introduÇÃo do linux

47
INTRODUÇÃO DO LINUX

Upload: borka

Post on 23-Feb-2016

56 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

INTRODUÇÃO DO LINUX. O Linux é sistema operacional criado a partir do Unix,sendo desenvovido pelo estudante filanês Torvalds,em 1991. Apartir de código conhecido como Kernel distribuído pela Internet,ele recebeu a colaboração e a complementação do que vem a ser o sistema hoje. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: INTRODUÇÃO DO LINUX

INTRODUÇÃO DO LINUX

Page 2: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Linux é sistema operacional criado a partir do Unix,sendo desenvovido pelo estudante filanês Torvalds,em 1991. Apartir de código conhecido como Kernel distribuído pela Internet,ele recebeu a colaboração e a complementação do que vem a ser o sistema hoje.

Page 3: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Linux é sistema operacional criado a partir do Unix,sendo desenvovido pelo estudante filanês Torvalds,em 1991. Apartir de código conhecido como Kernel distribuído pela Internet,ele recebeu a colaboração e a complementação do que vem a ser o sistema hoje.

Page 4: INTRODUÇÃO DO LINUX

O avanço tecnológicos devido á livre distribuição,o Linux vem exibido de forma rápida e concisa sua expressão,já disponibiliza diversas versões,como: Red Hat,Suse,Kurumin,Slackware,Turbo Linux,Debian,entre outros.

Page 5: INTRODUÇÃO DO LINUX

Tanto o Linux quanto os seus programas são distribuídos gratuitamente,por isso há um crescente número de grandes empresas que têm aderido à essa nova mania.Diferentemente do Windows,o Linux não necessita do pagamento de licença para cada computador/usuário,não gerando pirataria nem nada do gênero.

Page 6: INTRODUÇÃO DO LINUX

Qualquer sistema operacional do Linux pode ser baixado via internet,gratuitamente ou adquirido em lojas por um custo extremamente mais baixo,comparado ao preço de custo dos programas e sistemas operacionais de alto porte que conhecemos atualmente.

Page 7: INTRODUÇÃO DO LINUX

O fato interessante é que o Linux não possui o seu sistema fechado,o que acontece na verdade,é que qualquer pessoa pode pegar o seu código e alterá-lo,adptando-o ás suas necessidades individuais,o que possibilita adicionar comandos e retirar os que não possuem precisão.Você pode serm o autor do seu próprio sistema operacional.

Page 8: INTRODUÇÃO DO LINUX

Embora em grades desenvolvidos,o Linux ainda possui certas flhas quando aos seus programas,por não suprir a demanda de aplicativos especializados.Há pontos em que Linux já tem se demonstrado muito mais forte que Windows,sistemas operacional conhecido e utilizado no mundo inteiro.

Page 9: INTRODUÇÃO DO LINUX

DESENVOLVIMENTO

Page 10: INTRODUÇÃO DO LINUX

DEBIAN

Especialistas em Linux dizem que, embora os desenvolvedores do Debian não façam questão de deixar o software com a cara que gostariam, eles permitem que o usuário faça isso tranqüilamente. Programas para as atividades cotidianas podem ser baixados rapidamente pelo Debian Etch, a partir do repositório de aplicativos do desenvolvedor. O sistema tem uma interface simples e personalizável

Page 11: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DE TRABALHO-DEBIAN

Page 12: INTRODUÇÃO DO LINUX

Fedora Core 20 BETA

Mais conhecido como Zod, o sistema é fácil de ser instalado e conta com Desktop 3D. Netsa versão, o software traz gerenciadores de pacotes aperfeiçoados, aplicações desktop, avanços na segurança, facilidades de instalação do software e da gerência e ferramentas de localização.

Page 13: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DO TRABALHO-FEDORA

Page 14: INTRODUÇÃO DO LINUX

Kurumin 7

Desenvolvido por brasileiros, é tido como uma das distros mais adequadas para usuários iniciantes. Possui expressiva comunidade de usuários no país e boas páginas de suporte na Internet, além de fórum para troca de dúvidas e informações em português. Possui também uma versão Light, mais leve, que ocupa menos memória —ideal para PCs antigos

Page 15: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DE TRABALHO-KURUMIN

Page 16: INTRODUÇÃO DO LINUX

Mandriva Discovery De fácil instalação, o sistema permite

dual boot e possui interface simples e amigável. Para os fãs de games, a versão inclui jogos e suporta os drivers do Windows. Traz softwares para uso diário, como mensagens instantâneas, navegador de Internet, e-mail e pacote de aplicativos, entre outros.

