jornal bom dia 251

20
SABADO, 04 DE JUNHO 2011- ANO 6- EDIÇÃO 251- www.santaisabelonline.com.br PREFEITURA PROCURA EMPRESA CONTRADA PARA REFORMAR PRAÇAS ARUJÁ, PARABÉNS PELOS SEUS 52 ANOS! Comunicado Paroquia - " A Associação Afro-Brasileira da Paróquia Nos- sa Senhora Aparecida, realiza na próxima semana do dia 06/06/2011 ao 12/06/2011 a Semana da Consciência Negra: Tratando da Diversi- dade Cultural e Igualdade Racial no Teatro Pe. Léo - Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Durante toda a semana ocorrerá atividades como filme, palestra, debate e apresentações.www.associacao- afrobrasil.org.br 1ª PROVA DO CONCURSO DE ARUJÁ FOI ADIADA Anteriormente agendada para este domingo, 5, a primeira prova do Concur- so Público de Arujá foi adiada para o próximo dia 12. Somente farão a prova nesse dia os candidatos para o cargo de Professor de Educação Básica - Fundamental I. .............................................. Leia mais na página 15 Confira a programação na página 02 Leia mais na página 05

Upload: santa-isabel

Post on 13-Mar-2016

305 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001831366913&sk=wall

TRANSCRIPT

SABADO, 04 DE JUNHO 2011- ANO 6- EDIÇÃO 251- www.santaisabelonline.com.br

PREFEITURA PROCURAEMPRESA CONTRADA

PARA REFORMAR PRAÇAS

ARUJÁ, PARABÉNSPELOS SEUS 52 ANOS!

Comunicado Paroquia - " A Associação Afro-Brasileira da Paróquia Nos-sa Senhora Aparecida, realiza na próxima semana do dia 06/06/2011ao 12/06/2011 a Semana da Consciência Negra: Tratando da Diversi-dade Cultural e Igualdade Racial no Teatro Pe. Léo - Paróquia NossaSenhora Aparecida. Durante toda a semana ocorrerá atividades comofilme, palestra, debate e apresentações.www.associacao-afrobrasil.org.br

1ª PROVA DO CONCURSODE ARUJÁ FOI ADIADA

Anteriormente agendada para este domingo, 5, a primeira prova do Concur-so Público de Arujá foi adiada para o próximo dia 12. Somente farão a provanesse dia os candidatos para o cargo de Professor de Educação Básica -Fundamental I. .............................................. Leia mais na página 15

Confira a programação na página 02

Leia mais na página 05

PAGINA 2 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

Depois de quatro detonações naPedreiras Basalto, em Santa Isabel,os moradores próximos dali já ob-servaram que o empreendimentonão afetará sua segurança etranquilidade.

A dona de casa Maria José da Sil-va, que mora bem próximo dali, dis-se que estava receosa de que vol-tassem a cair pedras em sua casa,porque era comum quando outra pe-dreira atuava no local. “Em uma dasexplosões, o meu cachorro chegoua ser atingido por uma pedra”, con-tou. Ela conta que os primeiros es-touros após o retorno das ativida-des foram muito fortes e chegarama assustar. “Mas aí mandaram umas‘meninas’ para a minha casa na ter-ceira explosão e elas puseram al-guns aparelhos para medir. Depoisdisso melhorou”, acrescentou.

A residência do aposentado JoséCarlos Fonseca fica a cerca de 200metros da Basalto. Ele disse que sóse assustou na primeira detonação,pois não sabia do reinício das ativi-dades. Mas contou que aprovou aideia do retorno da produção. “San-ta Isabel não tem muito empregopara oferecer à população”, justifi-cou, acrescentando: “Seria ruim setivéssemos de conviver novamentecom pedras voando, barulho ensur-

decedor, vibração e muito pó. Fica-mos traumatizados com a antiga ad-ministração. Mas agora temos rece-bido assistência”.

A segurança é apontada peloaposentado Natanael Barbosa comoum dos pontos positivos. Ele moraa um quilômetro da pedreira. “Ochão treme um pouco, mas nada queincomode. Já percebemos que o pro-cesso de explosão é diferente doantigo, sem muito barulho”, afirmou.

PreocupaçãoA direção da empresa afirmou

que a segurança da população mo-radora próximo à área de atividadeé uma das grandes preocupações daBasalto. “Para assegurar isso, bus-camos processos de detonação queminimizam os efeitos, controlamoscom sismógrafos as imediações eseguimos à risca os valores estabe-lecidos por legislação e órgãos go-vernamentais”, afirmou.

Outro detalhe relevante é que nãoexiste um paiol para a guarda deexplosivos. Eles só chegam à pedrei-ra quando da detonação e na quan-tidade necessária. “A população deSanta Isabel pode ficar tranquilacom a questão ‘segurança’. Tudo oque é possível fazer com as novastécnicas de detonação, nós estamosempregando”, informa.

Vizinhos aprovam segurançaoferecida por pedreira

Nesta quarta-feira, 8, Arujá comemora 52 anos de emancipação política eadministrativa. As comemorações já iniciaram ontem, 3, com a chegada do fogosimbólico na Praça do Coreto (Benedito Ferreira Franco), e os shows da duplaReys e Alexandre, do cantor Wesley e de Francis Lopes. O tradicional Encontrodas Nações, também iniciado ontem. Já o desfile cívico será realizado no dia doaniversário. Confira a programação:Hoje, 4 - Haverá apresentação, no palco do Coreto, dos alunos da Oficina Cultural,do Coral Infantil e Camerata de Violões da Escola Livre de Música, a partir das16h. Mais tarde, às 20h, o grupo Novo Lance fará seu show no mesmo local. NaAmazonas, o público curtirá o show da banda de rock Crazy World.Amanhã, 5 - No domingo, PG e Banda se apresentará com músicas gospel, apartir das 15h, na Amazonas. Já na praça, as atrações iniciarão às 18h, com ocoral juvenil e orquestra de flautas doces da Escola Livre. Às 20h, o show deStudio Kalil e, às 21h, de Lúcio Negrão, todos no Coreto. Na avenida, HenriqueMarques tocará modas sertanejas a partir das 21h.Dia 8 - Dia 8, dia do aniversário, a população poderá assistir ao desfile cívico, às9h, na Praça do Coreto.

Mais showsAinda não há data agendada, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura deArujá confirma outros shows para a próxima semana. Os artistas são: CDR MC’s,Mato Seco, São Paulo Show, Samprazer, Espora Country, Banana Elétrica, Lucase Luan, Gui Cardoso e Carlinhos Leite, entre outros.

Atrações esportivasTambém em razão do aniversário, a Prefeitura de Arujá programou uma série deatrações esportivas. Elas já começaram hoje, sábado, com o II Festival Internode Voleibol, no Ginásio Rincão (Antonio Carlos Mendonça), às 9h.Já amanhã, domingo, haverá o II Torneio de Skate, na av. Francisco Pedro Paulo,e o Passeio Ciclístico, no Parque Rodrigo Barreto, ambos com início às 9h.Nesta quarta-feira, 8, será o amistoso de futebol máster, às 15h, no EstádioMunicipal Armando Maiolino. E, no dia 12, domingo, haverá o III Torneio de Vôleide Areia, na quadra da av. Amazonas.O encerramento será no dia 19, com o XVII Torneio de Karatê Shitsuke, noGinásio do Rincão e a II Corrida Ser Mais, com a largada na Amazonas. O iníciode ambos será às 9h.

Arujá comemora 52 anos deemancipação

PAGINA 3JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

Amanhã Juliana e Arnaldo, co-memoram um ano dematrimonio, ou seja Bodas dePapel e compartilham de todoeste amor conosco. Parabéns emuitas felicidades ao casal apai-xonado!!!

JANNETEUm professor as vezes é somenteum professor...Um poeta, somente um poeta...Jornaleiro, somente jornaleiro...Mas, existem pessoas que se des-tacam por ser algo mais...Você é uma delas.Feliz Aniversário!!!

Completou mais um ano de vida,o cantor e compositor da banda9Vis; Kaio Marcondes. Parabéns detodos os familiares, amigos e fãs.

“PENSA NO CARA QUE NA TRIS-TEZA ESTA ALEGRE E QUANDOESTA MAL HUMORADO ESTAFELIZ”assim você se descreve, epor ser tão contagiante desejamosa você; Elias, mais um ano devida maravilhoso, cheio de paz esaúde.

Esta é a turma do Pró Jovem adolescente do CRAS Jd Eldorado,que participaram de palestras e cursos na 14° feira do estu-dante expo CIEE no parque do Ibirapuera em são Paulo, no dia25 de maio. Sob o comando Da Doutora Michele, o projeto Prójovem é direcionado a oferecer aos jovens um espaço deconvivência social voltada ao desenvolvimento de suaspotencialidades entre outras atividades.

PAGINA 4 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

PIZZARIA SABORE D´ITÁLIA

Mussarela- Calabreza,-

R$ 12,99Catu Frango-Portuguesa

Bauru-EscarolaMargarita-Toscana-

Agora em Santa Isabel

R$ 14,99

Forno a lenha

(11) 7477.4747

Somente Delivery Pizzaiolo Dom Emidio

No próximo dia 11, sábado, mem-bros do Instituto de Cidadania Empre-sarial (ICE) vão voltar a se reunir coma população e representantes de ins-tituições públicas e privadas de San-ta Isabel para planejar uma ação demelhoria no município. Será o I En-contro Estratégico para o Desenvol-vimento Sustentável de Santa Isabel,uma continuação à oficina Visão doFuturo, realizada em abril, quando apopulação foi convidada a expressaros seus sonhos sobre uma Santa Isa-bel melhor.

Na ocasião, os presentes se de-monstraram desejosos em aprimorara educação, a cidadania, a saúde, ahabitação e o meio ambiente no mu-nicípio, mas não definiram ao certo oque fazer. Com este novo encontro, apopulação vai auxiliar no mapeamentoda realidade hoje vivida no municí-pio, para então elaborar, em outubro,

Grupo planeja ação em Santa Isabel

o Plano de Desenvolvimento Comu-nitário, com ações a serem colocadasem prática nos próximos anos.

O Encontro será realizado no PóloMunicipal de Bolsas, das 9h30 a12h30. O ICE pede para que os inte-ressados confirmem sua participação,ligando para: (11) 6397-1691 ou (11)8243-2914.

Vendo Carro - UNO CS 1.3, 89, a gasolina 2p cinza, doc OK. c/ jogo derodas 14 do Tempra por 4.500,00, Contato ( 11 ) 6161-5651 Diego

Vendo Carro - QUANTUM CS 1.8, 86, a Alcool 4p Beje, doc OK por4.500,00, Contato ( 11 ) 6161-5651 Diego.

CLASSIFICADOS

Escondi a tua pala-vra no meu coração :

Ensina – me ser fiéla ti senhor , a cada passo que dou emdireção a tua glória e a tua morada ,me faz desprender-me daquilo quenão lhe é licito e peço a ti hoje forçaspara vencer este mal , que em meuspensamentos trazem coisas negati-vas , até fraqueza e frieza espiritualtem tentado o inimigo contra a minhavida . O dia de hoje tem sido bemcomplicado pois mesmo confiante es-tou sendo açoitado por meus própri-os pensamentos , uma afalange delembranças e um vendaval de proble-mas assola meu dia , o inoportuno temestado vagando e tentando achar umapequena brecha para me afrontar ,mas crente estou que serei vitoriosoe peço a ti meu amado senhor suabenção sobre minha vida , tantos pas-saram por situações tão ou mais com-plicadas que esta a qual estou pas-sando , serei virtuoso apesar dos pe-sares , serei vencedor pois a tua pa-lavra nos garante que em nome deJesus serei vencedor .

