jipero_ed219_pg_1_a_12

12
Cerca de 200 jovens se reúnem para discutir seus direitos em George Oetterer Os adolescentes de George Oetterer foram convidados pela Prefeitu- ra para discutir seus direi- tos na última quarta-feira (05). Isso porque o bairro recebeu a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pela Sads (Se- cretaria de Assistência e Desenvol-vimento Social). Os jovens foram convida- dos a pensar em políticas públicas que contemplem seus direitos. Leia mais na página 3 Quarta-feira tem brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças A Prefeitura está prepa- rando para a próxima quar- ta-feira (12) uma grande festa para as crianças iperoenses. A partir das 09h, brinquedos e distri- buição de pipoca e algo- dão doce estarão espa- lhados por diversos pon- tos da cidade. No Centro, a alegria da criançada acontece nos complexos esportivos da Escola Elisa e do Dito Bom. Em Bacaetava, a festa é ao lado da igreja. Já em George Oetterer, as ativi- dades se-rão realizadas na Praça São Jorge. Leve seu filho para comemorar o Dia das Crianças com mui- ta diversão! página 2 Começa nova etapa dos Jogos Escolares Começou na última quarta-feira (05) a catego- ria B (nasci-dos nos anos de 1999 e 2000) dos Jo- gos Escolares de Iperó, que estão movimentando alunos da rede municipal de ensino em nove moda- Leia mais na página 12 Festa da Padroeira do Brasil terá shows do Eu Amo Música página 2 Políticas públicas e direitos foram discutidas pelos jovens

Upload: departamento-de-comunicacao-de-ipero

Post on 06-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

jipero_ed219_pg_1_a_12

TRANSCRIPT

Page 1: jipero_ed219_pg_1_a_12

Cerca de 200 jovens sereúnem para discutir seus

direitos em George OettererOs adolescentes de

George Oetterer foramconvidados pela Prefeitu-ra para discutir seus direi-tos na última quarta-feira(05). Isso porque o bairrorecebeu a 2ª ConferênciaMunicipal dos Direitos da

Criança e do Adolescente,realizada pela Sads (Se-cretaria de Assistência eDesenvol-vimento Social).Os jovens foram convida-dos a pensar em políticaspúblicas que contemplemseus direitos.Leia mais na página 3

Quarta-feiratem brinquedos,

pipoca ealgodão doce

para as criançasA Prefeitura está prepa-

rando para a próxima quar-ta-feira (12) uma grandefesta para as criançasiperoenses. A partir das09h, brinquedos e distri-buição de pipoca e algo-dão doce estarão espa-lhados por diversos pon-tos da cidade. No Centro,a alegria da criançada

acontece nos complexosesportivos da Escola Elisae do Dito Bom. EmBacaetava, a festa é aolado da igreja. Já emGeorge Oetterer, as ativi-dades se-rão realizadasna Praça São Jorge. Leveseu filho para comemorar oDia das Crianças com mui-ta diversão! página 2

Começa novaetapa dos

Jogos EscolaresComeçou na última

quarta-feira (05) a catego-ria B (nasci-dos nos anosde 1999 e 2000) dos Jo-

gos Escolares de Iperó,que estão movimentandoalunos da rede municipalde ensino em nove moda-

Leia mais na página 12

Festa da Padroeirado Brasil terá showsdo Eu Amo Música

página 2

Políticas públicas e direitos foram discutidas pelos jovens

Page 2: jipero_ed219_pg_1_a_12

Professoresterão baile à

fantasiaPara comemorar o Dia

dos Professores, que écelebrado no próximo dia15, a Prefeitura estáprepa-rando um Baile àFantasia.

Os professores darede municipal se encon-trarão no Polo Cultural nodia 14 (sexta-feira) parauma grande festa, coman-dada pela banda 6ª Di-mensão.

“Há muito tempo que-remos fazer um baile àfantasia e agora que tive-

mos certeza de que osprofes-sores irão aderir àideia resolvemos realizaro tradi-cional baile dos pro-fessores com esse tema”,conta o diretor municipalde Cultura. “Já percebe-mos pelos comentáriosque os professores estãoentrando no clima, alugan-do fantasia. Ficamos feli-zes em saber que a ade-são ao tema vai ser gran-de”, completa.

A festa começa às 21h,e promete além de muitaalegria, um momento deconfraternização entreeducadores.

Comemoração dodia 12 terá

brinquedos emdiversos pontos

da cidadeO Dia das Crianças

em Iperó terá muito agitoe diversão. Isso porque aPrefeitura irá realizar, noperíodo da manhã daquar-ta-feira (12), ativida-des recreativas em váriosbairros da cidade. Oseven-tos, em parceria coma Se-cretaria de Educa-ção, Cultura e Esportes,conta-rão com brinquedosinflá-veis, piscina de boli-nha, ca-ma elástica, mú-sica, além da distribuiçãode pipoca e algodão doce.

Na região central dacidade, os eventos aconte-cem nos ComplexosEspor-tivos da EscolaElisa e tam-bém no Dito

Bom, com início às 09h.Os bairros Bacae-tava eGeorge Oetterer tam-bémintegrarão a progra-maçãodo dia das crianças. EmGeorge Oetterer, o inícioestá previsto para as 8horas da manhã, e as ati-vidades serão realizadasna Praça São Jorge. EmBacaetava, também cominício às 09h, os brinque-dos estarão ao lado daigreja, e dentre as atra-ções está o touro mecâni-co.

Entre as atrações cul-turais da festa na EscolaElisa está a apresentaçãodo projeto de dança Cultu-ra em Ação. Não deixe delevar seu filho para partici-par. A entrada é franca.

Hojecomeça oEu AmoMúsicaO projeto Eu Amo

Músi-ca, apresentaçõesde ban-das da regiãoinseridas pela Prefeituranas principais festas deIperó, acontece neste finalde semana, junto das fes-tividades da Padro-eira doBrasil, Nossa Se-nhoraAparecida. A festa será re-alizada pela Paróquia deSanto Antônio na praça daMatriz de hoje (07) até do-mingo (09), e começasempre após às missas.

A banda que abre as

Evento aconte-ce neste finalde semana

junto das festivi-dades da Pa-

droeira do Bra-silfestividades hoje é a Inter-

night, que vai agitar a noitecom um repertórioeclético. Amanhã (08), LuizFernan-do e Gabriel dãoum toque de sertanejo àfesta. Já no domingo (09),a banda The Boots Trapencerra o projeto musical,com um repertório dosanos 60 e 70 que prometeagradar a todas as idades.A festa terá barracas decomes e bebes e bingo.

Na quarta-feira (12), diada Padroeira, a Banmip(Banda Marcial Municipal deIperó) se apresenta acom-panhando a procissão emlouvor à Nossa SenhoraAparecida, que parte da Igre-ja Matriz após a missa.

Page 3: jipero_ed219_pg_1_a_12

Obras daPassarela do

Novo Horizonteentram em fase

finalAs obras da passarelado bairro Novo Horizontecontinuam. Foi iniciada aexecução da quinta e últi-ma peça , para que a es-trutura possa ser erguidapor um guindaste na pró-xima quinta-feira. A segun-da fase da obra consisteem fazer as estruturasmetálicas, em seguidacolocar os pisos de lajepré-fabricada, além da ilu-minação e grades de pro-teção. O valor da obra é deR$ 74 mil.

Na primeira fase dasobras foram feitos os pila-res de sustentação e aparte da fundação da obra,além da implantação detubos no córrego, paramelhorar o acesso dos tra-balhadores na obra. O pra-zo para término é de 40dias.

A passarela irá trazermais segurança para osmoradores do bairro NovoHorizonte que precisam iraté o Centro, principal-mente durante a noite, jáque contará com ilumina-ção em toda a extensão.Esta é mais uma realiza-ção que faz parte dos dosprojetos de infraestruturaque preveem a integraçãodo Novo Horizonte ao Cen-tro, como o restauro daEstação Ferroviária da ci-dade, e a liminar conquis-tada pela Prefeitura queprevê a retirada dos va-gões abandonados pelaALL (América LatinaLogística). Com isso, osjovens poderão realizaratividades durante a noite,como cursos que por en-quanto só podem aconte-cer durante o dia, devidoao risco oferecido pelas

Rádio ComunitáriaYper FM inaugura

nova sedeA Rádio Comunitária

Yper FM está em nova sededesde ontem (06). O pré-dio, que agora fica na RuaEgí-dio Gasparini, nº 99,Jardim Santa Cruz, estátodo equi-pado para trazermais qualidade para osouvintes.

Desde ontem também,uma nova programaçãoestá no ar, no 104,9 MHZ.Para dar sugestões naprogra-mação, ligue no3266-2266.

Acompanhe a progra-

mação para ficar por dentrotambém da administração desua cidade, pois a rádio pos-

sui um convênio com a Prefei-tura de Iperó (Lei 665/2008)para divulgação dos atos eações de interesse social e daadmi-nistração pública muni-cipal.

FANFARRA

Banmip recebemedalha “RadialistaDurval de Souza”

na AssembleiaLegislativa

Na tarde da última sex-ta-feira (30), a Banmip(Banda Marcial Muncipalde Iperó) recebeu em ses-são solene no Salão dosEspelhos da AssembleiaLegislativa do Estado deSão Paulo, a medalha“Radialista Durval de Sou-za”.

A medalha, instituídapela resolução nº 765, de14 de dezembro de 1994,é conferida às Bandas eFanfarras que mais sedestacarem durante o ano,acompanhada por diplo-ma. A entrega é efetuadaem Sessão Solene reali-zada na última semana domês de setembro de cadaano.

A banda iperoense,que começou seus traba-lhos em março de 2010,já é sucesso no Brasil in-teiro, com mais de 200integran-tes no centro eem George Oetterer. Foicampeã no ano passadoe neste ano em várias ca-tegorias do Pau-listão deBandas e Fanfar-ras, queteve sua final de 2010 rea-lizada em Iperó.

Graças a este suces-so, Iperó foi escolhidapara sediar a Copa do Bra-sil de Bandas e Fanfarras,que acontecerá no dia 03de dezembro. A cidade irárece-ber bandas efanfarras de vários esta-dos do Brasil. A Banmip jáestá classificada para estadisputa e conta com o apoioda torcida iperoense paraser campeã em casaGeorge Oetterer

discute Direitos daCriança e Adolescente

CONFERÊNCIA

Foi realizada pelaPrefei-tura na última quar-ta-feira (05) a 2ª Conferên-cia Muni-cipal dos Direitosda Criança e do Adoles-cente, desta vez emGeorge Oetterer. O en-contro aconteceu no perí-odo da manhã, na escolamuni-cipal Zilma TibesMelo, e reu-niu cerca de200 jovens e adolescentespara discutir os temas pro-postos e elabo-rar políti-cas de atendimento quegarantam os direitos dacriança e do adolescente.

Por meio das propos-tas e eleições realizadas,o CMDCA (ConselhoMunici-pal da Criança e doAdoles-cente) passou a terrepre-sentatividade comoum legi-timo interlocutordos direitos da criança edo adoles-cente. Foram

tratados al-guns valorescomo ética, equidade,transparência, compro-metimento e participação.

“Através da Conferen-cia nosso objetivo é forta-lecer a relação entre o go-verno e a sociedade civilpara uma maiorefetividade na formu-lação, execução e contro-le da política para a crian-ça e o adolescente”, co-menta Jemina Domingosdos San-tos, gestora doCreas (Cen-tro de Refe-rência em Assis-tênciaSocial).

Foram definidos eixosestratégicos que promo-vam a devidaimplementação do Estatu-to da Criança e do Adoles-cente, em consonân-ciacom o tema “Mobili-zando,implementando e

Passarela é mais uma realização que faz parte dos dos projetos de infraestrutura quepreveem a integração do Novo Horizonte ao Centro

Nova sede também estreia novos equipamentos queaumentaram a qualidade da transmissão

Page 4: jipero_ed219_pg_1_a_12

LAUDAS REFERENTES AOMÊS DE SETEMBRO/2011

01-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3027/2011Data de Protocolo:05/07/2011CEVS:352100201-561-000248-1-3 Data de Validade:06/09/2012Razão Social:RAQUEL ROSAIPERÓ - ME CNPJ/CPF:04818707000160 Endereço: ES-TRADA IPERÓ A SOROCA-BA,4500 CAJERÊ Município:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SPResp.Legal:RAQUEL ROSACPF:213.196.458-79.O Diretorda VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEIPERÓ,defere o Cadastro/Licença Funcionamento Inicialdo Estabelecimento.O(s)responsável(s) assume(m)cumprir a legislação vigente eobservar as boas práticas refe-rentes as atividades prestadas,respondendo civil e crimi-nalmente pelo não cumprimentode tais exigências, ficando in-clusive sujeito(s) ao can-celamento deste documento.

