jornal correio paranaense - edição 10-12-2014

16
Curitiba, Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 Ano XIX - Edição 3.371 Diretor Renato Barroso R$ 1,00 grupor3a.com TEMPO NO PARANá O ambiente atmosférico segue instável sobre a Região Sul. O fluxo de ar quen- te e úmido sobre os estados do sul favo- rece a formação de aglomerados con- vectivos, os quais causam as conhecidas “chuvas de verão”entre a tarde e noite. Detran anuncia mudanças para primeira habilitação Página 24 Assembleia aprova pacote de aumento de impostos Por 34 votos a 17, os deputados estaduais aprovaram o pacote de aumento de impostos proposto pelo governo Beto Richa. As medidas elevam a alíquota do Imposto sobre IPVA em 40%. E também o ICMS sobre a gasolina de 28% para 29%. (Página 3) Pelé recebe alta após 15 dias no hospital Pelé, de 74 anos, recebeu alta no início da tarde desta terça- feira do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Pelé foi internado no dia 24 de novembro, quando os médicos constaram que ele estava com infecção urinária. (Página 5) Equipamento faz contagem de pedestres e ciclistas Página 7 MPF vai denunciar 20 investigados da Lava Jato Página 4 Inadimplência no Brasil cresce 10,9% em um ano Página 19 Jovem Empreendedor forma turma em São José dos Pinhais A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou ontem a entrega de certificados de conclusão de curso da sétima turma do programa Jovem Empreendedor. A iniciativa já existe no Município desde 2006. (Página 6) Ratinho Jr. é confirmado na equipe de Richa O governador Beto Richa confirmou ontem novos nomes que comporão a equipe de governo da próxima gestão. Flávio Arns vai assumir a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e o deputado Ratinho Junior reassume a Secretaria do Desenvolvimento Urbano. (Página 3) Sandro Nascimento/ALEP Divulgação Reprodução

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Curitiba, Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 Ano XIX - Edição 3.371 Diretor Renato Barroso R$ 1,00

grupor3a.com

TEmpo no pARAnáO ambiente atmosférico segue instável sobre a Região Sul. O fluxo de ar quen-te e úmido sobre os estados do sul favo-rece a formação de aglomerados con-vectivos, os quais causam as conhecidas “chuvas de verão” entre a tarde e noite.

Detran anuncia mudanças

para primeira habilitação

Página 24

Assembleia aprova pacote de aumento de impostos

Por 34 votos a 17, os deputados estaduais aprovaram o pacote de aumento de impostos proposto pelo governo Beto Richa. As medidas elevam a alíquota do Imposto sobre IPVA em 40%. E também o ICMS sobre a gasolina de 28% para 29%. (página 3)

pelé recebe alta após 15 dias no hospitalPelé, de 74 anos, recebeu alta no início da tarde desta terça-feira do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Pelé foi internado no dia 24 de novembro, quando os médicos constaram que ele estava com infecção urinária. (página 5)

Equipamento faz contagem de pedestres e ciclistasPágina 7

MPF vai denunciar 20 investigados da Lava JatoPágina 4

Inadimplência no Brasil cresce 10,9% em um anoPágina 19

Jovem Empreendedor forma turma em São José dos pinhaisA Prefeitura de São José dos Pinhais realizou ontem a entrega de certificados de conclusão de curso da sétima turma do programa Jovem Empreendedor. A iniciativa já existe no Município desde 2006. (página 6)

Ratinho Jr. é confirmado na equipe de RichaO governador Beto Richa confirmou ontem novos nomes que comporão a equipe de governo da próxima gestão. Flávio Arns vai assumir a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e o deputado Ratinho Junior reassume a Secretaria do Desenvolvimento Urbano. (página 3)

Sandro Nascimento/ALEP

Divulgação

Reprodução

Page 2: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

O cantor e composi-tor Milton Nascimen-to (foto) foi interna-do na noite da última segunda-feira (8) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do artista, ele foi para a unidade após ter aumento da pressão arterial e sen-tir fraqueza. Nesta ter-ça (9), ele foi submeti-

do a um cateterismo e deve receber alta mé-dica nesta quarta (10).

Ainda de acordo com a assessoria, a agenda de shows do cantor para esta semana, em Pedralva (MG), no sábado (13), foi cancelada.

Em outubro, Milton

passou por outro ca-teterismo no Institu-to do coração (Incor),

em São Paulo, e teve alta

um dia de-pois. O ca-t e t e r i s m o é um pro-cedimento

invasivo que serve para exa-

minar vasos san-guíneos e o interior do coração. n

EDITORIAL

O estado brasileiro não cabe na economia

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotofácil

Fique LigadoQuarta-feira, 10 de Dezembro de 20142 grupor3a.com

- Pesquisa indica que 53,6% dos brasileiros pretendem presentear alguém no Natal.

- Custo médio de energia elétrica para indústria subiu 23% em 2014.

- Aeroportos vão receber 20 milhões de passageiros neste fim de ano.

- Produção de motocicletas registra queda de 15,8% em novembro.

- Dilma veta redução da alíquota de contribuição de patrões e domésticos ao INSS.

- Estados Unidos revelam métodos de tortura da CIA.

Imagem do Mundo

Simpatizante do partido de oposição PTI (Paquistão Tehreek-e-Insaf) coloca fogo em pneu durante protesto após o assassinato de um correligionário em Islamabad.

T Mughal/Efe

xx

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

16º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas

e trovoadas

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas isoladas

Pancadas de chuva isoladas

São João Roberts

A biografia de são John Roberts, para nós João Roberts, nos mostra um inglês profundamente católico que, fora de sua pátria, conseguia pregar e professar sua fé e sua religião. Mas basta-va pôr os pés em sua terra natal, era preso. Várias vezes retornou à liberdade só por inter-venção de estrangeiros importantes. Acabou se tornando o primeiro monge a ser executado na Inglaterra, logo após a coroação do rei Hen-rique VIII. João Roberts nasceu no condado de Merioneth, em 1576.

O final de 2014 será lembrado no futu-

ro como um período em que os governos – federal, estaduais e municipais – apelaram para a “força bruta” para equilibrar as contas. Os pacotes e au-mento de impostos vêm de todos os lados em cima de uma população e de um empresariado que não tem mais de onde tirar para se manter e manter o tamanho da administra-ção pública.

Os governos cresce-ram de forma desordena-

da em tempos de fartura, houve mais gasto do que o necessário para manter ministérios e secretarias e ainda os agregados, em todas as esferas. A fase de vacas gordas acabou e a conta está ficando para quem pode menos.

A questão é que a conta não tem como ser paga. A insistência dos “pacotes” pode levar o país a uma nova recessão e ao desemprego. Talvez seja a hora de governan-tes pensarem melhor so-bre as medidas. n

Concurso nº 3660

Concurso nº 1659

Concurso nº 661 - ABC/RN

Concurso nº 1142

02-08-10-58-64

04-10-20-33-37-49

21-23-29-36-38-46-59

02-04-07-08-09-10-12 13-15-16-19-20-22-23 24

SOBE

DESCE

ACONTECEU10 de DEZEMBRO

Os EUA realizam uma explosão nuclear subterrânea experimental no Novo México.

É assinado o Tratado de Paris, que põe fim à guerra hispano-americana.

1961

1898

DESTAQUE

Milton Nascimento é internado em hospital no Rio

Não há revelação mais aguçada do espírito de uma sociedade do que a forma pela qual ela trata seus filhos”

Nelson Mandela

Frase do dia

O palácio de Buckingham anuncia oficialmente a separação dos príncipes Charles e Diana.

1992

Editora Correio Paranaense

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Política Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 3grupor3a.com

Posse de FrancischiniFernando Francischini será empossa na próxima segunda-feira, dia 15, no Museu Oscar Niemeyer, o MON. É o único que terá sua posse antecipada. Richa justifica com a necessidade do planejamen-to da Operação Praia e de reestruturação da Secre-taria. Os demais ficam para depois.

Líder do governoO deputado Luiz Claudio Romanelli, do PMDB, es-treou como líder do governo. Ainda não de direito, mas de fato. Foi à tribuna para defender o paco-te de aumento de impostos. Não conseguiu falar muito, sufocado pelas vaias do povo nas galerias. O presidente da Casa, Valdir Rossoni, diante do tu-multo, suspendeu a sessão por 15 minutos.

Parceria Público-PrivadasEm sessão ordinária realizada no início da tarde desta terça-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, que trata de normas para licitação e contratação de Parcerias Público-Privadas do Paraná (Paraná Parcerias).

Irregularidades em MaringáO Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu a licitação para a criação de uma parceria público-privada (PPP) para a coleta de lixo em Maringá. A medida cautelar foi homologada na quinta-feira (4) e divulgada nesta terça-feira (9), pelo próprio TCE.

Notas políticasAssembleia aprova pacotede aumento de impostos Sessão foi interrompida três vezes devido aos protestos

Por 34 votos a 17, os deputados es-taduais aprova-

ram, ontem, em primeiro turno, o pacote de aumen-to de impostos proposto pelo governo Beto Richa. O pacote eleva a alíquota do Imposto sobre Proprie-dade de Veículos Automo-tores (IPVA) sobre auto-móveis de 2,5% para 3,5% – um aumento de 40%. E também a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina de 28% para 29%.

Uma emenda apresen-tada pela bancada gover-nista retirou os produtos da cesta básica da lista de atingidos pelo pacote. Em

Sandro Nascimento/Alep

CuritibaRatinho é confirmadona equipe de Richa Reajuste do IPTU passa

em comissão da Câmara

O governador Beto Ri-cha confirmou nesta terça-feira (09/12) novos nomes que comporão a equipe de governo da próxima gestão. Atual vice-governador do Estado, Flávio Arns vai as-sumir a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

O deputado Ratinho Ju-nior reassume a Secretaria do Desenvolvimento Ur-bano. Será a segunda pas-sagem dele pela pasta. O parlamentar deixou o cargo

no início de 2014 para con-correr a deputado estadual nas eleições deste ano.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que substituirá a Secretaria da Fa-mília e Desenvolvimento So-cial, ficará a cargo de Fernan-da Richa e João Carlos Gomes continua à frente da Secreta-ria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Mounir Cha-owiche seguirá na presidência da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). n

A Comissão de Economia, Finanças da Câmara Muni-cipal de Curitiba aprovou, em reunião extraordinária, ontem à noite, por 5 votos favoráveis e 3 contrários, o projeto do prefeito Gustavo Fruet que aumenta de de 2,4 para 2,9% a alíquota do ITBI (Imposto de Transmissão Intervivos de Bens Imóveis)

sobre o valor dos imóveis.Agora o projeto segue

para a análise do plenário, em primeiro turno, amanhã. Também recebeu parecer favorável e vai para votação, com 7 votos favoráveis e 1 contrário, o projeto do pre-feito que reajusta a planta genérica que serve de base para o cálculo do IPTU. n

ANPR

CMC

Ratinho volta a integrar a equipe de Richa

Londrina terá a sede do governo por um dia

compensação, inclui o álcool combustível, sob o qual também passará a ser cobrada alíquota

de 29%, o que não es-tava previsto no projeto original do Executivo.

