jornal contabilidade 02-10sindcont.com/2edicao.pdf · braston hotel, em são paulo, o cilo de...

12
InFoco informativo contábil Edição 2 - Ano 1 Fevereiro 2010 Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (34) 3338-3542 / 3075-3542 www.contabilistasuberaba.com.br Junta Comercial tem nova Supervisora A JUCEMG - Junta Comercial do Estado de Minas Gerais tem nova supervisão em Uberaba. assumiu a função no mês de janeiro e tem dois projetos como prioridades: o de gestão para a abertura de novas empresas e o programa Descomplicar, do Minas Fácil. CICLO DE DEBATES CNPL 2010 Aconteceu nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2010 no Braston Hotel, em São Paulo, o Cilo de Debates promovido pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), o evento contou com participação de aproximada- mente 150 representantes das entidades filiadas com o objetivo de mobilizar o setor a debater assuntos que dizem respeito aos seus direitos e à pratica profissional. CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO Aconteceu no dia 18 de Dezembro de 2009, a Confraternização do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba na Churrascaria Skinão, com a presença de associados e diretores do Sindicato e seus Familiares. A festa contou com muita descontração e brincadeiras, fazendo com que os problemas do dia-a-dia fossemesquecidos. Agradecemos a participação de todos os presentes, e convidamos os demais para participarem das próximas.

Upload: others

Post on 23-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • InFocoinformativo contábilEdição 2 - Ano 1

    Fevereiro 2010

    Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (34) 3338-3542 / 3075-3542www.contabilistasuberaba.com.br

    Junta Comercial temnova Supervisora

    A JUCEMG - Junta Comercialdo Estado de Minas Geraistem nova supervisão emUberaba.

    assumiu a função nomês de janeiro e tem doisprojetos como prioridades: ode gestão para a abertura denovas empresas e o programaDescomplicar, do Minas Fácil.

    Keli Jesus deOliveira

    Página 03

    CICLO DE DEBATES CNPL 2010

    Mauro Sérgio de Melo, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba;Luiz Antônio de Medeiros,Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego;

    Carlos Alberto Lemes, Diretor-Secretário do Sindicato dos Contabilista de Uberaba.

    Aconteceu nos dias 20e 21 de Janeiro de 2010 noBraston Hotel, em São Paulo,o Cilo de Debates promovidopela Confederação Nacionaldas Prof issões Liberais(CNPL), o evento contou comparticipação de aproximada-

    mente 150 representantes dasentidades filiadas com oobjetivo de mobilizar o setor adebater assuntos que dizemrespeito aos seus direitos e àpratica profissional.

    Página 10CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANOAconteceu no dia 18 de

    Dezembro de 2009 , aConfraternização do Sindicatodos Contabilistas de Uberabana Churrascaria Skinão, com apresença de associados ediretores do Sindicato e seusFamiliares.

    A festa contou comm u i t a d e s c o n t r a ç ã o ebrincadeiras, fazendo com queos problemas do dia-a-diafossemesquecidos.

    A g r a d e c e m o s aparticipação de todos ospresentes, e convidamos osdemais para participarem daspróximas.

    Luis Fabiano Júnior; Fábio Marquez, Vice-Presidente; Mauro Sérgio de Melo, Presidente;Jair Castellan, Conselheiro; Carlos Alberto Lemes, Diretor-Secretário;

    Adalberto Eurípedes dos Santos, 1º Diretor Tesoureiro; Jason Batista Duarte Filho, Conselheiro.

  • Ex

    pe

    die

    nte InFocoinformativo contábil

    Presidente

    Vice Presidente

    Diretor Secretário

    1º Diretor Secretário

    Mauro Sérgio de Melo

    Fábio Marquez

    Carlos Alberto Lemes

    Marco Antônio Gomes

    Diretor FinanceiroManoel Rodrigues Neto

    Adalberto Eurípedes dos Santos

    Jean Ribeiro de Sousa

    Carla Aparecida Rocha

    Adenilson Antônio FurtadoJosé Nascimento AguiarMarcos Antônio de Oliveira

    1º Diretor Tesoureiro

    Diretor de Eventos

    1º Diretor de Eventos

    Conselho Fiscal:Efetivos:

    Suplentes:

    Diagramação

    Impressão

    Tiragem

    Fundação do Jorna

    Jason Batista Duarte FilhoJair Castellan JúniorJosé Luiz de Paula

    Data & Print - (34) 3338-3439

    Pró Editora e Gráfica - (34) 8861-0264

    1.000 Exemplares

    Dezembro de 2009l

    Av. das Acácias, 65 - Bairro Vila OlímpicaCEP 38066-020 - Uberaba-MG

    Fones (34) 3338-3542 / 3075-3542

    2010 é um ano quepromete muitas coisas boas,ano de eleição, copa domundo e uma previsão de queo Brasil será muito melhor queem 2009, portanto meuscolegas contabilistas, nãovamos deixar as oportunida-

    des passarem nas nossasportas sem que as agarremose possamos extrair o máximoque elas poderão nos oferecer.

