isep.ipp | oferta formativa 2014/2015

28
ISEP INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA

Upload: politecnico-do-porto

Post on 25-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Instituto Superior de Engenharia do Porto

TRANSCRIPT

ESEIG 2014 / 2015

ISEPINSTITUTO SUPERIOR DEENGENHARIA

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

O ISEP forma a próximageração de líderes emEngenharia – pessoasconfiantes e diligentes,que criam as respostasdo futuro

Data de ediçãomarço 2014

Este folheto não dispensa a consulta dos documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação e Ciência

ESEIG 2014 / 2015

O ISEP é uma marca portuguesa de sucesso no ensino e inovação em engenharia. Desde 1852, que o Instituto promove a criação e partilha de conhecimento aplicado e orienta-do para o mundo real, contribuindo para soluções de desenvolvimento sustentável. Este compromisso com o futuro começa na formação de profissionais de engenharia com um forte perfil criativo e empreendedor.

Espaço de ensino superior público que privilegia a inovação, o trabalho em equipa e a von-tade de superação, o ISEP está localizado no principal pólo universitário do Porto. O cam-pus alberga mais de 6.500 estudantes, que alimentam um espírito académico especial.

Estudar no ISEP significa beneficiar de um excelente ambiente de ensino-aprendizagem, de um prestigiado corpo docente e de infraestruturas de qualidade. Além disso, o ISEP tem uma oferta formativa em horários diurno e pós-laboral, fomenta uma forte compo-nente prática (hands-on) e uma visão global de oportunidades.

As licenciaturas ISEP possibilitam o ingresso no mercado de trabalho ao fim de três anos e o reconhecimento profissional pelas Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Engenheiros Técnicos.

ISEPINSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

UMA ESCOLA DE PRESTÍGIO›› Mais de 160 anos a ensinar e inovar›› Localizado no maior pólo universitário do Porto›› Mais de 6500 estudantes›› 11 licenciaturas›› 11 mestrados e 11 pós-graduações›› Certificação OE+EUR-ACE›› Formação complementar ISEP FORGLOBE›› 10 grupos de I&D›› 5 centros de prestação de serviços›› Forte cooperação empresarial›› Mais de 100 parcerias internacionais›› Membro do consórcio CDIO›› Certificação ISO 9001:2008›› Prémio Greenlight 2008›› Prémio Boas Práticas no Setor Público 2010›› Finalista dos Prémios Novo Norte 2011›› Prémio Agostinho Roseta 2013

CAMPUS›› Biblioteca e salas de estudo›› Gabinete de Orientação – ISEP|GO›› Cantina, snack-bares e restaurante›› Espaço de convívio da aeISEP›› Grupos académicos›› Desporto universitário›› Health club›› Centro de Congressos›› Museu do ISEP›› Gabinete médico›› Banco›› Agência de viagens

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ESEIG 2014 / 2015

O ensino politécnico orienta-se para a investigação aplicada à compreensão e solução de problemas concretos. A oferta formativa garante o desenvolvimento de competências e co-nhecimentos culturais, científicos e técnicos com vista à ino-vação e exercício profissional.

No final da licenciatura os diplomados ISEP possuem compe-tências reconhecidas pelo mercado de trabalho, podendo so-licitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou a Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Os diplomados ISEP têm ainda garantido o acesso ao mestra-do, no ano seguinte à conclusão do curso.

> LICENCIATURAS3 anos (180 unidades ECTS).Horários diurnos e pós-laborais.Propinas: €950/ano.

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE COmPUTAçãO E INSTRUmENTAçãO méDICA

ENGENHARIA ELETROTéCNICA E DE COmPUTADORES

ENGENHARIA ELETROTéCNICA - SISTEmAS ELéTRICOS DE ENERGIA

ENGENHARIA GEOTéCNICA E GEOAmBIENTE

ENGENHARIA INFORmÁTICA

ENGENHARIA DE INSTRUmENTAçãO E mETROLOGIA

ENGENHARIA mECÂNICA

ENGENHARIA mECÂNICA AUTOmÓVEL

ENGENHARIA QUÍmICA

ENGENHARIA DE SISTEmAS

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA

Seja para diagnóstico, terapia ou gestão da infor-mação nas unidades de saúde, a engenharia tem assumido um papel central e crescente na medi-cina contemporânea.A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica responde à necessidade de profissionais que cruzem saberes da enge-nharia (informática, eletrotécnica, matemática e física) com as ciências da saúde. O curso forma profissionais aptos a desenvolverem e operarem aplicações e equipamentos médicos, apoiando a inovação tecnológica no setor da saúde.O curso é lecionado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto, sendo uma oferta formativa única a ní-vel nacional. Ensino prático desde o primeiro ano.

CANDIDATURA›› 3135/9495 Engenharia de Computação e Instru-mentação Médica›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 125,6›› 27 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Desenvolvimento de equipamentos destinados à área médica; Gestão e manutenção de equipa-mentos médico-hospitalares; Gestão de informa-ção médica em redes digitais; Desenvolvimento de software para apoio aos sistemas de saúde; Monitorização de sinal biológico e biossensores; Processamento de imagem médica; entre outras.

