jornal a palavra - brusque - fev/2011

8
Semana Vocacional Momento de evangelização e motivação a serviço de Jesus Cristo Edição 74 - Janeiro e Fevereiro de 2011 - Distribuição gratuita A Palavra Paróquia São Luís Gonzaga Pág. 2 Novo sacerdote chega na Paróquia Gestantes carentes contam com o apoio da Ação Social Planejamento Estratégico vai para a terceira etapa Dom Murilo é o novo primaz Pág. 3 Pág. 5 Pág. 6 Pág. 8

Upload: dominus-comunicacao

Post on 10-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição fevereiro

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

Semana VocacionalMomento de evangelização e motivação a serviço de Jesus Cristo

Edição 74 - Janeiro e Fevereiro de 2011 - Distribuição gratuitaAPalavraParóquia São Luís Gonzaga

Pág. 2

Novo sacerdote chega na Paróquia

Gestantes carentes contam com o apoio da Ação Social

Planejamento Estratégico vai para a terceira etapa

Dom Murilo é o novo primaz

Pág. 3

Pág. 5

Pág. 6

Pág. 8

Page 2: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Artigo do PárocoPe. Ari João Erthal, scj

O Jornal A Palavra retorna neste mês com muita fome de informa-ção. Afinal, a edição de janeiro este-ve de “folga”, pois muitos membros e lideranças da Paróquia aproveita-ram as merecidas férias.

E 2011 começa com novidades. A assembleia paroquial deste início de fevereiro vai mexer com a comu-nidade. Além de dar início ao Ano Pastoral, com a entrega do crono-grama, seguimos a todo vapor com o desenvolvimento do Planejamen-to Estratégico.

O Planejamento, iniciado em agosto de 2010, vai avaliar coisas como a estrutura física, o atendi-mento das comunidades, o traba-lho pastoral e a vida de oração de nossas lideranças. Com um perfil detalhado, poderemos saber o que é problema, o que pode ser solução e o que está dando certo.

A cada edição o Jornal vai es-miuçar um pedaço deste extenso documento. Assim o leitor pode ir digerindo aos poucos estas in-formações, para compreender um pouco mais sobre como funciona todo trabalho de evangelização de uma paróquia. Para nossas lideran-ças são dados que irão ajudar a de-finir metas e objetivos, além de ser um chamado a ousadia, do querer sempre mais e melhor para Deus.

Mas nosso jornal tem muito mais. Um especial sobre a nome-ação de Dom Murilo Krieger, que deixa a Arquidiocese de Florianó-polis para assumir a Arquidiocese primaz do Brasil, em Salvador, na Bahia.

Também convidamos o leitor a acessar o site da Paróquia São Luís Gonzaga pelo endereço www.pa-roquiasaoluisgonzaga.com. O espaço disponibiliza toda a agenda, horários de missas, notícias da Igre-ja, artigos formativos e muito mais.

Que tenhamos um ano de muita evangelização, coberto de bênçãos e recheado de amor. Boa leitura!

Horários de Missas

Ágape Padre Marcelo Rossi

Pe. Marcelo Rossi, em seu novo livro Ágape, faz reflexões sobre passagens do Evan-gelho de São João e convida o leitor a enveredar por inspiradas orações. Os dicionários definem a palavra “ágape” como a refeição promovida pelos primitivos cristãos, a fim de celebrar o rito eucarístico. O sacerdote explica que a origem desta palavra é grega e significa amor divino. A obra convida o leitor a refletir sobre o valor da amizade, da caridade e do amor. Com prefácio escrito por Gabriel Chalita, o livro mostra exemplos de ágape, como Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns. Em Ágape, o sacerdote busca incen-tivar a leitura da Palavra de Deus.

Dica de Livro

Matriz de São Luís GonzagaDe segunda-feira a sábado 19hDomingo 7h, 9h, 17h, 19hMissa da SaúdeToda 2ª terça-feira do mês 15h30Adoração ao SantíssimoToda quinta-feira 6h30 às 18h30

Com. Nossa Senhora de FátimaSexta-feira 19hSábado 18hDomingo 9hDia 13 de cada mês 19h

Com. Santa Rita1ª sexta-feira do mês 19hSábado 19hDia 22 de cada mês 19h

Com. Cristo Rei1ª sexta-feira de cada mês 19hDomingo 8h30

Com. Nossa Senhora de Lourdes1ª sexta-feira de cada mês 19h30Sábado 19h30Dia 11 de cada mês 19h30

Com. Nossa Senhora Aparecida1ª sexta-feira de cada mês 18hSábado 18h1º domingo de cada mês 8h30Dia 12 de cada mês 18h