    Já pude sentir que 2010será o nosso ano, fo iconstatado pela JUCEMG –Junta Comercial do Estado deMinas Gerais que o volume deconstituição de empresas nanossa cidade supera comgrande vantagem o ano de2009, e esta realidade estouc o n s t a t a n d o n a m i n h aempresa, pela grande procuraque estamos recebendo paraabertura de novos empreendi-mentos.

    Vamos priorizar o anode 2010 como o ano doc o n h e c i m e n t o e d areciclagem, iremos trazermuitos cursos e palestras paraas diversas áreas dos nossos

    escritórios, através dasparcerias que já temos eatravés de novas que jáestamos firmando.Faço aqui um chamado paraa grande classe contábil deUberaba e região, para queneste ano possamos investirno nosso negócio, através dequalificação dos nossoscolaboradores, dando a eleso conhecimento necessáriopara que possamos atenderbem os nossos clientes, poiso sucesso dos nossosclientes é o nosso também eo mercado tem espaço paratodos que tem comprometi-mento e respeito para com osnossos clientes.

    Mauro Sérgio de MeloPresidente do Sindicato dos

    Contabilistas de Uberaba

    InFoco2 Palavra do Presidente

    Perspectivas Para 2010

    O Imposto Sindicalcriado e instituído pelodecreto-lei n.º 5.452, de 1º demaio de 1943, passou a serdenominado de CONTRIBUI-ÇÃO SINDICAL pelo decreto-lei n.º 27 de 14 de novembrode 1966 e está previsto nosartigos 578 e 580 da CLT.

    A Contribuição Sindicalé obrigatória para todos queintegram uma categoriaeconômica, profissional ou deuma profissão liberal, em favor

    de entidade sindical represen-tativa da mesma categoria ouprofissão.

    A denominada Contri-buição Sindical é previstaconstitucionalmente, conformese depreende do art. 149 daConstituição Federal queprevê competência exclusiva àUnião de instituir contribuiçõessociais, de intervenção nodomínio econômico e deinteresse das categoriasprofissionais ou econômicas,

    como instrumento de suaatuação nas respectivasáreas.

    O valor da ContribuiçãoSindical 2010, foi definidoatravés de acordo em reuniãoda FECON – Federação dosContabilistas do Estado deMinas Gerais e o para as cida-des de Uberaba, Uberlândia,Araguari, Ituiutaba, Araxá, Sa-cramento e demais cidades doTriângulo Mineiro é de R$100,00 com vencimento no dia26/02/2010.

    CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2010

  • InFoco 3Novidade

    Junta Comercial tem nova Supervisora.A JUCEMG - Junta

    Comercial do Estado de MinasGerais tem nova supervisãoem Uberaba. Keli Jesus deOliveira assumiu a função nomês de janeiro e tem doisprojetos como prioridades: ode gestão para a abertura denovas empresas e o programaDescomplicar, do Minas Fácil.

    Formada em advocaciahá 07 anos, foi designada em2007 para assumir o cargo deassessora da secretária geralpela JUCEMG, lotada naProcuradoria da Autarquia eanál ise de documentosempresarias e societários nagerênc ia de exame dedocumentos, o que após odesempenho desse trabalho,foi designada para coordenara análise e execução noEstado de Minas Gerais, do

    novo plano do governo federal.Keli foi convidada para

    ocupar o cargo de Supervisorado Escritório Regional deUberaba, com intui to eempenho de realizar umt r a b a l h o d e g e s t ã o ec o m p r o m i s s o c o m o scontribuintes e empresários dacidade e região.

    Com intuito de prestarum bom atendimento e efetuaros serviços e execuções comêxito, a nova supervisão temum compromisso firmado com

    a diretoria da casa, de prestarcom ética, compromisso eagilidade os serviços quecompete a JUCEMG.

    E m 2 0 0 8 , f o r a mabertas 2.030 empresas. Jáem 2009, houve um ligeirocrescimento, 2.135 novosempreendimentos. E Uberabaé a oitava cidade mineira emconstituição de empresas, ouseja, é uma cidade que ébastante promissora, no quetange a investimentos deempresários e gestores doramo de negócios.

    Conto com o apoio dosdirigentes municipais, dosórgãos e entidades de classeda cidade de Uberaba, paraexecutar um trabalho dequalidade a todo empresa-riado e investidor dessa regiãodo triângulo mineiro.

  • InFoco Legislação

    FAP – Fator Acidentário de PrevençãoO Fator Acidentário

    Prevenção (FAP) consiste emum multiplicador que devevariar entre 0,5 e 2,000 sobre aalíquota de 1%, 2% ou 3%c o r r e s p o n d e n t e àClassificação Nacional deAtividade Econômica (CNAE)da empresa, o qual foidivulgado no mês de setembrod e 2 0 0 9 , c o m e f e i t o st r i bu tá r i os a pa r t i r de01/01/2010.

