jornal 1 edicao maria mota

6
1 E.E.I.E.F Maria Mota Rodrigues 1° Edição do Jornal Escolar Abril/Maio 2013 Visão da Escola Sermos reconhecido como uma rede educacional dinâmica, integrada e comprometida com a formação de ci- dadãos criticos, éticos, conscientes ca- pazes de cumprir com a responsabili- dade social, respeitando as diferenças. Missão da Escola Incentivar a assiduidade dos alunos, fre- quencia ás aulas e atividades escolar; Promover o rendimento escolar do as- pecto qualitativo sobre o quantitativo; Organizar em conjunto o bom funcionamento da escola; Rua Coronel Corrêa N 3267 - Padre Júlio Maria - Caucaia - CE E-mail: [email protected] Oficinas Um Pouco da História da Escola A E.E.I.E.F. Maria Mota Rodrigues foi fundada em 12 de outu- bro de 1975, na gestão do saudoso Juraci Sampaio Pontes, para aten- der a comunidade do Bairro Pe. Júlio Maria e bairros vizinhos. Sua Primeira diretora foi Ana Rocha Pontes. A referida escola tem como patrona a professora Maria Mota Rodrigues, filha de Antônio Xavier da Silva e Ana Rocha Mota. Nascida na localidade de Tabuleiro Grande - Caucaia - CE, no dia 03 de outubro de 1903. Iniciou suas atividades escolares com quatro salas distribuidas entre alfa- betização e 1 série. Em 1987 implantou o sistema de telensino com uma turma de 5 série. Logo após a primeira reforma e ampliação, a esco- la passou a funcionarnos três turnos, oferecendo da educação Infantil a 8 série. A Escola desenvolveu sua função social alicerçada do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola ) e APMC ( Associação de Pais e mestre e comunidade ) e tem como missão: Ofere- cer uma educação de qualidade, assegurando a permanência do aluno na escola e prepe- rando cidadãos com responsabilidade para o desempenho de suas funções na sociedade. Conta atualmente com seis salas de aulas funcionando nos dois turnos, oferecendo do 4 ao 9 ano do ensino fundamental. No presente momento está sob a direção do núcleo Gestor: * Maria Cleonice Carvalho da Silva ( Diretora ) * Eulina Barros Oliveira Paula ( Coordenadora Pedagógica ) * Valdisa Siqueira do Nascimento ( Secretária ) A Escola Atualmente http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br Jornal A Voz do Estudante

Upload: leandro-oliveira

Post on 03-Aug-2015

84 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 1 edicao maria mota

1

E.E.I.E.F Maria Mota Rodrigues 1° Edição do Jornal Escolar

Abril/Maio 2013

Visão da EscolaSermos reconhecido como uma rede educacional dinâmica, integrada e comprometida com a formação de ci-dadãos criticos, éticos, conscientes ca-pazes de cumprir com a responsabili-dade social, respeitando as diferenças.

Missão da EscolaIncentivar a assiduidade dos alunos, fre-quencia ás aulas e atividades escolar;Promover o rendimento escolar do as-pecto qualitativo sobre o quantitativo;Organizar em conjunto o bom funcionamento da escola;

Rua Coronel Corrêa N 3267 - Padre Júlio Maria - Caucaia - CEE-mail: [email protected]

