jornal correio de notícias edição - 649

12
Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - Ano 18 - Nº 649 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00 Município lidera número de mortes por gripe A Página 5 D e acordo com a Unidade de Coordenação Epidemiológica e Informações, da Secretaria Municipal de Saúde, em 2014, foram aplicadas mais de 100 mil doses de vacina contra a influenza. Contudo, um levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde revela que, das sete pessoas que morreram vítimas de complicações decorrentes da gripe, neste ano, no Rio Grande do Sul, quatro viviam em Canoas. Fotos: Divulgação/CN Fraude em creche evidencia as carências na educação infantil, diz TCE Página 6 Geral Após assaltos, SindmetrôRS alerta para falta de segurança nas estações Página 9 Polícia

Upload: jornalcorreiodenoticias

Post on 02-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição publicada em 15/08/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - Ano 18 - Nº 649 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00

Município lidera número de mortes

por gripe A

Página 5

De acordo com a Unidade de Coordenação Epidemiológica e Informações, da Secretaria Municipal de Saúde, em 2014, foram aplicadas mais de 100 mil doses de vacina contra a influenza.Contudo, um levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde revela que, das sete pessoas

que morreram vítimas de complicações decorrentes da gripe, neste ano, no Rio Grande do Sul, quatro viviam em Canoas.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Fraude em creche evidencia as carências na educação infantil, diz TCE

Página 6

Geral

Após assaltos, SindmetrôRS alerta para

falta de segurança nas estações Página 9

Polícia

Page 2: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

2 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Morte de Eduardo Campos IO prefeito Jairo Jorge decretou luto oficial de três dias em Canoas pela morte do candidato à Presidência

da República pelo PSB, Eduardo Campos. Ele morreu na manhã desta quarta-feira (13) quando o jato em que viajava caiu em Santos (SP). O acidente deixou mais seis vítimas fatais.

Morte de Eduardo Campos IIExecutivo e Parlamento de Canoas lamentam morte de Eduardo Campos.Prefeito Jairo Jorge em manifestação no Twitter: “O Brasil perdeu hoje um grande líder político. Eduardo

Campos foi um grande governador, um político diferenciado, honesto e inteligente”.A Câmara de Vereadores em nota: “A Câmara Municipal de Canoas manifesta profundo pesar pelo

falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, em acidente aéreo ocorrido na manhã desta quarta-feira (13). Os vereadores canoenses e servido-res do Legislativo se solidarizam com os familiares, amigos e correligionários de Campos nesse momento de tristeza. Um de seus traços mais fortes foi sempre a maneira de se relacionar com as pessoas e com os adversários políticos. A política brasileira perde um jovem líder. Que a sua trajetória sirva de inspiração”.

Morte de Eduardo Campos IIICom a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos na queda de avião em Santos, o Tribunal

Superior Eleitoral (TSE) publicou nota nesta tarde informando que em caso de falecimento de candidato, o partido do substituído tem que pedir o registro da nova candidatura em até 10 dias. O prazo conta a partir do fato que motivou a substituição.

A legislação eleitoral prevê a substituição de candidatos. De acordo com a Resolução nº 23.405 do Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE), art. 60, “é facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro”.

Escola sem segurançaEscola Estadual Guarani, do bairro Fátima, foi alvo de arrombamento e vandalismo pela quarta vez em

uma semana.

Vendas a prazo no Dia dos Pais caem ao pior nível em cinco anosAs consultas para vendas a prazo, que servem como parâmetro para o ritmo do movimento do comércio,

caíram 5,09% na semana do Dia dos Pais, em nível nacional. Os dados foram calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado no período é o pior dos últimos cinco anos. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010).

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais impactados pelo evento.

RS foi o terceiro Estado mais visitado durante a CopaPorto Alegre e mais 51 municípios gaúchos foram visitados por turistas estrangeiros durante a Copa do

Mundo, conforme pesquisa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Eco-nômicas (Fipe). O Rio Grande do Sul foi o terceiro do país em número de cidades visitadas durante o Mundial.

As quatro mais procuradas pelos visitantes internacionais foram a Capital, Gramado, Torres e Novo Hamburgo. A pesquisa ouviu 10.513 pessoas em 12 aeroportos e 10 fronteiras terrestres brasileiras (cinco delas no RS).

Vara para julgar políticosO ministro Luís Roberto Barroso sugeriu nesta semana, durante sessão do Supremo Tribunal Federal

(STF), a criação de um novo local para julgar processos que envolvam parlamentares com foro privilegiado. Na visão do ministro, o foro especial por prerrogativa de função “não serve bem” à democracia e seria salutar a criação de uma vara federal em Brasília para analisar o caso.

Editorial

Espaço do Leitor

Sucessão presidencial inesperadaAinda não é possível fazer uma previsão sobre os desdobramentos da morte de

Eduardo Campos na corrida presidencial. Os adversários diretos de Campos – Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) – interromperam suas respectivas campanhas. A perplexidade também tomou conta tanto de petistas e tucanos, que reconhecem que a morte do presidenciável socialista pode causar um reflexo imprevisível na eleição.

E apesar de Marina Silva ser apontada internamente como o nome natural para assumir a candidatura presidencial, o PSB vai respeitar o luto para só depois iniciar um debate interno sobre o assunto.

Em terceiro lugar nas pesquisas, Eduardo Campos e Marina Silva apostavam no discurso da nova política para quebrar a polarização da disputa presidencial entre PT e PSDB.

Mas a morte precoce de uma liderança política emergente já causa um sentimento de consternação coletiva no país. Por isso mesmo, ainda é cedo para saber como o principal ator político dessa campanha vai reagir: o eleitor.

Será preciso aguardar esse momento de luto para decantar um pouco mais o cenário político. E só então avaliar como o eleitorado vai se posicionar depois dessa tragédia. Mas uma coisa é certa: a morte inesperada de Eduardo Campos muda o rumo da sucessão presidencial.

Ponto & Contraponto

Escreva para a coluna pelo e-mail: [email protected] telo twiter: @cnoticiasonline

Durante os últimos dias, leitores manifestaram descontentamento sobre o atraso no recolhi-mento de lixos em alguns pontos da cidade. Embora greve dos funcionários da empresa responsável pelo serviço tenha se encerrado na sexta-feira (08), a situação ainda não voltou ao normal.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa que até nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a coleta de lixo estaria 100% normalizada no município. Nenhum bairro está com a coleta atrasada. A empresa prestadora de serviços foi notificada na sexta-feira passada, dia 8 de agosto, em virtude do não cumprimento do contrato.

Nesta seção, os problemas dos leitores são relatados e o CN cobra uma resposta das autoridades. Se você já reclamou nos órgãos competentes e não teve o problema resolvido, pode participar deste espaço. Conte qual é a questão e, se tiver, envie fotos para redaçã[email protected] ou pelo telefone 3032.3190.

Page 3: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - 3

Política

Ponto & Contraponto

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Eduardo Campos era político obstinado e um líder expoente

Candidato à presidência morreu aos 49 anos após queda de avião no litoral paulista

Campos governou o Estado de Pernambuco por sete anos

Prazo para solicitar voto em trânsito termina na próxima semana

Canoas - O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições gerais, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina no dia 21 de agosto. O voto em trânsito permite que ele vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.

Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá pro-curar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet.

Projeto cria o Dia das Artes Marciais

Canoas - O município terá o Dia das Artes Marciais, a ser come-morado anualmente no dia 27 de novembro. Projeto de lei que cria a data foi aprovado na sessão terça-feira (12). De autoria do vereador Juares Hoy (PDT), a proposta inclui a comemoração no calendário oficial do município.

Segundo o parlamentar, além dos aspectos físicos, estão com-provados os benefícios psicológicos do esporte. “Ele estimula a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconheci-mento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e, principalmente, o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio”, afirma Hoy. A escolha da data é uma homenagem a Bruce Lee, um dos maiores divulgadores da arte marcial no mundo, nascido em 27 de novembro de 1940.

Ecoclínica recebe homenagem

Canoas - Com 30 anos de atuação no mercado de diagnóstico por imagem, a Ecoclínica foi homenageada na Câmara na última se-mana. Autor do Grande Expediente, o vereador Betinho do Cartório (PTB) fez a entrega de placa alusiva à data ao médico Ildo Betineli, um dos fundadores e sócios da empresa.

Fundada em Canoas no ano de 1984, a Ecoclínica foi pioneira na área de diagnóstico por imagem. Doze anos depois a equipe criou a Tomoclínica, primeira clínica com o exame de tomografia computadorizada helicoidal do Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma invejável história de trabalho e dedicação no setor de saúde de Canoas”, salientou Betinho.

A empresa deu início a suas atividades nas dependências no Hospital Nossa Senhora das Graças – e com apenas um colaborador. Atualmente são 165 colaboradores, entre funcionários, médicos, residentes e tecnólogos. “É uma história construída com muita vontade de que desse certo, com muito envolvimento da equipe”, destacou Betineli.

Denúncia contra deputado Eliseu Padilha é rejeitada

Brasília - Em julgamento realizado pela Primeira Turma

do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana, foi negado seguimento ao Inquérito, no qual o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) era acusado de fazer parte de quadrilha destinada ao desvio de recursos públicos. A denúncia foi rejei-tada em razão de o inquérito ter sido conduzido em primeira instância, mesmo depois da inclusão de parlamentar federal entre os investigados, usurpando a competência do STF.

O relator do inquérito, ministro Marco Aurélio, ressaltou que o entendimento do STF é de que a competência do Tribunal para processar autoridades com prerrogativa de foro inclui a fase de inquérito. Uma vez identificada a participação dessas autoridades, os autos devem ser imediatamente remetidos à Corte. “É inadmissível que uma vez surgindo o envolvimento de detentor de prerrogativa de foro, se prossiga nas investigações”, afirma. Seu voto foi acompanhado por unanimidade.

