jandaia do sul prepara concurso mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão...

12
20 a 26 de julho de 2019 | Ano VIII | N° 311 www.portalagora.com Mandaguari Distribuição Gratuita Batistão fala sobre vida de prefeito e conta que já foi chamado até pra resolver briga de vizinho – pág. 10 Em período de férias, professora conta como é morar e trabalhar nos “states” – pág. 8 De tudo um pouco De Mandaguari para o mundo Gravidez inesperada Diarista mandaguariense descobre gravidez no sexto mês de gestação - pág. 5 Buscas continuam Família procura adolescente desaparecida. Ela foi vista pela última vez no começo da semana – pág. 4 Prefeitura negocia com empresa de Londrina a realização do certame. Datas e número de vagas serão divulgadas em breve – pág. 4 Jandaia do Sul prepara concurso

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

20 a 26 de julho de 2019 | Ano VIII | N°311 www.portalagora.comMandaguari

Distribuição Gratuita

Batistão fala sobre vida de prefeito e conta que já foi chamado até pra

resolver briga de vizinho – pág. 10

Em período de férias, professora conta como é morar e trabalhar nos

“states” – pág. 8

De tudo um pouco

De Mandaguari para o mundo

Gravidezinesperada

Diarista mandaguariense descobre gravidez no sexto mês

de gestação - pág. 5

Buscas continuamFamília procura adolescente desaparecida. Ela foi vista

pela última vez no começo da semana – pág. 4

Prefeitura negocia com empresa de Londrina a realização do certame. Datas e número de vagas serão divulgadas em breve – pág. 4

Jandaia do Sul prepara concurso

Page 2: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

Espaço

Aberto

Memória

em Imagem

escritor e palestrante profissional

Gilclér Regina

2 editorial

Rogério CurielDiagramação e Arte

A equipe:Júlio César RaspinhaDiretor e Jornalista ResponsávelRosana OliveiraDepto. FinanceiroRoberto JuniorRedação

Sede:Avenida Amazonas, 1472 - Centro CEP: 86975-000 Mandaguari/PRAtendimento geral:(44) 3133-4000E-MAIL: [email protected]ão:Grafinorte - ApucaranaTiragem:2.000 exemplares

Este jornal é um produtoFarmácias de

plantãoMandaguari - (13/7 a 19/7)

OpInIãOJúlio César Raspinha

Os artigos publicados com assinatura não expressam necessariamente a opinião do jornal. O intuito, com as publicações, é esti-mular o debate e a reflexão sobre temas di-versos, históricos e da contemporaneidade.

Para colaborar, basta enviar e-mail para: [email protected].

20 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311

JANDAIA DO SUL

Entidades

Tem alguma foto do passadointeressante que quer compartilharEnvie para [email protected]

?

- Farmácia Drogamais (Saúde), na Avenida Amazonas, ao lado da Auto Elétrica Saturno. Fone: (44) 3233-0022

- Farmácia Biofarma, na Avenida Amazonas, ao lado do Bazar Rio de Janeiro. Fone: (44) 3233-5729

Muitas pessoas, inclusi-ve eu, tem bastante resistên-cia a participar de entidades. Alega-se a falta de tempo, o excesso de compromissos profissionais e até mesmo o desejo de não ter compro-misso em horários livres, ou até de não dividir o tempo útil de trabalho com outros afazeres. Cada um com sua justificativa.

O argumento da falta de tempo cai por terra ao pri-meiro manual de gestão do

tempo. As 24 horas são as mesmas para todos, desde o gari até o mais gabaritado empresário, logo, tempo cada um arruma o seu, se estiver com vontade.

Desculpas e explicações à parte, a verdade é que é lou-vável a atitude de quem se disponibiliza a participar de qualquer serviço voluntário, sejam em igrejas, clube de serviço, observatórios, pasto-rais, conselhos, associações, não importam quais.

