jongo marina e natália

8
Jongo Natália e Marina. N°:28,30. T:702

Upload: ceciliavanessa

Post on 14-Jul-2015

1.919 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jongo marina e natália

JongoNatália e Marina.

N°:28,30.

T:702

Page 2: Jongo marina e natália

Origem da dança

Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças da umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola ), o Jongo foi trazido para o Brasil por negros bantu, sequestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, na região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola.

,

Page 3: Jongo marina e natália

Características MusicaisDançado e cantado outrora com o

acompanhamento de urucungo ( arco musical, bantu, que originou o atual berimbau),viola e pandeiro tambores consagrados, utilizados até os nossos dias, chamados de Tambu ou Caxumba, o maior - que dá nome a manifestação em algumas regiões - 'Candogueiro', o menor e o tambor de fricção 'Ngoma-puíta' (uma espécie de cuíca muito grande).

Page 4: Jongo marina e natália

Instrumentos utilizados

Instrumentos utilizados: arco musical, bantu, que originou o atual berimbau), viola e pandeiro tambores consagrados, utilizados até os nossos dias, chamados de Tambu ou Caxumba, o maior - que dá nome a manifestação em algumas regiões .

Page 5: Jongo marina e natália

Coreografia

O jongo compõe-se de duas partes: uma, constante de pontos de demanda ou de desafio, na qual os participantes procuram decifrar os "pontos" do cantador; e a outra, de ponto de visaria, de música para dançar.

Page 6: Jongo marina e natália

Músicas 08. Coitado do Zé

Maria

Page 7: Jongo marina e natália

Músicas 07. Caxinguelê