O caso em julgamento resultou de operação da Polícia Federal para apurar o envolvimento de agentes públicos e em-presários no desvio de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar em Canoas. Eliseu Padilha tomou posse como deputado em fevereiro de 2007, mas a primeira instância determinou o envio dos autos ao STF apenas em junho de 2008. “Apesar de não constar formalmente como alvo, o deputado estava sendo, aparentemente, investigado”, afirmou o ministro Marco Aurélio.

Obituário -

Nascido em Recife (PE) em 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos era o

terceiro colocado na corrida presidencial, atrás de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Na última pesquisa feita pelo Ibope, o candidato do PSB tinha 9% das intenções de voto. Campos era neto e her-deiro político de um dos mais influentes líderes da esquerda nacional, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Casado há mais de 20 anos com a economista Renata Campos, o candidato deixa cinco filhos, com idades entre 21 anos e cinco meses. O mais novo, Miguel, que recebeu o nome em homenagem ao bisavô, nasceu em janeiro. Na época, Campos publicou uma mensagem em sua página oficial no Facebook em que diz que “Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado”.

Campos governou o Esta-do de Pernambuco por sete anos. Elegeu-se governador pela primeira vez em 2006, vencendo Mendonça Filho (PFL) no segundo turno, com 60% dos votos. Conquistou a reeleição quatro anos depois, com apoio do presidente Lula,

em primeiro turno, com 82% dos votos. Em 2013, tendo em vista as eleições deste ano, o pernambucano, que era um dos principais aliados do PT em nível nacional, anunciou a aliança com o movimento Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, para lançar cha-pa independente e concorrer ao Planalto.

O início da carreira política de Campos se deu na Facul-dade, seguindo os passos do avô e padrinho político: a militância política começou durante a faculdade de Eco-

nomia, quando presidiu o diretório acadêmico do seu curso na Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou no PSB em 1990, acompanhando Miguel Arraes, com quem tra-balhava. Elegeu-se deputado estadual neste mesmo ano.

Em 1994, foi eleito depu-tado federal pela primeira vez. Reelegeu-se em 1998 e 2002. Entre 1995 e 1998, esteve licenciado do mandato para trabalhar como secretário estadual de Governo e depois da Fazenda no governo de Miguel Arraes.

Uma das principais lideran-ças da base do governo Lula no Congresso, Campos foi chama-do para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia e ficou no cargo entre 2004 e 2006. Em 2005, foi eleito presidente nacional do PSB, cargo que ocupava até sua morte.

Aliados e adversário políti-cos viam em Campos, a marca da coragem política. A coragem de disputar a presidência da República. Perde-se uma refe-rência politica e para uma nova geração de líderes que começa-va a se consolidar para o Brasil.

Aprovado projeto que viabiliza instalação de unidade logística

Canoas - Os vereado-res aprovaram, projeto de lei do Executivo (PL 26/2014) que viabil iza a instalação em Canoas da unidade logística região S u l d a Re d e d e V a r e j o C o l o m b o . P a r a q u e o m u n i c í p i o p o s s a r e c e -ber o empreendimento h á n e c e s s i d a d e d e a l -teração do loteamento Parque Industrial Canoas e a permuta de imóveis.

De acordo com o PL 2 6 / 2 0 1 4 , o E x e c u t i v o fica autorizado a apro-var a alteração parcial

d o P a r q u e I n d u s t r i a l Canoas e a permutar os imóveis públicos atingi-dos pela alteração por área equivalente dentro d o l o t e a m e n t o , c o m b a s e n o a r t . 2 8 d a l e i federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, e no art. 17 da lei federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O investimento da Colombo para a ins-talação da unidade será de R$ 65 milhões, com a previsão de geração de 700 novos empregos na cidade.

Projeto prevê a criação de tabela com os prazos para a realização de exames pelo SUSCanoas - O vereador Paulo

Ritter (PT) é o autor de projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) que prevê a obrigatorieda-de de o poder municipal instituir uma tabela de prazos para a rea-lização e entrega de resultados de exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No espaço de Comunicação de Lideranças na sessão ordinária na Câmara, Ritter defendeu a proposta e pediu para que os demais vereadores subscrevessem o documento. “A ideia é dar maior transparência ao processo, a partir da criação de uma tabela de tempo. Hoje existe uma infraestrutura e um modelo

de gestão da saúde no município que permite dar a efetiva transpa-rência, eficiência e resolutividade a uma das pontas da demanda, que são os exames de pequena, média e alta complexidade cober-tos pelo SUS”, afirmou.

Em caso de aprovação na Câ-mara, a proposta modificará o art. 229 da LOM, que trata das ações de saúde realizadas pelo município, a partir da inclusão de dois incisos. Segundo o texto, a tabela deverá prever o tempo mínimo e o tempo máximo para a entrega e reali-zação dos exames. A Prefeitura teria um prazo de 18 meses para promover as adequações.

Page 4: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

4 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto de Vista

Uma pesquisa recente do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente mostra que empresas brasi-leiras pararam no tempo em relação à forma que atendem seus clientes. Sua empresa vive essa realidade? A maioria dos empresários e gestores vivem um momento de instabilidade frente a fidelidade de seus clien-tes. Muitos se dão conta disso, porém outros estão passando por esse momento e não estão conseguindo enxergar o real fator que leva sua empresa à não ser a empresa preterida pelos clientes, negando essa re-alidade. Atender ao cliente, hoje, passa de uma simples relação de compra e venda para um proces-so complexo de comunicação. Em um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendi-mento se tornou fundamental. Os clientes se tornaram mais exigentes e conscientes não só de seus direitos, como também dos “mimos” que deverão rece-ber para prestigiar uma empresa com sua preferência. Nesse con-texto, algumas expectativas dos clientes se tornaram elemen-tares e, em qualquer que seja o segmento de mercado, elas estão presentes. Vivemos um momento em que os clientes

esperam profissionais comprome-tidos a atender suas necessidades, com sugestões e propostas de me-lhorias em suas atividades e seus processos, disponibilidade para ouvi-los e acima de tudo querem uma garantia de acesso e de aten-dimento sempre que necessitarem de informações, produtos e/ou ser-viços. Quais são as competências esperadas desses atendentes? As competências necessárias para um profissional que trabalha no setor de atendimento de uma empresa são: conhecimento da empresa, produto ou serviço, conhecimento de mercado onde a ela atua, capa-cidade de negociação, empatia, relacionamento, respeito humano, paciência, educação e saber ouvir.

Essas competências podem ser desenvolvidas? Sim, podem sim. Porém é necessário que o processo de desenvolvimento se inicie na empresa. As empresas precisam contratar pessoas com perfil profissional adequado ao atendimento. A partir daí lapi-dar esse colaborador é a chave do sucesso das empresas. Um bom programa de treinamento junto à equipe de atendimento transforma a empresa em fonte de desejo do consumidor. Então, treinar esse funcionário resolve os problemas? Não, o treinamento é um dos números que abrirão o segredo do cofre do atendimento. Aliado ao programa de treina-

mento, precisamos traçar es-tratégias para conhecer nossos clientes e abrir multicanais de escuta de nossos clientes. Hoje as empresas caminham para um atendimento que escuta, responde e age de acordo com a necessidade do consumidor, e falo mais em um futuro bem próximo as empresas deverão agir junto com os clientes. Isso já é realidade nos canais de comunicação, como obser-vamos em vários programas nas nossas redes de televisão. Por exemplo, a remodelagem da Rede Globo traz a interati-vidade como carro-chefe de sua grade de programação como nas novelas, programas de auditórios, concursos de talentos entre outros. As redes sociais, sites, canais de ouvido-ria, serviços de SAC e central de relacionamento são pequenos exemplos de estratégias para conhecer e fidelizar os clientes. Criar canais de atendimento e escuta com nosso cliente nos aproxima de sua realidade, necessidades e desejos e assim sendo assim sendo faz com que a empresa possa atendê-los de forma eficiente, rápida e com excelência.

Artigos para esta coluna com no máximo 3000 caracteres.As opiniões publicadas nesta seção por seus autores não expressam necessariamente a opinião deste jornal

E-mail: [email protected]

O desafio de atender bem

Fábio botteon

Consultor de Gestão em Pessoas

Desalojados da utopiaÉ antigo o apoio aos

desalojados por causa de desastres naturais, raro o apoio aos desalojados pelos modelos econômicos e sociais. Ninguém com sentimento humanista dei-xa de reconhecer o papel positivo da transferência de renda para abrigar famílias pobres, que ficaram desalo-jadas ou excluídas dos be-nefícios do progresso. Sem essa ajuda, elas estariam na mesma situação das vítimas das tragédias naturais. Mas falta humanismo naqueles que veem os abrigos como a solução para as dificuldades que as vítimas de tragédias atravessam ou naqueles que comemoram o aumento no número dos que vivem em abrigos, fugindo dos horro-res da pobreza.

Essa visão predomina entre os que defendem as transferências de renda como solução para o pro-blema da pobreza, sem a percepção de que os neces-sitados da Bolsa Família são desalojados e desabrigados pelo modelo econômico, que a transferência de renda busca mitigar sem elimi-nar a exclusão. Por isso, chamam de beneficiados,

e não de necessitados, os desabrigados.

Na sua forma atual, sem escola de qualidade, o progra-ma Bolsa Família está sendo um abrigo para proteger ne-cessitados. Comemorar o au-mento no número de pessoas que dela necessitam é igual a ver como solução definitiva o abrigo provisório para desa-brigados por catástrofes.

A necessidade da Bolsa Família decorre da interdição histórica de um pedaço de ter-ra para as famílias rurais, que foram desalojadas pelo mo-delo voltado para o mercado externo; ou devido à constan-te migração de pobres para as cidades em busca de emprego que não existe ou de baixos salários que não atendem às necessidades básicas. Deve-se também ao desvio de recur-sos para criar infraestrutura econômica e pagar juros da dívida que ela exigiu, no lugar de investimentos em serviços públicos, sobretudo, educação de qualidade para todos.