Com. Sagrado Coração de Jesus1ª sexta-feira de cada mês 19hSábado 19hMissa da Esperança2ª quarta-feira de cada mês 19h

Com. São João BatistaSábado 18h

Com. Santo AntônioDomingo 8h30Dia 13 de cada mês 19h1ª quinta-feira do mês 19h

Com. São José1ª quinta-feira de cada mês 19hSábado 17h30

Com. Santa PaulinaSábado 19h1ª sexta-feira do mês 19h

Com. São Francisco de Assis2º e 4º domingo do mês 9h

Assim como o automóvel depois de centenas de quilômetros rodados precisa parar, reabastecer e continuar a viagem, a pessoa humana necessita de paradas ao longo do ano.

A Igreja Católica nos ensina que o Do-mingo é dia do Senhor. É dia de dedicar ao Senhor Jesus Cristo, através da Santa Mis-sa, graças pela vida e pelo trabalho. Mas também é dia de descanso, de estar com a família, dia de lazer. Não só de trabalho vive o homem.

A Igreja nos ensina através dos tempos litúrgicos, algumas festas, solenidades, para louvar a Deus e também do descanso que é preciso. A Igreja é mãe e mestra, edu-cadora, sábia e conselheira quando se trata da vida humana.

Temos também paradas maiores, frutos da lei do trabalho civil. Paradas que ensi-nam a reeducar aqueles que se tornam, ao longo do ano, meros fazedores de coi-sas, gestores de negócios e pessoas. Feliz de quem a este direito é respeitado. E feliz

de quem sabe fazer bom uso desse tempo. Tempo de se dedicar à família, de uma boa leitura, de celebrar a fé, e ter uma vida sau-dável, através de alimentação equilibrada e exercícios físicos. Tempo de viajar pra lugares que ao longo do ano não é possível.

Mas agora é tempo de voltar e continuar a caminhada. Como peregrinos, membros de uma paróquia, de uma comunidade que celebra, estuda, reza e vive a fé. Com ale-gria e esperança, quero saudar cada mem-bro do Conselho Paroquial de Pastoral, cada membro do Conselho de pastoral das comunidades, de pastorais, movimentos e demais membros da Paróquia São Luís Gonzaga. Desejo um feliz e abençoado ano de 2011, com abundância e sucesso.

Para que neste ano sejamos luzeiros, lâmpadas acesas indicando o caminho do Senhor, saúdo cada religioso, padre e se-minarista da Paróquia. Como dehonianos, faço um convite para que todos sejamos, através da vida fraterna e comunitária, um sinal vivo do Reino do Coração de Jesus.

Editorial

É tempo de voltar

“A Palavra de Deus é digna em todos vossos esforços.

Abraçá-la em toda sua pureza e integridade,

e difundi-la com o exemplo e a pregação, é uma grande missão.

Esta é vossa missão hoje, amanhã e pelo

resto de vossas vidas”Papa João Paulo II,

que será beatificado em 1º de maiopelo seu sucessor Papa Bento XVI

Page 3: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Já está na hora de começarmos a nos preparar para as discussões da Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema “Fraternidade e a vida no plane-ta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, ela terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, e se estende por toda a Quaresma.

A campanha deste ano reflete a questão ecológi-ca, com foco, principalmente, no problema das mu-danças climáticas e suas consequências. O lema e o tema traduzem uma conscientização ambiental que cresce no mundo inteiro. Deus quer que o seu povo viva e conviva com a natureza para fazer do planeta Terra um paraíso por qual todos almejamos.

Respeitar os outros seres é demonstrar amor ao Senhor. E é esta a reflexão que a Campanha da Fra-ternidade 2011 nos traz. Ela traduz com exatidão momentos vividos nos últimos anos como desastres ecológicos e banalização da vida embrionária.

O valor da vidaA coincidência do lema com a principal polêmi-

ca da campanha eleitoral do ano passado - aborto -, mostra uma necessidade de discutir este viés. Contudo, tanto o tema quanto o lema já tinham si-dos predefinidos com antecedência de dois anos. Conhecidência ou não, este assunto precisa que ser bastante difundido pela a população.

Além desta questão, a campanha retrata o valor de cada vida, desde uma muda de planta até as flo-res e frutos produzidos pelas árvores, desde o me-nor réptil até o maior mamífero existente no mun-do, desde o ar até a água, desde tudo que Deus criou até tudo que possamos fazer para mantê-lo vivo.

Então, resgate o zelo pelo mundo. Usufrua, mas cultive. Preocupe-se com o próximo. Tenha como exemplo São Francisco e tudo que este renunciou em nome da bela natureza que Deus nos deu. Esta obra-prima do Criador tem que ser mantida para as futuras gerações. Cuidar do planeta é um gesto de amor ao Pai e de respeito por tudo que foi criado.