DIRETORA DE CURSO›› Professora doutora Cristina Ribeiro [email protected] | www.dfi.isep.ipp.pt

ENGENHARIA CIVIL

Seja na criação de ambientes inteligentes e edi-fícios sustentáveis, na requalificação de espaços urbanos ou na edificação de vias de comunicação e redes energéticas, a engenharia civil procura o equilíbrio da interação homem-ambiente e está no ADN da construção humana.A licenciatura em Engenharia Civil forma profis-sionais para a gestão de projetos de reabilitação de património, construção e obras públicas. Com forte componente teórico-prática, o curso desen-volve conhecimentos ao nível da conceção e pro-jeto; sistemas de infraestruturas; componentes estruturais; execução, coordenação, fiscalização e controlo de qualidade e da segurança de obras.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor, como a Mota-Engil, EFACEC, Fase, Newton, Cociga, DST, Noraqua, Sika Portugal, entre outras.

CANDIDATURA›› 3135/9089 Engenharia Civil›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 121,0›› 100 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Civil

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Planeamento, projeto, construção, avaliação, fiscalização e manutenção de obras nas seguintes áreas: estruturas (edifícios residenciais, indus-triais ou comerciais, pontes, barragens); infra-estruturas (estradas, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações); hidráulica e sanea-mento (sistemas de tratamento e distribuição de água, esgotos, resíduos urbanos e industriais e sistemas de drenagem); entre outras.

DIRETORA DE CURSO›› Professora Maria de Fátima Portela [email protected] | www.dec.isep.ipp.pt

ESEIG 2014 / 2015ESEIG 2014 / 2015

> LICENCIATURA

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores forma profissionais para os seto-res da eletrónica, telecomunicações, redes, auto-mação e robótica.O curso foi desenhado de modo a garantir uma base sólida e estruturada de conhecimentos em eletrotecnia, eletrónica, computadores, física e matemática. Incide ainda nos domínios das es-tratégias e operações de organização industrial e manutenção de sistemas produtivos, estando vocacionada para a inovação e aumento da com-petitividade empresarial.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor, como a PT Comunicações, EFACEC, Nanium, Viral Dyna-mics, Evoleo Technologies, entre outras.

CANDIDATURA›› 3135/9112 Engenharia Eletrotécnica e de Com-putadores›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 116,6›› 150 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Automação e controlo; Telecomunicações; Re-des de comunicação; Sistemas e robótica; Siste-mas eletrónicos, digitais, inteligentes e autóno-mos; Manutenção industrial; Gestão de projetos; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Francisco Pereira [email protected] | www.dee.isep.ipp.pt

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA -SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA

A engenharia eletrotécnica estuda e trabalha os fenómenos elétricos e eletromagnéticos. Neste universo inclui-se a produção, distribuição e utili- zação da energia elétrica, eficiência e racionaliza-ção energética, mobilidade elétrica, energias lim-pas, sustentabilidade e ambiente.A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sis-temas Elétricos de Energia forma profissionais com competências para intervir no planeamento, exploração e manutenção de sistemas, instala-ções e equipamentos elétricos. Incide ainda em áreas emergentes como as energias renováveis, mobilidade elétrica, gestão de energia e sistemas de segurança.O curso tem uma forte componente prática e la-boratorial e possibilita a realização de estágios curriculares em ambiente profissional – fatores decisivos para a integração dos diplomados no mercado de trabalho.Protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid.

CANDIDATURA›› 3135/9110 Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 126,9›› 55 vagas (em 2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Eletrotécnica – – Sistemas Elétricos de Energia

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Energias renováveis; Produção, transporte e distribuição de energia elétrica; Gestão de ener-gia e eficiência energética; Projeto, execução, ex-ploração e manutenção de instalações elétricas; Gestão energética na indústria; Manutenção de instalações e redes elétricas; Comercialização de energia e material elétrico; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Custódio Dias [email protected] | www.dee.isep.ipp.pt

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE

A licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geo-ambiente foi a primeira oferta do género em Portugal. Está direcionada para exploração sus-tentável de matérias-primas minerais, água e re-cursos energéticos, estudo de terrenos e subsolo, proteção e recuperação do meio ambiente e obras públicas.O processo de ensino-aprendizagem tem uma for-te componente prática e centrada no trabalho em equipa, desenvolvendo competências de estudo, planeamento e gestão de projetos nos domínios da engenharia geotécnica, geociências de engenha-ria, georrecursos, energia e geoambiente.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor como a Mota-Engil, MonteAdriano, Irmãos Cavaco e TARH, entre outras.Protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid.

