jornal chapa 2 - "de que lado você samba?"

4
Chegou o momento da eleição do DCE Mário Prata, e queremos lhes apresentar a Chapa 2 “De Que Lado Você Samba?”. Somos mais de 400 estudantes, pre- sentes em todos os campi, na defesa da UFRJ pública, gratuita e de qualidade. So- mos uma nova geração, que olha para trás e se fortalece com a história de conquis- tas do DCE Mário Prata, e que olhando para frente, se inspira nas lutas da juven- tude em todo mundo para atingir novos desafios. É preciso um DCE que não mude de lado, e siga Olá! sambando ao lado dos es- tudantes, com independên- cia da reitoria, do governo e da UNE. O que está em jogo nessas eleições é se o DCE terá a firmeza necessária para seguir defendendo nossos direitos e nossa uni- versidade. Vivemos momentos in- tensos na UFRJ. Nós, es- tudantes, colocamos nossos sonhos em movimento, e com um DCE independente e democrático, lutamos e conquistamos o reajuste e a ampliação das bolsas; as verbas para o bandejão da Praia Vermelha; ocupamos o Canecão garantindo seu caráter 100% público; tudo isso graças a greve da edu- cação, que começou na as- sembleia com mais de 2 mil estudantes! Exigimos em todo o país o “Fora Feliciano!” e a aprovação das cotas ra- ciais. Lutamos contra a pri- vatização do Maracanã e as remoções das famílias por conta das obras da Copa. Questionamos, a partir da universidade, as transfor- mações que vive a cidade do Rio. Mais recentemente, protagonizamos a luta contra a EBSERH e a pri- vatização da universidade, desafio que segue! Além de barrar a restrição da meia-entrada e a volta do monopólio das carteirinhas da UNE. A reitoria e o governo dizem que tudo anda as mil maravilhas, mas sabe- mos que não é assim... Pre- cisamos nos organizar de forma livre, democrática, criativa e independente, para que nossos sonhos se transformem em lutas, que se transformem em con- quistas para todos e todas! /DeQueLadoVoceSamba2 /DeQueLadoVoceSamba2 Eleições DCE Mário Prata 2013 - De 11, 12 e 13 de Junho DCE com firmeza e independência do governo, reitoria e une!

Upload: de-que-lado-voce-samba-chapa-2

Post on 31-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal para as eleições 2013 do DCE Mário Prata - UFRJ, da chapa 2 "De Que Lado Você Samba?". Conheça nossas propostas e divulgue!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Chapa 2 - "De Que Lado Você Samba?"

Chegou o momento da eleição do DCE Mário Prata, e queremos lhes apresentar a Chapa 2 “De Que Lado Você Samba?”. Somos mais de 400 estudantes, pre-sentes em todos os campi, na defesa da UFRJ pública, gratuita e de qualidade. So-mos uma nova geração, que olha para trás e se fortalece com a história de conquis-tas do DCE Mário Prata, e que olhando para frente, se inspira nas lutas da juven-tude em todo mundo para atingir novos desafios.

É preciso um DCE que não mude de lado, e siga

Olá!sambando ao lado dos es-tudantes, com independên-cia da reitoria, do governo e da UNE. O que está em jogo nessas eleições é se o DCE terá a firmeza necessária para seguir defendendo nossos direitos e nossa uni-versidade.

Vivemos momentos in-tensos na UFRJ. Nós, es-tudantes, colocamos nossos sonhos em movimento, e com um DCE independente e democrático, lutamos e conquistamos o reajuste e a ampliação das bolsas; as verbas para o bandejão da Praia Vermelha; ocupamos

o Canecão garantindo seu caráter 100% público; tudo isso graças a greve da edu-cação, que começou na as-sembleia com mais de 2 mil estudantes!