IPERÓ, segunda-feira, 19de setembro de 2011.

03-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3760/2011Data de Protocolo:26/08/2011CEVS:352100201-561-000070-1-3 Data de Validade:01/09/2012Razão Social:VALBERTOMEDEIROS PEREIRA ME.CNPJ/CPF:04520147000163Endereço:AV.. VER. DR. JOSÉMARQUES PENTEADO,18CENTRO Município:IPERÓCEP:18560-000 UF:SP Resp.Legal:VALBERTO MEDEIROSPEREIRA CPF:145.844.308-61.O Diretor da VIGILÂNCIASANITÁRIA DE IPERÓ,defere aRenovação de Licença Funcio-namento do Estabelecimen-to.O(s) responsável(s) assu-me(m) cumprir a legislaçãovigente e observar as boaspráticas referentes as ativida-des prestadas, respondendocivil e criminalmente pelo nãocumprimento de tais exigên-cias, ficando inclusive sujeito(s)ao cancelamento destedocumento.

IPERÓ, segunda-feira, 19de setembro de 2011.

04-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3872/2011Data de Protocolo:06/09/2011CEVS:352100201-561-000011-1-2 Data de Validade:02/06/2012Razão Social:RUTE REZENDEDE ALMEIDA DEMETRIO & CIALTDA CNPJ/CPF:61311866000108 Endereço:AVENIDAPAULO ANTUNES MOREIRA,767 CENTRO Município:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SP

Resp. Legal:RUTE RESENDEDE ALMEIDA DEMETRIO CPF:247.056.228-71.O Diretor daVIGILÂNCIA SANITÁRIA DEIPERÓ,defere a Alteração deDados Cadastrais do Estabele-cimento: Endereço. O(s) respon-sável(s) assume(m) cumprir alegislação vigente e observar asboas práticas referentes asatividades prestadas, respon-dendo civil e criminalmente pelonão cumprimento de tais exi-gências, ficando inclusive su-jeito(s) ao cancelamento destedocumento.

IPERÓ, segunda-feira, 19de setembro de 2011.

05-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3932/2011Data de Protocolo:09/09/2011CEVS:352100201-471-000026-1-5 Data de Validade:13/09/2012Razão Social: SUPERMERCA-DO PIRACICABA LTDA - EPPCNPJ/CPF:05912865000148Endereço:RUA FRANCISCOPACHECO MACHADO,121JARDIM IRENE Município:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SPResp. Legal:EDVALDO JAIRCRIVELLARI CPF:066.477.328-10.O Diretor da VIGILÂNCIASANITÁRIA DE IPERÓ,defere aRenovação de Licença Funcio-namento do Estabelecimen-to.O(s) responsável(s) assume(m)cumprir a legislação vigente eobservar as boas práticasreferentes as atividades presta-das, respondendo civil e crimi-nalmente pelo não cumprimentode tais exigências, ficandoinclusive sujeito(s) ao cance-lamento deste documento.

IPERÓ, segunda-feira, 19de setembro de 2011.

06-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3626/2011Data de Protocolo:16/08/2011CEVS:352100201-869-000001-1-6 Data de Validade:19/09/2012Razão Social:LABORATORIOCLINICO TRIANÁLISES LTDA.CNPJ/CPF:60120458001188Endereço:RUA DUQUE DECAXIAS,178 CENTRO Muni-cípio: IPERÓ CEP:18560-000UF:SP Resp. Legal:LUCIANASILVA FERRARI CPF:957.347.598-72 Resp. Técnico:MARCELO DE OLIVEIRASIMÃO CPF:347.208.358-13CBO: Conselho Prof: No. Inscr.:UF:SP. O Diretor da VIGILÂN-CIA SANITÁRIA DE IPERÓ,defere o Cadastro/Licença Fun-cionamento Inicial do Estabe-lecimento.O(s) responsável(s)assume(m) cumprir a legislaçãovigente e observar as boaspráticas referentes as atividadesprestadas, respondendo civil ecriminalmente pelo não cum-primento de tais exigências, fi-cando inclusive sujeito(s) aocancelamento deste documento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

07-Comunicado de DE-FERIMENTO Protocolo:3780/2011 Data de Protocolo:19/08/2011 CEVS:352100201-472-000004-1-8 Data de Valida-de:19/08/2012 Razão Social:C& A COMÉRCIO DE ÁGUA MI-NERAL LTDA. - ME CNPJ/CPF:07197319000106 Ende-reço:AV. PAULO ANTUNES MOREI-RA, 640 CENTRO Muni-cípio:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SPResp. Legal: CLAUDE-MIRANTUNES CPF: 028.151. 598-05.

O Diretor da VIGILÂNCIASANITÁRIA DE IPERÓ,defere aRenovação de Licença Funcio-namento do Estabelecimen-to.O(s) responsável(s) assume(m)cumprir a legislação vigente eobservar as boas práticasreferentes as atividades pres-tadas, respondendo civil e crimi-nalmente pelo não cumprimentode tais exigências, ficandoinclusive sujeito(s) ao cance-lamento deste documento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

08-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3788/2011Data de Protocolo:30/08/2011CEVS:352100201-477-000033-1-0 Data de Validade:13/09/2012Razão Social:ANANIAS RIBEI-RO FERNANDES EPP CNPJ/CPF:14078642000118 Ende-reço:AV. .PAULO ANTUNESMOREIRA,777 PORTAL DEIPERO Município:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SP Resp. Legal:ANANIAS RIBEIRO FERNAN-DES CPF:215.113.538-13Resp. Técnico:GRAZIELE VAL-DEMARIN GARCIA GRASSICPF:333.824.568-85 .O Diretorda VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEIPERÓ,defere o Cadastro/Licença Funcionamento Inicialdo Estabelecimento.O(s) res-ponsável(s) assume(m) cumprira legislação vigente e observaras boas práticas referentes asatividades prestadas, respon-dendo civil e criminalmente pelonão cumprimento de tais exi-gências, ficando inclusivesujeito(s) ao cancelamentodeste documento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

09-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3807/2011Data de Protocolo:30/08/2011CEVS:352100201-477-000008-1-7 Data de Validade:16/09/2012Razão Social:DROGARIANOSSA SENHORA APARECI-DA DE IPERÓ - LTDA. EPPCNPJ/CPF:01091789000104E n d e r e ç o : A V E N I D AVEREADOR DR. JOSÉMARQUES PENTEADO,91

CENTRO Município:IPERÓCEP:18560-000 UF:SP Resp.Legal:FLÁVIA GRANDO CRIS-TO CPF:344.914.678-54 Resp.Técnico:JULIANE KOWAL-CZYK CAMARGO CPF: 309.951.828-09.O Diretor da VIGI-LÂNCIA SANITÁRIA DE IPE-RÓ,defere a Renovação deLicença Funcionamento doEstabelecimento.O(s) respon-sável(s) assume(m) cumprir alegislação vigente e observar asboas práticas referentes asatividades prestadas, respon-dendo civil e criminalmente pelonão cumprimento de tais exi-gências, ficando inclusive sujei-to(s) ao cancelamento destedocumento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

10-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3810/11Data de Protocolo:30/08/2011CEVS:352100201-478-000004-1-8 Data de Validade:12/09/2012Razão Social: AGROPECU-ÁRIA MERCADO ANIMAL LTDAME. CNPJ/CPF: 04820233000191 Endereço:AVENIDAVEREADOR DR. JOSÉ MAR-QUES PENTEADO, 530/40CENTRO Município:IPERÓCEP:18560-000 UF:SP Resp.Legal:ROSA MARIA TEIXEIRAFERRARI CPF:097.170.268-31Resp. Técnico:MARLON FER-RARI CPF:140.264.258-00.ODiretor da VIGILÂNCIA SANI-TÁRIA DE IPERÓ,defere aRenovação de Licença Funcio-namento do Estabelecimento.

O(s) responsável(s) assu-me(m) cumprir a legislação vi-gente e observar as boas prá-ticas referentes as atividadesprestadas, respondendo civil ecriminalmente pelo não cumpri-mento de tais exigências, fi-cando inclusive sujeito(s) aocancelamento deste documento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

11-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:3810/2011Data de Protocolo:30/08/2011CEVS:352100201-478-000004-1-8 Data de Validade:12/09/2012Razão Social: AGROPECUÁ-RIA MERCADO ANIMAL LTDAME. CNPJ/CPF: 04820233000191 Endereço: AVENIDAVEREADOR DR. JOSÉ MAR-QUES PENTEADO,540 CEN-TRO Município:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SP Resp. Legal:ROSA MARIA TEIXEIRAFERRARI CPF:097.170.268-31Resp. Técnico:MARLON FER-RARI CPF:140.264.258-00 .

O Diretor da VIGILÂNCIASANITÁRIA DE IPERÓ,defere aAlteração de Dados Cadastraisdo Estabelecimento: Endereço,Ampliação Redução de Ativi-dade/Classe e ou Categoria de

Produtos.O(s) responsável(s) assu-

me(m) cumprir a legislação vi-gente e observar as boas práti-cas referentes as atividadesprestadas, respondendo civil ecriminalmente pelo não cumpri-mento de tais exigências, fi-cando inclusive sujeito(s) aocancelamento deste documento.

IPERÓ, terça-feira, 20 desetembro de 2011.

12-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:2221/11Data de Protocolo:06/05/2011CEVS:352100201-931-000007-1-0 Data de Validade:13/01/2012Razão Social:PAULO CESARCOUTINHO IPERÓ-ME CNPJ/C P F : 0 2 4 3 8 0 3 3 0 0 0 1 4 3Endereço:RUA: JOSÉ GALVÃOPASSARINHO,93 JD.JOSELIMunicípio:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SP Resp. Legal:PAULOCESAR COUTINHO CPF: 116.778.608-47 Resp. Técnico:PAULO CESAR COUTINHOCPF:116.778.608-47.O Diretorda VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEIPERÓ,defere a Alteração deDados Cadastrais do Estabe-lecimento: Endereço.O(s) res-ponsável(s) assume(m) cumprira legislação vigente e observaras boas práticas referentes asatividades prestadas, respon-dendo civil e criminalmente pelonão cumprimento de tais exi-gências, ficando inclusive su-jeito(s) ao cancelamento destedocumento.

IPERÓ,sexta-feira, 30 desetembro de 2011.

13-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:2222/2011Data de Protocolo:06/05/2011CEVS:352100201-931-000007-1-0 Data de Validade:13/01/2012Razão Social:PAULO CESARCOUTINHO IPERÓ-ME CNPJ/C P F : 0 2 4 3 8 0 3 3 0 0 0 1 4 3Endereço:RUA:BARÃO DO RIOBRANCO,57 CENTRO Muni-cípio: IPERÓ CEP:18560-000UF:SP Resp. Legal:PAULOCESAR COUTINHO CPF: 116.778.608-47 Resp. Técnico:PAULO CESAR COUTINHOCPF:116.778.608-47 .O Diretorda VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEIPERÓ,defere a Alteração deDados Cadastrais do Estabele-cimento: Assunção de Respon-sabilidade Técnica.

O(s) responsável(s) assu-me(m) cumprir a legislação vi-gente e observar as boas práti-cas referentes as atividadesprestadas, respondendo civil ecriminalmente pelo não cum-primento de tais exigências, fi-cando inclusive sujeito(s) aocancelamento deste documento.

IPERÓ, sexta-feira, 30 desetembro de 2011..

14-Comunicado de DEFE-

RIMENTO Protocolo:4100/2011Data de Protocolo:22/09/2011CEVS:352100201-561-000214-1-5 Data de Validade:10/10/2011Razão Social:VALDETE FER-REIRA DA SILVA CNPJ/CPF:12408460000132 Endereço:RUA CIZINO DIAS, 600 JD. VI-TORINO Município: IPERÓCEP:18560-000 UF:SP Resp.Legal:VALDETE FERREIRA DASILVA CPF:910.066.945-87.ODiretor da VIGILÂNCIA SANI-TÁRIA DE IPERÓ,defere oCancelamento de LicençaFuncionamento / Desativaçãodo CEVS do Estabelecimen-to.O(s) responsável(s) assume(m)cumprir a legislação vigente eobservar as boas práticas refe-rentes as atividades prestadas,respondendo civil e criminal-mente pelo não cumprimentode tais exigências, ficandoinclusive sujeito(s) ao cance-lamento deste documento.