CANDIDATURA›› 3135/9117 Engenharia Geotécnica e Geoambiente›› Exames Nacionais: Biologia e Geologia (02) + Matemática (16 ou 19) ou Física e Química (07) + Matemática (16 ou 19)›› Média do último colocado em 2013: 112,6›› 28 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Coordenação, direção, execução e controlo de projetos, investigação e estudos técnicos em ge-otecnia, georrecursos, energia e geoambiente; Gestão e fiscalização da produção e qualidade; Prospeção e exploração de recursos hídricos e minerais; Obras públicas; Explosivos, desmonte e movimento de terras; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Antonio Vega [email protected] | www.deg.isep.ipp.pt

ENGENHARIA INFORMÁTICA

A engenharia informática é um dos setores com maior empregabilidade a nível mundial, sendo in-dispensável para as empresas e serviços públicos e essencial ao nosso dia-a-dia. E isto é apenas o início, porque a integração de sistemas, os senso-res embebidos e a computação móvel estão a lide-rar uma nova revolução.A licenciatura em Engenharia Informática forma profissionais empreendedores e capazes de uma rápida e harmoniosa integração no mercado de trabalho europeu. O curso usa as boas práticas in-ternacionais do modelo CDIO (www.cdio.org), de-senvolvido pelo MIT, focando o processo de aprendizagem na aquisição de competências de enge-nharia, isto é, a análise, conceção, implementação e manutenção de redes, sistemas de informação ou aplicações web e móveis.Ao optares pelo ISEP, poderás aproveitar uma das quase 400 propostas de estágios oferecidas anu-almente por empresas e centros de investigação, mais de duas propostas por aluno.

CANDIDATURA›› 3135/9119 Engenharia Informática›› Exames Nacionais: Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 136,3›› 201 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Informática

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Conceção e administração de sistemas e redes; Desenvolvimento de software; Computação móvel; Investigação aplicada; Consultadoria; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Ângelo Martins [email protected] | www.dei.isep.ipp.pt

ESEIG 2014 / 2015ESEIG 2014 / 2015

> LICENCIATURA

ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA A metrologia é a ciência da medição. Transversal a todas as atividades económicas, garante o rigor nos processos produtivos e contribui de forma decisiva para a qualidade dos produtos que nos rodeiam. É a base para a tomada de decisões e indispensável aos setores exportadores.A licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia importa boas práticas do norte da Europa e apresenta-se como uma opção ímpar a nível nacional. O curso forma profissionais para os domínios da qualidade, calibração, medição e con-trolo de incertezas, em áreas que vão da medicina à indústria. O plano de estudos incide numa sólida preparação em física aplicada, metrologia mecâ-nica, acústica, ótica, processamento de imagem e sinal, gestão da qualidade e ambiente e segurança. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com organizações como o Hospital de S. João, Instituto Eletrotécnico Português, CATIM, entre outras.

CANDIDATURA›› 3135/9094 Engenharia de Instrumentação e Metrologia›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática (16 ou 19)›› Média do último colocado em 2013: 139,2›› 20 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Gestão da qualidade, ambiente e segurança; Inspeção e calibração de dispositivos de medição; Gestão de equipamento hospitalar; Inspeção di-mensional e metrológica de materiais; Monitoriza-ção do produto; Gestão de sistemas de medição; Acreditação de laboratórios; Conceção, implemen-tação e manutenção de redes de sensores; Avalia-ção e correção de ruído industrial, laboral e am-biental; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor António Silveira [email protected] | www.dfi.isep.ipp.pt

ENGENHARIA MECÂNICA

A engenharia mecânica é uma área do conheci-mento que se distingue pela sua alargada base de intervenção. Ligada à conceção, ao fabrico e à gestão de processos e operações, o seu universo estende-se ao conhecimento dos materiais e das várias tecnologias produtivas que sustentam a ati-vidade humana.A licenciatura em Engenharia Mecânica forma profissionais com competências ao nível da con-ceção e desenvolvimento de produtos, processos e sistemas mecânicos e térmicos, operação e ma-nutenção de máquinas, coordenação de processos industriais e análise e melhoria de sistemas de in-formação e de produção. O curso foca-se na qua-lificação de agentes de inovação e competitividade para as empresas.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor, como a Toyota, Bosch Termotecnologia e Gislótica, entre outras.

CANDIDATURA›› 3135/9123 Engenharia Mecânica›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 119,6›› 150 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Mecânica

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Projeto e conceção de equipamentos; Controlo de processos e sistemas mecânicos e térmicos; Energias renováveis; Consultoria nas áreas de energia, climatização e serviços; Investigação e desenvolvimento industrial; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor António Magalhães [email protected] | www.dem.isep.ipp.pt

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMÓVEL

A indústria automóvel tem um forte impacto nas economias desenvolvidas, sendo indispensável às atividades que envolvem a mobilidade de pessoas ou o transporte de mercadorias.A licenciatura em Engenharia Mecânica Automó-vel é um curso único no norte de Portugal e bene- ficia da sinergia com a Toyota Caetano Portugal. Desenhado numa lógica interdisciplinar, integra conhecimentos de engenharia automóvel (incluin-do dinâmicas de segurança, eficiência energética e impactos ambientais), engenharia mecânica, gestão e legislação do setor. Ao desenvolver com-petências transversais à engenharia mecânica e específicas da área automóvel, o curso prepara os diplomados para uma rápida e eficaz integração no mercado de trabalho.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor, como aToyota, CEIIA, Porsche Ibérica, Mercedes Benz Portugal, entre outras.Protocolo de cooperação com o Toyota Technical Education Program.

