its teens - floripa 07

44
www.portalits.com.br | edição 07 Revista its Teens Florianópolis nº 07 2016 | R$ 9,80 Pedro Thiago Silva e Rayssa Vitória Rocha, estudantes da escola Almirante Carvalhal , são os representantes dos vigilantes mirins GALERIAS OS 15 MINUTOS DE FAMA DA GALERA VELEJADOR ESTUDANTE DA VIRGÍLIO VÁRZEA DISPUTA SUL AMERICANO PELA CLASSE OPTIMIST CULTURA POP O MUNDO POP PELAS REAÇÕES DA TIA BRITNEY WI FI MASQUERADE: O APLICATIVO QUE PODE SE TORNAR SEU MAIS NOVO VÍCIO MODA JÉSSICA STIERLE MUDA O VISUAL Para barrar a chegada do vírus que se alastra pelo país e pelo mundo, a prefeitura da Capital lança campanha educativa "A Rede Contra o Mosquito"

Upload: revista-its

Post on 26-Jul-2016

243 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Its Teens - Floripa 07

www.portalits.com.br | edição 07

Revi

sta

its T

eens

Fl

oria

nópo

lis n

º 07

2016

| R$

9,8

0

Pedro Thiago Silva e Rayssa Vitória Rocha, estudantes da escola Almirante Carvalhal , são os representantes dos vigilantes mirins

GALERIASOS 15 MINUTOS DE FAMA DA GALERA

VELEJADORESTUDANTE DA

VIRGÍLIO VÁRZEA DISPUTA SUL

AMERICANO PELA CLASSE OPTIMIST

CULTURA POPO MUNDO POP

PELAS REAÇÕES DA TIA BRITNEY

WI FIMASQUERADE:

O APLICATIVO QUE PODE

SE TORNAR SEU MAIS

NOVO VÍCIO

MODAJÉSSICA STIERLE MUDA O VISUAL

Para barrar a chegada do vírus que se alastra pelo país e pelo mundo, a prefeitura da Capital lança campanha educativa "A Rede Contra o Mosquito"

Page 2: Its Teens - Floripa 07
Page 3: Its Teens - Floripa 07
Page 4: Its Teens - Floripa 07

Foto

: DM

Fot

ogra

fiaconteúdo

20 30CAPA

GALERIAS

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

EDIÇÃO 07

4

10 | WI-FIA gente mostra os apps que vão turbi-nar o seu Snapchat. Spoiler: rola más-cara do Obama.

8 | CULTURA POPA estreia do colunista Haziel Schneider traz novidades da música POP com direitos a "Britney'a faces" hilárias.

12 | PROMESSAS DE ANO NOVOTrocar o ônibus ou carro pela bike, produzir menos lixo, a gente reuniu histórias de quem aproveitou o início do ano pra tentar viver de uma forma melhor para si e para o meio ambiente

24 | VOLTA ÀS AULASA rotina está de volta. A gente reúne di-cas pro seu ano escolar ser incrível! Uma delas é caprichar na leitura com as suges-tões da vlogger Vanessa Esteves.

16 | ZÉ TAINHA, O VELEJADOREstudante da escola Virgílio Várzea disputará Sul Americano de Vela, no Equador, e tentará vaga para o mundial, no campeonato brasileiro em Ilha Bela.

20 | CAPAPara barrar a chegada do vírus que se alas-tra pelo país e pelo mundo, a prefeitura da capital lança campanha educativa para estudantes da rede.

WI-FI10CULTURA POP8

Page 5: Its Teens - Floripa 07

EXPEDIENTE

facebook.com/revistaits

youtube.com/revistaits

instagram.com/revistaits

Grupo RICFundador e Presidente EméritoMário J. Gonzaga Petrelli

Grupo RIC SCPresidente ExecutivoMarcello Corrêa Petrelli | [email protected]

Diretor SuperintendenteReynaldo Ramos Jr. | [email protected]

Diretor Administrativo e FinanceiroAlbertino Zamarco Jr. | [email protected]

Diretor Núcleo JovemRiadis Dornelles | [email protected]

Revista its é umapublicação da Editora Mais SC

Gerente de RelacionamentoBruno Filomeno | [email protected]

Diretor de arte Eduardo Motta | [email protected]

ConteúdoJéssica Stierle | [email protected]

DistribuiçãoHannah [email protected]

NÚCLEO COMERCIAL REDESanta CatarinaFabiano Aguiar | [email protected]

Rio Grande do Sul e ParanáGondil Kurtz | [email protected]

São Paulo, Distrito Federal,Minas Gerais e Rio de JaneiroNilton Aquino | [email protected] Gerências Comerciais SCGerente Comercial ChapecóJorge Furtado | [email protected]

Gerente Comercial Meio OesteDalcides Ana Gonzaga | [email protected]

Gerente Comercial JoinvilleCristian Vieceli | [email protected]

Gerente Comercial BlumenauJackeline Moecke | [email protected]

Gerente Comercial ItajaíMaristela A. dos Santos | [email protected]

EXECUTIVOS CONTAS SCSul Fabiano Aguiar | [email protected] FlorianópolisCrystiano [email protected] [email protected]

ItajaíCristiane Mattos | [email protected]

Os artigos assinados não refletem necessaria-mente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de reportagens e textos, desde que expressamente citada a fonte.

Tiragem: 2,402 mil exemplares

NÃO VACILA, FALA AÍ(47) [email protected]

Pontos de distribuição:Escolas Básicas Municipais de Florianópolis

Page 6: Its Teens - Floripa 07

LUCIANAPAULA

MATÉRIADE CAPA

VANESSAESTEVES

SAIDEIRA

HAZIEL SCHNEIDER

CULTURA POP

Parça, que Zika!

OSCULPADOS

O SOM QUE ROLOU NA REDAÇÃO, ENQUANTO FECHÁVAMOS A EDIÇÃO:

JÉSSICASTIERLE

Engraçado pensar que até ano passado só conhecíamos um tipo de zica. Ela também estava relacionada a problemas, mas de longe se tratava de algo tão sério que nos deixasse vulneráveis e ao mesmo tempo ativos para buscar uma solução!

Engraçado também é pensar sobre o jeitinho brasileiro de ser, aquele da malandragem, da manipulação e de atos que nos levam a obter vantagem. O fato é que nós chegamos ao ponto de que ele não nos cabe dar jeitinhos quando o papo é sobre ela, a segunda Zika.

Irônico também é chegar à conclusão de que, a zica, causada pela Zika, foi o que nos fez cair na real de que a negligência humana tem claros efeitos na natureza...

Você pode pensar que é muito novo, que não precisa fazer parte disso, mas, parça, para a nossa zica voltar a ser relacionada às notas baixas e às encrencas com os colegas da outra turma, eu e você precisamos fazer parte da mesma força, tomar os mesmos cuidados e jogar no mesmo time. As escolas de Floripa vestiram a camisa, basta você comparecer em campo. Você pode (e deve) ser um agente de mudança.

