isep.ipp

28
ISEP INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Upload: politecnico-do-porto

Post on 08-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Oferta Formativa 2012|2013

TRANSCRIPT

ISEPINSTITUTO SUPERIOR DEENGENHARIA DO PORTO

ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

O ISEP forma a próximageração de líderes emEngenharia – pessoasconfiantes e diligentes,que criam as respostasdo futuro

Data de ediçãoabril 2012

Este folheto não dispensa a consulta dos documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação e Ciência

ISEP 2012 / 2013

O ISEP é uma marca portuguesa de sucesso no ensino e investigação em Engenharia. Desde 1852, que o Instituto promove a criação e partilha de conhecimento aplicado e orientado para o mundo real, contribuindo para soluções de desenvolvimento sustentável. Este compromisso com o futuro começa na formação de profissionais de Engenharia com um forte perfil criativo e empreendedor.Espaço de ensino superior público que privilegia a inovação, o trabalho em equipa e a vontade de superação, o ISEP está localizado no principal pólo universitário do Porto. O campus alberga mais de 6.750 estudantes, que alimentam um espírito académico especial.Estudar no ISEP significa beneficiar de um excelente ambiente de ensino-aprendizagem, de um prestigiado corpo docente e infraestruturas de qualidade. Além disso, o ISEP tem uma oferta formativa em horários diurno e pós-laboral, fomenta uma forte componente prática (hands-on) e uma visão global de oportunidades.

ISEP INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

ESTRUTURAS

Biblioteca e salas de estudoCentro de CongressosMuseu do ISEPGabinete de Orientação – ISEP|GOCantina, snack-bares e restauranteEspaço de convívio da Associação de EstudantesGrupos académicosDesporto universitárioHealth club Fitness WorxGabinete médicoBancoAgência de viagens

››››››››››››

››››››››››››

160 anos a ensinar e inovarLocalizado no principal pólo universitário do PortoCursos acreditados pela A3ES11 licenciaturas, 10 mestrados e 7 pós-graduaçõesFormação complementar ISEP FORGLOBEAno Zero9 grupos de I&D e 5 centros de prestação de serviçosForte cooperação empresarialMais de 100 parcerias internacionaisMembro do consórcio CDIOCertificação de qualidade ISO 9001:2008Prémio Greenlight 2008Prémio Boas Práticas no Setor Público 2010Finalista dos Prémios Novo Norte 2011

››››

››››

››››››

››››››››››››››

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA

ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE

ENGENHARIA INFORMÁTICA

ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA

ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMÓVEL

ENGENHARIA QUÍMICA

ENGENHARIA DE SISTEMAS

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

> LICENCIATURAS

››

››

››

››››››››››››

ENGENHARIA CIVIL

A Engenharia Civil é o ramo da Engenharia que compreende o projeto, a execução de obras, fiscalização e controlo de qualidade. Cabe aos engenheiros civis a responsabilidade de planear e gerir a grande maioria dos investimentos de construção. Estes profissionais têm uma participação decisiva na realização ou requalificação de espaços urbanos, obras de arte – como pontes, viadutos ou barragens – e vias de comunicação.Além de atuar no projeto e construção de novas obras, atuam na ampliação e modernização de estruturas já existentes ou no restauro e manutenção de edifícios históricos.Esta licenciatura é uma referência nacional na formação de profissionais da área.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Civil

REGIMEDiurno e Pós-laboral

SAÍDAS PROFISSIONAISDireção de obra;Gestão e fiscalização de obras;Administração pública e privada;Gestão de empreendimentos;Gestão de empresas;Projeto de estruturas ou infraestruturas.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICAA evolução da medicina associada ao desenvolvimento e inovação tecnológica levou à aplicação generalizada dos computadores e técnicas de Engenharia, à instrumentação médica de diagnóstico e terapia e à gestão e manipulação da informação das unidades de saúde.A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica dá uma resposta à necessidade sentida no mercado de especialistas nesta área, cruzando saberes da Engenharia (matemática, física, informática e eletrotécnica) e das ciências da saúde.O curso é lecionado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto (ESTSP.IPP) e representa uma oferta formativa ímpar a nível nacional.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISGestão de informação médica em redes digitais e informáticas;Conceção e desenvolvimento de software ou aplicações de apoio aos sistemas de saúde;Sistemas de monitorização de sinal biológico, bio-sensores;Processamento de imagem médica;Apoio técnico na vertente eletrónica da instrumentação médica;Segurança, manutenção e controlo de qualidade de equipamento médico;Apoio computacional às atividades clínicas e médico-hospitalares.

