jornal cidade - · pdf filena antiguidade greco-romana o pater família, o...

8
JORNAL CIDADE URUAÇU GOIÁS, 1º A 15 DE DEZEMBRO DE 2015 - EDIÇÃO 224 - ANO XIV - R$2,50 WWW.JOTACIDADE.COM EDITOR-CHEFE: JOTA MARCELO JORNAL CIDADE - DISTRIBUIÇÃO DE PÁGINAS JORNAL CIDADE - ACONTECIMENTOS MUNDIAIS (PÁGINAS POSTADAS NO SITE WWW.JOTACIDADE.COM) Capa ............................................................................. 1 Opinião....................................................................... 2 Cidade......................................................................... 3 Informes ..................................................................... 4 Informes ..................................................................... 5 Cidade......................................................................... 6 Cidade..........................................................................7 Informes ..................................................................... 8 Religião - ‘Evangelho’ segundo Lucas 2:1-20 – ‘O Nascimento do Filho do Homem’: passagem bíblica destacando o ‘Natal’. ‘4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém [...], / 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. / 6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhes os dias, / 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria’. (Fonte: ‘Bíblia’) JORNAL CIDADE - CONTATOS COM A REDAÇÃO *www.jotacidade.com *blogdojornalcidade.blogspot.com *www.facebook.com/jota.marcelo.7 *@jornalcidade *(62) 3357-4158 *8500-1331 *9657-1441 *[email protected] JC (IMPRESSO): DESDE FEVEREIRO/2002 - JC (ON-LINE): DESDE SETEMBRO/2005 Visite Uruaçu, ‘Terra do Caju’ e do Lago Serra da Mesa ‘Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.’ - Salmo 126:1 JC (BLOG DO JORNAL CIDADE): DESDE JULHO/2008 Democratas de Uruaçu terá candidato: Machadinho é o nome mais cotado CIDADE - Página 3 Presidido por Ozires Ribeiro Silva (dir.) e integrando frente partidária, o Democratas de Uruaçu acelera conversações internas e externas trilhando para a definição de chapa majoritária (prefeito e vice-prefeito) e, tem solidificado aliança. O senador Ronaldo Caiado (meio), presidente estadual em Goiás, motiva a iniciativa. Nome de maior destaque é do produtor rural Machadinho (esq.). Márcia Cristina

Upload: vocong

Post on 03-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

JORNAL CIDADEuruaçu GoIÁS, 1º a 15 de deZeMBro de 2015 - edIçÃo 224 - ano xIV - r$2,50 www.jotacIdade.coMedItor-chefe: jota Marcelo

jornal cIdade - dIStrIBuIçÃo de PÁGInaS jornal cIdade - acontecIMentoS MundIaIS

(PÁGInaS PoStadaS no SIte www.jotacIdade.coM)

capa ............................................................................. 1opinião ....................................................................... 2cidade......................................................................... 3Informes .....................................................................4

Informes ..................................................................... 5cidade......................................................................... 6cidade..........................................................................7Informes ..................................................................... 8

religião - ‘evangelho’ segundo lucas 2:1-20 – ‘o nascimento do filho do homem’: passagem bíblica destacando o ‘natal’. ‘4 josé também subiu da Galiléia, da cidade de nazaré, para a judéia, à cidade de davi, chamada Belém [...], / 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. / 6 estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhes os dias, / 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria’.

(fonte: ‘Bíblia’)

jornal cIdade - contatoS coM a redaçÃo

*www.jotacidade.com *blogdojornalcidade.blogspot.com*www.facebook.com/jota.marcelo.7 *@jornalcidade

*(62) 3357-4158 *8500-1331 *9657-1441 *[email protected]

jc (IMPreSSo): deSde feVereIro/2002 - jc (on-lIne): deSde SeteMBro/2005

Visite uruaçu, ‘terra do caju’ e do lago Serra da Mesa‘Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.’ - Salmo 126:1

jc (BloG do jornal cIdade): deSde julho/2008

Democratas de Uruaçu terá candidato: Machadinho é o nome mais cotado

CIDADE - Página 3

Presidido por Ozires Ribeiro Silva (dir.) e integrando frente partidária, o Democratas de Uruaçu acelera conversações internas e externas trilhando para a definição de chapa majoritária (prefeito e vice-prefeito) e, tem solidificado aliança. O senador Ronaldo Caiado (meio), presidente estadual em Goiás, motiva a iniciativa. Nome de maior destaque é do produtor rural Machadinho (esq.).

Már

cia

Cris

tina

Page 2: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

oPInIÃo2 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015

Imagem... - HojeImagem... - Ontem

Editorial

DR. JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA é especialista em Medicina Interna e Cardiologia, Assistente do Serviço de Cardiologia e Risco Cirúrgico do Hospital das Clínicas-Faculdade de Medicina/Universidade Federal de Goiás - Goiânia; membro Sociedade Brasileira de Cardiologia; e, Estudante de Filosofia

‘A psicologia e a psiquiatria têm plenas condições de classificar e oferecer ao Estado o suporte e nominar os criminosos quanto ao grau de risco que eles oferecem para a sociedade’.

Muito tem sido dito e redito nos últimos anos, notadamente depois da Constituição de 1988, sobre as várias formas de liberdade. E aqui poderíamos abrir uma grande cha-ve sobre essa prerrogativa de que goza a pessoa humana nos regimes democráticos. Não, é claro, falando de liberdade, nos regimes apenas de títulos e fachadas de democracia, mas, naqueles constituídos, de fato e na prática com esses direitos usu-fruídos pelos cidadãos. Se pegarmos a denominação de muitos países, eles trazem em sua bandeira e outros brasões o nome de república popular, de nação democrática; mas na prática são formas as mais tirânicas e restriti-vas de direitos de liberdade e outros como de expressão e de imprensa. Venezuela, Bolívia, Equador por exemplo. Quem disse que nesses re-gimes se tem liberdade de expressão e de imprensa?

Uma das liberdades mais nobres de que goza o ser humano é a de locomoção, ou numa bela locução verbal, o direito de ir e vir. Tanto assim que uma das formas mais cruéis do Estado impor uma pena ou vin-gança a um criminoso é privando-o da liberdade de conviver com outras pessoas. A privação do direito de se viver livre só não é pior do que a tor-tura ou pena de morte, porque em tal natureza estaríamos nos igualando ao próprio criminoso. Quando a Justiça

encarcera o indivíduo e preserva-lhe a sua integridade física e psíquica ela já impõe-lhe uma preleção no sentido de sua recuperação social; quando esse delinquente é passível de rege-neração. Há muitos criminosos que, dada a natureza de suas ações, nada, nenhuma estratégia de ressocialização vai condicioná-los a volta do convívio social com outras pessoas honestas e de bem. Tais pessoas, com esses estigmas deveriam ficar em prisão perpétua.

A psicologia e a psiquiatria têm plenas condições de classificar e ofe-recer ao Estado o suporte e nominar os criminosos quanto ao grau de risco que eles oferecem para a sociedade. Muitos delinquentes (menor ou maior de idade) não carecem nem de exame criminológico para se inferir que eles não têm condições e aptidão para o con-vívio com outras pessoas. Para tanto basta considerar a torpeza e crueldade de seus crimes.