Exigimos em todo o país o “Fora Feliciano!” e a aprovação das cotas ra-ciais. Lutamos contra a pri-vatização do Maracanã e as remoções das famílias por conta das obras da Copa. Questionamos, a partir da universidade, as transfor-mações que vive a cidade do Rio. Mais recentemente, protagonizamos a luta contra a EBSERH e a pri-

vatização da universidade, desafio que segue! Além de barrar a restrição da meia-entrada e a volta do monopólio das carteirinhas da UNE.

A reitoria e o governo dizem que tudo anda as mil maravilhas, mas sabe-mos que não é assim... Pre-cisamos nos organizar de forma livre, democrática, criativa e independente, para que nossos sonhos se transformem em lutas, que se transformem em con-quistas para todos e todas!

/DeQueLadoVoceSamba2 /DeQueLadoVoceSamba2

Eleições DCE Mário Prata 2013 - De 11, 12 e 13 de Junho

DCE com firmeza e independência do governo, reitoria e une!

Page 2: Jornal Chapa 2 - "De Que Lado Você Samba?"

Os estudantes devem se fortalecer com as vitórias que tivemos, no último período, para avançarmos ainda mais na defesa da UFRJ públi-ca, gratuita e de qualidade. Há muito tempo os estudantes resistem a lógica de universidade im-posta pelo governo e reitoria onde em nome da mínima expansão se precariza a universidade. O REUNI contrapõe expansão e qualidade, gerando muito problema e pouco dinheiro. Não são a toa as políticas privatistas como o caso da EB$ERH. Precarizam a universidade pra poder privatizar. A ampliação de vagas devem ser acompanhadas de mais verbas e qualidade. Este foi o motor da última greve, expressão dos 5 anos de REUNI.

A reitoria afirma que nunca a UFRJ esteve tão bem com tantos recursos. Entretanto, não é dito que as verbas não dão conta das necessidades da universidade, fato perceptível pelos suces-sivos deficits orçamentários, obras e investimen-tos atrasados. Seguem ainda diversos problemas como péssimas infraestrutura, deficiências na

política de assistência estudantil, péssimas condições de ensino, etc. A partir da nossa luta, obtivemos uma grande façanha que foi o aumento do orçamento da assistência estudantil de 29 milhões em 2011 para 63 milhões em 2012. Apesar do notável avanço, estes números representam apenas 17,5% do orçamento da uni-versidade, o que mostra a prioridade da reitoria.

O governo e a reitoria querem privatizar o Hospital Universitário (HU) através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A EBSERH ataca a autonomia universitária e o tripé ensino-pesquisa-extensão, prejudicando a formação dos estudantes, os direitos dos trabalhadores e o acesso da população à saúde pública. Depois de muitos debates, ficou clara a falta de argumentos da reitoria e do governo.

Mais de 500 estudantes, junto com o DCE, realizaram um ato no Conselho Universitário e impediram a aprovação da EBSERH! A reitoria tentou dar um golpe, mas conseguimos aprovar a proposta dos estudantes, funcionários e professores e foi criada uma comissão que terá dois meses para fazer um diagnóstico do HU e apresentar uma nova proposta.

Devemos seguir com nossa luta, participando da comissão

para construir um projeto que garanta o caráter

público do nosso hos-pital, além de exigir

da reitoria e do governo novos concursos para funcionários em

Regime Jurídico Único e mais verbas

para o HU.

Se muito vale o já feito, mais vale o que será!

Ônibus lotado, pouca frota, falta de segurança no Fundão... Com pressão dos estudantes e do DCE aumentaram-se os ônibus e colocaram ar condicionado, avanços ainda muito insuficientes.

Negociação já da reitoria com a pre-

feitura e as em-presas de ônibus para aumento

da frota, segu-rança e mais ônibus

intercampi.

A vitoriosa Ocupação do Canecão garantiu que esse espaço será gerido de forma democrática e seu caráter será 100% público.

O projeto dos estudantes apro-vado depois de muita pressão

no Fórum de Ciência e Cultura tem que sair do papel! Pelo início das obras,

reabertura do Canecão para fins culturais e acadêmicos!

