jornal a cidade - 26

8
as que optam em ter filhos mais tarde está um pouco acima da média nacional e corresponde a 22,8% das mulheres. O Parque Central de Santo André ser- ve de palco nesse domingo, a partir das 16 horas, para uma das maiores cantoras Black do Brasil. Paula Lima apresentará todos os seus grandes sucessos integran- do a programação em comemoração ao Mês da Consciência Negra. A Cidade 19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26 Paula Lima agita Parque Central nesse domingo Mulheres têm filhos cada vez mais tarde Página 05 Começa julgamento do primeiro acusado de matar Celso Daniel A Cidade As brasileiras têm filhos cada vez mais tarde, revela pesquisa divulgada pelo IBGE. O maior crescimento está na faixa etária entre 30 e 34 anos. Em 1999, 14,4% das mulheres tiveram fi- lhos nessa idade, enquanto em 2009 esse percentual subiu para 16,8%. Em Santo André, o número de pesso- Página 03 Fundo Social de Solidariedade tem a confiança do município Página 07 Página 08 Após 12 anos a cidade de Santo André voltou a contar com o Fundo Social de Solidariedade. Quando do anúncio feito pelo prefeito Dr. Aidan Ravin, muitos torceram o nariz, cri- ticaram a decisão de criar mais uma secretaria e até defenderam a tese de que o Fundo não era necessário de- vido a já existência da Secretaria de Inclusão Social. Dois anos mais tarde a presidente da instituição e primeira dama da cidade, Denise Ravin, provou que o Fundo Social é um dos pilares da administração e ganhou a confian- ça da sociedade. Vila Sá pode faturar título estadual Página 08 Priscila terá seu primeiro filho Denise planeja novas ações Paula Lima canta músicas do novo CD A Cidade Divulgação

Upload: henrique-mioto

Post on 07-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De 19 a 25 de Novembro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Cidade - 26

as que optam em ter filhos mais tarde está um pouco acima da média nacional e corresponde a 22,8% das mulheres.

O Parque Central de Santo André ser-ve de palco nesse domingo, a partir das 16 horas, para uma das maiores cantoras Black do Brasil. Paula Lima apresentará todos os seus grandes sucessos integran-do a programação em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

A Cidade19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26

Paula Lima agita Parque Central nesse

domingo

Mulheres têm filhos cada vez mais tarde

Página 05

Começa julgamento do primeiro acusado de matar Celso Daniel

A Cidade

As brasileiras têm filhos cada vez mais tarde, revela pesquisa divulgada pelo IBGE. O maior crescimento está na faixa etária entre 30 e 34 anos. Em

1999, 14,4% das mulheres tiveram fi-lhos nessa idade, enquanto em 2009 esse percentual subiu para 16,8%. Em Santo André, o número de pesso-

Página 03

Fundo Social de Solidariedade

tem a confiança do município

Página 07

Página 08

Após 12 anos a cidade de Santo André voltou a contar com o Fundo Social de Solidariedade. Quando do anúncio feito pelo prefeito Dr. Aidan Ravin, muitos torceram o nariz, cri-ticaram a decisão de criar mais uma secretaria e até defenderam a tese de que o Fundo não era necessário de-vido a já existência da Secretaria de Inclusão Social. Dois anos mais tarde a presidente da instituição e primeira dama da cidade, Denise Ravin, provou que o Fundo Social é um dos pilares da administração e ganhou a confian-ça da sociedade.

Vila Sápode faturar

título estadualPágina 08

Priscila terá seu primeiro filho

Denise planeja novas açõesPaula Lima canta músicas do novo CD

A CidadeDivulgação

Page 2: Jornal A Cidade - 26

política02 19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26A Cidade

Editorial

Eleições A CidadePara um novo ABC, um novo jornal

ExpedienteSugestões e reclamações

Sua opinião é muito

importante para nós

[email protected]

Twitter: _ACidade

A CidAde ediTorACNPJ: 12275535/0001-54Avenida Portugal, 397 - 2º andar - Sala 204Centro - Santo André/SP - CEP: 09040-010Telefone: (11) 4427-3996www.acidadeeditora.com.brjornalismo@acidadeeditora.com.brJornalista Responsável: Filipe GutierrezProjeto gráfico e diagramação: BiodiagramaDistribuição gratuita nas cidades do ABCTiragem: 20 mil exemplares na semana