Dentre esses tantos tipos de agentes do mal temos aqueles que, embora não tenham traços características de alguma psicopatia, trazem uma índole e personalidade propensa a toda forma de infração e delito. Fora esses tipos inclassificáveis temos os pedófilos, os estupradores que só prisão perpétua para contê-los em seus instintos anima-lescos e predatórios. Muitos psicopatas clássicos como os esquizofrênicos e outros transtornos de personalidades são inimputáveis e necessitam ficar reclusos em clínicas especializadas ou manicômios. Eles representam permanente ameaça para a família e sociedade.

Falando um pouco do sistema peni-tenciário do Brasil, de Código Penal e das leis. Comentar sobre estas questões

SAÚDE DOCORAÇÃODoutor João Joaquim de Oliveira

Quem disse que não há pena de morte no Brasil?

se torna inevitável não comparar com outros países. O país cuja Justiça é mais conhecida são os EUA. Ali se sabe que as leis são diferentes em cada Estado. A pena de morte, por exemplo, vigora em algumas unida-des, noutras não.

O Brasil já teve pena de morte. Ela vigorou do Brasil Colônia até no Segundo Império de Dom Pedro II. No fundo e no oficial de fato a pena capital não existe. Já na prática, tanto do lado das polícias e da bandidagem ele ocorre quase todos os dias. Duas penas de morte emblemáticas da perversidade dos agentes de Estado foram a de Tiradentes (Brasil Colô-nia) e de Manuel da Mota Coqueiro em 1855, no governo de Dom Pedro II. Muitas outras existiram ainda no II Império e nos governos militares. Institutos que o país e a sociedade, desejam nunca mais ver.

O que o Brasil poderia copiar da Terra do Tio Sam seria a eficácia e cumprimento das leis. Essa história de primariedade, bons antecedentes e endereço fixo lá nos EUA não tem nenhum valor para quem pratica cri-me. Outra característica de se imitar as prisões americanas é o sistema de segurança e a garantia no cumpri-mento da lei.

Enfim, é isto aí, o Brasil que importa e copia tantas coisas lá de fora, boas e ruins, poderia seguir o exemplo americano. Olha o quanto de bandidos pobres e ricos iriam para a cadeia! Além, a bem do erário e da sociedade, de devolver muitos milhões pilhados e desviados pelos diversos dutos das estatais. A Petro-bras, Eletrobras, Telebras e outras Bras como exemplos.

[email protected] * Acesse www.jjoaquim.blogspot.com.br

A quem interessa o Mal?

‘Questione a contribuição

que pode

fazer no seu entorno’

Cogitou-se que nascemos com propensão para o Bem ou para o Mal. Cogitou Rousseau que o Homem nasce bom e que a sociedade o corrompe.

À Medicina do futuro próximo estaria reservada a previsão, lastreada no do-mínio da Química e as fórmulas pertinentes, para que não mais tivéssemos que conviver com o Mal, cuja fórmula seria passível de modificação intrauterina.

A Humanidade na Pérsia antiga já cogitava da eterna luta entre o Bem e o Mal, e nos princípios básicos do zoroastrismo, a luta é constante.

O deus do Bem, Ormuz, tem como símbolo o fogo; o deus do Mal, Arimã, representado pela serpente. Praticar a Justiça, para que, no dia do Juízo Final, Ormuz vitorioso, possibilite ao Bem prevalecer sobre o Mal. Aos bons estaria reservada a vida eterna no paraíso.

Na antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, em La Cité Antique) dirimia as questões jurídicas alicerçado no conceito do BEM, ou a sociedade que corpo-rificava não resistiria às reações de ódio e vingança, tão ao gosto de religiões ultrapassadas como as que prescrevem a Pena de Talião.

No Mito da Caverna, Platão, no diálogo de Sócrates com Glauco e Adimanto, aborda crendices e superstições. Fala de Homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna onde contemplavam um filete de luz que refletia sombras no fundo da parede. Tal o seu mundo, até que um dia um rebelde ousou alcançar o lado de fora da caverna e quase cego ficou, devido à claridade da luz. Vislumbrara ele um outro mundo com natureza, cores, e “imagens” diferentes do que conhecia. Voltou à caverna para narrar o fato aos demais, mas eles não acreditaram nele e revoltados com a “mentira” o mataram.

Nesta alegoria, Platão divide o mundo em realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias).

O primeiro é o mundo da imperfeição e o segundo encontraria toda a verdade possível para o Homem. As cavernas em que hoje nos envolvemos, pensamos ser a realidade absoluta.

A Religião interior de cada um – o exercício e as práticas que objetivam o BEM comum em detrimento do ego e do narcisismo –, certamente provocará a

Harmonia e o conceito fundamental para uma sociedade do BEM, lastreada tão somente na Verdade.

O Mal não expiado levaria o praticante ao inferno, o MAL aleatório e a Culpa do pecado original nos deixaria no Limbo e finalmente, o BEM que nos deixaria no Nirvana, no mais puro regozijo.

É de se imaginar que este tripé não possa prover cobertura para o crescimento da Humanidade como um todo, pois a muitos frustraria com a perspectiva de “nada acrescentarmos” e até nos tornarmos empecilhos para a Evolução.

Questione a contribuição que pode fazer no seu entorno. Ao tomar uma decisão pontual, cabe questionar – esta abordagem me impulsiona para a Luz ou para as Trevas? Onde está o divisor de águas? E na abordagem areolar não se cogita sequer do que é certo ou do que é errado, bastando para tanto assu-mir consigo mesmo a culpa pela evolução dos acontecimentos –, pergunte-se “o que fiz ou pensei para suscitar tal reação?”. E então coloca em prática a Oração do Perdão (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME! EU AMO VOCÊ! SOU GRATO!

EXPEDIENTEeditor-chefejosé Marcelo lopes dos reis (jota Marcelo)

registro Profissional Go01589jP/drt-Go

Matriz: rua Minas Gerais, 37-a, Salas 1 e 2, caixa Postal 84, bairro São Vicente, 76400-000, uruaçu-Go *** telefones (62) 3357-4158 * 8500-1331 * 9657-1441*www.jotacidade.com *[email protected] *blogdojornalcidade.blogspot.com *@jornalcidade *www.facebook.com/jota.marcelo.7

fundado eM 11 de SeteMBro de 2001exclusivamente editado pela

cIdade edItora jornalÍStIca ltda, empresa sediada na cidade de

uruaçu, localizada na região norte de GoIÁS, estado

do centro-oeste do BraSIl,cnPj 04.818.128/0001-18, Inscrição Municipal 3.993.

não

jogu

e es

te im

pres

so o

u pa

rte

dele

em

via

s pú

blic

as

filiado a associação dasempresas de jornaise revistas do estadode Goiás (assejor)

editores/colaboradoresPolítica - jota Marcelo/(62) 8500-1331comunidades - Márcia cristina/9657-1441cidade e, cultura & educação - redaçãoSocial - Márcia cristina (2197/drt-Go)

editora-assistenteMárcia cristina dantas lopes (Márcia cristina)