››

››

››

››

››

››

››››

››

››

> LICENCIATURA > LICENCIATURA

ISEP 2012 / 2013

››

››

››

››››››››››››››››››››

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

A Engenharia Eletrotécnica e de Computadores contribui para o lançamento de novos produtos, serviços e para o avanço da maioria das atividades económicas. Aeronaves de deteção de incêndios, casas inteligentes ou robôs são três exemplos de tecnologias desta área de conhecimento cuja missão é melhorar a qualidade de vida humana.Um dos principais objetivos do curso consiste em formar licenciados com competências profissionais reconhecidas pelo mercado de trabalho.A licenciatura está organizada em áreas de qualificação fundamentais – eletrónica, automação, robótica, telecomunicações,de modo a garantir que os nossos licenciados estão na linha da frente da Engenharia Eletrotécnica.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

REGIMEDiurno e Pós-laboral

SAÍDAS PROFISSIONAISAutomação e controlo;Telecomunicações;Redes de comunicações;Sistemas e robótica;Sistemas eletrónicos;Sistemas inteligentes;Sistemas autónomos;Manutenção industrial;Desenvolvimento de projetos;Gestão/planeamento.

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIANuma época em que a gestão de recursos energéticos é cada vez mais crítica, é fundamental encontrar e adaptar soluções de desenvolvimento sustentável. As energias renováveis, a racionalização e a eficiência energética são temas centrais da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia.O curso procura responder a estes desafios, através de uma formação abrangente em Engenharia Eletrotécnica, que dá especial atenção ao setor energético, aos sistemas elétricos de energia e às máquinas e instalações elétricas – áreas estratégicas com potencial emergente.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISProdução distribuída de energia elétrica;Energias renováveis;Eficiência energética nos edifícios;Projeto, execução e manutenção de instalações elétricas;Gestão energética de instalações industriais;Manutenção de redes elétricas e instalações de produção;Comercialização de energia e material elétrico;Manutenção industrial.

››

››

››

››››››››

››››

››››

> LICENCIATURA > LICENCIATURA

ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE

O curso em Engenharia Geotécnica e Geoambiente gradua técnicos com um perfil polivalente. Entre os diplomados deste curso encontram-se profissionais altamente qualificados a exercer funções em contextos nacionais e internacionais, designadamente em plataformas petrolíferas, em grupos de referência da construção civil e em projetos de valorização de recursos minerais e geoambientais.A licenciatura dota os estudantes com sólidas competências nas áreas das engenharias geotécnica, geológico-mineira e geoambiental. Os diplomados estão habilitados a solucionar desafios do tecido empresarial e a transferir para as empresas a inovação indispensável à sua competitividade.A licenciatura beneficia de um acordo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid.

ENGENHARIA INFORMÁTICA

A informática é omnipresente na vida moderna, sendo uma das áreas em maior expansão a nível mundial.A licenciatura em Engenharia Informática dota os diplomados de competências nas áreas do desenvolvimento de software, conceção e administração de redes e sistemas de informação e desenvolvimento de aplicações web e móveis.Tem uma forte componente prática, alicerçada nas melhores práticas pedagógicas usadas a nível mundial (www.cdio.org).

›› ››

››

››

››

››

››

››››

PROVAS DE INGRESSO(cód. 02) Biologia e Geologia +(cód. 16) Matemática ou(cód. 07) Física e Química +(cód. 16) Matemática

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISEstudos técnicos e investigação em geotecnia, georrecursos e geoambiente;Coordenação de projetos, gestão de produção, qualidade, laboratório e fiscalização;Prospeção e exploração de recursos minerais e recursos hídricos subterrâneos;Obras públicas;Explosivos, desmonte e movimento de terras.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Informática

REGIMEDiurno e Pós-laboral

SAÍDAS PROFISSIONAISConceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos clássicos, web ou para plataformas móveis.

››

››

››

››

> LICENCIATURA > LICENCIATURA

ISEP 2012 / 2013

ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIAA Metrologia assume uma crescente relevância e funciona como indicador da capacidade de inovação. O curso de Engenharia de Instrumentação e Metrologia é uma oferta única em termos nacionais e forma profissionais competentes para gerir laboratórios e sistemas de medição e controlo da incerteza em áreas que vão da medicina à indústria. A licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia dota os diplomados de uma sólida preparação em física aplicada, metrologia mecânica, acústica e ótica, eletrónica, processamento de imagem e gestão de qualidade, ambiente e segurança.