A votação foi suspensa

por três vezes, em razão de protestos de manifes-tantes que ocuparam as galerias da Casa. n

Os deputados enfrentaram as manifestações das galerias

A Comissão de Finanças aprovou proposta do governo

Londrina será a ca-pital política e admi-nistrativa do Paraná nesta quarta-feira, em comemoração aos seus 80 anos, com o gover-nador Beto Richa e o secretariado transferin-do as atividades para a cidade. A Assembleia Legislativa também vai homenagear mais de 100 pioneiros e pessoas que trabalharam pelo desenvolvimento de Londrina. As atividades serão desenvolvidas na sede do Instituto Agro-

nômico do Paraná – Ia-par, a partir das 9 horas.

As duas iniciativas são do deputado es-tadual Tercílio Turini (PPS). “É um reconheci-mento a Londrina e sua gente, nesse momento tão importante para a vida do município”, afir-ma o parlamentar, res-saltando a oportunida-de para estreitar ainda mais o relacionamento do Governo do Estado e do Poder Legislativo com a segunda maior cidade do Paraná. n

Londrina comemora80 anos como capital

Divulgação

Editora Correio Paranaense

Page 4: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

GeralQuarta-feira, 10 de Dezembro de 20144 grupor3a.com

Bolsonaro não estupra deputada que “não merece”

O deputado Jair Bolsonaro (PP) reagiu nesta terça-feira a um discurso da deputa-da Maria do Rosário (PT) contra a ditadura militar dizendo que ele só não a estuprava porque ela “não mere-ce”. Ele repetiu ofen-sa dirigida à mesma deputada em 2003, quando os dois discu-tiram em um corredor da Câmara.

Maria do Rosário chamou a ditadura militar no Brasil de “vergonha absoluta”. Bolsonaro falou em seguida, mas Maria do Rosário deixou o plenário. “Fica aí, Ma-ria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estupra-dor, e eu falei que não ia estuprar você por-que você não merece. Fica aqui pra ouvir”, afirmou Bolsonaro. O deputado Amau-ri Teixeira (PT), que presidia a sessão no momento, disse que deverá entrar com uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Bolsonaro.

MPF deve denunciar 20 investigados da Operação Lava Jato

O Ministério Público Fede-ral do Paraná

deverá denunciar nes-ta semana cerca de 20 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro pela Polícia Federal para investigar lavagem de dinheiro e que resultou na desco-berta de um esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

Se o juiz federal Sér-gio Moro aceitar as denúncias do Ministé-rio Público, os inves-tigados passarão a ser réus. Entre os cerca de

20 denunciados devem estar 11 executivos de empreiteiras presos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba; o doleiro Alberto Youssef; o ex-diretor de Abaste-

cimento da Petrobras Paulo Roberto Costa; o lobista Fernando Baia-no; além de outros exe-cutivos investigados na sétima fase que foram soltos.

Empreiteiros presos na PF, em Curitiba, devem ser todos denunciados

“Força-tarefa”

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chefe do Minis-tério Público, deve via-jar para Curitiba nesta quinta-feira se reunir com os procuradores da República do Pa-raná que compõem a chamada “força-tarefa” e atuam em processos da Operação Lava Jato. O MPF no Estado deve oferecer as denúncias contra os investigados

A presidenta Dilma Rousseff vetou inte-gralmente o projeto de lei que prevê a redução da alíquota da contri-buição previdenciária paga por patrões e em-pregados domésticos. A decisão foi publi-cada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. Na mensagem encami-nhada ao Legislativo, a presidenta diz que o texto foi vetado “por contrariedade ao inte-resse público”.

O projeto de lei foi aprovado em caráter conclusivo na Co-

Dilma veta redução da alíquota do INSS

Domésticas

Veto da presidente foi publicado no Diário Oficial da União

IG

Div

ulg

ação

Se o juiz Sérgio Moro aceitar as denúncias, investigados passarão a ser réus

Bolsonaro:: repetição da agressão verbal

Câmara dos Deputados

Câmara aprova Vital do Rêgo para o TCU

A Câmara dos De-putados aprovou nesta terça-feira a indicação do sena-dor Vital do Rêgo (PMDB-PB) para as-sumir uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O nome dele já havia sido apro-vado pelo Senado na semana passada. A decisão agora será promulgada.

O placar foi de 313 votos favoráveis, oito contrários e oito abs-tenções. Um deputa-do decidiu obstruir, quando a sua pre-sença não é compu-tada para quórum. Vital tem mandato de senador até 2019 e ocupa atualmente a presidência de duas comissões parla-mentares de inqué-rito instauradas para apurar denúncias contra a Petrobras.

Janot deve se reunir com procuradores em Curitiba

nesta semana.A reunião entre Ja-

not e os procuradores servirá para definir quais ações deverão ser tomadas a partir dos próximos dias, após o MPF oferecer as denúncias. Na sema-na passada, o procu-rador-geral se reuniu com a “força-tarefa” em Brasília para dis-cutir o andamento dos processos.

Reunião de Janot com procuradores do Paraná deve acontecer na quinta-feira

Divulgação

missão de Constitui-ção e Justiça (CCJ) da Câmara no dia 13 de novembro. Atu-almente, a alíquo-ta da contribuição previdenciária paga por patrões é 12% e a do empregado do-méstico varia de 8% a 11%. Se a mudança entrasse em vigor, a alíquota seria re-duzida para 6%, em ambos os casos.

O projeto de lei foi aprovado em caráter conclusivo na CCJ

Editora Correio Paranaense

Page 5: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Neste fim de ano cerca de 20 milhões de passageiros vão circular pelos principais aero-portos do país, um au-mento de 7% em rela-ção ao mesmo período de 2013. A estimativa é da Secretaria de Aviação Civil (SAC) que anun-ciou nesta terça-feira o esquema especial a fim de evitar problemas no atendimento.

O esquema começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira e vai até o dia 10 de janei-ro. Durante o período, serão colocados pelas companhias aéreas 8,8 mil voos extras. Além disso, 326 servidores da secretaria integrarão equipes que estarão se revezando no atendi-mento aos passageiros

Geral Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 5grupor3a.com

Agência Brasil

Aeroportos devem receber20 milhões de passageiros

Moreira Franco diz que objetivo é garantir qualidade aos passageiros

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimen-to, o Pelé, 74 anos, re-cebeu alta no início da tarde desta terça-feira do Hospital Israelita Albert Einstein, na ca-pital paulista. Pelé foi internado no dia 24 de novembro, quando os médicos constaram que ele estava com in-fecção urinária.

Após ser liberado pelos médicos, o ex-

jogador concedeu entrevista coletiva ao lado de integrantes da equipe que o atendeu durante os 15 dias de internação. “Podem estar certos que já estou me preparan-do para a Olimpíada. Quero só lembrar que podem jogar três pro-fissionais (acima de 23 anos), e eu sou um deles”, brincou o ex-jogador. n

Pelé recebe alta após 15 dias de internação

nos 15 principais ter-minais do país.

“Nosso objetivo é garantir a qualidade de

serviço aos passagei-ros brasileiros”, disse o ministro Moreira Fran-co. As empresas aére-

as também vão adotar medidas para evitar qualquer tipo de trans-torno nos aeroportos. n

Pelé concedeu entrevista: “Já estoume preparando para a Olimpíada”

Reprodução

Secretaria terá esquema especial para evitar problemas no fim de ano

Editora Correio Paranaense

Page 6: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Região MetropolitanaQuarta-feira, 10 de Dezembro de 20146 grupor3a.com

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a em-presa Schattdecor do Brasil Indústria e Co-mércio Lida, realizou nesta terça-feira (9) a entrega de certifica-dos de conclusão de curso da sétima turma do programa Jovem Empreendedor, reali-zada em parceria com a empresa. A iniciativa já existe no Municí-pio desde 2006 e tem como objetivo a inclu-são do jovem no mer-cado de trabalho.

Para participar do programa o adoles-cente passa por um processo seletivo e sua família precisa, neces-sariamente, estar ca-dastrada no Centro de Referência da Assis-

A sétima turma se formou e foi composta por jovens de 14 a 17 anosUm programa diferente

para encerrar as atividades do Maturidade Ativa de 2014 foi realizado na ma-nhã desta terça-feira (9), no Ginásio Ney Braga II, onde todos os integrantes da Melhor Idade participaram do Aulão de Natal, vestidos a caráter e com direito até a visita do Papai Noel, que entregou lembrancinhas aos participantes.

Promovido pela Prefeitu-ra de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Esporte e Lazer (Semel), o Maturidade Ativa esteve durante todo o ano

promovendo atividades saudáveis de exercícios físi-cos e de lazer, onde a inte-ração entre os participantes foi o ponto principal. Vesti-dos de vermelho e branco, e usando toquinhas natali-nas, os participantes se di-vertiram ao som de muita música e exercícios segui-dos de dança sob a orien-tação profissional da pro-fessora de Educação Física e coordenadora de eventos da Semel, Mônica Carvalho. Ao final do evento, o Papai Noel da Semel chegou para sau-dar os participantes e dese-jar um Feliz Natal a todos. n

A tradição de escolher entre as jovens colomben-ses a Rainha e Princesas para divulgar e representar o maior evento da cultura italiana no município, a Fes-ta da Uva, mais uma vez se repetiu. No último sábado o Pavilhão de Eventos do Par-que Municipal da Uva rece-beu a sociedade colomben-se para o Desfile da Rainha da Uva. Em sua 52ª edição o concurso reuniu neste ano 12 candidatas ao título e du-rante uma semana os orga-nizadores acompanharam de perto, colaborando para extrair o melhor de cada participante.

Devido à falta de infra-estrutura viária do mu-nicípio e as constantes reivindicações da popu-lação sobre pavimenta-ção de ruas. Desde 2013, a Prefeitura de Almirante Tamandaré trabalha de-senvolvendo e apresen-tando projetos para captar recursos. Nos últimos dias, o prefeito Aldnei Siqueira assinou um contrato com

a Agência de Fomento Paraná em parceria com a Secretaria de Desenvol-vimento Urbano (SEDU) - Paraná Cidades. O finan-ciamento no valor de R$ 7,2 milhões será utilizado em obras de pavimenta-ção, que irão contemplar vários bairros da cidade.