    A seguir, relacionamosa l g u m a s p e r g u n t a s erespostas para sanar dúvidasdo contribuinte.

    As alíquotas do RATs e r ã o e x t i n t a s c o m ai n s t i t u i ç ã o d o F A P ?Resposta: As alíquotas doRAT de 1%, 2% e 3% nãos e r ã o e x t i n t a s c o m ai n s t i t u i ç ã o d o F A P.

    Tendo em vista que oFAP é um multiplicador queserá aplicado sobre a alíquotade 1%, 2% ou 3%, as alíquotasdo RAT serão reduzidas ematé 50% ou majoradas em até1 0 0 % , e m r a z ã o d odesempenho da empresa emrelação a sua respectivaatividade, aferido pelo FAP.

    Qual a periodicidade docálculo do FAP? Resposta: Ocálculo do FAP ocorreráanualmente.

    O cálculo do FAP é

    realizado para cada estabele-c i m e n t o d a e m p r e s a ?Resposta: Conforme previstona metodologia, o cálculo doFAP é realizado para ae m p r e s a d e f o r m aconcentrada, assim todos osestabelecimentos de umaempresa adotarão o mesmoFAP calculado para o CNPJRaiz.

    Como será calculado oFAP para as empresasoptantes pelo SIMPLESN a c i o n a l e e n t i d a d e sbeneficentes? Resposta: OFAP não foi calculado, nesteprimeiro processamento (FAP-2009), para as empresasoptantes pelo SIMPLESNacional, enquadradas nosAnexos I, II e III da LeiComplementar nº 123/06 ep a r a a s e n t i d a d e sfilantrópicas, em gozo deisenção da cota patronal, poisnão contr ibuem para aformação do custeio dasaposentadorias especiais edos benefícios concedidos emrazão do grau de incidência deincapac idade laborat ivad e c o r r e n t e d o s r i s c o sambientais do trabalho, damesma forma que as demaisempresas por força dasdisposições legais não háaplicação do RAT e FAP paraessas empresas.

    O programa SEFIP estáatualizado para gerar a GPS,i n c l u i n d o o F A P ?Resposta: Não. De acordocom o Ato DeclaratórioCODAC nº 3/10, para aoperacionalização do FAP noSEFIP, o preenchimento docampo "FAP" deverá ser feitocom duas casas decimais,s e m a r r e d o n d a m e n t o(truncamento).

    Até a adequação doSEFIP, a Guia da PrevidênciaSocial (GPS) gerada pelos i s t e m a d e v e r á s e rdesprezada e preenchidamanualmente.

    Q u a n t o a o sprofissionais liberais, que têmmatrícula CEI e não possuemv i n c u l a ç ã o a C N P J(cont r ibu in te ind iv idual ,quando equiparado a empresaem relação aos segurados quelhe prestem serviços), umavez que a consulta é só paraCNPJ, como encontrar o valordo FAP? Resposta: Noscasos de matrícula CEI, o valordo FAP será calculado apenasquando a matrícula CEI estivervinculada a um CNPJ. Paraaqueles que não possuemvinculação a um CNPJ, comoé o caso do contribuinteindividual equiparado àempresa, o valor do FAP é, pordefinição, igual a 1,0000.

    4

  • Espaço do Contabilista InFoco 5

    I números es tudosapontam a má gestão como àmaior responsável pelasdificuldades nas quais muitasempresas se colocam;

    O s c o n t a b i l i s t a sassistem a esse fenômeno emposição “privilegiada”, onde opapel dessa classe deprofissionais pode promovertempestivas inversões detendências nas organizaçõesque atendem. Eles podemevitar que elas cheguem acrises de liquidez, pois osmelhores contabilistas jáentenderam que seus serviçoss ã o d i f e r e n c i á v e i s n aeficiência produtiva e nosrelatórios que reportam.

    N a b a s e d aprodutividade estão sistemas,processos e comunicação. Obom relatório é atento aoprocesso, à sintaxe e às e m â n t i c a q u e r e g a l asigni f icado aos objetosrelatados. Com o tempo,veremos a contabilidadeadminist rat ivo- f inanceiragradualmente fundir-se com acontab i l idade ana l í t i co-gerencial.

    Os escr i tó r ios decontabilidade e contadoresque atuam diretamente dentrodas organizações estão emposição preciosa para agregaressas informações, semprejudicar a confidencialidadeprofissional para com cadacliente individualmente.

    Importante salientarque mesmo antes de aparecernos números, o sistemáticodeclínio no desempenho de

    uma empresa é manifestadoem sintomas comportamentaisf á c i l e p r i m e i r a m e n t eobserváveis por quem interagecom a administração e registraseus movimentos contábeis.