Lembro-me daquela familia a qualem estado de decadência , o inimigotomando posse daquele corpo , trou-xe doenças e miséria aquela lar ,e osenhor agiu de misericórdia para comeles , vencemos no poder da oração ,julgo despedaçado , sofrimento bani-do e gozo certo pois assim adentrouo senhor aquele lar e respostas trou-xe aqueles que tanto sofriam .

Aquele homem que apesar detudo se manteve de pé , perdeu seusbens , sua mulher o abandonou , tro-cando por outro , seus filhos semrumo certo pois divididos estavam ,suas finanças destruidas e um passa-

EVANGELIZANDOPor Anderson Almeida

do negro o fez perder a rédia de tudo, porém o senhor agiu de misericór-dia para com ele , ao receber aqueleconvite buscou a casa de Deus ,adentrou a comunhão e recebeu ocuidado necessário e um novo homemse fez, e em sua presença tudo quan-to perderá o senhor restitui a ele .

O senhor Jesus disse no sermãoda montanha , alegrai com os que sealegram e prantei com os que cho-ram ,tenha um minuto de sua aten-ção para esta observação de Jesus ,o salmista Davi diz desta maneira noSalmos de número 30 e versiculo5 , o choro pode durar a noite poréma alegria vem ao amanhecer , até so-fremos , até pranteamos , até pensa-mos em desistir , mais na verdadesabemos que ao raiar de cada dia osenhor está de braços abertos nosacolhendo , e é um abraço sincero poisele nos amou primeiro ele zela de nós, ele nos quer próximos dele ,nos darsegurança e refúgio é o que ele quernos dar .

A você irmão amigo em cristo Je-sus, que está lendo esta coluna dejornal ,você está passando por inú-meros problemas em sua vida eupeço a você que pare por alguns mi-nutos e faça uma reflexão a respeitode tudo o que tem acontecido e digaa você mesmo que é tempo de olhara vida de uma outra maneira ,comuma nova visão e desfrutar aquilo quenos foi dado por Deus , o melhor des-ta terra , uma familia estruturada eabençoada por Deus e a alegria deservir a este Deus , é tempo de des-pertarmos para isto , tome hoje estadecisão que irá mudar toda sua histó-ria , uma escolha certa ,renda-se aJesus e muito ele fará por você .

Faça seu pedido de oração ou fale como pastor : [email protected]

ORIENTADORA ESPIRITUALJoga-se búzios, cartas e consul-tas com vovó Catarina. Tel: (11)4658-6840/ 7422-9333. EmIgaratá.

NATAL 8 DIAS PELA CVCTransporte aéreos: ida e voltaTranslado: aeroporto / Hotel / aeroportoHospedagem: 7 noites com café da manha ou meiapensão ( de acordo com hotel escolhido)O melhor passeio do nordeste ligue e confira sempre omelhor preço.Monte sua rota e nos vendemos e reser-vamos os melhores hotéis e guias.

PAGINA 5JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

REFORMA DESTROI PRAÇADOS EXPEDICIONÁRIOS

Na tarde da sexta-feira passada, 27,a Praça dos Expedicionários, em SantaIsabel, foi reaberta. O local, onde sepromoveu o corte de antigas sibipirunas(e acausou desgosto à população),mudou radicalmente. Sem bancos eárvores, a praça se transformou numailha, como opinaram vários munícipesentrevistados. A troca de piso e a trans-formação dos canteiros em pequenosespaços gramados com arbustos cus-taram ao poder público R$ 35 mil.

”A Praça dos Expedicionários foidestruída pela administração do pre-feito Helio Buscarioli”. O comentárioindignado da moradora MariaAparecida, moradora no Eldorado,não parou por aí. “Em todo lugar, aspraças têm bancos, calçadas e árvo-res. Foi assim que aprendi. Essas pes-soas que, na eleição passada, estive-ram em minha casa pedindo voto vãoser lembradas por essa barbaridade,pelo que fizeram com as sibipirunas e

Segundo populares, a Praça dos Expedicionários foi transformada em Ilha dosExpedicionários

pelo que gastaram para fazer essa ilhana Praça dos Expedicionários”, com-pletou a senhora.

José dos Santos, morador na VilaNova Santa Isabel, disse que até gos-tou da obra, mas ficou revoltado como valor gasto. “Até que ficou bonito,mas não se pode chamar isso de pra-ça. Podemos chamar talvez de ilha ouqualquer outra coisa, menos praça. Sónão entendo como gastaram R$ 35 milpara fazer só isso”, opinou.

Segundo informações extra-ofici-ais, foi o Rotary Clube que adotou aPraça dos Expedicionários, para ques-tões relacionadas ao cuidado e ma-nutenção. Até o fechamento destaedição, o presidente do Rotary não foiencontrado para falar sobre o assun-to. Segundo o historiador Mário Soa-res, a placa alusiva de comemoraçãoda data de inauguração da praçatrintenária sumiu, perdendo mais umcapítulo da história do municipio

SÍNDROME DO RABO PRESO

O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Re-gião de Jacareí torna público o Edital do período deCADASTRAMENTO EMERGENCIAL para Professores de Edu-cação Básica II, nos termos da Resolução SE Nº 31/2011.

Data: 06 a 10/06/2011Horário: das 9h às 17h

Local: Diretoria de Ensino Região Jacareí Sala do Plantão da Supervisão Rua Barão de Jacareí, nº 848 - Centro, Jacareí.

Não sei quando - e a partir deque fato - surgiu a expressão “rabopreso”, em referência principalmen-te a políticos que nomeiam secretá-rios e ministros movidos mais porinteresses e comprometimentospessoais do que pela capacidade dosnomeados.

A Síndrome do Rabo Preso é umadoença bastante presente na nossapolítica, de fácil diagnóstico e de di-fícil tratamento. A demora da presi-dente Dilma em demitir Palocci doMinistério da Casa Civil, após diassem explicar como o seu patrimônioteve um crescimento tão espanto-so, acaba gerando essa desconfian-ça.

Em nossa cidade, há pequenoscomentários de que um certo secre-tário tem o prefeito “em sua mão”e, inclusive, manda na Prefeitura.Será? Não podemos afirmar isso; oque sabemos são comentários debastidores. Outro fato que certa-mente é resultado de muitos rabospresos é o grande número de car-gos de confiança existente na Pre-feitura isabelense, sem que os ve-readores ou o Ministério Público fa-çam alguma coisa.

Os “rabo preso” estão por toda aPrefeitura. Independente de serrabo preso ou solto, um governo nãopode ficar refém de ninguém, sejaele um ministro ou secretário. Am-bos estão queimados, tostados, fri-tos. Não por culpa da imprensa, quecumpriu o seu papel. Mas no casodo próprio ministro, que fez silêncioabsoluto diante da casa caindo so-bre ele.

Aí começam os desdobramentos.Lula, na semana passada, foi infelizdemais ao afirmar que, se Dilmademitisse Palocci, o seu governo iriarastejar até o fim. Uma intromissãofora de época e de propósito. O PT

se divide: parte querendo Paloccidentro, parte querendo-o fora. Dilmae o chamado núcleo duro do Planal-to pedem para que ele continue. Nãohá mais clima para Palocci perma-necer. Se não havia na semana pas-sada, agora então há menos.

Talvez neste momento em quevocê lê este texto, ele já tenha saí-do - ou continue passando pelo pro-cesso de fritura em fogo nada bran-do. Essa síndrome de rabo preso nãocontamina só a esfera federal. Naestadual e municipal, ela tem tam-bém presença garantida. É aquelesecretário que não produz nada, mascomo é um dos mais antigos do par-tido do prefeito, é mantido por agra-decimento ou por outro motivo, atémais apimentado, mas que nuncaserá revelado.

Com isso, as administraçõesemperram em setores importantes,porque não existe a troca de nomespara aumentar a eficiência. Em al-gumas cidades, o secretário sai sóquando as denúncias na imprensasão graves e colocadas de formaconstante, a partir de indícios for-tes. Se não, fica ali, mesmo que façamuito pouco.

Enquanto os governantes não eli-minarem ou, pelo menos,minimizarem essa síndrome, queemperra as suas administrações, vi-veremos esse clima de denúncia deum lado e de mobilizações do outro,para apagar o fogo que já se alas-trou e não tem jeito mais de ser con-tido.

No país do rabo preso, a tendên-cia é tudo ficar amarrado, quandopoderia caminhar em um bom ritmo,fazendo fluir setores que não podemficar reféns daqueles que estão maispreocupados com seus ganhos pes-soais do que com as necessidadesda população e do país.

O Diário Oficial de quinta-feira, 02,trouxe edital de notificação feito pelaPrefeitura de Santa Isabel à empresaGR Construções e Comércio Ltda.,contratada para a reforma e remode-lação de diversas praças da cidade,conforme contrato nº 19/11. O poderpúblico a convoca para comparecerao Setor de Licitações, a fim de apli-car penalidades de multa e suspen-são temporária para participar de li-citações municipais.

Segundo a publicação, o poderpúblico isabelense está tendo dificul-dades em fazer contato com a suacontratada, apesar de as obras esta-

PREFEITURA BUSCA PARADEIRO

DE EMPRESA CONTRATADA PARA

REFORMAR AS PRAÇASrem sendo executadas atualmente ea Secretaria de Obras estar acompa-nhando esses serviços. Ou seja, ocontato entre município e a empresaé constante, já que a medição da obradeve ser checada para a emissão dasnotas fiscais e recebimento do paga-mento.

Apesar disso, a Prefeitura utilizou-se do Diário Oficial para designar econvocar a empreiteira para compa-recer no paço no próximo dia 10. Odocumento não esclarece o motivo daaplicação das penalidades, que sãopróprias de descumprimentocontratual.

Centro do Professorado Paulista Informa

PAGINA 6 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

Participou do nosso programaradiofônico de ontem (03/06), oarquiteto Luis Carlos Alves Dias, queconcedeu entrevista a respeito deprojeto arquitetônico de sua autoria quecontempla um novo equipamentopúblico no local em que está localizadoo mirante, atualmente abandonado pelaadministração municipal, no MonteSerrat. Dias explicou que a ideia doprojeto decorreu de um trabalho deencerramento de curso que fez nauniversidade há alguns anosenvolvendo o tema da revitalização dolocal. Como profissional, resolveucontinuar o projeto e oferecer aosadministradores do município suaparcela de colaboração para umresgate urbanístico do centro dacidade, fator que entende serextremamente importante para aimplantação de um turismo verdadeirogerador de divisas para o comércio emgeral e para a projeção do municípioem um cenário mais abrangente. Dosdesenhos e da maquete que criou sobresua idealização, podemos enxergar umteatro, um espaço para exposições,uma área livre para eventos, espaçospara oficinas de arte e muito mais, numtraçado moderno e bem definido quepode ser comparado a trabalhos dearquitetos renomados nacionalmente.Segundo estimativas suas, a obracustaria algo em torno de R$ 10milhões, no entanto, sua realização tem

que ser feita de forma integrada comum projeto mais amplo de remodelaçãoe revitalização de todo o centro urbano,fator que ocasionará um investimentobem maior, porém com retornogarantido em médioprazo para a cidade.Alves Dias, defende queSanta Isabel precisarecuperar sua memória,pois na sua história hápersonagens der e c o n h e c i d as i n g u l a r i d a d e ,especialmente nas artes,onde menciona comoexemplo o artista DitoPituba famoso er e c o n h e c i d ointernacionalmente pelasua arte sacra. Benedito Amaro deOliveira, conhecido como Dito Pituba,foi um dos raríssimos exemplos desanteiros que se dedicaramintegralmente à arte religiosa, sendo oresponsável pela maior produção depeças sacras do Vale do Paraíba, elenasceu em Santa Isabel em 1848 etambém foi pintor. Luis Carlos afirmaque não é possível admitirmos que umisabelense titular de reconhecimentointernacional seja simplesmenteesquecido em sua terra natal e, porisso, Santa Isabel necessita de umespaço no qual se possa fazer, além detudo, o resgate cultural de nossa terra.