Pense nisso. Reflita neste ano o que você faz para contribuir com a preservação do meio em que vive. Faça o possível. Retribua ao Senhor o lindo Reino feito por Ele a você.

Cuide da vida do planetaParóquia acolhe novo vigárioPe. Flávio Morelli, SCJ, de 81 anos, deixa Guabiruba e volta a Brusque depois de 11 anos longe da cidade

Em fevereiro, a São Luís Gonzaga irá receber um novo vigário paroquial, o Pe. Flávio Morelli, SCJ. O sacerdote nasceu dia 7 de julho de 1929, em Botuverá (SC), filho de Luiz Domingos Mo-relli e Theresa Winter.

Pe. Flávio chegou a Brusque no mês de janei-ro e aproveitou para visitar alguns parentes que moram na cidade. Seja bem vindo!

Vida sacerdotalEntrou para o seminário de Corupá em 1943. Durante o ano de 1951,

fez o noviciado e professou os votos perpétuos em Brusque, no dia 1º de fevereiro de 1952. Ainda em Brusque, cursou Filosofia nos anos sucessivos. Entre 1954 e 1957, cursou Teologia em Taubaté (SP), onde foi ordenado, em 29 de junho de 1957.

Fez tirocínio pastoral em Formiga até outubro de 1958 quando foi para a Paróquia Sant’Ana, Lavras (SP). Em 1960, assumiu o cargo de prefeito de disciplina do internato do Colégio Dehon, em Tubarão. Em 1964, foi nome-ado vigário paroquial na Candelária, São Paulo; em 1966, em São Judas, São Paulo; e em 1967, em Brusque.

Em 1972 passou a trabalhar no Orfanato São Judas Tadeu, São Paulo. No mesmo ano, reiniciou o ministério de vigário paroquial em São Martinho (SC). Em 1975, tornou-se pároco da paróquia de Guabiruba até 1977, quan-do foi nomeado pároco de Presidente Nereu.

A partir de 1980 foi vigário paroquial nas seguintes paróquias: Vargi-nha, Santa Rita de Cássia, em Curitiba, São José dos Campos (1987), Joinville (1991), Armazém (1997).

De 1992 a 1995, foi superior da comunidade religiosa de Joinville. Passou o ano de 1999 na Casa Dehon, de Brusque, e o de 2000 na casa do noviciado, em Jaraguá do Sul.

Em 2001, foi outra vez vigário paroquial em Joinville. Em 2004, em Ja-raguá do Sul. Recolheu-se à Casa provincial de Curitiba em 2005. Em ju-nho de 2005 foi designado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, Florianópolis. Em 2007 foi nomeado vigário paroquial de Botuverá. Em 2010 voltou a Guabiruba como vigário paroquial. E agora passa para Paróquia São Luís Gonzaga.

As cidades de Brusque, Nova Trento e Angelina foram in-cluídas oficialmente no roteiro de turismo religioso intitulado Vale dos Santuários. A rota foi organizada e promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional e o Comitê Temático de Turismo, Cultura e Esportes (ADRVALE) da 16ª SDR em parce-ria com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Concei-ção - Santuário Santa Paulina, CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), Pastoral de Turismo do Brasil, além do apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Esportes e Cultura

e da SANTUR - Santa Catarina Turismo S/A.O lançamento oficial ocorreu no dia 16 de janeiro, em Mis-

sa Solene no Santuário Santa Paulina, transmitida ao vivo pela TV Século XXI.

O objetivo é consolidar a região como um pólo de Turismo Religioso e Sustentável do Brasil. O projeto foi desenvolvido por meio de reuniões com representantes das igrejas e secre-tarias de turismo da região, pois estima-se que 92,8% da po-pulação brasileira professa alguma crença religiosa.

Igreja Matriz integra roteiro do Vale dos Santuários

Um roteiro abençoado

Uma das rotas sugeridas aos visitan-tes tem duração de cinco dias e quatro noites. Entre as atividades estão: cami-nhada, reflexão e momento de silêncio na visita ao Portal da Águas; visita a exposições e aquisição de artesanatos no antigo Casarão Gallotti (construído no século XIX), passeio a Beira Rio de Tijucas e visita ao Celeiro do Carro An-tigo; caminhada e dinâmica motivacio-nal na Serra do Rio da Dona, e City Tour de compras pelo importante centro co-mercial de Brusque.