    Exemplos de algunsdesses sintomas do declínio:perda de liderança; discussõese trocas de executivos –impedindo que a empresa secrie uma cultura gerencial; faltade estratégia e estagnadosenso de missão e dep l a n e j a m e n t o ; b a i x amotivação e alta rotatividadede recursos humanos chaves;falta de investimentos empessoas e tecnologia; perda declientes históricos, atrasos nospagamentos a fornecedores ealongamento nos prazos;afrouxamento na política decrédito; qualidade decadentede atendimento e de serviço ac l i e n t e s ; p r o b l e m a srecorrentes com processos esistemas internos; estoques emateriais descontrolados;p a r a l i s i a a n a l í t i c a eofuscamento da razão nastomadas de decisões; maiortempo da direção dedicado abancos e advogados etc.

    Melhorar a gestão nãoimplica, necessariamente, natroca de controle acionário ouna demissão de todose x e c u t i v o s c h e f e s . Èimpresc indíve l , todav ia ,sugerir a troca do estilo degovernança corporativa e degestão empresarial. Isto naprática é melhor realizadop r o f i s s i o n a l i z a n d o omanagement com a ajuda,

    m a i s e x e c u t i v a q u econsulencial, de um gestorinterno.

    O estereótipo doContabilista é caracterizadopela objetividade numérica epela aderência procedimental.Essas qualidades credenciama confiança que precisamoster em quem custodia osregistros administrativos dasnossas empresas.

    Com o fortalecimentoda economia e das instituiçõeslegislativas e jurídicas, o Brasilprecisa desenvolver novashabilidades de manter vivas ef o r t e s s u a s e m p r e s a sprofissionalizando sua gestão,sem perder a criatividadeempreendedora, cada vezm a i s i l u m i n a d a efundamentada em números efatos certos.

    Anderson Adriano da Cruz

    Pós Graduado em Administração,Finanças e Negócios e Graduado

    em Ciências Contábeis.Contador da Stoppani do Brasil

    Produtos Químicos Ltda.

    A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTANA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

  • InFoco Legislação6

    O f u n c i o n á r i o s o f r e uacidente de trabalho e teveatestado de quinze dias.Quando a CAT foi entregue,ele apareceu com outroatestado de mais dez dias.Qual o procedimento daempresa?

    Esc la recemos que , nahipótese de o empregadosegurado se afastar porperíodo inferior a quinze diasmas, dentro de sessenta dias,voltar a se afastar, pela mesmaenfermidade, alcançando asoma dos atestados mais dequinze dias, terá o trabalhadord i r e i t o a o b e n e f í c i oprevidenciário a partir do 16ºdia de afastamento, mesmoque descontínuo (§§ 4º e 5º doar t . 75 do Decre to nº3.048/1999).R e s s a l t a - s e q u e s e osegurado empregado seafastar do trabalho, por motivode doença, durante quinzedias consecutivos, retornandoà atividade no décimo sextodia e dela voltar a se afastardentro de sessenta dias desseretorno, desde que se trate damesma doença ou do mesmoacidente, a empresa ficarádesobrigada do pagamentorelativo aos quinze primeirosdias de afastamento.Por fim, salientamos que setratando de novo afastamento,ou seja, outra doença ouacidente, deverá a empresaremunerar os quinze diasd e c o r r e n t e s d o n o v oafastamento.

    Acidente doTrabalho - Novo

    AfastamentoDe acordo com a

    Por tar ia In termin is ter ia lMPS/MF Nº 350, DE 30 DEDEZEMBRO DE 2009 - DOU31/12/2009, a contribuição doss e g u r a d o s e m p r e g a d o ,inclusive o doméstico e ot r a b a l h a d o r a v u l s o ,relat ivamente aos fatos

    geradores que ocorrerem apartir da competência janeirode 2010, será calculadamediante a aplicação dacorrespondente alíquota, deforma não cumulativa, sobre os a l á r i o - d e - c o n t r i b u i ç ã omensal, de acordo com aseguinte tabela:

    A partir de fevereiro, ospedidos de ressarcimento e adeclaração de compensação,nos casos de créditos de PIS eCofins não cumulativos,somente serão recepcionadospela RFB após a préviaapresentação dos arquivosdigitais com os documentosfiscais de entradas e saídasrelativos ao período deapuração do crédito.

    O arquivo digital deveráser transmitido por estabele-cimento, mediante o SistemaValidador e Autenticador deArquivos digitais (SVA), com autilização de certificado digitalválido. A empresa obrigada àEscrituração Fiscal Digital(EFD) fica dispensada dessaobrigação.

    Após a transmissão dosarquivos de notas fiscais, seráe m i t i d o u m c ó d i g o d eidentificação. Esse código seráutilizado no momento do

    preenchimento do pedido. APER/DCOMP é transmitidapelo Receitanet e exige acer t i f i cação dig i ta l nashipóteses de declaração decompensação, pedidos deresti tuição, exceto paracréditos decorrentes depagamentos indevidos ou amaior, ou de contribuiçõesprovidenciarias, e pdidos deressarcimento.