PROVAS DE INGRESSO›› 3135/9936 Engenharia Mecânica Automóvel›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 114,0›› 35 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Mecânica Automóvel

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Projeto automóvel; Direção técnica em repre-sentantes de marca; Gestão de oficinas; Manuten-ção de frotas; Consultoria e formação na área da mecânica automóvel; entre outras

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Fernando Ferreira [email protected] | www.dem.isep.ipp.pt

ENGENHARIA QUÍMICA

A engenharia química ocupa uma posição única na ligação entre as ciências moleculares e a en-genharia. Tradicionalmente associados aos siste- mas de combustão e de energia, os engenheiros químicos estão hoje a liderar novos desenvolvi-mentos nas áreas da medicina, biotecnologia, ma-teriais avançados, energia, produtos de consumo e soluções ambientais.A licenciatura em Engenharia Química forma pro-fissionais aptos a exercerem funções nos domí-nios da engenharia da reação química, processos de separação, ciências dos materiais, bioquímica e microbiologia. Com uma forte consciência am-biental e orientação para a inovação de novas tec-nologias, o curso assume uma sólida componente prática, que estimula a realização de estudos de caso, projetos e trabalhos laboratoriais em cada semestre.Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa institui-ção que colabora com empresas do setor, como a Galp, Unicer, RAR, Grupo Amorim, entre outras.

PROVAS DE INGRESSO›› 3135/9125 Engenharia Química›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática (16 ou 19)›› Média do último colocado em 2013: 119,2›› 54 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia Química

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Indústrias química, bioquímica, alimentar, agro-alimentar, farmacêutica, cosmética, biotecnológi-ca, energética, dos materiais e novos materiais; Controlo de qualidade laboratorial e industrial; Gestão ambiental; Investigação e formação; entre outras.

DIRETOR DE CURSO›› Professor doutor Paulo Silva [email protected] | www.deq.isep.ipp.pt

ESEIG 2014 / 2015ESEIG 2014 / 2015

> LICENCIATURA

ENGENHARIA DE SISTEMAS

A engenharia de sistemas inclui o planeamento, desenvolvimento e análise de sistemas, concen-trando-se no modo como os diferentes componen-tes interagem e asseguram um objetivo comum: o aumento da produtividade, eficiência e competiti- vidade empresarial.A licenciatura em Engenharia de Sistemas forma profissionais que aliam conhecimentos da enge-nharia clássica (mecânica, eletrotécnica e quími-ca) com uma sólida formação em métodos quan-titativos, sistemas de informação e competências específicas de gestão. Concebido em colaboração com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e em linha com o perfil de engenheiro que as em-presas procuram, o curso investe num processo de ensino-aprendizagem baseado nas boas práti-cas internacionais do modelo CDIO (www.cdio.org), com forte componente prática e centrado no tra-balho de equipa.

PROVAS DE INGRESSO›› 3135/8316 Engenharia de Sistemas›› Exames Nacionais: Física e Química (07) + Matemática A (19) ou Matemática A (19)›› Média do último colocado em 2013: 126,0›› 35 vagas (2013-2014)

GRAU CONFERIDO›› Licenciado/a em Engenharia de Sistemas

SAÍDAS PROFISSIONAIS›› Planeamento e controlo da produção; Gestão e controlo da qualidade; Gestão de operações; Logística e distribuição; Sistemas de produção e de sistemas de informação; Consultoria; entre outras.

DIRETORA DE CURSO›› Professora doutora Teresa Costa [email protected] | www.dma.isep.ipp.pt

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ESEIG 2014 / 2015

> mESTRADOS2 anos (120 unidades ECTS).Horários pós-laborais.Propinas: €950 / ano

> PÓS-GRADUAçÕESCOmPUTAçãO mÓVEL APLICADA

EFICIêNCIA ENERGéTICA E UTILIzAçãO RACIONAL DE ENERGIA ELéTRICA

GESTãO E mANUTENçãO DE EQUIPAmENTOS DE ELEVAçãO-ELEVADORES

PROjETO DE INFRAESTRUTURAS DE TELECOmUNICAçÕES

PROjETO DE INSTALAçÕES ELéTRICAS

PROjETO DE INSTALAçÕES ELéTRICAS ESPECIAIS

REABILITAçãO URBANA

SISTEmAS DE SEGURANçA, GESTãO TéCNICA E DOmÓTICA

SISTEmAS INTEGRADOS DE GESTãO DA QUALIDADE, AmBIENTE E SEGURANçA

TéCNICO DE INSPEçãO DE ESTRUTURAS

TECNOLOGIAS E INFORmÁTICA APLICADAS à EDUCAçãO

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

Os mestrados no ensino politécnico asseguram uma espe-cialização de natureza profissional. Apoiam a aquisição de conhecimentos que estão vanguarda da sua área de trabalho e o desenvolvimento de competências de análise, investiga-ção e resolução de problemas para apoiar a inovação e cria-ção de valor acrescentado.