Nota Vermelha

Dilma define nomes até 15 de dezembro, diz Temer

Câmara

Curtas

PMDB

Siraque

Política

E por falar em PMDB o partido espe-ra um crescimento significativo no ABC. Diante da proximidade do homem for-te do governo Aidan Ravin, Nilson Bo-

nome, e de outros nomes da administração an-dreense junto ao vice-presidente eleito, Michel Temer (foto), a sigla planeja vôos mais altos na região. Em São Caetano, por exemplo, o partido já se articula e deve lançar candidato a prefeito, segundo contaram alguns vereadores da cidade.

Segue quente a luta pela presidência da Câmara de Santo André. Mesmo os petebistas Gilberto Primavera e Israel Zekcer anunciando que são candidatos,

o Executivo segue firme na proposta de apoiar o peemedebista José Araújo (foto). Vale lembrar que o principal articulador do prefeito Dr. Aidan Ravin com o Legislativo é o secretário Nilson Bonome, e este se filiou ao PMDB. Façam suas apostas.

O promotor de Justiça Maurício Lo-pes, acusador de Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, requer a anu-lação da audiência realizada por Tiririca

para provar que é alfabetizado. A notícia é mais uma preocupação para Vanderlei Siraque (foto), que já havia perdido a vaga a Câmara Federal por conta da Lei Ficha Limpa. O Tribunal Superior Eleitoral liberou a candidatura à reeleição do de-putado federal Beto Mansur (PP-SP), que havia sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que ti-rou Siraque de Brasília.

Até o dia 15 de dezembro serão anunciados os no-mes que farão parte do novo governo. A informa-ção é do vice-presidente eleito, Michel Temer, que discutiu o assunto em café da manhã com a presi-

denta eleita, Dilma Rousseff. “Conversamos sobre a forma-ção de governo, mas é a longo prazo. Até dia 15 estará tudo acertado”, disse Temer.

Integrantes do PT e do PMDB conversaram sobre a for-mação de um superbloco na Câmara de apoio ao novo go-verno. A ideia é que não haja divergência entre os partidos na busca por cargos. “Haverá respeito absoluto. E tudo será decidido na hora certa por quem deve decidir: a presidenta Dilma Rousseff”, disse o líder do PMDB na Câmara, Henri-que Eduardo Alves (RN). “Será uma costura entre todos os blocos”, completou.

O líder disse que as conversas e a formação do super-bloco de apoio à Dilma, que, segundo ele, reuniria 202 de-

putados de cinco partidos, evitarão “os atropelos” na busca pelos cargos.

Em são Paulo o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou os quatro primeiros nomes que irão com-por seu secretariado no próximo governo. O ex-secretário estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Sidney Beraldo irá ser o chefe da Casa Civil. O chefe da Casa Mili-tar será o coronel Admir Gervásio, que desde maio de 2010 desempenha a função de corregedor da PM de São Paulo.

O secretário da Saúde será Giovanni Guido Cerri, atual diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante dos conselhos diretores do Insti-tuto do Câncer e do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas. Já a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Defi-ciência continuará sob o comando de Linamara Rizzo Bat-tistella. Linamara, médica fisiatra e professora da USP, está na secretaria desde 2008.

A novela do caso Enem continua. O ministro Fernando Haddad anunciou que uma nova prova poderá ser aplicada para todos aqueles que foram prejudicados pelas falhas do último

exame, mas a Justiça Federal do Ceará determinou que todos os alunos que se sentiram prejudicados de-vem ter a oportunidade de realizar um novo exame. A nova prova será marcada provavelmente para o pró-ximo mês.

As posições parecem iguais, nas não são. O Minis-tério da Educação quer definir quem tem direito a um novo exame, ao contrário da justiça que pensa de for-ma correta. Como a falha foi da organização, o certo é que os que se sentiram prejudicados se apresentem e façam a nova prova.

