jornal correio paranaense - edição 29-09-2014

16
Curitiba, Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 Ano XIX - Edição 3.319 Diretor Renato Barroso R$ 1,00 Estragos da chuva afetam 1.300 pessoas no estado Página 36 grupor3a.com TEMPO NO PARANá Neste início de semana a instabilidade é mais significativa na “metade sul” do Paraná, áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Previsão de bastante chuva, com acumulados significativos. Mais ao norte do Estado o tempo volta a ficar abafado, com po- tencial para chuvas a partir da tarde. Reta final decide eleição para governador do Paraná Os três principais candidatos ao governo do Paraná – Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) – concentram os esforços finais em Curitiba e região. O último confronto entre eles deve ser no debate de amanhã. (Página 3) Bancas de jornais poderão ter mesas para clientes A Prefeitura de Curitiba editou decreto que permite às bancas de jornais e revistas ocuparem parte das calçadas para colocar mesas e cadeiras para atender clientes. (Página 7) Bancários confirmam greve para amanhã Página 4 Alunos da APAE de São José participam de oficina de bonecos Os alunos da APAE de São José dos Pinhais que participaram de uma oficina de criação de bonecos. O projeto faz parte do programa Meu Boneco no Museu. (Página 6) Atlético vence Corinthians e respira no Brasileirão O Atlético quebrou a sequência, depois de três derrotas seguidas e ontem venceu o Corinthians na Arena da Baixada, por 1 x 0. O resultado deixa o rubro- negro mais longe do rebaixamento. (Página 33) Paraná fornecerá tornozeleiras eletrônicas à PF Página 36 Adolescente mata segurança de casa noturna no Uberaba Página 35 Reprodução SMCS Divulgação Jason Silva

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 04-Apr-2016

238 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Curitiba, Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 Ano XIX - Edição 3.319 Diretor Renato Barroso R$ 1,00

Estragos da chuva afetam

1.300 pessoas no estado

Página 36

grupor3a.com

TEmpo no pARAnáNeste início de semana a instabilidade é mais significativa na “metade sul” do Paraná, áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Previsão de bastante chuva, com acumulados significativos. Mais ao norte do Estado o tempo volta a ficar abafado, com po-tencial para chuvas a partir da tarde.

Reta final decide eleiçãopara governador do paraná

Os três principais candidatos ao governo do Paraná – Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) – concentram os esforços finais em Curitiba e região. O último confronto entre eles deve ser no debate de amanhã. (página 3)

Bancas de jornais poderão ter mesas para clientesA Prefeitura de Curitiba editou decreto que permite às bancas de jornais e revistas ocuparem parte das calçadas para colocar mesas e cadeiras para atender clientes. (página 7)

Bancários confirmam greve para amanhãPágina 4

Alunos da ApAE de São José participam de oficina de bonecosOs alunos da APAE de São José dos Pinhais que participaram de uma oficina de criação de bonecos. O projeto faz parte do programa Meu Boneco no Museu. (página 6)

Atlético vence Corinthians e respira no BrasileirãoO Atlético quebrou a sequência, depois de três derrotas seguidas e ontem venceu o Corinthians na Arena da Baixada, por 1 x 0. O resultado deixa o rubro-negro mais longe do rebaixamento. (página 33)

paraná fornecerá tornozeleiras eletrônicas à pFpágina 36

Adolescente mata segurança de casa noturna no Uberabapágina 35

Reprodução

SM

CS

Divulgação

Jason Silva

Page 2: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

EDITORIAL

O transporte público em momento de decisão

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 29 de Setembro de 20142 grupor3a.com

- Pequenos investidores garantem recorde na venda de títulos públicos por internet.

- Campanha nas redes sociais incentiva doações de sangue. - Dilma Rousseff: bancos públicos financiarão compras de bicicletas.

- Pesquisa mostra que mulheres são sub-representadas e estigmatizadas no cinema. - Após nova rodada de negociação, bancários mantêm greve a partir de terça-feira. - EUA: são necessários entre 12 mil e 15 mil homens para vencer EI na Síria.

Imagem do Mundo

Papa Francisco cumprimenta o papa emérito Bento 16, antes de uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano

Tony Gentile/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

16º mín

23ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Pancadas de chuva e trovoadas

Chuva ocasional

Pancadas de chuva

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

O novo calendário reúne em única celebração os três arcanjos que eram comemorados em dia diferentes.Este dia, seria a festa do arcanjo São Miguel, o antigo padroeiro da sinagoga e agora padroeiro univer-sal da Igreja. São Gabriel é o anjo da Anunciação, en-quanto São Rafael é invocado como guia dos que viajam.

Curitiba, nos últimos vinte anos, discutiu a

implantação do metrô, que até o momento, por um mo-tivo ou por outro, não saiu do papel. Muitos projetos já foram feitos, muito dinheiro já foi gasto, mas na prática, independentemente da boa fé dos prefeitos, nada acon-teceu e a população ainda circula com as “inovações” introduzidas por Jaime Ler-ner nos anos 70 – com algu-mas melhorias.

Ao mesmo tempo, a frota de carros da cidade se multiplicou – chegou-

se a absurda estatística de “nascerem” mais carros do que pessoas na capital pa-ranaense. Área geográfica do município é pequena e não há como abrir mais ruas, principalmente nas regiões que concentram o maior movimento de co-mércio, escolas e ativida-des de uma maneira geral.

Pensar o transporte de Curitiba continua sendo uma urgência. Com metrô ou ou-tra alternativa, o debate deve ser permanente, sob pena de o transporte público não ter mais espaço para circular. n

Concurso nº 3599

Concurso nº 1639

Concurso nº 632 - BANGU/RJ

Concurso nº 1490

09-35-45-71-73

16-29-34-35-49-51

14-17-18-35-38-39-40

10-14-19-21-23-28-29 35-41-58-62-64-72-76 77-78-82-85-96-98

SOBE

DESCE

Nos anos de 1960, uma garotinha de clas-se média de Buenos Ai-res, indignada com as notícias de violência e guerras, gritou: “Parem o mundo, que eu quero descer”. Essa e muitas outras frases de Mafalda - principal personagem de quadrinhos do car-tunista argentino Quino – deram a volta ao mundo, foram traduzidas em vinte línguas e continu-am atuais. É por isso que, nesta segunda-feira (29), ve-lhos e novos fãs da menina

inconformista, que vivia questionando políticos, economistas e adultos em geral, vão comemo-rar seu cinquentenário.

HomenagensAo longo de todo o

ano, Mafalda e seu cria-dor, Quino, foram home-nageados na Espanha, na França e em países

da América Lati-na. Mas a festa

de aniversario oficial ocorre nesta segunda (29) em San Telmo – bairro

de Buenos Aires, onde a menina

rebelde teria nascido no dia

29 de setembro de 1964. Nessa data, ela apareceu pela primeira vez, em uma tira em quadrinhos da revista argentina Pri-meira Plana.

Baixinha, de cabelos curtos adornados por um enorme laço, Mafal-da nasceu com seis anos e – apesar de ter sobre-vivido menos de uma década (Quino decidiu parar de desenhá-la em 1973, três anos antes do último golpe militar ar-gentino) – ganhou fama internacional. O escri-tor e sociólogo italiano Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa, chegou a batizá-la de “heroína en-raivecida”. n

Fãs de Mafalda comemoram seus 50 anos

ACONTECEU29deSETEMBRO

O papa João Paulo I é encontrado morto em seu quarto no Vaticano. Seu pontificado durou apenas 34 dias.

Reinauguração da catedral da Sé em São Paulo SP. 5.000 pessoas acompanharam a cerimônia . A catedral havia ficado fechada por 29 meses para reformas.

Morre, no Rio de Janeiro, o escritor Machado de Assis.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”

Mahatma Gandhi

Frase do dia

2002

1978

1908

Editora Correio Paranaense

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Política Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 3grupor3a.com

Última semana de campanha terá debateCandidatos se preparam para esforço final para conseguir votos

A última sema-na da campa-nha eleitoral no Paraná deve ser

marcada por um debate entre os candidatos ao governo do Paraná, mar-cado para terça-feira e promovido pela RPC e ainda ameaças de de-núncias que se multipli-cam pelas redes sociais.

O governador Beto Richa (PSDB) se licencia do cargo nesta segunda-feira para se dedicar à campanha. Nessa úl-tima semana, ele deve concentrar esforços em Curitiba e municípios da região metropolitana.

O senador Roberto Requião (PMDB) tam-bém irá concentrar as atividades em Curiti-

O debate na RPC deve ser o último confronto na TV

Reprodução

Dilma lidera no ParanáPesquisas Datafolha realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal mostram como está a corrida à Presidência da República nas sete unida-des da federação (que, juntas, abrigam quase 60% do eleitorado brasileiro). No Paraná, com 5,5% do eleitorado brasileiro, Dilma Rousseff (PT) tem 33%; Aécio Neves (PSDB) 27% e Marina Silva (PSB) 24%.

Associação proibidaUm panfleto produzido pela campanha do gover-nador Beto Richa (PSDB) à reeleição, com tiragem de 100 mil exemplares, que associa a senadora e candidata ao governo Gleisi Hoffmann (PT) ao ex-assessor da Casa Civil Eduardo Gaievski – pre-so acusado de estupro – foi proibido neste domin-go (28) pela Justiça Eleitoral. O juiz Lourival Pedro Chemim determinou a busca e apreensão do ma-terial.

Fora do arDepois que as imagens do senador Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição, fazendo críticas aos primeiros anos da administração do governador Beto Richa (PSDB) no Paraná foram usadas nas propagandas eleitorais dos candidatos ao governo Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) e Geonísio Marinho (PRTB), respectivamente, foram proibidas pela Justiça Eleitoral.

Caixa 2O juiz Lourival Pedro Chemim, do Tribunal Regio-nal Eleitoral, negou pedido do senador Roberto Re-quião (PMDB) de busca e apreensão do dossiê com documentos, recibos e anotações do suposto caixa 2 do senador, esquecido em 2010 em um cofre no Palácio das Araucárias. Cinco mil cópias do dossiê foram entregues sábado (27) na Boca Maldita de Curitiba.

Notas políticas

O Instituto Datafolha deve divulgar na próxima quinta-feira a última pes-quisa eleitoral para medir intenções de voto nos can-didato ao governo do Para-ná antes do primeiro turno. Na sexta-feira (26) – mesmo dia de divulgação da quar-ta pesquisa do instituto -o Datafolha registrou a quin-ta sondagem ao governo e Senado. Entre os dias 1º e 2 de outubro, 1392 eleitores devem ser entrevistas em todo o Paraná. A pesquisa registrada com o protocolo PR-00045/2014 custou R$ 81.415,38 e terá margem

de erro de três pontos per-centuais para mais ou para menos.