#xôzika

Justin Bieber - SorryBeyonce - Formation Demi Lovato – Cool For The SummerLudmilla – 24 Horas Por DiaBanda Vingadora – MetralhadoraAnitta – Bang

editorial

Page 7: Its Teens - Floripa 07
Page 8: Its Teens - Floripa 07

Por Haziel Schneider,18 anos, estudante de publicidade e propaganda, fã assíduo de música pop e geminiano.

CULTURA POP

8 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Na nossa es-cala de Brit-ney Spears, isso é:

Reação da Britney:

IGGY AZALEA, popularmente conhecida como "aquela que can-ta Fancy" mostrou para o mundo seu mais novo single Azillion e fez algu-mas declarações sobre isso no Twitter. Porém, devido ao baixo desempenho comercial e má aceitação da música pelo público, a gravadora vetou o lan-çamento de um clipe... É, Iggy, a era flop chega pra todas.

O jovem normal de 22 anos® ZAYN MALIK, que agora está fazendo cos-play de Roberta Pardo e sendo um rebel-de que não segue os demais, liberou sua primeira música de trabalho solo; Pillow Talk, e também o videoclipe. Não é nada de surpreendente para um garoto que recém saiu de boyband e quer construir uma "nova imagem" usando sua equipe repleta de produtores. Mas dá pra gastar um tempinho ouvindo. A data de lança-mento do seu álbum coincidentemente é exatamente um ano depois ao dia que ele anunciou deixar a One Direction, mas ele diz que não é proposital. Nessas horas que citamos a icônica frase de Xuxa que nos proporcionou um meme, já antigo, mas lendário: "Aham Claudia, senta lá."

O que falar desses novos singles do JUSTIN BIEBER que eu conheço a pouco tempo e já considero pakas?™ Depois de passar certo tempo aparecen-do nas manchetes só em função de es-candalos e ficar na "sofrência" por Selena Gomez, Bieber lançou seu primeiro disco que vale a pena ser ouvido, Purpose, que traz músicas de batidinhas gostosas com refrões que grudam na cabeça, como Sorry. Por incrível que pareça, é bom. Eu ouvi não esperando muita coisa e me surpreendi. É como abrir um pote de sorvete no congelador e ter realmente sorvete no lugar de feijão.

Reação da Britney:

Page 9: Its Teens - Floripa 07

9FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Após quase se juntar ao episódio final de "Caverna do Dragão" na lista de lendas urbanas culturais, ANTI, o nono álbum de RIHANNA foi finalmente lançado e é diferente de tudo que a rainha de bar-bados tinha mostrado até então. Ela mergulhou de cabeça em um lado seu nunca explorado e partici-pou da composição de todas as faixas, com exce-ção de Same Ol' Mistakes, cover do Tame Impala. A melhor do álbum é de longe, Love on the Brain, e a mais fraca é Woo, aquela música feita só pra encher a tracklist e que a gente pula mais rápido do que fe-cha anuncio em site. Mas não é novidade nenhuma que a RiRi ia arrasar, né, mores?

PRECISAMOS FALAR SOBRE: ANITTA. Não é novidade pra ninguém que desde 2013 nenhu-ma outra cantora chama tanta atenção no cenário nacional quan-to ela. Muitos apostavam que a in-terprete de "Show das Poderosas" pararia por ali mesmo, com um único hit (apesar de já ter certa notoriedade no funk carioca antes da música ser lançada), e provou exatamente o contrário, que aqui é seu lugar. Além de Show das Po-derosas, Meiga e Abusada, Zen, Blá Blá Blá, Deixa Ele Sofrer e inúme-ros outros sucessos nos provam isso. Você pode até não gostar dela ou seguir o senso comum de gente retrógrada e antiquada que costu-ma dizer em tom de desdém, "nos-sa, olha o que ela canta" -como se música boa fosse apenas Jazz e Blues- mas é IMPOSSÍVEL ficar apático quando o assunto é Anitta. Seu ultimo single, e de maior sucesso até então, BANG!, que também dá título ao terceiro álbum da cantora, já ultrapassou 100 milhões de visualizações no youtube, com aquele visual de quadrinhos e uma coreografia que o Brasil intei-ro já decorou. Não é necessário dizer que torcer contra Anitta é inútil, embora possa tentar, vai ser impossível ignora-lá. Vem na maldade, com vontade, chega e encosta nela; Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Adios!

Ó o sorriso da Brit:

Opinião em linguagem de reações da Britney sobre:

Page 10: Its Teens - Floripa 07

NOVIDADES TECH

WIFI

10 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Por Luciana Paula

Se liga nas dicas da equipe its.

MIGA, SUA LOKA! Pense em algo semelhante ao Shazam da

moda, pois é! Ele existe, e além de existir, o THE TAKE identifica os looks das suas personagens de séries preferidas, assim, as roupitchas que você fica babando enquanto faz maratonas podem ser en-contradas facilmente através do aplicativo.

Tudo rola com em um passe de mágica, pri-meiro você seleciona e dá play na cena em que está o look que você deseja achar, clica no “T” e o aplicativo reconhece a personagem.

O The Take fornece a loja em que você pode encontrar a peça exata do modelito, e em casos de não reconhecer os itens, o App te dá um help fornecendo roupas parecidas com as procuradas.

No site do aplicativo você encontra uma lista de séries e filmes para stalkear os looks, a lista é massa! Você encontra uma seleção dos figurinos da Jessica Jones, das irmãs ba-pho Kardashians e até mesmo os looks incrí-veis das meninas de Pretty Little Liars.

ALERTA DE VÍCIO: ON Se você curte a zoeira dos filtros que encontra no Snap, cuidado! O MASQUERADE pode

se tornar seu mais novo vício.O App é fácil de usar, é só baixá-lo gratuitamente na loja de aplicativos habilitando o

microfone e câmera do celular, no mais, é só aproveitar as “máscaras vivas” disponíveis. É possível se transformar no presidente gringo Barack Obama, e até mesmo se arriscar em viver momentos na vibe do Snoop Dogg, mas se você quiser macacos e ursinhos fofinhos também estão disponíveis como filtros.

A diversão é garantida e tudo o que você conseguir criar por lá pode ser compartilha-do direto nas suas redes sociais.

Page 11: Its Teens - Floripa 07

11REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

MANHÊ, ME DÁ! A capinha de celular que imprime

fotos instantaneamente já pode ser colocada na lista de desejos de 2017 oficialmente, e você deve agradecer (e pagar) a empresa .