IPERÓ, sexta-feira, 30 desetembro de 2011..

15-Comunicado de DEFE-RIMENTO Protocolo:4125/2011Data de Protocolo:23/09/2011CEVS:352100201-471-000014-1-4 Data de Validade:26/09/2012Razão Social:JORGE LUISALVES IPERÓ - ME CNPJ/C P F : 0 4 5 4 0 0 5 9 0 0 0 1 2 3Endereço:RUA:PRESTESMAIA,188 VILA AUGUSTOMunicípio:IPERÓ CEP:18560-000 UF:SP Resp.Legal:JORGELUIS ALVES CPF:292.015.488-50.O Diretor da VIGILÂNCIASANITÁRIA DE IPERÓ,defere aRenovação de Licença Fun-cionamento do Estabelecimen-to. O(s) responsável(s) assu-me(m) cumprir a legislaçãovigente e observar as boaspráticas referentes as atividadesprestadas, respondendo civil ecriminalmente pelo não cum-primento de tais exigências, fi-cando inclusive sujeito(s) aocancelamento deste documento.

IPERÓ, sexta-feira, 30 desetembro de 2011.

VigilânciaSanitária

Page 5: jipero_ed219_pg_1_a_12

������������������ �������� �����

������������������������������ � ��!���!�������"#��!����$%&!$!��#���'�('')

�*��+ ����� ���

�������,�������*�� �

���������� �������

��� �������� ����� �!�!$-�� �.�.-�� ��/!$-�� �!0!$-�� 1#�!��� 2!/!�!��� �#�3� -��& �#��

�������������������� ��� ��������� ������� ������� �������� ������� ������� ������ �������� ��������

�������� �������� �������� �������� ���� ���� ���� ���� ����

����������������� �������� �������� ������� ����� ������� ������ �������� �������� ��������

��� ����

�������� ��

�������������� ����� ����� ����� ����� ���� ������ ����� ����� �����

��� ��������������������������

�� �����������������������

�.-���#& ��������� ������ ��������� �������� ��������� �������� �������� ���� ���������

�4)����*56��������"��#��7���)

������������������������� ���!��" �������� ���� ���� �������� ������ ���� ���� �������� �������

�.-���#& �������� ���� ���� �������� ������� ���� ���� ���� �������

���� �������� ������ ��������� ������� ������ �������� �������� ��������� �������

��������������� �������������

#��$��$�%��� �����������

����� �����&�������������� ����� ���!��"

��������������������� !�� ������ ���!�'"

��� ��������������� ��� ���!'�"

������������������ �������� �����

������������������������������ � ��!���!�������"#��!����$%&!$!��#���'�('')

�*��+ ����� ���

�������,�������*�� �

���������� �������

��� �������� ����� �!�!$-�� �.�.-�� ��/!$-�� �!0!$-�� 1#�!��� 2!/!�!��� �#�3� -��& �#��

�������������������� ��� ��������� ������� ������� �������� ������� ������� ������ �������� ��������

�������� �������� �������� �������� ���� ���� ���� ���� ����

����������������� �������� �������� ������� ����� ������� ������ �������� �������� ��������

��� ����

�������� ��

�������������� ����� ����� ����� ����� ���� ������ ����� ����� �����

��� ��������������������������

�� �����������������������

�.-���#& ��������� ������ ��������� �������� ��������� �������� �������� ���� ���������

�4)����*56��������"��#��7���)

������������������������� ���!��" �������� ���� ���� �������� ������ ���� ���� �������� �������

�.-���#& �������� ���� ���� �������� ������� ���� ���� ���� �������

���� �������� ������ ��������� ������� ������ �������� �������� ��������� �������

��������������� �������������

#��$��$�%��� �����������

����� �����&�������������� ����� ���!��"

��������������������� !�� ������ ���!�'"

��� ��������������� ��� ���!'�"

�(�)*��*���)+�)���*�,+�)-��������������������������(���#�(.���/,)��� ���0��)�!��������)+��

*�)+�1�0��+��*(*2�3454532�$6 ����������� ���������

�!8���4���"!&���'�4��,2

������������������ �������� �����

������������������������������ � ��!���!�������"#��!����$%&!$!��#���'�('')

1.�9� 1.&9� �� �� ���#�

������� ������� �������� �������

���� ���� ���� �������

��������� �������� ��������� ���������

����� ���� ���� �������

������� ������� ������� ���������

���� ���� ���� ������

����

����

���� ���� ���� ������

������� ������� ������� ���������

����:������,���;��2���

������ ��<�!����"#�����'�('')

�*��+ ����� ���

�������,�������*�� ����������� ��

!" ������#���������$��%

�8!��=������!���� ���>.#"��$! ��! ���>.#"��$! ��!

�!�!��#�����!��!��=?.�"#���� <�7<<'7<'���@ <<7�A�7��B�CC 74!836!599:;4

�D E �D E �D E

�! %! # ����#� ���$� ! �#&� CB'7��A�C� ��'@ C��7�����B ��C@ ��������� ��A'<!=9;!;=8:;9 =:45 <!4;3!;<8:46 =:45

�� �&�'�(�� ����) <!=79!7<7:3< B�'' <!986!<4;:53 B�'' <!64=!56;:86 B�''

�*+���������&�'��,�� 5:55 '�'' 5:55 '�'' 5:55 '�''

�F���5;������������������*����������# ��.&��#%# !�� �&�$��! �#��$#)G

�F�������������G

�D � ���3H��"!��! �� �#� #�#�G �D

������*� ��������+�������

����-�.+���/��0$�1�. � ������2�����+�������

����-�.+���/��0!.+�'���� ���#&�"#�� ���3H�G '�''

����"�'+�34���5.�.+����

�.-���#& '�''�D E����

�4)��!".3I! G'����������������������������� >�;323< �?���������� ����� '�''

���#&�"# ��� %���-�&�"#"! G '�'' �?��������� ���

��������������� �����������

5�"�������"���������6���7�������������������������������$"�8�5"96�:����������������������:� ����:�$��96���:����"����

�����:�����:"��"$"�"�������������������������������������������� *�)+�1�0��+��*(*2��3454532�$6�����������������(���)��'�0��0��*�)+(�0���)+�()��������������������������������������������������������������������������������� ���������

�������.+�'�;<=�(����>.��� ���)

�� %���-�&�"#"! �J��#��7!$�@�(��

�!�/�3� �"!��!��!��� ����������������������� �� !�4<�0*�

353255"

Page 6: jipero_ed219_pg_1_a_12

ConvocaçãoCreches

EFETIVAÇÃO DEMATRICULA

A Secretaria de Educação,Cultura e Esportes, convocapara efetivação de matrícula nosCentros de Educação Infantil osseguintes protocolos:

*George OettererComparecer no CEI

Almirante no dia 19/10/2011das 13h às 16h.

Nº 84, 90, 92, 93, 95, 96,97, 98, 99, 100, 101, 102, 103,104, 105, 106, 107 ,10 8, 109,110, 111, 112, 113, 114 e 115.

O não comparecimentonesta data cancela o protocoloinscrito automaticamente.

Atenciosamente,

Selma Trugillo Rosa AyresSecretária de Educação,

Cultura e Esportes

Ilm° (a). Sr. (a)Ester Ricco Mura LourençoEm virtude da classificação

no PROCESSO SELETIVO 01/2010, para o cargo dePROFESSOR DE ENSINOFUNDAMENTAL I, convoco acomparecer à PrefeituraMunicipal de Iperó, munidosdos documentos necessáriosexigidos por Lei, a fim derealizar exame médico eposteriormente ser admitidopara a função que foi habilitado.

Alertamos para que sejaconsiderado o prazo de 3 (três)dias consecutivos improrro-gáveis, a contar da data depublicação deste. O nãocomparecimento dentro doprazo estipulado implicará aperda do direito de assumir afunção acima citada, sendoconsiderado desclassificado.

Ilm° (a). Sr. (a)Michele da SilvaEm virtude da classificação

no CONCURSO PÚBLICO 02/2008, para o cargo de AGENTEESCOLAR, convoco a com-parecer à Prefeitura Municipalde Iperó, munidos dos docu-mentos necessários exigidospor Lei, a fim de realizar examemédico e posteriormente seradmitido para a função que foihabilitado.

Alertamos para que sejaconsiderado o prazo de 3 (três)dias consecutivos improrro-gáveis, a contar da data de pu-blicação deste. O não compa-recimento dentro do prazoestipulado implicará a perda dodireito de assumir a funçãoacima citada, sendo conside-rado desclassificado.

ConvocaçãoRecurso Humanos

A PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ, Estado de São Paulo,faz saber que realizar-se-á neste município, o PROCESSOSELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS N.O 001/2011,através da empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda.,coordenado pela Comissão Permanente Organizadora de ProcessosSeletivos e Concursos Públicos, nomeada através da Portaria n.º403, de 19 de novembro de 2010, objetivando a formação de cadastrode reserva de vagas em Escala de Substituição de Professores deEducação Básica das Unidades Educacionais e Projetos deAssistência Social do Município, para contratação por prazodeterminado e em caráter temporário de conformidade com oestabelecido na Lei Municipal n.º 02/89 e alterações conforme LeiMunicipal n.º 557/06 e 605/07, e Lei Complementar Municipal nº12/05, mediante as condições a seguir estabelecidas:

1. DOS EMPREGOS PÚBLICOS TEMPORÁRIOS

1.1. Os empregos públicos temporários a serem providos,carga horária de trabalho e salário são os constantes do quadroabaixo.

1.2. A carga horária de trabalho de todos os empregos públicostemporários constantes da tabela acima será de no mínimo 10 (dez)horas/aulas e no máximo 50 (cinquenta) horas/aulas semanais.

1.3. As vagas em Processo Seletivo Simplificado serãodestinadas para o local de trabalho que melhor convier àmunicipalidade, a juízo da Administração.

1.4. A lotação e a fixação do horário de trabalho para o empregopúblico temporário em processo de seleção será estabelecida pelaPrefeitura Municipal de Iperó, em escalas que atendam asnecessidades dos serviços públicos.

1.5. Fica a critério da Prefeitura Municipal de Iperó, convocarou não os candidatos aprovados neste Processo SeletivoSimplificado, mediante avaliação do impacto financeiro eorçamentário em folha de pagamento, obedecendo aos limitesimpostos com gastos de pessoal através da legislação que suportaa matéria.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica,desde logo, no conhecimento e na tácita aceitação pelo candidato,das condições estabelecidas neste Edital.

2.2. As inscrições serão realizadas “on-line via Internet” apartir das 9h do dia 10 de outubro de 2011 até às 24h do dia 21de outubro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF,através do site: www.sigmaassessoria.com.br

2.2.1. A Prefeitura Municipal de Iperó e a empresa SigmaAssessoria Administrativa Ltda, não se responsabilizarão porsolicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos deordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,congestionamentos de linha, ou outros fatores de ordem técnicaque impossibilitem a transferência de dados.

2.2.2. Após o preenchimento do formulário eletrônico, ocandidato deverá imprimir o documento para o pagamento da taxacorrespondente a título de ressarcimento de despesas com materiaise serviços, na importância de R$ 27,00 (vinte e sete reais).

Este será o seu registro de inscrição.2.2.3. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado

em qualquer agência bancária ou correspondente bancário, até odia 24 de outubro de 2011, através de ficha de compensação porcódigo de barras (Não será aceito pagamento da taxa deinscrição pelo correio, fac-símile, depósito em caixaeletrônico, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico,ordem de pagamento ou depósito em conta corrente,condicional ou fora do período estabelecido de 10 de outubroa 24 de outubro de 2011, ou por qualquer outro meio nãoespecificado neste Edital).

2.2.4. A Prefeitura Municipal de Iperó e a empresa SigmaAssessoria Administrativa Ltda., em nenhuma hipótese, processaráqualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 24 deoutubro de 2011. As solicitações de inscrições realizadas compagamento após esta data não serão acatadas.

