informativo nelore jandaia 2012

7
Informativo anual - ano 6 / nº 6 - circulação nacional - 2º semestre 2012 Confira o pré-catálogo com a avaliação completa dos reprodutores à venda 150 touros PO com Avaliação Genética Positiva! • cabeceira da safra 2009 • média de 32 meses de idade • selecionados a pasto • prontos para cobrir a vacada Leilão Nelore Jandaia 2012 Dia 11 de agosto, sábado a partir das 13hs Barra do Garças - MT Recinto Barra do Garças e Canal do Boi Mala Direta Postal 9912223856/DR/MG Ass. Com. Ind - ACIU

Upload: brasilcomz-zootecnia-tropical

Post on 21-Jun-2015

650 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Nelore Jandaia 2012, contendo também pré-catálogo do Leilão de Touros Nelore Jandaia 2012, que acontecerá no dia 11 de Agosto, a partir das 14h em Barra do Garças/MT, com transmissão pelo Canal do Boi

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Nelore Jandaia 2012

Informativo anual - ano 6 / nº 6 - circulação nacional - 2º semestre 2012

Confira o pré-catálogo com a avaliação completa dos reprodutores à venda

150 touros PO com Avaliação Genética Positiva!• cabeceira da safra 2009 • média de 32 meses de idade• selecionados a pasto • prontos para cobrir a vacada

Leilão Nelore Jandaia 2012Dia 11 de agosto, sábado a partir das 13hsBarra do Garças - MTRecinto Barra do Garças e Canal do Boi

Mala DiretaPostal

9912223856/DR/MGAss. Com. Ind - ACIU

Page 2: Informativo Nelore Jandaia 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012 informativo Nelore Jandaia - 2012

Nelore Jandaia

0302

A genética presente nos animais Nelore Jandaia ofertados em leilões, na própria fazenda ou nas centrais de inseminação, é composta por descen-

dentes diretos de reprodutores que agregam caracterís-ticas comprovadamente direcionadas, e indicadas, à pro-dução de carne a pasto. “Os produtos que vão a leilão, por exemplo, são sempre a cabeceira da safra à venda”, afirmou o pecuarista William Koury.

Histórico em produção a pasto

é com JandaiaPrestes a completar 50 anos, marca continua sinônimo de credibilidade

A qualidade que se vê atualmente no rebanho conta com uma trajetória de trabalho que tem passagem por pistas de julgamento na década de 1970, ingresso nas provas de ganho em peso a pasto logo em seguida e, depois, já em 2000, o aperfeiçoamento da seleção com base nas avaliações genéticas da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e nas avaliações visu-ais utilizando a metodologia EPMURAS - até chegar no Boi com Bula pela BrasilcomZ.

Portanto, o trabalho que teve origem na utilização de touros do IZ, Lemgruber, além da base feitas de filhas de Dumu pai do Gim e avô do Ludy, e do Visual, evoluiu de forma sistemática através dos acasalamentos dirigidos com reprodutores criteriosamente selecionados como: Enlevo, Marel, Rambo, Provador, Tecelão, Quark, Backup, Cachimbo, Jamanta, Bacana, Insoluto, Funcionário, Bitelo

DS, Berloque, 7308, Mandarim, USP entre outros.“Durante todos esses anos, o Nelore Jandaia se de-

dicou à seleção morfológica funcional, buscando ca-racterísticas econômicas relacionadas à carcaça, peso, habilidade materna, temperamento e padrão racial”, contou o técnico da ABCZ Divino Humberto Guimarães que acompanha o rebanho há quase 15 anos.

E se é possível falar em um grande laboratório a céu aber-to da seleção, o médico veterinário Divino Guimarães não mede palavras ao destacar a Fazenda Kuluene. “É um verda-deiro centro de pesquisas”, salientou. Localizada no municí-pio de Gaúcha do Norte, no Estado do Mato Grosso, às mar-gens do rio Kuluene, a propriedade conta com mais de 5.000 hectares e trabalha um modelo de produção sustentável que integra a natureza composta por belas reservas naturais e pastagens bem manejadas, basicamente de braquiária.

DAS PISTAS PARA O MELHORAMENTO

MOMENTO DE DESCOBERTAS

MUDANÇAS

Participação nas pistas de julgamento e, início da conscientização da impor-tância do melhoramento de carcaça do Nelore. Fundação da Associação Paulis-ta (APCN) e aproximação com a Estação Experimental (IZ) de Sertãozinho e do Dr. Fausto Pereira Lima.

Participação na coordenação do 1° Simpósio de carcaças da raça nelore realizado na APCN Associação Paulista de Criadores de Nelore, com participação do Dr. Fausto Pereira Lima e Dr. Pedro Felício.

década de 70 década de 80 década de 90 década de 90 século XXI

Trajetória do criador William Koury e do rebanho Nelore Jandaia Uma História de Melhoramento!

19651976 1998 2000 2007 2010 20121996

AGORA É CARCAÇA

Como diretor técnico da ABCZ participou da coordenação do 2° Simpósio de Carcaças da Raça Nelore. Resultado norteariam reformulação das pistas e provas funcioais.

William Koury, como diretor da ABCZ, propõe abrir para Provas de Ganho de Peso a Pasto, cuja parte técnica ficou a cargo do especialista Luiz Alberto Fries.

PGP A PASTO CIÊNCIA

Início dos estudos de mestrado e doutorado de William Koury Filho. Origem do EPMURAS.

FOCO NA PRECOCIDADELuiz A. Josahkian e Carlos H. Cavallari Machado, ambos da ABCZ, vão até MT, no Nelore Jandaia, para discutir metodologia que modificaria a composição dos índices nas provas da ABCZ (PGPs a pasto), para que os animais precoces superassem os tardios no resultado final.

TIME DE CAMPEÕES

Mais quatro touros da seleção vão para coleta, formando a primeira bateria conceitual do Nelore Jandaia de reprodutores em Central identificados a pasto pelo conceito Boi com Bula.

IDENTIFICADOS A PASTO

O Nelore Jandaia passou a ter como critério inegociável a identificação dos melhores animais, sendo os seus futuros touros mantidos no mesmo grupo de manejo até os 18 a 20 meses.

AVALIAÇÃO GENÉTICA E FENOTÍPICA

Entrada na ANCP e seleção dos touros pelo embrião do conceito Boi com Bula, conciliando avaliação Genética com Avaliação Morfológica.

BARU DA JANDAIA

Touro Baru da Jandaia é contratado pelo Central de Inseminação Alta Genetics.

Mudança do rebanho de SP para o estado de MS. No início da década de

1990, o rebanho se mudaria para a Fazenda Kuluene,

no estado de MT.

O INÍCIO

Iniciou com 74 bezerras PO adquiridas de Sérgio Pizza e Fábio Leopoldo e 2 bezerros POI comprados do Criador Torres Homem. Um deles era o Dumu, pai do Gim e avô do Ludy, que deu origem a uma das mais importantes linhagens do Nelore brasileiro.

Page 3: Informativo Nelore Jandaia 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012 informativo Nelore Jandaia - 2012

Nelore Jandaia

0504

Tucano da JandaiaGeração 2007 o reprodutor Tucano da Jandaia é filho

de Tecelão em vaca Meandro da Jandaia. Na ANCP é TOP 3% para MGT, destaca ainda para PE 365 2% e 450 1%, muito forte para as DEPs morfológicas sendo TOP 1% para Ps e TOP 0,5% para Ms. Para MP120 é TOP 30%. EPMURAS 5 6 6 3 3 4 4.