Page 4: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Começa a nova etapa do Planejamento EstratégicoNo próximo dia 7 de fevereiro, a Paróquia

dará continuidade no Planejamento Estratégi-co Pastoral, na primeira Assembleia Paroquial do ano.

Nesse próximo passo, haverá a apresentação do material desenvolvido na segunda etapa do Planejamento, em que foram construídos a mis-são, visão e valores da Paróquia, os objetivos e estratégias, e futuros planos, projetos e progra-mas, elaborados a partir das informações obti-das na pesquisa realizada nos meses de outu-bro e novembro.

Segundo o diretor da Agência Dominus, par-ceira da Paróquia na elaboração do Plano Pas-toral, o objetivo do Planejamento é estabelecer um plano estratégico que promova a formação e evangelização, tornando a Paróquia uma rede de comunidades multiplicadora de discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Primeiras etapasA apresentação do diagnóstico inicial ocorreu

na Assembleia Paroquial realizada no dia 22 de novembro, no auditório São Luís, da Igreja Ma-triz. Entre os principais desafios encontrados a partir da pesquisa é promover a cultura de inte-gração paroquial entre os agentes pastorais das diversas Comunidades; aumentar a participação dos jovens na Paróquia; dar impulso a formação para a evangelização Kerigmática; entre outros.

Veja nos gráficos ao lado alguns resultados da pesquisa realizada entre lideranças e membros de pastorais, movimentos e ministérios da Paróquia.

O material, desenvolvido na segunda fase do projeto, será apresentado na Assembleia Paroquial que acontece, dia 7 de fevereiro, na Igreja Matriz

Na noite do dia 23 de dezembro, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou o seu Concerto de Natal na Igreja Matriz. Quem esteve presente no evento se emocionou com as apresentações dos corais e solistas. A festa ficou marcada pela a reinauguração do órgão de tubos da paróquia. Na ocasião, o instrumento foi tocado pelo organista Vanderli Jochem. A noite ainda contou com a encenação do nascimento de Jesus Cristo, organizada pela Pastora Familiar.

Concerto de Natal emociona o público

Foto

s Alin

e Wer

nke/

Jorn

al M

unicí

pio D

ia a

Dia

Paróquia de Brusque no 20º Louvor de Verão

A Renovação Carismática Católica (RCC) celebrou 20 edições de um dos mais tradicionais eventos da Arqui-diocese de Florianópolis, o Louvor de Verão. O evento foi realizado no dia 23 de janeiro, no Ginásio de Esportes Iri-neu Bornhausen, em Baln. Camboriú.

Além de centenas de pessoas da Arquidiocese, partici-param pessoas de Blumenau, Joinville e Tubarão. O tema desta edição foi “Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores” (Sal 50,17).

Grupo de Oração CenáculoQuem ministrou a palavra foi Gilberto Brito, da Comu-

nidade Madre Teresa de Calcutá, de Santo André (SP) e integrantes da Missão Louvor e Glória, que também ani-maram o encontro.

A Paróquia São Luís Gonzaga se fez presente no evento, através do Grupo de Oração Cenáculo, da Igreja Matriz. Veja as fotos do 20º Louvor de Verão no site da RCC da Arquidio-cese: www.rccarquifloripa.com ou acompanhe todas as novidades no Twitter: www.twitter.com/rccarquifloripa.

Page 5: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Anuncie Aqui(47) 3351-1258

Celebração

Dehonianos promovem Semana Vocacional MissionáriaA Missa da profissão perpétua dos fratres André, Carlos e Elinton acontece no dia 12 de fevereiro, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia São Luís Gonzaga

De 8 a 13 de fevereiro, a Província Brasileira Meridional da Congregação Sagrado Coração de Jesus vai realizar a Semana Vocacional Missionária. O evento acontecerá em preparação para a profissão perpétua e ordenação diaconal de três fratres da província, André Borges da Silva, natural de Passo Fundo (RS), Carlos Roberto de Oliveira, de São José do Cerrito (SC),e Elinton Consta, de Botuverá.

Para abrir as atividades, haverá a Celebração da Palavra e lucernário, organizado pelos fratres e seminaristas, nas comu-nidades Maluche, Steffen, Bateias, Santa Rita da Paróquia São

08.02 – (terça-feira): 19h30min, Ce-lebração da Palavra e lucernário (Comuni-dades Maluche, Steffen, Bateias, Santa Rita, Guabiruba) com os fratres e seminaristas

09.02 – (quarta-feira): 19h30min, 1º dia do Tríduo: Missa na comunidade Cristo Rei, bairro São Luis. Tema: Um coração que escuta, com Pe. Rubens, scj