A última pesquisa do instituto Datafolha, divul-gada na sexta-feira (26), mostra que o governador Beto Richa (PSDB) cresceu um ponto percentual e apa-rece com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar está o senador Roberto Re-quião (PMDB), com 30% dos votos. A candidata do PT, senadora Gleisi Hoff-mann, mantém a pontua-ção das últimas duas pes-quisas e aparece com 10% das intenções de voto.

Datafolha deve publicar última pesquisa na quinta

Richa, Requião e Gleisi não tiveram variações du-rante a campanha

Reprodução

Eleições

Denúncia

Álvaro e Gomyde crescem no Datafolha

Richa comenta “bala de prata” de Requião

O senador Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição, e o desa-fiante Ricardo Gomyde (PCdoB), foram os únicos a crescerem na nova rodada de pesquisa do Da-tafolha. Segundo divulgação no sábado (27), em relação a levan-tamento anterior (18) da em-presa, o tucano cresceu quatro pontos e agora tem 63%. O co-munista subiu de 6% para 8%.

O candidato Marcelo Almeida (PMDB), ainda de acordo com o DatafAlha, tinha 6% e agora caiu para 4%. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos che-gam a 8% e indecisos a 15%.

O governador Beto Ri-cha (PSDB), candidato à reeleição, comentou a ameaça feita pelo se-nador Roberto Requião (PMDB), adversário na corrida ao Palácio Igua-çu, de que faria uma “de-núncia” que tiraria o tu-cano do segundo turno. Richa disse que “eleição

com Requião e sem bai-xaria não existe” e que já esperava uma ameaça na reta final do pleito.

Durante a recepção ao candidato à pre-sidência da Repúbli-ca em Pinhais, última sexta-feira, Richa falou que está na tranquilo e preparado para respon-

der qualquer “mentira criada” por Requião. O candidato do PMDB ao governo disse que tem uma “bala de pra-ta” contra Richa e que vai revelar a “denúncia” durante a propaganda eleitoral gratuita na TV, às 20h30 desta segunda-feira (29).

Divulgação

Divulgação

Alvaro lidera com folga, segundo as pesquisas

Richa se diz prepara-do para responder as “denúncias”

ba. Na primeira fase da campanha, o peemede-bista priorizou o inte-rior do estado, visitando associações, lideranças comunitárias e dando entrevistas para rádios e jornais locais. Nos últimos dias, porém, o

senador intensificou a campanha em Curitiba e região, onde tradicio-nalmente é bem votado.

Já a Gleisi Hoffmann (PT) deve dividir a campanha na capital e região com alguns eventos no interior. A

campanha de Gleisi promete esforço con-centrado nos últimos dias. A agenda da pe-tista tem sido uma das mais apertadas, com diversos eventos e visi-tas a cidades diferentes em um mesmo dia.

Editora Correio Paranaense

Page 4: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

GeralSegunda-feira, 29 de Setembro de 20144 grupor3a.com

Bancários mantêm decisão de greve a partir de terça-feiraTrabalhadores pedem reajuste salarial e piso de R$ 2.979,25

Após uma nova roda-da de negociações entre a Confederação Nacio-nal dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários decidiram manter a gre-ve prevista para come-

çar na próxima terça-feira (30). Na reunião de sábado (27), os bancos elevaram o índice de re-ajuste de 7% para 7,35% para os salários e de 7,5% para 8% para os pi-sos, segundo a Contraf.

“O Comando Na-cional dos Bancários

considerou a nova pro-posta insuficiente não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as de-mais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”, informou a categoria, em nota.

Os trabalhadores pe-dem reajuste salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25, entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao as-sédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde. n

Os eleitores que não sa-bem onde vão votar no dia 5 de outubro já podem fazer uma consulta rápida no site do Tribunal Superior Eleito-ral (TSE). A pesquisa pode ser feita a partir do nome com-pleto do eleitor ou com o nú-mero do título eleitoral.

O site também informa onde pessoas que votarão no exterior ou solicitaram voto em trânsito deverão compa-recer. Nesses casos a votação será só para o cargo de presi-dente da República. Para re-ceber os votos em trânsito 216 seções foram criadas. Quem preferir também poderá fazer a consulta por meio de apli-cativos que podem ser baixa-dos gratuitamente em smar-tphones que utilizam sistema iOS ou Android. n

Nova negociação manteve decisão de greve a partir de amanhã

Reprodução

A presidenta Dilma Rousseff disse durante evento de campanha em uma estação de Bus Rapid Transit (BRT) recém-cons-truída em Brasília, que o governo usará os bancos públicos para abrir linhas de financiamento para a compra de bicicletas para pessoas de todas as clas-ses sociais. Além disso, ela garantiu que financiará

também ciclovias “em to-das cidades que pedirem” a ajuda do governo federal.

A presidenta destacou que as bicicletas são im-portantes meios de trans-porte para curtas e mé-dias distâncias tanto nas cidades quanto em zonas rurais brasileiras. Dilma ressaltou que esse meio de transporte também é efi-ciente para integrar os mo-

dais de transporte, além de contribuir para a redução de emissões de gás car-bônico. “Estamos dando prioridade para ciclovias e bicicletários por meio de incentivos e estímulos”, disse a presidenta após lembrar que a maior parte das bicicletas do país é pro-duzida na Zona Franca de Manaus e, portanto, “não paga tributos federais”. n

Dilma diz que bancos públicos financiarão compras de bicicletas

Em campanha

Eleitores já podem consultar locais de votação

Marina destaca programa na área de turismo

Marina Silva (PSB) recebeu jornalistas no comitê central de campanha, em São Paulo, na tarde de on-tem (27), para uma entrevista coletiva de cerca de 45 minutos. Durante a entrevista, Marina respondeu a diversas perguntas que trataram princi-palmente sobre escân-dalos de corrupção, resultado de pesqui-sas e sobre o partido que ela pretende criar, a Rede Sustentabilida-de. Sobre propostas, Marina comentou seu projeto de refor-ma política e o setor de turismo, já que ontem foi celebrado o Dia do Turismo.

Marina disse que, se eleita, vai incentivar o turismo em todo o país. “Tem países que não tem a metade das belezas naturais que temos, e têm maior vi-sitação que nós. Que-remos treinar a mão de obra, qualificá-la”, enfatizou. n

Dilma Rousseff durante a visita, andou no BRT Expresso DF Sul, em Brasília

Reprodução

Editora Correio Paranaense

Page 5: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Geral Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 5grupor3a.com

Bancos querem elevar juros para financiar infraestrutura

Os bancos privados, que têm registrado partici-pação tímida no financia-mento a concessões de ro-dovias e ferrovias, querem que o retorno dos emprés-timos para concessões de infraestrutura no país seja elevado em 0,5 ponto porcentual. Estes finan-ciamentos são corrigidos pela Taxa de Juros de Lon-go Prazo (TJLP) - hoje em 5% - mais 2% ao ano, com prazo de 25 anos e cinco de carência para o paga-mento. As instituições fi-nanceiras defendem uma elevação para TJLP mais juros de 2,5% ao ano.

Na definição do mode-lo de concessões, o gover-no chegou a propor juros menores - de 1% ou 1,5% dependendo da conces-são - mas por pressão dos

Empréstimos terão juros elevados em 0,5 ponto porcentual

bancos privados elevou para 2%. Agora, o modelo de financiamento voltou a ser debatido. Como pano

de fundo das discussões está a incapacidade do Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e

Social (BNDES) de finan-ciar toda a necessidade de infraestrutura do País no próximo governo. n

Ferrovia Carajás: um dos investimentos em infraestrutura no país

Reprodução

O nível dos reservató-rios do Sistema Cantarei-ra voltou a cair hoje (28) e atingiu 7,1% do total de armazenamento. Ontem, o sistema conseguiu ficar estável, em decorrência das chuvas, e manteve o mesmo nível da sexta-fei-ra (7,2%). A água que está sendo retirada do reserva-tório pertence à primeira cota do volume morto.

Na quinta-feira (25), o secretário estadual de Sa-neamento e Recursos Hí-dricos, Mauro Arce, decla-rou que a primeira cota da

reserva técnica do Sistema Cantareira, o chamado vo-lume morto, deve se esgo-tar no dia 21 de novembro. Uma segunda e última cota de reserva técnica de-verá acrescentar cerca de 10,7% às reservas do siste-ma. No entanto, a extração de água do segundo volu-me morto ainda não foi autorizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que espera o envio de um plano de exploração pela Companhia de Sanea-mento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). n

Nível do Cantareira volta a cair e chega a 7,1%

Estiagem

Apesar de chuva, o reservatório caiu de 7,2% no sábado para 7,1% de sua capacidade

Reprodução

Editora Correio Paranaense

Page 6: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Região MetropolitanaSegunda-feira, 29 de Setembro de 20146 grupor3a.com

São José dos Pinhais

Divulgação

Fascinado por heróis, Ibsem Ca-valhos (29) criou

um boneco do Zorro, feito de material reciclável. Ele é um dos 22 alunos da As-sociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que participaram de uma oficina de criação de bo-necos de materiais reciclá-veis e de espuma. O proje-to faz parte do programa Meu Boneco no Museu, que tem o intuito de trazer novos olhares sobre a arte bonequeira, inovando as apresentações expostas no Museu do Boneco Anima-do e, consequentemente, atraindo mais público.

“Eu me surpreendi”, conta Gislaine Ferro, pro-fessora há cinco anos na instituição. Segundo ela, o trabalho dos alunos foi fei-to com muita dedicação. “Eles fizeram o trabalho de

A Prefeitura de Almirante Tamandaré vem mostrando comprometimento com o de-senvolvimento do município, prova disso é que o IDH (Índice de Desenvolvimento Huma-no) teve um incremento de 60% nas últimas duas décadas. Esse crescimento foi acima da média nacional e acima da média do estado do Paraná, que foi de 47%. Outro fator po-sitivo é que 73% da população é economicamente ativa, este índice é maior do que as cida-des de Curitiba e Londrina. O crescimento da renda per cap-ta nas últimas duas décadas foi de 118%, este índice de cresci-mento também foi maior que

o índice nacional. Com uma população de mais de 120 mil habitantes, Almirante Taman-daré figura entre as 15 maiores cidades do Paraná.

“Sabemos do acelerado desenvolvimento que nosso município vem passando, por isso trabalhamos dia-riamente para que grandes empresas instalem-se em Almirante Tamandaré. Com muita determinação, esta-mos mudando aquela antiga impressão, de cidade-dormi-tório. Ainda tem muito a ser feito e com certeza continu-aremos buscando avanços para o município”, disse o prefeito Aldnei Siqueira.