EBSERH

Canecão Transporte

Page 3: Jornal Chapa 2 - "De Que Lado Você Samba?"

Atualmente, a educação sofre com o investimento de apenas 5% do PIB, enquanto sobra dinheiro público aos empresários, que deitam e rolam com as obras super-faturadas da Copa, e a meta-de do orçamento da união indo para a dívida pública, além da corrupção. Nós sam-bamos do lado dos 10% do PIB já para construir outro pro-

10% do PIB já para outro projeto de educação!

Está para ser votado no

Congresso Nacional, o Estatuto

da Juventude, que contém um

grande ataque aos nossos

direitos: a restrição da meia-

entrada e a volta do monopólio

de carteirinhas da UNE. Apenas

40% dos ingressos serão

destinados à meia-entrada sem

qualquer garantia de fiscalização.

Os empresários, o governo e

a UNE dizem que o preço dos

Os royalties resolverão os problemas da educação?

Dilma realizou o maior leilão de petróleo da história do país vendendo 30 bilhões de barris, que valeriam 3 trilhões de dólares, por apenas 2,8 bilhões de reais. E, junto da UNE, tenta iludir os estudantes dizendo que com o investimento dos royalties do petróleo (tributo arrecadado pelo Estado so-bre o petróleo privatizado que corresponde a 10% de tudo que é produzido) os problemas da educação serão resolvidos. De acordo com a Auditoria cidadã da dívida, mesmo se 100% dos royalties do petróleo fossem para educação, isso seria um au-mento de apenas 0,6% do PIB, quando na verdade precisamos de mais 5% do PIB pra educação. Além disso, ser favorável aos royalties é ser cúmplice da privatização do nosso petróleo!

Não ao monopólio das carteirinhas

da UNE!

ingressos irá diminuir. Nada mais falso, já que o objetivo é justamente aumentar os lucros deste setor. A UNE faz coro com os empresários para atacar o direito dos estudantes em troca do monopólio na emissão das carteirinhas, nos obrigando a financiar uma entidade que não nos representa, e invalidando nossa carteirinha da UFRJ. Está claro o grau de atrelamento da UNE com o Estado brasileiro e seu governo!

Não à restrição do direito à

meia-entrada!

jeto de educação, que não es-teja pautado na privatização e precarização da educação como no Plano Nacional de Educação. A universidade n”ao pode ser privatizada e deve estar a serviço da su-peração das injustiças so-ciais, afinal é o povo que sus-tenta a universidade pública através do pagamento dos seus impostos.

Em porcentagem do PIB...

O DCE deve promover uma grande campanha pelo inves-timento de 25% do orçamento da UFRJ para assistência es-tudantil, garantindo a con-clusão da reforma do alo-jamento, e enquanto isso, realocação dos estudantes

para a nova moradia do CCMN, Bandejão na PV antes

da Copa e em todos os campi, mais bolsas e reajuste para o

valor de 1 salário mínimo!

AssistênciaEstudantil

Em nosso dia-a-dia, vemos que a universidade não é uma bolha, e ex-pressa o machismo, racismo e a homo-fobia que existe em nossa sociedade. São trotes humilhantes, casos de estu-pro e violência, falta de creche uni-versitária. Menos de 10% de dos uni-versitários do país são negros. Casais homossexuais são agredidos até dentro da universidade. A Chapa 2 – De Que Lado Você Samba? defende o combate firme à qualquer tipo de opressão, e o DCE deve seguir promovendo inicia-tivas como o I Encontro de Mulheres, a campanha “Veterano não é dono de caloura!” e a luta pelo #ForaFeliciano.

Chega de machismo, racismo

e homofobia!

Infelizmente a Reitoria pouco se preocupa com os campi do interior. Por isso que a realidade lá é de extrema precariedade, fazendo com que na en-genharia de Xerém cerca de 33% dos estudantes abandonem o curso e com que os estudantes de medicina de Macaé entrassem em greve no ano passado, obrigando até o MEC a reconhecer que o curso estava em condições péssimas!