Apesar de admitir que seu projeto éambicioso, o arquiteto acredita na suarealização ou na de outro projeto queretrate o que foi idealizado.Conversamos também sobre as

intervenções que vêm sendo feitas pelaatual gestão nas praças da cidade e aconstrução de obras que se entendeinadequadas para os locais em queestão sendo realizadas, tais como amega unidade escolar do Novo Éden quese mostra exagerada para o bairro.Nesse aspecto o arquiteto Luis Carloslembra que o plano diretor de SantaIsabel está sendo totalmentedesprezado pelas autoridades locais eque isso irá resultar em problemasgraves no futuro, pois, há total falta deplanejamento e isso custará caro paraa população. Ele exemplificou que emuma simples reforma residencial, é

EXPRESSÃO CONVERSA COM ARQUITETO AUTOR DE PROJETODE REVITALIZAÇÃO DO MIRANTE DO MONTE SERRAT

necessário planejar e, portanto, umacidade não deve realizar intervençõesurbanísticas sem o devido cuidado naobservância de seu plano diretor. AlvesDias, ainda ressalta a importância daconsulta popular anteriormente àdefinição de tais intervençõesurbanísticas, pois o entorno é afetadopelo impacto das mudanças. Alémdisso, revelou que é totalmentefavorável à realização de concursospúblicos, envolvendo arquitetos para aapresentação de projetos para cadaobra que for proposta pelaadministração municipal, medida quecertamente impediria a ocorrência dereformas e construções pouco úteis ouinúteis, pois a participação popular sedaria através dos profissionaisinteressados em competir com seusprojetos que poderiam ser divulgadose até votados popularmente. Luiz aindamencionou a questão do RibeirãoAraraquara o qual entende seradequada a sua recuperação e não asua canalização. Concluindo o temarelacionado com seu projeto, ele disseque o município já o utilizou para levara uma conferência, mas até o momentonão sinalizou pela sua realização efetiva,sob a alegação de falta de recursos.Muitos ouvintes participaram comquestões e elogios ao profissional. Oprograma teve, ainda, a participação deMarcelo Arena, Jorge Singh e AntonioBarreto.

Um público seleto prestigiou na noitede quarta-feira, dia 01, no Portal, aposse da nova diretoria do Conseg(Conselho Comunitário de Segurança)de Santa Isabel. Em unanimidade, ospresentes reconheceram eressaltaram o excelentetrabalho desenvolvido pelopresidente Osvaldo Martini edemais membros. “Asreuniões itinerantes doConseg são uma verdadeiraaula de cidadania, pois não selimitam à questão desegurança pública. Há pessoasque passaram a exigir os seus

direitos – dentre eles a obrigação doMunicípio em fornecer gratuitamentemedicamentos ou custear cirurgias -através dos esclarecimentos nessasreuniões”- observou o presidente do

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CONSEGNo dia 28 de maio, contraírammatrimônio o casal Gislaine eFelipe, ela filha da Neusa docartório eleitoral e de seumarido Pacheco e, ele, filho deTeones e Ismael. Parabéns aocasal e felicidades nesta novajornada de vida.

Conselho Municipal dos Direitos daCriança e do Adolescente, Dr. AntônioBarreto, que teve as suas palavrasendossadas pelo presidente daComissão de Cidadania da OAB, Dr.Diego Levi, do vice-presidente da OAB,e agora membro efetivo do Conselho,Dr. Paulo Domingos. O presidenteOsvaldo Martini, que pela 3ª vezassume o Conseg, agradeceu apresença de toda a diretoria e demaisautoridades: Tenente Coronel Antôniode Melo Belucci - Cmt do 31º BPM/M,do atual presidente do Conseg deNazaré Paulista, Renato Barbosa e doex, Coronel Oscar Tereza Carmo.

A pedido da Banca da Janete,avisamos a todos que seinscreveram no concurso públicode Arujá que as provas e seulocais de realização estão no siteda entidade que realiza o certame,www.institutosoler.com.br e a 1ªprova será dia 12 de junho,domingo, para o cargo deprofessor de educação básica –fundamental I.

ATENÇÃOOS ALUNOS DA ETEC SANTA ISABEL CONVIDAM VOCÊ PARA

PARTICIPAR DO SEU “ARRAIÁ”

Com Barracas típicas; Pula-pula (adulto/infantil); Cama Elástica;Touro Mecânico; Miss e Mister Caipirinha ETEC; Quadrilha e Sorteio

de Prêmios Especiais

DIA 22 DE JUNHO, A PARTIR DAS 17:30, NA UNIDADE DA RUAPROFESSORA ANA MOUTINHO GONÇALVES, 57, BAIRRO TREZE

DE MAIO.

PAGINA 7JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

OLHAR Odilon Morais Fernandes

ELEVADOR – Chegou o caríssimo ele-vador da Câmara Municipal de SantaIsabel. O tão sonhado equipamento foiidealizado pelo ex-vereador AdemarBarbosa, que preparou o prédio hámais de dez anos para recebê-lo. Ali-ás, eu dei uns palpites na primeira plan-ta do projeto, e o anexo eu pratica-mente ajudei a bolar, juntamente comos funcionários e o arquiteto.

ASSESSORA - Ao que tudo indica, háuma guerra entre o “Mordomia 1” e o“Mordomia 2” por espaço na Assesso-ria de Imprensa da Câmara isabelense.A funcionária fica entre a cruz e a es-pada. O antigo acha que manda aindae o novo acha que é ele quem manda.Porém, o que eles não sabem é quenão mandam nada. Quem realmentecomanda está só nos bastidores e tema faca e o queijo - e os dois “espertos”- na mão. Estive lá e conheço os me-andros do poder. Conhecem a serpen-te naja? É “fichinha” perto do verda-deiro comandante.

DESORIENTADA – Um dos vereado-res perdeu, nesta semana, a chave docarro da Câmara; passou na avenidaRepública e jogou água sem querer emum mendigo; foi para o Fórum em au-diência por problemas com um diplo-ma escolar. Que inferno astral, hein,vereador! E olha que seu aniversarioé em julho, bem pertinho do meu. Di-zem que o inferno astral começa nomês anterior ao do aniversário.

CONTRA – As vereadoras do municí-pio andam revoltadas contra avereadora Patrícia Simão. Elas pare-cem ter se unido com um único objeti-vo: tirar a liderança da filha do ex-pre-feito, que tem conseguido um bomibope diante do povo. Patrícia foi elei-ta a melhor vereadora de 2011.

QUEBRA-GALHOS – Tem um verea-dor que quebra o galho em todas asmultas e também manda multar osseus desafetos. Ele está fazendo a fes-ta: anda visitando comércios duas se-manas depois de terem sido visitadospor fiscais.

TJSP - A decisão do desembargadorJosé Luiz Palma Bisson em reverter(em Recurso de Agravo), o despachoemitido pelo Magistrado de Marília (SP)que negava os benefícios da JustiçaGratuita ao filho menor de idade deum marceneiro que morreu atropela-do por uma motocicleta, ganhou des-taque na mídia nesta semana.

TJSP 2 – O menor havia ajuizado umaação de indenização contra o causa-dor do acidente, pedindo pensão de umsalário mínimo mais danos morais, de-correntes do falecimento do pai. Por

não ter condições financeiraspara pagar custas do proces-so, o menor pediu agratuidade prevista na Lei1060/50. O Juiz, no entanto,negou-lhe o direito, dizendonão ter apresentado prova

de pobreza e, também, por estar re-presentado no processo por “advoga-do particular”.

TJSP 3 - Segue a íntegra do voto: “Éo relatório. Que sorte a sua, menino,depois do azar de perder o pai e tersido vitimado por um filho de coraçãoduro – ou sem ele -, com oindeferimento da gratuidade que vocêperseguia. Um dedo de sorte apenas,é verdade, mas de sorte rara, que aloteria do distribuidor perversa pornatureza, não costuma proporcionar.Fez caber a mim, com efeito, filho demarceneiro, como você, a missão dereavaliar a sua fortuna.

TJSP 4 -“Aquela para mim maior, ali-ás, pelo meu pai – por Deus ainda vi-vente e trabalhador – legada, olha-me agora. É uma plaina manual feitapor ele em pau brasil, e que, aparen-temente enfeitando o meu gabinete detrabalho, a rigor diuturnamente avisaquem sou, de onde vim e com quecuidado extremo, cuidado de artesãomarceneiro, devo tratar as pessoasque me vêm a julgamento disfarça-dos de autos processuais, tantos sãoos que nestes vêem apenas papel re-petido. É uma plaina que faz lembrar,sobretudo, meus caros dias de meni-no, em que trabalhei com meu pai etantos outros marceneiros como ele,derretendo cola coqueiro – que nemexiste mais – num velho fogão agravetos que nunca faltavam na ofi-cina de marcenaria em que cresci fo-gão cheiroso da queima da madeira edo pão com manteiga, ali tostado noparalelo da faina menina.

TJSP 5-“Desde esses dias, que vocêmenino desafortunadamente não terá,eu hauri a certeza de que os marce-neiros não são ricos não, de dinheiroao menos. São os marceneiros nestaTerra até hoje, menino saiba, comoaquele José, pai do menino Deus, queaté o julgador singular deveria saberquem é.

TJSP 6-“O seu pai, menino, dessesmarceneiros era. Foi atropelado na vol-ta a pé do trabalho, o que, nesses diasem que qualquer um é motorizado, já ésinal de pobreza bastante. E se tornavapara descansar em casa posta no Con-junto Habitacional Monte Castelo, nocastelo somente em nome habitava, si-nal de pobreza exuberante.

TJSP 7-“Claro como a luz, igualmen-te, é o fato de que você, menino, nopedir pensão de apenas um saláriomínimo, pede não mais que para co-mer. Logo, para quem quer e conse-gue ver nas aplainadas entrelinhas dasua vida, o que você nela tem de so-bra, menino, é a fome não saciada dospobres.

“Por conseguinte um deles é, e nãodeixa de sê-lo, saiba mais uma vez,nem por estar contando com defen-sor particular. O ser filho de marce-neiro me ensinou inclusive a não vernesse detalhe um sinal de riqueza docliente; antes e ao revés a nele divi-sar um gesto de pureza do causídico.Tantas, deveras, foram as causas po-bres que patrocinei quando advoga-va, em troca quase sempre de nada,ou, em certa feita, como me lembrocom a boca cheia d’água, de um pratode alvas balas e coco, verba honorá-ria em riqueza jamais superada pelolúdico e inesquecível prazer que meproporcionou.