O pacote com 50 fotos, ou seja, com 50 papéis para revelar, custa $ 25 (aproximadamente, R$ 100). A capinha, que está sendo vendida online, custa $149 (algo próximo de R$ 600) A capi-nha, disponível nas cores branco e pre-to, e o App são compatíveis com iPhone 6s, 6, 5s, 5c e 5, e Galaxy S5 e S4.

Nós adoramos, mas com esse valor... Só economizando o ano todo e torcen-do pela economia mundial para garantir o brinquedinho no Natal </3

ÓCULOS DE TRANSCRIÇÃO?! É inevitável! Em algum momento da sua

vida de estudante o sono falará mais alto du-rante a aula, mas calma, a tecnologia está aí para te salvar na medida do possível. Dormiu? Relaxa, uma empresa dinamarquesa criou um óculos especial para esses tais de sono incon-troláveis. O BABELFISK possui um software que auxilia na distinção da fala ao meio dos ruídos, transformando-as em texto.

Fora a zoeira dos preguiçosos de plantão, o gadget será muito útil para deficientes auditi-vos, que poderão acompanhar o que é dito em aulas, palestras e reuniões após as falas serem convertidas para texto.

Page 12: Its Teens - Floripa 07

COMPORTAMENTO

Por Luciana Paula

12 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

PROMESSAS

Todo ano é a mesma coisa. A gente promete que vai mudar de vida. Mas a empolgação, quando muito, não passa do mês de

janeiro. Pra fazer diferente em 2016, eu resolvi encarar Floripa em cima de uma bike. Dar uma folguinha para o ônibus. Ao menos por um dia. Só pra me provar que sou capaz. O meu objetivo foi percorrer o caminho da minha casa, em Coqueiros, até a Praça Governador Celso Ramos, pertinho do Morro da Cruz, onde eu trabalho. A Ana Destri, que é professora de Educação Física e integrante do Bike Anjo, foi quem me ajudou a desbra-var as ruas da cidade e enxergá-la de um jeito totalmente novo.

T

Trocar o ônibus ou carro pela bike, produzir menos lixo, a gente reuniu histórias de quem aproveitou o início do ano pra tentar viver de uma forma melhor para si e para o meio ambiente

de ano novo

Page 13: Its Teens - Floripa 07

Foto

s: Lu

ciana

Pau

la

Acesse: www.bicicletopolis.

wordpress.com

Levantamos cedinho para evitar o sol forte do verão. Às 7h30, estávamos na rua com muito filtro solar, luvas de couro para evitar calos e roupas bem chamativas para que os motoristas pudessem nos enxergar com facilida-de. Pelo nosso caminho encontramos situações diversas. A avenida geral de Coqueiros, por exemplo, tem uma ci-clofaixa, mas ela só funciona aos do-mingos, o que deixa o passeio mais perigoso para quem pedala durante a semana. Já na avenida Hercílio Luz, no Centro, a ciclofaixa é comparti-lhada com os pedestres, nela o ciclista precisa tomar um maior cuidado com quem está caminhando. Nas ruas Bo-caiúva e Frei Caneca, também tem ci-clofaixa, mas ela compartilha espaço com os carros.

Chegando ao nosso destino, de-pois de 7 km, demos aquela paradinha pra descansar. Curtindo um balanço, batemos um papo sobre as delícias e desafios de ser ciclista aqui na ilha. “Com certeza a melhor parte é cur-tir a cidade, senti-la de outra forma, com mais calma. A pior são os desa-fios que ainda temos, da adequação das vias ao desrespeito dos motoris-tas”, afirma Ana.

Mas ainda assim, tem uma galera que topou o desafio de tirar o automóvel da rotina. Para isso é pre-

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 13

ciso contar com uma estrutura míni-ma: lugar para guardar a bike e para tomar um banho. No centro da cidade já existe um espaço pensado para isso. Eu e a Ana fomos conhecer o Eu vou Floripa Parki’n Shower. Lá encontra-mos o advogado Daniel Remor, que vai de bike ao trabalho deste o final do ano passado quando foi inaugurado o espaço. “Foi bom me livrar do trân-sito e melhorar a qualidade de vida”, afirma. Para não amassar a camisa so-cial, ele a traz dentro de uma pasta de plástico na mochila. Fera, né?

Entre ida e volta, eu e Ana per-corremos 12 km. Confesso que mes-mo um tanto sedentária, mal senti o impacto! E o grande segredo é não ter pressa. Parar para curtir o visual, para tomar uma aguinha - se você é como eu, um litro e meio já vai ser suficien-te! Uma coisa importante é saber que assim como um carro, existem con-dutas a serem respeitadas. Por exem-po, quando vamos entrar numa rua, é preciso estender o braço correspon-dente à direção que se toma, quando precisarmos atravessar na faixa de pe-destres, descemos da bike.

Além de evitar o trânsito e fa-zer exercício físico, pedalar aguça os nossos sentidos. É um treino e tanto para a visão e principalmente para a audição. Na verdade, pedalar deixa a

gente até mais simpático e gentil. Pelo caminho é comum cumprimentar-mos os outros ciclistas e pedestres. E garanto que mais sorrisos e “bom dia” podem deixar a vida mais leve!

A minha parte favorita do pas-seio foi atravessar a ponte pela par-te de baixo. É muito legal ter tempo pra desfrutar da vista incrível que se tem de lá, e ouvir os ruídos dos carros passando em cima de nós. Dentro do carro ou do ônibus até esquecemos o quanto estamos fazendo barulho com os motores.

Definitivamente, foi uma experi-ência que marcou meu início de ano. Ficou com vontade de andar de bike também? Entra lá no site do bocicle-topolis e descubra a melhor rota da sua casa até o destino que você quiser!

Eu e Ana Destri, felizes em chegar ao nosso destino depois de 7km

Page 14: Its Teens - Floripa 07

Foto

s:Divu

lgaç

ãp

Uma pessoa que levou a sério esse rolê de promessas de ano novo é a Cristal Muniz. Em 2015, a designer resolveu tomar atitudes para reduzir sua produção de lixo. E toda sua experiência está documentada no blog “Um ano sem lixo”. A seguir, a gente divulga parte do texto de “balanço geral” que ela postou no dia 30 de dezembro do ano passado, dando um baita exemplo de como é possível seguir nossas metas e nos superar!

MAISMENOS É

14 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Cristal Muniz

Page 15: Its Teens - Floripa 07

Acesse:www.umanosemlixo.

com

A primeira coisa que fiz foi olhar pro meu lixo e ver o que diabos tinha lá dentro. Onde é que eu gastava mais lixo. E reconheci que fora de casa era um dos principais problemas. Aí eu bolei um kit de coisas para ter sem-pre na bolsa que iriam me salvar de produzir tanto lixo. Nele tem: talheres, guardanapo de pano e um copinho retrátil.

