jornal a cidade - 19

8
A Cidade 01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19 1,9 milhão vão às urnas em todo ABC 20% da população sofre de enxaqueca Página 04 Ficha Suja não vale seu voto, orienta ONG Sacadura Cabral ganha nova escola Página 03 Página 03 Com urnas eletrônicas resultado da eleição pode ser conhecido já no domingo Prefeito Dr. Aidan Ravin anuncia que região também terá creche e uma unidade de saúde Página 06 Moradores da Vila América temem chuvas de verão Página 07 Santo André/Semasa contrata ala da seleção Página 08 Agência Brasil Maurício Taboni

Upload: henrique-mioto

Post on 22-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 19 - De 01 a 07 de Outubro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Cidade - 19

A Cidade01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19

1,9 milhão vão às urnas em todo ABC

20% da população

sofre de enxaqueca

Página 04

Ficha Suja não vale seu voto, orienta ONG

Sacadura Cabral ganha nova escola

Página 03

Página 03

Com urnas eletrônicas resultado da eleição pode ser conhecido já no domingo

Prefeito Dr. Aidan Ravin anuncia que região também terá creche e uma unidade de saúde

Página 06

Moradores da Vila América

temem chuvas de verão

Página 07

Santo André/Semasa contrata ala da seleção

Página 08

Agência Brasil

Maurício Taboni

Page 2: Jornal A Cidade - 19

Neste domingo, 546,5 mil andreenses participarão da festa da democracia, ati-tude que irá interferir em nossas vidas pelos próximos 4 anos. Em todo o ABC,

1,9 milhão de eleitores tem a missão de eleger o futuro presidente, o novo governador do Estado, deputados estaduais e federais e dois senadores.

Porém, antes de digitar os números dos seus candidatos e clicar na tecla confirma, é importan-te estar atento a alguns detalhes. Devemos olhar para o histórico de cada candidato escolhido e para o partido ao qual ele representa. Rosange-la Giembinsky, vice-diretora geral da ONG Voto Consciente (entrevistada nessa edição), explica que não devemos votar em políticos envolvidos em processo de impugnação. Ficha Suja nem pensar. Eleger alguém de um partido pode signi-ficar, pelo coeficiente eleitoral, a eleição de outro candidato pouco representativo.

Não venda seu voto. Ele é sua arma contra os

Voto Consciente Segundo turno

Eleições 201002 01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19A Cidade

Editorial

Boca de urna é crime que não pegouEleições 2010

Curtas

Segurança

A CidadePara um novo ABC, um novo jornal

ExpedienteSugestões e reclamações

Sua opinião é muito

importante para nós

[email protected]

Twitter: _ACidade

A CidAde ediTorACNPJ: 12275535/0001-54Avenida Portugal, 397 - 2º andar - Sala 204Centro - Santo André/SP - CEP: 09040-010Telefone: (11) 4427-3996www.acidadeeditora.com.brjornalismo@acidadeeditora.com.brJornalista Responsável: Filipe GutierrezProjeto gráfico e diagramação: BiodiagramaDistribuição gratuita nas cidades do ABCTiragem: 20 mil exemplares na semana Impressão: Prol Gráfica

Caso haja segundo turno, os candidatos pode-rão fazer propaganda eleitoral a partir do dia 5 de outubro. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem de começar até 15 dias antes do segundo turno da eleição, ou seja, até 16 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita será exibida até 29 de outubro, dois dias antes do se-gundo turno que tem sua data estabelecida pelo TSE no dia 31 de outubro.

As polícias Civil e Militar realizarão um esque-ma especial de policiamento para garantir a segu-rança da população e a legitimidade das eleições. Na Polícia Civil, cerca de 30 mil policiais estarão trabalhando. Todos os departamentos terão um plano específico de atuação e até o helicóptero Pelicano foi disponibilizado. A Polícia Militar contará com um efetivo de 60 mil soldados e oficiais em todo o Estado de São Paulo, além de 11.263 viaturas e 11 aeronaves.

Urnas recicláveisMais de 82 mil urnas eletrônicas, modelo 98, fo-

ram descartadas nos últimos dias. As urnas foram consideradas inservíveis, tendo em vista que o har-dware tornou-se ultrapassado tecnologicamente. O descarte de urnas é de responsabilidade de empresa contratada, após licitação, pelo Tribunal Superior Eleitoral. Alguns componentes da urna eletrônica tiveram destinação diferentes como cabos para a confecção de correias de sandálias e as espumas das caixas das urnas viraram preenchimentos de pufes.