Sabendo da necessida-de de ampliar o número de ruas asfaltadas, a Admi-

nistração também buscou recursos no Ministério das Cidades, por meio do pro-grama PAC 2- Pró Trans-porte e obteve recursos na ordem de R$ 5,2 milhões. Os projetos e documenta-ção foram encaminhados e a Prefeitura aguarda a liberação dos valores. A previsão é de que as obras iniciem nos primeiros me-ses do ano que vem. n

Programa Jovem Empreendedorforma mais uma turma

Maturidade Ativa encerra atividades com Aulão de Natal

tência Social (CRAS) do bairro Borda do Campo. As turmas são forma-das geralmente por 25 alunos, na faixa etária entre 14 e 17 anos. Após

a conclusão do curso o adolescente é encami-nhado ao SENAI e pos-teriormente para en-trevistas nas empresas. A turma formada neste

ano possuía 18 alunos e realizou o curso em período de 10 meses, totalizando 480 horas em sala, com aulas no contra turno escolar. n

A iniciativa existe no município desde 2006 e inclui os jovens no mercado de trabalho

Divu

lgação

Os participantes do programa MaturidadeAtiva encerraram as atividades do ano

As candidatas vão divulgar a Festa da Uva do próximo ano

O prefeito acertou os detalhesdo financiamento para as obras

São José dos Pinhais

Divulgação

As Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de São José dos Pinhais promo-vem neste sábado, das 13h30 às 16h30, no Parque São José, o último evento de adoção de cães e gatos de 2014. Os animais são da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e das protetoras de animais do Município, sendo todos castrados, microchipados e vacinados. Além dos animais que serão leva-dos ao evento, existem

outros disponíveis para adoção na UVZ.

Este ano foram rea-lizados nove eventos si-milares. Essa ação tem o intuito de estimular a adoção de cães e gatos, diminuindo a população de rua desses animais, ini-bindo o abandono através da guarda responsável. Para adotar, os interessa-dos devem comparecer portando documentos pessoais (RG, CPF e com-provante de endereço). n

Todos os animais disponíveis sãocastrados, vacinados e microchipados

Divulgação

Divulgação

Animais

Colombo

Almirante Tamandaré

Feira de Adoção acontece sábadono Parque São José

Rainha da Festa da Uva 2015 é eleitaAo final, depois de re-

alizada a somatória de todas as notas, os jurados apresentaram as vencedo-ras do concurso, ficando o título de Rainha para Ana Carolyne Steff com 178 pontos. Já a Primeira Prin-cesa Débora Ferraz ficou atrás com apenas um pon-to de diferença, somando 177 e a Segunda Princesa Débora Milani conquistou 174 pontos. Em concurso realizado entre as can-didatas, o título de Miss Simpatia, foi para Michele Finger que também obte-ve a quarta colocação na pontuação geral. n

Divulgação

Prefeitura anuncia recursos para novas obras

Editora Correio Paranaense

Page 7: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Cidade Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 7grupor3a.com

As escolas deverão pedir autorização na Setran

O Farol do Saber vai poder ser utilizado pela comunidade

O trabalho deve evitar enchentes na região

O Mercado Municipal terá horário especial

Decreto detalha normas da operação escola

A Secretaria Mu-nicipal de Trânsito (Setran) reuniu-se nesta terça-feira (09) com representantes de escolas e centros de educação infantil particulares de Curi-tiba para apresentar e esclarecer o Decreto Municipal nº 1.172, publicado em 25 de novembro, e que normatizou e regula-mentou as atividades de operação escola na capital paranaense.

Para obter a auto-rização ou renova-ção da operação, as

escolas devem fazer solicitações apenas à Setran (na sede da Rua Benjamin Cons-tant, 157, Centro), que fará a verifica-ção da documenta-ção pedida e as visto-rias preliminares, irá elaborar os projetos de trânsito da região, além de determi-nar a sinalização a ser implantada. Os custos do projeto, execução e implan-tação de sinalização serão de responsa-bilidade da institui-ção requerente. n

Prefeitura faz limpeza nos canais do Alto Boqueirão

Mercados Municipal e Central terão horários de Natal

Comunidade da CIC recebe farol revitalizado

SMCS

SMCS

SMCS

SMCS

Sensor servirá para determinar políticas de trânsito

Fim de ano

Equipamentos fazem contagem de pedestres e ciclistas

Com 23 votos favoráveis, foi aprovado nesta

terça-feira (2) o crédito orçamentário que destina R$ 6,3 milhões à reforma do edifício que abrigará o Cine Passeio – espaço a ser administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, em prédio an-tes ocupado pelo exército brasileiro na rua Riachue-lo. Rogerio Campos (PSC) votou contra a iniciativa do Executivo. Chicarelli (PSDC), Chico do Ube-raba (PMN), Mestre Pop (PSC), Noemia Rocha (PMDB) e Tiago Gevert (PSC) se abstiveram.

O debate em plená-rio ficou dividido entre dois grupos de vereado-res, com parte dos par-

A Prefeitura de Curi-tiba e secretaria muni-cipal de Obras Públicas está realizando um tra-balho de limpeza e de-sobstrução nos canais de drenagem da Vila Nova no Alto Boquei-rão e nos canais junto à linha férrea no Boquei-rão/Parque Náutico.No total são 3,8 mil

metros de canais.A intervenção, que

inclui desassoreamen-to do canal, limpeza de margens, além de retirada de entulhos, é uma medida pre-ventiva para melho-rar o escoamento das águas da chuva e di-minuir riscos de ala-gamento na região. n

Os mercados e shopping adminis-trados pela Prefeitu-ra terão mudança de horário em função do aumento da pro-cura por produtos alimentícios para as festas de fim de ano e também por causa dos feriados.

Mercado MunicipalFuncionará até

domingo (14) com horário normal: de terça a sábado, das 7h às 18 horas; domingo, das 7h às 13 horas.

Mercado CentralFunciona na

Rua da Cidadania da Matriz. Até a próxima sexta-fei-ra (12) abre das 9h às 21 horas.

Aos sábados (13 e 20), funciona das 9h às 21 horas, e aos domingos (14 e 21), das 9h às 18h.

De segunda a sexta-feira (15 a 19), funciona das 9h às 21 horas. Nos dias 22 e 23, das 9h às 18 horas, e no dia 24, véspe-ra de Natal, das 9h às 18 horas. n

O Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba, reabriu nesta terça-fei-ra (09) depois de dois meses fe-chado para reforma. O retorno às atividades foi comemorado com festa pela comunidade, que foi até o local para conferir as me-lhorias que deixaram como nova a biblioteca pública do bairro.

O investimento para a recupe-ração do farol foi de R$ 76 mil. Os recursos foram usados para recu-perar a estrutura metálica do farol desgastada pela ferrugem, revestir pisos e fazer reparos na cobertura. Houve ainda a recuperação da rede elétrica, da pintura interna e exter-nam, além da reestruturação dos banheiros, cozinha e depósito. n

Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos

Trânsito

SMCS

lamentares defendendo que os recursos seriam melhor investidos em áreas essenciais, como saúde e educação. E ou-tro grupo afirmando que investimentos na área da

cultura são importantes para a cidade e não po-dem deixar de ser feitos. “Eu sou de origem humil-de, de uma casa em que nós comíamos arroz, fei-jão e ovo, mais uma ‘mis-

tura’ quando dava. A cul-tura é essa mistura que não pode faltar”, chegou a argumentar Pedro Pau-lo (PT), líder do prefeito, ao pedir a aprovação da matéria em plenário. n

Editora Correio Paranaense

Page 8: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

400 Contra Um Uma História do Crime Organizado

Reprodução

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H20

Gilda pede para falar com Rodrigo, mas Dani impede o namorado de conversar com sua mãe. Carlota pres-siona Beto a tirar Fernando da presi-dência da Vip Turismo. Sandra teme que Diana tente descobrir se Vitória é filha de Paulo. Gilda convida Célia para trabalhar em sua agência. Carlota ajuda Beto a enganar Fernando na Vip Turismo. Cristina afirma a Mário que não sairá da casa onde mora. Vitória finge ter uma crise, e Pedro pede para Augusta chamar Sandra.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H45

Gael e Lobão lutam, e Dandara e Bianca se desesperam. Lobão afirma que conseguirá tudo o que é de Gael. Bianca pergunta por que Gael man-dou Duca se afastar dela. Pedro agride Marcelo, e Delma não entende a re-ação do filho. Duca pede para reatar com Bianca. Gael canta para Danda-ra, e os dois se beijam. Bianca con-versa com Karina sobre Pedro. Gael se esforça para se entender com René e agradar Dandara. Pedro exige que Marcelo conte a verdade para Delma.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H30

Samantha inventa para Caíque que procurou Marcos porque estava sentindo dores. Pepito confessa para Sueli que Marcos e Samantha têm um acordo para separar Caíque de Laura. Caíque pede ajuda a Samantha para evitar que Castilho apareça para ele. Manuel inventa que está doente e deixa Tina preocupada. Azeitona diz para Aurélia que ouviu vozes de dois homens conversando. Ricardo per-gunta a Marcelo se ele ainda ama Ma-ria Inês. Pepito conta para Samantha que Sueli gosta de Marcos.

IMPÉrIO – GLOBO 21H05

Maria Clara observa Vicente dor-mir. José Alfredo pede para Cristina ir até sua casa. João Lucas estranha a irritação de seu pai com ele. Xana comenta com Cristina que Josué pode estar namorando Cora. Josué engana Cora para que ela acredite que passou a noite com José Alfre-do. Maria Isis conta para Kelly que se separou de José Alfredo. Reginal-do abandona Jurema novamente. Maria Marta repreende Amanda por chegar pela manhã em casa. Magnólia discute com Maria Isis.

VItÓrIA – rECOrD 21H15

Iago propõe um jogo de sobrevivên-cia e ameaça Priscila, Paulão, Enzo e Pedro caso eles não queiram jogar. Bia e Mossoró lamentam as atrocidades de Iago. O time adversário chega ao local do jogo sádico organizado pelo filho de Bernardo. Ramiro conta para Sabrina que está fingindo ser aliado de Iago. Bandidos trazidos por Iago chegam ao local da competição. Um jogo com armas de tinta e munição de sal se inicia. William chega ao local da brincadeira macabra. Iago revela que Dora não é muda de verdade.