Até recentemente, essas falhas do modelo econômico eram percebidas por aqueles que lutavam por um mundo sem desalojados sociais. O fracasso dos regimes socia-listas desfez as propostas e as bandeiras de luta por uma

economia comprometida com o social. No Brasil, a convergência desse fracasso com a ascensão da esquerda ao poder acomodou de tal forma os políticos que to-dos passaram a justificar as medidas mitigadoras como se fossem o limite possível da utopia. A Bolsa Família passou a ser vista como solução, e não abrigo pro-visório. E seus beneficiados vistos como integrados ao modelo e não mais como desabrigados por ele.

A aceitação do modelo, que desaloja os excluídos, desalojou as esquerdas, tirou-lhes o vigor transfor-mador, acomodou-as na aceitação dos abrigos como se fossem o céu social.

Até aqui nenhum can-didato a presidente dis-se: “Enquanto uma família precisar, receberá a Bolsa Família, mas não descan-sarei enquanto o modelo social continuar provocando desalojado que precisa de abrigo provisório”.

Cristovam buarque

senador (Pdt-dF)

Empreendedorismo no setor públicoAs manifestações de rua no

Brasil, cada vez mais frequen-tes, mostram uma nova reali-dade em termos de cidadania, revelando que uma agenda de mudanças está aberta e tem como objetivo principal mudar as práticas políticas governa-mentais que até o momento tem se revelado ineficientes e ineficazes no atendimento das demandas da sociedade.

O apoio da população às manifestações em violência, revelam um indiscutível e irre-freável desejo de mudanças. Enquanto as administrações se mostram acuadas, multidões inovam e criativamente agem dizendo-se presentes para re-ocupar o espaço público.

A desconfiança pública no governo está alta. As pessoas sentem que o governo deve tornar-se mais responsável pela melhoria de sua qualida-de de vida. E não adianta ficar recorrendo sempre ao velho argumento da falta de verba, pois a percepção pública é de que mais dinheiro, significa mais corrupção, e afinal já se paga muito imposto. O pro-blema mais concreto no atual momento é que os governos devem descobrir como “fazer mais com menos”, e para isso precisam ter criatividade, ini-ciativa e muita ousadia.

Como a mudança tornou-se uma realidade, torná-la rápida será cada vez mais um lugar comum no imaginário popular. Uma saída para essa situação é in-corporar o espírito empreendedor no serviço público, características valorizadas no setor privado e que envolve criatividade. Isto implica inovações daquelas que combi-nam recursos públicos e privados na busca de objetivos sociais.

Empreendedorismo público pode ser visto como uma força criativa destrutiva, no centro de uma agenda de transformações que envolve quebrar velhas men-talidades, criando visões de longo prazo e derrubando velhos pensa-mentos, processos, programas, ou até mesmo as organizações, a fim de instituir algo, que se espera seja, mais eficaz em seu lugar. Nesse cenário, o empreendedo-rismo público apresenta três ca-racterísticas genéricas principais: estar alerta às oportunidades; ter habilidade de tomar decisões em momentos de incerteza; e inovar de forma ousada e criativa.

Além disso, o empreende-dorismo no setor público oferece a oportunidade de reexaminar o papel do governo no que diz respeito à sua responsabilidade de garantir o acesso aos serviços. Pode ser o fornecedor do serviço, coordenador do mesmo, supervi-sor ou simplesmente criador das

normas para ser gerido. Empreendedores públicos

devem estar particularmente preocupados com o aumento da capacidade do governo para responder às questões de qualidade de vida. As aborda-gens inovadoras, recorrendo ao espírito empreendedor, podem envolver medidas como incor-porar os idosos em atividades produtivas, canalizar a energia e vitalidade da juventude para a realização do bem público, encontrar formas criativas de utilização dos espaços privados desocupados, reordenar o uso e ocupação do solo, descentra-lizar e profissionalizar o aten-dimento na saúde, redefinir a ideia de segurança pública, utilizar os (incríveis) espaços ociosos das universidades e escolas privadas para aumentar a qualificação da mão de obra, ampliar a transparência no uso de verbas públicas etc.

Esse é um papel que cabe ao empreendedorismo públi-co o de iniciador, facilitador e acelerador de um processo de transformação por meio do compartilhamento prático do exercício de governar.

reinaldo dias

mestre em CiênCia PolítiCa

Mais Liberdade, Menos políticaA maioria das pessoas apren-

de desde cedo a viver sob valores como o respeito à liberdade, à paz e à propriedade alheia. São educadas desde a primeira infân-cia a seguirem os pilares da ética liberal. Desde a mais tenra idade aprendemos que “é feio” bater em nossos coleguinhas, pegar aquilo que não nos pertence, a dizer “por favor”, “me desculpe”, etc. E a maioria das pessoas leva para a vida adulta tais padrões de conduta. Não deixamos de roubar ou matar só porque é proibido e temos medo da prisão, mas por-que está claro que é errado fazer isso. A “regra de ouro”, que diz que não devemos fazer aos outros, aquilo que não desejamos a nós mesmos é algo tão presente em nossas vidas e em nossas relações interpessoais que às vezes nem percebemos.

Uma pessoa pode não saber o que quer em todas as circunstân-cias de sua vida, mas não aceitaria que um completo estranho viesse e arbitrariamente começasse a de-cidir em seu lugar que roupa usar, que cerveja beber, que tipo de esta-belecimento comercial frequentar ou com quem se relacionar. Em geral aceitamos que nossos pais influenciem tais escolhas até certa idade, mas mesmo nestes casos, aceitamos essa perda de autono-mia muito a contragosto.

Na esfera política, a mesma lógica não se aplica. Cidadãos zelosos das suas liberdades e

preferências individuais agem como dóceis ovelhinhas, abdicando da liberdade em favor do paternalismo estatal, cada vez mais sufocante e claustrofóbico. Poucos se dão conta da incoerência entre a aspiração por liberdade, comum aos indivíduos, e a disposição em dar mais poder a uma entidade abstrata chamada “Estado”, composta por um grupo de pessoas que não nos conhecem, não sabem das nossas preferências e sequer se importam com a nossa existência.

Não se trata de demonizar po-líticos e agentes públicos. É preciso compreender que eles são apenas seres humanos, limitados e dota-dos de informações imperfeitas, buscando maximizar seus ganhos de acordo com os incentivos que lhes são dados. Como todos nós. A diferença é que, na busca por seu benefício próprio no mercado, as pessoas são levadas “como que por uma mão invisível” a buscarem o bem comum (atendimento das necessidades dos consumidores); enquanto na política as regras são outras, já que o benefício próprio (eleição ou reeleição) não passa pelo bem comum, mas sim pela capaci-dade em tirar de alguns (maioria da população) para distribuir a outros (pequenos grupos de pressão bem articulados).

A despeito da necessidade (amplamente discutível) da provisão de certos bens públicos pelo Estado, no Brasil a abrangência do governo sobre a sociedade extrapolou o limi-te do razoável. E devido ao conjunto

de incentivos no sistema político, nossas escolhas eleitorais acabam sendo reduzidas a aventureiros carismáticos, imbecis (suposta-mente) bem-intencionados e notórios pilantras.

Como mudar esse cenário? Não consigo vislumbrar outra ma-neira além da mudança de atitude para com o Estado. Avanços gra-duais em direção a incrementos de liberdade são bem vindos. Mas, como ensinou Frédéric Bastiat, enquanto a maior parte da popu-lação continuar vendo o Estado como um meio de viver à custa dos demais (ignorando que é ele próprio quem vive à custa de todo mundo) teremos poucas chances de uma mudança substancial.

Essa mudança passa por uma compreensão mais clara da lógica do mercado e da política. Quem quer que nutra esperanças sobre a possibilidade do surgimento de uma figura messiânica dotada da capacidade de mudar “tudo isso que está aí”, se frustrará. É fundamental que tenhamos pes-soas capazes, empreendedoras e corajosas para enfrentarem a luta política. Mas antes disso é funda-mental que se modifique o clima de ideias predominante em nossa sociedade. Afinal, “somente ideias podem suplantar ideias” (Ludwig von Mises).

Fábio ostermann

Cientista PolítiCo

Page 5: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - 5

Geral

Canoas registra quatro das sete mortes por gripe A em 2014 no RS

Número de casos e óbitos caiu, mas redução da variante H3N2 é mais lenta

Mais de cem mil pessoas foram vacinadas em Canoas neste ano

Foto

s: D

ivig

ulçã

o/C

N

Canoas -

Um levantamento atuali-zado na última semana, pela Secretaria Estadual

da Saúde revela que, das sete pessoas que morreram vítimas de complicações decorrentes da gripe, em 2014, no Rio Gran-de do Sul, quatro viviam em Canoas. Pelo menos seis delas não haviam se vacinado e todas tinham algum tipo de comorbi-dade, como diabetes, obesidade ou pneumopatia. A Pasta segue apurando se a idosa de 71 anos, que era cardiopata e morreu em 30 de junho, em Canoas, recor-reu à imunização.

A queda número de mortes em relação a 2013, porém, é de 90% em relação às 66 mortes notificadas em 2013 pela SES até a primeira semana de agosto. Foram quatro mortes provoca-das pelo vírus H1N1, em Canoas (2), Porto Alegre e Uruguaiana, e três resultantes do vírus H3N2 – duas em Canoas e uma em Santa Cruz do Sul. Das sete víti-mas, duas eram idosas, uma era criança, uma era adolescente e três morreram na faixa entre 57 e 62 anos.