A partir desta semana, o agendamento para dar entrada na emissão do RG em Piraqua-ra será feito apenas pela inter-net. A mudança prevê facilitar o atendimento, garantindo qualidade de serviço e evitan-do filas de espera no Posto de Identificação.

O agendamento é fácil e rápido, basta acessar o site do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeiden-tificacao.pr.gov.br) e selecionar a cidade onde deseja realizar o seu atendimento. Após se-lecionar a cidade existe a pos-sibilidade agendar de acordo com data ou posto disponível, com data e horário definidos, um cadastro básico deve ser respondido, com informações

pessoais e endereço.Com as informações atua-

lizadas, é só imprimir o proto-colo e chegar com 15 minutos de antecedência, lembrando que o agendamento é pessoal e intransferível. O posto de iden-tificação fica na sede da Prefei-tura de Piraquara, na Avenida Getúlio Vargas nº 1900.

Documentos Necessários para emissão do RG: 2 fotos coloridas 3x4, iguais e recentes;

- Cópia do CPF (Opcional); - Caso o estado civil seja SOLTEI-RO trazer a Certidão de Nasci-mento e uma cópia da mesma autenticada em cartório. Se o estado civil for CASADO, tra-zer a Certidão de casamento e uma cópia da mesma autenti-cada em cartório.

Alunos da Apae participam de oficina de criação de bonecos

coração. Os personagens que eles retrataram são pessoas reais, como o na-morado, a professora e até

ídolos televisivos, como o apresentador Rodrigo Faro. Foi um sucesso e isso fez muito bem para a

auto-estima deles”, conta ela, que também teve um boneco criado em sua ho-menagem.

Os 22 alunos da Apae produziram os bonecos com materiais recicláveis

A Prefeitura Municipal de Colombo, através da se-cretaria de Obras e Viação, iniciou mais uma obra no município. Trata-se da pa-vimentação da Rua Cerro Azul, que beneficiará mo-radores, comércios e em-presas dos bairros Paloma, Guaraituba, Belo Rincão e localidades próximas.

O asfalto da Rua Cerro Azul está sendo realizado em parceria com a secreta-ria Estadual de Desenvolvi-mento Urbano e contempla obras de drenagem, paisa-

gismo, sinalização (horizon-tal e vertical). Além do alar-gamento da rua, que passa a ter 12 metros, facilitando o fluxo dos veículos. No to-tal serão 2.663,40 metros de pavimentação, incluindo as interligações com as ruas: Teixeira Soares, Leonidas Alberti, Nossa Senhora de Fátima e General Carneiro. “Este asfalto, nesta que é uma importante rua para o município, vai promover o desenvolvimento social e econômico da região”, pon-tuou a Prefeita Beti Pavin.

Mais de 200 jo-vens estiveram reunidos, na últi-ma semana, em

uma tarde festiva em co-memoração aos dois anos do Centro da Juventude da Borda do Campo. Os jo-vens apresentaram perfor-mances do que aprendem nos nove cursos e oficinas proporcionados no centro, e ao final da tarde partici-param de um coquetel or-ganizado pelos servidores que atuam no Centro.

O Centro é equipado com ginásio poliespor-tivo, piscina, anfiteatro para 120 pessoas, biblio-teca com um acervo de mais de dois mil livros, salas multiuso e pista de skate. É comandado por uma equipe multidiscipli-nar, formada por psicólo-go, assistente social, pe-dagogo e educadores, que orientam nove atividades desenvolvidas no centro, entre elas, artes marciais, dança coral e música.

A Rua Cerro Azul faz a ligação entre vários bairros de Colombo

Cerca de 200 jovens estiveram reunidos no centro, que fica na Borda do Campo

Divulgação

Divulgação

Colombo

Borda do Campo

Alm. Tamandaré Piraquara

Asfalto integrará bairros do município

Centro da Juventudecompleta dois anos

O crescimento em Tamandaré do IDH superou a média do Paraná

Piraquara passa a fazer agendamento para emissão do RG pela internet

Divulgação

Divulgação

Prefeitura comemora crescimento do IDH na cidade

Emissão de RG passa a ser feito com agendamento on-line

Criaram bonecos de heróis, de apresentadores da TV e das professoras

Editora Correio Paranaense

Page 7: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Geral Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 7grupor3a.com

O valor estimado da obra é de R$ 3,5 milhões

Os valores do orçamento foramapresentados em audiência pública

A Prefeitura de Curitiba publicou o edital de con-

corrência pública para realização das obras de revitalização do Centro de Esporte e Lazer Dir-ceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz. O Centro de Esporte e Lazer Ou-vidor Pardinho também teve projeto de reforma aprovado para receber recursos federais.

Na Praça Oswaldo Cruz, será feita a cobertu-ra da piscina externa, an-

tiga solicitação dos usuá-rios, que permitirá o uso contínuo da piscina em dias de chuva e frio. Tam-bém será construída uma nova cobertura do giná-sio esportivo utilizando tecnologia especial (com telha tipo sanduíche, com maior durabilidade e resistência), além da colocação de novo piso de madeira adequado a prática esportiva. Haverá, ainda, o aumento da área da quadra e a reforma dos vestiários e banheiros. n

Eleitas como prioritárias, as áreas de saúde e educação receberão investimentos de quase R$ 3 bilhões em 2015, de acordo com o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA 2015), apresentada pela se-cretária municipal de Finan-ças, Eleonora Fruet, e pelo secretário municipal de Pla-nejamento e Administração Fábio Scatolin, em audiên-cia pública no Salão de Atos do Parque Barigui. O valor destinado às duas áreas (R$ 2.852.459.000) para 2015 cor-

responde a 36% do orçamen-to do município, consolidado em R$ 7,8 bilhões.

Em 2015, o valor destina-do à educação terá nova ex-pansão. Vai aumentar 12,7% em relação ao investido em 2014, chegando ao índice de 27,90% dos recursos consti-tucionais destinados à área – acima, portanto, do limite mínimo de 25%, determi-nado pela Constituição. Os recursos totais para a educa-ção, no ano que vem, serão de R$ 1.328.696.000. n

Prefeitura vai revitalizar Praça Oswaldo Cruz

Orçamento 2015terá R$ 3 bilhões para educação e saúde

SMCS

SMCS

Redes Sociais

Doadores aderem ao Casamento Vermelho

Pesquisadora lança guia do Cemitério Municipal

SMCS

Os curitibanos doaram sangue paraparticipar da brincadeira na internet

As bancas poderão usar as calçadas para atender clientes

As bancas de jornais e re-vistas de Curitiba poderão colocar mesas e cadeiras em seu entorno, o que permitirá criar espaços de convivência e oferecer mais conforto aos clientes. A novidade cons-ta do decreto municipal n.º 932, assinado pelo prefei-

to Gustavo Fruet na noite de sexta-feira (26), durante o 24° Jantar do Jornaleiro, evento em homenagem ao Dia do Jornaleiro, comemo-rado em 30 de setembro.

O decreto é o primeiro passo de um processo de modernização das bancas,

que deverá ser completado com uma nova lei para o seg-mento. Em agosto a Prefei-tura encaminhou à Câmara projeto de lei adequando o funcionamento das bancas aos novos tempos, de forma a ampliar o atendimento ao usuário. n

O Casamento Vermelho, campa-nha de incentivo à doação de san-gue que nasceu do casamento fictí-cio entre as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro – uma brincadeira que fez sucesso no Facebook nos úl-timos dias – atraiu muitos doadores aos cinco bancos de sangue que de-cidiram participar da ação.

Em Curitiba, o primeiro a ade-rir foi o Hemobanco. Neste sábado (27), só até o meio-dia, e mesmo com chuva, quase 200 pessoas já haviam passado pelo local para fa-zer sua doação – número normal-mente alcançado ao longo de um sábado inteiro. n

Prefeitura editou decreto que cede espaço aos jornaleiros

URBS

A pesquisadora e pre-sidente da Associação Brasileira de Estudos

Cemiteriais, Clarissa Grassi, lança nesta terça-feira (30) o Guia de Visitação ao Cemité-rio Municipal São Francisco de Paula – arte e memória no es-paço urbano.

O guia, viabilizado pela Lei

Municipal de Incentivo à Cul-tura e com o incentivo da Caixa Econômica Federal e da empre-sa Serra Verde Express, traz um recorte de 99 personalidades divididos em dez trajetos te-máticos: artistas, empresários, políticos, intelectuais, músicos, arquitetura, arte tumular, geolo-gia, personalidades e ritos e fé. n

Audiência Pública

Bancas de jornais poderão instalar mesas

Livro indica onde estão túmulosde personagens históricos

SMCS

Editora Correio Paranaense

Page 8: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GLOBO 18H

Carlota interroga Susana sobre sua relação com Fernando. Fernando decide não viajar com Susana para Nova York. Serginho avisa a Cristina e Mário que Rafael está morando com Sandra. Carlota pergunta a Fernando o que existe entre ele e Susana. Susana pede a Inês que não comente com ninguém que ela não viajou. Carlota exige que Fernando agilize a saída de Vitória de sua casa.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

Pedro conta para Tomtom que está namorando Karina. Roberta se anima quando Delma avisa que Marcelo buscará Tomtom. Duca conta para Gael que esteve na Academia Khan. Bianca en-trega o restante do dinheiro para Pedro e avisa que sua irmã não pode saber do trato dos dois. Luiz e Cobra pedem permissão a Lobão para assustar Duca, e Nat se preocupa.

GERAÇÃO BRASIL - GLOBO 19H

Megan e Pamela se abalam com as re-velações de Sandra sobre Jonas. Her-val provoca Jonas. Megan agradece Manuela por ter apoiado seu pai. Ba-rata lamenta por continuar apaixona-do por Verônica. Matias implora que Rita aceite fazer uma festa surpresa para Dante. Verônica se sente mal, e Edna a ampara. Sandra procura Her-val, que a ameaça. Pamela convence Verônica a trabalhar na Parker TV. Murphy comunica a Jonas que seus bens foram bloqueados.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Ismael aborda Vicente, e Fernando desiste de se aproximar do cozi-nheiro. Tuane discute com Elivaldo. Fernando conversa com Cora e faz pacto com ela. Carmen reclama por Orville permanecer no hospital com Juliane. Helena cuida de Mar-ta. Amanda provoca Danielle. Victor pede que seus pais voltem a morar juntos. João Lucas pensa em Isis. Marta conta para Amanda que José Alfredo tem uma amante. Salvador fica animado com a visita de Orville.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Clarice diz para Diana ir embora, mas Artur pede que ela fique. Artur assume que não consegue esque-cer o trauma causado por Gregório. Diana fica surpresa e pergunta se ele continuará insistindo na vin-gança. Mossoró avisa que não ven-derá a parte que detém do bar e fala para Laíza marcar um encontro en-tre ele e Iago. Edu se surpreende ao ver Iago assumir que dopou Vitória.