10.02 – (quinta-feira): 19h30min, 2º dia do Tríduo: Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus, bairro Guarani. Tema: Um coração que aprende, com Pe. Marilton, scj

11.02 – (sexta-feira): 19h30min, 3º dia do Tríduo: Missa na comunidade Nossa Se-nhora das Dores, bairro Águas Negras - Bo-tuverá. Tema: Um coração que anuncia, Pe. Valério, scj

12.02 – (sábado): 19h, Missa da profis-são perpétua dos fratres: André, Carlos e Elinton, na Paróquia São Luís Gonzaga, de Brusque, com Pe. Léo Heck, scj, superior provincial

13.02 – (domingo): 9h, Missa da orde-nação diaconal na Paróquia São José, de Botuverá (SC), com Dom Murilo S. Ramos Krieger, scj

programaçãoORAÇÃO PELAS VOCAÇÕESJesus Mestre Divino, que chamaste

os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e

continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem

do Povo de Deus e de toda a humanidade.Amém.

Quer ser um religioso dehoniano?

O Tempo Comum ocupa uma grande parte do ano. Ele é composto de 33 a 34 semanas que são distribuídas entre dois tempos litúr-gicos: Natal e Páscoa. O período mais longo acontece após o Domingo de Pentecostes e prolonga-se até o início do Advento.

O fato de ser denominado “Tempo Comum” não significa que ele não seja importante. Este período foi percussor da vivência do Mistério Pascal. Antigamente, havia apenas uma suces-são de domingos, onde os irmãos se reuniam em torno da Palavra e da Ceia.

Este dia da semana era voltado para a memó-ria da páscoa do Senhor. Mais tarde, foram orga-

nizados o ciclo pascal e o natalino. Com isso, as celebrações destes momentos importantes da vida de Cristo passaram a ser intensificados.

É bom que entre um tempo e outro, entre uma festa e outra, haja um tempo comum, um período de repouso e assimilação. Depois da festa e do extraordinário, deve buscar a calma como elemento de equilíbrio para o corpo e para o espírito.

O tempo comum traz esta normalidade e ajuda a descobrir, no dia-a-dia, a salvação, se-gundo a promessa de Jesus: ‘estarei com vocês todos os dias’. No cotidiano, os cristãos dão provas da fidelidade a Deus, ao procurar sem-

pre o caminho da luz. No tempo comum celebramos, portanto, o

mistério de Cristo em sua totalidade (encar-nação, vida, morte, ressurreição e ascensão) e não um ou outro aspecto do mistério. É o que o distingue dos demais tempos.

A tônica recai sobre o Evangelho de cada do-mingo. Durante a semana, a espiritualidade tem que ser aprofundada. A vida cotidiana é lida à luz do mistério do Senhor. Neste longo período do ano litúrgico, é de suma importância pascalizar a vida, na qual se aprende o significado real de ser discípulo e missionário de Deus.

Mesmo não sendo um momento de cele-

brações especiais, em alguns domingos, a me-mória da missão cede espaço a algumas festas, como Santíssima Trindade, Pedro e Paulo, As-sunção de Maria, Todos os Santos, Natividade de João Batista, Exaltação da Santa Cruz, Nos-sa Senhora Aparecida, entre outras.

O significado maior desta passagem li-túrgica é a visita de Jesus, a cada domingo, com intuito de trazer renovação, libertação e união ao seu povo. Reservar um horário para conversar com o Senhor é fundamental para seguir seus passos e aprofundar sua Palavra, pois “banhados em Cristo, somos uma nova criatura”.

Tempo Comum: momento de equilibrar corpo e espírito

Luís e em Guabiruba. Nos dias seguintes acontece o tríduo de preparação com Missas nas comunidades Cristo Rei e Sagrado Coração de Jesus, de Brusque, e no bairro Águas Negras, em Botuverá. Em cada missa será tratado de um aspecto do tema da Semana, “Um coração que escuta, aprende e anuncia”, e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”.

A Matriz da Paróquia São Luís Gonzaga vai receber a Mis-sa de profissão perpétua dos fratres, presidida pelo supe-rior provincial, Pe. Léo Heck, scj, no dia 12 de fevereiro, às 19h. No domingo, às 9h, Dom Murilo S. Ramos Krieger, scj,

vai presidir a Missa de ordenação diaconal na Paróquia São José, em Botuverá.

O objetivo é que a Semana Vocacional seja um tempo forte de evangelização, na qual se pretende promover uma cons-cientização vocacional, motivando as pessoas a assumirem de-cididamente a prática de Jesus de Nazaré, como único jeito de organizarem a vida pessoal e social. Assim pode-se entender melhor a maneira de ser Igreja e assumir serviços ou ministé-rios na comunidade, e então compreender melhor a vocação para a vida religiosa ou sacerdotal.