TJSP 8 - Ademais, onde está escritoque pobre que se preza deve procu-rar somente os advogados dos pobrespara defendê-lo? Quiçá no livro gros-so dos preconceitos…“Enfim, menino, tudo isso é para di-zer que você merece sim a gratuidade,em razão da pobreza que, no seucaso, grita a plenos pulmões paraquem quer e consegue ouvir.“Fica este seu agravo de instrumentoentão provido; mantida fica, agoracom ares de definitiva, a antecipaçãoda tutela recursal. É como marcenei-ro que voto.” (Des. JOSÉ LUIZ PALMABISSON — Relator Sorteado)

VOLTEMOS À RELIDADE - Nesta se-mana, um dos vereadores irá apre-sentar um projeto para que os carrossejam adesivados com logotipo daCâmara Municipal de Santa Isabel.Dizem que é porque tem um verea-dor que vai todo dia para assembléiacom o carro do Legislativo. Perguntarnão ofende. O atual presidente nãoandava na campanha eleitoral passa-da criticando quem usava os carros?Silvinho Mordomia indagava: “Paraque vereador quer celular, carro, ga-solina, salário alto e outras mordomi-as?”. Agora Silvio Mordomia não selembra mais disso, pois está sentadoem “berço esplêndido”.

TERRENO - Olha, eu não entendobem, mas algo está errado nas com-pras de imóveis em Santa Isabel. Hápouco tempo, compraram o terrenoda CESP por R$ 150 mil, onde foiconstruída a escola modelo (Oscar). Ea área é maior do que o terrenocomprado agora, ao lado, por quase R$1 milhão. E ninguém faz nada. Nestacidade não tem vereador para cuidardo interesse do povo. Lamentável. Bemfeito! Não me elegeram. Se eu estives-se na Câmara, vocês iriam ver o pauquebrar. Por isso, quando eu quebrei aporta, era para defender o povo, poismordomia não me deixava trabalhar.Elegeram-no, e eu fui reprovado.

TERRENO 2 – Perguntado à Assesso-ria de Imprensa da Câmara se haviadotação orçamentária para a compra,fomos informados de que a dotaçãoera destinada à “Manutenção da Es-cola Básica”, e era no valor de R$11.590.000,00. Assim, segundo o se-tor, não era mais preciso consultar o

Legislativo para a compra de qualquerbem, desde que estivesse dentro dadotação.TERRENO 3 – Sendo assim, a Prefei-tura poderia pagar, se quisesse, R$ 10milhões pela mesma área e sair im-pune disso. A área não vale mais queR$ 200 mil. Mesmo assim, o presiden-te da Câmara, Silvio Adriano, se dis-se “totalmente” a favor da compra,“pois a prefeitura deve investir emeducação e áreas de lazer nos bair-ros”.REFLEXÃO - Nestes dias, falei a umapessoa: “Estão passando por cima daCâmara. Ninguém faz nada. Só tem‘amigo do Zorro’ aí”. E a pessoa res-pondeu: “Amigo do Zorro é você, queficou defendendo o povo. Eles só de-fendem a si mesmos. Tem vereadoreleito pela oposição que hoje mamagrosso no governo. Eles são muitoespertos”.

NÃO BRIGUEM – O Silvinho Mordo-mia e o chefe gabinete andaram seestranhando em uma reunião sobrepolítica. Não briguem, não. No dia 1ºde janeiro de 2012, se eu estiver vivo,quero vê-los descer a escada da Pre-feitura, derrotados.

ESCLARECIMENTO – A senhora quemora ao lado da escola nos Treze deMaio continua com problemas no es-goto. Para ela, a Prefeitura não querpagar a fortuna que pagaram no ter-reno. É bom deixar a senhora em paz,na casa dela. Senão a coisa vai ficarpreta. Bem que a Promotoria poderiavisitar a senhora e ver o estado emque se encontra sua casa. D. Isabelmerece o mesmo preço que pagaramaos vizinhos. Não podem pagar? Porque será? Se mexerem com ela, euchamo o Gaego, delegado. É bom to-marem cuidado. Ela é dona. Respei-tem seus cabelos brancos. Tem mais:é bom irem arrumar o esgoto dela.Nesta sexta-feira estarei fotografan-do e mostrando para a cidade comovocês tratam as pessoas.

CORRUPÇÃO - Que vergonha consta-tar o mar de corrupção que se insta-lou nas organizações políticas brasi-leiras. É desanimador observar quepessoas que tecnicamente merecerama confiança da população estão cau-sando tanta decepção.VALORES - E o pior é que a sensaçãode impunidade contagia a atmosfera,ficando no ar a impressão de que serhonesto é antiquado e está fora demoda, o que não é verdade. A maio-ria das pessoas trabalha dignamente,educa seus filhos com base nos valo-res mais essenciais da alma e buscaser feliz, sem que para isso tenha queferir a ética social.

BÁSICO - Atualmente, o que se vê éa conformação diante de fatosincabíveis. Já começamos a achar nor-mal que o dinheiro público seja desvi-ado e que os governos não cumpramseu papel de fornecer a estrutura bá-sica para o desenvolvimento do país,como saúde, educação e segurança.

PAGINA 8 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

Pe. JoãoBaptista

Motta

Areópago digitalDom Walmor Olivei-

ra de Azevedo - Arce-bispo metropolitano deBelo Horizonte - MG

Paulo de Tarso,apóstolo, admirável porsua erudição, religiosi-dade e caráter cosmo-polita, por isso merece-

dor da consideração que, depois deJesus Cristo, seu Senhor, é único, es-teve no famoso areópago de Atenas,no percurso de sua ação missionária.O evangelista Lucas, no livro dos Atosdos Apóstolos, capítulo dezessete,narra que o areópago era o lugar ondeos atenienses e estrangeiros residen-tes na cidade passavam o tempo acontar ou a ouvir novidades. Lá osfrequentadores queriam saber o quesignificavam as coisas. Convidado porfilósofos epicureus e estóicos, carre-gando uma inquietação, e até revol-ta, por ver a cidade entregue à idola-tria, Paulo foi ao local e, de pé, dis-cursou movido pelo sonho e compro-misso com a verdade, consciente queseu encontro é garantia da direçãocerta para a vida. É, também, possi-bilidade de correções de rumos e en-tendimentos que podem aprimorar acidadania na sua integridade. O PapaBento XVI, na sua mensagem para o45º Dia mundial das ComunicaçõesSociais, em 5 de junho - domingo daascensão do Senhor - trata sobre oareópago digital que emoldura a vidacontemporânea. Essa festa litúrgica,importante no calendário da IgrejaCatólica, celebra o acontecimento daelevação de Jesus Ressuscitado aoscéus, enquanto abençoava os discí-pulos e por eles era adorado, deixan-do-lhes a tarefa missionária de conti-nuar sua obra. Voltando a Jerusalém,depois de revestidos do Espírito San-to, espalharam-se pelo mundo inteiroe entre desafios e exigências, própri-os da época – como os temos, tam-bém, nos dias atuais -, cumpriram atarefa do anúncio da Verdade e o com-promisso com a autenticidade de vida,como é preciso na internet que confi-gura e mantém, hoje, o areópago di-gital. O Papa refere-se à revoluçãoindustrial, produtora de mudançasprofundas na sociedade com novida-des inseridas no ciclo de produção ena vida dos trabalhadores, assimcomo à grande transformação opera-da no campo das comunicações, queguia o fluxo de amplas mudanças cul-turais e sociais. De fato, é impressio-nante o volume de informações e pos-sibilidades de intercâmbio, partilhas einteração que a internet oferece. Essaconsideração aponta um fenômenomaravilhoso, acesso a tudo para to-dos, em processo de socialização,gerando responsabilidades e exigin-do reflexões para que não se percamos parâmetros das obrigações, semcomprometimentos com a cidadania.Como também, entre outros aspec-tos, a exigência, em qualquer âmbi-to: no trabalho profissional, na famí-lia, no governo de instituições ou noexercício missionário das confissões

religiosas, a importância insubstituívele inadiável no uso das ofertas e pos-sibilidades próprias da tecnologia dainformação. Conhecimentos e infor-mações são difundidos, produzindonova maneira de pensar e aprender,com uso adequado, como oportunida-des inéditas de estabelecer relaçõese construir comunhão, salienta oPapa. No entanto, há o desafio de re-fletir sobre o sentido da comunicaçãona era digital. As possibilidades ofe-recidas pelos novos meios são mara-vilhosas, não dispensam reflexões,encaminhamentos e ordenamentosquanto às extraordinár iaspotencialidades da internet e a com-plexidade de suas aplicações. O Papalembra que esse fruto do engenhohumano tem que estar a serviço dobem integral, tanto da pessoa quantoda humanidade. Ele recomenda que,usada com sabedoria, pode contribuirpara satisfazer o desejo de sentido,verdade e unidade, que permanececomo aspiração mais profunda do serhumano. Compreende-se que essaconquista do engenho humano não éapenas um facilitador de trabalhos oualgo moderno que, por exemplo,substituiu a velha máquina de datilo-grafia. Ou trouxe possibilidades desaber coisas com mais agilidade, nãodispensando ninguém, nem as insti-tuições, em particular as educacionais,de abraçar, mesmo com muitos inves-timentos a prática nesse areópagodigital. A força de uma rede socialaponta a importância do conhecimentopartilhado e a interação. É verdadeque desafia o entendimento da comu-nicação como diálogo, intercâmbio,solidariedade e criação de relaçõespositivas, sublinha Bento XVI; e a co-lisão com a parcialidade da interação,até o risco de cair no narcisismo. Omundo mudou, está mudando e vaimudar ainda mais, com exigências edesafios no anúncio da verdade. Navivência da fé, no exercício compro-metido da cidadania, possibilitando eexigindo participação na vida da ci-dade e na defesa dos direitos. É ine-vitável, para não correr o risco deestar fora do mundo e não realizar aprópria missão, dominar o alcance dosocial network do contemporâneoareópago digital.

- Fonte: www.cnbb.org.br

* Eu preferi dar um tempo, parei de leros jornais porque estava me sentindodesmotivado com tantas mentiras, tan-tas enganações e deturpações da ver-dade, pensei que dessa forma me sen-tiria melhor, não consegui, afinal, sem-pre vem um ou outro comentar e a gentefica na mesma ou até pior.

* A última vez que expressei minha opi-nião aqui falei sobre o Programa doArena na Rádio Singão, ouvi comentá-rios a respeito na rádio, inclusive quenão merecia crédito por não ter assi-nado. Peço desculpas por não fazê-lo,no entanto esclareço que não é pormim, mas, para proteger familiares quetrabalham na Prefeitura e com certezasofreriam as conseqüências dessa ex-posição.

* Quero me desculpar com o Arena edizer a ele que me enganei quando dis-se que ele não era mais o mesmo aofalar dos coisas erradas que aconteci-am na atual administração, hoje vejoque realmente ele estava ocupado como Ressoar, pois, para mim ele voltou aser o Arena corajoso, que diz o quetem que dizer e ainda assina, sinto pornão poder fazer o mesmo.

* Mesmo com a constatação que o Are-na é o mesmo e voltado a esperar ansi-oso seu programa, mantenho a opiniãoque a Rádio só teria a ganhar com umprograma feito pelo Odilon, ainda recor-do do seu antigo Café da Manhã comOdilon Fernandes, deixou saudades.