Nesse sentido, temos que exigir que a Reitoria se responsabilize por esse campi, eles também são parte da UFRJ e devem ter condições de en-sino e assistência estudantil de qualidade

Através de muita luta dos es-tudantes e do DCE, conquistamos avan-ços no terreno da as-sistência estudantil, como a garantia de mais bolsas e o reajuste para R$550, a reforma do alo-jamento e a aprovação do bandejão na PV, que ainda está só no papel.

Os Campi do Interior do RJ

*Dados em base a uma estimativa do total de petr’oleo.

Page 4: Jornal Chapa 2 - "De Que Lado Você Samba?"

JOGANDO LIMPO!Quem é quem nas eleições do DCE UFRJ?Quem é quem nas eleições do DCE UFRJ?

HÁ QUEM SAMBE DIFERENTE?!DCE TEM QUE SAMBAR

É DO LADO DO ESTUDANTE!

E A CHAPA 3, DE QUE LADO VAI SAMBAR?!

JOGANDO LIMPO!

MAIS DE 450 ESTUDANTES SAMBAM AO LADO DOS ESTUDANTES!

É PRECISO TER PÉS FIRMES PARA SAMBAR AO LADO DOS ESTUDANTES!

ADMINISTRAÇÃO Bruna Ferreira, Bianca de Souza, Alessandra Moraes, Alex Almeida, Bruno da Silva, Carla Benetelle, Bianca Junqueira, Cristopher de Matos, Daniel de Souza, Evellin Rodrigues, Gisele da Cruz, Henrique Veloso, Hugo Brasil, Hugo Vasconcelos, Ian Paz, Igor Dantas, Ingrid Santos, Jansen Faia, Jéssica Freitas, João Peixoto, Juliana Brandão, José da Silva, Laisa Torres, Lais Costa, Leonan de Souza, Leonardo Dourado, Leandro Willbert, Levi Preto, Lucas Santos, Felipe Farrah, Felipe Alves, Felipe Barreto, Gabriela Ferreira, Gabriela Mamede, Gabriel Vilaça, Gabriel Sacagami, Francine Paiva, Fernando Paz, Felipe Almeida, Naiara Andrade, Natália Wainstein, Natália Izett, Michel Nunes, Matheus Gonçalves, Marcelo Bandeira, Marcelle Braga, Maria Souza, Vinicius Miranda, Victor Teixeira, Gabryel Souza, Julio Paiva, Mauricio Regua, Bettinho Rosa, Bernardo Lima, Berna Sartori, Alan de Lima, Ana Clara Iglesias, Andressa Montti, Barbara Almeida, Ana Ferreira, Alessandro Medeiros, Richard Sihman, Rodrigo Brito, Rodrigo Fontes, Rodrigo Takenouchi, Ronald Nascimento, Tatiana de Oliveira, Pedro Lemos, Alexandre Moreira, Pedro de Souza, Pedro Torres, Rafael Dias, Renan Moreira, Lucas Gomes, Vinicius Dias, Vinicius Saldanha, Victor Amaral, Victor Vieira, Victor Castro, Vanessa Cavalcanti, Vanessa Correa, Vanderléia de Souza, Tomaz Vidal, Thaís Oliveira, Victthor de Barros, Bruna Valum, André Cabral, Beatriz Albuquerque, Aron Carvalho ARQUITETURA Jonas Abreu, Fabrício Ferreira, Maria Ramos, Pedro Henrique Penalva, Rafaella Cosenza, Camila Peluso, Piero Martins, Victor Paim BCMT Fátima Moreira, Felipe Soares BELAS ARTES Luiza Carrera, Raphael Teixeira, Fernando Rodrigues, João Henrique Castro, Luiz Eduardo Caldeira, Mariana Lacerda, Astryd Velloso, Mariana de