jornal correio de videira - edição 1289

24
Correio de Videira ANO 19 | VIDEIRA-SC | 12 e 13 de Outubro 2012 | DIRETOR MOACIR NUNES DE OLIVEIRA | N 0 1289 | R$ 2,00 | [email protected]| jornalcorreiodevideira PIVA 8159 >> O atual prefeito e vice de Videira Wilmar Carelli e Dr Jorge,ambos do PMDB, foram reeleitos com 19.630 votos para um novo mandato. Os candidatos da Coligação "Saúde Videira", o ex prefeito Carlos Alberto Piva (PP) e a ex vereadora Rosa Bogoni (PT), fizeram pouco mais de 8 mil votos. MASSACRE NAS URNAS CARELLI 19.630 : : : : PÁGS 3,4,5,6 E 7 : : : : PEDRO SCHAITEL/CORREIO DE VIDEIRA

Upload: moacir-oliveira

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Semanal de Videira-Santa Catarina

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

CorreiodeVideira anO 19 | Videira-sc | 12 e 13 de Outubro 2012 | diretOr mOacir nUnes de OliVeira | n0 1289 | R$ 2,00

| [email protected]| jornalcorreiodevideira

PIVA 8159

>> O atual prefeito e vice de Videira Wilmar Carelli e Dr Jorge,ambos do PMDB, foram reeleitos com 19.630 votos para um novo mandato. Os candidatos da Coligação "Saúde Videira", o ex prefeito

Carlos Alberto Piva (PP) e a ex vereadora Rosa Bogoni (PT), fi zeram pouco mais de 8 mil votos.

MASSACRE NAS URNAS

CARELLI 19.630

:::: PÁGS 3,4,5,6 E 7 ::::

PED

RO

SC

HA

ITE

L/C

OR

RE

IO D

E V

IDE

IRA

Page 2: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

Chargedasemana

AbraçosdaSemana

A-02

Fundado em junho de 1993

DIRETORMoacir Nunes de Oliveira

ASSESSOR JURIDICORoberto Bittencourt OlingerOAB/SC 22.283

DIAGRAMAÇÃODóda Design®www.dodadiagramador.com.br

FALE COM O CORREIO: 49 3566 77 59

SEDE REDAÇÃORua Genelvira Ragadalli n 60 sala 01 Bairro Universitário

Videira - SC

EMAIL

[email protected]

Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

RAZÃO SOCIAL - MOACIR NUNES DE OLIVEIRA EIRELICNPJ 15.808.936/0001-10

O Julgamento do Povo

a vitória esmagadora nas urnas, com mais de 70% dos votos válidos, mostrou

que a situação jurídica envolvendo a candidatura de Wilmar Carelli e Dr. Jorge parece não ter abalado a confiança do eleitor no trabalho dos atuais mandatários de Videi-ra. A diferença de 11.540 votos é

histórica e o povo demonstrou quem quer no comando de seu município a partir de 2013. Outro caso parecido é o de Criciúma, no Sul do Estado, onde o atual prefeito Clésio Salvaro (PSDB), também com a candidatura indeferida até o presente momento, conquistou mais de 70% dos votos do povo de sua cidade.

email [email protected]

JairoNetto

entendimento tse

A recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral que não considera ficha suja o político com contas rejeita-das apenas pelos tribunais de contas pode livrar cerca de um terço dos candidatos a prefeito barrados até agora pela Justiça. Os ministros do TSE consoli-daram o entendimento de que apenas o Legislativo tem poder para rejeitar as contas de um gestor. A decisão pode servir de referência para o julgamento de processos semelhantes. Desde 2010, quando a Ficha Limpa foi sancionada, a Procuradoria questiona decisões do TSE que liberaram políticos com contas rejeitadas pelos tribunais de contas. Cabe ressaltar que, no caso do Prefeito Wilmar Carelli, o mesmo nunca teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e nem pelo Le-gislativo. Todas as contas foram aprovadas tanto pela Câmara de Vereadores, como também pela Assembléia Legislativa.

a Força das mulheresAs urnas de Videira

mostraram um franco cresci-mento do índice de votos nas candidatas mulheres no pleito de 2012. A expressiva votação de Claudete Vavassori (PP) e Cristiane Zimmer (PMDB) e o terceiro mandato de Eneida Forlin Dresch (PMDB) são uma comprovação do fato. Cabe ressaltar ainda que a primeira suplente da Coligação Videira Feliz no Rumo Certo, Profes-sora Lurdinha (PSDB)também fez uma votação expressiva e que a candidata Albertina, é a primeira suplente do PDT.

Votação expressiva O ex- Secretário de Saúde Sandro Caregnato conseguiu uma marca

difícil de ser batida num futuro próximo. Alcançou 2771 votos, ou seja, mais de 10% dos votos válidos. Sandro surge como um novo e forte nome dentro da política videirense. A pergunta que fica é: assumirá sua cadeira no legislativo ou voltará ao comando da Secretaria de Saúde?

rindo a toaO ex –presidente Lula deve estar

mais faceiro do que mosca em tampa de xarope. Contrariando as pesquisas eleitorais, seu candidato a Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, está na disputa do segundo turno. E o cenário do momento demonstra que receberá a maioria dos apoios dos demais candidatos que estavam na disputa até então. Será que, depois de eleger Dilma Roussef, o “velho Lula” emplacará mais um nome? Pelo que se desenha, tudo leva a crer que sim.

amadão em Videira

Videira recebe neste fim de semana um dos maiores artistas desse país. Amado Batista é, sem sombra de dúvidas, um dos ícones da música brasileira. Gostem ou não, seus números provam que se trata de um dos cantores mais bem sucedidos da história. Tudo leva a crer que seu show atrairá um grande público, pois Amadão tem uma multidão de fãs na região.

HebeComo esta coluna está retornando apenas no dia de hoje, não tive a

oportunidade de comentar a morte da grande dama da televisão brasileira de todos os tempos. Não vejo na atual geração alguém capaz de chegar perto do carisma e do talento de Hebe Camargo. Um exemplo de profissionalismo, humildade e, principalmente, amor a vida!

de volta

curtas

O Secretário de Administração Valmor Dall “Agnol já está de volta à ativa. Homem de confiança de Carelli, Dall “Agnol havia se licenciado para coordenar a campanha da Coligação Videira Feliz no Rumo Certo.

Inédito - O Prefeito Wilmar Carelli entra para a história de Videira como primeiro político a vencer as eleições para o executivo por três vezes.

Seleção – Enquetes realizadas pelos sites especializados em es-portes mostram que os brasileiros não estão nem um pouco felizes

com o atual técnico da seleção brasileira. Felipão é nome preferi-do da maioria.

Você sabia ? - Em duas dé-cadas, o Brasil deverá ter a sexta população de idosos do mundo, com 17 milhões de pessoas. Um em cada 13 brasileiros será idoso em 2020.

renovação

>> Para a turma do futebol de todas as segundas no campo do Ro-berti. A galera é gente boa demais, mas o preparo físico da rapaziada

é de doer. Me incluo nessa;>> Para meu amigão Denílson

Gaio e toda sua família;>> Para meu amigão Marino

e sua esposa Vera, do Bairro Santa Gema;

>> Para meu amigão Ivandro Caregnato e família.

Nomes conhecidos e tradicionais da política videirense ficaram de fora da Câmara de Vereadores. Os ex--vereadores Dirceu Botollozzo, Pedro Machienavie, Nédio Martins e Eron Rossi não conseguiram garantir a vaga

no legislativo. Em 2013, a Câmara de Videira terá muita gente debutando em seu parlamento: Claudete Vavassori, Wilson Antônio Paese, Rafael Balestrin, Jacson Locatelli e Marcelo Kumm. Ou seja, mais de 50% de renovação.

Horário de VerãoNo próximo dia 21, os reló-

gios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oes-te, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, para o início do horário de verão. A medida objetiva a redução da demanda máxima de energia do Sistema

Interligado Nacional no período de ponta, de acordo com o Opera-dor Nacional do Sistema Elétri-co (NOS). Na última edição, a economia foi de 4,6%, de acordo com o relatório da ONS. Isso é possível pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser

acionada mais tarde. O horário de verão inicia e

termina em datas fixas desde 2008: sempre entra em vigor a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a 0h do terceiro domingo do mês de feverei-ro do ano seguinte.

Page 3: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-03CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 Eleição 2012

VITÓRIA HISTÓRICA

carelli e dr Jorge vencem commais de 11 mil votos de diferença>> Candidatos da Coligação "Videira Feliz no Rumo certo", massacram Piva e Rosa nas urnas

MOACIR OLIVEIRAeditor

O atual prefeito e vice de Vi-deira Wilmar Carelli e Dr Jorge,ambos do PMDB,

foram reeleitos com 19.630 votos para um novo mandato. Os candi-datos da Coligação "Saúde Videi-ra", o ex prefeito Carlos Alberto Piva (PP) e a ex vereadora Rosa Bogoni (PT), fizeram pouco mais de 8 mil votos.

Em toda história política de Vi-deira, essa foi a maior derrota so-frida por um candidato a prefeito e vice. Antes dessa eleição a maior di-ferença foi do próprio prefeito Wil-mar Carelli em 1992 , quando derro-tou Irio Zardo (in memorian) e o ex vereador Sergio Marafon, por uma diferença de mais de 6 mil votos.

No domingo(7) por volta das 17 horas através de apuração parale-la do cômite da Coligação "Videira Feliz no Rumo Certo", eles já tinham em mãos o resultado e a festa se es-palhou pelas ruas da cidade. Muito emocionado Carelli agradeceu ao eleitor que pela terceira vez confi ou o seu voto. O vice-prefeito Doutor Jorge, também agradeceu a votação nas urnas.

Wilmar Carelli contará com o apoio de 8 dos 11 vereadores elei-tos. Foram eleitos seis vereadores do PMDB e dois do PDT. A oposição elegeu apenas 3 vereadores.(Veja infográfi co nas páginas 6 e 7)

QUEM É QUEM ?Wilmar CarelliO prefeito Wilmar Carelli

nasceu em Videira no dia 21 de maio de 1951. Carelli, como é conhecido por todos, é o últi-mo de 9 fi lhos de Cezar Carelli e Josephina Tomazzelli Carelli.