* Considerando que voltei a ler os nos-sos periódicos, foi surpresa para mimao ler um deles e não encontrar a co-luna de um determinado comercianteda cidade será que foi apenas nesseou nos anteriores que não li também,qual será o motivo? Será que ele támudando de lado de novo?

* Esclareço que não fez falta ler tantasinverdades, apenas achei estranho emais estranho ainda foi constatar quehouve reestréia de outro colunista e piorainda foi ler o que ele colocou na pri-meira “coluninha” iniciada com o nomedessa sofrida cidade! Posso garantir queli e reli umas três vezes para ter certezade que era o que estava lendo e que foimesmo aquele colunista que escreveu.

* Narcisismo descreve a característicade personalidade de paixão por si mes-mo. Narciso era um jovem e belo ra-paz que rejeitou a ninfa Eco. Comopunição, foi amaldiçoado de forma aapaixonar-se incontrolavelmente porsua própria imagem refletida na água,não sei qual o motivo, mas, ao ler acoluna citada anteriormente lembrei-

TO DE OLHOme imediatamente dessa história, prin-cipalmente quando se fala no reflexoda imagem, será que tô vendo coisas?

* Achei estranho a tal audiência paratratar do número de vereadores, o in-tuito era fazer média ou decidir algoque consta na Lei? Eu já tinha a certe-za do desfecho, e nem foi por saberque se cumpre o que tá na Lei, agorame pergunto: e se desse o 13 na vota-ção, isso seria acatado? Eu tenho umaopinião mais que formada e o povodessa cidade também tem?

* Uma notícia curiosa me chamou pordemais a atenção, o título “Executivo ecomerciantes discutem sobre seguran-ça no centro” não foi o título que pren-deu minha atenção, e sim a legendana foto que destacava o projeto da Pre-feitura em instalar câmeras na cidade,e a parte mais estranha não foi o fatode saber que esse projeto para a ins-talação das tais câmeras foi deixadopronto pelo então Secretário de Gover-no Donato Matarazzo e foi esse mes-mo projeto que o sabe tudo da Prefei-tura levou para a tal reunião, é claroque só falta acertar os custos, afinal,faz tempo que ele estava engavetado,desde 2007, ficou defasado né!!!

* Falei do projeto das câmeras, mas,nem foi isso que me chamou a atenção,afinal a maioria sabe que tem muitosSecretários parasitas que vivem dasidéias alheias, porque são incapazes quecriar suas próprias idéias, principalmen-te se for algo que beneficie o povo!

* Novamente me esqueci de falar o queestranhei na tal legenda, acho que foiisso mesmo a palavra estranha pramim foi exatamente FALAR, será queos leitores sabem que a oratória é umdom? E mais ainda, para falar tem quedominar o assunto, porque quem falaé o emissor e quem ouve o receptor epara que haja uma comunicação per-feita o emissor tem que SABER FALARde forma que o receptor entenda a men-sagem, aprendi isso no ensino funda-mental, faz tempo, mais não esqueci,pelo menos essa parte não!

* Fiquei analisando, será que eu sei fa-lar em público? Será que conseguiriaemitir uma mensagem clara para o meureceptor? Depois de tantas dúvidas vouperguntar a alguém se eu sei falar bem,quer saber eu não sou candidato a nada,assim não preciso saber falar em públi-co, tá de bom tamanho pra mim se osmeus sobrinhos entenderem o que falo,não, alegria também será se eu souberque o leitor entendeu minhas palavras,mas, nesse caso eu tenho que pergun-tar se sei escrever, e agora?

PAGINA 9JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

OLHAR DE IGARATADIFÍCIL – Bom, a coluna terá umavida nova a partir de hoje. Será mui-to difícil substituir o Varlei. Ele eracraque e muito competente na suaatuação, mas precisamos continuar.Espero fazer um bom trabalho e con-tar com a simpatia do leitor.

DESRESPEITO – Isto é o que algunsigarataenses falaram quando leramalgumas notícias publicadas na sema-na passada. Motivo: um jornal quecircula pelo município sequer respei-tou a dor alheia e, sabe-se lá porque,resolveu misturar coisas com o quenão devia. Falar de política e insinuarbrigas entre políticos, num momentode dor e despedida, foi a gota d’águapara muita gente.

MATANDO... – Talvez por falta de as-sunto, a oposição resolveu voltar a suaatenção para os secretários municipaisde Igaratá. Com um enredo já discuti-do e analisado diversas vezes pela Jus-tiça brasileira, acharam por bem exigirdo prefeito Elzo de Souza que obrigas-se os ocupantes de cargos políticos afixar residência em Igaratá.

...CACHORRO... – Para mostrar o des-conhecimento dos vereadores oposi-cionistas, que tentaram emplacar orequerimento, o vereador Gilmar doMercado leu a seus companheiros umadecisão do Tribunal de Justiça quedeclarava inconstitucional obrigar se-cretários municipais a fixar residên-cia no município.

... A GRITO! – O estranho desta his-tória é que os secretários que moramem outro município estão prestandoseus serviços em Igaratá há mais dedois anos (alguns estão há mais tem-po, e até foram diretores em outragestão). E, somente agora, os verea-dores da oposição resolveram cobraralguma atitude do prefeito Elzo emrelação a isso.

EMENDA – Aproveitando a oportunida-de, o vereador Gilmar do Mercado pro-meteu corrigir este erro. Na próximasemana, apresentará uma alteração àLei Orgânica do Município. “A Lei máxi-ma de Igaratá não pode permanecercom regras inconstitucionais. Somosobrigados a corrigir isso”, afirmou.

ERRO – O comentário era de que aoposição tinha dado um “tiro no pé”com esta história. Se assim o fosse,todos os secretários, juntamente comsuas famílias, teriam autorização le-gal para transferir o seu título paraIgaratá, algo desfavorável para a opo-sição na época eleitoral. Óbvio quetodos votariam no patrão.

ERRO 2 – Outro erro que gerou co-mentário foi o “oportunismo” com queapresentaram tal requerimento. “Sea própria Just iça já declarou a

Odilon Fernandesinconstitucionalidade desta obrigaçãohá mais de 20 anos, e o prefeito Elzoestá na administração há mais dedois, por que a oposição resolveu co-brar isso agora?”. Muitos responde-ram: “Falta de assunto”.

SILÊNCIO – Nesta mesma sessão,vários vereadores elogiaram o pre-feito Elzo pelas obras de manutençãorealizadas no bairro Parque Alpina.Apenas um ficou em silêncio e comcara de desânimo, principalmente de-pois de tomar conhecimento dainconstitucionalidade no seu requeri-mento.

ACEROLA – Já que o assunto está empauta, seria muito bom que os verea-dores de todo o país fossem indepen-dentes e que, pelo menos de vez emquando, estudassem um pouco antesde comprar a idéia alheia. Isto evitaconstrangimento e ser chamado deincompetente no momento mais im-portante da sua atuação: comofiscalizador do poder público.

MANDOU BEM! – Depois da sessão,houve vereador que chegou a comen-tar o seguinte: “A gente fica aqui, dis-cutindo essas bobagens, sendo que overeador poderia, no mínimo,pesquisar aquilo que leva para a Câ-mara. Isto ajudaria o colega a evitaro constrangimento público. Tem tantacoisa importante para ser discutida,tanta coisa para melhorar Igaratá,mas não, preferem ficar de briguinhapara ver quem aparece mais no jor-nal”. Pois é, vereador...

CONFERÊNCIA – A Secretaria daSaúde de Igaratá vai promover, no dia16 de junho, a Conferência Municipalda Saúde, no Igaratá Social Clube. Otema é: “Todos usam o SUS! SUS naSeguridade Social, Política Pública,Patrimônio do Povo Brasileiro”. Naconferência, será discutida a situaçãode saúde e serão definidas as diretri-zes para a formulação das políticasreferentes no âmbito municipal. To-dos estão convidados.

LUIS CARLOS – O ex-prefeito LuísCarlos Lourenço é uma pessoa fan-tástica. Transmite paz e sossego, alémde ser bom companheiro. É melhorque alguns que nos apunhalam pelascostas. Porém, vamos ao que interes-sa. O ex-prefeito disse não ter nadacontra o Elzo, e que o apoiará naspróximas eleições. Quaisquer notíci-as fora deste parâmetro não condi-zem com a verdade.

RONDANDO - Nesta semana estive naPrefeitura e encontrei, estacionado nopátio da igreja, o ex-prefeito ZéPrianti. Como não me cumprimentou,saí de fino, mas fiquei curioso. Achoque já começou a rondar e a se arti-cular para o próximo pleito.

A equipe do GovernadorGeraldo Alckmin (PSDB) re-cebeu diversas autoridadesda região de São José dosCampos durante todo o diade ontem, 3. A idéia foi derealizar anúncios e atendi-mento aos prefeitos da re-gião

São José dos Campos foiconsiderada a capital do Go-verno do Estado nesta sex-ta-feira (3). Toda a equipe deGeraldo Alckmin (PSDB) foiao município para atender asautoridades municipais detoda a região. É o chamadoSão Paulo Governo Presente.

A comitiva do governador chegouàs 15h, mas antes, em Guararema,Alckmin acompanhou o início deobras de esgotamento sanitário eanunciou obras viárias na cidade. Eem Santa Branca, o governadoranunciou nova leva de obras viárias,por meio do DER (Departamento deEstradas de Rodagem).

Os 25 secretários ficaram a dis-posição das autoridades municipaisem São José dos Campos antes dachegada de Alckmin para atender aosprefeitos das cidades. Cada manda-tário teve 15 minutos disponíveis paraser atendido por cada secretário.

O Prefeito de Igaratá acompanhoutoda a trajetória de seu secretaria-do. Para tanto contou a participaçãoda Secretária de Obras, SandraIgarasi, Secretária de Saúde, TatianyPereira de Oliveira e do SecretárioMunicipal de Meio Ambiente, JuarezVasconcelos.

Na ocasião, foram requisitadosrecursos para algumas benfeitorias nomunicípio. Esse é ocaso da constru-ção de três pontes localizadas no bair-ro Harmonia e Cruz Branca (IGR –150). A solicitação foi feira atravésdo um oficio protocolado junto a Se-

IGARATÁ PARTICIPA DE“GOVERNO PRESENTE” EM

ATENDIMENTO A PREFEITOS

cretaria da Casa Militar, que tevecomo responsável o Secretário –Chefe da Casa Civil, Cel. PM AdmirGervasio Moreira.

O Prefeito de Igaratá, Elzo, plane-jou tratar de assuntos de pavimenta-ção de estradas, além de recursos paraa conclusão da EMEIF Rosa Helena.Dentro disso, foi protocolado ofíciosreferente a ampliação com e da solici-tação da pavimentação da estrada dobairro Bonsucesso – conhecido pela tra-dicional Festa da Carpição.

Além disso, a Secretária de Obrasaproveitou a oportunidade para pro-tocolar junto ao Governo do Estadode São Paulo um oficio solicitando aremodelação da entrada da FuturaEMEIF Rosa Helena. A idéia é cons-truir uma rotatória para facilitar o trá-fego, além de proporcionar maiorsegurança.