Cheguei a essa conclusão ao fazer um breve levanta-mento do inúmero volume de entidades que atuam na cidade de Mandaguari. Em poucos minutos elenquei ao menos 30, de cabeça.

Percebi na prática o que é isso na semana que passou, em uma festa promovida pela Igreja Nossa Senhora Apare-cida, apenas para ficar em um único exemplo. Não contei, mas não havia menos que 100 pessoas organizando o even-

to, todas sem ganhar, em uma noite fria, quando poderiam estar confortáveis em suas ca-sas ou em outro ambiente.

São lindos gestos que exemplificam a grandeza existente no ser humano. Não importa o motivo que faz com que cada um este-ja naquele lugar, ajudando qualquer que seja a entidade. E se não fossem essas pes-soas? Vida longa aos volun-tários, e que esse exemplo se multiplique.

Qual é o grande segredo para ser uma pessoa bem-su-cedida? Sucesso pode ter uma definição específica para cada profissional. Para uns é ganhar dinheiro, fama e poder, mas para outros é conseguir levantar da cama e caminhar até o jardim.

Ainda assim, acredito que o sucesso da noite para o dia tem vinte anos de empenho. O meu sonho também é o sonho dos meus concorrentes. Eu tam-bém quero ser a Montblanc das canetas ou a Ferrari dos carros, mas isso leva anos de empenho, estudo e trabalho.

Muito raro é algo que vem da noite para o dia e, mesmo que venha, pode ser incrivel-mente complicado manter-se nessa condição.

Bem, vamos aqui enume-rar algumas atitudes-chave para qualquer profissional que deseja trilhar um caminho brilhante! Vamos lá:

1. OBJETIVOS. Se você já leu biografias de pessoas bem-sucedidas, vai perceber uma espécie de padrão ligado a obje-

O Segredo das pessoas bem-sucedidastivos. Geralmente, essas pessoas começam estabelecendo objeti-vos a longo prazo e, então, frag-mentam em pequenos objetivos de curto e médio prazo. Aquilo que parecia ser uma meta dis-tante passa a se tornar algo visí-vel e tangível.

2. INTELIGÊNCIA EMO-CIONAL: A grande maioria das pessoas bem-sucedidas têm uma característica em comum: encontraram um alto nível de inteligência emocional. Ser emocionalmente estável leva a um estado mental claro e ajuda no processo de tomar boas de-cisões.

3. ENCARE OS PROBLE-MAS DE FRENTE: Seja positivo ao enfrentar falhas, pois fatal-mente elas existem. Bill Gates, por exemplo, diz que as falhas levaram a Microsoft ao suces-so nos primeiros anos. Aliás, ele geralmente contratava pessoas que já quebraram em seus negó-cios. Oprah Winfrey atribui ter se tornado uma grande apresen-tadora de TV ao fato de ter sido demitida do antigo emprego e,

Steve Jobs atingiu o auge de sua carreira depois de ser demitido da sua própria empresa. Se você é o tipo de pessoa que enxerga falhas como um motivo para se deprimir, não se esqueça de que pessoas de sucesso sabem sacudir a poeira e dar a volta por cima.

4. ESTAR SEMPRE EVO-LUINDO: A minha geração, em sua maioria, tornou-se há muito tempo uma geração de analfabetos virtuais, digitais, ou seja, lá que nome dar. Parou no tempo, deixou de continuar aprendendo, que é a regra para ser feliz inclusive. Warren Buf-fett gasta boa parte do dia len-do livros, jornais e documentos financeiros. Bill Gates lê, pelo menos, um livro por semana. Se você não é um grande fã de leitura, pode investir em pales-tras ou até mesmo cursos online e podcasts. O ponto é se manter sempre atualizado e ter a men-te aberta para novas ideias e descobertas. Faça as perguntas certas, acumule conhecimentos e use isso.