Descendente de imigran-tes italianos, Carelli nasceu e cresceu em Videira. Iniciou o ensino fundamental na Escola de Educação Básica Gover-nador Lacerda, onde também concluiu o ensino médio. É for-mado em Ciências Econômicas pela Universidade de estudos Sociais do Paraná (Curitiba).

Possui mais de 30 anos de experiência na vida públi-ca. Em 1976, aos 23 anos de idade foi eleito o vereador mais jovem de Videira. Entre 1983 e

1988 foi vice-prefeito, na gestão do prefeito Gabriel Bogoni. Atuou como empresário das indústrias madeireira e quími-ca e em 1992, voltou a disputar a eleição que o tornou Prefeito de Videira.

Em 2003, a convite do Governo do Estado, presidiu durante o primeiro mandato de Luiz Henrique da Silveira, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc). Em 2008, aos 57 anos de idade, Wilmar Carelli foi reeleito para comandar o Poder Executivo de Videira, ao lado do vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira. Carelli recebeu 12.800 votos, totali-zando 47,30% dos votos válidos no município.

jorge oliveiraO vice-prefeito Jorge

Antonio Lopes Oliveira, o Dr. Jorge, como é conhe-cido, nasceu no dia 13 de abril de 1957. É filho de Eli Soares Oliveira e Elza Lopes Oliveira. É gaúcho de Alegrete, mas há 20 anos fixou residência em Videira, onde constituiu família.

É formado em Medicina pela Universidade Cató-lica de Pelotas (RS), com especialização em Aneste-siologia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Atua como médico há mais de 20 anos, tanto na rede pública, quanto na pri-vada. Foi o vereador mais

votado de Videira no pleito de 2004, com 967 votos. Ocupou a presidência do Legislativo Videirense entre os anos de 2007 e 2008.

Dr. Jorge também foi professor universitário da Unoesc, durante 9 anos, nas disciplinas de ana-tomia e medicina legal. Além disso, é dirigente desportivo, onde atua como médico. Também ex é secretário do Sindicato Médico de Santa Catarina - Regional de Videira.

Em 2008, aos 50 anos de idade, Dr. Jorge foi eleito ao lado de Wilmar Carelli, para comandar o Poder Executivo de Videira.

APÓS O resUltadO carelli e dr JOrGe realiZam passeata pelas rUas de Videira

PEDRO SCHAITEL/CORREIO DE VIDEIRA

Page 4: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-04 Eleição 2012 Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

RENATA QUEIROzimprensa tresc

PRESIDENTE dO tse, ministra cÁrmen lÚcia

Rua Adolfo Konder n 105, Sala 01

(49) 3566-0993www.olingercorretores.com.br

Apartamento com aproximadamente 75m² localizado na rua Adolfo Konder, bairro

Alvorada, com 2 quartos, banheiro, sala, cozinha, lavanderia, vaga de garagem e salão de festas.

Aceita carro e imóvel de menor valor no negócio.

Valor: R$138.000,00

SUB JUDICE

Oito municípios de sc podem ter novas eleições para prefeito>> A Presidente do TSE,ministra Cármen Lúcia, afi rma que eleitores sabiam da situação

Em Santa Catarina, a possibili-dade de haver novas eleições para as prefeituras existe em

oito municípios porque os vencedo-res nessas localidades estão com os registros de candidatura indeferidos e receberam mais de 50% dos votos válidos. Eles concorreram sub judi-ce, o que signifi ca que suas candida-turas aguardam a decisão do Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE).

A lista de municípios nessa si-tuação é composta por: Balneário Rincão, Benedito Novo, Campo Erê, Criciúma, Ponte Serrada, Presidente Nereu, Tangará e Videira. Se o TSE conceder os registros desses candi-datos, eles estarão eleitos, mas, caso mantenha os indeferimentos, será preciso realizar outro pleito.

suB juDiCEA presidente do TSE, ministra

Cármen Lúcia, afi rmou, em entrevis-ta coletiva concedida após o encer-ramento da votação, que os eleitores que optaram por votar em candida-tos que tiveram o seu registro negado pela Justiça Eleitoral já sabiam do ris-co de ter seu voto anulado.

Perguntada se o sistema atual não prejudica o eleitor, que fi ca sem saber se o seu voto tem validade, a ministra foi enfática ao afi rmar que a Justiça nunca deixou o cidadão sem resposta sobre a situação do candidato. Atual-mente, 6,7 mil recursos estão penden-tes de análise no TSE, dos quais 2,9 mil são sobre a Lei da Ficha Limpa.

Segundo ela, quando o candida-to apareceu como indeferido e com recurso pendente, signifi ca que a lei garante a ele o direito de, por sua conta e risco, deixar o seu nome às urnas, e disso é dada ciência ao ci-dadão. "Quando o cidadão votou no exercício de sua liberdade, que que-remos preservar mais do que tudo, lutamos muito por isso, sabia que isso podia acontecer", salientou.

ENTENDA O CASOOs votos recebidos pelos candi-

datos que se encontram na situação "indeferido com recurso" apare-ceram "zerados" no sistema ofi cial de divulgação da Justiça Eleitoral e foram computados à parte, de acordo com as normas do TSE.

Assim, caso o candidato sub judice obtenha no TSE a reforma da decisão, os votos que lhe foram conferidos serão computados; de outro modo, ou seja, mantendo--se o atual indeferimento de sua

candidatura, serão invalidados (anulados) e não valerão.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.372/2011, se houver no município candidato a prefeito com registro indeferido com recurso, o juiz só deverá proclamar o eleito para o cargo se a votação desse can-didato sub judice não ultrapassar 50% dos votos válidos. Caso con-trário, não deve haver proclamação até que o TSE julgue o recurso.

Em SC, há um município que

possui candidato nesta situação, que é Palhoça. Ademais, há outros sete onde há candidatos sub judice, entretanto, por mais que seus votos sejam computados, eles não infl uenciam na eleição porque os candidatos não obtiveram o primeiro lugar. São eles: Brusque, Forquilhinha, Joinville, Laguna, Lages, São Pedro de Alcântara e Treze de Maio.

Não poderá ser diplomado nas eleições majoritárias (prefeito e

vice) ou proporcionais (vereador) o candidato que estiver com o seu registro indeferido, ainda que sub judice. Nas eleições majoritárias, se, à data da respectiva posse (1º de janeiro), não houver candidato diplomado, o TSE entende que ca-berá ao presidente do Poder Legis-lativo assumir e exercer o cargo até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro ou, se já en-cerrado, se realizem novas eleições, com a posse dos eleitos.

DIVULGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

Page 5: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-05CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 Eleição 2012Quem nãovotou devejustificar

Cerca de 13% do eleitorado de Santa Catarina não vo-tou no 1º turno das Eleições

2012, realizado neste domingo (7). Os cidadãos que não justificaram a sua ausência no dia da votação de-verão agora comparecer ao cartório eleitoral em até 60 dias contados da data do pleito.

Em relação aos eleitores que es-tiveram no exterior no domingo, o prazo para apresentar a justificativa será de 30 dias a partir do seu retor-no ao país.

Quem não se justificar após três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) fica im-pedido, entre outras coisas, de tirar passaporte; inscrever-se em con-curso ou prova para cargo ou fun-ção pública, investir-se ou empos-sar-se neles; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter certidão de quitação eleitoral.

Como justifiCarO eleitor deverá comparecer ao

cartório eleitoral ou enviar reque-rimento de justificativa ao juiz de sua zona eleitoral no prazo de 60 dias contados do pleito, com docu-mentos para comprovar que não foi possível exercer o voto, como, por exemplo, bilhete de passagem, ates-tado médico, etc.

O requerimento será apreciado pelo juiz da zona eleitoral de inscri-ção do cidadão, que pode justificar a sua ausência às urnas quantas ve-zes forem necessárias. Não há limite para justificativas.

DIV

ULG

ÃO

/CO

RR

EIO

DE

VID

EIR

A

PRAzO para cOmparecer aO cartóriO é de 60 dias

Page 6: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-06 Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideiraEleições 2012

O MAPA DAS URNAS EM VIDEIRA

Wilmar Carelli e Dr Jorge

Coligação Videira Feliz no Rumo Certo

PMDB - PDT / PMDB / PSDB

Piva e Rosa Bogoni

Coligação Saúde VideiraPP - PRB / PP / PT / PTB / PR /

DEM / PSB / PSD

Brancos Nulos Votos válidos (nominais

+ legenda)

PREFEITO

VEREADORES ELEITOS

19.630

2.771 10,06%

1.001 3,64%

1.420 5,16%

898 3,26%

1.353 4,91%

418 1,52%

1.528 5,55%

906 3,29%

1.361 4,94%

759 2,76%

1.020 3,70%

8.159 1.415 (4,79%)

568 (1,92%)

27.535 (93,28%)

SaNDRO CaREGNaTO

PMDB

WILSON PaESE

PSD

CLaRIMaR BETTONI

PDT

MaRIa DRESCH

PMDB

LÉO BOM

PMDB

MaRCELO KUMM

PDT

CLaUDETE VaVaSSORI

PP

BaLESTRIN

PMDB

CRIS ZIMMER

PMDB

JaCSON LOCaTELLI

PP

LOURENÇO BECKER

PMDB

MAIS VOTADO

MENOSVOTADO

2.771 10,06%

120,04%

SaNDRO CaREGNaTO

PMDB

ELIDES ROSaPSD

Page 7: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-07Eleição 2012CorreiodeVideira Videira, 5 de Outubro de 2012

O MAPA DAS URNAS EM VIDEIRA

OS TRÊS PRIMEIROS SUPLENTES DE CADA COLIGAÇÃO

FORÇA FEMININA

VEREADORES NÃO ELEITOS

OS VOTOS QUE OS PARTIDOS FIzERAM PARA VEREADOR

PROFª LURDINHa 825 VOTOS

aLBERTINa 397

GILBERTO THIBES 701

NÉDIO MaRTINS 851

ULISSES GHELLER

706 VOTOS

RISSI 290

BETÃO 666

VaNDE 501

DIRCEU BORTOLOZZO649 VOTOS

GaBRIEL OLIVEIRa268 VOTOS

MaRI465 VOTOS

ERON ROSSI 378 VOTOS

PMDB/PSDB

PDT

PRB/PP/PSB/PT

PSD/PTB/PR/DEM

Pela primeira vez na his-tória de Videira , três mulheres foram eleitas

vereadoras:Claudete Vavasori, que foi secretaria de Saúde de 2001 a 2008, com 1528 votos, Maria

Eneida Furlim Dresch. se reelegeu com 898 votos e Cris Zimmer com 1361 votos. A candidata Professora Lurdinha (PSDB) é a primeira su-plente da Coligação PMDB/PSDB e Albertina Barros do PDT.