ENERGIAS SUSTENTÁVEIS

ENGENHARIA CIVIL Construções; Estruturas; Gestão da Construção; Infraestruturas.

ENGENHARIA DE COmPUTAçãO E INSTRUmENTAçãO méDICA

ENGENHARIA ELETROTéCNICA E DE COmPUTADORES Automação e Sistemas; Sistemas Autónomos; Sistemas e Planeamento Industrial; Telecomunicações.

ENGENHARIA ELETROTéCNICA - SISTEmAS ELéTRICOS DE ENERGIA

ENGENHARIA GEOTéCNICA E GEOAmBIENTE

ENGENHARIA INFORmÁTICA Arquitetura, Sistemas e Redes; Sistemas Gráficos e Multimédia; Tecnologias do Conhecimento e Decisão.

ENGENHARIA DE INSTRUmENTAçãO E mETROLOGIA

ENGENHARIA mECÂNICA Construções Mecânicas; Energia; Gestão Industrial; Materiais e Tecnologias de Fabrico.

ENGENHARIA QUÍmICA Otimização Energética na Indústria Química; Tecnologias de Proteção Ambiental.

mATEmÁTICA APLICADA à ENGENHARIA E àS FINANçAS

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ESEIG 2014 / 2015

> GRUPOS DE INVESTIGAçãOBIOmARKBiomark Sensor Research

CIDEmCentro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica

CIETI Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial

CISTERCentro de Investigação em Sistemas Confiáveise de Tempo-Real

GECADGrupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão

GICECGrupo de Investigação e Consultadoria em Engenharia Civil

GILT Graphics, Interaction and Learning Technologies

GRAQ-REQUImTE Grupo de Reações e Análises Químicas

INESC TECUnidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, Pólo ISEP

LEmA-CmUP Laboratório de Engenharia Matemática

››

››

››

››

››

››

››

››

››

››

> PRESTAçãO DE SERVIçOSACADEmIAS ISEPAcademia Cisco e Academia Microsoft

CEACentro de Estudos de Águas

LABCARGALaboratório de Cartografia e Geologia Aplicada

LGmC Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção

NECNúcleo de Estudos da Construção

››

››

››

››

››

I&D

> GRUPOS DE INVESTIGAçãO E DESENVOLVImENTO

Áreas de especialização: materiais e nanotecnologias; fluidos, calor e energia; proteção ambiental; bioenergia e valorização de resíduos; laboratórios remotos; teste e depuração de sistemas eletrónicos; automação, controlo e instrumentação; qualidade e eficiência.›› www.cieti.isep.ipp.pt

Áreas de especialização: redes de sensores sem fios; computação distribuída; sistemas ciber-físicos; sistemas adaptáveis; linguagens e sistemas operativos.›› www.cister.isep.ipp.pt

CISTER CENTRO DE INVESTIGAçãO Em SISTEmAS CONFIÁVEIS E DE TEmPO-REAL

CIETI CENTRO DE INOVAçãO Em ENGENHARIA E TECNOLOGIA INDUSTRIAL

BIOmARK BIOmARK, SENSOR RESEARCH

Áreas de especialização: (bio)sensores para biomarcadores ou marcadores com inter-venção/implicação biológica, no domínio da saúde, ambiental e alimentar. ›› www.isep.ipp.pt/biomark

Áreas de especialização: construções mecânicas; fluidos e calor; gestão industrial; ma-teriais e processos tecnológicos.›› www.cidem.isep.ipp.pt

CIDEm CENTRO DE INVESTIGAçãO E DESENVOLVImENTO Em ENGENHARIA mECÂNICA

GECAD GRUPO DE INVESTIGAçãO Em ENGENHARIA DO CONHECImENTO E APOIO à DECISãO

Áreas de especialização: ambientes inteligentes de suporte à decisão; inteligência compu-tacional; tecnologias do conhecimento e aprendizagem; sistemas inteligentes em energia.›› www.gecad.isep.ipp.pt

ESEIG 2014 / 2015

> GRUPOS DE INVESTIGAçãO E DESENVOLVImENTO

Áreas de especialização: tecnologia das construções; engenharia de estruturas; infraes-truturas; gestão da construção; novos sistemas para engenharia de fachadas; otimização de recursos; análise do comportamento, reabilitação e reforço de património edificado.›› www.gicec.isep.ipp.pt

GICEC GRUPO DE INVESTIGAçãO E CONSULTADORIA Em ENGENHARIA CIVIL

Áreas de especialização: realidade virtual e interação; multimédia e comunicações; multimédia e medicina; tecnologias de aprendizagem.›› www.gilt.isep.ipp.pt