Anos 70, presídio da Ilha Grande, no rio de Janei-ro. Um grupo de presos resolve se unir para lu-tar por direitos e ideais coletivos. William é um dos líderes deste grupo, que fundou o Comando Vermelho. A nova orga-nização cria uma con-duta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então.

tV ABErtA

(Globo – 02h25)

VariedadesQuarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 17grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine Action – 22h)

Paranoia

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Seu dinamismo estará em ascensão e o resultado reverte em dinheiro, trabalho, negócios, compras, viagens e tudo que possa trazer prosperidade e bem estar. Harmonia na área sentimental. Conte com os familiares. C. 909 M. 7261

Gêmeos 21/5 a 20/6Os planos e os objetivos que traçar agora terão o apoio dos astros para resolver de vez os seus ga-nhos e a estabilidade profissional. Pode iniciar curso profissionalizante ou contar com sócios. Saia para compras. C. 452 M. 8093

Leão 22/7 a 22/8A Lua esta no seu signo e o sucesso, a felicidade nos vários setores de sua vida acontecerá com rapidez. Bom astral com as finanças, portanto conseguirá sal-dar a maior parte de suas contas. Conte com Sagitá-rio. C. 791 M. 6540

Virgem 23/8 a 22/9Você está recebendo indicações da Lua, que indica o alerta. Faça de tudo para não criar problemas na área doméstica. Aprenda a ouvir mais a sua voz interior. A pessoa amada procura lhe compreender. Evite o sal. C. 980 M. 2821

Libra 23/9 a 22/10Este é um momento apropriado para você explorar o seu lado empreendedor. Sentirá grande disposição para colaborar com a família. Positivo para compras natali-nas e buscar apoio em seus negócios. C. 323 M. 4185

Escorpião 23/10 a 21/11Um dos setores mais privilegiados pela influência solar será o profissional e a disciplina será a chave para abrir as portar para o sucesso. Alegrias em família. Vênus em Sagitário traz dinheiro e amor. C. 076 M. 1358

sagitário 22/11 a 21/12Você tem a seu favor a presença de Vênus no seu signo, aproveite e organize já as festas natalinas e a passagem de ano. Livre-se de tudo que atrapa-lhe sua felicidade. A fase do aniversário é sempre a melhor do ano. C. 238 M. 3417

Capricórnio 22/12 a 21/1Evite se iludir com dinheiro e paqueras. Espere até amanhã, quando Vênus passa a influenciar seu signo e tudo começa a melhorar. O excesso de orgulho pode prejudicar seu trabalho. Cuide da saúde. C. 664 M. 5730

Aquário 22/1 a 18/02Quarta-feira em que o trabalho indica mais segu-rança e bem estar com todos. Espere mais equilí-brio nas finanças. Sucesso com vendas e viagens. Na área sentimental esqueça o passado. Sorte em jogos e loterias. C. C. 815 M. 0972

Peixes 19/2 a 19/03Fase em que estará mais feliz e sedutor e desejará acertar a vida afetiva. Oportunidade em novos ne-gócios terá apoio de amigos, colegas ou superiores. Satisfação com o andamento das finanças. A famí-lia indica paz. C. 587 M. 3629

Sagitário rege o atual período, é um signo livre, descuidado, imaginativo,

faz sucesso no exterior é indisciplinado. As doenças são: ciática, paralisia dos membros, doença dos olhos, úlceras nas pernas, artrite e doença pulmonar.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com ideias arrojadas. Tem

uma forte energia, e está sempre em busca de novos desafios. Terá facilidade para trabalhos ligados ao grande público. É experiente, alegre e com facilidade para expressar seus desejos.

AlertaOs nativos de Virgem acordam no

alerta, e os mais indicado nos próximos dois dias e meio será a rotina profissional e pessoal. Evite tomar decisões no impulso. No amor, controle as críticas para não magoar seu par afetivo. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5A quarta-feira exigirá de você menos teimosia e mais ação nos negócios domésticos, mas nada de abaixo astral. Siga sua vida e conte com o apoio da pessoa amada. Os imóveis trarão o lucro espera-do. C. 367 M. 9954

Câncer 21/6 a 21/7Quarta-feira positiva para ampliar os horizon-tes profissionais. Sua dedicação trará os resulta-dos esperados, podendo incluir mudanças nos rumos do trabalho. Atrairá a simpatia de todos. Conte com mais dinheiro. C. 143 M. 4706

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Após uma crise de fúria na escola, Kale é conde-nado a passar 90 dias em prisão domiciliar. sem ter o que fazer, passa o tempo espiando a vizi-nhança junto com dois amigos. Com a suspeita de que um dos seus vi-zinhos possa ser um as-sassino, dá início a uma arriscada investigação.

Os fãs da minissérie O Canto da sereia (Globo) tem um moti-vo para se alegrar. Isis Valverde, que interpretou a persona-gem título, anunciou em seu Instagram que a mi-nissérie será transformada em filme, com previsão de es-treia em 2015. “2015 ela está de volta!!! #ocantodasereia #mo-

vie”, escreveu a atriz na legenda de uma foto em que aparece caracterizada com a persona-

gem. Na época da exibição da série, alguns veículos de imprensa chegaram a noticiar que a Globo cogi-

tava a ideia de usar cenas não aproveitadas na minissérie para a realização de um filme. n

Acabou o relacio-namento da atriz Kate Hudson e do músi-co Matthew Bellamy. “Kate e Matt estão separados há algum tempo. Apesar dis-so, eles permanecem amigos muito próxi-mos e pais compro-

metidos”, declarou o representante do ca-sal. Bellamy e Hudson estavam noivos desde abril de 2011, mas não oficializaram a união. Os dois são pais de Bingham Hawn Bellamy, que nasceu em julho de 2011. n

Xuxa ia ficar na ge-ladeira provavelmente até 2017, com direito a um especialzinho de fim ou meio de ano, mas bastou a direção da record confirmar que vem conversando com a apresentadora para a Globo ficar em polvorosa. A emissora

convocou Xuxa e um grupo de estudo às pressas, para ver se há algum horário na gra-de em que possa encai-xar a hoje cinquentona rainha dos baixinhos. Detalhe: o programa provavelmente não vai ao ar em 2015, mas só a partir de 2016. n

Henri Castelli é um daqueles atores que, sem dúvida, encantam o pú-blico feminino. Galã e ta-lentoso, não foi difícil para ele conquistar o coração da produtora de moda co-lombiana Diana Hernan-dez. “Nos conhecemos em Miami, onde ela mora, e foi um sentimento forte e mútuo. Começamos a sair e, aos poucos, nos de-mos conta que estávamos apaixonados”, contou ele, que namora há cerca de cinco meses a loira. “Henri é especial, cari-nhoso, temos uma cone-xão inexplicável e muito forte”, completou ela. n

Bruna Marquezine foi colírio para os olhos dos fãs num ensaio sensual exclusivo para a revista VIP, que a elegeu a mulher mais sexy do mundo em 2014. Ela posou para as lentes de Gerard Giau-me num dos paraísos naturais mais bonitos do Brasil, a ilha de Fer-

nando de Noronha. A entrevista com a atriz, que está de férias das telinhas neste verão, rendeu declarações um tanto humildes, como quando ela dis-se que não se acha-va uma pessoa sexy. “Quer dizer, sei que tenho a minha sensua-lidade!”, explicou. n

O cantor britânico Mor-rissey, conhecido por ser antimonarquista, recu-sou a proposta de pronunciar a “mensagem alternativa de Natal”, t r a n s m i -tida todo ano pelo “Channel 4”, para não con-correr com o tra-dicional pronunciamento da rainha Elizabeth 2ª. O ex-membro do The Smi-ths considerou que “Natal

não é tempo para brigar”, motivo pelo qual “rejeitou com respeito” a proposta

de concorrer com a soberana.

“Minha opi-nião que a monarquia deveria ser desmante-lada silen-

ciosamente pelo bem da

Inglaterra é sufi-cientemente conhecida, mas acho que o Natal não é tempo para brigar”, de-clarou Morrissey. n

Jay-Z e Beyoncé querem ganhar de Natal uma nova casa, e não é uma casinha qualquer. Diversas fontes confirmaram que o ca-sal visitou seis vezes uma mansão na exclusiva zona de Beverly Hills, e ficou encantado com a paradi-síaca e luxuosa residência,

que vale em torno de R$ 220 milhões. Os cantores estariam perto de fechar o negócio, pois apesar do imóvel ser muito cobiçado, eles fizeram a melhor ofer-ta até agora. O casal pode-ria se mudar antes de 2014 terminar, após um período de férias na Islândia. n

“O Canto da sereia” vai virar filme

Morrisey recusa “concorrência” com a rainha no natal

Jay-Z e Beyoncé querem mansão de r$ 220 milhões

Marquezine faz fotos sensuais em paraíso

Henri Castelli apresenta a namorada colombiana

Divulgação

Eudes Santana

FimGlobo

Kate Hudson e Matthew Bellamy anunciam separação

Xuxa poderá voltar a ter programa

Carol Nakamura exibeas curvas na praia

Divulgação

Adriana Esteves falou sobre Inês, sua personagem em Babi-lônia, primeira novela da atriz após o sucesso estrondoso da Carminha de Avenida Brasil. Ela adiantou alguns detalhes sobre a trama, que teve suas primei-ras cenas gravadas em Dubai e em Paris. “Acho que não é uma vilã. Ela é uma mulher bastante complexa, mas não acho que seja malvada. (...) Carminha foi um trabalho muito bacana na minha vida, mas é um dos pa-péis legais da minha história, da minha trajetória. Agora eu es-tou dedicada e focada em outro. tenho muito trabalho pela fren-te com a Inês”, afirmou. n

Adriana Esteves fala sobre “substituta” de Carminha

Babilônia

Divulgação

Getty Images

Reuters

Kaká e Carol Celico desistem de ações na Justiça Carol Nakamura

mostrou seu corpão es-cultural em uma sessão de fotos na Praia do Ar-poador, em Ipanema, no rio de Janeiro, nesta terça-feira. A ex-dança-rina do Faustão posou usando maiô decotado e atraiu todos os olha-res. Em outro ensaio, realizado mais cedo no mesmo local, Carol já havia posado de biquí-ni ao lado do modelo Paulo Zulu. Juntos, am-bos atraíram dezenas de curiosos que pas-savam pela praia e se reuniram em torno do casal para pedir autó-grafos e tirar fotos. n

O jogador Kaká e a mo-delo Carol Celico querem se separar da maneira mais tranquila possível. Por isso, de acordo com a revista “Veja sP”, os processos que um movia contra o outro foram sus-pensos. A decisão acon-teceu depois de diversas reuniões no fim de sema-na. O objetivo é evitar a exposição dos dois e dos filhos em uma briga judi-cial, que duraria meses e prejudicaria a imagem de todos. todos os detalhes do divórcio, anunciado no início de novembro, serão acertados em futuras reu-niões e bem longe do assé-dio da imprensa. n

Agnews

AgnewsGerard Giaume

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 9: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

400 Contra Um Uma História do Crime Organizado

Reprodução

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H20

Gilda pede para falar com Rodrigo, mas Dani impede o namorado de conversar com sua mãe. Carlota pres-siona Beto a tirar Fernando da presi-dência da Vip Turismo. Sandra teme que Diana tente descobrir se Vitória é filha de Paulo. Gilda convida Célia para trabalhar em sua agência. Carlota ajuda Beto a enganar Fernando na Vip Turismo. Cristina afirma a Mário que não sairá da casa onde mora. Vitória finge ter uma crise, e Pedro pede para Augusta chamar Sandra.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H45

Gael e Lobão lutam, e Dandara e Bianca se desesperam. Lobão afirma que conseguirá tudo o que é de Gael. Bianca pergunta por que Gael man-dou Duca se afastar dela. Pedro agride Marcelo, e Delma não entende a re-ação do filho. Duca pede para reatar com Bianca. Gael canta para Danda-ra, e os dois se beijam. Bianca con-versa com Karina sobre Pedro. Gael se esforça para se entender com René e agradar Dandara. Pedro exige que Marcelo conte a verdade para Delma.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H30

Samantha inventa para Caíque que procurou Marcos porque estava sentindo dores. Pepito confessa para Sueli que Marcos e Samantha têm um acordo para separar Caíque de Laura. Caíque pede ajuda a Samantha para evitar que Castilho apareça para ele. Manuel inventa que está doente e deixa Tina preocupada. Azeitona diz para Aurélia que ouviu vozes de dois homens conversando. Ricardo per-gunta a Marcelo se ele ainda ama Ma-ria Inês. Pepito conta para Samantha que Sueli gosta de Marcos.

