jornal 1 edicao maria mota

5
E.E.I.E.F Maria Mota Rodrigues 1° Edição do Jornal Escolar Abril/Maio 2013 Visão da Escola Sermos reconhecido como uma rede educacional dinâmica, integrada e comprometida com a formação de ci- dadãos criticos, éticos, conscientes ca- pazes de cumprir com a responsabili- dade social, respeitando as diferenças. Missão da Escola Incentivar a assiduidade dos alunos, fre- quencia ás aulas e atividades escolar; Promover o rendimento escolar do as- pecto qualitativo sobre o quantitativo; Organizar em conjunto o bom funcionamento da escola; Rua Coronel Corrêa N 3267 - Padre Júlio Maria - Caucaia - CE E-mail: [email protected] Oficinas Um Pouco da História da Escola A E.E.I.E.F. Maria Mota Rodrigues foi fundada em 12 de outu- bro de 1975, na gestão do saudoso Juraci Sampaio Pontes, para aten- der a comunidade do Bairro Pe. Júlio Maria e bairros vizinhos. Sua Primeira diretora foi Ana Rocha Pontes. A referida escola tem como patrona a professora Maria Mota Rodrigues, filha de Antônio Xavier da Silva e Ana Rocha Mota. Nascida na localidade de Tabuleiro Grande - Caucaia - CE, no dia 03 de outubro de 1903. Iniciou suas atividades escolares com quatro salas distribuidas entre alfa- betização e 1 série. Em 1987 implantou o sistema de telensino com uma turma de 5 série. Logo após a primeira reforma e ampliação, a esco- la passou a funcionarnos três turnos, oferecendo da educação Infantil a 8 série. A Escola desenvolveu sua função social alicerçada do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola ) e APMC ( Associação de Pais e mestre e comunidade ) e tem como missão: Ofere- cer uma educação de qualidade, assegurando a permanência do aluno na escola e prepe- rando cidadãos com responsabilidade para o desempenho de suas funções na sociedade. Conta atualmente com seis salas de aulas funcionando nos dois turnos, oferecendo do 3 ao 9 ano do ensino fundamental. No presente momento está sob a direção do núcleo Gestor: * Maria Berenice Barbosa de Carvalho. ( Diretora ) * Maria Cleonice Carvalho Garcia ( Coordenadora Pedagógica ) * Valdisa Siqueira do Nascimento ( Secretária ) A Escola Atualmente

Upload: leandro-oliveira

Post on 10-Jul-2015

76 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 1 edicao maria mota

E.E.I.E.F Maria Mota Rodrigues 1° Edição do Jornal Escolar

Abril/Maio 2013

Visão da EscolaSermos reconhecido como uma rede educacional dinâmica, integrada e comprometida com a formação de ci-dadãos criticos, éticos, conscientes ca-pazes de cumprir com a responsabili-dade social, respeitando as diferenças.

Missão da EscolaIncentivar a assiduidade dos alunos, fre-quencia ás aulas e atividades escolar;Promover o rendimento escolar do as-pecto qualitativo sobre o quantitativo;Organizar em conjunto o bom funcionamento da escola;

Rua Coronel Corrêa N 3267 - Padre Júlio Maria - Caucaia - CEE-mail: [email protected]