GILT GRAPHICS, INTERACTION AND LEARNING TECHNOLOGIES

GRAQ-REQUImTE GRUPO DE REAçÕES E ANÁLISES QUÍmICAS

Áreas de especialização: controlo de qualidade; segurança alimentar; saúde pública e fatores ambientais; nanotecnologia e biossensores; tecnologias de remediação (águas, solos); estudos de ecotoxicidade; gestão sustentável de recursos e de resíduos; análise de ciclo de vida; análise de risco.›› www.graq.isep.ipp.pt

INESC TEC (UNIDADE DE ROBÓTICA E SISTEmAS INTELIGENTES, PÓLO ISEP)

Áreas de especialização: coordenação e controlo; navegação distribuída; sistemas em-bebidos de tempo-real; sensores e perceção; visão artificial; aeronaves não-tripuladas; robótica marinha e subaquática; robótica móvel. www.lsa.isep.ipp.pt

Áreas de especialização: matemática aplicada; ciências da engenharia; engenharia matemática.›› www.lema.isep.ipp.pt

LEmA-CmUP LABORATÓRIO DE ENGENHARIA mATEmÁTICA

INTERNACIONALIzAçãO

> CENTROS DE PRESTAçãO DE SERVIçOS

Formação certificada Cisco e Microsoft.Cisco Academy Support Center e Instructor Training Center a nível nacional. ›› www.academias.isep.ipp.pt

Áreas de especialização: análises físico-químicas e bacteriológicas das diferentes matri-zes de águas, lamas e outros resíduos sólidos, incluindo compostos para a agricultura, e de depósitos de corrosão; ações de formação e informação.›› www.cea.isep.ipp.pt

CEA CENTRO DE ESTUDOS DE ÁGUAS

ACADEmIAS ISEP Academia Cisco e Academia microsoft

LABCARGA LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOLOGIA APLICADA

Áreas de especialização: cartografia aplicada/SIG; hidrogeologia e recursos hidromine-rais e geotérmicos; geomecânica e geologia estrutural de maciços rochosos; geociências de engenharia; valorização do património geológico-mineiro.›› www.deg.isep.ipp.pt

LGmC LABORATÓRIO DE GEOTECNIA E mATERIAIS DE CONSTRUçãO

Áreas de especialização: mecânica das rochas e dos solos; materiais de construção; agregados; controle de vibrações; caraterização física, mecânica e química de rochas e solos; ensaios in situ; avaliação de recursos minerais; prospeção geotécnica.›› www.deg.isep.ipp.pt

Áreas de especialização: métodos e técnicas de construção; sistemas construtivos; ma-teriais de construção; políticas e estratégias; metodologias de avaliação da qualidade e do desempenho.›› www.nec.isep.ipp.pt

NEC NÚCLEO DE ESTUDOS DA CONSTRUçãO

ESEIG 2014 / 2015

ACESSO A LICENCIATURAS

O acesso ao ensino superior público é coordenado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pode realizar-se através das seguintes modalidades: Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior; Concursos Locais; Regimes Especiais; Concursos Especiais; Reingresso; Mudança de Curso e Transferência.

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso na-cional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior no final do ano letivo. Para con-correr é necessário: ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legal-mente equivalente; realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer. Fórmula de Cálculo da Nota de Acesso: Média do Secundário (65%) + Prova(s) de Ingresso (35%) Classificações mínimas Exigidas: Nota de Candidatura – 95 pontos; Provas de Ingresso – 95 pontos

Para mais informações, por favor consulte www.dges.mctes.pt.

PREFERêNCIA REGIONAL Os estudantes que se candidatam aos cursos do ISEP poderão usufruir do regime de preferência regional: 50% das vagas são preferencialmente distribuídas pelos estudantes oriundos dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

CONCURSOS ESPECIAIS Podem candidatar-se aos concursos especiais: Maiores de 23 anos, completados até 31 de dezembro do ano que antecede o de ingresso e que não sejam titulares de provas vá- lidas no âmbito do CNAES; Titulares de cursos médios ou superiores; Titulares de cursos de especialização tecnológica (CET); Concursos de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso. Podem candidatar-se aos concursos de mudança de curso, transferência e reingresso, os estudantes com inscrição válida em ano letivo anterior em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira.

mAIORES DE 23 ANOS Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de matemática De forma a apoiar a preparação para a prova de matemática do concurso Maiores de 23, que por norma se realiza em maio, o ISEP organiza um Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática. O curso tem 40 horas e decorre em horário pós--laboral, entre fevereiro e abril.

