investigaÇÃo - unicv.edu.cv · no dia 9, contou com a ... palestra sob lema “desenho estrutural...

9
Newsletter INVESTIGAÇÃO Número 12 |Setembro/Outubro de 2015 ÍNDICE Aconteceu na Uni-CV .................... 2 Agenda de atividades internacionais dos docentes .................................. 8 Candidaturas a bolsas ................... 8 Artigos publicados......................... 8 Documentação e edições Uni-CV. 8 Dissertações e defesas .................. 9 Agenda Uni-CV .............................. 9 Ficha Técnica ................................... 9 AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FOI O TEMA PRINCIPAL DO XVII ENCONTRO DA REALP

Upload: tranthien

Post on 13-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NewsletterINVESTIGAÇÃO

Número 12 |Setembro/Outubro de 2015

ÍNDICE

Aconteceu na Uni-CV .................... 2

Agenda de atividades internacionais

dos docentes .................................. 8

Candidaturas a bolsas ................... 8

Artigos publicados......................... 8

Documentação e edições Uni-CV . 8

Dissertações e defesas .................. 9

Agenda Uni-CV .............................. 9

Ficha Técnica ................................... 9

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FOI O

TEMA PRINCIPAL DO XVII ENCONTRO DA REALP

2 Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

ACONTECEU NA UNICV

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FOI O TEMA PRINCIPAL DO XVII ENCONTRO DA REALP

O XVII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REALP) estreou-se em Cabo Verde e reuniu uma média diária de 100 participantes, no que se revelou um sucesso da organização, na divulgação de conhecimento e investigação e na concretização dos objetivos propostos para este evento que decorreu de 7 a 11 de setembro, no Hotel Vulcão, na Cidade Velha e na Reitoria da Uni-CV. A Sessão Solene de Abertura, que decorreu no dia 9, contou com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva, do Decano da REALP, o Doutor João Nildo, da Reitora da Uni-CV, a professora doutora Judite Medina do Nascimento, e do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, o Dr. Manuel Monteiro de Pina.

A conferência de abertura foi apresentada pelo Doutor Ahmed Senhoury, Coordenador Geral do Programa Regional para Protecção da Zona Costeira e Marítima da Costa Ocidental Africana (PRCM), patrocinador do evento. Estiveram presentes diversas instituições universitárias dos cincos países

envolvidos: Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique e Portugal. O evento decorreu em simultâneo com reuniões do Conselho de Representantes, e de duas exposições: exposição fotográfica sensorial ver, sentir e tocar “Imagens de Imaginar” de Fernando Tatagiba e Larissa Malty e a exposição temática relacionada com ambiente da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA).Os participantes ainda puderam assistir a atividades culturais, das quais se destaca atuação musical, declamação de poesia e teatro do grupo de estudantes “Declamadores do Além”. O evento teve uma forte participação da comunidade académica, sendo que todo o papel da organização do mesmo foi realizado por elementos da equipa reitoral, funcionários, docentes e estudantes. O encontro terminou na sexta-feira, dia 11, com a apresentação do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, realizado pela ECAA. O encontro foi realizado em parceria com o PRCM, Ministério das Relações Exteriores, Hotel Vulcão, da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Emprofac, Forças Armadas e Boavista Futebol Clube da Praia.

UNICV TERÁ PRIMEIRO CENTRO DE FORMAÇÃO CERTIFICADA ESRI EM CABO VERDE

A Universidade de Cabo Verde assinou o protocolo de cooperação com a Esri Portugal - Sistemas e Informação Geo-gráfica, S.A. com o objetivo de criar o primeiro Centro de Formação Certifica-

da Esri em Cabo Verde, na Uni-CV, des-tinado a ministrar cursos modelares em Sistemas de Informação Geográfica, no dia 3 de Setembro, na sala de reuniões da Reitoria da Uni-CV, no Plateau.

O protocolo foi assinado pelo Coorde-nador para o Mercado de Cabo Verde da Esri Portugal, Dr. Nuno Coelho, e pela Reitora da Uni-CV, a professora douto-ra Judite Medina do Nascimento.

Os cursos modulares vão arrancar em outubro deste ano na Universidade de Cabo Verde e estão abertos à comunida-de académica e outros interessados.

UNICV ABRE CAMINHO PARA A MEDICI-

NA DESPORTIVA

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita do Doutor Mário Évora, médico cardiologista especializado em Medicina Desportiva, que está em Cabo Verde no âmbito da IIª edição das Jornadas Médicas, organizadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano.

