jornal alto horizonte (go)

12
Alto.Horizonte JORNAL ALTO HORIZONTE (GO) FEVEREIRO de 2012 - Ano 01 - Edição 07 Notícias (PÁG 04) (PÁG 04) (PÁG 05) (PÁG 08) (PÁGS 02/03) “ELEIÇÕES 2012 DURANTE ENCONTRO PARTIDÁRIO, NOMES SÃO LANÇADOS” Câmara Municipal: Melhoria Do Atendimento Ao Cidadão Multirão è realizado contra a Dengue Torneio Movimenta O Esporte Local O carnaval mal terminou e a política já começou. E como dizem os próprios brasileiros: o País só funciona após o fim do carnaval, mesmo quando eventos tão importantes devem ser protagonizados ao longo do ano. Policia faz balanço da Operação Carnaval

Upload: doda-designer

Post on 18-Feb-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal mensal

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto.HorizonteJORNAL ALTO HORIZONTE (GO) FEVEREIRO de 2012 - Ano 01 - Edição 07

Notícias

(PáG 04)

(PáG 04)

(PáG 05)

(PáG 08)

(PáGs 02/03)

“ElEiçõEs 2012 DurantE Encontro PartiDário, nomEs

são lançaDos”

câmara municipal: melhoria Do atendimento ao cidadão

multirão è realizado contra a Dengue

torneio movimenta o Esporte local

O carnaval mal terminou e a política já começou. E como dizem os próprios brasileiros: o País só funciona após o fim do carnaval, mesmo quando eventos tão importantes devem

ser protagonizados ao longo do ano.

Policia faz balanço da operação carnaval

Page 2: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 201202 >> pOlíticA

Durante encontro partidário, nomes são lançados

pré – cAndidAtOs A prefeitO

O carnaval mal termi-nou e a política já co-meçou. E como dizem

os próprios brasileiros: o País só funciona após o fim do carnaval, mesmo quando eventos tão importantes de-vem ser protagonizados ao longo do ano.

E assim se fez em Alto Horizonte. Após 24 horas do encerramento dos festejos, as bobinas foram ligadas, e um jatinho com diversas lideran-ças políticas de Goiás, aterris-sou em solo local trazendo as boas novas. Trata-se de lide-ranças apoiando lideranças.

Num grande encontro, nomes como os dos deputa-dos federais Pedro Chaves (PMDB) e Flávia Morais (PDT), Genésio de Barros, ex-deputado estadual e fe-deral por três mandatos, ex--candidato a governador e

o mais novo peemedebista, Vanderlan Cardoso, atual se-cretário geral do PMDB, Kid Neto, além da ex – deputada estadual Vanusa Valadares (PSC) entre outros, foram hi-potecar apoio aos pré – can-didatos a prefeito Hernandes Maurício (PMDB) e José An-tônio Viera (PDT).

Num mesmo espaço dois nomes e dois projetos distin-tos, porém, ambos com um só objetivo: alcançar o Palácio do Cobre, sede do executivo altorizontino.

O evento aconteceu no au-ditório da Câmara Municipal, e além dos políticos, diversos membros da sociedade foram prestigiar o acontecimento, que para alguns significa “um momento novo na política do município”. “Hoje é apenas o início de uma grande jor-nada, onde vamos precisar

do apoio de todos”, convocou Hernandes (PMDB).

Com discursos arrojados e entusiasmados, cada um defendeu seu favorito. Kid Neto, secretário geral do PMDB estadual, por exem-plo, enalteceu o trabalho do atual prefeito Cabo Borges (PSDB), porém, afirmou que o seu pré – candidato (Her-nandes Maurício) tem con-dições de fazer muito mais pela cidade: “Olha Borges, nós conhecemos sua adminis-tração, e pode ser que tenha feito muito por Alto Horizon-te, mas tenho certeza, que o Hernandes irá fazer muito mais pela cidade. Esse é o momento do PMDB admi-nistrar o município, e assim como o senhor, Prefeito, que-remos dar também a nossa parcela de contribuição com o desenvolvido local”.

Já a deputada federal Flávia Morais (PDT), Fez o discurso para José Antônio Vieira, também pedetista. “Sabemos do comprometi-mento de Vieira com Alto Horizonte. Conhecemos o so-nho e a vontade que ele possui em trabalhar na busca cons-tante do desenvolvimento do município, e principalmente do crescimento da sua comu-nidade, e, é por esse e diver-sos outros motivos que defen-demos a candidatura dele ao executivo”, afirmou.

Existe talvez, pela união que foi visto durante o encon-tro, a possível aliança entre o dois, o que tornaria ainda mais consistente ambas as candidaturas, afinal, o grupo que acompanha o atual pre-feito Cabo Borges, é forte, terá o apoio da máquina, tan-to municipal quanto estadu-

al, portanto, com a união da oposição, a estruturação de uma possível vitória, se torna mais viável.

o evento aconteceu no auditório da câmara municipal, e além dos políticos, diversos membros da sociedade foram prestigiar o acontecimento

Page 3: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 >> 03pOlíciA

Impetuoso, o atual ve-reador “Zé Antônio Vieira” é o escolhido do PDT para disputar a prefeitura em outubro. Para quem acredi-tava que a candidatura do vereador era uma aventura, ou forma de valorizar o seu passe numa eventual nego-ciação, se enganou, pelo que tudo indica, ele vai mesmo ser candidato.