Ofi cinas

Um Pouco da História da EscolaA E.E.I.E.F. Maria Mota Rodrigues foi fundada em 12 de outu-bro de 1975, na gestão do saudoso Juraci Sampaio Pontes, para aten-der a comunidade do Bairro Pe. Júlio Maria e bairros vizinhos. Sua Primeira diretora foi Ana Rocha Pontes. A referida escola tem como patrona a professora Maria Mota Rodrigues, fi lha de Antônio Xavier da Silva e Ana Rocha Mota.Nascida na localidade de Tabuleiro Grande - Caucaia - CE, no dia 03 de outubro de 1903.Iniciou suas atividades escolares com quatro salas distribuidas entre alfa-betização e 1 série. Em 1987 implantou o sistema de telensino com uma turma de 5 série. Logo após a primeira reforma e ampliação, a esco-la passou a funcionarnos três turnos, oferecendo da educação Infantil a 8 série.A Escola desenvolveu sua função social alicerçada do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola ) e APMC ( Associação de Pais e mestre e comunidade ) e tem como missão: Ofere-cer uma educação de qualidade, assegurando a permanência do aluno na escola e prepe-rando cidadãos com responsabilidade para o desempenho de suas funções na sociedade.Conta atualmente com seis salas de aulas funcionando nos dois turnos, oferecendo do 4 ao 9 ano do ensino fundamental.No presente momento está sob a direção do núcleo Gestor:* Maria Cleonice Carvalho da Silva ( Diretora )* Eulina Barros Oliveira Paula ( Coordenadora Pedagógica )* Valdisa Siqueira do Nascimento ( Secretária )

A Escola Atualmente

http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

Jornal A Voz do Estudante

Page 2: Jornal 1 edicao maria mota

2

Principais Datas Comemorativas Mês de Abril e Maio

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.Monteiro Lobato foi um dos maiores auto-res da literatura infanto-juvenil brasileira.Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lem-bra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

TiradentesNo dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.O apelido de Tiradentes veio da profis-são de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiraden-tes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideolo-gias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegan-do à cadeia pública da região, foi en-forcado após a leitura de sua senten-ça condenatória. Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes

Dia das MãesNo segundo domingo de maio co-memora-se o dia das mães.A data surgiu em virtude do sofrimen-to de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressi-vo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemo-ração se difundiu pelo mundo afora.No Brasil, assim como nos Estados Uni-dos, Japão, Turquia e Itália, a data é co-memorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presi-dente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Dia Mundial do TrabalhoTrabalho é a atividade que o homem exerce a fim de produzir, criar ou se en-treter, fazendo desse o elemento prin-cipal para garantir o seu sustento.Podemos considerar trabalho toda transformação que o homem faz na na-tureza, a fim de tirar algum benefício dela, como plantar, colher, arar, pesqui-sar, etc., tendo como elementos prin-cipais o objeto, a força de trabalho e as condições ou meios apresentados.Os primeiros países a reconhecer os direitos dos trabalhadores foram França, Inglaterra e Alemanha, mas no final do século XVIII muitos ain-da não haviam implantado essas leis.Em 1º de maio de 1886, houve um mo-vimento da classe trabalhadora america-na na Haymarket Square, fazendo uma manifestação, paralisando a produtivi-dade contra a falta de direitos e as con-dições desumanas de trabalho, diminui-ção da jornada de trabalho de treze para oito horas, fim do trabalho infantil, etc.No Brasil, os direitos trabalhistas sur-giram no governo de Getúlio Vargas. Foram concedidos aos trabalhadores: o registro em carteira de trabalho, a jorna-da de oito horas diárias, férias, décimo terceiro salário, além de o país ter adota-do um piso salarial – o salário mínimo.

RecadinhosDe: Hanna ( 7 Ano B )Para: Kaillany ( 5 Ano B )Eu queria ser poeta, mais poe-ta não posso ser, pois poeta pen-sa em tudo e eu só penso em você.

De: Sara ( 5 Ano B )Para: Hanna ( 7 Ano B )Ouvi alguém bater na porta, vacilei e não fui abrir, pensei que fosse a saudade que fosse me perseguir.

De: Ticiane ( 8 Ano B )Para: MilaneEu quero dizer que você é muito especial para mim e eu te adoruh muito, amigas pela fé.

De: Natalia ( 7 Ano B )Para: Rosivania e WillianeA amizade, é uma força permanente não se compra, não se aluga, não se troca, não se vende, nasce & morre com a gen-te. Eu te amo.

http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

De: Auricélia ( 7 Ano A )Para: Vitória ( 7 Ano A )Amizade Verdadeira é aquela que o vento não leva e a distância não separa.

De: Ingrid ( 8 Ano B )Para: Gerusa ( 8 Ano B )Não é que você seja diferente, é que ninguem consegue ser igual a você.