    A nova versão doprograma PER/DCOMP prevêtambém penalidade quandonão há comprovação dalegitimidade ou suficiência doc r é d i t o i n f o r m a d o n adeclaração de compensação.Os Programas do SVA eGerador de Declarações( P G D ) P E R D / D C O M Pdisponíveis para download napágina da RFB. As mudançasforam feita por mio da IN RFBnº 1002, publicada no DOU de1º/2/2010.

    INSS - Tabela de Contribuição

    SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA PARA RECOLHIMENTO INSS

    até 1.024,97

    de 1.024,98 até 1.708.27

    de 1.708.28 até 3.416,54

    8,00 %

    9,00 %

    11,00 %

    Regras da PER/DCOMPsão al teradas

  • Agenda InFoco 7

    Sistema

    ASSO

    CIA

    ÇÃ

    OC

    OM

    ERCIA

    L, INDUSTRIALE

    DE

    SE

    RV

    IÇOS

    UBERABA

    UBERABAUMA CASA DE SOLUÇÕES

    Parceiros do Sindicato dos Contabilistas de UberabaParceiros do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba

    D e c r e d (D e c l a r a ç ã o d e O p e r a ç õ e s c o m C a r t õ e s d e C r é d i t o )

    D i m o f ( D e c la r a ç ã o d e I n f o r m a ç õ e s s o b r e M o v im e n t a ç ã o F in a n c e ir a )

    0 7 / 2 0 0 9

    a

    1 2 / 2 0 0 9

    2 6 /0 2 / 2 0 1 0

    D I F P a p e l I m u n e ( D e c . E s p e c . d e I n f o r . F is c a is R e l a t i v a s a o C o n t ro le P a p e lI m u n e )

    1 0 / 2 0 0 9

    a

    1 2 / 2 0 0 9

    2 9 /0 1 / 2 0 1 0

    D T T A ( D e c la r a ç ã o d e T r a n s f e r ê n c i a d e T it u la r i d a d e d e A ç õ e s ) 0 7 / 2 0 0 9

    a

    1 2 / 2 0 0 9

    3 1 /0 3 / 2 0 1 0

    D I P I - T I P I 3 3 ( p r o d u t o s d e h i g ie n e p e s s o a l, c o m é s t ic o s e p e rf u m a ri a ) 1 2 / 2 0 0 9 a

    0 1 / 2 0 1 0

    0 1 / 2 0 1 0 a

    0 2 / 2 0 1 0

    2 9 /0 1 / 2 0 1 0

    3 1 /0 3 / 2 0 1 0

    D I R P F ( D e c la ra ç ã o d e I m p o s t o d e R e n d a d e P e s s o a F í s ic a 2 0 0 9 3 0 /0 4 / 2 0 1 0

    P R A Z O S P A R A C U M P R I M E N T O D E O B R I G A Ç Õ E S A C E S S Ó R I A S A T É A B R / 2 0 1 0

    D E C L A R A Ç Ã O /D E M O N S T R A T I V O P . A . V E N C I M E N T OG F I P – ( G u ia d e R e c o lh . D o F u n d o d e G a r a n t . e I n f o r . a P r e v i d ê n c i aS o c ia l )

    1 2 /2 0 0 9

    1 3 /2 0 0 9

    0 1 /2 0 1 0

    0 2 /2 0 1 0

    0 3 /2 0 1 0

    0 7 / 0 1 / 2 0 1 0

    2 9 / 0 1 / 2 0 1 0

    0 7 / 0 1 / 2 0 1 0

    0 5 / 0 3 / 2 0 1 0

    0 7 / 0 4 / 2 0 1 0

    D I M O B ( D e c la ra ç ã o d e I n f o r m a ç ã o s o b r e A t i v i d a d e s I m o b il iá r i a s ) 2 0 0 9 2 6 / 0 2 / 2 0 1 0D I R F (D e c l a r a ç ã o d o I m p o s t o d e R e n d a R e t id o n a F o n t e ) 2 0 0 9 2 6 / 0 2 / 2 0 1 0D B F ( D e c la r a ç ã o d e B e n e f í c io s F is c a is ) 2 0 0 9 3 1 / 0 3 / 2 0 1 0D e rc ( D e c la ra ç ã o d e R e n d i . P a g o s a C o n s u l t o r e s p o r O r g a n is m o sI n t e r n a c io n a i s )

    2 0 0 9 3 1 / 0 3 / 2 0 1 0

    D S P J - I n a t iv a ( D e c l a r a ç ã o S im p li f ic a d a d a P e s s o a J u r í d i c a - I n a t i v a s ) 2 0 0 9 3 1 / 0 3 / 2 0 1 0D A S N -S I M E I ( D e c la r a ç ã o A n u a l S i m p l if ic a d a ) 2 0 0 9 3 1 / 0 3 / 2 0 1 0D C T F M e n s a l (D e c la r a ç ã o d e D é b it o s e C r é d i t o s T r ib u t á r io s F e d e r a is -M e n s a l )