Duas das primeiras compras que fiz foram: a composteira doméstica e o coletor menstrual. Com a primeira, parei de jogar o lixo orgânico fora do pior jeito possível: em saquinhos plásticos, direto para o aterro sanitário. Esse lixo contamina, dá o mau cheiro característico e se degrada da pior forma. A segunda me fez parar de jogar no lixo os absor-ventes íntimos: uma mistura de algodão quimicamente tratado, plástico, papel, adesivo, cola, etc. 100% não--reciclável. Com o coletor menstrual, parei completa-mente de usar e precisar desses.

Depois disso comecei a ir atrás de lugares para comprar a granel. Co-mecei a comprar várias coisas, de arroz à castanhas. Hoje em dia, quase tudo que compro é em feiras e lojas a granel. Já quase não comprava in-dustrializados, mas agora é quase zero.

Aprendi a fazer alguns cosméticos, descobri marcas mais naturais, sem tantos químicos - e aprendi o problema desses químicos também. Pa-rei de pintar as unhas, uso só xampu em barra no cabelo e muitas másca-ras de argila pro rosto. E aprendi como limpar minha casa só com vinagre, bicarbonato e sabão de coco!

UM PASSODE CADA VEZ

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 15

coletor menstrual

Page 16: Its Teens - Floripa 07

ESPORTEMEIO AMBIENTE

16 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Estudante da escola Virgílio Várzea disputará Sul Americano de vela, no Equador, e tentará vaga para o Mundial Optimist, na Seletiva de Ilha Bela.

No dia 19 de maio de 2002, enquan-to era transmitida em um dos televi-sores da maternidade Carmela Dutra a canonização da Madre Paulina, Miriam Norma Souza deu à luz José Irineu. O menino cresceu contemplando o mar da Praia do Forte, perto de Jurerê, onde mora a família. Preocupada com os pe-

rigos da água, ainda cedo a mãe colo-cou ele e seu irmão mais velho na na-tação. Um passo importante para que um dia viesse a conquistar o mar em um veleiro.

Há três anos, o garoto de 13 toma aulas de vela no Iate Clube de Santa Ca-tarina Veleiros da Ilha. Mas a destreza com que controla o barco vai além do preparo profissional que recebe lá. Zé Tainha, como foi apelidado no clu-be, pertence a uma longa linhagem de pescadores, desde o bisavô da família Souza, que jogava a rede lá na praia de São Miguel, no município de Biguaçu. Com pai e mãe pedagogos, a vivência

Zé Tainha,O VELEJADOR

do mar veio com os tios e primos da pesca. “Nas primeiras aulas de vela, quando o instrutor perguntava ‘onde está o vento?’, ele respondia ‘o vento não sei, mas o cardume da tainha ‘tá’ ali!” Revelou Lucas Reis, funcionário do clube.

Tudo começou quando, na esco-la, um colega chegou com a equipe do Veleiros para divulgar o projeto social do clube, que oferece até 80 vagas para estudantes de escolas públicas apren-derem a velejar. No começo, o menino temia o barco que ainda hoje lhe causa náuseas. “Vai entrando água e a gente tem baldinhos pra ir tirando, quando

Por Luciana Paula

Page 17: Its Teens - Floripa 07

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE 17

Foto

s: Se

rgio

Vig

nes/

ICSC

comecei, tinha medo de acabar afun-dando”, conta José.

Ele é aluno da escola Virgílio Vár-zea, em Canasvieiras, aquela onde es-tuda também o Davi Moguilhott que foi capa em julho do ano passado. Lá o Zé aprende a Matemática que tanto ama e pôde conhecer a América Latina pelas histórias e fotos de viagem de um pro-fessor de geografia que tinha “nome engraçado”, Ataualpa Cezar.

Contando com esta base, ele vem conquistando nosso continente com os próprios pés, ou melhor, com o pró-prio barco. Buenos Aires, Búzios, Ilha Bela, Foz do Iguaçu e Porto Alegre são

alguns dos lugares por onde sopraram os ventos das competições que traz no currículo. Em março deste ano, ele embarca ainda para o Equador, para competir pelo Campeonato Sul Ameri-cano da classe Optimist. No 44º Cam-peonato Brasileiro de Optimist, para velejadores até 15 anos, que aconteceu em janeiro aqui na Ilha, conquistou o sétimo lugar. Na Seletiva do Mundial de Optimist, que acontece em abril na ci-dade de Ilha Bela em São Paulo, ele ten-tará subir ao menos duas posições. Na ocasião, serão somados os resultados do Brasileiro e os da Seletiva, gerando um ranking final com os cinco melho-res que se classificam para o Mundial.

Para isso, a rotina do pequeno ve-lejador é puxada. Dorme cedo, lá pe-las dez e meia. Tem escola de manhã e treinos toda terça, quinta, sábado e do-mingo, com duração de 2 horas. “Isso quando tem vento, porque cansa mui-to”, explica.

Das competições, guarda muitos aprendizados. Lidar com a frustração de perder para equipes “rivais”, como a gaúcha “Jangadeiros”, foi um deles: “foi triste mas eles estavam mais bem preparados”. Superar os boicotes de quem não tem espírito esportivo tam-bém faz parte: “já passaram cola num barco da nossa equipe durante a noite pra nos prejudicar”.

Pra entender como é a vela você precisa experimentar, não tem como eu explicar. Eu acho o futebol mais fácil, na vela você tem que pensar, saber a direção do vento, calcular muitas coisas.

José Irineu, Escola Virgílio Várzea

Page 18: Its Teens - Floripa 07

Das 80 vagas disponíveis, apenas 30 estão preenchidas no projeto social do Veleiros da Ilha. Saiba como parti-cipar pelo site do clube.www.icsc.com.br

SEJA TAMBÉMUM VELEJADOR!

18 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

E toda esta experiência foi trans-formando o José dentro da escola. “Eu era feliz demais, muito agita-do, agora estou mais concentrado”. Para participar das aulas de vela, ele precisa manter nota 5 em todas as matérias, mas a mãe que é auxiliar de sala no NEI Jurerê exige ao menos um 7. Ainda assim, tem coisas que não mudam, pescador que é pescador é bom de prosa e está sempre disposto a contar uma boa história. “A profes-sora tenta me trocar de lugar pra eu parar de conversar, mas aí eu vou fazendo novos colegas e acabo fi-cando amigo da sala toda. Uma vez ela me colocou do lado da mesa dela e acabamos conversando nós dois. Mesmo que me mande para a dire-ção, não adianta, eu gosto de con-versar com o diretor.”

Ao contrário da maior parte de seus colegas, ele não curte muito as

redes sociais. “Se eu fico meia hora na frente do computador é muito!” Nestas férias, além dos treinos e competições, o que mais curtiu foi jogar canastra com a mãe. Futebol com os amigos, videogame e novela com a avó também estão entre suas atividades favoritas. Mas velejar ainda está em primeiro lugar. “Pra entender como é a vela você pre-cisa experimentar, não tem como eu explicar. Eu acho o futebol mais fácil, na vela você tem que pensar, saber a direção do vento, calcular muitas coisas.”