Munido de muita argu-mentação, vontade e apoios,

a estruturação básica de sua candidatura é realidade. A oficialização se deu no encon-tro que contou com a partici-pação da maior líder do parti-do em Goiás, a atual deputada federal Flávia Morais (PDT).

Na última eleição em 2010, José Antônio Viera mostrou sua força. Enquanto o candidato da base do pre-feito Cabo Borges (PSDB), também tucano, contou com o apoio de toda maquina mu-

nicipal e estadual, José Antô-nio Viera caminhou sozinho apoiando Flávia Morais, e conseguiu dar para a candi-data o maior numero de vo-tos para deputada federal no município, mostrando assim, que possui liderança. Naque-la oportunidade ele carimba-va seu passaporte para a pré - campanha.

“Graças a Deus tenho a confiança do povo de Alto Ho-rizonte. Acredito que ofereci

muito como vereador, e meu ciclo na câmara se encerrou. Chegou a hora de alçar vôos mais altos, e acredito fielmen-te que a nossa população quer mudanças”, justificou.

Visitando bases e atrain-do companheiros, José An-tônio Viera, acredita fazer uma campanha modesta, po-rém grande, o que vai preva-lecer é o despejo de proposta e idéias em prol de Alto Ho-rizonte, vislumbra.

Hernandes Maurício é o nome do pMdB

pdt lança José Antônio Viera

Os cardeais do PMDB, partido de Hernandes Maurí-cio estiveram em Alto Hori-zonte no último dia 23, quando fizeram o lançamento da pré – candidatura do companheiro.

Se apresentado como opção a oposição a atual administração, é um nome fortíssimo para disputar em condições de igualdade com candidato do paço municipal. Com apoios importantes como o do ex-governador Iris Re-zende, ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, diretório estadual do partido, além de deputados como Pe-

dro Chaves, ambos do próprio PMDB, a candidatura dele já é certa.

Vereador por dois manda-tos e de família tradicional, Hernandes carrega consigo, há anos o desejo de adminis-trar Alto Horizonte. Na última eleição em 2008, ele até que tentou implantar sua candi-datura, mais foi desarticulado nos últimos minutos, fazendo com que não existisse chapa de oposição ao Cabo Borges (PSDB), que na época conse-guiu montar chapa única.

Já em 2012, ele garan-te que dessa vez conseguirá

viabilizar sua candidatura e prova disso foi os apoios já conseguidos apresentados a toda comunidade.

“Fácil agente sabe que não vai ser. Mas primeiro com fé em Deus, e depois com o apoio da comunidade, agen-te pode alcançar a vitória. O nosso projeto não tem o obje-tivo de atender um grupo em especifico. Buscaremos a vitó-ria, a fim, apenas de dar con-dições a todos de forma igual, coisa que hoje não acontece em nosso município”, disse.

Já Pedro Chaves (PMDB), deputado federal, garantiu

que participará pontualmente da campanha de Hernandes. “Estarei aqui, acompanhan-do a campanha de Hernandes pessoalmente. Vamos estar ao seu lado Hernandes, nas caminhadas, comícios, reuni-ões... Onde você estiver junto com o povo, estaremos ao seu lado”, afirmou.

Ou seja, bem diferente de 2008, a política de 2012 guarda grandes surpresas, com uma candidatura de oposição sólida, com apoios e incentivos que podem fazer a diferença para o eleitor na hora de escolher o voto. Hernandes mauricio - PmDB discursando

José antônio Viera

Page 4: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 201204 >> GerAl

Desde que assumiu a presidência da Câ-mara Municipal de Alto Horizonte, o

vereador-presidente, Marcos Rodrigues tem visado priori-zar a mão de obra local, e a já existente valorizar ainda mais. Para isso, os recursos da casa têm sido bem direciona-dos; investidos no bem – estar social, com aquisições de be-nefícios que vão de encontro à necessidade do povo é o ponto alto da atual administração.

O último passo dado pelo presidente, neste longo cami-nho do desenvolvimento que a própria cidade vive, foi à atra-ção do curso de capacitação na área de informática, que atenderá todos os servidores da casa de leis.

Para Marcos Rodrigues,

melhoria no atendimento ao cidadão

cursO cApAcitA serVidOres

“manusear um computador hoje é considerado artigo de primeira necessidade e ven-do por este lado, espero ao final de minha gestão dei-

xar todos os funcionários da câmara com mais está con-quista”, explica.

E por mais que saibamos mexer e trabalhar com a má-

Quem diria que mesmo tendo ao seu dispor todos os cuidados de um chefe de es-tado, estando munido de todo conforto, morando em um verdadeiro palácio (o das es-meraldas – sede do governo de Goiás), Marconi Perillo, atu-al governador seria vitimado pela dengue? Um homem que já venceu diversas batalhas, contra grandes nomes da polí-tica de Goiás e do Brasil, seria golpeado como foi por um in-seto que não tem 2 milímetros de cumprimento?

