is4000d

11
IS 4000 D MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO IS - 4000 1

Upload: alutal-termometria-industrial

Post on 30-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Manual do IS4000D

TRANSCRIPT

Page 1: IS4000D

IS 4000 D

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO IS - 4000

Rua Marilda de Oliveira, 50 – Jd. Maria do CarmoCEP 18081-095 – Sorocaba – SP

Tel/Fax – (0xx15) 3416-8008www.alutal.com.br

1

Page 2: IS4000D

IS 4000 D

INDICEInstalação elétrica..................................................................... 3Descritivo de funcionamento................................................... 4Programação do set-point........................................................ 5Configuração............................................................................. 6Resolução de problemas.......................................................... 6Termos gerais de garantia e assistência técnica................... 7

2

Page 3: IS4000D

IS 4000 D

Instalação elétrica:

O painel possui a seguinte etiqueta traseira, identificando seus bornes de conexão:

Alimentação: Nesses bornes devemos conectar a alimentação da rede elétrica, conforme a tensão disponível no local de instalação (0 e 110 Vac para redes 110 ~127 V e 0 e 220 Vac para redes 220 V).

Entradas termopar: Nesses bornes conectamos os termopares (canal 1 para o termopar que será indicado no display superior e Canal 2 para o termopar que será indicado no display inferior). Os termopares possuem polaridade, portanto antes de conectá-los, verifique se a polaridade esta correta (há uma indicação com um + dentro do cabeçote do termopar, e quando ele já vem com o cabo, a cor vermelha indica o pólo negativo).

Saídas Set-Point:Nesses bornes estão disponíveis os contatos dos reles de set-point. Temos dois set-points, o 1 (temperatura de aviso) e o 2 (temperatura de alarme).O contato do rele é atracado quanto T indicador > T set-point, e desatracado quando T indicador < (T set-point – T histerese).Podemos observar que tempos todos os contatos do relé disponíveis para conexão, comum (COM), normal fechado (NF) e normal aberto (NF), dando grande flexibilidade para montagem de comandos; E podemos utiliza-los em qualquer tipo de acionamento, respeitando-se os limites máximos (Vmáx 220Vca, Imáx 10 A resistivo ou 6 A indutivo).

Comunicação:Nesses bornes serão ligados o cabo de comunicação que será enviado até o conversor, que ficará ao lodo do computador

3

Page 4: IS4000D

IS 4000 D

Descritivo de funcionamento:

No frontal do IS4000 podemos observar:

Display superior: no modo normal de operação, será indicada a temperatura medida pelo sensorConectado ao canal 1. No modo de configuração, irá mostrar qual função foi selecionada.Display inferior: no modo normal de operação, será indicada a temperatura medida pelo sensorConectado ao canal 2. No modo de configuração, irá mostrar o valor de setado da função queFoi selecionada.Led´s SP2 e SP1: indicam quando foi atingida a faixa de set-point ajustada.Led N (normal): a temperatura medida é inferior a ajustada em SP1 e SP2.Botão P (programação): botão que permite entrar nos modos de configuração do equipamento.Botão F (função): botão que permite navegar entre as configurações do equipamento.Botão + (aumenta): botão que permite aumentar o valor numérico da função selecionada.Botão - (diminui): botão que permite diminuir o valor numérico da função selecionada.

4

Page 5: IS4000D

IS 4000 D

Programação dos Set-points:

Para programação dos set-points, devemos primeiramente mantermos a tecla (P) pressionada por pelo menos 3 segundos. Quando entrar no modo de programação, o display superior irá indicar:SEt1E o inferior a temperatura setada. Para se alterar esse valor, temos duas opções. A primeira é aumentar (+) ou diminuir (-) esse valor. A segunda é alterar o display digito a digito, usando o botão (P) para navegar entre os dígitos. Irá aparecer um ponto decimal no digito selecionado, daí com o (+) e (-) você altera cada digito individualmente.Para passarmos a próxima função, devemos apertar a tecla (F). A próxima função selecionada será:SEt2E o procedimento de ajuste é o mesmo da anterior.A próxima função é:EndrAparecerá o endereço selecionado para esse módulo, e só serve para visualização. Para alteração, temos que entrar no 2º modo de configuração.A próxima função é:tiPoE mostra na linha inferior o tipo de sensor selecionado. É uma função de visualização somente, e na maioria dos casos será CA , indicando termopar tipo K.A próxima função é:HIStE mostrará na linha inferior o valor da histerese (*), associada aos set-points. É configurável e vale os mesmos processos de ajuste do set-point.

* Para a saída de alarme não ficar oscilante, com o relé entrando e saindo a toda hora, existe a histerese. Uma vez ultrapassando o valor de alarme, a saída de alarme é acionada. E só volta a seu estado de repouso quando a temperatura medida for: T medida < (T alarme – T histerese)

Para voltarmos ao modo normal de funcionamento, devemos apertar simultaneamente as teclas (P) e (F)

5

Page 6: IS4000D

IS 4000 D

O principal uso desse equipamento é o acompanhamento de queima em fornos intermitentes (abóboda, paulistinha, etc.).