O especialista reuniu-se com a Reitora da Uni-CV, professora doutora Judite Medina do Nascimento, e com o Pró-reitor para a área de Graduação e CESP, o professor João Cardoso, colocando-se à disposição da universidade para desenvolver programas conjuntos entre os dois novos cursos da Universidade, o Mestrado Integrado de Medicina e o curso de Educação Física e Desporto, sendo este último uma reedição.

3Número 12 | Setembro/Outubro de 2015

LANÇAMENTO DO CURSO DE DOUTORAMENTO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais (PPGGPA) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) fez público o calendário e as condições de candidatura, seleção e ingresso no Curso de Doutoramento, com início previsto para Janeiro de 2016. A Universidade de Cabo Verde, no intuito de multiplicar o seu potencial de transferência de conhecimentos, cria o Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, uma formação que se pretende de excelência, em termos de qualidade e mobilização de parceiros. Um curso de reconhecimento internacional que integra as Universidades que compõe a Rede de Estudos Ambientais dos Países da Língua Portuguesa (REALP), tendo como parceiros quatro universidades do Brasil, quatro de Portugal, uma de Angola e uma de Moçambique.

EXPOSIÇÃO “IMAGENS DE IMAGINAR” DOADA À UNICV

A Universidade de Cabo Verde rece-beu no dia 14 de setembro, uma ex-posição “Imagens de imaginar - feche os olhos para ver melhor”, das auto-ras Larissa Malty e Sueli Ventura. O ato contou com a presença da Reitora da Uni-CV, a professora doutora Ju-dite Medina do Nascimento, o em-

baixador do Brasil, o Dr. João Inácio Padilha, a professora Sueli Ventura, entre outros ilustres convidados que estiveram presentes na cerimónia.

ALEMANHA IMPLEMENTA PROJETO SOBRE BIODIVERSIDADE NA ILHA DO FOGO

Um grupo de alunos universitários da Alemanha e da universidade de Cabo Verde visitaram a ilha Fogo no âmbito da implementação do projeto do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade, financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD). O projeto será desenvolvido no Parque Natural da referida Ilha e organizado pelo DECM em parceria com vários outros Departamentos das Universidades da Alemanha.

O BIS-Fogo vai permitir a análise do conjunto de dados existentes, a execução do mapeamento ecológico, a aquisição de sensoriamento remoto para o conjunto de dados de biodiversidade, a participação descentralizada via métodos baseados na Web a avaliação final do sistema, entre outros aspetos.

UNICV INAUGURA 2ª EDIÇÃO DO MESTRADO EM GESTÃO DE INFORMAÇÃO AGRÍCOLA E AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) inaugurou a segunda edição do curso de Pós-graduação em Gestão de

Informação Agrícola e Agricultura de Precisão (AgIM), dia 17 de setembro, no edifício da Escola Grande da Uni-CV, no Plateau.

A inauguração da Pós-graduação foi realizada pela Reitora da Uni-CV, professora doutora Judite Medina do Nascimento, pela Presidente da ECAA, a Engenheira Elsa Barbosa Simões e pelo coordenador do projeto, o professor Marco Painho.

DOCENTES DA ECAA PARTICIPAM EM MISSÃO DE PESQUISA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Os docentes Vladmir Ferreira e Maria de Lourdes Gonçalves estiveram em missão de pesquisa em São Luís do Maranhão, no Brasil de 11 a 25 de Setembro. A investigação subordinada ao tema “Projetos de Desenvolvimento e Populações Locais: Experiências em Cabo Verde e no Brasil”, e teve a participação de pesquisadores da Universidade de Cabo Verde e do estado brasileiro. Trata-se de evidenciar lógicas sociais e processos de dominação que perpassam a implantação de grandes projetos nos contextos específicos do Brasil, com destaque para o estado do Maranhão e de Cabo Verde. Trata-se de um projecto de pesquisa com duração de dois anos, que teve o seu início em Outubro de 2014, com a primeira ida de docentes da Uni-CV à universidade brasileira, e que culminará com a publicação de um dossier na revista Pós-Ciências Sociais e de um livro com a participação dos pesquisadores dos dois países.