Ou seja, fica aí o alerta. Todos, independentes de classe social e status, estão à mercê do mosquito Aedes Aegypti. E sa-bendo disso, a Secretaria Muni-

cipal de Saúde, juntamente com a equipe da funasa e PSF, além dos agentes comunitários de saúde e o auxilio de mais duas enfermeiras (Maria Carmelin-da e Deidiane Kerlen), realizou em Alto Horizonte um mutirão contra a dengue.

Durante o mutirão foram feitas visitas domiciliares, com coletas de objetos que podem acumular água, e se tornarem criatório do mosquito. O ob-jetivo da campanha, segundo seus organizadores foi aca-bar com os focos do mosquito transmissor, para que o muni-cípio entre na lista das cidades dos menores índices da doença, para quem sabe em um futuro próximo, acabar de vez.

quina eletrônica, ela sempre está em franco avanço, e para isso, é bom que estejamos atentos a essas alterações, e nada melhor que o acompa-nhamento direto, e por meio deste curso, isso será possí-vel, e essa possibilidade será transferida a população de Alto Horizonte, que terá a disposição, servidores capa-citados para transcorrer um bom atendimento.

Vale lembrar que este cur-so se objetiva a atender tão somente os funcionários que ainda não possuem conheci-mento na área de informática; isso acarretará um crescimen-to profissional e até o final do atual anuênio, todos que participaram do curso básico de computação, receberão um certificado de conclusão.

Mutirão é realizado contra a dengue

combate contra a Dengue

manusear um computador hoje é considerado artigo de primeira necessidade

Page 5: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 >> 05espOrte

Brasil é o País do carna-val e do futebol, não é isso que dizem por aí?

Então! Já que o carnaval pas-sou, todas as atenções estarão voltadas para outra paixão do brasileiro, o futebol.

E, apesar de Alto Horizonte não possuir um time profissio-nal, que dispute campeonatos

estaduais, como o Goianão de 1º Divisão, que está andamen-to, o futebol na cidade é bastan-te movimentado.

Recentemente o time local foi campeão regional de um torneio disputado, ganhado a taça maior em cima do arqui--rival, Campinorte; agora quem movimentou o mundo futebo-

lístico da cidade foi o torneio municipal de futebol de campo, realizado nos últimos dia 10 e 11 de fevereiro.

Na ocasião comemoraram o 3º aniversário da Associação Esporte Clube de Alto Horizon-te (ASCAH), onde contou com a participação de seis equipes, sendo elas: Mina, U&M, Asso-

ciação de Moradores, Sub. 17 do ASCAH, os Veteranos de Alto Horizonte e o time da Souza.

Durante um final de se-mana agitado, jogos bastante equilibrados fizeram pulsar mais forte os corações dos tor-cedores. Após a disputa a equi-pe que se sagrou campeã foi o da Empresa Souza, derrotado

na final os jogadores da Mina, por um placar avantajado de 5 x 3, sendo que o artilheiro da competição Willian, atacante da equipe Souza, deixou três marcados só na final.

Durante os jogos centenas de pessoas passaram pelo cam-po, cada um torcendo por sua equipe e além desses, diversas

autoridades foram lá prestigiar os times que disputavam e fazer a entrega da premiação às equi-pes vencedoras e atletas.

O torneio fora realizado pela ASCAH em parceria com a Secretária de Desporto Lazer e Turismo, com o apoio da pre-feitura Municipal e Câmara de Alto Horizonte.

D'Granel: conquistando novos horizontes

www.dgranel.com.brwww.dgranel.com.br

Tendo em vista a crescente produtividade da região centro-oeste, a empresa D'Granel Transportes escolheu a cidade de Alto Horizonte, no estado de Goiás, para instalar sua mais nova Estrutura Administrativa.

Para a organização da mais nova filial goiana, a D'Granel teve como pressuposto dois pilares: a agilidade de atendimento e a facilidade de acesso que a região proporciona para a logística da empresa.

A sede física foi pensada não somente para comportar os equipamentos, mas também para proporcionar o conforto a seus funcionários. Um amplo pátio com capacidade para mais de 40 veículos de grande porte, uma sala de descanso e refei-ções, além de todos os recursos para garantir a satisfação de colaboradores e clientes compõem a Estrutura Administrativa da D'Granel em Alto Horizonte.

Soluções ágeis e dinâmicas em transportes fazem parte da política de gestão da D'Granel.

Horizonte, no estado de Goiás, para instalar sua mais nova Estrutura Horizonte, no estado de Goiás, para instalar sua mais nova Estrutura Administrativa.Administrativa.

torneio movimenta o esporte local

Page 6: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 201206 >> cAMArA de VereAdOres

Aristonides (pp) Jonaires (psd)

Marcos rodrigues (pps)

rosana (pps)

José Antônio Vieira (pdt)

Wanderson pereira (psd)

José Antônio Martins (ptB)

Mezeni elias (pp)

Como de costume, o vere-ador Aristonides iniciou seus trabalhos com o já conhecido pronunciamento: “Em primei-ro lugar agradeço a Deus e a cada cidadã e cidadão altori-zontino por seu representante no poder legislativo”.