Ferro da JandaiaGeração 2008, Ferro da Jandaia é filho de Quark em

vaca Tecelão. Na ANCP é TOP 0,5 % para MGT com destaque para DP210 TOP 1%. Para PE 365 3% e 450 3%. Nas DEPs morfológicas é muito forte, apresenta Ed 1%, Pd 0,5% e Md 0,1% e Es 2%, Ps TOP 2% e Ms TOP 0,5%, para MP120 é TOP 2%. EPMURAS 5 5 6 3 4 4 4.

Tigre da JandaiaGeração 2009, Tigre da Jandaia é filho de Insoluto em

vaca Backup. Na ANCP é TOP 0,1 % para MGT. Para PE 365 5% e 450 10%, TOP 5% para MP120 e excelente para as DEPs de crescimento.. EPMURAS 5,5 6 6 3 3 4 4.

Lince da JandaiaGeração 2009, Lince da Jandaia é filho de Jamanta da

MN em vaca Backup. Na ANCP é TOP 0,5 % para MGT. Para PE 365 3% e 450 3%, TOP 20% para MP120 e excelente para as DEPs de crescimento e bom nas DEPs morfológicas. EPMURAS 5 6 6 3 3 4 4.

Quando o assunto é melhoramento genético, o Nelore Jandaia é uma das marcas de maior destaque na pecuária brasileira. São quase 47

anos de seleção e de implementação de tecnologias pio-neiras voltadas para a produção de carne a pasto. São quase cinco décadas fornecendo genética padrão em precocidade, resultado a campo, adaptabilidade e alta qualidade fenotípica.

“Todo ano o Nelore Jandaia desmama cerca de 650 machos separados por grupos de manejo muito bem for-mados, fato extremamente importante para a qualidade das avaliações genética”, explicou o pesquisador Ray-sildo Lobo, presidente da ANCP. Outro importante fator, acrescentou Lobo, é a correta interpretação das DEPs e sua utilização nos acasalamentos dirigidos, o que garan-tiu ao rebanho receber os certificados G1 e G2.

Segundo Koury Filho os animais formam grupos de contemporâneos desde o nascimento, momento em que são pesados. As pesagens seguem de 90 em 90

dias, quando são medidos os testículos dos 9 aos 18 meses. Na desmama e sobreano, os animais passam pelo SAM – Sistema de Avaliação Morfológica, e com cerca de 24 meses são identificados os touros para teste de progênie, repasse e leilões pelo critério Boi com Bula. “É uma seleção que trabalha com ferramen-tas de genética e índice fenotípico em três fases da vida do animal, no momento da desmama, sobreano e aos 24 meses”, acrescentou William Koury Filho, dire-tor da BrasilcomZ, que realiza a consultoria técnica do rebanho desde 2002.

Avaliações genéticas (DEPs), visual (pelo método EPMURAS® – Retrato Falado), medidas de perímetro escrotal indicativas de precocidade, andrológico positivo, entre outras informações, serão comentadas pelo zootecnista William Koury Filho, responsável pela assessoria técnica do plantel, que também disponibilizará aos clientes do Leilão, o suporte pré e pós-venda dos reprodutores.

Sêmen de touros precoces a pasto é com Nelore Jandaia

Depois do prestigiado Baru, seleção emplaca mais 4 reprodutores em coleta de sêmen

Leilão de Touros 2012 ofertará 150 reprodutores PO com avaliação positiva

Uma das grandes novidades que será anuncia-da durante o Leilão de Touros Nelore Jandaia 2012 é a formação da primeira bateria de tou-

ros Jandaia em central de inseminação. Além de Baru, contratado pela Alta Genetics, em 2010, agora o me-lhor da genética de capim está disponível em sêmen através dos reprodutores Tucano, Ferro, Tigre e Lince da Jandaia.

“O Nelore Jandaia sempre se apoiou em critérios de seleção bem definidos. A consequência desse trabalho credenciou a marca ofertar o melhor da sua genética em sêmen”, informou o zootecnista William Koury Filho, assessor técnico do plantel. Segundo Koury Filho, os re-produtores Jandaia em coleta também contam com as avaliações e o selo de qualidade Boi com Bula.

“São touros diferenciados, além de uma seleção que oferece uma série de vantagens aos criadores”, disse Marcos Labory, da Central Alta Genetics, ao salientar que o suporte técnico oferecido pelo Nelore Jandaia

e BrasilcomZ auxilia bas-tante o trabalho – entre outros, o de acasala-mento – dos rebanhos que adquirem essa ge-nética.

Conheça a bateria de touros Nelore Jandaia de central:

Melhor resultado é com Nelore Jandaia

Page 4: Informativo Nelore Jandaia 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012 informativo Nelore Jandaia - 2012

0706

Nelore Jandaia

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

IND

IVID

UAIS

IND.

IND.

PRÉ-CATÁLAGO 2012 (avaliação de julho de 2012 pela ANCP)

PESO E PERÍMETRO ESCROTAL Para se analisar o desempenho de qualquer animal em caracte-

rísticas fenotípicas, tais como peso e perímetro escrotal, é de fun-damental importância considerar a idade e o sistema de produção em que este foi criado, pois essas informações fazem parte de sua “bula”. Os reprodutores Nelore Jandaia foram criados e recriados a pasto, recebendo suplementação de proteinado apenas por 90 dias após a desmama, seguindo na recria exclusivamente com sal mineral. Somente a partir do dia 1° de maio de 2012, passaram a receber a pequena quantidade de 2 kg de suplemento concentra-do, além do mineral. No dia 20 de junho, os animais ingressaram no confinamento da Marca Agropecuária, a fim de melhorarem em apresentação para o remate do dia 11 de agosto, data que irão totalizar 43 dias de confinamento.

TABELA DE DEPs

DEP (Diferença Esperada na Progênie)Estima a habilidade de um animal em transmitir, à sua progênie,

genes para características economicamente importantes, tais como habilidade materna, ganho em peso, musculosidade ou fertilidade. Ela é expressa na unidade da característica (exemplo: kg para peso, cm para PE, com sinal positivo ou negativo).

Como exemplo, se a DEP (DP 450) para o touro A for de +10 kg e a DEP para o touro B de -5 kg, a diferença entre A e B será de 15 kg. Isso significa que pode-se esperar que a progênie do touro A pro-duza, em média, 15 kg a mais em peso aos 450 dias que a do touro B, sob as mesmas condições de criação. Esse valor (15 kg) reflete a diferença no valor genético médio dos gametas (espermatozóides) produzidos pelos touros, pois o material genético dos pais é trans-mitido à sua descendência por meio dos mesmos.

Habilidade Materna (MP 120)Através do peso aos 120 dias de idade a MP120 estima a produ-

ção de leite, habilidade maternal, que será transmitida pelo touro para suas filhas. Touros com altas DEPs e baixos percentis (TOP) para esta característica são indicados para produção de fêmeas de reposição, afim de que se desmame bezerros mais pesados.

Desmama (DP 210)Maiores DEPs e menores percentis (TOP) para Peso aos 210 dias

de idade (DP 210), identificam touros que deverão produzir bezer-ros mais pesados à desmama.

Ganho pós desmama (DP 365 e DP 450)Expressam o potencial de ganho em peso no período pós-desma-

ma, ao ano e ao sobreano.