Nedio Martins PR 851 3,09%Profª Lurdinha PSDB 825 3,00%Jacson Locatelli PPE 759 2,76%Ulisses Gheller PMDB 706 2,56%Gilberto Thibes PT 701 2,55%Betão PP 666 2,42%Dirceu Bortolozzo PSDB 649 2,36%Pedro Polaco PMDB 641 2,33%Rissardi PMDB 562 2,04%Vande PTB 501 1,82%Mari PSB 465 1,69%Marcelo Kumm PDT 418 1,52%Albertina PDT 397 1,44%Eron Rossi PSD 378 1,37%Motta PMDB 350 1,27%Sidão PT 308 1,12%Rissi - O Rei da Codorna PDT 290 1,05%Gabriel Nunes de Oliveira PDT 268 0,97%Salim PTB 250 0,91%Bolico PSD 250 0,91%Clarí Zago PSD 244 0,89%Cabo PMDB 240 0,87%Vilson Zarpelon PDT 223 0,81%Celio Teixeira PDT 194 0,70%Maria de Lurdes Zago PMDB 181 0,66%Ezequiel Carlos (zig) PRB 176 0,64%Lizete PT 174 0,63%Valeria Guedes PDT 169 0,61%Tiriba PTB 134 0,49%Marcia Freitas PDT 120 0,44%Ariotti PDT 104 0,38%Marcio Silva PDT 1 01 0,37%Fabiano Gois PSDB 91 0,33%Montenegro PP 85 0,31%Mariane PTB 84 0,31%Joao Marcos White PRB 79 0,29%Cleudes PDT 78 0,28%Valentin (titi) PT 66 0,24%Mariza de Deus PMDB 64 0,23%Gilson Ribeiro PRB 63 0,23%Maria Kramer PP 59 0,21%Ricardo Copetti PDT 57 0,21%Kuhn PSB 45 0,16%Pudim PDT 43 0,16%Cleia Garcia PP 43 0,16%Izamara Pelentir de Oliveira PDT 42 0,15%Kaiera PSB 32 0,12%Pastora Lucimone PTB 31 0,11%Bolica PDT 31 0,11%)Vilmar Monteiro "engenheiro" PRB 28 0,10%Aurora Veiga PT 24 0,09%Elides Rosa PSD 12 0,04%

PMDB 12.030 (43,69%)PDT 4.102 (14,90%)PP 3.727 (13,54%)PSD 1.922 (6,98%)PSDB 1.604 (5,83%)PT 1.325 (4,81%)

PTB 1.020 (3,70%)PR 885 (3,21%)PSB 550 (2,00%)PRB 354 (1,29%)DEM 16 (0,06%)

Page 8: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-08 Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

O MUNDO Da CRIaNÇa >>>> Mostra reúne trabalhos de fotógrafos amadoresno Espaço Vip BRF Pg 19

BELEZA

VEÍCULOS

Pg 11

Pg 20

Preste atenção às novidades para ter cabelos bonitos

Iveco Stralis Hi-Way chega ao Brasil em 2013´

VEÍCULOS

FOT

O S

TU

DIO

C

Pedro Henrique Viebrantz

Page 9: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 a09

Page 10: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

a10

::::

VA

RIE

DA

DE

S :

:::

Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

TIRINHADOZÉ - João Cabeção

CINEMA

HUMOR

DICADEFILME

DICADELIVRO

PROGRaMaÇÃO DE 12 À 18 DE OUTUBRO

FONE: FONE (49)3566-4952 WWW.GRUPOCINE.COM.BR

aDELICaDEZa DO aMORNathalie (Audrey Tautou) é jovem, bonita, tem um casa-mento perfeito e leva uma vida tranquila, com tudo no lugar. Contudo, quando seu marido vem a fa-lecer após um acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Para superar os momentos tristes, ela decide focar no trabalho e deixa de lado seus sentimen-tos. Até o dia em que ela, sem mais nem menos, tasca um beijo em Markus (François Damiens), seu colega de trabalho e os dois acabam embarcando numa jornada emocional não progra-mada, revelando uma série de questões até então despercebida por ambos, o que os leva a fugir para redescobrir o prazer de viver e entender melhor esse amor récem-descoberto.

QUENTIN TaRaN-TINO: aRQUIVOS DE UM FaNÁTI-CO POR CINEMaPela primeira vez desde Hitchcock, os cinéfilos adotaram um diretor de cinema cujo nome já denota um gênero de filmes. Tarantino se tornou sinônimo não só de violência pós-moderna, mas também de assimilação de elementos do crime e exploração de gêneros de filmes de ação, de uma forma que os celebra e faz as fontes originais serem tratadas com o devido respeito. Com textos iné-ditos e um projeto gráfico que dialoga com o tema, esse livro sobre Tarantino homenageia todas as suas influências e o fato de criar filmes de altíssima qualidade sem esconder de onde tirou as referências. Os 11 filmes que dirigiu viraram cânones e cada novidade sua é aguardada com fervor. De Paul A. Woods, o livro tem 384 páginas e é um lançamento da Editora Leya.

HOROSCÓPODASEMANA

PREVISÃODOTEMPO

SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO

dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. muitas nuvens à

tarde e à noite.

dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. as nuvens

aumentam no decorrer da tarde.

dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. as nuvens

aumentam no decorrer da tarde

FOnte clima tempO

2111

2009

2210

aTÉ QUE a SORTE NOS SEPaRE - 2D - Sala 1Comédia - Nacional - 12 Anos - Duração: 104 min.Todos os dias: 17h20 - 19h30 - 21h40

PROCURaNDO NEMO - 3D - Sala 1Animação - Dublado - Livre - Dura-ção: 105 min.Todos os dias: 15h10

HOTEL TRaNSILVÂNIa - 3D - Sala 2Animação: Dublado - Livre - Dura-ção: 93 min.Todos os dias: 15h00 - 17h10 - 19h20

TED - 2D - Sala 2Comédia - Dublado - 16 Anos - Du-ração: 106 min.Todos os dias: 21h30

ELOGIOS NO ENTERROVelório na igreja, caixão fechado,

família reunida. E o padre começa a prestar a última homenagem ao falecido:

- O finado era um excelente reli-gioso... Ia à igreja todos os domingos, era muito fervoroso...

- Era também um pai exemplar! Nunca deixava faltar nada para seus filhos...

- E, acima de tudo, um ótimo marido... Sempre cumpria com as suas obrigações, cuidava bem de sua esposa, era fiel, chegava em casa na hora certa...

- Seu padre! - interrompe a viúva - Desculpe atrapalhar, mas... Eu gostaria que abrissem o caixão! Não é possível que o senhor esteja falando do meu marido!

ÁRIES21/03 a 20/04

É possível que você tenha uma maior compreensão do seu estado interior nes-te momento. É tempo de recolher-se consigo mesmo para poder entrar em contato com os seus mais profundos sentimentos.

TOURO 21/04 a 20/05

Este pode ser um momen-to em que você queira ter ambientes bonitos à sua volta e esteja disposto trabalhar para consegui--los. É tempo de atentar para o embelezamento dos lugares que habita.

GÊMEOS21/05 a 20/06

É possível que você sinta que a sua clareza e a sua lógica estejam um pouco prejudicadas neste momento. É tempo de procurar não entrar em negociações delicadas ou discussões importantes.

CÂNCER21/06 a 22/07

Talvez neste momento você tenha a sensação de que as suas emoções estão fluindo de maneira harmoniosa. É tempo de poder proteger os que estão à sua volta sem ser sufocante ou pos-sessivo.

LEÃO23/07 a 22/08

É possível que neste momento você tenha sen-timentos muito agradáveis por aqueles à sua volta. Você aprecia e é aprecia-do por todos. É tempo de estar com os amigos e de se divertir para valer.

VIRGEM23/08 a 22/09

Você tende a classificar as pessoas em categorias de coisas que não lhe agradam, não as vendo como reais indivíduos. É tempo de cuidar com seus julgamentos para não se meter em roubadas.

LIBRa23/09 a 22/10

Este pode ser um momento de confusão, em que você passa por um real conflito entre os sentimentos e a razão. É tempo de forti-ficar as suas distinções lógicas que parecem estar enfraquecidas.

ESCORPIÃO23/10 a 21/11

Talvez você esteja com o ânimo um pouco depressi-vo, e isso pode frustrar as pessoas que tentam ajudá--lo. É tempo de parar de olhar para o lado escuro da vida, e perceber o que há de mais bonito.

.SaGITÁRIO22/11 a 21/12

O seu costume de apreciar a boa comida e a boa bebi-da tende a estar aumen-tado neste momento. No entanto, cuidado para não cair na autoindulgência. É tempo de saber medir os desejos.

CaPRICÓRNIO22/12 a 20/01

Esta pode não ser uma boa época para assumir muitos compromissos ou trabalhos extras. Afinal, a preguiça está imperando. É tempo de perceber que já tem responsabilidades suficientes.

aQUÁRIO21/01 a 19/02

Neste momento você tende a se sentir só. No entanto, é você mesmo que, incons-cientemente, está enviando sinais de querer ficar sozinho para os outros. É tempo de atentar para suas atitudes.

