correio paranaense - edição 02/04/2014

16
R$ 1,00 Acusado de matar Wilson Bueno é absolvido DIRETOR RENATO BARROSO CURITIBA, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014 Compra Venda Dólar ............. 2,261...... 2,263 Peso arg ....... 0,282...... 0,282 Libra.............. 3,758...... 3,761 Euro .............. 3,117 ....... 3,119 Tempo Durante a quarta-feira o tempo fica estável em boa parte do estado do Paraná a aproximação de uma massa de ar seco. Apenas na faixa norte, divisa com o estado de São Paulo e no leste paranaense há condições para chuvas ocasionais. As temperaturas ficam ligeiramente mais baixas que nos últimos dias na faixa leste, mas não há previsão de frio. Câmbio (Página 15) Senadora paranaense apontou problemas técnicos no requerimento e adiou a instalação da CPI da Petrobras. A direção do Senado vai analisar as questões apontadas para só então decidir sobre a comissão. (Página 4) Imposto da cerveja vai bancar conta de luz André Vargas admite uso de avião de doleiro (Página 5) (Página 3) O atacante Adriano, o Imperador, pode ser a no- vidade no Atléco para o jogo de hoje, em Londrina. O confronto vale uma vaga na decisão do Campeonato Paranaense. (Página 12) Adriano pode ser novidade contra o Londrina Divulgação O prefeito de São José dos Pinhais, reuniu-se ontem com o do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e apresentou uma nova proposta de reajuste salarial. (Página 6) Setim amplia proposta para servidores de São José Divulgação (Página 3) Ala do PMDB tenta reatar Requião e Pessutti ANO XIX - 3.195 Agência Senado Prefeitura inicia operação de retirada de postes O governador Beto Richa e o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Siqueira, assinaram nesta ontem o protocolo de intenções para a reforma e ampliação do Terminal Cachoeira. (Página 16) A Prefeitura de Curitiba e a Copel iniciam hoje uma operação de retirada de postes clandestinos que sustentam fios e cabos de telefonia e TV na região central da cidade. (Página 7) Gleisi questiona e adia instalação da CPI da Petrobras Terminal do Cachoeira passará por reforma

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 07-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

R$ 1,00

Acusado de matar Wilson

Bueno é absolvido

DIRETOR RENATO BARROSO CuRITIBA, QuARTA-FEIRA, 2 DE ABRIl DE 2014

Compra VendaDólar ............. 2,261 ...... 2,263 Peso arg ....... 0,282 ...... 0,282 Libra.............. 3,758...... 3,761Euro .............. 3,117 .......3,119

TempoDurante a quarta-feira o tempo ficaestável em boa parte do estado do Paranáa aproximação de uma massa de ar seco.Apenas na faixa norte, divisa com o estadode São Paulo e no leste paranaense há condições para chuvas ocasionais. As temperaturas ficam ligeiramente mais baixas que nos últimos dias na faixa leste, mas não há previsão de frio.

Câmbio

(Página 15)

Senadora paranaense apontou problemas técnicos no requerimento e adiou a instalação da CPI da Petrobras.A direção do Senado vai analisar as questões apontadas para só então decidir sobre a comissão. (Página 4)

Imposto da cervejavai bancarconta de luz

André Vargas admite uso de aviãode doleiro

(Página 5)

(Página 3)

O atacante Adriano, o Imperador, pode ser a no-vidade no Atlético para o jogo de hoje, em Londrina. O confronto vale uma vaga na decisão do Campeonato Paranaense. (Página 12)

Adriano pode ser novidade contra o Londrina

Divulgação

O prefeito de São José dos Pinhais, reuniu-se ontem com odo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e apresentouuma nova proposta de reajuste salarial. (Página 6)

Setim amplia proposta para servidores de São José

Divulgação

(Página 3)

Ala do PMDB tenta reatar Requião e Pessutti

ANO XIX - 3.195

Agência Senado

Prefeitura inicia operação de retiradade postes

O governador BetoRicha e o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Siqueira, assinaram nestaontem o protocolode intenções para areforma e ampliaçãodo Terminal Cachoeira.(Página 16)

A Prefeitura deCuritiba e a Copel iniciam hoje uma operação de retiradade postes clandestinos que sustentam fios e cabos de telefoniae TV na regiãocentral da cidade.(Página 7)

Gleisi questiona e adiainstalação da CPI da Petrobras

Terminal do Cachoeira passará por reforma

Page 2: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

Loterias

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Concurso nº 3454

Concurso nº 1586

Concurso nº 557 - São Raimundo/AM

Concurso nº 1439

07-08-23-45-73

08-39-43-46-47-58

08-22-37-40-60-65-72

03-04-05-09-14-19-23 24-27-28-36-51-55 58-68-74-76-79-92-98

Um embate longe dos eleitores

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quarta-feira, 2 de Abril de 20142 Fique ligado

ACONTECEU2deABRIL

1930Haile Selassie é proclamado imperador da Etiópia.

Frase do diaViva o Brasil Onde o ano inteiro É primeiro de abril.

(Millor Fernandes)

O Congresso Nacional vi-veu um dia agitado ontem. A sessão que lembrou os 50 anos do golpe militar chegou a ser suspensa em função dos ânimos acir-rados na plateia. Depois, no Senado, a instalação da CPI da Petrobras também teve seus momentos ten-sos, quando teve sua ins-talação adiada, por erros de elaboração, apontados pela senadora paranaense Gleisi Hoffmann. A CPI da Petrobras, por enquan-to, é o principal embate entre governo e oposição no período pré-eleitoral.

A tendência dos dias no Congresso é que fiquem mais tensos, à medida que se aproxime o período de campanha eleitoral. Se por um lado, o debate político é saudável para a Democracia, por outro, os projetos de in-teresses da população deve-rão ficar para 2015 mesmo. As matérias polêmicas não devem entrar em pauta.

Mesmo com muita mo-vimentação no plenário, os parlamentares deverão produzir pouco para os elei-tores que eles precisam con-quistar para poderem voltar ao Congresso em 2015.

TeMPomín 16º | máx22º

Poucas nuvens

Tarde

Curiosidades

Noite

Manhã

Casal caminha em parque coberto de neve em Moscou, na Rússia. Após uma semana de tempo quente as temperaturas caíram para -1 °C

Zydrunas Savickas levantou barra com 8 rodas no chão.Atleta de 180 kg superou antiga marca por mais de 12 kg.

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda-feira a Sábado.

Santo do dia

São José de Anchieta

José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, na cidade de São Cristóvão da Laguna, na ilha de Tenerife, do arquipélago das Canárias, Espanha. Foi educado na ilha até os quatorze anos de idade. Depois, seus pais, descen-dentes de nobres, decidi-ram que ele continuaria sua formação na Universidade de Coimbra, em Portugal. Era um jovem inteligente, alegre, estimado e querido por todos. Exímio escritor, sempre se confessou influenciado pelos escritos de são Francisco Xavier. Amava a poesia e mais ain-da, gostava de declamar. Por causa da voz doce e melodiosa, era chamado pelos companheiros de “canarinho”. Mas também tinha forte inclinação para a solidão. Tinha o hábito de recolher-se na sua cela ou de retirar-se para um local ermo a fim de dedicar-se à oração e à contemplação.

Editorial Nebulosidade variável

1982A Argentina invade as Ilhas Malvinas, dando início a uma breve guerra contra o Reino Unido.

1453O sultão otomano Mehmed II inicia o cerco de Constantinopla (Istambul).

Sobe

DeSCe

- Forças Armadas vão apurar casos de tortura em unidades militares.

- CCJ aprova admissibilidade de proposta que inclui água entre direitos sociais.

- ONU cria página em português sobre direitos humanos.

- Balança comercial tem pior primeiro trimestre em 21 anos.

- Imposto da cerveja sobe para cobrir gastos do governo com energia.

- Estudantes brasileiros ficam entre últimos em teste de raciocínio.

Pancadas de chuva

Nebulosidade variável

Lituano ergue 523 kg em competição e bate recorde mundial nos eUA

divulgação

COMERCIAL (41) 3263 2002

aP

Imagem do Mundo

Reprodução/YouTube/integrated Fitness

Page 3: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

Requião e Pessuti podem se unir pela candidatura própria O senador Roberto Re-quião e o ex-governador Orlando Pessuti podem dividir a mesma mesa em nome da candidatu-ra própria do PMDB ao governo do Paraná. Nos bastidores, a maioria da bancada estadual do par-tido, preocupada com a reeleição, agora busca se-lar a paz entre suas duas lideranças maiores. Pes-suti e Requião romperam politicamente em 2010.

A síntese do acordo no

PMDB seria mais ou me-nos essa: ao perdedor na convenção estadual da le-genda caberia a indicação do vice-governador e do candidato ao Senado.

Se os convencionais escolhessem Pessuti candidato a governador, o vice e o senador seria indicação de Requião; se Requião fosse o vito-rioso na convenção do PMDB, o ex-governa-dor Pessuti indicaria o vice e o senador.

EDITORA CORREIO PARANAENSE

política 3Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Notas políticasMenos produtivoLevantamento publicado nesta terça-feira (1º) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou a Justi-ça Estadual do Paraná como a menos produtiva en-tre os tribunais de grande porte do Brasil. O Índice de Produtividade de Magistrados (IPM) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) ficou abaixo dos outros quatro estados que fazem parte do primeiro grupo, e abaixo da média nacional. Os dados são referen-tes ao ano de 2012, e foram calculados a partir da base de dados do Relatório Justiça em Números de 2013.

Lei revogadaOs vereadores de Curitiba aprovaram, na sessão desta terça-feira (1), projeto de lei que revoga a lei municipal, norma que previa a obrigatoriedade de as casas noturnas possuírem portas eletrônicas de segurança individualizada. O texto passa por segun-da votação na sessão dessa quarta-feira (2).

Prejuízo maiorO senador Roberto Requião anunciou nesta terça-feira (01), no plenário do Senado, apoio à criação da CPI para investigar a Petrobrás, mas criticou vigorosamente tanto o PSDB, o PT, o DEM e o PSB pela omissão face ao leilão de Libra, uma das maiores reserva de petróleo conhecida em todo o mundo.

Impasse com o TCEUma reunião agendada pelo presidente da Assem-bleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Artagão de Mattos Leão, e o com conselheiro Durval Amaral, na manhã desta terça-feira (1º), tratou da possibilidade de flexibilização no sistema de prestação de contas por parte dos Executivos municipais paranaenses.

Deputado afirmou que conhece o doleiro há 20 anos

André Vargas viajou em avião emprestado por Yousseff

O vice-presidente da Câmara, depu-tado André Vargas (PT-PR), viajou no início do ano em um avião emprestado pelo doleiro Alberto Yousseff, preso em março pela Polícia Federal na operação Lava Jato. A infor-mação foi publicada nesta terça-feira (1º) pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

A assessoria do deputado confirmou a viagem. Em nota, André Vargas disse que tem relação com Yousseff há 20 anos. Os dois se conhecem de

Londrina, no Paraná. “Estranho o vazamen-to seletivo de mensa-gens pessoais. Onde se tenta confundir com alguma ilegali-

dade, uma relação de 20 anos, de morado-res de uma mesma cidade”, diz a nota.