Pe. crésio rodrigues/[email protected]

dr. Mariano Peres/[email protected]

dr. joão joaquim/[email protected]

comunidade espírita/uruaçu (Go)

os artigos, as colunas assinadas, declarações expostas e Informes são de inteira responsabilidade de seus autores ou entrevistados, e não refletem necessariamente, a opinião do jornal. os editores ou colaboradores e divulgadores ou serviços não têm vínculos empregatícios com o jornal.

cIrculaçÃo/coMercIal(62) 3357-4158-assinantes,-anunciantes,-especial,-dirigida:Parte de Goiás (Goiânia einterior), parte do distritofederal, parte de outrosestados e parte do exterior.todo o conteÚdo do IMPreSSo conSta no SIte.

divulgadores/Serviços (comercial e jornalismo)Goiás (interior) - Márcia cristina * Goiás (Goiânia/especial) - jota Marcelo * Brasília-df - rodrigues neto

art

icul

ista

s-co

labo

rado

res:

contrate nossos Serviços fotográficos

(baixos preços). dIVulGue seu

evento (baixos preços).

...Gleidson Novais Pereira (Gleidson da Au-toescola) foi um desportista nato, com atuação e incentivo ao segmento amador da cidade de Uruaçu de maneira destacada. Era rotina vê-lo apoiando essa ou aquela modalidade, inclusive emprestando nome do estabelecimento comercial onde atuava, a Auto Escola Uruaçu (Centro de Formação de Condutores Uruaçu); e, promo-vendo competições, como a Copa Auto Escola Uruaçu de Futsal. Novíssimo ginásio de espor-tes, praticamente pronto, construído na parte Oeste uruaçuense, poderia levar o nome do sau-doso desportista Gleidson. Ressalta-se que esta veiculação não atende solicitação de quaisquer pessoas. Pelo contrário: é espontânea, da parte da Redação do Jornal Cidade. Na primeira foto

...Falando ao Jornal Ci-dade, a prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino (PMDB) (foto), esclareceu que no imóvel onde é feita adaptação/constru-ção na rua Izabel Fernandes de Carvalho, Centro, funcionará a parte administrativa do Instituto Médico Legal, denominada Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Os serviços do IML que lidam diretamente com cadáve-res serão desenvolvidos em es-paço – também sob construção –, na sede do Cemitério Jardim das Oliveiras (Jota Marcelo).

Div

ulga

ção/

AS

CO

M P

refe

ituraJota Marcelo Acervo/Jornal Cidade

(maio/2008), nos bastidores de um evento político-esportivo, Gleidson, Lourencinho e César Moreira (Pop). Na imagem seguinte (abril/2009), Gleidson

lidera entrega de premiação esportiva para Gigi (esq.) e Hebinho, craques do futsal. Gleidson: um nome eternizado do esporte de Uruaçu (Jota Marcelo).

ATENÇÃO: AJUDE NO COMBATE AO

MOSQUITO!

Colaborar com as ações de COMBATE AO

MOSQUITO da DENGUE é dever de todo munícipe!

Page 3: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

3 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015cIdade

CIDADE

Machadinho pode disputar Prefeitura

Jota Marcelo/Márcia Cristina

O Democratas de Uruaçu oficializou internamente que terá candidato a prefeito nas eleições 2016. Durante Encontro partidário de 5 de dezembro, o senador Ronaldo Caiado, co-mandante estadual da sigla em Goiás, recebeu a informação da parte do presidente local, Ozires Ribeiro Silva, que foi taxativo durante entrevista ao Jornal Cidade após o acontecimento, re-lembrando o que vem dizendo: “O Democratas de Uruaçu tem toda autonomia para fazer as co-ligações que achar interessante para fortalecer a terceira via”. Entre outros nomes, o que se destaca mais é o de Machadinho, que concorda em concorrer.

Na abertura dos trabalhos do Encontro, Ozires registrou boas vindas em nome de todos e, fez balanço positivo, listando como a sigla é conduzida na cidade, o apoio da militância, a dinâmi-ca dos contatos diários, com o intuito de contar com estrutura humana qualificada nas eleições vindouras.

“O Democratas de Uruaçu, Ro-naldo Caiado, vai lançar candidato a prefeito. Uruaçu terá, sim, can-didato a prefeito do Democratas! Contamos com o seu apoio, vindo aqui na campanha, andando com nós! E queremos lançar é para ganhar, mudar a cidade, ajudando Uruaçu, com a verdade e a since-ridade do trabalho. Se eleito, nosso vitorioso vai para a cadeira de prefeito atuando com honestida-de, comprometimento, coerência, transformando Uruaçu, de fato, na ‘Capital do Norte’, consolidada. Vejo você no Senado, pela TV e, isso me faz mais apaixonado pela política, Ronaldo Caiado”, atestou Ozires no discurso inicial, quando também nominou alguns nomes – presentes –, do partido e de outros. Mais: “Obrigado pela sua atenção, senador! Somos corretos, coerentes, mas obrigado também por dar liberdade e autonomia para o Democratas de Uruaçu se fortalecer ainda mais”.

Caiado disse também no dis-curso em Uruaçu que atua com coerência, jamais tendo destituído um diretório ou uma comissão provisória. E, especificou: “Nun-

ca um aliado meu foi vendido ou trocado”. No campo da motivação, memorizou ter disputado a presi-dência da República em 1990, aos 39 anos. “Já vivi os dois lados da ‘moeda’: ganhei e perdi”. Ele assi-nalou que Uruaçu e outras cidades vizinhas têm amplas oportunida-des para elegerem bom número de prefeitos, vice-prefeitos e ve-readores. “Vamos trabalhar minha gente, confiantes na vitória”.

Além de Ozires e Caiado, ou-tros três democratas discursaram. Machadinho agradeceu a presença do senador e dos demais partici-pantes, detalhou ter resistindo em parte adentrar o setor político, mas acabou cedendo. “O Ozires me convenceu e eu sou pré-candidato a prefeito”, salientou, adiantando: se em pesquisa interna do Demo-cratas ou da frente partidária outro colega se sobressair e as lideranças decidirem lançá-lo como prefeito, ele passa a apoiar o melhor colo-cado sem problema algum.

Já Beto Ribeiro, outro prefeitá-vel, informou ter sido inocentado, em novembro último, de processo na Justiça Eleitoral oriundo de 2012, ao qual foi submetido por se encontrar na época como candida-to a vice-prefeito. “A verdade pre-valece. Nada fiz de errado [Beto foi prejudicado por tabela]”, celebrou, lembrando não possuir mais qualquer empecilho eleitoral. “Tenho orgulho de ser do mesmo partido que você é, Caiado. O Ro-naldo Caiado é o nosso expoente maior e sabe conduzir todo esse trabalho, valorizando as bases. Em Uruaçu, o Ozires, com clareza, sabe o que quer e, nós queremos o Democratas disputando a eleição como cabeça de chapa, sem ema-ranhado de mentiras, falcatruas. Nós lidamos com a força que vem do campo, buscando força também no mesmo seio rural.