As vésperas de mais uma eleição nos de-paramos com a campanha de última hora. Quem já não presenciou na madrugada veículos em disparada circulando nas ruas

no entorno dos colégios eleitorais ‘distribuindo’ san-tinhos aos eleitores que só pela manhã chegarão.

O especialista em legislação eleitoral, Arthur Rollo, afirmou que a lei que qualifica como crime a prática de boca de urna nos dias de eleição não pegou no Brasil. Para ele não há fiscaliza-ção por parte das autoridades competentes e punição para quem pratica o ato.

Para o advogado, a prática é comum em todas

as proximidades de locais de votação, porém, mui-tas vezes, grande parte dos santinhos distribuídos é guardada em um carro e o militante carrega ape-nas alguns. “Isso dificulta a fiscalização”, destacou.

Segundo o advogado, no dia do pleito, o elei-tor pode votar utilizando broches e adesivos do candidato, mas não pode permanecer no colégio eleitoral depois de registrar o voto. Rollo salien-tou que a legislação permite que manifestações individuais possam ser feitas. “É permitido até levar uma bandeira embaixo do braço, mas a lei proíbe aglomerações, pois pode caracterizar boca de urna”, explicou.

desmandos e peça importante no quebra-cabeça de nossa existência. Se as peças não forem às cer-tas, menos chances teremos de melhorar a saúde, a educação, o transporte público e a segurança, entre tantos outros atributos do poder público.

Nós, como cidadãos, esperamos que essas eleições mudem de fato o cenário de nosso país. Não podemos mais viver de promessas e só ver-mos nossos políticos em ação na hora de um novo pleito eleitoral. Você se torna responsável por quem elege e, se no cargo, o seu escolhido sair da linha, você tem parcela de culpa. Como agir para isso não acontecer? Analise, estude o seu candidato e suas propostas. Verifique se ele está envolvido em escândalos, falcatruas.

Para mudar o nosso Brasil é preciso atitude, e é exatamente isso que esperamos dos escolhidos até 2014. Vote consciente, e saiba que nossas es-colhas de hoje farão parte daquilo que colheremos no nosso futuro, dos nossos filhos e netos.

Page 3: Jornal A Cidade - 19

Eleições 2010 0301 a 07 de outubro/2010

ano 1- nº 19A Cidade

Ficha Suja não vale sua escolha, orienta ONG Voto ConscienteProcure saber se seu candidato possui ficha limpa e olho aberto nas candidaturas impugnadas, mesmo as com recurso

Prestes a eleger no do-mingo o novo presidente do Brasil, deputados esta-duais e federais, senadores e o governador do Estado, o eleitor tem ao seu lado vá-rios instrumentos no auxílio da escolha do bom candidato. Analisar a vida política do pos-tulante a um cargo no executi-vo ou legislativo, se ele possui Ficha Limpa, e o histórico de seu partido são dicas da Orga-nização Não Governamental (ONG) Voto Consciente.

A vice-diretora geral da ONG, Rosangela Giem-binsky, lembra que no site do Tribunal Superior Elei-toral (TSE) – www.tse.gov.br – o eleitor tem o históri-co do candidato e a situação atual de sua candidatura. Rosangela acha temeroso votar em quem está com sua candidatura impugna-da e aguardando análise de recurso. “Não vale a pena. É melhor esperar e escolher outro candidato” opinou.

Na visão da voluntária a Lei Ficha Limpa é um gran-de avanço para a democra-cia no Brasil e o eleitor tem de se valer dela na hora de votar. Ela cita como exem-plo a possibilidade de um candidato ter muitos votos e pelo coeficiente eleitoral eleger outros colegas de partido. “Nesta situação po-dem se eleger vários fichas suja, políticos com vários escândalos. É preciso anali-sar também o partido polí-tico”, contou. O Movimento Voto Consciente é uma en-tidade cívica e apartidária formada por voluntários, cujo trabalho é acompanhar o desempenho de políticos.

No ABC, vários políticos encontram-se na situação exposta pela diretora da Ong, com candidatura im-pugnada e aguardando de-cisão do TSE. O ex-prefeito João Avamileno (PT) é um deles, assim como a depu-tada do PMDB, Vanessa

Damo, ambos os candida-tos a deputado estadual.