4 Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

UNICV RECEBE COLEÇÃO DE LIVROS E KITS INFORMÁTICOS DA UNIVERSIDADE DA NORUEGA

A Universidade de Cabo Verde recebeu uma coleção de livros e kits informáticos da Universidade da Noruega, Buskerud and Vestfold University College (HBV), no dia 29 de setembro, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau. A oferta à Uni-CV foi protagonizada pelo Professor cabo-verdiano António Ramos, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Marítimas da Buskerud and Vestfold University College. A coleção de livros e kits foram enviados para o Departamento de Engenharia e Ciências do Mar (DECM), onde o professor já foi colaborador, no antigo ISECMAR do Mindelo.

ECAA PARTICIPA NO XVII FÓRUM GLOBAL DE NUTRIÇÃO INFANTIL

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), participou no XVII Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF), que decorreu de 28 de Setembro a 2 de Outubro, na ilha do Sal. O encontro reuniu representantes de mais de 40 países que durante cinco dias debateram, de forma intensa, temáticas como o financiamento, o planeamento para o estabelecimento

de programas nacionais sustentáveis de alimentação escolar e modelos de assistência a países em desenvolvimento interessados em iniciar ou expandir programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar. No fórum, a Uni-CV esteve representada pela presidente do conselho diretivo da ECAA, Engª. Elsa Barbosa Simões e pelo vogal para a área administrativa, Doutor Vladimir Ferreira.

DESENHO ESTRUTURAL DE RESERVATÓRIOS

Decorreu no Campus Palmarejo, no dia 05 de Outubro, pelas 10h00 a palestra sob lema “Desenho Estrutural de Reservatórios – Construção de Obras Hidráulicas”, em parceria com Projeto de Desenvolvimento Sistema de Abastecimento de Água na Ilha de Santiago e NIPPON KOEI.

UNICV RECEBEU CONFERÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE PARCERIA DE EXCELÊNCIA NA INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A Universidade de Cabo Verde recebeu uma conferência sob a criação de Parceria de Excelência na Investigação e Divulgação em Ciências Biológicas, no dia 6 de outubro, no auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da

Praia. A conferência foi proferida pelo Doutor Nuno Ferrand do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/UP). O objetivo da parceria na área das Ciências Biológicas é a investigação científica, o aumento da qualidade da investigação feita em Cabo Verde no domínio da Ciências Biológicas, a formação avançada, a construção de programas de mestrado e doutoramento em Biologia e a divulgação da Ciência, através da construção de um laboratório geminado, com equipas mistas de docentes e investigadores cabo-verdianos e portugueses.

UNICV REALIZA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB O LEMA “APRENDENDO BIOLOGIA À LUZ DA EVOLUÇÃO”

A Universidade de Cabo Verde realizou uma acção de formação de professores sob o lema “Aprendendo Biologia à Luz da Evolução”, nos dias 6 a 9 de outubro, das 16h30 às 18h30, no Campus do Palmarejo, na cidade da Praia. Esta formação foi direcionada a professores de Ciências Naturais e Biologia do ensino secundário e estudantes de Ciências Biológicas - percurso ensino - da Uni-CV. Pretende-se dotar os formandos de conhecimentos teóricos e de actividades didácticas que lhes permitam ensinar / aprender a evolução de forma integrada em diversas temáticas da Biologia, explorando situações do quotidiano e aplicações e implicações da evolução, utilizando exemplos da história e realidade Cabo-verdianas. A formação procura dar resposta às seguintes questões: Porque é importante compreender a Evolução? Quais

5Número 12 | Setembro/Outubro de 2015

as aplicações práticas da Evolução? Que implicações têm a Evolução no nosso dia-a-dia? A inscrição foi gratuita e obrigatória e a formação foi ministrada pela formadora Dra. Alexandra Sá Pinto, investigadora da Universidade do Porto.

UNICV INAUGURA O MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

A Universidade de Cabo Verde realizou a abertura oficial do curso de Mestrado Integrado em Medicina, no dia 07 de Outubro, na Reitoria, no Plateau. O evento foi presidido por Sua Excia. o Senhor Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves. O primeiro Mestrado Integrado em Medicina (MIM), em Cabo Verde, conta na sua primeira edição com 25 estudantes e duração de seis anos, sendo os três primeiros anos e o sexto ano realizados em Cabo Verde, enquanto o quarto ano e o quinto ano serão realizados em Portugal, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Para além das parcerias da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e do Hospital Agostinho Neto, a Uni-CV conta ainda com outras parcerias, nomeadamente da Direção Nacional da Saúde e da Ordem dos Médicos Cabo Verde. No ato da abertura oficial ,estiveram presentes os responsáveis governamentais pelas áreas do Ensino Superior e da Saúde em Cabo Verde, assim como o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Dr. Luís Campos Ferreira.