Wilton Roberto Guimarães, vice-prefeito de Niquelândia, cidade próxima, explanou, entre outros fatores, “ser grato por tudo, em favor do Brasil” e que torce pela vitória democrata em Uruaçu ano que vem. Voltando-se para Caiado, disse: “O senhor é nosso Norte, neste país em descrédito na política.” Finalizando vaticinou que, ansioso, aguarda, junto com demais colegas de militância, a visita de Caiado a Niquelândia, em janeiro. Antes, ao JC, Wilton

esclareceu que o Democratas ni-quelandense encontra-se motiva-do para apoiar Caiado em projetos atuais e futuros, ao mesmo tempo em que elogiou a agenda de visitas do senador perante todas as regi-ões goianas.

Outros oradores, de um mes-clado de partidos, discorreram sobre temas variados (leia mais sobre o acontecimento, na sub-matéria).

AtividadesPassa o tempo e, em diferentes

ocasiões a direção do Democratas de Uruaçu havia se reunido reser-vadamente e, com demais mem-bros, aliados e convidados, para tratar sobre o projeto envolvendo a tentativa de ganhar a disputa da Prefeitura no próximo ano, a ser realizada dia 2 de outubro, em campanha que terá apenas 45 dias, uma das novidades advindas da recente minirreforma eleitoral.

Concomitantemente, os idea-lizadores do projeto convidaram/convidam, fizeram/fazem filia-ções. Existente há poucos meses e contando com políticos e, no-mes do agronegócio e de outros segmentos, a frente partidária uruaçuense Democratas-PPS, que também aglutina o PHS e o PMN, surgiu com a bandeira do forte combate à corrupção e, ao vício (mesmice) e ao blefo políti-co – Blefar é a desonestidade de enganar, querer enganar terceiros, inclusive adversários, objetivando fazê-los crer e, apostando mais do que se tem para fazer isso ou aquilo. Nadir Arantes de Carvalho (Dona Nadir) preside o PPS.

O dirigente Ozires tem se mostrado motivado para levar em diante o desafio de proporcionar melhorias para Uruaçu, através das zonas urbana e rural. “Essa turma aqui é de gente boa, traba-lhadora, honesta. Nossa iniciativa e todas as atividades focam o total combate à mesmice, ao ví-cio político e à corrupção”, dizia o presidente do Democratas de Uruaçu ao JC, nos bastidores de uma reunião promovida dia 29 de setembro, na sede do salão social 4 de Julho.

Em 2014, os integrantes des-se conjunto de representações políticas apoiaram Aécio Neves (PSDB) para presidente; Marconi Perillo (PSDB), reeleito governa-

dor de Goiás; Ronaldo Caiado, eleito para o Senado; José Mário Schreiner (do PSD e, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás [Faeg]) para a Câmara Federal; e, Zé Antônio (PTB), eleito deputado estadual.

Esclarecendo, desde o início das articulações políticas, que a pretensão é o lançamento de nomes próprios para os cargos de prefeito e vice-prefeito, em seguida diferentes quadros foram publicamente apresentados como prefeitáveis, com Machadinho obtendo destaque maior. Os de-mais nomes (que ainda figuram como pré-candidatos) são Luís Humberto Ribeiro (Beto Ribeiro), Rafael Couto Gomes (Rafael do Planalto – Democratas), Thiago Garcia (Democratas) e Weder Silva Ribeiro (Weder do Sindicato Rural – PPS).

Sobre esse posicionamento referente a vice-prefeito, Ozires Ribeiro Silva comunica que ja-mais o partido se fecharia para praticar conversações. “Deixamos claro que o Democratas de Uruaçu tem toda autonomia para fazer as coligações que achar interessante para fortalecer a terceira via”, expôs em entrevista dia 5 de dezembro, ao JC, em uma ideia que agrada Ronaldo Caiado, que na mesma data, assinalou durante entrevista coletiva no aeroporto municipal, ao ser abordado por este periódico: com o passar dos meses, o Democratas uruaçuense tem se consolidado em grande força para a próxima campanha eleitoral e que ele respeita cada vez mais a decisão dos dirigentes de Uruaçu, que trabalham o nome de Machadinho para concorrer ao cargo de prefeito. Manifestando concordar com a decisão local, Ronaldo Caiado afirmou acreditar no bom senso, diálogo, equilíbrio de Ozires e demais dirigentes da agremiação, para a construção de tratativas favoráveis a cida-de – Indicação de nomes para concorrer ao Poder Executivo, Poder Legislativo e, constituição de coligações com boa chapa de vereadoriáveis.

“A nossa frente política tem condições de eleger entre dois e quatro vereadores”, prevê Zé Henrique, pré-candidato do PPS a uma das 13 cadeiras do edifício Vereador José Fernandes Neto

cid 3

(nome em homenagem ao pai dele, que faleceu durante uma sessão da Casa de Leis). “Eu quero ‘concluir o mandato’ do meu pai”, habitu-almente narra de maneira bonita ao Jornal Cidade, Zé Henrique, servidor público municipal.

Outro forte vereadoriável da frente é o comerciante Elói do Setor Sul, que teve ficha de filia-ção abonada por Ronaldo Caiado após os discursos. Suplente hoje, por dois anos, quatro meses e três dias atuou como vereador, face o afastamento judicial temporário de Robson Pimentel (PP), que retor-nou ao cargo dia 23 de novembro. Outros pré-candidatos expressivos também participaram.

Machadinho, uma vida de trabalho

Azarias Machado Neto, hoje com 58 anos, completados na data de 8 de outubro último, atende pelo nome popular de Machadi-nho. Ele é natural de Itumbiara, cidade do Sul goiano, morador de Uruaçu há 32 anos, empresário do setor de transportes, produtor rural e prestador de serviços ao segmento do agronegócio. Casado com a uberabense-mineira Márcia Pedrosa Machado, é pai de três filhos. Toda a família, versátil profissionalmente, se dedica diária e arduamente aos muitos serviços que a Machado Transporte e as propriedades rurais exigem. A em-presa é uma das maiores pagado-ras de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Norte goiano e, geradora de muitos empregos diretos e indi-retos, além de terceirizar serviços em Uruaçu e em outros Estados.

Quem também vivencia e res-pira a seara política é o filho caçula e médico Felipe Pedrosa Machado (doutor Felipe), amigo de profissão de Caiado e jovem que é enfático: Uruaçu precisa me-lhorar em inúmeros aspectos, pois tem potencial para isso. A esposa, eficiente executiva-gerente ad-ministrativa dos negócios, acaba participando do mundo político justamente por ser a mulher de Machadinho, a quem acompanha familiarmente, profissionalmente e socialmente por diversas partes. Tem sido chamada de primeira-dama em lugares diversos, quando timidamente sorri. Os outros dois filhos do casal não têm envolvi-

mentos quaisquer com a política, não gostam de ser focados quanto a isso e só apoiam Machadinho pelo fato de se tratar do pai.