Fertilidade (DPE 365 e DPE 450)Perímetro Escrotal aos 365 e aos 450 dias (DPE365/DPE450) são

Como interpretar as informações técnicas

do catálogo A bula dos animais a venda

BATE

RIA

1BA

TERI

A 2

BATE

RIA

3BA

TERI

A 4

BATE

RIA

5BA

TERI

A 6

BATE

RIA

7BA

TERI

A 8

TOP

MG

T / E

PMUR

ASM

GT

/ Mor

folo

gia

Supe

r PR

ECO

CES

566

Espe

cial

Func

ioná

rio E

spec

ial

Jam

anta

Esp

ecia

lM

acun

i Esp

ecia

lPr

ovad

or E

spec

ial

1 A9512 11/01/2010 Máximo Jandaia Rambo MN 636 34 10,63 6 1,96 12 4,7 25 14,06 4 0,18 25 69,53 2 70,96 3 5 6 6 2 4 3 4 Excelente2 A8883 23/10/2009 Xango COL Império WA 652 38 9,69 8 -0,2 80 7,13 7 8,8 25 1,05 1 55,9 25 58,32 30 5 6 6 3 3 4 4 Excelente3 A8929 01/11/2009 Insoluto Vermut 742 36 11,67 4 1,95 12 7,62 5 14,75 3 0,43 10 66,57 5 70,96 3 5 6 6 4 4 4 4 Excelente4 A8815 13/10/2009 Macuni do Salto Chiva 638 35 10,17 7 1,42 25 6,15 12 10,14 15 0,71 4 60,78 13 68,75 6 4 6 6 3 4 3 4 Excelente5 A9184 08/12/2009 A5968 JND Jupiter MRA 650 35 11,2 5 0,63 50 6,83 8 15,19 3 0,81 3 68,22 3 70,25 4 6 5 6 3 4 4 4 Excelente6 A8907 28/10/2009 Xango COL Godhar da FAZ 720 35 11,51 4 0,48 50 8,56 3 16,19 2 0,43 10 63,37 9 66,7 9 6 6 6 4 4 3 4 Excelente7 A9319 19/12/2009 Menestrel Jandaia Humoso IZ 638 36 10,91 5 2,95 3 0,09 70 13,75 5 0,25 20 67,19 4 67,54 7 6 5 5 4 4 3 4 Muito Bom8 A8935 03/11/2009 Macuni do Salto Império WA 674 36 12,47 3 0,92 40 8,82 2 18,03 1 0,63 5 68,43 3 72,26 2 6 5 5 2 4 3 4 Muito Bom9 A9097 30/11/2009 Menestrel Jandaia E.S. Oxicatro 660 39 13,68 2 3,29 2 3,87 30 14,97 3 0,78 3 67,77 3 69,44 5 6 6 5 4 3 3 4 Muito Bom10 A9370 24/12/2009 Macuni do Salto Vermut 622 34 9,52 9 0,55 50 5,41 20 13,36 6 0,28 20 70,65 1 71,59 2 5 6 6 2 4 3 4 Excelente11 A9050 24/11/2009 Crepe Jandaia Laion VR 618 36 10,7 6 2,3 8 1,72 60 12,08 8 0,13 30 62,59 10 60,78 25 5 5 5 2 4 3 4 Muito Bom12 A9248 14/12/2009 C2569 da MN Embaraço 572 32 8,85 11 2,01 11 4,84 25 11,68 10 0,12 30 67,66 3 71,66 2 5 5 5 3 4 3 3 Muito Bom13 A9247 14/12/2009 Insoluto Remmer Jandaia 598 37 8,73 12 1,45 25 2,35 50 9,53 20 0,32 15 61,45 11 65,26 12 4 5 5 4 4 3 4 Muito Bom14 A9114 02/12/2009 C2569 da MN Presty Jandaia 596 36 8,62 12 1,5 25 4,12 30 11,38 10 -0,1 60 55,51 25 65,26 12 4 5 5 3 4 4 4 Muito Bom15 A8896 26/10/2009 Hanuman da Mat. Despacho OT 614 38 3,8 50 -1,22 100 5,4 20 6,77 40 0,17 25 63,37 9 67,88 7 4 6 6 4 4 4 4 Excelente16 A8980 16/11/2009 Hanuman da Mat. Org. Mata Velha 646 39 4,26 40 -1,86 100 2,22 50 6,5 40 0,55 7 64,98 6 64,98 12 4 6 6 3 3 3 4 Excelente17 A8951 07/11/2009 Macuni do Salto Safado Jandaia 632 34 8,08 14 1 40 5,74 14 10,41 14 -0,09 60 67,07 4 71,66 2 4 6 5 3 2 3 4 Muito Bom18 A9208 10/12/2009 Xango COL Fandan VR 600 35 5,65 30 -0,42 90 2,21 50 8,26 25 0,13 30 48,41 60 52,39 50 4 6 6 3 2 3 4 Muito Bom19 A8765 06/10/2009 Hanuman da Mat. Império WA 628 36 3,63 50 -1,88 100 5,86 14 5,53 40 0,55 7 51,4 40 52,78 50 4 6 6 4 2 3 4 Muito Bom20 A9125 03/12/2009 Hajasthan Presty Jandaia 684 34 7,1 20 0,62 50 1,87 50 11,63 10 -0,19 70 65,39 6 61,95 20 5 6 6 3 4 3 4 Excelente21 A8793 10/10/2009 Hanuman da Mat. Ilustre 678 37 4,15 40 -1,7 100 7 7 9,26 20 -0,12 60 64,55 7 69,25 5 5 6 6 3 4 3 4 Excelente22 A9218 11/12/2009 Bote TE da SM Ranckor Jandaia 694 35 4,88 40 0,73 50 3,15 40 8,75 25 -0,2 70 61,78 11 54,35 40 5 6 6 3 4 3 4 Excelente23 A8852 17/10/2009 Xango COL Humoso IZ 680 37 4,32 