Então entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected] ou pelo nosso site: www.scj.org.br

Page 6: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Comunidade Nossa Senhorade Lourdes está em festa

O bairro São Pedro, de Brusque, vai contar com uma grande festa em fevereiro. Entre os dias 9 e 12 do mês, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes comemorará os 36 anos de sua fundação. O evento também homenageará a Padroeira da igreja. A pro-gramação está recheada de atrações.

No primeiro dia do festejo, às 19h30, acontecerá a Santa Missa com a participação dos noveneiros da Comunidade Santa Rita. Dia 10, é a vez desta cele-bração com os noveneiros da Comunidade Cristo Rei.

Na sexta-feira, dia 11, data oficial de Nossa Se-

nhora de Lourdes, acontecerá a Missa da Saúde. Após esta solenidade, a festa continua na igreja, com direito à polenta com galinha, churrasco, roda da fortuna, cucas, cama elástica e bebidas em geral.

O último dia da festividade contará com uma Santa Missa, às 19h. Os festeiros estarão presentes nesta celebração. Em seguida, o Grupo Embalo Cam-peiro animará a noite do evento.

Todos estão convidados a participar desta aben-çoada comemoração. Venha você também. Não fique fora dessa!

O evento acontece na segunda semana do mês e marca os 36 anos de fundação da igreja

Programação09/0219h30 - Santa Missa com Noveneiros da Comunida-de Santa Rita

10/0219h30 - Santa Missa com Noveneiros da Comunida-de Cristo Rei

11/02 (Dia de Nossa Sra. de Lourdes)18h - Missa da SaúdeApós, início do festejo

12/0219h - Santa Missa com os festeiros. Após, Grupo Em-balo Campeiro

Não perca as inscrições da catequese deste ano

Catequese é o momento de formar cristãos. É sede de conhecimento so-bre Jesus Cristo. Para conhecê-Lo bem, precisa de uma boa formação. Atra-vés dela, entende-se bem o valor de todos os Sacramentos e a amar mais e mais o Senhor. O Catequista cumpre bem o seu papel ao trabalhar com mui-to amor, sendo sempre fiel aos ensinamentos de Deus. A Primeira Eucaristia é um grande passo para a iniciação à vida cristã. A Crisma dá continuidade às lições já aprendidas. Catequese é um aprendizado contínuo e infinito. Incentive as crianças, os jovens e os adultos que não fizeram Primeira Co-munhão e Crisma a começarem já. A Paróquia São Luís Gonzaga espera que todos que desejam se aproximar cada vez mais de Cristo.

Abaixo, informações sobre as inscrições da Matriz. Interessados em fa-zer a catequese em alguma das comunidades, deverão entrar em contato

com a respectiva igreja.

Matrículas abertas

- 1º ano da Primeira EucaristiaInscrições: dia 01 e 02 de março, no salão paroquial, das 8h às 11h30

e das 13h30 às 17h30Início das aulas: dia 15 de março para o 2º ano*, com turmas às 8h30

até 10h e 13h30 até 15h; dia 16 para o 1º, com turmas às 8h30 às 10h e 14h às 15h30.

* a matrícula do segundo ano já foi renovada no final de 2010

- CrismaInscrições: até o dia 28 de fevereiro, na secretaria paroquial, no horário

comercialInício das aulas: dia 02 de março, com turmas às 16h30 e 19h

- Catequese de AdultosInscrições: dia 14 de março às 19h, na sala 06 do Centro PastoralInício das aulas: dia 21 de março às 19h

COMUNICADOA Comunidade São José já iniciou suas atividades em janeiro, por

meio das Celebrações da Palavra realizadas aos sábados. A partir do dia 12 de fevereiro, voltam a acontecer as Missas normalmente, todos os sábados, às 17h30. “Queremos que todos já cheguem animados e acolhidos para mais um ano na nossa comunidade”, convida a coorde-nadora da Comunidade, Terezinha Fischer.

Page 7: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

A Palavra

Anuncie Aqui(47) 3351-1258

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga con-tinua em 2011 com o programa de assistência a ges-tantes de Brusque.

Três cursos, divididos em cinco encontros quinze-nais, estão agendados ao longo do ano para formar as mamães acompanhadas pela pastoral. Em cada um deles, as gestantes recebem um kit, com material re-lacionado sobre a palestra que receberam. Ao final, é possível montar um enxoval completo para receber o bebê, com mamadeira, roupinhas, travesseirinho, co-bertores, banheirinha e até bolsa pra levar tudo isso para casa. “Assim garantimos que as mamães parti-cipem de todos os encontros e recebam o conteúdo completo do curso”, afirma a coordenadora da Ação Social da Paróquia, Marlene Petrusky.

