforma total da Escola Municipal Almir Ferraz, localizada no bairro Rio Pequeno, e que hoje atende cerca de 930 alunos do 1º ao 5º ano. Prefeitura de São José reforma escola Almir Ferraz Reprodução Divulgação Reprodução

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 08-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Curitiba, Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015Ano XIX - Edição 3.417 Diretor Renato Barroso R$ 1,00

grupor3a.com

TEmpo no pARAnáA frente fria se afasta mais para o interior do Oceano Atlântico, mas permanece na altura da Região Sul. No Paraná as condições do tempo são ainda favoráveis à chuvas, que podem ocorrer a qualquer hora do dia em parte do leste do Estado.

paraná terá radar para

prevenir desastres

Página 24

Atlético anuncia contratação de atacante indianoPágina 21

Richa reenvia projetos para aumentar arrecadaçãoDuas medidas propostas pelo Governo e que compõe um conjunto de iniciativas que visam o aumento de receitas do Estado, começam a ser discutidas pelos deputados na Assembleia Legislativa. Uma delas cria o Cadastro Informativo Estadual (Cadin) e outra prevê a implantação do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. (página 3)

Indonésia ameaça desistir de comércio com BrasilPágina 23

Juiz federal é flagrado dirigindo porsche apreendido de EikeO juiz federal Flávio Roberto de Souza foi flagrado ontem, pelo jornal carioca Extra, ao volante do PorscheCayenneapreendido do empresário Eike Batista. O magistrado chegou com o veículo à sede da 3ª Vara Criminal Federal, no Centro do Rio. (página 4)

protesto de caminhoneiros já faz faltar comida e gasolina

O protesto dos caminhoneiros no Paraná atinge vários setores da economia do estado. Ontem, várias cidades registraram falta de combustível, além dos prejuízos contabilizados pelas indústrias de alimentos e por agricultores e pecuaristas. (página 24)

página 5

A Prefeitura de São José dos Pinhais, dentro do cronograma de obras do programa Avança, concluiu a reforma total da Escola Municipal Almir Ferraz, localizada no bairro Rio Pequeno, e que hoje atende cerca de 930 alunos do 1º ao 5º ano.

Prefeitura de São José reforma escola Almir Ferraz

Reprodução

Divulgação

Reprodução

Page 2: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Mesmo estando um tanto distante do topo no ranking dos principais navegadores, o Opera vem apresentando um crescimento contínuo no nú-mero de pessoas a o utilizarem. E agora o browser acaba de alcançar uma marca e tanto, segundo um anúncio oficial feito no blog do aplicativo: o Opera Browser agora tem um total de 55 milhões de usu-ários mensais únicos, mostrando um crescimento de 8% no espaço de um ano.

Vale notar que esses não são os únicos dados pro-missores – o crescimento do número de pessoas a utilizarem a nova geração do Opera chegou a 160%, por exemplo. Além disso, o número de países a te-rem mais de um milhão de pessoas usando o Opera aumentou nesse mesmo período de tempo, totali-zando agora 11 países: Alemanha, Bielorrússia, Bra-sil, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Polônia, Rús-sia, Turquia, Ucrânia e Vietnã. n

EDITORIAL

O país é refém das rodovias

Fique LigadoQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 20152 grupor3a.com

- Câmara aprova e vai à sanção projeto que criminaliza venda de bebidas a menores.

- Estados Unidos e Cuba voltam a negociar reaproximação diplomática.

- Governo libera custeio das universidades e terço de férias para professores.

-Rodovias do Paraná têm 54 trechos bloqueados. - No ano passado, 66 pessoas morreram em assaltos envolvendo bancos.

- Investimentos estrangeiros diretos no Brasil caíram em 2013, mostra BC.

Imagem do Mundo

Gelo se forma em rio próximo à ponte do Brooklyn nesta terça-feira (24), em Nova York (EUA), com o bairro do Brooklyn ao fundo. Grande parte do país experimenta temperaturas recordes e outras regiões fortes chuvas.

Seth Wenig/AP

fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

17º mín

29ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas e

trovoadas isoladas

Pancadas de chuva isoladas

Nebulosidade variável

Santa Valburga

Valburga nasceu em Devonshire, na Ingla-terra meridional em 710. Era uma princesa dos Kents, cristãos que desde o século III se sucediam no trono. Ela viveu cercada de nobreza e santidade. Seus parentes eram reverenciados nos tro-nos reais, mas muitos preferiram trilhar o caminho da santidade e foram elevados ao altar pela Igreja, como seu pai, são Ricardo e os irmãos Vilibaldo e Vunibaldo.

Os filmes mais antigos dos Estados Unidos

mostram a conquista do oeste na medida em que as ferrovias avançavam pelo território. A tradição ferroviária nos vizinhos fez com que o modal evoluísse junto com a história e hoje a infraestrutura do trans-porte seja uma alternativa econômica e segura para a economia daquele país. Ao contrário, o Brasil negli-genciou, ao longo da histó-ria, sua malha ferroviária.

Se até os anos 80, o transporte ferroviário so-fria com problemas de

infraestrutura e sucatea-mento, depois da priva-tização tudo piorou. Não foram realizados novos investimentos e o pouco que existia piorou muito.

As empresas que assu-miram o modal preocupa-ram-se com o lucro rápido apenas do que já existia. Paralelamente a isso, a eco-nomia do país sempre foi dependente do transporte sobre rodas – inclusive com uma complexa malha de empregos que envolve pos-tos de combustíveis, servi-ços para caminhoneiros e outros itens. n

SOBE

DESCE

ACONTECEU25 de FEVEREIRO

Chile retoma o controle do cobre exportável.

O governo nacionalista chinês anuncia o abandono do arquipélago de Nanki.

1971

1955

INTERNET

Opera alcança marca de 55 milhões de usuários mensais

EUA e China assinam acordo contra pirataria.

Nunca faço planos para o futuro. Mas ele faz cada um para mim”

Millor Fernandes

Frase do dia

1995

Reprodução

Editora Correio Paranaense

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Mauro Costa vai responder sobreo último quadrimestre de 2014

Divulgação

O líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia

Legislativa, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) não usou mais a tribuna da Casa desde o retorno das sessões, na segunda-feira, após a crise que culminou na invasão do parlamento estadual por manifestantes e servi-dores contrários ao paco-te de corte de gastos, na semana retrasada. Desde então, quem tem assumi-do a defesa do governo e o confronto com servidores

Política Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 3grupor3a.com

Governo encaminha projetospara aumentar arrecadação

Reforma políticaA Comissão Especial que debate a reforma política na Câmara dos Deputados aprovou na tarde des-ta terça-feira (24) um plano de trabalho para votar uma proposta a ser levada ao plenário em até 40 sessões. Temas espinhosos, como o sistema elei-toral ideal e o modelo de financiamento de cam-panhas eleitorais, serão discutidos por último por serem consideradas o “cerne” da reforma.

Outra manifestação A APP-Sindicato, que congrega professores e fun-cionários de escolas do Paraná, anunciou que le-vará às ruas, nesta quarta (25), 30 mil pessoas em protesto contra o governo de Beto Richa (PSDB). Outras categorias do serviço público também em greve no estado, como servidores, alunos e docen-tes das universidades, bem como trabalhadores das secretarias de agricultura, saúde, servidores da Jus-tiça e do Tribunal Faz de Contas, deverão colocar mais vinte mil na marcha de hoje.

Fica como estáEm resposta ao juiz federal Sérgio Moro, as defesas de seis executivos presos em Curitiba afirmaram nesta terça-feira (24) que os clientes não pretendem ser transferidos da carceragem da Polícia Federal para presídios. Responderam negativamente ao questio-namento José Ricardo Nogueira Breghirolli, Mateus Coutinho de Sá, José Adelmario Pinheiro Filho e Age-nor Franklin Magalhães Medeiros, da OAS; além de Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia; e Eduardo Hermelino Leite, da Camargo Corrêa.

Fim do sigiloOs pedidos da Procuradoria-Geral da República de abertura de inquéritos contra políticos citados na ope-ração Lava Jato devem chegar ao STF (Supremo Tribu-nal Federal) entre a quinta e a sexta-feira desta semana. O procurador-geral, Rodrigo Janot, vai solicitar que o ministro Teori Zavascki, relator do caso no Supremo, retire o sigilo de tudo o que for possível na investigação.