Dizendo que o momento per-manece ideal para muitos diálogos, Machadinho opina que os partidos da frente política Democratas-PPS sempre tiveram e têm bons nomes para concorrer e, que se sente hon-rado – mas sem qualquer vaidade –, por fazer parte da iniciativa e re-ceber incentivos de tantas pessoas que comentam e pedem para que ele adentre a campanha 2016 dis-putando algum cargo. O filho do honrado Senhor Mauro Machado Guimarães, hoje com 78 anos de enorme trabalho, é da opinião que Uruaçu, bem localizada, realmente pode e deve melhorar muito em aspectos diversos, a exemplo de outras cidades.

Quando se manifestou em dis-tintas reuniões da frente, Macha-dinho se disse amigo de todos, que gosta de Uruaçu, onde centralizou negócios com a família, que torce por melhorias, em benefício da população e, que, de uma forma ou outra deseja ajudar no projeto.

Uma das características de Machadinho é se preocupar com a coletividade e o ato de resolver adversidades, encarando a reali-dade dos fatos com calma e ética, razão de sempre estar visitando e participando de atividades favo-ráveis a Uruaçu, nas zonas urbana e rural. “Não faço visitas e não me envolvo com as boas causas só agora. Isso eu faço há muitos anos”, comentou à reportagem, sem abandonar a simplicidade de um homem atencioso, que sabe dialogar e que presta atenção no que dizem seus interlocutores. Machadinho é daqueles que quan-do sabe, sabe e, que quando não sabe, não sabe, sem tempo para armadilhas e mentiras. Ele é claro nos seus posicionamentos.

Sobre os propósitos de Ro-naldo Caiado, especialmente sair candidato a governador em 2018, Machadinho comenta que o sena-dor está preparado para governar Goiás e que certamente ajudaria muito Uruaçu e outras cidades nortenses através do Palácio das Esmeraldas. Ele avalia que Caiado pode, em pouco tempo, até mesmo ser o presidente da República.

Leia mais sobre o Democratas, na submatéria.

Ronaldo Caiado orienta sobre debate e unidadeJota Marcelo/Márcia Cristina

Senador e presidente estadual do Democratas, Ronaldo Caiado visitou Uruaçu dia 5 de dezem-bro, onde foi atração maior em Encontro com lideranças políticas locais e de outras localidades. No evento realizado na sede da Câ-mara Municipal, diante de mesa e público suprapartidários o líder do Democratas no Senado discursou motivando participação popular quanto ao processo de impeach-ment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Ele disse em entrevista coletiva, antes do com-promisso, que tal gesto ajudará o Parlamento brasileiro seguir a voz das ruas.

Ao mirar a campanha eleito-ral de 2016, enfatizando que o momento é benéfico para debates e construção de unidade com diferentes siglas e formatação de alianças que possam refletir anseios da sociedade local, o

visitante expôs que o partido realiza eventos dessa natureza visando aglutinar lideranças e fortalecer o Democratas e outras organizações, com a observação de que o caminho da qualidade e do respeito, pela população bra-sileira, não pode ser esquecido. Corrupção, nem pensar! No geral, o partido, avisa Caiado, não aceita envolvimentos com causas que de-nigram sua imagem. Em Uruaçu, conforme mostra a reportagem principal, foi formada a frente Democratas-PPS, que igualmente traz o PHS e PMN.

Se na capital Goiânia está praticamente decidida a cisão PMDB-PT, abrindo espaço para a dobradinha PMDB-Democratas, trabalho nesse sentido (unir for-ças) sucede no interior, arregi-mentando ainda outros partidos. É uma intensa tarefa que está em andamento em todas as regiões de Goiás, com o líder maior lem-brando que o sucesso de 2018

(campanha para governador) pas-sa por 2016 (disputa municipal). De fato, Caiado tem nome cotado também para concorrer ao cargo de presidente da República, caso a presidente e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) sejam obrigados deixarem seus cargos. O mesmo é realidade nacional em relação a 2018, mas ele disse no evento: “Todos sabem que o meu sonho é poder governar o Estado de Goiás”. Em junho, no encerramento da Cavalgada/2015 dos Cavaleiros de Sant’Ana (de Uruaçu), sapecou, dentro da mes-ma temática: “...Ser eleito e entrar naquele Palácio das Esmeraldas montado em um cavalão branco bonito...”.

Presidente Ozires: ‘Feliz por estar com Caiado’

Além de Ronaldo Caiado, vários ocupantes da mesa – de Uruaçu e outras cidades –, fize-ram uso da palavra no Encontro,

inclusive prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes de outros partidos.

Ozires Ribeiro Silva, presi-dente anfitrião, categorizou: a conduta moral e atuação política de Ronaldo Caiado motivam ele e outros aliados trilharem na busca de conquistas relevantes. “O De-mocratas só cresce e faz política com seriedade, é um partido que faz política séria, tem um projeto do bem e da seriedade. Sou feliz por estar com Ronaldo Caiado”, cravou.

Falando ao Jornal Cidade, Thiago Garcia, do Democratas e presidente da entidade Cavalei-ros de Sant’Ana, comentou que Ronaldo Caiado é um senador res-peitado, atuante e que tem grande oportunidade para se eleger gover-nador de Goiás, em 2018. Pontuou ainda que o partido está no cami-nho certo, trabalhando para eleger o prefeito de Uruaçu no próximo ano, além de vereadores.

Versando sobre a capital Goi-

ânia, o deputado estadual José Nelto (PMDB) destacou ao usar a palavra no Encontro que a união Democratas-PMDB-Solidarieda-de-PRP e outras agremiações não nasceu apenas para o ano passado e, sim para 2016, 2018 e mais campanhas futuras.

José Alves do Nascimento, um dos vice-presidentes do PMDB de Uruaçu discursou na forma repentista-poética, para admiração do senador, que, inclusive, regis-trou agradecimentos ainda (e pós) no evento e, mais, dois dias depois por telefone. Segundo José Alves, a aliança PMDB-Democratas e outros partidos “tem grande chan-ce de eleger o governador de Goiás em 2018 e, para 2016, cada cidade apresenta a sua realidade local.”

Solange Bertulino (PMDB), prefeita de Uruaçu, discursou enaltecendo ser vital a união de esforços administrativos em favor do Brasil, de Goiás e Uruaçu e, que o senador tem ajudado Uru-

açu, com destinação de emendas e verbas, “o que ele já fazia na condição de deputado federal”. “Depois, lá na frente, no momento certo e com respeito e juízo, nós vamos discutir política, ver quem vai unir dentro de Uruaçu”. Além de parabenizar o Democratas pela realização do Encontro, ela disse que como cidadã e prefeita “não deixaria de dar as boas vindas ao senador, pessoa que tanto ajuda a cidade e, que, atendendo convite do mesmo, fez questão de partici-par de todo o evento”.

Depois de Uruaçu, Caiado e comitiva se deslocaram para Campinorte, com outro Encontro contendo lideranças e a militância. Uruaçuenses se fizeram presentes e, o prefeitável democrata Macha-dinho opinou que o senador tam-bém é querido na vizinha cidade. “O Caiado gosta da nossa região Norte”, disse ao JC (reportagem e submatéria publicadas em www.jotacidade.com/Municipais).