De acordo com a reportagem da “Folha”,

o empréstimo do avião para viagem a João Pes-soa foi acertado entre Vargas e Yousseff por mensagem de celular no dia 2 de janeiro.

o deputado andré Vargas (pt-pR) admitiu que usou o avião cedido por Yousseff

agê

ncia

câm

ara Assembleia convida

secretário do tesouro para explicar bloqueio Os deputados aprovaram ontem o convite ao secre-tário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para dar as explicações e motivos dos bloqueios aos emprés-timos ao Paraná que supe-ram R$ 2,4 bilhões. “O Paraná está sendo discri-minado pelo governo fe-deral e espera explicações plausíveis aos bloqueios de empréstimos importantes e estratégicos ao desenvol-vimento do Estado”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), au-tor do requerimento. É a Secretaria do Tesouro Na-cional (STN) que avaliza

os empréstimos pleiteados pelos estados nos organis-mos financeiros nacionais e internacionais.

Esclarecimentos“Buscamos uma res-

posta e os esclarecimentos para o que está aconte-cendo. Está claro que esta mão invisível que opera contra essa não conces-são do aval é do secretá-rio Arno Augustin”, disse Romanelli. O deputado lembrou que o Paraná é o único estado, entre os 26 da federação, que não que não recebeu os recursos do Proinveste.

Requião e pessuti podem ser reaproximados pelo partido

Divulgação

Prefeitura apresenta plano para o lixo de CuritibaO secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, apresentou à Comis-são de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susten-tável da Câmara de Curi-tiba as estratégias do plano municipal de gerenciamen-

to de resíduos sólidos que estão sendo desenvolvidas desde o início de 2013. O encontro aconteceu nesta terça-feira (1º) na sede da secretaria, no bairro Mercês.

Segundo Lima, a prin-cipal meta da Secretaria

Municipal de Meio Am-biente (SMMA) é reduzir a produção de lixo com sustentabilidade, através de ações educativas, de apoio e de serviços. Hoje, por exemplo, os bairros Sítio Cercado e Portão es-

tão entre os que mais pro-duzem resíduos, sendo o Centro a região que mais produz lixo na cidade por pessoa. Por ano, Curiti-ba gasta R$ 120 milhões com gerenciamento de resíduos sólidos.

Meio ambiente

Eleições 2014

Romanelli foi o autor do requerimento aprovado

alep

Page 4: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

GERAL

EDITORA CORREIO PARANAENSE

4 Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Um questionamento formulado pela sena-dora Gleisi Hoffmann (PT-PR) adiou em um dia a decisão sobre o funcionamento da Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades da Pe-trobras no Senado.

Logo após a leitura do requerimento pela Mesa Diretora – o que, em tese, oficializa a criação da comissão – Gleisi apresentou uma “questão de ordem” (instrumento utiliza-do pelo parlamentar para levantar dúvida a respeito de interpre-

Gleisi questiona e adia instalação da CPI da Petrobras

tação ou aplicação do regimento da Casa em relação ao assunto tra-tado).

Com isso, o presiden-te do Senado disse que dará resposta à questão de ordem nesta quarta-

feira (2). Até que isso aconteça, a comissão não pode começar a funcionar.

Gleisi levantou questão de ordem sobre o requerimento

Agência Senado

Senadora apontou problemas técnicos no requerimento

Câmara suspende sessãosobre golpe militar

Manifestantes brigaram no plenário durante a sessão

A Câmara suspendeu nesta terça-feira (1º) solenidade em plenário para lembrar os 50 anos do golpe militar depois de tumulto envolvendo grupos contrários e fa-voráveis a atuação dos militares.

A sessão foi inter-rompida quando duas mulheres que acompa-nhavam os discursos, uma que defendia os militares e outra que

protestava contra o gol-pe de 1964, trocaram empurrões e beliscões. Uma das agressoras terminou derrubada no chão.

A briga entre as duas mulheres começou logo após um grupo favorá-vel à ditadura levantar uma faixa na galeria do plenário que dizia: “Parabéns militares 31/março – graças a vocês o Brasil não é Cuba”.

Agência Câmara

Dilma afirma que questãoeleitoral não pode atrapalhar país

Forças Armadas vão apurar casosde tortura durante ditadura

ABR

Em meio à discussão so-bre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional para investigar a Petro-bras, a presidente Dil-ma Rousseff afirmou nesta terça-feira (1º) durante discurso na posse do novo ministro das Relações Institucio-

nais, Ricardo Berzoini, que os aliados do gover-no saberão impedir que motivações eleitorais atrapalhem a solução de problemas do país.

Dilma deu a declara-ção quando falava sobre a atuação do Congresso Nacional, já que Berzoini será responsável por fazer a intermediação entre o

governo e parlamentares.“Tenho certeza que

os nossos aliados saberão agir para impedir que motivações meramen-te eleitorais acabem por atropelar a clareza e es-conder a verdade na bus-ca de respostas e soluções para os grandes proble-mas nacionais”, disse a presidente.

A Comissão Nacional da Verdade anunciou nesta terça (1º) que o ministro da Defesa, Celso Amorim, comunicou ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, que serão abertos processos de sindicância no Exército, na Marinha e na Aeronáutica para apurar casos de tortura em unidades militares du-rante a ditadura.

Em 18 de fevereiro, a CNV fez, diretamente ao ministro Amorim, o pedido

Dilma deu posse a Berzoini no ministério

O ministro Celso Amorim confirmou as apurações

de instauração das sindi-câncias internas, a fim de apurar fatos administrativos

relacionados aos sete princi-pais centros de tortura lista-dos pelo grupo.

ABR

Page 5: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

geral 5

O aumento de tributos para cervejas e refrescos provocará impacto mé-dio de 0,4% nos preços dessas bebidas para o consumidor, disse nesta terça-feira (1º) o secre-tário executivo adjunto do Ministério da Fa-zenda, Dyogo Oliveira. Segundo ele, o reajuste

já estava previsto, e au-mentará a arrecadação da União em R$ 200 milhões neste ano.

Decreto publicado ontem no Diário Ofi-cial da União atualizou o redutor usado para definir a base de cálculo de Imposto sobre Pro-dutos Industrializados

(IPI), Programa de In-tegração Social (PIS) e Contribuição para o Fi-nanciamento da Seguri-dade Social (Cofins) so-bre cervejas, isotônicos, energéticos e refrescos. O acordo com a indús-tria não prevê o reajuste de tributos sobre águas e refrigerantes.

As obras de construção das arquibancadas tem-porárias no futuro es-tádio do Corinthians, Itaquerão, ficarão em-bargadas pelo menos até a próxima quinta-feira (3), quando será feita uma nova reunião entre a Superintendência Re-gional do Ministério do Trabalho e Emprego e a Fast Engenharia, em-presa responsável pela obra.

A interdição ocorreu após da morte do ope-rário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, que caiu de uma altura de 8 metros, no último sábado (29). Em quatro meses, foi o segundo

Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Governo Federal esperar aumentararrecadação de impostos em R$ 200 milhões

Cervejas e refrescos terãoreajuste médio de 0,4%

Aneel aprova modalidadepré-paga de energia

Forças Armadas podem entrar na Maré a partir de sábado

Advogado de PMs diz que nãoé possível individualizar crimes

Retomada das obras no Itaquerão será discutida na quinta-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (1º) a possibilidade de as distribuidoras oferecerem energia pré-paga aos consumidores. A tarifa do pré-pagamento será igual à da pós-paga, mas a distribuidora poderá dar descontos para incentivar os consumidores a aderirem à novidade.

A modalidade só poderá ser colocada em prática depois que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) certificar os medidores necessários para a implantação do novo recurso. É preciso também que os estados

definam como será a tributação sobre a energia pré-paga.

“Para ser colocado em prática, é preciso vencer as etapas. Acho que não são condições que restringem a aplicação

do pré-pagamento”, disse o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ele estima que até o fim do ano o pré-pagamento de energia possa ser oferecido aos consumidores.

As Forças Armadas estão autorizadas a entrar no Complexo da Maré a partir do primeiro minuto do próximo sábado (5), em apoio às forças de segurança pública do estado do Rio na instalação de unidades de Polícia Pacificadora. O aparato militar permanecerá até o dia 31de julho sob o comando do general Roberto Escoto, comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Os militares poderão efetuar prisão em flagrante, patrulhamento e vistoria. Além da Brigada Paraquedista, as forças militares contarão

com batalhões e brigadas de outras regiões. O planejamento está sendo definido pelo Comando de Operações Terrestres, em Brasília.

Por se tratar de ação

conjunta do Exercito, da Marinha e Aeronáutica, as articulações estão a cargo do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

O advogado Celso Vendramini, que defende os 15 policiais do Comando de Operações Especiais (COE), acusados pela morte de detentos que ocupavam o quarto pavimento (terceiro andar) do Pavilhão 9 da antiga Casa de Detenção do Carandiru, defendeu hoje (1º) a absolvição de seus clientes. Para Vendramini, não há condições de condená-los pelas mortes, já que não é possível individualizar as condutas, dizendo qual policial foi responsável por qual morte.

Os policiais foram

denunciados pelos promotores Márcio Friggi de Carvalho e Eduardo Olavo Canto Neto e estão sendo julgados pela morte de oito detentos e pela tentativa de homicídio de outros dois. No entanto, o promotor

pediu hoje, durante o seu debate, que os sete jurados absolvam os policiais pela morte de quatro dos oito detentos, que foram mortos por armas brancas, e também pelas tentativas de homicídios.

Carandiru

reprodução

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Cervejas subirão de preço, mas reajuste não afetará refrigerantes

Modalidade deve estar disponível o consumidor ainda neste ano

a PM ocupa o Complexo da Maré até a chegada das Forças armadas

Vista aérea da Casa de Detenção, do Carandiru, no ano de 1992Nova reunião vai definir retomada das obras do Itaquerão

acidente nas obras do estádio, que receberá o jogo de abertura da Co-pa do Mundo. No final de novembro, dois ope-rários morreram após a queda de um guindaste.

A expectativa do su-perintendente regional do ministério, Luiz An-tonio Medeiros, é que a obra seja liberada na próxima segunda-feira (7).

Page 6: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

REGIÃO METROPOLITANA

EDITORA CORREIO PARANAENSE

6 Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Ao todo 17 bairros receberão ruas pavimentadas pela prefeitura

Colombo

Pinhais

Prefeitura realiza licitação históricapara pavimentação de 20 ruas

Mais de 1.300 famílias sãoatendidas pelo Mutirão da Limpeza

Execução de pavimenta-ção, drenagem, sinalização viária, galerias de águas pluviais e paisagismo. Este foi o objeto da licitação his-tórica que a Prefeitura Mu-nicipal de Colombo reali-zou para ser implementado em 20 ruas de 17 bairros do município. Para a pre-feita Beti Pavin, é um feito importante, pois atende a uma necessidade de longa data do município.