40 -0,54 90 5,04 20 4,15 50 -0,1 60 52,59 40 55,32 40 5 6 6 3 4 4 4 Excelente24 A9087 25/11/2009 Liberino Jandaia Império WA 646 36 5,89 30 1,38 25 1,54 60 11,44 10 -0,53 100 50,8 40 60,95 25 5 6 6 3 4 4 4 Excelente25 A8984 16/11/2009 Hajasthan Backup 668 36 10,37 7 1 40 8,43 3 16,03 2 0,18 25 70,96 1 73,12 0,5 5 6 6 3 4 3 4 Excelente26 A8833 15/10/2009 Funcionário Enlevo 726 40 14,13 2 1,53 20 7,36 6 13,49 5 1,52 0,1 59,57 15 65,53 11 5 6 6 3 4 3 4 Excelente27 A8861 19/10/2009 Funcionário Enlevo 752 37 10,21 7 1,04 40 7,89 4 9,87 20 1,51 0,1 52,39 40 61,29 20 6 6 6 4 4 3 4 Excelente28 A9398 27/12/2009 Funcionário Galanthe 712 37 11,03 5 2,2 9 5,93 13 12,92 6 0,44 10 62,27 10 72,2 2 6 6 6 4 4 3 4 Excelente29 A9466 05/01/2010 Funcionário Quark COL 654 34 11 5 2,03 11 7,91 4 13,19 6 0,49 8 59,4 15 69,25 5 6 5 6 4 4 3 4 Muito Bom30 A8811 12/10/2009 Funcionário Enlevo 636 39 11,08 5 1,26 30 9,02 2 12,79 7 1 1 49,2 60 62,9 20 5 5 5 4 3 3 4 Bom31 A8718 30/09/2009 Funcionário Provador 634 36 8,03 15 0,39 60 4,42 25 9,24 20 0,61 5 5 6 5 3 3 3 4 Muito Bom32 A9495 09/01/2010 Funcionário Império WA 608 36 6,82 25 0,61 50 6,58 9 8,77 25 0,3 20 47,81 60 51,59 50 5 5 4 2 4 3 4 Muito Bom33 A8948 06/11/2009 C2569 da MN Império WA 656 35 9,32 10 1,66 20 7,23 6 12,28 8 0,37 13 48,41 60 60,78 25 5 6 6 4 4 3 4 Muito Bom34 A8760 06/10/2009 C2569 da MN Ilustre 640 36 3,25 50 0,12 70 4,72 25 5,21 40 -0,01 50 42,05 80 56,09 40 5 6 6 4 4 4 4 Excelente35 A8738 02/10/2009 C2569 da MN Org. Mata Velha 636 35 3,06 50 0,68 50 3,53 40 3,68 50 -0,16 70 49,4 50 55,51 40 5 5 5 2 4 3 4 Muito Bom36 A8966 11/11/2009 C2569 da MN Ranger Jandaia 632 35 4,88 40 1,14 30 2,17 50 5,72 40 0,47 9 49,6 50 58,86 30 5 5 5 3 3 4 4 Muito Bom37 A9124 03/12/2009 C2569 da MN Nevado VR 604 32 3,23 50 0,68 50 2,88 40 3,42 60 -0,36 90 49,2 60 54,55 40 5 5 5 3 4 3 4 Muito Bom38 A9344 21/12/2009 Macuni do Salto Gudy 608 34 10,95 5 -0,33 80 6,6 9 15,41 3 0,56 6 71,59 0,5 73,28 0,5 4 6 5 3 3 4 4 Excelente39 A9378 26/12/2009 Macuni do Salto Gold MRA 606 31 9,07 11 0,88 40 5,26 20 11,38 10 0,06 40 67,42 4 69,9 4 4 6 6 3 4 3 4 Excelente40 A9480 07/01/2010 Macuni do Salto Agrário Jandaia 634 33 9,21 10 0,9 40 6,27 11 10,7 13 0,25 20 72,72 0,5 73,56 0,5 5 6 5 3 3 3 4 Muito Bom41 A9369 24/12/2009 Macuni do Salto Embaraço 620 33 8,73 12 0,26 60 3,53 40 13,61 5 0,23 20 72,2 0,5 72,47 1 4 6 5 3 3 3 4 Muito Bom42 A9473 06/01/2010 Macuni do Salto Tradição Jandaia 668 35 13,51 2 1,32 25 7,13 7 18,1 1 0,55 7 73,16 0,1 74,15 0,1 5 6 6 3 2 4 4 Excelente43 A9105 30/11/2009 Provador Bitelo SS 672 38 15,05 1 0,68 50 8,1 4 16,67 2 1,07 1 67,88 3 69,9 4 6 5 6 3 3 3 4 Muito Bom44 A8744 03/10/2009 Provador Enlevo 710 36 12,99 2 0,12 70 8,12 4 14,71 4 0,98 2 61,12 12 67,07 8 6 5 6 3 3 3 4 Muito Bom45 A8941 04/11/2009 Provador Galante VR 638 34 10,49 6 0,74 50 7,78 4 16,84 2 0,35 14 66,32 5 69,05 5 4 6 6 4 2 3 4 Muito Bom46 A8901 27/10/2009 Provador Dedal R.K 688 35 10,67 6 0,48 50 8,76 2 15,08 3 0,15 30 66,7 4 70,49 3 5 6 6 3 3 3 4 Muito Bom47 A9164 06/12/2009 Provador Humoso IZ 594 37 12,62 3 0,21 60 3,2 40 15,36 3 0,69 4 66,57 5 66,32 9 6 4 4 2 4 3 4 Bom48 A9461 04/01/2010 Macuni do Salto Galanthe 638 34 8,34 13 0,16 70 9,08 2 13,15 6 0,18 25 71,46 0,5 73 1 4 6 6 3 4 3 4 Excelente49 A9211 10/12/2009 Xango COL Agrário Jandaia 682 36 8,74 12 0,58 50 4,92 20 11,43 10 0,11 30 64,41 7 67,07 8 6 6 6 3 3 4 4 Excelente