5. COLOCAR-SE NO LU-

GAR DO OUTRO: Pessoas real-mente bem-sucedidas sabem como inspirar outras pessoas para seguirem um caminho bri-lhante. Saber ouvir e assimilar as aspirações e dificuldades das outras pessoas fará com que as suas ações se tornem cada vez mais efetivas.

6. FOCO ACIMA DE TUDO: O húngaro, jogador de futebol profissional, que era o Cristiano Ronaldo de sua épo-ca, até dias atrás ainda era o artilheiro da história do Real Madrid, questionado por um jornalista sobre o que tinha que fazer para jogar bem o futebol, respondeu assim: “Quando con-verso com as pessoas, falamos sobre futebol e quando estou sozinho só penso em futebol”. Precisa dizer mais?

Pense nisso, um forte abra-ço e esteja com Deus

A imagem desta semana retrata a inauguração da quadra de esportes do Colégio Passionista São José em Jandaia. A foto histórica data do início da década de 1970.

Page 3: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

320 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311 curtas

Júlio César RaspinhaEmail: [email protected] agora?

Frases O prefeito Romualdo Batista (PDT) leva na esportiva dois assuntos que viraram piada nos meios políticos de Mandaguari. Coincidência ou não, ele abordou ambos em entrevista recente na Agora FM.

ResidênciaSobre o boato de que teria um apartamento em Marin-gá, onde ficaria boa parte do tempo, disse: “Eu moro em Mandaguari, inclusive esses dias a minha filha me filmou limpando o chão de casa”. Quem mora em Ma-ringá é sua filha, Marianna, recém-casada.

Manda quem pode...Outro tema é sobre a ascendência da esposa, Vaine Mi-chelan, secretária de Governo. “Quem fala, tem razão, quem manda lá em casa é a minha mulher, nunca es-condi”, disparou.

Despedida Ana Laura Silva deixou essa semana a assessoria de im-prensa da Câmara Municipal de Mandaguari. Na fun-ção desde o início do ano, recebeu convite para atuar na comunicação da Prefeitura de Maringá.

FuturoA jovem jornalista dinamizou o trabalho no legislativo local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente.

Promoções Duas promoções chamam a atenção na cidade em agosto. Dia 18, Costelada da Fafiman em prol do asi-lo São Vicente de Paula, e dia 25, Feijoada da Família, promovida pelo Rotary.

EscolasCom o final da greve dos professores, as escolas estaduais de Mandaguari definiram a retomada das aulas: dia 22, segunda-feira, no Colégio Vera Cruz, e 25, quinta-feira, na José Luiz Gori e São Vicente Pallotti. As reposições de aulas serão em sábados durante o semestre.

JaponêsA Associação Japonesa promove o segundo e último fes-tival de Sukiyaki nos dias 27 e 28, sábado e domingo, na próxima semana. O primeiro ocorreu em maio. Os car-tões custam R$ 70,00 e cada porção serve quatro pessoas.

Page 4: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

4 20 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311cotidiano

Desaparecida

A família de Maria Fernanda Pereira Gazda, 16, continua as buscas pela ado-lescente, que foi vista pela última vez na manhã de terça-feira (16), quando saiu de casa dizendo que iria comprar pão. Maria Fernanda estava vestindo uma calça jeans, bota preta e mochila cinza. Ela não porta-va os documentos pessoais quando deixou a residência.

Quem tiver informações sobre o pa-radeiro da jovem pode entrar em contato com a família através dos seguintes telefo-nes: (62) 99402-4750, (44) 99735-7841 e (44) 99833-8716.

Calçamento

A Prefeitura de Mandaguari está realizando obras de calçamen-to em alguns pontos da cidade. O calçamento em paver foi colocado na continuação da avenida Vitória, na continuação da rua José Ribeiro Marques e na Travessa João Cândido com a avenida dos Pioneiros, cer-cando a Rodoviária.

Obras no CMEI FrujuelliDepois de concluídas as refor-

mas e adequações, estão em anda-mento as obras de ampliação do Centro Municipal de Educação In-fantil (CMEI) João Batista Frujuelli, localizado no Jardim Cristina. Com a melhoria, a unidade escolar terá um novo espaço, onde estão sendo construídos cozinha, refeitório e la-vanderia.