ENGENHARIA MECÂNICA

A licenciatura em Engenharia Mecânica confere uma sólida formação transversal no domínio da Engenharia.O seu propósito é formar profissionais competentes em diversas áreas como a caracterização do comportamento dos materiais e das suas potenciais aplicações, conhecimento e domínio dos diferentes processos de fabrico, conceção e projeto de equipamentos industriais, energias renováveis, aquecimento, ventilação e aquecimento, organização e gestão dos processos produtivos.

››

››

››

››

››››

››

››

››

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 16) Matemática

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISConceção, implementação e manutenção de redes de sensores;Calibração de equipamento;Inspeção dimensional e metrológica de materiais;Inspeção de equipamentos de medição e monitorização (EMMs) do produto;Mapeamento e correção de ruído industrial, laboral e ambiental;Gestão de sistemas de instrumentação e medida hospitalar e industrial.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Mecânica

REGIMEDiurno e Pós-laboral

SAÍDAS PROFISSIONAISProjeto e conceção de equipamentos, processos e sistemas mecânicos e térmicos;Gestão de estruturas, máquinas e sistemas industriais;Investigação e desenvolvimento industrial;Consultadoria em empresas de produção de energia e climatização ou na área de serviços.

››

››

››

››

››

››››

> LICENCIATURA > LICENCIATURA

ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMÓVEL

A indústria automóvel representa uma fatia considerável das economias desenvolvidas. Com a licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel pretende-se formar quadros superiores altamente qualificados em engenharia mecânica, tecnologia automóvel, legislação e gestão, atribuindo competências transversais à engenharia mecânica e específicas da área automóvel.O curso foi desenhado para acompanhar temas tão atuais como os sistemas de propulsão alternativos e beneficia de recursos laboratoriais – como o Laboratório Automóvel – e técnicos – fruto de parcerias como o Toyota Technical Education Programme –, que o posicionam como uma oferta ímpar a nível nacional.

ENGENHARIA QUÍMICA

A Engenharia Química ocupa uma posição única na ligação entre as ciências moleculares e a Engenharia. Tradicionalmente ligados aos sistemas de combustão e de energia, os engenheiros químicos estão hoje a liderar novos desenvolvimentos nas áreas da medicina, biotecnologia, materiais avançados, energia, produtos de consumo e soluções ambientais.Sempre atual, a Engenharia Química transforma matérias-primas em bens úteis e seguros, ajuda a gerir recursos naturais e cria soluções para as nossas necessidades fundamentais, assegurando o conforto e a qualidade de vida das sociedades avançadas.

››

››

››

››››››››››

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Mecânica Automóvel

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISGestão de oficinas;Manutenção de frotas;Projeto automóvel;Direção técnica em representantes de marca;Consultadoria e formação na área da mecânica automóvel.

PROVAS DE INGRESSO(cód. 07) Física e Química +(cód. 16) Matemática

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia Química

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISIndústrias química e bioquímica;Indústrias alimentar e agroalimentar;Indústrias farmacêutica, cosmética e biotecnológica;Indústrias dos materiais: cerâmica, vidro, cimento, madeira, cortiça, celulose;Ambiente: estações de tratamento de efluentes domésticos (ETAR) e industriais (ETARI), reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e ar, higiene e segurança;Qualidade: implementação e controlo de sistemas de qualidade;Energia: produção e conversão de energia;Investigação e desenvolvimento, prestação de serviços e ensino.

››

››

››

››››››

››

››

››

››››

> LICENCIATURA > LICENCIATURA

ENGENHARIA DE SISTEMAS

A licenciatura em Engenharia de Sistemas visa formar profissionais que aliam conhecimentos da Engenharia clássica (química, eletrotécnica e mecânica) com uma sólida formação em ferramentas matemáticas e informáticas, assim como competências específicas de gestão empresarial e organizacional.Os diplomados distinguem-se enquanto profissionais de Engenharia capazes de coordenar projetos interdisciplinares quer na indústria, quer nos serviços, em domínios como a saúde, energia, sustentabilidade, inovação, gestão e administração.O curso foi formulado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), o que se traduz numa vantagem competitiva num contexto profissional exigente.