IMPÉrIO – GLOBO 21H05

Maria Clara observa Vicente dor-mir. José Alfredo pede para Cristina ir até sua casa. João Lucas estranha a irritação de seu pai com ele. Xana comenta com Cristina que Josué pode estar namorando Cora. Josué engana Cora para que ela acredite que passou a noite com José Alfre-do. Maria Isis conta para Kelly que se separou de José Alfredo. Reginal-do abandona Jurema novamente. Maria Marta repreende Amanda por chegar pela manhã em casa. Magnólia discute com Maria Isis.

VItÓrIA – rECOrD 21H15

Iago propõe um jogo de sobrevivên-cia e ameaça Priscila, Paulão, Enzo e Pedro caso eles não queiram jogar. Bia e Mossoró lamentam as atrocidades de Iago. O time adversário chega ao local do jogo sádico organizado pelo filho de Bernardo. Ramiro conta para Sabrina que está fingindo ser aliado de Iago. Bandidos trazidos por Iago chegam ao local da competição. Um jogo com armas de tinta e munição de sal se inicia. William chega ao local da brincadeira macabra. Iago revela que Dora não é muda de verdade.

Anos 70, presídio da Ilha Grande, no rio de Janei-ro. Um grupo de presos resolve se unir para lu-tar por direitos e ideais coletivos. William é um dos líderes deste grupo, que fundou o Comando Vermelho. A nova orga-nização cria uma con-duta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então.

tV ABErtA

(Globo – 02h25)

VariedadesQuarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 17grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine Action – 22h)

Paranoia

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Seu dinamismo estará em ascensão e o resultado reverte em dinheiro, trabalho, negócios, compras, viagens e tudo que possa trazer prosperidade e bem estar. Harmonia na área sentimental. Conte com os familiares. C. 909 M. 7261

Gêmeos 21/5 a 20/6Os planos e os objetivos que traçar agora terão o apoio dos astros para resolver de vez os seus ga-nhos e a estabilidade profissional. Pode iniciar curso profissionalizante ou contar com sócios. Saia para compras. C. 452 M. 8093

Leão 22/7 a 22/8A Lua esta no seu signo e o sucesso, a felicidade nos vários setores de sua vida acontecerá com rapidez. Bom astral com as finanças, portanto conseguirá sal-dar a maior parte de suas contas. Conte com Sagitá-rio. C. 791 M. 6540

Virgem 23/8 a 22/9Você está recebendo indicações da Lua, que indica o alerta. Faça de tudo para não criar problemas na área doméstica. Aprenda a ouvir mais a sua voz interior. A pessoa amada procura lhe compreender. Evite o sal. C. 980 M. 2821

Libra 23/9 a 22/10Este é um momento apropriado para você explorar o seu lado empreendedor. Sentirá grande disposição para colaborar com a família. Positivo para compras natali-nas e buscar apoio em seus negócios. C. 323 M. 4185

Escorpião 23/10 a 21/11Um dos setores mais privilegiados pela influência solar será o profissional e a disciplina será a chave para abrir as portar para o sucesso. Alegrias em família. Vênus em Sagitário traz dinheiro e amor. C. 076 M. 1358

sagitário 22/11 a 21/12Você tem a seu favor a presença de Vênus no seu signo, aproveite e organize já as festas natalinas e a passagem de ano. Livre-se de tudo que atrapa-lhe sua felicidade. A fase do aniversário é sempre a melhor do ano. C. 238 M. 3417

Capricórnio 22/12 a 21/1Evite se iludir com dinheiro e paqueras. Espere até amanhã, quando Vênus passa a influenciar seu signo e tudo começa a melhorar. O excesso de orgulho pode prejudicar seu trabalho. Cuide da saúde. C. 664 M. 5730

Aquário 22/1 a 18/02Quarta-feira em que o trabalho indica mais segu-rança e bem estar com todos. Espere mais equilí-brio nas finanças. Sucesso com vendas e viagens. Na área sentimental esqueça o passado. Sorte em jogos e loterias. C. C. 815 M. 0972

Peixes 19/2 a 19/03Fase em que estará mais feliz e sedutor e desejará acertar a vida afetiva. Oportunidade em novos ne-gócios terá apoio de amigos, colegas ou superiores. Satisfação com o andamento das finanças. A famí-lia indica paz. C. 587 M. 3629

Sagitário rege o atual período, é um signo livre, descuidado, imaginativo,

faz sucesso no exterior é indisciplinado. As doenças são: ciática, paralisia dos membros, doença dos olhos, úlceras nas pernas, artrite e doença pulmonar.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com ideias arrojadas. Tem

uma forte energia, e está sempre em busca de novos desafios. Terá facilidade para trabalhos ligados ao grande público. É experiente, alegre e com facilidade para expressar seus desejos.

AlertaOs nativos de Virgem acordam no

alerta, e os mais indicado nos próximos dois dias e meio será a rotina profissional e pessoal. Evite tomar decisões no impulso. No amor, controle as críticas para não magoar seu par afetivo. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5A quarta-feira exigirá de você menos teimosia e mais ação nos negócios domésticos, mas nada de abaixo astral. Siga sua vida e conte com o apoio da pessoa amada. Os imóveis trarão o lucro espera-do. C. 367 M. 9954

Câncer 21/6 a 21/7Quarta-feira positiva para ampliar os horizon-tes profissionais. Sua dedicação trará os resulta-dos esperados, podendo incluir mudanças nos rumos do trabalho. Atrairá a simpatia de todos. Conte com mais dinheiro. C. 143 M. 4706

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Após uma crise de fúria na escola, Kale é conde-nado a passar 90 dias em prisão domiciliar. sem ter o que fazer, passa o tempo espiando a vizi-nhança junto com dois amigos. Com a suspeita de que um dos seus vi-zinhos possa ser um as-sassino, dá início a uma arriscada investigação.

Os fãs da minissérie O Canto da sereia (Globo) tem um moti-vo para se alegrar. Isis Valverde, que interpretou a persona-gem título, anunciou em seu Instagram que a mi-nissérie será transformada em filme, com previsão de es-treia em 2015. “2015 ela está de volta!!! #ocantodasereia #mo-

vie”, escreveu a atriz na legenda de uma foto em que aparece caracterizada com a persona-

gem. Na época da exibição da série, alguns veículos de imprensa chegaram a noticiar que a Globo cogi-

tava a ideia de usar cenas não aproveitadas na minissérie para a realização de um filme. n

Acabou o relacio-namento da atriz Kate Hudson e do músi-co Matthew Bellamy. “Kate e Matt estão separados há algum tempo. Apesar dis-so, eles permanecem amigos muito próxi-mos e pais compro-

metidos”, declarou o representante do ca-sal. Bellamy e Hudson estavam noivos desde abril de 2011, mas não oficializaram a união. Os dois são pais de Bingham Hawn Bellamy, que nasceu em julho de 2011. n

Xuxa ia ficar na ge-ladeira provavelmente até 2017, com direito a um especialzinho de fim ou meio de ano, mas bastou a direção da record confirmar que vem conversando com a apresentadora para a Globo ficar em polvorosa. A emissora

convocou Xuxa e um grupo de estudo às pressas, para ver se há algum horário na gra-de em que possa encai-xar a hoje cinquentona rainha dos baixinhos. Detalhe: o programa provavelmente não vai ao ar em 2015, mas só a partir de 2016. n

Henri Castelli é um daqueles atores que, sem dúvida, encantam o pú-blico feminino. Galã e ta-lentoso, não foi difícil para ele conquistar o coração da produtora de moda co-lombiana Diana Hernan-dez. “Nos conhecemos em Miami, onde ela mora, e foi um sentimento forte e mútuo. Começamos a sair e, aos poucos, nos de-mos conta que estávamos apaixonados”, contou ele, que namora há cerca de cinco meses a loira. “Henri é especial, cari-nhoso, temos uma cone-xão inexplicável e muito forte”, completou ela. n

Bruna Marquezine foi colírio para os olhos dos fãs num ensaio sensual exclusivo para a revista VIP, que a elegeu a mulher mais sexy do mundo em 2014. Ela posou para as lentes de Gerard Giau-me num dos paraísos naturais mais bonitos do Brasil, a ilha de Fer-

nando de Noronha. A entrevista com a atriz, que está de férias das telinhas neste verão, rendeu declarações um tanto humildes, como quando ela dis-se que não se acha-va uma pessoa sexy. “Quer dizer, sei que tenho a minha sensua-lidade!”, explicou. n

O cantor britânico Mor-rissey, conhecido por ser antimonarquista, recu-sou a proposta de pronunciar a “mensagem alternativa de Natal”, t r a n s m i -tida todo ano pelo “Channel 4”, para não con-correr com o tra-dicional pronunciamento da rainha Elizabeth 2ª. O ex-membro do The Smi-ths considerou que “Natal

não é tempo para brigar”, motivo pelo qual “rejeitou com respeito” a proposta

de concorrer com a soberana.