GOVERNO APROVA NOVOS ESTATUTOS DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE

O Governo aprovou no passado dia 8 de outubro, o decreto que aprova os novos estatutos da Universidade de Cabo Verde. O ministro da Presidência do Conselho de Ministros avançou que o quadro legal de relacionamento institucional com o Governo mantem-se, através da superintendência do ministério do ensino superior “Com a aprovação do novo estatuto, passam a figurar um conselho científico e um conselho pedagógico, cuja composição e competências são definidas pelos órgãos centrais do Governo e da universidade, e será substituído o conselho de estratégia e de Governo por um conselho consultivo, com adequada representação interna e externa, de modo que a universidade integra as percepções e aspirações provenientes da comunidade universitária e de diversos sectores nos processos de tomada decisões fundamentais sobre a estratégia e o desenvolvimento das atividades da Uni-CV”.

UNICV E AUTORIDADE REGULADORA DAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

A Universidade de Cabo Verde assinou um protoloco de colaboração com a Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), com o objetivo de desenvolver capacidades nacionais em matéria de contratação pública, no dia 15 de outubro, nas instalações da ARAP, no Plateau.

O protocolo foi assinado pela Presidente do Conselho da Administração da

ARAP, Dr.ª Carla Soares de Sousa, e pelo Administrador-Geral, da Uni-CV, Dr. Mário de Lima.

Para além de desenvolver capacidades nacionais em matéria de contratação pública, o protocolo visa alinhar as capacidades individuais às funções estratégicas de compras públicas e às prioridades da administração pública e do mercado nacional.

UNICV REFORÇA COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADES EUROPEIAS

Universidade do Minho

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e a Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victória visitaram a Universidade do Minho (Braga) com o objetivo de reforçar a cooperação existente entre as duas instituições, no dia 19 de outubro. A missão consistiu na visita à Reitoria e ao Instituto de Ciências Sociais / Departamentos de Ciências da Comunicação e de Sociologia e discussão de futuros projetos, nomeadamente Cursos de Pós-Graduação.

CIIMAR – Universidade do Porto

No dia 16 de outubro, foi visitado o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP). O objetivo foi o de conhecer a investigação aplicada nesse Centro da Universidade do Porto, analisar as potencialidades de cooperação com a futura Escola do Mar e em projetos de mestrado e doutoramento,

6 Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

nomeadamente o Projeto de Doutoramento em Oceanografia e Recursos Marinhos, com o Campus do Mar, do qual fazem parte universidades galegas e do norte de Portugal, bem como promover o intercâmbio de estudantes e docentes.

CIBIO-UP

No mesmo dia, visitaram o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP), no Porto, no quadro de um conjunto de ações de cooperação, designadamente na implementação do TwinLab CIBIO/Uni-CV. Recorda-se que, no passado mês de julho, a Uni-CV e o CIBIO-UP assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de criar um TwinLab CIBIO/Uni-CV.

CAMPUS DO MAR

A Universidade de Cabo Verde, o Campus do Mar e o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) estão a trabalhar na segunda fase de um protocolo de cooperação, que teve o seu início em 2012, para o desenvolvimento sustentável do sector do mar através do reforço das instituições académicas e de pesquisa cabo-verdianas. Uma delegação de representantes das entidades parceiras de Cabo Verde estiveram uma semana em Vigo, numa missão institucional e técnica para aprofundar um projeto que se pretende que contribua para o

desenvolvimento social, económico e ambiental do sector marítimo costeiro de Cabo Verde. Financiado pela Cooperação Galega e com foco no género, ambiente e direitos humanos, nesta segunda fase serão consolidados os resultados obtidos até agora, como um programa de doutoramento em Cabo Verde que já deu os seus frutos: quatro investigadores formados no programa de doutoramento internacional do Campus do Mar, representando varias linhas de investigação aplicada. Entre os objetivos deste projeto de cooperação destaca-se o intercâmbio de conhecimentos fomentado através de missões dos quatro doutorandos. Ainda, apoiará o trabalho dos novos investigadores fomentando a sua participação em congressos internacionais e missões ao estrangeiro e iniciará a formação de novos doutores no ano letivo 2015-2016. Assim, a Universidade de Cabo Verde e o INDP sairão fortalecidos graças a seis novos doutores que serão especialistas em cada uma das áreas de investigação mais relevantes descobertas durante a primeira parte do projeto.