Após seu tradicional e atenciosos cumprimentos, ele solicitou esclarecimentos so-bre as obras de esgoto e água pluvial que estão em anda-mento no município. Na oca-sião fora solicitada a de uma presença do representante da

empresa responsável (SANE-FER), pra prestar esclareci-mentos a comunidade.

Também pediu a Secretaria de Assistência e Promoção So-cial que faça uma vista às re-sidências que necessitam de re-formas, cuja família não possui condições financeiras para tal obra. Outro projeto e a reforma na entrada e dentro do cemité-rio para dar mais condições de tráfego para realizar o sepul-tamento e visitas, quando o Sr. Prefeito garantiu que irá reali-zar as mudanças necessárias.

O vereador José Antônio Martins tem demonstrado muita capacidade de traba-lho durante o exercício de seu mandato. É do tipo de fazer mais e mostrar menos. Mas está todo o tempo envolvi-do com projetos e anseios da comunidade. “As pessoas nos

procuram, trazendo seus pro-blemas, querendo soluções, e acho que o trabalho do ve-reador é isso, estar próximo da população e transformar em ação os sonhos do povo”, afirma.

Vereadora atuante e com-prometida com a atuação par-lamentar, Mezeni tem se des-tacado na Câmara Municipal. Autora de dezenas de maté-rias, Mezeni tem buscado em conversas com a população pautar o seu trabalho. “É no contato com o povo que nas-cem as grandes idéias”, diz.

Mulher exemplo em Alto Horizonte aproveita a opor-

tunidade para parabenizar a todas que comemorarão daqui a alguns dias: “Hoje podemos comemorar verdadeiramente o dia da mulher, afinal, estamos conquistando cada dia mais um espaço que antes só per-tenciam a mulheres. Portanto, aproveito a oportunidade para levar meus cumprimentos a todas as cidadãs altohorizon-tinas”, parabenizou.

Sempre preocupada com o bem estar da sua comunidade. A vereadora e ex-presidente da Câmara solicitou junto aos vere-adores a aprovação de um proje-to que visa atender os frequenta-dores do Clube Municipal.

Na oportunidade foi suge-

rida pela vereadora a destina-ção de um Clínico Geral que possa atender tão somente aquele espaço. Segundo Jo-naires, com isso será possível à utilização do espaço de for-ma correta, sem risco de aci-dentes e doenças.

Parlamentar que zela com unhas e dentes pela ati-vidade política, Rosana con-segue equilibrar muito bem o papel de vereadora e cida-dã. “Com o olhar de cidadã, acabo tendo uma percepção melhor sobre as coisas que incomodam a população, isso complementa o meu trabalho

como vereadora”, explica Ro-sana. Com enorme simpatia, a vereadora atende a todos que lhe procuram, buscando intervir de forma positiva. “Temos como função melho-rar a vida da população, atra-vés do nosso trabalho, isso me dá satisfação em estar na vida política”, diz.

Vereador de terceiro man-dato, José Antônio já trouxe inúmeros benefícios à comuni-dade de Alto Horizonte, através do seu trabalho sério e honesto. Em parceria com a deputada federal Flávia Moraes, já re-alizou na cidade o Mutirão da Saúde, que já atendeu aproxi-madamente 400 pessoas.

Outra preocupação do ve-reador está no caos que hoje a

infraestrutura da cidade está vivendo, em virtude das obras de saneamento que estão em andamento. Para o vereador é necessário urgência na limpeza e recuperação dos buracos que tem ocasionado grandes trans-tornos à comunidade. Para ele a empresa responsável (SANE-FER), necessita dar respostas a indagações dos vereadores e principalmente à população.

O vereador Wanderson so-licitou ao prefeito municipal Cabo Borges, que promova à reforma da ponte Caraíba, próximo a fazenda do senhor Alaercio, ou construa uma nova ponte. Este pedido de providên-cia tem por objetivo, melhorar o acesso das pessoas que utili-zam a mencionada, haja vista que a mesma é de tabua e não encontra em boas condições de uso, pondo em risco a segu-rança dos transeuntes.

Também sugeriu a constru-

ção de um bueiro no córrego Mangabeira, na altura da pro-priedade do senhor Edson Reis, situada na divisa com o senhor Braz. Este pedido de provi-dência tem por objetivo criar melhores condições de trafega-bilidade ao povo altorizontino.

Na oportunidade ele parabe-nizou a mulher: Estamos há um passo de comemorarmos o dia internacional da mulher. Apro-veito a oportunidade para levar meu abraço à todas as mulheres de Alto Horizonte”, lembrou.

As sessões ordinárias da Câmara tiveram início. Agora presididas pelo vereador Marcos Rodrigues, que durante pronun-ciamento afirmou que os traba-lhos serão desenvolvidos com o auxilio da população, com a par-ticipação direta da massa e dará prioridade para o povo e a comu-nidade local.