CastraçãoO Centro de Bem-Estar Animal de

Mandaguari recebeu 160 fichas de ins-crição para castração de cães e gatos durante a ação realizada para morado-res da região do Jardim Boa Vista. Para realizar a castração dos animais, prefe-rencialmente os de moradores de baixa renda e inscritos em programas sociais do Governo Federal, a Prefeitura licitou o serviço e a vencedora, uma empresa de Curitiba, virá com o Castramóvel para realizar 560 procedimentos que serão totalmente gratuitos para a popu-lação.

Casamento ColetivoContinuam abertas as inscrições

para o casamento civil coletivo em Mandaguari. Interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 17 de setembro, no CRAS.

O casamento será realizado no dia 17 de outubro, às 18 horas, dentro das ações que serão desenvolvidas pelo Pro-grama Justiça no Bairro, e será concre-tizado por meio de benção ecumênica.

Para a inscrição é necessária a apre-sentação original da carteira de identi-dade, CPF, certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio (atualizada de 90 dias), comprovante de endereço e comprovante de renda de até 3 salários mínimos por casal.

Jandaia prepara abertura de concurso

A Fundação de Apoio ao De-senvolvimento da UEL (Fauel) e a Prefeitura de Jandaia do Sul estão elaborando contrato para abertura de um concurso público. Apesar de não revelar número de vagas que serão abertas, o município confir-ma que a negociação está em fase avançada. A expectativa é de que as datas de inscrição e realização de provas sejam divulgadas até o f inal de julho.

Entrega de cobertores

Representada por Ângelo Ja-miel, a comissão do Circuito Jan-daia realizou doação de cobertores ao Departamento de Saúde. Os itens serão utilizados no Pronto Atendi-mento.

Page 5: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

520 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311 inesperado

Roberto JuniorJornal Agora

Reprodução

Mulher descobre gravidez no sexto mês de gestação

Diarista fazia tratamento contra infecção quando exames apontaram que ela carregava um bebê

Há algumas semanas a vida da diarista Maria Aparecida Dionísio, 35 anos, mudou drasticamente. Morado-ra do Jardim Social II, ela descobriu que estava no sexto mês de gestação.

Ao Jornal Agora, Maria conta que sua história começou em fevereiro deste ano. “Passei mal e fui até o PAM [Pronto Atendimento Municipal]. Lá eu tomei um soro, e me disseram que eu estava com rotavírus. Em seguida meu braço inflamou, e disseram que era por conta de uma bactéria alojada na agulha usada para aplicar o soro”, relata.

Desde então, a diarista continuou tratando a infecção. “Passei por três médicos no PAM e depois fui em uma clínica, e ninguém deu diagnóstico de gravidez, mas estava cada vez mais mal”, complementa.

Por conta do tratamento, a mora-dora começou a tomar remédios for-

tes, e nem pensava em uma possível gestação. “Mas alguns conhecidos e as vizinhas comentavam ‘Maria, você tá grávida, cuidado com esses remé-dios’”.

Apesar de não suspeitar de gra-videz, por não ter sintoma algum, a diarista decidiu tirar a prova e pagou uma consulta particular. “O médico fez ultrassom e falou que eu estava grávida de quase sete meses. Ele se sensibilizou com a história e não está cobrando as consultas do acompanha-mento”, afirma Maria.

À reportagem, ela conta que de-pois da descoberta fez exames com-plementares para saber como estava a saúde da bebê. “Que é mais uma me-nina na família, já que eu sou mãe de uma adolescente de 16 anos. Graças a Deus está tudo bem com a neném, tudo perfeito”.

Mesmo com a descoberta inespe-rada, Maria Aparecida afirma que a criança será recebida de braços aber-tos. “Deus mandou ela, então será tudo abençoado. Estamos muito feli-zes”, conclui.