UNICV ASSINA COOPERAÇÃO COM FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

A Universidade de Cabo Verde assinou o protocolo de cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), dia 21 de outubro, em Lisboa, Portugal.

O Protocolo foi assinado pela Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e pela Administradora da FCG, Dra. Isabel Mota.

O acordo prevê as seguintes ações: Um Sistema de Gestão Global Integrado - Gestão da Qualidade e Modelo de Avaliação; A digitalização dos arquivos no âmbito do projeto de Recuperação e Valorização da Memória Institucional da Universidade; Um Doutoramento em Gestão e Politicas Ambientais de Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP); e Cursos de Especialização na área da Engenharia Civil.

UNICV EM MINDELO REALIZA CONFERÊNCIA SOB O LEMA “OCEANO E CLIMA EM CABO VERDE”

A Universidade de Cabo Verde realizou uma Conferência sob o lema “Oceano e Clima em Cabo Verde”, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento das Pescas (INDP), enquadrada na 21ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças do Climáticas (COP21), na terça-feira, dia 20 de outubro, no auditório do INDP, no Mindelo. A exposição foi apresentada por Sexa. o Embaixador de França em Cabo Verde, intitulada “60 soluções para as mudanças climáticas” por Yann Arthus Bertrand “uma exposição itinerante em Cabo Verde que percorreu o mundo das soluções e contou com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A conferência foi patrocinada pela Embaixada de França na Praia e contou com apoio do Instituto de Investigação para o Desenvolvimento (IRD) e pelos consórcios AWA “Ecosystem aproach to the management of fisheries and the marine environment in West African waters” e a Missão de Observação Costeira na África Ocidental (MOLOA).

7Número 12 | Setembro/Outubro de 2015

“SINFONIA DE SABORES: MÚSICA E COMIDA EM CONCERTO” APRESENTADO NA UNICV

A Universidade de Cabo Verde foi palco do lançamento do livro Sinfonia de Sabores: Música e Comida em Concerto da autoria do Doutor Edmundo Murray, no dia 20 de outubro, na Reitoria, no Plateau - Praia. A apresentação da obra foi dividida em duas partes: uma a cargo do Doutor Edmundo Murray “Música e Comida: relações e funções” e a outra feita pelo Doutor Manuel Brito-Semedo, “Música e Comida em Cabo Verde”. O livro “Sinfonia de Sabores: Música e Comida em Concerto” foi um trabalho organizado pelo Professor Doutor Edmundo Murray, enquanto vivia em Cabo Verde e como professor convidado da Universidade de Cabo Verde.

PRESIDENTE DA ENG VISITA PÓLO EM SÃO VICENTE

Durante os dias 19, 20 e 21 de Outubro, o Presidente da Escola de Negócios e Governação, Doutor Jorge Dias, visitou o Pólo da Escola de Negócios e Governação de São Vicente em missão de trabalho. Durante os três dias, a agenda de trabalho foi

marcada por vários encontros com a Vice-reitora, serviços académicos locais, docentes a tempo inteiro e a tempo parcial, estudantes e empresas que intervêm a nível local e extensão a nível regional. Um dos objetivos da visita foi tomar conhecimento dos processos do arranque do ano letivo da Escola de Negócios e Governação em São Vicente, a missão teve ainda dois objetivos associados: (i) encontro com empresas locais pública e privada local para apresentação do programa de formação avançada para executivos/2015 e identificação das necessidades de formação e (ii) apresentação dos projetos dos cursos de Mestrado em Economia e Finanças e Gestão e Economia da Saúde. Nesta linha, no final do dia 20, foi marcado um encontro com representantes de empresas com vista a debater as necessidades de formação ao nível das empresas públicas e privadas a atuar no Mindelo, quais as melhores formas de aceder às suas empresas, as modalidades e as metodologias a seguir. Foram ainda apresentadas as 3 acções de formação avançadas a serem implementadas em Mindelo até ao final do ano: (i) Formação em Gestão Estratégica de Procurement; (ii) Formação Avançada em Análise de Investimentos e Risco (ii) Formação avançada em Gestão Administrativa, Financeira e Auditoria para Projetos. Aproveitando ainda a presença da Leitora da Cooperação Espanhola, procurou-se em conjunto abrir portas para a identificação e socialização de programas específicos a desenvolver junto da ENG, em parceria com as empresas, nomeadamente, programas de estágio curricular e saídas profissionais, projetos a serem captados pela ENG e formação de alunos ao nível do espanhol básico, intermédio e avançado.