Notas políticas

O ex-presi-dente da Câ-mara João

Paulo Cunha (PT) foi liberado ontem para cumprir o restante de sua pena de 6 anos e 4 meses em regime aber-to. Condenado no pro-cesso do mensalão por peculato (desvio de dinheiro) e corrupção, a partir de agora pode-rá trabalhar e circular livremente durante o dia, sendo obrigado a se recolher à sua casa

no período da noite.O benefício foi con-

cedido a João Pau-lo devido à chamada progressão de regime. Como ele trabalhou e estudou durante o pe-ríodo que ficou preso, iniciado em fevereiro de 2014, pôde descon-tar alguns dias sua pena, antecipando o cumprimento de um sexto da condenação - condição necessária para migrar a um regi-me mais brando. n

João Paulo Cunhaé liberado pararegime aberto

Divulgação

O total da pena de Cunha é de seis anos

Duas medidas pro-postas pelo Governo e que compõe um con-junto de iniciativas que visam o aumento de receitas do Estado, começam a ser discu-tidas pelos deputados na Assembleia Legisla-tiva. Uma delas cria o Cadastro Informativo Estadual (Cadin), en-quanto a outra prevê a implantação do Pro-grama de Estímulo à Cidadania Fiscal.

Ontem, quando as mensagens do Governo foram lidas em Plená-rio, o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, esteve reuni-do com o presidente

Os deputados votarão em separado as propostas do pacote

da Assembleia, depu-tado Ademar Traiano (PSDB), para falar so-bre as propostas. Ini-

cialmente esses temas integravam um pacote mais amplo de medidas enviado ao Legislativo,

no início de fevereiro, que acabou restituído ao Executivo, a seu pe-dido, para reexame. n

Sandro Nascimento/Alep

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, vai à Assembleia no próximo dia 4 para cumprir a formalidade de prestar contas do balanço do governo Beto Richa relati-vo aos quatro últimos meses de 2014. A audiência, porém, acontece em meio a grave crise financeira e a uma gre-ve de servidores públicos – além da polêmica sobre o pa-cote de corte de gastos – que acabou sendo revisto diante da reação do funcionalismo

público – o que certamente será abordado pelos deputa-dos, em especial pelos parla-mentares de oposição.

O líder da bancada de oposição, deputado Ta-deu Veneri (PT), cobrou de Costa que ele encaminhe com antecedência ao Le-gislativo o relatório do úl-timo quadrimestre do ano passado. O secretário teria declarado que só poderia apresentar os dados no dia da audiência. n

Secretário da Fazenda faz prestação de contas do Paraná

Legislativo

que têm acompanhado às sessões é o vice-líder da bancada governista, depu-tado Élio Rusch (DEM).

Otem, Rusch bateu de frente com professores e manifestantes que ocupa-ram as galerias do plenário, e vaiavam parlamentares de situação que apoiavam o pacote. O deputado do DEM até que evitou abor-dar diretamente a questão da greve e o pacote, prefe-rindo falar da paralisação dos caminhoneiros. Mes-mo assim, foi hostilizado pelos manifestantes.Rusch tem discursado a favor de Beto Richa

Sandro Nascimento/Alep

Medidas faziam parte do pacote que provocou protestos

Vice-líder assume defesa de Richa na Assembleia

Editora Correio Paranaense

Page 4: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

GeralQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 20154 grupor3a.com

O nível do sistema Can-tareira voltou a subir e atin-giu 10,7% nesta terça-feira, recuperando exatamente o volume de água do segun-do volume morto. Embora o manancial não receba chuvas desde sábado, ele se vale do aumento da vazão de rios que deságuam no sistema, como os localiza-dos no Sul de Minas Gerais. A menor captação de água nos reservatórios e a redu-ção de pressão na rede em São Paulo também contri-buem para a alta.

O Tribunal de Justiça de São Paulo determi-

nou nesta terça-feira o afastamento imediato do prefeito de Barue-ri, Gilberto Macedo Gil Arantes (DEM), por crimes de respon-sabilidade e lavagem de dinheiro, enquanto durar a instrução do processo criminal. Ele

foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo 13 vezes por desvio de verba e 50 vezes por lavagem de dinheiro.

O filho de Gil Aran-tes, Ricardo Arantes, e Eufrásio Domingues, apontado como laranja do esquema, também são réus da ação. Se-gundo os promotores

o desvio chegou a R$ 26 milhões. A decisão foi tomada por maioria de votos na 4ª Câmara Criminal do TJ. Arantes exerce o terceiro man-dato e é suspeito de desviar recursos públi-cos em proveito próprio e de terceiros, por meio de indenizações de de-sapropriações efetua-das entre 1997 e 2004. n

Apesar da recuperação, margensdas represas ainda estão expostas

Prefeito exerce o terceiromandato em Barueri

Crianças menores de seis anos de idade não poderão mais ser ma-triculadas no ensino fundamental, confor-me decisão do Supe-rior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte modifi-cou acórdão do Tribu-nal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) que permitia que crianças que completassem seis anos após 31 de março fossem matriculadas no ensino fundamental em Pernambuco, desde que tivessem a capacidade intelectual comprovada

por meio de avaliação psicopedagógica.

A decisão do TRF-5 foi motivada por ação civil pública apresentada pelo Ministério Público Fe-deral contra os critérios fixados nas resoluções Número 1 e 6 do Conse-lho Nacional de Educação (CNE). No entanto, para o ministro Sérgio Kukina, relator dos recursos na Primeira Turma do STJ, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é cla-ra ao definir que o ensino fundamental obrigatório inicia-se aos seis anos. n

Representantes de centrais sindicais, fe-derações e sindicatos entraram com uma ação civil pública con-tra a rede de fast food McDonald’s e a Arcos Dourados, que opera os franqueados no Brasil, pela suposta violação de direitos trabalhistas e concorrência desle-al por exploração de funcionários. Na ação, as entidades pedem a proibição da abertura de novas lojas no Bra-

sil até que as leis sejam cumpridas.

O processo foi aberto na Justiça do Trabalho de Brasília (DF) e tem abran-gência nacional. Entre as denúncias, as entidades acusam a rede, uma das maiores empregadoras do Brasil, de praticar a jornada móvel variável – proibida pela justiça em 2013 –, pagar salários in-feriores ao mínimo, não remunerar horas extras e desrespeitar intervalos de descanso. n

Menores têm que completar seis anosaté 31 de março para serem matriculados

Representantes de entidades sindicaisexplicaram a ação contra a rede de restaurantes

Agência Brasil

Taís Laporta

Reprodução

Ensino fundamental

Lavagem de dinheiro

STJ proíbe matrículasde menores de seis anos

Sindicatos processam McDonald’s por descumprimento

Sistema Cantareira sobe erecupera segundo volume morto

O patamar desta ter-ça-feira corresponde a 105 bilhões de litros, mesma quantidade de água da segunda reserva técnica, que começou a ser captada no dia 24 de outubro do ano passado. Apesar disso, o conjunto de represas, que abaste-ce 6,2 milhões de pesso-as na Grande São Paulo, ainda não recuperou o primeiro volume morto (18,5%). Isso vai ocorrer quando o sistema chegar a 29,2%. n

Div

ulg

ação

Justiça afasta prefeito de Barueri do cargo

Juiz federal é flagrado dirigindo Porsche de EikeMagistrado ordenou a apreensão de todos os bens do ex-bilionário

O juiz federal Flávio Roberto de Souza foi fla-

grado na manhã desta terça-feira, pelo jornal carioca Extra, ao volan-te do Porsche Cayenne branco do empresário Eike Batista. O magis-trado chegou com o ve-ículo à sede da 3ª Vara Criminal Federal, no Centro do Rio, e entrou por um portão lateral da sede da Justiça Fe-deral.

O Porsche foi um dos carros apreendidos pela Polícia Federal por ordem do próprio magistrado, que de-terminou a apreensão de todos os bens do ex-bilionário no Brasil. Em entrevista à revista Veja, o juiz se defendeu e alegou que não havia vagas no pátio da Jus-tiça Federal para todos

Juiz foi flagrado ao volante do carro na manhã desta terça-feira

Rafael Moraes/Extra

os carros apreendidos de Eike, por isso levou os dois veículos mais caros (o Porsche e uma caminhonete Toyota Hilux) para a garagem do próprio prédio.

Um ofício assina-do pelo magistrado,

no entanto, pediu au-torização ao Detran para que os dois car-ros fossem utilizados pela Justiça Federal. O afastamento do juiz do caso de Eike Batista deve ser analisado na próxima semana. n

O afastamento do juiz do caso de Eike Batista deve ser analisado na próxima semana

Editora Correio Paranaense

Page 5: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

São José dos Pinhais Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 5grupor3a.com

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e de Viação e Obras Públicas, e dentro do cronogra-ma de obras do programa Avança, concluiu a reforma total da Escola Municipal Almir Ferraz, localiza-da no bairro Rio Pequeno, e que hoje atende cerca de 930 alunos do 1º ao 5º ano.