O número de casos de Sín-drome Respiratória Aguda Gra-ve também caíram: foram 86, até agora, contra 480, nas pri-meiras 32 semanas do passado. Porém, a redução no número de notificações da variante H3N2 é mais lenta. Enquanto em 2013

havia 128 casos registrados até o início de agosto, em 2014, foram 64. A queda é bem inferior se comparada à dos casos de gripe A provocados pelo vírus H1N1: 15 casos, até agora, contra 312, em 2013. Já a Influenza B, que teve 40 notificações no ano passado, registra só 7 em 2014.

De acordo com a Unidade de Coordenação Epidemiológica e Informações, da Secretaria Municipal de Saúde, em 2014,

foram aplicadas 107.964 doses de vacina contra a influenza. Mesmo com o término da campanha, todas as unidades ainda dispõem da vacina.

Três dos quatro óbitos correspondem a Influenza A H1N1(pdm09), sendo que apenas um era vacinado. Todos apresen-tavam comorbidades. O outro óbito corresponde a Influenza A Sazonal (H3), paciente com comorbidades e não vacinada.

Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave são de notificação compulsória e, con-sequentemente, monitorados pela Vigilância Epidemiológica. As medidas tomadas para o enfrentamento incluem a notifi-cação dos casos, a vacinação da população, a disponibilização do antiviral Oseltamivir (Tamiflu) e a capacitação da rede de atendi-mento antes do início do período sazonal da doença.

Sobrevoo termina sem pistas sobre suposta explosão

Canoas - A Polícia Civil re-alizou ontem um sobrevoo de helicóptero em Esteio, mas não identificou as causas do barulho semelhante a uma explosão registrado na madrugada de sexta-feira passada na cidade. De acordo com o delegado Le-onel Baldasso, nenhum indício foi encontrado, aumentando o mistério sobre a origem do estrondo.

A ideia era identificar ves-tígios de fogo ou detonação de explosivos. Como nada foi encontrado, a polícia agora manda ofícios a grande em-presas da região, metalúrgicas,

por exemplo, solicitando que informem se ocorreu algum acidente.

Conforme Baldasso, há relatos de que barulho seme-lhante tenha ocorrido há duas semanas. O caso, no entanto, não chegou oficialmente à Polícia. A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que fica na região, já informou que não houve qualquer explosão na empresa. O barulho também não foi causado por um avião, já que não havia nenhuma aeronave em voo no momento do estrondo, conforme o 5º Comando Aéreo Regional.

Semana Farroupilha: inscrições para comércio

Canoas - A Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimento Econô-mico (SMDE) abriu inscrições, para interessados em comercializar produtos e serviços relacionados à 22ª Semana Farroupilha de Ca-noas. O evento realiza-se de 10 a 21 de setembro, no Parque Espor-tivo Eduardo Gomes, localizado à Avenida Guilherme Schell, 3.600, Centro. A escolha dos candidatos aos espaços de comercialização será na forma de sorteio.

Entre os produtos que podem ser comercializado no evento es-tão bebidas, artesanato regional, indumentárias e acessórios rela-cionados à cultura tradicionalista e livros sobre cultura gaúcha. Tam-bém podem ser comercializados alimentos e prestado serviço de guarda-volumes. A escolha dos candidatos aos espaços de comer-cialização será na forma de sorteio.

As inscrições estendem-se até 22 de agosto, com exceção para livreiros que podem se inscrever até o dia 15 de agosto. Interessados devem dirigir-se à SMDE, na Rua Doutor Barcelos, 969, no Bairro Centro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. A Comunicação Pública está disponível no site da Prefeitura: www.canoas.rs.gov.br, na sessão Diário Oficial de hoje, páginas 1 a 24.

O sorteio dos espaços acon-tecerá no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Ipiran-ga, 10, Centro, em datas e horários diferenciados. Para distribuidor de bebidas será no dia 27 de agosto, às 14h; artesanato e o serviço de guarda-volumes também no dia 27, mas às 15h; os espaços para ali-mentação, no dia 28 de agosto, às 14h, e as bancas de livreiros às 15h.Outras informações são obtidas na SMDE, pelo número 3465 3933.

Canoas se classifica para fase final da Copa RS de futebol feminino

Canoas - equipe de futebol Canoas/Duda goleou no último final de semana, em partida válida pela Copa RS de Futebol Feminino de Várzea, o time RS na Paz, de Porto Alegre, pelo placar de 11 a 0. O time Canoas/Duda recebe apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Os gols da partida foram marcados por Dani Sorriso, que balan-çou a rede adversária seis vezes, Lidiane, que marcou dois gols, e Ju, Ketlen e Jisele, que marcaram um gol cada. O jogo foi disputado no Centro Olímpico Municipal (COM), em Canoas.

Com o resultado, a equipe se classificou para as oitavas de final da competição e joga no próximo domingo (17), às 15h, também no COM, contra a equipe de Brochier. O Canoas/Duda jogou com Karine, Mitsa, Carol, Ketlen e Ju; Dani Zanolla, Jisele, Seca e Lidi, Renata e Dani Sorriso.

SME promove 1ª Jornada Pedagógica na Ulbra

Canoas - A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove a 1ª Jornada Pedagógica nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Será na Ulbra, prédio 1, auditório 220. O tema do evento é “Os desafios de construir uma escola para o século 21’’.

Conforme a diretora pedagógica da SME, Angelita Michelon, a Jornada é composta por dois outros eventos: o 2º Congresso de Práticas Inovadoras e pelo seminário A Escola faz a Diferença. O público alvo são docentes das redes municipal, estadual e particular. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura: www.canoas.rs.gov.br

Entre os assuntos que serão debatidos na Jornada Pedagógica estão: Interdisciplinaridade; pedagogia e transformação; diversi-dade; inclusão; educação infantil; autismo; superdotação; práticas pedagógicas e educativas; adaptações curriculares; braille; atividade assistida por animais; Língua Brasileira de Sinais e a escola bilíngüe.

Bibliotecas locais recebem livrosCanoas - A Secretaria Municipal de Cultura repassou nesta terça-

feira (12), 4.179 livros, de diversos gêneros, a bibliotecas, Pontos de Leitura e Pontos de Cultura. Os livros haviam sido doados à SMC pela editora WS. O evento ocorreu na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, com a participação de escritores, usuários e leitores.

Entre os livros doados estão “Bairro Harmonia: um mosaico gigante em Canoas”, que havia dido lançado na 30ª Feira do Livro de Canoas, em junho. O evento contou com a participação da escritora Ancila Dani Martins, da Casa do Poeta, da Associação Canoense de Escritores e patrona da Feira deste ano. Para ela, “o livro não está morto, nem vai morrer”. Ancila afirma que Canoas está em foco “e se ganha livros, é porque tem muitos leitores”.

A secretária adjunta de Cultura, Isabel Poggetti, falou da importância da ação de doar os livros. “Beneficiamos todas as entidades que são nossas parceiras. Queremos reforçar o acervo dessas pessoas, porque elas ajudam a aproximar a comunidade dos livros”, declarou.

Definido projeto de saneamento ambiental para

os próximos 20 anosCanoas - A 1ª Conferência Municipal de Saneamento Ambiental,

foi encerrada no final de semana passado, com a rodada de discus-sões temáticas e votação das diretrizes do Plano Municipal de Sa-neamento Ambiental (Plamsab). O encontro tirou definições sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e manejo de resíduos sólidos em Canoas para os próximos 20 anos.

Durante a conferência, foram debatidos os assuntos e as propos-tas abordados nas pré-conferências. Em relação ao abastecimento de água, foram discutidas medidas de como o serviço pode ser aperfeiçoado; sobre o esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos. Neste ponto, a grande preocupação foi sobre a concepção de tratamento de esgotos, bem como a necessidade urgente de se avançar nos índices de tratamento a serem alcançados.

Sobre os resíduos sólidos, o debate girou em torno das melhorias no sistema de conteinerização e metas de reciclagem, de maiores investimentos e apoio para reciclagem, englobando resíduos da construção civil.

Já sobre o sistema de drenagem, foram debatidos projetos de proteção contra as cheias, elaboração e implementação do plano de manutenção das redes de micro drenagem e equipamentos de drenagem, implantação de bacias de amortecimento das cheias, elaboração do Plano Diretor Ambiental de Drenagem Urbana, que deve contemplar a regulamentação de novos empreendimentos, plano de controle estrutural e não estrutural para os impactos exis-tentes nas bacias urbanas da cidade, manual de drenagem urbana e criação de campanhas de conscientização.

Curso gratuito de restauração de madeira

Canoas - A Secretaria da Cultura de Canoas realizará entre os dias 25 de agosto e 09 de dezembro o Curso gratuito de Capacitação: Tratamento e restauração de madeira, direcio-nado para estudantes entre 17 e 21 anos, dos Territórios da Paz Guajuviras e Matias Velho. As aulas teóricas serão ministradas no auditório da Secretaria da Cultura de Canoas e as práticas na oficina de marcenaria da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

O projeto está sento rea-lizado com recursos do Fun-do de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC), Lei nº 13.490/10. A administração está sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Canoas e a proponente do projeto Cult Assessoria e Projetos Culturais. A Funda-ção Pão dos Pobres apoia a iniciativa.

As vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone (51) 3273 4690.

Page 6: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

6 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Geral

Canoas tem déficit de 11 mil vagas na educação infantil, aponta TCE-RS

Depois de fraude, TCE vai apurar como município está gerindo a educação infantil

Em todo estado, segundo TCE, faltam 213 mil vagas que precisariam ser criadas de maneira urgente

Foto

s: D

ivig

ulçã

o/C

N

Canoas -

O município de Canoas tem um déficit de 11 mil va-gas na educação infantil,

segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Uma operação da Polícia Civil deflagrada na última terça-feira (12) desarticulou uma quadrilha que desviava verba pública des-tinada ao pagamento de creches para crianças carentes.