2.2.5. O candidato terá sua inscrição deferida somente após orecebimento, pela empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda.,através do banco, da confirmação do pagamento de sua taxa deinscrição, no valor estipulado neste Edital.

2.3. Como todo o procedimento é realizado por via eletrônica,o candidato NÃO deve remeter à Prefeitura Municipal de Iperó ou aempresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda. cópia de suadocumentação, sendo de sua exclusiva responsabilidade ainformação dos dados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

2.4. Os candidatos poderão inscrever-se para mais de umemprego público temporário a sua livre escolha, devendo para tantoproceder às respectivas inscrições relativas aos empregos quepretende concorrer, recomendando-se observar os períodos previstospara prestação das provas escritas, uma vez que, só poderãoconcorrer a um emprego por período de aplicação de provas:

2.4.1. O candidato que eventualmente se inscrever para maisde um emprego público temporário no mesmo período de aplicaçãode provas, deverá optar por prestar somente uma das provas, a seucritério.

2.4.2. A Prefeitura Municipal de Iperó e a empresa SigmaAssessoria Administrativa Ltda. não se responsabilizarão pelascoincidências de datas e horários de provas e quaisquer outrasatividades.

2.5. Os pedidos de inscrições dos candidatos serão analisadospela Comissão Permanente Organizadora de Processos Seletivose Concursos Públicos, que se manifestará pelo deferimento ouindeferimento da inscrição.

2.5.1. O Edital de deferimento das inscrições, com osrespectivos números que lhe forem atribuídos, bem como, a relaçãodos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas, serãodivulgadas pela Comissão Permanente Organizadora de ProcessosSeletivos e Concursos Públicos no quadro de avisos e publicaçõesda Prefeitura Municipal de Iperó, no Jornal de Iperó e em carátermeramente informativo nos sites: www.sigmaassessoria.com.br ewww.ipero.sp.gov.br.

2.5.2. O candidato deverá acompanhar esse edital, bemcomo a relação de candidatos deferidos para confirmar sua inscrição,caso sua inscrição não tenha sido deferida ou processada, o mesmonão poderá prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso,conforme determinado neste Edital.

2.5.3. Do indeferimento caberá recurso, no prazo de 02 (dois)dias contados da data de sua publicação, endereçado ao PrefeitoMunicipal, que, após ouvido a Comissão Permanente Organizadorade Processos Seletivos e Concursos Públicos o julgará no prazode 03 (três) dias.

2.5.4. Se mantido o indeferimento ou o não processamento, ocandidato será eliminado do Processo Seletivo Simplificado, nãoassistindo direito à devolução da taxa de inscrição.

3. DOS REQUISITOS

3.1. São requisitos mínimos e essenciais para ingresso epreenchimento dos empregos públicos temporários:

3.1.1. Escolaridade:3.1.1.1. Curso de nível

superior em Pedagogia ou cursonormal superior e formaçãopedagógica nos termos dalegislação vigente, para oscandidatos aos empregos deProfessor de EducaçãoInfantil e Professor de EnsinoFundamental I;

3.1.1.2. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em CiênciasBiológicas ou Ciências daNatureza, ou ser portador delicenciatura em Ciências, comhabilitação em Física, ou emQuímica, ou em Biologia, ou emMatemática e formaçãopedagógica nos termos dalegislação vigente, para oscandidatos ao emprego de PEFII de Ciências.

3.1.1.3. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em EducaçãoArtística e formação pedagógicanos termos da legislaçãovigente, para os candidatos aoemprego de PEF II deEducação Artística.

3.1.1.4. Curso de nívelsuperior completo de Bacharelem Educação Física e registrono CREF, para os candidatosao emprego de PEF II deEducação Física - Bacharel.

3.1.1.5. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em Educação Físicae formação pedagógica nostermos da legislação vigente eregistro no CREF, para oscandidatos ao emprego de PEFII de Educação Física -Licenciatura.

3.1.1.6. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em Geografia, ou serportador de licenciatura plenaem Estudos Sociais, comhabilitação em Geografia eformação pedagógica nostermos da legislação vigente,para os candidatos ao empregode PEF II de Geografia.

3.1.1.7. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em História, ou serportador de licenciatura plenaem Estudos Sociais, comhabilitação em História eformação pedagógica nostermos da legislação vigente,para os candidatos ao empregode PEF II de História.

3.1.1.8. Cursode nível superior completo,licenciatura de graduação plenacom habilitação em Letras(Língüística), comespecialização em inglês eformação pedagógica nostermos da legislação vigente,para os candidatos aoemprego de PEF II de Inglês.

3.1.1.9. Curso de nívelsuperior completo, licenciaturade graduação plena comhabilitação em Matemática, ouser portador de licenciatura emCiências, com habilitação em

Primeiro Período de Aplicação:

Segundo Período de Aplicação:

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PEF II DE CIÊNCIAS PEF II DE MATEMÁTICA PEF II DE GEOGRAFIA

PEF II DE HISTORIA

PEF II DE INGLÊS PEF II DE PORTUGUÊS PEF II DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHAREL

PEF II DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

PEF II DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA

Cód. Denominação do Emprego Público

Temporário

Carga Horária Semanal

Salário - R$ Outubro/201

1

01-01 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-02

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-03 PEF II DE CIÊNCIAS Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-04 PEF II DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-05 PEF II DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHAREL

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50 horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-06

PEF II DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-07 PEF II DE GEOGRAFIA

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-08 PEF II DE HISTORIA Mín.10 horas/aulas

Máx. 50 horas/aulas

R$ 10,14 h/aula

01-09 PEF II DE INGLÊS Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-10 PEF II DE MATEMÁTICA

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

01-11 PEF II DE PORTUGUÊS

Mín.10 horas/aulas

Máx. 50

horas/aulas

R$ 10,14

h/aula

Page 7: jipero_ed219_pg_1_a_12

considerada apenas para efeitode classificação e será somadaao resultado obtido.

5. DA PRESTAÇÃO DAPROVA ESCRITA

5.1. A prova escrita previstainicialmente para o dia 20 denovembro de 2011, domingo,será realizada em local e horárioa ser divulgado por ocasião dahomologação das inscriçõesacolhidas ao presenteProcesso de Seleção, atravésde publicação no Jornal de Iperó,afixação no Quadro de Avisosda Prefeitura e em carátermeramente informativo noss i t e s :www.sigmaassessoria.com.br ewww.ipero.sp.gov.br.

5.2. Na data de realizaçãoda prova, os candidatos deverãose apresentar, no mínimo, comantecedência de 30 (trinta)minutos do horário determinadopara o início das mesmas,munidos da ficha de inscrição,documento de identidade (RG),caneta esferográfica azul oupreta, lápis e borracha, sem oque não serão admitidos àprova.

5.3. No horáriomarcado para o início da prova,será recolhida a lista depresença, não sendo admitidoscandidatos atrasados, sobqualquer pretexto.

5.4. Não serão admitidosnos locais de prova, oscandidatos que seapresentarem após o horárioestabelecido para os exames.

5.5. Durante arealização da prova não serápermitido a consulta denenhuma espécie de legislação,livros, revista ou folheto, bemcomo o uso de máquina erelógio com calculadora,agenda eletrônica ou similar,aparelhos sonoros, telefonecelular, BIP, pager, walkman,gravador ou qualquer outro tipode receptor e emissor demensagens, assim como usode boné, gorro, chapéu e óculosde sol, como também não seráadmitida comunicação entre oscandidatos.

5.6. O tempo de duração daprova será de 01 (uma) hora nomínimo e 02 (duas) horas nomáximo, inclusive para amarcação no cartão derespostas.

5.7. Não haverá prorrogaçãodo tempo previsto para aaplicação da prova em virtudede afastamento, por qualquermotivo, de candidato da sala oulocal de prova.

5.8. Em caso denecessidade de amamentaçãodurante a prova objetiva, e tãosomente nesse caso, acandidata deverá levar umacompanhante, que ficará emlocal reservado para talfinalidade e será responsávelpela guarda da criança.

5.8.1. No momento daamamentação, a candidatadeverá ser acompanhada poruma fiscal.

5.8.2. Não haverácompensação do tempo deamamentação à duração daprova da candidata.

5.9. Excetuada a situaçãoprevista no subitem 5.8., nãoserá permitida a permanênciade qualquer acompanhante nasdependências do local derealização de qualquer prova,podendo ocasionar inclusive anão participação do candidatono Processo SeletivoSimplificado.

5.10. O candidato que,eventualmente, necessitaralterar algum dado cadastral,deverá, no dia da prova, solicitarao fiscal da sala, formulárioespecífico para tal finalidade. Oformulário deverá ser datado eassinado pelo candidato eentregue ao fiscal. O candidatoque queira fazer algumareclamação ou sugestão deveráprocurar a sala de coordenaçãono local em que estiverprestando a prova.

5.10.1. O candidato quenão atender aos termos desteitem deverá arcar,exclusivamente, com asconsequências advindas de suaomissão.

5.11. A inviolabilidade dasprovas será comprovada nolocal de sua realização, nomomento do rompimento dolacre dos envelopes, napresença dos candidatos.

5.12. O candidato deveráassinalar suas respostas noCartão de Respostas, que lheserá entregue no início da prova.

5.12.1. Somente serãopermitidos assinalamentos noCartão de Respostas feitos pelopróprio candidato, vedadaqualquer colaboração ouparticipação de terceiros.

5.12.2. O preenchimento dafolha de respostas será de inteiraresponsabilidade do candidatoque deverá proceder emconformidade com asinstruções específicas contidasna capa do caderno dequestões e no cartão derespostas.

5.12.3. Os prejuízosadvindos de marcações feitasincorretamente no cartão derespostas serão de inteiraresponsabilidade do candidato.

5.12.4. Na correção doCartão de Respostas, seráatribuída nota zero às questõesrasuradas com mais de umaopção assinalada ou embranco.

5.12.5. Sob nenhumahipótese haverá a substituiçãodo Cartão de Respostas porerro do candidato.

5.13. No decorrer da provase o candidato observarqualquer anormalidade gráficaou irregularidade na formulaçãode alguma questão, ou mesmoque não esteja ela prevista noprograma, deverá manifestar-sejunto ao Fiscal de Sala que,anotará na folha de ocorrênciaspara posterior análise daComissão PermanenteOrganizadora de ProcessosSeletivos e Concursos

Públicos.5.13.1. Os pontos

correspondentes às questõesporventura anuladas serãoatribuídos a todos oscandidatos, independentementeda formulação dos recursos.

5.14. Ao terminar aprova, o candidato entregará aoExaminador/Fiscal, o Cadernode Questões e o Cartão deRespostas/Gabarito, bemcomo, todo e qualquer materialcedido para execução da prova,podendo, no entanto copiar nogabarito auxiliar o resultado desuas questões para posteriorconferência.

5.15. Ao final da prova,os 02 (dois) últimos candidatosdeverão permanecer na sala,sendo liberados somentequando todos a tiveremconcluído.

5.16. Não haverásegunda chamada ou repetiçãoda prova, nem mesmo início daprova após o horário fixado,qualquer que seja o motivoalegado, importando a ausênciaou atraso do candidato na suaeliminação.

5.17. Sob nenhumaalegação será feita a prova forados locais pré-estabelecidos.

5.18. O nãocomparecimento pararealização da prova excluiráautomaticamente o candidatodo Processo SeletivoSimplificado.

6. DO PROGRAMA DAPROVA ESCRITA

6.1. Português: fonologia;ortografia; acentuação;pontuação; crase; estrutura eformação das palavras; verbos;substantivos; artigos; adjetivos;advérbios; pronomes; numerais;preposições; conjunções;interjeições; sintaxe; termosessenciais da oração; termosintegrantes da oração, termosacessórios da oração evocativo; orações subordinadassubstantivas; oraçõessubordinadas adjetivas; oraçõessubordinadas adverbiais;orações coordenadas,concordância verbal e nominal;regência verbal e nominal;discurso direto, discurso indiretoe discurso indireto livre; coesãoe coerência; significação daspalavras: sinônimos,antônimos, sentidos próprio efigurado das palavras;interpretação de texto.