De: Thais ( 7 Ano B )Para: Milane, Ticiane, Maya-raEu quero dizer que vocês são mais do que especiais para mim, amo vocês d+.

De: Wiliane ( 7 Ano B )Para: LuizQuero te dizer que eu te amo, que pala-vra nenhuma pode definir o que sinto por você, você me traz o brilho no olhar e me faz reconhecer que você é tudo pra mim, te amo!!!

De: LorenaPara: AlailssomTão lindo com esse cabelo cortado.

Jornal A Voz do Estudante

Page 3: Jornal 1 edicao maria mota

3http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

Todos Contra a DengueNa escola Maria Mota Rodrigues, está sendo realizado uma pesquisa com os alunos do 8 e 9 ano, e essa pesquisa vai dar um diagnóstico situacional do perfi l dessas referidas casas visitadas.Os alunos vão poder detectar os locais das lavas dos Aedes Aegyp-ti e ainda possibilitar o monitoramento do proprio aluno a esses receptivos criadouros.

Importante!Entenda a Notícia

Durante 4 semanas os alunos vão monitorar suas residências e identifi cando os locais aonde os mosquitos estão se reprodzindo.LEMBRANDO QUE: O Bairro Padre Júlio Maria, histó-ricamente sempre apresentou índice alarmante do vetor.( De Janeiro a Mar-ço, o índice era de 16,84%, hoje o índice é de 4%. )Enfi m, não dei-xe que a dengue tome conta do nosso bairro. Va-mos juntos com-bater o mosqui-to transmissor.

Abril

Maio

Junho* Hanna - 13/04* Gabriel - 04/04* Kátia - 24/04* Santiago - 02/04* Camila - 30/04*Gustavo - 02/04* Ana Carla - 09/04* Taís - 23/04* Willane - 12/04

* Jorge - 17/05* Kaique - 17/05* Jean Lucas - 20/05* Marcelo - 21/05* Wallisson - 24/05

* Fábio - 12/06* Jonathan - 01/06* Tiago - 09/06* Williane - 25/06* Pedro Paulo - 29/06* Weverton - 24/06* Ronaldo - 30/06* Elvys - 01/06* Jessica - 17/06* Joel - 06/06* Andressa - 30/06* Gleuda - 30/06

Calendário Escolar

1- Projeto Peteca14/06

2- Reunião de Pais e Mestres19/06

3- Gincana sobre o Projeto Dengue20/06

4- Sexta AtrativaObs: Se escreva para o desfi le que irá es-colher a Miss Maria Mota 2013 e ao Show de Talentos. )28/06

5- Festival Junino29/06

Avaliação Bimestral21 á 27/06

Fim do Semestre 29/06

Jornal A Voz do EstudanteAedes aegypti

Page 4: Jornal 1 edicao maria mota

4http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

Arte na EscolaO mosquito perigoso

Lá em cima daquela serra morava um homem e um bicho

Ele não cuidava da sua casa e criou uma rampa de lixo

Espalhou muita água e criou o mosquito Picou um homem desprotegido

O homem ficou doente e teve que ir para o hospitalChegando lá o doutor perguntou se ele estava mal

Chegando lá ele falou eu estava com fraqueza, febre e muita dor

O doutor respondeu sua dengue é clássicaE você corre pouco risco vá pra casa

Tome muito líquidoE lembre-se não faça nenhum esforço físico.Poema feito pelo aluno Elvis, Sergilani e Vicente, do 7 Ano A

Jornal A Voz do Estudante

* SER ADOLESCENTE *Ser adolescente,é vivenciar novas experiênciasnuma fase de mudanças,é um período difícil de transiçãoque passa pelo corpo e coração,daquele ser que ainda é quase uma criança.O corpo do adolescente ,agora já preparado prá amare pronto a procriar,interage com a mente.E em meio às turbulências,aquela frágil criançavive num mundo de sonhos e medos,de incertezas e também de esperanças.Ser adolescente,é enfrentar um período cheio de conflitos,ter que se transformar em adultonum mundo antes tão sonhado,e de repente tão incerto e temido.A adolescência é uma fase difícil da vida,é um misturar de emoções,é ser um adulto - criançanuma vida cheia de receios,e repleta de expectativas.Ser adolescenteé precisar sentir - se protegida,é receber da famíliaafeto e orientações,é ver na família um espelhocuja imagem vai refletir no seu mundo,um guia que irá conduzirseu caráter e suas ações.