Graças ao seu talento em tais cál-culos, ele faz parte da equipe de alto rendimento do clube Veleiros desde dezembro de 2014. E a soma do bom desempenho na vela com sua simpa-tia natural o transformaram numa celebridade lá no norte da Ilha. No Boteco Caravelas sempre tem bata-

tinha pro Zé. O seu Manoel da Rosa, ex-combatente de 94 anos, é um de seus amigos mais ilustres, além de inspiração na arte da contação de “causos”. “Ele deve inventar mais história que eu!”, garante.

Para o futuro, José quer seguir o exemplo dos pais e do irmão, técnico em rediologia, e seguir estudando. O que? “Engenharia da Pesca!” - Havia alguma dúvida? Enquanto isso, segue velejando, sob os olhos cuidadosos da mãe, de Santa Paulina, e sem dúvi-das, com as bençãos de Iemanjá.

Foto

s: Se

rgio

Vig

nes/

ICSC

Lei de Incentivo ao Esporte Para garantir a participação de seus jovens talentos em competições o clube Veleiros recorre a Lei de Incentivo ao Esporte. Depois de enviar uma detalhada documentação ao Ministério do Esporte e recebendo a aprovação do órgão, o clube pode pedir ajuda de custo a pessoas físicas e empresas que poderão deduzir integralmente dos impostos o valor da contribuição, com a vantagem de ganhar visibilidade para a empresa, ao ter logo estampada no uniforme das equipes.

Page 19: Its Teens - Floripa 07
Page 20: Its Teens - Floripa 07

ESPORTECAPA

Para barrar a chegada do vírus que se alastra pelo país e pelo mundo, a prefeitura da Capital lança campanha educativa "A Rede Contra o Mosquito"

Pedro Thiago Silva e Rayssa Vitória Rocha, estudantes da escola Almirante Carvalhal , são os representantes dos vigilantes mirins

No dia 15 de fevereiro, Rayssa Vi-tória Rocha, de 11 anos, saiu de casa na expectativa do primeiro dia de aula na escola nova, a Almirante Carvalhal, em Coqueiros. Mas, naquela manhã, o Carvalhal não seria apenas palco de sua estreia entre novos amigos e professo-res. A unidade municipal recebeu o lan-çamento da campanha “A Rede Contra o Mosquito”, sobre o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. E Rayssa quis ser protagonista desta história, ao lado do colega de turma do 7º ano, Pedro Thiago

Silva, de 12 anos. Aceitou ser vigilante mirim a convite do coordenador de pre-venção da Secretaria de Educação da Ca-pital, Charles Schnorr.

Mas afinal, o que faz um vigilan-te mirim? “Convida as pessoas para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti”, afirma Pedro. E como fazê-lo? “Não deixar acumular água parada, re-passar informações para as crianças me-nores, denunciar terrenos ou casas com suspeita de focos do mosquito, ajudar as mulheres grávidas a passar repelente”, enumera Rayssa.

Por Luciana Paula

20 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Na cerimônia de lançamento, após a palestra, que envolveu representantes municipais da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil, eles foram apresentados aos demais colegas do ensino fundamental para que todos sigam o mesmo exemplo.

A ideia é que as crianças também sejam autoridades na guerra contra o Zika e as outras doenças. “Mas não são vocês diretamente que devem limpar os recipientes com água ou colocar a mão naquele material, a tarefa de vocês é chamar um adulto”, salientou Schnorr durante sua fala.

Page 21: Its Teens - Floripa 07

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

21WWW.PORTALITS.COM.BR

No dia 2 de fevereiro, durante abertura do Congresso de Educação Básica (COEB), o

secretário de Educação da Capital, Rodolfo Pinto da Luz, anunciou para os cerca de 1300

participantes do evento que uniu esforços com a Secretaria de Saúde para combater o mos-

quito Aedes aegypti. Na mesma semana, houve um encontro de coordenadores de EJA, dire-

tores de escolas, creches e núcleos de educação infantil, onde estes profissionais assistiram

palestra do biólogo da Vigilância Sanitária Municipal, Fábio Wiggers, sobre o assunto.

“Se conseguirmos mobilizar todos os nossos servidores, estudantes e familiares

teremos um exército contra o mosquito”, afirmou Pinto da Luz. O secretário de Educação

fez ainda relato pessoal sobre o papel multiplicador das escolas e das crianças. “Há muito

tempo, quando passou a ser obrigatório o uso do cinto de segurança, eu entrei no car-

ro e, antes de dar a partida, o meu filho alertou: ‘pai, não vai colocar o cinto?’ Como

ele aprendeu isso? Naquele momento, não foi com meu exemplo e sim com a escola’ ”.

Carlos Daniel Moutinho Junior, secretário de Saúde, também relatou casos de protagonismo

das crianças. “Elas replicam a informação de forma muito eficiente, já tivemos expe-

riência bem sucedida em campanha por uma alimentação mais saudável”, argumenta.

Sobre o segredo por trás do poder de persuasão dos filhos, a gerente da vigilância epi-

demiológica, Ana Cristina Vidor, atribui à “maior sensibilidade que despertam nos pais,

muito superior à qualquer campanha em veículos de comunicação”. O diretor da Escola

Básica Almirante Carvalhal, Paulo Roberto Heinze, lembra que “quanto menores os alunos,

mais eles se mobilizam em campanhas importantes como esta”.

O objetivo principal da ação é atingir 17 mil e 500 estudantes, a partir de 6 anos, além

de 6 mil educadores da rede. A previsão da Organização Mundial de Saúde é que no nosso

país 1,5 milhão de pessoas sejam infectadas pelo Zika Vírus. Há estudos que buscam com-

provar a ligação do vírus com casos de microcefalia em fetos, o que causa danos neurológi-

cos aos mesmos. Por isso, o combate ao mosquito é tão importante.

MOBILIZANDO UM EXÉRCITO CONTRA O ZICA VÍRUS

Carlos Daniel Moutinho Junior e Rodolfo Pinto da LuzPaulo Roberto Heinze Ana Cristina Vidor

Na minha casa meus pais fizeram a limpeza do quintal pra não sobrar água parada em vazos, garrafas, pneus

Bruna Gabrieli Mai

“ “

Page 22: Its Teens - Floripa 07

CONHECENDO O INIMIGOO mosquito Aedes aegypti é pequeno, mas causa grandes estragos. Ele mede me-

nos de um centímetro, tem aparência inofensiva, de cor café ou preta e com listras brancas no corpo e nas pernas. Um dos maiores estragos que esse inseto causa é a transmissão do Vírus Zika, uma ocorrência nova no Brasil, que pode afetar as mulhe-res gestantes e causar consequências sérias e profundas no desenvolvimento de seus bebês, como a microcefalia, que ocorre quando a cabeça e o cérebro das crianças são menores para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento. Por isso, mulheres grávidas devem ter atenção especial e acompanhamento em consultas pré-natais.

