jornal boas novas.com ano vi nº 65 abril de 2018 www ... · exercerem o ministério de cristo,...

4
Jornal Boas Novas.com Ano VI Nº 65 Abril de 2018 www.saomiguelsd.com Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.” “Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14 A Ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé. Como diz São Paulo, se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé. A ressurreição de Jesus nos dá a certeza de que o Calvário não é a última estação na Via Sacra: a última estação é a da ressurreição. Aquele que seguimos venceu a morte e está vivo. Ele é o pontífice que “fez de si uma ponte” para que através dele pudéssemos passar da margem da mortalidade para à margem da imortalidade ( Hb 9,12). A oferta total de Jesus na cruz por amor aponta a direção em que somos chamados a seguir. Oferecendo-se a nós por inteiro, Ele nos pede que caminhemos até à Galileia. Lá o escutaremos na intimidade e aprenderemos a caminhar na fidelidade como Ele mesmo fez. Só assim faremos a experiência do Ressuscitado, pois este Ressuscitado não é outro senão o próprio crucificado, entregue por nós. Na paixão e morte de Jesus, Deus demonstrou a totalidade de sua oferta por nós e ainda determinou a partilha, a solidariedade e o amor aos irmãos como única direção possível para vida cristã. Esse é o anúncio profético que cada um é chamado a testemunhar em sua vida. Ressuscitar é experimentar, acolher e viver a presença de Deus no cotidiano. Viver a ressurreição de Jesus hoje é deixar expandir e transbordar tudo que é vida dentro de nós. Onde há rancor, tecer o perdão. Onde há angustia construir serenidade. Onde há medo, fazer brotar a coragem. Onde há alienação, fazer crescer a consciência. Onde há indiferença, fazer brilhar a sensibilidade. Onde há consumismo, fazer nascer a simplicidade. Onde há insegurança, afirmar nossas poucas e preciosas certezas. Onde há solidão, fazer acontecer a solidariedade. Assim sendo, que a Luz do Cristo Ressuscitado resplandeça sobre nós e fortaleça nossa fé. Possa iluminar as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre. Deus enviou seu filho ao mundo, para que sua alegria habite o nosso coração, fazendo que nossa alegria seja completa. Desejamos a você, uma santa e feliz Páscoa. Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Páróco da Paróquia São Miguel e Almas) “ESTE FOI O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS: ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS”! (Sl 117)

Upload: vonga

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Boas Novas.com

Ano VI Nº 65

Abril de 2018

www.saomiguelsd.com

Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.”“Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14

A Ressurreição de Jesus é o fundamento danossa fé. Como diz São Paulo, se Cristo nãoressuscitou, vã é a nossa fé. A ressurreição de Jesusnos dá a certeza de que o Calvário não é a últimaestação na Via Sacra: a última estação é a daressurreição. Aquele que seguimos venceu a morte eestá vivo. Ele é o pontífice que “fez de si uma ponte”para que através dele pudéssemos passar da margemda mortalidade para à margem da imortalidade ( Hb9,12).A oferta total de Jesus na cruz por amor aponta adireção em que somos chamados a seguir.Oferecendo-se a nós por inteiro, Ele nos pede quecaminhemos até à Galileia. Lá o escutaremos naintimidade e aprenderemos a caminhar na fidelidadecomo Ele mesmo fez. Só assim faremos a experiênciado Ressuscitado, pois este Ressuscitado não é outrosenão o próprio crucificado, entregue por nós.Na paixão e morte de Jesus, Deus demonstrou atotalidade de sua oferta por nós e ainda determinou apartilha, a solidariedade e o amor aos irmãos comoúnica direção possível para vida cristã. Esse é oanúncio profético que cada um é chamado atestemunhar em sua vida.Ressuscitar é experimentar, acolher e viver a presençade Deus no cotidiano. Viver a ressurreição de Jesushoje é deixar expandir e transbordar tudo que é vidadentro de nós. Onde há rancor, tecer o perdão. Ondehá angustia construir serenidade. Onde há medo,fazer brotar a coragem. Onde há alienação, fazercrescer a consciência. Onde há indiferença, fazerbrilhar a sensibilidade. Onde há consumismo, fazernascer a simplicidade. Onde há insegurança, afirmarnossas poucas e preciosas certezas. Onde há solidão,fazer acontecer a solidariedade.Assim sendo, que a Luz do Cristo Ressuscitadoresplandeça sobre nós e fortaleça nossa fé. Possailuminar as trevas que criamos e que sufocam a alegriaplantada em nós desde sempre. Deus enviou seu filhoao mundo, para que sua alegria habite o nossocoração, fazendo que nossa alegria seja completa.Desejamos a você, uma santa e feliz Páscoa.