O vereador/presidente lançou

suas intenções e projetos para o anuênio de 2012. Citou também o início da Câmara Itinerante que deverá acontecer uma vez por mês e a primeira sessão será no dia 01 de março, no setor Nossa Senhora Aparecida. Também na oportuni-dade o vereador colocou em pauta a obra de rede esgoto, discutindo os transtornos com o acumulo de água nas vias públicas.

Page 7: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 >> 07cAMArA de VereAdOres

Vereadora rosemeire (psd)

A vereadora Rosemeire tem sido incansável na sua luta por benefícios para Alto Horizonte. O primeiro projeto conquistado pela vereadora foi à reunião na câmara municipal com o gerente-geral do Bradesco regional, Sr. Artigoso. O prefeito Cabo Borges e todos os ve-readores estiveram presentes. Em pauta todos pediram a transforma-ção do posto de atendimento em uma agência.

Rosemeire comemora ainda uma reunião, em Goiânia, com o Governador Marconi Perillo e Antônio Faleiros, secretário es-tadual da saúde do governador, onde conseguiu a implantação

de mais dezesseis redes de ener-gia para zona rural.

Alem do apoio dado foi dis-cutida também a implantação da subestação de energia para abastecer no município, foi so-licitado para o prefeito munici-pal o local para a construção, e o prefeito garantiu que irá doar o terreno.

A vereadora relatou tam-bém sobre o projeto de mora-dia e garantiu que o projeto já esta em andamento, de acordo com a primeira dama Maria Aparecida ainda este mês já inicia as construções das casas.

"A natureza femina écompleta e rica, é mãe natureza

é mulher fortaleza"

(Luis Alves)

Homenagem ao dia Internacional da mulher da câmara municipal de Alto Horizonte - GO

Page 8: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 201208 >> GerAl

O mês de fevereiro foi marcado por muitas festas e comemorações

em cada canto do Brasil. Car-naval é a maior festa popular do País. Mobiliza há anos uma multidão de foliões, que se es-palham por diversas regiões em busca de muita música regrada a bebidas e fantasias.

Em Goiás, apesar de não ser ter desfiles de escolas de samba – como em São Paulo e Rio de Janeiro -, o esta-do é atrativo de milhares de pessoas que saem de suas cidades em busca de entre-tenimento.

No norte, cidades como Uruaçu e Porangatu são as mais procuradas. Geralmente nesta época do ano a cidade chega a receber até 50% o nú-mero da população total.

Alto Horizonte apesar de não ser uma cidade com tra-dição carnavalesca, a popu-lação também viveu o clima

Projeto leva folia de carnaval aos alunos da rede municipal

contagiante. Com o projeto CARNA – CMEI, todos os alunos da rede municipal de ensino, puderam vivenciar um pouco desta animação.

O projeto foi realizado no

16, na sede do CMEI, e contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e vesper-tino, além de funcionários. O desenvolvimento do projeto foi dinâmico e atrativo, onde

todas as turmas desfilaram re-presentando seus blocos. Tudo isso em função de manter esta cultura brasileira, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças.

o projeto foi realizado no 16, na sede do cmEi, e contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e vespertino, além de funcionários

tivemos ainda, as festividades de carnaval que quase sempre se torna um fator de aumento de ocorrências

polícia Militar faz balanço da operação carnaval

Realizado no último dia 09, a primeira reunião comunitária com a pouca presença da popu-lação, trazendo a percepção de que os moradores de Alto Ho-rizonte não estão interessados com questão de segurança.

Segundo informações até o último dia 20 de janeiro, foram registrados cerca de 20 ocor-rências Até o dia 20/01/2012 em alto horizonte foram regis-tradas pela polícia militar 19 ocorrências, chegando a trinta as chamadas no 190 até o úl-timo levantamento, tendo uma redução de aproximadamente

40% na mesma data do ano passado, sendo esse feito oca-sionando pelo redirecionamen-to das ações da polícia.

“Tivemos ainda, as festi-vidades de carnaval que quase sempre se torna um fator de au-mento de ocorrências, porém, este ano foi registrado apenas uma ocorrência de vias de fa-tos, sendo que no mesmo perí-odo ocorreram duas apreensões de veículos e uma ocorrência de lesão corporal sem relação com as festividades de carnaval, po-dendo considerar tranquilo este período”, avaliou.

Page 9: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 >> 09GerAl

Bastidores começam a esquentar disputa

por vaga na câmara

eleições 2012Atenção! tem ameaça na rede!

As articulações visan-do o pleito eleitoral em outubro, já fa-zem parte das rodas

de discussões e conversas em todo território nacional; em Goiás, a política já esquenta as definições em Goiânia, com a provável candidatura do ex-go-vernador de Goiás, Iris Rezen-de (PMDB), a uma cadeira na Câmara Municipal da Capital.

Em Alto Horizonte, as definições estão longe de um consenso, porém, todos que visam uma candidatura, seja ela ao Palácio do Cobre, ou, ao legislativo, já começam a marcar território e a afunila-rem apoios.