    1 1 /2 0 0 9

    1 2 /2 0 0 9

    0 1 /2 0 1 0

    0 2 /2 0 1 0

    2 2 / 0 1 / 2 0 1 0

    2 3 / 0 2 / 2 0 1 0

    1 9 / 0 3 / 2 0 1 0

    2 3 / 0 4 / 2 0 1 0

    D C T F S e m e s t r a l ( D e c la ra ç ã o d e D é b . e C r é d . T r i b u t á r i o s F e d e r a i s -S e m e s t ra l)

    0 7 /2 0 0 9

    a

    1 2 /2 0 0 9

    0 8 / 0 4 / 2 0 1 0

    D A C O N - M e n s a l ( D e m o n s t r a t i v o d e A p u r a ç ã o d e C o n t r ib u iç õ e s S o c ia is- M e n s a l)

    1 1 /2 0 0 9

    1 2 /2 0 0 9

    0 1 /2 0 1 0

    0 2 /2 0 1 0

    0 8 / 0 1 / 2 0 1 0

    0 5 / 0 2 / 2 0 1 0

    0 5 / 0 3 / 2 0 1 0

    0 8 / 0 4 / 2 0 1 0

    D A C O N - S e m e s t r a l( D e m o n s t r a t i v o d e A p u r a ç ã o d e C o n t r ib u iç õ e sS o c ia i s )

    0 7 /2 0 0 9

    a

    1 2 /2 0 0 9

    0 8 / 0 4 / 2 0 1 0

    D C P ( D e m o n s t r a t i v o d o C r é d it o P r e s u m id o d o I P I ) 1 0 a1 2 /2 0 0 9

    1 2 / 0 2 / 2 0 1 0

    D C id e - C o m b u s t í v e is ( D e c la r a ç ã o d e D e d u ç ã o d e P a r c e la d aC o n t r ib u iç ã o d e I n t e r v e n ç ã o n o D o m í n io E c o n ô m i c o I n c id e n t e s o b re aI m p o r t a ç ã o e C o m e r c ia l iz a ç ã o d e C o m b u s t í v e i s d a s C o n t r i b u i ç õ e s p a r ao P I S / P a s e p e C o f in s )

    0 1 /2 0 1 0

    0 2 /2 0 1 0

    0 3 /2 0 1 0

    0 4 /2 0 1 0

    2 5 / 0 1 / 2 0 1 0

    2 5 / 0 2 / 2 0 1 0

    2 5 / 0 3 / 2 0 1 0

    2 5 / 0 4 / 2 0 1 0

    D I F - B e b i d a s ( D e c la ra ç ã o E s p e c i a l d e I n f o r m a ç õ e s F i s c a i s R e la t iv a àT r i b u t a ç ã o d e B e b i d a s )

    D I F - C ig a r r o s ( D e c la r a ç ã o E s p e c i a l d e I n f o r m a ç õ e s F i s c a i s R e la t iv a àT r i b u t a ç ã o d e C i g a r r o s )

    D N F (D e m o n s t r a t iv o d e N o t a s F is c a is )

    D O I ( D e c l a r a ç ã o d e O p e r a ç õ e s I m o b i liá r ia s )

    1 2 /2 0 0 9

    0 1 /2 0 1 0

    0 2 /2 0 1 0

    0 4 /2 0 1 0

    2 9 / 0 1 / 2 0 0 9

    2 6 / 0 2 / 2 0 1 0

    3 1 / 0 3 / 2 0 1 0

    3 0 / 0 4 / 2 0 1 0

    DO

    ESTADO DE MINASGE

    RAIS

    FE

    DER

    AÇÃO

    DOS CONTABILISTAS

    SISTEMA

    S I NDI CATO S F I L I ADO S

    FECOMÉRCIO MINASSESC MINAS

    SENAC MINAS

  • Sua declaração de Imposto de Renda está em MALHA?

    Faça você mesmo a ouRETIFICAÇÃO AGENDE umhorário e antecipe a solução da pendência.

    Situação 01

    Situação 02

    O contribuinte com retida em malha temDeclaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF)mais alternativas para resolver suas pendências. Basta utilizar o extrato do IRPF, no da Receita.site

    Para acessar o extrato, será necessário gerar um código de acesso no seguinte endereço:

    Neste caso, deve-se fornecer das declarações. Paraos dois últimos números dos recibossaber como recuperar o número do recibo, consultar o link:

    Após a geração do código de acesso, acessar o e-CAC:

    Clique em "Declaração IRPF";Escolha o exercício e selecione "PENDÊNCIA" no título "Serviços".

    Para resolver as pendências, siga as orientações abaixo:

    A declaração retida em malha foi preenchida com

    Solução: a declaração, corrigindo os erros cometidos.