››››

››

››

››››››››››››

PROVAS DE INGRESSO(cód. 19) Matemática A ou(cód. 07) Física e Química +(cód. 19) Matemática A

GRAU CONFERIDO1º ciclo (3 anos): Licenciado em Engenharia de Sistemas

REGIMEDiurno

SAÍDAS PROFISSIONAISPlaneamento e controlo da produção;Gestão e controlo da qualidade;Gestão de operações;Logística e distribuição;Sistemas de produção;Sistemas de informação.

> LICENCIATURA

COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA

ENERGIAS SUSTENTÁVEIS

ENGENHARIA CIVILConstruçõesEstruturasGestão da ConstruçãoInfraestruturas e Ambiente

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORESAutomação e SistemasSistemas AutónomosSistemas e Planeamento IndustrialTelecomunicações

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA

ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE

ENGENHARIA INFORMÁTICAArquiteturas, Sistemas e RedesSistemas Gráficos e MultimédiaTecnologias do Conhecimento e Decisão

ENGENHARIA MECÂNICAConstruções MecânicasEnergiaGestão IndustrialMateriais e Tecnologias de Fabrico

ENGENHARIA QUÍMICAOtimização Energética na Indústria QuímicaTecnologias de Proteção Ambiental

INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

> MESTRADOS

Nota: Os cursos de mestrado funcionam em regime pós-laboral.

> PÓS-GRADUAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

ENGENHARIA DE APLICAÇÕES EMPRESARIAIS

ENGENHARIA INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PROJETO E OPERAÇÃO DE PISCINAS

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

SISTEMAS DE SEGURANÇA, GESTÃO TÉCNICA E DOMÓTICA

››

››

››

››

››

››

››

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CIDEMCentro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica

CIETI Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial

CISTER Centro de Investigação em Sistemas Confiáveise de Tempo-Real

GECAD Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão

GICEC Grupo de Investigação e Consultadoria em Engenharia Civil

GILT Graphics, Interaction and Learning Technologies

GRAQ-REQUIMTE Grupo de Reações e Análises Químicas

LEMA-CMUP Laboratório de Engenharia Matemática

INESC TEC(Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, Pólo ISEP)

››

››

››

››

››

››

››

››

››

> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

ACADEMIACISCO.ISEP

CEACentro de Estudos de Águas

LABCARGALaboratório de Cartografia e Geologia Aplicada

LGMC Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção

NECNúcleo de Estudos da Construção

››

››

››

››

››

CIDEM CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM ENGENHARIA MECÂNICAwww.cidem.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Luís Durão

O CIDEM assume um conjunto de atividades de investigação científica fundamental e aplicada, de projeto, desenvolvimento experimental, formação profissional e prestação de serviços no âmbito da engenharia mecânica.Este grupo pretende contribuir para o processo de desenvolvimento e modernização do setor produtivo do país na área de engenharia mecânica.

Áreas de especialização construções mecânicas | fluidos e calor | gestão industrial | materiais e processos tecnológicos

CIETI CENTRO DE INOVAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA INDUSTRIALwww.cieti.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor António Crispim Ribeiro

O CIETI é um grupo multidisciplinar de I&D, que pretende contribuir para a inovação industrial através da criação de novos produtos, processos ou sistemas. Responsável por soluções como a produção de biodiesel de 3ª geração, o CIETI divide-se em quatro subunidades: Núcleo de Investigação em Tecnologias Ambientais e Energia (NITAE); Núcleo de Engenharia e Processos (NEP); Núcleo de Investigação em Sistemas de Testes (LABORIS); e Núcleo de Biomateriais e Nanotecnologias (NBIN).

Áreas de especialização biomateriais e nanotecnologias | energia e ambiente | engenharia e processos | laboratórios remotos e sistemas de teste e depuração

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

ISEP 2012 / 2013

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CISTER CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SISTEMAS CONFIÁVEIS E DE TEMPO-REALwww.cister.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Eduardo Tovar

O CISTER concentra a atividade na análise e projeto de sistemas computacionais embebidos e de tempo-real, essenciais para aplicações, desde telemóveis ou aparelhos de TV digital, até sistemas de controlo em automóveis e aviões. Estas tecnologias são fulcrais para os sistemas emergentes com grandes quantidades de dispositivos que interagem com o ambiente nas cidades do futuro, interligando o mundo físico com a nuvem.Esta unidade, com consolidada reputação internacional, é um dos principais centros de I&D a nível mundial na sua área, integrando diversos consórcios e redes internacionais de excelência. Desde 2011 integra, como unidade autónoma, o Laboratório Associado INESC TEC.