Segundo as investigações da polícia, a fraude funcionava da seguinte forma: os suspeitos contatavam famílias na periferia da cidade, que tinham filhos fora da escola, e recorriam à Justiça para conseguir as vagas em creches. O juiz concedia liminar e mandava matricular a criança em uma instituição indicada pelo grupo. Mas as vagas não eram preenchidas.

Para garantir o pagamen-to da mensalidade, a Justiça bloqueava o valor na conta da prefeitura. A quadrilha sacava o dinheiro com uma procuração em nome da escola. Pelo menos 40 famílias foram lesadas, con-forme a investigação. Quatro pessoas foram presas: um su-plente de vereador, um advoga-do e duas donas de uma creche nas cidades. Os envolvidos já foram ouvidos pela polícia.

O diretor de controle e fis-calização do TCE, Leo Arno Richter, aponta que o crime evi-dencia as carências na educação infantil no Rio Grande do Sul. Em todo estado, segundo ele, faltam 213 mil vagas que preci-sariam ser criadas de maneira urgente. “O déficit no estado, nesse ritmo, levaria 10 anos para ser suprido. São números preocupantes. O Tribunal vem demonstrando que há carência de atendimento de necessida-

des de matrículas na educação infantil, creche e pré-escola. São necessárias medidas urgentes para o atendimento dessas ca-rências”, aponta Richter.

Por conta da fraude des-coberta, o diretor de controle e fiscalização do TCE afirma que o tribunal deverá apurar como o município está gerindo a educação infantil. “Deve apurar responsabilidades do ponto de vista administrativo e de gestão da educação infantil no municí-pio. Esses dados precisam ser conferidos, para ver quantas dessas crianças que estariam em sala de aula (mas não estavam) foram informadas ao governo federal como efetivamente sendo ensinadas em escolas. Porque, destas informações, chega o recurso federal para o município”, completa.

Município contesta número e fala em déficit de 2 mil vagas

O município, no entanto, não reconhece os dados do TCE. A controladora-geral de Canoas, Tatiana Carpter, sustena que o TCE não leva em conta o pro-cesso público que é feito para a entrada dos jovens na escola. Atualmente, a cidade tem 4.937 crianças atendidas pela prefei-tura em instituições públicas e privadas. O déficit, segundo ela, é de 2.109 vagas.

“A inscrição é feita com docu-mentos que analisamos para ver se o candidato está nos critérios para receber o atendimento, de uma família cuja renda mensal per capita seja de um quarto de salário mínimo. A partir disso, é feito um sorteio para ordem de classificação. Nós não computa-

mos toda a população de Canoas, não trabalhamos com esse dado. Se manifestam as pessoas que têm interesse”, ponderou.

Do número total de crianças atendidas, de janeiro de 2013 até agora, cerca de 2.034 foram determinadas por liminares da Justiça, assim como ocorreu com os casos da fraude. “Quan-do o Judiciário faz isso, ele não leva em conta o nosso processo público e a licitação, porque não confere se realmente a escola tem convênio com a prefeitura”, completa Carpter.

A prefeitura também afirma que duas escolas infantis foram inauguradas esse ano e que, até 2015, irá criar mais 1,5 mil vagas na área.

40% das vagas no ensino infantil foram criadas a

partir de decisões judiciaisA Prefeitura de Canoas

informou, que de janeiro do ano passado até hoje, 2.034 vagas em creches foram criadas no município a partir de decisões judiciais. O número representa 40% das 4.937 existentes, ou duas em cada cinco. De acordo com a Prefeitura, de setembro do ano passado até agora, o município de Canoas recebeu determinações judiciais para compra de 877 vagas na Edu-cação Infantil.

A controladora-geral do município, Tatiana Carpter, criticou o sistema. Para ela, a pressão pode ter contribuído para a fraude identificada pela Polícia Civil. Para ela, a judicia-lização das vagas na Educação Infantil abre uma discussão. “Nós recebemos ordem judicial, cumprimos e o pagamento feito por indenização, inclusive, rom-pendo com todo o nosso pro-cesso público. Tanto de seleção das crianças, porque nós temos um critério de insuficiência de re-cursos como a lei que é de 2009. Além disso, rompendo com a questão da licitação. Nós temos licitação para as vagas. Então, os dois processos públicos, quando a pessoa ingressa no judiciário, ela acaba rompendo com esse sistema criado por nós para ga-rantir que os menos desvalidos realmente tenham acesso a essas vagas”, critica.

A controladora explicou que o município mantém uma série de critérios para escolher uma creche. Diferentemente

disso, a justiça acolhe as su-gestões de estabelecimentos indicadas pelos advogados com processos na justiça. Ela garante que o poder público, mais de uma vez, explicou ao judiciário a necessidade de fazer uma análise antes de escolher um estabelecimento de ensino. “Temos um sistema que funciona, não é necessário que a Justiça intervenha. Claro que os advogados têm direito a isso, mas não da forma que vem sendo feito”, argumenta.

Conforme a controladora-geral, esclarece que, por or-dem judicial, algumas crianças obtiveram o direito a uma vaga especificamente na creche investigada. A prefeitura teria indenizado a instituição por es-sas vagas, cumprindo a ordem judicial, por meio de bloqueio nos cofres públicos. Ainda se-gundo Tatiana, Canoas tem um processo público de preenchi-mento de vagas, pelo qual os interessados se inscrevem e, se comprovada a falta de recursos financeiros para o pagamento de escola infantil (com os mes-mos requisitos do Prouni), eles entram para uma lista e partici-pam de um sorteio. “A Justiça faz isso sem checar se a criança está na lista do município ou não, sem ver que posição ela está e, o pior, sem saber se o município tem convênio com aquela escola. A gente recebe a decisão e é obrigado a repassar a verba, aí abre brecha pra acontecer uma fraude dessas”, conclui.

Fraude renderia até R$ 20 mil por mês

A quantia total que a fraude atingiu ainda está sendo inves-tigada pela polícia. Porém, com os dados divulgados, pode-se estimar que o grupo tenha em-bolsado até R$ 20 mil por mês — já que a Justiça autorizava o repasse de R$ 500 por mês para pagamento da creche de cada criança, e, até o momento, já foram comprovadas 40 famílias lesadas. A polícia ainda apurou que a creche comandada pelo

grupo possuía más condições.As investigações duraram

cerca de oito meses. As diligên-cias começaram após suspeita da Justiça de Canoas, que des-confiou do grande número de ações concedidas em benefício à mesma creche na cidade. Entre os crimes pelos quais os frauda-dores devem ser enquadrados, está formação de quadrilha e estelionato contra a administra-ção pública.

“Por enquanto, temos a Prefeitura como vítima”, afirma delegado

O envolvimento de fun-cionários públicos também é apurado, mas, até o momen-to, para a polícia, a prefeitura permanece como vítima. “Por enquanto, temos a Prefeitura como vítima. É que ela apenas liberava o dinheiro após de-terminação judicial. Mas não descartamos a participação de servidor público”, destaca o delegado, Daniel Mendelski.

Segundo a controladora-geral do município, Tatiana Carpter, o Executivo não teria ligação com o esquema, mas vai investigar internamente porque é “de praxe” e para “comprovar que não tem en-volvimento”. “Temos certeza de que ninguém da prefeitura está envolvido, tanto é que a polícia veio até nós e nin-guém barrou nada, até pelo contrário, abrimos todos os arquivos”, defende Tatiana.

Tatiana, esclarece, no en-tanto, que essa escola creche Innovare, suspeita de envolvi-

mento no esquema de vagas, não tem convênio com o mu-nicípio. Segundo Tatiana, são

4.937 alunos da Educação In-fantil em instituições próprias do município e conveniadas.

Page 7: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - 7

Geral

Audiência Pública debate atendimento no INSS de Canoas

Reunião foi promovida pelo Ministério Público Federal

A reunião foi presidida pelo Procurador, Pedro Antônio Roso, e contou com a participação, além do gerente-executivo do INSS

Foto

s: D

ivig

ulçã

o/C

N

Canoas -

A pedido do Ministério Público Federal, a Gerên-cia-Executiva do Instituto

Nacional do Seguro Social em Canoas realizou em seu auditó-rio, na última semana, audiên-cia pública entre sindicalistas, representantes do Ministério do Trabalho, Central Única dos Trabalhadores (CUT), estabele-cimentos bancários, trabalha-dores e demais membros da comunidade da região.

A pauta de discussão teve como temas, entre outros as-suntos, as possibilidades do beneficiário da aposentadoria especial continuar a trabalhar ou não na mesma atividade; dos beneficiários da aposentadoria por invalidez previdenciária, aposentadoria por invalidez acidentária ou do benefício assistencial de amparo ao ido-so e ao deficiente exercerem atividade remunerada e a Ação Civil Pública (ACP), que trata da concessão do auxílio-doença em até 45 dias.

A reunião foi presidida pelo Procurador do Ministério Públi-co, Pedro Antônio Roso, e con-tou com a participação, além do gerente-executivo do INSS em Canoas Alberto Alegre e parte de sua equipe de gestores, de autoridades da Defensoria Pública da União, do chefe da Procuradoria Regional Porto Alegre, Eduardo de Moura Menuzzi, e do coordenador-geral de Administração das Procuradorias do INSS, Rodrigo Guimarães Jardim.

Um dos aspectos mais de-batidos na reunião, foi o tema referente a uma representação

feita junto ao Ministério Público por parente de um beneficiário com deficiência, recebedor de uma de pensão por morte e que exerce trabalho remunerado desde 2010. De acordo com a Lei n° 12.470, que data de 31 de agosto de 2011, o benefici-ário continua recebendo 70% do valor da pensão e, caso ele deixe de trabalhar, a pensão retorna ao valor integral. O debate ocorreu em torno dos descontos de 30% que foram feitos de forma cumulativa. Se-gundo o coordenador-geral de Administração das Procurado-rias, Rodrigo Guimarães Jardim, “o INSS fica restrito aos termos da Lei. A Procuradoria tem

que orientar para atender aos interesses sociais, mas tem que dar ao gestor o respaldo jurídico para que não seja ultrapassado os limites da lei, e este não venha a ser responsabilizado, caso ultrapasse, pelos órgãos de Controle”.