“O cidadão precisa de

Mais uma edição do Mutirão da limpeza foi realizada e desta vez o bairro Jardim Cláudia recebeu a ação. Duran-te dois dias, sexta-feira e sábado, equipes da Secretaria Municipal de

Meio Ambiente (SEM-MA), responsável pelo projeto, trabalharam em diversas ruas. Ao todo, 1.300 famílias foram contempladas com a ini-ciativa, que disponibili-zou vários serviços, co-

mo coletas de madeiras e lixo verde. As Secretarias Municipais de Obras, Urbanismo e Assistência Social foram parceiras da ação.

No sábado (29), o momento também foi de

conscientização ambien-tal, com a distribuição de materiais informati-vos sobre a coleta seleti-va, por exemplo. Outro tema que esteve presente na ação foi a coleta de óleo de cozinha usado.

educação, de saúde, mas ele também precisa da estrutura básica, de uma rua com condições míni-mas de tráfego, afinal, es-tas são as veias da cidade, por onde entra o progres-so. São mais 20 ruas, que se somarão às outras 14 que já estão recebendo a pavimentação e com bas-tante esforço vamos aos poucos transformando a realidade de Colombo”, destacou a prefeita.

O prefeito Luiz Carlos Setim, sua equipe admi-nistrativa, vereadores de São José dos Pinhais e re-presentantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais estiveram reunidos nesta terça-feira (1º/4) para discutir o au-mento salarial para 2014.

O prefeito abriu a reu-nião esclarecendo que o pedido de aumento pro-posto pelo Sinsep, de 18%, estava fora da reali-dade regional e nacional. “Eu como administrador público tenho a obrigação de gerenciar os recursos da Prefeitura com responsa-bilidade. Para não impac-tar a folha de pagamento e não comprometer inves-timentos na cidade, reali-zamos um estudo e chega-

Prefeito amplia proposta deganho real para servidores

mos ao percentual inicial de 6% de reajuste, o que já representaria um ganho real para o servidor”.

O prefeito explicou aos presentes que a ges-tão recebeu a prefeitura

com déficit orçamentário e que o ano de 2013 foi para equilibrar as contas.

Setim comentou que os salários das categorias em sua maioria são os melhores da Região de

Curitiba e lembrou todos os ganhos para a catego-ria em 2013 e garantiu que valorização dos servi-dores é permanente, não apenas durante a campa-nha salarial.

Setim recebeu representantes dos funcionários e elevou proposta anterior

Divulgação

Reajuste reivindicado de 18% está fora da realidade, diz Setim

Serviços gratuitos são oferecidos na Semanado Microempreendedor

Dia de Conscientizaçãodo Autismo é lembradono município

O atendimento dos microempreendedores será feito até sexta

São José dos Pinhais

O objetivo da Semana Nacional do Microem-preendedor Individual, realizada em parceira pelo Sebrae, ACIAP e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, é oferecer aos cidadãos orientação sobre regulari-zação de débitos, impres-são do carnê, declaração anual do MEI em atraso e orientação à forma-lização aos candidatos a microempreendedor individual, além de duas palestras. Um posto de atendimento foi montado na Rua XV de Novembro, onde todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Para o coordenador do posto de atendimento da

Sebrae dentro da sede da Sictur, Leonardo Costa, esse evento é um incen-tivo aos são-joseenses. “A Semana do Microem-preendedor Individual visa o fortalecimento e o desenvolvimento de to-dos os segmentos locais: industrial, comercial e serviços”, conta Costa.

Atualmente, São José dos Pinhais conta com cinco mil microempre-endedores individuais. Na semana nacional de 2013, o município foi o que mais promoveu atendimentos em toda Região Metropolitana de Curitiba, o que prova o sucesso da semana na cidade.

Nesta quarta-feira (2), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2007, a Organização das Nações Unidas criou este dia com objetivo de informar a po-pulação sobre o Autismo. Diversos monumentos em várias partes do mundo são iluminados com uma luz azul – cor escolhida para representar a causa.

O autismo é um trans-torno global do desen-volvimento, com causas ainda desconhecidas, que acompanha o indivíduo durante toda a sua vida e o faz ter maneiras particulares de reagir a estímulos do ambiente, de aprender e se relacio-nar com o mundo.

No Brasil, ainda não

há estatísticas oficiais sobre a incidência do transtorno na população. A ONU cita estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS) que traz uma estimativa de mais de 5 casos a cada 10 mil habitantes.

No programa de capacitação da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais, a Secretaria de Educação promoveu encontros que trataram sobre o tema, para profissionais da Educação Especial. No último evento, a palestra com a Doutora Miriam Biasão, especialista em autismo, reuniu mais de 130 pessoas – dentre diretores, pedagogos e professores.

Divulgação

Divulgação

Page 7: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

CIDADE CIDADE 7Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

A Prefeitura de Curitiba e a Copel iniciam nesta quarta-feira (2 de abril) uma operação de retira-da de postes clandestinos que sustentam fios e ca-bos de telefonia e TV na região central da cidade. A medida será tomada de-pois de vencidos os prazos dados às empresas para

regularização e expedidas notificações e penalida-des, incluindo multas.

A operação vai começar com a retirada de 14 pos-tes na Avenida Visconde de Guarapuava, trabalho que deve se prolongar por dois dias. Em função da retira-da dos postes, haverá blo-queio parcial do trânsito

na via e parte dos prédios comerciais e residenciais da região pode ficar sem servi-ços de telefonia e televisão a cabo. A orientação é pa-ra que o cidadão procure diretamente a operadora, pedindo a regularização da situação dos cabos.

Equipes da Prefeitura – incluindo Urbanismo,

regional Matriz, Setran e Guarda Municipal – e da Copel irão trabalhar para que tudo seja feito com segurança para pe-destres e motoristas. Para reduzir os transtornos, a retirada deve ocorrer das 9h30 às 11 horas e das 14h às 16h30, fora do horário de pico.

Associação RELIGIOSA MINISTERIOS RECURSOS BÍBLI-COS DE COMUNICAÇÃO, CNPJ:04.960.488/000-50 torna publico que ira requerer ao IAP, a Licença Simplificada para CONSTRUÇÃO DE UM BARRAÇÃO PARA LOCAÇÃO a ser implantada no Município de Colombo, Estrada da Graciosa, 4045.

Associação RELIGIOSA MINISTERIOS RECURSOS BÍBLICOS DE COMUNICAÇÃO, CNPJ:04.960.488/000-50 torna publico que ira reque-rer ao IAP, Autorização Florestal para desmate de 0,17 hectare , para CONS-TRUÇÃO DE UM BARRAÇÃO PARA LOCAÇÃO a ser implantada no Município de Colombo, Estrada da Graciosa, 4045, LOTE C-08.

Associação RELIGIOSA MINISTERIOS RECURSOS BÍBLICOS DE COMUNICAÇÃO, CNPJ:04.960.488/000-50 torna publico que ira reque-rer ao IAP, Autorização Florestal para desmate de 0,18 hectare , para CONS-TRUÇÃO DE UM BARRAÇÃO PARA LOCAÇÃO a ser implantada no Município de Colombo, Estrada da Graciosa, 4045, LOTE C-09.

Associação RELIGIOSA MINISTERIOS RECURSOS BÍBLICOS DE COMUNICAÇÃO, CNPJ:04.960.488/000-50 torna publico que ira reque-rer ao IAP, Autorização Florestal para desmate de 0,16 hectare , para CONS-TRUÇÃO DE UM BARRAÇÃO PARA LOCAÇÃO a ser implantada no Município de Colombo, Estrada da Graciosa, 4045, LOTE C-10.

A Prefeitura de Curitiba apresen-tou às escolas da rede municipal de ensino um novo cronograma de contratação de professores Docên-cia I, para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os profes-sores serão chamados em quatro momentos: os dois primeiros gru-pos, totalizando 190 professores, ainda em abril, e os demais em agosto e outubro. No total serão 390 novos professores na rede.

Os novos contratados fo-ram aprovados em concurso de 2012. O primeiro grupo, de 40 professores, será chamado nos próximos dias e assumirá as fun-ções imediatamente. Outros 150 professores serão chamados ainda em abril, e mais 100 em agosto. Em outubro acontece novo cha-

O serviço Telessaúde, pla-taforma que permite aos médicos das unidades bási-cas trocar informações, via internet, com especialistas do Hospital das Clínicas, completou três meses de atividade em Curitiba com 1.092 casos de pacientes discutidos e 150 consultas com neurologistas. Com isso, o serviço está atingin-do seu objetivo de aumen-tar a resolução dos casos na própria unidade básica.

“É bom saber que os pacientes que atendemos e que realmente precisam, não estão ficando na fila pa-

ra consultas neurológicas”, ressaltou Marta Borges, médica há cinco anos na unidade básica de saúde Vi-la Feliz, no Portão, durante um encontro para debater a utilização do Telessaúde.

“Muitas vezes o médico precisa apenas de uma se-gunda opinião, confirmar uma suspeita e isso já resol-ve o problema do paciente. Notamos que menos de 20% dos casos precisam realmente do encaminha-mento para neurologista”, disse Rodrigo Bagateli, mé-dico de Família e Comuni-dade e teleconsultor.

Prefeitura e Copel iniciam operação de retirada de postes clandestinosEquipamentos irregulares serão retirados na Visconde de Guarapuava

Prefeitura vai contratar mais 190 professores neste mês

Telessaúde melhora atendimento e reduz fila para consultas com neurologistas

O Telessaúde consegue resolver casos dentro da unidade de saúde

SMCS

SMCS

SMCS

Após os prazos concedidos, postes irregulares serão retirados

Nos próximos dias os primeiros 40 professores assumem suas funções

mamento de mais 100 professores.Outra medida para a am-

pliação do número de profes-sores na rede é o início, ainda

neste semestre, dos procedi-mentos para a realização de um novo concurso público para professores de Docência I.

Page 8: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quarta-feira, 2 de Abril de 2014CULTURA & LAZER8

Horóscopo

9CULTURA&LAZER

Áries 20/3 a 20/4Dê um novo fôlego para seus relacionamnetos através de atos espontâneos e não con-vencionais. Você perceberá que isso não é muito difícil. Com um pouco de auto-con-fiança, surpreenderá os outros em vários aspectos.

Touro 21/4 a 20/5Se você deseja conseguir algo, este é o melhor momento para colaborar com os outros. Caso permaneça inativo, perdendo a oportunidade deste momento conveniente, pode descobrir que assuntos não resolvidos voltam para assombrá-lo.

Gêmeos 21/5 a 20/6Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no am-biente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

Câncer 21/6 a 21/7Você tem um tempo de gran-de provação adiante. Seja confiante e acredite em suas habilidades. Não deixe a opi-nião dos outros dissuadi-lo de suas convicções.

Leão 22/7 a 22/8As pessoas ao seu redor ro-deiam continuam mandando vibrações positivas que te dão uma mãozinha. Isso pode ser atribuído, em primeiro lugar, à simpatia de seu am-biente social e, em segundo, à sua abertura nas relações com os outros.

Virgem 23/8 a 22/9Agora, muitas coisas não estão indo tão bem quanto planejado. Talvez você deva simplesmente aceitar as coisas que não pode mudar. Engula o seu desapontamento pelas derrotas que tem vivenciado e se concentre nas coisas que estão por vir.