É certo que muitos jovens irão se aproveitar deste fato e requisitar uma nova prova, o chamado jeitinho brasileiro. Infelizmente para nosso país a consciência cultural esbarra na falta de ética, de educação mesmo.

Muito se falou e mais ainda se gastou com a se-gurança da prova, para que não houvesse vazamento das questões, como no ano passado. Até o Exército foi envolvido. Acontece que o aluno, o mais interessado, que irá definir seu futuro dependendo do que acontece no Enem, ficou em segundo plano.

O Enem é uma excelente solução para o ingresso na faculdade e não pode ser maculado pela incompe-tência de alguns. Tudo bem que foram algumas pro-vas com respostas invertidas, que no segundo dia do exame tudo transcorreu normalmente, mas devido à importância da avaliação o erro tem que ser zero.

Assumir o erro e realizar uma nova prova, para to-dos, é o correto. Acontece que se fizer isso, o Ministério da Educação assina sua culpa e, entre outros, o fato será amplamente explorado pelo viés político.

Por enquanto o Enem recebeu nota vermelha e terá que fazer recuperação. Esperamos que desta vez, na solução do imbróglio, o aluno esteja em primeiro plano.

Page 3: Jornal A Cidade - 26

política 0319 a 25 de novembro/2010

ano 1- nº 26A Cidade

Anuncie: (11) 4427-3996

[email protected]

www.acidadeeditora.com.br

20 mil exemplAres nA semAnA

impressão em papel LWC (de revista)distribuição personalizada

as notícias de seu interessediagramação moderna

Acusado de matar Celso Daniel vai a júriPromotor Francisco Cembranelli defende a tese de que assassinato de ex-prefeito tem a ver com corrupção

apontou que este tipo de empreendimento somarão 489 mil metros qua-drados neste ano, quase 25% do estoque existente no Estado de São Pau-lo, que é de 2 milhões de metros quadrados.

Vila Sá e Tamarodecidem amador

A Cidade16 a 22 de julho/2010 - ano 1- nº 8

Região do ABC carece de condomínios industriais

Página 05

Aidan e PSB já pensam 2012

Página 03

A Cidade

Página 08

Sabina é garantia de diversão nas férias

Página 07

A Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André é uma excelente opção de passeio durante as férias de julho. Com uma área de mais de 8 mil metros quadrados, o espaço abriga réplicas de animais e aves pré-históricos e equipamentos ciêntíficos. Tubarões, raias, cobras e pinguins também podem ser encontrados. Excepcionalmente até o dia 23 deste mês, a visitação será feita durante a semana e a entrada é gratuita para alunos da rede municipal de ensino de Santo André.

Na contramão do que vêm ocorrendo no Estado, os altos preços de imóveis no ABC estão dificultando a instalação de condomínios indus-triais na região. Levantamento feito pela consultoria imobiliária Herzog

Alfa Romeo é tema de exposiçãoPágina 08

Divulgação

Começou ontem, em Ita-pecerica da Serra, o julga-mento do primeiro dos sete acusados de participação da morte do ex-prefeito de San-to André, Celso Daniel (PT). O julgamento também anali-sará a tese do Ministério Pú-blico Estadual que afirma que o assassinato foi cometido a man-do do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, ex-assessor do prefeito, com objetivo de manter em operação um esque-ma de corrupção na prefeitura comandada, à época, pelo PT.

O caso contará com a participação do promotor Francisco Cembranelli, que participou também do caso Nardoni. O promotor irá de-fender a tese de que o assas-sinato do prefeito foi enco-

mendado e não apenas um seqüestro seguido de morte. O réu, Marcos Roberto Bis-po dos Santos é apontado pelo Ministério Público como um dos integrantes do grupo que matou a tiros Celso Daniel em 2002.

Ele foi acusado de guiar o carro que participou do seqüestro de Daniel. Os ou-tros réus envolvidos no caso ainda não irão a júri e nem possuem data prevista, pois ainda possuem recursos a serem analisados pela jus-tiça. Os réus ainda a serem julgados são Marcos dos San-tos; Sergio Gomes da Silva, o Sombra; José Edson da Silva; Elcyd Brito; Ivan Rodrigues; Rodolfo Oliveira e Itamar dos Santos.