Após um encontro com guru espiritual, o agen-te literário Jack McCall (Eddie Murphy) des-cobre que tem apenas mil palavras para falar antes de morrer.

TV ABERTA

(Globo 22h35)

As Mil Palavras

VariedadesSegunda-feira, 29 de Setembro de 2014 29grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Os amigos de longa data Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher) quase estragam a amiza-de quando transam em uma manhã. Para prote-gerem a relação, eles fa-zem um pacto para man-ter seu relacionamento estritamente “sem qual-quer compromisso”, ou seja, sem ciúmes, espe-ranças, brigas, flores e apelidos fofinhos. Mas eles se questionam: será possível transar sem que o amor atra-palhe? A amizade deles irá sobreviver?

TV PAGA

(Fx 19h35)

Sexo Sem Compromisso

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Com Marte em sua nona casa astral, fica evidente o sucesso que terá no trabalho e nos negócios feitos em sociedade. Nativos de Aquário e Touro estarão dando ajuda. Saúde ótima. Bom dia para viagens e compras. C.243 M. 1476

Gêmeos 21/5 a 20/6A influência solar e a presença de Júpiter em sua casa de amizades, abre as portas do sucesso com nativos de Leão, Sagitário e Aquário. Favorável para viagens, mudanças em seu lar e lucros comerciais. C.460 M. 8012

Leão 22/7 a 22/8A fase é positiva e pode haver uma reviravolta nos negócios, com total sucesso. Bons contatos, satisfação com amigos, familiares ou sócios. Você recebe o carinho de todos. Vitória sobre antigos negócios. Amor agitado. C.871 M. 9350

Virgem 23/8 a 22/9Período em que você organiza os negócios a médio e longo prazo. o sucesso virá com certeza, espere mudanças no di-recionamento financeiro. Saiba vencer as barreiras profis-sionais. Bom para conquista amorosa. C. 104 M.7928

Libra 23/9 a 22/10Amanhã você terá a presença de Vênus, seu planeta regente, que passa a influenciar seu signo. Haverá muita criatividade, alegrias no lar e no amor. Será positivo para acertar proble-mas domésticos e apostar em jogos. C. 386 M. 0817

Escorpião 23/10 a 21/11Você está vivendo o período chamado de “inferno astral”, que antecede seu aniversário, deve se precaver com os pro-blemas. Evite mudanças no trabalho, negócios, compras no crediário e inicio de negócios. C.047 M. 6783

Sagitário 22/11 a 21/12A Lua está em seu signo, o que garante uma boa segunda-feira. Disposição para o trabalho, esportes e para resolver problemas na área afetiva. Não leve as discussões fami-liares a sério. Amor movimentado. C. 725 M. 5561

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira de alerta, cuidado com a saúde, evite exa-geros alimentares. Muita preocupação com as finanças. Não saia para compras, vendas, visitas, viagens ou deci-sões financeiras. Cautela com Sagitário. C.953 M. 2606

Aquário 22/1 a 18/02Você está bem e sua liderança será elogiada no ambiente profissional. Bom dia para tomar decisões sobre a vida familiar. Explore sua criatividade. Negócios feitos em so-ciedade trarão lucros inesperados. C. 638 M. 4320

Peixes 19/2 a 19/03Fase em que você está bem e se não passar dos limites terá um bom dia. Pode contar com a sorte nos negó-cios. Atente para os detalhes no amor e evite ser tem-peramental. Discussões com Capricórnio e Virgem. C. 592 M. 8149

A Astrologia há milênios, vem sendo utilizada para ajudar as pessoas. Por

isso, a astrologia, zodíaco e horóscopo é algo todos têm interesse em conhecer melhor. Uma prova é o sucesso das colunas de horóscopo dos jornais.

Quem nasceu hojeDurante toda a vida sentirá inclinação para

os assuntos literários e artísticos. Algumas belíssimas produções podem sair de sua mente ágil e fértil. Use de muita sensatez nos assuntos profissionais e financeiros.

AlertaSegunda-feira de dificuldades para os

nativos de Capricórnio, que recebem as indicações do alerta, pela posição da Lua. Não seja precipitado, daí conseguirá mudar para melhor sua situação. Cautela com as amizades. Evite confidências. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Dia em que estará mais tenso e precisará equilibrar suas energias. Peça apoio no trabalho. Gastos imprevistos. Amor sensível e com muita participação. Surpresa com a família, muitas novidades acontecendo. C. 619 M.5734

Câncer 21/6 a 21/7Dia em que resolverá questões importantes em seu lar. As finanças voltam a crescer e há possibilidade de rece-ber algum dinheiro atrasado. Amor com acertos de con-vivência. Saia para compras domésticas. C. 798 M. 3295

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Divulgação

Divulgação/TV Globo

Divulgação/Band

Instagram / Reprodução

Instagram / Reprodução

Neto de Silvio Santos estreia primeira turnê como cantor

Casal fará viagem romântica ao Japão

Dream Theater vem a Curitiba com seu novo trabalho

Revelado no musical sobre Tim Maia, Tiago Abravanel encerrou seu trabalho no espetáculo que lhe ajudar a se li-vrar do rótulo de neto de Silvio Santos. Após

lançar seu primeiro sin-gle, Abravanel estreia a turnê de seu primeiro show, “Eclético”, no Rio de Janeiro. O cantor está radiante com a ideia de poder soltar a voz “de

cara limpa”. “Foi ma-ravilhoso interpretar o Tim, mas não quero vi-ver à sombra da imagem dele. Os fãs agora podem conhecer o Tiago”, con-tou o ator. n

Em uma disputa acirra-da, o posto de Miss Brasil 2014 ficou com Melissa Gurgel, do estado do Ce-ará. A beldade derrotou a Miss São Paulo, Fernanda Leme, e foi coroada na ce-rimônia realizada na noite do último sábado (27), em Fortaleza, capital cearen-se. Natural de Maracanaú, Melissa recebeu a faixa e a coroa das mãos de Jakelyne Oliveira, Miss Brasil 2013. A morena ganhou ainda um carro zero quilômetro e vai representar o Brasil no Miss Universo, que será re-alizado no dia 18 de janeiro de 2015, em Miami, nos Es-tados Unidos. n

Bruna Marque-zine matou os se-guidores de inveja ao postar uma foto dela de biquíni branco boiando nas águas transpa-rentes de Fernando de Noronha. A atriz está no arquipélago a trabalho e desque que pisou na ilha não para de postar imagens do lugar. A atriz está em Fer-nando de Noronha para um editorial da revista “Vip”. n

Caio Castro e Maria Ca-sadevall vão tirar férias ro-mânticas no Japão. O ca-sal terá uma espécie de lua de mel no país. A viagem irá acontecer antes de os dois começaram a gravar “Lady Marizete”, trama das 19h, com estreia pre-vista para 2015. Apesar de muita especulação sobre

George Clooney, 53, se casou com Amal Alamuddin, 36, na tar-de deste sábado (27), em Veneza, na Itália. A cerimônia discreta, foi acompanhada por cer-ca de 60 convidados no Aman Canal Grand Ve-nice Hotel, no Palazzo Papadopoli. n

Candidata do Ceará vence Miss Brasil 2014

Bruna Marquezine faz ensaio em Fernando de Noronha

Flash

Show

Carlos Alberto de Nóbrega e Andréa decidiram acertar os problemas que tinham e voltaram a se rela-cionar. Eles estavam afastados desde 2009, quando o casamento chegou ao fim por con-ta de um “desgaste”. O apresentador deu di-cas de que estava ten-tando a reconciliação

em julho deste ano, durante participação no programa “Raul Gil”, do SBT. E os pla-nos deram certo.

O casal voltou a se encontrar e engatou um novo relaciona-mento com todas as características de um namoro. Eles, in-clusive, moram em casas separadas. n

Expoentes do metal progressivo mundial, aclamados pela críti-ca e pelo público por sua enorme habilidade instrumental, os norte-americanos do Dream Theater desembarcam no Brasil no final deste mês para uma série de shows da sua nova tur-nê mundial, “Along for

the Ride Tour”. A escala em Curitiba acontece no próximo dia 02 de outubro em única apre-sentação no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143) às 22h30. Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$120,00 (meia-entra-da) a R$440,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Carlos Alberto de Nóbrega reata casamento com Andréa

AgNews

Divulgação

George Clooney se casa em Veneza

Latino esconde franjão em evento de moda

Divulgação

Galvão Bueno se mudará para Londrina

Galvão Bueno voltará a morar no Brasil após ficar seis anos vivendo em Mônaco, no sul da França. Em outubro, o narrador se muda-rá para Londrina. O locutor desembar-cará com a mulher Desirée e o filho do casal, Luca. O obje-tivo dele é ficar mais próximo de sua fa-mília. A esposa de Bueno possui uma agência de modelos em Londrina, segun-do a revista “Veja”. n

Divu

lgação

Após ter seu franjão bastante criticado nas redes sociais, Latino che-gou de toca na festa de lançamento da coleção de verão da grife do estilista Ri-cardo Almeida. n

AgNews

o romance, Maria só assu-miu o namoro na última semana. n

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 9: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GLOBO 18H

Carlota interroga Susana sobre sua relação com Fernando. Fernando decide não viajar com Susana para Nova York. Serginho avisa a Cristina e Mário que Rafael está morando com Sandra. Carlota pergunta a Fernando o que existe entre ele e Susana. Susana pede a Inês que não comente com ninguém que ela não viajou. Carlota exige que Fernando agilize a saída de Vitória de sua casa.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

Pedro conta para Tomtom que está namorando Karina. Roberta se anima quando Delma avisa que Marcelo buscará Tomtom. Duca conta para Gael que esteve na Academia Khan. Bianca en-trega o restante do dinheiro para Pedro e avisa que sua irmã não pode saber do trato dos dois. Luiz e Cobra pedem permissão a Lobão para assustar Duca, e Nat se preocupa.