6.2. Matemática:Números e operações:resolução de situações-problema, envolvendo númerosnaturais, inteiros, racionais eirracionais; conjuntosnuméricos; fatorações esimplificações; equações ouinequações do 1º e 2º graus;gráficos; funções polinomiais do1º e do 2º graus; funçãoexponencial; logaritmos;progressões; matrizes edeterminantes; sistemalineares; análise combinatória;probabilidades; razão eproporção; porcentagem e juros

simples e compostos. Espaçoe forma: sistema decoordenadas cartesianas;classificação de figurastridimensionais ebidimensionais, segundocritérios diversos, como: corposredondos e poliedros; poliedrosregulares e não-regulares,prismas, pirâmides e outrospoliedros; círculos, polígonos eoutras figuras; número de lados;simetria; paralelismo de lados,medidas de ângulos e de lados;identificação de ângulos;determinação da soma dosângulos; congruência e/ousemelhança de triângulos;aplicação do teorema de Talese do teorema de Pitágoras.Medidas: resolução desituações-problema envolvendograndezas (capacidade, tempo,massa, temperatura) e asrespectivas unidades demedida; cálculo da área desuperfícies planas; cálculo daárea da superfície total e cálculodo volume dos sólidosgeométricos. Tratamento dainformação: leitura einterpretação de dadosexpressos em gráficos decolunas, de setores,histogramas e polígonos defreqüência; obtenção dasmedidas de tendência centralde uma pesquisa (média, modae mediana); construção doespaço amostral, utilizando oprincípio multiplicativo e aindicação da probabilidade deum evento por meio de umarazão.

6.3. ConhecimentosPedagógicos:

Concepção de inclusãoeducacional;

Atendimento educacionalespecializado para alunos daeducação inclusiva;

Educação e Sociedade noBrasil;

Fundamentos deAlfabetização e Letramento;

Competências para ensinarno século XXI;

Projeto PolíticoPedagógico;

A formação do professor;Diversidade humana e

cultural;A relação professor – aluno;Avaliação Educacional -

C o n c e p ç õ e s / F u n ç õ e s /Processo;

Planejamento de ensino;Aspectos Filosóficos da

Educação - o pensamentopedagógico moderno:iluminista, positivista,socialista, escolanovista,fenomenológico-existencialista,antiautoritário, crítico.Tendências atuais: liberais eprogressistas. O pensamentopedagógico brasileiro: correntese tendências na prática escolar.

Aspectos Sociológicos daEducação - as basessociológicas da Educação, aEducação como processosocial, as instituições sociaisbásicas, educação para ocontrole e para a transformaçãosocial, cultura e organização

4.1.1. Da Prova Escrita:4.1.1.1. O Processo

Seletivo Simplificado constaráde prova objetiva para todos oscandidatos inscritos, de carátereliminatório e visando o grau deconhecimento teórico docandidato necessário aodesempenho do empregopúblico temporário, e serácomposta de 30 (trinta)questões de múltipla escolhacom 4 (quatro) alternativasvalendo 1,00 (um) ponto cadauma, de acordo com oPrograma da Prova Escritaconstante do Item 6, cujasmatérias versarão sobre:

4.1.1.1.1. Para oscandidatos aos empregospúblicos temporários deProfessor de EducaçãoInfantil e Professor de EnsinoFundamental I.

· matemática – 05(cinco) questões;

· português – 05 (cinco)questões;

· c o n h e c i m e n t o spedagógicos – 20 (vinte)questões.

4.1.1.1.2. Para oscandidatos aos empregospúblicos temporários de PEF IIda área específica docurrículo (Ciências,Educação Artística,Educação Física -Licenciatura, Geografia,História, Inglês, Matemáticae Português).

· C o n h e c i m e n t o spedagógicos – 10 (dez)questões;

· c o n h e c i m e n t o sespecíficos – 20 (vinte)questões.

4.1.1.1.3. Para oscandidatos ao emprego públicotemporário de PEF II deEducação Física - Bacharel.

· c o n h e c i m e n t o sespecíficos – 30 (trinta)questões.

4.1.1.1.4. As questões deconhecimentos pedagógicosvisam aferir as noções básicasrelacionadas aosconhecimentos pedagógicos elegislação educacional.

4.1.1.1.5. As questões deconhecimentos específicosvisam aferir as noções básicasrelacionadas à sua disciplina deformação ou sua formaçãoprofissional.

4.1.1.1.6. A bibliografiarelativa às matérias fica livre,para que o candidato opte peloautor ou autores que melhor lheconvier e que,preferencialmente, discorramsobre os temas do “Programada Prova Escrita”, visto que aextensão, a complexidade e asubjetividade dos diversosassuntos impedem a indicaçãode uma bibliografia determinadae inflexível.

4.2.1. Dos Títulos:4.2.1.1. Concorrerão à

contagem de pontos por Títulossomente os candidatos queforem aprovados na forma doitem 7 (sete) do presente edital.

4.2.1.2. A pontuaçãoalcançada nos títulos será

Matemática, e formaçãopedagógica nos termos dalegislação vigente, para oscandidatos ao emprego de PEFII de Matemática.

3 . 1 . 1 . 1 0 .Curso de nível superiorcompleto, licenciatura degraduação plena comhabilitação em Letras(Lingüística) e formaçãopedagógica nos termos dalegislação vigente, para oscandidatos ao emprego de PEFII de Português.

3.1.1.11. Os Certificados ouDeclarações de Conclusão dosCursos serão analisados quantoaos conteúdos pedagógicosrelacionados à área objetodeste Edital, razão pela qual setorna obrigatório aapresentação do HistóricoEscolar.

3.1.2. Ser brasileiro ouestrangeiro nos termos daEmenda Constitucional, n.º 19/98;

3.1.3. Ter no mínimo 18(dezoito) anos completos;

3.1.4. Estar quites coma Justiça Eleitoral;

3.1.5. Estar devidamenteregularizado junto ao Cadastrode Pessoas Físicas doMinistério da Fazenda, atravésda Secretaria da ReceitaFederal;

3.1.6. Se do sexomasculino, comprovar estaremsatisfeitas suas obrigaçõespara com o Serviço Militar;

3.1.7. Estar em plenogozo dos direitos civis epolíticos;

3.1.8. Atender ascondições especiais prescritaspara a habilitação ao ProcessoSeletivo Simplificado;

3.1.9. Possuir osnecessários documentos deidentificação pessoal eprofissional;

3.1.10. Não ter sidodemitido ou exonerado doserviço público (federal,estadual ou municipal) emconseqüência de processoadministrativo (justa causa oua bem do serviço público);

3.1.11. Não ser aposentadopor invalidez ou ter aaposentadoria especial para omesmo cargo público quepretende concorrer e nem estarcom a idade igual ou superior a70 (setenta) anos, que é fixadapara aposentadoriacompulsória.

3.2. ATENÇÃO: Ocandidato, por ocasião daconvocação, deverá comprovartodos os requisitos acimaelencados. A não apresenta­çãodos comprovantes exigidostornará sem efeito a aprovaçãoobtida pelo candidato,anulando-se todos os atos ouefeitos decorrentes da inscriçãono Processo SeletivoSimplificado.

4. DAS PROVAS

4.1. O Processo SeletivoSimplificado será compostodas seguintes fases:

Page 8: jipero_ed219_pg_1_a_12

6.4.3. PEFII de EducaçãoFísica - Bacharel: Processohistórico da educação física, ohomem e sua corporeidade; ohomem e a motricidade; acultura corporal e suaexpressão nos temas: dança(ritmos e movimentos),ginástica, jogo e esporte; regrase modalidades esportivas;aparelhos utilizados emprogramas de educaçãocorporal; técnicas detreinamento e disciplinaesportiva; noções de primeirossocorros; técnicas de avaliaçãofísica; técnicas de organizaçãode campeonatos poliesportivos;técnicas de aulas de recreaçãoe lazer.

6.4.4. PEFII de EducaçãoFísica - Licenciatura:Conceito, princípios, finalidadese objetivos da educação físicaescolar; tendências e filosofiassubjacentes às concepções deeducação física; processohistórico da educação física, ohomem e sua corporeidade;metodologia do ensino daeducação física escolar; ohomem e a motricidade; acultura corporal e suaexpressão nos temas: dança(ritmos e movimentos),ginástica, jogo e esporte; aludicidade e o jogo;fundamentos metodológicos eprincípios do esporteeducacional, dos jogos e dasexpressões ginásticas;indicação para umatransformadora – avaliação daeducação física escolar; regrase modalidades esportivas;aparelhos utilizados emprogramas de educaçãocorporal; técnicas detreinamento e disciplinaesportiva; noções de primeirossocorros; técnicas de avaliaçãofísica; técnicas de organizaçãode campeonatos poliesportivos;técnicas de aulas de recreaçãoe lazer.

6.4.5. PEFII de Geografia:as relações sociedade naturezado ensino da geografia;Evolução do Pensamentogeográfico; O ensino deGeografia no EnsinoFundamental; Conceitos:Espaço, Região e Território. Osdomínios naturais; paisagensclimato-botânicas; BRASIL:quadro geomorfológico; Aexploração dos recursosnaturais e seus impactosambientais; A construçãogeográfica do território;Desterritorialização e suasdimensões; O meio técnico-científico internacional;Reorganização produtiva doterritório; Metropolização einvolução Urbana;Transformações na agricultura;A população; As fases daindustrialização e o processo deocupação do território e suasvinculações com aindustrialização mundial – aindustrialização e o processo deurbanização (movimentos dapopulação), questão ambiental(qualidade de vida); Relaçãocidade/ campo: As relações de

produção, circulação,distribuição e consumo nosvários movimentos deocupação; organizaçãoregional: o processo deregionalização do territóriobrasileiro; as regiõesgeoeconômicas brasileiras; adivisão político-administrativoregional e o planejamento daorganização do territóriobrasileiro – a divisão regionalatual do IBGE – as outrasdivisões regionais do territóriobrasileiro. Organização doespaço mundial: processo deindustrialização e urbanização,os recursos naturais do globo ea questão ambiental: oprocesso de Apropriação/utilização, conservação,degradação dos grandesconjuntos morfoclimáticos, osrecursos minerais e a escolageológica do tempo; ofenômeno da globalização; oneoliberalismo: impactos sobreespaço e a sociedade latino-americana; Mercosul: dilemase perspectivas; Dilemas econtradições da hegemonianorte-americana; Desagregaçãosoviética e a posição periféricarussa; Leste Europeu e atransição para o capitalismo; Oespaço europeu; Contradiçõesdo crescimento econômicochinês; África: periferia docapitalismo; diversidadesregionais; Blocos econômicos;Islamismo e geopolítica;Globalização e suasconseqüências.

6.4.6. PEFII de História:Aspectos metodológicos doensino da História; A Históriacomo conhecimento humano;O fato e o processo histórico.As comunidades antigas: incas,egípcios, gregos e romanos.Formação do aspecto socialbrasileiro; a apropriação daAmérica pelos Europeus,formação da sociedadebrasileira; a organizaçãoadministrativa, a organizaçãoeconômica e as formas detrabalho, a sociedade colonial,expansão territorial e dasdescobertas das minas,influência das ideologias liberaisna história do Brasil emovimentos político-sociais nofinal do século XVIII,transformações ocorridas naEuropa no início do século XIXe a vinda da Corte Portuguesapara o Brasil; Formação doEspaço Social BrasileiroIndependente: a colonização daAmérica – sistemas coloniais eMercantilismo; movimentos deIndependência; a organizaçãodo Estado brasileiro,movimentos populares eagitações político-sociais nasprovíncias, mudanças nopanorama mundial etransformações sócio-econômicas no Brasil, o Brasildo século XX, a SegundaRepública e a crise mundial,uma experiência democráticano Brasil – Deposição deVargas e a Era de JK, o golpede 1964 e a aberturademocrática; O Estado

nacional brasileiro na AméricaLatina: o Estado brasileiroatual, os Estados nacionais naAmérica Latina (semelhanças ediferenças), a formação dosEstados Nacionais liberais nosséculos XVIII e XIX nasAméricas, a modernização dosEstados Republicanos naAmérica Latina e suasmanifestações; As novasrelações econômicas e políticas– a Globalização e o Mercosul,as manifestações culturais daAmérica Latina – ontem e hoje;a construção do Brasilcontemporâneo na ordeminternacional: transição doFeudalismo para Capitalismo;Afirmação do capitalismo e doliberalismo; hegemonia docapital inglês; ciências eiluminismo; a economia políticae seus fundamentos; aRevolução Francesa, aRevolução Americana e asindependências na AméricaLatina. Capitalismo,imperialismo e liberalismo: oimperialismo eneocolonialismo; a formaçãoterritorial; a consolidação docapitalismo norte americano; aAmérica Latina sob ahegemonia do capital;Revolução Russa; configuraçãodo mundo contemporâneo:perda da hegemonia européia ea constituição de uma novaordem internacional; relaçõesinternacionais e dinâmicainterna da América Latina,ciência, tecnologia e sociedadecontemporânea: a ordemrepublicana no Brasil, potênciaseuropéias e a disputa pelasregiões produtoras de matériaprima, consolidação doCapitalismo monopolistas nosEUA e a crise mundial doliberalismo, os conflitos entre asgrandes potências e aconsolidação do Capitalismomonopolista no Brasil, governosmilitares na América e oprocesso de redemocratização,desenvolvimento brasileiro naatualidade, o Brasil no contextodo mundo atual.