A Cidade12 a 18 de novembro/2010 ano 1- nº 25

Eletrônicos dominampresentesnatalinos

ABC tem 48 jovens ameaçados de morte

página 08

As lojas já estão enfeitadas com todo o tipo de material natalino e para os comerciantes, mais uma vez, os aparelhos eletrônicos, como celular e vídeo games serão os presentes mais procurados. página 07

A Cidade

Santo André ganha um moradorpor dia nos últimos dez anos

página 08

Prefeitura entrega nova

escola naVila Palmares

página 04

população andreense cresceu 0,77%

Clima de natal já e percebido nos centros comerciais das cidades do ABC

A C

idad

e

Celso Daniel foi assassinado em 2002

Cembranelli fala em crime devido corrupção

Fotos: Divulgação

Page 4: Jornal A Cidade - 26

educação04 19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26A Cidade

Nova prova do Enem fica para dezembroPreocupação é realizar exame a tempo das universidades federais utilizarem as notas do exame para admissão de candidatos

ABr

Os interessados em pres-tar o Vestibular 2011 na Fundação Santo André têm até hoje (19), até às 21h para efetuarem suas inscri-ções. Os interessados devem comparecer diretamente no campus universitário. Para este ano, a Fundação oferece sete novos cursos: Psicolo-gia, Estatística, Serviço Social, Gestão Financeira, Gestão de Qualidade, Gestão de Logísti-ca e Engenharia Civil.

Os novos cursos visam a atender ao mercado e a alta demanda de profissionais para atuar nos mais variados segmentos. A Fundação con-ta ao todo com 30 programas de graduação, sendo que a FAFIL (Faculdade de Filoso-fia, Ciências e Letras) ofere-ce 14, FAECO (Faculdade de Ciências Econômicas e Admi-nistrativas), 8 e FAENG (Fa-culdade de Engenharia Eng. Celso Daniel) 8.

InscriçõesO valor da taxa de inscrição

é de R$ 20 para quem utilizar a nota do Enem; R$ 40 para os candidatos que prestarem somente o exame e R$ 60 para quem optar por ambos. A data do exame será no dia 21 de no-vembro a partir das 9h e terá a duração de quatro horas. O candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição e do RG ou outro documento com foto original.

Mais informações pelo te-lefone 4979-3333 ou através do e-mail: [email protected].

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a reaplicação de provas do Exa-me Nacional do Ensino Mé-dio (Enem) poderá ocorrer no próximo mês. Ainda segundo ele, isso permitirá que os re-sultados sejam divulgados no prazo acertado com as uni-versidades federais que utili-zarão as notas do exame para admissão de candidatos.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Ha-ddad voltou a afirmar que a re-formulação do Enem por meio do uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o único argu-mento que sustenta a idéia de reaplicar a prova somente para alunos que se sentiram prejudi-cados com os problemas regis-trados no cartão de respostas e

no caderno amarelo.“Até 2008, as edições não

eram comparáveis entre si. Quando havia qualquer pro-blema, o Enem era reaplicado sem que ninguém reivindicasse a realização de um exame para todas as pessoas”, disse. “Só que, agora, estamos munidos de uma tecnologia que tem aval internacional”, completou.

Para o ministro, a TRI per-mite localizar o problema, rea-plicar a prova para os candida-tos afetados e salvaguardar o calendário universitário. “No ano passado, ali sim, justifi-cava o adiamento, porque afe-taria totalmente as condições de isonomia. Foi cometido um crime”, afirmou, ao se referir ao vazamento de provas do Enem em 2009.

A Prefeitura de Santo An-dré entregou a população mais uma escola reformada. Desta vez foi a integração da Emeief Miguel Sanches Ruiz, antiga Escola Estadual, no bairro Cidade São Jorge,  à rede municipal de ensino. Além das melhorias recebidas pela unidade -  como pintura e novo parquinho -, os dados de ampliação do atendimento da unidade, principalmente na Educação Infantil (4 e 5 anos), foram motivos de fes-ta. O evento contou  com a presença do prefeito Dr. Aidan Ravin que destacou a impor-tância dos pais acompanha-rem a educação de seus filhos na escola. “O futuro de nossa cidade está nas crianças.”