PEIXES20/02 a 20/03

É possível que você esteja se sentindo um pouco indiferente às coisas que acontecem à sua volta e, por você normalmente não ser assim, isso pode irritá--lo. É tempo de perceber o seu mau humor

Page 11: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 a11

Page 12: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

a12

::::

SO

CIE

Da

DE

::

::Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

www.seuary.com.br @seuary colunistasocialseuary [email protected]

Baile dos 59 anos do Clube Floresta

01 - CaSaL PRESIDENTE DO CLUBE FLORESTa CLEUSa E JOSÉ COZZa.

02 - NEIVa E ESTEVÃO BORGa – VICE PRESIDENTE DO CLUBE FLORESTa.

03 - TERE E JOSÉ LYRa – DIRETOR JURÍDICO DO CLUBE FLORESTa.

04 - MaRILDE E DaVI ZIMMER.

05 - MaRIa DE LURDES E CELSO SILVa – PRESIDENTE DO PDT.

06 - LIDIa E WaLDIR ZIMMER.

07 - CLENIR E FLÁVIO CaRVaLHO – EX PRESIDENTE DO CLUBE.

08 - ILDa E aNTONIO LINS.

09 - MaRINa E VILSON PETRY.

10 - MaRIaNE BERTI E FRaNCIMIMEI aLVES

11 - DEONICE E aLDaIR GaLVÃO.

12 - VaN, O FILHO VITÓRIO E SERGIO MENEGUZZI.

13 - aDRIaNa E DIRCEU DUTRa.

14 - NILCE E aLCEU aSSIS VICENTE.

15 - IVaNICE E OLIVO DORNELLES.

16 - LURDES E CaRLOS BOCCa.

17 - SILVaNa E SIMOM ZIMMER.

18 - SIRLENE E TaILOR MORO.

19 - SUMaYa E JHONaTa SaNTOS.

20 - SUZaNa E CELESTINO.

21 - EDINEI BEINS E JULIaNa MUGNOL.

22 - JaNE E ITaCIR TROMBETa.

23 - VERa E DaNILO MaCHaDO.

24 - CaRMEN E EUNIR PaGNUSSUTI;

25 -ElIaNE E JOSÉ LINS

Os 59 anos de fundação do Clube Floresta,foram comemorados no último sábado (29). Vários sócios e convidados marcaram presença.Muitos brindes acompanharam o bolo servido na

noite pelo casal presidente Cleuza e José Cozza. Nestes 59 anos do Clube Floresta foram realizadas conceituadas festas e eventos bem como comemorações. Parabéns aos que fizeram parte desta história

01 06

02 07

03 08

0904

05 10

Page 13: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

a13

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012

::::

SO

CIE

Da

DE

::

::

Rua Saul Brandalise, 440 Edifíco Viena, sala 22

(49) 3566 0749 (49) 9127 8304

Videira - SC

O Nete e Vá traz algumas dicas para as festas de natal e ano novo. Hoje, nossa atenção vai para os cabelos.

Sensação durante todo o ano, as tranças têm tudo para serem as queridas também nas festas de fim de ano. E opções para usá-las não faltam né? Pode ser as de raiz, mais tradicional, aquelas que simulam uma tiara, tipo espinha de peixe ou as mais elaboradas, presas junto a um coque. Programe-se e agende seu horário e encerre

o ano ainda mais linda!!

11 16 21

12 17 22

13 18 23

14 19 24

15 20 25

RESTAURANTE E CHURRASCARIA

PETISCÃOUm bom petisco ! Nada melhor para um Happy-hour ou um momento de relax.

Essa é anova opção para Videira.O melhor buffe livre ao meio dia acompa-nhado com rodízio de carnes e as soborosa sobremesas. |ORestaurante e

Churrascaria Petiscão oferece para sua comodidade : Marmitex,espaço para festas,formaturas,casamento e aniversário e outros .Tudo isso aliado ao atendimen-

to vip da equipe do Restaurante,comandado pelo Chef de cozinha Valmir Cenci.Endereço Rua XV de novembro 1166-Centro Telefone 049 3666-7340/9118-8393

1º XEGO’S INDOOR

Sucesso absoluto de público o Kha-lifas sábado(29), no 1º Xego’s Indoor.Oito horas de festa, mesclando show nacional Live PO, o mais completo live da atualidade,Mr House e ainda vários Djs que tornaram a noite agradável. Gente bonita e antenada disse presente !

Page 14: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

::::

CA

NA

L A

BE

RT

O :

:::

Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

a14

Não a "Playboy"

A Panicat Renata Molinaro revelou em entrevista ao jornal "Extra" o motivo pelo

qual não vai posar nua para a revista "Playboy"."Sinceramente? Não vale a pena. Não é o momento para mim. Já recebi algumas propostas sim, mas não quero agora", disse ela.Renata e Carol Narizinho posariam nuas para a edição de dezembro da publicação. Mas ela não aceitou a proposta."O problema não é ser alto o valor do ca-chê, mas tem que ser o suficiente para eu ter essa vontade. E é um valor que eu sei que não vai acontecer agora. Talvez nunca aconteça", afirmou.

Nova minissérie“Os dez mandamentos” será a próxi-

ma minissérie bíblica da Record, agora com investimento ainda mais pesado em efeitos especiais e finalização nos Estados Unidos. A autora, Vivian de Oliveira, via-jará no final de outubro com um pesqui-sador para Israel e Egito.

Preferidos“Avenida Brasil” é o programa mais

visto no Brasil. E em outros países? Nos EUA é “American idol”; na Alemanha, “Wetten, dass…?”, uma atração de variedades e apostas que existe há 30 anos; na Inglaterra é “Downton Abbey”; na França e na China, “The voice”. As informações são do “The Wall Street Journal”.

Audiência recorde"Avenida Brasil" registrou recorde de

audiência nesta segunda-feira, 8. A no-vela, no ar das 21h09m às 22h23m, teve 49 pontos de média e 74% de share. No capítulo, Carminha (Adriana Esteves) foi desmascarada, apanhou de Tufão (Murilo Benício) e de sua família e acabou expul-sa da mansão.

AfastadaÁgata (Ana Karolina Lannes) deu uma sumida nos

últimos capítulos da novela "Avenida Brasil", da Globo. Nas cenas polêmicas envolvendo Tufão (Murilo Benício) e Carminha (Adriana Esteves), a menina não deu as caras.Durante a tensa discussão com a vilã e envolvendo Max (Marcello Novaes), o ex-jogador comentou que a viagem da filha para a Disney foi providencial. Na verdade a via-gem foi uma estratégia da Globo para afastar Ágata das cenas tensas do folhetim. Com isso, a emissora pretende preservar a atriz mirim e evitar problemas com a Justiça.

Boa formaAcostumada a aparecer

recatada, Leandra Leal parece ter mudado após a empreguete Rosário de “Cheias de charme”. A atriz aparece sensualíssima na capa da revista “Nova” de outubro, com direito a decotão, e mostrando que o corpo está super em dia.Uma das metas da moça para ficar mais saudá-vel foi largar o cigarro. Em entrevista à publicação, Leandra conta como é difícil se curar do vício: “Todo dia tenho vontade de acender um cigarro. Comecei sendo aquela que só fumava à noite, quando tomava um drin-que com os amigos. Depois, levei o hábito para o trabalho e ele passou a fazer parte da rotina. Daí percebi que o vício estava prestes a ficar descontrolado e decidi parar”.

Ritmo normalAo contrário de “Rei Davi”, marcada por diversos

problemas e acidentes, “José – De Escravo a Governador”, em gravação e com estreia em janeiro, até aqui não tem

registrado qualquer contratempo nos seus basti-dores. Todo o trabalho ocorre de acordo com o planejado. Sem sustos ou pirotecnia. Ou seja,

estão todos fazendo a sua lição de casa.

sa da mansão.

Ritmo normalAo contrário de “Rei Davi”, marcada por diversos

problemas e acidentes, “José – De Escravo a Governador”, em gravação e com estreia em janeiro, até aqui não tem

registrado qualquer contratempo nos seus basti-dores. Todo o trabalho ocorre de acordo com o planejado. Sem sustos ou pirotecnia. Ou seja,

estão todos fazendo a sua lição de casa.

Novela e audiência Na estreia de “Balacobaco”, a Record registrou os mesmos oito pontos das quatro últimas quintas-feiras (na faixa das 22h34m às

23h34m) ocupada, até então, por “Ídolos” e “Más caras”. A Globo cresceu três pontos e 4% em share no horário, com a mesma pro-gramação (“A grande família” e “Gabriela”). O SBT empatou com a Record, com “A praça é nossa”.

Era inevitávelO que aconteceu sábado em "Avenida Brasil" na Globo, com o

Max resolvendo em um capítulo o que a Nina passou a novela intei-ra tentando fazer, virou piada, claro, nas redes sociais e fora delas.

E a “banana”, que o Reginaldo Faria imortalizou nas novelas – “Vale Tudo” em 89/89, também entrou no momento certo.

Page 15: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

a15

::::

CA

NA

L A

BE

RT

O :

:::

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012

PERFIL

TOQUES

NOME COMPLETOGabriela Markus

aPELIDOGabi

DaTa DE NaSCIMENTO20 de fevereiro de 1998

CIDaDE NaTaLTaquari (RS)

PROFISSÃOAtual Miss Brasil

ESTaDO CIVILsolteira

MEDIDaS(busto - cintura - quadril): 90 - 62 - 92

aLTURa1.80 m

PESO59 quilos

MÚSICa PREFE-RIDaEyes (Kaskade)

BaNDa PREDILETaU2

FILME"Um Amor Para Re-cordar"

ESCOLaRIDaDEcursa Engenharia de Ali-mentos

LÍNGUaSinglês e alemão

PERFUME FaVORITOAnge ou Démon-Givenchy

LIVRO"Nada é por Acaso" (Zíbia Gasparetto)

DEFEITOdetalhista

VIRTUDEdeterminada

CURIOSIDaDESAtualmente Gabriela Ma-rkus mora em Porto Alegre (RS) e já foi Miss RS 2012, vice-campeã do Miss RS 2010 e Rainha da In-dústria e Comércio do RS em 2007. Como Miss ela

sonha representar muito bem seu país no Miss

Universo e pretende se envolver com trabalhos sociais,

principalmente com crianças,

e orgulhar os brasilei-

ros da melhor forma

MÚSICa PREFE-RIDaEyes (Kaskade)

BaNDa PREDILETaU2

FILME"Um Amor Para Re-cordar"

sonha representar muito bem seu país no Miss

Universo e pretende se envolver com trabalhos sociais,

principalmente com crianças,

e orgulhar os brasilei-

ros da melhor forma

A Rede TV! deve anunciar, nesses próximos 15 dias, uma outra deci-são administrativa.