GERAÇÃO BRASIL - GLOBO 19H

Megan e Pamela se abalam com as re-velações de Sandra sobre Jonas. Her-val provoca Jonas. Megan agradece Manuela por ter apoiado seu pai. Ba-rata lamenta por continuar apaixona-do por Verônica. Matias implora que Rita aceite fazer uma festa surpresa para Dante. Verônica se sente mal, e Edna a ampara. Sandra procura Her-val, que a ameaça. Pamela convence Verônica a trabalhar na Parker TV. Murphy comunica a Jonas que seus bens foram bloqueados.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Ismael aborda Vicente, e Fernando desiste de se aproximar do cozi-nheiro. Tuane discute com Elivaldo. Fernando conversa com Cora e faz pacto com ela. Carmen reclama por Orville permanecer no hospital com Juliane. Helena cuida de Mar-ta. Amanda provoca Danielle. Victor pede que seus pais voltem a morar juntos. João Lucas pensa em Isis. Marta conta para Amanda que José Alfredo tem uma amante. Salvador fica animado com a visita de Orville.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Clarice diz para Diana ir embora, mas Artur pede que ela fique. Artur assume que não consegue esque-cer o trauma causado por Gregório. Diana fica surpresa e pergunta se ele continuará insistindo na vin-gança. Mossoró avisa que não ven-derá a parte que detém do bar e fala para Laíza marcar um encontro en-tre ele e Iago. Edu se surpreende ao ver Iago assumir que dopou Vitória.

Após um encontro com guru espiritual, o agen-te literário Jack McCall (Eddie Murphy) des-cobre que tem apenas mil palavras para falar antes de morrer.

TV ABERTA

(Globo 22h35)

As Mil Palavras

VariedadesSegunda-feira, 29 de Setembro de 2014 29grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Os amigos de longa data Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher) quase estragam a amiza-de quando transam em uma manhã. Para prote-gerem a relação, eles fa-zem um pacto para man-ter seu relacionamento estritamente “sem qual-quer compromisso”, ou seja, sem ciúmes, espe-ranças, brigas, flores e apelidos fofinhos. Mas eles se questionam: será possível transar sem que o amor atra-palhe? A amizade deles irá sobreviver?

TV PAGA

(Fx 19h35)

Sexo Sem Compromisso

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Com Marte em sua nona casa astral, fica evidente o sucesso que terá no trabalho e nos negócios feitos em sociedade. Nativos de Aquário e Touro estarão dando ajuda. Saúde ótima. Bom dia para viagens e compras. C.243 M. 1476

Gêmeos 21/5 a 20/6A influência solar e a presença de Júpiter em sua casa de amizades, abre as portas do sucesso com nativos de Leão, Sagitário e Aquário. Favorável para viagens, mudanças em seu lar e lucros comerciais. C.460 M. 8012

Leão 22/7 a 22/8A fase é positiva e pode haver uma reviravolta nos negócios, com total sucesso. Bons contatos, satisfação com amigos, familiares ou sócios. Você recebe o carinho de todos. Vitória sobre antigos negócios. Amor agitado. C.871 M. 9350

Virgem 23/8 a 22/9Período em que você organiza os negócios a médio e longo prazo. o sucesso virá com certeza, espere mudanças no di-recionamento financeiro. Saiba vencer as barreiras profis-sionais. Bom para conquista amorosa. C. 104 M.7928

Libra 23/9 a 22/10Amanhã você terá a presença de Vênus, seu planeta regente, que passa a influenciar seu signo. Haverá muita criatividade, alegrias no lar e no amor. Será positivo para acertar proble-mas domésticos e apostar em jogos. C. 386 M. 0817

Escorpião 23/10 a 21/11Você está vivendo o período chamado de “inferno astral”, que antecede seu aniversário, deve se precaver com os pro-blemas. Evite mudanças no trabalho, negócios, compras no crediário e inicio de negócios. C.047 M. 6783

Sagitário 22/11 a 21/12A Lua está em seu signo, o que garante uma boa segunda-feira. Disposição para o trabalho, esportes e para resolver problemas na área afetiva. Não leve as discussões fami-liares a sério. Amor movimentado. C. 725 M. 5561

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira de alerta, cuidado com a saúde, evite exa-geros alimentares. Muita preocupação com as finanças. Não saia para compras, vendas, visitas, viagens ou deci-sões financeiras. Cautela com Sagitário. C.953 M. 2606

Aquário 22/1 a 18/02Você está bem e sua liderança será elogiada no ambiente profissional. Bom dia para tomar decisões sobre a vida familiar. Explore sua criatividade. Negócios feitos em so-ciedade trarão lucros inesperados. C. 638 M. 4320

Peixes 19/2 a 19/03Fase em que você está bem e se não passar dos limites terá um bom dia. Pode contar com a sorte nos negó-cios. Atente para os detalhes no amor e evite ser tem-peramental. Discussões com Capricórnio e Virgem. C. 592 M. 8149

A Astrologia há milênios, vem sendo utilizada para ajudar as pessoas. Por

isso, a astrologia, zodíaco e horóscopo é algo todos têm interesse em conhecer melhor. Uma prova é o sucesso das colunas de horóscopo dos jornais.

Quem nasceu hojeDurante toda a vida sentirá inclinação para

os assuntos literários e artísticos. Algumas belíssimas produções podem sair de sua mente ágil e fértil. Use de muita sensatez nos assuntos profissionais e financeiros.

AlertaSegunda-feira de dificuldades para os

nativos de Capricórnio, que recebem as indicações do alerta, pela posição da Lua. Não seja precipitado, daí conseguirá mudar para melhor sua situação. Cautela com as amizades. Evite confidências. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Dia em que estará mais tenso e precisará equilibrar suas energias. Peça apoio no trabalho. Gastos imprevistos. Amor sensível e com muita participação. Surpresa com a família, muitas novidades acontecendo. C. 619 M.5734

Câncer 21/6 a 21/7Dia em que resolverá questões importantes em seu lar. As finanças voltam a crescer e há possibilidade de rece-ber algum dinheiro atrasado. Amor com acertos de con-vivência. Saia para compras domésticas. C. 798 M. 3295

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Divulgação

Divulgação/TV Globo

Divulgação/Band

Instagram / Reprodução

Instagram / Reprodução

Neto de Silvio Santos estreia primeira turnê como cantor

Casal fará viagem romântica ao Japão

Dream Theater vem a Curitiba com seu novo trabalho

Revelado no musical sobre Tim Maia, Tiago Abravanel encerrou seu trabalho no espetáculo que lhe ajudar a se li-vrar do rótulo de neto de Silvio Santos. Após

lançar seu primeiro sin-gle, Abravanel estreia a turnê de seu primeiro show, “Eclético”, no Rio de Janeiro. O cantor está radiante com a ideia de poder soltar a voz “de

cara limpa”. “Foi ma-ravilhoso interpretar o Tim, mas não quero vi-ver à sombra da imagem dele. Os fãs agora podem conhecer o Tiago”, con-tou o ator. n

Em uma disputa acirra-da, o posto de Miss Brasil 2014 ficou com Melissa Gurgel, do estado do Ce-ará. A beldade derrotou a Miss São Paulo, Fernanda Leme, e foi coroada na ce-rimônia realizada na noite do último sábado (27), em Fortaleza, capital cearen-se. Natural de Maracanaú, Melissa recebeu a faixa e a coroa das mãos de Jakelyne Oliveira, Miss Brasil 2013. A morena ganhou ainda um carro zero quilômetro e vai representar o Brasil no Miss Universo, que será re-alizado no dia 18 de janeiro de 2015, em Miami, nos Es-tados Unidos. n

Bruna Marque-zine matou os se-guidores de inveja ao postar uma foto dela de biquíni branco boiando nas águas transpa-rentes de Fernando de Noronha. A atriz está no arquipélago a trabalho e desque que pisou na ilha não para de postar imagens do lugar. A atriz está em Fer-nando de Noronha para um editorial da revista “Vip”. n

Caio Castro e Maria Ca-sadevall vão tirar férias ro-mânticas no Japão. O ca-sal terá uma espécie de lua de mel no país. A viagem irá acontecer antes de os dois começaram a gravar “Lady Marizete”, trama das 19h, com estreia pre-vista para 2015. Apesar de muita especulação sobre

George Clooney, 53, se casou com Amal Alamuddin, 36, na tar-de deste sábado (27), em Veneza, na Itália. A cerimônia discreta, foi acompanhada por cer-ca de 60 convidados no Aman Canal Grand Ve-nice Hotel, no Palazzo Papadopoli. n

Candidata do Ceará vence Miss Brasil 2014

Bruna Marquezine faz ensaio em Fernando de Noronha

Flash

Show

Carlos Alberto de Nóbrega e Andréa decidiram acertar os problemas que tinham e voltaram a se rela-cionar. Eles estavam afastados desde 2009, quando o casamento chegou ao fim por con-ta de um “desgaste”. O apresentador deu di-cas de que estava ten-tando a reconciliação

em julho deste ano, durante participação no programa “Raul Gil”, do SBT. E os pla-nos deram certo.

O casal voltou a se encontrar e engatou um novo relaciona-mento com todas as características de um namoro. Eles, in-clusive, moram em casas separadas. n

Expoentes do metal progressivo mundial, aclamados pela críti-ca e pelo público por sua enorme habilidade instrumental, os norte-americanos do Dream Theater desembarcam no Brasil no final deste mês para uma série de shows da sua nova tur-nê mundial, “Along for

the Ride Tour”. A escala em Curitiba acontece no próximo dia 02 de outubro em única apre-sentação no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143) às 22h30. Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$120,00 (meia-entra-da) a R$440,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Carlos Alberto de Nóbrega reata casamento com Andréa

AgNews

Divulgação

George Clooney se casa em Veneza

Latino esconde franjão em evento de moda

Divulgação

Galvão Bueno se mudará para Londrina

Galvão Bueno voltará a morar no Brasil após ficar seis anos vivendo em Mônaco, no sul da França. Em outubro, o narrador se muda-rá para Londrina. O locutor desembar-cará com a mulher Desirée e o filho do casal, Luca. O obje-tivo dele é ficar mais próximo de sua fa-mília. A esposa de Bueno possui uma agência de modelos em Londrina, segun-do a revista “Veja”. n

Divu

lgação

Após ter seu franjão bastante criticado nas redes sociais, Latino che-gou de toca na festa de lançamento da coleção de verão da grife do estilista Ri-cardo Almeida. n

AgNews

o romance, Maria só assu-miu o namoro na última semana. n

Editora Correio Paranaense Editora Correio Paranaense

Page 10: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

GeralSegunda-feira, 29 de Setembro de 201430 grupor3a.com

Atraídos pela segu-rança e pela rentabilida-de, cada vez mais inves-tidores têm comprado papéis do governo. A venda de títulos públi-cos a pessoas físicas pela internet somou R$ 3,39 bilhões em 2014. Segundo dados divul-gados na última semana pelo Tesouro Nacional, as vendas de papéis por meio do Programa Te-souro Direto aumenta-ram 37,4% em relação aos oito primeiros me-ses do ano passado.

O montante é o maior registrado desde o início do programa, em 2002. A composição das vendas mostra que a maioria dos aplica-dores quer se proteger

Número de investidores no programa alcançou 419 mil

O Banco Central (BC) manteve a proje-ção para o crescimento do crédito este ano em 12%. Em agosto, o saldo das operações de cré-dito do sistema f i n a n c e i r o chegou a R$ 2,864 t r i lhõ e s, com alta de 11,1% em 12 meses. Em relação ao Produto In-terno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o crédito deve representar 58%, a mes-ma estimativa anterior.

