jordânia - o solo sagrado da jordânia

26

Upload: roteiros-religiosos

Post on 01-Jul-2015

379 views

Category:

Travel


3 download

DESCRIPTION

Material apresentado no evento Roteiros Religiosos realizado nos dias 03 e 04 de outubro palestrante Andrea Bonna.

TRANSCRIPT

Page 1: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia
Page 2: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Vamos levá-lo à uma incrível viagem. Aproveitem!

Page 3: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

A Jordânia, localizada no Oriente Médio, é um país de belezas e contrastes

hipnotizantes...

Cidades históricas, locais religiosos importantes, aventura, lazer, gastronomia e hospitalidade fazem

deste destino um lugar incrível!

Page 4: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia
Page 5: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia
Page 6: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Locais de peregrinação na Jordânia

Page 7: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Vamos iniciar nossa viagem com Petra!

Page 8: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

A cidade de Petra, conhecida como a cidade perdida e atualmente patrimônio mundial da UNESCO, é sem dúvida o cartão-postal do país e uma das 7 maravilhas modernas.

Page 9: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Petra• Petra é mencionada no Antigo Testamento da Bíblia sob vários nomes possíveis,

incluindo Sela e Joktheel (II Reis 14:7).

Durante o Êxodo, Moisés e os Israelitas passaram pela zona de Petra em Edom. A tradição local conta que a nascente em Wadi Musa (Vale de Moisés), à saída de Petra,foi o local onde Moisés bateu na rocha e fez sair água (Números 20:10-11)

Aarão, irmão de Moisés e Míriam, morreu na Jordânia e foi enterrado em Petra no Monte Hor, hoje em dia conhecido por Jabal Harun em árabe (Monte Aarão). No cume da montanha foram construídos uma igreja bizantina e posteriormente um templo/túmulo islâmico de Aarão e que hoje atraem peregrinos de todo o mundo.

Petra foi certamente a última paragem dos três reis magos que levaram incenso, ouro e mirra para adorar o Menino Jesus em Belém (Mateus 2:1-12). – Novo Testamento.

Page 10: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Indo de Petra, podemos visitar o fantástico deserto de Wadi Rum, com seus tons de vermelho...

Page 11: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Depois de uma visita ao deserto, nada como mergulhar no Mar Vermelho, na cidade de Aqaba.

Page 12: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Jerash, cidade próxima a Amã, é um mergulho na história romana e sua arquitetura incrível e é uma das

Decápoles.

Page 13: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

A Jordânia ainda reserva a seus visitantes um presente. Visitas ao local do Batismo de cristo; a cidade de

Madaba e seus mosaicos da Terra Santa, onde encontra-se o mapa mais antigo do mundo todo feito em mosaico; e a incrível vista do Monte Nebo, onde

Moisés avistou a Terra Prometida.

Page 14: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Jordânia Bíblica

• Muitos dos locais onde se julga terem operado milagres ou dirigido a palavra ao comum dos mortais foram identificados, escavados e protegidos e estão hoje mais facilmente acessíveis aos visitantes.

Page 15: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

A Jordânia Bíblica• A Jordânia possui diversas passagens na bíblia. De

Abraham, Moisés, Ruth, Elias, João Batista, Jesus Cristo entre outros, muitos acontecimentos estão neste país.

• O Antigo Testamento afirma que foi na Jordânia que Deus se manifestou pela primeira vez ao homem.

• Interpretações bíblicas afirmam que Adão e Eva estiveram a noroeste do Rio Jordão, conhecida como Beth-shean.

Page 16: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Jordânia – Diversidade Religiosa• A Jordânia é um destino ideal para todos aqueles que procuram o

conhecimento cultural e o enriquecimento espiritual. O país dá valor à diversidade étnica e religiosa da sua população, garantindo, consequentemente, os direitos culturais aos seus cidadãos. Este espírito de tolerância e de valorização é um dos elementos centrais que contribuem para o clima cultural estável e pacífico que prospera no país.

• Mais de 92% dos Jordanianos são muçulmanos sunitas e cerca de 6% são

católicos. A maioria dos cristãos pertence à igreja ortodoxa grega, mas também há católicos gregos, uma pequena comunidade católica romana, ortodoxos sírios, ortodoxos cópticos, ortodoxos armênios e algumas confissões protestantes. Na Jordânia podem ainda ser encontradas algumas pequenas populações de xiitas e de drusos.

Page 17: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Jordânia – Seus pilares Islâmicos• A Jordânia é predominantemente um Estado islâmico• Os muçulmanos acreditam que o Islã completa a revelação da mensagem de

Deus à humanidade. Islã - que em árabe significa "entrega" - é a afirmação da unidade, da completude e soberania de Deus. Os muçulmanos acreditam que Deus, ou Allah, como é conhecido em árabe, revelou a Sua mensagem final à humanidade através do Profeta Maomé e do Sagrado Alcorão que é a palavra imutável e divina de Deus.

• O Islã centra-se fortemente na igualdade de todos os humanos perante o único e genuíno Deus e, por isso, de certa forma, é um regresso à doutrina original do monoteísmo puro que caracterizou a tradição inicial judaico-cristã.

• A tradição islâmica cristalizou-se em cinco observâncias, ou "pilares", fundamentais que são tão importantes como a fé na definição da identidade islâmica e fortalecimento do laço comum que une todos os muçulmanos. São a Profissão de Fé, a Oração Diária (cinco vezes por dia voltados para a cidade sagrada de Meca), o Jejum durante o mês Islâmico sagrado do Ramadão, a Caridade e a Peregrinação a Meca.

Page 18: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

• O local de fixação de João Baptista na Betânia do Além Jordão, onde Jesus foi batizado, é muito conhecido da Bíblia (João 1:28 e 10:40) e dos textos bizantinos e medievais.