Normalmente configuramos o Set-point 1 para 500º C (que seria a faixa que dá inicio ao processo de cristalização do material cerâmico, onde é necessária uma maior atenção a queima). Assim que ultrapassar essa temperatura, a sinalização luminosa será ativada.

O Set-point 2 é configurado em torno de 900 ~ 950º C, e é usado como alarme de alta temperatura (onde haverá dano ao material cerâmico).

Assim que ultrapassar o Set-point 2, a sirene interna será acionada.Ambos os alarmes só serão desligados quando a temperatura indicada for menor que a

temperatura de Set-point – temperatura histerese.Para a histerese, um valor de 5 ~10º C seria adequado.

Configuração:

Para entrarmos no modo de configuração, devemos manter pressionadas simultaneamente as teclas (P) e (F).A primeira tela permite que se calibre o canal 1, e a segunda tela permite que se calibre o canal 2.A terceira tela permite que se altere o endereço de resposta do módulo. Basta entrar na tela onde aparecerá escrito Endr e usar os botões de aumentar (+) ou diminuir (-) para alterar esse valor. Ele pode variar de 1 até 31.A quarta tela é redundante, e permite a alteração da histerese, conforme o ajuste de set-point.Para sairmos do modo de configuração, devemos voltar para a tela de calibração 1 Cal1, navegando com a tecla (F), e pressionamos a tecla (P) por 3 segundos.

OBS.:Normalmente as configurações já virão configuradas de fábrica, com os painéis devidamente identificados.Logo não é necessário o usuário acessa-las, até para evitar a alteração de algum parâmetro que impeça o funcionamento do sistema.

Calibração:

O sistema já sai calibrado de fábrica, e não é possível recalibrá-lo sem equipamento especial; se for necessário recalibrar o equipamento, contate a Alutal.

Resolução de problemas:

O equipamento não liga:

Se for montado em gabinete: Verifique se ao ligar a chave de liga-desliga, ela se ilumina:

Caso não acenda:Verifique se a tomada esta alimentada, com a tensão correta (normalmente 220V), e se o rabicho esta conectado a mesma.

Caso acenda:6

Page 7: IS4000D

IS 4000 D

Verifique se o fusível do painel não esta queimado. Verifique se a tensão da rede esta chegando aos bornes de alimentação, atrás do painel; Se estiver e o equipamento não acender o display, envie-o para a assistência técnica Alutal.OBS.: Se o fusível estiver queimado, e ao troca-lo ele queimar novamente, desconecte o varistor (aquele componente circular na traseira do equipamento) e troque de fusível novamente. Se não queimar, troque o varistor; Se queimar, envie o equipamento para a assistência técnica Alutal.

Se não for montado em gabinete: Verifique se a tensão da rede esta chegando aos bornes de alimentação, atrás do painel; Se estiver e o equipamento não acender o display, envie-o para a assistência técnica Alutal.

O equipamento indica Erro no display, ou a temperatura indicada não bate com a estimada:

A entrada do termopar correspondente ao display não esta apropriadamente conectada. Verifique a integridade e polaridade do cabo que liga o termopar ao equipamento, assim como a integridade do termopar.

As saídas de alarme não funcionam:Verifique se os set-points de alarme estão corretamente ajustados.

TERMOS GERAIS DE GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Cláusulas:

1º - Este produto foi testado e aprovado em fábrica a fim de assegurar um perfeito funcionamento, entretanto o mesmo está garantido no prazo de vinte e quatro (24) meses, a contar do prazo de entrega2º - A garantia cobre a substituição de peças, materiais e mão de obra, para itens que reconhecidamente apresentarem defeito de fabricação.3º - A presente garantia ficará sem efeito, se o equipamento sofrer qualquer dano provocado por, acidente, agentes da natureza como: descarga elétrica ou atmosférica (raio), uso em desacordo com o manual de instruções, ligado a rede elétrica imprópria , ou conserto por pessoas não autorizadas.4º - Os serviços em garantia serão executados gratuitamente em nossa fábrica.5º - No período de garantia em que se constatar que o problema existente não é decorrente a problemas técnicos com o equipamento, mas sim problemas operacionais, reservamo-nos o direito de cobrar taxas normais de nossos serviços de assistência técnica conforme tabela vigente na ocasião.6º - A Alutal, mantém um serviço de assistência técnica permanente com equipe de técnicos especialmente treinados para execução de serviços de assistência aos nossos clientes.

CERTIFICADO DE GARANTIA

7

Page 8: IS4000D

IS 4000 D

Nº EQUIPAMENTO: CONTROLADOR DE TEMPERATURA

MODELO: IS - 4000ANO DE FABRICAÇÃO:

NOTA FISCAL:Nº SÉRIE:

VOLTAGEM: 220 VCA – 60 HZDATA:

Consulte-nos também para outros produtos !!

Controladores de Temperatura Controlador de Corrente para Marombas Detector de Metais para Correias Indicadores Digitais Projetos de Medição para cada tipo de Forno Termopares Sistema de Monitoração Computadorizado Fabricação Própria

8