* * * ** * *

*TOP ANCP

Page 5: Informativo Nelore Jandaia 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012 informativo Nelore Jandaia - 2012

08

Nelore Jandaia

50 A8909 28/10/2009 Macuni do Salto Rambo MN 738 36 17,21 0,5 1,24 30 8,48 3 23,69 0,1 0,9 2 70,49 1 73,6 0,5 6 6 6 3 3 3 4 Excelente51 A9185 08/12/2009 A5968 Jandaia Rambo MN 646 37 9,73 8 1,42 25 3,1 40 13,52 5 0,44 10 64,26 7 63,21 20 5 6 6 4 4 3 4 Excelente52 A8752 05/10/2009 Macuni do Salto B8369 da MN 706 37 14,34 1 1,35 25 10,58 0,5 15,3 3 1,07 1 70,25 1 70,57 3 5 6 6 3 2 3 4 Muito Bom53 A8839 15/10/2009 Macuni do Salto Rambo MN 674 36 11,87 4 1,39 25 7,39 6 13,74 5 0,43 10 71,11 1 73,75 0,5 5 6 6 4 3 3 4 Muito Bom54 A9418 29/12/2009 Macuni do Salto Vermut 662 35 11,61 4 0,48 50 6,89 8 14,85 3 0,87 2 68 3 72,53 1 5 6 6 3 3 4 4 Excelente55 A8867 20/10/2009 Macuni do Salto Y.Ludy 660 38 8,01 15 -0,07 80 4,67 25 8,93 20 1,19 0,5 66,82 4 68 7 5 6 6 3 2 3 4 Muito Bom56 A8804 11/10/2009 Hanuman da Mat. Backup 750 42 8,88 11 -0,84 90 8,48 3 14,25 4 0,27 20 72,09 0,5 73,28 0,5 6 6 6 3 2 3 4 Muito Bom57 A8926 31/10/2009 Insoluto Enlevo 718 40 9,67 9 1,15 30 6,23 11 11,65 10 0,05 40 51,79 40 57,59 30 6 5 5 2 3 3 4 Muito Bom58 A9442 01/01/2010 Bote TE da SM Galanthe 694 35 5,35 30 1,72 20 8,09 4 11,54 10 -0,37 90 67,88 3 68,33 6 6 5 6 4 3 4 4 Muito Bom59 A9342 21/12/2009 Bote TE da SM Y.Ludy 672 37 5,92 30 1,27 30 4,48 25 8,49 25 0,08 40 61,29 12 58,32 30 6 6 5 3 3 2 4 Muito Bom60 A9204 10/12/2009 Bote TE da SM Quepe Salette 676 34 7,86 15 0,99 40 5,41 20 14,52 4 -0,03 50 63,37 9 60,1 25 6 5 5 3 4 3 4 Muito Bom61 A9235 13/12/2009 Menestrel Jandaia Quepe Salette 632 35 7,3 20 1,92 13 0,22 70 7,7 30 0,55 7 55,51 25 58,68 30 5 6 6 3 4 3 4 Excelente62 A8844 16/10/2009 Hanuman da Mat. Beco Jandaia 650 34 4,02 40 -1,5 100 3,66 40 8,44 25 0,33 14 48,01 60 53,57 50 5 6 6 3 3 4 4 Excelente63 A8874 21/10/2009 C2569 da MN Ilustre 610 36 5,67 30 0,59 50 9,13 2 9,09 20 0 50 57,77 20 68,33 6 5 5 5 4 3 3 4 Bom64 A8928 31/10/2009 Hanuman da Mat. Provador 632 39 6,29 25 -1,68 100 6,1 12 12,51 7 0,1 40 68,54 3 72,15 2 5 6 6 3 3 3 4 Excelente65 A9266 15/12/2009 Insoluto Quark COL 612 32 7,5 20 1,92 13 3,76 40 8,7 25 0 50 64,69 7 71,53 2 5 5 5 3 3 2 4 Bom66 A8855 18/10/2009 C2569 da MN Patchuli Jandaia 668 34 5,5 30 0,79 40 6,65 9 7,04 30 0,02 40 58,68 20 61,78 20 6 5 5 3 4 3 4 Muito Bom67 A8999 19/11/2009 Macuni do Salto Rotho Jandaia 650 34 8,51 13 0,58 50 4,27 30 11,34 11 0,44 10 64,55 7 69,53 4 6 5 5 3 3 3 4 Muito Bom68 A8975 15/11/2009 Macuni do Salto Sueco Jandaia 610 34 6,17 25 0,69 50 2,74 50 9,66 20 0,15 30 67,88 3 68,22 6 5 5 5 2 2 3 4 Bom69 A9330 20/12/2009 Macuni do Salto Bitelo SS 628 34 10,08 7 1,08 40 6,62 9 15,81 2 -0,03 50 69,63 2 69,25 5 6 5 5 3 2 3 4 Bom70 A8813 12/10/2009 Macuni do Salto Toroxo Jandaia 706 37 9,95 8 0,72 50 8 4 12,45 7 0,23 20 71,53 0,5 72,91 1 6 5 4 3 3 3 4 Bom71 A9391 26/12/2009 Macuni do Salto Meandro Jandaia 662 35 9,88 8 0,29 60 5,17 20 13,82 5 0,44 10 72,37 0,5 73,36 0,5 4 6 6 4 3 4 4 Excelente72 A9024 21/11/2009 Provador Embaraço 672 35 10,42 7 0,55 50 4,83 25 15,08 3 0,25 20 67,19 4 67,77 7 5 6 6 3 4 3 4 Excelente73 A8711 28/09/2009 Provador Tecelão da SM 712 36 11,72 4 -0,38 80 6,37 10 15,54 3 0,65 5 5 6 6 3 4 3 4 Excelente74 A8915 29/10/2009 Macuni do Salto Godhar da FAZ 736 37 12,65 3 1,17 30 10,67 0,5 17 2 0,66 5 70,25 1 73,69 0,5 5 6 6 3 2 4 4 Excelente75 A9584 24/01/2010 Menestrel Jandaia Reptil Jandaia 594 35 7,47 20 2,93 3 -2,5 100 8,2 25 0,26 20 63,21 9 65,39 11 4 6 6 4 4 4 4 Excelente76 A8805 11/10/2009 Insoluto Rambo MN 579 34 6,19 25 1,53 20 3,49 40 6,22 40 -0,01 50 54,35 30 57,95 30 4 6 6 3 3 3 4 Excelente77 A8969 12/11/2009 C2569 da MN Dedal R.K 560 34 6,26 25 1,3 30 4,62 25 7,15 30 0,01 50 54,16 30 63,52 15 4 4 4 4 4 3 4 Bom78 A9338 21/12/2009 Acetato Jandaia Humoso IZ 598 36 7,96 15 1,1 40 1,82 60 9,78 20 0,41 11 48,6 60 54,55 40 5 5 5 3 4 3 4 Muito Bom79 A9103 30/11/2009 Hanuman da Mat. Org. Mata Velha 590 36 4,81 40 -2,02 100 1,31 60 6,23 40 0,49 8 56,28 25 57,4 30 4 6 5 4 4 4 4 Excelente80 A9481 07/01/2010 Funcionário Fandan VR 592 34 5,98 30 1,15 30 3,8 30 8,15 25 0,35 14 56,09 25 61,62 20 4 5 5 3 4 3 4 Muito Bom81 A8924 31/10/2009 C2569 da MN Reneck Jandaia 562 36 3,7 50 0,22 60 3,24 40 4 50 0,54 7 53,77 30 60,1 25 4 5 5 4 4 3 4 Bom82 A9252 14/12/2009 Dom Jandaia Vermut 590 33 4,44 40 0,73 50 1,77 60 7,92 25 -0,17 70 51,2 40 45,84 90 4 5 5 4 4 3 4 Bom83 A9478 07/01/2010 Modulo Jandaia Royal Jandaia 554 36 6,2 25 2,41 7 0,92 60 5,71 40 0,03 40 55,32 25 58,5 30 4 5 5 4 4 3 3 Bom84 A9220 11/12/2009 Provador Sueco Jandaia 684 36 12,18 3 0,01 70 4,58 25 16,69 2 0,98 2 68,22 3 70,65 3 5 6 6 4 2 3 4 Muito Bom85 A9182 08/12/2009 Mastaréu Jandaia Backup 632 35 6,51 25 0,77 50 -2,65 100 6,48 40 0,23 20 50,2 50 48,41 80 5 6 6 3 2 3 4 Bom86 A8798 10/10/2009 Xango COL Namorado Jandaia 636 38 6,37 25 -0,9 90 3,49 40 7,48 30 0,73 4 37,25 100 40,43 100 5 6 5 2 2 3 4 Muito Bom87 A8859 19/10/2009 Provador Ramapui Jandaia 628 34 9,11 10 -0,03 70 7,17 7 13,61 5 0,03 40 67,54 4 70,16 4 5 6 5 3 2 2 3 Bom88 A9144 04/12/2009 Xango COL Jauray MJ 626 35 6,91 20 -0,23 80 2,44 50 7,08 30 0,58 6 49,4 50 52,39 50 5 6 5 3 2 3 3 Bom89 A8784 09/10/2009 Provador Rambo MN 696 40 18,42 0,1 1,56 20 11,39 0,5 21,65 0,5 1,29 0,5 72,42 0,5 73,78 0,5 6 5 4 4 2 3 4 Bom90 A9491 08/01/2010 C2569 da MN Número Jandaia 748 39 14,43 1 1,19 30 8,91 2 17,79 1 0,9 2 65,93 5 71,18 3 6 6 6 3 2 3 4 Muito Bom91 A9239 13/12/2009 Provador Bitelo SS 656 36 14,75 1 0,72 50 10,74 0,5 19,82 0,5 0,64 5 67,54 4 73,12 0,5 6 5 5 3 2 3 3 Bom92 A9255 14/12/2009 A5968 Jandaia B8369 da MN 650 34 13,6 2 1,72 20 4,49 25 16,84 2 0,79 3 67,77 3 69,25 5 6 5 5 5 3 3 4 Bom93 A8933 02/11/2009 Provador Rambo MN 754 37 14,92 1 1,24 30 10,27 1 19,5 0,5 0,57 6 72,95 0,1 73,43 0,5 6 5 5 3 3 3 4 Muito Bom94 A8835 15/10/2009 Provador Nevado VR 802 39 12,37 3 -0,19 80 6,67 9 17,49 1 0,55 7 51 40 57,03 30 6 6 6 3 2 2 4 Muito Bom95 A8865 20/10/2009 Xango COL Godhar da FAZ 716 37 11,39 5 0,59 50 11,01 0,5 13,11 6 0,43 10 65,26 6 66,7 9 6 6 6 3 4 3 4 Excelente96 A8841 16/10/2009 Hanuman da Mat. Quark COL 678 39 8,63 12 -0,7 90 7,58 5 9,03 20 1,16 0,5 64,84 6 68,64 6 6 5 5 3 2 3 4 Bom97 A8802 10/10/2009 Hanuman da Mat. Chiva 706 37 8,92 11 -0,38 80 5,43 20 11,04 12 0,99 2 66,06 5 70,25 4 6 5 5 4 2 3 4 Bom98 A8870 21/10/2009 Macuni do Salto Império WA 706 34 9,41 9 0,47 60 8,1 4 13,22 6 0,4 11 60,78 13 68,95 5 6 5 5 2 2 3 3 Bom

importantes ferramentas na seleção de bovinos de corte, pela asso-ciação genética favorável da característica com precocidade sexual e fertilidade.