A obra foi realizada através de uma parceria firmada com uma construtora, dentro da previsão legal de contrapartidas ao Mu-nicípio para execução de obras. “Escolhemos a Escola Almir Fer-raz por entender a sua impor-tância para a comunidade do Rio Pequeno, já que a Unidade atende mais de 900 crianças. Es-cola adequada e equipada é um de nossos objetivos dentro da missão maior que é a de oferecer educação de qualidade”, disse a secretária de Educação Nei-de Setim. A cerimônia oficial de entrega das obras à comunidade acontece hoje, às 10h30.

Reforma na Almir Ferraz começou no ano passado e terminou nas férias

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Se-cretaria de Meio Ambiente, tem buscado construir junto à população uma cultura de preservação dos recursos na-turais por meio da participa-ção de todos.

Além de ações educativas que tem promovido a cons-cientização para assuntos como preservação dos recur-sos hídricos e destinação dos resíduos sólidos, por exem-plo, a Secretaria de Meio Am-biente agora inicia uma nova fase com o Projeto Bairro Sustentável, que tem por ob-

jetivo estimular a construção de um bairro sustentável am-bientalmente, através da sen-sibilização da comunidade, envolvendo ações sistêmi-cas, voltadas para a promo-ção de um meio ambiente saudável e equilibrado. O primeiro encontro do proje-to aconteceu na tarde desta terça-feira (24) com o Grupo de Idosos Afonso Pena, com a apresentação da proposta da Secretaria de Meio Am-biente e uma oficina de rea-proveitamento de alimentos promovida por nutricionista da Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Cul-tura de São José dos Pinhais está organizan-do uma exposição que remonta a história da imigração dos primei-ros poloneses no Muni-cípio e que deram ori-gem a Colônia Murici.

Marcada para o pró-ximo dia 19 de março, data que se comemora o Aniversário e do pa-droeiro da Cidade, a exposição “História da Imigração Polonesa na Colônia Murici” conta-rá através de paineis a trajetória do povo po-lonês que colonizaram

a região da Murici a partir do ano de 1878, quando o local rece-beu cerca de 60 imi-grantes, divididos em 20 famílias, oriundos da Galícia e da Prús-sia Oriental (região da Cracóvia), os motivos da imigração e as con-tribuições até os dias de hoje.

Segundo o chefe de Divisão de Artes Plás-ticas e Literatura, Ro-berto Machnievscz, a exposição “História da Imigração Polonesa na Colônia Murici” será permanente.

Idealizado pela Se-cretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos,

a Prefeitura de São José dos Pi-nhais lança o I Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, di-recionada para seus servidores públicos.

O Prêmio tem o objetivo de

incentivar a criação e a divul-gação de boas práticas, bem como a valorização dos servi-dores como agentes transfor-madores e estimular a busca constante pela melhoria da qualidade de todos os usuários da gestão pública.

Serão selecionados inicial-mente três projetos por Secre-

taria, os quais passarão pela análise da comissão organiza-dora e da comissão avaliadora, formada por técnicos e espe-cialistas das áreas temáticas envolvidas nos projetos e esco-lhidas pelo participante no ato da inscrição. Segundo a organi-zação, os três primeiros lugares receberão uma bolsa integral

para curso de pós-graduação direcionado à área de gestão pública.

As áreas para o desenvolvi-mento dos projetos para o I Prê-mio de Boas Práticas em Gestão Pública são: Economicidade, Desenvolvimento Pessoal, De-senvolvimento Organizacional e Comunidade.

Escola é totalmente reformada pela Prefeitura

Meio Ambiente inicia projeto Bairro Sustentável

Divu

lgação

Recursos NaturaisDivulgação

A delegação são-jose-ense de xadrez, composta por 23 alunos, participou no último domingo (22) da IV Etapa do Circuito de Xadrez dos Campos Gerais, em Piraí do Sul, e além da conquista de inúmeras me-dalhas, troféus, garantiu a 2ª colocação geral no circuito com 545 pontos.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), serviu para troca de expe-riência entre os atletas do Clube de Xadrez do Muni-cípio, foi o primeiro evento

da modalidade de 2015 e o clima foi de confraterniza-ção e muito conhecimento. O secretário municipal de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, comemorou a conquista da delegação são-joseense afirmando que o Município foi bem representado. “Foi uma grande participação dos nossos enxadristas fora de São José dos Pinhais, com a conquista desta 2ª colocação geral no circuito. Temos a certeza que nossos campeões farão muito mais no decorrer deste ano, que para nós, é motivo de orgu-lho”, disse o secretário.

Divulgação

Divulgação

Enxadristas são-joseenses se destacam no Circuito dos Campos Gerais

Cultura prepara exposição sobre Imigração Polonesa

Prêmio quer valorizar servidores

A inauguração da reforma da escola acontece hoje

Grupo de Idosos Afonso Pena foi convidado a participar do projeto

Delegação de São José dos Pinhais comemora o 2º lugar na classificação geral

A Casa Polonesa da Colônia Murici sediará a exposição

Comemoração

Editora Correio Paranaense

Page 6: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Angélica posa com look colorido

Geisy Arruda visita primeiro diade aula e leva trote

Reprodução

Iwi Onodera / EGO

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h25

Susana se enfurece ao saber que será julgada e atenta contra a vida de Fernando. Diana convence Paulo a fazer um exame de fertilidade. Vi-tória exige que Beatriz vá a sua festa de aniversário. Pedro garante a Vitó-ria que Rafael não vai se casar com Sandra. Ricardo recebe uma pro-posta para vender a Boogie Oogie. Susana decide se hospedar no mes-mo hotel que Fernando e Carlota.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h45

A plateia fica chocada com a discus-são. A peça é interrompida. Os pro-fessores da Ribalta insistem para que Bianca faça a peça. Lucrécia afirma a Jade que está decepcionada com a leviandade da filha. Cobra termina o relacionamento com Jade. Duca confronta Lobão e Cobra. Bianca en-tra no palco. Lobão revela o resultado do exame de DNA para Cobra, que pede para ter cuidado com Karina.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h30

Gustavo tenta seduzir Kitty. Ricardo convida Cidinha para jantar, sem saber que ela é sua ex-namorada Scarlett. Marcos finge que está so-frendo por causa de Laura e a jor-nalista tenta fazê-lo desistir de ir para Goiânia. César diz a Samantha que ela tem inveja de Kitty. Laura descobre um cartão de embarque em seu nome entre os pertences de Marcos e deduz que tudo faz parte de um plano do médico.

IMPÉrIO – GLOBO 20h55

Danielle tenta tocar o diamante, mas Maurílio a impede. Otoniel apaga o vídeo sobre Cora. Carmem fala para Orville que não sabe o paradeiro de Salvador. Maria Marta afirma a José Alfredo que José Pedro não poderia ser filho de Silviano. Josué ouve Cris-tina falando ao telefone com alguém misterioso e conta para o Comen-dador. Maria Clara sente ciúmes de Cristina. Severo recebe um telefone-ma do gerente de seu banco.

VItÓrIA – rECOrD 21h15

Sabrina ajuda Netto a fugir do quarto do hospital. PH conversa com a em-presária Mariza e pede para ser o líder dos mascarados. Tadeu propõe par-ceria com Alex para formarem uma dupla. Sabrina mantém Netto es-condido em sua casa e diz que o ver-dadeiro informante é William. Katia avisa Bernardo, Artur e Diana sobre a fuga de Netto. Sem jeito, Jorge decora a casa para um jantar com Laíza.

VariedadesQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 19grupor3a.com6 grupor3a.com Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4O planeta Marte elevará a energia no ambiente profissional e graças ao seu otimismo e dedicação poderá contar com todos, portanto aproveite o momento. Reaja aos problemas digestivos, tome mais água e evite o sal. C. 126 M. 0574

Gêmeos 21/5 a 20/6A Lua está em Gêmeos, você estará mais tranquilo e contará com os amigos e colegas de trabalho. Relaxe e espere pelo melhor caso lide no comér-cio. Vibração positiva no amor. Saúde ótima. Fa-vorável para compras. C. 608 M. 5910

Leão 22/7 a 22/8Você gosta de viver intensamente em virtude disso não tem medo de arriscar. Fase em que Marte e Vênus se encontram na nona casa astral e indicam a solução rápida de um problema financeiro. Procure motivar mais a vida intima. C. 740 M. 9482

Virgem 23/8 a 22/9Atitude confiante e espontânea será a alavanca para o pro-gresso no trabalho. Não há problemas graves e o sucesso o espera. Grande emoção na vida familiar, que lhe dispensa ajuda e compreensão. Saúde perfeita. C. 865 M. 6231

Libra 23/9 a 22/10O seu maior desafio é sair da indecisão em que faz. A fase é de felicidade no lar, amor e o dia será positivo no trabalho e negócios. Poderá receber uma proposta de sociedade. Evi-te discutir com nativos de Áries ou Câncer. C. 037 M. 3698

Escorpião 23/10 a 21/11Fase ideal para lutar por um aumento ou promoção. Caso procure por um emprego, aproxime-se de nativos de Leão, Sagitário ou Aquário. O lado financeiro vai se realizar nesta quarta-feira. Tente em jogos e sorteios. C. 393 M. 8205

sagitário 22/11 a 21/12Redobre o jogo de cintura e demonstre mais afeto aos familiares. Livre-se dos invejosos. Os astros sinalizam maiores afinidades e alegrias com a pessoa amada. Dê apoio aos nativos de Gêmeos e Peixes. Saia para compras. C. 549 M. 4361

Capricórnio 22/12 a 21/1Vênus e Marte ajudam a superar os conflitos e aborrecimentos na vida familiar. Você estará mais ousado nos negócios e trabalho, com isto conquis-ta a tão almejada estabilidade. Pode mudar de em-prego. C. 851 M. 9023

Aquário 22/1 a 18/02A fase é totalmente positiva, mas você poderá gastar além do que ganha. Evite rompimentos na área pro-fissional. Aproveite sua inteligência e aproveite todas as chances que aparecerem. Grandes emoções no amor. C. 714 M. 5139

Peixes 19/2 a 19/03Quarta-feira em que terá que resolver problemas da família. Respire fundo e não crie dramas, converse mais com as pessoas à sua volta. A vida sentimental tende a caminhar para um compromisso mais sério. Segredos no amor. C. 972M. 0756

Devemos ter em mente que a quinta casa astral, em todos os horóscopos, fornece

informações a respeito das experiências e das esperanças que uma pessoa tem no que se refere aos filhos. As variações surgem durante um período de 24 horas, qualquer um dos doze signos pode estar posicionado na quinta casa.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa estudiosa, calma, afável, inclinado às

artes e ciências. É um empreendedor nato, o que fará abrir o próprio caminho. Estará sempre rodeado de amigos. O setor afetivo sempre trará satisfação total. Independente, carismático e companheiro fiel.

AlertaDesde as primeiras horas desta madrugada o

alerta está direcionado para os nativos de Câncer. Os astros vão impor desafios. Cuidado com o orgulho no trabalho. Cuide bem da saúde. Clima agitado em família. Não se deixe levar por mágoas. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Quarta-feira neutra em que estará mais cansado. Abra os olhos com as especulações, compras no crediário e prejuízos a lidar com recursos de tercei-ros. Não crie laços de dependência com a pessoa amada. Favorável para iniciar dieta. C. 459 M. 2768

Câncer 21/6 a 21/7Você passa pelo alerta, a Lua desfavorece novas ações. Alguns fatos inesperados poderão ameaçar o trabalho. Não tome decisões precipitadas e evite qualquer discussão com a família. Procure descan-sar e dormir mais cedo. C. 286 M. 1847

[email protected]

Reprodução

Reprodução/Instagram

Reprodução/ Facebook

Divulgação/VEJA

Mãe de Taylor Swift proíbe cantora de vir ao Brasil

Boogie Oogie cami-nha para seus últimos capítulos, e a atriz Isis Valverde, que interpreta a personagem Sandra, aproveitou para postar nesta terça-feira uma foto em que aparece fa-zendo biquinho na fren-

te do espelho de seu ca-marim. A atriz chamou a atenção pela cintura fina. “#backstage #camarim #taacabando #retafinal #muvucadecamarim”, escreveu Isis na legenda da foto publicada em seu Instagram. n

O cabeleireiro e ma-quiador Alê de Souza postou nesta terça-feira 24 uma foto em que Fiorella Mattheis apare-ce fazendo “carão” com cabelos ondulados e vo-lumosos. Na legenda Alê postou a seguinte frase: “E hoje o dia é dela”. A selfie já recebeu vários elogios dos fãs. “Arrasou muito!” e “Linda de-mais!” estão entre eles. n

Tiago Leifert anunciou na segunda-feira uma no-vidade na atração musical The Voice Brasil. O apre-sentador contou que uma nova versão será dedicada às crianças e jovens: o The Voice Kids. O programa irá receber os pequenos

talentos de 9 a 15 anos de idade. E as inscrições já estão abertas no site oficial. “Vem aí o The Voi-ce Kids! O prêmio do The Voice Kids é de 250 mil reais. Dá pra comprar uns Legos “, contou Tiago nas redes sociais. n

Após conquistar o público como a personagem Carmi-nha, em Avenida Brasil, Adria-na Esteves vai dar a voz à outra vilã. A atriz é responsável pela dublagem da megera Scarlet Overkill, na animação Minions. Na versão original, a vilã do de-senho ganhou voz com San-dra Bullock. A animação deve estrear nos cinemas dia 25 de junho deste ano e tem direção de Pierre Coffin e Kyle Balda. n

Com vestido curto, Geisy Arruda relem-brou a polêmica que a tornou famosa. A con-vite do Ego, ela voltou às origens e foi até uma faculdade em São Pau-lo relembrar os tempos antes da fama e ques-tionar os alunos sobre qual figurino é ou não adequado no ambiente escolar. “Eu confesso

que nunca mais entrei em uma universidade, está sendo estranho, estou com um frio na barriga”, revelou Geisy que relaxou quando foi recebida com mui-tos abraços, elogios, pedidos de selfie e até mesmo um trote uni-versitário, tradição de recreação e boas-vin-das aos novos alunos. n

Isis Valverde faz selfie no camarim

tiago Leifert anuncia o “the Voice Kids”

Fiorella Mattheis aparece poderosa e ganha elogios

Adriana Esteves dá voz à vilã de animação

tV ABErtA

Uma mulher misterio-sa se muda para uma mansão assombrada, fa-zendo com que todos se perguntem se ela é uma bruxa, mas também des-pertando a simpatia de muitos e o amor de al-guém muito especial.

(Globo – 14h45)

A Bruxa do Bem

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine Premium – 22h)

thor: o mundo sombrio

Enquanto thor tenta conquistar a paz entre os Nove reinos, o elfo Malekith acorda de um longo sono em busca de vingança. O Deus do trovão vai contar com ajuda de seu irmão, o traiçoeiro Loki, para sal-var o universo. E assim, seu caminho cruza com o da amada Jane Foster, que está em perigo.

Cinema

Internet

Rep

rod

uçã

o/

Twit

ter

Karina Bacchi usou seu Insta-gram para re-

velar cinco curiosida-des que a maioria das pessoas não sabem so-bre ela. Entre os fatos abordados, a modelo e blogueira afirmou que não tem vontade de engravidar. “Não te-nho desejo de ser mãe, mas fiz congelamento de óvulos, por precau-ção, sob orientação médica para caso um

dia eu mude de ideia e já não esteja tão jo-vial assim ...”. Karina também aproveitou para revelar o motivo de não querer mais atuar. “Optei por não ser mais atriz, não só por preferir apresentar e ser eu mesma, mas também porque não me sinto mais à vonta-de pra beijar em cena, fazer cenas românti-cas ou mais ousadas”, concluiu. n

Reprodução

Karina Bacchi faz revelações no Instagram

A cantora taylor swift não tem previsão de sho-ws no Brasil, mas não por falta de convites. De acor-do com boatos que circu-lam na internet a cantora teria recusado dois gran-des shows por não ter per-missão da sua mãe para se apresentar em “países do terceiro mundo”, ape-sar da cantora já ter vindo ao país, em 2012, para a divulgação do disco “red” em um pocket show no rio de Janeiro. As decla-rações ainda não fo-ram confirmadas pela assessoria da america-na, mas o comentário gerou indignação entre os fãs e também foi um dos assuntos mais cita-dos no twitter. n

A apresentadora Angélica aproveitou para divulgar

nesta terça-feira fotos do look es-colhido para mais um dia quen-te de gravações do programa Estrelas no Rio de Janeiro. A loi-ra apostou em uma blusa frente única e um shorts que deixou o visual super elegante. “Partiu #estrelas ...#fazendoablogueira #soquenao #chegadefolia #toda-trabalhadanocalor”, escreveu ela na legenda da foto. n

Reprodução/ Facebook

Dan stulbach divulga primeira foto da bancada do “CQC”Dan stulbach divulgou em

seu twitter a primeira foto ofi-cial da nova bancada do “Cus-te o Que Custar”. Na foto apa-rece rafael Cortez que entrou no lugar de Dani Calabresa, Dan stulbach que substitui Marcelo tas e Marco Luque que já faz parte do elenco. Os três aparecem com o visual padrão do programa, óculos escuros e ternos pretos. A es-treia da oitava temporada do “CQC” deve acontecer no dia 9 de março. n