Após a chegada em São José dosCampos, o governador tem encontrocom servidores públicos do Vale doParaíba. Na sequência, às 16h, Alckminparticipa da plenária do Governo Pre-sente. Para fechar o dia, Alckmin par-ticipa de evento cultural na cidade, às20h. A primeira dama Lu Alckmin acom-panha o governador na plenária e naprogramação cultural.

A população já começou a reservaros tapetes para o Corpus Christi emSanta Isabel. O evento, que será nopróximo dia 23, terá 90 tapetes, quese estenderão na avenida República,desde a rua Conselheiro RodriguesAlves até a Praça da Bandeira, Centro.

Para a preparação da festa, a Pre-feitura contou com vários colaborado-res, entre instituições públicas e priva-das. O pó de serra foi doado pela em-presa Canteiro, e as igrejas Matriz deSanta Isabel e Nossa SenhoraAparecida forneceram os corantes etintas. “Nós da Prefeitura vamos tingire ensacar a serragem, além de orga-nizar o evento”, disse o diretor de Tu-rismo, Netto Maia.

Centenas de munícipes costumamparticipar da tradição todos os anos,mesmo os que não são católicos. Para

ABERTAS AS INSCRIÇÕESPARA O CORPUS CHRISTI

a preparação dos tapetes, a Prefeituravai fechar a avenida à meia-noite parademarcar os espaços. Então, às 5h, osinteressados já poderão iniciar suas cri-ações. A procissão será às 16h e sairáda igreja Aparecidinha, após a missade Corpus Christi.

As inscrições são feitas no Ginásiode Esportes e no Pólo de Bolsas. Infor-mações pelo telefone: (11) 4656-4022.

PAGINA 10 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

PAGINA 11JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

PAGINA 12 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁDECRETO N° 27, DE 25 DE MAIO DE 2011.

“Dispõe sobre Permissão de Uso de Bem Público a títuloprecário e em caráter excepcional e dá providencias correlatas”

O Prefeito do Município de Igaratá, ELZO ELIAS DE OLIVEIRASOUZA, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei,DECRETA:Art. 1º Fica permitido o uso de bem público a título e precário e emcaráter excepcional, para instalação de stand de orientação parauso e aquisição de produtos oftalmológicos na Praça 30 de Dezem-bro, Ramiro Gomes de Moraes, situada no Centro de Igaratá, paraempresa especializada no ramo José Carlos Frederinghe – ME,situada na Rua Barão de Jacareí, nº. 379, Centro, Jacareí, S.P.,CEP 12308-000, CNPJ n° 12055199/0001-34, observada as orien-tações da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.§1º É de responsabilidade da Permissionária, as obrigaçõespecuniárias, ou outras, decorrentes de eventuais reclamações ad-ministrativas ou judiciais, propostas contra si ou contra a Permitente,em virtude de fatos relacionados com o objeto desta permissão.§ 2º A Permissionária se obriga a montar, remover ou substituir ostand por sua própria conta.§3º A permissão é concedida a título precário, podendo ser revogadaunilateralmente pelo Município a qualquer tempo e de acordo comsua conveniência, mediante notificação ao interessado por via ad-ministrativa com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas.§4º A Permissionária é responsável pelos encargos trabalhistas,previdenciários e tributários resultantes da execução da implanta-ção e manutenção do objeto da presente permissão.Art. 2º Pela permissão, a Permissionária compromete-se a:I – participar do evento de conscientização e orientação da popula-ção sobre os cuidados com a saúde ocular, acuidade visual, promo-vido pela Permitente;II - fornecer graciosamente óculos e outros insumos para aPermitente, a serem distribuídos para a população através do FundoSocial de Solidariedade, a qual estabelecerá os critérios para adoação;III - responder por todo e qualquer dano no bem público que venhaa ocorrer na área durante o período de permissão; e,IV – deixar o bem público objeto da permissão em perfeito estado,incluindo a sua limpeza.Art. 3º A Permissão vigorará por prazo indeterminado e se efetivarásomente nos dias indicados pela Secretaria Municipal de Ação So-cial e Cidadania, com o objetivo de precípuo de atender interessesda Permitente (interesse público) para a realização do evento deconscientização e orientação da população sobre os cuidados coma saúde ocular, podendo ser revogada a qualquer momento se ointeresse público assim exigir.Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação,ficam revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 25 de maio de 2011.ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrado nesta Secretaria na data supra

JUCIMARA RIBEIRO DE BRITOSecretária

DECRETO Nº 28 DE 25 DE MAIO DE 2011Considera de característica urbana área localizada no

Município de Igaratá e dá outras providências.ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito de Igaratá, no usodas suas atribuições legais eCONSIDERANDO que a definição de área urbana consolidada é decompetência municipal.

CONSIDERANDO que no local abaixo indicado existe malha viáriacom canalização de águas pluviais, rede de abastecimento de água,rede de energia elétrica e iluminação pública, recolhimento de resídu-os sólidos urbanos e rede de esgoto.CONSIDERANDO que existem mais de 1.100 lotes e área total de1.055.000,00m², ou seja, praticamente 1km².CONSIDERANDO que existe ocupação média geral acima de 85%do total de lotes e média aproximada de 5,5 pessoas/lote;CONSIDERANDO, por fim, que a densidade demográfica no Municí-pio de Igaratá é superior a 5 mil habitantes por quilômetro quadrado,DECRETA:Art. 1º Fica considerada de característica urbana, a área com asseguintes divisas e confrontações:Começa no ponto 1, localizado no alinhamento da Rua Enoch Albernazde Carvalho Pinto, junto a divisa do terreno de propriedade do Muni-cípio de Igaratá. Desse ponto 1 segue em linha curva, pelo alinha-mento da Rua Enoch Albernaz de Carvalho Pito, na distância de12,73m, com ângulo central de 36º54’29’’ e raio de 19,76m, atéencontrar o ponto 2; desse ponto 2 segue em linha reta na distânciade 6,60m, azimute de 173º15’52’’ pelo alinhamento da Rua EnochAlbernaz de Carvalho Pinto até encontrar o ponto 3; desse ponto 3segue em linha reta na distância de 13,49m, azimute de 167º25’49’’pelo alinhamento da Rua Enoch Albernaz de Carvalho Pinto atéencontrar o ponto 4; desse ponto 4 segue em linha reta na distânciade 21,60m, azimute 152º51’38’’, onde passa a confrontar com terrasde Cláudio Napi, até o ponto 5; desse ponto 5 segue em linha reta nadistancia de 29,18m, azimute 116º07´29’’ até encontrar o ponto 6;desse ponto 6 segue em linha reta na distância de 35,53m, azimute88º14’48’’ até encontrar o ponto 7; desse ponto 7 segue em linha retana distância de 10,12m, azimute 121º37’22’’ até encontrar o ponto 8;desse ponto 8 segue em linha reta na distância de 14,53m, azimute132º08’54’’ até encontrar o ponto 9; desse ponto 9 segue em linhareta na distância de 25,34m, azimute 104º45’49’’ até encontrar oponto 10; desse ponto 10 segue em linha reta na distância de 22,65m,azimute 112º00’03’’, até encontrar o ponto 11; desse ponto 11 segueem linha reta na distância de 27,52m, azimute 125º19’59’’até encon-trar o ponto 12; desse ponto 12 segue em linha reta na distância de10,49m, azimute 135º31’51’’ até encontrar o ponto 13; desse ponto13 segue em linha reta na distância de 19,92m, azimute 144º48’59’’até encontrar o ponto 14 ; desse ponto 14 segue em linha reta nadistância de 19,98m, azimute 158º32’40" até encontrar o ponto 15;desse ponto 15 segue em linha reta na distância de 12,77m. Azimute172º56’17" até encontrar o ponto 16; desse ponto 16 segue em linhareta na distância de 14,94m, azimute 166º39’04" até encontrar oponto 17; desse ponto 17 segue em linha reta na distância de 11,61m,azimute 157º40’35’’ até encontrar o ponto 18; desse ponto 18 segueem linha reta na distância de 18,53m, Azimute 146º12’47’’ até encon-trar o ponto 19; desse ponto 19 segue em linha reta na distância de36,53m, azimute 131º07’18" até encontrar o ponto 20; desse ponto20 segue em linha reta na distância de 23,29m. Azimute 148º26’12"até encontrar o ponto 21; desse ponto 21 segue em linha reta nadistância de 12,96m, azimute 173º13’21" até encontrar o ponto 22;desse ponto 22, segue em linha reta na distância de 50,18m, azimute178º44’02", até encontrar o ponto 23; desse ponto 23, segue emlinha reta na distância de 34,18m, azimute 174º42’24" até encontraro ponto 24, confrontando até então com terras de CLAUDIO NAPI;desse ponto 24, passando a confrontar com terras da DERSA, se-gue em linha reta na distância de 35,02m, azimute 115º33’58" atéencontrar o ponto 25; desse ponto 25 segue em linha reta na distân-cia de 61,66m, azimute 131º03’17" até encontrar o ponto 26; desseponto 26 segue em linha reta na distância 67,12m, azimute 146º32’48"até encontrar o ponto 27; desse ponto 27 segue em linha reta nadistância de 5,66m, azimute 225º00’00" até encontrar o ponto 28;

desse ponto 28 segue em linha reta na distância de 179,92m, azimute132º35’43" até encontrar o ponto 29, confrontando até então comterras da DERSA, estando esse ponto 29 localizado na Curva deNível com altitude de 627,50m junto a Represa do Jaguari, nadivisa com a área desapropriada da CESP; desse ponto 29 defleteà esquerda e segue em linha sinuosa pela Curva de Nível comAltitude 627,50m numa extensão de 1.302,79m, confrontando comárea desapropriada da CESP, até encontrar o ponto 30, localizadona referida Curva de Nível com altitude 627,50m, limite de proprie-dade da CESP, junto ao cruzamento de um córrego; desse ponto 30deflete à esquerda e segue em linha sinuosa, córrego acima nadistância de 191,23m até encontrar o ponto 31, esse trecho possuia seguinte composição (do ponto 30 ao ponto 30a segue em linhareta na distância de 5,61m, azimute 290º26’00"; do ponto 30a aoponto 30b segue em linha reta na distância de 10,41m, azimute275º20’00"; do ponto 30b ao ponto 30c segue em linha reta nadistância de 13,34m, azimute 289º34’00’’; do ponto 30c ao ponto30d segue em linha reta na distância de 11,41m, azimute 310º53’00’’;do ponto 30d ao ponto 30e segue em linha reta na distância de12,14m, azimute 289º37’00"; do ponto 30e ao ponto 30f segue emlinha reta na distância de 17,23m, azimute 283º46’00"; desse ponto30f ao ponto 30g segue em linha reta na distância de 19,98m,azimute 319°38’00", desse ponto 30g ao ponto 30h segue em linhareta na distância de 22,25m, azimute 262º28’00"; desse ponto 30hao ponto 30i segue em linha reta na distância de 6,83m, azimute275º59’00"; desse ponto 30i ao ponto 30j segue em linha reta nadistância de 9,41m, azimute 318º55’00"; desse ponto 30j ao ponto30k segue em linha reta na distância de 15,32m, azimute 345º09’00";desse ponto 30k ao ponto 30l segue em linha reta na distância de18,28m, azimute 303º01’00"; desse ponto 30l ao ponto 30m segueem linha reta na distância de 5,54m, azimute 324º19’00"; desseponto 30m ao ponto 31 segue em linha reta na distância de 23,48m,azimute 309º59’00"; desse confrontando com gleba remanescentede propriedade da CHEDA EMPREENDIMENTOS LTDA; desseponto 31 deflete a esquerda e segue em linha reta na distância de164,49m, azimute 206º47’36" até encontrar o ponto 32, confrontan-do com o terreno do MUNICÍPIO DE IGARATÁ, desse ponto 32segue em linha reta na distância de 10,00m.Azimute 206º47’36",confrontando com o término da RUA DA REPRESA, até o ponto 32localizado na lateral direita no término da Rua da Represa; desseponto 32 segue em linha reta na distância de 22,80m, azimute206º47’36", confrontando com terreno do MUNICÍPIO DE IGARATÁ,até encontrar o ponto 1, localizado junto ao alinhamento da RuaEnoch Albernaz de Carvalho Pinto, ponto 1 este inicial desta des-crição, encerrando uma área total de 160.706,93m² ou 16,070693ha.Art. 2º As Secretarias Municipais de Igaratá adotarão nos procedimen-tos administrativos de parcelamento do solo, instalação de indústrias,construção de imóveis de uso comercial ou residencial, na área locali-zada e identificada no art. 1º deste Decreto, conforme as regrasestabelecidas no Plano Diretor a ser implantado neste Município.Art. 3º Os imóveis situados na área identificada no art. 1º desteDecreto, inscritos ou não no cadastro municipal de Igaratá, poderãoou não estar sujeitos à incidência do Imposto Predial e TerritorialUrbano, conforme as regras estabelecidas no Plano Diretor a serimplantado neste Município.Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação,revogando-se as disposições em contrário.Prefeitura Municipal de Igaratá, 25 de maio de 2011.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito de Igaratá