“Minha opi-nião que a monarquia deveria ser desmante-lada silen-

ciosamente pelo bem da

Inglaterra é sufi-cientemente conhecida, mas acho que o Natal não é tempo para brigar”, de-clarou Morrissey. n

Jay-Z e Beyoncé querem ganhar de Natal uma nova casa, e não é uma casinha qualquer. Diversas fontes confirmaram que o ca-sal visitou seis vezes uma mansão na exclusiva zona de Beverly Hills, e ficou encantado com a paradi-síaca e luxuosa residência,

que vale em torno de R$ 220 milhões. Os cantores estariam perto de fechar o negócio, pois apesar do imóvel ser muito cobiçado, eles fizeram a melhor ofer-ta até agora. O casal pode-ria se mudar antes de 2014 terminar, após um período de férias na Islândia. n

“O Canto da sereia” vai virar filme

Morrisey recusa “concorrência” com a rainha no natal

Jay-Z e Beyoncé querem mansão de r$ 220 milhões

Marquezine faz fotos sensuais em paraíso

Henri Castelli apresenta a namorada colombiana

Divulgação

Eudes Santana

FimGlobo

Kate Hudson e Matthew Bellamy anunciam separação

Xuxa poderá voltar a ter programa

Carol Nakamura exibeas curvas na praia

Divulgação

Adriana Esteves falou sobre Inês, sua personagem em Babi-lônia, primeira novela da atriz após o sucesso estrondoso da Carminha de Avenida Brasil. Ela adiantou alguns detalhes sobre a trama, que teve suas primei-ras cenas gravadas em Dubai e em Paris. “Acho que não é uma vilã. Ela é uma mulher bastante complexa, mas não acho que seja malvada. (...) Carminha foi um trabalho muito bacana na minha vida, mas é um dos pa-péis legais da minha história, da minha trajetória. Agora eu es-tou dedicada e focada em outro. tenho muito trabalho pela fren-te com a Inês”, afirmou. n

Adriana Esteves fala sobre “substituta” de Carminha

Babilônia

Divulgação

Getty Images

Reuters

Kaká e Carol Celico desistem de ações na Justiça Carol Nakamura

mostrou seu corpão es-cultural em uma sessão de fotos na Praia do Ar-poador, em Ipanema, no rio de Janeiro, nesta terça-feira. A ex-dança-rina do Faustão posou usando maiô decotado e atraiu todos os olha-res. Em outro ensaio, realizado mais cedo no mesmo local, Carol já havia posado de biquí-ni ao lado do modelo Paulo Zulu. Juntos, am-bos atraíram dezenas de curiosos que pas-savam pela praia e se reuniram em torno do casal para pedir autó-grafos e tirar fotos. n

O jogador Kaká e a mo-delo Carol Celico querem se separar da maneira mais tranquila possível. Por isso, de acordo com a revista “Veja sP”, os processos que um movia contra o outro foram sus-pensos. A decisão acon-teceu depois de diversas reuniões no fim de sema-na. O objetivo é evitar a exposição dos dois e dos filhos em uma briga judi-cial, que duraria meses e prejudicaria a imagem de todos. todos os detalhes do divórcio, anunciado no início de novembro, serão acertados em futuras reu-niões e bem longe do assé-dio da imprensa. n

Agnews

AgnewsGerard Giaume

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 10: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

GeralQuarta-feira, 10 de Dezembro de 201418 grupor3a.com

Auxiliares e técnicos de enfermagem que prestam atendimento em todas as unidades públicas do Dis-trito Federal suspenderam as atividades na manhã desta terça-feira (9) em protesto contra o atrasos no pagamento dos salá-rios, que deveriam ter sido depositados no quinto dia útil do mês. Servidores de outras categorias de Saúde estudam também entrar em greve e afirmaram que suspenderam as cirurgias eletivas, ou seja, não agen-dadas. O governo ficou de

Um sargento do Exér-cito, identificado como Fernando dos Anjos Souza, de 42 anos, e Car-los Valério de Oliveira, 27 anos, foram presos na última segunda-feira (8) por policiais da 34ª DP (Bangu). Eles são sus-

Servidores da área de Saúde em protesto contra atraso nos salários em frente ao Hospital de Base de Brasília

Em mais um dia de sol e praias

cheias, a sensação térmica chegou aos 46°C no Rio nesta terça-feira (9), em registro do Alerta Rio na estação de Guara-tiba, na Zona Oeste.A temperatura mais alta registrada, se-gundo o Instituto Nacional de Meteo-

rologia (Inmet), foi na Vila Militar, tam-bém na Zona Oeste: 37,9°C.O calor é causado por uma massa de ar quente que está so-bre a cidade. Segun-do a meteorologia, não há previsão de chuva. A tendência é que o tempo conti-nue bom nos próxi-mos dias.

Banhistas aproveitaram a praia de Ipanema nesta terça-feira (9)

Alessandro Buzas / Ag. O Dia

Reprodução G1

Manifestação

Rio tem sensação térmica de 46°C e praias ficam cheias

Atraso no salário suspende cirurgias em hospitais do Distrito Federal

e técnicos de enfermagem na rede. Os servidores de-cidiram prestar apenas os atendimentos de emer-gência. Pela manhã, o Hospital Regional da Asa Norte recebia somente crianças. Representan-tes de outras categorias afirmaram que também promoverão paralisações nas unidades do Guará, Base, Santa Maria e So-bradinho. Já em Ceilândia e Taguatinga, as unidades estavam fechadas porque os vigilantes também pa-ralisaram.

Militar é preso por desviar e vender remédio

quitar a dívida na noite desta segunda, mas, por “problemas operacionais”,

ainda não fez os repasses.De acordo com o sindi-

cato, há dez mil auxiliares

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de-terminou, em resolução publicada nesta terça-feira (9), que motos deverão sair de fábrica com sistemas que auxiliam na frenagem. Eles serão exigidos, de for-ma escalonada, a partir de 2016. Primeiro, para 10% das motocicletas novas. Até 2019, chegarão a 100%.

As motos novas que têm menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das

rodas ou com o CBS (Siste-ma de Freio Combinados), que distribui proporcional-mente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura.

Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na maioria dos modelos. BMW, Harley-Davidson, Ducati e Triumph pos-suem ABS em toda sua linha vendida no Brasil.

Freios ABS e CBS serão obrigatórios em novas motos

K10Motos

Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS

peitos de estarem envol-vidos no desvio e venda de medicamento usa-do para tratamento de câncer. Com eles, foram apreendidos mais de R$ 3 mil e oito caixas do re-médio. O medicamento é avaliado em R$ 10 mil

cada ampola. De acor-do com as informações da Polícia Civil, os re-médios eram desviados da Rede D’Or. Os presos foram autuados em fla-grante por posse de me-dicamentos para venda de origem ignorada.

Agência BrasilA taxa de de-semprego no país ficou em

6,8% no terceiro trimes-tre deste ano, mostrando estabilidade em relação ao segundo trimestre de 2014 (6,8%) e ao terceiro trimestre do ano passado (6,9%). Os dados divulga-dos nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE) são da Pesqui-sa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), a pes-quisa de emprego do IBGE que abrange todo o país a cada três me-ses, enquanto a Pesqui-sa Mensal de Emprego (PME) investiga as seis principais regiões metro-politanas.

De acordo com o le-vantamento, o nível de

Taxa de desemprego fica estável no terceiro trimestre

ocupação no período investigado foi 56,8%, também permanecendo estável na comparação

com o segundo trimestre deste ano (56,9%) e com o terceiro trimestre de 2013 (57,1%).

No 3º trimestre de 2014, 78,1% dos empregados do setor privado tinham carteira assinada

Nível de ocupação no período investigado foi de 56,8%

O nível de ocupação investigado foi 56,8%

Sargento e comparsa foram presos em flagrante com 3008 caixas de medicamentos

Editora Correio Paranaense

Page 11: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Geral 19grupor3a.com

A inadimplência do consumidor caiu 1,2% em novembro em compara-ção com outubro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (9) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na com-paração com o mesmo mês do ano passado, hou-ve crescimento de 10,9%. No acumulado de janei-ro a novembro deste ano ante o mesmo período de 2013, o índice fechou com elevação de 5,6%.

Segundo os econo-mistas da Serasa, a alta da inadimplência em no-vembro deste ano, em re-lação ao mesmo mês do ano passado, decorre das maiores dificuldades do consumidor em pagar as suas contas em dia, tendo em vista os aumentos su-cessivos das taxas de juros ao longo desse período e o enfraquecimento gradual do mercado de trabalho, com queda do nível de

O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 12,9%

Inadimplência cresce 10,9% em um ano

emprego em alguns seto-res, especialmente o in-dustrial.

Por outro lado, o re-cuo da inadimplência em novembro, em relação ao mês de outubro, é explica-do pela menor quantidade de dias úteis, 20 e 23, res-pectivamente, causando impacto principalmente no número de cheques devolvidos, pela segunda vez, por insuficiência de

fundos.O valor médio das dívi-

das não bancárias apresen-tou alta de 12,9% de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período de 2013. O valor médio dos cheques sem fundos e títulos protestados tam-bém teve crescimento de 6,3% e 0,8%, respectiva-mente. O valor médio da inadimplência com os bancos caiu 3,7%. n

Apesar dos estoques em expansão, as cinco maiores construtoras brasileiras lançaram quase R$ 10 bilhões em novos projetos nos nove primeiros meses deste ano — um incremen-to de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme indicam as demons-trações trimestrais de MRV, Direcional, Cyrela, Brookfield e Ga-fisa. Do volume total de lançamentos entre janei-ro e setembro, quase um terço (31,3%) foram da mineira MRV Engenha-

ria, evidenciando não só uma concentração mas também o maior dina-mismo do segmento imobiliário popular.

Alto padrãoConstrutoras foca-

das em empreendimen-tos de médio e alto pa-

drão, como Cyrela e Brookfield, desace-leraram o ritmo de lançamentos, en-

quanto a Gafisa seguiu no sentido oposto: pôs no mercado R$ 1,39 bi-lhão em novos projetos até o fim de setembro, contra R$ 656 milhões

nos três primeiros tri-mestres de 2013. “O ano passado foi historica-mente muito fraco para a Gafisa”, explica Felipe Martins Silveira, analista da corretora Coinvalo-res, referindo-se à fraca base de comparação. Em 2013, como parte de um processo de reestrutura-ção, a Gafisa se desfez de 70% da Alphaville, uni-dade de negócios voltada para loteamento urbano de alto padrão. “O mer-cado como um todo di-minuiu lançamentos no terceiro trimestre”, anali-sa Silveira. n

Imóveis populares fazem a festa da construção civil no país

A alta da inadimplência em novembro decorre das maiores dificuldades do consumidor em pagar as suas contas em dia

Mesmo num cenário adverso, volume de novas unidades imobiliárias no Brasil cresce 7% nos nove primeiros meses do ano, puxado pela MRV Engenharia

Arquivo CP

ABr

Terras para reforma agrária na Amazônia são repassadas

O Ministério do Desen-volvimento

Agrário (MDA), por meio do Programa Terra Legal Amazô-nia, destinou nesta terça-feira (9) ter-ras federais para a reforma agrária e a conservação do meio ambiente.