Resta saber o que isto irá significar.

Até o “Zorra Total” saiu ga-nhando com o bom desempenho de “Avenida Brasil” no sábado.

O programa atingiu recorde de

audiência, com 27 pontos de média e 53% de participação.

Maurício Mattar continua baten-do cartão nos eventos da Record, como na recente festa de lança-mento de “Balacobaco”.

Mônica Pimentel, do Artístico da Rede TV!, viajou. Está na Mipcom, em Cannes, tentando fechar a com-

pra de novos produtos.

“Balacocabo”, nova novela da Record, já tem “No Balacobaco”, com a banda “Brasil Company”, como tema de abertura.

E também terá na sua trilha sonora, “En Balacobaco”, can-tada em espanhol pelo Eduardo Dusek.

Narcisa não aceitaA Band praticamente já fechou o elenco da segunda

temporada do reality show "Mulheres Ricas". Porém, ainda há uma dúvida. Narcisa Tambo-

rindeguy era um nome praticamente certo, mas ela não está aceitando o convite. A socialite acha que as gravações tomam muito tempo e ela pretende se dedicar a um novo programa de TV com o namora-do, o escritor Guilherme Fiuza. Já os outros nomes do "Mulheres Ricas" estão definidos: Aeileen Vare-jão, cantora do Espírito Santo; Andréa Nóbrega, ex-mulher de Carlos Alberto de Nóbrega; Cozete Gomes, diretora de marketing; e Mariana Mesquita, mulher do ex-jogador Luizão.

Petit comitéA equipe de “Gabriela” não vai se reunir

para acompanhar a exibição do último capítu-lo, programado para ir ao ar no dia 26. Entre outros motivos, devido ao horário tardio de apresentação. Porém, não está descartado um jantar, mas para poucos, na nova cobertura do autor Walcyr Carrasco, no Rio.

Trabalho encerrado

Nathalia Rodrigues, a prostituta Natascha em “Gabriela”, encerrou sua participação na novela. A atriz, no aguardo de outro trabalho na Globo, contou que viver a personagem foi desafiador porque foi obrigada a misturar russo com francês. Além de outro, correr de seis a oito quilômetros por dia para manter a boa forma.

Indenização A cantora Ivete Sangalo vai pagar R$ 120 mil,

como indenização por danos morais, estéticos e mate-riais, a uma cordeira que se acidentou durante uma de suas apresentações puxando um bloco de trio elétrico. O acordo foi celebrado, na última quarta-feira, pelo juiz do Trabalho, José Arnaldo de Oliveira, auxiliar da 4ª Vara do Trabalho de Camaçari.O pagamento será feito, em três parcelas iguais (de R$ 40 mil), nos dias 16 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro deste ano. O valor total do acordo foi estipulado conforme os seguintes critérios: R$ 30 mil relativos a dano estético, R$ 30 mil por dano mo-ral e R$ 60 mil para cobertura de danos materiais (lucros cessantes, danos emergentes, pensão e despesas médicas.

Ana vira morena Ana Hickmann compartilhou com seus

seguidores do Instagram, na terça-feira(9), uma foto de seu novo visual. A apresentado-ra é a mais nova morena da praça. "Todos podem ver meu cabelo novo...", escreveu Ana, que não contou se está usando peruca ou se realmente pintou os cabelos.

Nova temporada de Louco por ElasElenco e equipe técnica do

seriado Louco Por Elas reto-maram os trabalhos para a segunda temporada da série. Na terça-feira (9), os atores se reuniram para falar da atração com a imprensa nos estúdios do Projac.Sucesso no primeiro se-mestre, a série Louco Por Elas volta a ser exibida pela Globo a partir do dia 30 de outubro,

nas noites de terça-feira, após Tapas & Beijos.

Deborah Secco, que vive a Giovana, uma das protagonistas da produção ao lado de Eduardo Mos-covis, o Léo, falou de sua alegria com esse trabalho.

“É uma delícia fazer comédia. Acho até mais difícil que o drama. Eu sou uma pessoa inquieta e estou sempre em busca do que

me traga riscos, de coisas que me desafiam e me motivam profissio-nalmente”, explicou a atriz que disse ainda que torce para que sua personagem fique com Léo.

“Mas não já, porque se não a série acaba”, brincou Deborah.

Para Eduardo Moscovis, a série foi bem aceita e fez sucesso porque o público se identifica com as histórias e com os personagens.

Page 16: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

a16

::::

RE

SU

MO

DE

NO

VE

La

::

::Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

19H3

0, N

A GL

OBO

21H1

0, N

A GL

OBO

18H2

5, N

A GL

OBO

17H5

5, N

A GL

OBO

Orelha vibra com a confusão entre Fatinha e Eriberto. Mathias conversa com Eriber-to, Adolfo e Vilminha enquanto Marcela e Isabela tentam conso-lar Fatinha. Mathias se preocupa com a re-volta de Adolfo contra as atitudes da filha. Adolfo diz para Fati-nha que vai mandá-la para um internato e ela se apavora.

Nenê recolhe os pacotes que deixou na casa de Nieta. Roberta e Felipe protestam ao serem levados para a cela. Otávio descobre que Charlô saiu e fica ainda mais furioso. Roberta culpa Felipe por estar presa. Fábio não gosta de saber que Carolina irá trabalhar na Charlo’s. Charlô leva Otávio até uma convenção de mulheres.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 15/10/2012, segunda--feira: (Não Divulgado)...

Zé Maria, Caniço e Chico expulsam As-sunção e os policiais do Morro da Provi-dência. Laura con-firma que Albertinho é o pai do filho que Isabel está esperando. Guerra e Jonas se assustam com a ma-nifestação popular e Praxedes vê Zé Maria junto aos capoeiras.

Lia concorda com a opinião de Tatá sobre seu falso namoro com Gil e decide dar um fim ao acordo dos dois. Fatinha provoca Bruno. Ju confessa para Fatinha que não está ficando com Nélio. Dinho pensa em Ju e Lia. Gil vê que Dinho está olhando e beija Lia. Alice se des-culpa com Mário.

Roberta culpa Felipe pela morte de Vitório. Nando consegue tomar a moto de Analú. Juliana teme que Luci-lene comente que a viu no restaurante. Nieta sente ciúmes de Dino com Roberta. Otávio tenta libertar Felipe da cadeia, mas acaba preso.Ulisses cisma que um funcionário está olhando para Frô e o ameaça.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 16/10/2012, terça-feira: (Não Divulgado)...

Alice se surpreende com o pedido de Fatinha para morar com ela e Dinho. Nando convida Lorenzo para ir ao Misturama. Fatinha diz que está precisando de um amigo e Dinho a consola. Nando faz uma serenata para pedir à Marcela que saia com Lorenzo.Fatinha conta para Dinho que Ju não está interessa-da em Nélio.

Zé Maria obriga Ca-niço a confessar quem está pagando para ele incitar a violência na cidade. Guerra e Edgar se reconciliam. Caniço foge do Morro da Providência. Zé Maria sofre por causa de Isabel. Luiza conta para Constância que Albertinho teme ser o pai do filho de Isabel.

Otávio e Charlô repreendem Felipe. Roberta acredita que Otávio obrigou Vitório a vender as ações da fábrica. Fábio se surpreende com a mentira que Carolina fala para Manoela. Analú conta a verdade para Felipe. Roberta tenta disfarçar seu interesse em Nando.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 17/10/2012, quarta--feira: (Não Divulgado)...

Lia não gosta que Orelha fale mal de Dinho. Nando implica com Marcela. Lia dá aula de guitarra para Gil. Bárbara reclama por ter reatado com Nando. Fatinha cha-ma Ju para conversar, mas na verdade é um plano para que ela encontre Dinho. Nélio vê Ju sair com Dinho. Rita repreende Bruno por não apoiar Ju.

Roberta descobre que o valor pago pelas ações de Vitório sumiu. Carolina se faz de vítima para Julia-na. Fábio fala para Felipe que precisa resolver seu problema com Carolina. Vânia desmente a versão de Carolina, e Manoela fica furiosa. Carolina descobre o segredo de Juliana.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 18/10/2012, quinta-fei-ra: (Não Divulgado)...

Dinho reclama da co-brança de Ju. Leandro surpreende Isabela com uma poesia, e os dois ficam bem. Lorenzo pede para Nando não ofender Marcela na sua frente. Ju tenta conversar com Lia sobre o fim de seu namoro com Gil. Fatinha fala para Ju que deixará a casa de Dinho por sua causa.

Otávio inventa uma desculpa para seu novo visual. Vânia se culpa pelo sumiço de Manoela e Ciça. Fábio tenta convencer Vânia de que Carolina men-te. Carolina pede que Nieta a deixe voltar a trabalhar na Charlo’s. Felipe convence Juliana a manter o emprego de Fábio.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 19/10/2012, sexta-feira: (Não Divulgado)...

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Otávio mente para Ro-berta. Juliana nega que tenha algo com Fábio, mas Vânia não acredita. Carolina fica eufórica por voltar a trabalhar na Charlo’s. Fábio procura Ciça na natação. Frô conta para Ulisses que Fábio beijou Carolina à força. Charlô e Roberta conversam em um res-taurante. Otávio confessa a Felipe que não tem o recibo de pagamento das ações de Vitório.

Resumo da novela "Avenida Brasil", dia 20/10/2012, sábado: (Não Divulgado).

Zé Maria é gentil com Isabel. Guerra quer publicar uma entre-vista com Zé Maria. Bonifácio exige que Praxedes tome uma atitude contra o jornal de Guerra. Eulália acompanha Teresa à biblioteca. Quequé descobre que Neusi-nha pegou o convite que Frederico lhe deu.