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 7: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Angélica posa com look colorido

Geisy Arruda visita primeiro diade aula e leva trote

Reprodução

Iwi Onodera / EGO

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h25

Susana se enfurece ao saber que será julgada e atenta contra a vida de Fernando. Diana convence Paulo a fazer um exame de fertilidade. Vi-tória exige que Beatriz vá a sua festa de aniversário. Pedro garante a Vitó-ria que Rafael não vai se casar com Sandra. Ricardo recebe uma pro-posta para vender a Boogie Oogie. Susana decide se hospedar no mes-mo hotel que Fernando e Carlota.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h45

A plateia fica chocada com a discus-são. A peça é interrompida. Os pro-fessores da Ribalta insistem para que Bianca faça a peça. Lucrécia afirma a Jade que está decepcionada com a leviandade da filha. Cobra termina o relacionamento com Jade. Duca confronta Lobão e Cobra. Bianca en-tra no palco. Lobão revela o resultado do exame de DNA para Cobra, que pede para ter cuidado com Karina.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h30

Gustavo tenta seduzir Kitty. Ricardo convida Cidinha para jantar, sem saber que ela é sua ex-namorada Scarlett. Marcos finge que está so-frendo por causa de Laura e a jor-nalista tenta fazê-lo desistir de ir para Goiânia. César diz a Samantha que ela tem inveja de Kitty. Laura descobre um cartão de embarque em seu nome entre os pertences de Marcos e deduz que tudo faz parte de um plano do médico.

IMPÉrIO – GLOBO 20h55

Danielle tenta tocar o diamante, mas Maurílio a impede. Otoniel apaga o vídeo sobre Cora. Carmem fala para Orville que não sabe o paradeiro de Salvador. Maria Marta afirma a José Alfredo que José Pedro não poderia ser filho de Silviano. Josué ouve Cris-tina falando ao telefone com alguém misterioso e conta para o Comen-dador. Maria Clara sente ciúmes de Cristina. Severo recebe um telefone-ma do gerente de seu banco.

VItÓrIA – rECOrD 21h15

Sabrina ajuda Netto a fugir do quarto do hospital. PH conversa com a em-presária Mariza e pede para ser o líder dos mascarados. Tadeu propõe par-ceria com Alex para formarem uma dupla. Sabrina mantém Netto es-condido em sua casa e diz que o ver-dadeiro informante é William. Katia avisa Bernardo, Artur e Diana sobre a fuga de Netto. Sem jeito, Jorge decora a casa para um jantar com Laíza.

VariedadesQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 19grupor3a.com6 grupor3a.com Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4O planeta Marte elevará a energia no ambiente profissional e graças ao seu otimismo e dedicação poderá contar com todos, portanto aproveite o momento. Reaja aos problemas digestivos, tome mais água e evite o sal. C. 126 M. 0574

Gêmeos 21/5 a 20/6A Lua está em Gêmeos, você estará mais tranquilo e contará com os amigos e colegas de trabalho. Relaxe e espere pelo melhor caso lide no comér-cio. Vibração positiva no amor. Saúde ótima. Fa-vorável para compras. C. 608 M. 5910

Leão 22/7 a 22/8Você gosta de viver intensamente em virtude disso não tem medo de arriscar. Fase em que Marte e Vênus se encontram na nona casa astral e indicam a solução rápida de um problema financeiro. Procure motivar mais a vida intima. C. 740 M. 9482

Virgem 23/8 a 22/9Atitude confiante e espontânea será a alavanca para o pro-gresso no trabalho. Não há problemas graves e o sucesso o espera. Grande emoção na vida familiar, que lhe dispensa ajuda e compreensão. Saúde perfeita. C. 865 M. 6231

Libra 23/9 a 22/10O seu maior desafio é sair da indecisão em que faz. A fase é de felicidade no lar, amor e o dia será positivo no trabalho e negócios. Poderá receber uma proposta de sociedade. Evi-te discutir com nativos de Áries ou Câncer. C. 037 M. 3698

Escorpião 23/10 a 21/11Fase ideal para lutar por um aumento ou promoção. Caso procure por um emprego, aproxime-se de nativos de Leão, Sagitário ou Aquário. O lado financeiro vai se realizar nesta quarta-feira. Tente em jogos e sorteios. C. 393 M. 8205

sagitário 22/11 a 21/12Redobre o jogo de cintura e demonstre mais afeto aos familiares. Livre-se dos invejosos. Os astros sinalizam maiores afinidades e alegrias com a pessoa amada. Dê apoio aos nativos de Gêmeos e Peixes. Saia para compras. C. 549 M. 4361

Capricórnio 22/12 a 21/1Vênus e Marte ajudam a superar os conflitos e aborrecimentos na vida familiar. Você estará mais ousado nos negócios e trabalho, com isto conquis-ta a tão almejada estabilidade. Pode mudar de em-prego. C. 851 M. 9023

Aquário 22/1 a 18/02A fase é totalmente positiva, mas você poderá gastar além do que ganha. Evite rompimentos na área pro-fissional. Aproveite sua inteligência e aproveite todas as chances que aparecerem. Grandes emoções no amor. C. 714 M. 5139

Peixes 19/2 a 19/03Quarta-feira em que terá que resolver problemas da família. Respire fundo e não crie dramas, converse mais com as pessoas à sua volta. A vida sentimental tende a caminhar para um compromisso mais sério. Segredos no amor. C. 972M. 0756

Devemos ter em mente que a quinta casa astral, em todos os horóscopos, fornece

informações a respeito das experiências e das esperanças que uma pessoa tem no que se refere aos filhos. As variações surgem durante um período de 24 horas, qualquer um dos doze signos pode estar posicionado na quinta casa.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa estudiosa, calma, afável, inclinado às

artes e ciências. É um empreendedor nato, o que fará abrir o próprio caminho. Estará sempre rodeado de amigos. O setor afetivo sempre trará satisfação total. Independente, carismático e companheiro fiel.

AlertaDesde as primeiras horas desta madrugada o

alerta está direcionado para os nativos de Câncer. Os astros vão impor desafios. Cuidado com o orgulho no trabalho. Cuide bem da saúde. Clima agitado em família. Não se deixe levar por mágoas. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Quarta-feira neutra em que estará mais cansado. Abra os olhos com as especulações, compras no crediário e prejuízos a lidar com recursos de tercei-ros. Não crie laços de dependência com a pessoa amada. Favorável para iniciar dieta. C. 459 M. 2768

Câncer 21/6 a 21/7Você passa pelo alerta, a Lua desfavorece novas ações. Alguns fatos inesperados poderão ameaçar o trabalho. Não tome decisões precipitadas e evite qualquer discussão com a família. Procure descan-sar e dormir mais cedo. C. 286 M. 1847

[email protected]

Reprodução

Reprodução/Instagram

Reprodução/ Facebook

Divulgação/VEJA

Mãe de Taylor Swift proíbe cantora de vir ao Brasil

Boogie Oogie cami-nha para seus últimos capítulos, e a atriz Isis Valverde, que interpreta a personagem Sandra, aproveitou para postar nesta terça-feira uma foto em que aparece fa-zendo biquinho na fren-

te do espelho de seu ca-marim. A atriz chamou a atenção pela cintura fina. “#backstage #camarim #taacabando #retafinal #muvucadecamarim”, escreveu Isis na legenda da foto publicada em seu Instagram. n

O cabeleireiro e ma-quiador Alê de Souza postou nesta terça-feira 24 uma foto em que Fiorella Mattheis apare-ce fazendo “carão” com cabelos ondulados e vo-lumosos. Na legenda Alê postou a seguinte frase: “E hoje o dia é dela”. A selfie já recebeu vários elogios dos fãs. “Arrasou muito!” e “Linda de-mais!” estão entre eles. n

Tiago Leifert anunciou na segunda-feira uma no-vidade na atração musical The Voice Brasil. O apre-sentador contou que uma nova versão será dedicada às crianças e jovens: o The Voice Kids. O programa irá receber os pequenos

talentos de 9 a 15 anos de idade. E as inscrições já estão abertas no site oficial. “Vem aí o The Voi-ce Kids! O prêmio do The Voice Kids é de 250 mil reais. Dá pra comprar uns Legos “, contou Tiago nas redes sociais. n

Após conquistar o público como a personagem Carmi-nha, em Avenida Brasil, Adria-na Esteves vai dar a voz à outra vilã. A atriz é responsável pela dublagem da megera Scarlet Overkill, na animação Minions. Na versão original, a vilã do de-senho ganhou voz com San-dra Bullock. A animação deve estrear nos cinemas dia 25 de junho deste ano e tem direção de Pierre Coffin e Kyle Balda. n

Com vestido curto, Geisy Arruda relem-brou a polêmica que a tornou famosa. A con-vite do Ego, ela voltou às origens e foi até uma faculdade em São Pau-lo relembrar os tempos antes da fama e ques-tionar os alunos sobre qual figurino é ou não adequado no ambiente escolar. “Eu confesso

que nunca mais entrei em uma universidade, está sendo estranho, estou com um frio na barriga”, revelou Geisy que relaxou quando foi recebida com mui-tos abraços, elogios, pedidos de selfie e até mesmo um trote uni-versitário, tradição de recreação e boas-vin-das aos novos alunos. n

Isis Valverde faz selfie no camarim

tiago Leifert anuncia o “the Voice Kids”

Fiorella Mattheis aparece poderosa e ganha elogios

Adriana Esteves dá voz à vilã de animação

tV ABErtA

Uma mulher misterio-sa se muda para uma mansão assombrada, fa-zendo com que todos se perguntem se ela é uma bruxa, mas também des-pertando a simpatia de muitos e o amor de al-guém muito especial.