22 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

A secretaria de educação distribuiu gibis e folders com dicas sobre como combater o Aedes aegypti. Nós reproduzimos algumas delas a seguir.

O Aedes Aegypti também pode transmitir outras doenças, como a Dengue, que pode causar fortes dores de cabeça, febre alta com início súbito, dores fortes atrás dos olhos, perda do apetite, fadiga, dor nos ossos, manchas na pele, náusea, vômitos e tonturas.

Os principais incômodos do Zika Vírus são febre baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas e inchaço nas articulações. Se você estiver com esses sintomas, procure rapidamente o serviço de saúde mais próximo, para receber orientações médicas.

Não há um tratamento específico, apenas ações que possam aliviar os sintomas. O importante é procurar o serviço de saúde, fazer repouso e ingerir muito líquido. É contraindicado tomar medicamentos sem prescrição médica.

Não há vacina contra o vírus. O tratamento é recomendado com base no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e da dor. Não é indicado o uso de ácido acetilsalicílico, AAS, e outros anti-inflamatórios, devido ao risco de aumentar as complicações da doença.

SINTOMAS

SINTOMAS

TRATAMENTO

TRATAMENTO

DENGUE

ZIKA VÍRUS

A Chikungunya é outra enfermidade causa pelo mesmo agente transmissor, ela possui sintomas semelhantes ao da dengue. A maior diferença é que as dores concentram-se principalmente nas articulações

Não há tratamento ou vacina específica para a doença. A febre e as dores articulares são tratadas com paracetamol e anti-inflamatórios. É recomendado o repouso absoluto, beber bastante água e não utilizar o ácido salicílico, AAS, devido ao risco de hemorragia.

SINTOMAS

TRATAMENTO

CHIKUNGUNYA

INFORME-SE!

Eu não deixo água parada. Coloco areia nos vasos de plantas. Na minha casa estou cuidando!Bruno Carvalho

“ “

Page 23: Its Teens - Floripa 07

23FACEBOOK.COM/REVISTAITS

DÚVIDAS sobre as doenças Ligar para: 3338-9004

DENÚNCIASLigar para 3239-1537/3239-1569

SAIBA MAIS

Sei que não deve deixar água parada na calha e cuidar até no bacio [daqueles banheiros que não são muito usados]

Vitor Coelho Rosário

“ “

PARA ACABAR COM OS FOCOS DO MOSQUITO FIQUE DE OLHO NESSAS DICAS:· Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de

correr pelas calhas.

· Receba bem o agente da saúde e o agente de combate às endemias (doenças que ocorrem apenas em um determi-nado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades)

· Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

· Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta.

· Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urba-na ou guarde-os sem água, em local coberto e abrigados da chuva.

· Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

· Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

Page 24: Its Teens - Floripa 07

LUZ

AULASVOLTA ÀS

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE24

Por Luciana Paula

Page 25: Its Teens - Floripa 07

A rotina está de volta. A gente reúne dicas pro seu ano escolar ser incrível!

25FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Não estou muito animada [com a volta das aulas] porque não vou pra sala da minha amiga. Mas estou um pouco ansiosa pra que comece. Acordar não vai ser problema porque acordo cedo nos finais de semana e nas férias pra cuidar dos meus cavalos. Eu só não curto tanto a parte de ficar a manhã inteira sentada

Hellen Silva,8º ano, Anísio Teixeira

“ “

Chegou o momento de voltar às aulas. A ansiedade de rever a turma se mistura com aquela preguiça básica de voltar à roti-na. Quem estuda de manhã sofre principalmente com o desper-tador. Quem estuda à tarde, la-menta perder o tempo livre para brincadeiras, praia, piscina. Mas a parte boa é que cada vez que o ano começa a gente ganha uma nova chance de começar bem. Já repa-rou que os colegas que mais faltam ou pouco prestam a atenção são os que mais sentem as consequências no aprendizado?

Aí quando chega o fim do se-mestre é aquele “Deus nos acu-da!” pra correr atrás do prejuízo. Agora, quem se esforça desde o primeiro dia se livra da ansieda-de de ter que tirar um notão na prova final, das provas de recu-peração e as vezes até começa as férias de final e meio de ano mais cedo! Começar o ano focado nos estudos é o maior segredo pra ter um 2016 “de boas”, “tranquilo”, “favorável”!

Para o seu corpo se acostumar a rotina, vale caprichar nas ho-ras de sono: dar uma trégua pras redes sociais e ir dormir cedinho. Pra quem estuda de manhã, vale não abusar da soneca depois do almoço e reservar ao menos uma

hora de estudos todos os dias. Pra quem estuda à tarde, a dica é não cair na tentação de ficar dormindo até a hora do almoço, e tirar a horinha de estudos logo de manhã, pra poder descansar a mente depois da aula e dormir bem.

Mas o mais importante é a gente es-

tudar com amor, com gosto! E pra isso, nada melhor que ler bastante. Quanto mais livros lemos em casa, mais rápido leremos os textos dos livros didáticos, do quadro, das pesquisas no computa-dor. E pra começar o ano lendo muito a vlogueira Vanessa Esteves deixou umas dicas super bacanas.

Page 26: Its Teens - Floripa 07

"O Pequeno Príncipe" - Apesar de ser um livro curto, a história é cheia de reflexões e ensinamentos para a vida. Conta sobre um piloto de avião que vivencia uma pane em seu avião e acaba parando no deserto do Saara. Lá, após tentativas de fazer o avião funcionar novamente, o Pequeno Príncipe aparece e faz com que o piloto e nós leitores nos apaixone-mos por ele e por todos os seus pensamentos. É impossível olhar para o céu depois de ler o livro e não procurar pela estrela mais brilhosa.

"Para Todos Os Garotos Que Já Amei" - Um dos meus favoritos de 2015 e também de 2016, o livro conta a história de Lara Jean, uma garota cheia de sentimentos e que escre-ve cartas de amor para os garotos de quem gosta. Mas não são simples cartas de amor, e sim cartas de despedida, pois assim que ela termina de escrevê-las o sentimento por cada um deles automaticamente desaparece. Será mesmo? É uma história cheia de romance, amizade entre irmãs, convivência com a fa-mília e amadurecimento. E também de muita reviravolta na vida de Lara Jean, com certeza.

COMECE UM ANOINSPIRADO EM LITERATURA

1 3

42

"Eleanor & Park" - O livro conta a história de Park, um garoto descendente de coreanos que ama música e histórias em quadrinhos, e Eleanor, uma garota ruiva, "grandona", que sempre veste roupas masculinas e que tem uma família pro-blemática. Apesar de os dois serem de grupos diferentes na escola, Eleanor vive seu primeiro dia de aula em uma escola diferente e é ao lado de Park que ela se senta no ônibus escolar. A partir de então, os dois iniciam uma amizade, a qual pode até evoluir, que nenhum bullying conseguirá dar um fim.