DoaçõesMaria e o esposo, Júlio Leite dos

Santos, 39, estão contando com doações para montar o enxoval do bebê. “Está meio difícil para pagar os exames e ul-trassons, pois só meu esposo está traba-lhando, então é um pouco complicado”,

afirma a moradora.Ainda faltam alguns itens, como

um berço, para completar o quarto da criança. Quem quiser colaborar com a família pode entrar em contato com a Agora Comunicação através do telefone (44) 3133-4000.

Maria Dionísio descobriu há poucas semanas que está grávida

Page 6: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções
Page 7: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções
Page 8: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

8 20 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311entrevista

A mandaguariense Débora Maria Borba visitou recentemente a Agora Co-municação. Há quatro anos morando em Indiana, no norte dos Estados Unidos, Débora concedeu entrevista para contar sobre como é a experiência de viver fora do Brasil.

Morando no exterior há mais de sete anos, ela relata que durante algum tem-po residiu na Colômbia. “Morei por três anos e cinco meses. Eu estava trabalhan-do lá porque participei de um processo seletivo de uma universidade que ficava na costa na cidade de Barranquilla, que se chama a Universidade do Norte e eles me aceitaram lá para ser professora de português”, relata Débora.

Mestra em português pela Universi-dade Estadual de Maringá (UEM), Dé-bora conta que sempre teve o desejo de continuar e fazer o doutorado. “O pro-fessor orientador disse que era necessá-rio que continuasse. Isso nunca saiu da minha cabeça, mas eu não sabia exata-

Uma mandaguariense nos Estados UnidosDe férias em sua terra natal, Débora Borba conta detalhes de como é morar nos “states”

Rogério CurielJornal Agora

Reprodução

mente quando ia realizar isso, quando eu ia continuar esse doutorado”.

Atualmente estudando na Purdue University, em Indiana, Débora relata que um contato avaliou que a institui-ção era boa e excelente oportunidade. “Eu comecei a procurar as possibilidades de estudar lá, e realmente eles têm um programa de português espanhol, que se chama Línguas e Culturas. Fiz a inscri-ção, mas não tinha grandes esperanças, e no fim das contas fui aceita”.

Mesmo com o mestrado já concluí-

do pela UEM e com a experiência como professora de português na Colômbia, a mandaguariense não foi aceita de ime-diato no doutorado na universidade americana. “Imaginei que eles me acei-tariam diretamente no doutorado, mas não, me aceitaram para começar primei-ro no mestrado e somente agora que eu estou no doutorado. A universidade me ofereceu sete anos para concluir o mes-trado e doutorado”.

Débora conta que a sua estadia é custeada pela própria universidade e

que apesar de pública, os alunos pagam para estudar na instituição. “Também pagaria, mas existe uma contrapartida porque eu trabalho lá eu sou professo-ra em espanhol, por isso não pago para estudar. Recebo essa bolsa, e assim estou isenta”.

Pelos próximos anos, a professora não tem previsão de voltar para o Brasil, “Nesses três anos eu vou ficar por lá, mas uma vez ou outra vir de férias, visitar a família, porque todos estão aqui e é mui-to importante”, finaliza.

Page 9: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções
Page 10: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

10 20 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311de tudo um pouco

Júlio César RaspinhaJornal Agora

Rogério Curiel

Vida de prefeitoChefiar o poder executivo do município não é só decidir obras prioritárias ou mesmo a gestão dos

recursos arrecadados. É também intervir em briga de vizinhos e atuar como um verdadeiro síndico urbano

Eleito em 2012 e reeleito em 2016, o prefeito Romualdo Batista participava de uma reunião de despacho com um secre-tário municipal semanas atrás, quando uma ligação interrompeu a conversa.