O gerente, Alberto Alegre, propôs junto ao Programa de Educação Previdenciária uma capacitação para os dirigentes das Associações de Pais e Ami-gos dos Excepcionais (APAEs), no que se refere às informações sobre legislação, benefícios pre-videnciários e como eles devem atuar na relação beneficiário e INSS.

Quanto aos questionamen-

tos da Defensora Pública da União, Fernanda Hahn, em torno do possível descumpri-mento da decisão da Ação Civil Pública movida pela Defensoria, Alberto Alegre informou que, atualmente, o estoque está em 2600 perícias e que “há muito tempo estamos abaixo dos 40 dias. Estamos cumprindo o prazo que determina a ACP, mas também não poderíamos deixar de lembrar que esta Gerência, no campo da Saúde do Trabalha-dor, atua em Reabilitação Pro-fissional, perícias hospitalares, visitas às empresas e todas as perícias médicas de aeronautas é demandada a esta Gerência”, enfatizou.

CLJ de Canoas reúne 400 jovens

Canoas - Na tarde do último sábado, 9, o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) do Vicariato de Canoas, reuniu todos os seus grupos, no Santuário São Cristóvão, para uma tarde de Louvor. O evento, que contou com a participação de mais de 400 jovens teve momentos de animação, reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Os ritos de confraternização foram conduzidos pelo Ministério Ágape, de Esteio. A tarde de Louvor encerrou com a celebração de uma missa, presidida pelo diretor espiritual do CLJ no Vicariato, Pe. Francisco Grasselli. Segundo a coordenação do movimento um dos objetivos do encontro, além de proporcionar uma integração dos grupos de CLJ e fortalecer a fé dos jovens, foi celebrar em ação de graças aos 40 anos do CLJ, completados no mês passado.

Acadêmicos de Niterói lança enredo em setembro

Canoas - Com nova direção, a Acadêmicos de Niterói, integrante do Grupo de Acesso do Carnaval de Porto Alegre, vai projetando seu Carnaval. A escola de Canoas programa para o dia 7 de setembro uma feijoada que marcará o lançamento de seu tema enredo. O evento será no Boteco da Tia Beri (Rua Venâncio Aires, 2405) a partir das 11h. À tarde, a festa segue com roda de samba e apresentação do grupo de destaques da Acadêmicos de Niterói, o valor será de R$ 15.

“Toda a comunidade está sendo convidada para darmos este pon-tapé inicial para os trabalhos da nossa escola”, diz o novo presidente Diego Lopes. Veja abaixo a nova direção da entidade:

Presidente: Diego Lopes MoreiraVice-presidente: Aldir Souza1ª secretária: Sandra Pires2ª secretária: Gloria Courino1º tesoureiro: José Juarez Lopes2º tesoureiro: José LuisDiretora de Carnaval: Luciara Bento

Seduc prevê para setembro último chamamento para

concursados do magistérioPorto Alegre - A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) prevê para

o fim de setembro o último chamamento, em 2014, de concursados do magistério gaúcho. Dos 13 mil aprovados na seleção, em maio do ano passado, 4.730 (36,3%) terão sido chamados até esta quarta-feira. O sétimo mutirão do ano ocorreu para empossar 960 professores. Em até cinco dias, eles devem chegar à sala de aula. A expectativa é de que o total de nomeados passe de cinco mil, mas não é certo que haja mais um cha-mamento até maio do ano que vem, quando o concurso perde validade.

Dos 960 em fase de nomeação, metade vai substituir docentes hoje cumprindo contrato temporário. Desses, 26% devem substituir a si mesmos e 24% a professores que terão o contrato emergencial rescindido. Outros 40% devem repor docentes que se aposentaram ou foram exonerados. Os 10% restantes entrarão no lugar de quem desistiu da vaga ou quem já tinha condições de estar trabalhando e pediu para assumir mais tarde.

A intenção inicial, que não se confirmou, era de chamamento de cinco mil ainda no primeiro semestre para sanar o problema de falta de professores. Com mais esse mutirão, Porto Alegre ganha mais 121 educadores para repor carências de pessoal. Na segunda-feira retrasada, mais de um milhão de alunos voltaram às aulas em 2.570 escolas da rede pública estadual.

A EEEF Canoas desfrutou com a comunidade o Dia dos Pais

As crianças vivem hoje modelos diferentes de família. No entanto, ninguém refuta a importância da presença do pai, aquele que acolhe, ensina e aprende, descobre, viaja na fantasia de herói. Comemorar esta data é valorizar o maior tesouro que a vida proporciona: o amor.

A EEEF Canoas desfrutou com a comunidade escolar deste momento precioso, a presença dos pais na escola! Após a apre-sentação dos filhos, o almoço especial: sopão de aprendizagens.

Abertas novas turmas para Curso de Trabalhador Doméstico

Canoas - As aulas do Módu-lo Avançado do Curso de Traba-lhador Doméstico da Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos de Canoas (Qua-lilar), para quem participou do Módulo 1, iniciam-se às 18h30 desta segunda-feira (18). Ainda com vagas abertas, as aulas estendem-se até as sextas-feiras, sempre às 21h30. Uma nova turma iniciou o Múdulo 1 nesta terça-feira. O curso, que é gratuito, envolve aulas práticas e teóricas abordando temas como legislação, educação, segurança e saúde, totalizando 200 horas/aula. Os participan-tes recebem material didático, passagem, lanche e certificado.

A capacitação para o tra-balho doméstico é uma realiza-ção da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, por meio da Diretoria de Economia Criativa e o Mo-vimento Ação Canoas, com as parcerias do Senac e Pronetec. Em funcionamento desde 2013, a Qualilar já formou 72 profissio-nais. A 4ª turma concluiu o curso

em junho deste ano.As inscrições para o Módulo

Avançado, dirigido para quem já fez o Módulo 1, podem ser feitas nas unidades do Centro de Referência e Assistência Social de Canoas (CRAS) e na Qualilar (Rua Passo Fundo, 730, no Bairro Mathias Velho). Outras informações pelo telefone 3472 6068 e 3476 7444.

O curso capacita para tare-fas corriqueiras. Entre elas, pas-sar roupa e preparar alimentos, como peixe ou frutos do mar marinados em sucos de frutas ácidos, a exemplo do limão. Também ensina a produzir arranjos e decorações de mesa.

A Qualilar capacita gratui-tamente empregados domés-ticos, com objetivo de inserir profissionais altamente quali-ficados no mercado de traba-lho. O curso é ministrado em uma casa-escola montada no Bairro Mathias Velho, que tem lavanderia, cozinha, rouparia, despensa, banheiro, sala de jantar, sala de estar, dormitório de casal e escritório.

Caixa paga PIS a trabalhadores nascidos em outubro,

novembro e dezembroCanoas - Trabalhadores nas-

cidos em outubro já podem sacar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Para os nascidos em novembro e dezem-bro, o dinheiro estará disponível a partir dos dias 21 e 28 deste mês, respectivamente. As datas de pagamentos do abono foram de-finidas em portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.

O crédito é referente ao perí-odo de 2014/2015 e corresponde a um salário mínimo (R$ 724). O PIS pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. Em setembro, receberão o abono os trabalha-dores que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Para ter acesso ao benefício, há três opções para o trabalha-dor: crédito em conta, quando o trabalhador possui conta indi-vidual na Caixa; crédito na folha de pagamento, se o empregador tiver celebrado convênio Caixa PIS-Empresa; e saque nos terminais de autoatendimento, nos Corres-pondentes Caixa Aqui, em casas lotéricas e em agências bancárias.

Para sacar, é preciso que o beneficiário apresente o número do PIS e um documento de iden-tificação. São aceitos carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira funcional reconhecida por de-creto, carteira de identidade de estrangeiros, passaporte emitido no Brasil ou exterior ou ainda a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Tem direito ao PIS o traba-lhador cadastrado há pelo menos cinco anos. A sua remuneração média mensal não pode ter sido superior a dois salários mínimos no ano-base que gerou o benefí-cio. É necessário ter tido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano da apuração e os dados do funcionário devem ter sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Em caso de dúvida, o banco orienta o trabalhador a ligar para o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) no telefone 0800 726 0207 ou procurar qualquer agência da Caixa.

Page 8: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

8 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Economia

Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas

Com a antecipação do pagamento, economia terá injeção de R$ 13,6 bilhões

Esta é a nona vez que a gratificação está sendo antecipada

Foto

s: D

ivig

ulçã

o/C

N

Canoas -

De acordo com a Previdên-cia Social, o pagamento da primeira parcela do

13º salário será realizado jun-to a folha de pagamento de agosto. A primeira parcela, que corresponde a até 50% do valor do benefício, será depositada entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. Nela não será des-contado o Imposto de Renda. Isso só será feito entre o final de novembro e o início de dezem-bro, quando será depositado o restante do abono.

Esta é a nona vez que a gra-tificação está sendo antecipada. A primeira foi em 2006. O valor será calculado com base no total de meses que a pessoa recebeu o benefício previdenciário, a partir de janeiro deste ano. Ou seja, se ele começou a receber a aposentadoria em janeiro, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano, e o valor a ser de-positado será correspondente a 50% desse total. Se ele começou a receber em março, o cálculo será sobre dez meses, e assim por diante.

Já os segurados que estão em auxílio-doença receberão parcela menor que os 50%, devido ao caráter temporário do benefício. No caso, o INSS calcula a antecipação proporcio-nal ao período. Não têm direito ao décimo terceiro salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, am-paro assistencial ao idoso e ao

deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pen-são mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, van-tagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Com a realização desses pagamentos o Ministério da Previdência Social tem a expec-tativa de que sejam injetados na economia nos meses de agosto

e setembro o valor de R$ 13.6 bilhões.