Inscrições: www.isep.ipp.pt/m23

ESEIG 2014 / 2015

ANO zEROCurso Preparatório para a Integração no Ensino Superior Para apoiar a preparação de alunos com o diploma de 12º ano para a realização do Exa-me Nacional do Ensino Secundário – Matemática A, o ISEP leciona um Ano Zero, entre outubro e junho. Esta formação pretende ainda dotar os alunos de ferramentas, meto-dologias e conhecimentos facilitadores da transição para o ensino superior e promover a integração no ensino superior, através de uma vivência académica responsável: livre acesso a bibliotecas, salas de estudo, cantinas, consultas psicopedagógicas, cursos e se-minários técnicos, nos mesmos moldes dos restantes estudantes do ISEP. Os alunos que posteriormente ingressarem no ISEP poderão requerer equivalências às disciplinas de Introdução à Física e Introdução à Informática, às disciplinas de Física Experimental (ouFísica Aplicada) e Algoritmia e Programação.

Inscrições: www.isep.ipp.pt/anozero

INSCRIçãO Em UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS – ESTUDANTE ExTRAORDINÁRIO O ISEP faculta a inscrição nas unidades curriculares que ministra, quer por estudantes inscritos num curso de ensino superior, quer por outros interessados. As unidades cur- riculares em que o estudante obtenha aprovação são objeto de certificação; são credita-das no plano de estudos do curso, caso o seu titular nele venha a ingressar através de concurso de acesso legalmente previsto; ou são incluídas em suplemento ao diploma, no caso de serem disciplinas extracurriculares relativamente ao curso em que venha a ingressar. A inscrição é feita mediante despacho a requerimento dirigido à Presidência feito pelo interessado.

+INFO Para mais informações sobre concursos especiais, Ano Zero e inscrição como estudante extraordinário, por favor contacte a Divisão Académica: [email protected].

ACESSO A ESTUDOS PÓS-GRADUADOS

CANDIDATURAS A mESTRADOS E PÓS-GRADUAçÕESOs cursos de mestrado e pós-graduações funcionam, também, em regime pós-laboral.Os licenciados do ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, se terminarem o curso no ano letivo imediatamente anterior.A abertura de candidaturas é publicitada em www.isep.ipp.pt, sendo a candidatura efetu-ada exclusivamente por meios eletrónicos.Candidatura a mestrados:1ª fase: junho de 2013; 2ª fase: agosto – setembro de 2013*; 3ª fase: outubro de 2013*.Candidaturas: www.isep.ipp.pt/mestrados* Estas fases só abrem se resultarem vagas sobrantes das fases anteriores.

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

PROPINASO IPP, tendo fixado as propinas no valor de €950/ano (2013/2014), possibilita o pagamento faseado das propinas e a frequência em regime parcial.

BOLSAS DE ESTUDOBOLSAS DE AçãO SOCIALAs bolsas de estudo são atribuídas a estudantes economicamente carenciados, deslocados ou portadores de deficiência, que demonstrem aproveitamento escolar. As bolsas de estudo são suportadas pelo Estado e geridas pelos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto.

BOLSAS DE méRITOAs bolsas de mérito académico são atribuídas pelo Politécnico do Porto, mediante aprovação do Orça-mento de Estado, aos estudantes com aproveitamento a todas as disciplinas e uma média igual ou supe-rior a 16 valores.

BOLSAS DE méRITO ExCECIONALAs bolsas de mérito excecional são atribuídas pelo Politécnico do Porto aos estudantes que ingressam no universo IPP com média de acesso igual ou superior a 17,5 valores. Estas bolsas são renováveis se os alunos mantiverem ou superarem a média.

PRémIO DE mELHOR ALUNO/ANo Dia do IPP são distinguidos os três estudantes com melhores médias em cada uma das escolas.

+INFO: Para mais informações sobre candidaturas, propinas e bolsas, por favor contacte a Divisão Aca-démica: [email protected].

ALOjAmENTORESIDêNCIAS POLITéCNICO DO PORTOOs Serviços de Ação Social Politécnico do Porto disponibilizam um número limitado de vagas nas residên-cias de estudantes, com um custo inferior ao de outras alternativas de alojamento. As candidaturas são geridas pelos Serviços de Acão Social do IPP.+INFO: www.ipp.pt/site/ipp_social/sasipp/alojamento/documentacao.aspx

ESEIG 2014 / 2015

VIDA ACADémICAA Associação de Estudantes (aeISEP) tem mais de 30 anos e é uma referência no universo da Federação Académica do Porto (FAP). A aeISEP defende os direitos estudantis, mas também é importante na pro-moção do espírito académico. Dinamiza várias atividades culturais, desportivas e sociais ao longo do ano.

O ISEP tem também diversos grupos académicos para estudantes, com destaque para as tunas masculina e feminina e para o grupo de fados.

DESPORTOO ISEP dispõe de um ginásio no campus, com acompanhamento personalizado, sauna e banho turco e preços e horários adaptados à comunidade académica.

Através da associação de estudante e do Politécnico do Porto, os estudantes do ISEP podem também participar nos campeonatos de desporto universitário.

modalidades: Andebol, Basquetebol, Corfebol, Futebol de 11, Futsal, Hóquei em Patins, Rugby, Ténis e Voleibol e Voleibol de Praia (equipas masculinas e femininas).