Page 17: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DO TRABALHO- MANDRIVA

Page 18: INTRODUÇÃO DO LINUX

OpenSUSE 10.2

Esta distribuição é talvez uma das mais simples de usar. Após instalada, o usuário verá um desktop muito bem organizado —é possível organizar o Kickoff (equivalente ao Menu Iniciar, no Windows) da forma como melhor lhe convier. O Fedora Core traz um menu diferente, mas muito prático, que permite ao susuário fazer buscas por aplicativos em seu micro. O YaST (Yet another Setup Tool) também não pode passar em branco. O aplicativo reúne todas as tarefas de administração do sistema. O repositório de aplicativos do Fedora também traz soluções de sobra.

Page 19: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DO TRABALHO-OPENSUSE

Page 20: INTRODUÇÃO DO LINUX

Ubuntu 13.10 

Interface muito parecida com a do Windows. Entre as distribuições, esta é, sem dúvidas, a de interface mais amigável e intuitiva. Traz sistema de ajuda, com dicas e um banco de dados com as dúvidas mais comuns —exatamente como acontece nas soluções da Microsoft. O sistema traz o pacote de aplicativos OpenOffice.

Page 21: INTRODUÇÃO DO LINUX

PLANO DE FUNDO DA ÁREA DO TRABALHO- UBUNTU

Page 22: INTRODUÇÃO DO LINUX

FEDORA Fedora antigamente chamado Fedora Core

é um sistema operativo que tem por base o Linux, a distribuição Linux é completamente livre de custos para poder usufruir e partilhar. Foi criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos.

Page 23: INTRODUÇÃO DO LINUX

Depois da instalação o GNOME fica como

gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com LibreOffice e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto.

Page 24: INTRODUÇÃO DO LINUX

História Os usuários da versão Red Hat 9

estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão.

Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Esta era a versão Enterprise Linux.

Page 25: INTRODUÇÃO DO LINUX

A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o

Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas.1 Este novo projeto é movido pela comunidade onde estes acreditam em dar a outros a capacidade de seguirem a sua própria visão do que deve ser um Sistema operativo livre. Qualquer pessoa pode pegar no Fedora e alterá-lo, criando um novo produto com um novo nome. A Fedora até fornece as ferramentas no próprio Fedora. Aliás, o Fedora já é a base para derivados como o Red Hat Enterprise Linux, o One Laptop Per Child XO e o DVD Live de Conteúdos da Creative Commons.2

Page 26: INTRODUÇÃO DO LINUX

Projeto Fedora O Fedora é um sistema que pode ser

utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9 (uma das distribuições linux mais populares).

Page 27: INTRODUÇÃO DO LINUX

Suas principais características são: Fedora é 100% grátis e consiste em

software livre & aberto. Fácil utilização, mesmo para usuários

inexperientes em GNU/Linux. Instalador Anaconda, um dos mais

fáceis utilizados atualmente.

Page 28: INTRODUÇÃO DO LINUX

Gestor de desktop GNOME e KDE. Inclui diversos Drivers de periféricos atualizados,

facilitando a detecção de hardwares mais novos. Possui diversas interfaces de configuração (Rede,

Video, Som, Segurança, Teclado, Samba, Serviços e etc) facilitando a administração e configuração do sistema.

Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit (a partir do Fedora 9).

Page 29: INTRODUÇÃO DO LINUX

Inumeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes.

LiveCDs instaláveis com GNOME e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7.

A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de facil utilização para que qualquer pessoa possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora.

Page 30: INTRODUÇÃO DO LINUX

Disponível ISO para gravação de DVD. A partir da versão 9 está disponível um ISO para gravação de CD para instalação via rede.

Disponível nas arquiteturas x86, x86_64, PPC e ARM.

Traduzido e Documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil.

Sem vírus nem spyware, baseado em Linux e seguro.

Page 31: INTRODUÇÃO DO LINUX

KURUMIN Kurumin Linux foi uma distribuição

Linux baseada no Knoppix e que mantém o mesmo sistema de detecção de hardware desta distribuição. Todavia, o Kurumin foi projetado para que fosse bem mais compacto, cabendo, assim, em suas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.

Page 32: INTRODUÇÃO DO LINUX

O nome kurumin vêm da Língua tupi-guarani, onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples, para iniciantes no sistema. A letra k no início da palavra é uma referência ao Knoppix. O logotipo do Kurumin é um pinguim com aspecto infantil: pequeno, simpático e mais magro do que o Tux, o pinguim que representa o Linux em si. Outras características notáveis são o cocar e suas cores, que representam a Bandeira do Brasil.

Page 33: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Kurumin é uma distribuição Linux destinada a desktops (neste caso, um sistema destinado a uso geral, que você pode usar para acessar a Internet, trabalhar, assistir filmes, jogar e fazer todo tipo de tarefas).

Existem muitas distribuições Linux destinadas a servidores, que é um porto seguro. Um servidor é uma máquina que fica o tempo todo ligada, sempre fazendo a mesma coisa. Existem vários tipos de servidores, como servidores web, servidores de arquivos, servidores de impressão etc.