Raimundo Salles, do DEM, é outro impugnado. Enquadrado na Lei Ficha Limpa, Salles foi condena-do pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com trânsi-to em julgado em 2009. O pedido de ação de impugna-ção que terminou por inde-ferir o registro de candida-tura a deputado estadual de Salles foi apresentado pela Procuradoria Regional Elei-toral, órgão do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Francisco Esmerardo Fe-lipe Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PMN), candidato a deputado federal, José de Filippi Júnior (PT), ex-pre-feito de Diadema e candida-to a federal, e Diniz Lopez, (PR), candidato a estadual, também estão impugnados e aguardando recurso. To-dos os candidatos tinham a situação desfavorável até o fechamento desta edição.

899, à vi

sta

à vi

sta299,

999,

à vi

sta 899,

à vi

sta

PLAYSTATION 3HD 120GB6X186,0012X103,00no cartão

(DESTRAVADO)

6X165,0012X89,00no cartão

PLAYSTATION 2(DESTRAVADO)

X-BOX 360(DESTRAVADO)

6X170,0012X95,00no cartão

Loja 1 - Av. Rio Branco, 532 - Centro - Mauá - Tel: 4519-7869Loja 2 - Marechal Deodoro 976 - Lj. 31 - Centro - SBC - Tel: 4330-6256

Loja 3 - Cel. Oliveira Lima, 237 - Centro - Santo André - Tel: 4438-7996

www.keROMAiSgAMeS.COM.BR

NINTENDO WIIIm

agen

s m

eram

ente

ilus

trativ

as

Salles foi denunciado pelo MP Eleitoral

Chiquinho do Zaíra aguarda decisão do TSE

Avamileno é outro candidato do ABC com problemas

Page 4: Jornal A Cidade - 19

Município ElEitorEs*Santo André 546.753São Bernardo 560.942São Caetano 111.435Diadema 312.352Mauá 284.020Ribeirão Pires 85.100Rio Grande da Serra 32.138ABC 1.932.740

*Levantamento feito em julho de 2010**Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Eleições 201004 01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19A Cidade

1,9 milhão vão às urnas neste domingoNo ABC, maior colégio eleitoral é São Bernardo, seguido de Santo André. Rio Grande da Serra é o menor

Av. Pedro Américo, 1271

Vl. Homero Thon - Santo André

Telefone: (11) 4458-5689

Preços Promocionais de

inauguração

Neste domingo, 1.932.740 eleitores do ABC irão às urnas para votar nos cargos de pre-sidente, governador, dois se-nadores, deputados federal e estadual. Em todo o Estado, é esperado que 30,3 milhões de eleitores compareçam nos lo-cais de votação.

Na região, o maior colégio eleitoral é São Bernardo, que possui 560.942 eleitores divi-didos em seis zonas eleitorais. Santo André é a segunda cida-de do ABC em quantidade de munícipes habilitados a votar, são 546.753, divididos em dez zonas eleitorais.

Neste ano, a novidade é que para votar é necessário levar o título de eleitor e outro docu-mento com foto. A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cada cidadão leve, em média, 1 minuto e 30 se-gundos para votar.

Para que não haja dúvidas no dia, a Justiça Eleitoral até

indica a utilização da cola, ou seja, os números de seus can-didatos anotados em um papel.

Quem tiver dúvidas so-bre os locais de votação pode consultar o site do TSE (www.tse.gov.br), no item Serviços ao Eleitor. A pesquisa pode ser feita tanto pelo nome do eleitor quanto pelo número do título. Nos dois casos, é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe (quando houver). Informando esses dados e clicando no bo-tão “consulta”, o sistema apre-senta a seção, zona e endereço do local de votação.

Em Santo André, a apura-ção poderá ser acompanhada em tempo real em um telão que será instalado na Câmara municipal.

JustificativaAqueles que não estiverem

em seus domicílios nos dias 3 e 31 de outubro, datas do pri-meiro e segundo turnos, po-

derão preencher e imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O documento pode ser aces-sado por meio do link “Serviços ao Eleitor e ser salvo em dois formatos (doc ou pdf). Depois do preenchimento do formu-lário, o eleitor deverá assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao re-cebimento de justificativa elei-toral no dia da votação.

Além do requerimento de-vidamente preenchido, o elei-tor terá de apresentar o título ou um documento com foto. Se não puder justificar no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório eleitoral.

O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pú-blica, entre outros.