Musculosidade (MD e MS)Musculosidade à desmama MD e ao sobreano MS, maiores DEPs

e menores percentis (TOP), para Musculosidade, identificam tou-ros que deverão produzir animais mais musculosos, mais grossos, a desmama e ao sobreano.

Precocidade (PD e PS)Precocidade à desmama PD e ao sobreano MD, maiores DEPs

e menores percentis (TOP), para Precocidade, identificam touros que deverão produzir animais de biótipos que tendem a apresentar maior precocidade de acabamento e sexual, além de maior adapta-ção a sistemas de produção a pasto.

MGTO Mérito Genético Total (MGT) é um índice que fornece ao cria-

dor a oportunidade de escolher animais geneticamente superiores, porém, harmonicamente balanceados para a habilidade maternal, fertilidade e crescimentos pré e pós-desmame.

IMPORTANTE!Para todas as características da tabela de DEPs, touros com DEPs mais elevadas, e percentis mais baixos são os mais indicados, melhor ainda se vierem associadas a uma boa avaliação morfológica funcional – Índice EPMURAS.

PERCENTIL (TOP)Percentil, no catálogo chamado de TOP: Indica qual a posição

do animal para determinada DEP ou MGT, relativo ao total de ani-mais avaliados pelo programa Nelore Brasil. Sendo assim, se um animal tem percentil igual a TOP 10% para MGT significa que, para o Mérito Genético Total, ele está entre os 10% melhores animais do TOTAL de animais avaliados pelo programa da USP/ANCP, o mesmo raciocínio vale para todas as DEPs apresentadas neste catálogo. O percentil varia de TOP 0,1 a TOP 100%, quanto menor melhor.

Embora todos os animais disponibilizados a venda sejam po-sitivos para os índices genéticos, tecnicamente sabemos que as acurácias de animais jovens são baixas. Desse modo, ao disponi-bilizarmos a Ferramenta fenotípica EPMURAS - Retrato Falado, em que os animais são descritos para características morfológicas de acordo com suas qualidades e senões perante a raça – ponderando o sistema de produção em que os produtos foram criados, incluin-do informações funcionais como aprumos, sexualidade e a própria expressão racial – propiciamos mais subsídios de informações para interpretação e tomada de decisão do cliente.

EPMURAS – Retrato Falado

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

IND.

09

BATE

RIA

9

TOP

MG

T / E

PMUR

AS

BATE

RIA

10

PESO

PES

ADO

BATE

RIA

12

HARM

ON

IA

BATE

RIA

13

PREC

OCE

BATE

RIA

14

Biot

ipo

565

/ 566

BATE

RIA

15

TOP

MG

T 1

BATE

RIA

16

Peso

Ext

ra /

MG

T

BATE

RIA

11

BIOT

IPO

Stay

bilit

y / P

ACIN

D.

* * * ** * *

*TOP ANCP

Page 6: Informativo Nelore Jandaia 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012 informativo Nelore Jandaia - 2012

1110

Nelore Jandaia

Avaliação visual funcional que descreve o animal para as seguin-tes características morfológicas:

• Estrutura Corporal (E): sinaliza o tamanho do animal, basea-do na altura e comprimento do esqueleto, são desejados escores 4, 5 até 6 para essa característica, seguida de escores altos para P e M. Escores altos para E e baixos para P identificam animais de bio-tipo mais exigente em nutrição, tendendo a tardios, porém podem ser utilizados para dar porte a rebanhos extremamente compactos e animais com escore para E mais baixo e P mais altos são indicadores de precocidade e maior adaptação a sistemas de produção a pasto;

• Precocidade (P): baseado na relação entre profundidade de costelas e comprimento de pernas, além de virilha baixa, altos es-cores indicam animais com biotipo que tendem a serem mais pre-coces em terminação e que coincidem com aqueles que tendem a apresentar maior precocidade sexual e adaptabilidade a sistemas de produção a pasto;

• Musculosidade (M): indica a evidência de musculatura, altos escores são desejados para se obter melhores resultados em rendi-mentos de carcaça;

Os escores de E, P e M descritivos variam de: 1 e 2 (fundão), 3 e 4 (meio) até 5 e 6 (cabeceira). Como para o leilão foram selecionados a cabeceira da safra 2006, os escores dos reprodutores avaliados variaram de 4 a 6.

Assim a análise das características de Estrutura Corporal, Preco-cidade e Musculosidade é uma ferramenta para classificar, in vivo, o modelo de carcaça com relação ao tamanho, rendimento e acaba-mento. Vale lembrar que estudos de herdabilidades demonstram que estas características são altamente transmitidas aos filhos.

• Umbigo (U): deseja-se animais de escores 2, 3 e 4 por não serem, nem tão reduzidos e, nem tão pendulosos, característica que poderia comprometer a funcionalidade do animal a campo;

• Caracterização Racial (R): todos os itens previstos nos pa-drões raciais foram considerados;

• Aprumos (A): foram avaliados através das proporções, direções, angulações e articulações dos membros anteriores e posteriores, além de estrutura de ossos, tendões e ligamentos. Bons aprumos são fundamentais para o macho efetuar bem a monta, além de estar dire-tamente ligado ao período de permanência do indivíduo no rebanho.

• Sexualidade (S): avaliou-se masculinidade nos touros através de características sexuais secundárias, que são relacionadas a fertilidade do reprodutor. Para análise mais eficiente deve ser considerada junto com a medida de Perímetro Escrotal, acompanhado de exame andrológico.

As avaliações de Raça, Aprumos e Sexualidade completam a descri-ção do animal e vão de 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom) até 4 (muito bom).

IMPORTANTE! A nota máxima para E, P e M é 6,

e a nota máxima para R, A e S é 4!

Para visualização mais fácil da qualidade do tipo morfológico do animal, está disponível nesse catálogo a informação do Índice EP-MURAS - Retrato Falado, que soma a pontuação total do animal, sendo que para a característica Estrutura Corporal, será somado o que chamamos de E funcional, que corresponde a subtração da diferença entre E e P (E-P), quando E descritivo for maior que P, pe-nalizando os indivíduos que tendem a serem mais tardios. EX: Se os escores forem E descritivo = 6 e P = 4, o E funcional será = 6 - (6-4), ou seja 6 - 2. Assim será somado no índice o E funcional que, nesse caso será 4. Caso o E descritivo seja igual a P, ele não muda com relação ao E funcional, e se for menor, será somado a diferença de P - E visando a valorização de animais com biotipo mais precoces EX: se E descritivo for 5 e P for 6 o E funcional será: 5 + (6-5), assim E funcional soma 6 pontos. Com relação a característica Umbigo, vale nota máxima (4) os escores 2, 3 e 4, os escores 1 e 5 somam 2 pontos e o escore 6 soma 1 ponto. O total de pontos classifica o animal conforme tabela de classificação na página 11.