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E DOS 50 ANOS DO CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS

Em comemoração dos 40 anos de Independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e dos 50 anos do Centro de Estudos Africanos, o Docente da Uni-CV Professor Manuel Veiga foi convidado a fazer uma conferência sobre “A Construção do Bilinguismo em Cabo Verde” e a participar numa mesa-redonda sobre a literatura cabo-verdiana onde abordou o tema: “A Palavra e o Verbo, em Odju d’Agu, de Manuel Veiga e Chuva Braba, de Manuel Lopes”, nos dia 27 e 29 de Outubro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.

UNICV REALIZA COLÓQUIO INTERNACIONAL

A Universidade de Cabo Verde acolheu o Colóquio Internacional sob o lema “Problemáticas da Investigação Científica sobre a Escravatura e Desafios da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) “, no 28 de Outubro, na Reitoria da Uni-CV, no Plateau. O colóquio foi enquadrado no programa da reunião do Comité Científico Internacional do projeto “A Rota do Escravo”, que aconteceu nessa semana em Cabo Verde. O projeto foi lançado em 1994, em Ouidah, no Benin, após a resolução da UNESCO de 1993, aprovada na sua 27ª Conferência Geral, em resposta a uma iniciativa do Haiti e de alguns países africanos, tendo como lema: “Resistência, Liberdade, Herança”.

8 Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

O Colóquio Internacional contou com as presenças, da Reitora da Uni-CV, do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, dos membros da equipa Reitoral, dos Presidentes da Escola de Negócios e Governação e do Departamento de Ciências Sociais e Humanos, do PCCC, do diretor do Projeto “A Rota do Escravo”, a diretora do Comité Científico e historiadores e especialistas da “Rota Transatlântica dos Escravos”, originários dos mais diversos países dos continentes americano, europeu, africano e das Caraíbas.

AGENDA DE ATIVIDADES INTERNACIONAIS DOS DOCENTES

PRESIDENTE DA ENG PARTICIPA NA 15ª CONFERÊNCIA EUROCRIME 2015

O presidente da Escola de Negócios e Governação (ENG) participa como conferencista na 15ª edição do EUROCRIME 2015 - Conferência da Sociedade Europeia de Criminologia. O evento realiza-se de 2 a 5 de setembro, na faculdade de Direito da Universidade do Porto, em Portugal.

O conferencista da Uni-CV vai participar no painel: International Self-Report Delinquency Study (ISRD) Part 2: Country-based Findings and Insights from the Third Round (2012-2015).

O preside da ENG, Doutor Jorge Dias, é membro do grupo de Estudo Internacional “Self-Report da Delinquência (ISRD-3) ”, estudos estandardizados e comparáveis internacionalmente sobre a criminalidade juvenil. A sua pesquisa tem como foco estudos transnacionais de delinquência juvenil e análise comparativa da violência e crime.

CANDIDATURAS A BOLSAS

AULP: CONHEÇA TODOS OS ESTÁGIOS E BOLSAS DISPONÍVEIS NA ASSOCIAÇÃO

A Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) divulga bolsas e estágios nos seus países associados.

www.aulp.org/bolsas

www.aulp.org/estágios

ARTIGOS PUBLICADOS

DOCENTE DA UNI-CV PUBLICA TRABALHO NUMA DAS MELHORES REVISTAS CIENTÍFICAS DO MUNDO EM QUÍMICA ORGÂNICA

O docente da Uni-CV, Jorge Neves, é um dos autores do trabalho – Small Molecules in the Cone Snail Arsenal – publicado na Organic Letters, pertencente a American Chemical Society (http://pubs.acs.org/doi/ipdf/10.1021/acs.orglett.5b02389), considerada uma das melhores do mundo na categoria de química orgânica. Por exemplo, segundo a Science Journal Rankings (SJR), em 166 a Organic Lettersocupa a quinta posição a nível mundial. A revista é considerada a segunda melhor dos Estados Unidos da América, como também possui um dos maiores fatores de impato no mundo em química orgânica (Impact Factor 6.364 – 2014 Journal Citation Reports by Thomson Reuters, 2015). O trabalho faz parte do doutoramento do docente e as