Mais de 27 milhões de pes-soas serão beneficiadas em todo o território nacional.

A antecipação de 50% do abono salarial 2014 de aposen-tados e pensionistas do INSS foi oficializada no início dessa semana, de acordo com a publi-cação no Diário Oficial da União, por meio do decreto nº 89.292.

Rede de supermercados nega sonegação de tributosCanoas - Defensor da Rede

Asun de Supermercados no pro-cesso judicial da Receita Federal e Procuradoria Regional da Fazen-da Nacional, o advogado Claudio Lamachia rebateu as insinuações de que se trate de um caso de sonegação e até de transferência de patrimônio. O grupo foi alvo da operação “Blindagem de Papel”, desencadeada nesta quarta-feira.

Ele destacou que a dívida sempre foi reconhecida pela empresa e, por isso, a mesma tem procurado negociar o pa-gamento dos tributos federais. “Como está acontecendo com uma série de outras empresas, a empresa enfrenta dificuldades no dia a dia devido à altíssima carga tributária”, recordou.

O advogado esclareceu ain-da que a empresa, em dado

momento, teve de optar em honrar os pagamentos de funcionários e fornecedores ao invés da quitação dos impostos federais para manter-se em operação. Claudio Lamachia acredita que a Receita Federal não encontrará nada de ilícito nas investigações. De acordo com ele, a empresa “luta para manter milhares de empregos”.

A operaçãoCom apoio da Polícia Fede-

ral, a operação ocorreu em cinco unidades do grupo em Porto Ale-gre, Gravataí e Canoas. Houve o cumprimento de cinco mandados judiciais de busca e apreensão. Um dos locais foi na rua Padre Chagas, no bairro São Judas Tadeu, em Gravataí. Documentos e compu-tadores foram recolhidos durante a operação. O grupo teria dívidas em torno de R$ 260 milhões pelo não

pagamento de tributos federais.Conforme a Receita Federal, a

ação foi realizada devido à neces-sidade de obter informações mais aprofundadas diante da suspeita de desvio de recursos para tercei-ros ou empresas, evadindo-se do pagamento de tributos federais nas esferas administrativa e judicial. O superintendente adjunto da Receita Federal, Ademir Gomes de Oliveira, explicou que se trata de um “devedor costumaz com uma dívida grande”, submetido a um processo de execução fiscal por conta da inadimplência. “Onde está indo o dinheiro? O que está acontecendo? Queremos saber a real situação do devedor”, afirmou.

As investigações começaram em 2012, sendo que o número de investigados está entre 10 e 12 pessoas, incluindo os sócios e

familiares. O procurador regional da Fazenda Nacional, José Diogo Cyrillo da Silva, disse que o obje-tivo é verificar, por exemplo, se está ocorrendo transferência de patrimônio e dinheiro, apurando o que é lícito ou não. Ele lembrou que 5% do faturamento bruto mensal da empresa está em-penhorado por determinação judicial até o final do processo. Em relação à possibilidade de so-negação, o procurador regional frisou que, em princípio, não foi detectada, Entre as me-didas em andamento estão o levantamento do patrimônio e movimentação financeira dos investigados. Segundo ele, a operação deflagrada ontem não teve de cunho autoritário pois está “fundada em decisão judicial”.

Itaú é denunciado a indenizar com o dobro do valor de cobrança indevida

Porto Alegre - A 24º Câma-ra Cível do Tribunal de Justiça condenou o Itaú a indenizar um cliente em R$ 192 mil por cobrar judicialmente uma dívida que já havia sido quitada. A vítima comprovou a inexistência do débito, mas o banco insistiu na cobrança indevida.

De acordo com o processo, o cliente havia contratado um empréstimo no valor de R$ 96 mil, e recebeu a cobrança depois de já ter quitado o débito. O homem foi, então, acionado ju-dicialmente, quando reafirmou o pagamento. Mesmo após ter juntado o comprovante, o banco permaneceu sustentando que o empréstimo não havia sido quitado.

A decisão tomou por base o artigo 940 do Código Civil Brasileiro que impõe a um de-mandante que cobra um valor que já foi pago a obrigação de indenizar o devedor com o dobro do que houver cobrado. Em primeira instância, a Justiça também impôs indenização por dano material em 15% do valor cobrado pelo banco.

No TJ, o desembargador Altair de Lemos Júnior entendeu que ficou comprovado nos autos que o débito já havia sido pago. Ele também entendeu que hou-ve má fá do banco e manteve a indenização pelo valor dobrado, mas afastou a indenização por dano material. Dois desembar-gadores acompanharam o voto.

Inadimplência do consumidor cresce 4% em julho, mostra Serasa

Brasília - A inadimplência do consumidor registrou alta de 4% em julho, em relação a junho, segundo levantamento divulgado nesta se-mana, pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com julho de 2013, houve alta de 11%. No acumulado de janeiro a julho, a inadimplência subiu 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indica-dor, que registrou variação de 21,2%. Cheques sem fundos subiram 11,6% e dívidas não bancárias (de cartões de crédito, financeiras, lojas, contas de telefone, energia elétrica e água) tiveram alta de 6,1%. A inadimplên-cia com os bancos cresceu 0,3%.

O valor médio das dívidas com os bancos teve queda de 6,8% nos

primeiros sete meses deste ano, na comparação com o mesmo perío-do em 2013. A inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectiva-mente.

Segundo os economistas da Serasa, as dificuldades com o ce-nário econômico atual – juros altos, inflação e enfraquecimento do mercado de trabalho – levam ao quadro de elevação moderada da inadimplência. “O fim dos feriados e paralisações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impac-taram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados”, diz a divulgação da Serasa.

Page 9: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - 9

Polícia

Sindicato alerta para falta de segurança nas estações do metrô

O alerta ocorre após dois assaltos em sequência registrados nas estações Niterói e Fátima, em CanoasFo

to: D

ivul

gaçã

o/C

N

Após dois assaltos, Sindicato garante que só sete seguranças atendem 22 estações

Canoas -

O Sindicato dos Trabalha-dores em Empresas de Transporte Ferroviário e

Conexas do RS (SindmetrôRS) adverte que apenas sete segu-ranças estão “se desdobrando” para garantir a segurança notur-na de 22 estações da Trensurb, entre Porto Alegre e o Vale do Sinos. O alerta ocorre após dois assaltos em sequência registra-dos entre domingo e ontem, respectivamente, nas estações Niterói e Fátima, em Canoas.

Para o presidente do Sindi-metrô, Luis Henrique Chagas, os trabalhadores estão com medo de comparecerem ao trabalho devido à falta de segurança. Ele revela, ainda, que em de-terminadas estações, apenas um funcionário da Trensurb age isoladamente, atendendo ao público e transportando valores. Conforme o Sindimetrô, a estatal não cumpre a legislação que pre-vê a contratação de servidores que possam garantir a segurança tanto dos funcionários quanto do público em geral.

Desde o início do ano, po-rém, apenas esses dois assaltos foram computados. O sindicato lamentou, ainda assim, ter re-gistrado dez ataques violentos nas estações da empresa no ano passado. A maioria dos assaltos também ocorreu em Canoas em 2013.

Na noite dessa segunda-feira, dois homens armados as-

saltaram a bilheteria da Estação Fátima. A quantia levada pelos criminosos não foi divulgada. Mesmo com dois assaltos em sequência, a Trensurb não cogita tomar uma medida alternativa para ampliar a segurança nos terminais em Canoas. A estatal ainda não confirmou quantos crimes foram computados nas estações de trem em 2013.

Segurança nas estações é adequada, diz Trensurb

A Trensurb esclarece que o quadro funcional da segurança metroviária e da operação de es-tações está adequado às necessi-

Operação promove ação de fiscalização em conjunto

residencialCanoas - Foi realizada no último final de semana, uma ação

conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Diretoria de Mobilização Social do Gabinete do Prefeito, Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal.

A abordagem, que teve como objetivo encontrar imóveis com ocupantes em situação irregular em empreendimentos de progra-ma habitacional do Governo Federal foi realizada no Residencial Ilha das Garças, local que tem 400 apartamentos e que fica na Rua Machadinho, Bairro Rio Branco.

Durante a operação, foram lacrados imóveis que estavam desocupados, bem como foi feita conferência de documentos dos moradores para verificar casos irregulares e levantamento para informações de continuidade do trabalho técnico social da SMDUH.

A secretária da SMDUH, Joceane Gasparetto, destacou que a medida objetiva beneficiar famílias que realmente precisam do subsídio federal para ter onde morar. “Agimos com rigor, para evitar que pessoas se aproveitem da situação, prejudicando outras que realmente necessitam”, disse.

Já o secretário da SMSPC, Adriano Klafke, destacou que é basi-camente uma ação integrada. “O principal objetivo da operação é levar paz aos moradores do condomínio”, destacou.

Além de apartamentos lacrados, a ação também teve como resultado interdições e notificações, uma prisão e duas apreensões de veículos.

Operação combate quadrilha de assaltos a bancos

Porto Alegre - Uma quadrilha especializada em assaltos a ban-cos é alvo de uma operação integrada na manhã desta quinta-feira (14) de agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Joinville. Uma pessoa foi presa até as 8h30.

O grupo, com sede no município catarinense, realizou a maioria dos ataques na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na capital, os alvos eram os bairros Moinhos de Vento, Floresta e Praia de Belas. Agências de Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha e Novo Hamburgo também foram atacadas. A polícia ainda identificou ataques da mesma quadrilha no Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Conforme o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foram contabilizados mais de 30 ataques no estado. A principal ferramenta utilizada eram maçaricos. Dez pessoas foram presas desde o início das investigações, em dezembro do ano passado.

dades da empresa e dos usuários, tendo aumentado em cerca de um terço nos últimos cinco anos. Se em algum momento uma das estações tem apenas um empre-gado realizando o atendimento aos usuários, trata-se de situação temporária e isolada. Isso pode acontecer no período entre o momento em que um empregado inicia seu intervalo intrajornada e o momento em que outro profis-sional assume seu lugar.