Albuquerque, Luiz Phillipe de Oliveira BIBLIOTECONOMIA Lilian Querevalu BIOLOGIA Camila Ferreira, Verônica dos Reis, Maria Gabriela Rosalina BIOFÍSICA Verônica Nogueira CAp Natália de Jesus, Victoria de Souza CIÊN-CIAS ATUARIAIS Jacqueline Barbosa CIÊNCIAS CONTÁBEIS Yuri Gouveia CIÊNCIAS SOCIAIS Marcos Chaves, Daniel Andrade, Mickrrony Oliveira, Flavio Bezerra, Bruna da Silva, Renata dos Santos, João Pedro de Lima, Camila Rolin, Maria de Fátima Castro, Leonardo de Lima, Lucas Gimenes, Pedro Paes, Leonardo Barbosa, Danielson Mendes, Mariana Rio COMUNICAÇÃO Isadora Vilardo, Lienne Lyra, André Campos, Joanna Fernandes ECONOMIA Ana Carolina Siqueira, Felipe Camargo ENFERMAGEM Vagner Lima, Diego Araujo, Kelvin Nunes, Anna Carolina Gonçalves, Beatriz Lima, Caroline Moraes, Carolina Costa, Carla Sanchez, Bruna Melo, Catarina de Oliveira, Carolinne Lopes, Daniel da Silva, Victoria Melo, Daiane da Silva, Joyce Faria, David Depret, Frederico Coelho, Jullye Anne Lima, Kamille Marinho, Leonardo Cardoso, Livia Frauches, Michele de Oliveira, Nilza de Jesus, Nyckole Bastos, Thaís Pimentel, Tamires Lopes, Suzana da Silva, Sashara de Oliveira, Roseane Ferreira, Priscila dos Santos, Ricardo de Carvalho, Ana Carolina Pereira, Ana Carolina Cardoso, Beatriz de Barros, Anderson Augustini, Vanessa Ribeiro, Maryah Batista, Wendel Azevedo, Verônica Gomes, Leonardo Melo, Flávia de Souza, Fabiana Barros, Camila Ferreira, Jullia Leonel, Sthefane da Silva, Keren Garcia ENGENHARIA Daniel Cormarck, Leandro Freire, Vanessa Paccico, David Souza FARMÁCIA Rafael Tritany, Jefferson Muniz, Jhessica Martins, Matheus Luchetta, Izabelly da Silva, Vanessa da Silva, Matheus Tampone, Rodrigo Aguiar, Ingrid Silva, Ian Halm (Jesus), Hannah Domingos, Gabriel de Souza, Thaiani de Oliveira, Louise Cussa, Douglas dos Santos, Brendon da Silva, Beatriz Machado, Natalia de Moura, Debora Caride, Dayvid de Lima, Fernanda Teixeira, Ana Gabriela Silva, Felipe Berger FILOSOFIA Julio Anselmo, Vi-tor Cardoso FND Felipe Lisboa, Luciene Crispim, Luciana Soares, Gabriel Ferreira, Luís Gustavo Sanchez, Isabela Blanco, Yuri Nascimento, Leandro Santos, Daniel Duarte, André Cunha, Mauro Borges, Felipe Marques, Mariana Lavinas, Kainan Vieira, Larissa Duarte, Guilherme de Almeida GEOGRAFIA Samuel Posselt, Juan Barbosa, Matheus Pimenta, Dharani Coppola, Camila Cavalcanti, Luana Piacesi, Amanda de Carvalho, Tayanne dos Passos GPDES Thomas Macedo HISTÓRIA Bárbara Vieira, Raphael Botelho, Bárbara Barbalho, André Oliveira, Yuri Baptista, Priscilla Campos, Rebeca Rodrigues, Carolina Me-deiros, Lyvia Gomes, Ivan Gyorv, Julio Cesar de Oliveira, Raian Couto, Leonardo Dias LETRAS Rafaella Galdino, Ronnyelle