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Páróco da ParóquiaSão Miguel e Almas)

“ESTE FOI O DIA QUE O SENHORFEZ PARA NÓS: ALEGREMO-NOS

E NELE EXULTEMOS”! (Sl 117)

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 65 - Abril de 2018Página 02 - www.saomiguelsd.com

Ao iniciarmos este novo mês, somosjá convidados a experimentar as alegriasdo Senhor pela sua Páscoa. Cristovencedor Vive, Reina e impera sobre osnossos corações e faz de nos mais quevencedores.Para usarmos bem este presente quenos fora dado pelo Pai Misericordiosotemos que abrir o coração a Conversão.Você pode até esta se perguntando, maisa Quaresma já acabou estamos vivendoa Páscoa e preciso ainda de escutarsobre a necessidade da conversão.Meu amado irmão e minha amada irmãa necessidade da conversão é cotidiana,todos os dias devemos nos perguntar arealidade de nossa disposição paravivemos a martyria que é o testemunhoclaro e autentico de sermos somentede Jesus em todas as oportunidades quetemos.Este é o caminho para construirmos ummundo verdadeiramente pautado najustiça e no Direito, na verdade e naFraternidade, no amor e na Paz.Muitos homens e muitas mulherescompreenderam bem que o que dásentido à nossa vida é abraçarmosverdadeiramente o projeto que Deustem para a humanidade, e este projetoé desafiador porque pede o melhor decada um de nós, pede que abramostotalmente o coração e vivamossegundo a vontade de Deus se lançandointeiramente em suas mãos. Viver arealidade do céu é também viver arealidade da cruz e saber que daqueletronco sem vida cristo fez ressurgir avida por Ele.

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigárioda Paróquia São Miguel e Almas)

EDITORIALPela imposição das mãos do Arcebispo da Arquidiocesede Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira, na tarde dodomingo, dia 04 de Março de 2018, às 15h, foramordenados presbíteros Felipe de Castro Costa, FernandoAugusto Martins da Silva e Samuel Costa Moreira.A Matriz de São Miguel e Almas ficou repleta de padres,diáconos permanentes, seminaristas, e um enormenúmero de fiéis que fizeram questão de prestigiar essemomento sublime de nossa Arquidiocese. Os trêsdiáconos fizeram, perante o Bispo e todo o povo deDeus, suas promessas sacerdotais, entregando assimsuas vidas a Deus e colocando-as a serviço da Igreja.“Em sua homilia, Dom Gil confiou o ministério dos novospadres a Nossa Senhora, Rainha e Mãe da Igreja, edestacou a função dos novos presbíteros “Somoschamados para seguir e respeitar Jesus, para amar Jesus”e concluiu:” A palavra de Deus deverá ser anunciadapor vocês como casa do Pai amoroso; acolham a todose tenham um coração missionário, disposto a tudo.”Após a homilia anunciou-se o rito de ordenação, quandoforam interrogados pelo Bispo sobre o propósito deexercerem o Ministério de Cristo, seguido pela ladainhados santos, pedindo a graça de Deus. Encerrando o ritocom a imposição das mãos e a prece de ordenação,foram acolhidos os três novos padres. Ao final da solenecelebração Eucarística, padre Wellington Guimarães –Chanceler da Arquidiocese – fez a leitura do ato deordenação e Dom Gil comunicou a todos os presentes,quais as paróquias nas quais atuariam os novossacerdotes: Padre Fernando- Paróquia de São Martinhode Lima – Óbidos (previsão de 06 meses), Padre Felipe– Cidade de São João Nepomuceno/MG e PadreSamuel- Paróquia de São Sebastião, nesta cidade,auxiliando nas Paróquias de São João da Serra eConceição do Formoso.

Padres Felipe, Fernando e Samuel, o nosso amado SãoJoão Paulo II, no seu livro “Dom e Mistério”, disse:“Deus nos seus desígnios mais profundos, conhece cadavocação, na qual o sacerdócio é o grande mistério, éum dom que supera infinitamente o homem”. Cada umde nós, sacerdotes, o experimenta em sua vida, e diantedeste imenso dom, sentimos o quanto somos frágeis,inadequados. Assim, portanto a vocação é um mistérioda eleição divina “Não fostes vós que Me escolhestes,mas Eu que vos escolhi, para que vades e produzaisfruto, e o vosso fruto permaneça”, E, como nos diz oautor do Livro dos Hebreus, “ninguém pode atribuir-seesta honra, se não aquele que é chamado por Deus”.Sabemos que Deus nos chamou, configurando-nos asua semelhança, confiando a cada sacerdote umamissão. Jeremias, o grande profeta nos diz:“Antes de formar-te no seio materno te conhecia, antesde nascer, eu já te havia consagrado, e te estabeleciprofeta das nações. Estas palavras fazem tremer a almasacerdotal, pois Deus nos chamou para uma vocaçãosanta, não devido as nossas obras, mas segundo o seupropósito e a sua graça”.