Áreas de especialização redes de sensores sem fios | computação distribuída | sistemas ciber-físicos | sistemas adaptáveis | linguagens e sistemas operativos

GECAD GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA DO CONHECIMENTO E APOIO À DECISÃOwww.gecad.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenadora científica Professora Doutora Zita Vale

O GECAD tem como missão promover o desenvolvimento de investigação científica no domínio das ciências do conhecimento e da decisão com suporte em tecnologias da informação. Esta é a maior unidade de I&D do ensino superior politécnico e tem vindo a conquistar espaço nas principais publicações científicas internacionais da sua área. Assumindo um forte compromisso social, o GECAD contribui para a expansão de sistemas inteligentes, que suportem uma sociedade sustentável, segura e inclusiva. Neste sentido, tem apostado em projetos aplicados nas áreas de energia, transportes, ambiente, economia, inclusão, infraestruturas críticas, segurança, acessibilidade digital e novos modelos de socialização.

Áreas de especialização ambientes inteligentes de suporte à decisão | inteligência computacional | tecnologias do conhecimento e aprendizagem | sistemas inteligentes em energia

GICEC GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E CONSULTADORIA EM ENGENHARIA CIVILwww.gicec.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Rui Camposinhos

O GICEC tem potenciado o desenvolvimento de atividades de I&D na área da Engenharia Civil e prestado serviços de consultoria em questões de elevada dificuldade técnica a empresas e entidades públicas do setor da construção. Os seus investigadores têm também desenvolvido projetos em parceria com prestigiadas instituições académicas nacionais e estrangeiras.Contanto com dezoito investigadores doutorados e em doutoramento e várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas de reconhecido mérito internacional, a sua atividade centra-se em quatro vetores principais: a tecnologia das construções; a engenharia de estruturas; as infraestruturas e o ambiente; a gestão da construção.

Áreas de especialização tecnologia das construções | engenharia de estruturas | infraestruturas e o ambiente | gestão da construção | engenharia de fachadas | otimização de recursos no setor produtivo | análise do comportamento, reabilitação e reforço de património edificado.

GILT GRAPHICS, INTERACTION AND LEARNING TECHNOLOGIESwww.gilt.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Carlos Vaz de Carvalho

O GILT é um grupo orientado para a análise, construção, aprofundamento e difusão do conhecimento técnico e científico nos domínios da realidade virtual, multimédia, interação, tecnologias de aprendizagem e áreas afins.Procura estabelecer as bases para um trabalho sistemático de I&D, articulando-o com ações de pós-graduação, ao nível de mestrado e doutoramento, e capaz de fomentar parcerias com outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

Áreas de especialização realidade virtual e interação | multimédia e comunicações | multimédia e medicina | tecnologias de aprendizagem

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

ISEP 2012 / 2013

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

LEMA-CMUP LABORATÓRIO DE ENGENHARIA MATEMÁTICAwww.lema.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Jorge Santos

O LEMA é um grupo de investigação nas áreas de matemática aplicada, ciências da engenharia e engenharia matemática. Este grupo multidisciplinar associado ao Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) promove atividades em domínios da análise numérica, otimização, sistemas dinâmicos e modelação e análise de dados, aplicadas predominantemente à resolução de problemas nas áreas de atuação do ISEP.

Áreas de especialização matemática aplicada | ciências da engenharia | engenharia matemática

GRAQ-REQUIMTE GRUPO DE REAÇÕES E ANÁLISES QUÍMICASwww.graq.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenadora científica Professora Doutora Cristina Delerue Matos

O GRAQ foi fundado em janeiro de 1999, tendo integrado o Centro de Química da Universidade do Porto nesse mesmo ano. Em 2000, o CEQUP, juntamente com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, fundou o REQUIMTE: Laboratório Associado de Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos, que representa a principal rede de investigação em Portugal destinada à química e engenharia química.Tendo por divisa “Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos”, o GRAQ orienta o seu trabalho de investigação nas linhas do controlo ambiental e (bio)remediação; (bio)sensores potenciométricos e transdutores voltamétricos; segurança alimentar.Nas instalações do GRAQ está a funcionar também um laboratório de tratamento de resíduos laboratoriais (TRELAB). O objetivo deste laboratório é a gestão integrada de recursos e de resíduos numa perspetiva de sustentabilidade.