6.4.7. PEFII de Inglês:Verbo To be (presente /passado); AdjetivosPossessivos; PronomesPossessivos; PronomesDemonstrativos; PronomesOblíquos; PronomesInterrogativos; Artigos; Uso deHow much e How many; Graudos Adjetivos (Comparativo eSuperlativo); Posição dosAdjetivos; Preposições (in, on,at, by); Formação de advérbios;Tempos Verbais (presentesimples, passado simples,futuro simples); Passado dosverbos regulares e irregulares;Presente Continuous; Futuroimediato; Plural dossubstantivos; Tag Questions;Números Cardinais; NúmerosOrdinais; Dias da semana;Meses do ano.

6.4.8. PEFII deMatemática: Aspectosmetodológicos do ensino dematemática; a matemática eseu papel no desenvolvimento

do pensamento lógico dacriança; Noções de Lógica;Noções de Conjuntos:Operações, propriedades eaplicações na resolução deproblemas. Conjuntosnuméricos – Os sistemas denumeração, números naturais,inteiros, racionais e reais,conceitos, operações,propriedades, representações,aplicações e resolução deproblemas; função de 1º grau;função de 2º grau; funçãoexponencial; logaritmos;Geometria Analítica – Ponto,estudo da reta e dacircunferência, posiçõesrelativas, perpendicularidade,tangencia, lugares geométricos,elipse, hipérbole, parábola.Geometria – Conceitosprimitivos, ângulos, triângulos,quadriláteros e demaispolígonos, circunferências ecírculos, unidades de medidasdo Sistema Internacional, árease perímetros de figuras planas,aplicações de propriedadesgeométricas, congruência esemelhança. GeometriaEspacial: Sólidos geométricos,diedros, prismas, pirâmide,cilindro, cone esfera.Trigonometria: Trigonometria notriângulo retângulo e no ciclotrigonométrico, funçõestrigonométricas, equações einequações. Resolução deproblemas – Resolução deproblemas, construção deequação e interpretação deproblemas; Estatística –Construção e interpretação detabelas e gráficos, medidas decentralidade e de dispersão;Combinatória e probabilidade:Principio fundamental decontagem, arranjo, combinação,permutação, noções deprobabilidade e aplicações;Matrizes, determinantes eSistemas lineares: Operações,propriedades, sistemas deequações lineares e aplicações;Proporcionalidade: Razão,proporção, regra de três,porcentagem, juros, aplicaçõese resolução de problemas.

6.4.9. PEFII de Português:Elementos da comunicação,língua e fala; o signo lingüístico(significante, significado,denotação, conotação, figurasde linguagem); funções dalinguagem; linguagem oral elinguagem escrita;comunicação de massa –jornais, revistas, rádio etelevisão; Publicidade epropaganda, história emquadrinho; linguagem, língua ediscurso; língua e sociedade;fonologia; ortografia;acentuação; estrutura eformação das palavras; verbos;substantivos; artigos; adjetivos;advérbios; pronomes; numerais;preposições; conjunções;interjeições; sintaxe; termosessenciais da oração; termosintegrantes da oração, termosacessórios da oração evocativo; orações subordinadassubstantivas; oraçõessubordinadas adjetivas; oraçõessubordinadas adverbiais;

tecidos; Exigências nutritivasbásicas e minerais; Aspectosbásicos na organização efisiologia dos aparelhos:digestivo, circulatório,respiratório, excretor, nervoso,endócrino, reprodutor,locomotor, característicasanatômicas e fisiológicas dasglândulas endócrinas; Asestruturas sensoriais e suasrelações com o ambiente; Adescoberta do sexo – métodoscontraceptivos, doençassexualmente transmissíveis eprevenção da AIDS; Sexo naadolescência; Origem,evolução, classificação ecaracterísticas dos seres vivos– ecossistemas, populações ecomunidade; Relação Produtor/Consumidor/ decompositor – ainterferência do homem noequilíbrio e desequilíbrio danatureza; Promoção da Saúde:Parasitas do Homem,epidemias e endemiasconhecidas, AIDS e DST; oambiente físico e a história daterra – Evolução da Astronomia:estudo dos astros, instrumentopara pesquisa do Universo; Ohomem e as viagens espaciais;o planeta terra: a importânciapara os seres vivos; Fósseis,solo: litosfera, uso, nutrientesdo solo e seu aproveitamento;Água: ciclo atmosférico: asfunções vitais e naturais, ar esaúde humana; Recursosnaturais renováveis e nãorenováveis; O clima e os seresvivos.

6.4.2. PEFII de EducaçãoArtística: Fundamentoshistóricos, filosóficos e psico-pedagógicos da EducaçãoArtística; linguagens e objetivosdo ensino de arte segundo osPCNs; Trabalhos manuais depintura, desenho, artesplásticas, artesanato e afins;comunicação e expressãoatravés das artes; criatividade eprocessos de criação no ensinoescolar da arte; metodologiasde ensino da arte na práxisescolar; do lassaiz-faire àMetodologia Triangular;pressupostos e objetivos dasartes visuais na escola;elementos de artes visuais:forma, luz, cor, espaço, tempo,textura, movimento, volume; oespaço bi e tridimensional; artecomo expressão ecomunicação; conteúdo esignificado nas obras de arte;pressupostos e objetivos dasArtes Cênicas na escola;elementos da linguagemcênica: corpo, voz, movimento,espaço-tempo; teatro naeducação escolar; EducaçãoMusical: pressupostos eobjetivos da música na escola;cultura popular: fundamentos,conceituação, folclore,manifestações folclóricas.História da arte: conceituaçõese metodologias de trabalho noensino escolar; da pré-históriaà arte contemporânea; Artebrasileira: do período pré-descobrimento até acontemporaneidade; arte afro-brasileira e artes populares.

social, desigualdades sociais,a relação escola / família /comunidade. Educação eSociedade no Brasil.

Aspectos Psicológicos daEducação - a relaçãodesenvolvimento /aprendizagem: diferentesabordagens, a relaçãopensamento / linguagem - aformação de conceitos,crescimento e desenvolvimento:o biológico, o psicológico e osocial. O desenvolvimentocognitivo e afetivo.

Aspectos do CotidianoEscolar - a formação doprofessor; a avaliação comoprocesso; currículo, cidadania,diversidade humana e cultural;a relação professor / aluno;gestão educacional eplanejamento de ensino; ademocratização da escola:participação e autonomia; osdireitos da criança e doadolescente; a sala de aula esua pluralidade;

Concepção de inclusãoeducacional, adaptaçõescurriculares, atendimentoeducacional especializado paraalunado da educação inclusiva;

Diretrizes, Parâmetros,Medidas e Dispositivos Legaispara a Educação - A LDB atual,os Parâmetros CurricularesNacionais para o EnsinoFundamental, as DiretrizesCurriculares para o EnsinoFundamental, o Estatuto daCriança e do Adolescente,Constituição da RepúblicaFederativa do Brasil – CapítuloIII – Seção I – da Educação.

6.4. ConhecimentosEspecíficos:

6.4.1. PEFII de Ciências:Aspectos metodológicos doensino de Ciências; Matéria esuas propriedades; a evoluçãoda química: Da alquimia aquímica dos nossos dias:classificação dos elementos emisturas – substâncias ereações químicas – As funçõese as leis químicas – A utilizaçãodos elementos químicos e deseus compostos pelos seresvivos; A química no progressode ciências e da tecnologia-bioquímica; energia: formas,transformação da energia e aqualidade de vida humana,fontes alternativas; Noções deFísica: Movimento, força inércia,massa e peso – máquinas –redução do espaço para arealização do trabalho – óptica;A industrialização no Brasil – ooperário brasileiro: Relaçãohomem e trabalho, atividadeseconômicas, saúdeocupacional: acidentes detrabalho (causas e prevenção);Origens, evolução biológica ecultural do homem e suasnecessidades básicas: O lugardo homem na natureza;constituição do organismo; osprincipais eventos históricos noestabelecimento da teoriacelular; a evolução celular;Aspectos gerais na organizaçãoe funcionamento da célula;diferenciação entre células,tecidos e sistemas; estudo dos

Page 9: jipero_ed219_pg_1_a_12

9.3.3. Preferência aocandidato que tiver o maiornúmero de pontos na Prova deConhecimentos Pedagógicos;

9.3.4. Preferência aocandidato com maior número defilhos menores de 18 anos ouincapazes.

10. DOS RECURSOS

10.1. Os recursos oupedidos de revisão de provas ounotas, poderão ser interpostosno prazo máximo de 2 (dois)dias úteis, contados a partir da:

10.1.1. Homologação dasInscrições.

10.1.2. Aplicação da provaescrita.

10.1.3. Divulgação doGabarito Oficial do ProcessoSeletivo Simplificado.

10.1.4. Divulgação da listados aprovados e resultado finaldo Processo SeletivoSimplificado.

10.2. O recurso deverá serendereçado à ComissãoPermanente Organizadora deProcessos Seletivos eConcursos Públicos e entregueno Setor de Protocolo daPrefeitura no prazoestabelecido.

10.3. A interposição dosrecursos não obsta o regularandamento do cronograma doProcesso Seletivo Simplificado.

10.4. O recurso deverá serindividual, contendo justificativapormenorizada, sendoliminarmente indeferidos os quenão tenham fatos novos ou quese baseiam em razõessubjetivas.

10.5. Caso hajaprocedência de recursointerposto dentro dasespecificações, poderá,eventualmente alterar aclassificação inicial obtida pelocandidato para umaclassificação superior ou inferiorou ainda poderá ocorrer adesclassificação do candidatoque não obtiver nota mínimaexigida para aprovação.

10.6. Depois de julgadostodos os recursosapresentados, será republicadoo resultado final do ProcessoSeletivo Simplificado, com asalterações ocorridas em face dodisposto no item 10.5. acima,se for o caso.

10.7. É vedado orequerimento de exibição deprovas de terceiros a qualqueroutro candidato, bem como, nãoserá aceito vistas de prova,revisão de recurso, recurso dorecurso ou recurso de gabaritofinal definitivo.

10.8. A ComissãoPermanente Organizadora deProcessos Seletivos eConcursos Públicos constituiúltima instância para recurso,sendo soberana em suasdecisões, razão pela qual nãocaberão recursos adicionais.

10.9. O candidato que nãofor aprovado, não terá seu nomeconfigurado na lista a serpublicada.

11. DA ADMISSÃO

11.1. A convocação paraadmissão do candidatoaprovado será feita na ordem declassificação e na medida dasnecessidades da Prefeitura. Ascontratações serão feitas emcaráter temporário, conformeregime instituído pelaConsolidação das Leis doTrabalho - CLT.

11.1.1. Encerrada alista de classificados e emhavendo necessidade seráreiniciada a convocaçãoobedecida a mesma ordem declassificação.

11.1.2. Esgotada a listade classificados desteProcesso Seletivo, oscandidatos que não haviammanifestado interesseanteriormente, bem como,aqueles que já tiveram seucontrato de trabalho encerrado,estarão novamente aptos paracontratação por tempodeterminado.

11.2. A simples aprovaçãono Processo SeletivoSimplificado não gera direito aadmissão, pois a Prefeituraconvocará apenas o número deaprovados que, de acordo comseu critério, julgar necessário.