CLASSIFICAÇÃO0 a 19 pontos INFERIOR20 a 24 pontos REGULAR 25 a 28 pontos BOM

29 a 31 pontos MUITO BOM32 a 34 pontos EXECELENTE

Texto: William Koury Filho Fontes: www.brasilcomz.com e www.ancp.org.br

99 A8781 08/10/2009 Macuni do Salto Rambo MN 706 37 11,57 4 0,63 50 8,91 2 14,23 4 0,52 7 69,63 2 70,96 3 5 6 6 2 2 3 4 Muito Bom100 A9315 19/12/2009 Funcionário Quepe Salette 654 35 10,47 6 1,3 30 4,93 20 11,16 11 0,97 2 58,32 20 63,82 14 5 6 6 2 2 3 4 Muito Bom101 A8736 02/10/2009 Macuni do Salto Chiva 638 35 9,8 8 1,43 25 7,21 6 10,94 12 0,3 20 56,47 25 68 7 6 5 5 2 2 3 4 Bom102 A9154 05/12/2009 Hajasthan Rufião Jandaia 666 35 9,15 10 1,22 30 3,15 40 11,74 9 -0,1 60 65,93 5 67,54 7 6 5 5 4 3 3 4 Bom103 A8763 06/10/2009 Insoluto Ilustre 744 38 10,5 6 1,55 20 9,95 1 14,93 3 -0,28 80 65,26 6 71,32 2 6 5 5 3 2 3 4 Bom104 A9475 06/01/2010 Funcionário Galanthe 608 35 6,67 25 1,79 15 6,57 9 8,79 25 0,02 40 52,98 40 60,1 25 5 5 5 4 4 3 4 Muito Bom105 A9147 05/12/2009 Hanuman da Mat. Marel 604 39 5,89 30 -1,12 100 4,41 25 10,07 15 0,2 25 65,12 6 69,05 5 5 5 5 5 3 3 4 Bom106 A9510 11/01/2010 Ipe da Jandaia Backup 590 35 11,93 4 1,08 40 8,53 3 13,84 5 0,57 6 63,06 9 63,06 20 5 5 5 3 2 3 4 Bom107 A9377 25/12/2009 Insoluto Jeru 616 36 6,85 25 1,22 30 3,43 40 9,35 20 -0,21 70 65,66 6 66,45 9 5 5 5 3 3 3 4 Muito Bom108 A9322 19/12/2009 Xango COL Humoso IZ 634 39 3,51 50 -0,22 80 2,44 50 4,98 50 -0,05 60 51,99 40 55,7 40 5 5 5 2 2 3 3 Bom109 A9041 23/11/2009 Funcionário Barroco VR 602 34 4,07 40 1,73 20 -0,96 90 4,18 50 0,38 12 41,14 90 51,79 50 5 5 5 3 4 4 4 Muito Bom110 A9141 04/12/2009 Funcionário B3712 da MN 600 36 5,98 30 1,25 30 2,58 50 5,49 40 0,47 9 46,23 70 54,94 40 4 5 5 4 4 3 4 Muito Bom111 A9157 06/12/2009 Hanuman da Mat. S.Dumu 6365 RC 592 34 3,89 40 -1 100 1,84 50 8,34 25 -0,06 60 64,55 7 68 7 5 5 5 4 4 3 3 Bom112 A9172 07/12/2009 Bote TE da SM Jauray MJ 612 33 1,25 70 0,49 50 -0,15 80 4,34 50 -0,26 80 37,25 100 37,73 100 5 5 5 4 4 3 4 Muito Bom113 A9399 27/12/2009 Xango COL Império WA 549 34 4,22 40 -0,53 90 4,56 25 3,77 50 0,02 40 61,29 12 64,12 14 4 5 5 2 3 3 3 Bom114 A8712 28/09/2009 Funcionário Rotho Jandaia 594 39 8,32 13 1,01 40 3,44 40 8,63 25 0,72 4 5 4 4 4 4 3 3 Bom114 A9151 05/12/2009 C2569 da MN Embaraço 582 32 4,69 40 0,94 40 2,66 50 6,08 40 -0,01 50 52,19 40 61,29 20 5 4 4 3 4 3 4 Bom114 A9166 07/12/2009 C2569 da MN Renhir Jandaia 594 35 5,96 30 0,72 50 2,7 50 8,79 25 0,37 13 55,7 25 61,95 20 5 5 4 3 3 3 4 Bom115 A8739 03/10/2009 Insoluto Quepe Salette 650 35 5,92 30 1,05 40 5,13 20 6,46 40 -0,32 80 54,16 30 58,5 30 6 5 5 3 4 3 4 Muito Bom115 A9043 24/11/2009 Hanuman da Mat. S.Dumu 6365 RC 670 36 1,83 60 -1,56 100 2,89 40 7,32 30 0,09 40 63,67 8 67,07 8 6 5 5 3 4 3 4 Muito Bom115 A9202 10/12/2009 Hanuman da Mat. S.Dumu 6365 RC 646 37 4,48 40 -1,29 100 0,9 60 9,14 20 0,16 25 63,37 9 66,19 10 6 4 4 3 4 4 4 Bom116 A9025 21/11/2009 Bote TE da SM E.S. Oxicatro 638 34 6,24 25 1,86 14 3,16 40 9,15 20 0,36 13 55,9 25 56,65 40 6 4 4 4 4 3 3 Bom116 A9246 14/12/2009 Insoluto Mandi 632 35 7,26 20 1,49 25 3,22 40 6,84 40 0,27 20 62,11 10 65,8 10 6 5 4 3 3 3 4 Bom116 A9328 20/12/2009 Bote TE da SM Landário 577 36 0,48 70 0,51 50 -0,2 80 0,73 70 -0,23 80 53,37 30 55,7 40 6 4 4 4 4 3 3 Bom117 A8726 30/09/2009 C2569 da MN Ranckor Jandaia 626 32 4,14 40 0,55 50 4,8 25 4,99 50 -0,12 60 5 5 4 3 3 3 3 Bom117 A9175 07/12/2009 C2569 da MN Ranger Jandaia 640 31 4,05 40 0,88 40 4,02 30 6,25 40 -0,27 80 50,8 40 58,14 30 6 5 4 3 4 3 3 Bom117 A9341 21/12/2009 Módulo Jandaia Humoso IZ 598 34 5,84 30 2,44 6 -1,75 90 6,31 40 -0,06 60 63,97 8 54,16 40 6 5 4 3 4 3 3 Bom118 A8761 06/10/2009 Insoluto Y.Ludy 610 34 6,82 25 1,46 25 4,73 25 7,69 30 -0,21 70 59,4 15 64,98 12 5 5 4 3 4 3 3 Bom118 A9291 17/12/2009 Bote TE da SM Ilustre 666 36 6,67 25 0,65 50 6,16 12 14,98 3 -0,4 90 65,26 6 66,82 9 6 5 4 6 4 2 4 Bom118 A9506 11/01/2010 Bote TE da SM Rotho Jandaia 588 34 5,19 40 1,75 20 5,32 20 10,41 14 -0,58 100 61,78 11 62,43 20 6 4 4 4 4 3 4 Bom119 A8748 04/10/2009 Hanuman da Mat. Provador 670 33 3,93 40 -2 100 6,04 12 8,06 25 0,12 30 63,52 8 69,99 4 6 5 5 4 3 3 4 Bom119 A8766 06/10/2009 Macuni do Salto Bitelo SS 634 38 12,39 3 1,26 30 10,39 1 15,3 3 0,56 6 64,26 7 71,72 2 6 4 4 4 2 3 4 Regular119 A9450 02/01/2010 Insoluto Dedal R.K 628 32 10,13 7 2,02 11 5,61 15 11,81 9 0,02 40 64,55 7 72,58 1 6 4 4 3 3 2 3 Regular120 A9048 24/11/2009 C2569 da MN Barroco VR 596 36 3,75 50 0,73 50 0 80 4,71 50 0,28 20 42,78 80 52,39 50 5 5 4 3 3 3 4 Bom120 A9381 26/12/2009 Macuni do Salto Enlevo 616 35 8,88 11 0,28 60 4,77 25 12,41 8 0,38 12 69,05 2 68,95 5 5 5 5 3 2 3 4 Bom120 A9414 29/12/2009 A5968 Jandaia Godhar da FAZ 608 35 12,31 3 1,18 30 5,4 20 14,89 3 0,95 2 70,57 1 69,25 5 4 5 5 3 2 3 4 Bom121 A8788 09/10/2009 Macuni do Salto Sonoro Jandaia 592 33 4,01 40 -0,54 90 2,6 50 5,11 50 0,23 20 52,59 40 52,59 50 5 5 4 3 3 3 4 Bom121 A8986 17/11/2009 Macuni do Salto Rambo MN 572 32 8,58 12 1,34 25 5,1 20 9,95 20 0,31 15 72,09 0,5 73,32 0,5 4 6 5 4 2 3 4 Muito Bom121 A9306 18/12/2009 Menestrel Jandaia Caterete OT 590 36 9,63 9 2,19 9 0,99 60 9,46 20 0,77 3 62,11 10 62,59 20 5 4 4 4 3 3 3 Regular122 A9156 06/12/2009 Hajasthan E.S. Oxicatro 614 35 6,13 25 0,53 50 2,95 40 8,73 25 0,02 40 53,37 30 58,32 30 6 5 4 3 3 3 4 Bom122 A9237 13/12/2009 Bote TE da SM Enlevo 624 33 4,49 40 0,65 50 4,55 25 8,86 20 -0,24 80 54,55 30 54,16 40 6 5 4 4 4 3 4 Bom122 A9273 16/12/2009 Provador Enlevo 640 35 10,86 6 -0,39 80 7,58 5 16,09 2 0,38 12 66,57 5 68,85 5 6 5 5 3 3 3 4 Bom123 A9081 27/11/2009 Funcionário Ranuk Jandaia 598 33 8,86 11 1,39 25 4,12 30 10,93 12 0,19 25 54,94 25 63,37 15 5 5 4 2 4 3 4 Muito Bom123 A9126 03/12/2009 Liberino Jandaia Ranckor Jandaia 612 34 1,05 70 0,28 60 -1,71 90 3,19 60 -0,64 100 45,45 70 44,1 90 5 5 4 2 2 3 4 Bom123 A9522 12/01/2010 Menestrel Jandaia Embaraço 573 34 7,13 20 2,67 5 3,03 40 9,18 20 0,19 25 69,99 2 71,11 3 4 4 4 4 4 3 3 Bom