Justiça Eleitoral orienta eleitor de como votar

Agência Brasil / Divulgação

Page 5: Jornal A Cidade - 19

cidade 05

Sacadura Cabral ganha nova escola

01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19A Cidade

Administração Aidan Ravin investe R$ 1,5 milhão para reativar aulas e abrir 700 vagas na rede em 2011

A Prefeitura de Santo André investirá cerca de R$ 1,5 milhão na reforma da Escola Estadual Professor José do Prado Silveira, na Vila Sacadura Cabral. A uni-dade foi municipalizada e o prefeito Dr. Aidan Ravin, acompanhado da vice Dinah Zekcer, estiveram na escola e anunciaram as novidades aos moradores da região.

Segundo a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio, as obras terão iní-cio o mais rápido possível. “Já reservamos a verba no orçamento, pois sabíamos que a qualquer momen-to receberíamos o prédio. Também temos a empreitei-ra contratada”, esclareceu. O prédio está abandonado há mais de 10 anos, possui

14 salas de aula que serão reformadas, com capacida-de para abrigar, em média,

Além da nova Emeief, a es-cola municipal Maria Delphina Neves, vizinha ao terreno, tam-bém passará por mudanças. A unidade será transformada em creche com capacidade para atender a 130 crianças em perí-odo integral – a primeira do mu-nicípio a acolher alunos durante todo o dia. Os alunos que estu-dam atualmente na Maria Del-phina serão transferidos para a escola José do Prado Silveira quando as obras terminarem.

A Emeief José do Prado Siveira integrará o programa Escola Aberta, que oferece cur-sos de artesanato, informática, artes, esportes e atividades de lazer aos fins de semana para crianças, jovens e adultos que moram na região. Onze Escolas

25 alunos cada. Terá capa-cidade para atender 700 alunos de Educação Infantil

e Ensino Fundamental e a nova unidade deve estar em funcionamento até março

de 2011. “Estamos muito felizes

em anunciar este investi-mento. A população será amplamente beneficiada, já que terá ao seu alcance em um mesmo lugar educação, saúde e lazer”, ressalta o prefeito Dr. Aidan. Para a vice Dinah Zekcer, “a con-quista foi resultado de mui-to esforço”.

Para a auxiliar de escri-tório Janaína Bosque Rami-res, a novidade veio em boa hora. “Vamos ter educação, vai ter posto de saúde (ver matéria nesta página) e cre-che. Além disso, ocupa o prédio que está sujo e traz insegurança”, disse. Ela tem dois filhos e ambos serão beneficiados com a nova unidade.

Aidan e alunos da rede municipal durante anúncio de investimentos em educação

Região também terá creche e unidade de saúdeMunicipais de Educação Infan-til e Ensino Fundamental de Santo André participam do pro-grama, cujas atividades ocor-rem aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Em 2009, 54 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa.

Outro benefício virá da Se-cretaria de Saúde que irá insta-lar uma Unidade de Saúde da Família no local. A iniciativa tem como missão prestar aten-dimento preventivo, orientan-do os munícipes por meio dos agentes de saúde comunitá-rios. As equipes serão formadas seguindo a necessidade da área abrangente, de cerca de 10 mil ha-bitantes. Atualmente, a Unidade de Saúde de referência aos bairros citados é a da Vila Guiomar. Escola municipal passará por mudanças e dará espaço para creche

Mauricio Taboni

Mauricio Taboni

Page 6: Jornal A Cidade - 19

saúde06 01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19A Cidade

20% da população sofre de enxaquecaAnsiedade é a principal causa da doença que afeta mais mulheres. Tratamento deve ser individualizado orienta especialista

A CidadePelo menos uma vez por

mês a assistente social Elza Aparecida de Almeida, de 53 anos, moradora do Jardim Bela Vista, tem dores de cabe-ça insuportáveis acompanha-das de tremor de frio e vômi-to. Ela faz parte do grupo de 20,5% da população da região sudeste que sofre de enxa-queca, segundo estudo da So-ciedade Brasileira de Cefaléia (SBCe). O levantamento indi-ca ainda que 72% de todos os brasileiros teve algum tipo de dor de cabeça no último ano.

O neurologista Luiz Fer-nando Haikel Júnior, do Hospital e Maternidade Be-neficência Portuguesa, de Santo André, explica que normalmente as crises de en-xaquecas são dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, latejantes e acom-panhadas por náuseas, vô-mitos, intolerância à clarida-de, barulho e cheiro. Atinge principalmente as mulheres durante a vida fértil, apre-sentando melhoras na gesta-ção e após a menopausa. As crises podem durar de duas a 72 horas.