Em 2011, a Emeief Miguel

Sanches Ruiz terá cinco clas-ses de Educação Infantil, com capacidade para aproxima-damente 150 crianças, além de uma nova classe  para Ensino Fundamental.  A ini-ciativa vai zerar a fila de espera  na Educação Infantil também nesta região. Atu-

Aidan entrega escola na Cidade São Jorge

almente estão matriculadas 381 crianças nesta unidade, número que deve subir para 530 no próximo ano.

Além da criação de novas salas  de aula, a escola re-cebeu,  sob coordenação da Secretaria de Obras e Servi-ços Públicos (Sosp), pintura

externa e interna, instalação de mais luminárias nas sa-las, construção de parqui-nho, com brinquedos e um alambrado em volta, troca do gradil e poda das árvores do espaço.  Foram investidos R$ 278 mil para a realização des-tas melhorias.

Aidan é cercado por alunos durante cerimônia de entrega da nova unidade

Júlio Bastos

Haddad considera que problemas são normais em exames

Inscrições para vestibular

terminam hoje

Page 5: Jornal A Cidade - 26

mulher 05

Mulheres adiam gravidez, revela pesquisa do IBGE

19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26A Cidade

Maternidade é adiada por causa da carreira profissional e é maior entre pessoas com mais escolaridade

A C

idad

e

As brasileiras têm filhos cada vez mais tarde de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) na semana passada. O maior cres-cimento está na faixa etária entre 30 e 34 anos. Em 1999, 14,4% das mulheres tiveram filhos nessa idade, enquanto em 2009 esse percentual subiu para 16,8%. Na cidade de San-to André, o número de pessoas que optam em ter filhos está um pouco acima da média na-cional e corresponde a 22,8% das mulheres.

“Conversei com meu mari-do e optamos por esperar pelo nenê. Vivia um momento bom na empresa e agora nos sen-timos mais preparados, mais experientes para lidar com um filho e estável economicamen-te”, contou Roseane Martins Penna Godoy, economista de 34 anos. “Tive o Ivan com 33 anos”, acrescentou.

O maior índice de gravidez em Santo André está na faixa entre 25 e 29 anos. Em 2009, 28% das mães andreenses ti-nham essa idade e 22% entre 20 e 24. Contam para a decisão de deixar para mais tarde o au-

mento da família, segundo os pesquisadores, a necessidade de disputar postos de trabalho. Além disso, de acordo com o estudo, essa tendência é ainda maior entre aquelas com maior escolaridade. Priscila Gamboa, 25 anos e grávida de oito me-ses, diz que a ideia era ter filho assim que casassem. “Tínha-mos este plano e agora foi à hora certa”, contou.

A queda de 17% da taxa de gravidez na adolescência em Santo André entre 2003 e 2009 foi uma das melhores revela-ções do estudo. Em 2003, 14% do total de nascimentos na ci-

dade eram de mães entre 15 a 19 anos. Já em 2009, o percen-tual caiu para 11,8%.

O cenário de menos jovens grávidas é fruto da dissemi-nação da informação sobre a importância do sexo seguro. Além da distribuição gratuita de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde, em Santo André o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, no Parque Novo Oratório, ofe-rece orientações às adolescen-tes por meio do programa “Pla-nejamento Familiar dirigido às Mães Adolescentes”, em con-junto com a Fundação do ABC.

Priscila tem 25 anos e

será mãe pela

primeira vez

Page 6: Jornal A Cidade - 26

saúde06 19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26A Cidade

Diabético não precisa mais fugir de doces10 milhões de pessoas sofrem da doença e calcula-se ainda que sejam diagnosticados cerca de 500 novos casos por dia

A ideia de que o diabético precisa ficar longe de doces e balas passa a ser um con-ceito do passado. A indústria alimentícia tem expandido o mercado nesse setor, ofere-cendo uma gama de produtos que contempla de mousses a geleias, satisfazendo os dese-jos de quem precisa manter o nível de glicose controlado.

Danielle Marinos, proprie-tária de uma loja especializada em alimentos para diabéticos e para os que procuram seguir uma dieta saudável, diz que a variedade de itens existente no mercado permite ao portador de diabetes levar uma vida tran-quila, desde que faça uso mode-rado dos produtos.

