jmj - dominicano

2
A JMJ ABRIRÁ OS HORIZONTES DOS JOVENS DO BRASIL E DO MUNDO O Brasil acolherá o papa Francisco e a juventude mundial de braços abertos! Ainda em Madri na Espanha, em 2011, o então papa Bento XVI acendeu uma alegria no coração dos jovens católicos brasileiros escolhendo o país para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 (de 23 a 28 de julho), motivados pelo lema: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19). O Rio de Janeiro, abençoado pelos braços abertos do Cristo Redentor no alto do Corcovado, será palco desse encontro, dando continuidade ao movimento iniciado em 1986 pelo Beato João Paulo II em Roma, quando aconteceu a primeira JMJ. A partir de então o evento ganhou força e importância no calendário cíclico da Igreja Católica e passou a reunir milhões de pessoas nas cidades sede, chegando a sua décima terceira edição. Segundo expectativa do comitê de organização local, espera-se em torno de dois milhões e meio de jovens de todas as regiões do Brasil e do mundo, público e movimentação financeira que equiparam a JMJ aos demais grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos. A transição e as esperadas transformações do controle da Igreja Católica, além da primeira viagem apostólica do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, motivam ainda mais os peregrinos. Os símbolos da Jornada peregrinaram por todas as dioceses brasileiras, inclusive a pela nossa, passando por Mococa em outubro de 2011, até chegar ao Rio de Janeiro. A Cruz, símbolo da entrega de Jesus e seu sacrifício como o Cordeiro do Pai, indica aos jovens do mundo o caminho da salvação e convida-os a mudança de postura, assumindo suas identidades cristãs. Tal qual no caminho do Calvário a cruz é acompanhada por Maria, seu ícone é uma cópia contemporânea de uma antiga e sagrada representação encontrada na primeira e maior basílica para a Mãe de Deus no Ocidente, Santa Maria Maior - Roma, e busca mostrar ao mundo a face misericordiosa da mãe, mostrando- nos que jamais estamos sozinhos e assim como o apostolo João devemos acolhê-la em nossa vida. A vinda do papa Francisco ao Brasil significa muito para o momento, vivendo o Ano da Fé, as palavras do pontífice abrirão os horizontes para que ao buscar novas certezas, nunca esqueçamos de Jesus e seu Evangelho, onde encontramos a confiança de estarmos edificados sob a rocha. Conforme aponta o Documento de Aparecida, a juventude " representa um enorme potencial para o presente e futuro da Igreja. Os jovens são sensíveis para descobrir sua vocação e serem amigos e discípulos de Cristo. São chamados a ser 'sentinelas da manhã', comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus. Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas

Upload: mococapedro

Post on 24-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JMJ

TRANSCRIPT

Page 1: JMJ - Dominicano

A JMJ ABRIRÁ OS HORIZONTES DOS JOVENS DO BRASIL E DO MUNDO

O Brasil acolherá o papa Francisco e a juventude mundial de braços abertos!

Ainda em Madri na Espanha, em 2011, o então papa Bento XVI acendeu uma alegria no coração dos jovens católicos brasileiros escolhendo o país para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 (de 23 a 28 de julho), motivados pelo lema: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19). O Rio de Janeiro, abençoado pelos braços abertos do Cristo Redentor no alto do Corcovado, será palco desse encontro, dando continuidade ao movimento iniciado em 1986 pelo Beato João Paulo II em Roma, quando aconteceu a primeira JMJ.

A partir de então o evento ganhou força e importância no calendário cíclico da Igreja Católica e passou a reunir milhões de pessoas nas cidades sede, chegando a sua décima terceira edição. Segundo expectativa do comitê de organização local, espera-se em torno de dois milhões e meio de jovens de todas as regiões do Brasil e do mundo, público e movimentação financeira que equiparam a JMJ aos demais grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos. A transição e as esperadas transformações do controle da Igreja Católica, além da primeira viagem apostólica do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, motivam ainda mais os peregrinos.

Os símbolos da Jornada peregrinaram por todas as dioceses brasileiras, inclusive a pela nossa, passando por Mococa em outubro de 2011, até chegar ao Rio de Janeiro. A Cruz, símbolo da entrega de Jesus e seu sacrifício como o Cordeiro do Pai, indica aos jovens do mundo o caminho da salvação e convida-os a mudança de postura, assumindo suas identidades cristãs. Tal qual no caminho do Calvário a cruz é acompanhada por Maria, seu ícone  é uma cópia contemporânea de uma antiga e sagrada representação encontrada na primeira e maior basílica para a Mãe de Deus no Ocidente, Santa Maria Maior - Roma, e busca mostrar ao mundo a face misericordiosa da mãe, mostrando-nos que jamais estamos sozinhos e assim como o apostolo João devemos acolhê-la em nossa vida.

A vinda do papa Francisco ao Brasil significa muito para o momento, vivendo o Ano da Fé, as palavras do pontífice abrirão os horizontes para que ao buscar novas certezas, nunca esqueçamos de Jesus e seu Evangelho, onde encontramos a confiança de estarmos edificados sob a rocha. Conforme aponta o Documento de Aparecida, a juventude "representa um enorme potencial para o presente e futuro da Igreja. Os jovens são sensíveis para descobrir sua vocação e serem amigos e discípulos de Cristo. São chamados a ser 'sentinelas da manhã', comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus. Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido. Por sua generosidade, são chamados a servir seus irmãos. Têm capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos. Como discípulos missionários, as novas gerações são chamadas a transmitir a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade" (DA 443). O momento ainda é propício para expor as mazelas as quais estão submetidos em nosso país, situação que se repete pelo mundo, privando os jovens de um pleno desenvolvimento educacional e profissional de qualidade.

Que esse seja um momento de crescimento espiritual e graças para a juventude brasileira, e que ao clamarem a uma só voz por um Brasil mais junto e humano, sejam orientados pelo exemplo libertador de Cristo que é a nossa luz!

"Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela JMJ, levem aos quatro cantos do

mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo".(Trecho final da oração da JMJ 2013)

PEDRO MORENO