Registrado nesta Secretaria na data supraJucimara Ribeiro de Brito

Secretária

PAGINA 13JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁSECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO, TURISMO, ESPORTE E LAZEREDITAL Nº 0001/2011

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO“DISPÕE SOBRE PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO”.PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDUCADORESFÍSICOS

PROJETO ESPORTE SOCIALA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ, Estado de SãoPaulo, torna pública a PRORROGAÇÃO das inscrições ao PRO-CESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, para contratação de pes-soal por prazo determinado de 12 (doze) meses, regido pelo regimede consolidação das leis de trabalho, para atuarem no PROJETOESPORTE SOCIAL, nos termos do convênio firmado entre omunicípio e a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.1 - Os candidatos poderão fazer as inscrições até o dia 10 de junhode 2011.2 – Com a alteração acima, os candidatos pré-selecionados paracada uma das vagas serão convocados para a prova de redaçãono dia 17 de junho de 2011, na Secretaria Municipal do Desenvol-vimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer, no horário das 12h.3 – A relação dos candidatos selecionados e classificados serápublicada no Jornal “Bom Dia” no dia 25 de junho de 2011.Permanecem inalterados os demais itens do edital acima mencio-nado.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 27 de maio de 2011.ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Prefeito Municipal

Juarês Oliveira Carvalho LimaSecretário Municipal

PORTARIA Nº 133 DE 23 DE MAIO DE 2011ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito de Igaratá, no usodas suas atribuições legais RESOLVE:Art. 1º Fica convocada a 1ª Conferência Municipal de Saúde deIgaratá conforme determinação legal do Decreto Municipal nº 24 de16 de maio de 2011.Art. 2º A Conferência Municipal de Saúde será presidida pelo ElzoElias de Oliveira Souza e na sua ausência pelo Coordenador Geralda Conferência.Art. 3º A Conferência será realizada no Igaratá Social Clube, situadona Rua Enoch Albernaz Carvalho Pinto, 50 – Centro – Igaratá/SP.Art. 4º A Conferência terá uma Comissão Organizadora que se res-ponsabilizará por todas as atividades de sua execução.Art. 5º A Comissão Organizadora terá a seguinte composição:Presidente: Elzo Elias de Oliveira SouzaCoordenadora Geral: Tatiany Pereira de OliveiraCoordenadora Adjunto: Fernanda Gabriela ZicaSecretária Executiva: Maria Aparecida Alves TeixeiraTesoureiro: André Jacinto dos SantosSecretária de Credenciamento: Rubia Cecília Pereira GasparSecretária de Divulgação e Comunicação: Maria Rosália S. Carva-lhoRelatores: Rosângela Aparecida de Souza e Magali Aparecida FerreiraArt. 6º As diversas subdivisões da referida Comissão terão as se-guintes funções:

Coordenador Geral: Assumir a responsabilidade oficial pela Confe-rência, assinar documentos oficiais, deliberar sobre assuntos téc-nicos, administrativos e financeiros sobre a realização da mesma.Coordenador Adjunto: Auxiliarão os coordenadores e se responsa-bilizarão pela estrutura organizativa da Conferência;Secretário Executivo: Encaminhar as solicitações das diversassub-seções, providenciando recursos para o funcionamento destassub-seções e acompanhar a execução dos diversos trabalhos jun-to com o Coordenador Geral;Tesoureiro: Ordenar a receita e a despesa da Conferência;Relator Geral e Adjunto: Elaborar documentos, ofícios e o relatóriofinal da Conferência.Secretar ia de Credenciamento: responsabi l izar-se pelocredenciamento dos delegados da Conferência;Secretaria de Comunicação e Divulgação: encarregar-se de divul-gar a Conferência.Art. 7º Os delegados da Conferência serão escolhidos pela comu-nidade.Art. 8º A Secretaria Municipal de Saúde dará o apoio necessário aodesenvolvimento das atividades da Comissão.Art. 9º Publique-se, divulgue-se e cumpra-se.Prefeitura Municipal de Igaratá, 23 de maio de 2011

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito de Igaratá

Registrada nesta Secretaria na data supraJucimara Ribeiro de Brito

Secretária

A Direção da EMEF “Profª Leonina Vieira de Barros” comunica que es-tão abertas as matrículas para o “Ensino de Jovens e Adultos” (EJA)nas seguintes séries: 5ª série, 6ª série, 7ª série e 8ª série do EnsinoFundamental. Os interessados devem procurar a secretaria da escola

“Leonina” portando os seguintes documentos:

· RG ou Certidão de Nascimento (idade mínima de 16 anos);

· Histórico Escolar ou Declaração de Transferência;

· Comprovante de Endereço (conta de luz, água, telefone ou outro docu-

mento que contenha o endereço de sua residência);

· Duas fotos 3X4.

Matrículas abertas até o final do mês de junho.

Qualquer dúvida procurar a secretaria da escola “Leonina” ou ligar em

um de nossos números: (11)4658-1352/4658-1261.

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁMatrículas para o “Ensino de Jovens e Adultos” (EJA)

PAGINA 14 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

A tolerância para se com-prar e trocar o bilhete da ZonaAzul tem confundido não so-mente os usuários do trânsi-to de Santa Isabel, mas tam-bém autoridades e funcioná-rios da empresa UltraPark,responsáveis pela venda efiscalização do trânsito nasáreas demarcadas para o es-tacionamento rotativo.

O decreto 4.224, baixadopelo prefeito Helio Buscarioliem 22 de julho de 2009, dei-xa claro que há uma tolerân-cia de cinco minutos para queo motorista compre o cartão(art. 16), válido por umahora; e outra tolerância, tam-bém de cinco minutos, paratrocar o cartão, caso queirapermanecer estacionado pormais uma hora.

No entanto, os funcionári-os da UltraPark, bem como osfiscais municipais de trânsito,estão atuando como se essatolerância inicial não existis-se, contam munícipes. Na úl-tima quinta-feira, Edmilson deAndrade disse que saiu doseu carro por uns dois minu-

Zona Azul volta aapresentar problemas

tos e, quando voltou, já esta-va ali a notificação. Vendo afuncionária próximo do local,argumentou com ela sobre ocaso. Foi quando ela disse queeram ordens expressas dogabinete do Prefeito.

João de Moura, moradorde Arujá, não sabia que ha-via Zona Azul no município,pois há muito não visitavaSanta Isabel. Estacionou seucarro na avenida e, na volta,se deparou com a notifica-ção. A sua revolta não dizrespeito ao pagamento pelahora estacionada, mas o fatode não haver qualquer sinalde que a rotatividade existeno município. O resultado dis-so é pagar a notificação noposto da UltraPark, que, ape-sar de oferecer um serviçopúblico, não atende às exi-gências de fácil acesso a de-ficientes. “Tenho artrose elevo tempo para subir aque-la escada. O escritório daempresa está em local ina-dequado, inacessível a pes-soas com deficiência”, con-cluiu o visitante.

Nesta semana, a Prefeitu-ra de Santa Isabel iniciou umaobra na rua Sebast iãoClaudiano, Centro, que temativado a curiosidade da popu-lação. Sem identificar o feitocom uma placa, os funcionári-os da Secretaria de ServiçosMunicipais começaram a mexerna via, que foi interditada pelaDiretoria de Trânsito.

A Prefeitura disse que ain-da não foi possível colocar aplaca de informação sobre aobra, o que é ilegal, segundoa vereadora Patrícia Simão.Ela afirmou que a Lei mandasua instalação antes do iníciodas obras. De qualquer for-ma, a assessoria de impren-sa da Prefeitura, estão sendoexecutadas duas obras distin-tas no local, por duasempreiteiras. Uma irá trocarcerca de 400m de canos deabastecimento de água – dolargo Airton Sena até a ruaVicentina Ferreira Porto. Aoutra irá arrumar o asfalto,do mesmo largo até o Portal.

A previsão para o términodas obras de encanamento éde 30 dias. O valor, não men-

RUA SEBASTIÃO CLAUDIANORECEBE MELHORIAS

cionado pelo setor, será pagointegralmente com recursospróprios. Já o recurso para amelhoria do asfalto, no valorde R$ 136.404,81, foi envia-do pelo Ministério do Turismo.

ENQUANTO ISSONão é surpresa dizer que

os comerciantes dessa ruaestão sofrendo com as obrashoje executadas. O empresá-rio Luís Carlos disse que omovimento caiu, mas salien-

ta que a chegada do novoasfalto só trará benefícios,uma vez que a via se encon-tra praticamente intransitável.Já a moradora Maria Isabelduvida da idoneidade da ini-ciativa: “Já estava na hora,mas até agora só estou ven-do colocar os tubos de água;os de esgoto ainda não. Seráque esta é mais uma obraeleitoreira?”, questiona a mo-radora.

As obras do complexo edu-cacional do Jardim Novo Éden,Santa Isabel, estão adianta-das. O local, que beneficiarámais de 300 crianças, tem sidoelogiado pela população porsua grandiosidade, e deve serentregue antes do previsto.

No projeto, estão previs-tos: uma sala de leitura infan-til; biblioteca; auditório com100 lugares; dois refeitórios;cozinha especial; banheiroadaptado; brinquedoteca; la-boratório de informática; labo-ratório de ciências; sala deartes; área de festividades equadra poliesportiva coberta.

De acordo com a secretá-ria da Educação, Sônia Mariade Paula Geraldo, essa é amaior obra educacional da his-tória de Santa Isabel. “Vai ser

OBRAS NA ESCOLA DO NOVOÉDEN ESTÃO AVANÇADAS

uma escola modelo para todaa região. Com certeza serácopiada por outras cidades”,previu.