Libra 23/9 a 22/10Você já conseguiu tanta coisa e, mesmo assim, está mais in-satisfeito que nunca. Se você acha que agora vai avançar ain-da mais por ser obstinado e por estar derrubando tudo a sua frente, pode por em risco o seu sucesso obtido anteriormente, mas também sua saúde.

Escorpião 23/10 a 21/11Tudo está a ser demasiado no trabalho. Aceite ajuda de seus colegas, uma vez que uma montanha de tarefas está se acumulando e elas podem, gradualmente, ser divididas em outras menores e gerenciáveis.

Sagitário 22/11 a 21/12Mesmo que o sucesso venha naturalmente do trabalho, você ainda deve manter a sua paz interior e abordagem rea-lista. Desta forma você mante-rá as amizades conquistadas no local de trabalho. Permita que seus entes queridos sin-tam sua harmonia interior.

Capricórnio 22/12 a 21/1O dia de hoje traz alguns pro-blemas. Você será confrontado por situações que só podem ser vencidas com sucesso, caso você mude a perspectiva que tem a respeito delas. Desvincu-le-se dos velhos e estabelecidos conceitos e foque-se no novo.

Aquário 22/1 a 18/02Hoje o sol adota uma posição que favorece o fortalecimento dos laços familiares. Sua famí-lia alegremente aceitará isto e vai apoiá-lo firmemente em seus planos. A consolidação das relações também se esten-de à sua vida amorosa.

Peixes 19/2 a 19/03Hoje suas habilidades orga-nizacionais e sociais estão particularmente acentua-das. Você deve usar isso para assumir o controle das coi-sas. Você será bem sucedido tanto dentro quanto fora do trabalho.

Joia Rara - Globo 18h25

A polícia tenta prender Manfred, mas encontra a casa vazia. Gertru-de vai ao esconderijo de Manfred com um médico para que ele pos-sa tratar Pérola. Aurora e Lola se reconciliam com seus respectivos amados, Davi (Leandro Lima) e Fa-brício (Ricardo Pereira).

Malhação - Globo 17h18

Anita e Julia entrevistam os internos sob o pretexto de fazer uma repor-tagem. O time do Destaque vai para a final, e Bárbara (Milena Toscano) pede que Sidney e Ben se unam. Sid-ney joga fora poemas, fotos e vídeos de Sofia, mas Ben os pega sem ser visto. Os detentos contam para Anita sobre o comportamento de Antônio na instituição. Ben assiste à imagens da infância de Sidney e Sofia e se emociona.

Além do Horizonte - Globo 19h

Os seguranças percebem a fuga da tropa do bem antes do previsto, e Marlon fica preocupado. William decide colocar uma fórmula falsa dentro do pingente e deixa Lili apre-ensiva. Inês se insinua para Jorge. Lili fica sem graça com os comentários de William, mas eles fingem na fren-te dos seguranças. Lili entra com William na sala de reuniões e surpre-ende LC. Flávio (Guilherme Fontes) pede Heloísa em casamento.

Em Família - Globo 21h

Clara vai com Cadu ao galpão e sugere que Laerte contrate Marina para fotografar o espaço. Os ido-sos convencem Miss Lauren (Betty Gofman) a manter Felipe (Thiago Mendonça) como médico. Verô-nica e Marina conversam sobre a possibilidade de um curso de fotografia no galpão. Shirley com-pra um haras e pensa em chamar Virgílio para conhecê-lo. Laerte e Nando saem juntos e falam sobre suas respectivas mulheres.

Novelas Após quatro anos, Ana Paula Arósio reaparece

Online

Longe das telinhas desde 2010, Ana Paula Arósio (foto) reapareceu com novo visual na última segunda-feira (31), numa foto postada nas redes sociais de seu cabeleireiro e maquiador, Duda Molinos.

A atriz cortou as madeixas cacheadas em um salão de beleza de Higienópolis, São Paulo.

‘Sem maquiagem sem filtro. Só um ótimo corte de cabelo... Hoje no @labdudamolinos fazer o quê?’, escreveu Molinos na legenda da imagem.

Sem maquiagem, Ana Paula estava usando uma blusa preta básica. Não demorou muito para que os fãs da estrela começassem a se manifestar a respeito do retorno da atriz para as novelas. ‘Saudade de vê-la na TV’, escreveu um dos internautas.

Filmes de hoje

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Quando garoto, Allen Bauer cai no mar e foi salvo por uma sereia, mas acha que foi só sua imaginação. 25 anos depois a cena se repete, e ela se apaixona. A sereia - cuja cauda se transforma em pernas quando seca - segue para Nova York à procura de Allan. Eles se apaixonam e ela ganha o nome de Madison, mas guarda em segredo o fato de ser uma sereia. Porém um cientista, considerado louco por todos, suspeita do fato e quer provar que Madison não é humana. Quando todos descobrem que ela é uma sereia, pesquisadores a capturam, e agora Allan precisa dar um jeito de salvá-la.

TV ABERTA

TV PAGA

(Globo, 14h35)

No mundo contemporâneo, o jovem cientista Will Rodman (James Franco) está a frente de um grupo de pesquisadores que desenvolvem experimentos genéticos em macacos. Uma de suas experiências é o símio César (Andy Serkis) que com sua super inteligência vai liderar uma rebelião contra os humanos.

(Fox, 18h10)

Splash

O Planeta Dos Macacos: A Origem

Affair de Romário

Globo anuncia Galvão Bueno como apresentador do JN na CopaGalvão Bueno (foto) ganhará um novo espaço na TV Globo durante a Copa do Mundo, em junho deste ano. O locutor esportivo será apresentador do ‘Jornal Nacional’ ao lado de Patricia Poeta.

O veterano ficará responsável por comandar o telejornal de onde a Seleção Brasileira estiver, de acordo com nota divulgada pela emissora na última segunda-feira (31).

A mudança acontecerá logo no dia da convocação, quando o técnico Luiz Felipe Scolari participar do noticiário diretamente da bancada, acompanhado de

Patrícia e William Bonner.

Já a equipe de comentaristas da Copa deste ano será composta pelos ex-jogadores Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores.

E ainda tem mais! Outras atrações da Globo sofrerão alterações por conta do torneio mundial.

O ‘Encontro com Fátima Bernardes’, por exemplo, ganhará um caminhão itinerante por cidades brasileiras. E o ‘Estrelas’, de Angélica, também terá um quadro especial sobre o campeonato.

Conhecida por um suposto affair com Romário, Thalita Zampirolli (foto) vai participar de um concurso no “Pânico da Band” e pode se tornar a primeira Panicat transexual do programa.

A direção do dominical demonstrou interesse em seu passe, mas vai deixar que o público decida se ela deve ou não tomar um lugar ao lado de Carol Dias, Renata Molinaro e Babi Muniz.

Antes da votação, uma quarta integrante do time

Pharrell Williams confirma participação na próxima temporada do ‘The Voice’

Nos EUA

Pharrell Williams (foto) atraiu todas as atenções na noite da última segunda-feira (31), ao anunciar que vai ser técnico na próxima temporada do programa “The Voice” nos Estados Unidos.

A notícia foi anunciada aos fãs na página do reality show no Twitter. “Ok, podemos dizer oficialmente! Estamos muito felizes em anunciar Pharrell Williams como novo técnico de voz para a temporada 7”, dizia o comunicado.

Na sequência, a notícia foi compartilhada também

Pecado Mortal - Record 22h15

Patrícia aluga apartamento de Ilana e muda-se com os filhos. Picasso diz para Caravaggio que irá fugir e o amigo promete ajudá-lo. Ilana se re-fugia com Maria Clara e Romeu em hotel. Djalma sabota encanamento da fazendinha e Danilo se irrita com vazamento. Carlão descobre títulos de propriedade dos Vêneto e arma para roubá-los do cofre da fazendi-nha. Stella faz visita a Carlão e Otá-vio, deixando-os animados.

Em Nova York, Bradon (Michael Fassbender) mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy (Carey Mulligan) faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado.

(Max, 23h30)

Shame

‘Pânico na Band’ pode ter sua primeira Panicat transexual

de beldades será anunciada pelos integrantes do humorístico.

“Essa quinta Panicat o público é que vai escolher. A gente vai fazer uma mescla de reality show e concurso, com votação tipo ‘Big Brother’”, adiantou o diretor Alan Rapp ao site “Notícias da TV”.

Mesmo sem a resposta, Talitha já está se integrando ao grupo. No último domingo (31), inclusive, foi exibida sua participação no quadro “Pânico na Ilha”.

Ana Paula Padrão chama Rachel Sheherazade de ‘imatura’Ana Paula Padrão (foto) participou da estreia do quadro “50 Perguntas”, do “CQC”, exibido na última segunda-feira (31) e falou sobre assuntos pouco ou nunca comentados por ela publicamente.

Como o nome da atração já diz, a jornalista respondeu a 50 questões feitas em sequência e acabou revelando seu lado mais descontraído, pouco visto na época em que comandava noticiários na TV.

Em uma das questões, a apresentadora precisou dar sua opinião sobre Rachel Sheherazade (no detalhe), conhecida pelos comentários polêmicos em seu jornal no SBT. “Imatura, bem-intencionada, ou seja, um perigo”, descreveu.

Ela ainda disse que existe censura no jornalismo, que notícias podem ser manipuladas e que não pretende voltar à bancada de um jornal.

Sobre a vida pessoal, Padrão revelou que é uma ótima cozinheira e que é liberal na cama. Além disso gosta de homem “másculo”. “Mas muito educadinho”, acrescentou.

Televisão

Divulgação

Cristiano Soares

Montagem CP

Ana Maria Braga recebe homenagem do ex-maridoAniversário

Aniversariante, Ana Maria Braga (foto) recebeu uma mensagem carinhosa do ex-marido, Marcelo Frisoni, na madrugada desta terça-feira (1º).

O empresário utilizou sua página no Instagram para desejar os ‘parabéns’ à apresentadora, com quem ficou casado por 7 anos.

“Ana Maria, um lindo dia. Feliz aniversário. Tudo de melhor. Muito amor, paz, saúde, lazer e tempo para curtir seus filhos e netos. Desejo tudo de melhor para você hoje e sempre. Curta muito o seu dia. Beijos”, escreveu na rede social.

Vale lembrar que a artista fez a fila andar logo após confirmar o fim de seu casamento. Atualmente ela está envolvida com o empresário Mauro Bayout.

TV Globo

Reprodução Instagram

pelo artista. “Isso vai ser tão divertido”, disse ele no microblog.

Ainda não há informações sobre o restante do time de jurados. Portanto, não há como saber quem Williams vai substituir no programa, que é sucesso no mundo inteiro - e ganhou uma versão brasileira, exibida pela Globo.

Na temporada atual, apenas dois técnicos da formação original seguem no cargo: Adam Levine e Blake Shelton. Usher e Shakira também estão no reality, substituindo Cee Lo Green e Christina Aguilera.

José Mayer viverá personagem gay em nova trama das 21h

Falso Brilhante

Divulgação

José Mayer (foto) deixará o posto de galã de lado para viver um personagem gay em “Falso Brilhante”, próxima trama das 21h.