“A quantidade de produ-tos encontrados hoje permite a cada um fazer suas escolhas, seja para comer doces ou qual-quer outro alimento, desde que o consumo seja feito em doses adequadas”, afirma Danielle, que é diabética. Ela alerta, po-rém, que o consumo desses pro-dutos deve ser sempre acompa-nhado pela dieta do médico.

O analista de sistemas José de Queiroz, que descobriu há três anos ser diabético, incor-porou tais alimentos há seu dia a dia, mas afirma que os pro-dutos comercializados em lojas especializadas são mais caros. “Costumo comprar alimentos dietéticos, mas geralmente em supermercados, porque têm

Parceria firmada entre o Consórcio Intermunicipal do ABC e Governo Federal vai ga-rantir atendimento a 50 ado-lescentes da região que estão em situação de risco de morte. Segundo o presidente da Fun-dação Criança, Ariel de Castro Alves, o programa tem dura-ção de aproximadamente seis meses, podendo ser prolonga-do ou diminuído. “Depende de vários fatores para a determi-nação do término do progra-ma, como se o risco de morte do adolescente foi eliminado, entre outros”, disse.

Alves explicou que a partir do momento em que o adolescen-te concorda em participar, terá grande parte de sua liberdade e vida cotidiana transformadas. “Há previsão de mudança de residência, o adolescente não pode sair para qualquer lugar e há o acompanhamento de um profissional do programa. É como se fosse um programa de proteção a testemunhas, guar-dada as devidas proporções”, explicou o presidente da Fun-dação Criança.

Em sua maioria, os adoles-centes e crianças que partici-pam do programa testemu-nharam algum tipo de crime, delataram criminosos ou são dependentes químicos que possuem dividas com o trafico. “É necessário que as polícias Civil, Militar, Guarda Civil Mu-nicipal estejam empenhadas em acabar com o fator de ame-aça, para que esse adolescente possa voltar a viver em comu-nidade”, destacou.

“Dependendo do caso, a pas-ta de Habitação precisará dispo-nibilizar outra moradia para a família”, explicou Alves.

José consome os produtos, mas fica de olho nos preços

Elza Fiúsa/ABr

Jovens ameaçados podem até

mudar de casa

preços mais acessíveis.” Quei-roz acredita que o consumo desses produtos contribui para uma alimentação mais controlada e saudável.

Cerca de 10 milhões de pes-soas, o equivalente a 10% da população, sofre de diabetes. Calcula-se ainda que sejam diagnosticados cerca de 500 novos casos por dia no país. “É uma das doenças mais frequen-tes hoje e metade das pessoas que tem o problema não tem conhecimento”, avalia o endo-crinologista de Santo André e presidente da Associação de Diabetes do ABC (ADIABC), Márcio Krakauer.

Page 7: Jornal A Cidade - 26

especial 0719 a 25 de novembro/2010

ano 1- nº 26A Cidade

Fotos: A Cidade

Ela ganhou a confiança da cidade

Jornal A Cidade – Qual o projeto em execução na cidade?

Denise Ravin – Acabamos de lançar o Natal Solidário. Esperamos atender 7 mil famílias, mil a mais do que em 2009. O Natal é uma data es-pecial, então pretendemos ampliar. Além das famílias cadastradas, vamos ver se atendemos aquela que estaria na fila de espera no Banco de Alimen-tos. Vai ser mais trabalhoso, mas o le-gal é que está todo mundo envolvido.

E como envolver todo mundo?Vamos tentar estabelecer uma meta,

ver quais as secretarias que conseguem bater um recorde dos alimentos. A ideia é fazer uma competição saudável. Já conseguimos um coquetel para quem vencer. A disputa é com o único objetivo de que todo mundo colabore.