O crédito com recur-sos livres, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de ju-ros, deve crescer 6%, menor que a estimati-

va divulgada em junho (7%). A projeção para o crédito direcionado (empréstimos com re-gras definidas pelo go-verno, destinados, ba-

sicamente, aos setores ha-

bitacional, rural e de i n f r a e s -t r u t u r a ) foi man-tida em

19%.O crédi-

to dos ban-cos públicos deve

crescer 17%, este ano, a mesma estimativa anterior. Os bancos privados nacionais de-vem ter crescimento de 7%, contra 6% pre-vistos em junho. Já os privados estrangeiros devem emprestar me-nos do que o previsto anteriormente: a esti-mativa passou de 9% para 6%. n

Micro investidores garantem recorde na venda de títulos pela internet

Banco Central mantém previsão de avanço do crédito em 12%

da inflação. No ano, os títulos mais demandados foram os corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsáveis por 49,94% das vendas de ja-neiro a agosto.

Os investimentos de menor valor continua-ram a liderar a preferên-cia dos aplicadores. As vendas abaixo de R$ 5 mil concentraram 63,4% das operações no ano. “O Tesouro Direto foi criado

justamente para atrair o pequeno investidor, que pode descobrir outros ti-pos de aplicações no sis-tema financeiro”, declara Fernando Garrido, coor-denador-geral de Opera-ções da Dívida Pública. n

Agência Brasil

Sistema tem atraído principalmente investidores de até R$ 5 mil

Corpo de jovem que sumiu após sair para fazer aborto é velado no Rio de Janeiro

Crime

O corpo de Jandira Mag-dalena dos Santos foi vela-do no cemitério de Ricardo de Albuquerque, no Subúr-bio do Rio, neste domingo (28). Segundo irmã da jo-vem, as filhas de Jandira e a mãe não irão ao enterro. “Minha mãe está sedada. Estamos sentindo o que todo pai e toda mãe estaria sentindo e queria que não julgassem a Jandira. Ela já pagou por isso, pagou com a vida dela”, desabafou Joyce Magdalena, ressal-tando que acredita no tra-

balho da polícia e da Justi-ça e espera que em breve o falso médico seja preso.

Jandira desapareceu depois de procurar uma clínica de abortos na Zona Oeste da cidade. A jovem tinha 27 anos e estava grávida de quatro meses. Segundo Joyce, nos pró-ximos dias a mãe de Jan-dira deve dar entrada na Justiça para pedir a guar-da das duas netas, que já moravam com ela e com a filha. As informações são do portal G1. nJandira Magdalena estava grávida de quatro meses

Reprodução

Ibovespa cai 1% mas tendência é positivaA pouco mais de uma

semana para a eleição, a expectativa pela diminui-ção da distância entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) nas próximas pesquisas eleva o ânimo dos investidores. Embora a petista ainda es-teja com vantagem, a espe-rança do mercado é que o

resultado das urnas do dia 5 de outubro leve a disputa para o segundo turno, no

qual as candidatas terão o mesmo tempo de tele-visão – 10 minutos por

programa –, o que deixaria a disputa mais equilibrada.

Após terminar no ver-melho em três de quatro pregões, o Ibovespa ga-

nhou fôlego nesta sexta-feira, quando disparou 2,23%, aos 57.212 pontos, impulsionado principal-mente pela ação prefe-rencial da Petrobras, que subiu 5,54% em meio à ex-pectativa pela divulgação da pesquisa do Datafolha, após o fechamento da ses-são. O forte desempenho

diminuiu a queda sema-nal do índice para 1%. No ano, os ganhos somam 11,08%. Apesar do recuo na semana, o viés para os próximos pregões é positi-vo, pois mesmo tendo ca-ído diversas vezes segui-das, o Ibovespa defendeu o importante suporte de 56 mil pontos. n

Um senhor foi deti-do na noite do último sábado (27) acusado de injúria racial contra um jogador de futsal durante partida em Blumenau, na região do Vale do Itajaí. Segundo a Polícia Civil, o homem é torcedor do Blumenau/SCF e xingou o atleta do Guarapuava, time do Paraná. O jogo era disputado pela Liga Fustal no ginásio AD He-ring. Ele foi liberado após pagamento de fiança.

InsultoO homem foi punido

por ter falado, de acor-do com os depoimentos prestados à Polícia Ci-vil, ‘idiota, só podia ser negão’ para o jogador. Segundo informações do delegado Bruno Effo-ri, no início do jogo, por

volta das 20h, o jogador estaria cobrando uma lateral quando foi insul-tado. Outros torcedores e jogadores ouviram o xin-gamento, que foi regis-trado na súmula do jogo.

EncaminhamentoApós o término da par-

tida, às 21h, o árbitro acio-nou a Polícia Militar para encaminhar o senhor para a Central de Plantão Polícial de Blumenau. Ele alegou ter xingado o jo-gador somente de ‘idiota’. Com o depoimento dos jogadores e outros tor-cedores, foi sentenciado o crime de injúria racial. Apesar da sentença poder ocasionar de 1 a 3 anos de prisão, a acusação foi revertido em pagamento de fiança de um salário mínimo. n

Homem é detido por injúria racial a jogador de futsal

Santa Catarina

Editora Correio Paranaense

Page 11: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Esportes Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 31grupor3a.com

Santos e Goiás en-traram em campo com um inimigo em comum: a

instabilidade. Mas só o Pei-xe saiu do Pacaembu com mais esperanças de alcan-çar a regularidade. Mesmo sem alguns titulares (Ara-nha, Robinho e Cicinho foram poupados), venceu com tranquilidade o Alvi-verde por 2 a 0 na noite des-te domingo e ainda sonha com o G-4. Apesar da pouca produtividade na partida, os goianos deixaram a par-

tida frustrados. Tiveram um gol legítimo não validado na segunda etapa (quando já perdiam por dois gols), o que poderia ter mudado o panorama.O zagueiro David Braz abriu o placar na primeira etapa. Usou a cabeça no-vamente para marcar seu terceiro gol no Brasileirão, outra vez em cobrança de escanteio de Lucas Lima. Vale a menção especial para a comemoração do jogador, que simulou um parto para homenagear seu filho. Geu-

vânio marcou o segundo gol na etapa complementar. Na sequência, Esquerdinha botou a bola dentro do gol com chute de fora da área, mas a arbitragem não viu - e anulou a sequência do lan-ce, em que Bruno Mineiro, impedido, cabeceou para o gol. O Santos chega aos 36 pontos, na oitava colocação, sete a menos que o Atlético-MG, que abre o G-4. O Goiás liga o sinal de alerta. É o 13º, com 30 pontos, cinco a mais que o Palmeiras, primeiro da zona de rebaixamento.

Santos desfalcado supera Goiás com certa tranquilidade

Brasil vira em cima da Sérvia

O Brasil mais uma vez superou um início ruim no Mundial feminino de vôlei e chegou a sua quinta vitória em cinco jogos neste domingo em Trieste, Itália. Desta vez, o due-lo contra a Sérvia terminou 3 a 1 (24-26, 25-21, 25-18 e 25-23), e, além dos três pontos, ren-deu a liderança do grupo para a seleção brasileira.

Com ginásio lotado, a par-tida se tornou muito nervosa. Boa parte por culpa disso era da arbitragem, que teve de cor-rigir diversas bolas dos juízes de linhas, que erraram muitas vezes. Sem o desafio, quando a marcação não era corrigida, os técnicos iam à loucura. Agora, Brasil e Sérvia vão para Verona enfrentar Rússia, Estados Uni-dos, Holanda e Cazaquistão pela segunda fase. Turquia e Bulgária, que também se clas-sificaram, completam a chave em busca de três vagas para a terceira fase.

1 Ponte Preta 492 Avaí 493 Joinville 474 Vasco 475 Ceará 436 Boa Esporte 417 Sampaio Corrêa 408 Náutico 389 Atlético-GO 3510 Luverdense 3411 Santa Cruz 3412 ABC 3213 Bragantino 3214 Paraná 3115 Oeste 3016 América-RN 2617 Icasa 2418 Vila Nova 2019 Portuguesa 2020 América-MG 19

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE B

Brasileirão

Sábado – 27/09

Sport Recife 0x0 CruzeiroChapecoense 1x1 CriciúmaSão Paulo 1x3 Fluminense

Domingo – 28/09

Atlético 1x0 CorinthiansBahia 2x1 FlamengoAtlético-MG 2x0 VitóriaBotafogo 0x2 GrêmioFigueirense 3x1 PalmeirasSantos 2x0 GoiásInter 4x2 Coritiba

Sexta-feira – 26/09

Náutico 3x1 Paraná ClubeAmérica- RN 0x1 Vila Nova- GOLuverdense 0x1 Sampaio CorrêaVasco 2x0 Joinville

Sábado – 27/09

Oeste 4x1 BragantinoAvaí 2x0 Boa EsporteAmérica-MG 1x0 Santa CruzPonte Preta 3x1 CearáAtlético-GO 2x1 PortuguesaIcasa 1x0 ABC

25ª Rodada 26ª Rodada

SÉRIE A SÉRIE B

Resultados Resultados

1 Cruzeiro 532 Internacional 473 São Paulo 434 Atlético-MG 435 Grêmio 436 Fluminense 407 Corinthians 408 Santos 369 Sport 3610 Figueirense 3211 Atlético-PR 3112 Flamengo 3113 Goiás 3014 Bahia 2915 Chapecoense 2816 Botafogo 2617 Palmeiras 2518 Vitória 2419 Criciúma 2420 Coritiba 23

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE A

Brasileirão

O cronômetro marcava 22 mi-nutos do segun-do tempo. O pla-

car do Orlando Scarpelli, em Florianópolis, exibia a vitória parcial do Pal-meiras por 1 a 0 – triun-fo que tirava o Verdão da zona do rebaixamento.

Valdivia, então, fica livre na área, de frente para o gol, e prefere tentar toque para o lado a chutar para o gol e fazer 2 a 0. A deci-são foi fatal. Vivo no jogo, o Figueirense se reorgani-zou rapidamente, fez três gols em menos de cinco minutos (dois de Clayton

e um de Marcão) e ven-ceu por 3 a 1, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“A culpa é minha. De-veria ter feito o gol. Es-tou chateado, como todo mundo”, disse Valdivia, logo na saída do grama-do do Orlando Scarpelli.

Com o resultado, o time catarinense chegou a 32 pontos e saltou para a décima colocação. Já o time paulista, que estava conseguindo se recupe-rar, segue com os mes-mos 25 pontos de antes e ainda na zona do re-baixamento.