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

PORTOISEP também significa Porto. Somos uma referência desta moderna cidade europeia, reconhecida pela sua beleza, tradições, agenda cultural e espírito empreendedor.

O Porto é a segunda cidade de Portugal e a maior do noroeste ibérico. Património da Humanidade desde 1996, foi Capital Europeia da Cultura em 2001, sendo eleito um dos melhores destinos turísticos mundiais em 2012 e reeleito o melhor destino da Europa em 2013.

A cidade é conhecida pelas suas pontes sobre o rio Douro, pelo Vinho do Porto, pela capacidade de produ-ção científica e inovação, pela sua arquitetura e história, pelas indústrias criativas e setores exportadores e pela excelente gastronomia. Acima de tudo, destaca-se pela simpatia e abertura dos portuenses, que fazem do Porto uma cidade de eleição para visitar ou viver.

Com um bom equilíbrio entre a tradição e modernidade, o Porto alberga algumas das principais empre-sas e centros de investigação portugueses. É também a sede do maior instituto politécnico nacional e o principal destino para estudantes estrangeiros.

Desde 1852, o Porto é também a casa do ISEP.

VISãO INTERNACIONALO ISEP promove uma forte política de cooperação internacional para fomentar uma visão global de opor-tunidades aos seus estudantes e diplomados.

A cooperação com mais de uma centena de instituições de ensino superior europeias possibilita a mobi-lidade académica através do Programa Erasmus. Destaque também para os acordos de dupla-titulação com instituições espanholas e brasileiras e para a dinamização de parcerias de intercâmbio e investiga-ção com congéneres americanas e lusófonas.

Ao integrar o consórcio CDIO, o ISEP faz parte da vanguarda mundial na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de orientação prática, que responda ao desafio de formar a próxima geração de líderes em engenharia.

Esta capacidade de afirmar boas práticas sustenta igualmente a liderança de projetos como o PRAXIS – Centro Europeu de Excelência para unidades curriculares de Projeto/Estágio, entre outros.

Este efetivo reconhecimento de excelência passa ainda pela certificação europeia de qualidade OE+EUR--ACE. O ISEP tem cursos certificados e outros em processo de certificação junto da principal referência de qualidade do ensino em engenharia a nível europeu – processo conduzido em Portugal pela Ordem dos Engenheiros.

Tudo isto para garantir que os nossos diplomados recebem uma formação que os prepara para singrar em qualquer mercado de trabalho.

ESEIG 2014 / 2015

LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ESEIG 2014 / 2015

CONTACTE-NOSDivisão Académica: [email protected] de Comunicação: [email protected]

DIAS ABERTOS 2014Visitas de escolas secundárias15 JAN | 26 FEV | 26 MAR | 30 ABR | 19 NOVSemana Aberta: 5-9 MAI

O ISEP VAI à ESCOLAApresentações do ISEP em escolas secundárias, a turmas do 12º ano com alunos interessados em se-guir engenharia.

CONHECER mAIS PARA mELHOR ORIENTARDia Aberto especialmente dedicado a professores do ensino secundário, orientadores vocacionais, psicólo-gos e pais e encarregados de educação.OUT/NOV 2014.

REDES SOCIAISAcompanha o dia-a-dia do ISEP e descobre conteú-dos como a brochura Informação para Educadores; Empreendedores ISEP; as opiniões de estudantes es-trangeiros e outras.www.facebook.com/engenhariaISEPhttp://issuu.com/isep

ISEPINSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTORua Dr. Bernardino de Almeida, 4314200-072 PortoT. 228 340 500 › F. 228 321 [email protected] › www.isep.ipp.pt

ISCAPINSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTORua Jaime Lopes Amorim s/n 4465-004 São Mamede de InfestaT. 229 050 000 › F. 229 025 [email protected] › www.iscap.ipp.pt

ESEESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃORua Dr. Roberto Frias, 602 4200-465 PortoT. 225 073 460 › F. 225 073 [email protected] › www.ese.ipp.pt

ESMAEESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULORua da Alegria, 503 4000-045 PortoT. 225 193 760 › F. 225 180 [email protected] › www.esmae-ipp.pt

ESEIGESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E DE GESTÃORua D. Sancho I, 9814480-876 Vila do CondeT. 252 291 700 › F. 252 291 [email protected] › www.eseig.ipp.pt

ESTGFESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRASRua do Curral, Casa do Curral, Margaride4610-156 FelgueirasT. 255 314 002 › F. 255 314 [email protected] › www.estgf.ipp.pt

ESTSPESCOLA SUPERIOR DETECNOLOGIA DA SAÚDE DO PORTORua de Valente Perfeito, 3224400-330 Vila Nova de GaiaT. 222 061 000 › F. 222 061 [email protected] › www.estsp.ipp.pt

SASIPPSERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO IPPRua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 PortoT. 225 573 710 › F. 225 573 [email protected]

ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

POLITÉCNICO DO PORTOPRESIDêNCIA Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 PortoT. 225 571 000 › F. 225 020 772www.ipp.pt › [email protected]