Arquidiocese de Juiz de Fora ordena tres novos Padres naMatriz de São Miguel e Almas

PASCOM da Paróquia São Miguel e Almas

Fotos da ordenaçãoPresbiteral

Produção: PASCOMResponsável:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco)Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência:Praça Cesário Alvim n° 49 - Centro

Santos Dumont-MGCEP: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

Final e impressão: PASCOMPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 65 - Abril de 2018Página 03 - www.saomiguelsd.com

Felizes os que são misericordiosos, porqueencontrarão misericórdia! Mt 5,7 A festa da DivinaMisericórdia comemora-se no segundo domingoapós a Páscoa, que foi instituído pelo Papa JoãoPaulo II, através do diário de Santa Faustina querelata que em suas visões, Jesus pedia que fosse feitaa festa da Divina Misericórdia, data essa que émomento para que o cristão católico possa refletirsobre o quanto é grande o amor de Deus por nós,que entregou seu filho único para morrer por nós eremir nossos pecados, e também nos mostrando quepara ganhar o Reino do Céus é preciso ter umcoração manso e humilde e ter compaixão dos irmãosque sofrem. A misericórdia é uma virtude quedevemos copiar de Jesus, já que ele era cheio dela,porém nem sempre as pessoas estão dispostas aperdoar, a olhar para o sofrimento do irmão comolhar piedoso. É preciso começar a ter práticaspiedosas, primeiramente em nossas famílias, tendopaciência em ouvir o que o outro tem pra dizer, dandoum sorriso, sendo gentil, respeitando os mais velhos,respeitando as diferenças, com mudança depensamento e conhecimento da Palavra de Deusteremos consciência que para ser um servo de Cristoé preciso exercitar a misericórdia em nossos coraçõestodos os dias.

Patrícia Honório - PASCOM

A Divina Misericórdia Santo Expedito

O santo das causas urgentes- era Armênio, da regiãoda Capadócia, uma das primeiras regiões a recebera pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão eBartolomeu, sendo um local de perseguições aoscristãos. Esta região também foi regada pelo sanguederramado de muitos mártires, dentre eles SantoExpedito.O Imperador Deocleciano, sofrendo influência deseu genro pagão, embora parecesse benevolente com

os cristãos naquela época, procurou acreditar que oscristãos pudessem estar conspirando contra a nobrezae certamente contra ele.Ordenou,então, umaperseguição em massa aos cristãos,ordenando adestruição da igreja, dos livros sagrados e o extermíniode todos,tornando o evento um holocaustosangrento.Foi aí que surgiu a energia do generososoldado Expedito,que chamou para si a atenção doimperador quando começaram as perseguições.Entremuitos que pagaram com a vida,estava Sebastião,tribuno da guarda pretoriana,hoje conhecido comoSão Sebastião,Assim, Expedito e seus companheiros de armas,cheios de admiração pelo Capitão Sebastião, imitaramsua conduta e tiveram a mesma sorte de enfrentar amorte a ter que renunciar a sua fé. Expedito, depoisde flagelado, teve a sua cabeça decepada em 19 deabril do ano 303. Nada se sabe a mais sobre o seumartírio e nem onde foi colocado o seu corpo.Somente em 324 as terríveis perseguições tiveramfim com a retomada da autoridade pelo Imperadorcristão Constantino.O culto a Santo Expedito se estabeleceu em sua pátriae transpôs o Oriente se espalhando pela Europa. Aimagem de Santo Expedito é apresentada na Igrejacom traje legionário, com túnica curta e um mantojogado nos ombros, em postura militar. Em uma dasmãos segura uma palma e na outra uma cruz. Seuspés estão pisoteando um corvo, que segundo ahistória,foi à figura usada pelo espírito do mal paraque Expedito ,quando tocado pela graça de Deus ,não se convertesse, dizendo “Crás,crás –palavra latinaque quer dizer “amanhã” ,para que ele deixasse suaconversão pra depois. Porém, Expedito lherespondeu: “Hodie! Que quer dizer hoje, agora, semprotelação. Por isso é invocado em casos que exigemsoluções imediatas e recebeu o título de “Patrono dasCausas Urgentes”.Comemora-se seu dia em 19 de Abril, dia de suamorte.Rita Fontes (PASCOM)