Do outro lado da linha, uma morado-ra pedindo sua intervenção para um fato no mínimo pitoresco. “Batistão, eu tive um problema e preciso da sua ajuda. Eu crio umas galinhas aqui no fundo de casa, e o meu galo canta todos os dias ao ama-nhecer, e minha vizinha fica brava porque espanta os cachorros da casa dela”, rela-tou.

Ao que emendou um pedido: “ela fa-lou que iria pedir para os fiscais da pre-feitura me multar. Não deixa não, fala com eles”, apelou. Pode parecer raro, mas situações como essa são mais comuns do que se possa imaginar.

Confrontado com a história, o prefei-to sorri: “São situações com as quais nos deparamos, mas está tudo bem, a gente vai levando”, garante.

Banheiro de cachorroOutro fator que faz o telefone do pre-

feito tocar com frequência são os conflitos

por causa de cachorros. Perguntado sobre uma delas, Batistão solta uma gargalhada ao lembrar a seguinte passagem:

“Uma moradora ligou brava porque ela tem um gramado na calçada na resi-dência dela, e várias pessoas passam pelo local andando com cachorros, e eles ado-ram ‘fazer cocô’ naquele espaço”, relata.

O que poderia ser feito seria uma lei municipal para regulamentar tal ativida-de, mas quem iria fiscalizar? Seria mais uma dessas leis feitas para “não pegar”. O chefe do executivo segue a mesma linha. “Ainda tento mediar e acalmar a pessoa, mas não há nada que possa fazer”.

Quero dormirA verdade é que ser prefeito é tam-

bém atuar como psicólogo, ouvir e absor-ver situações como a de um morador que reclama ser acordado quase diariamente por um produtor que liga seu veículo ain-da antes de amanhecer para sair vender frutas.

O reclame é porque o veículo fica vá-rios minutos funcionando antes de o tra-balhador sair, o que atrapalha o sono dos moradores da residência. “O que posso fazer? No máximo, ligar para a pessoa e pedir para ficar menos tempo com o veí-culo ligado”, indaga.

Há uma gama de temas que fazem o celular do prefeito ser acionado, ou mes-

mo sua campainha ser tocada em sua re-sidência. Vão desde fatos pitorescos, até situações que estão verdadeiramente na alçada da Prefeitura Municipal.

O salário não é ruim, o risco de pro-

cessos por erros alheios à sua vontade é cada vez maior, há glamour, mas há ris-cos, e também vizinhos que querem o prefeito entre os muros decidindo quem está certo e quem está errado.

Page 11: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções

1120 a 26 de julho de 2019 | Ano | VIII | N°311

Aniversário de 80 anos de dona Ilda Bortolitii Orsi realizado no parque da Pedreira. Nas fotos estão seus filhos Célio, Celina, Lúcia, Lucilene Lucilete e Valdilson e também

familiares. O click ficou por conta de Cássio Soares

Parabéns para Emanuel Victor, que

assopra as velinhas no próximo dia 24.

Amigos e familiares desejam felicidades

Muito cuidado ao andar pelas ruas de Mandaguari, você pode encontrar uma

zebrinha e ter um ataque de fofura. Com vocês, Ana Carolina Frausto

Parabéns para o time Planeta Bola, que foi campeão da Liga Metropolitana sub-9. Na foto aparecem os

campeões: Birigui, Miguel, Victor, Eduardo, Bryan, Pedro, Michel, Gilsinho, Derik, Felipe, Gustavo,

Ronald, Ryan

Felicidades para o nosso amigo Luciano, do Mercado Compre Bem, que completa idade nova

no próximo dia 24. Na foto apa-rece ao lado de sua esposa Élem

Casamento de Helena e Leandro. O click ficou por conta de

Rickardo Andrade e Juarez Soares

CLICK DO JHONES

O lindo casamento de Beto e Regiane aconteceu no último

final de semana

Page 12: Jandaia do Sul prepara concurso Mandaguari · local, e vai cuidar das redes sociais da gestão maringaen-se. Recém-formada, tem futuro brilhante pela frente. Promoções Duas promoções