Vacilo de Valdívia custa derrota para o FigueiraVerdão segue na zona de rebaixamento, após sair na frente

Após Valdívia não marcar o segundo gol do Palmeiras, os catarinenses viraram para 3x1, em Florianópolis

David Braz comemora o primeiro gol santista sobre o Goiás

Divulgação

As brasileiras começaram perdendo, mas conseguiram o 3x1 com muita festa

Divulgação

A Seleção Brasilei-ra foi derrotada neste domingo pela Espa-nha por 83 a 56, pela segunda rodada do Grupo A do Campeo-nato Mundial de bas-quete feminino e ago-ra precisará vencer o Japão para seguir na competição.

O resultado ne-gativo é o segundo das comandadas por Luiz Augusto Zanon, que ontem perde-

ram para a República Checa por 68 a 55, em Ancara, mesmo local da partida disputada neste domingo. Com a derrota, as brasilei-ras estão na lanterna do Grupo A. Na terça-feira, a adversária será outra seleção que perdeu duas ve-zes, com a vencedora conseguindo avançar para a repescagem, fase prévia às quartas de final.

Brasileiras do basquete perdem de novo no Mundial

Divulgação

Brasil acumulou a segunda derrota no Mundial de basquete

Editora Correio Paranaense

Page 12: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

EsportesSegunda-feira, 29 de Setembro de 201432 grupor3a.com

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de aniversário:Aparelhos com descontos

de até

30%

26 ANOS!!!

Série B

Atacante do Boa registra queixa deracismo contra zagueiro do Avaí

Joel Santana passou por uma cirurgia neste domingo para retirar a vesícula. O treinador foi diagnosticado com uma colecistite agu-da e precisou passar pelo procedimento. Ele deu entrada em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro no sábado, após sentir dores abdominais, e ficou sob os cuidados médicos até o resulta-do dos exames.

A alta deve acontecer entre terça e quarta-fei-ra. A princípio, o técni-co deixaria o hospital já no fim de semana, mas os médicos acharam mais prudente optar pela cirurgia e retirar a vesícula que tinha uma pequena pedra.

Técnicos de Vasco e São Paulo enfrentam problemas de saúde

Enfrentar o Bota-fogo é especial para Barcos. E não foi di-ferente na tarde deste domingo. Acostumado a fazer gols no Alvine-gro, o atacante deixou sua marca duas vezes e comandou a vitória do Grêmio por 2 a 0 no Maracanã, pela 25ª ro-dada do Campeonato Brasileiro. Nem mesmo a atuação inspirada de Jefferson parou o cami-sa 9 tricolor.

A equipe do técni-co Luiz Felipe Scolari chegou ao nono jogo de invencibilidade e viu o goleiro Marcelo Grohe aumentar para 765 minutos o seu pe-ríodo sem sofrer gols: mais de oito partidas – a última vez que teve a meta vazada foi na der-rota para o Santos, dia 28 de agosto, pela Copa

do Brasil.O goleiro do Botafo-

go e da seleção brasi-leira terminou o jogo com oito defesas, sen-do quatro delas consi-deradas difíceis. Mas nem isso foi suficiente para vencer o duelo com Barcos. O argenti-no marcou duas vezes na etapa final e ainda cabeçeou uma bola no travessão.

No primeiro gol, aproveitou grande jo-gada de Dudu e Zé Ro-berto pela esquerda. No segundo, recebeu passe de Fellipe Bastos, depois de uma rebatida errada de Gabriel, que ainda não saiu a tempo e deu condições ao Pirata. Já são oito gols em sete jogos contra o Botafogo desde que chegou ao fu-tebol brasileiro em 2012. (GloboEsporte.com) n

Em duelo equilibrado e numa Fonte Nova com exce-lente público, o Bahia levou a melhor sobre o Flamengo ao vencer por 2 a 1, na tarde deste domingo, pela 25ª roda-da do Campeonato Brasileiro. Primo de Lionel Messi, o ar-gentino Emanuel Biancucchi foi o herói do time de Salvador fazendo os dois gols do triun-fo. Eduardo da Silva descon-tou para os cariocas.

Com o resultado, o Bahia

manteve a boa fase na com-petição e chegou ao sexto jogo invicto. O time do técnico Gilson Kleina agora soma 29 pontos, em 14º lugar, e conse-guiu se distanciar um pouco mais da zona de rebaixamen-to. Com dois pontos a mais, o Flamengo, que não vence há quatro rodadas, caiu para a 11ª posição, ainda próximo da “confusão” – termo usado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para classificar o Z-4. n

O Boa Esporte repudiou, neste domingo, o racismo so-frido pelo atacante Franci, em duelo contra o Avaí na tarde do último sábado, que terminou com vitória por 2 a 0 da equipe mandante na Ressacada, em Santa Catarina. Por meio de nota oficial em seu site, a equi-pe mineira pediu uma “posi-ção exemplar da justiça civil e também da justiça esportiva” contra a injúria racial sofrida pelo atacante Franci.

O ato ocorreu aos 39 mi-nutos do segundo tempo e foi flagrado por câmeras de televisão. O jogador do time acusa o zagueiro Antônio Car-los, do clube catarinense, de chamá-lo de “macaco do c...” , após disputa de bola perto da área da equipe avaiana. No momento, o duelo estava 1 a 0 para o Avaí. Após a partida, o atacante do Boa fez um bo-letim de ocorrência contra o zagueiro. n

Joel opera a vesículae Muricy recebe alta

Barcos comanda vitória do Grêmio sobre Botafogo

Primo de Messigarante triunfo doBahia sobre o Flamengo

Joel Santana passou por cirurgia para retirar a vesícula

Barcos fez os dois gols da vitóriasobre o Fogão em pleno Maracanã

Vitória do Tricolor baiano aliviaum pouco a pressão sobre rebaixamento

O Avaí venceu, masjogo ficou marcadopela nova denúncia

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Muricy tem altaO técnico Muricy

Ramalho, do São Paulo, teve alta neste domingo após qua-tro dias internado no hospital São Luiz, na capital paulista. O treinador agora se recupera em casa de uma arritmia cardía-ca que o afastou das últimas atividades do clube, inclusive a partida deste sába-do, quando o time foi derrotado em casa pelo Fluminen-se por 3 a 1.

Em repouso, Mu-ricy continuará afastado da rotina são-paulina pelos próximos dias, ainda sem data para voltar. (Terra) n

Editora Correio Paranaense

Page 13: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Esportes Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 33grupor3a.com

Inter derrota o Coxa, que volta para a lanterna

O Atlético apro-veitou-se da ir-regularidade do Corinthians para

vencer na Arena da Bai-xada por 1 a 0 em duelo válido pela 25ª rodada do torneio, resultado que au-menta a pressão sobre a equipe alvinegra. O técni-co Mano Menezes enfren-tou xingamentos por parte do torcedor corintiano ao longo da última semana. O gol atleticano foi marcado por Cléo, de pênalti, ainda no primeiro tempo.

A primeira etapa do confronto foi marcada pelo equilibro entre os clu-bes, que dividiram a posse de bola e focaram as ações no meio-campo. O Corin-thians apresentava pro-blemas na criação quando se aproximava do ataque, enquanto os donos da casa levavam mais perigo nas raras oportunidades

O Coritiba foi vítima de seus erros de finalização e das falhas de seus zagueiros, obtendo mais uma derrota no Campeonato Brasilei-ro, ontem no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Inter apro-veitou as falhas alviverdes e sapecou um 4x2 em cima do Coxa, que voltou para a lanterna do campeonato, com 23 pontos em 25 jogos e acumulou três derrotas se-guidas na disputa.

A vitória deu o segundo lugar ao Colorado gaúcho, a seis pontos do líder Cru-zeiro, que apenas empatou nesta rodada, contra o Sport

em 0x0, no sábado. O Inter marcou com D’Alessandro, Alex e Eduardo Sasha (2), enquanto Leandro Almei-da e Zé Love fizeram para o Coritiba. O jogo era aberto e muito movimentado (teve impressionantes 26 finali-zações - 13 para cada lado - no primeiro tempo). O jogo ficou parado durante 16 mi-nutos no segundo tempo por conta de um apagão no siste-ma de iluminação do estádio do Inter. O Coritiba tenta fu-gir da lanterna encarando o clássico contra o Atlético, no próximo sábado, às 16h20, no Couto Pereira. n

Único gol do jogo foi marcado por Cleo, de pênalti, no 1º tempo

O técnico Ri-cardinho tem e n c o n t r a d o um obstáculo

a mais no momento de montar o time do Pa-raná para os compro-missos pela Série B: as lesões. Ele perdeu o go-leiro Marcos por uma lesão na coxa sofrida durante a derrota para o Boa Esporte, pela 24ª

rodada. Viu o atacante Adaílton também sair machucado do empate com o Avaí, na partida seguinte. E, para com-pletar, ficará por até 10 dias sem o atacan-te Giancarlo, que teve que ser substituído na derrota para o Náutico, na noite de terça-feira - a suspeita é de estira-mento na coxa.

Ou seja, Ricardinho ficou com três opções a menos para armar o Tricolor. Ele, que co-mandou o time em cinco partidas (uma vitória, dois empates e duas derrotas), lamen-tou o excesso de lesões e culpou a maratona de jogos. O time tem disputado duas parti-das por semana.

Atlético vence e aumenta pressão para o Timão

Excesso de contusões complica montagem da equipe do Paraná

O Coxa atacou bastante, mas perdeu e voltou ao último lugar

Cleo sofreu o pênalti e ele mesmo bateu para garantir a vitória

Jason Silva

Enfim, a obra está pronta

Dizem que escrever um livro é tão re-

presentativo quanto ser pai. Ainda não experi-mentei esta sensação. Mas a primeira, estou experimentando agora. É maravilhosa. Começou desafiadora, passou a ser excitante. À medida em que ganhou corpo e for-ma, tornou-se bela, má-gica. Por fim, a ida para o “prelo”(na linguagem gráfica, este temo é usado para que o livro está sen-do impresso, ou que sairá em breve). E pronto, o “fi-lho” nasceu.

Foram quase dois anos de pesquisas, buscas, con-tatos, entrevistas, trans-crições para o arquivo do computador, essa incrível máquina facilitadora dos produtores de texto e es-critores. Buscar as fotos para ilustrar cada história, escolher as mais interes-santes, idealizar uma capa que seja capaz de anteci-par o conteúdo do livro.