Entre os já mandatários na casa de leis, apenas um demos-tra não querer disputar uma reeleição, porém os demais, todos já trabalham visando à permanência como represen-tantes da comunidade.

José Antônio Viera (PDT) quer alçar voos mais altos; para 2012 ele tenta uma can-didatura a prefeito. Com o apoio garantindo da deputada federal Flávia Moraes (PDT) – essa que deve disputar a pre-feitura de Trindade -, ele afir-ma sair mesmo para disputa.

Rosimeire (PSD), campeã votos local, é outra que tam-bém pretende atravessar a praça central, e trocar de am-biente. Essa possui um o sonho de administrar Alto Horizonte e garante entrar na disputa, dependendo da escolha da po-pulação que tem sido levado em consideração, por meio de pesquisas de intenção de votos.

Jonaires também almeja en-trar na disputa pela majoritária,

mas pelo que tudo indica, deve-rá permanecer como vereadora, afinal, já possui serviços presta-dos e um trabalho de campo já bem semeado, o que deverá lhe render bons frutos em 2012.

No entanto, os demais já se definiram, vão mesmo para a reeleição.

Bom, mas nem só de ree-leição vive um pleito eleitoral. Na verdade, a maior disputa está entre aqueles que ainda nunca exerceram um cargo eletivo; ou ainda melhor: en-tre aqueles que “quase” fora eleito na última disputa.

Ou seja, além dos que já estão e querem se manter,

existem aqueles que não estão, mais querem estar. Não se tem um número exato de quantos candidatos a vereadores serão compostas as chapas tanto da situação, quanto da oposição, porém, uma coisa é certa: de-verá ser maior que a de2008, e ainda mais disputada.

Dentre os que não estão, mas trabalham para estar, po-demos falar de Diones César Oliveira (PPS). Pai de três fi-lhas, o morador e funcionário público de Alto Horizonte, de-pois de ser tornar representante dos moradores do setor Nossa Senhora Aparecida, como pre-sidente da Associação de Mora-

dores e também presidente da instituição classista Lions Clu-be, ele agora quer ser vereador.

Com grande destaque na defesa do cidadão comum, Diones, é um novo forte para o páreo duríssimo, que será ser travado entre os pretensos a partir de julho.

Assim, como Diones, ou-tras dezenas de pré-candida-tos já começam a preparar o palanque, visando um discurso convincente, para assim, con-quistarem uma vaga na tão cobiçada Câmara de Vereado-res de Alto Horizonte.

Fácil não vai ser, porém o jogo já começou.

Um mundo virtual repleto de interatividade vem tomando conta do dia a dia do ser huma-no, seja para se divertir, para trabalhar, estudar ou até mes-mo gerar relacionamentos afe-tivos de grandes proporções. À medida que a utilização destes recursos computacionais vem crescendo, os riscos e ameaças surgem na mesma proporção. Sendo assim, quanto mais pro-teção conseguirmos adquirir em nosso ambiente virtual, seja ele em casa, no trabalho ou nas redes de acesso livre sem fio (wireless), mais garantia tere-mos de que nossos dados não serão violados e que a nossa integridade não será acometi-da de fatores indesejados como os ataques de pessoas malicio-sas que espalham uma série de ameaças fulminantes, princi-palmente pela rede mundial de computadores (a Internet).

Estudiosos afirmam que a Segurança da Informação é fator relevante e preocupan-te a ser tratado no cotidiano das pessoas, assim como sua segurança pessoal. Portanto é preciso seguir algumas estraté-gias para “se manter seguro” nestes ambientes virtuais:

• Adquirir um software de combate a vírus e outras ame-aças (spyware, adware, spans, trojans, etc) mais comuns nas redes, bem como na internet (Anti - Vírus), e mantê-lo atua-lizado. Dentre os mais comuns: Avast, AVG, Avira, Panda, Mcafee, etc.;

• Ativar as configurações de FIREWALL do seu Siste-ma Operacional, ou até mes-mo adquir um FIREWALL separadamente. Este tipo de proteção cria uma barreira contra ataques de hackers mal intencionados que por ventura possam invadir sua rede;

• Criar mecanismos de controle de segurança para as crianças não terem acesso a sites indevidos, como porno-grafia, pedofilia, apologia a drogas, dentre outros.

• Evitar o uso de disposi-tivos, como pen drives, cartões

de memória e HDs externos em vários computadores si-multaneamente. Quando isso for acontecer, sempre executar a varredura do seu anti-vírus nestas mídias;

• Muito cuidado com as ameaças espiãs (Spywares), programas disseminados prin-cipalmente através da inter-net que ao serem instalados em sua máquina fazem uma verdadeira corrida sem freio em busca de seus dados, a fim de capturar senhas de banco, número de cartões de banco, chaves identificadoras com o objetivo de tentar burlar con-tas bancárias, acesso de lojas virtuais, etc.;

• Atenção aos e – mails fakes (falsos), estes disseminam ameaças com muita facilidade e podem gerar muita dor de cabeça. Não abra mensagens do tipo: “BANCO BRADESCO S.A. QUER RENOVAR SUA CONTA”, ou “RECEITA FE-DERAL RECADASTRAMEN-TO”, ou “VEJA SUAS FOTOS DO FIM DE SEMANA”, den-tre outros;

• Ao acessar as páginas de relacionamento como: FA-CEBOOK, ORKUT, TWITTER, etc., se atente para perfis fakes (falsos), que podem trazer danos sem dimensão, princi-palmente para crianças e ado-lescentes. Não clique em links sem procedência e muito cui-dado com quem você considera como “amigo” ou “seguidor” nestas redes sociais.