O que percebemos, e os números de suas campanhas comprovam, é

Para muita gente, como tem a Secretaria de Inclusão, não haveria necessidade do Fundo Social. Ambos iam bater de frente, um atropelar o outro porque a função era a mesma e o trabalho seria o mesmo. A Inclusão segue uma legislação toda especifica. Eu já tenho uma liberdade de atua-ção, além de poder ajudar a Secreta-ria de Inclusão com outras atividades. Hoje nosso trabalho é praticamente desenvolvido através de articulação das secretarias. Eu falo que o Fun-do Social é uma porta de entrada. Aqui ouço, escuto as propostas e en-caminho. Meu trabalho não bate de frente, como, ao contrário, eu venho suplementar, agregar, ajudar, ter parceria que é uma forma de inclu-são social.

E os planos para 2011?Além de manter as campanhas –

do Agasalho, Natal Solidário, entre outras -, temos o Cidadania SA, in-clusive com ação neste dia 27, na Vila Palmares. São 40 serviços diferentes para a população, desde retirar docu-mentos, passar por exames e lazer. Para 2011 teremos o FunShop, uma loja do Fundo Social. Este ano não deu pra implantarmos devido o local, mas para o ano que vem está tudo certo.

Como funciona? Porque não saiu este ano?

É um espaço semelhante a uma loja em que o cliente vai ate lá e esco-lhe a roupa já higienizada, customi-

Após 12 anos a cidade de Santo André voltou a contar com o Fundo Social de Solidariedade. Quando do anúncio feito pelo prefeito Dr. Aidan Ravin, muitos torceram o nariz, criticaram a deci-são de criar mais uma secretaria e até defenderam a tese de que o Fundo não era necessário devido a já existência da Secretaria de Inclusão Social. Dois anos mais tarde a presidente da instituição e

primeira dama da cidade, Denise Ravin, provou que o Fundo Social é um dos pilares da administra-ção e com projetos sérios e transparência, ganhou a confiança da classe política, dos empresários e da sociedade como um todo. Denise atendeu a reportagem do jornal A Cidade em seu gabinete, no

primeiro andar do Paço Municipal, para, bem mais que uma entrevista, um bate papo informal.

zada. Temos costureiras voluntárias que já se disponibilizarão a trabalhar concertando essas roupas e as meni-nas de artesanato também vão fazer o trabalho de customização. Faltou espaço este ano porque eu precisaria de uma área aonde pudesse ser a loja na frente e atrás um local aonde es-sas roupas serão preparadas. Agora eu já tenho o local.

Para encerrar, no café da ma-nhã, no almoço de domingo tem política?

Conversamos sim, não tem como separar. Mas procuramos evitar. Um fato que marcou para mim e pro Ai-dan foi quando as crianças comen-taram que o pai deles é prefeito, tra-balha bastante porque, às vezes, eles não vêem o pai sair e chegar, mas de final de semana ele está mais pre-sente. O Aidan já trabalhava mui-to e devido à profissão de médico, muitas vezes estávamos saindo e ele tinha que ir para o hospital. Hoje conseguimos ter mais agenda, pro-gramar mais as coisas, apesar de estarmos trabalhando mais. Como eles disseram: de final de semana o papai é nosso.

que a cidade participa das ações. Empresários e comerciantes tam-bém aderem. Como foi isso?

Hoje a cidade sabe da existência do Fundo Social e sabe que o Fundo faz agregar a sociedade civil, os empresá-rios e os governos, mobiliza a estru-tura do governo em prol da socieda-de. Então eu percebi que as pessoas passaram a entender o que fazemos, e a que se propõe o Fundo Social. Hoje existem empresários que nos procu-ram, nos auxiliam. A gente não tem dinheiro, mas também não passa aperto. Sempre tem um que chega de última hora para ajudar. Nossos pro-jetos viram nossa propaganda.

E como trazer mais parceiros para as ações.

Transparência. Existiam empre-sas, como por exemplo a Kraft, que estava afastada do Banco de Alimen-tos e não conseguimos contato logo que começamos a trabalhar aqui. Não entendemos o motivo do afastamen-to e fomos conversar. Mostramos o trabalho do Fundo e hoje se torna-ram um grande doador. Mas porque existe essa transparência. A presta-ção de contas é transparente. Não demora mais do que dois meses e os parceiros já têm a prestações de contas. Eles sabem quanto doaram, para onde mandamos. E os parcei-ros conferem as informações junto a instituição. Conferem se foi tudo distribuído corretamente, com nú-meros de famílias e de entidades.