“Ele pediu para fazer um papel diferente. Perguntei se ele toparia interpretar um gay, e na mesma hora respondeu: ‘Eu querooo’”, revelou o autor Aguinaldo Silva.

O novelista ainda

adiantou detalhes do papel do veterano: “Ele é casado, tem dois filhos, e não dá pinta. Ele nutre um sentimento duradouro por outro homem, mas coitado, acaba sendo desmascarado por um amigo. O pior é que o filho é homofóbico, não aceita. A gente já viu pai que recrimina o filho gay, mas nunca o contrário”.

Agnews

TV Globo

Lindsay Lohan tem cartões de crédito recusados em loja dos EUAOs problemas financeiros de Lindsay Lohan (foto) teriam colocado a atriz em uma grande saia-justa na última segunda-feira (31).

Os dois cartões de crédito da ruiva teriam sido recusados quando ela tentou efetuar uma compra no valor de US$ 300 dólares (cerca de R$ 700) em uma loja do SoHo, bairro descolado de Nova York, nos EUA.

Envergonhada com a situação, a polêmica artista teria tentado negociar a dívida. Contudo, um amigo, também constrangido, teria pago a conta, segundo a ‘Page Six’.

A publicação ainda garantiu que a estrela está tão falida que a produtora por trás de

seu reality show na OWN, canal de televisão de Oprah Winfrey, precisou interceder com cheques e depósitos calção para pagar o aluguel de LiLo.

Getty Images

Page 9: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE EDITORA CORREIO PARANAENSE

Quarta-feira, 2 de Abril de 2014CULTURA & LAZER8

Horóscopo

9CULTURA&LAZER

Áries 20/3 a 20/4Dê um novo fôlego para seus relacionamnetos através de atos espontâneos e não con-vencionais. Você perceberá que isso não é muito difícil. Com um pouco de auto-con-fiança, surpreenderá os outros em vários aspectos.

Touro 21/4 a 20/5Se você deseja conseguir algo, este é o melhor momento para colaborar com os outros. Caso permaneça inativo, perdendo a oportunidade deste momento conveniente, pode descobrir que assuntos não resolvidos voltam para assombrá-lo.

Gêmeos 21/5 a 20/6Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no am-biente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

Câncer 21/6 a 21/7Você tem um tempo de gran-de provação adiante. Seja confiante e acredite em suas habilidades. Não deixe a opi-nião dos outros dissuadi-lo de suas convicções.

Leão 22/7 a 22/8As pessoas ao seu redor ro-deiam continuam mandando vibrações positivas que te dão uma mãozinha. Isso pode ser atribuído, em primeiro lugar, à simpatia de seu am-biente social e, em segundo, à sua abertura nas relações com os outros.

Virgem 23/8 a 22/9Agora, muitas coisas não estão indo tão bem quanto planejado. Talvez você deva simplesmente aceitar as coisas que não pode mudar. Engula o seu desapontamento pelas derrotas que tem vivenciado e se concentre nas coisas que estão por vir.

Libra 23/9 a 22/10Você já conseguiu tanta coisa e, mesmo assim, está mais in-satisfeito que nunca. Se você acha que agora vai avançar ain-da mais por ser obstinado e por estar derrubando tudo a sua frente, pode por em risco o seu sucesso obtido anteriormente, mas também sua saúde.

Escorpião 23/10 a 21/11Tudo está a ser demasiado no trabalho. Aceite ajuda de seus colegas, uma vez que uma montanha de tarefas está se acumulando e elas podem, gradualmente, ser divididas em outras menores e gerenciáveis.

Sagitário 22/11 a 21/12Mesmo que o sucesso venha naturalmente do trabalho, você ainda deve manter a sua paz interior e abordagem rea-lista. Desta forma você mante-rá as amizades conquistadas no local de trabalho. Permita que seus entes queridos sin-tam sua harmonia interior.

Capricórnio 22/12 a 21/1O dia de hoje traz alguns pro-blemas. Você será confrontado por situações que só podem ser vencidas com sucesso, caso você mude a perspectiva que tem a respeito delas. Desvincu-le-se dos velhos e estabelecidos conceitos e foque-se no novo.

Aquário 22/1 a 18/02Hoje o sol adota uma posição que favorece o fortalecimento dos laços familiares. Sua famí-lia alegremente aceitará isto e vai apoiá-lo firmemente em seus planos. A consolidação das relações também se esten-de à sua vida amorosa.

Peixes 19/2 a 19/03Hoje suas habilidades orga-nizacionais e sociais estão particularmente acentua-das. Você deve usar isso para assumir o controle das coi-sas. Você será bem sucedido tanto dentro quanto fora do trabalho.

Joia Rara - Globo 18h25

A polícia tenta prender Manfred, mas encontra a casa vazia. Gertru-de vai ao esconderijo de Manfred com um médico para que ele pos-sa tratar Pérola. Aurora e Lola se reconciliam com seus respectivos amados, Davi (Leandro Lima) e Fa-brício (Ricardo Pereira).

Malhação - Globo 17h18

Anita e Julia entrevistam os internos sob o pretexto de fazer uma repor-tagem. O time do Destaque vai para a final, e Bárbara (Milena Toscano) pede que Sidney e Ben se unam. Sid-ney joga fora poemas, fotos e vídeos de Sofia, mas Ben os pega sem ser visto. Os detentos contam para Anita sobre o comportamento de Antônio na instituição. Ben assiste à imagens da infância de Sidney e Sofia e se emociona.

Além do Horizonte - Globo 19h

Os seguranças percebem a fuga da tropa do bem antes do previsto, e Marlon fica preocupado. William decide colocar uma fórmula falsa dentro do pingente e deixa Lili apre-ensiva. Inês se insinua para Jorge. Lili fica sem graça com os comentários de William, mas eles fingem na fren-te dos seguranças. Lili entra com William na sala de reuniões e surpre-ende LC. Flávio (Guilherme Fontes) pede Heloísa em casamento.

Em Família - Globo 21h

Clara vai com Cadu ao galpão e sugere que Laerte contrate Marina para fotografar o espaço. Os ido-sos convencem Miss Lauren (Betty Gofman) a manter Felipe (Thiago Mendonça) como médico. Verô-nica e Marina conversam sobre a possibilidade de um curso de fotografia no galpão. Shirley com-pra um haras e pensa em chamar Virgílio para conhecê-lo. Laerte e Nando saem juntos e falam sobre suas respectivas mulheres.

Novelas Após quatro anos, Ana Paula Arósio reaparece

Online

Longe das telinhas desde 2010, Ana Paula Arósio (foto) reapareceu com novo visual na última segunda-feira (31), numa foto postada nas redes sociais de seu cabeleireiro e maquiador, Duda Molinos.

A atriz cortou as madeixas cacheadas em um salão de beleza de Higienópolis, São Paulo.

‘Sem maquiagem sem filtro. Só um ótimo corte de cabelo... Hoje no @labdudamolinos fazer o quê?’, escreveu Molinos na legenda da imagem.

Sem maquiagem, Ana Paula estava usando uma blusa preta básica. Não demorou muito para que os fãs da estrela começassem a se manifestar a respeito do retorno da atriz para as novelas. ‘Saudade de vê-la na TV’, escreveu um dos internautas.

Filmes de hoje

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Quando garoto, Allen Bauer cai no mar e foi salvo por uma sereia, mas acha que foi só sua imaginação. 25 anos depois a cena se repete, e ela se apaixona. A sereia - cuja cauda se transforma em pernas quando seca - segue para Nova York à procura de Allan. Eles se apaixonam e ela ganha o nome de Madison, mas guarda em segredo o fato de ser uma sereia. Porém um cientista, considerado louco por todos, suspeita do fato e quer provar que Madison não é humana. Quando todos descobrem que ela é uma sereia, pesquisadores a capturam, e agora Allan precisa dar um jeito de salvá-la.

TV ABERTA

TV PAGA

(Globo, 14h35)

No mundo contemporâneo, o jovem cientista Will Rodman (James Franco) está a frente de um grupo de pesquisadores que desenvolvem experimentos genéticos em macacos. Uma de suas experiências é o símio César (Andy Serkis) que com sua super inteligência vai liderar uma rebelião contra os humanos.

(Fox, 18h10)

Splash

O Planeta Dos Macacos: A Origem

Affair de Romário

Globo anuncia Galvão Bueno como apresentador do JN na CopaGalvão Bueno (foto) ganhará um novo espaço na TV Globo durante a Copa do Mundo, em junho deste ano. O locutor esportivo será apresentador do ‘Jornal Nacional’ ao lado de Patricia Poeta.

O veterano ficará responsável por comandar o telejornal de onde a Seleção Brasileira estiver, de acordo com nota divulgada pela emissora na última segunda-feira (31).

A mudança acontecerá logo no dia da convocação, quando o técnico Luiz Felipe Scolari participar do noticiário diretamente da bancada, acompanhado de

Patrícia e William Bonner.

Já a equipe de comentaristas da Copa deste ano será composta pelos ex-jogadores Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores.

E ainda tem mais! Outras atrações da Globo sofrerão alterações por conta do torneio mundial.

O ‘Encontro com Fátima Bernardes’, por exemplo, ganhará um caminhão itinerante por cidades brasileiras. E o ‘Estrelas’, de Angélica, também terá um quadro especial sobre o campeonato.

Conhecida por um suposto affair com Romário, Thalita Zampirolli (foto) vai participar de um concurso no “Pânico da Band” e pode se tornar a primeira Panicat transexual do programa.

A direção do dominical demonstrou interesse em seu passe, mas vai deixar que o público decida se ela deve ou não tomar um lugar ao lado de Carol Dias, Renata Molinaro e Babi Muniz.

Antes da votação, uma quarta integrante do time

Pharrell Williams confirma participação na próxima temporada do ‘The Voice’

Nos EUA

Pharrell Williams (foto) atraiu todas as atenções na noite da última segunda-feira (31), ao anunciar que vai ser técnico na próxima temporada do programa “The Voice” nos Estados Unidos.

A notícia foi anunciada aos fãs na página do reality show no Twitter. “Ok, podemos dizer oficialmente! Estamos muito felizes em anunciar Pharrell Williams como novo técnico de voz para a temporada 7”, dizia o comunicado.

Na sequência, a notícia foi compartilhada também

Pecado Mortal - Record 22h15

Patrícia aluga apartamento de Ilana e muda-se com os filhos. Picasso diz para Caravaggio que irá fugir e o amigo promete ajudá-lo. Ilana se re-fugia com Maria Clara e Romeu em hotel. Djalma sabota encanamento da fazendinha e Danilo se irrita com vazamento. Carlão descobre títulos de propriedade dos Vêneto e arma para roubá-los do cofre da fazendi-nha. Stella faz visita a Carlão e Otá-vio, deixando-os animados.

Em Nova York, Bradon (Michael Fassbender) mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy (Carey Mulligan) faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado.

(Max, 23h30)

Shame

‘Pânico na Band’ pode ter sua primeira Panicat transexual

de beldades será anunciada pelos integrantes do humorístico.