Dr. Haikel alerta para a importância do diagnóstico da enxaqueca, uma vez que a doença pode ser confundi-da com sintomas de outras patologias, como meningi-tes, sangramentos cerebrais, tumores cerebrais e sinusites agudas. “É necessário uma investigação laboratorial e clínica com história detalha-da para o diagnóstico correto. Em alguns casos podem ser necessários exames comple-

mentares como ressonância magnética de crânio e o ele-troencefalograma”, afirma.

É importante que o trata-mento seja individualizado de acordo com a intensidade da dor, duração e sintomas. “O tratamento tem melhor resultado quando associado a medidas comportamen-tais. A prática de atividades físicas moderadas e regula-res também é recomendada”, orienta o especialista.

Dentre os multifatores que desencadeiam a enxaqueca, a ansiedade está entre eles, de acordo com pesquisa do neu-rologista da Sociedade Brasi-leira de Cefaleia, Mario Peres. “O sintoma de preocupação excessiva e antecipação de problemas esteve presente em 88% dos pacientes com enxa-queca e o diagnóstico de An-siedade Generalizada (doença da ansiedade excessiva) afetou 50% das pessoas com a doen-ça”, explica Peres.

Elza Aparecida de Almeida

reconhece que suas principais crises são decorrentes de ex-cesso de ansiedade. “Por reco-mendação médica comecei a tomar antidepressivo e parei de ter crises tão frequentes e intensas”, afirma.

O médico diz que isso acontece porque o corpo res-ponde as sensações ruins rela-cionadas ao transtorno de an-siedade fabricando substâncias de defesa, corticóides, adrena-lina - normalmente produzi-das em momentos de pânico ou fobias, por exemplo.

Ansiedade é a principal causa

Divulgação

Elza tomou antidepressivo e crises diminuíram

Tratamento é individualizado de acordo com a intensidade da dor

Page 7: Jornal A Cidade - 19

cidade 0701 a 07 de outubro/2010

ano 1- nº 19A Cidade

Chuvas de verão preocupam moradoresVila América sofre com enchentes e moradores pedem solução. Semasa investe R$ 34,3 milhões em piscininhas e manutenções

FOTOS Sessão Solene_Dia Municipal da Pessoa Idosa_foto Legenda 1: BOX 2

Com a chegada da época de chuva, a preocupação dos moradores da Vila América aumenta. Isso porque a região sofre com enchentes em dias de alto índice pluviométrico e casas são invadidas pela água.

Maria Aparecida, que reside na rua Erato, conta que já en-frentou enchentes muito altas na região. “Em época de chuva as enchentes entram em nos-sas casas e acabam com tudo. Não adianta mais pintar a casa porque a chuva destrói tudo de novo”, diz Maria. Além dos prejuízos financeiros, Apare-cida conta ainda que os mora-dores também ficam doentes. “Já vi pessoas morrerem por causa da preocupação com as enchentes e por causa das do-enças que ela traz.”

O Semasa (Serviço Munici-pal de Saneamento Ambiental) informou que está tomando to-das as medidas possíveis para conter as enchentes, mas se trata de um processo complexo

e paliativo. Constantes traba-lhos de manutenção preventiva vem sendo realizados na região e estão previstos investimentos na ordem de 34,3 milhões de re-ais, envolvendo a construção de 14 piscininhas e a canalização e prolongamento do córrego Guarará e do Toledana.

Já foram concluídos re-servatórios nas ruas Caquito, Buri, Miguel Couto e Caravelas, além da unidade na Rua Jericó, totalizando uma capacidade de armazenamento de 4.416 mil metros cúbicos de água. Em execução estão às piscininhas da rua Imirim (228 m³) e da rua Nossa Senhora de Lourdes (468 m³).

Para garantir um sistema de drenagem eficaz, as bocas de lobo são constantemente lim-pas pelos funcionários da au-tarquia, que além da periodici-dade pré-determinada, de uma a duas vezes por mês, atende prontamente o chamado da população pelo telefone 115. Semasa investe na construção de reservatórios de água pluvial, as chamadas piscininhas

Eventos encerram mês do idoso em

Santo AndréEssa semana foi marcada

por diversos eventos que en-cerraram a comemoração do mês do idoso em Santo André. “O respeito com a pessoa idosa deve ser plantado entre filhos e netos. Temos de cuidar bem dos nossos idosos, pois eles são experiência, vivência, hu-mildade, vida, sabedoria. Eles nos tornam mais felizes”, afir-mou o prefeito Aidan Ravin durante Sessão Solene da Câ-mara Municipal para lembrar o Dia Municipal da Pessoa Idosa, comemorado em 27 de

Dedicado à saúde integral e qualidade de vida do ido-so, o Projeto Bem Viver do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC também organiza na próxima semana ativida-des dedicadas ao idoso. As ações ocorrerão no Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava e a abertura oficial será neste sábado, dia 2 de outubro, das 8h às 12h, com mutirão de saúde gratuito.