11.3. A aprovação noProcesso Seletivo Públicoassegurará apenas aexpectativa de direito àcontratação, ficando aconcretização deste atocondicionada à observância dasdisposições legais pertinentes,da existência de recursosfinanceiros, do exclusivointeresse e conveniência daAdministração Municipal, darigorosa ordem de classificaçãoe do prazo de validade doProcesso Seletivo Público;

11.4. A convocação doscandidatos para contrataçãoserá feita conforme regulamentoe calendário divulgados pelaSecretaria de Educação, Culturae Esporte, devendo no ato,apresentarem os seguintesdocumentos:

a) Carteira de Trabalhooriginal;

b) Uma cópia da Carteirade Trabalho (página onde selocaliza a foto do titular e o verso)

c) Uma foto 3x4;d) Três cópias da Carteira

de Identidade - RG;e) Três cópias do CPF;f) Uma cópia do Cartão do

PIS/PASEP,g) Uma cópia do Título de

Eleitor (com comprovante devotação na última eleição);

h) Uma cópia da Certidãode Nascimento (se for solteiro),ou de Casamento (se forcasado);

i) Uma cópia do Certificadode Reservista ou de quitaçãocom o Serviço Militar (se for dosexo masculino e menor de 45anos);

j) Uma cópia da Certidão deNascimento de filhos (se ospossuir);

k) Uma cópia do Cartão deVacinação dos filhos menores

de 06 (seis) anos (se ospossuir);

l) Atestado de FrequênciaEscolar dos filhos em idade apartir dos 07 (sete) anos (se ospossuir);

m) Duas cópias doComprovante de Residência(água, luz, telefone atual oucontrato de locação);

n) Certidão Negativa deAntecedentes Criminaisexpedida pelo órgão competenteda região de seu domicílio;

o) Duas cópiasautenticadas do comprovanteda escolaridade exigida(diploma ou certificado),conforme consta do item 3.1.1.deste Edital. O candidato quenão comprovar sua escolaridadepara o exercício das atribuiçõesdo emprego público temporário,será eliminado deste ProcessoSeletivo Simplificado;

p) Duas cópiasautenticadas do Registro juntoao Conselho Regional deClasse, se for o caso.

q) Atestado de Saúdeexpedido pelo Órgão Municipalde Saúde;

r) Declaração de acúmuloou não, de emprego, cargo oufunção pública nas esferasmunicipal, estadual ou federal;

s) Declaração de que nãopercebe proventos deaposentadoria do regime Próprioda Previdência Social, ematendimento ao disposto no §10, do Artigo 37, da ConstituiçãoFederal e da EmendaConstitucional Nº 20/98;

11.4.1. As cópias dosdocumentos relacionados nasalíneas de “a” a “s”, do Item11.4. acima devem estarlegíveis.

11.5. O candidato teráexaurido os direitos de suahabilitação no ProcessoSeletivo Simplificado, caso severifique qualquer das seguinteshipóteses:

a) não atender àconvocação para a contratação;

b) não apresentar osdocumentos relacionados nasalíneas de “a” a “s”, do Item11.4.acima;

c) não entrar em exercícioda classe para a qual foicontratado;

d) desistir de classe ouaulas já atribuídas.

11.6. O candidato teráum prazo de 03 (três) dias úteispara manifestar seu interesse eassumir o emprego públicotemporário em local para o qualserá designado, a contar dadata do recebimento danotificação que precederá aadmissão. A omissão ou anegação do candidato seráentendida como desistência daadmissão.

11.7. A não apresentaçãoda documentação ecomprovação dos requisitos porocasião da convocaçãoeliminará o candidato doProcesso Seletivo Simplificado,anulando todos os atosdecorrentes da inscrição, semprejuízo das sanções penais

reprográficas autenticadas oucópia simples, acompanhadasdo original, para serem vistadaspelo receptor. Não serão aceitosprotocolos dos documentos,nem documentos por fac-símile.

8.7.2. Juntamente com ostítulos, deverá ser apresentadarelação dos mesmos, emformulário próprio, conformemodelo (Anexo I). Esta relaçãodeverá ser preenchida em duasvias; destas, uma serárubricada pelo receptor edevolvida ao candidato e a outraserá encaminhada à ComissãoPermanente Organizadora deProcessos Seletivos eConcursos Públicos paraconferência e atribuição dospontos.

8.7.3. Na relação dostítulos, o candidato declararáexpressamente o curso quepossui sua carga horáriamínima e a instituição de ensinoexpedidora, exceção feita aostítulos utilizados como pré-requisitos para habilitação aoemprego público temporário ouque não estejam discriminadosno item 8.1. acima, que mesmoapresentados não serãopontuados.

8.7.4. Os títulos erespectiva relação serãoentregues em envelopedevidamente identificado com onome do candidato e o númerodo RG.

8.7.5. Os documentoscomprobatórios de títulos nãopodem apresentar rasuras,emendas ou entrelinhas.

8.7.6. Comprovada emqualquer tempo, irregularidadeou ilegalidade na obtenção dostítulos do candidato, bem comoencaminhamento de ummesmo título em duplicidade,com o fim de obter duplapontuação, o candidato teráanulada a totalidade de pontosdesta prova. Comprovada aculpa do candidato, serãoanulados todos os atosdecorrentes de sua inscrição,sendo este excluído doProcesso Seletivo Simplificado,sem prejuízo das sançõespenais aplicáveis às falsidadesda documentação.

9 - DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. A nota final docandidato habilitado noProcesso Seletivo Simplificadoserá igual à somatória dospontos obtidos na provaESCRITA e pontos alcançadosnos TÍTULOS.

9.2. Os candidatosaprovados serão classificadospor ordem decrescente de valorda nota final.

9.3. No caso deempate na classificação final,serão adotados os seguintescritérios para desempate, noque couber:

9.3.1. Preferência aocandidato com maior idade;

9.3.2. Preferência aocandidato que tiver o maiornúmero de pontos na Prova deConhecimentos Específicos;

orações coordenadas, concordância verbal e nominal; regênciaverbal e nominal; análise e interpretação de textos; análise sintática;período simples e composto; pontuação; uso da crase; uso dohífen; divisão silábica.

7. DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROVAS

7.1. A prova escrita constará de 30 (trinta) questões comtestes de múltipla escolha.

7.2. A prova escrita será avaliada de 00 (zero) a 30 (trinta)pontos, consideradas as matérias constantes do programa de prova,valendo cada questão 01 (um) ponto.

7.2.1. Será considerado aprovado o candidato que obtiver somade pontos igual ou superior a 15 (quinze) pontos, computados ospontos das materiais em conjunto.

8. DOS TÍTULOS

8.1. Aos candidatos aprovados na prova escrita deste ProcessoSeletivo Simplificado e que forem possuidores de títulos, além daformação básica exigida no item 3 - DOS REQUISITOS, serãoatribuídos os seguintes pontos:

8.2. Somente farão jus à pontuação relativa aos títulos, oscandidatos classificados na prova escrita, habilitados conformedisposto no item 7.2.1.

8.3. Não serão considerados, para fins de pontuação, protocolosde documentos.

8.4. Não será considerado para contagem de títulos o requisitoexigido para o emprego público temporário pretendido.

8.5. A pontuação relativa aos títulos será considerada apenaspara efeito de “classificação” e não para efeito de “aprovação”.

8.6. Serão considerados para efeito de pontuação de Títulos,os certificados, comprovantes ou diplomas de conclusão de cursos,expedidos por instituição de ensino autorizada ou reconhecida peloMinistério da Educação.

8.6.1. Se deferidos os títulos, os pontos atribuídos serãocomputados à nota final do candidato aprovado.

8.6.2. Serão computados somente como títulos, osdiscriminados no item 8.1. deste Edital, e que, deverão guardardireta relação com as atribuições do emprego público temporáriopara o qual o candidato está concorrendo.

8.7. Todos os documentos relativos aos títulos, bem como osdocumentos comprobatórios da carga horária mínima, a serempontuados na forma aqui estabelecida, deverão ser entreguesexclusivamente no dia e período da realização da provaescrita, mediante contra-recibo, não sendo permitida a juntada oua substituição de quaisquer documentos extemporâneos. 

8.7.1. Os documentos deverão ser entregues em cópias

TÍTULOS COMPROVANTES

QUANTIDADE

MÁXIMA

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

Doutorado

Strictu

Senso

Diploma devidamente registrado ou documento

comprobatório de conclusão do doutorado, obtido até a

data do encerramento da inscrição.

1 4,0 4,0

Mestrado Strictu

Senso

Diploma devidamente registrado ou documento

comprobatório de conclusão do mestrado, obtido até a

data do encerramento da inscrição.

1 3,0 3,0

Curso de Pós-

Graduação –

Especialização Latu

Senso – mínimo de 360 horas

Certificado/Declaração de

conclusão de curso, em

papel timbrado da instituição,

com assinatura e carimbo do

responsável, número de

horas e data do documento, concluído até

a data do encerramento da inscrição.

2 1,0 2,0

Page 10: jipero_ed219_pg_1_a_12

Público, não havendo responsabilidade da Prefeitura Municipalde Iperó quanto a informações divulgadas por outros meios quenão sejam no quadro de avisos e publicações da Prefeitura, noJornal de Iperó e em caráter meramente informativo nos sites:www.sigmaassessoria.com.br e www.ipero.sp.gov.br.

13.10. A Prefeitura Municipal de Iperó e a empresa SigmaAssessoria Administrativa Ltda. não recomendam nenhuma apostilapreparatória para o presente Processo Seletivo Simplificado, bemcomo, não aprovam a comercialização e nem fornecerão nenhumaapostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo dequalquer produto adquirido pelo candidato.

13.11. A elaboração dos editais, das provas, sua aplicação ecorreção, bem como a classificação dos aprovados, ficarão sob aresponsabilidade da Comissão Permanente Organizadora deProcessos Seletivos e Concursos Públicos e da empresa SigmaAssessoria Administrativa Ltda, devidamente contratada para talfim.

13.12. Os casos omissos serão resolvidos pela ComissãoPermanente Organizadora de Processos Seletivos e ConcursosPúblicos, “ad referendum” do Senhor Prefeito Municipal.

13.13. Caberá ao Prefeito Municipal de Iperó, a homologaçãodos resultados finais deste Processo Seletivo Simplificado.

Iperó, 06 de outubro de 2011.

encaminhe o laudo médico oua solicitação de confecção deprova especial, até o prazodeterminado, não seráconsiderado como portador denecessidades especiais, nãotendo direito à prova especial,seja qual for o motivo alegado,mesmo que tenha assinaladotal opção na Ficha de Inscrição.

13. DAS DISPOSIÇÕESFINAIS

13.1. O candidato, aoinscrever-se, está aceitandotodas as disposições desteEdital e da legislação vigente.

13.2. A inexatidão dasafirmativas e/ou irregularidadesde documentos, mesmo queverificadas posteriormente,acarretarão a nulidade dainscrição e desqualificação docandidato, com todas asdecorrências, sem prejuízo dasmedidas de ordemadministrativas, civil e criminal.

13.3. O candidato devemanter, durante o prazo devalidade deste ProcessoSeletivo Simplificado, o seuendereço atualizado paraeventuais convocações, junto àDivisão de Recursos Humanosda Prefeitura, não lhe cabendoqualquer reclamação caso nãoseja possível ao órgãocompetente convocá-lo por faltada citada atualização.

13.4. O prazo devalidade deste ProcessoSeletivo Simplificado é até 31de Dezembro de 2012, nãopodendo ser prorrogado total ouparcialmente.

13.5. Em hipótesealguma será restituída a taxa deinscrição.

13.6. Em sendo decorridoo prazo de auditoria das contasmunicipais por parte dos órgãosfiscalizadores e não secaracterizando qualquer óbice,é facultada a incineração dasprovas e demais registrosescritos, mantendo-se, porémpelo prazo de validade doProcesso Seletivo Simplificado,os registros eletrônicos.

13.7. Por razões de ordemtécnica e de segurança aComissão PermanenteOrganizadora de ProcessosSeletivos e Concursos Públicose a empresa Sigma AssessoriaAdministrativa Ltda, reservam-se do direito de não fornecer, emhipótese alguma, nenhumacópia do caderno de provas acandidato, autoridades ou ainstituição de direito público ouprivado, mesmo após oencerramento o ProcessoSeletivo Simplificado.

13.8. Não será fornecido aocandidato qualquer documentocomprobatório de classificaçãono Processo SeletivoSimplificado, valendo para essefim, a homologação publicadano Jornal de Iperó.

13.9. O Candidato étotalmente responsável peloacompanhamento daspublicações referente aopresente Processo Seletivo

aplicáveis às falsidades dadeclaração constante da fichade inscrição.