Áreas de especialização controlo ambiental e (bio)remediação | segurança alimentar | (bio)sensores | sustentabilidade

> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

INESC TEC(UNIDADE DE ROBÓTICA E SISTEMAS INTELIGENTES, PÓLO ISEP)www.lsa.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Coordenador científico Professor Doutor Eduardo Silva

Unidade de I&D especializada em robótica e sistemas autónomos orientados para a monitorização oceanográfica e ambiental, mapeamento, segurança e espaço (recolha de dados in situ). As atividades de investigação variam entre o controlo distribuído e perceção, navegação e coordenação, conceção de sistemas embebidos de tempo-real, englobando sistemas avançados de monitorização (visão). Experiência na aplicação de sistemas e tecnologias avançadas para estudos de campo oceanográficos, ambientais e de segurança. Experiência de campo na utilização de sistemas aéreos autónomos e não-tripulados (UAV), de superfície (ASV) e submarinos (ROV e AUV), além da participação em estudos práticos inovadores nas áreas da segurança, meteorologia e ambiente.

Áreas de especialização coordenação e controlo | navegação distribuída | sistemas embebidos de tempo-real | sensores e perceção | visão artificial | aeronaves não-tripuladas | robótica marinha e subaquática | robótica móvel

ISEP 2012 / 2013

ACADEMIACISCO.ISEP www.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Diretora Engenheira Berta Baptista

A AcademiaCisco.ISEP é um centro de formação especializado nas tecnologias de redes de comunicação baseadas em equipamentos Cisco. Orientada para um ensino com forte componente prática, possui modernos laboratórios que permitem aos formandos simular ambientes reais e recriar situações do mundo laboral. Esta é a mais reconhecida certificação profissional na área de networking. A AcademiaCisco.ISEP foi o primeiro parceiro certificado de formação Cisco no Porto e continua a apresentar a oferta mais competitiva do mercado. Formação certificada em: Cisco Certified Network Associate (CCNA); Cisco Certified Network Professional (CCNP); Cisco Certified Network Associate Security (CCNAS)

> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

CEACENTRO DE ESTUDOS DE ÁGUASwww.fundacao.ipp.pt ›› [email protected]

Diretora Engenheira Rosária Santos

Criado em 1983 por docentes do Departamento de Engenharia Química, o CEA tem como objetivos prestar serviços à indústria e organismos oficiais, desenvolver novas tecnologias, promover ações de formação e informação. Localizado na Fundação Politécnico do Porto, o centro é acreditado pelo IPAC desde 2001 e presta serviços a centenas de empresas, principalmente nas áreas de análises físico-químicas e bacteriológicas de águas; análises físico-químicas de lamas e outros resíduos sólidos, incluindo sedimentos; e análises físico-químicas de depósitos de corrosão.

Áreas de intervenção análises físico-químicas e bacteriológicas das diferentes matrizes de águas | análises físico-químicas de lamas e outros resíduos sólidos incluindo compostos para a agricultura | análises físico-químicas de depósitos de corrosão | ações de formação e informação.

LABCARGALABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOLOGIA APLICADAwww.deg.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Diretor Professor Doutor Helder Chaminé

O LABCARGA presta serviços de consultadoria especializada em cartografia geotécnica, hidrogeologia aplicada e geoengenharia de terreno. Tem ainda como objetivo dinamizar projetos de I&D em ambiente académico ou empresarial nas áreas da cartografia aplicada à geoengenharia, dos recursos geológicos, hidrominerais, geotérmicos e da geoengenharia de maciços rochosos.

Áreas de especialidade cartografia geotécnica | cartografia aplicada/SIG às geociências e riscos geológicos | prospeção e gestão de recursos geológicos, hidrominerais e geotérmicos | geoengenharia e geomecânica de maciços rochosos | hidrogeologia e geotecnia urbanas e ambiente.

LGMC LABORATÓRIO DE GEOTECNIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOwww.deg.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Diretor Professor Doutor José Fernandes

As atividades desenvolvidas pelo LGMC enquadram-se nas vertentes pedagógica, de investigação e prestação de serviços técnico-científicos apoiada por técnicos com elevada experiência e capacidade técnica.Na área de prestação de serviços destaque para a realização de ensaios de laboratório e de campo, execução de estudos e projetos e formação, tendo em vista a rentabilização das valências do ISEP em benefício do tecido empresarial.