Pré-candidato Machadinho: “Não faço visitas e não me envolvo com as boas causas só agora. Isso eu faço há muitos anos”. Ele, em três momentos: com o senador Ronaldo Caiado e a esposa Márcia Pedrosa Machado, dia 5 de dezembro (esq.); discursando no Encontro do Democratas em Uruaçu na mesma data; e, ilustrando homenagem feita pelo filho doutor Felipe (Dia dos Pais/2014)

Face

book

/dou

tor F

elip

e (U

ruaç

u)

Foto

s: M

árci

a C

ristin

a

Page 4: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

InforMeS4 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015

Page 5: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

InforMeS5 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015

Page 6: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

6 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015cIdade

Márcia Cristina

Uma das empresas líderes em perfuração de poços artesianos no Norte de Goiás e regiões vizinhas, a Nature Poços Artesianos, de Urua-çu, investe em qualidade e capaci-tação, visando o de melhor para os clientes. Ela conta com a parceria da Franklin Electric e o sócio-administrador Roberto Robson comenta que a Nature está sendo agraciada com um dos primeiros treinamentos na região como um todo. “Apresentando essa caracte-rística, é, praticamente, o primeiro, com estrutura total, prestigiando toda a equipe”.

Atuando desde 2012, com per-furação e manutenção de poços e minipoços artesianos, prestando serviço na cidade e fora, a Nature Poços Artesianos, de Uruaçu, sediou mais um treinamento desenvolvido pela Franklin Electric, iniciativa (apresentando estrutura e novidades maiores) que, consequentemente se expande para a clientela de bombas e poços artesianos da empresa com matriz em Joinville-SC e, filial em Aparecida de Goiânia, possibilitando atendimento em todo o Estado, além do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Mato Gros-so do Sul.

Falando ao Jornal Cidade dia 12 de novembro, na sede da Natu-re, Eloilto Luiz Perini, da Franklin Electric, informou, durante intervalo das atividades: “Esta parceria com a Nature Poços Artesianos permite que o Roberto Robson [sócio-administra-dor] *** tenha o que ele precisa, o pro-duto que necessita, a pronta-entrega. Mesmo que a Nature não tenha esse produto em Uruaçu, pode contar com nosso estoque em Aparecida de Goiânia, pois atuamos com o sistema de entrega em até 24 horas, somos

um Centro de Distribuição visando sempre a disponibilidade do cliente”. Ele detalhou que geralmente o atendi-mento diante das demandas apresenta resolução 100%, pois o controle do estoque é eficiente.

Comentando que a Franklin Elec-tric “preza muito pelo treinamento e conhecimento dos nossos clientes e, como trabalhamos com produtos técnicos, existe a exigência de que nossos parceiros-clientes estejam pre-parados ao máximo para fazer vendas adequadas, o que é o caso da Nature. O Roberto Robson tem conhecimento, sempre busca atualização e, pela par-ceria que temos há bom tempo com a Nature, promovemos treinamento de forma que ele tenha conhecimentos necessários para vendas qualificadas”, narra o gerente regional de vendas.

PrestígioSegundo Perini, o treinamento

realizado é mais focado “na parte de manutenção, na montagem, desmon-tagem de nossos produtos e, tudo mais é um trabalho que começou a ser intensificado de um tempo para cá. Até então, a Franklin vinha trabalhando muito na divulgação dos produtos, mostrando tecnologia, o que cada produto faz e, agora estamos tam-bém focando justamente passar mais conhecimentos sobre o produto, por metro, os mínimos detalhes, a função de cada peça, componente”.

Ao periódico, Roberto Robson comentou que “a Nature Poços Arte-sianos é uma das empresas pioneiras no Estado a receber esse treinamento. Foi selecionada e é uma das primeiras de Goiás com a qualidade da parceria”. Ele relembra que quando se fala em linha de produtos, exemplo classifi-cado como excelente pela direção da empresa é a Franklin Electric.

O diretor administrativo uruaçu-ense pontua que nesse ponto de vista a Nature está sendo prestigiada com

um dos primeiros treinamentos na região Norte de Goiás como um todo. “Apresentando essa característica, é, praticamente, o primeiro treinamento que nós estamos realizando, com estrutura total, prestigiando toda a equipe da Nature Poços Artesianos”, assinala. Destacando a agilidade no atendimento, Roberto Robson nota que a entrega dos produtos 24 horas facilita a vida da clientela. “Tendo no estoque, em Aparecida Goiânia, no outro dia já conseguimos entregar”.

“O atendimento é imediato, tanto via representante comercial, que é o vendedor que atende, ou através da Gerência de Vendas. Temos também o canal 0800, com uma equipe de engenheiros qualificados, já para oferecermos qualquer tipo de suporte técnico ou comercial para o Roberto Robson. Não tem como a Nature Poços Artesianos ficar em nenhum momento sem suporte. Não fica na mão! A Franklin está sempre pronta para atender”, reforça Perini.

Perini comunicou que se houver necessidade de algum reparo em pro-dutos ou conhecimento mais aprofun-dado das tecnologias existentes dentro dos produtos, “a Nature tem acesso a isso diretamente com o suporte da fábrica. Estou aqui hoje, junto com o Gláucio, que é o técnico responsável na filial, para prestarmos serviços ao Roberto Robson, justamente presti-giando a parceria que temos durante todos esses anos em Uruaçu”.

O visitante acentuou que toda e qualquer novidade, por exemplo, em pouco tempo é expandida aos parcei-ros. Numa época em que a dissemina-ção do uso da energia fotovoltaica no Brasil tende crescer – e esse recurso é uma necessidade –, inclusive por meio da capacitação da mão de obra, ainda carente no mercado, revelou: “Nesse momento estamos lançando uma linha solar e, o Roberto Robson já está sabendo dessa linha solar e já

prospecta clientes. Estamos vindo atrás com o quê? Com um ‘nohall’ e conhecimento, demonstrando que estamos aqui para sanarmos qual-quer dúvida, todas as solicitações. Já fazemos o atendimento junto ao cliente final dele de perto, em parce-ria mesmo! Essa é a nossa forma de trabalho, tanto da Nature, quanto da Franklin Electric”.

FatoresLembrando que a Franklin Elec-

tirc é uma empresa com atuação há muitos anos no mercado mundial e líder mundial na comercialização, fabricação de motores, bombeadores submersos, “justamente com foco em poços artesianos e, ela trabalha muito forte isso”, Eloilto Luiz Perini ressalta “cinco fatores chaves de sucesso”:

1-O primeiro de todos esses fatores que sobrepõe qualquer outro valor que a empresa tenha – alerta –, é trabalhar com qualidade. “A qualidade sobre-põe. Depois, os outros fatores, que também são importantes”.

2-A disponibilidade. “Por isso, existe esta filial de Distribuição em Aparecida de Goiânia”.

3-“Depois, é o serviço que nós prestamos, que é justamente o trei-namento de agora, o serviço de atendimento, o serviço de suporte técnico, via 0800. Temos esse canal gratuito para dúvidas e suporte téc-nico geral”.

4-“Aí, a inovação, que a gente traz. Nossos produtos são muito inovadores em tecnologia. São produtos que não existem em outros mercados, nem concorrentes em alguns casos”.