A partir da segunda-feira,

setembro em Santo André.Na ocasião, foram home-

nageados a senhora Joaquina Moreira dos Santos, de 113 anos, considerada a pessoa mais idosa da cidade, segundo dados estatísticos do Depar-tamento de Humanidades da Prefeitura; a senhora Darci

Pauli Mendes Moraes, de 67 anos, costureira e residente em Santo André há 32 anos, campeã do concurso Miss e Mister Melhor Idade 2009; e o analista de sistemas e econo-mista Odilo Buim, de 78 anos, morador da cidade desde que nasceu.

Medicina ABC tem programação gratuita

dia 4, estão programadas pa-lestras sobre sexualidade e sobre uso de transporte co-letivo, visitas domiciliares a pacientes acamados e aulas de culinária com receitas da equipe de Nutrição. O grupo de Terapia Ocupacional da FMABC será responsável por sessões de Dança Sênior.

O Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava fica na rua Irlanda, 700, Capuava in-formações pelo telefone (11) 4472-1533.

Aidan ao lado de Joaquina, a mulher mais idosa do município

Mauricio Taboni

Page 8: Jornal A Cidade - 19

esporte08 01 a 07 de outubro/2010 ano 1- nº 19A Cidade

Com Micaela, Santo André/Semasa

sonha alto na LigaAla tetracampeã nacional e com história na seleção chega para ajudar equipe

a vencer o Campeonato Nacional de Basquete Feminino

A CidadePara um novo ABC, um novo jornal

Anuncie: (11) 4427-3996 [email protected]

www.acidadeeditora.com.br

O Santo André/Semasa acertou a contratação de Mi-caela Jacintho para a disputa da Liga de Basquete Femini-no (LBF), com inicio marcado para 16 de outubro. A ala, de 1,80m e 31 anos, chega para reforçar o time na busca pelo título da Liga. Micaela já treina com as meninas andreenses.

A ala atuou no último Campeonato Paulista por Catanduva, esteve com a seleção brasileira durante preparação para o Mundial da República Tcheca e chega

pronta para jogar. “Ela vem bem fisicamente, pois fez todo o trabalho para o Mun-dial. Ela será importante e se encaixa perfeitamente no time. Já imaginei jogadas exclusivas para ela”, elogia a técnica Laís Elena.

Micaela analisou sua chegada ao elenco andreen-se com otimismo. “O Santo André é um grande time. Antes da final, tinha certeza que conquistaria o Paulista deste ano. Foi uma pena fi-car com o vice-campeonato.

Venho pra somar e buscar títulos. Será ótimo trabalhar com a Laís, uma das melho-res estrategistas da história, junto com a Maria Elena”, afirmou, retribuindo o elo-gio da técnica.

O time estreia na Liga no dia 16 de outubro, abertura da competição, contra a Ame-ricana, no Complexo Espor-tivo Pedro Dell’Antonia.  O jogo, que reeditará a final da última edição do Campeona-to Paulista, terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

Micaela se diz motivada para vencer

Div

ulga

cao/

CB

B

O Santo André tem para-da difícil neste sábado, em partida válida pela 26ª roda-da do Campeonato Brasileira Série B. O Ramalhão encara o Coritiba, às 16 horas, no es-tádio Couto Pereira. O time paranaense lidera a competi-ção com 47 pontos, enquan-to que o Santo André ocupa a 18ª colocação, 18 pontos e na zona de rebaixamento. Já o São Caetano recebe nesta sexta-feira (1º), às 21 horas, o Brasiliense.

Santos e Palmeiras fazem nesta sábado, às 16 horas, na Vila Belmiro, o clássico pau-lista da rodada. Os dois times somam 38 pontos, mas o Peixe ocupa a sétima colocação nos critérios de desempate. A parti-da promete e a Vila mais famosa do mundo deve estar lotada.

Ramalhão x Líder

Vila recebe clássico