O local foi identificado na margem leste do Rio Jordão, no Reino Hachemita da Jordânia e está sistematicamente apresentado, escavado, restaurado e preparado para receber peregrinos e visitantes. A Betânia do Além Jordão fica a meia hora de carro da capital da Jordânia, Amã. Os locais na zona de Betânia faziam parte da antiga rota de peregrinação cristã entre Jerusalém, o Rio Jordão e o Monte Nebo.

• Esta área está associada ao relato bíblico que conta como o profeta Elias (Mar Elias, em árabe) foi arrebatado para os céus num carro de fogo.

Betânia Além do Jordão

Page 19: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Monte Nebo• Do promontório de Nebo fustigado pelos ventos e sobranceiro ao

Mar Morto, ao Vale do Rio Jordão, a Jericó e às colinas distantes de Jerusalém, Moisés viu a Terra Santa de Canaã na qual jamais iria entrar. Morreu e foi enterrado em Moabe, "no vale em frente a Beth-peor". O local exato do seu túmulo é uma incógnita. Após consultar o Oráculo, Jeremias, alegadamente, escondeu a Arca da Aliança, a Tenda e o Altar de Incenso no Monte Nebo.

O Monte Nebo tornou-se num local de peregrinação para os cristãos primitivos de Jerusalém e aí foi construída uma pequena igreja no século IV para assinalar a morte de Moisés. Algumas das pedras dessa igreja estão no local original na parede à volta da abside. A igreja foi subsequentemente expandida nos séculos V e VI até à grande basílica da atualidade com a sua impressionante coleção de mosaicos bizantinos.

Page 20: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Estrada do Rei• A Estrada do Rei é a rota de comunicação mais antiga e mais usada

do mundo. Ligava a antiga Bashan, Giliad e Ammon, no norte, com Moabe, Edom, Paran e Midian, no sul.

Abraão, patriarca comum de judeus, cristãos e muçulmanos, que passou pela Jordânia do norte, do centro e do sul, certamente teria usado esta via durante a sua viagem da Mesopotâmia até Canaã.

Moisés perguntou ao Rei de Edom se ele e o seu povo podiam "ir pela Estrada do Rei" durante a sua viagem até Canaã, mas o seu pedido foi recusado. A Estrada do Rei também é mencionada numa história anterior do Génesis (Génesis 14:5-8) sobre os Reis do norte que atacaram Sodoma e Gomorra e as três restantes cidades da Planície.

Page 21: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Anjara

• Peregrinação à Igreja de Nossa Senhora da Montanha - caverna reconstruída que é adorada como o local por onde Jesus e Sua mãe, Maria, passaram durante viagem entre o Lago de Genesaré, as cidades de Decápolis,Betânia do Além Jordão e Jerusalém. Anjara foi indicada pelo Vaticano como local de peregrinação Milénio 2000.

Page 22: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Madaba• Madaba e os arredores são referidos por várias vezes no Antigo

Testamento. É mencionada nas narrativas relacionadas com Moisés e com o Êxodo, a guerra de David contra os moabitas, o oráculo de Isaías contra Moabe e a rebelião do Rei Mesa de Moabe contra Israel.

Entre os séculos IV e VII d.C., o próspero centro eclesiástico de Madaba produziu uma das melhores coleções de mosaicos bizantinos do mundo com muitos exemplos bem conservados. Há vários mosaicos no chão de igrejas que podem ser vistos no local original, enquanto outros estão em locais protegidos e são exibidos no Parque Arqueológico de Madaba.

A verdadeira obra de arte de Madaba, na Igreja Ortodoxa de S. Jorge, é o mapa de mosaicos do século VI d.C. de Jerusalém e da Terra Santa - o mais antigo mapa religioso da Terra Santa que sobreviveu da Antiguidade até aos dias de hoje.

Page 23: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Mukawir• Josefo, historiador romano-judeu do século I d.C., identifica o

local impressionante de Makawir (Maqueronte) como o palácio/forte de Herodes, governador da região nomeado pelos Romanos durante a vida de Jesus Cristo.

Foi aqui, neste palácio na colina, na região do Mar Morto e às colinas distantes da Palestina e Israel que Herodes Antipas, filho de Herodes, prendeu e mandou decapitar João Baptista.

• Esta cidade fica na região do Mar Morto.

Page 24: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Mar Morto• O Mar Morto é um dos locais mais dramáticos do planeta terra, com

um ambiente natural surpreendente equiparado ao seu poderoso simbolismo espiritual.

Foi nas cidades de Sodoma e Gomorra e em muitos outros locais da planície do Mar Morto ou Cidades do Vale que se passaram as histórias de drama e sofrimento do Antigo Testamento, incluindo a de Ló, cuja mulher se transformou numa estátua de sal por desobedecer à vontade de Deus. Ló e as suas duas filhas sobreviveram e fugiram para uma caverna perto da pequena cidade de Zoar (a atual Safi). A Bíblia conta-nos que as filhas de Ló deram à luz filhos cujos descendentes se tornariam no povo Amonita e Moabita (filhos de Ló). O reino dos amonitas e moabitas ficava no que é atualmente o centro da Jordânia.

Page 25: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Amã, a capital

• A capital da Jordânia, Amã, e as suas regiões envolventes são referidas na Bíblia como Ammon ou Reino dos Amonitas, famoso pelas suas águas termais e pela cidadela.

• Foi aqui que se passou o episódio Bíblico de David e Golias (Urias, o hitita). As fortificações impressionantes onde David, antepassado de Jesus, expôs Urias à morte para que pudesse casar com a sua viúva Bate-Seba, ainda estão de pé.

Page 26: Jordânia - O Solo Sagrado da Jordânia

Shukram / Obrigadawww.visitjordan.com