(Globo – 14h45)

A Bruxa do Bem

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine Premium – 22h)

thor: o mundo sombrio

Enquanto thor tenta conquistar a paz entre os Nove reinos, o elfo Malekith acorda de um longo sono em busca de vingança. O Deus do trovão vai contar com ajuda de seu irmão, o traiçoeiro Loki, para sal-var o universo. E assim, seu caminho cruza com o da amada Jane Foster, que está em perigo.

Cinema

Internet

Rep

rod

uçã

o/

Twit

ter

Karina Bacchi usou seu Insta-gram para re-

velar cinco curiosida-des que a maioria das pessoas não sabem so-bre ela. Entre os fatos abordados, a modelo e blogueira afirmou que não tem vontade de engravidar. “Não te-nho desejo de ser mãe, mas fiz congelamento de óvulos, por precau-ção, sob orientação médica para caso um

dia eu mude de ideia e já não esteja tão jo-vial assim ...”. Karina também aproveitou para revelar o motivo de não querer mais atuar. “Optei por não ser mais atriz, não só por preferir apresentar e ser eu mesma, mas também porque não me sinto mais à vonta-de pra beijar em cena, fazer cenas românti-cas ou mais ousadas”, concluiu. n

Reprodução

Karina Bacchi faz revelações no Instagram

A cantora taylor swift não tem previsão de sho-ws no Brasil, mas não por falta de convites. De acor-do com boatos que circu-lam na internet a cantora teria recusado dois gran-des shows por não ter per-missão da sua mãe para se apresentar em “países do terceiro mundo”, ape-sar da cantora já ter vindo ao país, em 2012, para a divulgação do disco “red” em um pocket show no rio de Janeiro. As decla-rações ainda não fo-ram confirmadas pela assessoria da america-na, mas o comentário gerou indignação entre os fãs e também foi um dos assuntos mais cita-dos no twitter. n

A apresentadora Angélica aproveitou para divulgar

nesta terça-feira fotos do look es-colhido para mais um dia quen-te de gravações do programa Estrelas no Rio de Janeiro. A loi-ra apostou em uma blusa frente única e um shorts que deixou o visual super elegante. “Partiu #estrelas ...#fazendoablogueira #soquenao #chegadefolia #toda-trabalhadanocalor”, escreveu ela na legenda da foto. n

Reprodução/ Facebook

Dan stulbach divulga primeira foto da bancada do “CQC”Dan stulbach divulgou em

seu twitter a primeira foto ofi-cial da nova bancada do “Cus-te o Que Custar”. Na foto apa-rece rafael Cortez que entrou no lugar de Dani Calabresa, Dan stulbach que substitui Marcelo tas e Marco Luque que já faz parte do elenco. Os três aparecem com o visual padrão do programa, óculos escuros e ternos pretos. A es-treia da oitava temporada do “CQC” deve acontecer no dia 9 de março. n

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 8: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

EsportesQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 201520 grupor3a.com

Uma força-tarefa da Fifa reunida nesta ter-ça-feira recomendou jogar a Copa do Mundo de 2022 em novembro e dezembro, para evitar o calor do verão do Ca-tar. A entidade afirmou que escolheu o “perí-odo mais viável” entre propostas para jogar em janeiro, abril ou maio, datas que favorecem mais o futebol europeu. O torneio também deve ser mais curto que os 32 dias comumente usa-dos.

O detalhe é que a final pode acontecer até em 23 de dezembro, apenas dois dias antes do Natal. Um dos vice-presidente da Fifa, o norte-irlandês

Jogos no meio do ano são inviáveis por causa do calor

Copa do Catar, pode ser em novembro e dezembro

Jim Boyce, já se mani-festou contrário á ideia, dizendo que é perto de-mais das festas de fim

de ano. Para ele, o ideal seria fazer a final uma semana antes do Natal, no mínimo. (Terra)

Foi-se o tempo em que o futebol brasileiro perdia atletas apenas para a Europa.

Agora, o esporte mais popular do planeta em solo verde-amarelo tem feito com que alguns dos principais jogado-res deixem o País rumo a centros em que o fute-bol não é lá tão tradicio-nal. Depois do chamado “Mundo Árabe”, é a Chi-na que vem desfalcando os maiores clubes do Brasil recentemente. Além dos bons Montillo, Muriqui, Elkeson, Aloí-sio e Alan (que já joga-vam por lá), agora são mais sete jogadores que saíram da nação penta-campeã mundial para atuar em solo chinês. To-dos se transferiram em 2015. Os sete que foram para o futebol chinês nesta temporada foram: Zé Love, Conca, Ricardo Goulart, Diego Tardelli, Barcos, Marcelo Moreno

Jadson é o sétimo jogador a trocar Brasil pela China

O presidente da Fifa, Joseph Blatter enfrenta resistência à sua proposta

Divulgação

e agora Jadson, ex-Corin-thians.

A saída de Jadson rumo ao Jiangsu Sainty foi sur-preendente. O meia co-meçava a ganhar espaço no Corinthians após a venda de Lodeiro ao Boca Juniors e havia, inclusi-ve, anotado gol em sua ex-equipe, o São Paulo.

Contudo, uma proposta milionária do time chinês (somada à dificuldade fi-nanceira enfrentada pelo time paulista) fez com que ele se despedisse antes de flertar com o carinho dos alvinegros. O dinheiro da transferência pode ajudar na renovação de Guerre-ro. (Terra)

Proposta chinesa tentadora tirou Jadson do Corinthians

Divulgação

Edmundo passa a receber parte do salário de Luxemburgo no Fla

Uma dívida de Vanderlei Luxem-burgo com o ex-atacante Edmundo

fez o Flamengo suspender parte do pagamento dos salários do treinador. Em novembro, foi determina-da a penhora mensal de R$ 108 mil dos vencimentos de Luxa. Recentemente, o Rubro-Negro comunicou a WL Sports SS LTDA, em-presa do técnico, que terá de depositar em juízo até que se alcance o valor de R$ 2,841 milhões, cifras referentes ao débito do co-mandante com o Animal.

Roberto Leven Siano,

Valor original da dívida de Luxemburgo era de R$ 400 mil

parte do salário superior a R$ 108 mil para arcar com este pagamento. É um pro-cesso desde 2006. Eram dois cheques de R$ 200 mil que não foram quita-dos. Edmundo aguentou até onde poderia para não entrar na Justiça. É uma pe-nhora do valor. Tive a opor-tunidade de conversar com o Vanderlei para fazer um acordo. Isso é péssimo para ele também. Este montan-te só aumenta a cada mês, algo em torno de R$ 43 mil por mês. Não é sábio mantê-la. Em um ano, ela aumenta R$ 500 mil”, disse ele. (GloboEsporte.com)

advogado de Edmundo no caso, deu detalhes da pen-denga judicial: “O Flamen-go foi intimado a depositar

Um dos grandes des-taques do Campeonato Brasileiro 2013 pelo Fla-mengo, o centroavante Hernane está livre no mercado. Ele conseguiu rescindir contrato via Fifa, visto que o Al Nassr atra-sou três meses de salários, assim estando à disposi-ção para ouvir propostas de outras equipes.