    Como Fazer: A retificação deverá ser feita pela internet utilizando uma das opções abaixo:

    utilizando o programa da declaração:

    utilizando a retificação online (informações de declarações dos exercícios 2008 e 2009apresentadas no modelo completo):

    https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATBHE/CodAcesso.app/PFCodAcesso.aspx

    http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/Declara2003Informa1Aviso.htm

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/InformaIrpfPagPrincipal/Retificacao.htm

    http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/RetificadoraOnLine/Default.htm

    https://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login/login.asp

    1)2)

    Retificar

    1)

    2)

    informações incorretas

    A Declaração retida em malha e o contribuinte tem toda a documentaçãocomprobatória das informações declaradas.

    Solução: Solicitar a da documentação que comprova as informaçõescom pendências.

    Como Fazer: Agendar dia e hora para apresentação da solicitação e documentação.Para isso é preciso seguir os seguintes passos, via internet:

    1) Gere seu código de acesso ao portal e-CAC (caso ainda não o tenha);2) Acesse o extrato do IRPF;3) Clique na pendência informada;4) Selecione a opção para iniciar o agendamento;5) Escolha data e horário disponíveis para o atendimento;6) Clique na opção para preencher o requerimento;7) Preencha as informações solicitadas e imprima os termos de intimação e de atendimento.

    - Após o atendimento não será mais possível retificar a declaração.- Não é possível agendar por telefone nem direto na Receita Federal.- Não serão recebidos documentos sem os Termos de Atendimento e de Intimação.

    está correta

    Atenção:

    antecipação da análise

  • InFoco 9Legislação

    www.dataeprint.com.br / [email protected]

    Desde 1994 atendendo você!

    >>

    >>

    >>

    >>

    >>

    >>

    >>

    Formulário de Segurança

    Formulários Contínuos

    Bobinas de Cupom Fiscal

    Embalagens Flexíveis

    DANF-e

    Rótulos e Etiquetas Adesivas

    Impressos Promocionais

    Print

    PABX (34) 3338-3439 Cel: (34) 9118-8959

    DANF-e(Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica)

    em regime de ContingênciaNesta modalidade o

    Contribuinte gera NF-e e emiteo DANFE em formulário desegurança, em duas vias. Umadas vias acompanha amercadoria e a outra éa rqu i vada na empresaemitente para poster iorapresentação ao Fisco.

    Sanada a contingência,o Contribuinte deve transmitiras NF-e correspondentes paraa SEFAZ de origem.

    Para ut i l izar essamodalidade de contingência aaplicação de emissão de NF-edo Contribuinte deve modificarsua forma de operação,conforme a seguir:a) Passar a gerar NF-eatribuindo ao campo “tpEmis”o valor 2 (identifica a NF-eemitida em Nota FiscalE l e t r ô n i c a M a n u a l d eContingência – Contribuinte –v 6.0.2 contingência).b) Imprimir DANFE emformulário de segurança,

    estampando a informação“DANFE em contingência,impresso em decorrência deproblemas técnicos”.c) Transmitir para a SEFAZ-Origem as NF-e geradas cujosDANFE foram emitidos emc o n t i n g ê n c i a , a p ó s arecuperação da falha.

    As NF-e emitidas emcont ingênc ia seguem anumeração e séries normaisutilizadas pelo Contribuinte.Estas NF-e não utilizam asséries reservadas ao SCAN.

    Estas NF-e deverão sertransmitidas para a SEFAZ-Origem imediatamente após ar e c u p e r a ç ã o d a f a l h a .Ocorrendo erro que impliqueem rejeição de alguma destasNF-e, ela deve ser corrigida eretransmitida com a mesmanumeração e série, sanando airregularidade identificada.

    Caso o DANFE originaljá tenha sido enviado para odestinatário e a alteração

    processada implique emalteração de conteúdo domesmo, o novo DANFEimpresso com a correção deveser enviado para o destinatáriojuntamente com a nova NF-eautorizada.

    O destinatário deverámanter em arquivo as duascópias do DANFE recebidos.

    O contribuinte emissordeverá lavrar termo no Livro deRegistro de Utilização deDocumentos

    Fiscais e Termos deOcorrências, informando omot i vo da en t rada emcontingência, número dosformulários de segurançautilizados, data e hora do inícioe término, bem como anumeração e série das NF-egeradas neste período.

    D u r a n t e oprocessamento destas NF-e aSEFAZ-Origem não fará averificação das hipóteses quep o d e m r e s u l t a r n aDenegação.

    g r á f i c a

    Representante

  • CICLO DE DEBATES CNPL 2010

    CRCMGConselho Regional de Contabilidade

    de MINAS GERAIS

    Escritório em Uberaba

    Sede em Belo Horizonte

    www.crcmg.org.br

    Av. das Acácias, 65 - Bairro Vila OlímpicaCEP 38066-020 - Uberaba-MGFones (34) 3338-3542 / 3075-3542

    Rua Cláudio Manoel, 639 – Bairro FuncionáriosCEP: 30140-100 – Belo Horizonte-MGTelefones: (31) 3269-8400 - 0800 031 8155

    InFoco10 Atualidade

    CICLO DE DEBATES CNPLCiclodedebatesapontacaminhospara fortalecerprofissõesliberais

    Somar esforços paradefender os interesses dosprofissionais liberais foi aprincipal ideia sustentadadurante a abertura do Ciclo dedebates 2010, dia 20/01, noBraston Hotel, em São Paulo.Promovido pela ConfederaçãoNacional das ProfissõesLiberais (CNPL), o eventoconta com a participa-ção dea p r o x i m a d a m e n t e 1 5 0representantes das entidadesfiliadas e prossegue até o dia21/01, com o objetivo demobilizar o setor a debaterassuntos que dizem respeitoaos seus direitos e à praticaprofissional.