Ferreira, Vicente Saraiva, Amanda Santos, Julia Gabriela, Noêmia Costa, Alessandra Santanna, Leonardo Rezende, Judith Bautista, Tadeu Gouveia, Yasmin Leite, Felipe Favrat, Octávio da Silva, Arthur Costa, Rafael de Oliveira, Arthur Diniz, Alessandra dos Santos, Priscila Branco, Eric Rod-rigues, Natália Oliveira, Cláudio Baptista, Felipe Ribeiro, Vinicius Monteiro, Carlos Pinto, Tiago Bastos, Ana William, Damião dos Santos, Thaís da Silva, Victor Silva, Myllena Dutra, João Pedro de Sá, Felipe de Andrade, Danilo da Silva, Luiza Yalle, Carinne Silva, Thiago, Isis Drummond, Camila Pereira, Yasmin Tomaz, Virna Benvenuto, Paula Albuquerque, Mylenna Mattos, Daniel dos Santos, Thiago dos Santos, Zione Félix, Mariana Carmo, Diane Santos, Ivan Freitas, Adriana da Silva, Cláudio Junior, Raquel Carvalho, Shelida Santos, Manoel Filho, Victor de Souza, Pedro Galvão, Elielcer Junior, Rafaela Stuhlpfarrer, Fabricio de Oliveira, Juliete de Souza, Lorena Farias, Raíssa de Souza, Bárbara de Carvalho MEDICINA Marvin Merdeiro, Guilherme Tritany, Rafael Leitão, Pedro Tzirulnik, Humberto Araújo, Larissa Jatobá, Felipe Castro, Carolina de Oliveira, Rafael de Castro METEOROLOGIA Alberto Junior NUTRIÇÃO Ranay da Silva, Raquel Antunes ODONTOLOGIA Brenda Rodrigues, André Rego, Isabela Guedes, Ga-briella Cruz, Bárbara Boscher, Ian Miranda, Felipe Rio, Marleandro Damião, Juliana Almeida, Janaína Nunes, Helena Martins, Ana Carla Ferreira, Milena Iung, Thayse Brandi, Daniel Vargas, Mariana Pereira, Igor Almeida, Andressa Costa, Marcos Souza, José Neto, Arsilvia Fontes, Patrícia Castro, Patrícia Moura, Ursulla Campos, Amanda Mayworm, Vilson Marambaia PEDAGOGIA Cleber Melo PSICOLOGIA Thais Magdinier, Sophia Furtado, Silvia Fernandes, Rui Junior, Rennan da Silva, Rafael Vasconcelos, Priscila Fiz, Alana Cruz, Stephanye Soares, Helena Henriques, Marta Xavier, Manuella Carvalho, Lucas Lobo, Ligia dos Santos, Jullie Anna Smith, Priscila Penna, Emilly Santos, Elisane Mello, Clara Jorge, Carolynne Silva, Cecília Viana, Carla Atanazio, Carolina Araújo, Anne Diehl, Arthur Brito, Amanda Araújo, Heitor Silva, Letícia da Costa, Fábio Frizas, Maycon Pinto SAÚDE COLETIVA Eduardo Lima, Brenda Marcones SERVIÇO SOCIAL Léo Lima, Bianca Andrade, Vinicius Penna, Yasmin Santos, Gabriela Ferreira, Débora Franca, Lívia Souza, Fernanda Coutinho, Luciana Freitas, Nayara Diniz, Paloma da Silva, Lorena Monteiro, Rakina Poubel, Lailla Oliveira, Alexandre da Costa, Aline Diniz, Thamires Oliveira, Thiago Dias, Anna Beatriz Magalhães, Lays da Silva, Jocelaine Pereira, Igor Passos, Priscila Bréia, Letícia Custódio, Hugo dos Santos, Malu Vale, Jéssica Barbosa TERAPIA OCUPACIONAL Marília Pereira