Nas palestras, médicos, sacerdote, pedagogos, psi-cólogas e enfermeiras falam sobre seguintes temas: Igreja e Sacramentos, Parto Humanizado, Relações Humanas, Higiene e Cuidados com o Bebê, Direitos e Deveres da Mulher e Maternidade Responsável.

Um das coisas que diferencia o projeto da Ação Social com outros trabalhos semelhantes é que as roupas são feitas pelo grupo de 21 voluntárias. Nas tardes de terça-feira, elas se reúnem em um espaço no Centro Pastoral para cortar, costurar, passar, en-fim, deixar tudo finalizado e bonito para os bebês e as mamães. “Mas sempre alguém leva coisa para fazer em casa. Eu mesma trouxe muito tecido pra terminar durante as férias. Fazemos de coração para que tudo fique pronto até o próximo curso”, confessa Marlene.

O primeiro curso do ano inicia em 1º de março, primeira terça-feira do mês, às 19h. Para participar, basta aparecer no dia e fazer sua inscrição.

Ação Social ajuda gestantes de Brusque

Novo ano, novas necessidadesSegundo a coordenadora, o ano de 2010 foi muito

bom pois a pastoral recebeu mais voluntários e doa-ções. Mas o trabalho também não para de crescer. Por isso, a Ação Social conta com as doações dos integran-tes da comunidade e da força de novos voluntários. Para ajudar, procure o espaço da Ação Social no Centro Pas-toral da Igreja Matriz.

hajsun aiam aos sism ajanisms ioama sionajhsjs c edicdnoicked hajmsiem xodeme ophajusnp kewisnmp

hajsun aiam aos sism ajanisms ioama siona jhsjs c edicdnoicked hajmsiem xodeme op hajusnp kewisnmp hajsun aiam aos sism ajanisms hajsuk losidk

hajsun aiam aos sism ajanisms ioama sionacop edicdnoicked hajmsiem xodeme op hajusnp

Semana de estudo, partilha e muita oração

Integrantes da comunidade paroquial se preparam para par-ticipar da Formação Espiritual para Lideranças, de 22 a 24 de fevereiro, às 19h, no auditório da Igreja Matriz.

O evento, tradicionalmente chamado Semana Catequética, mudou de nome para fomentar a participação de mais lideran-ças das pastorais, ministérios e movimentos. “Percebemos que este novo nome pode dar um sentido mais amplo e mais perto do verdadeiro objetivo do evento: reunir e formar todos aque-les que se doam nas atividades evangelizadoras da paróquia”, conta a responsável pelo evento e coordenadora da Pastoral Catequética, Adelir Kohler.

Momento de trocar experiênciasTrês assuntos serão abordados: o tema da Campanha da Fra-

ternidade de 2011 “Fraternidade e Vida no Planeta”; o Evan-gelho narrado por São Mateus, proclamado aos domingos do Tempo Comum deste novo ano litúrgico; e sobre a Iniciação à Vida Cristã.

A responsável pela catequese de crisma da Matriz, Anne Marie C. Soppa, também já aguarda o evento. “Para nós, cate-quistas, é fundamental participar. A troca de experiências e a formação se tornam base para começar bem o ano pastoral e uma ótima preparação para o retiro paroquial da Catequese, em abril”, detalha.

Anne ainda enfatiza que há um número significativo de cate-quistas entre os participantes.

FITOTERAPIAA Fitoterapia comunica

que volta a funcionar nor-malmente a partir do dia 7 de fevereiro, após um breve recesso durante as férias co-letivas de seus voluntários. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 14h às 17h30.

Prepare-se para o BatismoOs sacramentos são sinais da graça de Deus

agindo em nós. Quão maravilhoso é receber o sa-cramento do Batismo, pois através dele iniciamos a nossa vida cristã, somos mais um tijolinho na cons-trução da nossa comunidade de fé e acima de tudo, o mais belo, tornamo-nos filhos de Deus.

Para que este momento seja vivido em sua ple-nitude é que a paróquia proporciona os encontros de preparação para o Batismo. Neste encontro, for-talecemos nossa fé, trocamos idéias, percebemos os inúmeros benefícios que essa decisão pode pro-

porcionar, além das responsabilidades que teremos a partir de então e também percebemos a imensa força que instaura-se em nosso viver, a força do es-pírito Santo.

A fé, a oração e a ação tornam cada um de nós diferentes e esta é a marca do cristão batizado, ser uma pessoa única.