“Essa quinta Panicat o público é que vai escolher. A gente vai fazer uma mescla de reality show e concurso, com votação tipo ‘Big Brother’”, adiantou o diretor Alan Rapp ao site “Notícias da TV”.

Mesmo sem a resposta, Talitha já está se integrando ao grupo. No último domingo (31), inclusive, foi exibida sua participação no quadro “Pânico na Ilha”.

Ana Paula Padrão chama Rachel Sheherazade de ‘imatura’Ana Paula Padrão (foto) participou da estreia do quadro “50 Perguntas”, do “CQC”, exibido na última segunda-feira (31) e falou sobre assuntos pouco ou nunca comentados por ela publicamente.

Como o nome da atração já diz, a jornalista respondeu a 50 questões feitas em sequência e acabou revelando seu lado mais descontraído, pouco visto na época em que comandava noticiários na TV.

Em uma das questões, a apresentadora precisou dar sua opinião sobre Rachel Sheherazade (no detalhe), conhecida pelos comentários polêmicos em seu jornal no SBT. “Imatura, bem-intencionada, ou seja, um perigo”, descreveu.

Ela ainda disse que existe censura no jornalismo, que notícias podem ser manipuladas e que não pretende voltar à bancada de um jornal.

Sobre a vida pessoal, Padrão revelou que é uma ótima cozinheira e que é liberal na cama. Além disso gosta de homem “másculo”. “Mas muito educadinho”, acrescentou.

Televisão

Divulgação

Cristiano Soares

Montagem CP

Ana Maria Braga recebe homenagem do ex-maridoAniversário

Aniversariante, Ana Maria Braga (foto) recebeu uma mensagem carinhosa do ex-marido, Marcelo Frisoni, na madrugada desta terça-feira (1º).

O empresário utilizou sua página no Instagram para desejar os ‘parabéns’ à apresentadora, com quem ficou casado por 7 anos.

“Ana Maria, um lindo dia. Feliz aniversário. Tudo de melhor. Muito amor, paz, saúde, lazer e tempo para curtir seus filhos e netos. Desejo tudo de melhor para você hoje e sempre. Curta muito o seu dia. Beijos”, escreveu na rede social.

Vale lembrar que a artista fez a fila andar logo após confirmar o fim de seu casamento. Atualmente ela está envolvida com o empresário Mauro Bayout.

TV Globo

Reprodução Instagram

pelo artista. “Isso vai ser tão divertido”, disse ele no microblog.

Ainda não há informações sobre o restante do time de jurados. Portanto, não há como saber quem Williams vai substituir no programa, que é sucesso no mundo inteiro - e ganhou uma versão brasileira, exibida pela Globo.

Na temporada atual, apenas dois técnicos da formação original seguem no cargo: Adam Levine e Blake Shelton. Usher e Shakira também estão no reality, substituindo Cee Lo Green e Christina Aguilera.

José Mayer viverá personagem gay em nova trama das 21h

Falso Brilhante

Divulgação

José Mayer (foto) deixará o posto de galã de lado para viver um personagem gay em “Falso Brilhante”, próxima trama das 21h.

“Ele pediu para fazer um papel diferente. Perguntei se ele toparia interpretar um gay, e na mesma hora respondeu: ‘Eu querooo’”, revelou o autor Aguinaldo Silva.

O novelista ainda

adiantou detalhes do papel do veterano: “Ele é casado, tem dois filhos, e não dá pinta. Ele nutre um sentimento duradouro por outro homem, mas coitado, acaba sendo desmascarado por um amigo. O pior é que o filho é homofóbico, não aceita. A gente já viu pai que recrimina o filho gay, mas nunca o contrário”.

Agnews

TV Globo

Lindsay Lohan tem cartões de crédito recusados em loja dos EUAOs problemas financeiros de Lindsay Lohan (foto) teriam colocado a atriz em uma grande saia-justa na última segunda-feira (31).

Os dois cartões de crédito da ruiva teriam sido recusados quando ela tentou efetuar uma compra no valor de US$ 300 dólares (cerca de R$ 700) em uma loja do SoHo, bairro descolado de Nova York, nos EUA.

Envergonhada com a situação, a polêmica artista teria tentado negociar a dívida. Contudo, um amigo, também constrangido, teria pago a conta, segundo a ‘Page Six’.

A publicação ainda garantiu que a estrela está tão falida que a produtora por trás de

seu reality show na OWN, canal de televisão de Oprah Winfrey, precisou interceder com cheques e depósitos calção para pagar o aluguel de LiLo.

Getty Images

Page 10: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

Curitiba, quarta-feira, 2 de abril de 2014

PUBLICIDADE LEGAL10

Editora Correio Paranaense - Ano XIX - Edição N.º 3.195

Geral

Ministro do STJ defende cumprimento efetivo do novo

Código Penal O grande problema ho-

je do Direito Penal não são penas baixas, mas a falta de efetividade em seu cumpri-mento. A constatação é do ministro do Superior Tri-bunal de Justiça Sebastião Reis Júnior e pode servir de alerta à Comissão de Cons-tituição, Justiça e Cidada-nia (CCJ), que examina o projeto de lei do Senado (PLS 236/2012) que refor-ma o Código Penal (De-creto-Lei nº 2848/1940). A proposta tem como rela-tor o presidente da comis-são, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).— O grande incentivador da criminali-dade não é a baixa previsão de repressão, mas a baixa efetividade (cumprimento da lei), que não leva à pu-nição. Tem que achar um meio termo de o código atender aos reclamos da so-ciedade, mas evitar um ex-cesso de criminalização, de modo que não se torne uma coisa inaplicável — adver-tiu Reis Júnior.Drogas e crime hedindoAs impres-sões do ministro do STJ sobre o Código Penal abri-ram, nesta terça-feira (1º), uma série de cinco debates sobre o assunto na CCJ. O idealizador das audiências para discutir a proposta foi o senador Vital do Rêgo, que pretende conhecer as opiniões de juristas antes de dar o seu parecer sobre o substitutivo do senador Pedro Taques (PDT-MT) ao PLS 236/2012, aprova-do, no final de 2013, por uma comissão especial do Senado.Sebastião Reis Jú-nior respondeu a diversas indagações de Vital e Ta-ques, como a possibilidade, por exemplo, de se estabe-lecer uma definição obje-tiva sobre a quantidade de droga que caracterizaria seu portador como usuário ou traficante.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 31,30” “Custo da Publicação: R$ 56,34”

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO n.º 88/2014 – SERMALI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para contratação de empresa para realizar tratamento, transporte e destinação final de lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas, incandescentes, vapor de mercúrio, lâmpadas quebradas e mistas em geral. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 15/04/2014 às 09h00min.INICIO DA DISPUTA: 15/04/2014 às 10h00min. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: O edital completo poderá ser examinado e adquirido através do site www.caixa.gov.br. Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Licitação da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, sito na Rua Passos Oliveira n° 1101 – Centro, no horário compreendido das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min , ou pelo telefone (41) 3381-6847.

São José dos Pinhais, 31 de março de 2014.

Nelson Gonçalves Secretário Municipal de Recursos Materiais e Licitações

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 53,21”

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES

AVISO DE LICITAÇÃO PREGAO PRESENCIAL Nº 087/2014 - SERMALI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para o fornecimento de AREIA MÉDIA LAVADA e AREIA FINA DE PRAIA. ABERTURA: 15/04/2014 ás 09h00min LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Compras e Licitações – Divisão de Licitação da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais/PR, situada na Rua Passos de Oliveira nº 1101 – Centro.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Os interessados poderão obter informações, bem como, retirar o Edital no endereço acima referido no horário compreendido das 08h00min às 12h00min e das 13h00min 17h00min, ou pelo telefone (41) 3299-8251 e/ou pelo site www.sjp.pr.gov.br.

São José dos Pinhais, 28 de março de 2014. NELSON GONÇALVES Secretario Municipal de Recursos Materiais e Licitações

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 50,08”

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES EXTRATO DA ATA DE

REGISTRO DE PREÇO N.º 135/2014 - SERMALI OBJETO: Registro de preços para aquisição de solução nutritiva parenteral para utilização nos serviços ofertados pelo Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. FUNDAMENTO: Pregão Eletrônico n.º 018/2014- SERMALI. PRAZO DE VIGENCIA: 12 (doze) meses contados da assinatura da ata. DATA DE ASSINATURA: 14 de março de 2014. DETENTORA DA ATA: Pharmacia Artesanal Ltda. LOTE/ITEM: Conforme abaixo.

ITEM 01

Subitem Quant. unid. Descrição Valor unit. R$

1.1 1.480.000 ml Solução nutritiva parenteral adulta. Marca: Farmoterapica

0,130

1.2 8.400 ml Glutamina . Marca: Farmoterapica

0,816

1.3 140.000 ml Solução nutritiva parenteral pediátrica. Marca: Farmoterapica

0,708

1.4 8.400 ml Lipídios combinados. Marca: Farmoterapica

0,193

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 53,21”

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 75,12”

1

SECRETARIA MUNCIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES

EXTRATO DO CONTRATO N.º 055/2.014 -SERMALI

OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de sêmen bovino de Touro, para atendimento ao Programa de Inseminação Artificial, necessário a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. FUNDAMENTO LEGAL: Pregão Presencial n.º 053/2014. EMPRESA CONTRATADA: ALTA GENETICS DO BRASIL LTDA. LOTES: 01 e 02. VALOR TOTAL: R$ 8.015,00 (Oito mil e quinze reais). RECURSOS FINANCEIROS: Fontes: 0.1.000 (Recursos Ordinários-Livres), DATA DA ASSINATURA: 20/03/2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 56,34”

Page 11: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

Editora Correio Paranaense - Ano XIX - Edição N.º 3.195

11PUBLICIDADE LEGAL Curitiba, quarta-feira, 2 de abril de 2014

Geral

Senadores acusam Executivo de desrespeitar Legislativo

Um protesto dos se-nadores contra a prática do Executivo de propor mudanças legislativas por medidas provisórias (MPs), em prejuízo de iniciativas parlamentares semelhan-tes, marcou a reunião des-ta terça-feira da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Estava em pauta projeto (PLS 372/2011) de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e do se-nador Armando Monteiro (PTB-PE), que extingue a arrecadação das quotas da Reserva Global de Rever-são (RGR), encargo pago pelas empresas concessio-nárias de geração, trans-missão e distribuição de energia elétrica.O projeto já havia sido aprovado pe-la Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em 20 de dezembro de 2011. Na CAE, recebeu voto favorá-vel do relator, Humberto Costa (PT-PE), em 21 de março de 2012. Mas, em 11 de setembro de 2012, o projeto foi atropelado pela Medida Provisória 579/2012, transformada na Lei 12.783/2013, que extinguiu a cobrança da RGR. Com isso, Humber-to Costa teve de apresentar um segundo relatório, em 19 de fevereiro de 2012, declarando a prejudicia-lidade da matéria, apesar de reconhecer o mérito da matéria.– O atropelo [do processo legislativo] por medidas provisórias é um claro e recorrente des-peito às prerrogativas dos membros do Congresso Nacional – reclamou Ana Amélia.O senador Pedro Taques (PDT-MT) acusou o Executivo de tentar ser protagonista do processo legislativo e de desprezar o poder encarregado des-sa atribuição, o Congresso Nacional. O parlamentar lembrou que, desde 1824, a atribuição de fazer as leis é conferida ao Legislativo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 90,77 ”

“Custo da Publicação: R$ 65,73”

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 137/2013 – EXTRATO

Objeto do Contrato: Prestação de serviços de arquitetura e engenharia para elaboração do projeto arquitetônico do novo anexo da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Empresa Contratada: OBINO SOUZA PINTO ARQUITETURA E URBANISMO LTDA. ME CNPJ/MF: 07.616.245/0001-97 Objeto do Termo Aditivo: 1. Prorrogação da vigência do contrato de prestação de serviços, nº 137/2013, por mais 120 (cento e vinte dias), com início em 20 de março de 2014, conforme disposição contratual, item 6.2. 2. Permanecem inalteradas as demais cláusulas e condições do Contrato de Prestação de Serviços nº. 137/2013, firmado em 16/08/2013. Fundamento Legal: Art. 57, IV, da Lei Federal nº. 8.666/93, de 21/06/1993, e suas alterações.