5-E por último, o valor. “Exata-mente, esse valor significa não um valor de custo, mas sim um valor que é a marca de todo esse nohall e conhecimento que a empresa tem. Tudo isso, aliado com conhecimento do nosso parceiro. A gente consegue

Intercâmbio Nature Poços Artesianos e Franklin Electric cid 4

Gláucio (esq.), Eloilto Luiz Perini e Roberto Robson no escritório da sede da Nature Poços Artesianos, em Uruaçu

cid 5

Investimentos em capacitação e conhecimento de qualidade

promover e perpetuar justamente isso: a qualidade, a disponibilidade, o serviço. Tudo isso a Nature Poços Artesianos tem, exatamente, de acor-do e, presta, transmite isso para o cliente. Não adianta nada a empresa ter tudo isso e quando chega na ponta da revenda – do nosso parceiro –, ela não conseguir transmitir isso. A Na-ture trabalha dentro de uma política que permite você vê qualidade, você vender serviço, vender inovação e, não simplesmente você vender preço. Então, isso é muito importante porque

a gente também, como empresa que é, responsável em transmitir todo esse conhecimento, dá sempre suporte para a Nature Poços Artesianos continuar crescendo como vem crescendo com a gente.”

A sede da Nature Poços Artesianos fica na avenida Goiás, 56, Centro, com os telefones (62) 3357-2003, 8412-7487 e 8590-1700. O email da empresa é [email protected]. O site é www.naturepocos.com.br e, a conta no Facebook é www.facebook.com/naturepocos.

Foto

s: M

árci

a C

ristin

a

Roberto Robson destaca: quando se fala em linha de produtos, exemplo classificado como excelente é a Franklin Electric

NÃO DEIXE A DENGUE LHE PREJUDICAR:

PARTICIPE DO COMBATE!ENFRENTE O MOSQUITO.

ELE NÃO PODE VENCER ESSA LUTA!

AJUDE COMBATER A DENGUE!

É DEVER DE TODOS ENFRENTAR O MOSQUITO, QUE TANTO TRANSTORNO

PROVOCA PARA A POPULAÇÃO DE TODAS AS CIDADES.

1 plascom

Ajudar combater o MOSQUITO

DA DENGUE

é dever de todos.Participe das ações.

Page 7: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

cIdade7 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015

‘Auto de Natal’ homenageia poeta Rubem Alves e reúne mais de 3 mil pessoas em Goiás

Promovido pelo Instituto Yamana, o maior espetáculo iti-nerante do país levou a magia do teatro aos moradores de quatro municípios.

Entre 5 e 8 de dezembro, Alto Horizonte, Campinorte, Guarinos e Nova Iguaçu de Goiás foram pal-co de uma atração surpreendente e que emocionou 3,1 mil pessoas de todas as idades. Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e à cultura nas comunidades do entor-no de suas operações, o Instituto Yamana de Desenvolvimento So-cioambiental realiza todos os anos o Auto de Natal, com uma peça inusitada ao ar livre, que mistura diversas linguagens como o teatro, música, dança e circo.

Nesta edição, o espetáculo Ilusões homenageou o poeta e escritor Rubem Alves, que com grande sensibilidade para a arte, carrega em sua trajetória mais de 150 livros publicados e distribuí-

dos em 13 países, nos quais falava sobre filosofia, teologia, educação e histórias infantis, transbor-dando seu amor pela vida. Para representá-lo, foi utilizado o maior boneco articulado da dramaturgia brasileira, com oito metros de al-tura, técnica de hipersensibilidade e 28 movimentos hidráulicos e mecânicos.

O boneco chamou a atenção de muitos espectadores, como a Luciana Arminda Alves Gomes e Silva, diretora do Colégio Es-tadual João Gonçalves Filho, de Alto Horizonte. “Ele tinha uma característica muito realista e o fato de ser interativo foi fantástico, trazendo as falas e a própria voz do Rubem Alves. Apresentações culturais como esta são fundamen-tais para a educação e agregam conhecimento e bagagem para os alunos”, diz a educadora, que levou centenas de estudantes de 14 a 20 anos de idade.

“Em cada edição, novas e

importantes mensagens são leva-das aos habitantes, incentivando o conhecimento, a interação e resgatando o espírito natalino de paz e união. Mais uma vez con-seguimos atingir com excelência nosso objetivo de trazer mais ale-gria aos moradores”, diz Josielle Padilha, analista de Comunidades da Mineração Maracá Indústria e Comércio.

O Auto de Natal é uma criação da ONG Teatro de Tábuas, pro-movido pela Yamana, por meio do Instituto Yamana de Desen-volvimento Socioambiental, com incentivos da Lei Rouanet. Em Goiás, o evento tem a realização Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC) e Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM).

Sobre a YamanaA Yamana é uma empresa pro-

dutora de ouro com sede no Cana-dá. Tem significativa produção de

ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvi-mento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, na Argentina, Chile, México e Canadá.

O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcio-namento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecen-do atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.

Sobre a Brio GoldCriada em dezembro/2014, a

Brio Gold Inc. é subsidiária da Yamana, detém 100% desta nova companhia, composta pela unida-de Fazenda Brasileiro e os projetos C1 Santa Luz e Pilar, além de concessões de exploração rela-cionadas aos empreendimentos (ML&A Comunicações).

Em Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás, 2,5 mil pessoas participaram da apresentação do espetáculo Ilusões

Fotos: Divulgação/ML&A Comunicações

Projeto Expressarte, do Grupo Teatral Limpando o Olho, oferece teatro, dança, circo

O Projeto Expressarte, Teatro, Dança e Circo é o resultado de oficinas teóricas e práticas de-senvolvido no decorrer o ano nas cidades de Nova Iguaçu de Goiás, Alto Horizonte e Campinorte pelo Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO), sediado em Uruaçu, com Apoio Cultural da Empresa YAMANA GOLD, MINISTÉRIO DA CULTURA E DO GOVERNO FEDERAL.

Contamos também com o apoio de logística da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Campinorte, Associação de Desenvolvimento Cultural e Comunitário de Alto Horizonte e da Prefeitura Muni-cipal/Secretaria da Educação de Nova Iguaçu de Goiás.

Nas três cidades, atendemos mais de 260 crianças, uma vez

na semana durante um período de seis/sete meses, e no final do ano é o grande momento de mostrar para a comunidade local o resul-tado dessas oficinas através de um espetáculo montado e produzido pelo Grupo Teatral Limpando o Olho e apresentado então, pelas crianças envolvidas nas oficinas. Lembramos que esta ação vem se desenvolvendo há sete anos na cidade de Campinorte, três anos na cidade de Alto Horizonte e dois anos na cidade de Nova Iguaçu de Goiás. Com isso, os espetáculos são diferentes em cada cidade, pois, vale observar, quem apresenta os espetáculos são as crianças envolvidas nas oficinas. Vez por outra, a título de experi-ência e enriquecimento cultural, convidamos artistas da trupe do

Grupo Teatral Limpando o Olho para juntos com as crianças, apre-sentarem o espetáculo (espetáculo de 2014 em Campinorte). Assim, mostramos para o público que as crianças estão bem preparadas, haja vista participarem e dividirem o espaço cênico da mesma forma que os artistas profissionais.