Oficinas

Um Pouco da História da EscolaA E.E.I.E.F. Maria Mota Rodrigues foi fundada em 12 de outu-bro de 1975, na gestão do saudoso Juraci Sampaio Pontes, para aten-der a comunidade do Bairro Pe. Júlio Maria e bairros vizinhos. Sua Primeira diretora foi Ana Rocha Pontes. A referida escola tem como patrona a professora Maria Mota Rodrigues, filha de Antônio Xavier da Silva e Ana Rocha Mota.Nascida na localidade de Tabuleiro Grande - Caucaia - CE, no dia 03 de outubro de 1903.Iniciou suas atividades escolares com quatro salas distribuidas entre alfa-betização e 1 série. Em 1987 implantou o sistema de telensino com uma turma de 5 série. Logo após a primeira reforma e ampliação, a esco-la passou a funcionarnos três turnos, oferecendo da educação Infantil a 8 série.A Escola desenvolveu sua função social alicerçada do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola ) e APMC ( Associação de Pais e mestre e comunidade ) e tem como missão: Ofere-cer uma educação de qualidade, assegurando a permanência do aluno na escola e prepe-rando cidadãos com responsabilidade para o desempenho de suas funções na sociedade.Conta atualmente com seis salas de aulas funcionando nos dois turnos, oferecendo do 3 ao 9 ano do ensino fundamental.No presente momento está sob a direção do núcleo Gestor:* Maria Berenice Barbosa de Carvalho. ( Diretora )* Maria Cleonice Carvalho Garcia ( Coordenadora Pedagógica )* Valdisa Siqueira do Nascimento ( Secretária )

A Escola Atualmente

Page 2: Jornal 1 edicao maria mota

Principais Datas Comemorativas Mês de Abril e Maio

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.Monteiro Lobato foi um dos maiores auto-res da literatura infanto-juvenil brasileira.Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lem-bra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Tiradentes

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.O apelido de Tiradentes veio da profis-são de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiraden-tes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideolo-gias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegan-do à cadeia pública da região, foi en-forcado após a leitura de sua senten-ça condenatória. Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes

Dia das Mães

No segundo domingo de maio co-memora-se o dia das mães.A data surgiu em virtude do sofrimen-to de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressi-vo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemo-ração se difundiu pelo mundo afora.No Brasil, assim como nos Estados Uni-dos, Japão, Turquia e Itália, a data é co-memorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presi-dente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Dia Mundial do Trabalho

Trabalho é a atividade que o homem exerce a fim de produzir, criar ou se en-treter, fazendo desse o elemento prin-cipal para garantir o seu sustento.Podemos considerar trabalho toda transformação que o homem faz na na-tureza, a fim de tirar algum benefício dela, como plantar, colher, arar, pesqui-sar, etc., tendo como elementos prin-cipais o objeto, a força de trabalho e as condições ou meios apresentados.Os primeiros países a reconhecer os direitos dos trabalhadores foram França, Inglaterra e Alemanha, mas no final do século XVIII muitos ain-da não haviam implantado essas leis.Em 1º de maio de 1886, houve um mo-vimento da classe trabalhadora america-na na Haymarket Square, fazendo uma manifestação, paralisando a produtivi-dade contra a falta de direitos e as con-dições desumanas de trabalho, diminui-ção da jornada de trabalho de treze para oito horas, fim do trabalho infantil, etc.No Brasil, os direitos trabalhistas sur-giram no governo de Getúlio Vargas. Foram concedidos aos trabalhadores: o registro em carteira de trabalho, a jorna-da de oito horas diárias, férias, décimo terceiro salário, além de o país ter adota-do um piso salarial – o salário mínimo.Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola

RecadinhosDe: Hanna ( 7 Ano B )Para: Kaillany ( 5 Ano B )Eu queria ser poeta, mais poe-ta não posso ser, pois poeta pen-sa em tudo e eu só penso em você.

De: Sara ( 5 Ano B )Para: Hanna ( 7 Ano B )Ouvi alguém bater na porta, va-cilei e não fui abrir, pensei que fos-se a saudade que fosse me perseguir.

De: Kaillany ( 5 Ano B )Para: Daniel ( 5 Ano B )Vende-se uma casa em forma de cora-ção, 30 beijos de entrada e 40 a prestação.

De: Hanna e KaillanyPara: Sara+ te amar, - te perder, X mil mi-nha amizade, pra dividir com você.

Page 3: Jornal 1 edicao maria mota

Arte na Escola

Page 4: Jornal 1 edicao maria mota

• Jorge - 17/05• Jean Lucas - 20/05• Kaique - 17/05• Marcelo - 21/ 05• Wallisson - 24/05

Eventos da Escola

Page 5: Jornal 1 edicao maria mota