Um fato é certo: é ne-cessário se proteger! De-fenda-se de todas as formas possíveis e preserve sua privacidade ao deixar suas pegadas na rede mundial de computadores. Para mais dicas e informações aces-se: www.navegueprotegido.com.br.

Por Fernando Bonifácio Ferreira, Administrador de Rede de Computadores e professor universitário dos cursos de Sistemas de In-formação e Gestão da Tec-nologia da Informação.

Page 10: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 201210 >> GerAl

Alto Horizonte tem sido exemplo para Goiás, no quesito educação. Investimentos milio-

nários, por parte da atual admi-nistração têm feito da cidade um polo de educação fundamental no País. Valorização do professor, construção de uma unidade de ensino em tempo integral e outros benefícios tem feito a educação do município alcançar reconhe-cimento nacional, como ocorreu recentemente com a premiação em primeiro lugar na alimentação escolar na capital federal, onde a cidade fora enaltecida.

E não para por aí. Desta vez na categoria alfabetiza-ção, a atual administração deu novamente uma lição para o Estado.

No início do mês de feve-reiro, aconteceu a finalização dos módulos I e II do Projeto PEAM (Programa de erradi-

cação do analfabetismo no mu-nícipio), com uma grande ceri-monia ocorrida no plenário da Câmara Municipal que contou com a presença de diversas au-

toridades municipais, além de toda equipe de educação.

Muitos enquanto jovens, não tiveram a oportunidade de estarem frequentando uma

sala de aulas; a maioria se via obrigados a ingressarem em subempregos para levaram o sustento familiar, deixando as-sim, a escola em segundo plano.

Essa realidade não só afetou os grandes centros, mas principal os pequenos municípios quando o percentual de moradores resi-dentes na zona rural era maior que o da zona urbana.

Ao pôr em prática o pro-jeto, o aluno não só recebe o aprendizado escolar, como também é beneficiado com uma bolsa no valor de R$ 100,00/mês, como forma de incentivo. Os pagamentos são efetuados ao final de cada módulo.

Com as exigências do mer-cado de hoje, assinar o próprio nome não é mais moeda de tro-ca para as grandes empresas; a necessidade de ir além faz com que as pessoas busquem alcançar um melhor apren-dizado, fazendo uso de infor-mações extraídas de meios de comunicação como televisão, internet, jornais impressos en-tre outros. Durante o evento

as professoras Cleunice Leão, Leila Hubner, Fernanda Abreu Lima, Elcione Sandes, Ana Kátia Coelho, apresentaram as turmas mostrando a capa-cidade de cada um de escrever assinando o cheque referente à bolsa universitária.

Também na oportunidade o prefeito Luiz Borges fez questão de cantar o Hino Nacional com todos os presentes. “Quando vi todos os alunos com a letra na ponta da língua fiquei emocio-nado, o interesse em aprender superou o processo de alfabeti-zação básica. Muitos jogadores de futebol mostram a vergonha de não saber a letra do Hino de seu país, e estas pessoas que a pouco eram consideradas analfabetas mostraram hoje a competência e a capacidade de superação de seus próprios li-mites”, compara o emocionado prefeito Luiz Borges.

Projeto possibilita alfabetização de aproximadamente 100 pessoas

colheita de lavoura comunitária deve bater recorde

Mais uma vez a lavoura comunitária de Alto Hori-zonte deve bater recorde. Com o período de chuva in-tenso, o arroz plantado pelos membros da lavoura, deve render muito mais do que nos anos anteriores.

Agora com o apoio do Governo Federal e Munici-pal, e também com o auxilio da Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás, foram plantados aproximadamen-te 10 alqueires de arroz na fazenda Fronha, pertencente à Família do Sr. Plínio César Ribeiro Artiaga.

No total serão 165 famí-lias beneficiadas com o plan-tio. Algumas toneladas de arroz deverão dar o sustento

a essas quase duas centenas de famílias, que estiveram lá, sol e chuva, cuidando ca-

riosamente daquela lavoura. Muito veem no plantio uma oportunidade de ter em casa

o sustento do dia-a-dia, por isso o cuidado com o manu-seio da plantação.

Após o carnaval os benefi-ciários foram lá, cuidar do arro-zal. Na oportunidade o terreno foi roçado, tirando do arredor do arroz o mato e em até 60 dias, a colheita será efetuada.