São José dos Pinhais, 18 de março de 2014.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 65,73”

PORTARIA Nº. 230/2014O Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que estabelece a Lei nº. 525, de 25 de março de 2004, e alterações (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) e, ainda, em atendimento ao protocolado nº 13575 de 31/03/2014.

R E S O L V E Art. 1º Exonerar a pedido, a partir de 1º de Abril de 2014, a Servidora MARCIA CRISTINA DIAS DA SILVA, ocupante do cargo em Comissão de Assessor Parlamentar, CC-5, do Vereador Abelino Pereira de Souza, deste Poder Legislativo Municipal.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos legais a partir de 1º de Abril de 2014.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais/PR, 31 de Março de 2014.

PORTARIA N°. 231/2014O Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que estabelece a Lei nº. 525, de 25 de março de 2004, e alterações (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) e, ainda em atendimento ao protocolado nº. 13576 de 31/03/2014.

R E S O L V E Art. 1º Nomear, a partir de 01 de Abril de 2014, EDINALDO MACHADO PALHÃO, portador do CI/RG nº 8.961.993-9/PR e do CPF/MF nº 045.694.679-97, para o Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar, CC-5, do Vereador Abelino Pereira de Souza, neste Poder Legislativo Municipal.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos legais a partir de 01 de Abril de 2014.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais/PR, 31 de Março de 2014.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 81,38”

2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 141/2013 – EXTRATO

Objeto do Contrato: Prestação de serviços de acompanhamento técnico à execução de projeto arquitetônico para o novo anexo da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Empresa Contratada: MAINGUÉ CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES LTDA. CNPJ/MF: 06.172.721/0001-65 Objeto do Termo Aditivo: 1. Prorrogação da vigência do contrato de prestação de serviços, nº 141/2013, por mais 120 (cento e vinte dias), com início em 06 de abril de 2014, conforme disposição contratual, item 6.1. 2. Permanecem inalteradas as demais cláusulas e condições do Contrato de Prestação de Serviços nº. 141/2013, firmado em 07/10/2013. Fundamento Legal: Art. 57, IV, da Lei Federal nº. 8.666/93, de 21/06/1993, e suas alterações.

São José dos Pinhais, 01 de abril de 2014.

Por falta de quórum, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscali-zação (CMO) reagendou para esta quarta-feira (2), às 15h, a reunião marcada para esta terça-feira (1º). Há apenas um item na pauta de votações, mas podeao ser conhecidos os nomes dos parlamenta-res que serão relatores em 2014.O presidente da CMO, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), afirmou que os partidos e lideranças ainda estão definin-do quem serão o relator-geral e do relator da Lei de Diretri-

zes Orçamentárias (LDO).A relatoria da LDO de 2015 ca-berá a um senador do PMDB, confirmou Devanir Ribeiro. O relator-geral também será um senador peemedebista.A escolha dos demais relatores já estariam mais bem encami-nhadas, segundo o presiden-te, que preferiu não citar os palamentares que poderiam ocupar a relatoria da receita, as relatorias setoriais e as relatorias do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015.

Comissão de Orçamento adia reunião para quarta-feira

Page 12: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

ESPORTES Quarta-feira, 2 de Abril de 201412

EDITORA CORREIO PARANAENSE

O Coritiba confirmou nesta terça-feira a contratação do volante Baraka, que estava no Mogi Mirim. Titular na Ponte Preta em 2013, o atleta de 27 anos já estava treinando no CT da Graciosa desde a semana passada e

chega para suprir a saída de Júnior Urso e Willian Farias, que foram negociados em fevereiro. “Procurei ouvir al-guns ex-companheiros meus que trabalharam aqui e ouvi muito do Edson Bastos que o Coritiba é um grande clube

e dá todas as condições para que cada atleta trabalhe da melhor maneira. O Coritiba sempre briga por títulos, tenho total consciência disso e espero fazer um grande papel com a camisa coxa-branca”, disse Baraka.

Paulo Thomaz de Aquino garante que capitão cumprirá contrato

Dirigente coxa-branca nega saída de Alex

A eliminação do Coritiba na semifinal do Campeonato Pa-ranaense deu origem a uma série de especulações de que o meia Alex deixaria o clube, ou até mesmo se aposentaria. Po-rém, nesta terça-feira, o vice-presidente Paulo Thomaz de Aquino garantiu que a possi-bilidade de saída do jogador não passa de um boato espa-lhado pelas redes sociais.

Segundo Aquino, Alex mos-trou grande insatisfação com a eliminação no Estadual, mas reiterou o interesse em cumprir seu contrato até o final deste ano. “A tristeza é total com a eliminação, e o Alex ficou chateado com isso, mas sob hipótese nenhuma o Alex vai parar. Ele vai nos ajudar mui-to e temos muita confiança nesse atleta”, afirmou Aquino.

O meia Ricardo Conceição, que de-fendeu o Paraná Clube no Campeo-nato Paranaense des-te ano, pode estar de saída do Tricolor. De acordo com a im-prensa catarinense, o jogador é esperado nesta quarta-feira em Chapecó para fa-zer exames e assinar contrato com a Cha-pecoense.

O Coritiba teve o retorno de cinco atletas que haviam sido emprestados ao Atlético de Sorocaba (SP), em fevereiro. Já estão no CT da Gra-ciosa o lateral-direito Ivan, o zagueiro Wa-lisson, o meia Thiago Primão e os atacan-tes Anderson Bartola e Rafhael Lucas.

Do quinteto, ape-nas Bartola segue no grupo principal do

Coxa. Porém, como tem idade para figurar entre os juniores, ainda pode atuar nas catego-rias de base alviverde. A parceria entre os clu-bes teve como objetivo dar ritmo de jogo e experiência aos atletas. Como alguns ainda vivem o processo de transição entre as cate-gorias de base e o pro-fissional, a tendência é que os jogadores per-maneçam no Verdão.

Vice-presidente do Coxa garantiu que Alex cumprirá até o fim o contrato assinado com o clube

Baraka reforça o Alviverde na Copa do Brasil e Brasileirão

Técnico do Rio Branco negocia com o Tricolor

Baraka é confirmado como reforço no Coritiba

O técnico Netinho, do Rio Branco, é uma das opções para assumir o comando técnico do Paraná Clube pa-ra a disputa da Copa do Bra-sil e da Série B do Brasileirão. O treinador confirmou o in-teresse do Tricolor e afirmou que a negociação está sendo intermediada pelo empresá-rio Marcos Amaral.

“Estamos conversan-do desde a semana passa-

da. Marcos Amaral, que era um dos investidores do Rio Branco, está in-termediando as negocia-ções”, disse Netinho. “Por enquanto aconteceram apenas conversas pelo te-lefone, mas neste final de semana já foi marcada uma reunião com a dire-toria. Estou esperançoso e com uma expectativa boa”, concluiu o treinador.

Netinho: “Estou esperançoso e com uma expectativa boa”

Divulgação

Divulgação

Ricardo Conceição pode ser mais um a deixar o Tricolor

Anderson Bartola deve ser incorporado ao time principal do Coxa

Divulgação

Divulgação

Div

ulga

ção

Conceição pode acertar com ChapecoenseApós empréstimo, jogadores retornam ao Verdão

O técnico da Cha-pe, Gilmar Dal Pozzo, pediu reforços para usar na estreia da Co-pa do Brasil, no próxi-mo dia 8, e a diretoria do clube catarinense já estaria em negocia-ções bem adiantadas com o atleta. Caso se confirme a saída, Conceição seria o quarto atleta a deixar o Tricolor após a eli-minação no Estadual.

Page 13: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSEEDITORA CORREIO PARANAENSE

policial 21esportes 13Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Grupo atleticano decide hoje, no estádio do café,a vaga na final do campeonato paranaense

A grande novidade do time Sub-23 do Atlético Paranaense para a segun-da partida da semifinal do Campeonato Para-naense, contra o Londri-na, deve ser o atacante Adriano Imperador. O jogador está em Lon-drina e nesta terça-feira treinou entre os titulares substituindo Crislan, que se recupera de uma pancada no tornozelo.

O jogo contra o Tu-barão, que começa às 20h30, no Estádio do Café, pode marcar tam-bém a primeira aparição de Adriano entre os ti-tulares do Furacão nu-

A declaração do técnico do Maringá, Claudemir Sturion, que disse torcer para enfrentar o Atlético na final do Campeona-to Paranaense, motivou o grupo rubro-negro na busca pelo título. Na opinião do treinador alvinegro, que já está garantido na decisão es-tadual, seria mais fácil vencer os garotos do Fu-racão do que o experien-te time do Londrina.

O atacante Guilher-me, que vai começar a partida no banco, ad-mite que a fala do rival motiva a equipe. “Mo-tiva bastante. Eles estão vendo que a gente é um time de garotos, mas tu-do pode acontecer em uma final”, comentou o jogador de 18 anos. A definição do finalista vai ocorrer a partir das 20h30 desta quarta-fei-ra, no Estádio do Café.

Imperador pode ser titular contra o LondrinaAtacante viajou com a delegação rubro-negra e deve entrar em campo

ma partida oficial. Até o momento, defendendo o time principal, o ata-cante entrou em campo apenas no segundo tem-po, à exceção do jogo-teste do último sábado, na Arena da Baixada, quando foi escalado pa-ra iniciar a partida.

Além do Imperador, o zagueiro Ricardo Silva e os volantes Otávio e Hernani voltam ao time. O Furacão deve entrar em campo com Rodol-fo, Mário Sérgio, Ricar-do Silva, Lucas Alves e Sidcley; Otávio, Juninho, Hernani, Zezinho e Mar-cos Guilherme; Adriano.

adriano pode fazer nesta quarta-feira suaprimeira partida oficial como titular do Furacão

Divulgação

Petkovic prevê duelo “complicado”

Tubarão terá desfalques contra o Atlético

Técnico do Maringá “motiva” o Furacão

O técnico Dejan Petkovic prevê um confronto com-plicado para o Atlético Para-naense diante do Londrina, na noite desta quarta-feira, no Estádio do Café, na par-tida de volta da semifinal do Campeonato Paranaense. Mas, pela vantagem cons-truída no jogo de ida, com vitória por 3 a 1 no Ecoes-tádio, ele confia na classifica-ção para a final do estadual.