Edgar reclama de Laura não querer fazer um retrato seu. Bonifácio ameaça Guerra. Berenice se insinua para Alberti-nho. Sandra pede para Eulália deixá-la voltar para o trabalho. Edgar decide ajudar Guerra a denunciar Bonifácio. Frederico dá aula de teatro para Neusinha. Zé Maria humilha Albertinho.

Edgar se lamenta para Laura de ter participa-do de um ataque contra Bonifácio. Laura pede para Isabel aceitar a ajuda de Albertinho. Margarida vê o panfle-to contra o marido na casa de Edgar. Marga-rida desiste de entregar a carta que recebeu para Edgar. Neusinha encontra Quequé na rua com a moça para quem ele deu o convite.

Berenice segue Edgar, Zé Maria e Jurema a pedido de Caniço. Umberto convida Diva para sair. Assunção explica para Zé Maria por que a vacina deve ser aplicada na população. Assunção conta para Constância sobre a conversa que teve na casa de Laura. Zé Maria segue Ca-niço até a fábrica de Bonifácio.

SEGUNDa TERÇa QUaRTa QUINTa SEXTa SÁBaDO

GUERRa DOS SEXOS| TERÇa-FEIRaRoberta culpa Felipe pela morte de VitórioGUERRa DOS SEXOS| Roberta culpa Felipe pela morte de Vitório

AT

EN

ÇÃ

O:

OS

RE

SU

MO

S D

OS

CA

PÍT

UL

OS

ES

O S

UJE

ITO

S A

MU

DA

AS

EM

FU

ÃO

D

A E

DIÇ

ÃO

DA

S N

OV

EL

AS

SIN

OP

SE

S R

ES

UM

O D

E 1

5 A

20

DE

OU

TU

BR

O

Page 17: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012

a17

Cupcake de Maçã

Broa de Fubá

Capuccino Caseiro

Croissant

[email protected] (49) 3566-0339

Ita Volpato

O Cupcake virou o bolinho do momento. Versátil, pode ser preparado com vários ingredientes. Estes são de maçã .

INGREDIENTES

1/3 de xícara (chá) de manteiga, em temperatura ambiente 1 colher (chá) de essência

de baunilha 2 ovos 3/4 de xícara (chá) de leite 2 1/4 de xícara (chá) de

farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento

em pó 1 colher (chá) de canela

em pó 2 xícaras (chá) de maçã

descascada e picada.

PREPaRO

Pré-aqueça o forno em 180°. Bata os ovos, o leite, a manteiga e a essência de baunilha em uma tigela

grande e em outra tigela misture a farinha, o açúcar, o fermento e a canela em pó. Adicione a mistura de farinha aos poucos na mistura de ovo, com o cuidado de incorporar bem antes de colocar mais, e por fim, adicione a maçã. Coloque a massa nas forminhas de papel, completando elas até a metade ou até 2/3 do seu

volume. Enfeite com um pedaço de maçã e leve para assar durante cerca de 20 minutos ou até que os cupcakes estejam dourados. Retire do forno, deixe os cupcakes esfriarem completamente. Se quiser, enfeite com cobertura de chocolate derretido misturado com creme de leite.

A Broa de Fubá é muito popular. Vai muito bem acompanhada de manteiga e café bem quentinho

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de fubá 1 pitada de sal 6 ovos 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de manteiga ½ xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha

de trigo.

PREPaRO

Peneire numa tigela 1 xícara (chá) de fubá com a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Reserve. Numa panela, coloque a manteiga (reserve 1 colher de manteiga para untar a assadeira), o leite e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo, quando ferver junte os ingredientes secos peneirados e mexa bem. Cozinhe durante 20 minutos, mexendo sempre, como se fosse polenta.

Retire do fogo, despeje numa tigela e deixe esfriar durante aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, pré-aqueça o forno à temperatura média. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Mexa a massa vigorosamente até ficar macia. A massa fica

mole, não é igual à massa de pão. Umedeça uma tigela do diâmetro de uma xícara de chá e polvilhe com parte do fubá restante. Despeje cerca de uma colher de sopa da massa e rode a tigela até formar as broinhas arredondadas. Leve ao forno em assadeira untada durante 25 minutos. Sirva a seguir.

Capuccino bem quentinho vai bem a qualquer hora do dia .

INGREDIENTES

500 gramas de leite em pó instantâneo 2 xícaras (chá) de açúcar 100 gramas de café solúvel 4 colheres (sopa) de chocolate

em pó 2 colheres (sopa) de canela em pó.

PREPaRO

No liquidificador, bata o café solúvel até se transformar em pó.

Passe para uma tigela bem seca e junte os demais ingredientes, misturando bem até obter uma mistura homogênea. Guarde em recipiente bem fechado. Na hora de servir, dissolve 3 colheres (sopa) da mistura em 150 ml de água fervente ou, se preferir, no leite fervente. Importante: na hora de preparar o pó para capucchino, cuide para que os utensílios estejam bem secos. Dica: Existe no mercado uma versão de café solúvel que vem em pó bem fino. Se usar esta, basta misturar os ingredientes indicados na receita e não precisará de liquidificador

O Croissant pode ir à mesa sozinho, ou acompanhado de doce de leite, geléia de frutas e patês diversos.

INGREDIENTES

Massa folhada; açúcar; ovo. PREPaRO

Estenda a massa sobre mármore polvilhado com açúcar, com rolo,

numa espessura grossa. Polvilhe a superfície com açúcar e corte em triângulos. Estique ligeiramente uma das pontas. Enrole o croissant, começando pelo lado maior. Dê um formato ligeiramente curvado ao rolinho de massa. Coloque numa assadeira e pincele com ovo batido. Deixe descansar durante meia hora em lugar morno. Leve ao forno pré-aquecido durante aproximadamente 15 minutos ou até que fique dourado

::::

Ga

ST

RO

NO

MIa

::

::

Page 18: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

Meio ambiente e gestão de resíduos sólidos foram es-colhidos como temas da

“Ação Voluntários BRF”, que acon-teceu nos dias 22 e 29 de setembro, em seis cidades de Santa Catarina e outros 23 municípios de todo o país. Esta é a terceira edição coordenada pelo Instituto BRF e pelos Comitês de Investimento Social. Na ocasião, funcionários de várias unidades da companhia realizaram diversas atividades, com as comunidades locais, sobre a importância da re-dução da produção de resíduos só-lidos, da reutilização de materiais e da separação correta de resíduos para reciclagem.

Voluntários da BRF de Videira implementaram um programa de coleta seletiva na Comunidade Te-rapêutica São Francisco e realiza-ram ações de conscientização sobre a importância da separação correta de lixo. Também foi construída uma horta que utilizará adubo orgânico produzido por uma composteira que receberá resíduos orgânicos.

Para cada edição da Ação é de-fi nido um assunto para nortear as atividades. No primeiro semestre deste ano, realizado em 25 de maio, o tema foi educação (com foco em incentivo a leitura). “Para a tercei-ra edição escolhemos trabalhar a gestão de resíduos, já que 2012 é o ano internacional das coopera-tivas. Além disso, este é um tema importante para as comunidades das quais a BRF faz parte e para o país como um todo ”, informa Lu-ciana Lanzoni, diretora executiva do Instituto BRF.

Voluntários da BrF ajudam o meio ambiente

>>Funcionários da BRF participam de ações para incentivo à reciclagem

Programa Voluntários BRF Sobre a BRFA BRF estruturou sua estratégia

de investimento social, culminando na fundação do Instituto BRF em março deste ano. Seu foco é a pro-moção do desenvolvimento local, a partir de um trabalho integrado entre empresa, seu Instituto e co-munidade, buscando unir esforços para promover ações que possam alavancar potenciais, criar e imple-mentar soluções inovadoras para necessidades identifi cadas.

O investimento social da BRF é realizado de forma compartilhada com as unidades fabris, centros de distribuição, fi liais e sedes adminis-trativas da companhia. Um grupo de funcionários destas localidades

se organizam em Comitês de Inves-timento Social que atuam em par-ceria com o Instituto na gestão do investimento social, benefi ciando 37 municípios em dez estados.

O Programa Voluntários BRF é um exemplo deste trabalho de investimento social da BRF, esse nosso jeito de contruir para a transformação. A Ação Voluntá-rios BRF é um marco do Programa Voluntários BRF.

O programa tem um site exclusi-vo (www.voluntariosbrf.com). Pelo site é possível o cadastro de interes-sados em se tornarem parceiros do programa e também daqueles que querem ser benefi ciados.

A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, é a maior exportadora mundial de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 119 mil funcionários, conta com 51 unidades industriais no Brasil e sete no exterior (Argentina, Ingla-terra e Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 140 países e detém um portfólio superior a 3.000 itens, entre os seg-mentos de carnes, lácteos, marga-rinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados.

DIVULGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

FUNCIONÁRIOS de seis Unidades da cOmpanHia nO estadO e de OUtras 23 cidades dO paÍs participam de aÇÕes para incentiVO À reciclaGem

::::

IN

ST

ITU

CIO

Na

L

::::

a18

Page 19: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012

::::

FO

TO

GR

aF

Ia :

:::

a19

Exposição fotográfica fala do mundo da criança

>>Mostra reúne trabalhos de fotógrafos amadores no Espaço Vip BRF

A sinceridade e a espontaneidade das crianças foram fontes de inspiração para os trabalhos de Márcio Kawamura que, ao lado de outros

sete fotógrafos amadores, participa da Expô Dia da Criança no Espaço VIP BRF , aberta no dia 10 e vai até 31 de outubro. Assim como para ele, fotografar

é hobby para os demais expositores. Todos conside-ram a mostra como importante iniciativa para com-partilhar seus trabalhos e, também, como modelo lúdico ideal para a percepção do mundo infantil por meio de movimentos e cores.

Os oito fotógrafos que vão expor seus ensaios resi-

dem em Videira e atuam em áreas profissionais diver-sas. O ponto de convergência entre eles é o clic da má-quina fotográfica. Eles também trocam informações por meio de um grupo maior no Facebook (https://www.facebook.com/#!/groups/460298287321965/486664731351987/?notif_t=groupactivity).