Em Alto Horizonte, a secretaria municipal de agricultara está dando total apoio com o maquinário e a mão–de-obra no plantio, com o transporte do pessoal responsável na limpeza e cui-dado com a lavoura. “Esse ano queremos bater recorde na colheita e assim, poder be-neficiar um número maior de famílias”, disse Cabo Borges, prefeito do município.

Page 11: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 >> 11cOnHeçA O futurO de AltO HOriZOnte

DirEtor PrEsiDEntE – rciG (rEDE DE comunicação Do intErior Goiano)thalles rafael H. Moura

DirEtor – GEral (Jornal alto HoriZontE notÍcias)deny Willian

rEDaçãoAnderson Alcântaradeny WillianGracielly Marçal

colaBoraDorEsartE FinalistaJúlio césar

DiaGramaçãodóda desgin (48) 3047-2022dodadiagramador.com.br

EXEmPlarEs:2 Mil

Esta É uma PuBlicação Da rciG – rEDE DE comunicação Do intErior GoianoeXpediente

Alto.HorizonteJORNAL

(62) 8204 - 0184 / (62) 8269-2555

aYrEs JÚnior roDriGuEs silVa 18 anos FEa - Faculdade de anicuns - Direito - 10º lugar

GuilHErmE m. DE miranDa 18 anos - uni evangélica _ curso radiologia

VanEssa a. DE o. souZa 17 anos Fasem _ Faculdade serra da mesa, curso Farmácia 12º lugar

BrEnDa JanE r. DE França 18 anos Faculdade unip _ curso Psicologia

HÉrica P. G. FraGoso 17 anos - uEG niquelandia - curso Gestão em turismo, 4 lugar

WElliDa KEYcY carValHo silVa 18 anos Faculdade unoPar curso Gestão hospitalar

cintia cristina alVEs aBrEu 17 anos Faculdade uniP _ curso Engenharia civil

marcElo F. Da silVa lima 18 anos - Faculdade uniP curso Engenharia de controle e automação (mecatrônica)

FEliPE DE oliVEira santos 17 anos Faculdade uniP _ curso Engenharia civil

naYara moniQuE P. rEis 17 anos FasEm _ Faculdade serra da mesa _ curso de administração

FrancianE GomEs FErrEira 17 anos uFG curso relações Públicas 4º lugar

olGa maYara Garcia DE souZa 18 anos união norte do Paraná unoPar _ curso Processos Gerenciais

FranciEllY r.G.corrEia17 anos - univ. salgado de oliveira - curso Direito

tHYEssa lorranE PErrEira rEis 17 anos Faculdade anhanguera - Biomedicina

Page 12: Jornal Alto Horizonte (GO)

Alto Horizonte (GO) fevereiro de 2012 12 >> lenArGe

uma HistÓria DE sucEssoHá doze anos, no início

do século XXI, come-çaram as atividades da

Lenarge, no ramo de transpor-te de granéis sólidos prestando serviços para Siderúrgicas, Minerações e Cimenteiras.

Contando hoje com uma fro-ta de mais de duzentos e sessen-ta caminhões, também atua na prestação de serviços de terraple-nagem, infraestrutura e locações de máquinas e equipamentos.

A sede da empresaestá lo-calizada na cidade de Sabará, em Minas Gerais, as margens da Rodovia BR 381 e foi pro-jetada para ser um local agra-dável e harmônico para seus mais de 450 colaboradores.

A Lenarge se orgulha de ser uma empresa signatária do Pro-grama Na Mão Certa queé uma iniciativa da Childhood Brasil que visa mobilizar governos, em-presas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento

mais eficaz da exploração sexu-al de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

A Lenarge disponibiliza para seus clientes Soluções em Trans-portes de Granéis Sólidos, pois esse é o seu negócio, e isso signifi-ca: conhecer a operação do clien-te, ter o equipamento adequado ao transporte; treinar os colabo-radores e controlar a carga.

A qualidade na prestação de serviço é atestada pela nor-

ma NBR ISO9001. Assim, a Lenarge compromete-se com a política utilizada como re-ferência para suas atividades: “Buscar a melhoria contínua de nossos serviços, valorizando o potencial de nossos colabo-radores, buscando alcançar a satisfação plena do cliente e ga-rantindo a solidez da empresa”.

A busca de melhoria contínua da estrutura e processos internos da Lenarge é uma constante, pois

é isso que suporta o crescimento sustentado que a empresa vem al-cançando na sua trajetória.

Nesse momento, a Lenarge exe-cuta projetos de projetos:

Modernização da frota, com absorção de novas tecnologias de transporte;

Automatização de abasteci-mentos internos e externos (CTF);

Uso, antecipado, do CT-e – Co-nhecimento de Transporte eletrônico;

Redesenho dos processos operacionais e administrativos com o suporte da implantação de um moderno sistema de gestão; e,

Melhoria da estrutura adminis-trativa com a modernização dos ser-vidores de informática e contratação de profissionais qualificados.

E é neste contexto e com a experiência adquirida ao longo de muitos anos no mercado,que hoje a Lenarge é uma empresa de desta-que. A qualidade e o compromisso com os clientes garantem o sucesso da empresa.

Os prOJetOs