Serão destinados 2,5 milhões de hec-tares para os estados do Acre, Amazonas, Pará, de Rondônia e do Tocantins. Do total, 1 milhão será para re-gularizar unidades de conservação ambien-tal de Rondônia. Mais 6 mil hectares serão repassados ao Insti-tuto Nacional de Co-lonização e Reforma Agrária para ações nos municípios de Anapu e de Pacajá, no Pará. n

Medidas para enfrentar a crise hídrica no país são tardias, diz ANA

O diretor-presi-dente da Agência Nacional de Águas

(ANA), Vicente Andreu, considera que medidas de controle de água poderiam ter sido tomadas mais cedo a fim de se evitar o atual es-tado de seca extrema em que se encontra o Sistema Cantareira. Até sexta-feira, o nível do reservatório, que abastece 6,5 milhões de pes-soas na Grande São Paulo, tinha caído 8,2%.

Presente à assinatura do Protocolo de Intenções para a conclusão do Plano de Re-cursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba — formada por 48 municípios —, que aconteceu na última sexta-feira, em Brumadinho, Mi-nas Gerais, Andreu destacou que não há hoje nenhuma obra que seja capaz de su-prir uma quantidade de água que o Sistema Canta-reira precisa. Segundo ele, a única medida emergencial

seria chover. “As obras que estão sendo anunciadas são positivas para o futuro, mas são obras que já deveriam ter sido feitas e não foram. O porquê de não terem sido feitos é uma questão que precisa ser perguntada aos responsáveis por essas deci-sões, que não fizeram essas

obras no passado. Do nos-so ponto de vista, também aprendemos que medidas de controle de água poderiam ter sido tomadas antes, re-duzindo-se a quantidade de água do Cantareira para que hoje estivéssemos em uma situação mais confortável, que não estamos”, disse. n

Vicente Andreu: “As obras que estão sendo anunciadas são positivas para o futuro”

Agência Brasil

Eike Batista pode ser interrogado no dia 17

Justiça

O interrogatório do ex-bilionário brasileiro Eike Batista pode acontecer já no próximo dia 17. Se-gundo o titular da 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, juiz Flávio Roberto de Souza — que preside o julgamento — as últimas oito testemunhas do pro-cesso, sendo duas de acu-sação e seis de defesa estão convocadas para serem ouvidas neste dia. Se tudo

ocorrer de forma rápida, a próxima etapa é ouvir o empresário. A segunda au-diência do caso acontece, a partir das 13h, no audi-tório do Tribunal do Júri da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Caso Eike não seja ouvido no dia 17, o inter-rogatório deve acontecer apenas em janeiro, após o recesso da Justiça que vai do dia 20 de dezembro a seis de janeiro. n

Eike Batista pode ser condenado a 18 anos de prisão

Arquivo CP

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014

Editora Correio Paranaense

Page 12: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Com o resultado, o Real Madrid chegou aos 18 pontos no Grupo B da Liga dos Campeões e encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento. O Lu-dogorets ficou na última

colocação na chave, com apenas 4 pontos. O Basel, que empatou com o Liver-pool por 1 a 1, ficou com a outra vaga para a próxima fase do torneio. (GloboEs-porte.com) n

EsportesQuarta-feira, 10 de Dezembro de 201420 grupor3a.com

Tite está próximode voltar a dirigiro CorinthiansApós a saída de Mano Menezes, o nomepreferido para treinar o Timão está definido

Tite pode voltar a ser técnico do Corinthians ainda nesta semana. O técnico e o empresário dele, Gilmar Veloz, terão uma reunião nos próxi-mos dias com Roberto de Andrade, candidato da situação à presidên-cia do clube no mês de fevereiro. Oswaldo de Oliveira, porém, ainda não está descartado.

A proximidade entre treinador e dirigente encaminha o acordo. Tite e Roberto de An-drade trabalharam jun-tos no departamento de futebol do fim de 2010 a 2013, período em que o Corinthians conquis-

O Real Madrid nem pre-cisou suar a camisa para vencer o Ludogorets, da Bulgária, por 4 a 0, pela úl-tima rodada da fase de gru-pos da Liga dos Campeões. Foi em ritmo de treino que Cristiano Ronaldo atingiu mais um feito histórico na carreira: com o gol de pê-nalti marcado nesta terça-feira, CR7 ultrapassou Raúl e tornou-se o segundo maior artilheiro da histó-ria da Champions League, com 72 - dois a menos do que o rival Lionel Messi, do Barcelona, que tem 74. Ga-reth Bale, Alvaro Arbeloa e Álvaro Medrán completa-ram a goleada merengue. O brasileiro Marcelinho, do time búlgaro, foi ex-pulso ainda no primeiro tempo ao colocar a mão na bola dentro da área.

tou a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes, além de um Brasilei-ro, um Paulistão e uma Recopa Sul-Americana. Integrantes do grupo

da situação consideram que só uma grande re-viravolta nas conversas impediria Tite de re-gressar ao Corinthians. (GloboEsporte.com) n

O treinador Tite fez história no clube entre 2010 e 2013

A temporada 2014 do futebol brasileiro está encerrada, e os clubes agora precisam pensar no planejamento para o próximo ano. E o pano-rama geral indica que muitas conversas, ne-gociações e sondagens ainda devem ser feitas nas semanas que vêm aí. Dos 20 clubes garan-tidos na Série A do Cam-peonato Brasileiro, nada menos que metade está

sem treinador definido - requisito básico para qualquer plano futuro.

As maiores incógnitas são Corinthians e Palmei-ras, os únicos realmente sem treinador. O time alvinegro não renovou contrato com Mano Me-nezes mesmo com a vaga na Libertadores, e Tite e Oswaldo de Oliveira são os nomes mais comenta-dos. Já os alviverdes, que escaparam por um triz

do rebaixamento, demiti-ram Dorival Júnior e bus-cam outro profissional no mercado. Outros oito clubes ainda não confir-maram se manterão seus treinadores para o pró-ximo ano. A maioria tem contrato se encerrando no fim de 2014, enquanto outros, como o santista Enderson Moreira, de-pendem das eleições do clube para saber seu des-tino. (Terra) n

Metade dos clubes da Série A não tem técnico para 2015

A direção do Grêmio con-firmou nesta t e r ç a - f e i r a

que o meia e lateral esquerdo Zé Roberto não terá o seu contra-to renovado. Com isto, o jogador está liberado para acertar com outro clube. A não renovação de Zé Roberto faz par-te da nova realidade fi-nanceira do clube, que não é nada positiva.

“Nós estamos pas-sando por uma rea-dequação financeira, então tomamos uma decisão de não reno-var contrato com joga-dores que tem salários altos. O Zé Roberto se enquadra nesta si-tuação. É um grande jogador, mas a nossa realidade financeira agora é outra”, confir-mou o presidente gre-mista Romildo Bolzan Júnior, em entrevista para a Rádio Guaíba. Indicado pelo técnico Vanderlei Luxembur-

Sem grana, Grêmio libera Zé Roberto para procurar clube

Divulgação

Divulgação

go, o meia Zé Roberto chegou ao Grêmio em maio de 2012. Em dois anos e meio pelo trico-lor Zé Roberto atuou em 122 jogos e marcou 15 gols. Mesmo aos 40 anos de idade, o meia Zé Roberto, nesta tem-

porada, voltou a atuar como lateral esquerdo, posição onde ele iniciou a carreira na Portugue-sa. Neste Brasileiro Zé Roberto foi considerado como um dos melhores jogadores da posição. (Terra) n

Zé Roberto chegou ao time gaúchoem 2012 indicado por Luxemburgo

O time espanhol venceu e CR7 marcou um de pênalti

Liga dos Campeões

Real detona búlgaros econquista 1º lugar no grupo

Olympiacos 4x2 MalmoJuventus 0x0 Atlético Madrid

Liverpool 1x1 BaselReal Madrid 4x0 Ludogorets Razgrad

Benfica 0x0 Bayer LeverkusenMônaco 2x0 Zenit

Galatasaray 1x3 ArsenalBorussia Dortmund 1x1 Anderlecht

Roma x Manchester CityBayern Munique x CSKA

Barcelona x Paris Saint GermainAjax x Apoel

Maribor x Schalke 04Chelsea x Sporting

Porto x Shakhtar DonetskAtlético Bilbao x BATE Borisov

Resultados de ontem Jogos de hoje

Editora Correio Paranaense

Page 13: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Esportes Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 21grupor3a.com

Vinda de Marquinhos foifundamental para salvar Coxa

O presidente do Atlético, Mario Celso

Petraglia, fez projeções para a próxima tempo-rada do clube. Em reu-nião extraordinária do Conselho Deliberativo, na noite de segunda-feira, no CT do Caju, o dirigente não descar-tou negociar jogadores que estão atualmente no elenco e ainda disse que não pretende reno-var o contrato de Sueli-ton. Os valores pedidos para estender o vínculo

do lateral-direito seria o empecilho.

Aos conselheiros, o presidente prome-teu contratações pon-tuais, e sinalizou o meio-campo como o setor que deve ganhar atenção especial nas negociações, com a chegada de um meia e um volante experiente, além de um zagueiro. Petraglia voltou a pro-meter foco no futebol em 2015 visando con-quistar títulos. (Globo-Esporte.com) n

Petraglia descarta renovar comlateral Sueliton

A renovação do treinador Ri-cardinho com o Paraná não é ne-

nhuma certeza. Após a Série B, o comandante paranista fez uma série de exigências para con-tinuar no ano que vem. Mesmo assim, garante que tem preferência. O Santa Cruz, por exemplo, já sinalizou a possibilida-de de contar com o téc-nico. A proposta oficial, entretanto, ainda não foi feita. O Bragantino é ou-tro time que também fez uma sondagem sobre a situação contratual.

A única garantia é de que Ricardinho só vai pensar no futuro depois de conversar com a dire-toria, dando continuida-

A campanha do Coritiba de 2014, na era dos pon-

tos corridos, só superou a de 2009, que foi a pior da história do clube. En-tretanto, o rebaixamento não aconteceu devido à arrancada da equipe no segundo turno.

Contratado na 18ª rodada para substituir Celso Roth, o técnico Marquinhos Santos é o principal responsável.