Desde o fim do ano passado, a Escola de Educação Física e Dança tem passado por uma situação inaceitável! O diretor da Escola, Leandro Nogueira, vem assumindo práticas de perseguição política cada vez mais contundentes, reprimindo e criminali-zando o movimento estudantil. Abusando do autoritarismo, chegou ao asurdo de acionar a PM para tirar um estudante devidamente matriculado da Escola, além de fechar a pós-graduação e destituir seu coordenador. Tentou aprovar na Congregação sanções disciplinares aos alunos, e até lhes tirar o direito de decidir autonomamente seus rep-resentantes. A reitoria, até agora, não tomou nenhuma atitude! Diante deste absurdo, o DCE tem que tomar um lado! Nós repudiamos fortemente esses atos arbitrários, exigi-mos da reitoria que se posicione e chamamos todas as chapas a defender a destituição do diretor da EEFD Leandro Nogueira.

Contra a criminalização do movimento estudantil na EEFD! FORA LEANDRO!

Não podemos aceitar que o DCE UFRJ tenha a sua frente uma chapa que não tenha independência em relação à rei-toria e ao governo. A Chapa 1 é da UNE, entidade que abandonou as lutas, recebe mesada do governo federal e negocia nos-sos direitos nos gabinetes do Palácio do Planalto.

Junto com a Dilma, vendem nos-so direito a meia-entrada em troca do monopólio das carteirinhas. E a velha UNE da luta pelo petróleo, hoje é conivente com a privatização e ilude os estudantes di-zendo que a falta de investimento na edu-cação se soluciona com as migalhas que são os royalties do petróleo! Não à toa, o papel que o pessoal da Chapa 1 - “Mãos a Obra!” cumpriu durante a luta contra a EBSERH foi de poupar o governo federal e a reitoria das críticas e tentar enganar os estudantes que não se tratava da privatização do HU. Nosso DCE não pode estar atrelado à reitoria, ao governo e à UNE. Pelo contrário, tem que sambar ao lado dos estudantes!

Fruto de um acordo para disputar o Congresso da UNE, os movimentos “Cor-renteza” e “Nós Não Vamos Pagar Nada” se juntaram para concorrer também ao DCE.

Todos os estudantes da UFRJ devem saber quem é o movimento “Correnteza”: se dizem independentes da reitoria e do governo, mas fizeram muita campanha para o atual reitor Carlos Levi, que tenta hoje privatizar o Hos-pital Universitário. Durante muitos anos fiz-eram uma oposição inconsequente ao DCE, sempre defendendo fielmente a UNE. Infelizmente, o coletivo “Nós Não Va-mos Pagar Nada” priorizou seus acordos na UNE ao se juntar com o “Correnteza”, em detrimento da unidade da atual gestão do DCE, que arrancou tantas alegrias e con-quistas para os estudantes da UFRJ. Ou seja, romperam com a atual gestão para se juntar com aqueles que fizeram oposição ao DCE, em nome de seu bloco na UNE. E o resultado dessa unidade será uma chapa que oscila em suas posições, o que pode comprometer e muito a luta dos estudantes da UFRJ. Até o último momento, nós da Chapa 2 – “De que lado você samba?”, propusemos uma chapa unitária da esquerda, através da realização de uma Convenção de Chapa Ampla e Democrática, mas infelizmente, esse convite foi recusado. Colocando em risco a in-dependência do DCE Mário Prata, a chapa 3 teve uma postura irresponsável e sectária, di-vidindo a esquerda quando era hora de somar forças. E o pior: fortalecendo a UNE na UFRJ!

É por isso que nós, da Chapa 2, não titubeamos ao defender a independência e a firmeza do DCE Mário Prata, condição fundamental para todas nossas vitórias. Com a inspiração das lutas da juventude no mundo, defendemos um movimento estudantil livre, com novas práticas! Por isso, diversos estudantes que compõe a chapa apostam na construção da ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre!,entidade que promove campanhas e protagoniza as lutas que a UNE aban-donou, como foi na greve da educação de 2012. Apostamos na unidade do movimen-to estudantil, livre e democrático, em todo o país! Com sonhos e lutas que se faz o futuro!