    Primeiro a discursar noevento, o presidente da CNPL,Francisco Antônio Feijó, deuseu recado aos participantes:"Temos que trabalhar emparceria. Eventuais divergên-cias são menores do que osresultados que podemosalcançar juntos”, disparouFeijó, diante de um públicoplural, formado por diversascategorias - como dentistas,sociólogos, advogados earquitetos. Na mesa, ao ladodele, o próximo a falar foi JoséA u g u s t o V i a n a N e t o ,coordenador do Fórum dosConselhos Federais dasProfissões Regulamentadas -o Conselhão.

    Na avaliação de Viana,a representatividade do Ciclode debates, formado porsindicatos e federações detodo o país, demonstra a forçaconquistada pela CNPL."Temos aqui um PIB (Produtointerno Bruto) de lideranças.Precisamos de espaços comoesse, que busquem benefíciosaos filiados e não para asdireções das entidades",defendeu. Na mesma linha, opresidente da União Geral dosTrabalhadores (UGT), RicardoPatah, acredita que a CNPLestá mostrando sua liderança."Ver os profissionais liberaisdiscutindo temas como ofinanciamento sindical é umsinal de amadurecimento".

    Também presente naabe r tu ra do even to , opresidente da Central Únicados Trabalhadores (CUT),Artur Henrique, acredita que "éprec iso cada vez maisconstruir unidade para avançarnas conquistas da classetrabalhadora - com ou semvínculo empregatício". Apluralidade do evento foides tacada, a inda, pe lodeputado federal Eudes Xavier(PT/CE). "Esta mesa aqui nosdá a certeza de o Brasil mudou.Estamos aqui com duascentrais sindicais, o Conselhãoe a CNPL num amplo diálogosobre assuntos comuns",disse.

    Arodada de abertura foiencerrada por Luiz Antônio deMedeiros, secretário Nacionalde Relações do Trabalho doMinistério do Trabalho eEmprego. "Este Ciclo deDebates está fazendo história.As propostas que vocêsconstruírem nestes dois diaspodem ser exemplares e servirpara todo o movimentosindical e isso é muitoimportante. A atuação dossindicatos, que lutaram porbons acordos coletivos, foifundamental para o Brasil sairda crise. Os sindicatosprecisam ser cada vez maisfortes e representativos".

    As atividades do Ciclode debates prosseguiram comum painel sobre o Projeto deLei 3.507. O deputado EudesXavier, relator do PL naComissão de Trabalho eSeguridade Social da Câmarados Deputados, expôs aosparticipantes um panoramasobre a t rami tação daproposta na Casa. Já osecretário geral da CNPL,J o s e A l b e r t o R o s s i ,apresentou as demandas daentidade sobre o tema. Asexposições foram sucedidaspor man i fes tações dosparticipantes.

    A m p l o d i á l o g o

  • www.procontabil.cnt.br - (34) 3334-1800

    Rua João Luiz Alvarenga, 78 - Vila Olímpica - Uberaba-MG

    ASSESSORIA E AUDITORIA

    PróJurídicaASSESSORIA E CONSULTORIA

    A GRANDE SORTE LOTERIASAv. JOÃO XXIII, nº 1356 – (34) 3316-0937

    Conheça a Parceria do Sindicato com a Grande sorte loterias

    Pague as contas com Facilidades

    Horários DiferenciadosAtendimento Personalizado

    Ligue (34) 3316-0937 ou 9972-8511

    Faça seu cadastro

  • Certificados digitais

    e-CNPJe-CPF /

    CENOFISCOCentro de Orientação Fiscal

    Rua Guajajaras , 977 - 12º andar - Centro - Belo Horizonte -MG

    Presente em todo Brasil, o Cenofisco conquistou muito mais que números.A confiança dos clientes é nosso maior patrimônio.Por isso,continuamos trabalhando, dia após dia,

    para oferecer as melhores soluções sobre legislação empresarial.Filial em Belo Horizonte-MG31 2108 0620 / 2108 0631 11 2122 3000

    Matriz: São Paulo-SP

    www.cenofisco.com.br

    Av. Gabriela Castro Cunha, 335 - Bairro Vila Olímpica - Uberaba | MG - Cep: 38066-000 / Telefax (34) 3338-9998e-mail: [email protected] / www.netsign-icp.com.br

    Venha Conhecer a

    Nossa Nova

    Sede!