Que pais e padrinhos possam receber a graça de batizar seus filhos e afilhados, educando-os na fé e no amor de Deus.

Jerusa Batisti Pereira

Page 8: Jornal A Palavra - Brusque - Fev/2011

APalavra

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxTrabalho que se faz com oração

No dia 12 de janeiro, o Papa Bento XVI nomeou Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, como atual Arce-bispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. Ele sucederá o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo que fez pedi-do oficial de renúncia ao Vaticano, já que completou 75 anos de vida. Dom Geraldo ficou nesta função durante 12 anos (1999 – 2011)

Dom Murilo se despede da Arqui-diocese de Florianópolis como Arce-bispo, mas continua na capital cata-rinense até cinco dias antes de sua posse que ocorrerá dia 25 de março. Ele será o 27º Arcebispo de Salvador.

Até sua partida, Dom Murilo ocu-pará o posto de administrador dioce-sano em Florianópolis. Depois, o Co-légio de Consultores se reunirá para eleger um sacerdote que assuma a administração diocesana até a posse do novo bispo.

Santa Catarina se despede de Dom Murilo KriegerO legado de Dom Murilo

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger é catarinense, da cidade de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943. É o sexto filho de nove irmãos. Seus pais, Oscar e Olga, e quatro de seus irmãos já faleceram. Ainda quando criança, sentiu o desejo de ser sacerdote. Aos quatorze anos, entrou no Seminário de Corupá, em Santa Catarina, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Em 1964, ingressou nesta Congregação e iniciou o curso de Filosofia em sua cidade na-tal. Fez teologia na cidade de Taubaté - SP entre 1966 e 1969. Foi ordenado sacerdote, dia 7 de dezembro de 1969, em Brusque, por Dom Afonso Niehues que era na época Arcebispo de Florianópolis.

Em 1980, estudou Espiritualidade, em Roma. Em 1981, foi nomeado Superior Provin-cial de sua Congregação. Exerceu esta função até 1985, quando o Papa João Paulo II o no-meou Bispo Auxiliar de Florianópolis.

Sua ordenação episcopal aconteceu em Brusque, dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara sacerdote quinze anos antes. Em 1991, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo de Ponta Grossa, no Paraná. Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, onde ficou durante cinco anos.

Nomeado Arcebispo de Florianópolis pelo Papa João Paulo II, assumiu esta Arquidio-cese dia 27 de abril de 2002. Em 2006, organizou o 15º Congresso Eucarístico Nacional. Agora assumirá, em 25 de março, mais um desafio: ser Arcebispo de São Salvador da Bahia.

Paroquianos e visitantes entram e saem da Igreja Matriz para pe-quenos minutos de reflexão e conversa com Deus. Nesse ambiente de oração e entrega, uma mulher humilde e muito especial cuida com cari-nho do local. Silenciosa como Nossa Senhora, Conceição de Pinho Burg trabalha como sacristã da Matriz São Luís Gonzaga.

Natural de Vidal Ramos, Conceição também mora nas dependências da Matriz, com o marido, José Burg, e a filha caçula, Angelita. A oportu-nidade de vir para Brusque surgiu numa conversa entre o pároco de Vidal Ramos e o de Brusque. “Fazíamos parte da diretoria da comissão que hoje a gente chama de Caep, éramos muito ativos na paróquia. Dois filhos já moravam aqui, então pareceu uma boa oportunidade”, explica Conceição. O período combinado, inicialmente, era de dois anos, mas, em janeiro, a família completou 15 anos de história na Paróquia.

Ela nunca se arrependeu da decisão e um sorriso surge em seu rosto quando lembra das amizades que conquistou. Padres, funcionários e

fieis parecem uma despertar um amor fraterno e uma singela alegria quando Conceição fecha os olhos e afirma: “É muito gratificante traba-lhar aqui, em meio a tantas pessoas boas, e ainda por cima na Igreja”.

Desde muito jovem, na vida na roça, Conceição sempre amou o tra-balho, ação que já se fazia oração. Hoje, trabalhando na igreja, oração e trabalho andam ainda mais unidos. “Antes eu ia até a Igreja todos os dias para rezar, agora vou para trabalhar, e mesmo assim é muito bom. Estou trabalhando e me percebo rezando no cabo da vassoura. É engraçado. Às vezes as pessoas que chegam na igreja até me pedem oração”, conta.

No ano que vem, o plano do casal, unido há quase 40 anos, é des-cansar um pouco e se aposentar, claro que na cidade de Vidal Ramos. “Queremos tirar um tempo para rezar mais, viajar mais, morar próxi-mo da Igreja novamente e servir da melhor maneira que Deus permi-tir”, finaliza Conceição.