"Um Ano Inesquecível" - Com contos das autoras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças, todos eles representando uma estação do ano, o livro é cheio de romance, amadurecimento e histórias que gostaríamos que acontecessem com a gente. Tem a viagem para o exterior com muita neve e um garoto que aparece para mudar tudo. Tem a rotina agitada e um garoto no meio da multidão com seu violão para deixar tudo mais calmo. Tem também a ga-rota que vai mal em Matemática e pede ajuda para melhorar as notas e assim conhece uma pessoa especial. E por último, porém não menos importante, tem a garota que não gosta muito de Carnaval mas sai para curtir com suas duas amigas e vive um amor de verão que poderá durar até outras esta-ções. Vai deixar de ler?

26 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Por Vanessa Esteves

Page 27: Its Teens - Floripa 07

5 "Quem É Você, Alasca?" - A história é narrada por Mi-les Halter, um adolescente de 16 anos que lê biografias de escritores, e nunca os livros deles, para saber quais foram suas últimas palavras antes da morte. Uma das frases que ele descobriu foi "saio em busca de um Grande Talvez" e é por isso que ele decide estudar em um colégio inter-no e dar adeus a sua vidinha sem graça e sem emoção. Lá, ele conhece Chip Martin, mas sua vida muda completamen-te quando conhece Alasca Young, uma garota cheia de mistérios e que Miles preten-de desvendar.

27FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Comecei o ano ansiosa porque eu e minhas colegas vamos trocar de escola em março, para a EBM Julio da Costa Neves

O que mais senterei falta das férias é a praia. E o que mais curto na escola são os colegas

Bruna Viana,8º ano, Anísio Teixeira

Chrystian Matias,7º ano, Anísio Teixeira

Page 28: Its Teens - Floripa 07

TÁ NA MODA

Um dia de

A Jéssica Stierle fez uma transformação no look e a gente te mostra tudo!

princesa

28 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

No clima “mudança de vida”, a primeira coluna de moda deste ano vai mostrar as novidades no visual da Jéssica Stierle, nossa editora querida! Quem acompa-nha o Programa its, todo sábado à tarde, na telinha da RIC TV Record, já percebeu que ela está com um corte de cabelo novo e com looks mais ousados. Aparentemente, nenhuma grande revolução.

Ter estilo pode parecer mesmo simples, mas envolve muito conhecimento, ou melhor autoconhecimento. E ao contrário do que se pensa, não é coisa só pra ricos e famosos e também não depende do quanto você se en-caixa dentro dos padrões de beleza. Tem mais a ver com se amar, se conhecer e saber mostrar aquilo que se é para o mundo. E a consultoria de imagem e visagismo exis-tem pra te ajudar a chegar lá. A Nana Machado, que é consultora e uma das criadoras do espaço “Uma casa de Ideias” foi quem ajudou a Jéssica a descobrir o que com-bina melhor com seu jeito de ser e com suas caracterís-ticas físicas.

Porque não basta tentar imitar o estilo da sua celebri-dade favorita. “O que você pode é observar o que tem na-quela pessoa que admira e se inspirar nisso para favo-recer meu próprio estilo”, garante Nana. E pra que pensa que cuidar do visual é “coisa de mulher”, o crescimento do mercado das barbearias, que garantem cabelos e barba mais descolados para eles, é um tapa na cara. Para Nana, isso se deve ao fato de que os homens ainda têm menos op-ções de roupas e acessórios pra ousar no look, deixando o cabelo e a barba mais em evidência.

E se cuidar da aparência é sinônimo de diversão para mui-tos, para quem já está trabalhando é uma obrigação. Você que faz estágio ou é aprendiz tem que se ligar! Não dá pra chegar desleixado, mas também fica meio estranho começar a usar o guarda-roupas do pai ou da mãe. “Camisas sociais po-dem ser usadas com peças mais descoladas como o jeans, o blazer também é uma ótima pedida, mas tudo depende da empresa em que este jovem está trabalhando”, recomenda Nana Machado.

Na transformação da Jéssica, a visagista Juliane Souza cuidou das sobrancelhas e também da make, usando tons co-rais. Tudo foi pensado de acordo com o tom de pele dela que é Outono Intenso. O tipo de rosto também conta muito na hora da make. O da Jé é o hexagonal, como o da Gisele Bündchen. Se liga nos tipos de rosto das famosas que nós separamos pra te ajudar a reconhecer o seu!

E pra mudança ficar completa, a Paola Bianchini fez o corte long bob na Jéssica e ensinou alguns truques pra quem gosta de volume nas madeixas. Já ouviu falar de um produto conhecido como água do mar? Ele ajuda a criar aquele efeito de cabelo com volume e desconectado, com carinha de verão.

Page 29: Its Teens - Floripa 07

29www.facebook.com/revistaits

Se liga nos tipos de rosto das famosas que nós separamos pra te ajudar a reconhecer o seu!

Se você quer saber que cores combinam mais com você mas não tem como contratar uma consultoria de imagem, se joga numa loja departamentos! Pegue peças de cores e tons diversos, vá provando e testando o que te valoriza mais. Nem precisa prestar muita atenção à sua imagem no espelho, é nítido quando uma roupa nos faz brilhar ou só realça nossas “imperfeições”. Partiu se reinventar em 2016?!

Angelina Jolie - Quadrado Rihanna - Oval

Jéssica Stierle - versão 2015

Jéssica Stierle - versão 2016

Emma Watson - Triangular Invertido Gisele - Hexagonal

Page 30: Its Teens - Floripa 07

GALERIAS

Larissa e Maria Valdilene

Bianca

Ana Paula, Priscila, Maira e Ketlyn

Caroline e Eduarda

ESCOLA

JOÃO ALFREDO ROHR

30 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 31: Its Teens - Floripa 07

FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Priscila, Maria Cristina, Bianca e Ana Paula

Nathan e Cauê Priscila e Rafael

31

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

Page 32: Its Teens - Floripa 07

ESCOLA

MARIA TOMÁZIA COELHO

32 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Manoella, Natalia e Emilly