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

BATE

RIA

17

MG

T

BATE

RIA

18

EPM

555

BATE

RIA

19

BIOT

IPO

BATE

RIA

20

BATE

RIA

21

LOTE

S T

RIPL

OS

* * * ** * *

*TOP ANCP

Page 7: Informativo Nelore Jandaia 2012

Leilão 2012

informativo Nelore Jandaia - 2012

12

SAIBA MAIS www.nelorejandaia.com.brData: 11/08/2012, às 12hs Contato: (34) 3322-4647Local: Parque de Exposições de Barra do Garças (MT)Leiloeira: Central Leilões 18 3608-0999E-mail: [email protected] ou [email protected]: BrasilcomZ (16) 8122 2255Pagamento: parcelamento em 24x e frete facilitado!!!

Esta é uma publicação institucional da empresa Nelore Jandaia. Todo conteúdo deste informativo poderá ser usado deste que citada a fonte.

Edição: Luciano Bitencourt • Projeto, Diagramação e Produção Gráfica: dgraus design [email protected] • Fotos (exceto mencionadas em crédito): William Koury FilhoImpressão: Gráfica e Editora São José • Tiragem: 15.000 exemplares • Distribuição Nacional e Gratuita

Expediente

Avaliações:Patrocinadores: Apoio:

(34) 3322-4647 Uberaba - MG

Realização: Transmissão: Assessoria:

(18) 3608-0999(66) 3401-9808 (16) 8122 2255

Leiloeira:

Osegredo dos resultados obtidos pelos reprodu-tores Jandaia é baseado na seleção exclusiva-mente a pasto, na formação correta dos lotes de

manejo e na qualidade dos dados para gerar as DEPs, isso tudo aliado à seleção visual. Quem faz a revelação é o pecuarista e titular do rebanho William Koury. “O Índice fenotípico morfológico mais o índice genético gera um ranking final desenvolvido pela BrasilcomZ e que é cha-mado de Boi com Bula. Selecionamos por ordem de quali-dade do 1° ao último. Desse ranking saem os 10 reservas que no futuro serão 6, tudo isso a pasto!”, enfatizou.

Aos 24 meses, comentou o gerente do rebanho, Amau-ri Portela, que trabalha há 4 anos com a seleção, é a vez de utilizar os seis melhores reprodutores que entrarão no desafio precoce das novilhas. “Aqui, eficiência produ-tiva, funcionalidade e adaptação a pasto são fundamen-tais”, concluiu William Koury.

Para comemorar o sucesso obtido com a safra 2009, onde os animais tops em desempenho nas característi-cas produtivas atingiram índices Boi com Bula de desta-que, o Nelore Jandaia ofertará a nata desse grupo no Leilão de Touros deste ano. Tratam-se de 150 reproduto-res, todos com avaliação positiva pela ANCP e morfoló-gicas pela BrasilcomZ – conceito Boi com Bula. O evento

acontece sábado dia 11 de agosto, a partir das 12hs, no Parque de Exposições, em Barra do Garças (MT), e conta-rá com a transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Nelore Jandaia, Leilão oferta 150 touros com avaliação positiva

Confira o pré-catálogo do evento, bem como informações mais detalhadas sobre os reprodutores do leilão, nos sites www.nelorejandaia.com.br, www.centralleiloes.com.br ou www.brasilcomz.com.

O Leilão de Touros Nelore Jandaia 2012 manterá a tradição de apresentar os animais à venda em lotes individuais e em baterias de preferência (sequência de animais). Isso significa que o comprador do primeiro indivíduo ganha o direito de adquirir, pelo mesmo valor, os lotes seguintes – sem ir para o pregão – e de se beneficiar dos descontos progressivos. Para facilitar ainda mais a participação do cliente, as baterias continuam a ser organizadas de forma temática. Os animais cujo valor genético (DEPs) é destacado para pelo menos uma característica superior, como peso à desmama, serão apresentados em sequência, assim como reprodutores com outras características descritas pelo EPMURAS.

Novidade é a classificação em estrelas pelo conceito Boi com Bula.