SANDRA BALDO

ZOLEIDE FENILI

THIARLES SOUZA

MARCIO KAWAMURA

ROSI E RID ZATTA

AGUEDA AMARANTE

ELIANE SCUR

Funcionária pública com forma-ção em Administração de Empresas, Sandra Baldo viveu suas primeiras experiências com fotografia na in-fância, usando uma antiga câmera automática Kodak. Ainda pequena, escolheu como foco a natureza, pai-sagens, flores, árvores.

Com o surgimento das câme-ras digitais, o interesse pela foto-grafia ganhou novo impulso, pois trouxe a possibilidade de ver as imagens imediatamente, e só im-primir as melhores. mostrar seu modo ver as coisas e o mundo a sua volta através das lentes. Para ela, a Expô Dia da Criança é um desafio, pois vai buscar um novo foco através de suas lentes.

Com a advogada Agueda-Maurien do Amarante o en-volvimento com fotografia não foi diferente. “Amo fotografar desde criança; com seis anos ganhei uma Polaroid e saí por aí clicando tudo que via”, conta. Para ela, que faz um trabalho social com crianças, a exposição vai ser uma expe-riência maravilhosa, já que é a primeira vez que expõe seus trabalçhos fora da internet. Como diz, “não há maior va-lor no mundo do que o olhar de felicidade expresso no rosto de uma criança”.

Eliane Scur Padilha, em-presária, conta que durante um curso básico de fotografia ampliou literalmente sua visão para novas experiências. “ A partir desse momento, apaixo-nei-me pela arte fotográfica e passei a procurar novos conhe-cimentos”, lembra ela. Eliane também apresentará fotos de trabalho social feito com crian-ças e entende que não poderia haver melhor valorização do que esta para suas fotos.

O engenheiro carioca Marcio Kawamura começou manuseando a máquina do seu pai e, aos pou-cos, sentiu o interesse aumentar, principalmente quando passou a registrar cenas de esportes radi-cais. Após um curso básico de fo-tografia, ele buscou aperfeiçoar a técnica e, com a ajuda de alguns amigos, melhorou o “olhar”. Már-cio conta que hoje é motivado pela fotografia e consegue transmitir essa motivação a outros fotógrafos. Para ele, a exposição que começa no dia 10 “é uma experiência di-ferente, pois acho que fotografar crianças é muito difícil, pois são muito ativas,são espontâneas e mostram muitas expressões”.

RidEloiZatta trabalha na área de finanças e considera a fotogra-fia como um momento de impar de bem estar. “A fotografia de pessoas é o desafio, gosto de foto-grafar natureza, portas, janelas e paisagens e, nos trabalhos da ex-posição, quero passar minha visão das coisas por mais simples que sejam”, comenta ele.

“A fotografia é mágica. É a arte de relembrar, de eternizar momentos.” É assim que a admi-nistradora RosiScariotZatta define seu hobby. Ela considera que foto-grafar crianças é um desafio, pois nem sempre estão dispostas a posar e para belos clics é preciso muito cuidado e redobrada paciência.

ZoleideFenili, funcioná-ria do grupo Carboni, diz que sempre gostou de fotografar. Há três anos comprou uma câmera semi profissional e, a partir daí, passou a se dedi-car à arte. Começou com ma-cro e paisagens; no momento, está se aperfeiçoando em re-tratos e vê a exposição como uma grande oportunidade de expor seus ângulos.

Como publicitário, Thiar-les Souza sempre esteve liga-do à arte, à criação, às des-cobertas. Daí, a fotografia sempre esteve no seu foco. Agora, paraa Exposição Dia da Criança, quer registrar a naturalidade, a sinceridade e a espontaneidade que per-meiam o mundo infantil.

Serviço

Expo Dia da CriançaDe 10 a 31 de outubro de 2012

LocalEspaço Vip BRF

EndereçoRua Saul Brandalise, 39Videira (SC)

HorárioDe segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h

Page 20: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

O novo StralisHi-Way, o cami-nhão pesado da Iveco, ven-ceu a edição 2013 do prêmio

“InternationalTruckoftheYear” (do inglês “O Caminhão Internacional do Ano”), um troféu anual entregue pelas 25 maiores revistas especia-lizadas em veículos comerciais da Europa. O prêmio foi entregue na segunda (17) durante a noite de gala da maior feira do setor de transpor-tes do mundo, o IAA Motor Show 2012, em Hannover, Alemanha. O modelo será lançado em breve no Brasil, e deve ser comercializado já no inicio de 2013.

De acordo com o júri, o StralisHi--Way “realizou uma enorme contri-buição para a eficiência no transpor-te rodoviário em diversos aspectos, incluindo: economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e um reduzido impacto ambiental”. Combinando a qualidade do produto com uma gama de serviços integra-dos, o novo Stralis pode alcançar uma redução no custo total de ope-ração de até 4%. O veículo incorpo-ra novos serviços tecnológicos, com destaque para as ferramentas avan-çadas de segurança na estrada, como o EBS (sistema eletrônico de frena-gem) com a função de Assistente de Freio, Sistema de Aviso de Saída da Faixa, ESP (sistema eletrônico de es-

tabilidade), luzes diurnas, uma nova função de Suporte para a Atenção do Motorista e um sistema avançado para frenagens de emergência.

O galardão foi recebido pelo CEO da Iveco Alfredo Altavilla, que expressou a satisfação da montado-ra em receber tal reconhecimento. “Estamos orgulhosos deste prêmio. O novo Stralis estabelece uma nova referência em qualidade, eficiência e valor para o cliente. O veículo é uma verdadeira mostra da nossa es-tratégia de estar sempre próximo de nossos clientes por meio da entrega de produtos de excelência”, disse ao receber o prêmio.

A Iveco também aproveitou o momento para confirmar o lança-mento do StralisHi-Way no Brasil, que será realizado ainda neste ano. A comercialização terá início a par-tir do início de 2013. De acordo com Alfredo Altavilla, o novo produto complementará a linha no Brasil, integrando uma nova família de caminhões extrapesados. O lança-mento ocorrerá quase simultanea-mente à apresentação do produto no mercado europeu, que ocorreu em julho. “No mercado mais competiti-vo do mundo, onde todas as marcas estão presentes, a Iveco reafirma seu compromisso de investimentos constantes em novas tecnologias e produtos”, disse Altavilla durante entrevista ao grupo de jornalistas do Brasil e da América do Sul.

Iveco Stralis Hi-Way chega ao Brasil em 2013

CaRBONI IVECO

Após ser eleito o “InternationalTruckOf The Year 2013” (do inglês “O Caminhão Internacional do Ano”), o Novo IvecoStra-lisHi-Way venceu também a enquete do site UOL Carros e foi apontado pelos inter-nautas como o caminhão mais bonito domundo. O resultado foi divul-gado na noite de terça-feira (25).

No total, a enquete re-cebeu 3.670 participa-ções, sendo 25% dos votos dedicados ao extra-pesado da Iveco, elei-to entre seis concorrentes como o veículo comercial mais belo em exposição no IAA 2012, o Salão Internacio-nal de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha.

Previsto para ser lançado no Brasil em breve, em Hanover o Hi-Way foi exposto com sua motoriza-ção Euro 6 em duas opções de litragem. Enquanto o poderoso motor Cursor 9 entrega 400

cavalos de potência e 1.700 Nm de torque, o Cursor 11 com 480 cavalos de potência e 2.250 Nm de torque garante desempenho igual ao de um motor de 13 litros, mas com a vantagem

de ser mais leve e consumir menos

combustível.

DA REDAÇÃOCaderno C

enquete do site UOL Carros e foi apontado pelos inter-nautas como o caminhão mais bonito domundo. O resultado foi divul-gado na noite de terça-feira (25).

No total, a enquete re-cebeu 3.670 participa-ções, sendo 25% dos votos dedicados ao extra-pesado da Iveco, elei-to entre seis concorrentes como o veículo comercial mais belo em exposição no IAA 2012, o Salão Internacio-nal de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha.

poderoso motor Cursor 9 entrega 400

litros, mas com a vantagem de ser mais leve e

consumir menos combustível.

‘Caminhão Mais Bonito do Ano’

Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideira

a20

::::

VE

ÍCU

LO

S :

:::

Page 21: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-21EsporteCorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012

VENDE-SE BARRACÃOVALOR R$

129.000,00Terreno 240 m2

Área construída - PRÓPRIO PARA

DEPÓSITO ANTIGO MINIBOX - BAIRRO

FARROUPILHA

TRATAR PELO FONE 9914 7194 COM

GILBERTO

ESTADUAL DE FUTSAL

adV aplica goleada e afunda o lanterna>> ADV/Unoesc/Sicredi derrota o Iraceminha por 8 x2

Sem difi culdades dentro de quadra a equipe da ADV/Uno-esc/Sicredi aplicou uma golea-

da de 8x2 sábado (6), no Iraceminha e enterrou ainda mais o lanterna da competição. Com o resultado o time de Rafael Cunha sobe para a 3ª colo-cação no returno e fi ca apenas dois pontos atrás do líder Caça e Tiro. A ADV ainda tem dois jogos a menos.

Na partida que parecia ser fácil o time de Videira viu o Iraceminha se defender de todas as maneiras na primeira etapa mas mesmo assim conseguiu ainda aplicar 2x0 e entrar no vestiário de maneira tranquila

para planejar o segundo tempo. Com goleiro linha desde os mi-

nutos iniciais da etapa fi nal o time visitante entregou o ouro para o bandido e viu a ADV passear dentro de quadra com jogadas tabeladas e muito bem boladas deixando sem-pre os jogadores na cara do gol.

A goleada só não foi maior por-que Airton Negão desperdiçou uma cobrança de tiro livre na primeira etapa, mas não chegou a ser cobra-do pois deixou sua marca duas ve-zes na partida.

Na segunda etapa o goleiro Dal-tro precisou ser substituído após uma dividida de bola e Nesi entrou na par-tida. O arqueiro videirense levou os dois únicos gols de Iraceminha, po-

rém efetuou grandes defesas, inclusi-ve segurando um tiro livre direto.