Hernane chegou à Ará-bia Saudita no último mês de agosto e fez apenas um gol em nove partidas. Desempenho que nem se compara às 36 redes ba-lançadas pelo Flamengo no ano anterior. Aos 28 anos, ele teria expressa-do vontade de voltar ao Brasil após a experiência fracassada no outro lado

do mundo. Recentemente o atacante foi monitorado pelo Besiktas, da Turquia, e Al Rayyan, do Catar, mas o destino deve ser o retor-no ao País natal. Em ape-nas 87 jogos pelo Flamen-go, o “Brocador” fez 45 gols, virou xodó da torcida e chegou a ser artilheiro do novo Maracanã duran-te meses. (Terra)

Hernane volta ao Brasil, após ficar sem receber salários

Divulgação

Liga dos Campeões

Juventus vence Borussia e fica em vantagem na Liga

Hernane conseguiu

deixar a Arábia com interferên-

cia da Fifa

Divulgação

Nem Tévez nem Marco Reus. O grande destaque do duelo entre Juventus e Borussia Dortmund foi o atacante espanhol Mora-ta, da Velha Senhora. O es-panhol fez o gol da vitória bianconera por 2 a 1, em casa, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e ainda parti-cipou da jogada em que o companheiro Carlitos foi às redes - do outro lado, o camisa 11 aurinegro dimi-nuiu e deixou a equipe de

Jürgen Klopp viva para o duelo de volta.

O resultado confere uma vantagem mínima ao Juventus, que pode empa-tar ou até perder por um gol de diferença, desde que balance as redes pelo menos duas vezes. Já o Borussia, que jogará com o apoio de sua fanática torcida, precisa de uma vi-tória simples por 1 a 0 ou por dois gols de diferença para avançar às quartas de final. O jogo de volta acon-

tece no dia 18 de março, em Dortmund. (GloboEs-porte.com)

Moratta vibra com o seu gol da Juventus

Divulgação

Vanderlei Luxem-

Editora Correio Paranaense

Page 9: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Esportes Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 21grupor3a.com

Time principal

Acabou a folga. A equi-pe principal do Atlético retomou nesta terça-feira a rotina de treinamentos no CT do Caju. Os coman-dados do técnico Claudi-nei Oliveira retornaram às atividades após ganharem folga. Os atleticanos vol-taram ao Brasil na última sexta-feira, depois de rea-lizarem parte da pré-tem-porada na Espanha, onde disputou dois torneios e três amistosos.

O retorno aos treina-mentos contou com a pre-sença dos meias Marcos Guilherme e Nathan, além do zagueiro Léo Pereira, que estavam servindo a Seleção Brasileira sub-20 no começo da tempora-da, e não estiveram com a equipe atleticana na Espa-nha. O trio já havia se rea-presentado ao Atlético no dia 12, enquanto aguar-

Nathan, Léo Pereira e Marcos Guilherme treinam com o grupo principal do clube

O técnico Marquinhos Santos está cumprindo o cronograma traçado pelo Coritiba durante a pré-temporada. Com o obje-tivo de utilizar o Campe-onato Paranaense como laboratório para o Cam-peonato Brasileiro, sem deixar o título de lado, o treinador vem realizando mudanças táticas com o passar das rodadas. Após cinco jogos realizados no

estadual, três esquemas diferentes já foram tes-tados pelo comandante alviverde, entre eles, o “nó tático” no Atletiba.

Durante as três primeiras partidas, Mar-quinhos colocou em campo uma formação mais ofensi-va, num 4-3-3, composta por três atacantes (Rafha-

el Lucas, Negueba e Ma-zinho - sendo o primeiro centralizado e os dois últi-

mos caindo pelos la-dos) e três homens

no meio-campo (Rosinei ou Alan Santos, João Paulo e Pedro

Ken). Com essa equipe, o Coritiba

venceu o Nacional por 2 a 1, o Maringá por 3 a 1 e o Operário por 2 a 1. n

Atlético volta aos treinos com trio da Seleção e Nikão

Coritiba já teve três esquemas diferentes em cinco rodadas

dava o retorno do time principal. Além do trio, o meia Nikão, que estava treinando com a equipe

sub-23, também integrou as atividades táticas rea-lizadas nesta terça-feira. (GloboEsporte.com) n

O meia Marcos Guilherme volta a treinar no CT do Caju

Marquinhos usa o Paranaense como laboratório para o Brasileiro

A imprensa da Índia deu destaque à chegada de Romeo ao Atlético

Rafhael Lucas homenageou Krugerno domingo ao fazer pose de arqueiro

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Imprensa indiana repercute chegada de Romeo Fernandes

O Atlético ganhou desta-que na imprensa indiana na segunda-feira graças a um per-sonagem específico: o atacante indiano Romeo Fernandes, que vai atuar por empréstimo na equipe sub-23 atleticana. Ce-dido pelo Dempo Sports Club até o final de junho, o jogador de 22 anos é aguardado em Curitiba ainda nesta semana para ser apresentado oficial-mente pelo Rubro-Negro. Com o aval de Zico, que comandava o jogador no FC Goa, durante a Super Liga indiana, Fernandes assinou o contrato no último dia 15, e a ida para o Brasil foi confirmada na segunda-feira, quando o atacante participou de uma coletiva de imprensa no Dempo Sports Club, inclusive já vestindo a camisa do Atlético. O contrato do jogador pode ser prorrogado até dezembro. (Glo-boEsporte.com) n

Ontem o dia foi de co-memoração no Coritiba. Na reapresentação do elen-co, o grande destaque do treinamento não foram os atletas, mas o eterno ídolo alviverde, o ex-jogador e funcionário do clube, Dir-ceu Kruger, que completou nesta terça-feira 49 anos no Coxa. Ao término do treino, todos os funcionários do clube, jogadores, diretoria e comissão técnica se reu-niram no gramado do Alto

da Glória e prestaram uma homenagem ao “Flecha Loira”, com direito a fogos e uma foto coletiva.

“Passa pela minha ca-beça tudo aquilo que por aqui passei. Eu não sei o que seria da minha vida sem o Coritiba. Sou eter-namente grato ao Coritiba e estou muito emociona-do em receber essa ho-menagem maravilhosa”, declarou o “Flecha Loira”. (GloboEsporte.com) n

Três confrontos podem definir classificaçãodo Paraná Clube

Dirceu Kruger é homenageado pelos49 anos de Coxa

No meio da tabela, o Paraná pode garantir - ou pelo menos encaminhar - a vaga na segunda fase do estadual nas próximas rodadas. O Tricolor tem uma sequência de jogos contra times que, assim como ele, estão ameaça-dos pelo rebaixamento.

O Tricolor recebe o Nacional (vice-lanterna, ainda sem pontuar), vi-sita o Rio Branco (sexto colocado, com sete pon-tos) e volta a jogar na Vila Capanema diante do Foz do Iguaçu (hoje na nona posição, com seis pontos).

Com sete pontos, o Tricolor é o sétimo co-locado do Campeonato Paranaense. Nove pon-tos nessas três partidas podem ser suficientes para levá-lo às quartas de final. A equipe, além de impedir a evolução dos adversários, alcan-çaria os 16 pontos. Vale lembrar que, no ano pas-sado, o oitavo colocado (Atlético) teve 15 pontos ao fim da primeira fase. (GloboEsporte.com) n

Editora Correio Paranaense

Page 10: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

ClassificadosQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 201522 grupor3a.com

Editora Correio Paranaense

Page 11: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

Mundo Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015 23grupor3a.com

O papa Francisco afirmou que seu país natal, a Argentina, corre o risco de se “mexica-nizar” devido ao avan-ço do tráfico de drogas, causando uma polêmi-ca com o México.

A declaração está em uma carta enviada pelo pontífice ao político e ativista Gustavo Vera, da ONG argentina La Ala-meda, com a qual o papa já colaborou no passado.

“Oxalá ainda tenha-mos tempo de evitar a mexicanização. Estive falando com alguns bis-pos mexicanos e a coisa é aterrorizante”, escre-veu o papa.

O governo do México disse que enviará uma nota diplomática ao Vaticano em resposta a esta declaração.

Na última segunda-feira (23), o ministro das Relações Exteriores do México, José Anto-nio Meade, disse que se reuniu com o núncio apostólico no México, Christopher Pierre, para

Francisco se referia à violência do narcotráfico em seu país natal

Papa irrita México ao dizer que Argentina pode se ‘mexicanizar’

expressar a “tristeza e preocupação” do gover-no mexicano com o co-mentário do papa.

O chanceler mexi-cano afirmou ao nún-cio que o problema do

tráfico de drogas é um “desafio compartilha-do” com outros países e, para combatê-lo, o Mé-xico tem realizado nos últimos anos uma bata-lha intensa. n

Papa Francisco: “Oxalá ainda tenhamos tempo de evitar a mexicanização”

AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), de-clarou nesta terça-feira (24) que fará “tudo o que puder” para impe-dir um acor-do entre as grandes po-tências e o Irã sobre o programa nuclear iraniano.