amostras da espécie estudada (Conus genuanus) foram recolhidas na ilha de S. Vicente. Jorge Neves e co-autores descobriram uma nova pequena molécula dando nome de Genuanine, que causa paralisia em ratos. No mesmo trabalho também demonstrou-se que a pequena molécula até então só foi encontrada para além do C. genuanus, no C. imperialis (Filipinas). Um outro dado importantíssimo discutido é o de que apenas nessas duas espécies foi visivelmente notória duas partes distintas no canal do veneno, que os autores designaram de “red and yellow part”, sendo também distintas em massas moleculares e nas acções biológicas, por exemplo, paralisia. Essas descobertas abrem um novo caminho no alto interesse científico mundial nos Conus em Cabo Verde, até porque já foi provado o impacto farmacológico dos constituintes do veneno dos Conus, sendo que, por exemplo, na existência nas farmácias de um medicamento de nome PRIALT (extraído do C. magus) como sendo uma alternativa a morfina, para além de outros candidatos em fases avançadas na US Food and Drugs Administration (FDA).

DOCUMENTAÇÃO E EDIÇÕES UNICV

UNI-CV RECEBE COLEÇÃO DE LIVROS DO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL

A Universidade de Cabo Verde recebeu a doação de uma coletânea de cerca de 60 títulos da Fundação Darcy Ribeiro,

9Número 12 | Setembro/Outubro de 2015

numa receção organizada pela Embaixada do Brasil em Cabo Verde no dia 1 de setembro, no Centro Cultural Brasil – Cabo Verde, na Cidade da Praia.

A Coleção Biblioteca Básica Brasileira, foi entregue pelo Ministro das Relações Exteriores do governo brasileiro, o embaixador Mauro Vieira, à Reitora da Uni-CV, a professora doutora Judite Medina do Nascimento.

UNICV SV RECEBE COLEÇÃO DE LIVROS DA IST PRESS

A Universidade de Cabo Verde em São Vicente também já recebeu a coleção de livros da editora do Instituto Superior Técnico, em Portugal, a IST Press. A doação foi feita pela universidade portuguesa, pelas mãos do Doutor Pedro Lourtie à professora doutora Judite Medina do Nascimento, no dia 22 de junho. Os 194 livros corresponderam a três coleções de 66 títulos sobre as áreas temáticas de Ensino da Ciência e da Tecnologia e de Apoio ao Ensino, divididos entre obras de texto e de exercícios.

Uma coleção foi enviada para o DECM, ficando a outras duas na biblioteca do Campus de Palmarejo.

DISSERTAÇÕES E DEFESAS

DOCENTE DA UNICV CONCLUI DOUTORAMENTO

O docente Narciso Resende Gomes, defendeu a sua tese de doutoramento, na área de Matemática e Aplicações, na Universidade de Aveiro (Portugal). A tese foi subordinada ao tema: “Amostragem Compressiva em Análise de Clifford”. Amostragem Compressiva é um novo paradigma em processamento de sinal, no qual se assegura, para determinadas matrizes, que as representações esparsas de sinais podem ser obtidas por intermédio de procedimento de l1-minimização ou basis pursuit. Na sua tese, explorou-se este paradigma para sinais em dimensões superiores. Estudou-se três casos particulares: sinais com valores na álgebra bi-complexa, sinais quaterniónicos e, finalmente, sinais complexos representáveis por uma base de Fourier não-linear, dito sistema de Takenaka-Malmquist.

AGENDA UNICV

Visite a nossa página de Investigação em: www.unicv.edu.cv

FICHA TÉCNICANEWSLETTER – INVESTIGAÇÃO Bimestral – nº 12, setembro/outubro de 2015COORDENAÇÃO

Equipa ReitoralCOLABORADORES

Secretariado da Investigação, DSDE, Assessoria de Comunicação e Imagem e GCI.E-MAIL:

[email protected]ó[email protected] DE CABO VERDE

Pró-Reitoria para as Pós-Graduações e InvestigaçãoPraça António Lereno, CP 379C - Praia, Santiago - Cabo Verde

Tel. (00238) 3340 202