Ana Paula, Ariel e João Gabriel Arthur, Lucas e Marlon

Turma 62

Leonardo

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

Page 33: Its Teens - Floripa 07

Stella, Leticia, Camile e Erika

33

Alice, Leticia, Camile e StellaStella, Leticia e Camile

Nycolas,Mikuas e Maycon

Laura e Fernanda

Isadora Maia e Isadora Coelho

Turma 72

Page 34: Its Teens - Floripa 07

ESCOLA

ALMIRANTECARVALHAL

34

Manoela, Matheus e Beatriz

Fabiana

Felipe Amanda, Victoria e Raissa

Ketelen e AlissonEduardo e Vitoria

Page 35: Its Teens - Floripa 07

35

Yasmin e Rayssa

Marcos,Matheus e DarvinPaulo, Felipe e Emanuel

Maria Luiza e Isabela

Maria Luiza, Ana Caroline, Victoria e Fabiana

FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

Page 36: Its Teens - Floripa 07

ESCOLA

JOSÉ DO VALLE PEREIRA

36 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

José e Thiago

Kailane, Giovana, Quezia, Marcela, Natasha e Tainara

Marcela e Kainara

Giovana, Esther,Thaynara e Kailane

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

Page 37: Its Teens - Floripa 07

37FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Kailane e GiovanaMaysa e Gabrielle

Bianca, Jessica e Yasmin

Heitor, Guilherme, Vinicius, Renan e Vitor

Brenda, Quezia, Tailane e Thaynara

Page 38: Its Teens - Floripa 07

ESCOLA

38 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

VITOR MIGUEL DE SOUZA

Ana Carine, Thauane e Jessica

Leonardo e Yuri

Helder, Victor e João Victor

Victor e Luiz

YuriAugusto, João Victor e William

Page 39: Its Teens - Floripa 07

Maria Vitoria e FernandaSthepany e Otavio Henrique

Enio, Guaraci e Yuri

Maria Fernanda e Amabilly

Julia e Leticia

39

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

Page 40: Its Teens - Floripa 07
Page 41: Its Teens - Floripa 07
Page 42: Its Teens - Floripa 07

SAIDEIRA

Milhares de pensamentos se mistu-rando em minha cabeça. Talvez eu esteja tão presa no meu passado e preocupada com o meu futuro que acabo deixando o mais importante de lado: o presente.

Penso que contar os dias do ano como se fossem páginas podem não ser uma tre-menda inutilidade. Imagino que cada pági-na é uma oportunidade, assim como cada dia do ano.

Apesar de estar apegada a momentos que já aconteceram ou àqueles que pos-suem a possibilidade de não acontecerem, acredito muito nas oportunidades do pre-sente. Conforme a própria palavra diz, é algo ofertado a nós todos os dias como uma forma de encher o coração de felicidade ou, em casos de tristeza, de ensinamentos ne-cessários a nossa vida.

Vai dizer que você nunca quis se desli-

gar do passado, parar de se preocupar com o futuro e pensar somente no agora? Eu quero isso quase sempre. Claro que é bom guardar na memória todos aqueles mo-mentos inesquecíveis sejam eles com pes-soas especiais ou até mesmo só com você. E é até saudável para a mente se imaginar em situações maravilhosas daqui a algum tempo. Só que isso tem um limite, assim como quase todas as coisas incluídas em nossa vida.

Devemos parar por um tempo, até mes-mo no meio da nossa rotina maluca, e ter a vontade de virar uma página por vez. O dia pode ter sido cansativo, os objetivos podem ter sido inalcançáveis e o sorriso pode não ter aparecido em nosso rosto, porém preci-samos nos segurar em algum suporte e fazer dele o nosso maior amigo. Façamos que esse amigo seja, então, a numeração das páginas

do nosso próprio livro. Podem achar clichê quanto quiserem, todavia saibam que a vida fica muito mais leve depois que vemos quan-tas páginas viramos e quanta coisa ruim dei-xamos para trás, assim como quantos mo-mentos inesquecíveis colocados em destaque com nossas cores preferidas.

Por isso, é preciso virar a página. Va-mos, estamos junto nessa também. Não é nenhum filme musical e muito menos nostálgico, porém todos nós sabemos que muitos livros por aí viram um filme de pre-sença em muitas premiações. E por que não o nosso próprio livro - com todas as nossas angústias, medos, realizações, sonhos, de-cepções, ilusões, conquistas - se tornar em um desses filmes que brilham nas telas de muitos lugares por aí? É só a gente querer.

Viver o momento, viver o agora, viver o presente. Anotar todos os momentos com caneta e absorver, como um papel, tudo aquilo que vivemos. Que saibamos enfrentar os desafios, ultrapassar obstácu-los, nos apaixonar por sorrisos, dar as mãos a quem precisa, nos desligar um pouco dos problemas, caminhar levemente pela vida e, acima de tudo, respeitar nossas próprias vontades. É por isso que virar a página é essencial. Nós já temos nosso próprio livro, quiçá um futuro filme, o qual está em cons-tante mudanças. Então agora é o momen-to certo. Vire a página. E deixe o cheiro de papel novo dominar o seu interior. Garanto que a caneta vai deslizar mais fácil pelas fu-turas páginas de sua vida.

VIREA PÁGINA

Por Vanessa Esteveswww.esteveswhere.com

Vai dizer que você nunca quis se desligar do passado, parar de se preocupar com o futuro e pensar somente no agora?

42

Vanessa Esteves tem dezoito anos, mora em Florianópolis, é blogueira desde 2012 e futura jornalista. Apaixonada por livros, escrita, música, sorrisos e azul. Acredita que pode mudar o mundo (ou pelo menos uma parte dele) com suas palavras. Acesse: esteveswhere.com e saiba mais da garota

Page 43: Its Teens - Floripa 07

Por Vanessa Esteveswww.esteveswhere.com

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA FAZER BONS VÍDEOS E

PARTICIPAR DOS NOSSOS PROGRAMAS.

PENSE NOCONTEÚDO

NARRE AFILMAGEM

USE O CELULARSEMPRE NA POSIÇÃOHORIZONTAL

PRONTO! AGORA ENVIE PARA O NOSSO WHATSAPP COM A #FICALIGADO

FAÇA VÍDEOS DENO MÁXIMO, 1 MINUTO

SE POSSÍVEL, FILMEDETALHES

8822-654348

WWW.RICMAIS.COM.BR/SC | /RICTVRECORD | @RICTVRECORDSC

Page 44: Its Teens - Floripa 07

IMPRESSO+ DIGITAL

R$ 38,00

DIGITAL

R$4,90

Começando pelas vantagens:

2 ingressosde cinema*

Help Emergências Médicas*Atendimento de urgência e emergência

médica e descontos em clínicas e farmácias.

Dois cartõesdo Clube ND*

LIGUE AGORA

NDONLINE.COM.BR/ASSINEND(48) 3251.1414*Os ingressos de cinema são um bônus apenas para quem assinar a versão impressa do jornal e são válidos

somente para os filmes 2D da Rede Cinemark. Plano da Help válido apenas para assinantes da versão impressa.

Filiação ao Clube ND garante desconto de até 50% em mais de 100 empresas parceiras, verificar as empresas parceiras no endereço eletrônico ndonline.com.br/clubend.