Mas este apoio não foi desde o início. Você teve muita gente re-mando contra?

Page 8: Jornal A Cidade - 26

esporte/lazer08 19 a 25 de novembro/2010 ano 1- nº 26A Cidade

Time andreense pode sagrar-se campeão estadual amadorVila Sá, do Camilópolis, encara neste domingo, no Brunão, o time do Sem Segredo de São José do Rio Preto

DivulgaçãoO Vilá Sá, equipe de Santo

André, pode faturar o inédito título de campeão estadual de futebol amador. O time faz neste domingo (21), às 15 ho-ras, no estádio Bruno Daniel, a primeira partida da decisão. O adversário é o Sem Segre-do, equipe da cidade de São José do Rio Preto.

A confiança toma conta do elenco e da diretoria do Vila Sá já que a equipe desclas-sificou os atuais campeão e vice do Campeonato Estadual de Futebol Amador, Valtra e Classistas, respectivamente. O presidente do clube, Ever-ton Felipe, o Mico, diz que confia em sua equipe e espera conseguir a vitória em casa para contar com a vantagem do empate no próximo jogo.

“Fizemos jogos difíceis e con-seguimos derrotar até o atual campeão da competição. Te-mos um time de muita qua-lidade e jogadores que busca-rão a vitória a todo custo para

conseguirmos trazer esse ca-neco para casa”, disse Mico.

O Vila poderá contar com os atacantes Fabio Reis e Daniel, além do meia Neto, destaques do time na compe-

tição. O único desfalque do time será o meia Fubeca, que foi expulso na última partida. O jogo será realizado no está-dio Brunão, neste domingo (21), às 15 horas.

O Parque Central de Santo André será palco nesse domin-go (21) para uma das maiores cantoras Black do Brasil. Paula Lima apresentará todos os seus grandes sucessos integrando a programação em comemora-ção ao Mês da Consciência Ne-gra, realizada pelas secretarias de Saúde, Governo e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André. Além disso, a cantora divulgará músicas do seu recente traba-lho, o cd Sambachiq, em apre-sentação gratuita a partir das 16 horas. A cantora paulista tem forte influência do sam-ba, rock, funk, soul e da bossa nova. Começou sua trajetória musical eclética, fazendo par-ticipações em álbuns de nomes como Thaíde, Seu Jorge e Funk Como Le Gusta. Participou, recentemente, da montagem paulistana do musical da Bro-adway, Cats, interpretando a canção mais famosa do espetá-culo, Memories. 

SERVIÇO:Mês da Consciência Negra

– Show da cantora Paula LimaData: Dia  21 de novem-bro de 2010, às 16h. Local: Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº, Vila Assunção – Santo André).Gratuito

Para comemorar os 55 anos da Associação Okinawa na ci-dade, o Museu de Santo An-dré Dr. Octaviano Armando Gaiarsa apresenta a exposição “O Universo Cultural de Oki-nawa em Santo André”. Serão expostos objetos, trajes típi-cos, documentos e fotografias, tudo para retratar a cultura da província de Okinawa, no Japão, trazida por imigrantes e seus descendentes. Estes elementos mostram como a cultura de Okinawa está inse-rida no cotidiano andreense. A abertura da mostra contou com uma apresentação de Dança Tradicional de Okina-wa, com a participação de in-tegrantes da Academia Tama-

Cultura Japonesa ganha exposiçãogusku Lyoteda Hakuyo Nokai, da professora Yoko Gushiken, e apresentação de música folclórica de Okinawa com o grupo Heroes Sanshi Band. A entrada é gratuita e a mostra estará disponível até julho de 2011.

SERVIÇO: Data: Dia 17 de novembro de 2010, às 19h. Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados, das 9h às 12h30. Local: Museu de Santo An-dré Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André. Estacionamento na Rua Dona Gertrudes de Lima, 499). In-formações: (11) 4438-9111.Entrada gratuita.

Divulgação

Divulgação

Paula lima faz show no

Parque Central

Vila Sá terá apenas o desfalque do meia Fubeca, expulso na semifinal

Artigos da província de Okinawa podem ser admirados