Quanto à segurança metro-viária, a Trensurb esclarece que sua principal função é operacio-nal, ou seja, de prestar assistência

aos usuários. Além disso, os profissionais da segurança da Trensurb monitoram todas as estações através de um circuito fechado de TV com mais de 300 câmeras e realizam rondas móveis constantes por trens e estações. Porém, os agentes da segurança metroviária não estão equipados para lidar com situ-ações que envolvam questões mais complexas de segurança pública. Atuam, na verdade, de forma integrada aos órgãos de segurança pública, acionando e prestando apoio às autoridades quando necessário.

Canoas - Edição extraordi-nária do Diário Oficial da União publicou hoje (11) a lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais, sancionada na última sexta-feira (8) pela presidenta Dilma Rousseff.

“Aos guardas municipais é au-torizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”, diz o texto oficial. Estabelece, porém, que o direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.

De acordo com a regra, além da segurança patrimonial, esta-belecida pelo Artigo 144 da Cons-tituição Federal, as guardas terão poder de polícia. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.

A Lei 13.022/2014 decorre de projeto apresentado pelo deputa-do Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A proposta gerou

polêmica. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e o Conselho Nacional de Comandan-tes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares foram contrários ao porte de ar-mas, defendido pelas associações de guardas municipais.

Com a aprovação da lei, os pro-fissionais também deverão utilizar uniformes e equipamentos padro-nizados, mas sua estrutura hierár-quica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. As guardas terão até dois anos para se adaptar às novas regras.

Em Canoas, medidas legais passarão por estudo

Na avaliação do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Adriano Klafke, a importância da lei está em disciplinar a atuação das Guarda Municipais na segurança pública e estabelecer parâmetros de estru-turação, requisitos de investidura e carreira dos GMs. Reduzir a discus-são ao uso de armas de fogo não é razoável. A questão das armas é importante, mas a Lei 13.022 é muito mais abrangente.

Klafke observa que essa lei remete a uma outra, a do Sinarm (Sistma Nacional de Armas), que

Sancionada lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais

assegura o porte de arma de fogo também para a Guarda Municipal em municípios com mais de 50 mil habitantes.

Medidas legais passarão por estudo antes de serem adequa-das ao efetivo do município, hoje composto por 127 servidores. Im-portante ficar claro que os agentes não atuarão com armas de fogo de forma imediata, sem que passem por exames e treinamentos.

Ele ressalta que o porte de arma não significa conceder po-der de polícia. O poder de polícia é inerente aos agentes públicos,

dentro de suas competências. A arma poderá, apenas, aumentar a possibilidade operacional.

“A Guarda continuará com o seu trabalho de prevenção contra violência nas escolas, na seguran-ça de patrimônio e nas praças e parques. Se necessário, o agente municipal garantirá primeiro a possibilidade do uso progressivo da força, começando pelo diálogo, imobilização e, se necessário, armas de menor potencial ofensivo, como bastão e Taser (pistola de choque, para imobilização). A arma de fogo será o último recurso”, comenta.

Foto

: Div

ulga

ção/

CN

Guarda Municipal conta com 127 servidores

PUBLICIDADE LEGAL

Page 10: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

10 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Page 11: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 - 11

Os astros vão dar sinal verde para você se lançar em novas experiências. Seu potencial criativo brilhará e você vai se valer da sua sabedoria para aproveitar as oportunidades da vida.

Quer conquistar reconhecimento e prestígio? Mostre como é responsável e dedique-se com confiança aos seus propósitos.

Você contará com muita vitalidade para cumprir seus compromissos e se mostrará ainda mais fiel aos seus ideais.

VariedadesMarte e Plutão prometem determina-ção e energia de sobra para ir atrás do que quer. Mesmo assim, em vez de se abrir com quem trabalha, valerá ter uma postura mais discreta.

Horóscopo

Soares SocialUsina do Corpo chega a Canoas

A academia Usina do Corpo inaugurou neste mês em Canoas, a sua quinta unidade. É uma das maio-res redes de academias em crescimento do sul do país. A filial conta com equipamentos modernos para receber os novos alunos. Os proprietários Rafael Figueiredo e Carla Figueiredo receberam convidados para o coquetel de inauguração.

A academia está instalada no Conjunto Comercial de Canoas, com atendimento de Segunda à sexta das 06:30 às 24:00 e aos sábados das 09:00 às 17:00.

Vênus ingressa em seu signo, realçando seu carisma e simpatia. O astro também vai destacar seu bom gosto e vaidade. Bom dia para mudar algo no visual e decorar sua casa.

Concentre-se em seus interesses e terá um dia produtivo. Os astros vão forta-lecer sua capacidade de concentração e seu dinamismo.

A Lua vai formar um belo aspecto com Marte e Saturno, abrindo caminho para você consolidar grandes conquistas, inclusive no trabalho.

Boa vontade, cooperação e iniciativa serão seus trunfos para sobressair no trabalho. O dia também é indicado para ganhar dinhei-ro, ainda mais se usar sua determinação para cuidar dos seus interesses.

É hora de centrar forças em seus pla-nos e trocar experiências. Conversas informais podem ser sementes para um projeto promissor.

Com a Lua em seu signo oposto, você vai se voltar para as necessidades alheias. Além de demonstrar como se importa com o próximo, terá disposição para ouvir, aconselhar e trocar ideias.

Você contará com disposição para buscar suas metas. As perspectivas na carreira são animadoras e as chances de crescimento financeiro não ficam atrás.

Os astros trazem excelentes vibra-ções e anunciam novidades dignas d e c o m e m o r a ç ã o . Te r á g a r r a e sabedoria para real izar suas es-peranças.

Rafael e Carla Figueiredo

Rafael Figueiredo e Cassia Kowalski Vanessa e Juliana Aresi

Angelina Burlan, Voni Ferreira e Joice Buene Matheus Crochi, Carla Figueiredo, Anderson Silva e Diego Soares

Page 12: Jornal Correio de Notícias Edição - 649

12 - Sexta - Feira, 15 de agosto de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

www.jornalcorreiodenoticias.com.br - Sexta - feira, 15 de agosto de 2014

Cartão SIM ultrapassa marca de 50 mil cadastrosNesta semana, foi realizado o cadastro de número 50 mil no SIM (Sistema Integrado Metropolitano)

Passe Antecipado, cartão de bilhetagem exclusivo disponibilizado pela Trensurb, que permite o acesso ao metrô e a integração com os ônibus de Porto Alegre e Canoas (operados pela Vicasa).

Futuros aperfeiçoamentos no SIM estão em estudo por parte da Trensurb, incluindo a implantação de terminais de autoatendimento nas estações para que os usuários possam realizar a recarga dos cartões de passe antecipado, a melhoria do sistema dos bloqueios visando aumentar a velocidade de leitura dos cartões e a simplificação ainda maior do processo de cadastramento para a solicitação do cartão de passe antecipado.

Pesquisa aponta que 70% dos gaúchos sofrem de pressão alta

Acordo tenta diminuir o sódio nos alimentos há três anos

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Levantamento é da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Canoas -

Sete em cada 10 gaúchos têm pressão alta, aponta um levantamento da So-

ciedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Um dos motivos é o consumo exagerado de sal. Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou os primeiros resultados do acordo voluntário feito com a indústria em 2011 para redução do sódio em ali-mentos. O sódio é encontrado no sal de cozinha. Segundo o governo, entre 2011 e 2012 fo-ram reduzidas 1.295 toneladas de sódio em 3 tipos de alimen-tos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. Esses são os três produtos analisados até o momento, e segundo o ministério, esse volume está dentro da meta para o período.

O macarrão instantâneo, por exemplo, está sendo fabri-cado com 15% menos de sal. A quantidade, em muitas oca-siões, não é controlada pelos consumidores. Os especialistas

alertam que controlar o sódio é importante. A principal fonte dele na alimentação é o sal de cozinha que, em excesso, pode causar pressão alta. No estado, o problema atinge quase 70% da população.

“O sódio é como se fosse uma esponja. Então, no mo-mento que ingerimos sódio, nosso organismo começa a absorver mais líquidos do que o normal. É comum até aquela sensação, quando a gente come

algum alimento com muito sódio, de se sentir inchado”, explica o diretor da Socieda-de de Cardiologia do estado, Daniel Souto Silveira.

O ideal é consumir cinco gramas de sal por dia. Mas, em média, a população in-gere mais que o dobro. E o problema não é só o saleiro. A maior parte dos alimentos industrializados tem sódio. A quantidade deve estar infor-mada na embalagem. Uma dica é evitar o consumo de embutidos. Uma salsicha, por exemplo, contém 24% de todo sódio que o corpo necessita ao longo do dia.

O acordo entre o Ministé-rio da Saúde e os fabricantes vêm tentando diminuir o sódio nos alimentos há três anos. “A gente sabe que o sal em excesso tem um papel muito importante nas doenças car-diovasculares e isso começa a ser enfrentado”, afirmou o mi-nistro da saúde Arthur Chioro.

Jogos Juvenis Escolares Canoenses

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer iniciou nesta semana, as disputas dos Jogos Juvenis Escolares Canoenses (JJEC). A atividade integra a Semana da Juventude - que é organizada pela Coordenadoria da Juventude e se estende até o dia 17 deste mês.

Até o dia 29 de agosto, ainda ocorrem as competições nas modalidades de basquete, futsal, handebol ou vôlei, masculino e feminino. No futsal, a competição ocorre por rede de ensino (municipal, estadual e particular), com eli-minatória para as finais.

CNPJ DO CANDIDATO: 20.565.135/0001-01 - A PEDIDO: VALOR DO ANÚNCIO: R$ 300,00