Esse processo todo fez parte de meu cotidiano desde que, em conversa com o amigo Jorge Ber-nardi, recebi a incum-bência de levar para um livro a história do rádio esportivo no Paraná. Uma história marcada por grandes e fortes emo-ções, transmitida e narra-da desde 2 de setembro de 1934 em nosso estado, pelos nossos profissio-nais da “latinha”, e acom-panhada com muito inte-

resse por toda sociedade.O rádio esportivo tem

contribuindo sobrema-neira com a cultura do povo brasileiro. Sua lin-guagem, enriquecedora, incorpora jargões usados por pessoas de todas as classes sociais. A força do rádio esportivo é tão grande que o torcedor acredita mais no que vem de sua “caixinha de conversa” do que naquilo que seus olhos vêem.

É essa história, mági-ca, empolgante, vibrante, que relato em 326 páginas de um livro inédito que será lançado amanhã, às 20h, no Palacete dos Le-ões (Av. João Gualberto, 540-Alto da Glória, em Curitiba). Desejo dividir essa felicidade com você, amigo leitor, e com todos aqueles que vivem o fute-bol através do rádio, que têm uma sintonia direta com essa comunicação de massa, em nossa cida-de e em nosso estado.

O evento de amanhã é aberto ao público. Não ha-verá necessidade de apre-sentar convites para dele participar. Basta compare-cer e viver comigo, e com os narradores, comenta-ristas, repórteres, opera-dores de som, da radiofo-nia esportiva paranaense esse momento único, ex-clusivo e extremamente gratificante. Espero por você, leitor. Quero ter o prazer de compartilhar essa alegria contigo.

Josias [email protected]

que o confronto propicia-va até então. O jogo ficou mais quente com o passar da etapa final e a pressão alvinegra, sem chances

perigosas, cresceu. Mano mexeu no Timão, mas as alterações não surtiram os efeitos desejados e os corintianos seguiram pra-

ticamente sem criar con-tra o Atlético, que exercia marcação perfeita e não dava espaços para os visi-tantes. n

Divulgação

Editora Correio Paranaense

Page 14: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

ClassificadosSegunda-feira, 29 de Setembro de 201434 grupor3a.com

Editora Correio Paranaense

Page 15: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

Policial Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 35grupor3a.com

O adolescente que ati-rou e matou um segurança do Rancho Brasil na ma-drugada deste domingo (28), na Avenida das Torres, em Curitiba, tinha mate-riais ilícitos e contrabando dentro de casa. A Polícia Militar apreendeu 730 cds e dvds piratas e 478 fardos de cigarros contrabandea-dos que estavam no quarto do menino, que mora na Vila Reno, no bairro Ube-raba. O garoto de 17 anos se envolveu em uma briga com a namorada, inicial-mente identificada ape-nas como amiga, e atirou contra dois seguranças da casa. Um deles morreu no hospital e o outro continua em estado gravíssimo.

Jovem de 17 anos tinha quase 500 fardos de cigarros contrabandeados na sua residência

Assassino de segurança tinha contrabando e pirataria em casa

Testemunhas e amigos do casal afirmaram que os seguranças interviram

Um novo exame descartou a morte ce-rebral de André Grico-li Junior, 18 anos, na noite da última sexta-feira (26). Ele está in-ternado no Hospital São José, em São José dos Pinhais (PR), des-de que tentou suicídio ao dar um tiro contra a cabeça na última quinta (25). Minutos antes, ele matou a na-morada Camila Albre-cht, também com um tiro, dentro do Shop-ping São José.

A confirmação da morte cerebral de André foi feita pelos

Descartada morte cerebral de jovem que matou namorada dentro de shopping

Rapaz capotou carro em perseguição da Polícia Militar

na briga quando o adoles-cente agrediu a namorada com um soco no rosto, próximo ao carro dele. Os disparos foram efetu-ados de dentro o carro e os seguranças tentaram se defender dos tiros. De acordo com policiais mi-litares, a placa do veícu-lo Fox, que o adolescente dirigia, foi anotada por outros funcionários da casa. Com o endereço do adolescente, a polícia foi até o local e encontrou os cds, dvds e cigarros. Além disso, uma quantia de R$ 4 mil em dinheiro foi apreendida. O garoto não estava no local, mas foi preso com carteira de identidade falsa. n

Materiais apreendidos dentro da casa do adolescente

Banda B

PM-PR

dois primeiros exa-mes necessários para constatar o óbito, às 9h e às 18h da última

sexta (26). O terceiro laudo, no entanto, deu negativo e descartou essas condições. n

Casal não aparentava ter problemas, segundo a polícia

Rep

rod

uçã

o F

aceb

oo

k

Apreensão de cocaína no aeroporto de Foz sobe 100%

As apreensões de co-caína no aeroporto in-ternacional de Foz do Iguaçu (PR), aumen-taram cerca de 100% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2013. De acordo com a Polícia Federal (PF), até 10 de setembro, foram 30,6 kg de coca-ína apreendidos, con-tra os 15 kg recolhidos no último ano. Para a polícia, as apreensões são resultado da fisca-lização mais rígida e de dois equipamentos de raio-x que reforçam o

trabalho dos policiais federais e dos servido-res da Receita Federal.

Todas as bagagens passam pelos apare-lhos de raio-x. Os pas-sageiros que levanta-rem alguma suspeita

também precisam pas-sar por um aparelho chamado Body Scan, que revela o que a pes-soa tem por baixo da roupa e dentro do cor-po. As informações são do G1 PR. n

Fiscalização mais rígida fez as apreensões aumentarem, segundo a polícia

Reprodução TV

Motorista que matou rapaz por pular catraca é soltoO motorista de ônibus que matou um

jovem após ele furar a catraca na esta-ção-tubo Quitandinha, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, foi solto na ma-nhã do último sábado (27). Ele recebeu liberdade provisória após o pedido do advogado de defesa à Justiça.

Segundo a Polícia Civil, a Justiça en-tendeu que Renato Faria de Bonfim, 49 anos, é trabalhador, tem residência fixa e não possui antecedentes criminais. Não há, assim, a possibilidade do autor do crime atrapalhar a conclusão do in-quérito.

Em depoimento à polícia, Bonfim falou que não tinha a intenção de ma-tar Brendo Willian Welter, de 20 anos, mas sim de evitar que ele pulasse a catraca e não pagasse a passagem. O caso aconteceu na última terça-feira (23) na linha do ônibus Circular Sul, na Rua dos Pioneiros.

Trio encapuzado executa homem na varanda de casa na RMCUm vigilante de 37 anos, identifica-

do como Rogério Silva, foi executado em casa em Almirante Tamandaré (PR), na madrugada do último sábado (27). O caso aconteceu na Rua Riachuelo, no bairro Tanguá.

Segundo a mulher da vítima, três ra-pazes vestidos de jaqueta com capuz invadiram a residência e arrastaram Ro-gério até a varanda. Lá, o trio atirou uma vez contra a cabeça dele.

O vigilante estava afastado do tra-balho por problemas de saúde, ainda de acordo com a esposa de Rogério. Os vizinhos ouviram o tiro e ficaram cho-cados com o crime, já que na casa esta-

vam também os dois filhos do casal, uma criança e um bebê recém-nascido.

Não há informações sobre os autores ou o motivo do homicídio. O corpo do vigilante foi recolhido ao Instituto Médi-co Legal e a delegacia da cidade vai in-vestigar o caso.

Moradores amarram bandido até chegada da PM em São JoséUm jovem assaltante (foto abaixo) foi

detido por moradores após assaltar uma adolescente na tarde da última sexta-feira (26) em São José dos Pinhais.

De acordo com testemunhas, o ban-dido cometeu o crime no bairro Costei-ra, mas rapidamente a vizinha se mobili-zou e o amarrou até a chegada da Polícia Militar.

No local, a PM registrou o boletim de ocorrência e encaminhou o assaltante em flagrante para a Delegacia de São José dos Pinhais.

Notas policiais

Editora Correio Paranaense

Page 16: Jornal Correio Paranaense - Edição 29-09-2014

GeralSegunda-feira, 29 de Setembro de 201436 grupor3a.com

O Governo do Estado vai pôr à disposição 50

tornozeleiras para o mo-nitoramento eletrônico de custodiados da Polícia Federal. O termo de co-operação técnica entre o governo, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Di-reitos Humanos, a Justiça Federal e a Polícia Fede-ral que celebra a parceria foi assinado no Palácio Iguaçu, em Curitiba

O Governo do Esta-do vai pôr à disposição 50 tornozeleiras para o monitoramento eletrô-

Equipamento irá monitorar condenados em regime aberto

O número de cidades com mo-

radores atingidos pela chuva, que cai sobre o estado desde quarta-feira (24), chegou a 17 neste sábado (27). De acordo com o boletim da Defe-sa Civil, são 1.359 pessoas atingidas e 153 casas danifica-das. Além disso, as rodovias PR-650 e a PR-492 apresentam ponto de interdição.

Na primeira, no

trecho entre São João do Ivaí a Godoy Moreira, no norte do estado, a estra-da está interditada próximo ao quilô-metro 18 porque o Rio Corumbataí transbordou, co-brindo a pista.

Já na PR-492, en-tre Paraíso do Norte e Marechal Cândi-do Rondon, a ponte sobre o Rio Ivaí en-contra-se parcial-mente interditada – no sentido Paraíso do Norte. G1/PR

Paraná vai fornecer tornozeleiras eletrônicas à PF Mais de 1.300

pessoas sofrem com estragos da chuva

nico de custodiados da Polícia Federal. O termo de cooperação técnica entre o governo, a Se-

cretaria da Justiça, Ci-dadania e Direitos Hu-manos, a Justiça Federal e a Polícia Federal que

celebra a parceria foi as-sinado nesta sexta-feira (26) no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O Paraná já tem utilizado as tornozeleiras em condenados no estado

As chuvas do fim de semana fizeram estragos no Paraná

Divulgação

ReproduçãoParanaense conta experiência de prisão na ChinaA jovem Laise Mar-

mentini, de 22 anos, que mora em Maringá, foi deportada ao Brasil após ficar 11 dias presa na Chi-na. Ela foi à Ásia, no final de julho deste ano, para realizar um intercâmbio e foi presa por não ter o visto apropriado para trabalhar no país. Ela foi deportada em 15 de se-tembro e chegou ao Bra-sil no dia seguinte. Neste domingo (28), já recupe-rada do susto, ela con-tou como tudo ocorreu. “Eu só rezava e chorava”, lembrou.

Laise terminou o cur-so de Secretariado Exe-

cutivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no

começo deste ano. Ela foi até a China pela Aiesec, empresa que organiza

estágios para universitá-rios em vários países. Em Pequim, ela dava aulas de inglês em uma escola e morava em uma casa alugada pela empresa de intercâmbios. G1/PR

Laísse ficou 11 dias presa em função do visto

“Eu só rezava e chorava”.Laise Marmentini, de 22 anos

Editora Correio Paranaense