Marcaram para Videira, Airton Negão, duas vezes, Linguiça, duas vezes, André, duas vezes, Edinho e Seninha. Felipe e Picoli desconta-ram para Iraceminha.

O time de Videira jogou usando uma braçadeira na cor rosa alusiva a campanha "Outubro Rosa" que tem como foco a prevenção do câncer de mama. O próximo compromisso de Videira pelo Campeonato Esta-dual será no dia 17 de outubro fora de casa quando enfrentará o Moitas em Ituporanga. Antes disso a mara-tona de jogos fi ca por conta dos Jogos Abertos que acontece nesta semana em Joaçaba com a fase regional

TIAGO ÁVILAdas assessorias

FOTO TIAGO ÁVILA/DIVULGAÇÃO

ADV/UNOESC/SICREDI na campanHa " OUtUBrO rOsa".

DUDU nO Qatar

equipe veste a cor do "Outubro rosa"para prevenir o câncer de mama

dudu troca adV pelo futsal do Qatar

A campanha “Outubro Rosa” vi-rou mania na cidade. Lançada mun-dialmente pela Unimed, a campa-nha tem como foco trabalhar com a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, co-merciantes e pessoas da comunida-de vestem a cor rosa aumentando o numero de adeptos neste período. Além das camisetas usadas, a ilumi-nação de alguns pontos na mesma cor também chama a atenção de quem passa pela cidade de Videira.

Pensando nisso o departamento de marketing da ADV/Unoesc/Sicre-di e o Setor de Responsabilidade So-

cial da Unimed de Videira resolveram juntar forças e levar este movimento para dentro das quadras de futsal. Durante todo o mês de outubro, os jogadores da ADV usarão uma braça-deira rosa alusiva a esta campanha. “É uma ideia que surgiu depois que no-tamos o grande numero de mulheres que prestigia este esporte em Videi-ra-“ destaca Alessandra Scopel, res-ponsável por este setor na Unimed.

.Além do acessório, os jogadores distribuíram ao público as camisetas da campanha. A continuidade da ação será realizada no dia 20 de outubro quando a ADV recebe o São Lourenço.

O ala direita Dudu anunciou na ultima semana seu desligamento da ADV/Unoesc/Sicredi. O jogador recebeu recentemente uma propos-ta do Qatar e confi rmou o contrato com o novo clube. Na partida con-tra Iraceminha o jogador cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo e aproveitou o fi nal de semana ao lado dos pais em Lages.

Eduardo Floriani foi contratado para defender o escudo azul no inicio da temporada quando defendia as co-res da AD/Hering de Blumenau. Em Videira o camisa 8 conquistou a torcida e teve o aval do treinador Rafael Cunha que o considerava um de seus homens de confi ança no setor ofensivo.

Veloz e com boa visão de jogo Dudu balançou as redes pela ultima vez com Videira na partida contra o ACBV em Lages na vitória de sua equipe pelo placar de 5x2.

Page 22: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-22 Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideiraA cidade

cdl Videira ganha iluminação especial para 'Outubro rosa'

Projeto de Lei nº 109/12, que Homologa o Termo de Convênio de Cooperação nº 009/2012, celebrado entre o Município de Videira/SC, o Município de Arroio Trinta/SC, o Município de Iomerê/SC e o Município de Salto Veloso, visando a Manutenção da Casa Menino Jesus.

Projeto de Lei nº 110/12, que Homologa o Termo de Convênio de Cooperação nº 010/2012, celebrado entre o Município de Videira/SC, o Município de Arroio Trinta/SC, o Município de Iomerê/SC e o Município de Salto Veloso, visando a Construção da Nova Casa Lar.

Projeto de Lei nº 111/12, que Homologa o Termo de Convênio de Cooperação nº 011/2012, celebrado entre o Município de Videira/SC, o Município de Arroio Trinta/SC, o Município de Iomerê/SC e o Município de Salto Veloso, visando a Manutenção da Nova Casa Lar.

Desde o dia primeiro de outubro a facha-da da Câmara de Di-

rigentes Lojistas de Videira está iluminada especialmen-te em prol da campanha 'Outubro Rosa', de combate ao câncer de mama. De acor-do com a secretária executiva da CDL – Larissa Seemann Perondi durante todos os dias deste mês, o prédio será iluminado à noite com a cor rosa para lembrar às mulhe-res da importância dos exa-mes de prevenção do câncer de mama. De acordo com ela a campanha é fundamental

para a conscientização, que é um dos principais elementos que contribuem no sucesso do tratamento do câncer.

"“Sempre apoiamos campanhas sociais, o outu-bro rosa é mais uma delas.Essa manifestação é uma chamada para as mulhe-res despertarem, pois não

adianta os órgão públicos oferecerem o serviço e dis-ponibilizarem o aparelho se as mulheres não compare-cerem. A partir de 40 anos, toda mulher tem de fazer uma mamografi a, pois as chances de cura são maio-res se a doença for detectada imediatamente", frisou.

SILVIA PALMAeditoria a cidade

DIVULGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

FACHADA D CDL ILUMINADA EM PROL DO "OUTUBRO ROSA".

O movimento popular internacionalmente conhe-cido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra

o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas

referente ao câncer de mama e ou mamografi a no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajudam milhares de pessoas.

Como surgiu

Page 23: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-23CorreiodeVideira Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 A Cidade

Governo repassa r$ 138,9 mil >>A pavimentação asfáltica da estrada deve ser concluída até o final deste ano

ASFALTO DE ANTA GORDA

JOSIANE UGOLINIdas assessorias

JOSIANE UGOLINI/SDR

O CUSTO tOtal da estrada de anta GOrda é de r$ 3.600.651,22.

A Secretaria de Desenvol-vimento Regional de Vi-deira (SDR) repassou a

terceira parcela para a pavimen-tação asfáltica de Anta Gorda, no valor de R$ 138,9 mil, na quarta--feira(3). “Um dos objetivos do Governo do Estado é evitar o êxodo rural, promovendo melho-rias no interior. Com a construção deste as-falto, estamos levan-do desenvolvimento, novas oportunidades e mais qualidade de vida ao homem do campo. Desta manei-ra, evitamos o êxodo rural, que é um dos objetivos do Governo do Estado”, declarou o secretário re-gional, Evandro Colle.

As obras na rodovia VDR-70,

iniciam próximo ao Cetrevi e se-gue no sentido Anta Gorda, com cinco quilômetros de extensão,

totalizando uma área de 45 mil m2 de intervenções. De acordo com o cronograma da empresa Viga, vencedora da licitação a pavimentação asfáltica deve ser concluída até o final deste ano. O alargamento da pista e os servi-

ços de terraplanagem e drenagem já foram concluídos, agora a base do asfalta está co-meçando a ser feita.

O custo to-tal da obra é de R$ 3.600.651,22, sendo R$ 2,5 milhões de responsabilidade do Governo do Estado e

o restante de contra partida da prefeitura. Até o momento, o Go-verno do Estado já repassou R$ 402.187,92 e a prefeitura de Vi-deira R$ 287.416,69, totalizando

R$ 689.604,67 investidos na obra. “O asfalto de Anta Gorda é uma grande conquista dos videirenses. É um sonho antigo que começa a virar realidade e vai trazer inúme-ros benefícios, não só para Anta Gorda, mas para todo município de Videira, pois vai influenciar di-retamente no escoamento da pro-dução local”, enfatizou Colle.

Além da pavimentação da es-trada para Anta Gorda, o Governo do Estado está investindo em ou-tras obras no Regional de Videira, como é o caso da reforma e am-pliação do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, a construção do Centro de Eventos de Fraiburgo, do Contorno Sul de Videira e a pavi-mentação asfáltica da SC 453, entre Salto Veloso e Herciliópolis. “Desta forma, o Governado do Estado está investindo no bem estar das pesso-as e levando o desenvolvimento a todas as comunidades da Regional de Videira”, finalizou Colle.

“O asfalto de Anta Gorda é uma grande

conquista dos videirenses."

evandro colle

Page 24: Jornal Correio de Videira - Edição 1289

A-24 Videira, 12 e 13 de Outubro de 2012 CorreiodeVideiraContra-Capa

Compre seu Iveco EcolineCom as menores condições do mercado:

Taxa de 0,21% a.m ou 2,5% a.a

www.iveco.com.br

0,21% a.m

FinamePSI

www.carboniiveco.com.br

Videira-SCRodovia SC-453, Km 55.Fone: 49 3533-8800

Chapecó-SCAvenida Leopoldo Sander.Fone: 49 2049-4400

Concórdia-SCRodovia BR-153, Km 100.Fone: 49 3444-7302

Os índices de consumo de combustível e desempenho da nova linha Ecoline estão surpreendendo os transportadores da região. Venha testar você também!

Finame Procaminhoneiro

0,21% a.m Finame ProcaminhoneiroFiname ProcaminhoneiroFiname ProcaminhoneiroFiname ProcaminhoneiroFiname Procaminhoneiro

Nova Geração

W W W . I V E C O . C O M . B R

Fotos Ilustrativas veículos vendidos sem implementos. *Taxa de 0,21% a.m. (2,5% a.a.) no Produto BNDES Finame PSI para micro, pequenas e médias empresascom carência de 3 ou 6 meses. Condições sujeitas a alterações por atos de autoridade monetária do BNDES e do BACEN. Um maior percentual de entrada poderá serexigido, de acordo com os critérios de aprovação de crédito do Banco Fidis S.A. – Divisão Iveco Capital, ao qual todas as propostas serão submetidas. Será cobradatarifa de cadastro no valor de R$ 980,00 para pessoa física e R$ 1.280,00 para jurídica, somente no caso de operações Finame efetivamente realizadas. Condiçãoválida até 31/12/2012. Ouvidoria: 0800 282 9900 - [email protected] - Iveco Capial é uma unidade de negócios do Banco Fidis S.A. Para maisinformações, consulte a rede de concessionárias Iveco ou o Centro de Atenção ao Cliente: 0800 702 3443.

Res

peite

a s

inal

izaç

ão d

e tr

ânsi

to