Áreas de especialidade mecânica dos solos, sondagens e prospeção geotécnica e geológica | agregados | mecânica das rochas | materiais de construção | geofísica | medição de vibrações e de resistividades | análise química por difração de raios-x (em laboratório e no campo) | termografia

> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

NECNÚCLEO DE ESTUDOS DA CONSTRUÇÃOwww.nec.isep.ipp.pt ›› [email protected]

Diretor Engenheiro J. Carlos Campeão

O NEC surgiu em 2004, fruto da necessidade de responder às solicitações feitas ao ISEP para consultadoria na área das construções. Entre os principais serviços prestados contam-se peritagens, avaliações, estudos técnicos, ensaios e medições. Esta estrutura permitiu colocar o potencial humano e técnico do ISEP ao serviço das empresas de construção.

Áreas de especialidade métodos e técnicas de construção | desempenho térmico e acústico de edifícios | sistemas construtivos | materiais de construção | metodologias de avaliação da qualidade e do desempenho | políticas e estratégias

VISÃO INTERNACIONAL

CONTACTE-NOS

DIAS ABERTOSVisitas para Escolas15 de março | 19 de abril | 17 de maio | 21 de junho de 2012

CONHECER MAIS PARA MELHOR ORIENTARDia aberto dedicado a professores do ensino secundário e profissional, orientadores vocacionais e pais e encarregados de educação.outubro de 2012

FACEBOOKAcompanha o dia-a-dia do ISEP e descobre conteúdos como a brochura Informação para Educadores; Empreendedores ISEP; as opiniões de estudantes estrangeiros e outras.www.facebook.com/engenhariaISEP

O ISEP promove uma forte política de cooperação internacional para fomentar uma visão global de oportunidades aos seus estudantes e diplomados.A cooperação com mais de uma centena de instituições de ensino superior europeias possibilita a mobilidade académica através do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – Erasmus. Destaque também para os acordos de dupla titulação com as universidades espanholas da Extremadura e Politécnica de Madrid.O ISEP promove também parcerias para intercâmbio e projetos de investigação com instituições congéneres no continente americano e junto da comunidade lusófona.Ao integrar o consórcio CDIO, o ISEP faz parte da vanguarda mundial na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de orientação prática, que responda ao desafio de formar a próxima geração de líderes em Engenharia.Esta capacidade de afirmar boas práticas sustenta igualmente a liderança do projeto PRAXIS – Centro Europeu de Excelência para unidades curriculares de Projeto/Estágio.

ISEPINSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTORua Dr. Bernardino de Almeida, 4314200-072 PortoT. 228 340 500 › F. 228 321 [email protected] › www.isep.ipp.pt

ISCAPINSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTORua Jaime Lopes Amorim s/n 4465-004 São Mamede de InfestaT. 229 050 000 › F. 229 025 [email protected] › www.iscap.ipp.pt

ESEESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃORua Dr. Roberto Frias, 602 4200-465 PortoT. 225 073 460 › F. 225 073 [email protected] › www.ese.ipp.pt

ESMAEESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E DAS ARTES DO ESPECTÁCULORua da Alegria, 530 4000-045 PortoT. 225 193 760 › F. 225 180 [email protected] › www.esmae-ipp.pt

ESEIGESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E DE GESTÃORua D. Sancho I, 9814480-876 Vila do CondeT. 252 291 700 › F. 252 291 [email protected] › www.eseig.ipp.pt

ESTGFESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRASRua do Curral, Casa do Curral, Margaride4610-156 FelgueirasT. 255 314 002 › F. 255 314 [email protected] › www.estgf.ipp.pt

ESTSPESCOLA SUPERIOR DETECNOLOGIA DA SAÚDE DO PORTORua de Valente Perfeito, 3224400-330 Vila Nova de GaiaT. 222 061 000 › F. 222 061 [email protected] › www.estsp.ipp.pt

SASIPPSERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO IPPPraça do Marquês de Pombal, 944000-390 PortoT. 225 573 710 › F. 225 573 [email protected]

FIPPFUNDAÇÃO POLITÉCNICO DO PORTORua Dr. António Bernardino de Almeida, 5374200-072 PortoT. 228 302 555 › F. 228 302 [email protected]

IPPPOLITÉCNICO DO PORTOPresidência Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 PortoT. 225 571 000 › F. 225 020 772www.ipp.pt › [email protected]