Sônia enfatizou outrasações educacionais no muni-cípio, como os novos ônibus,recém adquiridos, que vãomelhorar as condições detransporte de cerca de 120 cri-anças, e a constantecapacitação dos educadores eprofissionais das unidades es-colares. “Santa Isabel deu umgrande passo nos últimosanos. Não são apenas as obrasfísicas que estão melhorandoa nossa cidade: as ações deassistência aos alunos e acapacitação dos professorestambém tem sido um diferen-cial nosso”, comentou a secre-tária.

O Dia Mundial do MeioAmbiente é domingo, 5, masSanta Isabel e Arujá já inici-aram as at iv idades deconscientização. Durante asemana, foram realizadosplantios, caminhadas e pales-tras, com o objetivo de sepreservar a natureza.

SANTA ISABELEm Santa Isabel, as come-

morações iniciaram na últimasegunda-feira, 30, com pales-tras para os estudantes (dosperíodos da manhã e da tar-de) da EMEF Oscar Ferreira deGodoy, visando àconscientização ambiental.

Já nos dias 1º e 2, quartae quinta-feira, a SecretariaMunicipal de Meio Ambienterealizou o plantio de 2800mudas de árvores nativas noMonte Negro, em uma áreade recuperação ambiental. Oevento contou com a partici-pação da Apasian (Associaçãodos Pescadores Amadores deSanta Isabel - África Nilo).

O principal dia de come-moração ao Meio Ambienteserá a próxima terça, 7, naPraça da Bandeira. Haveráexposições dos trabalhos pro-duzidos pelos alunos da rede

Municípios celebramo Dia Mundial do Meio Ambiente

municipal de ensino e porentidades de Santa Isabel.

ARUJÁHoje de manhã, cerca de

300 alunos da rede municipalde ensino saíram, em cami-nhada ecológica, da Câmarade Vereadores, às 9h30. Essanão foi a única. Também osestudantes de escolas de bair-ros a realizaram nas ruas pró-ximas à unidade. As caminha-das fazem parte do projeto deconscientização ambientalque tem sido realizado nasescolas durante toda a sema-na, envolvendo palestras,projetos e exposições.

No domingo, 5, haverá acomemoração na Praça doCoreto, além do plantio demudas de árvores, realizadoem dois locais: na rua 03,Parque Rodrigo Barreto, apartir das 9h, e no CentroIndustrial, a partir das 11h.A iniciativa é do grupo de es-coteiros Sion, como parte doprojeto Aceno Verde.

E, na manhã do dia 6, se-gunda-feira, 159 mudas se-rão plantadas por alunos dasescolas municipais no condo-mínio Arujá Country Clube. Aação é realizada em parceriacom a ONG Capivari Monos.

Só falta a sanção da pre-sidente, Dilma Rousseff, paraque se instale em Arujá umaVara do Trabalho. A conquis-ta é atribuída ao vereador Dr.Wilson Ferreira, que foi àBrasília-DF duas vezes emrazão desse pedido. A Câma-ra dos Deputados e –agora -o Senado Feral já aprovaramo Projeto de Lei nº 5442, quedata de 2009.

No f inal de fevereiro,Ferreira entrou em contato

Arujá terá Vara do Trabalhocom o deputado RobertoLucena, da região. Este foi oresponsável por fazer um re-querimento para que o Pro-jeto de Lei fosse incluso naordem do dia da Câmara dosDeputados. O projeto foiaprovado e enviado ao Sena-do, que também o aprovou.Com a sanção por Di lmaRousseff, o Tribunal Regionaldo Trabalho da 2ª Região jápoderá instalar o serviço nomunicípio.

PAGINA 15JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

ERRATANa edição nº 249 de 21 de maio de 2011, página 11 desse jornal, no Relatório de Gestão Fiscal, no item Saldo da Dívida Consolidada Líquida, na coluna

“Exercício Anterior” , onde se lê R$0,00, leia-se R$799.149,98 – 4,05%.

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁ

O início do Concurso da Pre-feitura de Arujá estavaagendado para o próximo do-mingo, 5. No entanto, na últimaquinta-feira, 2, o Instituto Soler,responsável pela aplicação dasprovas, publicou em seu site quea primeira prova objetiva seráaplicada somente dia 12, próxi-mo domingo, a partir das 9h.

Com vista de que são maisde 130 mil candidatos, distri-buídos em mais de 500 cargos

ARUJÁ: 1ª PROVA DO CONCURSO SERÁ DIA 12

Começou no dia 1º, quar-ta-feira, o período de anistiasobre juros e multas em dívi-das municipais em Santa Isa-bel. Os contribuintes que com-parecerem ao Paço nos próxi-mos meses poderão pagarseus débitos sem juros e mul-tas sobre o atraso, e tambémparcelar o valor em até cincovezes, desde que a parcelaseja superior a R$ 100.

A anistia se refere a débi-tos de IPTU, ISS, água ou osque estão com execução fis-cal. Segundo a assessoria deimprensa da Prefeitura, cerca

ANISTIA DE MULTAS E JUROSINICIA EM SANTA ISABEL

de 350 pessoas já solicitaramo benefício, para colocar emdia sua situação junto amunicipalidade, ou seja, emmédia, 120 pessoas por dia.

Quem quiser se regularizardeve comparecer à Prefeitura,na av. Manoel Ferraz de Cam-pos Salles, 737, Centro, e pro-curar pelo setor de Diretoriade Tributos ou de ExecuçãoFiscal. No entanto, apenasquem o fizer neste mês con-seguirá o parcelamento ematé cinco vezes, já que o últi-mo pagamento deve ser atéoutubro, quando encerra o

benefício. Assim, a quantida-de de parcelas permitida dimi-nui a cada mês: quatro em ju-lho; três em agosto; duas emsetembro e apenas uma emoutubro.

PLANTÕES EM SÁBADOSPara também atender aos

munícipes que não podem com-parecer durante a semana, aPrefeitura fará plantões nosprimeiros sábados de cadamês: 4 de junho (hoje); 2 dejulho; 6 de agosto; 3 de se-tembro e 1 de outubro, sem-pre das 9h às 13h.

disponibilizados em Arujá, épossível que as provas do Con-curso se estendam por váriosmeses. No dia 12, por exem-plo, somente os 4341 candida-tos para o cargo de Professorde Educação Básica – Funda-mental I farão a prova. Elesforam distribuídos entre asvárias escolas estaduais loca-lizadas no município, e deve-rão iniciar o teste às 9h.

A convocação dos candida-

tos está disponível no site doInstituto. Na página, tambémhá o comunicado de que oscandidatos que não tiveremseu nome na convocação de-vem comparecer, no dia e ho-rário da prova, em qualqueruma das escolas mencionadas,portando um documento ofici-al com foto, comprovante deinscrição e pagamento. Outrasinformações emwww.institutosoler.com.br.

No último domingo, 29 demaio, a equipe Rameda deTaekwondo esteve em Jacareípara participar da 4ª etapa doCampeonato Paulista deTaekwondo 2011. A 1ª etapafoi em Praia Grande; a 2ª, emGuarulhos, e a 3ª, em Mogi dasCruzes.

Nesta etapa, participaram40 atletas da equipe. No en-tanto, 23 deles, instruídos peloprofessor Marcelo, representa-ram Jacareí na competição, eforam apoiados pela Prefeitu-ra desse município. Dentre

TAEKWONDO SE SOBRESSAINO CAMPEONATO PAULISTA

eles, houve 11 campeões, seisvice-campeões e três ficaramcom a 3ª colocação.

Os outros 17 atletas, dosprofessores Bento, de Igaratá,e Kleidsthoonen, de Santa Isa-bel, também saíram com boacolocação. As equipes tiveramsete campeões, cinco vice edois ficaram em 3º lugar.

Segundo Rameda, as con-quistas só foram possíveis gra-ças aos apoiadores, como o mer-cado Arantes, o Espaço do Açaí,o vereador Moacir (de Igaratá) ea Prefeitura de Igaratá.

PAGINA 16 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

CRIMINOSOS DEVASTAM DOIS HECTARES DE MATA ATLÂNTICASegundo a assessoria de

imprensa da Prefeitura deArujá, equipes da Guarda Mu-nicipal vão vistoriar diaria-mente a área vizinha ao Par-que Maringá, onde, na tardeda última terça-feira, 31, fis-cais da Secretaria de MeioAmbiente flagraram um dosmaiores crimes ambientais jáocorridos em Arujá. Pelo me-nos dois hectares de MataAtlântica nativa foram derru-bados, nas últimas semanas,por operários que também er-guiam uma residência degrande porte no local. A Polí-cia Civil investiga o caso.

Uma denúncia anônima le-vou as equipes da Prefeiturade Arujá a uma área locali-zada na estrada Laranja Aze-da. Na chegada, os profissio-nais encontraram um tratordevastando a área equivalen-te a um campo de futebol. Aomesmo tempo, seis trabalha-dores construíam uma gran-de casa, em outra clareira jáaberta. Eles usavam madeiradas árvores derrubadas comoestacas de sustentação da

O crime ambiental tinha como objetivo a construção de uma grande residência. Madeira de árvores cortadas no processo foram utilizadas na obra

obra. Duas ruas de terra tam-bém foram abertas pelos ope-rários.

A operação, bem como aconstrução do imóvel, foiembargada imediatamente.As polícias Militar e Ambientalforam acionadas em seguida.O trator e o material de cons-trução foram apreendidos. Omestre de obras foi detido emflagrante e conduzido à dele-gacia. Ele indicou o empresá-

rio Joaldo Bispo de Souza, deGuarulhos, como o autor daordem para a realização dasobras.

O proprietário da área de-vastada ainda não foi identi-ficado. Uma funcionária deJoaldo esteve no local egarantiu que ele tem docu-mentos que comprovam apropriedade; confirmou a or-dem para a construção doimóvel, mas negou a deter-

minação de fazer odesmatamento. “Foram outraspessoas que fizeram. O Joaldoé vítima nisso”, alegou.

Enquanto ela falava, noentanto, o proprietário de umaárea vizinha apresentava aosfiscais e à imprensa, docu-mentos comprovando que omesmo grupo também haviainvadido terras de sua propri-edade há quatro meses,desmatando uma parte daárea.

“Nossos advogados pedi-ram que eles deixassem o lo-cal, mas eles alegaram queeram os donos. Nós fomos àJustiça e apresentamos os do-cumentos comprovando quecompramos a áreas há cincoanos, de uma mulher que ti-nha o registro há 30. Ganha-mos a reintegração rapidamen-

te, sem que eles sequer fos-sem às audiências para sedefender”, explicou o mora-dor.

O secretário municipal deMeio Ambiente, LeonardoGodoy, se mostrou indigna-do com a ação devastadorano local. “Derrubaram árvo-res nativas bem antigas deestágio médio para avança-do de regeneração. Um ver-dadeiro crime ambiental,gravíssimo”, avaliou. Porconta disso, a Prefeitura apli-cou uma multa no valor deR$ 8 mil e a Polícia Ambientaltambém multou os responsá-veis, em R$ 12 mil. No finalda noite de terça, um advo-gado contratado pelo empre-sário Bispo pagou fiança deR$ 2,5 mil e o mestre deobras foi liberado.

PAGINA 17JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

Nesta quarta-feira, 8,

Arujá comemora 52 anos

de emancipação política

e administrativa.

São os votos do Deputado Gondin

Feliz Aniversário

PAGINA 18 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011

PAGINA 19JORNAL BOM DIA04 DE JUNHO 2011

PAGINA 20 JORNAL BOM DIA 04 DE JUNHO 2011