“Fizemos a primeira par-te, os 90 minutos contra o Londrina, com um jogo bom. Mas temos o segun-do tempo, que vai ser com-plicado, muito aguerrido, com certeza. O Estádio do Café, imagino, estará lotado. Acho que temos uma boa possibilidade, mas respeita-mos muito o Londrina, que achamos ser um time muito bom”, disse o treinador.

O técnico Claudio Tencati terá que mexer no time do Londri-na que entra em campo nesta quarta-feira, às 20h30, para encarar o Atlético Paranaense na segunda partida da semi-final do Estadual. Sem poder contar com o volante Bidia, expulso no primeiro jogo, o treinador perdeu também o lateral-direito Maicon, que lesionou o ombro. Em con-trapartida, as boas notícias são os retornos do zaguei-ro Gilvan e do atacante Arthur, que já cumpriram suspensão em virtude do terceiro cartão amarelo.

pet: “temos boa possibilidade, mas respeitamos o londrina”

tubarão precisa vencer por três gols de diferença para ir à final

Divulgação

Divulgação

Divulgação

abertura 20H | bola rolando 20h30

ATLÉTICOLONDRINA

NARRADOR:JACIR DE OLIVEIRA

Page 14: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

CLASSIFICADOS14 Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

• ATÉ R$ 90,00 REAIS O GRAMA;

Traga seu RG para liberação na portaria.

:AMASSADAS OU QUEBRADAS;

8º ANDARNão venda sem nos consultar:

ALIANÇAS A PREÇO DE CUSTO

CONFECÇÕES DE JÓIAS.

CONTRATARecuperador de CréditoAtividades: Recuperar débito junto aos financiados através de telefone com atualizações cadastrais.

Horário de Trabalho: De segunda à Sábado 6 horas diárias Salário fixo + comissões.

Benefícios: Bonificações + VT + VR + plano de saúde/odon-tológico seguro de vida. A empresa oferece ampla rede de convênios com faculdades, cursos, farmácia, entre outros.

Enviar CV [email protected]

DINHEIRO EXTRA

PROFESSORASSe você tem nome limpo e quer ganhar dinheiro extra!

Venha revender CHINELO BIRIRICA,ótimos ganhos.

(41) 3398-2623

www.biririca.com.brCONCLUA JÁ SEUS ESTUDOS!

1x por semana

*** Certificado válido para todo Brasil*** Reconhecido SEED/PR

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEnsino Fundamental e Médio

Rua Lamenha Lins, 225 - CentroPróximo àz Praça Rui Barbosa

3024-5353 / 3322-3019 / 9193-4183

www.equipeead.com.br

FEZ ENEM? Aproveitamos as disciplinas feitas!

Page 15: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

Matador alegou que cometeu o crime em função de uma dívida

Assassino confesso de escritor Wilson Bueno é absolvido

Cleverson Petreceli Sch-mitt, assassino confesso do escritor Wilson Bueno, em maio de 2010, em Curiti-ba, foi absolvido pelo júri popular realizado entre a tarde de segunda-feira (31) e madrugada desta terça (1º), no Tribunal do Júri, no bairro Centro Cívico. À época do crime, o escritor tinha 61 anos e foi encontrado morto com golpes de faca dentro de casa pelo irmão João San-tana. A absolvição ocorreu por quatro votos contra três. O julgamento durou mais de 15 horas.

“Eu e a minha família não entendemos ainda porque inocentaram ele.

Presos mais dois responsáveis pela morte de italianoJucimara de Freitas, 41 anos, e Altair Taborda, 54 anos, foram presos, no último final de sema-na, por policiais civis da Delegacia de Homicídios de Curitiba, acusados de participação na mor-te do italiano Cláudio Lorenzetti, 63 anos, no Boqueirão, em dezem-bro do ano passado. O filho de Jucimara, Ary Bomfim Cordeiro Júnior, 19 anos, foi preso no último dia 23 de março e seu depoimento levou os policiais a concluírem que as duas pessoas pre-

sas no final de semana tiveram participação ativa no crime. Ary era enteado da vítima, Juci-mara a esposa e Altair o amante de Jucimara.

Segundo o delegado Fábio Amaro, que preside o inquérito, o trio teria planejado matar o italiano. “No primeiro depoimento, Ary não contou nada. Mas encontramos a aliança dele suja de sangue no local do crime. Aí ele foi obrigado a contar tudo, revelando a participação da mãe e do amante dela no crime”, disse Amaro.

Estamos indignados por-que ele matou, confessou e foi libertado. Onde os jurados estavam com a cabeça quando fizeram

isso?”, indaga João.O réu foi preso em ju-

nho de 2010 na casa da família em Fazenda Rio Grande e confessou o cri-

Cleverson ficou preso nos últimos quatro anos

Polícia apreende 12 kg de pasta base de cocaína

A Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF) apreendeu quase 12 kg de pasta base de cocaína e R$ 7 mil em notas faltas, na BR-277, próximo ao município de Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná. De acordo com a PRF, a droga e o dinheiro falso estavam escondidos em um fundo falso de um carro com placas de São Paulo. A apreensão ocor-reu na madrugada desta terça-feira (1º).

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do veículo apresentou informações contradi-tórias durante a abor-dagem dos policiais, o que gerou desconfian-ça. O condutor, de 46 anos, foi preso e deve responder por tráfico de drogas e falsifica-ção. Segundo a PRF, o carro saiu de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e estava indo para São Paulo.

A droga estava escondida em fundo falso do carro

“Operação Blindagem” combate a criminalidade na Região Metropolitana Laranjeiras do Sul

me que, de acordo com João, ocorreu logo após uma discussão por causa de um cheque. “O acu-sado era garoto de pro-grama. O meu irmão o conheceu em uma sauna gay e deu o cheque para que ele ajudasse a des-montar uma casa. Duran-te o depoimento, o rapaz disse que o cheque era para pagar um programa e que tinha sido sustado. Isso é mentira. O meu irmão não sustou o che-que”, declara João. De acordo com as investiga-ções, o réu ficou irritado por não conseguir sacar o dinheiro e foi tirar satisfa-ções com o escritor.

Polícia Civil

A Polícia Militar lan-çou ontem a “Operação Blindagem”, em que mais de 150 policiais e 40 via-turas farão abordagens à pessoas, veículos e esta-belecimentos comerciais para inibir o tráfico de drogas, furtos e roubos. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Ba-talhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BP-MOA) também partici-

pam das atividades.Durante a operação,

pessoas suspeitas serão abordadas e revistadas, além de vistorias em ba-res e estabelecimentos co-merciais que apresentem movimentação suspeita. O objetivo é apreender drogas e inibir a prática de roubos e furtos na área da unidade na Região Metropolitana de Curiti-ba (RMC).A operação envolve mais de 150 policiais

PMPR

Dupla de arrombadores entrega um ao outro

Taborda foi acusado pelo primeiro preso

Polícia Civil

PRF

Policiais de Cambará prenderam na manhã da última segunda-feira (31), Tiago Luciano Rosa, 22 anos, e Maicon Aparecido Rocha, 19 anos, suspeitos de arrombarem uma resi-dência e furtarem diver-sos itens alimentícios e bebidas.

Em conversa com os suspeitos, um delatou

o outro confirmando que arrombaram a casa e venderam os produtos para pessoas da cidade, inclusive para um fa-moso empresário da re-gião. No fim da manhã de terça-feira (1.º), parte dos produtos dos furtos foram localizados. Os receptadores também fo-ram identificados.Rocha confirmou á participação no roubo

PMPR

EDITORA CORREIO PARANAENSE

POLICIAL 15Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Page 16: Correio Paranaense - Edição 02/04/2014

GERAL

EDITORA CORREIO PARANAENSE

16 Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Richa também inaugurou o Centro de Atendimento 24H no município

Estado garante reforma do Terminal Cachoeira, em Almirante Tamandaré

O governador Beto Richa e o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Si-queira, assinaram nesta terça-feira (01.04) o pro-tocolo de intenções para a reforma e ampliação do

Terminal Cachoeira. A assinatura aconteceu no evento de inauguração do novo Centro de Aten-dimento de Urgência e Emergência 24 Horas, de Almirante Tamandaré,

que fica na Região Metro-politana de Curitiba.

Construído em 1986, o Terminal Cachoeira é um dos mais movimentados da região, recebendo, em média, 20 mil passageiros

por dia. A estrutura passará agora por uma reforma, re-cuperação e modernização. O investimento é de R$1,5 milhão, com recursos da Secretaria Estadual do De-senvolvimento Urbano.

Paraná é o Estado que mais investe em assistência social na região Sul

Copel amplia oferta de energia na Região Metropolitana

O Paraná é o estado que mais investe na política de assistência social na Região Sul do país. É o que mostra um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social apresentado durante o Encontro Regional Sul do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Con-gemas), realizado em Porto Alegre (RS). O evento reuniu gestores, técnicos e representantes de con-selhos de assistência social do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que envolve os governos federal e estadual e os municípios.

De acordo com a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, Aldaiza Sposati, o Paraná destinou, em 2011, R$ 688 milhões para ações de assistência social, enquanto no Rio Grande do Sul as despesas foram de R$ 568 milhões e, em Santa Catari-na, de R$ 412 milhões.

A secretária da Família

O governador Beto Richa inaugurou o Centro de Atendimento 24 Horas

Fernanda Richa: “trabalho sério desenvolvido por equipe comprometida”

ANPr

ANPr

ACOMPANHE O PAPO DE CRAQUE,SEGUNDA A SEXTA, ÀS 11H, NA TRANSAMÉRICA.

TUDO O QUE ACONTECEDENTRO DAS QUATRO LINHAS.

E NAS ENTRELINHASDO ESPORTE TAMBÉM.

@PAPODECRAQUECW FACEBOOK.COM/PAPODECRAQUECW WWW.TRANSANET.COM.BR LÍDER ABSOLUTA NO ESPORTE.

100.3 FM

e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, disse receber com satisfação o reconhecimento do Governo Federal. “Isso é resultado de um trabalho sério, que tem se inten-sificado nos últimos três anos, que é desenvolvido por uma equipe preparada e comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses, o que deve ser prioridade para todo governo”.

A Copel concluiu mais uma obra na rede de transmissão de energia de Curitiba. Foram investidos R$ 11,5 milhões na subestação Uberaba, que opera na tensão de 230 mil volts (kV) e passa a contar com dois novos transformado-res. A ampliação proporciona um aumento da oferta de

energia na parte leste da capital e municípios vizinhos de Pinhais, Piraquara, e São José dos Pinhais.

Dois transformadores antigos de 41,67 megavolt-ampères (MVA), que faziam a transformação de 69 kV para 13,8 kV, foram desativados para a entrada

dos novos equipamentos, cada um com 50 MVA de potência. Além da capaci-dade maior, eles operam na transformação direta de 230 kV para 13,8 kV, aliviando o carregamento no sistema de 69 kV que atende diversas regiões da capital e também da Região Metropolitana.