Este ano (2015), apresentamos os espetáculos do Projeto Expres-sarte no dia 30 de outubro, na Feira Coberta, na cidade de Alto Horizonte; no dia 4 de novembro, no Ginásio de Esportes, na cida-de de Nova Iguaçu de Goiás; e, nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Convivência da Paró-quia Nossa Senhora da Guia, em Campinorte.

Um bom espetáculo a todos também em 2016...

Uruaçuense no ‘Encontro de Artes e Tradições Gaúchas’

A 30ª edição do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), com a participação de 4 mil competidores e 65 mil visi-tantes, foi realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul-RS, de 20 a 22 de novembro. Uma vez mais o que se viu foi enorme, bonita e colorida diver-sidade de atrações de cunho cul-tural, com as danças tradicionais gaúchas permanecendo como um dos destaques do acontecimento, que agrupou 80 invernadas artísti-cas do Rio Grande do Sul.

Danças tradicionais, modalida-de Força B, representada pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com três invernadas artísticas: os vencedores foram o Departamen-to de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi (pri-meiro lugar); Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sangue Nativo, de Parobé (segundo); e, Grupo Folclórico Chão Batido, de Ijuí (terceiro).

Uruaçuense campeãIsabela Eckert, de Uruaçu e

filha do casal Maria das Dores/An-tônio Eckert, integra o DTG Pon-

cho Verde. Moradora de Panambi, cidade do Planalto rio-grandense, ela mantém tradições dos pais, dirigentes do Grupo Teatral Lim-pando o Olho (GTLO) e do Ponto de Cultura Circulando, com sedes na cidade do Norte goiano. Presen-tes no evento, os pais expressaram felicidade, desejando êxito cada vez maior para a filha.

Na rede social Facebook Isa-bela Eckert postou: ‘É MUITA FELICIDADE! Estou sem voz, mas botei pra fora o grito de É CAMPEÃO da força B do ENART 2015. Obrigada a todos que nos apoiaram. Aqui é PON-CHOOOO’.

Doutor Praxedes, o idealizadorConheça parte da história de

um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil, em informações do GTLO – www.mtg.org.br/noticias/78:

Na década de 1970, o Movi-mento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) empenhava-se em com-bater o alto nível de analfabetismo no país. No Rio Grande do Sul, além de alfabetizar, também alme-java divulgar a cultura como forma

No evento: Isabela Eckert, com Luiz Felipe de Oliveira e os pais Maria das Dores/Antônio Eckert. E, logotipo do DTG Poncho Verde, da cidade de Panambi (9ª RT), do qual ela faz parte

Expressarte, Teatro, Dança e Circo – apresentação em Alto Horizonte: cultura para a população

Nova Iguaçu de Goiás: mais uma etapa do projeto produzido pelo Grupo Teatral Limpando o Olho

Atrativos teatrais, de dança e circenses, na edição de Campinorte, que igualmente outras cidades, recebeu apoio cultural da Yamana Gold, do Ministério da Cultura e do governo federal

de elevar a autoestima da popula-ção e oportunizar o surgimento de novos valores artísticos.

O professor e advogado Pra-xedes da Silva Machado, res-ponsável cultural pelo Mobral, buscou a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e, com a participação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), criaram o Festival Esta-dual de Arte Popular e Folclore, que se popularizou como Festival Estadual do Mobral. O evento foi idealizado para ser itinerante, isto é, cada ano em uma cidade diferente.

A primeira edição deste festi-val foi no ano de 1977, cuja fase final foi realizada na cidade de Bento Gonçalves. A segunda em 1978 - Porto Alegre; a terceira em 1979 - Lajeado; a quarta em 1980 - Cachoeira do Sul; a quinta em 1981 - Lagoa Vermelha; a sexta em 1982 - Canguçu; a sétima em 1983 - Soledade; e, a oitava em 1984 - Farroupilha. Em 1985, a nona edição seria em Rio Pardo. Como as autoridades do município desistiram, Farroupilha passou a sediar novamente. Decidiu-se, então, não mais alternar o local, uma vez que Farroupilha se pro-punha em continuar realizando anualmente a final.

A partir de 1986, o evento passa a ser promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, em parce-ria com a Prefeitura Municipal de Farroupilha e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, passando a ser denominado Festival Gaúcho de Arte e Tradição (FEGART). Sua realização acontecia sempre no último final de semana de ou-tubro, permanecendo em Farrou-pilha da 1ª a 11ª edições, portanto, até o ano de 1996.

Tendo em vista o crescimento do Festival e das necessidades estruturais e financeiras para sua realização e, a manifestação da Prefeitura de Farroupilha de não mais sediar o evento, em 1997, a 12ª edição foi transferida para Santa Cruz do Sul. O evento pas-sou a ser realizado no segundo final de semana de novembro de cada ano.

Por questões que envolveram o nome do Festival, reivindicado pela Prefeitura de Farroupilha, houve a necessidade de mudan-ça, no ano de 1999, passando a denominar-se Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart).

Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde: campeão da modalidade Força B em 2015

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

FATOS CULTURAIS RELEVANTES

Alegria no reino das crianças: OVG entrega 1 milhão de brinquedos em todas as regiões

O Governo de Goiás, via Or-ganização das Voluntárias de Goiás, adentrou a semana de Natal contabilizando a entrega de 1 mi-lhão de bonecas, carrinhos, bolas (futebol e vôlei) e ursinhos de pelúcia, nas duzentas e quarenta e seis cidades do Estado, em função das comemorações natalinas. A ação faz parte do Show de Natal, projeto da OVG, presidida por Valéria Perillo. De novo, o go-vernador Marconi Perillo (PSDB) e a primeira-dama pessoalmente distribuíram brinquedos para crianças de algumas localidades, tipo Goiânia, Aparecida de Goiâ-nia, Anápolis e Pirenópolis. Esta é a 13ª edição do projeto e, dia 20 de dezembro a festa apresentou

seu ponto alto com o show da can-tora Anitta, no estacionamento do estádio Serra Dourada, na capital do Estado. De Valéria Perillo, na entrega em Pirenópolis, dia 20: “Muitas vezes, os pais não têm re-cursos para comprar um presente. O governo do Estado entra aí para fazer a alegria das crianças”.

Em Uruaçu, a distribuição dos brinquedos transcorreu na tarde do dia 21, no ginásio do Semi-nário Maior & Centro de Treina-mento São José. Igualmente em outros redutos, aliados político-administrativos e uma legião de voluntários ligados ao governador ajudaram nas atividades (Reda-ção. Com Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás).

Primeira-dama Valéria Perillo fez entrega em Pirenópolis, ladeada por Luiz Siqueira (Gecom) (esq) e prefeito Nivaldo Melo

Rod

rigo

Cab

ral/G

over

no d

e G

oiás

Page 8: JORNAL CIDADE -  · PDF fileNa antiguidade greco-romana o Pater Família, o ancião da comuni-dade (Fustel de Coulanges, ... (Hoponopono): SINTO MUITO! PERDOA-ME!

InforMeS8 - jornal cidade (PÁGIna PoStada eM www.jotacIdade.coM) uruaçu, 1º a 15 de dezembro de 2015