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 65 - Abril de 2018Página 04 - www.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1º Domingo1PÁSCOA5 h – Adoração na Matriz6 h – Procissão e Missa na Matriz10 h – Missa na Matriz11 h - Batizados10 h – Celebração da Palavra naComunidade Santa Rita de Cássia18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz e emseguida Coroação e Procissão

Dia 02 - 1ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 03 - 1ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Missa com Novena14 h – Novena14 h – Reunião da Pastoral doBatismo no Salão Paroquial15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 04 - 1ª Quarta09 h – Missa no Educandário SantaTerezinha19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 05 - 1ª Quinta15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 06 - 1ª Sexta14 h – Adoração na Matriz15 h – Missa Matriz18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa Matriz

Dia 07 - 1º Sábado14 h – CPP no Salão Paroquial19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Missa na Comunidade SãoSebastião da Barra

Dia 08 - 2º Domingo8 h – Missa na Matriz8 h – Missa na Comunidade São

Cristóvão10 h – Missa na Matriz10 h – Missa na Comunidade SantoAntônio16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 09 - 2ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 10 - 2ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 11 - 2ª QuartaReunião da Catequese no SalãoParoquial19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 12 - 2ª QuintaTríduo à Padroeira da ComunidadeNossa Senhora Rosa Mística15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Área MissionáriaSão Brás19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 13 - 2ª SextaTríduo à Padroeira da ComunidadeNossa Senhora Rosa Mística19 h – Missa Matriz

Dia 14 - 2º SábadoTríduo à Padroeira da ComunidadeNossa Senhora Rosa Mística09 h – Reunião do MESC no SalãoParoquial19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Missa na Comunidade SãoPedro

Dia 15 - 3º DomingoFesta e almoço à Padroeira daComunidade Nossa Senhora RosaMística

Formação para Tesoureiros SSVPAlmoço do EAC8 h – Missa na Matriz10 h – Cel. na Matriz10 h – Missa na Comunidade SãoJudas Tadeu16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 16 - 3ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 17 - 3ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 18 - 3ª Quarta09 h – Missa no Educandário SantaTerezinha19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 19 - 3ª QuintaMissa Festiva ao Padroeiro daComunidade Santo Expedito15 h – Missa na Capela doHospital (Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 20 - 3ª SextaTríduo ao Padroeiro daComunidade Santo Expedito19 h – Missa na Matriz19 h – Reunião do Ministério daPalavra

Dia 21 - 3º Sábado19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Missa na ComunidadeSanto Expedito

Dia 22 - 4º DomingoTríduo ao Padroeiro daComunidade Santo ExpeditoFesta ao Padroeiro da ComunidadeSanto Expedito8 h – Missa na Matriz

8 h – Missa na Com Santa Edwiges10 h – Missa na Matriz16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 23 - 4ª SegundaFesta regulamentar em honra aoBeato Frederico Ozanam SSVP19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 24 - 4ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 25 - 4ª Quarta19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 26 - 4ª Quinta15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 27 - 4ª Sexta19 h – Missa na Matriz

Dia 28 - 4º Sábado16 h – Missa na ComunidadeNossa Senhora da Piedade19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Missa na ComunidadeNossa Senhora do PerpétuoSocorro19 h – Casamento na Matriz

Dia 29 - 5º Domingo8 h – Missa na Matriz10 h – Missa na Matriz15 h – Reunião do Apostolado daOração no Salão Paroquial16:30 h – Cel Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz comConsagração a São Miguel e Almas

Dia 30 - 5ª Segunda19 h – Cel. Na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Calendário das Celebrações / Abril / Ano do Laicato

* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todassegundas do mês às 7h na sede da RCC.*´Todas as segundas às 18:30h: Reunião do Movimento dasDomésticas Unidas no Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês: Plantão da Pastoral do Dízimo naMatriz. Venha particiapar da Família Dizimista e seja umDizimista fiel.

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17he 19h* Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz* Todas as segundas: Terço dos Homens às 20h na Matriz* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração Arcanjo Rafael às 15h todas as terças domês na sede da RCC e Grupo de Oração Operários da Messe doSenhor às 19:30h todas as quartas na Matriz de São Miguel eAlmas.