florzinhaCom carinho à todos os anjinhoscrianças-adolescentes, que são a certeza de um futuro de paz e amor.

Page 5: Jornal 1 edicao maria mota

5

Arte na Escola

http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

Jornal A Voz do Estudante

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um con-flito que atingiu praticamente todos os países do mundo, abalados pelas crises sociais e econômicas das décadas de 1920 e 1930. Foi um conflito mais duradou-ro que a promeira guerra e provocou a morte de mais 70 milhões de pessoas.A causa imediata do início da guerra foi a invasão da polônia pelas tropas alemãs, contrariando o pacto de não agressão as-sinado entre Alemanha e União Soviética.Em repúdio á atitude alemã, Inglaterra e França solidárias com a União Sovi-ética, declararam guerra á Alemanha. Isso ocorreu em 19 de setembro de 1939.A primeira fase da guerra deve-se en-tre 1939 e 1941, na Europa. Carac-terizou-se pela rapida gensiva alemã sobre as linhas de defesa dos aliados.Os alemães conquistaram a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Bélgica, a França e territórios do norte da Africa. Em 1941, invadirão a União Soviética e os Japoneses atacaram a base militar dos Estados Uni-dos de Real Harbour, no oceano Pacífico.Na segunda fase, entre 1942 a 1945, o conflito tornou-se realmente mundial. Dois grandes blocos se confrotaram: o eixo, jornado pela Alemanha, Itália e Ja-pão, e os aliados formados por Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.Entre 1942 e 1943, desenrro-lou-se uma luta sangrenta no ter-ritório Russo, em Stalingrado,

onde Alemães foram derrotados pelo exército russo.Foi nessa fase que a participação do Brasil na guerra, ao lado dos aliados por meio da força expedicionária Brasileira, em combates na Itália.Na Europa a guerra chagava ao fim com a rendição das forças Alemãs em 9 de maio de 1945.Na Ásia os combates continuaram até o momento em que os Estados Unidos esplodiram as Japonesas de Hiroshima e Naga-saki com 2 bombas atômicas em agosto de 1945 e em setembro o Japão se rendia e ai foi o fim da segunda guerra mundial.

Texto escrito pelo aluno do 7 Ano - Wendell Marcondes

Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se re-organizem, os amigos devem ser amigos para sem-pre, mesmo que não tenham nada em comum, so-mente compartilhar as mesmas recordações.pois boas lembraças, são marcantes,eo que émarcante nnca se esquece!Uma grande amizademesmo com o passar do tempo é cultivada assim!Vinícius de Moraes

Page 6: Jornal 1 edicao maria mota

6http://jornaldigital-avozdoestudante.blogspot.com.br

Jornal A Voz do Estudante

AgradecimentosÉ com um enorme prazer que entrego a primeira edição do Jornal escolar da Escola Maria Mota Rodrigues, um projeto que dis-perta no aluno o lado crítico e alimenta a criatividade para novas buscas para o conhecimento. Eu agradeço primeiramente a Deus por me dar a oportunidade de estar entregando esse jornal, agra-deço ao núcleo Gestor dessa escola que me apoiou em todas as de-cisões para desenvolvermos um trabalho de competência. Agrade-ço a coodenação do programa mais educação, Ana Mírian, aos monitores que colaboram para que esse jornal aconteça e agrade-ço em especial aos alunos do Programa, pois sem eles não seria possivel entregar esse jornal. Muito Obrigado e até a proxima.

Leandro Regis - Monitor de Jornal Escolar e matemática

Prefeitura Municipal de Caucaia