O Irã e as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) pactu-aram um calendário em duas etapas para

fechar um acordo po-lítico antes de 31 de março e negociar os

detalhes técnicos antes de 1º de

julho.As ne-

g o c i a ç õ e s b u s c a m um acordo

que autorize algumas ativi-

dades nucleares ci-vis, mas que impeça o acesso de Teerã à arma atômica. Em troca, os países ocidentais ofe-recem suspender as sanções internacio-nais que prejudicam a economia iraniana. n

Netanyahu quer impedir acordo com Irã

Trem bate em caminhão e deixa feridos nos Estados Unidos

Um caminhão colidiu com um trem de passagei-ros deixando cerca de 50 feridos na região do sul da Califórnia nesta terça-feira (24). Bombeiros e resgatis-tas trabalham no local para socorrer vítimas.

O acidente ocorreu por volta das 05h45 local (10h45 de Brasília) perto da cidade de Oxnard, a 120 km de Los Angeles. O motorista do veículo que bateu no va-gão fugiu, mas foi pego pela polícia, de acordo com o porta-voz do Departamen-to do Corpo de Bombeiros de Oxnard, Joe Garces. Ele disse que ainda não está claro se o condutor recebe-rá alguma acusação.

A colisão derrubou três vagões de dois andares. Outros dois descarrilaram mas continuaram de pé. Se-gundo o site da Metrolink, o trem ia do condado de Ven-tura para Los Angeles. As autoridades afirmaram que o trem, que viajava a cer-ca de 127 quilômetros por hora, antecipou o choque a alguma distância e iniciou protocolos de emergência antes de atingir o caminhão.

O trem de passageiros se dirigia para Los Angeles no início do rush matinal. Algumas fontes afirmaram que aparentemente não há mortos. O serviço de trens foi suspenso entre Oxnard e a vizinha Camarillo. n

Bombeiro entra em vagão descarrilado na cidade de Oxnard, na Califórnia (EUA)

AP

Indonésia reconsidera compra de armas do Brasil

A Indonésia está re-considerando a com-pra de aviões militares e lança-foguetes do Brasil, em meio a uma tensão entre os países sobre a execução de um brasileiros por tráfico de drogas, disse o vice-pre-sidente indonésio, Jusuf Kalla, de acordo com o jornal Jakarta Post. Os dois países chamaram de volta seus embaixa-dores para consultas em uma disputa que come-çou quando a Indoné-sia executou o cidadão brasileiro Marco Archer e outras cinco pessoas de diferentes países, no mês passado.

Um outro brasileiro, Rodrigo Gularte, está em um segundo gru-po de 11 presos que aguardam para serem executados em breve na Indonésia, país que tem uma das leis mais rígidas do mundo con-tra o tráfico de drogas. Kalla afirmou que o governo indonésio está reconsiderando a com-pra de 16 aviões Super Tucano fabricados pela Embraer para a Força Aérea do país, de acordo com o jornal. O país do Sudeste Asiáti-co também considera cancelar uma enco-menda por sistemas de lançadores múltiplos de foguetes. n

AlASCA lEGAlIzA A MACONhAO Alasca se tornou nesta terça-feira (24) o

terceiro estado norte-americano a legalizar o uso recreativo da maconha, mas os defenso-res da legalização não esperam a realização de grandes celebrações, visto que permanece ile-gal o consumo público da droga.

Na maior cidade do estado, Anchorage, poli-ciais estão prontos para começar a distribuir as multas de US$ 100 previstas, para garantir que o consumo permaneça sendo feito entre portas fechadas.

O Alasca se juntou aos estados de Washing-ton e Colorado a ter o consumo de maconha legalizado. n

BRASIl dEFENdE RETOMAdA do diálogo na VenezuelaO Ministério das Relações Exteriores divul-

gou nota nesta terça-feira (24) na qual infor-mou que o Brasil defende a retomada do diálo-go na Venezuela, em meio à prisão do prefeito de Caracas, Antônio ledezma. Na semana pas-sada, o Itamaraty já havia se pronunciado sobre o assunto e afirmado que o país acompanhava a situação com “grande preocupação”.

ledezma foi preso acusado pelo governo de Nicolás Maduro de tentativa de golpe de Estado e de agir em parceria com os Estados Unidos. Ao longo desta terça-feira, no Senado brasilei-ro, parlamentares da oposição discursaram em plenário sobre a situação política no vizinho sul-americano, e cobraram um posicionamen-to do governo do Brasil. n

jornalcorreioparanaense.com.br

Editora Correio Paranaense

Page 12: Jornal Correio Paranaense - Edição 25-02-2015

GeralQuarta-feira, 25 de Fevereiro de 201524 grupor3a.com

Falta de transporte faz com que faltem produtos em várias regiões

O protesto dos caminhoneiros no Paraná atin-

ge vários setores da eco-nomia do estado. Nesta terça-feira (24), várias cidades registraram fal-ta de combustível, além dos prejuízos contabili-zados pelas indústrias de alimentos e por agricul-tores e pecuaristas. Os protestos ocorrem em 13 estados brasileiros.

Caminhões tanque não conseguem fazer a distribuição de combus-tíveis porque estão pa-rados em bloqueios por todo o estado. Com re-

A Copel Telecom manterá ativos até fim de março os pontos de internet sem fio e gra-tuita que estão à dispo-sição dos veranistas no Litoral. São 50 pontos de acesso distribuídos por Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipane-ma, Shangri-lá, Pontal do Sul e Ilha do Mel.

Este é o quarto ano que a Copel Telecom disponibiliza o serviço no Litoral. Os equipa-mentos receberam uma atualização técnica que permitiu ampliar a ca-pacidade de sinal da co-nexão.

ceio de ficar sem gasolina ou álcool, os motoristas formaram filas nos pos-tos para abastecer em ci-dades do oeste, noroeste e na região dos Campos Gerais do Paraná.

A situação também é crítica nas empresas e indústrias. A Frimesa e a Latco anunciaram que vão parar de recolher leite no oeste e sudoes-te do Paraná, a partir da quarta-feira (25). Sem alternativas, os produto-res de Marmeleiro, tive-ram que jogar fora três mil litros de leite nesta terça-feira. Os bloqueios também afetaram os embarques em Paranaguá

Divulgação

Os vereadores de Curitiba aprovaram que a data de 4 de outubro seja identi-ficada, no calendá-rio oficial da cidade, como Dia Municipal dos Direitos Animais. Os parlamentares debateram a matéria, de iniciativa do vere-ador Professor Galdi-no (PSDB), por quase uma hora dentro da

sessão plenária.Ao pedir o apoio

dos parlamentares à iniciativa, Galdino disse que a huma-nidade caminha “do a n t r o p o c e n t r i s m o ao biocentrismo”, com o homem dei-xando de ser o cen-tro das atenções em prol de um “respeito maior à vida como um todo”.

Dia dos Direitos Animais entra no calendário oficial

Os movimentos de proteção animal crescem em Curitiba

Divulgação

Protesto de caminhoneiros causa prejuízos no Paraná

Internet aberta no litoral será prorrogada até março

ANPR

Para usar, o usuário deve procurar a cone-xão “Copel Telecom” e preencher um cadas-

tro no portal que abre automaticamente ao usar o navegador, seja no laptop, tablet ou ce-

lular. Basta digitar CPF e número de telefone para receber a senha de acesso.

A internet gratuita foi oferecida aos veranistas

Oportunidades

Detran fará leilão de 3.550 veículos para reciclagem

O Departamento de Trânsito do Paraná (De-tran) fará na quinta-feira (26), em Curitiba, um lei-lão de 3.550 veículos para reciclagem. São mais de 1,2 mil toneladas de metal que vão ser transformadas em material de constru-ção, como pregos, arames e pó de ferro.

Os veículos leiloados

estavam parados há anos nos pátios do Detran e das polícias Civil e Militar, por bloqueios judiciais ou po-liciais. Com o leilão, o Go-verno do Estado poderá liberar espaço nos pátios.

Serão leiloados 1.389 carros, 2.154 motos e sete caminhões depositados em 110 cidades parana-enses.

Os automóveis estavam

parados em diversas cidades

ANPR

Meio Ambiente

Estado terá radar de desastres naturaisO Paraná vai contar

com um equipamento de última geração para o monitoramento meteoro-lógico e prevenção de de-sastres naturais. A instala-ção de um Radar Banda X, modelo pioneiro no País, é fruto de uma parceria en-tre o Governo do Paraná com o governo do Japão, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que irá dis-

ponibilizar o sistema sem custos para o Estado.

A previsão é que o equi-pamento seja instalado em julho deste ano em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta segunda e terça-feira (23 e 24), profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Simepar e da Secretaria do Planejamento se reuni-ram com representantes A empresa japonesa apresentou o equipamento

AN

PR

Editora Correio Paranaense