Quando chegou ao Alto da Glória, a equipe al-viverde tinha somado apenas 15 pontos e era a lanterna da competi-ção – a zona de rebaixa-mento, inclusive, foi o lugar que ficou em 70% do Campeonato Brasi-leiro. Sob o comando do novo treinador, o Coriti-ba dobrou a pontuação. Passou até um pouco disso com o comandan-te, conquistando 32

pontos no total. O nú-mero de 30 pontos con-quistados no returno só foi superado por cinco times no returno. Coin-cidentemente, os que se classificaram para a Copa Libertadores: Co-rinthians, Cruzeiro, In-ternacional, São Paulo e Atlético-MG. Atrás da equipe paranaense no TOP 10 estão: Grêmio, Fluminense, Atlético-PR e Santos. (Terra) n

Ricardinho ainda dá preferência para permanecer no Tricolor

A campanha do segundo turno livrou o Coxa da segunda divisão

Sueliton não ficará para a próxima temporada

Divulgação

Divulgação

Ricardinho recebe convites, mas preferência é do Paraná

de ao que já foi debatido ao fim do Campeona-to Brasileiro. E isso vai acontecer ainda nesta

semana, com a tendên-cia de renovar. “A priori-dade é do Paraná, ouvir o que vão propor. Se não

for resolvido, escutar outros clubes”, afirma Nick Arcuri, empresário do treinador. (Terra) n

Técnico já foi sondado por Santa Cruz e Bragantino

Divulgação

No Couto Pereira, por exemplo, o aproveitamento do treinador é digno de G-4, sem perder nenhum jogo

Editora Correio Paranaense

Page 14: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

ClassificadosQuarta-feira, 10 de Dezembro de 201422 grupor3a.com

Editora Correio Paranaense

Page 15: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

Policial Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 23grupor3a.com

Um trio de traficantes foi preso com 20 quilos de cocaína no bairro Xaxim, em Curitiba, na tarde da última segunda-feira (8). Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) capturaram Már-cio José Lourenço, de 31 anos, Lara dos Anjos, 31, e Lucimar de Morais, 40, por tráfico de drogas.

As investigações co-meçaram após a Denarc receber informações de que Lourenço buscaria uma grande quantidade de drogas na região do Xaxim para revendê-la a trafican-tes de diversos bairros da capital. Segundo as de-núncias, o homem estaria em um Fox prata.

Os policiais iniciaram as diligências, então, ao abordar o veículo suspeito. Durante as buscas, houve a apreensão de 7,2 quilos de

Traficantes caíram no Xaxim com pó avaliado em R$ 280 milO segurança Ever-

son Vieira da Silva, 21 anos, da festa rave Play-Ground, foi preso em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curi-tiba, no último sábado (6) por policiais da Divi-são Estadual de Narcó-ticos (Denarc). Everson foi flagrado ao passar um tubo de lança-per-fume para um dos fre-quentadores da festa.

Segundo informa-ções da Polícia Civil, ele levava consigo os entor-pecentes e oferecia para quem ia até o local.

Após a abordagem, os policiais localiza-ram, além do lança-perfume, diversos comprimidos de ecs-tasy no bolso do paletó do suspeito. Em uma mochila, estavam 15

Trio é preso com 20 kg de cocaína em casa

Segurança de festa rave é preso por tráfico de drogas

cocaína no banco traseiro do veículo Fox, com placas DSK-6432, conduzido por Lourenço. Seguindo as in-vestigações, os policiais fo-ram até uma residência in-

dicada, onde localizaram aproximadamente 12,5 quilos da mesma droga dentro de uma sacola. Na casa, Lara e Lucimar foram presos em flagrante.

De acordo com a Po-lícia Civil, a droga apre-endida está avaliada em torno de R$ 280 mil. O trio foi preso em flagrante por tráfico de drogas. n

Lara dos Anjos e Lucimar de Morais foram apresentados com o entorpecente

Reprodução

tubos de lança-perfu-me, 30 comprimidos de ecstasy, 54 pontos de LSD e uma porção de maconha. n

Tubos de lança-perfume encontrados com Everson Vieira

Reprodução

Motorista é encontrado morto dentro do estacionamento do Mercadorama

A equipe de funcioná-rios que chegou para tra-balhar na manhã desta terça-feira (9) no Mercado-rama Alto da XV, no bairro Tarumã, em Curitiba, le-vou um susto e precisou acionar a Polícia Militar (PM). Um homem estava morto ao lado de um veí-culo Gol, dentro do super-mercado, próximo a um poço artesiano aos fundos do estacionamento. Inves-tigadores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local e identificaram o homem como Vitor Mau-

rício Sckoteski, de 53 anos. Há hipótese de o crime ter sido um latrocínio, roubo seguido de morte.

O corpo do homem foi encontrado ao lado do veí-culo, que passou a madruga-da no estacionamento, com os documentos espalhados. De acordo com perita Clélia Hamera, o homem tinha fe-rimentos na cabeça. “Ele foi morto com um instrumento pesado que atingiu a cabeça dele. Há hipótese dele já ter entrado no estacionamento com o assassino ou ter sido abordado no local”, disse a perita à Banda B. n Vitor Sckoteski foi encontrado na filial do mercado no Tarumã

Banda B

Hóspede é assassinado em pensionato no Água VerdeUm homem de cerca de 35 anos foi encontrado

morto na manhã desta ter-ça-feira (9), dentro do quar-to dele em um pensionato da Rua Brasílio Itiberê, no bairro Água Verde. A polícia

foi chamada e encontrou o corpo já em estado de pu-trefação. Tudo indica que o assassinato tenha ocorrido na madrugada de sábado (6). A principal suspeita é de crime passional já que há indícios de que o hóspe-

de tenha levado um acom-panhante para o quarto no na noite do crime. Funcio-nários do pensionato disse-ram que o homem vivia lá há oito meses e era bastan-te discreto. Trabalhava em um restaurante das 16 ho-

ras até a madrugada, todos os dias. Na madrugada de sábado, testemunhas dis-seram ter visto um homem sair correndo do pensiona-to, mas não imaginaram que essa pessoa teria co-metido um crime. n

Crime

Tarumã

O advogado Luis Gustavo Janiszewski, que representa o dele-gado Germino Marques Bonfim Filho, entrou em contato com a rádio Banda B na tarde desta terça-feira (9) para con-testar a versão de que te-ria dado uma “carteira-da” nos funcionários dos Correios. Segundo o ad-vogado, Bonfim não se aproveitou em nenhum momento da condição de delegado e apenas es-tava exigindo um direito como cidadão comum.

O delegado da Polícia Civil do Paraná foi preso

dentro da sua residência na tarde da última se-gunda-feira (8), após ter ameaçado funcionários dos Correios com uma arma, por eles terem se negado a carimbar suas correspondências en-tregues com atraso. A ‘carteirada’ foi dada pelo delegado Germino na agência dos Correios de Santa Felicidade. A pri-são foi feita por policiais do COPE. Na sequência, o delegado foi encami-nhado à sede da Polícia Federal em Curitiba, já que o caso envolveu um órgão federal. n

Delegado que sacou arma nos Correios diz que não deu carteirada

O delegado Germino Marques Bonfim foi detido pelos policiais do Cope

Editora Correio Paranaense

Page 16: Jornal Correio Paranaense - Edição 10-12-2014

GeralQuarta-feira, 10 de Dezembro de 201424 grupor3a.com

O Departamen-to de Trânsito do Paraná (Detran-

PR) anunciou nesta ter-ça-feira (9) as mudanças para retirada da primeira

Carteira de Habilitação. De acordo com a portaria 635, os Centros de For-mação de Condutores do Estado têm o prazo de 90 dias para se adequarem as

novas regras.Segundo o Detran,

esse período de ade-quação é necessário para que as autoesco-las tenham condições

de atender as deman-das dos alunos, cumprir contratos já firmados e também encaminhar os candidatos aos exames práticos de direção.

Aulas práticas vão aumentar para as categorias A e B

Metalúrgicos da Volvo, em Curitiba, paralisaram as atividades nesta terça-feira (9). A greve é um protesto contra o anún-cio da demissão de 206 metalúrgicos e foi deci-dida em uma assembleia realizada pelo Sindica-to dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). De acordo com a monta-dora, dois mil funcioná-

rios pararam. Já o sindi-cato afirma que três mil trabalhadores não estão trabalhando.

O corte no número de funcionários, segundo a Volvo, já estava previs-to em 2014 e vinha sen-do adiado desde junho. A causa das demissões, ainda de acordo com a montadora, é a desacele-ração do setor.

Detran-PR anuncia mudanças para primeira CNH

Metalúrgicos da Volvo entram em greve em Curitiba

Prazo para novas regras é de 90 dias

Reprodução

A unidade de Curitiba demitiu 206 funcionários

Divulgação

Saúde

Maternidade de Curitiba recebe equipamentos

O secretário estadu-al da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta terça-feira (9) um kit de equipamen-tos hospitalares, no va-lor de R$ 400 mil, para qualificar a estrutura de atendimento da Mater-nidade Mater Dei, em Curitiba.

Com 54 leitos de in-ternação e 18 de UTI ne-onatal, a unidade é refe-rência no atendimento a gestantes de risco ha-bitual e intermediário para Curitiba e Região

Os equipamentos vão atender às UTIs

ANPR

Metropolitana.De acordo com Ca-

puto Neto, o investi-mento integra as ações da Rede Mãe Paranaen-

se, que em quatro anos está aplicando R$ 332 milhões para melhorar a atenção materno-in-fantil no Estado.

A Sanepar rece-be nesta terça e quarta-feira (9 e 10), no Par-

que das Nascentes, em Pinhais, 120 alunos e professores das escolas paranaenses que par-ticipam do programa “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”. Vindos

de diversas regiões do Estado, eles estão reu-nidos para trocar expe-riências e compartilhar os resultados do moni-toramento da água dos rios do Paraná e dos re-síduos sólidos nas áreas de mananciais. A pro-gramação do seminário inclui ainda oficinas e

visitas monitoradas.Implantado pela

Sanepar em parceria com a Universidade Li-vre do Meio Ambiente (Unilivre) e a Secreta-ria de Estado da Educa-ção, o programa já foi adotado por 37 escolas e dele participam 1.800 alunos.

Alunos que monitoram a qualidade dos rios se reúnem

Os primeiros 16 fun-cionários a aderir ao Plano de Desligamento Incentivado (PDI) reali-zado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) irão se desvincular da em-presa nesta quarta-feira

(10). O processo integra os trâmites de instalação da nova empresa públi-ca, que passou a gerir os portos paranaenses.

Entre outras ações, como a mudança da na-tureza jurídica da Appa, a nova empresa prevê a

modernização do qua-dro funcional da Appa. A última lei que tratou da natureza jurídica dos Portos é de 1971. A de-satualização trouxe di-versos problemas, entre esses as inúmeras ações trabalhistas.

Portos paranaenses reformulam quadro funcional

Portos têm programa de demissão voluntária

ANPR

Encontro de estudantes foi em Pinhais

ANPR

Editora Correio Paranaense