Page 34: INTRODUÇÃO DO LINUX

Versão atual Existem muitas distribuições Linux recomendadas

para uso em servidores, como o próprio Debian, Fedora e CentOS, para citar só algumas. Entretanto, existem poucas distribuições com ênfase nos usuários domésticos. É aqui que chegamos ao Kurumin.

O Kurumin difere das outras distribuições por ser desenvolvido com foco na facilidade de uso. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em português do Brasil, ao invés de serem escritos em inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.

Page 35: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Sistema O objetivo do Kurumin é ser uma distribuição destinada

ao uso em desktops, fácil de usar e instalar e que resolva problemas clássicos como a falta de suporte a softmodems e a multimídia. O Kurumin já inclui drivers para uma grande variedade de modems, suporte a vários formatos de vídeo, incluindo Divx e Windows Media e uma ferramenta para instalar suporte a Flash. Tudo isso é organizado de uma forma intuitiva, o tipo de distribuição que possa substituir diretamente o Windows na máquina de um usuário leigo. A lei é simplificar ao máximo o uso e configuração do sistema. Seguindo esta filosofia, o Kurumin já vem em Português do Brasil e tenta incluir apenas um programa para cada tarefa, o melhor em cada categoria.

Page 36: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Kurumin é baseado no Knoppix, no Kanotix e no Debian, portanto mantém compatibilidade com os pacotes .deb que podem ser encontrados nos CDs do Debian ou em vários outros lugares. Também é possível instalar programas automaticamente pela Internet usando o apt-get. Por exemplo: para instalar o Firefox, basta executar o comando:

# apt-get update (para atualizar as listas de instalação de programas do apt-get)

# apt-get install mozilla-firefox (para instalar o programa em si) O "#" significa que o comando deve ser executado como root (o usuário com privilégios administrativos, como o "administrador" do Windows)

Page 37: INTRODUÇÃO DO LINUX

O Futuro O Kurumin 7 foi oficialmente descontinuado em 2008,

encerrando o desenvolvimento da distribuição. O resumo postado na página oficial é:

"O Kurumin é uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

Page 38: INTRODUÇÃO DO LINUX

Naturalmente, as imagens do sistema continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antigas do núcleo ele não será capaz de detectar alguns dos componentes. Está disponível também o livro Kurumin 7, guia prático para leitura na íntegra, que serve como um guia para o uso do Kurumin e também de outras distribuições.

Page 39: INTRODUÇÃO DO LINUX

MANDRIVA Mandriva Linux é uma das maiores

distribuições Linux da atualidade. Nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.

empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima, nos Estados Unidos, para usuários domésticos.

Page 40: INTRODUÇÃO DO LINUX

É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.

Page 41: INTRODUÇÃO DO LINUX

As principais características do Mandriva Linux são:

Internacionalização:O idioma é escolhido no momento da instalação. São 74 idiomas disponíveis, entre eles o português brasileiro e o português europeu.

Problemas:O Linux Mandriva quando pirata (PowerPack pirata) não possibilita a adição de mídias específicas de software proprietário dessa versão, impossibilitando a atualização dos mesmos.

Page 42: INTRODUÇÃO DO LINUX

Mandriva Linux dispõe de programas para manutenção do sistema chamados de Drakes, entre eles o Drakx11, para configurar a placa de vídeo e outros, o DiskDrake, para configurar as partições de disco rígido o Drakconnect, para configurar conexões de rede e internet, o Drak3d para configurar efeitos 3D na Área de Trabalho e muitos outros.lação, controle e administração:

Page 43: INTRODUÇÃO DO LINUX

Software:O Mandriva Linux, que forma parte do grupo LSB (Linux Standard Base), disponibiliza em 2008 as seguintes versões: One; Free; PowerPack;

Page 44: INTRODUÇÃO DO LINUX

Base de usuários O Mandriva Linux é direcionado tanto

para o usuário comum quanto para o usuário avançado que prefere não gastar horas instalado e configurando a máquina, uma vez que os processos de configuração e instalação são automatizados e na maioria dos casos podem ser feitos em interface gráfica

Page 45: INTRODUÇÃO DO LINUX

Desenvolvimento permanente

O Mandriva Linux está em desenvolvimento constante. Há uma versão de desenvolvimento conhecida como "Cooker". É pública, mas não recomendada para uso cotidiano por ser instável. Junto com esta distribuição, os membros da comunidade lançam os últimos pacotes RPM, sempre em versões bem atuais e que depois de muitos testes se tornarão a próxima versão estável do Mandriva Linux.

Page 46: INTRODUÇÃO DO LINUX

REFERÊNCIAS:UBUNTU: www.ubuntu.com/OPESUSE:www.opensuse.org/DEBIAN:www.debian.org/Mandriva:www.mandriva.com/

Page 47: INTRODUÇÃO DO LINUX

ALUNAS: Aline Jéssica Fernanda Moraes Vanessa Rocha Vanessa Souza