12. DOS CANDIDATOSPORTADORES DENECESSIDADES ESPECIAIS

12.1. Os candidatosportadores de necessidadesespeciais participarão doProcesso Seletivo Simplificadoem igualdade de condiçõescom os demais candidatos, noque se refere à conteúdo,avaliação, duração, horário elocal de aplicação das provas.

12.2. Não haverá reserva devagas aos portadores denecessidades especiais, tendoem vistas que não há númerode vagas definido neste Edital,não havendo portanto,possibilidade de aplicação dopercentual mínimo exigido nostermos do Artigo 37, Inciso VIII,da Constituição Federal e doDecreto Federal n.º 3.298/99,de 20.12.1999, com alteraçõesdada pelo Decreto Federal n.º5.296/04 de 02.12.2004, queregulamenta e Lei Federal n.º7.853/89.

12.3. Consideram-sepessoas portadoras dedeficiência aquelas que seenquadram nas categoriasdiscriminadas no art. 4.º doDecreto Federal n.º 3.298/99com alteração dada pelo DecretoFederal N.º 5.296/04.

12.4. Os candidatos quenecessitem de condiçõesespeciais para realização dasprovas, deverão indicarobrigatoriamente na ficha deinscrição ao emprego publicotemporário a que concorre,marcando “sim” na opção“Portador de NecessidadesEspeciais” bem como deverãoencaminhar, via postal, até 2(dois) dias após o encerramentodas inscrições, para o endereçoda Prefeitura Municipal de Iperó– a/c: Comissão PermanenteOrganizadora de ProcessosSeletivos e Concursos Públicos– Avenida Santa Cruz, nº 355 -Jardim Santa Cruz - CEP18560.000 - Iperó/SP, laudomédico original e expedido noprazo de 60 dias anteriores aotérmino da inscrição, atestandoa espécie e o grau dedeficiência, com expressareferência ao códigocorrespondente daClassificação Internacional deDoença - CID, bem como daprovável causa da deficiência deque são portadores.

12.5. Além do laudo,deverão apresentar um pedidodetalhando as condiçõesespeciais de que necessita,como por exemplo: provasampliadas, auxílio de fiscal paraleitura das provas, auxílio defiscal para transcrição de seuresultado das provas para ogabarito oficial, sala de fácilacesso, ou outras condiçõesas quais deverão estarclaramente descritas no pedidodo candidato.

12.6. Caso o candidato não

“ANEXO I”

Processo de Seleção: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS N.º 001/2011

Órgão Promotor: PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ

Emprego Público:

CANDIDATO

R.G.:

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES: Curso de Pós Graduação - Especialização Latu Senso – Mínimo de 360 horas (01 ponto para cada título – máximo de 02 títulos) Quantidade:

Histórico/Resumo:

Título de Mestrado Strictu Senso (03 pontos para cada título – máximo de 01 título) Quantidade:

Histórico/Resumo:

Título de Doutorado Strictu Senso (04 pontos para cada título – máximo de 01 título) Quantidade:

Histórico/Resumo:

(Uso exclusivo dos organizadores) TOTAL DE PONTOS OBTIDOS:

Iperó, ____ de ________________ de 2011.

____________________________________ assinatura do candidato

______________________________________

assinatura do responsável p/ recebimento

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ, Estadode São Paulo, juntamente com a Comissão Organizadora doConcurso Público nº 01/2011 nomeada pela Portaria nº 060/2011,comunica que, decorrido os prazos legais para Recursos referenteaos Resultados e a Classificação Final datadas em 04 de Outubrode 2.011, e ainda não havendo pendências quanto a recursos,RESOLVE:

I. HOMOLOGAR, o Resultado Final do Concurso Público deProvas para o provimento do cargo: 3.01 – CONTADOR naconformidade dos Editais publicados, em especial dos Resultadose Classificação Final dos candidatos, devidamente datada em04 de Outubro de 2.011, e devidamente publicada, por afixaçãono Mural de Avisos da Câmara Municipal de Iperó / SP, através dainternet no endereço www.institutobrio.org.br; tudo em conformidadecom o disposto no Edital Primitivo.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possaalegar ignorância, é expedido o presente Edital, que fica à tambémdisposição por afixação nos locais de costume, no quadro de avisosda CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ ou pela Internet no endereçowww.institutobrio.org.br; e ainda publicado na Imprensa Oficial doMunicípio de Iperó e outros locais de costume.

IPERÓ, 07 de Outubro de 2.011.

FRANCISCO ANTONIO COUTINHOPRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ/SP

DECRETO Nº 1.142, DE 03DE OUTUBRO DE 2011.

“Declara habilitado comoconsignatário o Banco Cruzeirodo Sul S/A e autoriza aMunicipalidade a celebrarcontrato com o mesmo para finsde consignação em folha depagamento na modalidade‘Cartão Consignado’ e dá outrasprovidências.”

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, PrefeitoMunicipal de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais;

CONSIDERANDO a LeiMunicipal nº 759 de 29 deagosto de 2011;

CONSIDERANDO oprocedimento administrativo nº4124, de 23/09/2011 através doqual o Banco Cruzeiro do Sulsolicita sua inclusão comoconsignatário perante aMunicipalidade; e

CONSIDERANDO opreenchimento pelo BancoCruzeiro do Sul S/A dosrequisitos constantes do art. 6ºe seguintes da Lei Municipal nº759 de 29 de agosto de 2.011.

DECRETA:Art. 1º. Fica o Banco

Cruzeiro do Sul S/A, inscrito noCNPJ nº 62.136.254/0001-99,com sede em São Paulo/SP naRua Funchal nº 418 – 7º, 8º e9º andares, Vila Olímpia CEP04551-060 habilitado comoconsignatário, nos moldes daLei Municipal nº 759, de 29/08/2011 para fins de consignaçãofacultativa em folha depagamento da modalidade“Cartão Consignado”.

Art. 2º. Para atendimentodo disposto no caput desteartigo fica a Municipalidadeautorizada a assinar contratocom a empresa habilitada nosexatos termos da Lei emquestão.

Art. 3º. Com a habilitaçãodo consignatário fica aMunicipalidade autorizada aaverbar a consignaçãofacultativa pretendida, mediantea concessão de código e sub-códigos de desconto específicoe individualizado na folha depagamento dos servidores queoptarem pela contratação docrédito ora previsto.

Art. 4º. Este Decretoentrará em vigor na data da suapublicação, revogando asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPALDE IPERÓ, EM 03 DEOUTUBRO DE 2.011.

MARCO ANTONIO VIEIRA DECAMPOS

Prefeito Municipal

Publicado nesta Secretaria,em 03 de outubro de 2.011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de Administração e

Finanças

DECRETO Nº 1.143, DE 03DE OUTUBRO DE 2011.

Atualiza o valor da CIP -Contribuição de IluminaçãoPública, instituída pela LeiComplementar nº 43/2008.”

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, PrefeitoMunicipal de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais;

CONSIDERANDO a LeiComplementar Municipal nº 43,de 16 de dezembro de 2008 queinstituiu a Contribuição deIluminação Pública;

CONSIDERANDO apossibilidade de reajuste dovalor da citada contribuição empercentual não superior aoíndice inflacionário do mercado;e

CONSIDERANDO quedesde a sua instituição nãohouve o reajuste do valor dacontribuição

DECRETA:

Art. 1º. Fica reajustado ovalor da Contribuição deIluminação Pública - CIP, a partirdo corrente mês, aplicando-seo índice acumulado do IPCA/IBGE correspondente a 7,22%referente aos últimos 12 (doze)meses, conforme parágrafoúnico do art. 4º da LeiComplementar nº 43/2008.

Parágrafo único. Com oreajuste previsto no caput desteartigo ficam igualmentereajustados os valoresconstantes da tabela prevista noart. 4º da Lei Complementar nº43/2008.

Art. 2º. Este Decretoentrará em vigor na data da suapublicação, retroagindo seusefeitos à data de 01/10/2011 erevogando as disposições emcontrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, EM 03 DE OUTUBRO

DE 2.011.

MARCO ANTONIO VIEIRA DECAMPOSPrefeito Municipal

Publicado nesta Secretaria,em 03 de outubro de 2.011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de

Administração e Finanças

Page 11: jipero_ed219_pg_1_a_12
Page 12: jipero_ed219_pg_1_a_12

Jogos Escolaresagitam alunos da

rede municipalComeçou na última quarta-

feira (05) a categoria B (nasci-dos nos anos de 1999 e 2000)dos Jogos Escolares de Iperó,que estão movimentandoalunos da rede municipal deensino em nove modalidades.

No primeiro dia de compe-

tição, o Pólo Cultural recebeuas disputas nos tabuleiros. Noxadrez feminino o primeirolugar ficou com a aluna Duany,da Escola Zilma Tibes Melo. Jáno masculino, o vencedor foio garoto Pedro da EscolaHenory de Campos Góes.

Já na dama feminina avitória também foi para aescola Henory, obtida pelaaluna Ha-nah, enquanto queMathias, da Escola Zillma, foio vencedor no masculino.

No mesmo dia tambémocorreram, no ComplexoEspor-tivo da Escola Elisa, asprovas de atletismo, compostapor cor-rida, arremesso depeso e salto em distância. Estamodalidade contou tambémcom as dispu-tas na categoria“A”, que não puderam serrealizadas em sua data originalpor conta das chuvas.

Nesta quinta-feira (6) se-riam realizadas ascompetições de cabo deguerra, lance livre e queimada.Os Jogos serão en-cerradosnesta sexta-feira (7), quandoo Complexo Esportivo Dito Bomreceberá o mini-vôlei e futsal,e o Pólo Cultural será palco dascompetições de dança.

Domínio Futsal estreia nestefinal de semana no Citadino

Duas, das quatro cate-gorias inscritas do Domí-nio Futsal, estreiam nestesá-bado (8) no Campeo-nato Citadino, organizadopela Liga Sorocabana. Oscon-frontos acontecem apartir das 14h40, na qua-dra do CT Macalé, emSorocaba.

O primeiro time a en-trar em ação será o sub 13,que terá pela frente o DMERota Uniformes de Saltode Pira-pora, que vem deuma vitória por 7 a 3 dian-te do SESI So-rocaba. Umresultado posi-tivo comboa margem de gols po-derá render aos

iperoenses a liderança dogrupo A. Lembrando queos três primeiros coloca-dos ao final da primeirafase se garantem nasquartas de final.

Na sequência, será avez da equipe sub 17desa-fiar Força JovemItanguá II, que tambémvem de uma vi-tória frenteao Guimarães Contabili-dade / Silvano por 6 a 2.Como nesta categoria sãoseis equipes brigando porquatro vagas, uma vitó-rialogo em seu primeiro com-promisso já será um passoimportante na luta por um lu-gar entre os oito melhores.

Além dessas, o Domí-nio também se inscreveuno Citadino com suascatego-rias sub 15 e sub20, porém sem data aindapara iniciar a competição.

Araçoiaba da SerraNo último sábado (1º),

também em duas catego-rias, o Domínio Futsalinici-ou a disputa pelo títu-lo do Campeonato Citadi-no de Araçoiaba da Serra.Os confrontos foram reali-zados no Ginásio Munici-pal daque-la cidade.

Pela categoria sub 15,o time de Iperó bateu oProjeto Brakiara por 1 a 0,

enquanto que a sub 13empatou em 3 a 3 contra o

mesmo adversário.No próximo domingo

(9), será a vez da catego-ria sub 11 estrear na com-petição, quando encara as9h30 o PCR Sports deSorocaba.

IperoensedisputaráBrasileirode karatêem Minas

Gerais

O iperoense WagnerAlves da Rocha disputaráno próximo sábado (9), emCongonhas (MG), o 8ºCampeonato Brasileiro deKaratê. Contando com oapoio de empresas da ci-dade, o karateca lutará nacategoria pesada colori-da.

Copa Golde Letra de

Futebolcomeça dia

12Terá inicio na próxima

quarta-feira (12), a partirdas 09h, no EstádioPraxedão, a 1ª Copa Golde Letra de Futebol. A com-petição, que envolverá osnúcleos de Bacaetava,Centro e George Oettererdo Projeto Gol de Letra,será disputada nas cate-gorias sub 12, sub 14 esub 16.

Além da data deestreia, haverá tambémjogos nos dias 22 e 29 deoutubro, sempre no Está-dio Praxedão.

FUTSAL